jornal destak edição n° 01

8
REPORTAGEM ESPECIAL: Lei Seca não é respeitada em Pantano Grande. Pantano Grande, 27 de março de 2009 - Ano 01 - Edição 01 - www.destakonline.com.br ÁLCOOL X DIREÇÃO pág/05 FOTO ILUSTRATIVA Museu Zoológico de Rio Pardo será reinaugurado RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR pág/03 Cerca de 10% dos pantanenses têm acesso a internet pág/04 Pantano e região ganham mais um jornal pág/02

Upload: jornal-destak

Post on 09-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Destak Edição n° 01

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Destak Edição n° 01

REPORTAGEM ESPECIAL: Lei Seca não é respeitada em Pantano Grande.

Pantano Grande, 27 de março de 2009 - Ano 01 - Edição 01 - www.destakonline.com.br

ÁLCOOL X DIREÇÃO

pág/05

FOTO

ILU

STR

ATI

VA

Museu Zoológico de Rio Pardo será

reinaugurado

REC

ICLE

A I

NFO

RM

ÃO

: P

ASS

EES

TE J

OR

NA

L P

AR

A O

UTR

O L

EITO

R

pág/03

Cerca de 10% dos pantanenses têm acesso a internet

pág/04

Pantano e região ganham mais um jornal

pág/02

Page 2: Jornal Destak Edição n° 01

GERAL 02Pantano Grande, Rio Pardo e Minas do Leão - 27 de março de 2009

www.destakonline.com.br

Muito se fala dos tais de “precatórios”. Os jornais escre-vem que este ou aquele governo está negociando seus pre-catórios. No rádio, entrevistas se sucedem dando conta da existência de comércio de precatórios. A TV mostra imagens de governantes explicando o não pagamento e pessoas da comunidade reclamando os seus precatórios. “Débito do governo”, dizem as pessoas. “O governo vai honrar seus pre-catórios”, dizem os representantes dos governos. “Mas isto pode ser parcelado e pode levar tempo prá se receber”, expli-ca outro entendido. Mas afinal, o que é o tal de precatório? Todo mundo fala, uns fazem de conta que explicam, outros parecem entender, mas a questão é que, como muitos as-suntos que vez ou outra viram moda de notícia, fala-se mui-to nisso, muitos ouvem e poucos conseguem compreender o que afinal está acontecendo.

Isto lembra um causo, o do seu Juvenil: Morador da locali-dade das cacimbinhas, no país das andorinhas, “seu” Juvenil era daqueles que gostava de ouvir e, mais que isso, comentar uma noticia, principalmente se era notícia que estivesse na “boca do povo”. Pois bem, isso há vinte anos atrás, no país das andorinhas, já se falava muito nos tais precatórios. A im-prensa dizia que eram impagáveis, que o governo não tinha dinheiro prá pagá-los. O empresariado do local reclamava que o dinheiro decorrente dos precatórios iria estimular a economia. Alguns cidadãos, entrevistados, reclamavam que os precatórios eram um direito seu e que o governo se ne-gava a cumprir sua obrigação ao não pagar os precatórios. Seu Juvenil, pra não deixar em branco, também comentava sobre os tais precatórios: “Ora, o governo tem mais é que in-vestir em obras prá população, não estar gastando dinheiro com esses precatórios” ou então “isso é coisa de empresário querendo botar a mão no dinheiro público, o governo tem é que parcelar mesmo, etc, etc, etc.” sustentava com convicção o Seu Juvenil nas rodas de conversas. Até que, em determi-nada ocasião, o Seu Juvenil passa a compreender realmente o significado do tal de precatório. E na prática.

Seu Juvenil dirigia seu Ford F-4000, instrumento de tra-balho e única fonte de renda da família, quando, em uma rua qualquer do país das andorinhas, é violentamente em-purrado por um veículo maior que o seu barranco abaixo, destruindo praticamente todo o seu Fordzinho. Por sorte, Seu Juvenil não sofreu quase nenhum ferimento, mas o fordzinho .... só pra sucata!

Como qualquer outro cidadão, Seu Juvenil foi tentar bus-car o prejuízo sofrido. Foi saber de quem era o outro veículo. Descobriu que era de propriedade do Governo do país das andorinhas. “Fácil, então! Se é do governo, deve ser fácil bus-car o prejuízo”, pensou. Constatou que somente com ação judicial conseguiria reaver o seu direito; e teria que provar que o direito era seu. Conseguiu. Após longo e penoso pro-cesso, anos após ter ocorrido o acidente, conseguiu afinal uma decisão: o Governo deveria indenizar o Seu Juvenil. “Beleza”, pensou ele, “já posso pegar meu dinheirinho”. Ledo engano. Teria que passar para a fase da “execução” do pro-cesso. Mais uma novela... Mais alguns anos... Consegue então que fique definido o valor final que deveria receber. “É agora! Vou botar a mão na grana! Afinal, é dinheiro meu na mão do governo!”. Aí é que começa a entender realmente o que é precatório. Quando procura o seu dinheirinho, é informado solenemente: “Parabéns, o Sr. ganhou a causa. Tinha razão. Vai receber a sua indenização pelo acidente. Basta inscrever o seu crédito junto aos precatórios”. Precatório? Mas o que tem a ver comigo? “E isso mesmo, o valor será colocado na fila de pagamentos, e quando chegar a sua vez, seu crédito será incluido no orçamento do ano seguinte para começar o pagamento dos seus valores, parceladamente.”.

“Puxa, mas eu levei todos esses anos pra provar que o go-verno me deve, deixei de trabalhar, empobreci, envelheci, e agora tenho que esperar na fila ?” - “Sim, isso é precatório”. Assim, vinte anos depois de acontecido o acidente, ainda esperando receber a sua indenização, o Seu Juvenil virou mestre no assunto “precatório”. Aprendeu na prática, na dureza ... Parece que hoje o Seu Juvenil não gosta muito de comentar notícias que estão na boca do povo... Pode ser que venha a ser convidado a conhecer mais a fundo o assunto... e ter que aprender na prática...

Fiquei honrado com o convite do pessoal do Destak para colaborar com o jornal nesta coluna. Pretendo que seja para entretenimento e um pouco de informação. Precisamos também da colaboração do leitor: se tiver algum tema para a gente comentar, sem compromisso, fazemos questão de receber sugestões. Use o e-mail e ajude-nos a aprimorar esse nosso veículo. Que Deus nos ilumine a todos.

