jornal destak - edição nº 105

8
FOTO GIRODAGALERA.COM.BR RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR Pantano Grande decreta situação de emergência Pantano Grande e Rio Pardo 13 de Janeiro de 2012 Ano 04 Edição nº 105 CARNAVAL DE RUA JÁ TEM DATAS DEFINIDAS ESTIAGEM | PÁG. 03 PÁG. 05 Pantanense lança livro na área da Educação PANTANO GRANDE | PÁG. 04 Voluntários da Escolinha já pensam na Temporada 2012 PANTANO GRANDE | PÁG. 02 Concurso Garota VICCMC será em abril PANTANO GRANDE | PÁG. 02 Eventos de Verão vão agitar os balneários PANTANO GRANDE | PÁG. 08

Upload: jornal-destak

Post on 22-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Destak - Sexta-feira,13 de Janeiro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Destak - Edição nº 105

FOTO

GIR

OD

AG

ALE

RA

.CO

M.B

RRE

CICL

E A

INFO

RMA

ÇÃO

: PA

SSE

ESTE

JO

RNA

L PA

RA O

UTR

O L

EITO

R

Pantano Grandedecreta situação de emergênciaPantano Grande e Rio Pardo

13 de Janeiro de 2012Ano 04Edição nº 105

CARNAVAL DE RUA JÁ TEM DATAS DEFINIDAS

ESTIAGEM | PÁG. 03

PÁG. 05

Pantanense lança livro na área da Educação

PANTANO GRANDE | PÁG. 04

Voluntários da Escolinha já pensam na Temporada 2012

PANTANO GRANDE | PÁG. 02

Concurso Garota VICCMC será em abril

PANTANO GRANDE | PÁG. 02

Eventos de Verão vão agitar os balneários

PANTANO GRANDE | PÁG. 08

Page 2: Jornal Destak - Edição nº 105

O Destak não se responsabiliza por matérias assinadas, as mesmas não repre-sentam a opinião do jornal. O conteúdo de todos os anúncios aqui publicados é de total

responsabilidade de seus anunciantes.CNPJ: 10.711.932/0001-04ACIPANTANO GRANDE

ASSOCIADO AEXPEDIENTE: Diretor Geral: Cleber Martins Edição de Arte: 2S Comunicação Publicidade: Rodileine Souza Reportagens: Destak, Lucas Carlos e colaboradores Circulação: Pantano Grande e região Endereço: Rua Dom João VI, 13 - Centro Pantano Grande/RS - CEP: 96690-000 Impressão: Editora e Gráfica Progresso E-mail: [email protected] Site Oficial: www.destakonline.com.br

Para anunciar ou falar com a nossa redação ligue:

(51) [email protected]

Pantano Grande e Rio Pardo | 13 de Janeiro de 2012P.02 GERAL

Um dos Concursos de beleza mais tradicionais de Pantano Grande chega a sua 26ª edição este ano. Es-tamos falando do Concurso Garota VICCMC que mais uma vez será realizado na Sociedade Recreativa Ami-gos de Pantano Grande (SO-RAPAG).

Neste ano a festa será rea-lizada no dia 07 de abril, sá-bado, na festa de Páscoa. As inscrições de candidatas se-rão feitas com as vencedo-ras do concurso de 2011(Jes-siane Jardim dos Santos, Kelly Salgueiro Menezes e Kerolayne de Faveri Theo-doro). Poderão participar do concurso garotas soltei-

Concurso Garota VICCMC 2012 será realizado em abril

ras, residentes no municí-pio há mais de seis meses e com idades entre 13 anos e 16 anos.

Segundo Vanderli de Souza, promotor do evento desde sua primeira edição, o Concurso Garota VICCMC dá oportunidade para que as garotas sejam apresenta-das a sociedade pantanen-se. “Nosso concurso abre portas para que as candida-tas possam ingressar numa carreira de modelo e até mesmo participar de outros eventos de beleza, como Rainha do Município e da ACI/CDL”, destaca Souza.

Para comandar a Festa deste ano foi contratada a

Sonorização Anjos do Som, com Nova Estrutura de Som e Luzes. Haverá também a distribuição de chocolates e

O ano de 2011 foi exce-lente para a Escolinha de Futebol Pantano Grande. Após os títulos de Campeão do Interior do Rio Gran-de do Sul, no Campeonato Genoma Colorado, Vice--Campeão do Campeonato Estadual Genoma Colora-do e o titulo de Campeão Brasileiro da Taça Brasil de Genomas colorados que foi realizado em Dezembro, os coordenadores da Esco-linha de Futebol Pantano Grande já preparam a tem-porada 2012.

Segundo o Vice Presiden-te da Escolinha de Futebol, Gerson Moreira Prates, é preciso continuar pensan-do grande. “Todo o empe-nho na realização da Taça

Voluntários da Escolinha já pensam na Temporada 2012

Brasil de Genoma Colorado, que colocou Pantano Gran-de no mapa dos grandes eventos esportivos, que teve como parceiro um dos maiores clubes de futebol do mundo, no caso o Sport

Club Internacional, agora temos por objetivo traba-lhar mais, para poder ofe-recer condições que outras categorias da escolinha de futebol também conquis-tem títulos importantes”

destacou Prates. Nesta semana os traba-

lhos de montagem das equi-pes tiveram início. Segundo a coordenação, em fevereiro e março será feita uma ava-liação para novos atletas, tanto nas escolas do muni-cípio como no interior de Pantano Grande. Será dada a oportunidade de participa-ção a todas as crianças e ado-lescentes, com idades entre 07 anos e 16 anos.

Também é preciso desta-car que não é cobrada ne-nhuma taxa de inscrição e nem mensalidades. As des-pesas de manutenção da es-colinha vêm de patrocínios e apoio da Secretaria Muni-cipal de Esportes e Prefeitu-ra de Pantano Grande.

brindes dos patrocinadores. Para quem curte uma boa

festa esta ai uma ótima dica para se divertir em abril.

FOTO

GIR

OD

AG

ALE

RA

GAROTA VICCMC 2011: Jessiane Jardim dos Santos.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

VOLUNTÁRIOS: parceria pelo sucesso do esporte de pantanense.

