jornal de sobral

8
Publicação mensal da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral | Distribuição Gratuita Ano II - Nº 7 - Dezembro de 2015 Vanessa Carvalho, aluna do Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2015. J ORNAL DE S OBRAL Como o maior e mais arrojado projeto de requalificação de centros históricos em execução no Brasil mudou a cara da Cidade (pág. 3) NOVO CENTRO Com 8,9 óbitos para cada mil nascidos vivos, a taxa de mortalidade infantil de Sobral se equipara a resultados de países de 1º mundo (pág. 2) REDUÇÃO DE 87% Residencial Nova Caiçara já beneficia mais de 5 mil pessoas garantindo habitação de qualidade por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (pág. 8) SONHO DA CASA PRÓPRIA Em três anos, políticas públicas reduzem em 90% número de famílias extremamente pobres em Sobral (pág. 7) A UM PASSO DA META Formação continuada de professores, fortalecimento da gestão escolar, avaliação interna e infraestrutura de qualidade: a receita que tornou a educação pública de Sobral a melhor do Brasil (Pags. 4 e 5) A trajetória da educação campeã

Upload: assessoria-de-comunicacao

Post on 25-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O Jornal de Sobral é produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura e, a partir de agora, será veiculado mensalmente com distribuição gratuita.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Sobral

Publicação mensal da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral | Distribuição Gratuita Ano II - Nº 7 - Dezembro de 2015

Vanessa Carvalho, aluna do Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2015.

JORNAL DE SOBRAL

Como o maior e mais arrojado projeto de requalificação de centros históricos em execução no Brasil mudou a cara da Cidade (pág. 3)

novo centroCom 8,9 óbitos para cada mil nascidos vivos, a taxa de mortalidade infantil de Sobral se equipara a resultados de países de 1º mundo (pág. 2)

Redução de 87%Residencial Nova Caiçara já beneficia mais de 5 mil pessoas garantindo habitação de qualidade por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (pág. 8)

Sonho da CaSa PróPriaEm três anos, políticas públicas reduzem em 90% número de famílias extremamente pobres em Sobral (pág. 7)

A um pAsso dA metA

Formação continuada de professores, fortalecimento da gestão escolar, avaliação interna e infraestrutura de qualidade: a receita que tornou a educação pública de Sobral a melhor do Brasil (Pags. 4 e 5)

A trajetória da educação campeã

Page 2: Jornal de Sobral

Sobral registrou a menor taxa de mortalidade infantil da história, de acordo com dados do relatório

do Sistema de Informação sobre Nasci-dos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saú-de. De janeiro a setembro deste ano, a taxa de mortalidade infantil do Municí-pio foi de 8,9 óbitos a cada mil nascidos vivos, enquanto a taxa de mortalidade infantil brasileira é de 15,3. O número é atualizado diariamente podendo ser alerado ao logo do ano. Para se ter uma ideia, em 1991, morriam quase 67 crian-ças antes de completar 1 ano de idade a cada mil nascidas vivas. Isso representa uma queda de cerca de 87% no número de óbitos infantis.

A taxa de mortalidade infantil é um dos mais importantes indicadores do desenvolvimento social de uma cidade e para o prefeito Veveu Arruda, “essa con-quista é fruto de uma ação articulada em vários setores. Não conseguiríamos redu-zir a mortalidade infantil se não tivésse-mos investido numa educação de quali-dade. Temos a melhor rede de educação do Brasil, segundo o Ideb. Reduzimos em 90% o número de famílias em situação

de extrema pobreza; temos o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Hu-mano do Ceará; estamos garantindo ha-bitação de qualidade para mais de 15 mil pessoas. Isso tudo dialoga entre si para produzir resultado como este, fruto de um trabalho com foco nas pessoas, so-bretudo as que mais precisam”.

Uma das explicações para o resul-tado alcançado é a implementação de políticas públicas comprometidas com o bem-estar de gestantes e crianças, como o Projeto Coala. Criado em 2013 pelo prefeito Veveu Arruda, o Coala oferece cuidados especiais aos bebês prematu-ros na sua própria residência, com acom-panhamento da médica neonatologista, enfermeira e da equipe do posto de saú-de. “Com o Coala conseguimos reduzir mais de 50% do número de mortes de prematuros, de 2013 a 2014. Antes, as crianças ficavam internadas até ganhar peso e, nesse período, pegavam infecção e muitas morriam. Hoje, o bebê pre-maturo é acompanhado em casa, com monitoramento diário, inclusive aos sá-bados e domingos, onde recebe todas as vacinas, teste do pezinho e demais cui-

dados até completar 2,3 quilogramas”, explica a gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Júlia Santos.

A Estratégia Trevo de Quatro Folhas oferece assistência social para mães com crianças de até dois anos de idade, em si-tuação de vulnerabilidade social. Como Cristina Ribeiro, moradora do bairro Coelce e mãe do pequeno Anthony Mi-guel. Mãe de primeira viagem, ela rece-be o apoio da mãe social Socorro Costa, que atua há 9 anos no Trevo de Quatro Folhas, dando, dicas de como cuidar do bebê, como fazer a correta amamenta-ção, além de ajudar nos afazeres domés-ticos.

Comemorando 100 anos de sua fundação, a Diocese de Sobral realizou, no dia 8 de novembro, na praça da Ca-tedral da Sé, uma missa solene presidi-da pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes e cocelebrada por Dom Vasconcelos, Dom Aldo Pagotto, Dom Fernando Sa-burido e Dom Odelir Magri, que reuniu centenas de fieis, entre eles o prefeito Veveu Arruda e os deputados Leônidas Cristino, Professor Teodoro Soares e Ivo Gomes.

