jornal da integração, 24 de novembro de 2012

12
Edição nº 466 | Ano IX | Sábado, 24 de Novembro de 2012 | R$ 2,50 www.jornaldaintegracao.com.br | [email protected] | (54) 3385 - 2925 Comércio defi ne horário para o fi nal de ano Foto Ascom PMT Plantio da soja avança com a chuva As precipitações ocorridas nos últimos dias e previstas para o final de semana favorecem o trabalho nas lavouras. Em Ta- pera o plantio deve ser praticamente concluído. (Contracapa) A Cidade Cultura terá este final de ano mais uma edição da campanha pela limpeza e organização urbana e rural. Ideia é estimular a população a manter bem cuidadas as propriedades particulares ( Página 3) Aplaudido pela torcida no Olímpico, jogador taperense Wangler da Silva, meia da categoria Sub-20 do Grêmio, foi destaque no jogo contra o Fluminense. (Página 11) Nova Campanha Cidade Limpa Aplaudido pela torcida no Olímpico, jogado Copa Sub-20: Wangler é o melhor em campo Tapera Parte da população taperense ainda não está separando o lixo, conforme as regras da coleta. A empresa responsável comunicará as irregularidades à Prefeitura, que a partir de agora notificará infratores ( Página 4) Coleta seletiva enfrenta resistência Lixo Esta semana foi divulgado oficialmente o acordo firmado pelo Sindicato dos Emprega- dos do Comércio de Tapera com a ACIT, que es- tabelece os horários de atendimento de final de ano do setor lojista e nos supermercados. O setor de venda de eletrodomésticos firmou um acordo separado com o Sindicato. Todas as cláusulas estabelecem que haja o respeito dos intervalos. Setor lojista - Dias 15 e 22/12 (sábados) até as 17h - De 10 a 14/12 e 17 a 21/12 (segunda a sexta) até as 19h - Dias 24 e 31/12 até as 17h - Dia 23/12 (domingo) das 8h30min às 12h30min As horas extras serão remuneradas com percentual de 100% e os funcionários terão folga dia 26/12 e 2 de janeiro de 2013. Supermercados - Dias 15, 22 e 29/12 (sábados) até as 20h30min - Dias 24 e 31/12 até as 18h, podendo se es- tender por mais duas horas. As horas labora- das nos dias 24 e 31/12 após as 18h serão remu- neradas com percentual de 100%. Lojas de eletrodomésticos (Becker, Benoit, Quero-Quero e Móvel Star) - Dia 15 e 22/12 (sábados) até as 17h - De 10 a 14/12 e 17 a 21/12 (segunda a sexta) até as 19h - Dia 24/12 (segunda) até as 17h. As horas extras laboradas nesses dias se- rão compensadas no dia 31/12 e dia 11/2/2013 quando as empresas fecharão em turno inte- gral. (Página 3) Foto Lucas Uebel (Ascom Grêmio)

Upload: jornal-visao-regional

Post on 29-Mar-2016

258 views

Category:

Documents


23 download

DESCRIPTION

Jornal da Integração, 24 de novembro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Integração, 24 de novembro de 2012

Edição nº 466 | Ano IX | Sábado, 24 de Novembro de 2012 | R$ 2,50 www.jornaldaintegracao.com.br | [email protected] | (54) 3385 - 2925

Comércio defi ne horário para o fi nal de ano

Foto

Asc

om P

MT

Plantio da soja avança com a chuvaAs precipitações ocorridas nos últimos dias e previstas para o fi nal de semana favorecem o trabalho nas lavouras. Em Ta-pera o plantio deve ser praticamente concluído. (Contracapa)

A Cidade Cultura terá este fi nal de ano mais uma edição da campanha pela limpeza e organização urbana e rural. Ideia é estimular a população a manter bem cuidadas as propriedades particulares (Página 3)

Aplaudido pela torcida no Olímpico, jogador taperense Wangler da Silva, meia da categoria Sub-20 do Grêmio, foi destaque no jogo contra o Fluminense. (Página 11)

Nova CampanhaCidade Limpa

Aplaudido pela torcida no Olímpico, jogado

Copa Sub-20:Wangler é o melhor em campo

Tapera

Parte da população taperense ainda não está separando o lixo, conforme as regras da coleta. A empresa responsável comunicará as irregularidades à Prefeitura, que a partir de agora notifi cará infratores (Página 4)

Coleta seletivaenfrenta resistência

Lixo

Esta semana foi divulgado ofi cialmente o acordo fi rmado pelo Sindicato dos Emprega-dos do Comércio de Tapera com a ACIT, que es-tabelece os horários de atendimento de fi nal de ano do setor lojista e nos supermercados. O setor de venda de eletrodomésticos fi rmou um acordo separado com o Sindicato. Todas as cláusulas estabelecem que haja o respeito dos intervalos.

Setor lojista- Dias 15 e 22/12 (sábados) até as 17h- De 10 a 14/12 e 17 a 21/12 (segunda a sexta)

até as 19h- Dias 24 e 31/12 até as 17h- Dia 23/12 (domingo) das 8h30min às

12h30minAs horas extras serão remuneradas com

percentual de 100% e os funcionários terão folga dia 26/12 e 2 de janeiro de 2013.

Supermercados- Dias 15, 22 e 29/12 (sábados) até as

20h30min- Dias 24 e 31/12 até as 18h, podendo se es-

tender por mais duas horas. As horas labora-das nos dias 24 e 31/12 após as 18h serão remu-neradas com percentual de 100%.

Lojas de eletrodomésticos(Becker, Benoit, Quero-Quero e Móvel Star)

- Dia 15 e 22/12 (sábados) até as 17h- De 10 a 14/12 e 17 a 21/12 (segunda a sexta)

até as 19h- Dia 24/12 (segunda) até as 17h.As horas extras laboradas nesses dias se-

rão compensadas no dia 31/12 e dia 11/2/2013 quando as empresas fecharão em turno inte-gral. (Página 3)

Foto

Luc

as U

ebel

(Asc

om G

rêm

io)

Page 2: Jornal da Integração, 24 de novembro de 2012

2 SÁBADO | 24 de Novembro de 2012 JORNAL DA INTEGRAÇÃO

Martín Sabbatella, da Autoridade Federal de Servi-ços de Comunicação Audiovisual, apresentou esta se-mana (semana passada) o detalhamento da legislação que entra em vigor dia 7 dezembro. A lei estabelece, por exemplo, que nenhum grupo pode ter mais que três con-cessões em uma mesma cidade. O Grupo Clarín supera essa cota em 37 cidades. Os empresários deverão decidir quais empresas excedentes serão transferidas ou coloca-das à venda.

Ailín Bullentin - Página/12

Buenos Aires - O titular da Autoridade Federal de Ser-viços de Comunicação Audiovisual (AFSCA), Martín Sa-bbatella, apresentou a lista dos meios de comunicação audiovisuais que supera a cota de mercado ou a multipli-cidade de licenças estabelecidas pelo artigo nº 45 da Ley de Medios, entre os quais o grupo Clarín, o grupo Uno, de Daniel Vila, e a Cadeia Três se destacam como os que mais ultrapassaram tais limites; Sabbatella observou que todos os grupos empresariais tem como prazo até 7 de dezembro para apresentar um plano de adequação voluntário a essa norma antes que o organismo que pre-side proceda “de ofício”.

“Esperamos sinceramente que ninguém deixe de cumprir a lei. Ela é para todos, não há sociedade demo-crática na qual alguém escolha qual lei deve cumprir ou não”, afi rmou Sabbatella, advertindo que de todos os grupos que se encontram fora da norma, “só um se nega a apresentar um plano antes de 7 de dezembro, depois ou em qualquer data”, referindo-se ao Clarín. A atuação de ofício do organismo, segundo explicou, consistirá na licitação das concessões e dos bens envolvidos no funcio-namento do grupo excedido. A AFSCA optará por licitar as concessões de menor valor “para não causar um pre-juízo econômico ao titular desse grupo”.

Sabbatella pintou um quadro da situação esta se-mana, diante da tão comentada disputa “7D” (7 de de-zembro) entre o grupo Clarín e o governo federal. Ele procurou desativar uma primeira falácia: “A lei é para todos. Ela permite garantir a pluralidade, a diversidade e a democratização da palavra e das vozes. Para poder fazer isso, é necessário aplicar esses artigos (o 45 e o 161, bloqueados atualmente pela medida cautelar interposta pelo grupo Clarín) que tratam de enfrentar a tendência monopolista e a concentração midiática, as posições do-minantes que geram a competição desleal”, disse ainda o titular do órgão federal, acrescentando: “Essa é uma lei antimonopólio que busca impedir que haja um gigante voraz que destrua todo o resto; ela permite que haja pe-quenos, médios e grandes, mas não gigantes que engu-lam tudo e todos”.

