jornal digital 12 01-18

20
Caminhada inicia atividades do Janeiro Branco em Sombrio Usuário de drogas atira contra homem e termina preso PM da região divulga estatísticas e números surpreendem C ORREIO DO S UL ANO XXVI EDIÇÃO Nº 5.330 R$ 2,00 SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 12, 13 E 14 DE JANEIRO DE 2018 www.grupocorreiodosul.com.br 25º 22º Muitas nuvens com curtas aberturas e pancadas de chuva localizadas a qualquer hora do dia. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense Saúde – Pág 6 Segurança – Pág 13 Segurança – Págs 10 e 11 Saúde – Pág 3 ACORDO COM IDEAS É FECHADO E HRA VOLTARÁ A ATENDER

Upload: jornal-correio-do-sul

Post on 21-Jan-2018

19 views

Category:

News & Politics


2 download

TRANSCRIPT

Caminhada inicia atividades do Janeiro Branco em Sombrio

Usuário de drogas atira contra homem e termina preso

PM da região divulga estatísticas e números surpreendem

CORREIO DO SUL ANO XXVI EDIÇÃO Nº 5.330 R$ 2,00SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 12, 13 E 14 DE JANEIRO DE 2018

www.grupocorreiodosul.com.br

25º22º

Muitas nuvens com curtas aberturas e pancadas de chuva

localizadas a qualquer hora do dia.

Previsão para hojeExtremo Sul Catarinense

*FOTO ILUSTRATIVA

UsuárioUsuário de de de Saúde – Pág 6

termina preso termina preso Segurança – Pág 13

Segurança – Págs 10 e 11

Extremo Sul Catarinense

Saúde – Pág 3

ACORDO COM IDEAS É FECHADO E HRA VOLTARÁ A ATENDER

FortalecendoEx-vereador progressista de Santa Rosa do Sul, Valério Colombo Mariani, se fi liou ao PSDB. A ida dele para o partido é parte da estratégia de fortalecimento da sigla com vistas às campanhas do Dóia Guglielmi e Geovânia de Sá, respectivamente à As-sembleia Legislativa e à Câmara Federal. Geovânia, aliás, tem marcado presença constante em nossa região. A deputada conseguiu a primazia de ser escolhida como candidata consensual da Assembleia de Deus, em todo o Estado, à Câmara, no que diz respeito à eleição de outubro. Não à toa passou a ser lembrada para disputar o Senado ou a vice-governança. Persistido o projeto de reeleição, tem grandes chances de dobrar sua votação em relação a 2014, quando conseguiu assegurar uma cadeira em Brasília graças a sobra de votos na legenda de sua coligação.

GarantidoFonte ligada ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) entra em contato para dizer que deputado estadual Manoel Mota (PMDB) terá seu mandato preserva-do até o início de abril. Moreira assumirá de forma interina o Governo do Estado, em meados do mês que vem, ocasião em que começará a mexer no secretariado estadual. Quatro deputados da coligação pela qual Mota foi eleito são Secretários de Estado, e começarão, aos poucos, a ser dispensados, numa espécie de mini-refor-ma administrativa promovida por Moreira. No entanto, princípio, o deputado Luiz Fernando Vampiro, que ocupa a Secretaria de Infraestrutura, e que foi indicado para o cargo pelo próprio Moreira, deve conti-nuar na pasta até o dia 6 de abril, data em que precisa se desincompatibilizar para poder concorrer à reeleição em outubro. Isto asseguraria a permanência de Mota na Assembleia Legislativa, na condição de primeiro suplente de sua coligação, até esta data. Depois disto, não há mais o que fazer.

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

Nos anos de 1988 e 1989 ajudei uma equipe de arqueólogos de Flo-rianópolis a promover o cadastramento de

vários sítios arqueológicos em Sombrio em Balneário Gaivota. Neste trabalho, foram recolhidos vários fragmentos e objetos que eram utilizados pelos indígenas que viviam em nossa região, antes da colonização. Foi um trabalho, de fato, bastante árduo, mas profícuo, na medida que possibilitou a descoberta de dez novos sítios, que não constavam nos registros do Instituto Bra-sileiro de Patrimônio Histórico e Cultural.

No trabalho de campo foi recolhido uma centena de fragmentos cerâmicos, dentes, colares e outros artefatos perten-centes aos indígenas. Ao fi m do trabalho fi quei incumbido de guardar o material, destinando ele a um local apropriado, tão logo Sombrio ou Balneário Gaivota possuísse algum. Isto se concretizou em meados de 1994, na gestão do ex-prefeito Aldair Kozuchovski, o Polaco. A partir de então foi cedido um espaço na Biblioteca Pública Municipal para que todo o material fi casse exposto.

Uma peça em especial sempre me cha-mou a atenção. Tratava-se de um fragmen-to de cerâmica, de uns doze centímetros de comprimento, por sete de altura, pintado de branco. Nele estavam retratadas ondas e dois golfi nhos, perfeitamente desenhados e pintados em azul e cinza. Aquele fragmen-to destoava de todos os demais que haviam sido encontrados. É como se fosse algo extraterrestre nos dias de hoje. Fiz várias pesquisas e nunca encontrei resposta para aquela peça, que desde então me intrigava.

Quase três décadas depois, no fi nal do ano passado, comecei a ler um livro

que trazia relatos de viagens dos jesuÍtas ao Sul de Santa Catarina, especifi camente a Laguna e Imbituba, com passagem por nossa região, nos anos de 1604 e 1605.

Por coincidência, também no fi nal do ano passado, o Jornal Nacional, da Rede Globo, trouxe uma matéria enfatizando que novas descobertas arqueológicas mos-travam que jesuítas e indígenas moraram nas mesmas aldeias na região de Laguna, como se pertencessem a uma mesma fa-mília, no início do século XVII.

Supus, de imediato, que o tal fragmen-to com os golfi nhos pintados teria sido feito por algum jesuíta, inspirado, quem sabe, nos golfi nhos do rio Mampituba. Por conta disto, fui a Biblioteca Pública de Sombrio para fotografar o objeto, que não via havia anos, de modo a que ele pudesse ser analisado por especialistas à luz destas novas descobertas que vêm sendo feitas.

Bom, o fragmento não existe mais, assim como nenhum outro que havia sido deixado lá. Em agosto de 2004, na gestão do então prefeito Professor Jusa (PP), um prédio no centro de Sombrio explodiu de forma criminosa, avariando a biblioteca, que fi cava ao lado. Até aÍ os artefatos dos sítios arqueológicos não haviam sido afetados. No entanto, como o prédio da biblioteca foi bastante avariado, fi quei sabendo esta semana que, naquela ocasião, a prefeitura autorizou uma espécie de lim-peza geral dos estragos. Sabe-se lá por qual motivo, todo o material arqueológico que havia sido dado, em confi ança, à Prefeitura de Sombrio, foi simplesmente descartado, como entulho. Morreu ali uma prova que poderia ajudar a reescrever a história do Brasil, colocando Sombrio nos livros de história de todo o país. Eis o resultado de confi ar no Estado.

FinalmenteDepois de 32 dias finalmente impasse envolvendo saída da SPDM, e entrada do Instituto Ideas no comando do Hospital Regional de Araranguá se concretizou. Trinta e dois dias que enfatizaram a forma incompetente como a Secretaria de Estado da Saúde trata este setor em Santa Catari-na. Esperança é a de que o Ideas honre a confi ança que está sendo depositada nele, especialmente pelo quadro de funcionários do Regional, que quer trabalhar, quer servir a população, mas não consegue, por conta da péssima gestão do hospital, especialmente nos últimos meses. Há de se ressaltar que a Secretaria de Estado da Saúde falhou feio ao manter por tanto tempo uma situação totalmente desgasta-da com a SPDM. Assim como continua falhando feio ao não assumir ela própria os destinos do Regional.

Zênio presidentePrefeito de Sombrio, Zênio Cardoso (PMDB), deve assumir a presidência da Amesc, a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, no mês que vem. Eleição para este intento está previs-ta para acontecer no próximo dia 26. Há vários anos a eleição para a Mesa Diretora da Associação, que congrega as 15 prefei-turas de nossa região, acontece de forma consensual. Em cada um dos quatro anos de um mandato, prefeitos representando os partidos que mais elegeram chefes de executivo na eleição municipal anterior, indicam seus representantes para ser pre-sidente da Amesc. No ano passado o PSD, que elegeu cinco prefeitos, indicou Valdo Rocha (PSD), de Morro Grande. Neste ano o indicado do PMDB, que elegeu quatro prefeitos, é Zênio Cardoso. Ano que vem o PP indicará um de seus três prefeitos para ser presidente e em 2020 o PSDB indicará um de seus dois. Eder Matos, do PSB de Meleiro, concordou com o rodízio e fi cou fora do processo de escolha da presidência.

Rolando Christian CoelhoRolando Christian CoelhoJORNAL CORREIO DO SUL

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

[email protected] (48) 99945.6787

POLÍTICA

“O Brasil é um país muito estranho. Aqui, quem faz política com ética e seriedade é excluído, tanto pelo partido a que está fi liado, quanto pela população. As pessoas parecem que só gostam mesmo é de samba, carnaval e futebol”.

Mário Covas (1930/2001) Ex-governador de São Paulo

O resultado de confi ar no “Estado”

3Saúde Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

Na manhã desta quin-t a - f e i r a , uma nova rodada de

negociações ocorreu entre representantes dos trabalha-dores do Hospital Regional de Araranguá (HRA) e Instituto Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), novo gestor do hospital, no município de Laguna. No início da tarde, os trabalhadores apro-varam o acordo em assembleia e desocuparam o prédio do HRA. Desde o dia 1º deste mês,

Até Que Enfim

Entrega simbólica das chaves, depois de muitas reuniões, foi no fim da tarde de ontem

Gislaine Fontoura

Araranguá

Novosdesafios

UPA

Acordo é fechado e funcionáriosdesocupam Hospital Regional

os funcionários ocupavam o hospital, protestando pela ga-rantia de seus empregos, pois a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), de quem até então eram funcionários, deixava a gestão do hospital. “As con-dições melhoraram, consegui-mos entrar num consenso para a contratação de 360 funcioná-rios e acatamos a proposta do Ideas”, disse Cleber Cândido, diretor do Sindicato dos Traba-lhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde).

