jornal destak - edição nº 162

8
FOTO DIVULGAÇÃO RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR Horário de Verão termina neste domingo Pantano Grande e Rio Pardo Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013 Ano 04 Edição nº 162 VICCMC será a festa de Páscoa da SORAPAG PÁG. 06 ATRASE SEU RELóGIO | PÁG. 04 Foliões fazem a festa “Eventos de Verão” chega ao Balneário Ana Benta PANTANO GRANDE | PÁG. 02 PANTANO GRANDE | PÁG. 05 Falhas no fornecimento de energia geram reclamações PANTANO GRANDE | PÁG. 03

Upload: jornal-destak

Post on 08-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Destak - Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Destak - Edição nº 162

FOTO

DIV

ULG

ÃO

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃ

O: P

ASS

EES

TE J

ORN

AL

PARA

OU

TRO

LEI

TOR

Horário de Verão termina neste domingoPantano Grande e Rio Pardo

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013Ano 04Edição nº 162

VICCMC será a festa de Páscoa da SORAPAG PÁG. 06

atrase seu relógio | PÁG. 04

Foliões fazem a festa

“Eventos de Verão” chega ao Balneário Ana Benta

paNtaNo graNDe | PÁG. 02

paNtaNo graNDe | PÁG. 05

Falhas no fornecimento de energia geram reclamações

paNtaNo graNDe | PÁG. 03

Page 2: Jornal Destak - Edição nº 162

o Destak não se responsabiliza por matérias assinadas, as mesmas não repre-sentam a opinião do jornal. o conteúdo de todos os anúncios aqui publicados é de total

responsabilidade de seus anunciantes.CNPJ: 10.711.932/0001-04ACIPANTANO GRANDE

ASSOCIADO AEXPEDIENTE: Diretor Geral: Cleber Martins Edição de Arte: 2S Comunicação Publicidade: Rodileine Souza Reportagens: Destak, Lucas Carlos e colaboradores

Circulação: Pantano Grande e região Endereço: Rua Papa João XXII, 223 - Centro Pantano Grande/RS - CEP: 96690-000 Impressão: Editora e Gráfica Progresso E-mail: [email protected] Site Oficial: www.destakonline.com.br

Para anunciar ou falar com a nossa redação ligue:

(51) [email protected]

Pantano Grande e Rio Pardo | Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013P.02 geral

VENDE-SE TERRENOSVENDO: 2 TERRENOS com 500m²

(10m X 50m) cada, com escritura e aceita financimento pela caixa.

VENDO: 1 TERRENO com 1.780m² com escritura e aceita financimento pela caixa.Fone: (51) 9912-6115 - Pantano Grande.

CTG CARRETEIROS DA SAUDADE

ATENÇÃO LAÇADORESO CTG Carreteiros da Saudade convida

a todos os laçadores que integram a en-tidade para uma reunião, na quinta-feira, dia 21 de fevereiro, às 20 horas, na sede social da entidade.

A reunião será para repassar algumas informações importantes e regularizar os cartões tradicionalistas pendentes.

Informações: Mateus Rocha: 9883-0233 ou Alcione Barros: 9633-6077.

NCCCPG prepara a 4ª Exposição Morfológica

Em três dias de evento, o Núcleo de Criadores de Ca-valos Crioulos de Pantano Grande, prepara a 4ª edição da Exposição Morfológica. O evento acontece nos dias 22, 23 e 24 de Março, no Centro de Remates Pantano Grande.

No dia 22 ocorre a resenha coletiva e a concentração de machos. No dia 23 haverá a Exposição Morfológica e no encerramento, no dia 24, acontece a Prova do Laço Cerrado, onde contará com a participação exclusiva de animais comercializados

durante a Expocal 2011.Este ano, uma moto 0 Km,

será o principal prêmio para o grande vencedor. Haverá espaço com Praça de Ali-mentação e Restaurante.

O evento conta com o pa-trocínio da Agropecuária Vogg, Unical – Universal de Calcáreos e Cabanha Riege e com o apoio da Prefeitura de Pantano Grande.

Para maiores informa-ções, há dois telefones de contato: NCCCPG (51) 9947-8010 ou Tiago Riege (51) 9953-3067.

“Eventos de Verão” chega ao Balneário Ana Benta

Este final de semana será de festa no Balneário Ana Benta. Os “Eventos de Verão”, organizados pela Prefeitura Municipal/SICOMTUR acon-tecerão em dois dias de festa, 16 e 17, com uma programa-ção variada e que promete levar grande público para a prainha, localizada no inte-rior de Pantano Grande.

No dia 16, acontece o show da Banda Sexta Estação, que irá animar a tradicional fes-ta do vizinho, que reúne as famílias de banhistas do balneário. A festa inícia por volta das 21 horas.

No domingo o evento prossegue com o torneio de vôlei de praia e a animação da Power Sonorizações. Os jogos iniciam às 10 horas da manhã.

Cotribá oferece vagas de emprego

O período de safra abre mais vagas de emprego em Pantano Grande. A Coope-rativa Cotribá, que possuiu uma unidade no município anunciou que necessita de funcionários, com idade mínima de 18 anos, que devem levar currículo no

escritório da Cooperativa para a futura admissão.

Para maiores informa-ções, os interessados devem entrar em contato pelos fo-nes: (51) 3734-1291, 9935-0147 ou no Escritório da Coopera-tiva, localizado às margens da BR 471 (estrada velha).

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Organizadores do evento em reunião com o Prefeito e Vice.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

A banda Sexta Estação animará a festa do vizinho do balneário Ana Benta neste sábado, dia 16.