Um grupo de amigos e amantes da tradição gaú-cha participou nos dias 06, 07 e 08 de janeiro de um dos maiores encontros de Tropilhas do Rio Grande do Sul, realizado na cidade de Caçapava do Sul.

Nosso município ficou com a 5ª colocação na com-petição, colocando assim a Tropilha La Cueriada como uma das melhores do Es-tado. Com este resultado, a Tropilha pantanense foi novamente convidada para participar em março

Pantanensesparticipam de Encontro de Tropilhas

de um novo encontro, nes-ta mesma cidade.

Parabéns ao tropilhei-ro Patrício Azeredo e aos Ginetes Thales Rodrigues e Anderson Nunes por re-presentarem muito bem o nosso município nesta competição.

A equipe de laço, forma-da pelos laçadores Marcelo Azeredo, Patrício Azere-do, Adão Souza, Anderson Nunes e Thales Rodrigues também obtiveram uma excelente colocação na competição.

GINETEADAS: Tropilha La Cueriada fica com o 5º lugar.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Page 3: Jornal Destak - Edição nº 105

P.03Pantano Grande e Rio Pardo | 13 de Janeiro de 2012 GERAL

Conforme o Edital publi-cado no dia 30 de dezembro no Jornal Destak, acontece-rá nesse sábado dia 14 de ja-neiro de 2012 às 18 horas no Auditório Ericscon Roberto Raabe, na Câmara de Vere-adores uma reunião da As-sociação de Estudantes de Pantano Grande, atualmen-te comandada por Jônatas Michels Ilha (Nê). A reunião terá como pautas: Posse da nova Diretoria, Licitação entre empresas de trans-portes, Prestação de contas, e Balanço geral.

No mesmo dia os asso-ciados deverão entregar o

Associação de Estudantes tem reunião nesse sábado

Comprovante de Matrícu-la para assim receberem o auxílio. A presença dos as-sociados é obrigatória, sob pena de exclusão.

Caso o sócio não possa estar presente, ele poderá nomear uma pessoa para representá-lo, através de uma Procuração registrada em Cartório. Caso contrário receberá falta, e duas faltas consecutivas excluem o só-cio dos benefícios.

O novo Presidente que tomará posse no sábado, 14, é Mauricio Freitas, que foi eleito na última assem-bleia.

A Prefeitura Municipal de Pantano Grande decretou no último dia 10 de Janeiro, Situação de Emergência. A Prefeita Iza Raabe, assinou o decreto, que justifica que se persistirem os efeitos gerados pela frustração da safra agrícola de verão, em razão da estiagem no mu-nicípio que já dura mais de 60 dias.

A ocorrência de estiagem na área rural ocasionou a diminuição da capacidade de exploração da água, cau-

sou perdas nas lavouras de soja, arroz e milho, hortifru-tigranjeiros, na criação de gado de corte e leiteiro e afe-tou seriamente a produção de leite, ovinos e caprinos.

A Prefeitura Municipal le-vou em consideração levan-tamentos realizados pela EMATER e da Secretaria da Agricultura e Pecuária, que informaram a extensão das perdas no setor agrícola. Segundo estimativas ainda não concluídas, as perdas em Pantano Grande já ul-

trapassam os R$ 8 milhões.O Secretário da Agricul-

tura e Coordenador da De-fesa Civil de Pantano Gran-de, Cláudio Silveira da Rosa, realizou o protocolou, na quarta-feira, 11, na Defesa Civil do Estado, o Decreto do município, assim Pan-tano Grande entrou no de-creto coletivo de situação de emergência, elaborado pelo Governo do Estado. O Decreto assinado em con-junto irá abranger todas as cidades que já decretaram

emergências, as que envia-ram notificações prelimi-nares e as que podem ser prejudicadas.

Nesta quarta e quinta--feira, conforme previu a previsão do tempo, choveu em Pantano Grande, po-rém segundo especialistas a precipitação não resolve o problema da estiagem nas lavouras, já que em algu-mas culturas a chuva deve ocorrer em períodos exa-tos. Ainda segundo a Pre-visão, o tempo permanece instável nesta sexta-feira, podendo ocorrer chuvas isoladas.

No total, já são mais de 100 municípios gaúchos que decretaram situação de emergência. Esse número segundo o Governo do Es-tado sofre alteração diaria-mente, já que os problemas se agravam e a espera na chuva que amenizaria um pouco a situação não pare-ce ter solução imediata.

Ainda, segundo o Gover-no do Estado, as estimati-vas apontam que cerca de R$ 600 milhões as perdas no setor agrícola, as lavou-ras mais prejudicadas são milho e feijão.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Segundo levantamentos, perdas em Pantano já ultrapassam os 8 milhões de reais.

Pantano Grande decreta situação de emergência em decorrência da estiagem

CONVITE PARA AUDIÊNCIA

PÚBLICAA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE,

JUNTAMENTE COM O CONSELHO MUNI-CIPAL DE SAÚDE, CONVIDA A POPULA-ÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA, A SER REALIZADA NO PRÓXIMO DIA 20 DE JA-NEIRO DE 2012, ÀS 10H00MIN, NA CÂMA-RA MUNICIPAL DE VEREADORES.

ASSUNTO: APRESENTAÇÃO DO RE-LATÓRIO DE GESTÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DESTE MUNICÍPIO DE PANTANO GRANDE, REFERENTE AO 3º TRIMES-TRE DE 2011/ FINANCEIRO.

