jornal de gravataí. edição 2199. 25 de março de 2015

12
Gravataí, 25 de março de 2015 ANO IX | Edição # 2199 Quarta-feira qua qui sex 31º 24º 25º 18º 15º 14º Glau Barros arrebata o público no espetáculo Ori Orestéia Decisão judicial responsabiliza Governo do Estado pela conclusão das obras do Loteamento Xará Feira de adoção de animais acontece hoje, das 10h às 16h, na Praça Borges de Medeiros, em frente à sede da Prefeitura Atriz gravataiense participa de espetáculo que entra em cartaz no Teatro Renascença, em Porto Alegre, a partir do dia 03 de abril. Com sessões de sexta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h, a a paça será aencenada até o dia 26 de março. CONTRACAPA Junto ao homem foram encontradas 22 pedras de crack, uma bucha de cocaína, relógio e celular 03 05 10 Hoje é dia de adotar! Solto por habeas é preso traficando

Upload: jornal-de-gravatai

Post on 08-Apr-2016

235 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Gravataí. Edição 2199. 25 de março de 2015

Gravataí, 25 de março de 20151

Gravataí, 25 de março de 2015

ANO IX | Edição # 2199

Quarta-feira qua qui sex

31º 24º 25º18º 15º 14º

Glau Barros arrebata o público no espetáculo Ori Orestéia

Decisão judicial responsabiliza Governo do Estado pela conclusão das obras do Loteamento Xará

Feira de adoção de animais acontece hoje, das 10h às 16h, na Praça Borges de Medeiros, em frente à sede da Prefeitura

Atriz gravataiense participa de espetáculo que entra em cartaz no Teatro Renascença, em Porto Alegre, a partir do dia 03 de abril. Com sessões de sexta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h, a a paça será aencenada até o dia 26 de março. CONTRACAPA

Junto ao homem foram encontradas 22 pedras de crack, uma bucha de cocaína, relógio e celular

03

05

10

Hoje é dia de adotar!

Solto por habeas é preso traficando

Page 2: Jornal de Gravataí. Edição 2199. 25 de março de 2015

Gravataí, 25 de março de 20152

Agora, quando a credibilidade da política e dos parlamentares alcança os mais baixos índices com o selo da lista dos investigados, onde apare-cem os presidentes das duas Casas Legislativas do Congresso Nacional, se impõe uma conduta rigorosa e empenho total para dar uma respos-ta a este sentimento da sociedade. As ruas querem reformas e principal-mente da política.

Por isso, as conhecidas artima-nhas protelatórias não se justificam e é hora de aproximar as posições, es-pecialmente sobre o sistema eleitoral e o financiamento de campanha, as verdadeiras causas da deformação da política nacional, nivelada agora à criminalidade.

Temos de responder à sociedade diante de um sistema político esgo-tado. O presidencialismo de coalizão fragmentado com uma imensidão de partidos não está funcionando. Estimula a corrupção e enfraquece a representação. Poderemos sair desta construção com uma regula-ção que assegure mais equilíbrio, menos influência do poder econômi-co e mais representação direta da população.

Nesta hora em que tudo está sendo questionado, é fundamental a reabertura do diálogo buscando alcançar a essência da insatisfação através da transparência dos deba-tes reformistas. Assim, não pode-remos esquecer que a coincidência das eleições e a proibição das coligações proporcionais e reeleição para o executivo estão na primeira fila das exclusões aguardadas pela maioria da população. O voto de dois em dois anos vem exaurindo o eleitor, que não cansa pelo exercí-cio do seu direito legítimo, mas pela decepção das escolhas e os malfei-tos sucessivos que repercutem na deterioração dos serviços públicos essenciais.

De outra parte, o debate sobre a reforma política precisa alcançar a sociedade no seu cotidiano. É preci-so que a complexidade do regramen-to eleitoral encontre uma tradução simples para que possamos estabe-lecer o diálogo social. Do contrário, apesar de legitimados e autorizados pelo eleitor, estaremos aprofundando o descolamento da instituição legis-lativa da sociedade.

“É preciso reduzir os custos das campanhas eleitorais e promover a igualdade entre os candidatos con-correntes”, repetem as mais variadas correntes políticas, mas as propostas em disputa no Congresso Nacional duelam entre si para esconder, na prática, a verdade do sistema elei-toral, que é a construção da su-premacia política através do poder econômico. É a força do dinheiro que garante as vitórias eleitorais. Assim está resumido o desafio que enfren-tamos para refazer o regramento, desconstruindo a deformação que transformou a escolha da represen-tação num festival de excentricida-des não só de candidatos, mas de partidos.

Somente com mudanças pro-fundas nos temas centrais é que o debate sobre a reforma política alcançará o meio social. Nesse sen-tido, buscando contribuir na discus-são recém iniciada pela Comissão da Reforma Política instalada na Câmara dos Deputados, apresentei emenda à Constituição que substitui a PEC 352/13. A proposta trata do financiamento de campanha, esta-belece cláusulas de desempenho, proíbe reeleições para cargos do Executivo, determina coincidência de eleições e mandatos de cinco anos, proíbe divulgação de pesquisas elei-torais 30 dias antes do pleito, proíbe coligações nas eleições proporcio-nais, estabelece o sistema distrital misto, com 50% dos deputados sendo eleitos pelo voto majoritário e 50% eleitos por lista, e submete a proposta a referendo.

Os escândalos em série têm em comum o desvio de recursos para o financiamento de campanhas eleitorais, cada vez mais onerosas, aumentando a desconfiança sobre os resultados do processo eleitoral. Não por acaso, a Câmara dos Depu-tados e os partidos políticos, nesta ordem, ocupam os últimos lugares do ranking da credibilidade das insti-tuições do Ibope durante os últimos seis anos. Mudar é preciso.

Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

Diálogos com a reforma CHARGE

Afonso Motta

Deputado federal pelo PDT/RS e titular da Comissão da Reforma

Política

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compartilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunida-

de em busca de soluções. Participe pelo e-mail [email protected]

ou Whatsapp (51) 9415.3122

Participe!

Page 3: Jornal de Gravataí. Edição 2199. 25 de março de 2015

Gravataí, 25 de março de 201533Cidade

Segunda rodada agita 40º Torneio do América

A Fundação Municipal de Meio Ambi-ente (FMMA) e do Canil Municipal, pro-move, nesta quarta-feira (25), a segunda edição da feira de adoção de animais. A iniciativa, que acontecerá semanal-mente, visa encontrar novos donos para os cães tratados no canil. Quem deseja adotar deve ir à Praça Borges de Me-deiros, em frente à sede da Prefeitura, das 10h às 16h.

Para a diretora-presidente da FMMA, Claudia Costa, a ação incentiva a adoção e mostra que a solidariedade só traz benefícios. “Quem adota um animal encontra um amigo fiel para a vida toda”, declarou.

Na última semana, sete animais encontraram um novo lar através da feira, e outros três foram adotados diretamente no canil. “Ficamos muito satisfeitos com o sucesso da iniciativa, e esperamos que nesta quarta os números

aumentem”, explicou Claudia. A coordenadora do Canil Municipal,

Luana Trindade, esclareceu como fun-ciona o processo.

“Para adotar, basta escolher um cão e preencher uma ficha de cadastro. Nós também nos responsabilizamos pela en-trega dos animais, caso os novos donos não possam transportá-los”, afirmou. A adoção também pode ser realizada du-rante todos os dias, no canil. A sede está localizada na Estrada Leonel Cabeleira Bitelo, 271, na Costa do Ipiranga.

Para mais informações sobre os animais, envio de fotos e esclarecimento de dúvidas em geral, basta entrar em contato pelo facebook ‘Canil Municipal de Gravataí’ - https://www.facebook.com/canilmunicipalgravatai, ou pelo e-mail [email protected]. O Canil Municipal também pode ser contatado através do telefone (51) 3486-0229.

Feira de adoção de animais acontece nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), divulga os resultados da segunda rodada do 40º Torneio do América, realizado pela Sociedade Esportiva Recreativa América Futebol Clube (S.E.R. América F.C.), com apoio da Liga Gravataiense de Futebol. Os jogos aconteceram neste domingo (22), no Campo do América. A próxima rodada acontece no dia 29.

O titular da Smel, Luciano Oliveira, destacou que desta rodada participaram 18 times de futebol, sendo que o campeão do Torneio em 2014, o Onze Unidos, estreou com vitória na competição. “Foi um bonito domingo, o público compareceu e os times mostraram um bom futebol”, observou o secretário.