Page 3: Jornal Destak - Edição nº 162

P.03Pantano Grande e Rio Pardo | Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013 geral

A Formiga AlienadaAlienada era uma formiga que não se interessava pelas

coisas que aconteciam no formigueiro. Enquanto as outras operárias falavam da escassez dos torrões de açúcar distri-buídos pela rainha, ela, mesmo desgostosa mantinha-se em silêncio. Não opinava na distribuição de tarefas, tam-pouco questionava a comissão paga aos seguranças. Mes-mo as coisas indo mal, para Alienada, estava bem assim. E quando com as demandas e solicitações de suas compa-nheiras alguma benesse era compartilhada, fingindo não saber a origem, usufruía dos benefícios sem dá-los valor. No entanto, tudo mudou quando em uma reunião com a maioria das formigas presentes acordou-se com a rainha do formigueiro alguns torrões a mais de açúcar naquele inver-no, mas que só receberiam as formigas operárias presentes no encontro. Desde então, e depois de um inverno longo e escasso, Alienada descobriu que era muito mais vantajoso participar ativamente das discussões no formigueiro.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Falhas no fornecimento de energia tormaram-se constante nos últimos meses.

Falhas no fornecimento de energia geram reclamações

Mais uma vez a falta de luz foi o assunto em Panta-no Grande. Em pleno Car-naval o fornecimento de energia foi suspenso por quase 4 horas o que gerou muita reclamação da co-munidade.

Infelizmente o problema vem se repetindo, principal-mente nos dias de chuva. A situação esta cada vez pior e a comunidade não vê sinais de melhora na prestação de serviço da Companhia Es-tadual de Energia Elétrica (CEEE). Respondendo a inú-meras matérias, que o pró-prio Jornal Destak veiculou em outras ocasiões, os ar-gumentos dos gerentes, são de que a rede que abastece nosso município é extensa e fica muito próximo às árvo-res na zona rural.

Como as interrupções no fornecimento estão se tor-nando cada vez mais roti-

neiras, outras hipóteses es-tão sendo levantadas, como a falta de maior efetivo de funcionários, escassez de equipamentos e uma rede de distribuição sucateada que não dá mais conta da de-manda e que supostamente é a mesma desde a fundação de Pantano Grande.

Uma coisa é certa, a comu-nidade não suporta mais as falhas constantes no for-necimento de energia, que atrapalha tanto uma dona de casa, como comerciantes que entram em desespero à cada nova queda de luz. Na última semana uma queda de luz, devido a manuten-ção em um transformador, próximo ao supermercados Imec, também revoltou os comerciantes na principal rua da cidade, a Papa João XXIII. Houve uma grande oscilação na tensão que há relatos de queima ou danos

em aparelhos eletrônicos. Outra reclamação dos con-sumidores é a falta de aten-dimento nos Sistema 0800, instituído para que os usu-ários possam reclamar ou avisar sobre a interrupção no fornecimento. Muitos pantanenses reclamam que este serviço está constante-mente ocupado.

A última interrupção aconteceu nesta segunda--feira, em pleno Carnaval. A informação é de que ca-bos de distribuição foram atingidos por um peque-no incêndio, em uma área próxima ao Cemitério São Judas Tadeu, distante não mais do que 1 Km do centro da cidade. A interrupção durou cerca de 4 horas. Não bastasse isso, com a falta de energia, o fornecimento de água potável também foi afetado, causando transtor-no para quem desejava sair

de casa para curtir os desfi-les de rua.

A interrupção sem avi-so prévio está infringindo a Lei Municipal nº 255, de Maio de 2010, que obriga, tanto a CEEE como a Cor-san a divulgarem uma nota oficial com antecedência através da imprensa, com o local, dia e hora das inter-rupções de energia elétrica e abastecimento de água, quando as Companhias forem efetivar serviços de manutenção ou qualquer outro serviço que acarrete interrupções. A Lei estipula punições as quais as Com-panhias estão sujeitas: ad-vertência por escrito, multa de 5 mil UFIRS por dia e até mesmo a suspensão de con-tratos com o município.

A CEEE tem o dever de es-clarecer os últimos aconte-cimentos, pois a comunida-de não merece este descaso.

Neste Sábadotem Galeto beneficente no CTG

Neste sábado, dia 16, acontece o jantar benefi-cente (galeto) para auxiliar no tratamento de saúde de Felipe, conhecido pelo ape-lido de Noruega.

O evento será no CTG Carreteiros da Saudade com início previsto para às 20h30. Os ingressos custam apenas R$ 7,00.

Page 4: Jornal Destak - Edição nº 162

Pantano Grande e Rio Pardo | Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013P.04 geral

Postos de Saúde recebem limpezas

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu entre os dias 08 e 13 de Feverei-ro, serviços de limpeza das caixas d’água, dedetização e desratização dos Postos de Saúde Central, Pantano Grande, Unical, Aroeiras, Capivarita, Monte Castelo e ESF Vila Nova.

A Secretária Municipal de Saúde, Sônia Fallavena,

destacou a importância da ação, que segundo ela, serve para prezar pela higiene e qualidade de vida dos usuá-rios dos Postos, assim como dos profissionais da saúde.

Mesmo com o serviço, os Postos de Saúde não sofreram mudanças no atendimento, ou seja, o funcionamento seguiu nor-malmente.

Pantanenses terão ótima oportunidade de quitar débitos municipais

A Prefeitura Municipal de Pantano Grande lançou nes-ta quinta-feira, dia 14, o Pro-grama de Recuperação de Créditos Fiscais Municipais.

Segundo a Assessoria Ju-rídica do Município o obje-tivo do Programa é ajudar o contribuinte que está em débito com a Prefeitura a re-gularizar a sua situação com o fisco.

Foram criadas várias oportunidades de quitação e parcelamento dos débitos, através dos quais o contri-buinte poderá optar por des-contos de até 100% dos juros e multas ou realizar o parce-lamento em até 36 meses.

Todos os débitos, tributá-rios e não tributários, pode-rão ser negociados a partir do programa (tabela ao lado).