Depois de muito protesto e reuniões, ficou decidido que o Ideas irá contratar 360

funcionários, dos 385 reivin-dicados pelo sindicato, além de médicos e de funcionários do setor administrativo, traba-lhando o HRA com cerca de 440 funcionários, nesta nova gestão. Ainda, o Ideas garante seis meses de estabilidade para os contratados e que não haverá contratação de Pessoa Jurídica. Quanto aos salários atrasados dos funcionários do HRA, o Sindisaúde entrou com uma ação na Justiça do Trabalho e conseguiu o bloqueio de valores da SPDM, na próxima quarta-feira, haverá uma audi-ência na Vara do Trabalho de Araranguá e Cleber acredita que a autoridade judiciária irá autorizar o pagamento dos salários atrasados. A rescisão do contrato dos funcionários com a SPDM, antiga gestora, ficará sob responsabilidade da mesma, com o Governo do Estado no polo passivo.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimen-to de Araranguá (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt e o secretário de Ar-ticulação Nacional, Acélio Casagrande, participaram da reunião em Laguna e no pe-ríodo da tarde concederam coletiva de imprensa, junto com líderes sindicais, entre eles, Cleber Cândido, autori-dades políticas e técnicas da região, entre elas, o prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco, a gerente de Saúde da ADR, Patrícia Paladini e a secretária de Saúde de Araranguá, Evelyn Elias e novo diretor do HRA e representante do Ideas, Leon Iotti.

Para que os atendimentos sejam iniciados o mais rápido possível uma equipe da Secre-taria do Estado da Saúde (SES), juntamente com técnicos da ADR, coordenados por Patrícia Paladini, irá realizar uma visto-ria no hospital, para identificar os materiais que ainda estão à disposição e a necessidade de compra/locação. O secretário Heriberto informou que esta avaliação será feita nesta sexta--feira, ainda, uma comissão de avaliação e acompanhamento foi criada para este momento de transição entre SPDM e Instituto Ideas. No final da tarde desta quinta-feira, uma entrega simbólica das chaves do HRA para Leon Iotti foi feita. No momento os técnicos da SES, da ADR de Araran-guá, o secretário Heriberto e o representante do Ideas aproveitaram para realizar uma curta vistoria.

Em relação à retomada de atendimento no HRA, Leon Iotti explica que a meta é realizar no menor prazo pos-sível. “Temos que saber em que condições o hospital está em relação a medicamentos e equipamentos, dentre outros materiais. Vamos fazer um inventário e iniciar a seleção de pessoal, com compromisso do número mínimo de 360 trabalhadores, mais a equipe médica. Temos por vocação bem atender. Este é o momento de unirmos forças em prol da abertura em tempo recorde, já que temos ciência da impor-tância do Hospital Regional de Araranguá para a população”, ponderou.

Para Evelyn Elias, a equi-pe de médicos, enfermeiros e técnicos do HRA é muito boa, no entanto o hospital necessita de muitos equipamentos, como um novo gerador, pois a rede de energia elétrica do hospital

não aguenta determinados aparelhos. A secretária de Saúde de Araranguá pergun-tou a Acélio Casagrande se o Estado tem verba para investir em tecnologia no Hospital Regional e ele pediu ajuda dos parlamentares e autoridades políticas da região. Mariano Mazzuco sugeriu que os 15 prefeitos da Amesc comprem juntos um novo gerador para o HRA.

O Hospital Regional de Araranguá conta com 129 leitos, sendo que 60% deste montante é ocupado todos os meses. Um dos desafios será aumentar a taxa de ocupação da instituição, oferecendo outros serviços não realizados na região. “Um dos objetivos da saúde é diminuir o número de ambulâncias nas estradas, fazendo com que os pacientes sejam atendidos na sua região. No Regional de Araranguá queremos ocupar os demais 40% dos leitos disponíveis”, disse Acélio Casagrande, que destacou também o empenho nas negociações iniciadas na última segunda-feira. “Nos próximos dias, com o Instituto IDEAS iniciando os trabalhos, teremos a volta dos serviços prestados à população. Em pleno funcionamento serão atendidos entre 3.7 mil e 4 mil pessoas no Pronto Socor-ro”, calculou. O Regional de Araranguá atenderá também uma média de 5 mil pacientes ambulatoriais.

O contrato de gestão do HRA, firmado entre Estado e Ideas, é emergencial, apenas pelo prazo de seis meses e segundo Heriberto Schmidt, um edital para contratação do novo gestor, após o término do contrato emergencial, já

está sendo elaborado pela SES, e terá metas claras de atendimento para o hospital e também para a Policlínica Re-gional Sul. “Traremos o edital para discussão na região, com secretários de saúde, prefeitos, representantes de entidades e demais lideranças”, explicou, lembrando que neste período, será cobrado do Ideas o ótimo atendimento aos pacientes.

Desde que foi deflagrada a crise no HRA, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araranguá está sobrecarrega-da. A capacidade de atendi-mentos da unidade é de 180 pa-cientes por dia e desde o início da greve do hospital, no último dia 9 de dezembro, a unidade vem atendendo em torno de 280 pacientes por dia. No mês de dezembro, a UPA atendeu cerca de 8.000 pacientes, sendo que a capacidade mensal de atendimentos na unidade é de 4.500. Para alívio da secre-tária de Saúde de Araranguá, administradora da UPA, na manhã desta quinta-feira, o atendimento na unidade estava mais tranquilo. “Acho que as pessoas estão entendendo que o Hospital Regional vai abrir e estão indo na UPA somente em caso de necessidade mesmo. Nossa equipe vai continuar trabalhando reforçada até sába-do e vamos monitorando para saber da necessidade de reforço na próxima semana, ou não”, avaliou Evelyn Elias.

Heriberto Schimidt agra-deceu ao prefeito Mariano e a Evelyn Elias, por terem absor-vido muito dos atendimentos, que deveriam ter sido feitos no HRA. “Muito obrigado, vocês aguentaram firmes e nos deram um suporte na UPA, neste mo-mento difícil”, disse.

4 PublicidadeJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) visitou a região ontem. Ela esteve durante a tarde em Santa Rosa do Sul, onde anunciou que os R$ 250 mil de sua emenda parlamentar desti-nados para a pasta da Saúde do município já estão disponíveis na conta da prefeitura. Além disso, abonou a fi liação de Valé-rio Colombo, Pedro Geraldo e Ismael. Em Balneário Arroio do Silva, a deputada anunciou que a emenda de R$ 150 mil destinada também para custeio da saúde, está disponível para o prefeito Mineiro. Acompanharam a deputada o presidente da Câmara, Sérgio Policarpo, o vereador Everaldo e Beto, presidente do PSDB.

O ano de 2017 encerrou com um volume praticamente estável de brasileiros negativados, porém alto. Segundo dados do indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) a estimativa é que o Brasil tenha fechado dezembro com aproximadamente 60,2 milhões de brasileiros com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas. O número representa 39,6% da população com idade entre 18 e 95 anos.Em dezembro, houve um aumento de 1,27% na quantidade de inadimplentes na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 0,63% na variação mensal, entre novembro e dezembro. A estimativa por faixa etária revela que é entre os 30 e 39 anos que se observa a maior frequência de negativados. Em dezembro, metade da população nesta faixa etária (50%) ti-nha o nome inscrito em alguma lista de devedores, somando um total de 17,08 milhões.

Geovânia trazemendas à região

Dezembro fecha com 60,2 milhões de brasileiros negativados

O local que receberá a instalação do radar mó-vel meteorológico da Defesa Civil Estadual, junto ao Farol da Marinha, no Morro dos Conventos, em Araranguá, foi vistoriado ontem pelo Secretário de Estado da Defesa

Civil, Rodrigo Moratelli. Acompanhado do coordenador Regional de Defesa Civil na

Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, sargento BM Sebastião Antônio de Souza, e equipe técnica, o secretário avaliou in loco as obras de infraestrutura necessárias à instalação do radar móvel sul.

Segundo ele, está sendo aguardada a instalação da rede de fi bra ótica, levada do centro de Araranguá até o Morro dos Con-ventos. Posteriormente, a equipe técnica visitou o Centro Re-gional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil (Cigerd

JORNAL CORREIO DO SUL

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

Eles são puros, não se importam com o tamanho do presente. Seja com um brinquedo ou um minuto de atenção, faça uma criança feliz.

Coordenador do Campo DemonstrativoCooperja 2018, o eng. agrônomo Célito Mezzari,

“Para 2018 teremos uma área de milho plantado com irrigação subterrânea, fazendo uma rotação de culturas na área, além de mostrar todos os benefícios da utilização deste sistema e

também da rotação de culturas"

Secretário da Defesa Civil vistoria local que receberá radar móvel

Araranguá), lo-c a l i z a d o n o centro da cida-de, no pátio do Deinfra. A es-trutura modular de 150 metros quadrados conta com sala de vi-deoconferência para a realização de reuniões e capacitações, com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, possibilitando uma melhor resposta aos cidadãos, e atenderá os 15 municípios da região do Extremo-Sul. A previsão é de inauguração no mês de fevereiro.

A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) visitou a região ontem. Ela esteve durante a tarde em Santa Rosa do Sul, onde anunciou que os R$ 250 mil de sua emenda parlamentar desti-nados para a pasta da Saúde do município já estão disponíveis na conta da prefeitura. Além disso, abonou a fi liação de Valé-rio Colombo, Pedro Geraldo e Ismael. Em Balneário Arroio do Silva, a deputada anunciou que a emenda de R$ 150 mil destinada também para custeio da saúde, está disponível para o prefeito Mineiro. Acompanharam a deputada o presidente da Câmara, Sérgio Policarpo, o vereador Everaldo e Beto, presidente do PSDB.