O diretor de esportes e secretário adjunto da Smel, Adroaldo Gardê, comentou o bom índice técnico das equipes e o número expressivo de olheiros que compareceram nesta rodada. “Com o campeonato gaúcho em andamento, os times de futebol do interior do estado sempre comparecem buscando reforços para suas equipes”, informou Gardê.

A presidente do América, Jaqueline Valério, destacou a boa participação das torcidas organizadas. “Neste domingo tivemos cerca de 1.500 pessoas assistindo as partidas. O Três Estrelas e o E.C. Bumba La Fumenga trouxeram um grande número de torcedores”, revelou a presidente.

Jaqueline acrescentou que o Torneio iniciou com 34 equi-pes, neste fim de semana, 18 jogaram e 9 seguem vivas no campeonato. No próximo domingo (29), mais uma rodada e no domingo de Páscoa, 5 de abril, acontece a grande final.

Resultado dos Jogos:• Cruzeiro F.C. B 0 x 2 Fumacera F.C.• G.E. 11 Unidos 2 x 0 Soc. Real Academia• E.C. Fluminense da Safira 0 x 1 Cruzeiro F.C. A• Boa Vista 0 x 4 Bagé Gravataí • E.C. Bumba La Fumenga 2 x 0 Humaitá AJ Renner• Bagé F.C. Vila Jardim 0 x 0 G.E. Três Estrelas(Vitória nos pênaltis para a equipe do Três Estrelas)• Azulão F.C. 0 x 1 Coliseu• E.C. Reunidos 1 x 1 Unidos do Morro (Vitória nos pênaltis para s equipe do Unidos do Morro)• M. KAJAK 0 x 1 Assoc. Atl. Barça

O novo salão de festas do Paladino TC foi o local escolhido para a realização da Festa Túnel do Tempo Gravataí. O animado encontro que já está em sua 20ª edição ocorrerá no dia 11 de abril, a partir das 22h. A festividade, que acontece um vez por ano, é exclusiva para maiores de 25 anos. Uma de suas principais características é a exploração do universo da discoteca dos anos 70, além de forte influência da música pop produzida na década de 1980.

Na ocasião, o estacionamento do Paladino TC poderá ser uti-lizado pelos participantes. Vinculados ao clube receberão isenção, não sócios pagam R$ 6,00. Mais informações sobre a Festa Túnel do Tempo Gravataí pelo e-mail: [email protected] ou nos tele-fones: (51) 9106-0452 (whatsapp/Claro), (51) 9933-4476 (Vivo), (51) 8287-9693 (Tim) e (51) 8487-7431 (Oi). O valor do ingresso ante-cipado é de R$ 25,00 (individual), na hora R$ 30,00.

A sede da Junta de Serviço Militar (JSM) está passando por um período de reformas em sua infraestrutura e ficará, portanto, fechada até a próxima segun-da-feira (30). O objetivo da reestrutura-ção é atingir melhorias na parte elétrica e no espaço físico do local, proporcio-nando, consequentemente, um melhor atendimento à população. De acordo com o secretário da Junta Militar, Moacir de Souza, é importante salientar que o órgão, apesar de fechado para a so-licitação de documentos, terá o próprio secretário como plantonista durante o expediente, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 13h30, para a que possa ser realizada a entrega de documentos que já foram solicitados e que estão prontos.

“É importante divulgar isso porque algumas pessoas precisam retirar docu-mentos para trabalho ou algo do tipo e, portanto, todos os documentos que já foram solicitados e que estão prontos podem ser retirados normalmente aqui, no horário do expediente. Os demais

documentos só poderão ser solicitados a partir da próxima segunda-feira”, expli-cou Moacir.

A sede da Junta Militar está local-izada na rua Anápio Gomes, 1317, no Centro de Gravataí. O horário de serviço é das 8h30 às 13h30. Para maiores informações, os telefones para contato são 3600-7041 e 3600-7051. Festa Túnel do Tempo

acontece dia 11 no município

Junta de Serviço Militar volta a atender o público na segunda-feira

Page 4: Jornal de Gravataí. Edição 2199. 25 de março de 2015

Gravataí, 25 de março de 20154 Política

Marco Alba eleito para presidir a GranpalGABRIEL [email protected]

Conselhão debate soluções para o saneamento

Juarez Souza participa de escolha de soberanas

Salários de março em dia

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (CODES) de Gravataí reúne-se nesta quarta-feira (25). O encontro ocorre no auditório da Dana, a partir das 8h30, e tem como pauta a situação do saneamento básico no Município. A convite do presidente do CODES, prefeito Mar-co Alba, o ex-prefeito de Uruguaiana, Sancho-tene Felice, participará do encontro. O CODES visa apreciar propostas de políticas públicas e de reformas estruturais de desenvolvimento econômico e social, bem como promover as relações do governo com representantes da sociedade civil organizada. Os painéis desta edição serão apresentados pelo coordenador do CODES, Luiz Zaffalon; pelo diretor técnico da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), Jackson Müller; e pelo convidado Sanchotene Felice.

O presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Souza (PMDB), prestigiou a escolha das soberanas da Feira Agrorrural de Gravataí (Fearg). O evento contou com oito candidatas e foi realizado no salão paroquial da Igreja Santa Luzia, em Morungava, no último sábado. A jovem de 20 anos, Tamires Mascarello da Rosa, representante do Passo da Caveira, foi escolhi-da como a nova Rainha da Fearg. Thayana Ga-briela Rocha, 18 anos, representando a região de Morungava, foi escolhida como segunda princesa. Eduarda Fraga Müller, de 18 anos, representante da localidade do Barro Vermelho, recebeu o título de primeira princesa.

O secretário es-tadual da Fazenda, Giovani Feltes, poupou tudo o que conseguiu, recolheu todo o dinheiro disponível que encon-trou, pagou só o que se propôs, e com isto garantiu o pagamento em dia dos salários dos servidores.

Eleito por unanimidade, por dez membros que compõem o Conselho de Prefeitos, o chefe do executivo de Gravataí, Marco Alba, é o novo presidente da Granpal (Associação dos Mu-nicípios da Região Metropolitana de Porto Alegre). A eleição ocorreu na última quinta-feira, na sede da entidade em Porto Alegre, ainda nomeando a diretoria executiva. Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge aproveitou o quorum para indicar o nome de Marco Alba para também assumir a presidência da Diretoria Executiva do Conselho Deliberativo Metropolitano (CDM). O prefeito de Canoas ainda teria mais um ano à frente da entidade, após ser reeleito em 2013 para o mandato 2014/2015, mas considerou importante ter um líder alinhado ao at-ual presidente da entidade, o governador José Ivo Sartori, para assumir as demandas pertinentes à Região Metropolitana. “Deve haver uma sintonia, o governador é sempre o presidente, entendo que é importante o diálogo e, sendo Alba do mesmo partido, fortalece a relação com a entidade. En-tendo que cumpri meu papel, facilitando o diálogo dos prefeitos, durante a gestão de Tarso Genro”, justificou. Alba relatou sentir-se lisonjeado com a indicação e chegou a pedir que Jairo terminasse

seu mandato, mas o prefeito de Canoas declarou preferir dessa forma, ainda reconhecendo que possui uma excelente relação com o atual gov-ernador e que admira a gestão que fez em Cax-ias do Sul. De acordo com o regimento interno, acontecerá, ainda, reunião da secretaria executiva do CDM para oficializar a troca do presidente. Possivelmente, em abril, ocorrerá a solenidade de oficialização de Marco Alba como presidente da diretoria executiva do CDM.

O presidente da Câmara de Gravataí, Juarez Souza (PMDB), juntamente com os vereadores Tanrac Saldanha (PRB), Fred Pinho (DEM), Clebes Mendes (PMDB) e Nadir Rocha (PMDB), se reuniram com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDUR), Cláudio dos Santos, na sala da presidência do Parlamento Municipal, na última segunda-feira. A vereadora Maribel Wagner estava sendo representada pelo assessor parlamentar Paulo Roberto Cunha e o vereador Alan Vie-ira pelo assessor parlamentar Marconi Dias. O objetivo da reunião foi o aperfeiçoamento do projeto de lei para regularização de edificações irregulares, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDUR).