Os débitos com execuções já ajuizadas, também se-rão objeto de renegociação, com a extinção do processo (eventuais custas deverão ser satisfeitas junto ao fó-rum).

A primeira ação acontece entre os dias 04 e 08 de mar-ço, com a realização da 1ª Se-mana de Conciliação Fiscal. Na ocasião haverá atendi-mento especial para o enca-

minhamento de negociação de dívidas dos contribuin-tes. A semana de conciliação funcionará como um meio de negociação entre os con-tribuintes e fisco municipal, para resolver os processos

judiciais que estiverem em andamento. Um servidor do Fórum de Rio Pardo irá aju-dar nos trabalhos, a fim de agilizar e facilitar as nego-ciações.

O Assessor Jurídico Diogo

Durigon, comenta que esta é uma oportunidade única de se renegociar e quitar os débitos, especialmente por que, após o prazo final, não haverá possibilidade de re-negociação.

> FORMAS DE PAGAMENTO, DESCONTOS E PRAZOS

Horário de verão termina neste domingo, dia 17

O horário de verão ter-mina à 0h de domingo (17). Com isso, no início da ma-drugada de sábado (16) para domingo deve-se atrasar em uma hora os relógios.

Segundo o Observatório Nacional, o horário de verão, que começou em 21 de outu-bro de 2012, durou 88 dias.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ain-da trabalha no fechamento dos dados sobre quanto o país economizou, tanto em reais quanto em megawatts (MW), durante o período.

O objetivo principal do horário diferenciado é a redução da demanda máxi-ma do Sistema Interligado Nacional durante o horário

de pico. Isso é possível por-que a energia elétrica passa a ser utilizada mais tarde, em função do adiantamen-to de uma hora. O efeito provocado é o de não haver a coincidência de maior uso da energia com o consumo existente ao longo do dia pelo comércio e pela indús-tria, cujo montante reduz após as 18 horas.

Com o fim do horário de verão os consumidores podem adotar outras me-didas para reduzir o consu-mo de energia:- Ar condicionado: depois de ligá-lo mantenha portas e janelas fechadas para acu-mular o ar frio, evitando manter o aparelho ligado

toda noite, por exemplo.- Ferro elétrico: evite o liga--desliga. Acumule as roupas para passar e ligue o ferro uma vez só.- Geladeira: revise as borra-chas de vedação. É simples, basta passar uma folha de

papel entre a borracha e a estrutura da geladeira. Se a folha deslizar é porque existe folga e a borracha precisa ser trocada. - Chuveiro: evite banhos demorados e mantenha na posição verão.

Assaltantes invadem casa noturna

No dia 11 de Fevereiro, por volta das 03h50 da madru-gada, a Brigada Militar de Pantano Grande, deslocou--se até a Boate do Badinha. No local os responsáveis in-formaram que dois indiví-duos usando máscaras e ar-mados com uma espingarda e um facão entraram atiran-do no recinto. Os meliantes mandaram os frequenta-

dores deitarem no chão. Do local foram levadas duas garrafas de whisky, dois ce-lulares e uma certa quantia em dinheiro.

A guarnição da BM local fez buscas nas proximidades da boate, mas não encontrou os indivíduos. As vítimas foram encaminhadas até a Delegacia de Polícia para re-gistro da ocorrência.

Fogo destrói casa no Monte Castelo

Na madrugada do dia 08 de Fevereiro, por volta da 01h00min, um incêndio consumiu um chalé de ma-deira no distrito de Monte Castelo. O Corpo de Bom-beiros de Rio pardo foi acio-nado para apagar o fogo,

porém ao chegar no local, a Guarnição da cidade de Encruzilhada do Sul, já ha-via controlado o incêndio. Os Bombeiros de Rio Pardo prestaram auxilio no res-caldo e orientaram o pro-prietário do imóvel.

Operação da Polícia autua infratores

Em ação que ocorreu de 08 a 13 de Fevereiro, o 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na sua área de ação (Rio Pardo, Pantano Gran-de, Encruzilhada do Sul e Amaral Ferrador), em ações conjuntas com a Polícia Ro-doviária Federal, Polícia Ci-vil e o Detran/RS, realizou a Operação Viagem Segura.

No período foram fisca-lizados 410 Veículos e 672 pessoas foram abordadas. Segundo a polícia, diversos motoristas foram autuados por dirigir sem a carteira de habilitação, trafegar com

veículos com licenciamen-to vencido e entre outros. Foram registrados quatro acidentes de trânsito com danos materiais, confec-cionados dois termos cir-cunstanciado e lavrados 29 registros de ocorrências. Além do efetivo do 2º BPM, a operação contou com o apoio do BOE de Santa Ma-ria e de Alunos do Curso de Formação de Soldados.

Não houve ocorrência de tumulto, apenas alguns princípios de vias de fato que de imediato foram con-trolados pelo efetivo da BM.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO: atrase seu relógio em uma hora.

Page 5: Jornal Destak - Edição nº 162

P.05Pantano Grande e Rio Pardo | Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013 geral

Foliões fazem a festa

Apostando na inova-ção, a Prefeitura Muni-cipal parece que acertou em cheio na nova fórmula do Carnaval em Pantano Grande. Dando incentivos financeiros aos Blocos, o Carnaval deste ano supe-rou qualquer expectativa e surpreendeu a comunida-de. O evento contou com a organização da SICOMTUR e com grande apoio da Se-cretaria de Obras.

Foram 3 dias de festa, que levaram para as ruas do centro da cidade milha-res de pessoas. Os Blocos Carnavalescos foram peças fundamentais e também ajudaram o evento que provou mais uma vez que o pantanense gosta de Car-naval. “A participação dos Blocos foi essencial para que em menos de 1 mês de Governo, pudéssemos

fazer um Carnaval de dar orgulho aos pantanenses”, comentou o Prefeito Cássio Soares.