O ano de 2017 encerrou com um volume praticamente estável de brasileiros negativados, porém alto. Segundo dados do indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) a estimativa é que o Brasil tenha fechado dezembro com aproximadamente 60,2 milhões de brasileiros com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas. O número representa 39,6% da população com idade entre 18 e 95 anos.Em dezembro, houve um aumento de 1,27% na quantidade de inadimplentes na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 0,63% na variação mensal, entre novembro e dezembro. A estimativa por faixa etária revela que é entre os 30 e 39 anos que se observa a maior frequência de negativados. Em dezembro, metade da população nesta faixa etária (50%) ti-nha o nome inscrito em alguma lista de devedores, somando um total de 17,08 milhões.

Geovânia trazemendas à região

Dezembro fecha com 60,2 milhões de brasileiros negativados

O local que receberá a instalação do radar mó-vel meteorológico da Defesa Civil Estadual, junto ao Farol da Marinha, no Morro dos Conventos, em Araranguá, foi vistoriado ontem pelo Secretário de Estado da Defesa

Civil, Rodrigo Moratelli. Acompanhado do coordenador Regional de Defesa Civil na

Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, sargento BM Sebastião Antônio de Souza, e equipe técnica, o secretário avaliou in loco as obras de infraestrutura necessárias à instalação do radar móvel sul.

Segundo ele, está sendo aguardada a instalação da rede de fi bra ótica, levada do centro de Araranguá até o Morro dos Con-ventos. Posteriormente, a equipe técnica visitou o Centro Re-gional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil (Cigerd

JORNAL CORREIO DO SUL

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

Eles são puros, não se importam com o tamanho do presente. Seja com um brinquedo ou um minuto de atenção, faça uma criança feliz.

Coordenador do Campo DemonstrativoCooperja 2018, o eng. agrônomo Célito Mezzari,

“Para 2018 teremos uma área de milho plantado com irrigação subterrânea, fazendo uma rotação de culturas na área, além de mostrar todos os benefícios da utilização deste sistema e

também da rotação de culturas"

Secretário da Defesa Civil vistoria local que receberá radar móvel

Araranguá), lo-c a l i z a d o n o centro da cida-de, no pátio do Deinfra. A es-trutura modular de 150 metros quadrados conta com sala de vi-deoconferência para a realização de reuniões e capacitações, com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, possibilitando uma melhor resposta aos cidadãos, e atenderá os 15 municípios da região do Extremo-Sul. A previsão é de inauguração no mês de fevereiro.

6 SaúdeJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

G.C.S LTDA - ME

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor Geral

[email protected]

Redação:

Aline [email protected]

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Diagramação/Arte:

Erivaldo Ferreira (Aldo)[email protected]

Sul Gráfica

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

“Em nossas mãos”

O ano de 2017 começou marcado por incertezas. O Brasil amargava dois anos seguidos de retração econômica

e os indicadores de vendas, produção in-dustrial, renda e emprego atingiam o piso histórico. O déficit fiscal insustentável pre-judicava o consumo e os investimentos ao manter os juros elevados, além de inflação

beirando os 6%, que corroía o poder de compra dos salários. Segundo pesquisa da Fecomércio-SC, 22% dos catarinenses estavam inseguros sobre a manutenção do emprego e 76% dos empresários do comércio não pretendiam investir. Para o setor produtivo, o diagnóstico era grave: vivíamos uma das crises mais graves da história, a corrupção e o endividamento sufocavam o Estado e o modelo de crescimento baseado em estímulos ao consumo estava esgotado. Era necessário apostar nos investimentos privados para reduzir o rombo fiscal e elevar a produ-tividade. Esta é a única maneira de gerar crescimento sustentado no longo prazo, sem depender das flutuações do mercado externo, com ganhos de emprego e renda à população. As reformas estruturantes, que poderiam aperfeiçoar o ambiente de negócio e tornar o Brasil apto a enfrentar a concorrência internacional, já não podiam ser adiadas. Desta forma, a aprovação da Terceirização e da Reforma Trabalhista foi bem recebida pelo setor, uma vez que as duas medidas são capazes de trazer de volta os investimentos. O cenário para 2018 não será menos desafian-te. A aprovação da Reforma da Previdência é urgente para frear o crescimento descontrolado do endividamento público. Se a agenda das reformas for mantida e não ficar à mercê de interesses corporativos e eleitoreiros, a economia pode an-dar com passos mais firmes e dar continuidade aos avanços já conquistados em 2017. Agora, o principal foco de instabilidade são as eleições, visto que a troca da faixa presidencial pode trazer maior risco de volatilidade no mercado, inibir investimentos e congelar o PIB. O eleitor brasileiro, no entanto, parece estar cada vez mais consciente de seu papel decisivo na história. Seja qual for o candidato eleito, o plano de governo terá que ser realista e crível, com olhar voltado para a reestruturação produtiva e o equilíbrio fiscal. O futuro está em nossas mãos.

Senac Em 2017, o Senac-SC teve mais de 49 mil matrículas em todo o estado, inaugurou o 30º ponto de atendimento, em Araranguá, e ampliou a Faculdade Senac Tubarão. Além disso, o portfólio de cursos ganhou duas novidades: o Ensino Médio integrado ao Técnico, em parceria com o SESC, e o primeiro bacharelado da instituição no estado: o curso de Admi-nistração, ofertado pela Faculdade Senac Criciúma. Visando a modernização dos negócios locais, o Senac-SC levou empre-sários de todo o Brasil para as missões técnicas em Nova Iorque e Vale do Silício (EUA), e em São Paulo.

SESC Já o SESC-SC manteve o foco na promoção da qualidade de vida dos cata-rinenses e ampliou o atendimento em seis cidades em 2017: São Miguel do Oeste, Curitibanos, São Joaquim, Biguaçu, Flo-rianópolis (Jardim Atlântico) e Araran-guá. Para 2018 há previsão de novos ser-viços em Florianópolis, Irani, Concórdia e São João Batista. A instituição fechou 2017 com 28 unidades, três meios de hos-pedagem, quatro quadras comunitárias, 21 Centros de Educação Infantil, 11 esco-las, uma rede de teatros, restaurantes, bi-bliotecas, entre outros, onde realiza ações nas áreas de educação, saúde, cultura, la-zer e assistência. Está presente em 30 ci-dades de Santa Catarina, com 55 pontos fi-xos de atendimento e 17 unidades móveis.

Sete décadas A Fecomércio-SC comple-ta 70 anos de representatividade em 2018, à frente de setores dos mais robustos da economia catarinense, englobando 71 sin-dicatos. O novo panorama sindical trazido pela Reforma Trabalhista, que consagra a prevalência do negociado sobre o legislado, traz aos sindicatos mais relevância e força nos acordos e convenções coletivas de tra-balho. Em 2018, a Federação reforça o por-tfólio de produtos para garantir a sustenta-bilidade e o crescimento dos filiados, amplia a atuação política e aposta na inteligência de mercado para balizar os empresários na tomada de decisão, com mais de 60 pes-quisas sobre comportamento de consumo.

Balanço do ano legislativo Os proje-tos de lei que afetam Comércio, Serviços e Turismo tiveram acompanhamento da Fe-comércio-SC para que a tramitação fosse alinhada com a agenda prioritária da enti-dade e dos sindicatos. Em 2017, a federa-ção atuou em 112 projetos de lei, sendo 11 convergentes, 59 divergentes e 42 poten-cialmente impactantes. Destas propostas, 26 encerraram a tramitação de forma po-sitiva e quatro, negativamente. Entre os convergentes está a proposta que regula-menta a responsabilidade territorial urba-na, parcelamento do solo e regularização fundiária. A entidades também articulou a retirada da pauta prévia de votação 29 projetos sensíveis ao setor produtivo.

Retrospectiva 2017/Perspectiva 2018 - Comércio, Turismo e Serviços

Editado por Andréa [email protected] apoio da Assessoria de Imprensa da entidade

Ass

esso

ria

de C

omun

icaç

ão e

Mar

keti

ng/F

ecom

érci

o-SC

Presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt

Co m e ç o u o n t e m a campanha J a n e i r o B r a n c o ,

para conscientizar as pessoas a cuidarem mais de sua saúde mental em Sombrio. Uma caminhada pelo centro da cidade foi o início de um mês repleto de atividades na saúde do município. Dentre as pes-soas que participaram do ato, estava Leonardo Abrahão, idealizador da campanha que começou em Minas Gerais, e que trouxe sua experiência e vontade para chamar a aten-ção dos sombrienses para o cuidado com a mente.

“De uma maneira geral, na nossa sociedade a saúde mental é considerada a ‘pri-ma pobre’. A gente cuida da saúde física, orgânica, e por isso, 90% do recurso público destinado à saúde é voltado a esse sentido. Será que se cuidássemos da saú-

Sombrio

Janeiro Branco

Caminhada dáinício a campanha

Saúde, Social e comunidade se reúnem para conscientizar sobre saúde mental

de mental, não gastaríamos menos combatendo doenças físicas?”, provoca ele, que está com a agenda cheia para esse começo de ano, viajando por todo o Brasil e falando do Janeiro Branco. Em Sombrio, Leonete de Souza, psicóloga do Caps, foi uma das organi-zadoras da programação do mês especial, mas explica que esse trabalho é mais amplo do que os 31 dias que janeiro tem. “Temos todo um crono-grama nas unidades de saúde, e estamos aqui para levar essa campanha até o fim do mês. Mas não só nesse mês. A saúde mental precisa ser cuidada de janeiro a janeiro”, diz. Gislane Cunha, secretária de Saúde e da Assistência Social também estava na caminhada, e comentou so-bre a união da equipe para promover a saúde mental dos sombrienses. “Estamos em uma grande equipe unida, atuando em um mês que trará grandes mudanças às pesso-as. Nas dificuldades é que nós

aprendemos a viver um novo tempo, e por isso trabalhamos esse movimento. É um dia grandioso para cuidar, divul-gar e conscientizar sobre a saúde mental”, declarou. Ca-minhando em favor da cau-sa, Silvano Cláudio Pereira também participou e elogiou a iniciativa. Representando a Amja – Associação de Mora-dores do Bairro Januária – ele deve levar as informações a quem não pôde ir à cami-nhada. “É muito importante e um alerta para as pessoas. Estamos representando uma comunidade, e podemos da-qui levar informações a todos eles da associação de mora-dores”, explica. As atividades do janeiro Branco estão só começando, e incluem visitas das profissionais do Caps – Centro de Atendimento Psicossocial – aos postos de saúde nos bairros da cidade. Fotos e vídeo da caminhada estão nas redes sociais do Grupo Correio do Sul, que é parceiro da iniciativa.