Na sessão ordinária da última quinta-feira, a Câmara de Vereadores de Gravataí aprovou o projeto de lei do poder Executivo nº 0030/2015 que concede o uso de área localizada no bairro Castelo Branco, anteriormente utilizada pelo Daer, para a construção de uma escola da Rede de Escolas São Francisco. Esta é uma instituição mantida pela Sociedade Beneficente e Edu-cacional São Cristóvão, local-izada na zona norte de Porto

Alegre, e congrega seis escolas na capital gaúcha e uma em Cachoeirinha. Assim, Gravataí sediará a oitava escola da Rede São Francisco. Um dos principais responsáveis pela vinda da instituição de ensino, o vereador Beto Pereira cele-brou a cedência da área. “É, sem dúvida alguma, um grande projeto para Gravataí, uma vitória para a nossa cidade. Um grande projeto que tivemos sat-

isfação de trazer para a nossa cidade. É mais educação, mais desenvolvimento, geração de emprego e renda, além da valorização de toda a comuni-dade. Sabemos que a Escola São Francisco/Gravataí tem previsão de início do ano letivo já em 2016, iniciando as obras de edificações ainda em 2015. Isto é realmente um presente para a nossa cidade”, destaca Beto Pereira.

Vereadores voltam a debater edificações irregulares

Beto Pereira traz rede de escola

Page 5: Jornal de Gravataí. Edição 2199. 25 de março de 2015

Gravataí, 25 de março de 20155Cidade

Começam os preparativos para a 19ª Feira do Peixe

Curso de Produção de Hortaliças é oferecido a produtores rurais

Decisão judicial responsabiliza Governo do Estado pela conclusão das obras do Loteamento Xará

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), realiza nos dias 1º e 2 de abril, das 9h às 21h e no dia 3, das 9h às 14h, a tradicional Feira do Peixe. O evento ocorre simultaneamente em três pontos da cidade: na Morada do Vale I, na Rua Aldrovando Leão; no Parcão da parada 79, na Rua Ângelo Lorenzi e no Parque dos Anjos, na Rua Aristides Dávila.

Peixes de diversas espécies, bem como frutos do mar variados, produção de hortifrutigranjeiros locais e trabalhos de artesãos de Gravataí estarão sendo comercializados durante todo o período da feira. Conforme o titular da SMAA, Dario Blehm, O principal objetivo da Feira do Peixe é levar à população gravataiense alimento e produtos com um preço mais acessível e incentivar o comércio do peixe de água doce de produção local. “O peixe do mar será vendido a preço de mercado e tem como finalidade subsidiar o pescado da água doce, tornando o valor do peixe cultivado no município mais atrativo para o consumidor”, explicou.

Blehm refere que convidou, através da SMTER, a participação dos artesãos da Feira da Economia Solidária, para que vendam produtos produzidos no município. Também afirmou que deverão ser fechadas, pela Semurb, as ruas Aristides D’ávila esquina com Avenida Ely Corrêa, a rua Adrovando Leão esquina com a Álvares Cabral e a rua Ângelo Lorenzi.

As seguintes Secretarias Municipais apóiam e atuam na realização da Feira do Peixe: Serviços Urbanos (Smsu), Obras Públicas (Smop), Mobilidade Urbana (Semurb), Assuntos para a Segurança Pública (Smasp), Saúde (SMS), Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Desenvolvimento Urbano (Smdur) e Departamento de Comunicação Social (DCS). “A organização é da SMAA, mas necessitamos desta parceria para proporcionar a população, a garantia de procedência dos artigos comercializados na nossa feira”, esclarece o secretário.

A juíza Keila Silene Tortelli, da 2° Vara Cívil da Comarca de Gravataí, deu sentença responsabilizando o governo estadual no Inquérito Civil 014/2003, instaurado para apurar a demora no término de obras de casas populares do Loteamento Xará, que implicou ação civil do Ministério Público, interpelando o município e o Estado do Rio Grande do Sul, em 2009. “Determino a conclusão das obras necessárias para a completa infra-estrutura do Loteamento Xará, as quais estão elencadas no artigo 2º, parágrafo 6º, da Lei Federal nº 6.766/79, no prazo máximo de dois anos, a contar do trânsito em julgado da sentença”, sentenciou a juíza.

Ao município, fica a responsabilidade de reassentar as famílias que hoje estão em APPs (áreas de preservação permanente) para outras localidades contempladas pelo Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), em um prazo máximo de 24 meses, também a partir da sentença transitada em julgado. De acordo com o secretário Geral de Governo, Luiz Zaffalon, o esclarecimento da sentença judicial sobre as obrigatoriedades do governo do Estado é essencial para que se modifique o atual cenário dos moradores do Loteamento Xará: “Temos uma situação que se arrasta durante muitos anos, na qual o Estado até então nunca tomou para si as providências cabíveis. Estamos contentes com a decisão da Justiça, que recoloca as responsabilidades de cada ente federativo conforme as

suas demandas e capacidades de intervenção financeira”.

Conforme o procurador Geral do Município, Jean Pierre Torman, o Loteamento Xará é de propriedade do governo do Estado, e a decisão só confirma o que já era presumido segundo o histórico do caso. “O loteamento foi implantado pela Secretaria de Habitação do Estado, através de subsídio da Caixa Econômica Federal, que beneficiaria 296 famílias, ainda no ano de 2003. Desde lá temos esta situação se arrastando, em que eram encaminhados, indevidamente, pedidos para que o município concluísse serviços de responsabilidade do Estado”, ressalta Torman. “A partir desta decisão correta, vamos fazer o que for de nossa competência para melhorar a vida destas pessoas”, destaca o procurador.

Segundo o diretor-presidente do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), Celso Fonseca, as famílias remanescentes das áreas de preservação permanente (APPs), conforme relatório oficial da FEPAM, que não chegam a 10% do total, serão reassentadas em programas habitacionais mantidos em parceria com o governo federal. “Com esta decisão em mãos, vamos fazer um levantamento mais preciso das famílias e encaminhá-las para assentamentos adequados, onde poderão contar com a infraestrutura necessária para o desenvolvimento pleno das moradias. Ainda não sabemos exatamente os locais, mas

já estamos iniciando os estudos técnicos”, afirma.

As obras a que se refere a juíza Keila Silene Tortelli, da 2° Vara Cívil da Comarca de Gravataí, são para escoamento das águas pluviais, rede para o abastecimento de água potável e soluções para o esgotamento sanitário e para a energia elétrica domiciliar. “Ou seja, as providências referem-se a estruturas básicas e indispensáveis ao próprio funcionamento do Loteamento Xará, possibilitando a permanência das pessoas no local com o mínimo de condições de

higiene e habitação”, afirma. A juíza também acrescenta: “O

Estado reconhece que o loteamento é de sua propriedade, sendo destinado a receber cerca de 500 moradores que foram despejados da Cerâmica Stela (área particular), além de outros ocupantes da área contígua à RS 118, que foi objeto de desapropriação para o alargamento da via”.

Ainda conforme a sentença: “Também é dever do Estado regularizar documentalmente a posse aos ocupantes, seja através de título de propriedade ou por meio de concessão de direito real de uso ou de uso especial para fins de moradia, nos termos do Estatuto das Cidades, e regulamentado pela MP nº 2.220/01”.

Estado reconhece que o loteamento é de sua propriedade

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Gravataí, oferece até esta quinta-feira (26) o curso de Produção de Hortaliças Básico. Voltado para produtores rurais e sem custo algum aos participantes, as aulas serão ministradas no Parque Fazenda Pedacinho do Céu, localizado a Rua Dionísio Cardoso de Lima, 600, Costa do Ipiranga, por um instrutor do SENAR e terão duração de oito horas diárias com início às 8h30. As inscrições podem ser feitas diretamente no local.

O titular da SMAA, Dario Blehm, ressalta a importância dos cursos ofertados pela secretaria e parceiros: "A importância está em poder qualificar os produtores rurais para que possam atuar melhor em determinada área".

A engenheira agrônoma da

SMAA explica que durante o curso de Produção de Hortaliças Básico serão abordados os seguintes trópicos: localização da horta, infraestrutura de produção, tratos culturais e melhorias na qualidade de vida do produtor.

Mais informações sobre esse e outros curso do calendário anual da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento podem ser feitas através do telefone 3042-3050 ou na sede da SMAA atualmente localizada a Rua Heitor de Jesus, 287, no Centro.