EXPEDIENTE: Diretor Geral: Cleber MartinsEdição de Arte: Equipe VOXVISIONPublicidade: Rodileine SouzaReportagens: Destak e colaboradoresCirculação: Pantano Grande e regiãoEndereço: Rua Dom João VI, 13 - Centro Pantano Grande/RS - CEP: 96690-000Impressão: Gazeta do Sul E-mail: [email protected]

O Destak não se responsabiliza por matérias assinadas, as mesmas não representam a opinião do jornal. O conteúdo de todos os anúncios aqui publicados é de total responsa-bilidade de seus anunciantes.

O tal do precatório

Ponto de Vista

Luis [email protected]

Redação:9809-8650

Vendas:8211-5837

ACIPANTANO GRANDE

ASSOCIADO A

www.destakonline.com.br

Pantano e região ganham mais um jornalNasce hoje o Destak. Um jornal democrático. Sem com-

promissos políticos. Nasce para servir ao povo, defender seus direitos, reivindicações e de levar até a sua casa, até o seu trabalho ou até as suas mãos uma informação que complete o seu dia-a-dia.

O Destak é resultado de um trabalho conduzido du-rante 2 meses pela VOXVISION, responsável também pelo antigo projeto gráfico do jornal Diário Pantanense, pelo layout do site Giro da Galera, entre outros.

O Jornal em suas 8 páginas, abordará as principais no-tícias de Pantano Grande e região, sempre de forma cla-ra, objetiva e imparcial, além de trazer colunas nos mais diversos gêneros como; Boa Forma, Ponto de Vista, Saú-de, Música, Cinema e Culinária. O JD ainda traz os signos do dia, piadas, jogo Sudoku, agenda com os principais eventos e muito mais.

O Destak também estará presente na internet através do site www.destakonline.com.br, o qual ainda esta em fase de construção. O site contemplará o leitor com notí-cias, fotos, enquetes, previsão do tempo, arquivo com as melhores reportagens publicadas, além de promover a interatividade entre o leitor e a redação, abrindo espaço para o conteúdo colaborativo.

Ao entregar o 1º exemplar do Jornal Destak, queremos agradecer a todos os colaboradores, as assessorias de im-prensa, aos nossos colunistas e anunciantes. Ao mesmo tempo, assumimos o compromisso com você, caro leitor, de buscar mais do que podemos, de ir além.

Boa leitura!

Equipe Jornal DestakCleber Martins

Rodileine Souza

Polícia Civil recebe bensNa última quarta-feira o

Ministério Público (MP) da Comarca de Rio Pardo fez a entrega de equipamentos à Polícia Civil, escolhida em função do trabalho desen-volvido para a apuração dos delitos ambientais, através de inquéritos poli-ciais e termos circunstan-ciados, inclusive a partir de solicitações das Promoto-rias de Justiça.

No ato de entrega, ocorri-do no prédio das Promoto-rias de Justiça de Rio Pardo, participaram a promotora Christine Mendes Ribeiro Grehs, o promotor Rui Pre-diger, o delegado Regional de Polícia, Julci Severo, e o delegado de Polícia de Rio

Pardo e Pantano Grande, Pa-blo Queiroz Rocha. Na oca-sião foram entregues um notebook, três impressoras multifuncionais (duas delas à Delegacia de Polícia de Rio Pardo e uma à Delegacia de Polícia de Pantano Grande), uma máquina de xerox, multifuncional e digital e um microcomputador.

O valor dos bens soma aproximadamente R$ 5.500,00. Ainda no encon-tro, a promotora anunciou que o 2º Batalhão da Polícia Militar de Rio Pardo recebe-rá até o dia 13 de julho deste ano a quantia de R$ 1 mil, via depósito na conta bancária do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública.

CNPJ: 10.711.932/0001-04

Rio Pardo contra o crackNa mesma data em que os

bens foram entregues à Po-lícia Civil, as autoridades de-ram início às tratativas para um maior enfrentamento do tráfico de entorpecen-tes em Rio Pardo. Durante a reunião, os promotores de Justiça destacaram que o município está se estru-turando de forma rápida para oferecer tratamento aos dependentes químicos, fruto do fortalecimento da Rede de Saúde Mental/De-pendência Química, com ênfase em crack – inclusive com a assinatura do Termo de Integração Operacional, no dia 22 de dezembro do ano passado.

Uma das conclusões da reunião foi de que a comu-

nidade precisa colaborar, trazendo notícias e infor-mações, de forma anônima, para possibilitar a inves-tigação de suspeitos. Para isso, o Ministério Público da Comarca de Rio Pardo man-terá uma urna na recepção de seu prédio, viabilizando o recebimento de dados. Solução idêntica poderá ser adotada pelas polícias. Ou-tra das conclusões foi a de que aconteçam reuniões mensais entre o Ministério Público, Polícia Civil e Briga-da Militar de Rio Pardo, para que sejam analisados os da-dos colhidos nas urnas. Após as investigações pertinentes, os resultados deverão ser compartilhados entre as au-toridades integradas.

Mulheres recebem diplomasA Secretaria Municipal

do Trabalho, Cidadania e Assistência Social de Panta-no Grande fez no dia 19 de março, a entrega de certifi-cados de conclusão de curso de confecção de edredom para 23 usuárias oriundas do Programa Bolsa Família inseridas no Programa Ci-dadão em Ação. Na oportu-nidade, várias autoridades reuniram-se nas dependên-cias da Câmara Municipal de Vereadores para presti-giar este momento tão im-portante tanto para a equi-pe de trabalho da SMTCAS quanto para as usuárias

que participaram do curso uma vez que agora podem estar confeccionando seus próprios edredons e até mesmo fazendo desta ativi-dade uma forma de geração de renda.

Dos 47 edredons confec-cionados, cada uma das usuárias ganhou um edre-dom de casal e foram distri-buídos 04 edredons para 04 famílias carentes da Várzea, Aroeiras, Divisa e Monte Castelo. Os edredons res-tantes foram trazidos para a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assis-tência Social para doação.

23 mulheres receberam o diploma e um edredom.

FOTO DIVULGAÇÃO/LUCAS CARLOS

Page 3: Jornal Destak Edição n° 01

GERAL03Pantano Grande, Rio Pardo e Minas do Leão - 27 de março de 2009

www.destakonline.com.br

CárieA cárie dental é uma doença infecciosa, crônica, trans-

missível, de origem bacteriana. Os microorganismos cau-sadores da cárie formam colônias que aderem à superfície dentária por uma placa – a placa bacteriana dental. Em con-dições favoráveis, esses microorganismos podem fermen-tar açúcares (e outros carboidratos) para produzir ácido, que desmineraliza o esmalte dentário. Se não for comba-tido em seu início, o processo de desmineralização acabará por formar uma cavidade no dente.