Durante a solenidade, o Cardeal Dom Cláudio Hummes falou sobre o papel da igreja na transformação da so-ciedade, lembrando as palavras do Papa Francisco: “a Igreja precisa abrir as por-tas para todos entrarem. Mas, especial-mente, para sair para as periferias, ao encontro dos mais pobres, dos descar-tados, dos invisíveis”.

“Neste momento do centenário, em

que nós temos muito o que comemorar, nos alegrar e aplaudir da história de So-bral e da Diocese, devemos olhar para o futuro com as lições e experiência do passado, para continuar essa obra cen-tenária da nossa Diocese da evangeliza-ção, da força da fé e, ao mesmo tempo, com o compromisso de melhorar a vida de todos, especialmente, daqueles que mais precisam”, disse o prefeito Veveu em suas palavras aos fieis presentes.

Sobral registra menor índice de mortalidade infantil da históriaCom 8,9 óbitos para cada mil nascidos vivos, nos 9 primeiros meses do ano, o índice de mortalidade infantil teve uma redução de 87%, em relação a 1991

Diocese de Sobral celebra centenário com missa na Catedral da Sé

Veveu Arruda participou do Programa de Lideranca Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infancia - Internacional, na Universidade de Harvard.

A Estrategia Trevo de Quatro Folhas oferece assistencia social para grávidas e criancas de ate dois anos de idade, em situacao de vulnerabilidade social

MonUMEnToAinda dentro da programação co-

memorativa, no dia 10 de novembro, o Bispo Dom Vasconcelos e o prefeito Veveu Arruda inauguraram um mo-numento comemorativo, localizado na Praça Quirino Rodrigues (Praça do Abrigo). O evento contou com a pre-sença do ex-governador Cid Gomes, do vice-prefeito Carlos Hilton Soares, de outras autoridades e religiosos.

Ainda nas comemoracões dos 100 anos da Diocese de Sobral, foi lancado um selo comemorativo pelo bispo Dom Vasconcelos

Ainda pensando na saúde das criancas, a Prefeitura promove acões educativas e campanhas de vacinacao. o Becco do Cotovelo (foto) e um do pontos escolhido para essas mobilizacões.

JORNAL DE SOBRAL2 Dezembro de 2015

É com satisfação que entregamos a toda população sobralense o Jornal de Sobral. Aqui, temos um breve relato do que a Prefeitura Municipal vem fazendo para tornar Sobral cada vez mais humana.

É de conhecimento de todos o ano difícil que passa-mos. Além das dificuldades financeiras vividas em todo o País, 2015 foi também o 5º ano consecutivo de es-tiagem, situação que enfrentamos com medidas, nem sempre, tão populares mas necessárias para darmos continuidade ao desenvolvimento da nossa Cidade.

Em meio aos obstáculos, temos muito o que co-memorar. Reafirmamos o excelente desempenho das nossas escolas municipais, ao conquistarmos o melhor Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), resultado das mudanças implementadas nos últimos anos, como a criação dos Colégios Sobralenses em Tempo Integral, da construção de Centros de Educação Infantil, a formação continuada dos professores e a apli-cação de constantes avaliações internas e externas.

Também este ano, alcançamos a menor taxa de mortalidade infantil da história de Sobral, graças ao acompanhamento de gestantes e recém nascidos. Em relação a projetos habitacionais, foram entregues 1108 moradias do Residencial Nova Caiçara, em janeiro serão entregues mais 832 e, ao longo do próximo ano, 1422, o que fará do conjunto habitacional o lar de mais 15 mil sobralenses. O Projeto Sobral Novo Centro, maior intervenção em centros históricos do Brasil, já desenha a nova cidade que surge com as mudanças realizadas.

Além disto, coroamos o ano com a notícia de que reduzimos em mais de 90% o número de pessoas na faixa da extrema pobreza, garantindo uma vida digna às famílias que mais precisam.

Sabemos que ainda há muito por se fazer, temos de-safios a serem vencidos. Estas conquistas relatadas nos estimulam a continuar trabalhando intensamente para assegurarmos uma melhor qualidade de vida a todos os sobralenses.

Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Page 3: Jornal de Sobral

O maior e mais arrojado projeto de requalificaçãode centros históricos em execução no Brasil,

o ‘Sobral Novo Centro’ está recuperando praças, prédios, vias e calçadas

Após trocar o asfalto, nas principais ruas do Centro Histórico, por blocos de con-

creto intertravados; ter realizado o alargamento, retificação e padroni-zação das calçadas com acessibili-dade para cadeirantes e deficientes visuais; a Prefeitura de Sobral está internalizando a fiação elétrica e de telecomunicações do projeto ‘Sobral Novo Centro’. Além disso, está em fase de conclusão a padronização da sinalização, iluminação e mobiliário urbano, que visa resgatar a história e memória do Município.

A professora de história Maria América Lustosa destaca a impor-tância da obra para o Município. “Mais do que uma grande obra, o Sobral Novo Centro nos leva a uma viagem sobre a história da nossa ci-dade. Esse olhar cultural do prefeito Veveu Arruda é inédito! Como so-bralense e frequentadora do Centro da Cidade fico muito feliz de ver esse sonho se tornar realidade”, come-morou. Segundo o prefeito Veveu, “é menos poluição visual e mais be-leza nas ruas, tudo para o bem-estar de nossa população, para valorizar ainda mais as residências e tornar o Centro um espaço mais adequado para bons negócios e para as famílias que lá residem”.