Page 6: Jornal de Gravataí. Edição 2199. 25 de março de 2015

Gravataí, 25 de março de 20156 Esportes

Cenário esportivo

Foto: Ricardo Giusti

Transferência de Neymar para Barça pode chegar a R$ 540 milhões

Grêmio cresce em 30 dias e chega à liderança do Gauchão

A transferência de Neymar para o Barcelona segue gerando muitas polêmicas na Espanha. A Justiça do país europeu promete aplicar multas ao clube catalão, ao ex-presidente Sandro Rosell e ao atual mandatário Josep Maria Bartomeu devido a irregularidades no negócio. Caso a sanção aos en-volvidos seja realmente confirmada, o custo da operação pode ser aumenta-do em 51,1 milhões de euros (cerca de 176 milhões). Com isso, o valor total pelo brasileiro pode alcançar as cifras de 157,3 milhões de euros (R$ 541,5 milhões). Esse valor é 820% maior em relação ao inicialmente divulgado pelo Barcelona: 17,1 milhões de euros (R$ 59 milhões).

O processo do caso Neymar vem sendo conduzido pelo juiz Pablo Ruz. E o magistrado recebeu solicitação da Audiência Nacional espanhola para punir criminal e financeiramente os envolvidos pelas irregularidades. Para o Barcelona, a multa seria de 22,2 milhões de euros (R$ 76,4 milhões). Para o ex-presidente Sandro Rosell, a pena seria de sete anos de prisão mais o pagamento de 25,1 milhões de euros (R$ 86,4 milhões). Atual mandatário do time culé e ex-vice-presidente da época da contratação do jogador, Bartomeu poderá pegar dois anos e três meses de cadeia e pagar multa de 3,8 milhões

Há pouco mais de um mês, a crise batia na porta do Grêmio. O cenário não era nada animador. Um time carente de talentos e sem dinheiro. A apos-ta nos jovens parecia não decolar. Para completar, era der-rotado pelo lanterna do Gauchão em plena Arena e despen-cava na tabela. O time reagiu com a ajuda de reforços e agora desfruta da liderança da competição.

A reformulação financeira enfraque-ceu a equipe. Barcos e Marcelo Moreno haviam zarpado para o futebol chinês. As perspectivas não eram nem um pouco positivas. Naquele sábado de Carnaval, dia 14 de fevereiro, vindo já de uma der-rota em casa para o Brasil-Pel., o Grêmio encarava o Veranópo-lis, o último colocado do Estadual até então. A atuação foi hor-rorosa. Outro revés. Felipão abandonou o jogo antes do seu fim. A torcida não poupou vaias. A crise estava instaurada.

Aí tudo mudou em 38 dias. Era pre-ciso mudar. Agregar qualidade, mas também aparar muitas coisas internas. “Eu tive uma conversa com o Felipão. Teve conversas entre atletas, comissão técnica, direção. A mobilização foi total”,

salienta o presidente gremista, Romildo Bolzan Júnior. Luiz Felipe Scolari exaltou isso após a vitória de domingo sobre o Lajeadense. “Muita coisa estava faltando. Naquele jogo, algu-mas atitudes foram tomadas, de ambas as partes. Tanto dos jogadores, como minha e como da direção. Isso fez a mudança”, destacou o treinador.

Aos poucos, a equipe começou a melhorar. Veio a vitória contra o Passo Fundo que apaziguou a crise. O empate diante do Juventude, o terceiro jogo sem vitória na Arena, ainda mostrava um time instável. O ponto decisivo foi o Gre-Nal. Encarar um Inter que investiu muito na tem-porada, no Beira-Rio, trazia preocupações aos gremistas. A atu-ação, no entanto, foi consistente e o elenco

ganhou confiança.Vieram, então, as

quatro vitórias segui-das. As duas últimas colocando o Grê-mio na liderança do Campeonato Gaúcho. São sete partidas de invencibilidade. A última derrota foi justamente para o Veranópolis. Desde então, apenas um gol sofrido e nove marca-dos. “É uma evolução coletiva. Maior en-trosamento, maior entendimento da parte tática. O sentimento depois daquele dia é que tínhamos que dar a volta por cima”, acrescenta Romildo.

Para Felipão, porém, ainda está abaixo do projetado. O técnico calculava 24 pontos após doze rodadas para estar na primeira posição. “Com 13 jogos, 26 pontos. Então, só podemos ganhar na quarta-feira. Tentar nos impor ao Novo Hamburgo”, disse.

Page 7: Jornal de Gravataí. Edição 2199. 25 de março de 2015

Gravataí, 25 de março de 20157Esportes

Cenário esportivo

Foto: Getty Images

Foto: Mauro Schaeffer

Ansioso para voltar às pistas, Alonso adota tom otimista: "Temos potencial"

A missão de Fernando Alonso no GP da Malásia não será nada fácil, mas o espanhol parece confiante em sua estreia com o novo McLaren-Honda no campe-onato 2015 da Fórmula 1. Após se ausentar da etapa de abertura, na Austrália, por recomendação médica em decorrência do aci-dente sofrido nos testes da pré-temporada, o bicampeão mundial garante que o resultado pífio da equipe na primeira corrida - último lugar para o companheiro Jen-son Button e problema no motor do substituto Kevin Magnussen antes mesmo da largada - não é motivo para pessimismo.

- Eu acompanhei o fim de semana na Austrália de perto e estive em contato constante com a equipe. É claro que temos muito trabalho pela frente, mas o resul-tado de Jenson em Melbourne foi encorajador do ponto de vista da confiabilidade e da coleta de dados, que são extremamente importantes. Eu também gostaria de agradecer a Kevin por seus esforços, e é uma pena que ele não tenha conseguido se alinhar ao grid. Parte do otimismo do piloto espanhol parece estar atre-lada ao bom histórico na pista de Sepang, onde ele já venceu em três ocasiões - incluindo a edição de 2007, ano de sua primeira e atribulada passagem pela McLar-en. Mas, diante das dificuldades da escuderia britânica na reto-mada da histórica parceria com a japonesa Honda, Alonso sabe que uma boa preparação pode fazer toda a diferença. Depois que recebeu alta do hospital, após a forte batida em Barcelona, o piloto tem se dedicado intensa-mente aos treinos físicos e ao simulador da fábrica.

- Tenho trabalhado duro em minha preparação física e me sinto bem e pronto para este fim de semana. O calor na Malásia é sempre um desafio duro para os pilotos, mas eu tenho me dedi-cado a este fator em meu trein-amento e estou preparado para todas as condições meteorológi-cas que possamos vir a enfrentar em Sepang. Esse circuito sempre

foi um dos meus favoritos. É uma pista emocionante e há chances de boas batalhas por ultrapassa-gens entre retas e curvas rápidas. Eu ganhei três vezes na Malásia, incluindo em 2007, com a McLar-en, e apesar de termos um longo caminho pela frente, todos na McLaren-Honda estão trabalhan-do duro para desenvolver o carro e avançar a cada corrida. Apesar de se sentir bem e preparado, Fernando Alonso ainda depende da liberação dos médicos da FIA após se submeter a novos exam-es, que serão realizados antes do início das atividades na Malásia. Por causa do fuso horário, o público brasileiro poderá conferir os pilotos na pista de Sepang já nesta quinta-feira, com o primeiro treino livre, a partir das 23h (de Brasília). O SporTV transmite a atividade ao vivo. O treino clas-sificatório será no sábado, a partir das 4h, e a corrida está mar-cada para o domingo, no mesmo horário, com transmissão ao vivo da TV Globo.

Aguirre projeta Inter mais forteO técnico do Inter,

Diego Aguirre, conce-deu nesta terça-feira uma entrevista à ESPN em que comenta o período de "folga" da Libertadores. Segundo ele, o as três semanas de trabalho e jogos pelo Gauchão serão usadas para encontrar escalação ideal para o torneio-sul americano. O treinador projetou um Colorado mais forte no próximo mês.

"Nós teremos estas semanas somente com o Gauchão para encon-trar o time pensando na Libertadores. Claro que um objetivo impor-tante também é con-quistar a competição regional. Será preciso trabalhar muito no dia-dia para que este Inter possa dar certo", disse Aguirre.

O 3-5-2 é o es-quema que será usado

nos próximos jogos por Aguirre. Nessa segun-da-feira, o técnico já esboçou o time que deve enfrentar nesta quarta-feira o Ave-nida. Ele acredita que D'Alessandro deve se adaptar com facilidade à nova formação. "Um jogador da qualidade do D'Alessandro pode atuar em qualquer sistema", resumiu Aguirre.

Ainda que tenha sido criticado pelo des-

empenho do Inter nos últimos jogos, Aguirre não escondeu a satis-fação por ter aproveit-ado jogadores jovens no Gauchão. "Foi um prazer aproveitar estes jovens no campeonato. Hoje todos falam de Dourado, Willian, Gefferson e Valdívia. Todos são uma reali-dade. Agora creio que teremos 25 jogadores e todos esarão prontos para ajudar na Liberta-dores", declarou.