A cárie só se desenvolve após uma repetida e não pertur-bada ação ácida, que produza suficiente desmineralização, para que haja nova e maciça invasão bacteriana no dente, provocando perda permanente de substância dental. Por-tanto, não é um fenômeno instantâneo, nem inevitável.

Os dentes possuem diferentes níveis de suscetibilidade à cárie. Na dentição primária, os molares inferiores são os mais propensos à cárie e os incisivos inferiores, os mais resistentes.

Há grande relação entre a idade e a incidência de cárie. Há períodos de exacerbação, estacionários e até de inativi-dade. A incidência é maior nas seguintes faixas etárias:

De 4 a 8 anos: atinge os dentes temporários e os primei-ros molares permanentes. De 11 a 18 anos: ataca a dentição permanente recém-erupcionada. De 55 a 65 anos: cáries de cemento ou radiculares, com bolsas gengivais profundas.

Diário de DietaComo o processo de formação da cárie está relacionado à

fermentação de açúcares, sua ingestão em grande quantidade pode acarretar alto índice de manifestação da doença. Quanto menor a ingestão de açúcar provavelmente menor será o apa-recimento de cáries. Porém, é bom destacar que a não-inges-tão de açúcares não é garantia de imunidade à cárie.

EscovaçãoPara limpar os dentes superiores e inferiores, coloque sua

escova num ângulo de 45º em relação ao dente e faça movi-mentos vibratórios suaves com a escova, por grupos de dois dentes, tanto nas superfícies internas como nas externas.

Para limpar as superfícies mastigatórias, escove para frente e para trás.

Fio DentalPara limpar com o fio dental entre os dentes, lace o dente

com o fio e faça movimentos de sobe e desce contra a pa-rede de cada dente. Para fazer a limpeza entre o dente e a gengiva, siga a anatomia do dente.

Cuidados e dicas para prevenir as cáries

Sorriso Saudável

Fonte:www.sorrisosaudavel.com.br

Museu Zoológico de Rio Pardo será reinaugurado

Por tratar-se de um acervo único e muito antigo, os ani-mais perten-centes ao Mu-seu Zoológico Municipal Áu-reo Muller ne-cessitariam de um ambiente com menos riscos de de-terioração. A ampla entrada

Bióloga Emilin Corrêa.

FOTO GISELLE LIMA

de ar no prédio histórico do centro da cidade onde loca-lizava-se, auxiliava no acú-mulo de poeira e corrosão dos exemplares taxidermi-zados. Com a transferência para a infra-estrutura da nova sede será possível a manutenção e preservação do acervo, devido a menor incidência de luminosida-de, climatização artificial e circulação de ar. A preocu-pação da Secretaria Muni-cipal de Turismo e Cultura com as condições das espé-cies foi o ponto de partida para o processo de restaura-ção do acervo e transferên-cia do museu.

A pedido do Secretário da pasta, Milton Coelho, a bió-loga Emilin Corrêa fez um levantamento da situação dos animais, inclusive os que estavam expostos em soluções com formol e, em seguida, realizou o trabalho de restauro, assessorado por mais três profissionais. Entre eles a Bióloga Carini Souza, do município de En-

cruzilhada do Sul, que tem vários cursos de taxidermi-zação e é pes-quisadora da fauna do Rio Grande do Sul. Segundo a bi-óloga Emilin todo animal, mesmo taxi-d e r m i z a d o , continua sen-do material

biológico e, portanto, está sujeito ao ataque de pragas, fungos e da poluição em ge-ral, e necessita de uma ma-nutenção adequada, perio-dicamente a cada 06 ou 12 meses dependendo das con-dições em que é mantido. Apesar de algumas espécies terem sido perdidas devido o desgaste do tempo, com esta restauração, muitos es-tão “ganhando vida nova” e podem novamente compor a base instrutiva do museu.

Segundo o prefeito Joni Rocha, o objetivo ao longo do tempo é transformar a Rua da Ladeira em um centro cultural, juntamen-te com o Espaço Cultural Panatieri, Casa do Turista e através da remodelação na estrutura que cerca o Museu Zoológico, com a criação de uma praça e um quiosque.

A reinauguração do Mu-seu Zoológico Municipal Áureo Muller acontecerá durante a programação da Semana Santa, na terça-fei-ra (07), às 17 horas.

VICCMC comemora 23 anosBoate e mateada fazem parte da programação

A SORAPAG, mais uma vez será o palco de um dos mais tradicionais eventos de Pantano Grande, trata-se do Concurso Garota VICCMC, que neste ano completa seus 22 anos. A festa será realizada no sábado, dia 04 de abril.

O evento teve sua primeira edição em 1988, tendo Már-cia Santos como a Garota VICCMC e Daliane Cardoso a Garota Simpatia. Segundo o organizador do Evento, Van-derli de Souza, o grande des-taque do Concurso Garota VICCMC é a sua credibilidade com o público, que se man-tém fiel nestes 22 anos de história sempre lotando as dependências da SORAPAG.

Até o fechamento desta edição já haviam 6 candi-datas inscritas para o con-curso. As inscrições estarão abertas até o dia 1° de abril.

Os ingressos para a festa já estão à venda a no Quios-que e na Lancheria Ponto X.

> MATEADA

Dentro da programação dos 23 anos da VICCMC acontece no Calçadão Muni-cipal, uma grande Mateada com a Escolha da Mais Bela Negra e do Mais Belo Negro de Pantano Grande, num evento promovido por Tia-go Marindia, em parceria com Vanderli de Souza.

A Mateada da VICCMC será realizada no dia 05 de abril, a partir das 16 horas. Leve a Cuia e Bomba, pois a Erva Mate e Água Quente é por conta da Ervateira Gaú-cha da Serra, que mais uma vez marca presença nos eventos organizados por Vanderli. O evento ainda terá a apresentação de gru-po de danças afro, desfile de modas, show musical com a Banda riopardense Dual Roots e a apresentação das vencedoras do concurso Ga-rota VICCMC de 2009.

Daiane, Diênneffer e Celine, vencedoras de 2008.

FOTO DIVULGAÇÃO/VICCMC

Page 4: Jornal Destak Edição n° 01

GERAL 04Pantano Grande, Rio Pardo e Minas do Leão - 27 de março de 2009

www.destakonline.com.br

Sono e exercício físico!