Os desfiles de Rua, que aconteceram em 2 dias fo-ram os eventos mais aguar-dados pelo público. Ao todo 10 Blocos Carnavalescos desfilaram, conduzidos por um Trio Elétrico, outra no-vidade do Carnaval em Pan-tano. Os Blocos Vô Naum Vô, Galera do Trago, Galera do Agito, Vamos Se Querer Bem Loko!, Tribo do Mé, Unidos da Dario, Gaudério do Samba, Bloco da Melhor Idade, Spaiacanha e Turma do Funil, reuniram cerca de 1.000 foliões que foram os principais artistas du-rante o Carnaval. “Estamos orgulhosos da presença do público e esperamos que em 2014 o evento se torne ainda maior”, comentou o

Vice-Prefeito e organizador do evento, Ivan Trevisan.

Os “Concentras” tam-bém foram destaque neste carnaval. Enquanto acon-teciam os desfiles na Papa João XXIII alguns os blocos faziam a festa em suas con-centrações.

Na segunda noite de des-files, no dia 11, além dos Blocos, a Prefeitura Munici-pal trouxe Escola de Samba campeã do Carnaval de Rio Pardo, a Embaixadores do Ritmo, que se apresentou com belíssimas fantasias e incendiou o público.

O encerramento oficial do carnaval 2013 aconteceu na terça-feira, dia 12, com o show do Grupo Fandangaço, que tocou de graça na rua para um grande público, que mesmo depois de 3 dias, ainda teve forças para acom-panhar o Carnaval Popular.

Turma do Funil trouxe para a avenida muito agito com samba enrredo e bateria.

Em Pantano a folia tomou conta das ruas, salões e nas concentrações dos blocos

Depois de 3 anos afasta-do do Carnaval de Pantano Grande, o Grupo Fandanga-ço voltou ao Clube e ajudou a Sociedade a fazer uma dos maiores carnavais dos últimos anos.

Durante os dois dias de bailes, (09 e 11) e o matinê, no dia 10, o Clube recebeu mais de 1.500 pessoas que puderam mais uma vez conferir a banda que é con-siderada uma das melhores da região.

Segundo a diretoria da Sociedade, este ano o Clu-be conseguiu finalmente trazer de volta a Banda, que trouxe tranquilidade quan-to a qualidade do Carnaval do Clube. O Presidente da SORAPAG, Jairo Moreira, comentou que a arrecada-ção do Carnaval será des-tinada para quitar dívidas, pois a Sociedade teve que fazer um forte investimen-to para que houvesse a libe-ração dos Bombeiros.

SORAPAG lotou

FOTO

GIR

OD

AG

ALE

RA

.CO

M.B

R

Fandangaço (foto) agitou os foliões na SORAPAG.

Galera lotou as dependências do Clube.

“Concentra” do Bloco Gaudérios do samba.

FOTO

GIR

OD

AG

ALE

RA

.CO

M.B

R

FOTO

GIR

OD

AG

ALE

RA

.CO

M.B

R

Embaixadores do Ritmo, campeã do Carnaval de Rio Pardo desfilou em Pantano Grande.FO

TO G

IRO

DA

GA

LER

A.C

OM

.BR

Na terça-feira o Grupo Fandangaço fez o encerramento do carnaval com show ao vivo.

FOTO

GIR

OD

AG

ALE

RA

.CO

M.B

R

Page 6: Jornal Destak - Edição nº 162

Pantano Grande e Rio Pardo | Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013P.06 classificaDos/varieDaDes

QUER UMA RENDA EXTRA?

Seja uma consultora Hermes!Ligue agora para 9812-4666 e

fale com a Márcia.

SAVEIRO G3VENDO: Saveiro G3 Super Surf 2003, 1.6, cor prata, completa, banco de couro, capota mariti-ma, rodas 15, GNV. Aceito troca menor valor. Contatos pelo fone: 9905-1635 c/ Alex.

CERCADO P/ BEBÊVENDO: Cercado Tutti Baby, Fofinho, Rosa. POUCO USO/ES-TADO DE NOVO. Cercado Ideal para bebês de até 18 Kg. Borda de segurança contra impacto. Pegadores de apoio atóxicos. Acompanha mosquiteiro. Do-brável e compacto. Base inferior e borda em laminado. Valor: R$ 220,00 à vista. Fone: 9850-4804. Pantano Grande.

VENDO FOX E BISVENDO: Fox 1.0, Prata, ano 2004, básico. Consute valor.VENDO: Moto Bis 125 ES, 2008, com Partida Elétrica. Consulte Va-lor. Fone: 9888-2030.

VENDO CAMINHÃOVENDO: Caminhão MB 1313, toco, ano 75, em ótimo estado. Aceita-se terreno, casa ou carro no negócio. Fone: 9828-4849.

• Neste sábado, dia 16, acontece o Show da Banda Sexta Estação, na festa do vizinho, no Balneário Ana Benta. O show será às 21 horas. A realização é da SICOMTUR / Prefeitura Municipal, em parceria com o balneário Ana Benta.

• No dia 23, sábado, o Grupo da Melhor Idade Integração realiza mais um baile da terceira e melhor idade, no CTG Carreteiros da Saudade, com grupo Copacabana. O início será às 21h30min. Reservas de mesa e mais informações com Denico ou Jurema, pelo fone 9967-0476.

• Também no próximo sábado, dia 23, tem mais uma etapa dos Even-tos de Verão 2013, com show da banda Sexta Estação, no balneário Iruí, a partir das 22 horas. No domingo acontecem os jogos de vôlei e torneio de canastra. Informações com diretoria do balneário ou na SICOMTUR.