Antes de destacar que “aplicação integral de todos os artigos da lei depois do dia 7 de dezembro será priorida-

de”, Sabbatella apontou mais de uma dezena de empresas que na atualidade usufruem irregularmente de licenças de rádio, televisão aberta ou por assinatura, segundo “dados preliminares, sujeitos a revisão” da autoridade responsável pelo campo audiovisual argentino. Mais tar-de, durante uma coletiva de imprensa, respondeu a um jornalista do grupo dono da Cablevisión, Canal 13, diário Clarín e mais de uma dezena de rádios e sinais de cabo:

“Você mencionou a sentença da Corte Suprema de maio último que indica o 7 de dezembro como data limi-te para o grupo Clarín. Mas nessa sentença, eu a li aten-tamente, a Corte menciona que o prazo de adequação venceu no dia 28 de dezembro de 2011 para o resto dos grupos, com o que você mentiu na coletiva de imprensa” – disse o jornalista.

“Suponho que o ‘mentiroso’ tenha escapado” – respondeu Sabbatella, que não havia dito que a sentença da Corte se refe-ria a todos os grupos.

“Então me diga em que parte a sentença diz que é o prazo é para todos” – insistiu o jornalista.

“Eu te explico. A sentença diz que o prazo vence dia 7 de dezembro para o Clarín. A AFSCA editou a resolução 901 e es-tabeleceu esse prazo para todo o restante dos grupos para que haja igualdade de condições, equidade, que é o que lei quer”.

A AFSCA informou os grupos empresariais sobre des-cumprimentos da lei em relação aos seguintes pontos: questões de admissibilidade (assuntos tratados entre os artigos 24 e 31), cota de mercado e limite de licenças. De todas as corporações, o Clarín é que a mais comete viola-ções e também a que se ne-gou publicamente sequer a se sentar para conversar sobre como normalizar sua situação. Depois do Clarín, vem o Grupo Uno, a Cadeia Três, Telefe e o Grupo Prisa. “Os grupos devem apresen-tar seu plano de adequação voluntária antes do dia 7 de dezembro, data estabe-lecida pela Corte. Todos, com exceção de um, ex-pressaram a vontade de se adaptar á lei. Estamos trabalhando com eles na AFSCA para isso”, disse Sa-bbatella.

No caso de um grupo que esteja fora da lei apre-

sentar seu plano de adequação voluntário antes da data estipulada, a autoridade federal deverá avaliá-lo, corri-gi-lo se for o caso e defi nir um cronograma de execução. Se essa iniciativa voluntária não for apresentada até o dia 7 de dezembro, “absolutamente todos os prazos estão vencidos”, disse Sabbatella e, então, “se inicia o processo de ofício da autoridade” que é, basicamente, quando “o Estado atua para garantir o cumprimento da lei, o ser-viço televisivo ou radiofônico e absolutamente todos os postos de trabalho na condição que tiveram até então”.

Em grandes linhas, o organismo selecionará quais as licenças excedentes dos grupos em desacordo com a lei fi carão disponíveis para licitar, iniciará um processo de taxação por meio do Tribunal Nacional de Taxação, abri-rá o registro de ofertantes e iniciará o processo licitató-rio. “Caso alguém tenha 15 concessões, 5 delas serão lici-tadas. O critério de seleção será licitar as de menor valor, para ocasionar o menor prejuízo econômico ao titular”, explicou Sabbatella, em uma tentativa de simplifi car a questão ainda que nem tudo seja tão simples.

No caso da Telefe, por exemplo, sua ilegalidade está dada pelo excesso de cota de mercado devido ao fato de que é titular de várias concessões únicas em cidades do interior do país. A solução, neste caso, não é somente lici-tar essas concessões, mas sim pensar em paralelo estra-tégias que permitam reativar um mercado audiovisual que a dependência de Buenos Aires deixou adormecido durante mais de duas décadas. Aí há mais desafi os além daquele de acompanhar a integração do setor comunitá-rio à regulamentação da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual, matéria ainda pendente. “Corrigiremos o que for preciso corrigir”, prometeu o titular da AFSCA.

Tradução: Marco Aurélio Weissheimer

Geral

J.L. Publicidades Ltda.CGC/MF 93.393.783/0001-00, CGC/icms 064/0031110Registrada sob nº 02 Livro B, fl . 1 e 2 no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas/Ibirubá.

Tapera: Rua Duque de Caxias, 460Fone: (54) 3385-2925, e-mail: [email protected]

Ibirubá: Rua Serafi m Fagundes, 1084Fone: (54) 3324-1723, e-mail: [email protected]

Circulação semanal aos sábados em Tapera, Selbach, La-goa dos Três Cantos, Victor Graeff e Colorado. Os cadernos Social e Classifi cados circulam também em Ibirubá, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos.

Diretor, Editor e Chefe de Redação: Gustavo Brenner MTB-26010

Diagramação: Maiara A. da SilvaImpressão: Cia da Arte - CNPJ 92.107.978/0001-75Rua Albino Brendler, 146. Fone: (55) 3331-0318 – Ijuí/RS

Representante comercial em Porto Alegre: Pereira de Souza & Cia. Ltda.Exemplar avulso e de arquivo: R$ 2,50Jornal fi liado à AdjoriConceitos assinados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Ley de Medios: aproxima-se o “dia D” na Argentina

Ch

arge

Page 3: Jornal da Integração, 24 de novembro de 2012

3SÁBADO | 24 de Novembro de 2012JORNAL DA INTEGRAÇÃO Geral

Prefeitos têm assembleia na próxima semana

O Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja) reúne dia 30, sexta-feira, prefeitos e vices para assembleia

geral. O encontro inicia às 9h, na Prefeitura de Tapera.A assembleia estava marcada para ontem, mas foi

transferida em virtude da mobilização da Famurs. Na pauta está prevista a apresentação do Relatório de Exe-cução dos PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico); tomada de posição a respeito dos débitos dos municípios

com o Comaja; elaboração, discussão e aprovação do or-çamento do Comaja para 2013; apreciação e aprovação de indicativo para fi rmar convênio com o Ministério da Agricultura para o recebimento de máquinas e equipa-mentos.

Após a reunião, haverá palestra com o consultor Gladi-mir Chiele, da Consultoria em Direito Público (CDP), sobre o encerramento de mandato e exercício. Contadores e as-sessores jurídicos também devem participar.

Campanha Cidade Limpae Organizada ganha nova edição

O prefeito Ireneu Orth sancionou esta semana a Lei Municipal 2.815/2012, que ins-titui campanha pela limpeza e organização urbana e rural.

A campanha constitui-se na realização de mais uma edição do projeto Cidade Lim-pa e Organizada, promoção idealizada pela Administração Municipal que também contempla a Páscoa e encontra boa receptividade entre os taperenses.

O sorteio das propriedades urbanas e rurais, incluindo a Vila Paz, ocorrerá dia 14/12, na Prefeitura. A entrega da premiação está prevista para 21 de dezembro, na Praça Dr. Avelino Steffens, já integrando a programação do Natal 2012.

A novidade deste ano é a premiação de três estabelecimentos comerciais da zona urbana e rural, que serão contemplados pela decoração natalina que ostentarem.

Conforme a Administração Municipal, para concorrer ao sorteio de Cestas de Na-tal, os contribuintes, proprietários de imóveis urbanos, deverão ter o passeio constru-ído, organização do terreno, enfeites ou adornos natalinos. As sedes das propriedades rurais devem apresentar-se igualmente limpas e organizadas para concorrer.

Serão sorteadas 10 propriedades urbanas titulares e 10 suplentes; no interior cinco titulares e cinco suplentes e na Vila Paz três titulares e três suplentes. Da mesma for-ma se sorteará três estabelecimentos comerciais titulares e três suplentes.

Mudança no trânsitoO Departamento Municipal de Trânsito de Tapera

defi niu quarta-feira que a Rua Presidente Getúlio Var-gas deixa de ser via preferencial na esquina com a Rua Rui Barbosa, perto da Auto Elétrica Crestani.

Conforme a diretora Marli Cerutti, a medida foi tomada juntamente com o Conselho de Trânsito. “Le-vamos em consideração o fato de que os veículos pe-sados, que antes utilizavam a Rua Presidente Getúlio Vargas, agora passam pela Rua Arno Presser, que está asfaltada”, disse.

Marli destacou também que a nova determinação possibilitará maior segurança a motoristas e pedes-tres, já que muitos veículos que transitavam na Rui Barbosa (asfaltada) não respeitavam a parada obriga-tória.

Ainda na quarta a Prefeitura sinalizou o local. Para facilitar a visualização dos motoristas também foi pintada a palavra “Pare” na Rua Presidente Vargas, nos dois lados de ingresso à Rui Barbosa.

Rua Presidente Getúclio Vargas não é mais preferencial na altura da Rui Barbosa

Tapera sedia 18ºRodeio Interestadual no fi nal de semana

O Grupo Folclórico Piazito Gaudério, em parceria com a Pre-feitura de Tapera, promove neste sábado e domingo a 18ª edição do Rodeio Crioulo Interestadual no Parque de Exposições.

A programação inicia às 8h com as inscrições das equipes e da Raspadinha. Em seguida começam as disputas, que se pro-longam durante a tarde.

A abertura ofi cial será às 20h30min de hoje e contará com a presença de autoridades. Haverá shows artísticos das inverna-das e noite de talentos.

No domingo seguem as disputas de tiro de laço. Paralela-mente, ocorrem apresentações, com danças, declamações, in-térpretes e gaitas.