Dentro do Projeto Sobral Novo Centro já foram inauguradas as praças do Patrocínio, do Bosque e do Amor. Estão em andamento, a

requalificação das praças Senador Figueira (Praça do Antigo Fórum) e Samuel Pontes (Praça João Pessoa), ambas em fase final de execução; e a requalificação da Praça Cel. Manuel Arthur da Frota (Praça da Várzea), com 90% das obras concluídas. Tam-bém serão restaurados o Teatro Apo-lo, Museu Dom José, Museu MADI, Museu do Eclipse, Igreja e Praça do Menino Deus, Igreja das Dores, en-tre outros.

Idealizado pelo prefeito Veveu Arruda, quando era secretário de Cultura do Município, o ‘Sobral Novo Centro’ é o maior projeto de requalificação de centros históricos em execução no Brasil, contemplan-do a área tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimô-nio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Com recursos do governo Municipal, Estadual, Federal e do Banco Interamericano do Desen-volvimento (BID), “a obra é única no Brasil todo porque não só ruas e avenidas específicas passaram por intervenções similares, mas prati-camente todo o Centro Histórico de Sobral”, destacou Veveu Arruda.

A tubulacao que receberá a internalizacao da fiacao do Projeto Sobral novo Centro está em fase final com 90% das obras concluídas

O Sobral Novo Centro é um marco na revitalização do centro histórico”

A cidade que nasce do Novo Centro

EConoMIA E rEnDA Para o empresário Marcio Rocha as

obras do Sobral Novo Centro já começam a trazer benefícios para a população. “É um pacote de obras que visa, principalmente, melhorar a nossa qualidade de vida. Com a troca do asfalto pelo piso intertravado, as pessoas que circulam pelo Centro já notam uma temperatura mais amena, o que contri-bui diretamente para o comércio. Além dis-so, a internalização da fiação tornará Sobral uma cidade mais bonita, com estilo colonial, e isso também é um grande benefício porque está ligada diretamente ao turismo e, conse-quentemente, a economia local”, explanou.

Dona Conceição Machado mora há 40 anos na Avenida Dom José, um dos pontos requalificados pelo Projeto. Ela nunca ima-ginou ver Sobral tão bela. “Estou lisonjeada por ser sobralense, sobretudo por morar no Centro da cidade e ter participado desse Pro-jeto”, revela, emocionada.

PArCErIAImportante parceira do Projeto Sobral Novo Centro, a Secre-

taria das Cidades do Ceará contribui para a expansão da área inclusa do projeto. “Com o fim das obras no Centro da cidade, Sobral terá o Centro Histórico mais bonito do Estado e um dos mais bonitos do Brasil, melhorando a economia, valorizando o sobralense e estimulando o turismo”, afirmou o deputado esta-dual e ex-secretário das Cidades, Ivo Gomes.

Praca do Patrocínio, equipamento completamente requalificado que recebeu o novo Planetário.

3Dezembro de 2015 JORNAL DE SOBRAL

Page 4: Jornal de Sobral

Sobral tem a melhor rede pública de educação do Brasil

EDUCAÇÃo

Sobral colhe os frutos do choque de gestão na educação iniciado em 1997. A reforma educacional, implementada pelo então secretário de Educação de Sobral Ivo Gomes, tem como alicerces a forma-ção continuada dos professores, o forta-lecimento da gestão escolar, a adoção de práticas rigorosas de avaliação interna e a oferta de infraestrutura de qualidade.

“Sobral alcançou um nível de edu-cação que merece o reconhecimento de todos, principalmente, aos professores e colaboradores das escolas. Hoje Sobral é reconhecida nacionalmente como a me-lhor rede pública de educação do País e os novos desafios, que já estão sendo inicia-dos pelo Veveu, é manter o que foi con-quistado até agora, expandir toda a rede para tempo integral e, no que diz respeito à qualidade do nível de conhecimento dos alunos, colocá-lo em padrão internacio-nal”, avaliou o deputado Ivo Gomes.

Essas estratégias vêm sendo aper-feiçoadas pelo prefeito Veveu, que im-plantou o ensino em tempo integral do 6º ao 9º ano, com a construção de Colégios Sobralenses de Tempo Integral; univer-salizou a educação infantil (4 a 5 anos) e

ampliou o atendimento em creches para crianças de 0 a 3 anos, com os 8 Centros de Educação Infantil já inaugurados, como parte de um conjunto de ações e in-vestimentos para melhorar, ainda mais, a qualidade do ensino no Município.

De acordo com o prefeito Veveu a educação é o caminho para superar as de-sigualdades sociais. “Para mim, o maior patrimônio de Sobral é a educação das nossas crianças, filhos e filhas de traba-lhadores, de pessoas simples, que hoje enchem de orgulho a mim e ao Brasil. Estamos assegurando às crianças, ado-lescentes e jovens sobralenses um itine-rário formativo de qualidade. Todo nosso esforço para melhorar o nosso sistema de educação é para construir um lugar mais justo, solidário, democrático, onde as pessoas sejam felizes”, afirmou Veveu Arruda.

Uma das estratégias responsáveis pela elevação dos indicadores de quali-dade da educação Municipal foi a criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), para garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças ma-triculadas na rede pública de ensino até

os 7 anos de idade. Criado em Sobral, o programa foi ampliado para todo o Esta-do do Ceará, pelo então governador Cid Gomes, em 2007, e replicado em todo o Brasil pelo Governo Federal, com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Cer-ta (PNAIC).