• Marque na sua agenda: 27ª edição do concurso Garota VICCMC, uma das mais tradicionais festas de Pantano Grande. O evento será na SORAPAG, no dia 30 de Março, na festa de páscoa da VICCMC.

• Bom final de semana a todos.

ATENÇÃOPRODUTORES

RURAISA PREFEITURA MUNICIPAL DE PANTANO GRANDE, CONVOCA

TODOS OS PRODUTORES RURAIS DO MUNICÍPIO PARA APRESENTAREM SEUS TALÕES NO SETOR DE ICMS, A PARTIR DO DIA 25 DE JANEIRO

A 10 DE MARÇO DE 2013 PARA REALIZAÇÃO DO CENSO DO ICMS.

INFORMAMOS QUE É OBRIGATÓRIO A APRESENTAÇÃO DOS TALÕES, POIS O PRODUTOR QUE NÃO APRESENTAR

O DOCUMENTO FICARÁ EM DÉBITO COM O FISCO ESTADUAL.

CONTAMOS COM A SUA COLABORAÇÃO.

SETOR DE ICMS - PANTANO GRANDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PANTANO GRANDE

Áries | de 21/03 a 20/04 a regeneração para você ocorre no âmbito profissional, e vem por meio da superação das ad-versidades presentes. Dia para lutar, seja corajoso e superar-se em direção ao futuro.

Touro | de 21/04 a 20/05os novos projetos de vida são atrapalhados por velhos mo-delos que lhe atormentam. elimine os velhos fantasmas e coloque seus melhores esforços no que tem futuro.

Gêmeos | de 21/05 a 20/06imprima uma dinâmica mais forte em seu trabalho, pois os tempos estão para isso. utilize bem os apoios recebidos. De usá-los bem dependem os re-sultados a que pode chegar.

Câncer | de 21/06 a 21/07uma nova luz se acende na vida a dois e nas parcerias. uma dinâmica mais forte favo-rece hoje essas relações. você encontra nelas um novo senti-do, um novo futuro.

Leão | de 22/07 a 22/08seja resoluto e firme nas atividades com outras pes-soas. os trabalhos conjuntos exigem encontrar um bom equilíbrio nas relações. pen-se nas relações, não só nos resultados.

Virgem | de 23/08 a 22/09os sentimentos afetivos se acendem e se tornam incandes-centes. Há pontos pelos quais lutar para regenerar suas rela-ções. seja claro e direto naquilo que quer realmente.

Libra | de 23/09 a 22/10os assuntos domésticos rece-bem o fluxo benfazejo de forças regenerativas. Mas estas são poderosas e devem ser mani-puladas com cautela e discerni-mento.

Escorpião | de 23/10 a 21/11suas palavras devem ser francas e diretas, objetivas e simples, em especial, nas conversas com a pessoa amada. todavia, seja gentil, polido, respeitoso e bas-tante afável.

Sagitário | de 22/11 a 21/12você precisa ganhar confiança em sua capacidade, e a hora é para isso. livre-se das velhas atitudes. É tempo de novas pro-vidências quanto ao patrimônio material.

Capricórnio | de 22/12 a 19/01os conteúdos, sentimentos ou pensamentos, mesmo os mais perturbadores, precisam ser ex-pressos com clareza e retidão. Não se esquive de dizer o que sente ou pensa.

Aquário | de 20/01 a 18/02Momento favorável para esta-belecer uma melhor comuni-cação entre o que está dentro e o que está fora de você. Não tenha receio de lidar com situa-ções que lhe são tabus.

Peixes | de 19/02 a 20/03incorpore em seu comportamen-to os grandes anseios que está acalentando. Deste modo tudo se transforma, e essa mudança descortina uma série de outras possibilidades.

Horóscopo válido para Sexta-feira Garota VICCMC 2013 será a festa de Páscoa do Clube SORAPAG

O concurso Garota VIC-CMC, que neste ano chega a sua 27ª edição, teve sua data confirmada. O tradicional evento, que este ano escolhe a Garota VICCMC 2013, tam-bém irá celebrar a Festa de Páscoa, no dia 30 de março, no Clube SORAPAG.

Considerado um dos concursos mais antigos da região, a festa promete ter muitas novidades e muito agito com a equipe Anjos do Som, com toda sua estrutura de som e luzes e telão.

Segundo Vanderli de Sou-za, que coordena as ativida-des da VICCMC – Produções e Eventos, durante o mês de Março será definida a pro-gramação esportiva e social dos eventos de 2013.

Mulheres rurais planejam encontro em março

A Associação Regional de Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí e a Comissão Regional de Mulheres Traba-lhadoras Rurais organizam uma festa em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Em 2013, o 18º Encontro das Trabalhadoras Rurais será no dia 16 de março, na loca-lidade de Santo Amaro, em General Câmara. Segundo a coordenadora regional de

Mulheres Trabalhadoras Rurais e presidente do STR Pantano Grande, Vilce Te-resinha Leão Nunes, o tema será geração de renda e aces-so à terra, com a palestra do professor Ainor Lotério.

O evento contará com pa-lestras, almoço e apresenta-ções artísticas, além do pri-meiro concurso de escolha da rainha das trabalhadoras rurais. A organização tam-bém promove uma feira de

artesanato rural, com expo-sição e venda de flores e fo-lhagens.

INScRIÇõES pARA O EvENTOAs inscrições para quem

deseja participar do evento podem ser feitas na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pantano Grande. Haverá excursão e o valor da passagem será de apenas R$ 15,00. As inscrições seguem até o dia 01 de março.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Kendra Schaefer: Garota VICCMC 2012.

Page 7: Jornal Destak - Edição nº 162

P.07Pantano Grande e Rio Pardo | Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013 paNtaNo graNDe

Foi só a presidente Dilma noticiar, nos meios de comu-nicações, que a conta de Luz iria baixar em torno de 20% e fatos estranhos (para algumas pessoas) já começaram a acontecer.