Boa Forma

Gerson [email protected]

Convidado pelo grande parceiro Cleber Martins, estarei repassando um pouco do meu conhecimento e experiên-cia sobre o universo da atividade física e do exercício físico. Sempre embasado em pesquisa que é isto que da o suporte para os grandes profissionais que se envolvem na orien-tação desta área tão importante na vida das pessoas, des-te mundo cada vez mais sedentário. Estarei escrevendo e trazendo alguns resumos de texto e estudos científicos dos mais diversos benefícios podemos ter através da pratica re-gular da atividade física.

As pesquisas e discussões sobre a relação da qualidade do sono com a atividade física têm chegado a conclusões diversas, mas em geral, aqueles que praticam atividades físicas tendem a conseguir um sono mais profundo e pro-longado do que os que não praticam.

Na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estudos concluem que em sedentários, é maior a ocorrência de ron-co, apnéia - interrupção da respiração - e sono fragmentado.

Sabe-se que os exercícios vigorosos, se praticados regu-larmente, provocam maior gasto energético e requerem um período maior de sono para a reposição das energias. O que se observou em pesquisas é que essa compensação se dá num prolongamento da fase de sono mais profundo, que favorece a liberação e regularização de hormônios. Ve-rificou-se, inclusive, uma proporção entre o aumento na duração dos exercícios e a profundidade do sono.

Outros estudos mostram que soldados que praticavam re-gularmente musculação, para obter aumento de resistência, adormeciam mais rapidamente e acordavam bem menos ve-zes durante a noite. Observou-se também que pessoas com menos aptidão física ou maior idade, beneficiam-se ainda mais da prática de exercícios para a qualidade do seu sono.

Outro efeito positivo da prática de exercícios para os in-sones é que a maior movimentação corporal durante o dia ajuda a diminuir a agitação noturna, típica de quem tem dificuldade para cair no sono. Assim, a atividade física diur-na inverte o “horário de pique”, possibilitando que a pessoa gaste mais energia de dia e relaxe à noite.

Se quiser ver o texto na integra acesse este site: http://www.fabiosaba.com.br/2009/03/07/sono-e-exercicio-fisico/

Sugestão de matérias, dúvidas e curiosidade mande e-mail para: [email protected].

10% dos pantanenses têm acesso a internet

Em 1989, o cientista in-glês Berners-Lee desenvol-veu tudo o que é necessário para criar e acessar páginas na internet. Ele inventou o navegador web e progra-mou o primeiro servidor, no qual os documentos de hipertexto podiam ser ar-mazenados.

Em 1993, o uso da World Wide Web (WWW) foi libe-rado gratuitamente. Desde então, seu crescimento foi vertiginoso – segundo espe-cialistas, cerca de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mun-do navegam na internet.

O número de pessoas que acessam a internet a par-tir de suas casas em todo Brasil cresceu em 2008. A apuração do Ibope Nielsen Online contabilizou 24,5 milhões de visitantes úni-cos, sendo que, para 2009, as projeções apontam para 28 milhões, o que represen-taria um aumento de 20%, ante o ano passado.

Por aqui, cerca de 10% dos pantanenses tem acesso a internet, deste total, uma parte ainda utiliza internet discada, os demais tem aces-so a banda larga através da Brasil Telecom e da empresa pantanense, Kazahazaques Telecom, outros utilizam a tecnologia móvel 3G.

Alguns pantanenses com idade entre 14 e 30 anos, utilizam as lan houses para acessar a rede mundial de computadores. Segundo o proprietário da Virtual Cyber Café, das 400 horas navegadas por mês, 70% são utilizadas para acessar o Orkut e conversar pelo MSN. Ele afirma ainda que

em 2009, pessoas com ida-de acima de 40 anos come-çaram a se interessar mais pela internet e pelos sites de relacionamentos.

O número de usuários de internet esta crescendo no município, alavancado por um aumento de 50% nas vendas de microcom-putadores de 2006 para 2007, índice que se man-teve em 2008.

Embora o número de usuários em Pantano Gran-de ainda não seja tão gran-de, o site “Giro da Galera”, registra um número de visitas surpreendente, são aproximadamente 3.500 acessos mensais, totalizan-do quase 144 mil desde sua criação em 2004.

Com o aumento do núme-ro de internautas, os negó-cios online cresceram cerca de 30% no Brasil, o que aca-bou tornando ainda maior os casos de crimes com car-tão de crédito pela internet.

O jornal Destak dá algu-mas dicas para se proteger na hora de fazer a compra pela internet com o cartão de crédito.

Mantenha o antivírus atualizado. Use anti-spam. Não digite a senha, quando alguma mensagem pedir recadastramento em conta bancária ou cartão de cré-dito. Não abra e-mails de re-metentes desconhecidos.

Só faça compras em sites de confiança. Não forneça seu número de identidade ou CPF para sites que não sejam de confiança. Não abra anexos com arquivos executáveis ou imagens de origem desconhecida.

Fórum propõe parceria com o Município

No último dia 17 de mar-ço, representantes dos Pode-res Executivo e Legislativo dos Municípios de Pantano Grande e Rio Pardo partici-param de reunião com os Juizes do Fórum de Rio Par-do, para tratarem de futura parceria para agilizar os pro-cessos de Execução Fiscal.

A tônica da reunião foi sobre a grande dificuldade que encontra o Fórum para dar andamento aos proces-sos de cobrança de impostos que foram encaminhados em anos passados ao Judici-ário. Segundo o Juiz Diretor do Fórum, Dr. Osmar Aguiar Pacheco, estão em anda-mento atualmente quase dois mil processos de Pan-tano Grande e perto de seis mil processos de Rio Pardo. A maioria destes processos tem problemas de ende-reços ou de qualificação dos devedores, o que causa enorme transtorno para o andamento, e determina o aumento considerável dos custos desses processos.

A idéia do Judiciário é contar com a colaboração dos Municípios com a des-tinação de servidores para auxiliarem exclusivamente nas Execuções Fiscais, com prévio treinamento, junto ao Fórum. Também salien-tou o Juiz que é vontade do Judiciário tentar instalar um Posto de atendimento para essas causas em Pantano

Grande. Com isso, facilitaria o acesso dos devedores para uma negociação de seus dé-bitos com o Município.

Os representantes dos Municípios se mostraram sensíveis aos apelos dos Magistrados e concordaram em estudar soluções para esse problema. Por Panta-no Grande, a Prefeita Maria Luiza Raabe salientou que é objetivo do Município co-laborar para que esses pro-cessos tenham agilidade e também que é objetivo a negociação com os devedo-res para que eles possam pagar seus débitos de for-ma mais amena, parcelada. Segundo ela, isso pode de-terminar incremento na ar-recadação e a possibilidade dos cidadãos regularizarem sua situação fiscal.