Page 8: Jornal de Gravataí. Edição 2199. 25 de março de 2015

Gravataí, 25 de março de 20158 Notícias

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira que o governo re-visará “contrato por contrato” os benefícios do Fundo de Finan-ciamento Estudantil (Fies) para evitar reajustes abusivos nas mensalidades dos cursos banca-dos pelo programa.Segundo ele, as instituições têm que respeitar o limite de reajuste de até 6,4% que equivale à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2014. A regra foi instituída este ano e criou embates com as instituições de ensino. “Va-mos analisar contrato por con-trato, verificar se houve abuso nas matrículas e vamos querer rediscutir essa questão com as mantenedoras. É responsabili-dade do Estado defender o con-sumidor, defender o estudante e buscar um bom entendimento em relação a essa questão. Por isso, você renova o contrato com o limite de aumento no financia-mento, que é a inflação do ano. O que está acima disso vai ter que ser rediscutido”, disse Mer-cadante em entrevista no Palácio do Planalto.

A análise dos reajustes será feita por um grupo de trabalho formado pelos ministérios da

Educação e da Justiça. O grupo também proporá melhorias no programa.“O financiamento per-manece, continuará, todos terão direito à renovação, mas não pode ter abuso da mensalidade. O aluno não sente hoje, mas ele vai pagar no futuro. Como não há essa percepção por parte dos estudantes, as instituições estavam embutindo no financia-mento reajustes abusivos. E isso não pode continuar”, acrescen-tou o ministro.

Aloizio Mercadante disse que o aumento acima do limite da inflação também sobrecarrega o Tesouro Nacional, responsável pelos recursos do Fies. O min-istro defendeu as novas regras de acesso ao financiamento, que condicionam a concessão à obtenção de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio, sem zerar a redação, e à boa avaliação dos cursos pelo Ministério da Educação.

A preservação dos serviços essenciais nas áreas da Segurança, da Educação e da Saúde está garantida pelo governo do Estado. Em ent-revista coletiva na tarde de ontem (24), os secre-tários Wantuir Jacini (Segurança Pública), Vieira da Cunha (Educação) e João Gabbardo dos Reis (Saúde) detalharam as ações para as readequa-ções orçamentárias, estabelecendo cotas para as despesas de custeio e garantindo atividades fins. De acordo com o secretário adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins, o valor do orçamento de receitas foi superestimado, e o de despesas, subestimado. A partir daí foram feitos ajustes em cada área, de modo que a redução chegue a R$ 1,07 bilhão, conforme decreto publicado na semana passada. Além disso, houve o corte de 35% nas despesas com CCs.

A redução no custeio da Segurança, explicou Bins, se deu a partir da execução orçamentária. Em 2014, o valor foi de R$ 518,5 milhões (o orça-mento irreal projetado chegava a R$ 628,1 mil-hões). Do total executado foram excluídas despe-sas consideradas extraordinárias – R$ 22 milhões para pagamento de diárias na Copa do Mundo e a quitação da dívida de R$ 26 milhões com a Cor-

san, ambas efetuadas em 2014. Assim, os valores do custeio efetivamente executados ficaram em R$ 470,5 milhões no ano passado. Com a repro-gramação orçamentária, que prevê corte de 25% nas diárias, entre outras medidas, o custeio de 2015 será de 434,5 milhões – redução de 7,65%.

Para compensar esta perda nos recursos, Jacini elencou medidas que vêm sendo implemen-tadas para garantir os serviços de segurança na suaintegralidade. Entre eles, destaque para o uso de tecnologias no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), otimizando o emprego de efetivos em ocorrências, e o remanejamento de PMs da área administrativa para o policiamento ostensivo três vezes na semana. A determinação já atinge Porto Alegre e Região Metropolitana e deverá se estender às outras regiões do Estado. “Não haverá prejuízo à sociedade”, afirmou. A SSP já intensificou o uso das Plataformas de Ob-servação Elevadas (POEs). De seis no segundo semestre de 2014, chegou a 11 nos meses de ja-neiro e fevereiro. Jacini informou que o Programa Território da Paz, que visa reduzir os índices de criminalidade, sofrerá reformulações.

PUBLICAÇÃO LEGAL

ANUNCIE NO JG 3423.1792

Governo revisará todos os contratos do Fies

Governo do Estado garante atendimento em áreas essenciais

Edital de Notificação 01/2015 NOTIFICAÇÃO

Processo Administrativo n.° 330/2010Notificado(a): ALEXSANDER MENEZES DA SILVA CPF: 695.388.400-20(Rua: São Paulo, nº. 300, Bairro: São Luiz, Gravataí/RS) A Fundação Municipal de Meio Ambiente, no uso de suas atribuições legais, considerando o julgamento do Auto de Infração n°. 041/2010, processo administrativo nº 330/2010, vem informar a V. Senhoria que o recurso interposto para apreciação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) na data de 20.04.2012, foi considerado intempestivo, portanto não será remetido ao órgão julgador, eis que o art. 115, III da Lei 1.528/2000 (Código Municipal de Meio Ambiente) prevê o prazo de 20 dias para interpor recurso, o qual passa a fluir a contar da ciência do julgado. Aclaramos que o autuado teve ciência da decisão de primeira instância administrativa em 09.01.2012 (fls. 63), sendo que o recorrente, apesar de constar no julgado o prazo de 20 dias, apenas protocolou nesta FMMA suas razões recursais na data de 20.04.2012 (fls. 67 e 68) após ser notificado para pagamento da multa ambiental na data de 11.04.2012 (fls. 64).Portanto, nos termos do art. 118 do Código Municipal de Meio Ambiente, DETERMINO a abertura do prazo de 20(vinte) dias, a contar da ciência do presente, para que esse NOTIFICADO efetue o recolhimento da penalidade de multa, no valor atualizado de R$ 7.748,30 (sete mil, setecentos e quarenta e oito reais e trinta centavos), junto ao Fundo Municipal de Defesa Meio Ambiente, cuja guia de pagamento deverá ser requisitada junto ao Setor Financeiro da FMMA, das 12hs às 18hs, de segunda à sexta-feira.No caso de descumprimento do presente, serão adotadas as medidas que o caso requer, como inscrição em dívida ativa, ajuizamento de execução fiscal. Gravataí, 25 de março de 2015.

Claudia Pereira da Costa,Diretora-Presidente – FMMA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE GRAVATAÍ

TERMO DE INTIMAÇÃO

Ref. Processo Administrativo Especial instaurado pela Portaria nº 2.294/2014 - Exp. 15.697 / 2014 (Prot. SMAD) - Interessado: Wilson Klippel Sichonany Junior, procurador jurídico, matriculado sob o n° 027267-0, residente e domiciliado à Av. Guaíba, 13794 – Bairro Guarujá – Porto Alegre / RS A partir do recebimento deste, fica o servidor municipal WILSON KLIPPEL SICHONANY JUNIOR, matriculado sob o nº 27267-0, ciente de que foi instaurado processo administrativo especial no qual figura como interessado. A partir do recebimento deste, o interessado fica ciente que: - tem direito a constituir advogado para assisti-lo; - tem direito a produzir todas as provas em Direito admitidas; - tem direito a acompanhar todos os atos processuais; - tem direito a formular quesitos para eventual prova pericial; - o expediente está disponível para vistas e cópia no Setor de Processos Administrativos e Sindicâncias da PGM; - a audiência para seu depoimento será realizada em 08/04/2015, às 13h 30min., na sala do Setor de Processo Administrativo da Procuradoria-Geral do Município, localizada à Av. José Loureiro da Silva, 1826, 5º andar, Gravataí / RS; - terá prazo de cinco dias, a partir da audiência, para apresentar manifestação escrita, requerer produção de provas e arrolar testemunhas; - as audiências das testemunhas Fernando Manuel de Matos Cruz e Márcio Ataíde Lança serão realizadas em 14/04/2015, às 13h 30min e 15h, respectivamente. Em virtude da ausência de lei local que regule o rito do processo administrativo sobre a matéria, aplicam-se ao processo instaurado pela Portaria 2.294/2014, por analogia, os princípios previstos na Lei Federal 9.784/1999, e, naquilo que não for contrário aos referidos princípios, o disposto na Seção II do Capítulo III do Título VI da Lei Municipal 681/1991. O extrato da Portaria nº 2.294/2014, que instaurou o processo administrativo especial está disponível no Átrio da Prefeitura.