Em primeiro lugar, na conta de luz de minha residên-cia veio um aumento de mais de R$ 40,00 (quarenta reais), sendo que em dezembro foi pago R$ 76,33 e no mês seguinte, após o anúncio da Presidente Dilma, o valor subiu para R$ 116,83. Até aí é normal, mais o pior é as constantes falta de luz neste ano em Pantano Gran-de, onde consumidores perdem produtos como carnes, equipamentos eletrônicos e outros. Qualquer chuvisco a luz vai embora e a CEEE leva horas para “achar” o defeito na rede. Tenho consciência que os transformadores da rede elétrica são dos anos 80. Melhorias nem pensar.

A parte mais intrigante é a falta de consideração da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), onde ninguém atende aos telefones. No escritório de Pantano Grande os telefones só tocam e ninguém atende. Só dá ocupado. Pedem para ligar para um tal de 0800 721 2333, onde a resposta é curta e direta, com uma voz com ótima dicção fala: “Neste momento todas as nossas linhas des-te serviço estão ocupadas. Tente ligar dentro de alguns minutos”. No último sábado, dia 02 de fevereiro de 2013, tentei mais de 20 vezes falar com a CEEE, visto que faltou luz no município das 09 horas até às 19 horas. Sei que aconteceu temporal no município, mas os telefones da CEEE (escritório local) ou o 0800 poderia estar atenden-do a comunidade. Afinal, se a conta de luz não é paga, o corte é rápido.

Estou ciente das dificuldades de certas ocasiões, mas é preciso RESPEITO com o cidadão. Vou ficar atento no valor da conta de luz de fevereiro. Ah, só para lembrar os telefones da CEEE, em Pantano Grande, são: (51) 3734-1239 ou 3734-1410. Se faltar luz, tente você também ligar.

Observação: a matéria acima foi redigida no dia 06. Após esta data já faltou luz outras 04 vezes e a dificulda-de de entrar em contato com a CEEE foi a mesma.

Falta de luz: Reclamar onde?

ARTIGODE OPINIÃO> POR VANDERLI DE SOUZAE-mail: [email protected]

PREFEITURA MUNICIPAL DE PANTANO GRANDE

PUBLICAÇÕES LEGAISLEI Nº 368 DE 04 DE FEVEREIRO DE 2013.

ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 083/2006, QUE DIS-PÕE SOBRE A POLÍTICA MUNICIPAL DE PROTE-ÇÃO AOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLES-CENTE.

CASSIO NUNES SOARES, Prefeito Municipal de Pantano Grande, Estado do Rio Grande do Sul, no uso das prerrogativas que lhe são conferidas pelo artigo 72, inciso IV, da Lei Orgânica Municipal: FAÇO SABER que a Câmara Municipal de Pantano Grande aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:Art. 1º Fica alterado o artigo 18 da lei Municipal nº 083/2006, que passa a contar com a seguinte redação:

Art. 18. O Conselho Tutelar do Município é órgão autônomo, não jurisdicional, composto por 05 (cinco) membros, escolhidos pela co-munidade local, para um mandato de 04 (quatro) anos, permitida uma recondução. § 1º Os membros do Conselho Tutelar serão escolhidos por voto dire-to, secreto, uninominal, universal e facultativo dos cidadãos do Mu-nicípio, cujo processo eleitoral será organizado mediante Resolução do COMDICA, bem como por ele presidido e coordenado, tudo sob a fiscalização do Ministério Público.§ 2º A recondução, permitida por uma única vez, consiste no direi-to do Conselheiro Tutelar de concorrer ao mandato subseqüente, em igualdade de condições com os demais pretendentes, submetendo-se ao mesmo processo de escolha pela sociedade, vedada qualquer outra forma de recondução. § 3º O processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar de que trata a Lei nº 8.069/90, reger-se-á conforme disposto no art. 139 da Lei 8.069/90, por esta Lei, pela Resolução n. 152 do CONANDA e pelo Regulamento do Processo de Escolha a ser aprovado pelo CMD-CA e sob a supervisão do Ministério Público.§ 4º Poderão votar os cidadãos maiores de 16 (dezesseis) anos, desde que inscritos como eleitores do Município.§ 5º Serão considerados eleitos como Titulares do Conselho Tutelar os cinco candidatos que obtiverem o maior número de votos.§ 6º Serão considerados suplentes os candidatos seguintes, por ordem de votação, os quais substituirão os titulares nos casos definidos em Lei e/ou Regulamento, sendo primeiro suplente o mais votado destes e assim sucessivamente.§ 7º Quanto à transição para o processo de escolha unificado de conse-lheiros, observar-se-á os seguintes parâmetros: I - O primeiro processo de escolha unificado de conselheiros tutelares em todo território nacional dar-se-á no dia 04 de outubro de 2015, com posse no dia 10 de janeiro de 2016;II – Os atuais conselheiros tutelares tem, através da presente lei, o seu mandato prorrogado automaticamente até o dia 09 de janeiro de 2016, conforme dispõe o art. 2º, III, da Resolução nº 152 do CONANDA.

III – No mais quanto à transição, aplica-se, o que couber, a Resolução nº 152 do CONANDA.Art. 2º Fica alterado o artigo 19, V, da lei Municipal nº 083/2006, que passa a contar com a seguinte redação:Art. 19 (...)IV – ter concluído, no mínimo, o ensino médio, na data da posse;(...)Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrario.Gabinete do Prefeito Municipal de Pantano Grande, 04 de fevereiro de 2013.