6 SaúdeJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

G.C.S LTDA - ME

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor Geral

[email protected]

Redação:

Aline [email protected]

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Diagramação/Arte:

Erivaldo Ferreira (Aldo)[email protected]

Sul Gráfica

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

“Em nossas mãos”

O ano de 2017 começou marcado por incertezas. O Brasil amargava dois anos seguidos de retração econômica

e os indicadores de vendas, produção in-dustrial, renda e emprego atingiam o piso histórico. O déficit fiscal insustentável pre-judicava o consumo e os investimentos ao manter os juros elevados, além de inflação

beirando os 6%, que corroía o poder de compra dos salários. Segundo pesquisa da Fecomércio-SC, 22% dos catarinenses estavam inseguros sobre a manutenção do emprego e 76% dos empresários do comércio não pretendiam investir. Para o setor produtivo, o diagnóstico era grave: vivíamos uma das crises mais graves da história, a corrupção e o endividamento sufocavam o Estado e o modelo de crescimento baseado em estímulos ao consumo estava esgotado. Era necessário apostar nos investimentos privados para reduzir o rombo fiscal e elevar a produ-tividade. Esta é a única maneira de gerar crescimento sustentado no longo prazo, sem depender das flutuações do mercado externo, com ganhos de emprego e renda à população. As reformas estruturantes, que poderiam aperfeiçoar o ambiente de negócio e tornar o Brasil apto a enfrentar a concorrência internacional, já não podiam ser adiadas. Desta forma, a aprovação da Terceirização e da Reforma Trabalhista foi bem recebida pelo setor, uma vez que as duas medidas são capazes de trazer de volta os investimentos. O cenário para 2018 não será menos desafian-te. A aprovação da Reforma da Previdência é urgente para frear o crescimento descontrolado do endividamento público. Se a agenda das reformas for mantida e não ficar à mercê de interesses corporativos e eleitoreiros, a economia pode an-dar com passos mais firmes e dar continuidade aos avanços já conquistados em 2017. Agora, o principal foco de instabilidade são as eleições, visto que a troca da faixa presidencial pode trazer maior risco de volatilidade no mercado, inibir investimentos e congelar o PIB. O eleitor brasileiro, no entanto, parece estar cada vez mais consciente de seu papel decisivo na história. Seja qual for o candidato eleito, o plano de governo terá que ser realista e crível, com olhar voltado para a reestruturação produtiva e o equilíbrio fiscal. O futuro está em nossas mãos.

Senac Em 2017, o Senac-SC teve mais de 49 mil matrículas em todo o estado, inaugurou o 30º ponto de atendimento, em Araranguá, e ampliou a Faculdade Senac Tubarão. Além disso, o portfólio de cursos ganhou duas novidades: o Ensino Médio integrado ao Técnico, em parceria com o SESC, e o primeiro bacharelado da instituição no estado: o curso de Admi-nistração, ofertado pela Faculdade Senac Criciúma. Visando a modernização dos negócios locais, o Senac-SC levou empre-sários de todo o Brasil para as missões técnicas em Nova Iorque e Vale do Silício (EUA), e em São Paulo.

SESC Já o SESC-SC manteve o foco na promoção da qualidade de vida dos cata-rinenses e ampliou o atendimento em seis cidades em 2017: São Miguel do Oeste, Curitibanos, São Joaquim, Biguaçu, Flo-rianópolis (Jardim Atlântico) e Araran-guá. Para 2018 há previsão de novos ser-viços em Florianópolis, Irani, Concórdia e São João Batista. A instituição fechou 2017 com 28 unidades, três meios de hos-pedagem, quatro quadras comunitárias, 21 Centros de Educação Infantil, 11 esco-las, uma rede de teatros, restaurantes, bi-bliotecas, entre outros, onde realiza ações nas áreas de educação, saúde, cultura, la-zer e assistência. Está presente em 30 ci-dades de Santa Catarina, com 55 pontos fi-xos de atendimento e 17 unidades móveis.

Sete décadas A Fecomércio-SC comple-ta 70 anos de representatividade em 2018, à frente de setores dos mais robustos da economia catarinense, englobando 71 sin-dicatos. O novo panorama sindical trazido pela Reforma Trabalhista, que consagra a prevalência do negociado sobre o legislado, traz aos sindicatos mais relevância e força nos acordos e convenções coletivas de tra-balho. Em 2018, a Federação reforça o por-tfólio de produtos para garantir a sustenta-bilidade e o crescimento dos filiados, amplia a atuação política e aposta na inteligência de mercado para balizar os empresários na tomada de decisão, com mais de 60 pes-quisas sobre comportamento de consumo.

Balanço do ano legislativo Os proje-tos de lei que afetam Comércio, Serviços e Turismo tiveram acompanhamento da Fe-comércio-SC para que a tramitação fosse alinhada com a agenda prioritária da enti-dade e dos sindicatos. Em 2017, a federa-ção atuou em 112 projetos de lei, sendo 11 convergentes, 59 divergentes e 42 poten-cialmente impactantes. Destas propostas, 26 encerraram a tramitação de forma po-sitiva e quatro, negativamente. Entre os convergentes está a proposta que regula-menta a responsabilidade territorial urba-na, parcelamento do solo e regularização fundiária. A entidades também articulou a retirada da pauta prévia de votação 29 projetos sensíveis ao setor produtivo.

Retrospectiva 2017/Perspectiva 2018 - Comércio, Turismo e Serviços

Editado por Andréa [email protected] apoio da Assessoria de Imprensa da entidade

Ass

esso

ria

de C

omun

icaç

ão e

Mar

keti

ng/F

ecom

érci

o-SC

Presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt

Co m e ç o u o n t e m a campanha J a n e i r o B r a n c o ,

para conscientizar as pessoas a cuidarem mais de sua saúde mental em Sombrio. Uma caminhada pelo centro da cidade foi o início de um mês repleto de atividades na saúde do município. Dentre as pes-soas que participaram do ato, estava Leonardo Abrahão, idealizador da campanha que começou em Minas Gerais, e que trouxe sua experiência e vontade para chamar a aten-ção dos sombrienses para o cuidado com a mente.

“De uma maneira geral, na nossa sociedade a saúde mental é considerada a ‘pri-ma pobre’. A gente cuida da saúde física, orgânica, e por isso, 90% do recurso público destinado à saúde é voltado a esse sentido. Será que se cuidássemos da saú-

Sombrio

Janeiro Branco

Caminhada dáinício a campanha

Saúde, Social e comunidade se reúnem para conscientizar sobre saúde mental

de mental, não gastaríamos menos combatendo doenças físicas?”, provoca ele, que está com a agenda cheia para esse começo de ano, viajando por todo o Brasil e falando do Janeiro Branco. Em Sombrio, Leonete de Souza, psicóloga do Caps, foi uma das organi-zadoras da programação do mês especial, mas explica que esse trabalho é mais amplo do que os 31 dias que janeiro tem. “Temos todo um crono-grama nas unidades de saúde, e estamos aqui para levar essa campanha até o fim do mês. Mas não só nesse mês. A saúde mental precisa ser cuidada de janeiro a janeiro”, diz. Gislane Cunha, secretária de Saúde e da Assistência Social também estava na caminhada, e comentou so-bre a união da equipe para promover a saúde mental dos sombrienses. “Estamos em uma grande equipe unida, atuando em um mês que trará grandes mudanças às pesso-as. Nas dificuldades é que nós

aprendemos a viver um novo tempo, e por isso trabalhamos esse movimento. É um dia grandioso para cuidar, divul-gar e conscientizar sobre a saúde mental”, declarou. Ca-minhando em favor da cau-sa, Silvano Cláudio Pereira também participou e elogiou a iniciativa. Representando a Amja – Associação de Mora-dores do Bairro Januária – ele deve levar as informações a quem não pôde ir à cami-nhada. “É muito importante e um alerta para as pessoas. Estamos representando uma comunidade, e podemos da-qui levar informações a todos eles da associação de mora-dores”, explica. As atividades do janeiro Branco estão só começando, e incluem visitas das profissionais do Caps – Centro de Atendimento Psicossocial – aos postos de saúde nos bairros da cidade. Fotos e vídeo da caminhada estão nas redes sociais do Grupo Correio do Sul, que é parceiro da iniciativa.

7Verão JORNAL CORREIO DO SUL

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

Não perca nunca a fé e faça sempre o melhor 

Teresinha Vieira Torres, 71 anosEdília Maria do Nascimento, 75 anos

Rosalina Maria Correa, 81 anos 

Coral da Terceira Idade de Sombrio

Leve a Vida Mais Leve, curtindo o verão. Mas não esqueça, o importante dessa estação é levar sempre boas lembranças inesquecíveis! Evite sustos! Respeite a sinalização e os guarda-vidas!

Em 2018Leve a Vida mais Leve

inesquecíveis! Evite sustos! Respeite a

A quantidade de veículos em circulação pela

BR-101 Sul catarinense vem aumentando nas últi-

mas semanas, seguindo a média histórica para a

rodovia federal durante as festas de fi nal de ano.

Na temporada de verão, o fl uxo nas pistas duplica-

das cresce até 50% no tráfego de longo curso, redu-

zindo o espaço para movimentação na plataforma

e requerendo maior atenção dos motoristas. Com

mais carros e caminhões em circulação há menos

intervalos para manobras de ultrapassagens,

conversões, retornos ou entradas no trânsito. O

volume maior de tráfego vai continuar até o fi nal

da temporada, no mês de março, com picos em

datas festivas, como Natal, Ano Novo e Carnaval.