Parque de Exposições deve receber bom público

Economia da Cooperação em pautaA I Conferência Estadual de Arran-

jos Produtivos Locais (APLs) do Rio Grande do Sul foi encerrada quinta-fei-ra, em Porto Alegre, onde reuniram-se produtores, representantes de insti-tuições do Núcleo Estadual de Ações Transversais nos APLs, comunidades relacionadas e acadêmicos. O objetivo é promover a troca de experiências entre os arranjos, discutindo a política estadual de APLs e os projetos e ações das entidades que compõem o Núcleo

Estadual de Ações Transversais (NEAT).Semana passada o Governo do Es-

tado assinou cerca de R$ 5 milhões em convênios de parceria, sendo R$ 2,4 milhões com liberação imediata para projetos de governança, planos de de-senvolvimento e núcleos de extensão produtiva.

Para as regiões Alto Jacuí, Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões, Noroeste Colonial e Vale do Jaguari os convê-nios chegam a R$ 1.897.203,42, sen-

do que R$ 1.595.203,42 são recursos voltados para os núcleos de extensão produtiva, parceria com a Unijuí de Santa Rosa e de Ijuí, com a Universida-de Regional Integrada (URI) de Santo Ângelo e com a Universidade de Cruz Alta (Unicruz).

Os demais R$ 302 mil são desti-nados para a governança dos APLs Agroindústria Familiar (Celeiro), Agroindústria Familiar (Missões) e Metal Mecânico Pós Colheita.

Page 4: Jornal da Integração, 24 de novembro de 2012

4 SÁBADO | 24 de Novembro de 2012 JORNAL DA INTEGRAÇÃOTapera

O Reino de Deus

Coluna Emater/Ascar - Ana Cassol

Coluna Cristã/Conselho Paroquial Pastoral

O chimarrão é uma bebida característica da cul-tura do Sul da América do Sul, um hábito legado de algumas tribos indígenas. Entre as propriedades da erva-mate destacam-se vitaminas do complexo B, vi-taminas A e C e alguns sais minerais como cálcio, man-ganês e potássio.

A erva-mate auxilia na digestão e produz efeito an-tirreumático e diurético, estimulante e laxante, além de combater radicais livres. Pode ser usada verde ou tostada no preparo de chás e chimarrão. Não é indicada para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural.

Os 10 mandamentos do chimarrão:1 - Não peça açúcar no mate2 - Não digas que o chimarrão é anti-higiênico3 - Não digas que o mate está quente demais4 - Não deixes mate pela metade5 - Não te envergonhes do “ronco” no fi m do mate6 - Não mexes a bomba7 - Não alteres a ordem em que o mate é servido8 - Não durmas com a cuia na mão9 - Não condenes o dono da casa por tomar o primei-

ro mate10 - Não digas que o chimarrão dá câncer na gar-

ganta

ReceitasBolo de Erva-MateIngredientes: 4 ovos, 1 e 1/2 xícara de açúcar, 1/2 xícara de leite morno, 2 xícaras de farinha de trigo, 1/2 xícara de óleo, 4 colheres de sopa de erva-mate peneirada, 1 co-lher de sopa de fermento em pó.Modo de fazer: Bata os ovos com o açúcar e 1 pitada de sal. A seguir misture os demais ingredientes alternan-do-os com o leite e o óleo. Por último junte o fermento em pó. Asse em forma untada e enfarinhada. Cober-tura a gosto.

No Evangelho das celebrações referentes à festa de Cristo Rei (Jo 18, 33b-37) Jesus, respondendo a uma per-gunta de Pilatos, confi rmou que, de fato, ele era Rei, mas ponderou que seu Reino não era deste mundo, sem dar ao dirigente romano, pormenores sobre o referido Rei-no. Entretanto, se lermos com atenção os Evangelhos, encontraremos neles a resposta para esta questão. Atra-vés dos Evangelhos saberemos que as obras poderosas que Jesus fazia eram sinais da presença do Reino e que seguir Jesus signifi cava entrar no seu Reino. Em outras palavras: o Reino de Deus era o império de Deus nos co-rações humanos e não um território propriamente dito com limites fi xos. Ou seja: o Reino que Jesus veio anun-ciar era mais uma realidade espiritual do que material.

Mas, por outro lado, não devemos esquecer que a pregação de Jesus nos ensina que a plenitude do Reino ainda está por vir e só virá quando Jesus voltar para rei-nar.

Agora, nós, que pertencemos ao Reino, temos a missão de mostrá-lo com nossa santidade de vida, ex-pressando a compaixão e a preocupação com os outros, sendo “sal” e “luz” no lugar onde vivemos, sem cair na tentação de que o “céu” se redu-za a um projeto social para o nos-so tempo, lembrados sempre de que o tempo presente é uma pe-rene oportunidade de salvação e felicidade para todos e que o verdadeiro sentido de nossa vida terrena consiste em aproveitar bem esta oportunidade única para entrar na vida eterna.

Chimarrão

População não aprende a separar o lixo

Inicia mais um Brique de Verão da LigaCom o propósito de

angariar fundos para o tratamento de pessoas portadoras de câncer do município, a Liga Femini-na de Tapera promove o Brique de Verão. A comer-cialização a preço simbó-lico de artigos de vestuá-

rio e de eletrodomésticos iniciou quinta e vai até dia 3.

A movimentação foi grande já no primeiro dia de vendas. O Brique acon-tece de segunda-feira a sábado, das 14h às 18h, no Tenarião.

Houve grande movimentação quinta-feira

Reunião foi convocada para estabelecer estratégias

Mesmo com a decisão de não recolher lixo mis-turado (orgânico e inorgânico) desde a sema-na passada, parte da população taperense não

se adaptou às regras, sem seguir o cronograma esti-pulado.

Quinta-feira o prefeito Ireneu Orth convocou reu-nião para solucionar problemas que inviabilizam a co-leta seletiva na cidade. Estiveram presentes os secretá-rios Délcia Maldaner (Desenvolvimento) e Ivan Moesch (Fazenda), a diretora de Meio Ambiente Paula Rizzi.

Defi niu-se que a partir de agora a São Judas Am-biental, empresa responsável pela coleta, fará a co-municação das possíveis irregularidades aos órgãos da Prefeitura, que por sua vez acionarão a fi scalização para orientação e possível notifi cação dos infratores.

Orth orientou que o Departamento de Meio Ambiente e Secretaria de Educação realizem uma ampla campa-nha de orientação e conscientização tendo como público alvo os alunos das escolas municipais, para que as nor-mas sejam difundidas aos pais.

Salientou-se ainda que as reclamações dos usuários do sistema devem ser feitas diretamente na Prefeitura, e

não mais aos responsáveis pela coleta.A partir da metade de 2013 todos os municípios do

Brasil serão obrigados a implantar a coleta seletiva. A determinação está expressa na Lei Federal 12.305/2010, que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Desse modo, os municípios têm o poder de fi scalizar as irregu-laridades que porventura acontecem.

Praça começa a receber decoração natalina

Instalação dos enfeites na praça foi nesta quinta Casinha do Papai Noel também será decorada

Os funcionários da Secretaria de Obras iniciaram os tra-balhos de decoração da cidade para o Natal. Nesta quinta--feira a Praça Dr. Avelino Steffens começou a receber a co-locação dos enfeites.

A programação do Natal Alegria 2012, promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a ACIT, deverá ser divulgada ofi cialmente nos próximos dias. O evento inicia-rá na primeira semana de dezembro.

Foto

Asc

om P

MT

Page 5: Jornal da Integração, 24 de novembro de 2012

5SÁBADO | 24 de Novembro de 2012JORNAL DA INTEGRAÇÃO Tapera

Coluna Evangélica - IECLB

Pastora Mariza Eckhardt Neuberger

Você já observou o nascer do sol e percebeu que, no processo, há um momento de indecisão: não dá para de-fi nir se ainda é noite ou se já é dia? Pela ausência do sol e pela penumbra do momento, diríamos que ainda não amanheceu. Mas, pela claridade que surge no horizon-te, é possível dizer que já vislumbramos a luz do dia.

O autor bíblico Paulo mostra em Romanos 13 que o tempo em que vivemos é parecido com o amanhecer. O fi m da noite está chegando e sinais da luz do novo dia, o retorno de Cristo, já pode ser percebido. Ainda é noite. O mundo ainda vive na madrugada, que é marcada por farras, bebedeiras, imoralidade, velocidade, brigas e ciú-mes que nos tentam, em vários momentos, a pensar que é assim mesmo que continuará infi nitamente.

“A noite está terminando e o dia vem chegando”, anuncia o apóstolo Paulo. Estamos no mundo de tre-vas, sim, mas já vislumbramos a luz que está logo ali. Por isso, vale a pena continuar na fé, ter as qualidades de Cristo, vestir-se com elas e resistir aos elementos da noite. Vestidos assim não vamos passar vergonha quando a luz revelar o que as trevas mantinham es-condido.

Vestidos de Jesus, e por Jesus, podemos saudar, com alegria, o sol ao amanhecer, anunciando que chegou o momento de nos encontrarmos com o nosso Senhor, em clara luz.