Cassio Nunes Soares,Prefeito Municipal

Registre-se e publique-se.Claudio Marques Faria,Coordenador de Divisão. -----------------------------------------

AVISO DE PREGÃO ELETRÔNICOProcesso Licitatório nº 006/2013 – Pregão Eletrônico n° 003/2013

Objeto: Contratação de prestação de serviços de atendimento médico e de procedimentos ambulatoriais e de urgência, em regime de plantão médico 24 horas nos finais de semana, feriados e pontos facultativos, e diariamente por 14 horas, iniciando-se às 17 horas até às 07 horas do dia seguinte. A licitação se dará por pregão eletrônico, tipo menor preço global. Dia, hora e local: A sessão pública será realizada no portal www.cidadecompras.com.br, no dia 01 de março de 2013, às 09 horas, horário de Brasília-DF; as propostas devem ser apresentadas através do mesmo portal, até às 08h50min do mesmo dia. Credenciamento e informações: Interessados devem acessar o portal www.cidadecompras.com.br para procedimentos de acesso ao Pregão e obtenção do texto integral do Edital. Outras informações na Prefeitura Municipal de Pan-tano Grande-RS, rua Waldo Machado de Oliveira, 177, fone (51) 3734.2217, com a Pregoeira Oficial.

Pantano Grande, 15 de fevereiro de 2013.Cassio Nunes SoaresPrefeito Municipal

-----------------------------------------

PREFEITURA MUNICIPAL DE PANTANO GRANDE /RSEXTRATO DO EDITAL Nº 004/2013 DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº

004/2013CASSIO NUNES SOARES, PREFEITO MUNICIPAL DE PANTANO GRANDE, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, torna público a abertura de inscrições para a realização de SELEÇÃO PÚBLICA destinada ao provimento, em caráter emergencial/temporário, do cargo de MÉDICO GENERALISTA do quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde, o qual se regerá de acordo com as disposições deste Edital e da Legislação Municipal Específica.O cargo, a quantidade de vagas, os pré-requisitos, a jornada de trabalho sema-nal, a remuneração mensal, estão estabelecidos no Edital Completo fixado no painel de publicações da Prefeitura Municipal de Pantano Grande, bem como no site http://www.pantanogrande.rs.gov.brAs características gerais dos cargo nominado acima, quanto aos deveres, atri-buições do cargo, condições de trabalho, vencimento, lotação e outros atinen-tes à função, são as especificadas pela legislação municipal pertinente.DAS NORMAS QUE REGEM O PROCESSAMENTO DESTA SELEÇÃO1. DAS INSCRIÇÕES:1.1. PERÍODO: As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Waldo Machado de Oliveira, 177, nos dias 18 a 22 de fevereiro de 2013, no horário das 8h00min às 14h00min.1.2. É de inteira responsabilidade do candidato a conferência dos dados no ato da inscrição.2. DAS PROVAS:2.1. A presente SELEÇÃO abrange, conforme o cargo:2.1.1. PROVA DE TÍTULOS.3. As inscrições de que trata este Edital implicam no conhecimento das pre-sentes instruções por parte do candidato e seu compromisso tácito de aceitar as condições de sua realização, tais como se acham estabelecidas na Ficha de Inscrição, no inteiro teor deste Edital, na Lei n° 330 de 08 de dezembro de 2011e Decreto n.º319 de 09 de Dezembro de 2011.

Pantano Grande/RS, 14 de Fevereiro de 2013.Cassio Nunes Soares,

Prefeito Municipal de Pantano Grande.Registre-se e publique-se.Claudio Marques FariaCoordenador de Divisão

PARABÉNS PELA CONQUISTA

Quero aproveitar este espaço aqui no Jornal Destak para parabenizar a minha filha, Sabrina de Souza

Matos, pela conquista da bolsa de estudos na UNISC, no curso de Relações Internacionais e também pela

ótima nota no ENEM. Agradeço ainda aos profes-sores e diretores das escolas E.M.E.F. Dario Lopes de Almeida e E.E.E.B. Pedro Nunes de Oliveira pelo excelente trabalho, e ao vereador Nilton Linhares

pelo apoio que tem nos dado.

Assinado: pai Cleto e família.

Religiosos trocam a folia de Carnaval por Retiro

Mesmo com toda a agita-ção trazida pelo carnaval, levando milhares de pesso-as às ruas em festas, shows e blocos, existem aqueles que preferem um ambiente mais pacato, onde a agitação dá lu-gar à reflexão e à oração. Esta é a proposta do Retiro News, evento organizado pela Igre-ja do Evangelho Quadrangu-lar de Pantano Grande.

O evento aconteceu dos dias 09 à 12 de Fevereiro, na sede do PTG Tio Maneco na Aroeiras, no interior de Pantano.

Segundo os organizado-res, Pastor Valcenir Costa e Pastora Deise Costa, o evento foi sucesso absoluto e contou com a uma grande participa-ção de fieis. Segundo dados da Igreja, o Retiro reuniu

cerca de 235 pessoas, que acompanharam grandes ministrações dos Preletores em um evento marcado pela alegria e união . O Pastor Val-cenir Costa mostrou-se satis-feito e promete um evento maior para o próximo ano.

O Retiro News, contou com o apoio dos Bispos Air-tom Lima e Claudia Lima, dos Pastores e Pastoras re-

gião 618, Prefeitura Muni-cipal de Pantano Grande, Vieira Letras, Mix Gás, PTG Tio Maneco, Posto Dugato, SICOMTUR, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Ve-reador Luiz Ricardo Pinho de Moura, Jornal Destak, IMEC, Unical Universal de Calcáre-os, Construcatto e Brigada Militar de Pantano Grande.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Evento foi marcado por homenagens às autoridades.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Um grande número de fiéis prestigiou o evento.

Page 8: Jornal Destak - Edição nº 162

Pantano Grande e Rio PardoSexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013Ano 04 | Edição nº 162 | R$ 1,50www.destakonline.com.br

Tempo na sextaSol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas.

S R 31°C P.08 ChEIA

25/02

Tempo no SábadoSol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas.