Assim, quem trafega pela BR-101 Sul deve atentar

para os limites de velocidade e, também, para a

distância de segurança entre veículos. Leve com

você um verão mais leve, onde você for, inclusive

nas rodovias.

Leve a Vida mais LeveLeve a Vida mais LeveA quantidade de veículos em circulação pela Verão Mais Leve Com Segurança

EntretenimentoEntretenimentoNovelas - Horóscopo - Diversão

Cruzadinha Novelas

Maria Vitória conta para José Augusto sobre Vicente e Ce-

leste. Conselheiro sugere que Vicente convide José Augusto para um jantar em sua casa. Padre Lúcio conta para Inácio que Henriqueta se mudou para Morros Ver-des. Maria Vitória cobra uma explicação de José Augusto por tê-la afastado de Celeste. Inácio reencontra Henrique-ta. Alzira fi ca furiosa ao saber que José Augusto está no Brasil. Vicente conhece José Augusto. Lucinda fi nge se importar com Emília.

Tempo de Amar - 18h

Virgílio agride Afonso, deixando-o ainda mais debilitado. Rodolfo

decide se preparar para assumir o trono, mas seu desempenho na Academia Militar é decepcionante. Ca-tarina sente que Constantino compartilha de suas ideias a respeito de fortalecer o exército de Artena. Crisélia decide comunicar diretamente ao povo sobre a morte de Afonso e, para desespero de Rodolfo, avisa ao neto que ele fará um pronunciamento. Crisélia anuncia ao povo que Rodolfo será o novo rei.

Duda termina sua con-versa com Patrick. Samuel tenta fazer

um acordo com Suzy, mas ela o abandona. Renato se insinua para Clara. Gael vê Renato deixar a casa de Clara e vai ao encontro de Aura. Clara conversa com Patrick sobre Renato. Sophia pede para Gael aproximar Aura de Clara para que ela seja sua espiã. Gael diz que não fará isso. Lívia descobre que Mariano é garimpeiro. Leandra avisa aos garimpeiros da reabertura do bordel. Amaro leva um presente para Estela.

O Outro Lado do Paraíso - 21h

Deus Salve o Rei - 19h

Rapidinhas

Áries 21/03 a 20/04

21/04 a 20/05

21/05 a 20/06

21/06 a 20/07

21/07 a 20/08

21/08 a 20/09

21/09 a 20/10

21/10 a 20/11

21/11 a 20/12

21/12 a 20/01

21/01 a 20/02

21/02 a 20/03

LeãoHoróscopoHoróscopo

Sagitário

Gêmeos Libra Aquário

Touro

Vai se sentir mais tranquilo e agirá com mais vir-tude. O astro rei Sol irá lhe auxiliar neste sentido. Será colocado em situação de teste muitas vezes, pense antes de agir.

Seus planejamentos podem sofrer com mudanças inesperadas. O planeta Júpiter irá intervir de forma negativa. Lute fi rme contra essas intempéries. Vênus é quem mostrará a luz que tanto precisa.

É necessário que simplifi que aquilo que parece laborioso. Aja durante o dia com humildade. O sentimento de solidão irá recair sobre você, Júpiter é quem será o respectivo vilão.

Passará um dia recheado de boas novidades para seu coração. O planeta de Vênus pode lhe deixar fatigado. A melosidade vai afastar algumas pessoas do seu círculo. Mantenha alguns dos seus sentimentos reguardados.

Sua posição enfática em demasia deixará algumas pessoas constrangidas. É pela interferência de Mercúrio que deve permanecer alerta, pois este te puxará para baixo, tentando subvertê-lo.

O choque entre Urano e a Lua fará com que você sofra mudanças. A mutação será de grande valia e estará presente neste seu dia. Aja de forma prática naquilo que você acredita.

Eventos emanados de Saturno serão auspicio-sos. Serão emanadas energias extremamente positivas para você. Deve explorar novas opor-tunidades que estarão por vir.

Seu aspecto de metamorfose irá ocorrer da forma mais formosa. É em Plutão que será revelado essa sua faceta. Porém é em Vênus que sua estabili-dade estará comprometida.

O signo de Gêmeos será de grande implicância negativa neste momento. Os acontecimentos em Mercúrio irão lhe atrapalhar. Não deve desistir de encontrar o equilíbrio, pois será fundamental.

A ociosidade não lhe é recomendada, deve buscar novas desafi os. É Júpiter que fará com que aja com baixa estima. Seja mais verdadeiro com aqui-lo que você realmente pensa, não force a barra.

Irá se incomodar fatos ocorridos por pessoas que você gosta. O elemento ar contribuirá para você estabilizar as emoções. Não bloqueie os bons pensamentos, deixe eles fluírem com naturalidade.

O amor está no ar neste período, expanda para todos os seus meios. Fique longe de espíritos deprimidos, essas pessoas te colocaram para baixo. As aspectos melancólicos que o circundam podem aparecer.

Virgem Capricórnio

Câncer Escorpião Peixes

Carnaval chegando e Lívia Andrade quer fazer bonito na folia. Na tarde desta quinta-feira (11), a apresentadora do SBT aproveitou para cui-dar da beleza.Nas redes sociais, Lívia postou foto em que aparece deitada na maca, prontinha para mais um tratamento estético.Não demorou muito para os seguidores elogiarem a beleza da gata.

Simone Mendes encheu a web de fofura ao compartilhar foto, no Instagram, em que aparece segurando Enrico Bacchi, fi lho de Karina Bacchi, nos braços.Na legenda, a cantora escreveu: “Pas-seio cheio de amor.”Os seguidores de Simone adoraram a postagem e encheram sua página de elogios.

JORNAL CORREIO DO SUL

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

ESPECIAL ARMANDINHO - MAILING PUB MUSIC

FRASE“Por que você não sai de trás

da nuvem? Pro mar fi car mais lindo, só falta você”

JORNAL CORREIO DO SUL

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018ROMILDO BLACK

[email protected] facebook.com/romildoblack

No último sábado , Balneário Gaivota recebeu uma das maiores referências do reggae pop dos

últimos tempos de todo país, o gaúcho Armando Antônio Silveira da Silveira, mais conhecido como Armandinho, que realizou um show inesquecível no Mailing Pub Music. Foi somente elogios do público que esteve presente, que fi zeram questão de publicar nas redes socais sobre o super show com muita energia positiva!!! Confi ra na Coluna Popular um pouco do melhores momentos de Armandinho no Mailing!

ESPECIAL ARMANDINHO - MAILING PUB MUSIC

FRASE“Por que você não sai de trás

da nuvem? Pro mar fi car mais lindo, só falta você”

JORNAL CORREIO DO SUL

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018ROMILDO BLACK

[email protected] facebook.com/romildoblack

No último sábado , Balneário Gaivota recebeu uma das maiores referências do reggae pop dos

últimos tempos de todo país, o gaúcho Armando Antônio Silveira da Silveira, mais conhecido como Armandinho, que realizou um show inesquecível no Mailing Pub Music. Foi somente elogios do público que esteve presente, que fi zeram questão de publicar nas redes socais sobre o super show com muita energia positiva!!! Confi ra na Coluna Popular um pouco do melhores momentos de Armandinho no Mailing!

10 Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

Em 2017, a Polícia Militar realizou uma série de ati-vidades preventivas e repressivas contra a criminalidade na cidade de Balneário Arroio do Silva. O resultado não poderia ser outro: uma extraordinária redução das ocor-rências de roubo e furto na cidade.

Analisando os números do ano que passou, constata--se que houve uma redução de 42% dos furtos e 36% dos roubos em relação ao ano anterior. Em 2016 ocorreram 275 furtos, e em 2017 foram 159. Em relação aos assaltos, em 2016 ocorreram 39, e em 2017 esse número caiu para 25.

“Essa redução é fruto de um amplo trabalho pre-ventivo e repressivo contra os crimes, contravenções e irregularidades de trânsito. Na esfera da prevenção, são realizadas no município rondas preventivas nas escolas, comércios e patrulhamento diário nos bairros da cidade. Na esfera da repressão, são realizadas operações policiais constantes, com bastante abordagens de indivíduos em atitude suspeita, o que resulta na apreensão de drogas, armas e prisões de criminosos procurados pela Justiça. Por fim, também destacamos o apoio da comunidade, que atua através do Conseg, da prefeitura municipal, e uma boa parceria com a Polícia Civil da cidade”, declarou o comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, capitão Diego Schwartz.

Índices da PM apontam bom trabalhoNúmero de armas de fogo e munições apreendidas cresce 225% RegiãoCom um trabalho incessante da Polícia Militar, o ano de 2017 registrou um número expressivo de apreensão de armas e munições nos municípios de Sombrio, Balneário Gaivota, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Praia Grande. Houve um crescimento de 225% dessas ocorrências se comparado ao ano anterior.Segundo os números estatísticos da PM da região de Sombrio, a cada um dia e meio, uma arma ou munição foi retirada das mãos de criminosos na região da 2ª Cia da Policia Militar e grande parte desse armamento foi apreendido em abordagem pessoal e veicular, em blitz nas ruas e bares. Segundo a PM a quantidade de apreensões vem aumentando ao longo dos anos, juntamente com a repressão. Em 2012, foram apenas 82 armas de fogo e munições apreendidas pela Polícia Militar. Em 2016, foram apreendidas 128. Já em 2017, foram 289.“Caso o cidadão possua informações sobre armas, tráfico de drogas, autores de furtos ou roubos, receptação de objetos roubados ou furtados, veículos roubados ou furta-dos ou saiba a localização de pessoas procuradas pela justiça, pode denunciar a PM pelo 190 ou pelo telefone (48) 3529-0410”, comenta o Capitão Luiz Paulo Fernandes, comandante da Polícia Militar de Sombrio.