Sobral conquistou o 1º lugar no Brasil, entre mais de 5 mil cidades avaliadas, por oferecer as melhores

oportunidades de educação de qualidade para crianças e adolescentes, segundo o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), desenvolvido pelo Cen-tro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Rober-to Marinho e da Fundação Lemann. Com

nota 6,1, Sobral é o maior Município, en-tre os dez primeiros colocados, com uma população estimada em 202 mil habitan-tes, segundo o IBGE.

O IOEB engloba da educação infantil ao ensino médio de todas as redes edu-cacionais do Município - rede estadual, municipal e privada, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar. O indicador revela que uma pessoa

que mora em Sobral tem melhores opor-tunidades de atendimento educacional de qualidade que alguém que mora em São Paulo, melhor desempenho entre as capitais com nota 4,8, porém na 1.387ª posição no ranking geral de cidades. En-tre os primeiros colocados, também estão outros três municípios do Ceará (Groaí-ras, Porteiras e Brejo Santo) e nenhuma capital.

rEForMA EDUCACIonAL

A experiência de Sobral tem uma importância muito grande no que aconteceu no Ceará, ao longo desses anos, com o PAIC que tem uma semente muito vinculada ao que já estava acontecendo aqui e que repercutiu positivamente em tantos municípios do Estado”Izolda Cela, vice-governadora do Ceará

Dentro da estrategia para elevar, ainda mais, a qualidade do ensino, o prefeito Veveu já inaugurou dois Colegios Sobralenses de Tempo Integral, no Complexo Monsenhor Aloísio e em Ara-catiacu. o currículo diferenciado, com carga horária ampliada de portugues e matemática, alem das disciplinas Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, tem garantido aos alunos excelentes re-sultados em avaliacões nacionais, medalhas de ouro em olimpía-das de matemática, física e astronomia.

“A educacao e prioridade no meu governo e a educacao em tempo integral, já no Ensino Fundamental, e uma iniciativa inova-

ENSiNO EM TEMPO iNTEgRAl

Escola Raimundo Pimentel Gomes CAIC teve nota 8,2 no último Ideb. Das 31 escolas avaliadas em Sobral pelo Ministério da Educação (MEC), 29 tiveram notas acima de 7,4 e duas ficaram com nota 9,0. A meta do MEC é que as escolas cheguem a nota 6 em 2021.

JORNAL DE SOBRAL4 Dezembro de 2015

Page 5: Jornal de Sobral

Dentro da estrategia para elevar, ainda mais, a qualidade do ensino, o prefeito Veveu já inaugurou dois Colegios Sobralenses de Tempo Integral, no Complexo Monsenhor Aloísio e em Ara-catiacu. o currículo diferenciado, com carga horária ampliada de portugues e matemática, alem das disciplinas Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, tem garantido aos alunos excelentes re-sultados em avaliacões nacionais, medalhas de ouro em olimpía-das de matemática, física e astronomia.

“A educacao e prioridade no meu governo e a educacao em tempo integral, já no Ensino Fundamental, e uma iniciativa inova-

dora, que se ve em poucas cidades do País. Com isso, Sobral mais uma vez parte na frente, como referencia de ensino para o Ceará e o Brasil. Estamos fazendo uma segunda revolucao na Educacao de Sobral”, disse o prefeito Veveu.

A meta e construir 17 Colegios Sobralenses. Já estao sendo construídos outros Colegios de Tempo Integral nos distritos de Jaibaras, Jordao, Aprazível, Caracará, rafael Arruda e Cohab III. Tambem já estao aprovados e licitados projetos para construcao de outros quatro Colegios Sobralenses de Tempo Integral nos distritos de Taperuaba, Patriarca, Patos e Bonfim.

ENSiNO EM TEMPO iNTEgRAl

Após inaugurar 8 novos Centros de Educação Infantil (CEI), o prefeito Veveu Arruda universalizou a educação infantil para crianças de 4 e 5 anos e ampliou para 47% o atendimento em creches para crianças de 0 a 3 anos. Cada Centro de Educação

Infantil tem capacidade para atender cerca de 130 crianças de 0 a 5 anos e conta com estrutura formada por salas de aula; laboratório de informática; berçário/

lactário; refeitório; cozinha; área de recreação com parquinho infantil; sala de atividades; sala de coordenação; recepção, entre outros espaços.

Mãe da pequena Dulce, de 3 anos, a dona de casa Fabiana Rocha fala do desenvolvimento da filha que estuda no

CEI Tereza Rodrigues dos Santos, no bairro Novo Recanto, primeiro inaugurado pelo prefeito

Veveu, em 2013: “agora que começou a estudar ela se desenvolveu muito, canta e

fala pelos cotovelos. Muito bom ter essa escola pertinho de casa. E agora que

tenho onde deixar minha filha quero voltar a estudar no próximo ano”.

CEnTro DEEDUCAÇÃo InFAnTIL

A qualidade da educação de Sobral tem sido destaque em várias reportagens nacionais, evidenciando o êxito do programa educacional do Município. Somente nos últimos meses, foram publicadas reporta-gens na Folha de São Paulo e no Estado de S. Paulo, dois dos mais prestigiados jornais do Brasil; no Progra-ma GloboNews Especial; no Jornal Nacional, no Blog Conversa Afiada, e na Revista Super Interessante.