Destak entrevistará o Vice-Prefeito Cássio

Na próxima semana, o Jornal Destak continua a série de entrevistas com os possíveis candidatos ao car-go máximo no município. A primeira entrevista de 2012, trará as consideração do Vice-Prefeito Cássio Nu-

nes Soares.Considerado um poten-

cial candidato à sucessão da Prefeita Iza Raabe, Cássio falará com exclusividade ao Jornal Destak sobre o ano de 2012 e sobre seus proje-tos para o restante do ano.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Page 4: Jornal Destak - Edição nº 105

Pantano Grande e Rio Pardo | 13 de Janeiro de 2012P.04 GERAL

Saiba mais sobre a FASCEITE, inflamação da planta dos pésFisioterapeutas explicam que o problema pode surgir após dias exaustivos e dá dicas de prevenção

Ao final de dias exaustivos dores nos pés são comuns. Pode ser caso de fasceíte, uma inflamação da fáscia plan-tar, comum em pessoas entre 30 e 50 anos, e lesão mais frequente em corredores, representando 20% das lesões esportivas. Geralmente, a fasceíte começa como uma dor leve na área da planta do pé, próxima ao calcanhar que, gradualmente, fica mais intensa e severa.

São comuns relatos de dor irradiada do calcâneo (osso que forma o calcanhar) até a base dos dedos. Isso ocorre, principalmente, nos primeiros passos, quando o paciente levanta-se da cama pela manhã e durante a deambulação (marcha do dia a dia).

Entre os fatores que ocasionam dores na planta dos pés estão as alterações posturais e a diferença no comprimen-to de membros inferiores, o encurtamento dos músculos da panturrilha, a diminuição da força dos músculos flexo-res dos pés, obesidade ou súbito aumento de peso ou uso de calçados inadequados. Em relação a práticas esportivas, traumas locais e ambientais devido a erros de treinamen-to, aumento de sobrecarga e velocidade, corrida em aclives e terrenos irregulares ou alongamento insuficiente podem causar problemas.

Especialista ressaltam que cada indivíduo deve ser ana-lisado criteriosamente de modo isolado, pois demandam cuidados individualizados. Todo programa de fisioterapia para o tratamento e prevenção da fasceíte tem foco na di-minuição da dor, no equilíbrio muscular e no controle do processo inflamatório, por meio de orientações, alonga-mento e o fortalecimento dos músculos.

Dicas De Fisioterapeutas• Utilizar calçados confortáveis e que se ajustem bem ao pé. Sapatos inadequados provocam dores, desconforto e, muitas vezes, o atrito mais intenso pode originar a forma-ção de calosidades.• Alongamentos, massagens e exercícios de relaxamento utilizando uma bolinha, como a de tênis, também ajudam retirar os nós de tensão da musculatura da planta do pé.• O famoso escalda pés descansa o corpo e relaxa a mente.• De acordo com a medicina tradicional chinesa, os pés possuem pontos reflexos que representam e influenciam no funcionamento de diversos órgãos. Massagens diárias nos pés ajudam a levar bem-estar para todo o corpo.

Fonte: Bem - Estar

Aconteceu no dia 05 de janeiro de 2012 no Auditó-rio da Câmara de Vereado-res de Pantano Grande, o lançamento do livro “Ex-periências Pedagógicas De-senvolvidas no Ensino de Química” de autoria do Pro-fessor Marcelo Franco Leão. As dependências do Audi-tório estavam lotadas por familiares, amigos, colegas, autoridades e alunos.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Ricardo Pinho de Moura, foi o Chefe de Cerimônia. Na ocasião, foi lido o currículo do Pro-fessor/ Autor e um breve resumo de sua obra, além de algumas curiosidades a cerca do livro.

No uso da palavra, o Escri-tor Marcelo Franco Leão fez um discurso emocionante e cheio de agradecimentos. Fez uma homenagem espe-cial a sua família, que se-gundo ele, foi a base para a construção de seu caráter e os responsáveis por seu su-cesso profissional. Aprovei-tou também para agradecer a amigos, colegas, alunos e a todos que fizeram parte de sua caminhada.

Na ocasião, o referido autor foi homenageado. A Professora Cristina Freitas, em nome de seus amigos, falou sinceras palavras evi-denciando as virtudes que o fazem ser uma grande pessoa. Também seus ami-gos Jônatas, Davi e Nicolas cantaram algumas musicas que emocionou o autor e os presentes.

A Prefeita Municipal, Iza Raabe, em nome do povo pantanense e das muitas autoridades que se fizeram presente, parabenizou o autor por sua obra e pelo excelente profissional que foi quando lecionava no

Pantanense lança Livro na Área da Educação

Município. A Secretária de Educação e Cultura da cida-de, Rosane Raabe aprovei-tou o momento e convidou o Professor/Autor para par-ticipar da Mostra Cultural e Feira do Livro que este ano acontecerá em outubro.

Após a solenidade de lançamento, os presentes adquiriram exemplares do Livro e receberam autógra-fos do autor. Também foi oferecido aos presentes, um delicioso coquetel. A cober-tura do evento ficou a cargo do site Giro da Galera.

Sobre o autor: Marcelo Franco Leão é Professor for-mado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) em Química e Física no ano de 2006, e tem duas Espe-cializações, sendo uma em Orientação Educacional e a outra em Relações Raciais na Educação e Sociedade Brasileira. É mestrando em Psicanálise, Educação e So-ciedade pelo Instituto Supe-rior em Educação e Tecno-logia (INSET) de Cuiabá. O mesmo lecionou nas Esco-las Municipais Dario Lopes de Almeida e Machado de

Assis e na Escola Estadual Pedro Nunes de Oliveira. Em Mato Grosso, é professor da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) no curso de Engenharia de Ali-mentos. Exerce a função de tutor no curso de Licencia-tura em Química pelo IFMT, também é professor do Cen-tro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro” de Barra do Bugres.

Sobre o Livro: A obra traz relatos de experiências exi-tosas desenvolvidas pelo Professor Marcelo Franco Leão no exercício do ma-gistério no Ensino de Quí-mica. São práticas de ensi-

no ocorridas nos últimos dois anos, após sua ida para Mato Grosso, na Educação de Jovens e Adultos. Nestes escritos a importância da Química é evidenciada por esta constituir-se parte de nossas vidas. Percebe-se também, pelos relatos, que a arte de educar perpassa o ato de mediar conhecimen-tos científicos, a educação traz satisfação pessoal de-vido à aproximação com outras experiências de vida e o envolvimento afetivo que se estabelecem entre os alunos e os profissionais comprometidos com a for-mação humana.