Os participantes da reu-nião ficaram de estudar as alternativas possíveis e con-cluir as negociações em pou-cos dias. Em Pantano, a meta é estabelecer em seguida um balcão de negociação dos dé-bitos fiscais, para facilitar o pagamento pelos contri-buintes e resolver o proble-ma dos processos parados.

Participaram da Reunião pelo Município de Panta-no Grande, a Prefeita Maria Luiza Bertussi Raabe, o Pre-sidente da Câmara Munici-pal, Ivan Rafael Trevisan, e o Secretário da Administração, Luís Fernando Alves da Silva.

> Pantano Grande

Judiciário quer agilizar processos de Execução Fiscal.

FOTO DIVULGAÇÃO

Page 5: Jornal Destak Edição n° 01

GERAL05Pantano Grande, Rio Pardo e Minas do Leão - 27 de março de 2009

www.destakonline.com.br

Notícias Breves

Título de EleitorA Câmara Municipal de

Pantano Grande e a 38ª Zona Eleitoral informam que a partir do dia 20 de Março de 2009, todos os títulos de eleitor, (1ª via, revisão ou trasfêrencia), passaram a ser processados na Câmara de Vereadores, localizada na Rua Duque de Caxias, nº 42 - Centro - Pantano Grande/RS. Maiores Informações pelo fone 3734-1285.

Crise causa mais de 440 demissões na NativaLei Seca não é respeitada

em Pantano GrandeA Reflorestadora Nativa

já contabiliza mais de 440

demissões desde outubro

de 2008. O número soma

as demissões realizadas nas

unidades dos municípios de

Pantano Grande, Minas do

Leão, Rio Pardo, Encruzilha-

da, Butiá, Caçapava, Rosário

do Sul, São Sepé, Manoel

Viana e Unistalda. Somente

em Pantano Grande cerca

de 90 empregados foram

demitidos.

As demissões foram pro-

vocadas pela turbulência

global que atinge a econo-

mia. O setor de silvicultura

foi bastante atingido pelo

enfraquecimento dos mer-

cados externos, o que aca-

bou forçando a empresa a

frear a produção, para dimi-

nuir o volume de estoque

até que a situação seja nor-

malizada. Segundo a em-

presa o cenário atual ainda

é de incertezas.

Alistamento MilitarOs nascidos até o ano de

1991 têm até o dia 30 de abril para se apresentarem na Junta do Serviço Militar para o alistamento obrigatório.

O procedimento corres-ponde ao alistamento mi-litar, que é exigido a todo jovem do sexo masculino no ano em que ele atinge a maioridade penal, ou seja, 18 anos. O morador que se encontra nestas condições deve comparecer em horá-rio comercial na Junta Mili-tar, na Prefeitura Municipal, portando RG, CPF, certidão de nascimento ou casamen-to e uma foto 3x4.

O setor no município es-tará fazendo o alistamento a partir do dia 06 de Abril, segunda-feira, quando o ór-gão estará aberto das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Feriado de PáscoaO Rincão Gaia, em Panta-

no Grande, terá programa-ção especial para as festivi-dades da Páscoa, de 10 a 12 de abril. Neste ano, o coelho e seus diversos companhei-ros ganharão vida através da técnica de origami, que integrará a programação lúdico-educativa. Além da farta e saborosa culinária, o feriado será recheado de ati-vidades pascais, como a di-vertida caça aos ovos e a co-lheita de macela. Também haverá passeio de charrete, banho de lago e visitas guia-das desvendando as matizes outonais do Rincão.

Muito têm se notado o consumo de bebida alco-ólica entre jovens que fre-qüentam as ruas centrais de Pantano, principalmente aos finais de semana. O que se vê, é a associação do álco-ol com direção, tornando o centro do município ponto de encontro de motoristas que desafiam as leis de trân-sito, pondo em risco não so-mente suas vidas como as dos passageiros e principal-mente de pedestres.

Desde o ano passado, está em vigor a Lei 11.705, que altera o Código de Trânsi-to Brasileiro, proibindo o consumo de praticamente qualquer quantidade de be-bida alcoólica por conduto-res de veículos. A partir de agora, motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 grama de álcool por litro de sangue (uma latinha de cer-veja ou uma taça de vinho) pagarão multa de 957 reais, perderão a carteira de mo-torista por um ano e ainda terão o carro apreendido e levarão sete pontos na CNH. Quem for apanhado com mais de 0,6 grama de álcool por litro de sangue (equiva-lente três latas de cerveja) poderá ser preso.

Mesmo com toda esta le-gislação rigorosa, é comum ver o consumo de bebida de forma indiscriminada em Pantano Grande. Segundo o motorista M.A, o consumo de bebida é normal na ci-dade, principalmente antes de festas, no perímetro das ruas centrais, uma espécie de aquecimento para a ba-lada, que logicamente du-

rante a festa há mais con-sumo, tornando o final da noite ainda mais perigoso, inclusive com rachas e ma-nobras arriscadas.

Neste último final de se-mana, foram registrados três acidentes com veícu-los em Pantano Grande, nenhum com gravidade ou com lesões, porém há informações que em pelo menos 1 dos casos o moto-rista estava embriagado. No mesmo local houve outro acidente recentemente. A Brigada Militar, que realiza o trabalho preventivo na ci-dade agiu de forma rápida, porém a falta do bafômetro prejudicou na autuação do condutor. A BM do muni-cípio quando realiza ope-rações usa o “bafômetro” emprestado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ou a BM de Rio Pardo, o apare-lho permite enquadramen-to imediato do condutor. O motorista pantanense foi conduzido ao Plantão Médi-co, onde foi constatado pela médica plantonista o caso de embriaguez. Segundo o 1º Ten. Roberto Massulo, co-mandante da BM em Panta-no, o motorista que for pego embriagado ao volante, terá a retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado, além de ter o documento de habilitação recolhido, ele responderá processo criminal por diri-gir embriagado e em alguns casos poderá ser preso.

É evidente os resultados obtidos desde a homologa-ção da chamada Lei Seca, que reduziu drasticamente

os acidentes e em conse-qüência os gastos públicos na saúde, porém é comum ainda vermos, motoristas flagrados bêbados desafian-do a rigorosa lei. Em termos práticos, a Lei até assusta mas não termina com o di-reito de dirigir em caso de erro, já que é natural que autuados tenham prazo para se defender, o que no caso pode ser de até um ano. O problema é quando essas alternativas passam a ser encaradas por moto-ristas incautos como uma forma de postergar inde-finidamente a questão. Os organismos de trânsito sus-tentam que, findo o período legal, a cassação da carteira será inevitável. A dúvida é se a burocracia não acabará favorecendo motoristas ao mesmo tempo impruden-tes e dispostos a protelar a aplicação da pena.