VEjA onDE EStão loCAlIzADoS oS CEntRoS DE EDuCAção InfAntIl:1. CEI novo recanto – Inaugurado em 21/03/132. CEI Sumare – Inaugurado em 23/04/133. CEI Santa Casa – Inaugurado em 21/08/134. CEI Alto da Brasília – Inaugurado em 27/03/145. CEI Vila Uniao – Inaugurado em 20/05/146. CEI Cohab II (Jatobá) – Inaugurado em 27/05/147. CEI Domingos olímpio – Inaugurado em 01/04/158. CEI Parque Santo Antônio – Inaugurado em 05/08/159. CEI Terrenos novos – 100%10. CEI Padre Palhano – 95%11. CEI Cohab II – 70%12. CEI Cidade Jose Euclides - ordem de Servico em 24/11/1513. CEI Dom Expedito - ordem de Servico em 24/11/1514. CEI Colina – Licitado15. CEI no residencial nova Caicara I – Em licitacao16. CEI no residencial nova Caicara II – Em licitacao17. CEI no residencial nova Caicara III – Em licitacao18. CEI Padre Ibiapina - recursos garantidos19. CEI Campo dos Velhos - recursos garantidos

Colégio Sobralense Maria de Lourdes Vasconcelos, no distrito de Aracatiaçu, é a primeira escola de tempo integral localizada em zona rural do Brasil.

EDUCAÇÃo PúBLICA DE SoBrAL é DESTAQUE nA MíDIA nACIonAL

5Dezembro de 2015 JORNAL DE SOBRAL

Page 6: Jornal de Sobral

O governador do Ceará Camilo Santa-na, a vice-governadora Izolda Cela e o prefeito Veveu Arruda entregaram à

população sobralense, no último mês de outu-bro, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Região Norte e o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar.

Durante a solenidade, o Governador falou da alegria de cumprir compromisso de campa-nha e anunciou um novo investimento para a segurança pública da Região Norte. “Em breve, nós também vamos implantar aqui, em Sobral, o Batalhão de Divisas para cuidar das nossas fronteiras porque um dos grandes problemas da violência são as drogas. Nós criamos o Pacto pelo Ceará Pacífico, que é um movimento em defesa da vida no Ceará para transformar o Es-tado, que é conhecido como Terra da Luz, em Terra da Paz. E nós não vamos medir esforços para diminuir a violência e garantir mais tran-quilidade ao povo cearense”, garantiu.

O prefeito Veveu Arruda destacou a impor-

tância dos dois novos batalhões para a Região e os avanços em outras áreas que irão garantir uma Sobral mais pacífica. “Sabemos da impor-tância do trabalho dos policiais, mas são neces-sários investimentos em outras áreas. Por isso, temos trabalhado intensamente para oferecer às nossas crianças, aos nossos jovens e adoles-centes uma educação de qualidade”, comemo-rou Veveu.

noVAS ESTrUTUrASO BPRaio de Sobral conta com 53 profissio-

nais, divididos em 8 equipes, 32 motos e duas viaturas. Já a Ciopaer de Sobral conta com um helicóptero, exclusivo para atendimento no In-terior Norte, uma equipe de tripulantes e uma de apoio ao solo. Essa estrutura permitirá ação permanente em 55 municípios da Região, o que representa uma população de cerca de 1,8 milhões de habitantes. A presença de uma ae-ronave em Sobral diminuirá o tempo de respos-ta tanto em ações ostensivas, de policiamento, quanto de salvamento.

Com o objetivo de fomentar o protagonismo juvenil, por meio da prática esportiva, de ativida-des culturais e do direito ao lazer, a Prefeitura de Sobral, através da Coordenadoria de Juventude, inau-gurou, no último mês de setembro, a 3ª Estação Juventude do Municí-pio, localizada no Residencial Nova Caiçara.

“Desde que inaugurou a Esta-ção Juventude aqui no Residencial, minha rotina mudou para melhor. Além da escola, hoje participo de au-las de capoeira, swingueira, oficinas de grafite, além da formação profis-sional em designer, que concluí há poucos dias, através do Projeto Viver

Jovem”, comemorou o estudante Ítalo Silva, de 19 anos, morador do conjunto habitacional.

O Projeto Viver Jovem é uma das ações realizadas pela Estação Ju-ventude Nova Caiçara. Com o objeti-vo de formar adolescentes da comu-nidade, em parceria com a iniciativa privada, a ação já capacitou cerca de 200 jovens em cursos de corte e ca-belo, design, informática, games e multimídia, entre outros. “O grande pilar da nossa gestão é trabalhar o protagonismo juvenil. Para isso, es-tamos sempre buscando parcerias com a iniciativa privada”, destacou o coordenador de Juventude do Muni-cípio, Igor Bezerra.

População do Residencial Nova Caiçara recebe 3ª Estação Juventude do Município

rEForÇo nA SEgUrAnÇA

Governador Camilo Santana e prefeito Veveu Arruda inauguram Batalhão do Raio e unidade do Ciopaer

A solenidade foi realizada na Praca da Coluna da Hora, onde policiais do raio fizeram simulacões de abordagens

Sabemos da importância do trabalho dos policiais, mas são necessários investimentos em outras áreas".

Tambem participaram do evento, o ex-governador Cid gomes; o secretário das Cidades, Lúcio gomes, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceara,Zezinho Albuquerque

Veveu Arruda, Prefeito de Sobral

ESTAÇõES JUVEnTUDEA Coordenadoria de Ju-

ventude foi criada pelo prefeito Veveu em 2013. A partir disto foram criadas as Estações Ju-ventude, a primeira no Mucam-binho e outra no Novo Recanto. Nas estruturas são ofertadas atividades, programas e ações voltadas para os jovens, além de orientação, encaminhamento e apoio para que eles próprios tenham condição de buscar os melhores meios para a sua for-mação.