Cresce o número de maconha e crack apreendidos As drogas têm se mostrado um grande problema para a Polícia Militar, pois junto a elas, cresce o número de furtos e roubos, já que os usuários trocam objetos furtados ou roubados por drogas. Em cinco anos, a quantidade de maconha apreendida pela Polícia Militar nos municípios da região de Sombrio teve um aumento assustador de 1.613%. De 2012 a 2017, a quantidade de maconha apreendida cresceu ano após ano.A quantidade de pedras de crack apreendidas pela PM também apresentou um crescimento alarmante no período de cinco anos. Em 2012, foram apreendidas 78 pedras de crack. Já em 2017, foram recolhidas 754.A Polícia Militar vem combatendo o tráfico de drogas na região e aliado a repressão nas ruas, também desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, conscientizando também os pais e responsáveis para estarem atentos ao comportamento de seus filhos, evitando que entrem no mundo das drogas.

Menos veículos furtados e maisveículos recuperadosO balanço feito pela PM mostra que em 2017, os furtos de veículos tiveram uma queda expressiva de 37% em relação ao ano anterior, sendo o segundo melhor desempenho nos últimos cinco anos.Ainda em comparação aos anos anteriores, a Polícia Militar nos municípios de Som-brio, Balneário Gaivota, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Praia Grande nunca recuperou tantos veículos com registro de furto/roubo como em 2017.Em 2016, houve 27 veículos furtados na região e a recuperação de 47. Já no ano de 2017, esse número caiu para 17 veículos furtados e o número de veículos recu-perados subiu para 50.Os números positivos são reflexos da atuação da Polícia Militar em blitz e no policia-mento ostensivo coibindo o furto de veículos e a circulação de carros roubados ou furtados, sendo a PM da região responsável pela recuperação de diversos veículos roubados e furtados em outras regiões e que por aqui circulavam.Por isso, a PM também conscientiza para que as pessoas não divulguem locais onde possam haver blitzs. “Você pode estar ajudando um criminoso a fugir da Polícia Militar. Poderia ser o ser o seu carro ou moto roubada que a Polícia poderia recuperar”, comenta o comandante Luiz Paulo.

Segurança

Baln. Arroio do Silva

Maracajá

Estatísticas

A Polícia Militar divulgou as estatísticas do trabalho realizado em 2017 na região, e os números são bastante positivos. Com uma atuação frequente e intensa, apreensões, operações, policiamento ostensivo e trabalho conjunto da população resultaram em mais segurança para

quem mora e transita na região. Acompanhe os números.

Em 2017, a Polícia Militar realizou uma série de ati-vidades preventivas e repressivas contra a criminalidade na cidade de Balneário Arroio do Silva. O resultado não poderia ser outro: uma extraordinária redução das ocor-rências de roubo e furto na cidade.

Analisando os números do ano que passou, constata--se que houve uma redução de 42% dos furtos e 36% dos roubos em relação ao ano anterior. Em 2016 ocorreram 275 furtos, e em 2017 foram 159. Em relação aos assaltos, em 2016 ocorreram 39, e em 2017 esse número caiu para 25.

“Essa redução é fruto de um amplo trabalho pre-ventivo e repressivo contra os crimes, contravenções e irregularidades de trânsito. Na esfera da prevenção, são realizadas no município rondas preventivas nas escolas, comércios e patrulhamento diário nos bairros da cidade. Na esfera da repressão, são realizadas operações policiais constantes, com bastante abordagens de indivíduos em atitude suspeita, o que resulta na apreensão de drogas, armas e prisões de criminosos procurados pela Justiça. Por fim, também destacamos o apoio da comunidade, que atua através do Conseg, da prefeitura municipal, e uma boa parceria com a Polícia Civil da cidade”, declarou o comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, capitão Diego Schwartz.

Também a Polícia Militar de Maracajá realizou uma variedade de atividades preven-tivas e fiscalizatórias na cidade. O resultado apresentado ao final de 2017 mostra o sucesso desse trabalho.

Analisando os números de 2017, é pos-sível ver a extraordinária redução de 78% de ocorrências de roubos em relação ao ano anterior. Em 2016 ocorreram 32 assaltos, e em 2017 foram apenas sete. Não houve ocorrência de roubo nos meses de fevereiro, maio, julho, agosto, novembro e dezembro.

O comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, capitão Diego Schwartz, atribui essa acentuada queda aos às operações policiais realizadas todos os dias, também ao efetivo policial completo na cidade e dedicação dos policiais militares. Ressalta-se também, o apoio do município na doação de uma viatu-ra, a participação da comunidade através do Conseg e a boa relação com a Polícia Civil da cidade.

Na madrugada de quarta--feira, por volta das 21h14min, o Corpo de Bombeiros de Sombrio foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio em uma casa aban-donada na Travessa Eugênio Vicente Claudino, esquina com BR 101, Centro, Som-brio. A casa de madeira ficava localizada ao fundo de uma residência que já tinha sido queimada em 2017. Para que a chamas não atingissem outras residências os bombeiros agi-ram rápido para acabar com as chamas. A casa foi totalmente consumida e foram usados 3000 litros de água do cami-nhão no combate e rescaldo.

A casa queimada foi mo-tivo de uma reportagem de denúncia do Correio do Sul no mês de dezembro de 2017, quando foi relatado nas pági-nas do jornal a indignação e insegurança que passavam os vizinhos da propriedade.

Entenda o casoEm 2016, uma casa loca-

lizada na margem da BR-101, Centro de Sombrio, foi incen-diada e destruída. Na época, a residência já estava sendo usada por moradores de rua e

usuários de drogas. Mas após a destruição parcial da edifi-cação, ficando de pé apenas as paredes e parte do telhado, a situação está insustentável.

Os moradores Darci dos Santos Figueira e Marcio da Silva Rodrigues, acionavam a Polícia, que sempre vai até o local e faz rondas, resolven-do o problema por algumas horas. Mas como o transtor-no continua, os moradores chamaram a reportagem para mostrar a triste realidade do local, que estava sendo usado como um point do submundo. Segundo os moradores, ali acontecia o uso de drogas, prostituição e furto nas resi-dências próximas, além de grande quantidade de lixo largado, bagunça durante a madrugada gerando pertur-bação e a grande sensação de insegurança.

Mesmo com a destruição da casa por causas ainda des-conhecidas, o local continuará sendo um problema para os moradores já que pátio dá acesso às margens do Rio da Laje e as pontes da BR-101, tornando o local verdadei-ro labirinto, alvo fácil para marginais se esconderem e fugirem caso seja necessário.

SombrioÍndices da PM apontam bom trabalho11Segurança Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

Baln. Arroio do Silva

Maracajá

Casa de tráfico dedrogas e prostituição

é incendiada

*PARCELAS À PARTIR DE R$ 458,89

CONSÓRCIOS PARA IMÓVEIS

INVISTA NOS SEUS PROJETOS DE FORMA ECONÔMICA E SEGURA

www.consorciomenegalli.com.br

Estatísticas

A Polícia Militar divulgou as estatísticas do trabalho realizado em 2017 na região, e os números são bastante positivos. Com uma atuação frequente e intensa, apreensões, operações, policiamento ostensivo e trabalho conjunto da população resultaram em mais segurança para

quem mora e transita na região. Acompanhe os números.

12 PublicidadeJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 201814 PublicidadeJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 25 de Agosto de 2017

Av. Papa João XXIII, 438, Parque das Avenidas, Sombrio - SC

13Segurança Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

Jéssica é encontrada pela família

Usuário de drogas tenta matar homem

A família da estudante do Caic de Araranguá e moradora de Balneário Arroio do Silva, Jéssica Braun Berto, de 15 anos, desaparecida desde a úl-tima segunda-feira, descobriu o paradeiro da jovem na noite desta quarta-feira. Segundo a mãe de Jéssica, Juciane Mateus Braun, ela e o marido, Mateus Adão Berto, irão buscar a jo-vem na cidade de Gaspar, onde

Por volta das 18 horas des-ta quinta-feira, uma tentativa de homicídio foi registrada no bairro Barranca, em Araran-guá. A vítima é Fernando Be-cker, de 29 anos, que após levar um tiro no ombro, foi socorrida por populares e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimen-to (UPA) de Araranguá.

Após dar entrada na UPA, a Polícia Militar foi acionada e imediatamente iniciou rondas, com intuito de localizar o autor do crime. Reginaldo Jacobs foi visualizado em seu carro, um Gol, de cor prata, em desloca-mento pela localidade de Sanga do Marco, em Araranguá e a PM iniciou uma perseguição, sendo que Reginaldo fugiu

Na m a n h ã d e terça-feira, por volta das 7 ho-

ras, populares encontraram um veículo incendiado na comunidade de Volta Curta,

ela está hospedada.Jéssica fugiu de casa na

segunda-feira e na terça-feira, pegou ônibus na Rodoviária de Araranguá, com destino a Blumenau, cidade vizinha de Gaspar. Na manhã de quarta--feira, o caso ganhou reper-cussão nas redes sociais e na imprensa local e a mãe conse-guiu as primeiras informações do possível paradeiro da filha, através de amigas, que haviam conversado com Jéssica antes da fuga.

em alta velocidade. Ainda na Sanga do Marco, o autor do crime largou seu veículo em um sítio e correu em meio a uma plantação de arroz. Poli-ciais da Rocam encontraram Reginaldo em meio a um valo, o prenderam e o encaminharam à Central de Plantão Policial (CPP) de Araranguá para os procedimentos cabíveis. A arma utilizada no crime não foi localizada.

Na CPP, o marginal foi autuado em flagrante pelo delegado Vandilson Moreira da Silva, por tentativa de homi-cídio qualificado. A autoridade policial acredita que a motiva-ção do crime seja devido a um acerto de contas, por dívida de drogas. Reginaldo contou ao delegado que comprou droga de Fernando há algum tempo e

na beira Rio, em Araranguá. O fogo consumiu totalmente o carro, um Corsa Classic, de cor verde, com placas de São Leopoldo(RS) e com registro de furto no estado gaúcho, restando apenas lataria e chassi.