O que se espera da Lei Seca, é uma mudança de postura dos condutores, porém de concreto a nova legislação é pouco eficiente, apreensões de veículos e processos ad-ministrativos acontecem, porém prisões e a perda do direito de dirigir, pouco ocorre, assim o trabalho de fiscalização e principalmen-te de conscientização ficam prejudicados. Resta a cada motorista, o bom senso de consumir bebida alcoólica somente quando não for dirigir, dando à direção a quem possa conduzir o ve-ículo com segurança, pois o carro, moto, caminhões e até embarcações são armas letais quando mal usados.

ApostadoresNo ano passado, mais de

R$ 111 milhões foram esque-cidos na Caixa Econômica Federal por ganhadores de loterias. A maior parte é de prêmios secundários como a quina e a quadra.

No município de Pantano Grande em 30 de Dezem-bro de 2008 um apostador ganhou R$ 18 mil reais na quina e não foi retirar o prêmio. Segundo a lotérica, é comum apostadores não retirarem os prêmios me-nores, pois muita gente só confere o jogo pensando no prêmio principal

> REPORTAGEM ESPECIAL [email protected]

Page 6: Jornal Destak Edição n° 01

VARIEDADES 06Pantano Grande, Rio Pardo e Minas do Leão - 27 de março de 2009

www.destakonline.com.br

Sudoku www.recreativa.com.br

Culinária www.centralsuldejornais.com.br

Áriesde 21/03 a 20/04

O passado volta com tudo em sua vida ariano e você não deve perder a razão. Pare e reflita sobre cada passo que deve dar e ande para frente. Vênus, mercúrio, sol e lua con-tinuam em seu signo trazendo a promessa de bons acor-dos, sejam profissionais ou pessoais. Avalie o que ou quem ainda faz sentido em sua vida e procure manter.

Horóscopo Horóscopo válido para esta sexta-feira

Câncerde 21/06 a 21/07

Parcerias e relacionamentos continuam tirando seu sono, mas você não deve abaixar a cabeça diante das dificulda-des ou desistir de seus sonhos. Aproveite a boa fase pro-fissional onde você deve colocar sua atenção. Promessa de bons acordos financeiros em parcerias ou divórcio e ganhos inesperados.

Tourode 21/04 a 20/05

A fase de reclusão e reflexão continua touro e você deve respeitar este momento. Busque a paz, pois você está pre-cisando dela. A contemplação, que é uma de suas facilida-des, pode fazer muito bem a você nesta fase. Vá de encon-tro à natureza e se entregue à beleza da natureza que está dentro de você. Você sairá renovado dessa experiência.

Gêmeosde 21/05 a 20/06

Projetos e parcerias com empresas de médio a grande por-te estão favorecidos. Caso tenha algo a expor, esta é uma ótima fase. A vida doméstica pede um olhar menos crítico e mais carinhoso de sua parte. Nesta fase você deve apren-der a investigar seus sentimentos mais profundos e se dar sem medos. Traga mais alegria para dentro de casa.

Leãode 22/07 a 22/08

Nesta fase você passa por um processo de cura depois de uma fase difícil. Ainda existem alguns pontos que não fo-ram amarrados, mas certamente durante este mês tudo começa a voltar ao seu lugar. Sua vida financeira ainda pede atenção e cuidado de sua parte. Não faça gastos desnecessários.

Virgemde 23/08 a 22/09

Pode ser que você sinta sua energia escapando pelos dedos. Caso isso aconteça, procure fazer alguns exercí-cios de respiração e mantenha uma dieta equilibrada e saudável. Massagens relaxantes também podem surtir um efeito bastante positivo em sua saúde, que neste momento deve ser observada.

Classificados Para anunciar ligue: (51) 9809-8650

VENDO ESCORT GUIAEscort Guia, ano 88, vermelho, com teto solar e rodas de liga leve. Exelente estado. Vendo ou troco por carro de maior valor. Contato: 8467-8103.

TREVISAN IMÓVEISVENDE: Chácaras, terrenos, ca-sas e áreas rurais. Acesse o site: www.trevisanimoveis.com.Tele vendas: (51) 8115-1918.

Escorpiãode 23/10 a 21/11

Sua energia deve estar totalmente voltada para investi-mentos no trabalho, sejam eles de ordem financeira ou intelectual. Faça tudo o que puder para incrementar sua vida profissional neste momento, pois você poderá colher os frutos rapidamente. Cuide também de sua saúde prati-cando exercícios e fazendo uma dieta equilibrada.

Peixesde 19/02 a 20/03

Marte em seu signo aproximando-se de Urano e Satur-no traz de volta a necessidade de mexer em coisas que você tem adiado ou fingindo que não existe. De nada vai adiantar de fazer de morto nesta fase, pois o Universo vai bater na mesma tecla até que sua vida encontre os caminhos definitivos.

Sagitáriode 22/11 a 21/12

Cuide bem de suas finanças, não arrisque sua segurança e nem acredite em milagres financeiros. Saiba que nesta fase o Universo pede a você que aprenda definitivamente a compreender a importância do mundo material. É bem verdade que o Centauro cavalga olhando o Universo, mas seus pés devem estar bem firmes no chão.

Capricórniode 22/12 a 19/01

Este é um momento importante para você entender seus sentimentos mais profundos e suas necessidades emocio-nais. Não subestime essas necessidades especialmente nesta fase, pois você deve precisa aprender a se compro-meter mais intensamente com você mesmo. Sua mente, que anda um pouco errante, deve se aquietar. Medite.

Aquáriode 20/01 a 18/02

Um momento de cura e entrega como este não deve ser desperdiçado. Procure entender os caminhos que suas emoções usam que faz com que você entre em contato co um lugar dentro de você de confusão, medos e insegu-ranças. Procure conectar-se com outra parte de você, mais positiva, menos assustada.

Librade 23/09 a 22/10

Ótima fase libriano, com vida social agitada, muita gente nova no pedaço e muitos amores também, por que não? Energia em alta faz com que você volte a acreditar na vida que escolheu para si. Depois da tempestade, você está curtindo a calmaria. Aproveite, pois durante as próximas quatro semanas tudo correrá às mil maravilhas.