LEI DA MEIA EnTrADAUma das primeiras conquis-

tas da Juventude com a criação da Coordenadoria foi a ‘Lei da Meia Entrada’, sancionada pelo prefeito Veveu Arruda, em 16 de dezembro de 2013. A nova legislação dá direito ao pagamento de meia-entrada para estudantes e jovens de até 21 anos em espetáculos artístico-culturais e esportivos, apresentando um docu-mento original de identificação.

Segundo a lei, os jovens de até 21 anos de idade têm o direito ao pagamento de meia-entrada em ati-

vidades culturais e esportivas tais como, espetáculos cinematográficos, teatrais, musicais, circenses, jogos esportivos e similares e, também, em passagens de ônibus ou similares de linhas urbanas e interdistritais.

O cumprimento da lei é fisca-lizado pelo Conselho Municipal de Juventude, Secretaria de Urbanis-mo e Coordenadoria de Juventude. O não cumprimento da lei acarreta em autuação e multa no valor de 2.000 UFIRCE (duas mil Unidades Fiscais de Referência do Estado do Ceará).

JORNAL DE SOBRAL6 Dezembro de 2015

ProTAgonISMo JUVEnIL

EXPEDIENTE o jornal de Sobral é uma publicação mensal da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral (ASSCoM). PREfEIto MunICIPAl: Jose Clodoveu de

Arruda Coelho neto CHEfE DE GABInEtE: Luciano Arruda ASSESSoRA DE CoMunICAção e EDItoRA: raquel Scarano do Amaral EQuIPE DE REDAção: gabriele oliveira, Manoel Cruz, rayanne Colares e ramirez Farias EDItoRAção ElEtRÔnICA: Fábio Fernandes e Laura Farias fotoS: Luiz Queiroz e Acervo ASSCoM IMPRESSão: Sobral gráfica e Editora fAlE ConoSCo: rua Viriato de Medeiros, 1250 - Centro - CEP 62011-060 | (88) 3677-1118 | E-mail: [email protected]

Page 7: Jornal de Sobral

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Sobral, arti-culado com políticas públi-

cas federais e estaduais, reduziu em 89% a pobreza extrema no Municí-pio. Em 2012, Sobral tinha cerca de 7 mil famílias vivendo em situação de extrema pobreza, segundo dados do Cadastro Único e do Bolsa Famí-lia. Atualmente, o Município tem 738 famílias extremamente pobres, com renda per capta inferior a R$

77. “A nossa gestão tem o objetivo estratégico de superação da extrema pobreza no Município e já avança-mos muito, não apenas do ponto de vista financeiro, mas na articulação das políticas públicas para qualificar a vida dessas pessoas. Esse resultado nos motiva, diariamente, a juntar-mos as forças para superarmos os problemas ainda existentes e fazer de Sobral um lugar bom para todos viverem”, afirmou Veveu Arruda.

Para alcançar a meta de erradi-car a extrema pobreza em Sobral, em 2013, o prefeito Veveu criou a Secre-taria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza e está desenvolvendo o Plano Sobral sem Miséria, com ações em três eixos; acesso a serviços, inclusão produti-va e garantia de renda. As políticas públicas nas áreas da educação, da saúde, de formação profissional, da geração de emprego e renda, de ha-bitação, vinculadas aos programas e projetos do Governo Federal e Es-tadual, são focadas nas famílias em situação de extrema pobreza.

As famílias em situação de ex-trema pobreza têm prioridade nos programas da Prefeitura de Sobral, como no Residencial Nova Caiçara, que conta com 3.364 moradias; na política de qualificação profissional, que já formou mais de 31 mil pes-soas; nos Centros de Referência da Assistência Social, que trabalha o fortalecimento de vínculos; nos 11 Centros de Educação Infantil do Mu-nicípio; e nos Centros de Saúde da Família as famílias extremamente pobres têm atendimento prioritário.

DESEnVoLVIMEnTo HUMAno Todas essas ações se refletem

na qualidade de vida da população. Sobral tem o segundo melhor Índice do Desenvolvimento Humano Mu-nicipal (IDHM) do Estado do Ceará. Com índice 0,714, considerado de alto desenvolvimento humano, So-bral fica atrás apenas da capital For-taleza. Nas últimas duas décadas, o IDHM de Sobral cresceu 75,86%, evoluiu de 0,406 (muito baixo), em 1991, para 0,714, em 2010. O cres-cimento do Município ficou acima da média de crescimento nacional (47,46%) e acima da média de cres-

cimento estadual (68,40%), nas últi-mas duas décadas.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal é uma medida resumida do progresso em um mu-nicípio, a longo prazo, composto pe-las variáveis longevidade, educação e renda. Nas últimas duas décadas, a expectativa de vida aumentou 14,3 anos, passando de 60,6 anos, em 1991, para 74,9 anos, em 2010. O item que mais cresceu nos últimos 20 anos foi o índice de educação que passou de 0,218, em 1991, para 0,675, um salto de 0,457.

25 mil sobralenses saem da linha de extrema pobreza

A variável do IDHM que mais cresceu nos últimos vinte anos foi o índice de educacao, saltando de 0,218, em 1991, para 0,675, em 2010

As famílias em situacao de extrema pobreza tem prioridade nos programas da Prefeitura, como o residencial nova Caicara, os 11 Centros de Educacao Infantil

Campanha ‘Sobral Iluminada’ beneficia mais de 12 mil pessoas da zona rural

ILUMInAÇÃo PúBLICA

Com o intuito de revitalizar toda a iluminação de praças, ruas e avenidas dos distritos de Sobral, a Secretaria de Conservação e Ser-viços Públicos (Seconv), lançou a campanha ‘Sobral Iluminada’. “Esta é uma campanha que visa ampliar a qualidade de vida da população que mora nas localidades mais afastadas da sede, pois entendemos a impor-tância da iluminação pública como um fator responsável também pelo lazer e pela segurança da popula-ção”, destacou o titular da Seconv, Jorge Trindade.