Advento é tempo de saudar o dia que vem che-gando. Como diz o poeta sacro, Paulo Brum: “O sol já vem raiando, um novo dia vem, trazendo a alegria e esperança também... Natal já vem chegando, prepare o coração! Jesus vai vir ao mundo e estender o perdão”. Amém.

Coluna do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapera com Extensão em Lagoa

dos Três Cantos

Os associados em dia com a anuidade 2012 estarão concorrendo aos seguintes prêmios de fi nal de ano:

1º - TV LCD 32” Semp Toshiba2º - Conjunto Schmidt de porcelana jantar e chá

30 peças3º - Conjunto de panelas Tramontina sete peças4º - Conjunto de faqueiro inox da Tramontina 42

peças5º - Chaleira elétrica inox

O sorteio será realizado fi nal de dezembro, no Sin-dicato.

O dia vem chegando (Romanos 13.11 – 14)

Vilson Roque HübnerPresidente

Premiação de Final de Ano

Empresários exigem mais qualidadeno fornecimento de energia elétrica

Falta de luz constantemente gera prejuízos

Algumas das empresas

afetadas estão incre-

mentando a produção,

fruto do crescimento

da industrialização da

Empresários taperenses discutiram esta semana os frequentes problemas

de interrupções de energia elétrica na Área Industrial I de Tapera, localizada na Perime-tral Leste Edvino Maldaner. Eles querem providências da Rio Grande Energia (RGE), res-ponsável pelo fornecimento.

A reunião ocorreu por in-tervenção do Executivo Mu-nicipal e deu-se na manhã de terça-feira, na sede da empresa Technorodas. Participaram o prefeito Ireneu Orth, o secretário da Fazenda e Planejamento Ivan André Moesch, a executiva de Contas da RGE Eliana Bor-tolon e o engenheiro líder da RGE Leandro Fernandes. Uma comissão representa as empresas: Technorodas, Aroa Esqua-drias, Signor Concretos, Comil Pré-Moldados, Transorth, Me-cânica Pesada JCS, Metalúrgica Simon e Pierezan Concretos.

O empresariado alega que a frequente falta de energia tem provocado prejuízos na produção industrial. O prefeito frisou que o município não pode correr o risco de perder investi-mentos por falta ou defi ciência de energia elétrica e pediu

providências da RGE.Solicitou-se que as interrupções para manutenção de rede

sejam feitas nos fi nais de semana ou feriados para que a pro-dução industrial não seja comprometida.

Os profi ssionais da RGE expuseram a logística do forne-cimento de energia elétrica e a preocupação da empresa em prestar um serviço de qualidade plena, não afetando a produ-tividade das empresas.

De acordo com o prefeito Ireneu, o pedido está bem enca-minhado e espera-se que a RGE tome algumas medidas para que os prejuízos não persistam.

Superintendência da Corsanvisita Unidade de Tapera

Representantes da Corsan estiveram na Prefeitura Obras na Rua Duque de Caxias

A Unidade de Saneamento Polo da Corsan de Tapera recebeu esta semana a visita da nova Superinten-dência da Corsan Missões. O encon-tro ocorreu terça-feira.

Estiveram em Tapera o supe-rintendente Almir Osmari, o supe-rintendente adjunto João Corim, o chefe do Departamento Comercial Valdemir Reimann e o coordenador operacional Flávio Krampe.

Segundo a chefe da US de Tapera, Ana Gatto, a visita objetivou conhe-cer o município, bem como os gesto-

res da unidade. “Além disso, discu-timos questões e planejamos ações quanto ao abastecimento de água e esgotamento sanitário local”, disse.

Os visitantes estiveram também na Prefeitura, onde conversaram com o prefeito Ireneu Orth e com o presidente da Câmara, Luiz Carlos dos Santos.

Ana Gatto salientou ainda que “a Superintendência tem o en-tendimento que os investimentos solicitados, pela US e pelo Poder concedente, são necessários para a

continuidade do bom atendimento à comunidade”.

Melhorias signifi cativas já estão ocorrendo, como a recuperação de reservatórios, substituição de redes de distribuição de água, reativação do poço localizado no Bairro Azul e reforma no sistema da Vila Paz.

A Corsan trabalhou nesta semana em substituições de redes de dis-tribuição de água nas Ruas Vicente Basso, João Bervian Filho e Duque de Caxias, e na ampliação de rede na Rua Presidente Getúlio Vargas.

Atualização do Bolsa Família ocorre hojeO 3º Encontro de Atualização das Famílias do Programa

Bolsa Família e a 4ª Mostra de Produtos dos Grupos de Con-vivência e Geração de Renda serão promovidos pelo Centro de Referência de Assistência Social neste sábado. As ativi-dades iniciam a partir das 14h, no Centro de Convivência do Idoso.

Para a atualização do Bolsa Família, é obrigatória a pre-

sença de um responsável legal para responder pelo cadas-tro. Haverá igualmente a exposição dos trabalhos confec-cionados pelos integrantes dos Grupos de Convivência e Geração de Renda.

Haverá transporte saindo da Vila Paz (13h15min), da Vila Teles (13h30min), da Vila Brasília (13h45min) e da Vila Elisa (13h55min).

Alimentos arrecadadossão entregues à AS

A Assistência Social de Tapera recebeu esta semana cerca de 70 quilos de alimen-tos não perecíveis, arreca-dados durante o 14º Passeio Ciclístico “Pedalando Contra as Drogas”, ocorrido no mês de outubro.

Durante o próximo mês a Assistência deverá mon-

tar sacolas de Natal a fi m de distribuir os alimentos entre pessoas carentes do municí-pio.

O Passeio Ciclístico foi uma promoção da Rádio Cul-tura e do Departamento Mu-nicipal do Desporto e Lazer, com o apoio do Supermerca-do Santa Clara de Tapera.

Foto

Asc

om P

MT

Page 6: Jornal da Integração, 24 de novembro de 2012

6 SÁBADO | 24 de Novembro de 2012 JORNAL DA INTEGRAÇÃOTapera

Curtas Tapera

APAE - A Apae Girassol promove hoje seu jantar dançan-te, a partir das 21h, no Tenarião. O baile acontece após o churrasco, animado por Dudi Show. Os interessados em adquirir cartões devem entrar em contato com a direto-ria do educandário. Mais informações pelo fone 9154-4968 (Ana Amélia Roveda).MALDANER - Tapera sedia neste domingo a VIII Festa da Família Maldaner no Brasil (8h, na Afuco). Após a recepção e credenciamento será celebrada missa, seguida do almo-ço. Durante a tarde acontece uma confraternização. É es-perado público de 500 pessoas.AA - O Grupo Esperança de Alcoólicos Anônimos promove domingo reunião festiva pelos seus 27 anos (8h, na antiga sede do Sindicado de Couros). Após a recepção haverá reu-nião aberta de AA e, para encerrar, será servido almoço. Grupos de AA de toda a região confi rmaram presença. Mais informações pelo fone 9975-3601.PINGO – A Escola Pingo de Gente realiza hoje, das 15h às 18h, a 7ª Mostra Pedagógica Interdisciplinar. Haverá brin-quedos infl áveis, mateada (erva e água quente), divulgação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e apresenta-ções dos trabalhos da escola. É necessário levar cadeira.ELEIÇÃO – As escolas estaduais escolheram esta semana suas direções, que atuarão entre 2013 e 2015. A eleição ocorreu durante os três turnos desta quinta-feira, 22. Vo-taram alunos, funcionários, professores e pais. Em ambas as escolas da cidade apenas uma chapa concorreu: Lucia-na Rizzi (Instituto Imaculada), Livanete Schmitzhauss de Castilho (Escola 8 de Maio) e Melita Gatto (Escola Dionísio).MEMORIAL – Na próxima terça, 27, ocorre a abertura da “Mostra de arte dos artistas taperenses”, a partir das 20h. A exposição deverá ocorrer até a metade do mês de dezem-bro. Informações e agendamento pelo fone 3385-3536.LAR DO IDOSO – A assembleia geral do Lar do Idoso acon-tece na próxima terça, a partir das 18h. Na ocasião, além da prestação de contas, será eleita a nova diretoria da en-tidade.SÃO LUIS – Está marcada para o dia 2 de dezembro a 52ª Romaria de Nossa Senhora da Salete e festa da comuni-dade de Linha São Luis. A programação inicia às 9h, com saída da procissão. Após haverá missa, churrasco e festa à tarde, com sorteio de rifa e reunião dançante. O evento será antecedido pelo tríduo na comunidade, que ocorre dias 28, 29 e 30.AABB – O encerramento das atividades do ano do AABB Comunidade terá programação especial: dia 1º/12, a partir das 14h, integrantes e familiares participarão da 1ª Tarde de Lazer, com atividades de integração e apresentações artísticas. No dia 5/12 a AABB de Tapera participa de en-contro em Erechim.ACIT – A associação comercial reúne seus associados dia 4/12 para uma reunião e jantar, na Cantina Italiana (20h). Será discutida a programação de fi nal de ano. Cada sócio tem direito dois convites e a presença deve ser confi rmada até dia 30.EDUCAÇÃO – O II Encontro do Curso Normal sobre Edu-cação Infantil ocorreu dia 14, no Instituto Imaculada, com participação de alunos da Escola Ruy Piegas da Silveira, de Espumoso.CAPOEIRA – O primeiro batizado do grupo capoeira Be-rimbauê Imaculada ocorreu segunda-feira. O grupo con-ta com 35 crianças, coordenadas pelo professor Francis Camargo. O projeto integra as ofi cinas do programa Mais Educação, com apoio da Fundação Fabrício Marasca.