“Mala Pronta” em primeiro lugar na Região Sul

MúsicaDJ Sergio Machado | [email protected]

O CD Hugo Pena & Gabriel - Ao Vivo nasceu do DVD homônimo que traz o megashow para 35 mil pessoas realizado em Maringá (PR), pela dupla de música sertaneja universitária mais promissora do momento: Hugo Pena & Gabriel. Este CD reúne todos os grandes sucessos da dupla sertaneja que já conquistou o sul e o centro-oeste do país, inclusive “Mala Pronta” que está em primeiro lugar na nossa região sul e também foi trilha so-nora da novela “A Favorita”. Entre outros sucessos que podemos citar, são estas que compõe o mesmo álbum: Morro de Saudade, Parece Castigo, Pra Lá de Bag-dá e Fora do Eixo, outra que também já andou nas primeiras posições aqui no sul. Esta dupla, com certeza, podemos dizer que anda com um excelente des-taque na nossa região.

Quem quer ser um milionário? mantém liderança nas telonas brasileiras

CinemaCleber Martins | [email protected]

Vencedor do Oscar 2009, o filme “Quem quer ser um milionário” con-quistou o primeiro lugar nas bilheterias brasileiras pela terceira semana consecutiva com cerca de 650 mil espectadores.

“Quem quer ser um milionário?” narra a saga de Jamal, um garoto pobre, que trabalha servindo chá em uma companhia de telemarketing e tenta reencontrar sua amada Latika.

Ao longo da história, ele e o seu irmão, Salim, são forçados a mendigar, e pelo Taj Mahal. Já crescidos, os dois voltam para Mumbai por causa de Latika e se desentendem. Como última alternativa para encontrá-la, Jamal se inscreve em um programa de TV de perguntas e respostas. Se chegar ao fim do show, ele leva para casa um prêmio de 20 milhões de rúpias.

VENDO MOTO HONDAVENDO: Moto CG Titan 125, ano 99, de cor verde, em bom esta-do de conservação. Interessa-dos entrar contato pelo telefone (51) 9823-4060.

Primeiras posiçõesem outras regiões

Sudeste: Victor & Leo - Borboletas;Centro-Oeste: Victot E Léo - Borboletas;Norte: Seu Jorge - Burguesinha;Nordeste: Victor & Léo - Borboletas.

ANUNCIE AQUILigue: 9809-8650

Peguei você olhando para este anúncio!!!

Quer ser visto também?Então anuncie conosco.

Fone: (51) 9809-8650E-mail: [email protected]

Page 7: Jornal Destak Edição n° 01

VARIEDADES/SOCIAL07Pantano Grande, Rio Pardo e Minas do Leão - 27 de março de 2009

www.destakonline.com.br

EMDESTAKpor Rodileine Souza

eventos · formaturas · aniversários · casamentos · baladas

Quer ver sua formatura, aniversário, casamento, balada ou evento no Destak? Então não perca tempo, entre em contato conosco e saiba como aparecer por aqui. Contatos: 9809-8650 | [email protected].

Sorria [email protected]

A mulher comenta com o marido: Querido, hoje o relógio caiu da parede da sala e por pouco não ba-

teu na cabeça da mamãe... Maldito relógio. Sempre atrasado...

Relógio atrasado

1° Aninho de Pedro R. FreitasPedrinho completou

seu primeiro aninho de vida no dia 23 de março.

HOMENAGEMÉ com muita alegria

que sua mamãe Helena, seu pai Michael e seus irmãos, agradecem a Deus por te-lo colocado em suas vidas, pois sua chegada trouxe muita paz e felicidade.

AgendaDestak

> No dia 04 de abril acontece na SORAPAG o Concurso Garota VICCMC 2009. Agitando a galera a Máster Sonorizações de Santa Cruz do Sul.

> No dia 05 de abril tem Mateada da VICCMC no Calçadão da Praça, com a Escolha da Mais Bela Negra e do Mais Belo Negro de Pantano Grande, além de apresentações artísticas e show com Dual Roots.

> Vem ai o 2° Encontro de DJs no dia 11 de abril. Aguarde!!!

> No dia 18 de abril o CTG Carreteiros da Saudade promove um grande jantar baile em comemoração aos seus 25 anos. Participe Gauchada.

Niver da Evellyn MachadoCompletou seus 2 aninhos

de vida no dia 13 de março a gatinha Evellyn Machado. Na data seus pais, Rodrigo e Aline recepcionaram amigos e parentes com uma linda festinha em sua residência.

Seus pais, avós, tios e dindos lhe desejam muita felicidade e muitos aninhos de vida.

Parabéns!!!

Niver da Ana CarolinaNo dia 4 de março, comple-

tou seus 2 aninhos de vida a gatinha Ana Carolina.

Sua Mamãe Eliane e seu Papai Ricardo juntamente com sua vovó Maria recep-cionaram seus amigos e parentes em sua residên-cia com uma bela festinha cheia de gulozeimas.

Parabéns Ana Carolina.

[email protected]

EDITAL DE PROCLAMAS N° 2.132 Livro D-7 Ano 2009 Folha - 47F

Bel. Regis Ilha, oficial registrador, Estado do Rio Grande do Sul, República Federativa do Brasil, no uso de suas atribuições,

FAZ SABER que pretende se casar e para isso apresentaram os documentos exigidos pelo artigo. 1.525, incisos I, III, IV DA LEI 10.406/2002 do código civil Brasileiro CARLOS ALEXANDRE DE LIMA HENRIQUES, de nacionalidade brasileira, solteiro, de servi-ços gerais, nascido em Rio Pardo-RS, residente e domiciliado no Capão da Fonte, Pantano Grande-RS, e de DEIZI GRAZIELA RO-DRIGUES MOURA, de nacionalidade brasileira, solteira, domés-tica, nascida em Rio Pardo-RS, residente e domiciliada na Rua 13 de maio, n° 45, Pantano Grande -RS. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. E, para constar, digitei o presente que será afixado no lugar público e de costu-me deste Oficio e publicado no Diário Oficial, desta cidade.

BEL REGIS ILHA

FotoRisada

A coisa anda feia mesmo. Vasculhando a net achei esta pérola. Já pen-sou a velocidade que esta ambulância atinge em caso de emergência.

por Lucas [email protected]

> UTI Móvel

Formatura de Taila MengueTaila formou-se em Téc-

nica de Enfermagem pela Dom Alberto no dia 14/03.

A festa aconteceu nas dependências do Restau-rante D’Graus em Pantano.