FOTO

S G

IRO

DA

GA

LER

A

Professor Marcelo autografou os livros adquiridos durante o lançamento.

ateNÇÃo!Nos meses de janeiro e

fevereiro a Biblioteca pública Municipal e Museu Municipal erico Mário raabe só abrirão no turno da Manhã das 08 às

12 horas.

Boas Férias!

Amigos e ex-alunos prestigiaram o lançamento.

Page 5: Jornal Destak - Edição nº 105

P.05Pantano Grande e Rio Pardo | 13 de Janeiro de 2012 CARNAVAL 2012

Visão além do alcanceQuando o peregrino anunciou sua aventura, louco foi o

adjetivo mais usual que lhe deram. Quanto a sua jornada, para alguns, temerosa insanidade, ou simplesmente um ato cujas consequências desagradariam apenas ao louco, e jus-tamente por este fato, ninguém tentou impedi-lo. O que as-sustava aos outros era a rota de sua peregrinação, cujo cami-nho se compunha de pedras, espinheiros, montanhas onde se perdia a vista, e abismos aos quais os despreparados ou menos corajosos caíam pelo breu eternamente. No entanto o que os temerosos temiam era apenas uma parte de toda a saga, pois somente o peregrino tivera como olhar além de toda a jornada, para então ver que depois disto tudo existia um Vale paradisíaco, com o qual sonhara por toda sua vida.

Desfiles do Carnaval de Rua de Pantano já tem datas definidas

Um dos eventos mais aguardados do ano, o Car-naval de Rua, já tem as da-tas dos desfiles dos Blocos definidas. A SICOMTUR anunciou nesta quarta-fei-ra que os desfiles ocorrerão nos dias 18 e 20 de Feverei-ro, na Rua Papa João XXIII.

Para complementar o evento, a SICOMTUR está em tratativas com Escolas de Samba da região, para que façam suas apresenta-ções em Pantano.

Até agora, estão confir-mados os Blocos do Iruí e o Bloco da Melhor Idade

Integração Unidos da Ale-gria. O Bloco do Esporte dará a resposta se partici-pará do evento na próxima semana.

A programação completa com os horários e a ordem dos desfiles deve ser apre-sentada no início do mês de Fevereiro. Como já vem ocorrendo há 7 anos, tam-bém está confirmado mais uma edição do Carnaval Po-pular, o evento acontecerá no dia 21 de Fevereiro, com a apresentação de uma ban-da no Palanque Oficial, na Praça Central.

A coordenação da Esco-linha de Futebol Pantano Grande se reúne neste fi-nal de semana para definir sobre a participação ou não nos desfiles do carna-val 2012. O bloco do espor-te participa do carnaval há 04 anos, levando para a avenida mais de 80 inte-grantes, onde na sua maio-ria são crianças com idade até 12 anos.

A coordenação do bloco, que é a mesma que coman-da a Escolinha de Futebol, estará reunida na busca de mais parcerias para poder participar do carnaval. Se-gundo Vanderli de Souza, é preciso unir forças para

participar do carnaval, vis-to que os voluntários da escolinha estão em período de férias, após um ano can-sativo com os vários even-tos. “Estamos avaliando a participação do bloco do esporte nos desfiles deste ano. A decisão será tomada entre todos que comandam o bloco”, destacou um dos coordenadores do esporte.

O resultado da reunião, que definirá a participação do Bloco do Esporte no Car-naval 2012, será divulgado nos meios de comunicação e oficializado na Secretaria Municipal de Turismo de Pantano Grande, organiza-dor do Carnaval 2012.

Bloco do Esporte se reúne para definir sua participação no Carnaval de Rua

Blocos Carnavalescos recebem valores do Executivo Municipal

Rainha do Carnaval acontece no dia 5

A Prefeita Iza Raabe e o Secretário da SICOMTUR, Carlos Augusto entrega-ram nesta quinta-feira os valores da ajuda de custo aos blocos carnavalescos do Iruí e da Melhor Idade Inte-gração Unidos da Alegria.

Os valores repassados às Entidades foram programa-dos para auxiliar os Blocos que irão desfilar no Car-naval de Rua, nos dias 18 e 20 de Fevereiro. De posse dos valores o Presidente do Bloco Iruí, Vladimir Rosa e a Presidente do Bloco da

Faltando pouco mais de um mês para o Carnaval 2012, a Secretaria Munici-pal da Indústria, Comércio, Mineração e Turismo, anun-ciou esta semana que irá re-alizar o Concurso Rainha do Carnaval, no dia 5 de Feve-reiro, no Calçadão da Praça.

O evento que antecede os Desfiles do Carnaval de Rua 2012, já conta com as ins-crições abertas, basta que as interessadas, que irão

representar os Blocos, pro-curem as Entidades Carna-valescas participantes do Carnaval.

O evento contará com atrações que ainda serão definidas ao longo da se-mana. “Estamos preparan-do o evento, que mais uma vez ocorrerá na Praça, com acesso de toda a comuni-dade de Pantano Grande”, declarou Carlos Augusto, secretário da SICOMTUR.

Melhor Idade Integração Unidos da Alegria, Clélia Gorniski, garantem que os valores auxiliarão na aqui-sição de materiais para a confecção de fantasias e carros alegóricos.

Conforme o que se anun-cia, este ano o Bloco do Iruí, o mais tradicional em Pan-tano Grande, levará para a avenida, o carnaval basea-do nos 10 anos do Bloco. Já o Bloco da Melhor Idade, apresentará tema relacio-nado com a vida dos povos ciganos.

FOTO

AR

QU

IVO

MELHOR IDADE: eles estarão na Papa João XXIII mais uma vez.

FOTO

LU

CA

S C

AR

LOS

Blocos receberam os cheques na manhã desta quinta (11).

Quem será a sucessora da Rainha Graziele da Silva?

FOTO

LU

CA

S C

AR

LOS

Page 6: Jornal Destak - Edição nº 105

A nova voz de ‘Jammil e Uma Noites’ Nascido num ambiente bem

musical, Levi Lima não poderia ter outro destino senão a música. Bo-nito, simpático e dedicado no que diz respeito a sua profissão, o can-tor passou por diversas bandas na Bahia. E foi por suas composições que ganhou destaque.