Ganhadores do Show dePrêmios recebem premiação

Os prêmios do pri-meiro sorteio da Campanha Show

de Prêmios foram entregues aos ganhadores nesta sema-na. O ato ocorreu na manhã de terça-feira, 20, no Centro Administrativo, e contou a presença do prefeito Ire-neu Orth e dos secretários

do Délcia Maldaner (Desen-volvimento) e Ivan André Moesch (Fazenda e Planeja-mento).

O prefeito fez menção à importância da exigência de notas fi scais por parte dos consumidores taperenses e da promoção, que visa au-mentar a arrecadação mu-

nicipal através do retorno do ICMS.

Orth revelou ainda que o Poder Executivo fará uma grande parceria com a ACIT no próximo ano para incre-mentar a campanha e dis-tribuir maior quantidade de prêmios.

O último sorteio desta

edição do Show de Prêmios está marcado para o dia 26 de dezembro, quando serão sorteados cheques e vales--rancho, que somam R$ 25.800,00. Para concorrer, basta trocar as notas fi scais emitidas em 2012 por caute-las na Prefeitura Municipal ou na Biblioteca Pública.

Prendas se apresentam em jantar fandango

Prendas que participaram da Valsa Música tradicionalista animou a noite

Foto

s C

lick

Sul

Imag

ens

Cerca de 250 pessoas compareceram no Jantar Fan-dango com Valsa da Prenda Jovem, promovido pelo CTG Guido Mombelli. O evento, que ocorreu na noite do sábado passado, 17, na sede da entidade, recebeu boa avaliação da patronagem.

Após o jantar, houve a 1ª Valsa da Prenda Jovem, com

apresentações das prendas do CTG Guido Mombelli, do Grupo de Artes Nativas Sepé Tiaraju (Espumoso) e CTG Estância do Imigrante (Selbach). O encerramento deu--se com baile fandango.

Este foi o último evento do ano promovido pela en-tidade tradicionalista.

Alunos visitam o Jornal da IntegraçãoPara aprofundar os estudos sobre os meios de comunicação,

os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da EEEM Dionísio Lothário Chassot visitaram a redação do Jornal da Integração, na tarde desta segunda-feira, 19.

Na ocasião, foi apresentada aos estudantes a rotina de traba-lho do Jornal, as funções dos funcionários e as etapas realizadas para o fechamento de cada edição. Além disso, os educandos tiveram um momento para tirar dúvidas, onde destacou-se a diferença do jornal impresso com os demais meios de comuni-cação e a sua função de registrar a história dos municípios.

Alunos conheceram a redação e tiraram dúvidas

Aromas da Serra e Vida Fit inauguram em Tapera

Empreendedoras do novo estabelecimento do município

Tapera e região ganharam um novo empreendimen-to voltado para atender as necessidades em cosméticos e de investimentos na saúde do corpo e da mente. A Loja Aromas da Serra e o Espaço Vida Fit inauguraram na ci-dade sexta-feira, dia 16. O estabelecimento localiza-se no Edifício Dona Maria, Rua Tiradentes, nº 207, próximo ao Tenarião.

A Aromas da Serra tem como produto principal a Es-senza Cosméticos, além de demais marcas com linhas es-pecífi cas para cabelos.

O Espaço Fit proporciona um atendimento personali-zado, com aulas de pilates, treinamento suspenso e alon-gamento.

O empreendimento foi uma iniciativa das irmãs Mor-gana e Margô Capella, que contou com a par-ticipação ativa de suas primas Maiuli Hansen e Roberta Bar, que é educadora física, formada pela UPF.

O telefone para contato é o 3385-2119.

Visite-nos!

Informe Comercial

Page 7: Jornal da Integração, 24 de novembro de 2012

7SÁBADO | 24 de Novembro de 2012JORNAL DA INTEGRAÇÃO Selbach

Paróquia São Tiago/Selbach

Celebrações - Hoje, missa na Matriz - 7º dia de Ve-rônica Lutkemeyer e de Pedro Antoninho Kolling (19h); domingo, missa na Matriz (8h30min); dia 28 não será celebrada a mis-sa das 7h.Batizados - Os Batiza-dos acontecem amanhã (8h30min). Inscrições na secretaria paroquial. O MFC organiza dia 1º o últi-mo encontro de prepara-ção, no centro de evange-lização (14h).Catequese - Na próxi-ma semana acontecem os últimos encontros de catequese. Em dezembro serão feitas as inscrições da catequese para 2013. E dia 4/12 será realiza-da confraternização de catequistas, no restau-

rante do Salão Paroquial (19h30min).Reuniões - Dia 29 reú-nem-se na Matriz mem-bros da equipe de can-tos e instrumentistas (19h30min). Dia 30 ocorre a reunião mensal da equi-pe de liturgia e ministros, no centro de evangeliza-ção (18h30min).Aprovação - Dia 17 a Arquidiocese de Passo Fundo aprovou seu 16º Plano de Evangelização, válido para os três próxi-mos anos. O ano de 2013 será dedicado às Missões Populares. Com a visita dos Padres Missionários Redentoristas segunda e terça-feira, a Paróquia de Selbach colocou-se em “Estado Permanente de Missão”!Coluna Espírita da Sociedade Espírita “Raios de Luz”

Uma senhora relata: “Meu marido é um homem bom, caridoso, mas quando fi ca nervoso xinga, briga, ofende, vira outra pessoa. Tenho a impressão de que ele acaba transmitindo a manifestação de um espírito perturbador. É possível?”

O velho ditado “diz-me com quem andas e te direi quem és” espiritualmente é substituído por “diz-me como és e te direi com quem andas”.

A infl uência espiritual existe, mas não se processa aleatoriamente.

No caso do marido, o problema está inicialmente nele mesmo. Ainda não trabalhou no seu autoburi-lamento e cada vez que fi ca nervoso, por razão dos acontecimentos que confl itam com ele, desabrocham suas inferioridades.

A partir daí o marido atrai, pelas suas atitudes, espíritos perturbadores, malignos, que vão infl uir na sua mente com atitudes cada vez mais agressivas.

Ainda bem que esta pessoa transita no lado do bem e só eventualmente baixa o padrão vibratório, porque a obsessão se instala quando o espírito maligno forma a ideia fi xa negativa, monoideia no mal.

Neste caso é necessária a atividade espiritual de desobsessão, para afastar essa infl uência espiritual negativa.

Da parte de cada um é estar vigilante, como orien-tou o Mestre Jesus, a fi m de sair o mais rápido possível da emoção negativa, evitando a infl uência espiritual correspondente, mediante esforço e transformação própria.

Infl uências

São Pascoal homenagearáNossa Senhora de Lourdes

Selbach sedia Encontrode Carros Antigos

O Auto Clube Selbachense promove neste domingo, 25, o 1º Encontro Regional de Carros Antigos, no Estádio Municipal de Selbach. A programação inicia às 8h com credenciamento, seguido da entrega de certifi cados e troféus aos 50 primeiros inscritos. Os veículos fi carão em exposição durante todo o dia. A entrada será gratuita.

A c o m u n i d a d e de São Pascoal promoverá a 31ª

Romaria de Nossa Senho-ra de Lourdes dia 2 de de-zembro, domingo.

A procissão iniciará na Gruta às 9h e seguirá até a Capela, onde será celebra-da a Missa Campal, com a benção individual e da saúde. Ao meio dia será servido churrasco (car-tões com a diretoria a R$ 16). À tarde a festa conta com a Banda Moinhos de Vento.

BINGO – O STR promove bingo dia 30, no Salão Paro-quial, a partir das 20h30min. As cautelas já podem ser adquiridas com a diretoria. O primeiro prêmio será R$ 500, o segundo R$ 300 e o terceiro R$ 200.BAILE – Os Divertidos da Melhor Idade de Selbach, em parceria com a Assistência Social, promoverão um bai-le para a terceira idade amanhã, 25, no Salão Paroquial. A Banda Amigos do Baile toca a festa a partir das 13he-

30min. O valor do ingresso será R$5.ENERGIA – A RGE interromperá o fornecimento de energia na próxima segunda-feira, das 11h15min às 17h30min. Serão atingidos o Distrito de Arroio Grande (nº 001 ao 505 da Rua Lídio Streck, 200 a 590 da Rua Er-nesto Horst e 101 a 505 da Rua Estevão Endler), a Vila Fá-tima (nº 020 ao 300 da Rua Carlos Wentz) e a ERS 223 (nº 450 ao 451).

Curtas Selbach

Estado do Rio Grande do SulCÂMARA DE VEREADORES DE TAPERA

Sessão Ordinária realizada em 19 de novembro de 2012.