CRESCENTE17/02

22°C S R 31°C 23°C

Processos contra a coligação “Novas Ideias. Novos Rumos” são julgados improcedentes

O juiz da 38ª Zona Elei-toral, Daniel André Kohler Berthold, considerou im-procedente a ação de inves-tigação judicial e a represen-tação eleitoral por captação ilícita de votos encaminha-dos pelos ex-candidatos a prefeito de Pantano Grande, Alcides Paganotto (Mano), e a vice Rodolfo Meglim (Pa-nambi), ambos do PTB, con-tra o prefeito eleito, Cássio Nunes Soares (PP), e o vice Ivan Trevisan (PMDB), da coligação “Novas Ideias. No-vos Rumos”.

A sentença do primeiro processo saiu no dia 16 de Janeiro e do segundo no dia 05 de Fevereiro.

A ação de investigação judicial eleitoral para apu-ração de suposto abuso de poder econômico, político e uso indevido dos meios de

comunicação foi protocola-da na Justiça pelos ex-can-didatos do PTB no dia 19 de novembro do ano passado. Os autores sustentaram que desde o início do perí-odo eleitoral, os candidatos a prefeito e vice da coliga-ção “Novas Ideias. Novos Rumos” usaram a adminis-tração pública e os meios de comunicação de forma ilegal para obter vantagem nas urnas, tanto na auto-promoção, como tentan-do denegrir a imagem do principal concorrente. Na sentença, o juiz afirma que a maioria das alegações de fato não apresentam provas suficientes e as demais não são graves de forma que seja necessária a aplicação de penalidades.

A representação com a acusação de compra de vo-

tos durante a campanha foi protocolada no Cartório Eleitoral da Comarca de Rio Pardo no dia 9 de novem-bro do ano passado. Além do prefeito e vice eleitos, o processo também envolveu os ex-candidatos a vereador Gustavo Woloski, Fabiano Napar e Evânia Frantz Tre-visan. Os ex-candidatos a prefeito e vice anexaram vídeos e documentos com supostas provas práticas sobre o oferecimento de vantagens a pessoas ne-cessitadas, como doação de material, pagamento de contas de água e energia elétrica, auxílio na reforma de bar, entre outros.

O documento protoco-lado pela advogada Rita de Cássia de Freitas Souza solicitou a cassação dos registros ou, sendo o caso,

dos diplomas, bem como que os eleitos fossem con-siderados inelegíveis pelo prazo de oito anos diante de julgamento procedente à representação.

Em sua sentença, o juiz eleitoral da Comarca de Rio Pardo, argumentou que as provas produzidas se mos-traram insuficientes para demonstrar que o prefeito eleito, Cássio Nunes Soa-

res, e o vice Ivan Trevisan, tivessem participação nas acusações. Daniel André Kohler Berthold destacou que assistiu a todas as fil-magens e viu as fotografias, não havendo qualquer refe-rência de que Soares e Tre-visan soubessem dos atos transcritos pelos autores da representação.

Contrariando a decisão do juiz, o PTB, recorreu da

decisão sobre os processos de ação de investigação ju-dicial eleitoral - abuso de poder econômico, político e de autoridade. Uso indevido de meio de comunicação so-cial, pedido de aplicação de multa, pedido de cassação de diploma, pedido de cas-sação de registro e pedido de declaração de inelegibi-lidade. O processo foi enca-minhado para 2ª instância.

O advogado de defesa do prefeito e vice de Pantano Grande, Diogo Durigon, afirma que as duas sentenças tra-zem tranquilidade ao governo municipal ao mostrarem a in-consistência nas acusações. Como prova disso, uma das testemunhas chaves apre-sentadas nas gravações, em audiência relatou a realização de um evento na comunida-de de Pedregais no dia 5 de outubro, com início por volta das 20 horas, com a presen-ça de Cássio Soares e outros candidatos a vereadores. Eles teriam chegado ao local por volta das 21 horas e o en-tão candidato a prefeito teria prometido benefícios para a comunidade. No entanto, provas demonstraram que no

mesmo dia e horário o candi-dato estava em uma reunião eleitoral, com a presença do juiz eleitoral.

O advogado ressalta que as testemunhas informaram nas audiências que compraram os materiais que supostamente teriam ganho dos candidatos, conforme a acusação na re-presentação. As informações sobre a venda aos clientes também constam no relató-rio das compras apresentado pelo proprietário da loja. Du-rigon observa que o juiz re-conheceu que as provas não foram suficientes para incri-minar o prefeito e vice eleitos. Acrescenta ainda que a deci-são referenda a “campanha limpa” de Soares e Trevisan. Ressalta que a decisão do juiz

foi criteriosa após profunda análise do processo.

Durigon lembra que um dia antes da eleição, a coligação “Novas Ideias. Novos Ru-mos” encaminhou ação de investigação judicial contra os candidatos do PTB a pre-feito, Alcides Emílio Paga-notto, e o vice Rodolfo Sérgio Meglin. No processo houve o pedido de condenação dos candidatos por suposto abu-so de poder pelos meios de comunicação. O juiz eleitoral Daniel André Köhler Berthold julgou improcedentes a soli-citação. Diante da decisão, os advogados da coligação encaminharam recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para tentar reverter a sentença.

Provas contraditórias e inconsistentes

> Prestação de contas ainda depende de julgamentoO único processo ainda sem uma decisão do Juiz da 38ª Zona Eleitoral, Daniel Andre

Kohler Berthold, diz respeito à Prestação de Contas do candidato Alcides Paganotto. Se-gundo o site do TRE/RS, o processo foi para a conclusão do Juiz no último dia 13 de Feverei-ro. A expectativa e de que na próxima semana haja uma decisão do Juiz.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Prefeito Cássio Soares, Juiz Daniel André Köhler e o Vice-Prefeito Ivan Trevisan.