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO(PRAZO 20 DIAS) Credora Exequente: EMPRESA GESTORA DE ATIVOS - EMGEA - Pelo presente edital, por estar em lugar ignorado, incerto ou inacessível, fica notificada a pessoa adiante nomeada para ciência de que estamos autorizados na forma da lei (decreto-lei n.º 70 de 21.11.66 e Regulamentação Complementar), a promover a execução extrajudicial da hipoteca que onera o imóvel indicado a seguir. Fica cientificada, outrossim, de que tem o prazo de 20 (vinte) dias, a contar desta data, para purgar o débito e evitar a continuidade da execução, o que poderá ser feito na Agência Gravataí (Gravataí/RS) da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, onde foi obtido o financiamento, em qualquer dia útil. CONTRATO: 9.0478.9442.300-8 - SED: E-14.307/14 – MUTUÁRIO: ADARIO DE MEDEIROS KENNE, brasileiro, solteiro, maior, empregado em empresa de segurança e vigilância, inscrito no CPF sob nº558.183.580-20, residente e domiciliado em Gravataí/RS – IMOVEL: Rua V nº391, Morada do Vale I – Gravataí/RS – Valor da dívida em 20/11/2014 - R$26.825,72 (vinte e seis mil oitocentos e vinte e cinco reais e setenta e dois centavos), que será devidamente atualizada à época do pagamento, acrescido de multa contratual e despesas pertinentes. Nos termos do art. 1.069 do Código Civil Brasileiro, notificamos V.Sas. da cessão do seu contrato à EMGEA – Empresa Gestora de Ativos, a partir do dia 29.06.2001, conforme disposto na Medida Provisória n.º 2196-1, de 28.06.2001. Ressalte-se que a cessão do crédito não implicou qualquer modificação nas condições vigentes do seu contrato, cuja administração continua a cargo da Caixa Econômica Federal. Porto Alegre, 24 de março de 2015 - COMPANHIA PROVÍNCIA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO - AGENTE FIDUCIÁRIO - Publicações nos dias 24/03/2015, 25/03/2015 e 26/03/2015 no Jornal de Gravataí.

Page 9: Jornal de Gravataí. Edição 2199. 25 de março de 2015

Gravataí, 25 de março de 20159Notícias

Estudantes mortos em acidente aéreo retornavam de intercâmbio na Espanha

O prefeito da cidade alemã de Haltern am See, Bodo Klimpel, disse, em entrevista co-letiva à imprensa, que é grande o choque com a morte de 16 adoles-centes e duas profes-soras de uma escola da cidade. O grupo, que retornava de um inter-câmbio na Espanha, estava a bordo do avião da Germanwings que caiu nos Alpes fran-ceses, na manhã desta terça-feira, e matou 150 pessoas.

“A cidade está pro-fundamente abalada. Estamos em estado de choque. É a pior coisa que se poderia imagi-nar”, afirmou o prefeito. Segundo ele, a direção da escola já recebeu a confirmação de que os alunos e professores embarcaram no avião, em Barcelona (Es-panha), às 10h (6h no Brasil), com destino a Düsseldorf (Alemanha).

Klimpel informou que os parentes das vítimas estão recebendo auxílio de especialistas e apoio da prefeitura. “Eles receberam a notícia pela imprensa, e depois entraram em contato com a escola. Alguns foram direto para Düs-seldorf em busca de mais informações”, acrescentou.

A companhia alemã Germanwings, filial de baixo custo da Luf-thansa, confirmou que 144 passageiros e seis tripulantes estavam no voo. Equipes de res-gate trabalham desde o início da tarde, no local do acidente, para identificar os corpos das vítimas.

Ainda não há infor-mações sobre as cau-sas do acidente aéreo. Uma das caixas-pretas do Airbus A320 foi en-contrada e está sendo

investigada por equipes especializadas.

Encontrada uma das caixas-pretas do avião que caiu na França, afirma ministro

O ministro do Inte-rior da França, Bernard Cazeneuve, anunciou que foi encontrada uma das caixas-pretas do Airbus A320 da com-panhia aérea alemã Germanwings, que caiu nos Alpes francesas causando 150 mortes nesta terça-feira.

"Uma caixa-preta foi encontrada e será encaminhada para os serviços de investiga-ção", declarou Caze-neuve, em Seyne-les-Alpes, a cerca de 10 km em linha reta do local onde o avião caiu, a 1.500 m de altitude. "Esta caixa-preta será analisada nas próximas horas, e permitirá que a investigação avança", acrescentou. Ainda não há informações sobre as condições do instru-mento, que está sendo examinado por uma equipe especializada.

Com a caixa-preta, há expectativa de que as razões do acidente aéreo possam ser es-clarecidas.

O presidente alemão, Joachim Gauck, que está no Peru desde quinta-feira, gravou uma mensagem de solidariedade aos fa-miliares das 150 vítimas do desastre. Gauck disse que seus pensa-mentos e sentimentos estão com as famílias das vítimas.

"Eu estou profun-

damente triste, assim como muitos na Ale-manha. Eu apenas pos-so imaginar a tristeza e a dor que afetam essas famílias. Eu gostaria de dizer que meus pensa-mentos e sentimentos estão com vocês".

O Airbus A320, com 150 pessoas a bordo, caiu nesta terça-feira no sul dos Alpes frances-es, em circunstâncias que deixam poucas es-peranças de encontrar sobreviventes.

Depois de muitas especulações sobre a permanência do Mestre Junior Aruanda na Acadêmicos de Gravataí., tá decidido, contrato renovado pra o Carnaval 2016. Em reunião na ultima sexta-feira (20), a presi-dente da escola Rita Bitencourt, o Mestre Junior e sua equipe farão parte do grupo de trabalho para o Carnaval 2016. Mestre Aruanda relatou que já tem uma identidade com a escola, respeita sua comunidade e quer dar continuidade ao excelente trabalho realizado em 2015.

A presidente cumprimentou toda a equipe e colocou que Gravataí pensa grande e vai em busca do título tão sonhado para o Car-naval 2016. Nada mudou, fica em Gravataí quem quer ficar e trabalhar!!! E essa equipe de bateria juntamente com seu Mestre é de garra e confia na escola. Nossa união se consolida mais do que nunca na preparação deste novo desfile, porque fazemos espe-táculo para o público e temos respeito com a nossa comunidade. Bateria Pegada da Onça, mais consolidada do que nunca.

A Secretaria Municipal da Saúde, em par-ceria com a Secretaria da Administração, por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e do SESMT, promoveu ontem (24) visitas a diversas pastas e órgãos públicos levando informações sobre a Tuberculose.

As visitações ocorrem na data em que se celebra o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, comemorado anualmente em 24 de março. O secretário da Saúde, Jones Martins, destaca que a Administração Munici-pal adota políticas preventivas como estraté-gia para promoção da saúde pública.

A coordenadora do programa Municipal de Controle da Tuberculose, Tatiane Silva, reitera que neste sábado (28) a Prefeitura realiza o 1o Gol de Placa: Vencendo a Luta contra a Tuberculose. O torneio, realizado em parceria com a SMEL, com o apoio da Câmara de Vereadores, também será em prol da conscientização acerca da doença. O evento iniciará às 8h30 no Ginásio de Es-portes Aldeião.

Mestre aruanda renova com a Onça Negra

Contra a Tuberculose

Page 10: Jornal de Gravataí. Edição 2199. 25 de março de 2015

Gravataí, 25 de março de 201510

Um homem de 31 anos foi preso na noite de segunda-feira, após um tiroteio ocorrido no bair-ro Rincão da Madalena. Com F.S.A. Os policiais militares do 17º BPM encontraram uma pistola 9mm. O homem estava em liberdade provisoria desde 2008.

De acordo com os policiais militares, a guarnição em que estavam foi acionada por vol-ta das 23h para atender uma ocorrência de tiro-teio na rua dos Pioneiros. Quando chegaram no local, constataram que se tratava de um tiroteio entre os próprios criminosos. Quando percebeu a presença da polícia, o acusado, que tem ante-cedentes por homicídio, posse de entorpecente, ameaça e porte ilegal de arma, tentou fugir, mas acabou detido, sendo encontrada a pistola com ele, além de uma porção de maconha.

O suspeito foi encaminhado para a delega-cia de Polícia de Pronto Atendimento onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e recolhido ao Presídio Central.