Já conhecido entre os artistas, foi com a saída de Tuca Fernan-des do Jammil e Uma Noites, em abril de 2011, que Levi ganhou projeção nacional.

Em entrevista ao Famosidades, o atual vocalista do Jammil con-tou um pouco sobre sua carreira, sua chegada a banda, os nossos desafios e, claro, sua vida senti-mental.

Levi começou a tocar piado aos sete anos de idade, na Igreja que frequentava com sua família. Em seguida, pegou gosto pelo violão

Pantano Grande e Rio Pardo | 13 de Janeiro de 2012P.06 VARIEDADES

Áries | de 21/03 a 20/04 Um dia com fortes posicionamentos as-trológicos, caracterizando um momento especial. Amizades, grupos, arte e es-piritualidade enfatizados, bem como o trabalho. Percepção do quão próximo ou distante estão os seus sonhos da realida-de. Apoios providenciais.

Touro | de 21/04 a 20/05Vênus conjunto à Netuno: percepção das pessoas com quem há verdadeira sintonia. Um belo aspecto no céu que estimula a percepção de seus sonhos e ideais mais importantes. Realizações pro-fissionais dependem de sensibilidade, intuição, arte, transcendência.

Gêmeos | de 21/05 a 20/06Mercúrio está próximo a Plutão indi-cando revelações. Vir à tona do que era oculto. Habilidade de penetrar nos misté-rios da vida, renascendo a partir da cons-cientização. Foco em negócios e na força transformadora da inteligência aplicada com sabedoria.

Câncer | de 21/06 a 21/07Importantes contatos e notícias. Forte impacto nos relacionamentos, canceria-no. Percepção dos desejos e sentimentos que antes eram inconscientes ou repri-midos. Dissolução de fronteiras que lhe separam das pessoas. A força do destino e do mistério.

Leão | de 22/07 a 22/08Seja empático, solidário e amoroso nos relacionamentos. Mas não embarque em ilusões. Um dia especial em que pode se sentir tocado emocional e espiritualmen-te, leonino. sensibilidade, intuição. Um momento especial que não deve ser des-perdiçado. Chamado interior.

Virgem | de 23/08 a 22/09A conjunção entre Mercúrio e Plutão pede mudança de conceitos e atitudes. Supere a necessidade de controlar o que pensa e sente. Aprenda a fluir. Trans-forme-se. Dia que favorece a percepção das ilusões que você ainda insiste em perseguir.

Libra | de 23/09 a 22/10O belo aspecto no céu entre Vênus e Ne-tuno mostra o poder espiritual do amor. Fique atento à tendência às ilusões, por excesso de idealizações, de ver o que quer ver, libriano. Amor incondicional é um dos aprendizados humanos mais impor-tantes. Arte e criatividade estimuladas.

Escorpião | de 23/10 a 21/11Plutão, seu regente, está próximo à Mercúrio. Poder mental, mudança de mentalidade. Conhecimentos e contatos enfatizados. Possibilidade de mudanças no ambiente. Questões familiares de-mandam carinho e sensibilidade. Ensina-mentos emocionais.

Sagitário | de 22/11 a 21/12Excelente momento para mudar a sua relação com o dinheiro, sagitariano. Per-cepção de habilidades e conhecimentos que ainda não foram utilizados devida-mente. Momento que enaltece a sua ligação emocional e espiritual com as pessoas, nativo de Sagitário.

Capricórnio | de 22/12 a 19/01Mercúrio e Plutão estão conjuntos em seu signo. Poderosas percepções. Mo-mento que favorece uma mudança de pensamento e paradigma. Criatividade estimulada. Valorização de seus talen-tos sensíveis, inspirados, imaginativos. Recursos enfatizados.

Aquário | de 20/01 a 18/02Em seu signo ocorre a conjunção entre os planetas Vênus e Netuno, aquariano. Bençãos emocionais e espirituais. Mag-netismo que emana do coração aquaria-no. Intuição. Perceba que o amor não é um sentimento apenas. É uma manifes-tação espiritual.

Peixes | de 19/02 a 20/03Valiosas lições espirituais sobre amor e relacionamento ocorrem neste momen-to. Oportunidade de contatos com ami-gos, grupos e empresas, com realizações profissionais. A mente e o coração piscia-nos passando por desafios e transforma-ções positivas.

Horóscopo válido para esta Sexta

O que é CES 2012?A Consumer Electronics Show - a popular

“CES” - é uma das maiores feiras de tecnolo-gia do mundo, e ocorre anualmente, desde 1967, em Las Vegas, Estados Unidos. Foi nesse evento que algumas das maiores invenções tecnológicas apareceram aos olhos do públi-co pela primeira vez, como a apresentação do disco Blu-ray (2004) ou as telas OLED (2009). Algumas curiosidades interessantes também marcaram presença nos palcos da feira, como a famosa “tela azul da morte” que deu as caras em uma apresentação de Bill Gates, quando o então CEO da Microsoft exibia o Windows Me-dia Center.

Em 2012, a CES chega à sua 45ª edição reche-ada de especulações, anúncios e inovações. A Microsoft, antes mesmo de começar a feira, já chocou espectadores, anunciando formalmen-te que este ano seria sua última participação no evento, dizendo ser difícil casar datas de lançamento de seus produtos com as da feira.

VENDO CASA DE ALVENARIAVende-se casa de alvenaria, com 2 quartos,sala de estar, sala de jantar, cozinha, banheiro e área de serviço. Pátio grande e fechado. O imóvel fica localizado na Rua Olinto Pe-reira da Rosa, no Bairro Farol em Pantano Grande, (FRENTE PARA A BR 290). Aceito carro no negócio. Mais informações e contatos pelo fone: 9969-0014.