Ordem do Dia:

Projeto de Lei nº 100/2012: Autoriza o poder executivo municipal a instituir

Campanha de Natal visando a limpeza e organização urbana e rural do Muni-

cípio de Tapera e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

LUIZ CARLOS DOS SANTOS

Presidente do Legislativo

A procissão iniciará na Gruta e seguirá até a Capela

Page 8: Jornal da Integração, 24 de novembro de 2012

8 SÁBADO | 24 de Novembro de 2012 JORNAL DA INTEGRAÇÃOLagoa dos Três Cantos

Cinema ao arlivre em Lagoa

A Biblioteca Municipal de Lagoa dos Três Cantos, em parceria com o SESC/Cara-zinho, promove dia 30 uma sessão de cinema ao ar livre no Parque da Lagoa, às 21h.

O fi lme escolhido é uma obra brasileira “Tapete Vermelho”, uma homenagem ao saudoso Mazzaroppi. A organização sugere que o público leve ca-deiras.

Wagner assume oExecutivo trescantense

Dionísio permanecerá no cargo até dia 12/12

O vice-prefeito de La-goa dos Três Cantos Dio-nísio Pedro Wagner voltou de férias segunda-feira e assumiu o Executivo Mu-nicipal, que estava sob responsabilidade do presi-dente do Legislativo, vere-ador Sênio Brune.

Dionísio fi cará no car-go até 12 de dezembro, quan-do o prefeito Ernor Weber retorna de suas férias. Brune afi rmou que foi uma experiência especial ter comandado o município, mesmo que por apenas uma semana.

Divulgado os nomes dosbenefi ciados do Bolsa Família

A Secretaria de Assistên-cia Social de Lagoa dos Três Cantos divulgou nessa sema-na o nome dos benefi ciários do Programa Bolsa Família no mês de novembro.

Os nomes a seguir já po-derão retirar o benefi cio: Aline Luiza Duarte, Ana Paula Soares Pereira, Ana Salete Palhano, Clarice Lia-ne Uebel, Daiana Maria Cor-rea, Elaine da Fontoura de Souza, Elaine Lopes de Sou-za, Fátima Terezinha Sch-mitz, Gevoni Silva Fontoura, Iara Terezinha Bugs, Jussara Resende, Liane Baumgardt Schwatz, Liziane Luiza Hu-

ber, Lori dos Santos, Luciane Correa dos Santos, Lucia-ne Rheinheimer Elwanger, Madalena Flores Bernardes, Mari Terezinha Fornari Bau-mgratz, Marilei Camargo de Campos, Maristela Claide Wetter, Noeli Erna Steffens, Ronice Fatima Lemes de Oli-veira, Rozeli Sandra Apoli-nário, Soeli Schwantes.

Já as trescantenses Ezaia-ne Rocha de Ávila, Gilda Medianeira Carvalho Della Mea, Marines da Cruz estão com seus benefícios bloque-ados. Esses bloqueios são re-ferentes à falta de atualiza-ção dos dados do CadÚnico.

CRAS e Assistência Socialem novo endereço

Oficina desenvolvida com alunos do município

Desde segunda-feira o Departamento de Assis-tência Social de Lagoa dos Três Cantos e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) estão em novo endereço, na Aveni-da Otto Radke, 197.

A mudança foi feita para o local onde anterior-mente funcionava a EMEI Rainha. O prédio tem aproximadamente 270m², oito salas amplas, cozinha e banheiros. Um espaço que oferece melhores con-dições para as ofi cinas de-senvolvidas com os alunos no turno inverso ao perío-do de aula.

A diretora de Assis-tência Clecilde Junges afi r-mou que “serão realizadas ofi cinas em ambientes di-ferenciados, além disso, po-deremos montar a sala de

informática com dez compu-tadores, não mais havendo necessidade do deslocamen-to das crianças ao Lab Center, e ainda atender os grupos de convivência sem interferên-

cia nos demais trabalhos”.Atualmente são atendi-

das no CRAS 67 crianças e há 500 pessoas inscritas junto à Assistência Social, como integrantes do grupo de pes-

soas da melhor idade, além de uma média de 30 famílias cadastradas no programa Bolsa Família, que perten-cem ao grupo em situação de vulnerabilidade.

Curso de Panifi cação Caseira foi ministrado em Lagoa

Concluintes do curso

A Prefeitura Municipal de Lagoa dos Três Cantos, em parceria com o Senar e o Sindicato Rural de Não Me To-que, ofereceu este mês mais um curso aos trescantenses.

Dessa vez foi ministrado o curso de Panifi cação Casei-ra, o qual teve uma carga horária de 24 horas. A instrutora passou informações sobre higiene dos utensílios, equipa-mentos necessários, ambiente adequado, ingredientes bá-

sicos, pre-paro de pães diver-sos, bola-chas, mas-sas, além de noções de conge-lamento e desconge-l a m e n t o destes pro-dutos.

Grupos Folclóricos Alemãesreuniram-se em Lagoa

Apresentação dos Grupos

O Grupo Folclórico Cultivo do Passado, de Lagoa dos Três Cantos organizou no último sábado o 15º Encontrão de Gru-pos Folclóricos Alemães, da Associação Regional Planalto Mé-dio e Alto Uruguai.

Antes das apresentações, houve solenidade de abertura, danças de integração e disputa de jogos germânicos entre grupos, no parque municipal da Lagoa, entre esses, disputa do cabo de guerra, tiro ao alvo, carrinho de mão, corrida, chute ao alvo e caça ao tesouro. Em cada uma das atividades foram premiados os vencedores do 1º ao 3º lugar. Todos esses recebe-ram medalhas. Já o grupo que fez mais pontos recebeu uma caixa de cerveja.

O evento reuniu Grupos Folclóricos de várias cidades do Rio Grande Do Sul: Mai Blume Tanzgruppe (Três De Maio), Sociedade Artística Cultural Hannover (Cândido Godoi), Grü-nerthal Tanz Gruppe (Campina das Missões), GF Heimatland (Cerro Largo), GF Blumengarten (Santo Cristo), GDFA Immer Lustig (Santa Rosa), Grupo Municipal de Chapada (Chapada), GF Die Lustigen (Ibirubá), GF Lustige Jugend (Augusto Pesta-na), GF Jugendtanzgruppe (Dr. Mauricio Cardoso), GF Immer Lustig Und Durstig (Não Me Toque), GF Tanzgruppe Blumens-

tadt )São Martinho), Grupo de Danças Sterneglanz (Condor), Centro Cultural 25 De Julho (Frederico Westphalen) e Dreis-chritt Tanzgrupp de Três Passos.

A coordenadora do Grupo Folclórico Cultivo do Passado Christiane Jost Hartmann agradeceu aos integrantes do gru-po, à comunidade, à Administração Municipal, à Secretaria de Educação, vereadores e aos pais.

Jogos Germânicos

Page 9: Jornal da Integração, 24 de novembro de 2012

9SÁBADO | 24 de Novembro de 2012JORNAL DA INTEGRAÇÃO Lagoa dos Três Cantos

Projeto Ler Faz Crescer encerra as atividades com alunos

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA DE TAPERA

Súmulas de Contratos Administrativos

Período de Outubro de 2012

A Secretaria Municipal da Administração torna público que o Município de Ta-

pera/RS fi rmou os seguintes contratos, conforme períodos abaixo discriminados:

Mês de Julho/2012:

Contrato de adesão que entre si celebram o Consórcio Intermunicipal do Alto

Jacuí – Comaja, e o município de Tapera/RS, visando o estabelecimento de ações

conjuntas em todas as áreas de atuação previstas no estatuto do Comaja, com ên-

fase politicas de proteção ao meio ambiente e saneamento básico a nível local e

regional. Objeto: Mútua cooperação técnica, fi nanceira e operacional em atividades

de interesse das partes contratantes, a fi m de garantir o planejamento e gestão da

política de saneamento básico dos municípios que integram o Comaja, por intermé-

dio da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano

Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMIGRS). Prazo: Indetermina-

do. Valor: R$ 22.396,81. Assinatura: 27/07/12.

Mês de Outubro/2012:

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - Contrato múltiplo

de prestação de serviços e venda de produtos que entre si fazem município de Ta-

pera e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Objeto: Prestação pela ECT,

de serviços e venda de produtos, que atendam as necessidades da contratante,

mediante adesão ao(s) anexo(s) deste instrumento contratual que, individualmente,

caracteriza(m) cada modalidade envolvida. Prazo: 01/10/12 a 01/10/13. Valor: R$.

Valor contido nas tabelas especifi ca cada serviço fornecidas pela ECT, e pelos

serviços adicionais e venda de produtos contratados, os valores mencionados,

respectivamente, na tabela de preços e tarifas de Serviços Nacionais, preços In-

ternacionais, preços Sedex Mundi, tarifas documentos e demais serviços e tabela

de produtos vigentes na data da prestação dos serviços e aquisição de produtos,

sendo reajustados nas mesmas datas segundo os mesmos índices da modifi cação

das mesmas. Assinatura: 01/10/12.