AGRADECIMENTOQuero agradecer a mi-

nha família, colegas, meu patrão Leandro e em espe-cial meu marido Charles, por terem me ajudado a conquistar meu sonho.

A todos um muitíssimo OBRIGADO.

Duas loiras estavam olhando para à lua quando uma perguntou ..- Ei qual é mais perto , a lua ou Londres ?!E a outra responde.- Hãm sua burra , claro que é a lua , ve se da pra ver Londres daqui !!!

Qual é mais perto?!

Niver da LarissaNo dia 25 de Março a gati-

nha Larissa completou seus 2 aninhos de vida.

É com muito amor e ca-rinho que queremos para-benizá-la desejando muita felicidade. Que os anjinhos a proteja e abençoe. Te ama-mos muito, com carinho dos dindos Rodi e Cleber.

Parabéns Larissa.

Page 8: Jornal Destak Edição n° 01

ESPORTESwww.destakonline.com.br

SextaSol e aumento de nuvens de manhã. Deve chover à tarde.

24°C/29°C

27 de março de 2009 - Ano 01 - Edição 01 - Valor R$ 1,50

NOVA26/03

CRESCENTE02/04

SábadoSol com algumas nuvens.

Não chove.

23°C/29°C

TEMPO

Inter comemora 100 anos no dia 4 de Abril

Selo comemorativo.

Abril será um mês espe-cial para os colorados, já que o Sport Club Internacional completará no próximo dia 04 de Abril, 100 anos de fundação. A primeira gran-de homenagem será feita no dia 1º, quando a Seleção Bra-sileira jogará pelas Elimina-tórias para a Copa de 2010 no Gigante da Beira-Rio e a CBF prepara uma celebra-ção especial. Outros eventos estão sendo programados, porém, como garante a Di-retoria do clube, nenhum será grandioso que compro-meta as finanças do clube, a Diretoria anunciou também que no dia 17 de Dezembro, dia que completa 3 anos da conquista do Mundial In-terclubes FIFA, haverá show com bandas gaúchas e um show à nível nacional. O foco principal, segundo diri-gentes, para o ano do Cente-nário será o futebol e dentro de campo, buscar títulos em todas as competições que for disputar.

Em Pantano Grande, o Presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Trevisan, também sócio do clube, so-licitou moção honrosa ao Internacional, pelas con-quistas, bem como pelos trabalhos sociais nos 100 anos de história do clube.

LUCAS [email protected]

> Confira a programação:1/4 - Jogo da Seleção Brasileira no Beira-Rio. Homenagem da CBF ao Internacional.2/4 - Grande Prêmio de Hipismo (Hipódromo do Cristal).3/4 - Desfile da coleção do Inter no Donna Fashion.3/4 - Missa do Centenário na Cate-dral Metropolitana.3/4 - Virada do Centenário no Beira-Rio, às 23h30. A meia-noi-te queima de fogos.4/4 - Caminhada do Centenário.4/4 - Show de bandas (Beira-Rio).4/4 - Lançamento do Selo dos Correios.4/4 - Lançamento da medalha da Casa da Moeda.4/4 - Jantar Oficial do Clube para 3 mil sócios no Complexo Beira-Rio.4/4 - Jantar Oficial para 1.500 pes-soas (Lindóia Tênis Clube).4/4 - Cerimônias e jantares oficiais em mais de 100 consulados colo-rados pelo mundo a fora.9/4 - Jantar para todos os funcio-nários e acompanhantes com a diretoria.18/4 - Corrida do Centenário.18/4 - Triathlon do Centenário.26/4 - Desfile da Milka no Gi-gantinho. 17/12 - Show do Centenário no Bei-ra-Rio para sócios.

Rio Pardo perde de virada

Na tarde desta quarta-fei-ra (25) o Rio Pardo recebeu o Cruzeiro pela série B do Campeonato Gaúcho no Es-tádio Amaro Cassep.

As duas equipes fizeram um primeiro tempo apáti-co. Na segunda etapa o Rio Pardo começou melhor e abriu o placar com Beltrão, de pênalti, logo depois Col-leti perdeu um gol cara a cara com o goleiro. Aos 22 minutos, Daniel marca o primeiro para o Cruzeiro e Diego Torres aos 30 põe a bola no fundo da rede e vira o jogo.

Apesar da pressão no fi-nal do jogo, o Rio Pardo não conseguiu o empate e co-nheceu sua primeira derro-ta na competição.

O próximo jogo do Rio Pardo será contra o São Ga-briel, no Domingo às 16h, em São Gabriel.

Pantanenses se destacam em torneio Sul-Americano de Jiu-Jitsu

Os pantaneses Alexandre Krause (Kbça) e José Luis (Gutão), da equipe Delariva de Jiu-Jitsu novamente fi-zeram bonito, em mais um torneio da modalidade. O evento em nível Sul-Ameri-cano, uma das etapas da Abu Dhabhi Pro, classificatória para o Mundial da categoria nos Emirados Árabes, reu-niu diversos competidores das mais diversas catego-rias do Jiu-Jitsu na sede da Sogipa em Porto Alegre.

Esta é a primeira vez que a equipe de Pantano partici-pa de um torneio em nível profissional, com atletas de vários estados e classifica-tório para o Mundial. Para

o praticante da luta, Kbça, os resultados obtidos são frutos dos intensos treinos e o apoio dos vários patro-cinadores que permitiram que a equipe se destacasse no torneio.

Gutão, que conseguiu trazer medalha para Panta-no, conquistou o vice-cam-peonato em sua categoria (acima de 98 Kg), já o atleta Alexandre lutou com faixas pretas, conquistando o 5º lugar no geral, entre os 62 atletas de sua categoria, po-rém por um erro do mesá-rio, Alexandre não conquis-tou lugar mais destacado na competição, já que erronea-mente o juiz marcou ponto

para o adversário. Em breve a equipe Dela-

riva, estará adotando pro-jeto que visa a inclusão social através do esporte, oferecendo para crianças o conhecimento e a prática do Jiu-Jitsu.

Os atletas pantanenses, aproveitam o espaço e agra-decem os patrocinadores que colaboran nas conquis-tas: Construcatto, Carroce-rias Torrense, Restaurante e Posto Raabelândia, Uni-cal, Prefeitura Municipal e Sicomtur.> As fotos do evento podem

ser conferidas no site www.girodagalera.com.br ou www.abudhabipro.com.br.

Prefeita Iza Raabe com os atlétas Alexandre Krause (Kbça) e José Luis (Gutão).

FOTO LUCAS CARLOS