VENDE-SE CARROBARBADA: Fiesta, ano 95, ver-de metálico, 4 portas. Valor R$ 6.800,00. Vendo ou troco por carro de menor valor. Fone para contato: 9835-7597 com Gercei.

e, aos 16, já sabia que seria cantor. Ele fez faculdade de música e de composição na Universidade Fede-ral da Bahia (UFBA), mas não conse-guiu finalizar o curso, graças a sua agenda de shows.

Antes de entrar para o Jammil, em julho de 2011, o cantor passou por diversas bandas, chegando a ser ba-cking vocal do Terra Samba. Foi com a Via Circular, último grupo antes de iniciar projetos de uma carreira

solo, que a música “Palácios e Castelos” ganhou destaque e, na voz de Luan Santana, virou suces-so em todo o país.

O baiano também revelou que foi por meio de sua amizade com Manno Góes, baixista, que o convite foi feito. “Adorei todo o projeto, fiquei muito atraído e de-cidi trazer para o grupo também minhas composições. Decidimos fazer um trabalho muito rico”, declarou ao Famosidades.

Quanto a sua vida pessoal, Levi declarou estar solteiro, apesar de adorar namorar. Mas ele não fechou as portas para um grande amor e contou que, mesmo es-tando num momento bem foca-do em sua carreira, caso encontre o amor de sua vida, tudo pode acontecer!

Fonte: Famosidades.

VENDO CASAVende-se: Casa de alvenaria, com 102m2, terreno de 300m2, na Rua Getúlio Vargas, nº 499. Vila Virgí-nia. Pronta para financiar. Fones: 9848-8392 ou 9545-7670.

CANTO AO GAITEIRO MORTO | Ari PinheiroO tempo estava quieto lá fora, O véu sebruno da noite...Estendera um tapete de luto no pagoNo céu as estrelas bordavam cilentesUma colcha de luz Pra cobrir o finado

Uma ponta de tropa de nuvens ariscasEspiava de longe do lado poenteE em respeito ao defunto recolheu-se ao tranquitoMugindo sua dor nos capões do infinito

No imenso galpão do universoO patrão dos patrões ordenava os encargos-agoem a sala e acendam os candeeirosPreparem gamelas de fiambre campeiroE avisem a todos que o baile é dos bons

Num esquife de tabuas, repousa sereno...O corpo cansado do velho gaiteiroNo topo de um banco a gaita parceiraSoluça em silencio velando o seu donoNo bojo do fole se agitam segredosQuerendo saltar através dos botõesE os baixos saudosos das mãos de veludoNa quietude da noite parecem gritar

-levanta gauderio, me toma nos braços...E num jogo de fole faz traça da morteDiz... Que é só por farra outro causo malevaApenas um susto que estas a nos dar!“Mala suerte” o destino, um homem que nasceCom o dom de encantar não devia morrerE deixar na orfandade os acordes sagradosQue os palcos do pago ajudaram a nascer

Mas o rosto calado de tantos campeirosGritam outras verdades nessa noite cruel-não é mais um sonho, não foi mais um causo...

Não foi mais um susto que o velho nos deu...Se foi o gaiteiro, calou-se a cordeona.E a voz dos bugios perdeu um maestroTranqueia por certo na estrada divina Que levam as bailantas dos pagos de cima

Não mais se verão aqueles dedos ligeirosTirando do fole um gaguejar bochincheiroE as grossas pestanas sua marca sagradaFarão piruetas nos bailes do céu.

Só resta pra nos, conservar essa arteQue pra o velho afinal era quase um brinquedoE o mais chucro segredo herdado dos ancestraisÉ que a morte leva o corpo, mas a alma...A alma não morre jamaisDa ceiva de uns renascem os outrosTrazendo na estampa o entono dos taitasE os novos acordes serão gritos antigosDas almas que voltam no bufo das gaitas.

Os familiares (Maria Helena, Tuka, Lico e Kako) de Valdir Santos agradecem aos parentes e amigos que prestaram sua solidariedade e convidam para o próximo sábado dia 15/01

para a missa de 7º dia na Igreja Matriz às 19 horas.

Delícia, Delícia, assim você me mata!

Page 7: Jornal Destak - Edição nº 105

P.07Pantano Grande e Rio Pardo | 13 de Janeiro de 2012 PUBLICAÇÕES LEGAIS/GERAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PANTANO GRANDE

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DECRETO Nº 325, DE 10 DE JANEIRO DE 2012.

DECLARA EM SITUAÇÃO ANORMAL CARACTE-RIZADA COMO “SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA” NO MUNICÍPIO, AFETADA POR ESTIAGEM E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

MARIA LUIZA BERTUSSI RAABE, Prefeita Municipal de Pantano Grande, Estado do Rio Grande do Sul, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica Municipal, e pelo § 1º do Art. 7 do Decreto Fe-deral n° 7.257, de 04 de agosto de 2010 c/c a Lei 12.340, de 01 de dezembro de 2010, pela Resolução n° 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil e pelo Decreto Coletivo do Estado do Rio Grande do Sul de nº 48.782, de 09 de janeiro de 2012, publicado no Diário Oficial do Estado em 10 de janeiro de 2012, que declarou situação de emergência nas áreas afetadas por estiagem no Estado do Rio Grande do Sul;Considerando que persistem os efeitos gerados pela frustração da safra agrí-cola de verão, em razão da estiagem ocorrida no município há mais de sessen-ta dias, conforme croqui anexo ao presente Decreto;Considerando que a ocorrência de estiagem na área rural ocasionou a dimi-nuição considerável da capacidade de exploração da água, causou perdas con-sideráveis nas lavouras de soja, arroz e milho, hortifrutigranjeiros, na criação de gado de corte e leiteiro e afetou seriamente a produção de leite, ovinos e caprinos;Considerando que o levantamento da EMATER e da Secretaria da Agricultura deste Município informam grandes perdas ocorridas na agropecuária;Considerando que nas propriedades rurais está ocorrendo escassez de água nas fontes naturais e açudes, fontes estas que abastecem o consumo humano e animal, bem como está ocorrendo a escassez de água que está a afetar a armazenagem do reservatório de abastecimento de água da área urbana que já está em níveis próximo ao crítico;Considerando que como conseqüências deste desastre resultaram principal-mente os prejuízos econômicos e sociais constantes do Formulário de Avalia-ção de Danos, anexo a este Decreto;Considerando que em acordo com a Resolução nº 03 do Conselho Nacional de Defesa Civil – CONDEC, a intensidade deste desastre foi dimensionada como de nível III;Considerando que o Estado do Rio Grande do Sul, através do Governador em exercício ‘Beto Grill’, assinou no dia 09 de janeiro de 2012 o Decreto Cole-tivo de Emergência para as cidades gaúchas afetadas pela estiagem, Decreto este de nº 48.782, de 09 de janeiro de 2012;