Contrato nº 137: Tecwave Telecomunicações Ltda. Objeto: Prestação de

serviço de conexão à rede Internet, na modalidade de “Acesso em Banda Larga”,

através do sistema wireless (sem fi o), mediante a disponibilização de 01 nome de

Usuário – Login, de 01 (uma) senha de acesso, para uso exclusivo do USUÁRIO em

06 pontos de acesso: CRAS, Setor de Obras; EMEI Criança Feliz, EMEI Mundo da

Criança; EMEF João B. Mocelin; PIM. Prazo: 01/10/12 a 30/09/13. Valor: R$ 549,00

mensal. Assinatura: 01/10/12.

Contrato nº 138: Tecnoplan Engenharia Ltda. Objeto: Execução de Serviços

Técnicos de Elaboração de projeto Técnico Estrutural para Cobertura da Obra do Cen-

tro de Eventos, com área de 1.641,72 m², correspondendo à cobertura completa do

prédio. Prazo: 08/10/12 a 08/11/12. Valor: R$ 14.790,00. Assinatura: 08/10/12.

Contrato nº 139: Berenice Giacobbo da Cunha. Objeto: Coordenação e

Orientação do Grupo do Centro de Convivência do Idoso que funciona junto ao

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social do Departamento da Ação So-

cial, com atendimentos a pessoas idosas, inclusive com defi ciência, pertencentes a

todos os Bairros e Vilas de nosso município, com perfi l de Bolsa Família e Cadúnico.

Prazo: 01/10/2012 a 31/12/2012. Valor: R$ 11,00 hora/aula. Assinatura: 08/10/12.

Contrato nº 140: Serley Teresinha Rauber. Objeto: Serviço temporário de

caráter excepcional para executar serviços na função de Merendeira, com 44 horas

semanais, para atuar junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto

e Lazer. Prazo: 29/10/12 a 31/12/12. Valor: R$ 631,81 mensal. Assinatura: 29/10/12.

Contrato de Repasse nº 770864/2012/ME/CAIXA. Objeto: Cons-

trução da 1ª Etapa do Ginásio Esportivo. Prazo: 24/10/2012 a 31/12/2013. Valor R$

250.000,00, sendo R$ 243.750,00 (contrato) e R$ 6.250,00 (contrapartida). Assina-

tura: 24/10/2012.

Contrato de Repasse nº 772463/2012/MTUR/CAIXA. Objeto:

Construção da 3ª Etapa do Centro de Eventos do município de Tapera/RS. Prazo:

24/10/2012 a 31/12/2013. Valor R$ 500.000,00, sendo R$ 487.500,00 (contrato) e

R$. 12.500,00 (contrapartida). Assinatura: 24/10/2012.

Termo Aditivo

Termo Aditivo 042: Susiani Huther. Objeto: Termo Aditivo 001, ao Contra-

to Administrativo de Prestação de Serviços nº 118/2012, de comum acordo decidem

proceder à alteração da cláusula 2ª do contrato, passando a ter a seguinte redação:

Fica estabelecido que o presente instrumento, nos termos da legislação em vigor,

vigerá até 12/10 /2012. As demais cláusulas do contrato permanecerão inalteradas,

conforme convencionado no contrato original. Assinatura: 05/10/12.

Termo Aditivo 043: Clube de Mães de Vila Paz. Objeto: Termo Aditivo

003, ao Contrato Administrativo nº 191/2010, de acordo com o Convênio 032/2010,

que tem como objetivo a locação de imóvel para proporcionar atendimento de Ser-

viços Postais à população da Comunidade da Vila Paz, no município de Tapera/RS.

Pela cláusula 1ª do contrato, os serviços contratados, devem ser executados por 12

meses, de 03/10/2012 a 02/10/2013, sendo prorrogados, conforme disposto no ar-

tigo 57 II de Lei 8.666 de 21/06/93. As demais cláusulas do contrato permanecerão

inalteradas, conforme convencionado entre as partes. Assinatura: 05/10/12.

Termo Aditivo 044: Brile Construções Ltda. Objeto: Termo Aditivo 003, ao

Contrato Administrativo nº 166/2011, para Construção da 1ª Etapa do Prédio desti-

nado ao Centro de Eventos Cultural do Município de Tapera. Pela cláusula 12ª do

contrato os serviços contratados devem ser executados pelo período de 90 dias, de

21/09/2012 a 19/12/2012, sendo prorrogados conforme disposto no artigo 57 II da Lei

8.666 de 21/06/1993, devido à falta de mão de obra no mercado da construção civil e

em decorrência de atraso no repasse dos recursos oriundos do Ministério do Turismo

do Governo Federal, prejudicando a execução o andamento das obras no seu ritmo

previsto. Tom. Preços 009/2011. As demais cláusulas do contrato permanecerão inal-

teradas, conforme convencionado entre as partes. Assinatura Termo Aditivo: 05/10/12.

Termo Aditivo 045: Auto Posto Simon Ltda. Objeto: Termo Aditivo 002, ao

Contrato Administrativo nº 011/2012, para Fornecimento Gás, Combustíveis e óleos

Lubrifi cantes, para os Órgãos e Secretarias da Administração Pública. Tom. Preços

010/2011. Pela cláusula 5ª do contrato estão sendo incluídas as seguintes dotações

orçamentárias 2012:1138 – Consulta Popular/Sema Conv. 124/2010, 4011 – Incen-

tivo Atenção Básica, 1098 - Projovem. As demais cláusulas do contrato permane-

cerão inalteradas, conforme convencionado entre as partes. Assinatura: 05/10/12.

Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social: 1º Ter-

mo Aditivo ao Termo de Adesão nº 4000.2010, celebrado entre o Estado do RS - Se-

cretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e do Município de Tapera, visando

à execução do Programa Estadual de Assistência Social – PEAS 2010. Objeto: Al-

terar o item 05 (Plano de Aplicação) do Plano de Trabalho. Ratifi cam-se as demais

cláusulas do termo, que não colidam com o aditamento ora ajustado, com efi cácia

após publicação no Diário Ofi cial do Estado. Assinatura: 09/10/12.

Superintendência Federal de Agricultura no RS – 2º Termo Adi-

tivo ao Acordo de Cooperação Técnica nº 015/2010, que entre si celebram a União

Federal - Superintendência Federal de Agricultura no RS, e a Prefeitura Municipal de

Tapera/RS, visando a cooperação técnica na área de inspeção de origem animal no

município. Objeto: Prorrogar o prazo de vigência do Acordo de Cooperação Técnica

nº 015/2010 para o dia 26/11/2013 e também incluir mais um estabelecimento com

SIF 848 Marasca Comércio de Cereais Ltda., localizado no Município de Selbach/

RS. Todas as demais cláusulas do Acordo de Cooperação Técnica nº 015/2010 não

atingidas pelo presente instrumento fi cam ratifi cadas. Assinatura: 19/10/12.

Tapera/RS, 6 de novembro de 2012.

LUIS RENATO DOS SANTOS

Secretário Municipal da Administração

Momento de ouvir a leitura de histórias

Os profi ssionais da Biblioteca Muni-cipal de Lagoa dos

Três Cantos desenvolveram semana passada mais ati-vidades do projeto Ler Faz Crescer com alunos da EMEI Rainha, EMEF Dona Leopol-dina e da EEEM Joaquim José da Silva Xavier.

No dia 12, os alunos da EMEI Rainha acompanha-ram a equipe da Biblioteca até o Parque Municipal, onde foi feita a leitura de histórias e encenações. No dia seguin-te, 13, pela parte da manhã, a mesma atividade foi desen-volvida com os estudantes da EMEF Dona Leopoldina, po-rém essa contou com a pre-sença do prefeito em exercí-cio Sênio Brune. Já no turno da tarde foi a vez dos alunos do 1º e 2º ano da EEEM Joa-quim José da Silva Xavier assistir as leituras.

Conforme o diretor de Educação Alcides Arnhold, este trabalho encerrou as atividades do projeto neste ano. “Foi

um grande ano, o projeto “Ler Faz Crescer” é uma ferra-menta muito importante para incutir nas crianças o gosto pela leitura”, disse ele.

Professores participamde capacitações

Professores da EEEM Joaquim José da Silva es-tiveram no 2º Encontro do Comitê Comunitário de Prevenção à Violência Escolar (Copreves), que ocorreu dia 8 em Soledade. Foram identifi cadas violên-cias e confl itos no ambien-te escolar e estabelecidas estratégias de mediação dos confl itos, buscando a

promoção da cidadania e o resgate dos direitos huma-nos.

Já nos dias 19 e 20 a di-retora Eliane Artmann e demais colegas da 25ª Co-ordenadoria Regional de Educação de Soledade par-ticiparam de curso sobre o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), ferramenta de auxílio à escola.

Encontro sobre combate à violência escolar

Page 10: Jornal da Integração, 24 de novembro de 2012

10 SÁBADO | 24 de Novembro de 2012 JORNAL DA INTEGRAÇÃOPolicial | Geral

Brigada Militar de Taperaprende quatro por tráfi co

Municipal de Campo não sai: faltou participaçãoA reunião marcada para

tratar do Campeonato de Futebol de Campo de Tape-ra teve que ser cancelada por falta de participação. O encontro estava previsto para ocorrer no último dia 14, no Poliesportivo, e havia sido divulgado antecipada-mente para atletas e equi-pes taperenses. Além da

competição, que é promo-vida pelo Departamento do Desporto e Lazer, também seriam discutidos incenti-vos para os próximos anos.