Polícia

Mãe não consegue retirar corpo de filho morto

Solto por habeas é preso traficando

Preso suspeito de estupro no parque da Redenção

Preso após tiroteio no Rincão da Madalena

O corpo do homem morto na madrugada de 28 de favereiro, suspeito de ter roubado um carro na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira ainda não foi liberado para a família. Alessandro da Silva Pereira, 32 anos segue no departamento Médico Legal, em Porto Alegre. Segundo a mãe, L.G.S.V., a falta de um docu-mento com foto é que está impedindo a libera-ção da pessoa.

Com a certidão de nascimento nas mãos, a mãe esteve na delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para tentar uma autorização da policia para retirar o corpo, mas o pedido foi negado. A explicação foi a mesma que ela recebeu em Porto Alegre, que, faltava um documento com foto para a identificação. O grande entrave, segundo a polícia, é que quando aconteceu o confronto, ele estava usando identificação como se fosse Anderson da Silva Verneti,por esse motivo, para compro-var que ele é mesmo o Alessandro, a mãe teve que fazer um exame de DNA. "Para comprovar que ele é mesmo o Alessandro, o filho dela. Infelizmente as coisas são assim. Para liberar o corpo tem que comprovar que é ele mesmo", disse o chefe de investigações, comissário Jair Gonçalves".

Alessandro morreu após trocar tiros com policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar, por volta da 1h, quando teria abordado um casal na parada 70 da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira. Armado, ele anunciou o assalto e levou a caminhonete Fiat Strada do casal. As vítimas foram até um posto de com-bustíveis, onde o condutor de um Monza, junto com o casal, passou a seguir o carro levado pelo criminoso. Assim, foram passando para a BM a localização do carro. Uma viatura avistou o veículo na rua Santa Clara, bairro Santa Fé e iniciou a perseguição.

Dada a ordem de parada, o suspeito desceu do carro e passou a atirar contra os PMs para tentar fugir a pé. Os policiais revidaram, acer-tando Ânderson que morreu no local.

Um homem que estava solto por meio de um hábeas corpus foi preso na noite de terça-feira, por tráfico de drogas. L.E.P.A., 21 anos estava com crack e cocaína quando tentou escapar da polícia. Foi perseguido e preso em flagrante.

Eram cerca de 22hs, quando uma guarnição do pelotão de Operações Especiais (POE) do 17º BPM seguia pela RS-118, no Morro do Coco. O acusado estava na referida rua quando percebeu a aproximação dos policiais. Com medo, ele tentou fugir, mas os PMs desceram da viatura e seguiram, correndo atrás do homem que, ao ser rendido, tentou agredir os PMs. Quando revistaram o acusado, os policiais encontraram 22 pedras de crack, uma bucha de cocaína, relógio, celular.

Ao consultar o sistema, constataram que ele tinha antecedentes criminais por roubo a estabeleci-mento comercial, porte ilegal de arma, posse de entorpecente, furto qualificado e desobediência. Ele estava em liberdade por força de um habeas corpus desde maio do ano passado. Rendido, ele foi encaminhado para a delegacia de Polícia de Pronto Atendimento onde foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecente e recolhido ao Presídio Central.

Na manhã de terça-feira (24), foi preso um dos suspeitos do estupro ocor-rido em 9/3, no parque da Redenção, zona central da Capital. O homem, de 30 anos, foi reconhecido pela vítima como sendo um dos autores. Ele foi detido no entorno do parque da Redenção pela Brigada Militar e foi encaminhado para a Delegacia Especial-izada em Atendimento a Mulherda Capital.

Segundo o delegado Cleber Ferreira o homem já tem passagem pela polí-cia por roubo e furto. Ele teve a prisão preventiva decretada e foi encamin-hado ao sistema prisional. A polícia segue com as diligências para identificar o outro suspeito.

Patricia Mello

Patricia Mello

Page 11: Jornal de Gravataí. Edição 2199. 25 de março de 2015

Gravataí, 25 de março de 201511Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 62

São tradi-cionais emConserva-tória (RJ)

Fruto gran-de, de go-mos ama-relos (pl.)

Massagearo próprio

(?), prazernarcísico

Passar(o suco)por umfiltro

Transferir(um even-to) para o futuro

Lobo-(?),canídeo

sul-americano

"StreetFighter" e"MortalKombat"

Formatodo esqua-

dro depedreiro

West (?):bairro dos teatros, emLondres

Extensãodo verbopronomi-nal (Gram.)

Conteúdodo cartu-

cho de im-pressoras

JoãoPaulo (?),

o papapolonês

Pós perfu-mados pa- ra banhosde imersão

Orelha,em inglêsAptidão doatirador

Poema en-tusiásticoMaiores de18 anos

Boro(símbolo)Bacalhau,em inglês

Bolsa demercado

Destinadoa criançasReveste

pisos

Experien-tes (os

políticos)

(?) Magos: Gaspar,Melquior e Baltasar

(Catol.)

Érik (?), ator de "Gabriela" (TV)

MoradiaparticularCrosta (?):litosfera

Digital Audio Tape

(sigla)Profis-

sional doRH de

empresas

Fecho (?): zíper

Farolete para emer-gências(autom.)

Gráfico de biomassa, energia ou número deindivíduos numa ca-deia alimentar (Biol.)

Custar

Papel do responsá- vel pela

concepçãode uma

exposiçãode arte

Pacientedo

veterinário

Divisão naescola desamba em

desfile

Cora (?):publicou

livros paracrianças

Carnebovina desegundaDoutrina

que criticao libertinoIvan Lins,

cantor da MPB

EMPISCAALERTA

CORALINAEARACEMMIRIMMORALISMOILLARBDATJACASEEGOODE

RECRUTADORCOARADSELEAUGN

JOGOSDELUTAITINTATCURADORIA

VALERSAIS

3/cod — ear — end. 5/marmo. 6/lajota. 9/curadoria — moralismo — serenatas.

Um problema em um contrato ou acordo que foi feito há alguns dias pode tirar seu bom humor. Procure ler e fazer algumas reflexões. O dia está ótimo para isso.

você pode encontrar alguma dificuldade ou problema relacionado a um projeto. O momento pode envolver o planejamento de uma viagem ou curso superior.

Você estará mais fechado e preocupado com questões que envolvem sua vida material e investimentos. O dia pode ser tenso no que diz respeito a dinheiro.

Você estará preocupado com as mudan-ças que deve fazer em seu mundo emo-cional. Um pequeno problema pode sur-gir com um sócio ou parceiro comercial.

Você estará mais fechado e introspecti-vo, e mais preocupado também. Não se deixe levar pelas possíveis dificuldades do dia ou pelo baixo astral.

Uma sociedade ou parceria comercial, ou mesmo um namoro que vem sendo dese-nhado pelo Universo, pode dar um novo passo.

Não se deixe levar pelo pessimismo, pois hoje, Saturno faz um tenso aspec-to coms eu regente e tenta levar você para o baixo astral.

Pode surgir algum problema em um proje-to de tabalho ou mesmo alguma dificulda-de com um colega. Procure manter a se-renidade, pois essa energia é passageira.

Uma pessoa mais séria pode se aproximar de você e acabar se tornando um bom ami-go. Um projeto em equipe pode apresentar problemas, mas só por hoje.

A ansiedade começa a diminuir consi-deravelmente. Sua vida doméstica e os relacionamentos em família passam por um período de muito equilíbrio e prazer.

O dia segue um pouco mais tenso, mas, a partir de algum esforço, pode ter um ótimo resultado. Mantenha a calma.

Dia em que você estará mais fechado e in-trospectivo, mais conectado ao seu mundo emocional. Um de seus pais pode trazer algum tipo de preocupação.

"Os Dez Mandamentos" impacta com estilo hollywoodiano na Record

Rafinha Bastos faz piadas após perder o "Agora é Tarde" na Band

Com “Os Dez Mandamentos”, a Record conseguiu atingir um pata-mar invejável e altamente admirável frente a qualquer outra emissora no Brasil, tamanho esmero e cuidado nos cenários contando a história de Moisés enquanto cumpre missão dada por Deus, que é salvar o seu povo que é feito de escravo pelo faraó Seti I. Não lembra em nada os "defeitos espe-ciais" da novela "Os Mutantes" (que também foi uma grande promessa), onde até o Chapolin levitando era mais convincente.