Nesta quinta-feira, a Di-

Na noite de quarta-feira, o irmão de Jéssica descobriu no Messenger da jovem, que ela havia fugido para encon-trar com o namorado, um ano mais velho que ela e morador de Gaspar. Nas mensagens, o irmão encontrou o telefone do rapaz e a família conseguiu contato com a jovem, com o namorado e com a família dele. “Ela não vai ficar lá, eu me meu marido vamos para lá, terminar de resolver esta situação”, disse Juciane.

não pagou. Segundo o atirador, a vítima o ameaçou de morte e por este motivo ele foi até a casa onde ocorreu o crime e disparou várias vezes contra Fernando, possivelmente com um revólver. Reginaldo estava bastante alterado, sob efeito de drogas e não conseguiu esclarecer quantos disparos efetuou contra Fernando, sendo que um deles acertou o ombro da vítima.

Os delegados Vandilson e Marlon Bosse, técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP), agentes da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Araranguá e da CPP foram até a casa onde ocorreram os disparos e a perícia localizou um projétil e uma porção de crack, próximos ao portão da residência.

visão de Investigação Cri-minal (DIC) de Araranguá recebeu a informação de que o carro pertencia ao pai de santo Gelson Daniel Soa-res, de 53 anos, morador de Tramandaí (RS), que estava desaparecido desde o dia 1º. De acordo com informações

Gislaine Fontoura

Arroio do Silva

Gislaine Fontoura

Araranguá

Gislaine Fontoura

Araranguá

Brutal

Veículo incendiado erade vítima de homicídio no RS

da Rádio Gaúcha, familia-res de Gelson, registraram um Boletim de Ocorrência (BO), informando o desapa-recimento, na madrugada do dia 3. No BO, os familiares relataram que o pai de santo iria se encontrar com eles na beira-mar, depois de passar em um mercado para com-prar bebidas e desde então, não foi mais visto, bem como seu carro.

Na manhã do dia 5, a Polícia Civil gaúcha confir-

mou que o corpo localizado no dia 4, no Balneário Tia-rajú, em Tramandaí, era de Gelson. O cadáver do pai de santo foi encontrado por um popular e o delegado Paulo Perez, responsável pela in-vestigação, acredita, devido ao estado de decomposição do corpo, que a morte dele tenha acontecido ainda no dia em que ele desapareceu. Segundo informações da Polícia Civil do RS, para a Rádio Gaúcha, o homem foi

assassinado a tiros.Ontem investigadores

da DIC de Araranguá foram até o local onde o veículo da vítima foi encontrado e realizaram diligências, com o intuito de levantar informa-ções, que possam ser repas-sadas a Polícia Civil do RS. “A DIC foi fazer diligências no local dos fatos para tentar levantar alguma informação e alguma vinculação entre os fatos”, declarou o delegado Marlon Bosse.

13Segurança Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

Jéssica é encontrada pela família

Usuário de drogas tenta matar homem

A família da estudante do Caic de Araranguá e moradora de Balneário Arroio do Silva, Jéssica Braun Berto, de 15 anos, desaparecida desde a úl-tima segunda-feira, descobriu o paradeiro da jovem na noite desta quarta-feira. Segundo a mãe de Jéssica, Juciane Mateus Braun, ela e o marido, Mateus Adão Berto, irão buscar a jo-vem na cidade de Gaspar, onde

Por volta das 18 horas des-ta quinta-feira, uma tentativa de homicídio foi registrada no bairro Barranca, em Araran-guá. A vítima é Fernando Be-cker, de 29 anos, que após levar um tiro no ombro, foi socorrida por populares e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimen-to (UPA) de Araranguá.

Após dar entrada na UPA, a Polícia Militar foi acionada e imediatamente iniciou rondas, com intuito de localizar o autor do crime. Reginaldo Jacobs foi visualizado em seu carro, um Gol, de cor prata, em desloca-mento pela localidade de Sanga do Marco, em Araranguá e a PM iniciou uma perseguição, sendo que Reginaldo fugiu

Na m a n h ã d e terça-feira, por volta das 7 ho-

ras, populares encontraram um veículo incendiado na comunidade de Volta Curta,

ela está hospedada.Jéssica fugiu de casa na

segunda-feira e na terça-feira, pegou ônibus na Rodoviária de Araranguá, com destino a Blumenau, cidade vizinha de Gaspar. Na manhã de quarta--feira, o caso ganhou reper-cussão nas redes sociais e na imprensa local e a mãe conse-guiu as primeiras informações do possível paradeiro da filha, através de amigas, que haviam conversado com Jéssica antes da fuga.

em alta velocidade. Ainda na Sanga do Marco, o autor do crime largou seu veículo em um sítio e correu em meio a uma plantação de arroz. Poli-ciais da Rocam encontraram Reginaldo em meio a um valo, o prenderam e o encaminharam à Central de Plantão Policial (CPP) de Araranguá para os procedimentos cabíveis. A arma utilizada no crime não foi localizada.

Na CPP, o marginal foi autuado em flagrante pelo delegado Vandilson Moreira da Silva, por tentativa de homi-cídio qualificado. A autoridade policial acredita que a motiva-ção do crime seja devido a um acerto de contas, por dívida de drogas. Reginaldo contou ao delegado que comprou droga de Fernando há algum tempo e

na beira Rio, em Araranguá. O fogo consumiu totalmente o carro, um Corsa Classic, de cor verde, com placas de São Leopoldo(RS) e com registro de furto no estado gaúcho, restando apenas lataria e chassi.

Nesta quinta-feira, a Di-

Na noite de quarta-feira, o irmão de Jéssica descobriu no Messenger da jovem, que ela havia fugido para encon-trar com o namorado, um ano mais velho que ela e morador de Gaspar. Nas mensagens, o irmão encontrou o telefone do rapaz e a família conseguiu contato com a jovem, com o namorado e com a família dele. “Ela não vai ficar lá, eu me meu marido vamos para lá, terminar de resolver esta situação”, disse Juciane.

não pagou. Segundo o atirador, a vítima o ameaçou de morte e por este motivo ele foi até a casa onde ocorreu o crime e disparou várias vezes contra Fernando, possivelmente com um revólver. Reginaldo estava bastante alterado, sob efeito de drogas e não conseguiu esclarecer quantos disparos efetuou contra Fernando, sendo que um deles acertou o ombro da vítima.

Os delegados Vandilson e Marlon Bosse, técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP), agentes da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Araranguá e da CPP foram até a casa onde ocorreram os disparos e a perícia localizou um projétil e uma porção de crack, próximos ao portão da residência.

visão de Investigação Cri-minal (DIC) de Araranguá recebeu a informação de que o carro pertencia ao pai de santo Gelson Daniel Soa-res, de 53 anos, morador de Tramandaí (RS), que estava desaparecido desde o dia 1º. De acordo com informações

Gislaine Fontoura

Arroio do Silva

Gislaine Fontoura

Araranguá

Gislaine Fontoura

Araranguá

Brutal

Veículo incendiado erade vítima de homicídio no RS

da Rádio Gaúcha, familia-res de Gelson, registraram um Boletim de Ocorrência (BO), informando o desapa-recimento, na madrugada do dia 3. No BO, os familiares relataram que o pai de santo iria se encontrar com eles na beira-mar, depois de passar em um mercado para com-prar bebidas e desde então, não foi mais visto, bem como seu carro.

Na manhã do dia 5, a Polícia Civil gaúcha confir-

mou que o corpo localizado no dia 4, no Balneário Tia-rajú, em Tramandaí, era de Gelson. O cadáver do pai de santo foi encontrado por um popular e o delegado Paulo Perez, responsável pela in-vestigação, acredita, devido ao estado de decomposição do corpo, que a morte dele tenha acontecido ainda no dia em que ele desapareceu. Segundo informações da Polícia Civil do RS, para a Rádio Gaúcha, o homem foi

assassinado a tiros.Ontem investigadores

da DIC de Araranguá foram até o local onde o veículo da vítima foi encontrado e realizaram diligências, com o intuito de levantar informa-ções, que possam ser repas-sadas a Polícia Civil do RS. “A DIC foi fazer diligências no local dos fatos para tentar levantar alguma informação e alguma vinculação entre os fatos”, declarou o delegado Marlon Bosse.

14 PublicidadeJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

14 PublicidadeJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018 15Publicidade Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

16 GeralJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

EDITAL DE INTIMAÇÃO

ARLINDO EDÍLIO DA ROSA, Titular do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS desta Comarca de Sombrio, situado na Av. Nereu Ramos, 1300 - Fone (48) 3533-0318 - CEP 88960-000, atendimento das 08:00h - 12:00h e 14:00h - 18:00h, faz saber na forma da Lei aos que o presente EDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal de 03 (três) dias úteis, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomar conhecimento, os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados. Ficam esclarecidos, também, de que nesse mesmo prazo poderão apresentar resposta escrita, que não impedirá a lavratura do protesto.

PROT. .......................................................APRESENTANTE / CNPJ DEVEDOR / CNPJ

Prot: 165053; Devedor(es): JOYCE PIZZOLO PEREIRA - 006.763.809-05 e JOYCE PIZZOLO PEREIRA - ME - 11.048.267/0001-75, End: Rua Santo Antonio, 655, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-MULTA ATR. DECL.; Sac: FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-MULTA ATR. DECL.; Tit: 00617005601 ; Apr: PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 4.797,76 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 58,08. Apontamento R$ 17,00 - Selo R$ 1,90 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 34,00 - Condução R$ 7,08

- Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 58,08.

Prot: 165079; Devedor(es): ODAVAN INDUSTRIA DE PARTES PARA CALCADOS LTDA - 12.161.209/0001-16, End: Rua G, 41, Balneario Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-CLT; Sac: FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-CLT; Tit: 91516003361 ; Apr: PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 3.520,75 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 80,46. Apontamento R$ 17,00 - Selo R$ 1,90 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência

R$ 52,20 - Condução R$ 11,26 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 80,46.

Prot: 165103; Devedor(es): VILMAR LEAL - 648.992.259-20, End: Estrada Geral, S/N, Balneario Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-MULTA CRIMINAL/J; Sac: FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-MULTA CRIMINAL/J; Tit: 91617003128 ; Apr: PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 2.667,30 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 97,64. Apontamento R$ 17,00 - Selo R$ 1,90 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência

R$ 52,20 - Condução R$ 28,44 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 97,64.

Certifico, para os devidos fins, que o presente edital foi afixado no mural da serventia em: 12/01/2018.