DECRETA:Art. 1° - Fica decretada a existência de situação anormal provocada por es-tiagem e caracterizada como ‘Situação de Emergência’, em toda a área do Município de Pantano Grande;Parágrafo único. Esta situação de anormalidade afeta com maior intensida-de a área rural do Município, conforme prova documental estabelecida pelo Formulário de Avaliação de Danos e pelo Croqui da área afetada, conforme anexos a este Decreto, bem como está a afetar a armazenagem do reservatório de abastecimento de água da área urbana que já está em níveis próximo ao crítico.Art. 2°. Confirma-se à mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município, sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC e autoriza-se o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, após adaptado à situação real dessa estiagem.Art. 3º. Autoriza-se a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta aos desastres, e a realização de campanhas de arrecadação de recur-sos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.Parágrafo Único. Essas atividades serão coordenadas pela Secretaria Execu-tiva da COMDEC.Art. 4º. De acordo com o estabelecimento nos incisos XI e XXV do artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 autoriza-se as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente respon-sáveis pelas ações de resposta aos desastres, em casos de risco iminente:I – penetrar nas casas, a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo sem o consentimento do morador, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação das mesmas;II – usar da propriedade, inclusive particular, em circunstâncias que possam provocar danos ou prejuízos ou comprometer a segurança de pessoas, ins-talações, serviços e outros bens públicos ou particulares, assegurando-se ao proprietário indenização ulterior, caso o uso da propriedade provoque danos à mesma.Parágrafo único. Será responsabilizado o agente da defesa civil ou a auto-ridade administrativa que se omitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população.Art. 5º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo viger por um prazo de 90 dias.Parágrafo único. O prazo de vigência deste decreto pode ser prorrogado até completar um máximo de 180 dias.

Prefeitura Municipal de Pantano Grande, em 10 de janeiro de 2012Maria Luiza Bertussi Raabe,

Prefeita Municipal.

Cláudio Silveira da Rosa,Coordenador Municipal da Defesa Civil.

Registre-se e publique-se.Samara A. Tamboreno de Freitas,Secretária Mun. da Administração.

• O Grupo de Melhor Idade Integração, coordenado pelo Denico, realiza no próximo sábado, dia 21, mais um grande baile da Tercei-ra e Melhor Idade, no Clube SORAPAG. O grupo Brilho do Sol anima o baile a partir das 22 horas. Faça a reserva de sua mesa.

• No dia 11 de fevereiro, sábado, o Esperança Futebol Clube, da Vila Gonçalves, realiza o Baile de 48 anos de fundação da equipe do interior do município. Na ocasião terá jogo amistoso, na parte da tarde, entre os veteranos do Esperança e o Avenida, de Santa Cruz do Sul. A partir das 23 horas terá o baile de aniversário, com a Banda Motiva. Participe.

• A Sociedade Recreativa Amigos de Pantano Grande já está em ritmo de Carnaval 2012, com o início das vendas de camarotes. Os interessados nos camarotes devem entrar em contato com a dire-toria da SORAPAG. Neste ano terá apenas duas noites de folia, no sábado e na segunda-feira, com matine no domingo. A banda Pre-sença fará o carnaval de Pantano Grande.

FORMATURAMATEUS SEVERO | ODONTOLOGIA

Nesta sexta-feira, formou-se em odontologia, pela Unisc de Santa Cruz do Sul, o jovem Mateus Severo.

Mateus. Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, E

após uma longa jornada de lutas e conquistas , hoje o sonho se realiza ,Este sonho não é só teu . E sim de todos

nós. Te amamos e torcemos por ti.UMA HOMENAGEM DE TODA SUA FAMÍLIA.

PARABÉNSMARIA LUIZA DE FREITAS DIAS

Maria Luiza, completa hoje seus 15 anos. Uma data tão especial que será comemorada no dia seguinte.

MUITAS FELICIDADES!Um beijão da sua melhor amiga Shayene Malicheski, de seu

amigo Igor Vieira e demais colegas, amigos e familiares.

O município de Rio Par-do decretou Estado de Emergência devido à situ-ação anormal em parte da área rural atingida pela es-tiagem. O prejuízo na safra 2011/2012 já ultrapassa os R$ 50 milhões.

Segundo o prefeito Joni Lisboa da Rocha, a medida foi adotada em parceria com as Entidades ligadas ao meio rural, que avalia-ram a situação da agricul-tura e pecuária, atividades primárias do município. “Rio Pardo tem um vasto território ocupado pelas mais diversas culturas e os prejuízos estão se acumu-lando e as consequências para a agricultura familiar são agravantes. A Prefeitu-ra está fazendo sua parte, mas é importante que to-dos se mobilizem. Por este motivo decretamos Estado de Emergência no dia 06 de janeiro”, disse Joni Lis-boa da Rocha.

Pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Rio Pardo há o cultivo 28 mil hectares de soja. Destes,

Rio Pardo decreta Estado de Emergência

15% (4.200 ha) ainda não foram plantados e em 10% há a necessidade de replan-tio. Dos 75% plantados, a estimativa aponta prejuízo de 30%. De acordo com es-tes dados, o montante das perdas na cultura soma R$ 19,404 milhões. Com o Milho o prejuízo chega a 70%, equivalente a R$ 3,915 milhões. Além dis-to, constata-se uma dimi-nuição de área destinada à esta cultura, devido ao evento climático instala-do. O município também cultiva 4.200 hectares de fumo, sendo que a redução de produtividade apresen-tada é de 30%, o que acar-reta uma perda de R$ 15,7 milhões.