As ações, que terminam no úl-timo fim de semana de 2015, estão atendendo 17 distritos e benefician-

do mais de 12 mil pessoas. “Eu nun-ca imaginei que um dia fosse poder sentar no banco da praça a noite com a minha mulher e com meus netos. Hoje, a nossa localidade está toda iluminada e agradeço muito ao prefeito Veveu por ter olhado por nós, porque antes nenhum outro gestor fez tanto pela nossa comuni-dade”, comemorou o agricultor Rai-mundo Nonato Novaes, morador da localidade de Águas Mortas.

“A população da localidade de Águas Mortas só contava com nove luminárias que atendiam a região. Agora, ampliamos para 21, ou seja, mais que dobramos o número de equipamentos”, afirmou Jorge.

na localidade de Aguas Mortas, que so contava com nove luminárias, foram colocadas 12 novas pontos de iluminacao.

7Dezembro de 2015 JORNAL DE SOBRAL

Prefeitura de Sobral conclui 82% de obras e já beneficia mais de 20 mil pessoas

ESTrADAS VICInAIS

Com o objetivo de melhorar a in-tegração da sede de Sobral com dis-tritos e suas localidades, a Prefeitu-ra Municipal, através da Secretaria de Obras (Sebras) está realizando serviços de reforma, manutenção e conservação em 33 trechos de estra-das vicinais do Município. As inter-venções, que garantem maior segu-rança e agilidade para os condutores e pedestres, já têm 82% das ações concluídas e já beneficiam mais de 20 mil pessoas.

Só no distrito de Aracatiaçu, fo-ram recuperados, até o momento, 60 quilômetros de estrada, além da

manutenção de cerca de 600 metros de bueiros. “As obras visam, sobretu-do, melhorar o acesso do homem do campo à zona urbana, pois enten-demos que o tráfego muitas vezes é conturbado por não haver boa estru-tura nas estradas que ligam os distri-tos à sede e às suas próprias localida-des”, explicou o secretário de Obras da Prefeitura de Sobral, Ilo Santiago.

Com investimento de aproxima-damente R$ 4 milhões, garantidos por meio da parceria entre o Muni-cípio e o Governo do Estado, mais de 115 quilômetros de estradas já foram recuperadas nas localidades

de Logradouro, Riacho Gabriel (Ara-catiaçu); Jurema, Alto Alegre, Águas Mortas, Poço da Pedra, Jurema e Grossos (Taperuaba); Gonçalves Alves, Angostura, Lixão, Massapê, Beira Rio, Cruz das Moças, Fazenda Piancó, Mineração e Triângulo das Pedrinhas (São José do Torto); Ouro Branco e Recreio (Rafael Arruda) e Boqueirão (localidade pertencente a sede).

MAnUTEnÇÃoDesde o início da gestão Veveu

Arruda, a Prefeitura trabalha empe-nhada na recuperação das estradas vicinais, que ligam a zona rural à sede do Município. Até o momento, a Secretaria de Obras já recuperou, com serviços de terraplenagem e cobertura com piçarra, 257 km de estradas. Foram 210 km nos distri-tos de Patriarca, Bonfim, Jaibaras, Pedra de Fogo, Caioca, Aracatiaçu, Taperuaba, Caracará e na localidade de Boqueirão (sede).

Os trabalhos da Secretaria de Obras foram realizados também na zona urbana de Sobral, onde foram abertos 12 km de ruas. O investi-mento nas obras foi feito com recur-sos próprios do Município, no valor de R$425.113,50.

So no distrito de Aracatiacu, foram recuperados 60 quilômetros de estrada, alem da manutencao de cerca de 600 metros de bueiros.

EM TrêS AnoS

Page 8: Jornal de Sobral

JORNAL DE SOBRAL8 Dezembro de 2015

noVA CAIÇArA

Maior projeto habitacional do interior do Ceará já beneficia 1.108 famílias

Garantindo moradia de quali-dade para a população mais vulnerável, o Residencial

Nova Caiçara já beneficia 1.108 fa-mílias. No dia 24 de novembro foi realizada a entrega oficial dos apar-tamentos para 256 famílias neste que é o maior conjunto habitacional do interior do Ceará. Na solenida-de, o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, o prefeito Veveu Arruda e o deputado Ivo Gomes também assinaram or-dens de serviço para construção de dois Centros de Educação Infantil no bairro Cidades José Euclides e no bairro Dom Expedito.

O Nova Caiçara contará com 3.364 apartamentos, beneficiando mais de 15 mil pessoas. “Um dos maiores sonhos de uma mãe, de um trabalhador, de um pai de família é ter o teto próprio e sair do aluguel, muitas famílias moravam em situa-ções precárias. Vocês não imaginam a nossa alegria de ver esse empreen-dimento sendo entregue”, disse o governador Camilo Santana.

O prefeito de Sobral, Veveu Ar-ruda, anunciou que em janeiro será

realizada uma nova entrega para mais 832 famílias no Residencial Nova Caiçara e ressaltou a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. “Muitas famílias estavam morando em área de risco, compartilhando casa com familiares ou amigos e pagando aluguéis caros e agora vão fazer essa economia e morar num lugar decente. Com a construção do Nova Caiçara estamos reduzindo o nosso déficit habitacional em 50% e essa é uma conquista histórica”, afir-mou o prefeito Veveu.