Sombrio - SC, 12/01/2018ARLI ANTONIO SOUZA DA ROSA

Escrevente Substituto

ESTADO DE SANTA CATARINAMUNICÍPIO DE TURVO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2018-PMT

O Município de Turvo-SC torna público que encontram-se abertas às inscrições do Processo Seletivo, para o preenchimento de vagas e cadastro de reserva de profissionais para respectivos cargos na

Secretaria Municipal de Obras e Agricultura.Inscrições: As inscrições serão somente Online, através do site www.processosseletivos.com.br/turvo entre os dias 15.01.2018 a 24.01.2018. O período de validação das inscrições será de 23 a 25.01.2018, das 08.00 h as 11:00h e das 14:00h as 16:30h na Prefeitura Municipal de Turvo, situada

na Rua Nereu Ramos, 609 – Centro , Turvo SC.O edital completo encontra-se disponível nos endereços eletrônicos: www.turvo.sc.gov.br e www.

processosseletivos.com.br/turvo.

Turvo (SC), 12 de janeiro de 2018.

ROBERTO CARLOS PATELPresidente da Comissão de Processo Seletivo

ESTADO DE SANTA CATARINAMUNICÍPIO DE SOMBRIO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº. 001/2018PROCESSO SELETIVO - EDITAL 001/2016 (SAÚDE)

Pelo presente Edital, O PREFEITO MUNICIPAL DE SOMBRIO - SC, Senhor. Zênio Cardoso, vem a público convocar o candidato aprovado no Processo Seletivo – 001/2016, (SAUDE), abaixo relacionado, sendo que o referido candidato deverá apresentar-se no prazo de 10 (dez) dias, no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Sombrio, munidos dos documentos exigidos pelo Edital de Processo Seletivo Edital nº. 001/2016, (Saúde), para contratação imediata:

DISCIPLINA: 15 - FISIOTERAPEUTA

Nome do Candidato Classificação Bruna Couto Goulart 2º

Município de Sombrio- SC 11 de janeiro de 2018.

Zênio Cardoso Prefeito Municipal

17Publicidade Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

Praiano de Areia entre para segunda rodada

Balneário Gaivota

Arroio do Silva

03-11-26-32-33-4911-23-24-33-38-47

CONCURSO 1.742

DUPLA SENA11/01

29-37-52-54-59

CONCURSO 4.5178

QUINA11/01

Dois campeonatos de vôlei estão movimentando os espaços esportivos do município de Balneário Ar-roio do Silva. Nas segundas e quartas-feiras acontece os jogos do 11º Campeonato Praiano de Vôlei na Pra-ça Central. A competição envolve 13 equipes e os jogos iniciam a partir das 20h30min.

Já na Praça da Terceira Idade acontece o 4º Campe-onato 4x4 de Vôlei de Areia. O evento esportivo conta com 17 equipes participan-tes e os jogos acontecem nas terças e quintas-feiras a partir das 20h.

As competições são re-alizadas pela Administração Municipal e tem a organiza-ção do professor Beto. Todos estão convidados para acom-panhar e prestigiar os jogos.

Na estreia da com-p e t i ç ã o foram 14 par t idas

realizadas, com as categorias de base, livre na primeira e segunda divisão e também no Master e Veterano.

A abertura contou com 5 partidas, destaque para a parti-da entre Madeireira Pacheco,

campeão da 2ª Divisão em 2017, contra o E. C Latão, atual campeão do Livre da 1ª Divi-são. A partida encerrou com a vitória por 3 a 0 da Madeireira Pacheco.

Na manhã de domingo quatro partidas deram início a categoria de base, destaque para partida do Galácticos, time comandado por Ewerton Barcellos, na categoria sub 16 venceu pelo placar de 4 a 0 a equipe do Efaa Torres.

Campeonatos de Vôlei de Verãoenvolvem 30 equipes em Arroio do Silva

Durante a tarde, foram realizadas 5 partidas que en-cerraram a primeira rodada da competição. Os dois jogos pela primeira divisão terminaram com empate de 1 a 1. 6 Caneco x Made In Japa e Off Bier X Família Leandro que somaram o primeiro ponto na chave.

Para este fi nal de semana serão mais 14 jogos. Na sábado às 14h45min Boa Esperança enfrenta o Chikungunya. Logo após Hey Pai F.C x 6 Caneco/

SombraRio. No terceiro jogo da tarde pela categoria Master (jogadores acima de 40 anos) estreiam o Impressão Digital e Coruja E.C.

As 17h30min pela pri-meira divisão, E.C Latão x

Off Bier. Fechando os jogos de sábado, Amigos da Boa Esperança x Independente.

Domingo pela manhã a rodada inicia às 9 horas com os jogos da categoria de base, sub 12, sub 14 e Sub 16.

À tarde cinco jogos fi-nalizam a segunda rodada do Praiano de Areia com exce-lentes partidas que iniciam as 14h45min e seguem até às 20 horas, podendo acompanhar as partidas na Arena Onda Azul.

Praiano de Areia entre para segunda rodada

Balneário Gaivota

Arroio do Silva

03-11-26-32-33-4911-23-24-33-38-47

CONCURSO 1.742

DUPLA SENA11/01

29-37-52-54-59

CONCURSO 4.5178

QUINA11/01

Dois campeonatos de vôlei estão movimentando os espaços esportivos do município de Balneário Ar-roio do Silva. Nas segundas e quartas-feiras acontece os jogos do 11º Campeonato Praiano de Vôlei na Pra-ça Central. A competição envolve 13 equipes e os jogos iniciam a partir das 20h30min.

Já na Praça da Terceira Idade acontece o 4º Campe-onato 4x4 de Vôlei de Areia. O evento esportivo conta com 17 equipes participan-tes e os jogos acontecem nas terças e quintas-feiras a partir das 20h.

As competições são re-alizadas pela Administração Municipal e tem a organiza-ção do professor Beto. Todos estão convidados para acom-panhar e prestigiar os jogos.

Na estreia da com-p e t i ç ã o foram 14 par t idas

realizadas, com as categorias de base, livre na primeira e segunda divisão e também no Master e Veterano.

A abertura contou com 5 partidas, destaque para a parti-da entre Madeireira Pacheco,

campeão da 2ª Divisão em 2017, contra o E. C Latão, atual campeão do Livre da 1ª Divi-são. A partida encerrou com a vitória por 3 a 0 da Madeireira Pacheco.

Na manhã de domingo quatro partidas deram início a categoria de base, destaque para partida do Galácticos, time comandado por Ewerton Barcellos, na categoria sub 16 venceu pelo placar de 4 a 0 a equipe do Efaa Torres.

Campeonatos de Vôlei de Verãoenvolvem 30 equipes em Arroio do Silva

Durante a tarde, foram realizadas 5 partidas que en-cerraram a primeira rodada da competição. Os dois jogos pela primeira divisão terminaram com empate de 1 a 1. 6 Caneco x Made In Japa e Off Bier X Família Leandro que somaram o primeiro ponto na chave.

Para este fi nal de semana serão mais 14 jogos. Na sábado às 14h45min Boa Esperança enfrenta o Chikungunya. Logo após Hey Pai F.C x 6 Caneco/

SombraRio. No terceiro jogo da tarde pela categoria Master (jogadores acima de 40 anos) estreiam o Impressão Digital e Coruja E.C.

As 17h30min pela pri-meira divisão, E.C Latão x

Off Bier. Fechando os jogos de sábado, Amigos da Boa Esperança x Independente.

Domingo pela manhã a rodada inicia às 9 horas com os jogos da categoria de base, sub 12, sub 14 e Sub 16.

À tarde cinco jogos fi-nalizam a segunda rodada do Praiano de Areia com exce-lentes partidas que iniciam as 14h45min e seguem até às 20 horas, podendo acompanhar as partidas na Arena Onda Azul.

Domingo de futebol e festa nasareias da Praia da Caçamba

Arroio do Silva

19Esporte Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018

Domingo é dia de mais uma r o d a d a do cam-

peonato de futebol praiano da Praia da Caçamba. Seis jogos estão marcados para esta ro-dada deste domingo. Esta é

a terceira rodada da primeira fase de classificação.

Às 14h jogam Rio Bran-co/Turvo x Tubinho/Granjas Edilson. A equipe de Turvo ainda não venceu, já o Tu-binho ganhou uma e perdeu outra. Às 15h jogam Turfa Fértil x Colona FC. A equipe da Turfa ganhou uma e per-deu outra já a Colona venceu

as duas. Às 16h jogam San-drinos Mercearia/UFC x Céu Azul, esse jogo vai reeditar a final do ano passado, o UFC está com duas vitorias já o Céu Azul está com um empate e uma derrota.

Às 17h jogam Manos Esportes x Paraíso do Sul/Vimoendo. A equipe do Ma-nos ganhou as duas partidas,

já o Vimoendo ganhou uma e perdeu outra. Às 18h jogam Família Futebol Clube x Areias FC, a equipe Família ganhou uma e perdeu a outra, assim como o Areias. Às 19h jogam Unidos da Colona x Lacticínios Veneza, o Unidos ganhou uma e perdeu a outra já o Veneza perdeu as duas.

A 9º edição deste cam-peonato, está mais uma vez sendo coordenada pelo Gila Borges, e tem o apoio da Administração Municipal do Arroio do Silva, Big Bom Sorvetes, Palácio das Co-res, Jazida RBS, Funerária Santa Terezinha, Amilton Materiais de Construções, Panificadora Paladar, FVA e Bar do Joelson.

Paramotor e Voleibol

Além dos jogos, ao lado do campo, haverá o 1º En-contro de Paramotores que terá a realização da Asso-ciação Sul Brasileira de Paramotor. Espera-se um

grande público e amantes do paramotor. O encontro começa no sábado e vai até o domingo, mesmo dia da ro-dada do campeonato praiano

de futebol. Ainda no mesmo dia, haverá um torneio de voleibol na quadra de vôlei em frente à Arena de jogos na Praia da Caçamba.

SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 12, 13 E 14 DE JANEIRO DE 2018