A cultura da Melancia representa 2.200 hectares plantados. A redução de produtividade deu-se em 50% com prejuízos de R$ 5,5 milhões. Com os ani-mais a estiagem também apresenta suas consequên-cias. Na pecuária leiteira a produção estimada de 60 mil litros/mês está com uma queda de 30% que se

agrava acentuadamente ao passar dos dias, estimando um prejuízo de R$ 115 mil ao mês. Com a pecuária de corte, Rio Pardo conta com um rebanho de 126 mil cabeças. A falta de água, além de causar prejuízos em pastagens cultivadas e campo nativo, acarreta prejuízo na taxa da repro-dução. Com a consequente diminuição de terneiros, também observa-se a di-ficuldade de água para os animais. Hoje o municí-pio chega a R$ 300 mil de prejuízo, que deverá será agravado, devido a falta de pastagens e grãos. Os re-sultados negativos acumu-lam-se ainda com o cultivo do arroz irrigado, com os hortifrutigranjeiros.

O prejuízo estende-se a todo o contexto socioe-conômico da subsistência familiar. O pasto está seco, os amimais estão magros e não produzem leite tan-to quanto produziam, as hortaliças estão murchas e comprometem seu con-sumo. A falta de água com-promete a rotina de vida

das próprias famílias em todo o interior que, além de não terem para os ani-mais e pastagens, também sofrem com a falta para o consumo próprio.

O Decreto autoriza a convocação de voluntários para atuar oferecendo as-sistência às comunidades, que deverão ser coordena-das, conjuntamente, pelos Conselhos Municipais de Defesa Civil e demais ór-gãos representativos da classe afetada. O prefeito Joni Rocha informou que as áreas mais castigadas são as localidades de Linha Alegre, Cambaí e Morro das Pedras, no Distrito de Rincão Del Rey; Capão da Coalhada em João Rodri-gues, Abelina, no Passo D’Areia, Cruz Alta, Daer, Capão do Calo, Rincão dos Gomes, Sossego e local de-nominado Fazenda da Pao-la, no Distrito do Albardão e Distritos do Bexiga, Iruí e Passo do Adão. O docu-mento tem vigência de 90 dias, podendo seus efeitos serem prorrogados até o prazo de 180 dias.

Page 8: Jornal Destak - Edição nº 105

Pantano Grande e Rio PardoSexta-feira, 13 de Janeiro de 2012Ano 04 | Edição nº 105 | R$ 1,50www.destakonline.com.br

Tempo HojeSol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas.

S R16°C 24°C

MINGUANTE16/01P.08 NOVA23/01

Tempo AmanhãPredomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens.

S R15°C 26°C

Eventos de Verão vão agitar os Balneários de Pantano Grande

Uma grande movimenta-ção deve ocorrer a partir do próximo final de semana, quando iniciam as ativida-des dos Eventos de Verão.

Os Balneários de Panta-no Grande, Ana Benta, Iruí e Capivarita irão receber a programação do evento que promete agitar e levar gran-de público aos principais pontos de lazer da cidade.

Numa parceria entre a Secretaria do Esporte, Lazer e Recreação e a SICOMTUR, os eventos contarão com diversas atrações como: shows, luau, campeonatos de canastra, vôlei, beach soccer e gincana do meio ambiente.

O primeiro Balneário a receber as atrações será o Capivarita, no dia 22 de ja-neiro. Na prainha irá acon-tecer o show da Banda Sex-ta Estação e campeonato de Vôlei de Areia.

O Balneário Ana Benta é o próximo a receber as atra-

ções. Na prainha, no inte-rior do município o evento vai acontecer em dois dias: 28 e 29 de janeiro. O local irá ter como atrações o cam-peonato de Vôlei de Duplas, Gincana do Meio ambiente, Luau, torneio envolvendo categorias de base e adultos de Beach Soccer.

O encerramento dos eventos acontece no Bal-neário Iruí. Serão diversas atrações em dois dias de programação, nos dias 11 e

FOTO

AR

QU

IVO

Banda Sexta Estação está animando os banhistas nos balneários.

12 de Fevereiro. No Balneá-rio acontecem os torneios de Vôlei e Canastra, Gin-cana do Meio Ambiente e Luau.

Para que todos tenham acesso aos eventos, a Se-cretaria da SICOMTUR irá colocar a disposição o Ur-baninho, que terá linha de ônibus nos dias do evento.

As inscrições para os tor-neios de Vôlei e Canastra iniciam na segunda-feira, na Secretaria do Esporte.

2S Comunicação expande atuação

2012 parece que será um grande ano para a empresa de comunicação digital 2S Comunicação. Esta semana, a empresa anunciou a assi-natura de contrato com a Prefeitura Municipal de Mi-nas do Leão e já está em fase adiantada para a criação do site oficial do município.

Outros trabalhos estão sendo elaborados parale-lamente, mostrando que a empresa está em expansão nos trabalhos e começa a consolidar-se no mercado. Estão em fase de criação

2 hotsites para a empresa Superex Transportes e Lo-cação de Equipamentos, da cidade de Venâncio Aires e um portal de venda de ve-ículos que será anunciado em meados de Março deste ano, além de duas refor-mulações em páginas de clientes.

Para um melhor apro-veitamento e rapidez nos trabalhos apresentados a empresa também está de-senvolvendo um novo sis-tema de administração de conteúdo, mais moderno

e com novas ferramentas, inclusive com sistema fi-nanceiro. Estes recursos fa-cilitarão o trabalho de atu-alização dos sites, sistema este, que permite que as pá-ginas sejam administradas pelo próprio cliente, numa ferramenta fácil e segura.

Ainda está programado para os próximos meses outros investimentos, com a abertura de escritório central, que irá ainda con-tar com a parceria entre o Jornal Destak e o site Giro-daGalera.

VISTA AÉREA DE MINAS DO LEÃO: 2S Comunicação construirá o site oficial da cidade.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

FOTO

AR

QU

IVO

Torneios de vôlei prometem agitar balneários.