Para Francisco das Chagas, um dos 256 novos moradores do Nova Caiçara, “é um enorme prazer estar chegando aqui com meus dois filhos e minha esposa. É um lugar exce-lente e eu tenho muito a agradecer a nossa presidenta Dilma Rousseff. Não aconteceria isso se o Governo Federal não tivesse a capacidade de pensar nos mais pobres. Muito obrigado ao prefeito Veveu, que é uma pessoa competente e tem fei-to muito por Sobral. A educação de Sobral hoje é a melhor educação do Brasil, segundo o Ideb e nosso pre-feito Veveu está de parabéns”.

Sobral é apontada como uma das cidades mais promissoras para receber investimentos das Américas

‘FInAnCIAL TIMES’

Pela terceira vez consecutiva, So-bral foi apontada pelo guia de inves-timentos estrangeiros do grupo britâ-nico ‘Financial Times’, como uma das cidades mais promissoras para receber investimentos de capital estrangeiro. Na publicação especializada em in-vestimentos internacionais 'American Cities of the Future 2015/16', que analisou dados de 421 cidades das três Américas, Sobral é a única represen-tante da Região Nordeste do Brasil.

O Município ocupa, atualmente,

o 9º lugar no ranking da categoria relação custo/benefício para cidades de pequeno porte (100 mil a 350 mil habitantes). Além de Sobral, que foi apontada anteriormente pelo guia nos anos de 2011/2012 e 2013/2014, apenas as cidades brasileiras de Minas Gerais (Sete Lagoas), São Paulo (São Paulo e Jundiaí), Rio de Janeiro (Re-sende e Itatiaia) e Espírito Santo (Vi-tória) foram incluídas na publicação.

De acordo com o prefeito Veveu Arruda o destaque da economia de

Sobral é resultado de uma soma de ações. “Esses números expressam o êxito da estratégia de fortalecer a eco-nomia de Sobral, ampliando a base econômica do Município e gerando mais riquezas para a população. As ações de fortalecimento da agricul-tura familiar e do setor produtivo já instalado em Sobral, o esforço para atrair novos investimento e a política de qualificação de mão de obra têm gerado esses bons resultados e isso me anima a fazer mais,” comemorou.

CEArA PACíFICoA vice-governadora Izolda Cela,

coordenadora do Ceará Pacífico, afir-mou que a área que envolve o Resi-dencial Nova Caiçara, bairro Cidade José Euclides e Vila União será uma área de implantação de um projeto pi-loto do Ceará Pacífico. “O desafio que todos devem assumir é transformar aquele lugar num lugar muito bom de se viver, num lugar maravilhoso. A área é muito boa, é uma área da cidade muito bem escolhida, inclusi-ve com uma linda vista da serra, um espaço amplo com acessos que vão ser cada vez melhor estruturados, perto da Estação do VLT. É necessá-rio a cooperação de todos para que tenhamos esse bom lugar de se viver.

Aquele território terá a implantação de um novo projeto com reforço nas ações de segurança pública e ações de âmbito social, como urbanização, melhoria de iluminação e projetos sociais que visem garantir oportuni-dades para a juventude”.

BAIrro MAIS BonITo DE SoBrAL

O Residencial Nova Caiçara é um novo bairro que nasce com infra-estrutura completa. As famílias do Residencial serão beneficiadas com 3 Centros de Educação Infantil, be-neficiando cerca de 600 crianças; 2 Escolas de Tempo Integral (uma na área do empreendimento e outra na Cohab III); 2 Centros de Saúde da Fa-mília (com 5 equipes e 50 agentes de saúde); um CRAS; o Galpão da Eco-nomia Solidária; e 1 Centro de Artes e Esportes Integrado.

“Esse é o bairro mais chique de Sobral. Apartamentos novos, todo pavimentado, saneado, drenado, com jardim e equipamentos de es-

porte. Daqui a pouco vamos começar as creches, as escolas, vai ficar tudo nos trinques. Muitas cidades do Ce-ará não têm a quantidade de aparta-mentos que temos aqui. É uma nova cidade que nasce dentro de Sobral”, afirmou o deputado Ivo Gomes, que contribuiu para a concretização do empreendimento quando era secre-tário das Cidades.

Os apartamentos têm 42,9 m² com dois quartos, sala, cozinha, ba-nheiro e área de serviço. O empre-endimento conta com áreas de lazer, quadras esportivas, espaço para ati-vidades comunitárias e comerciais, além de estações de tratamento de esgoto, abastecimento de água e vias pavimentadas. No entorno do Residencial estão importantes equi-pamentos públicos como, o Hospital Regional Norte, Estação do VLT, Es-cola Estadual de Ensino Profissional Lysia Pimentel, quadra poliesportiva, três escolas municipais, e as unidades de saúde dos Terrenos Novos e José Euclides.

Prefeito Veveu e governador Camilo Santana assinaram ordens de servico para construcao de 2 CEIs nos bairros Jose Euclides e Dom Expedito

Única representante do Nordeste, a Cidade integra pela 3ª vez o ranking bianual da FDi Magazine, que classifica os destinos mais propícios para investimentos nas três Américas

FDI MAgAZInE

O guia internacional FDI Magazine é uma publicação especializa-da, que a cada 2 anos realiza um levantamen-to com as 10 melhores cidades das três Amé-ricas mais recomendá-veis para receber inves-timentos estrangeiros em várias categorias.