Apesar do texto ter palavras tão contemporâneas, em nada apaga a dimensão desta produção. Alexandre Avancini continua dirigindo com uma competência ímpar, conduzindo o primeiro capítulo num tom bastante acertado, aliado a atuações bastante convencedoras, como a da atriz Sa-

mara Felippo no papel de Joquebede. A Record já provou ter know-how

para produzir minisséries bíblicas e ao anunciar uma novela do gênero, sur-preendeu pela audácia e inovação, já que tudo isso sairia muito caro. Cada capítulo de “Os Dez Mandamentos” está estimado em R$ 700 mil. A receita deu certo num outro formato, mas nada impede o êxito desta produção sendo exibida diariamente com 150 capítulos.

Os caminhos estão abertos justa-mente pra isso. Com uma “Babilônia” a principio rejeitada e um “Jornal Nacio-nal” combalido já que é diretamente afetado por seu desempenho, é a chance da Record engatar um sucesso no horário, tirando público da Globo. Fato um pouco mais difícil de se fazer com o SBT, até porque “Chiquititas” é infantil e mira outro tipo de público.

Depois de uma reformulação para este ano, que incluiu novos cenários e novos personagens no elenco, a Band cancelou o talk-show "Agora é Tarde", de Rafinha Bastos.A informação pegou a todos de surpresa, inclusive o apre-sentador. Alguns integrantes da equipe do programa foram avisados por tele-fone e o fim da atração é irreversível.

Apesar da triste notícia, o apresen-tador e humorista segue como contra-tado da Band. Em suas redes sociais, Rafinha brincou com o fim do "Agora é Tarde". Em uma das postagens, ele disse: "Meu nome nos tts há 5 horas. Não morri. Juro". Em outra publicação,

ele agradeceu o apoio dos amigos: "Obrigado a todos os amigos e amigas pelas mensagens. De verdade". Em seguida voltou a brincar com o fim da atração: "Não choremos o fim do Ago-ra é Tarde, comemoremos a vinda da série ROMA. Sucesso absoluto no sul da Itália e em 7 províncias polonesas".

Page 12: Jornal de Gravataí. Edição 2199. 25 de março de 2015

Gravataí, 25 de março de 2015

Glau Barros arrebata o público na nova montagem teatral do Grupo Caixa-Preta

Em Ori Orestéia, a nova monta-gem teatral do Grupo Caixa-Preta, a atriz e cantora gravataiense Glau Barros esbanja talento e se mostra em toda a sua maturidade profissional. Seja interpretando, cantando ou dançando, seja atuando em cenas cômicas ou dramáticas, o que se vê é sem-pre a mesma entrega, a mesma paixão, que caracteriza tudo o que esta mulher, mãe e profissional realiza.

A montagem, dirigida por Jessé Oliveira, poderá ser vista a par-tir do dia 03 de abril, de sexta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h, até o dia 26.

Nesta entrevista exclusiva ao Jornal de Gravataí, a artista revela como é revezar-se nos vários pa-peis que desempenha, do desafio de ser artista e dos sonhos que a impulsionam a prosseguir, sem-pre.

Jornal de Gravataí: Fale sobre o papel que representas na peça Ori Orestéia e como foi para construí-lo?

Glau: Na peça Ori Orestéia intrepreto a personagem Clitemnes-tra, rainha de Argos, casada com Agamêmnon e mãe de três filhos: Orestes (personagem principal), Ele-ktra e Efigênia, morta em sacrifício pelo rei para obter êxito na guerra de Argos contra Tróia. Na monta-gem do Caixa-Preta, Clitemnestra é uma rainha viciada em cocaína e em determinada passagem do espetáculo, aparece em vídeo con-sumindo crack. Para a construção dessa personagem, foram utilizados improvisos, estudos de texto, pes-quisa de referências históricas e cinematográficas, criação de perfil da personagem, entre outors exercí-cios cênicos.

Jornal de Gravataí : Como e quando começastes a te interessar pelo palco?

Glau: Desde muito pequena, com três ou quatro anos de idade, já demonstrava intimidade com a arte, pois acompanhava minha avó paterna nos cultos de sua igreja e cantava junto a ela nas apresenta-ções do coral. Ao crescer, sempre participei das apresentações artísti-cas da escola, fazia ballet e dança moderna, trabalhei como manequim para diversas lojas da cidade e, no início dos anos 90, ingressei como

vocalista de uma banda de pop rock de Gravataí, a Sideréus Nuncius, fundada pelo músico Marcão Acosta. Em 2000, estreei meu primeiro trab-alho como atriz, obtendo o prêmio de Melhor Atriz num Festival de Teatro em Novo Hamburgo.

Jornal de Gravataí : Como é ad-ministrar tantos papéis em tua vida cotidiana?

Glau: Aprendi a organizar meu tempo de forma que eu consiga cumprir com todos os compromis-sos satisfatoriamente. Mas para que isso aconteça, tenho um respaldo familiar fantástico, pois sou mãe de duas meninas lindas, a Maria Luiza (11 anos) e a Cecília (3 anos e 11 meses) que, quando preciso, devido à agenda, ficam com os queridos avós, Gladis e Nilson, minha mãe e meu pai, que são meu porto seguro, amados de minha vida!

Jornal de Gravataí : O que ser atriz representa em tua vida?

Glau: A profissão de atriz, ao contrário do que muitos pensam, não é glamour! Assim como em outras áreas da cultura, viver de arte, no Brasil, não é tarefa fácil. É preciso dedicação, disciplina, profissional-ismo, foco, muito estudo e saber tra-balhar e conviver com pessoas. Para se fazer um bom trabalho em cena, seja cantando ou interpretando, é imprescindível estar inteira naquele momento. Só o talento não basta!

Jornal de Gravataí: Fale sobre o teu processo de criação:

Glau: Tudo o que vivo, sinto, vejo, leio, utilizo no meu processo de criação. Sou muito observadora e gosto de observar pessoas, seus gestos, sua movimentação, a manei-ra de ser de cada um. Tudo é arquiv-ado, contribuindo para o meu abas-tecimento de sensações, emoções, percepções que, no momento certo, serão utilizadas na construção de uma personagem.

Jornal de Gravataí: Qual ou quais atuações destacarias como as mais marcantes?

Glau: Já fiz muita coisa tanto no teatro como na música, mas destaco a personagem Ofélia, do espetáculo Hamlet Sincrético do Grupo Caixa-Preta, com a qual fui indicada ao Prêmio Açorianos de Melhor Atriz Coadjuvante, e a personagem Milly,

do meu primeiro musical, o Night Club, do diretor Cláudio Benevenga. Na música, o espetáculo musical Estandarte do Samba e o show Glau Canta Elis. As atuações na Paixão de Cristo com a Cia. de Atores Independentes também considero marcantes.

Jornal de Gravataí: O que te inspira a seguir nesta profissão?

Glau: A arte é por si só inspira-dora. A possibilidade de transformar-se em outras pessoas, ou mesmo a satisfação de saber que posso, com minha arte, emocionar pessoas, me fascina.

Jornal de Gravataí: Qual o sonho em tua carreira que ainda falta realizar?

Glau: Tenho uma vontade imensa de fazer cinema. Já participei de curtas e médias metragens, mas tenho este sonho... Gostaria de atuar mais nessa área. Envolvo-me tanto com a música e com o teatro que, de repente, está faltando um foco maior pra que esse sonho se realize.

Sobre o espetáculoEm Ori Orestéia, o diretor Jessé

Oliveira apresenta uma concepção estética inovadora, trazendo elemen-tos da contemporaneidade negra. Além do sincretismo com elementos da tradição afro-brasileira, a peça dialoga com elementos míticos e místicos de diversas épocas e culturas. A criação, que engloba as três tragédias de Ésquilo (Aga-

menom, Coéforas e Eumênides) realiza um caminho que vai da raiz da cultura afro-brasileira, passando por batuque, orixás, samba, gafieira e chegando na cultura pop inter-nacional. Essa última abordagem sincretiza alguns personagens com figuras emblemáticas da cultura negra atual: o atormentado psicologi-camente e perseguido pela justiça Orestes se aproxima de Michael Jackson, Atenas à Ângela Davis, além de referência aos Panteras Ne-gras e estrelas da Black Music. No elenco, estão: Adriana Rodrigues, Diego Naià, Éder Rosa, Glau Barros, Juliano Barros, Marcelo de Paula, Mariana Abreu Marmontel, Pâmela Amaro, Viviane Juguero e Wagner Madeira

Atriz gravataiense é destaque na encenação de Jessé Oliveira, que recria clássico da dramaturgia universal em uma fusão com a cultura afrobrasileira