Em função da ausência de equipes, nesta terça-fei-ra, 20, a Administração Mu-nicipal divulgou que o cam-peonato não será realizado.

O diretor do Depar-

tamento, Marcio Paulus, destacou que a munici-palidade propôs-se a pro-mover uma competição gratuita, sem cobrança de taxa de inscrição e arbitra-gem, com doação de bolas para os times participan-tes. “Por haver apenas a inscrição de uma equipe e nenhuma manifestação

de demais interessados, se tornou inviável a realiza-ção do campeonato”, disse.

“Deixamos claro que a não realização deste cam-peonato não foi por falta de incentivos da Adminis-tração, pois a mesma sem-pre se empenhou em reali-zar este evento”, fi nalizou Marcio.

A Brigada Militar de Tapera apreendeu meio quilo de maconha na noite do sábado passado, dia 17. Pouco antes das 21h a guarnição de serviço abordou quatro suspeitos na Vila Elisa.

Após a identifi cação dos cidadãos, os PMs fi zeram a busca pessoal. Próximo aos abordados os policiais encon-traram um saco preto com a droga.

A BM deu voz de prisão aos acusados e apresentou-os à Delegacia de Polícia. Após fi carem detidos por algumas horas para o desdobramento dos trâmites legais, os in-divíduos foram liberados. Eles responderão ao processo em liberdade.

Material encontrado pela Polícia

COLORADO – Dia 18 o Gol IDN 5146, de Saldanha Ma-rinho, e a moto Honda Twister ILB 8029, de Colorado, colidiram às 0h10min, na VRS 319 Km 9, em Colorado. O condutor da motocicleta foi hospitalizado em ColoradoTAPERA – Por volta das 16h20min do dia 22 ocorreu um abalroamento no Km 143 da ERS 332, envolvendo o ca-minhão Ford Cargo MQK 7940, de Esteio, e o VW Gol IBO 8435, de Espumoso.

Polícia Rodoviária

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA DE VICTOR GRAEFF

Dispensa de Licitação nº 051/2012

O Município de Victor Graeff/RS, representado pelo seu Prefeito Paulo Lopes

Godoi; no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica Municipal,

ratifi ca a DISPENSA DE LICITAÇÃO, com base na Lei Federal nº 8.666/93 e suas

posteriores alterações, Artigo 24, inciso IV, conforme Processo nº 051/2012, que

tem por objeto a contratação de empresa para o transporte dos integrantes do Coral

Municipal Infanto Juvenil para o Estado do Paraná, passando por Foz do Iguaçu,

Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Nova Santa Rosa, com saída dia 18/10 e

retorno dia 22/10/2012, conforme pedido da SMECDT, sendo contratada a empresa

Constantina Turismo Ltda. - EPP no valor total de R$ 5.800,00.

Súmula de Contrato

Contratante: Município de Victor Graeff

Contratado: Constantina Turismo Ltda. - EPP

Objeto: Contratação de empresa para o transporte dos integrantes do Coral

Municipal Infanto Juvenil para o Estado do Paraná, passando por Foz do Iguaçu,

Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Nova Santa Rosa, com saída dia 18/10 e

retorno dia 22/10/2012, conforme pedido da SMECDT e processo de Dispensa de

Licitação nº 051/2012. Valor: No valor total de R$ 5.800,00.

Dispensa de Licitação nº 054/2012

O Município de Victor Graeff/RS, representado pelo seu Prefeito Paulo Lopes

Godoi; no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica Municipal,

ratifi ca a DISPENSA DE LICITAÇÃO, com base na Lei Federal nº 8.666/93 e suas

alterações, Artigo 24, inciso II, em razão do valor fi car abaixo do limite de Licita-

ção, conforme Processo nº 054/2012, que tem por objeto a aquisição de material

para construção de fossa séptica e sumidouro junto a Escola de Educação Infantil

– ProInfância – Tipo “c”, na Rua Fridholdo Fischer - Victor Graeff/RS, conforme soli-

citação da SMECDT, sendo adquirido da empresa Follmer Materiais de Construção

Ltda., no valor total de R$ 2.896,30.

Dispensa de Licitação nº 055/2012

O Município de Victor Graeff/RS, representado pelo Prefeito Paulo Lopes

Godoi; no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica Municipal,

ratifi ca a DISPENSA DE LICITAÇÃO, com base na Lei Federal nº 8.666/93 e suas

alterações, Artigo 24, inciso II, em razão do valor fi car abaixo do limite de Licita-

ção, conforme Processo nº 055/2012, que tem por objeto a aquisição e instalação

de 03 equipamentos de climatização quente/frio para a Unidade Básica de Saúde

da Sede, adquiridos com Recursos do ESF/Estado, Piso básico Fixo Vigilância e

Promoção da Saúde e Ações Estruturantes da Vigilância Sanitária, conforme so-

licitação da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, sendo adquirido

da empresa Lojas Becker Ltda., no valor total de R$ 4.750,00 que refere-se aos

equipamentos e o valor total de R$ 600,00 que refere-se aos serviços de instalação,

totalizando o valor total de R$ 5.350,00.

Súmula de Aditamento Contratual I

Contratante: Município de Victor Graeff

Contratada: Rezart Serviços Ltda. – ME

Objeto: Alteração do objeto do contrato de prestação de serviços de zeladoria

noturna externa nos prédios públicos e monitoramento no Centro Administrativo a

partir de 18 de outubro de 2012, de acordo com o Artigo 65, Inciso I, letra “b” da Lei

nº 8.666/93 e suas alterações. Valor: no valor mensal de R$ 1.015,00.

Súmula de Aditamento Contratual VIII

Contratante: Município de Victor Graeff/RS

Contratado: Ibirubá Florestal Ltda.

Objeto: Redução de horário do contrato de prestação de serviços de assessoria

e assistência técnica ambiental, para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento

Agrícola e Econômico, conforme processo de Licitação, modalidade Convite nº

010/2008.

Valor: no valor mensal de R$ 1.600,74.

Prazo: até 31 de dezembro de 2012.

Súmula de Aditamento Contratual IV

Contratante: Município de Victor Graeff/RS

Contratado: Julia Kuhn

Objeto: Alteração do objeto do contrato de prestação de serviços de Regência

Musical para os Corais Municipais de acordo com o Artigo 65, Inciso I, letra “b” da

Lei nº 8.666/93 e suas alterações.

Valor Mensal: no valor de R$ 687,50.

Súmula de Contrato

Comprador: Município de Victor Graeff

Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios os quais destina-se para o Hospital

Municipal, conforme processo Licitatório nº 030/2012.

Vendedor:

- Bartz & Auler Ltda. nos itens: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13,

14, 15, 16, 17, 19, 20 e 28 da Tabela 02 no valor de R$ 2.318,72.

- Marta Marilene Drehmer – ME nos itens: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09,

10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32,

33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41 e 42 da Tabela 01 no valor total de R$ 2.980,40,

itens: 18, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 29, 30 e 31 da Tabela 02 no valor total de R$

4.067,90 e item: 01 da Tabela 03 no valor total de R$ 1.552,00, totalizando o valor

de R$ 7.600,30.

Súmula de Contrato

Comprador: Município de Victor Graeff

Objeto: Aquisição de merenda as quais se destinam para as Escolas da Rede

Municipal, Rede Estadual e Escola de Educação Especial Novo Horizonte – APAE,

conforme processo Licitatório Modalidade Convite nº 031/2012.

Vendedores:

- Bartz & Auler Ltda. no valor total de R$ 359,89 para a EMEF Leonel de Moura

Brizola; no valor total de R$ 578,47 para a EMEI Cantinho do Amor e no valor total de

R$ 289,86 para a EMEI Felippe Alfl en, totalizando o valor de R$ 1.228,22.

- Marta Marilene Drehmer – ME no valor total de R$ 922,54 para a EMEF Leo-

nel de Moura Brizola; no valor total de R$ 639,50 para a EMEF Marcílio Dias; no va-

lor total de R$ 78,84 para a Escola de Educação Especial Novo Horizonte – APAE,

no valor total de R$ 139,54 para a Escola da Rede Estadual/JOMAC – Ensino Fun-

damental, no valor total de R$ 829,47 para a Escola da Rede Estadual/JOMAC –

Ensino Médio, no valor total de R$ 967,93 para a EMEI Cantinho do Amor e no valor

total de R$ 699,38 para a EMEI Felippe Alfl en, totalizando o valor de R$ 4.277,20.

- Panifi cadora Canela Doce Ltda. no valor total de R$ 417,02 para a EMEF

Leonel de Moura Brizola; no valor total de R$ 17,68 para a Escola de Educação

Especial Novo Horizonte – APAE, no valor total de R$ 569,46 para a Escola da

Rede Estadual/JOMAC – Ensino Fundamental, no valor total de R$ 94,70 para a

Escola da Rede Estadual/JOMAC – Ensino Médio, no valor total de R$ 552,16 para

a EMEI Cantinho do Amor e no valor total de R$ 145,50 para a EMEI Felippe Alfl en,

totalizando o valor de R$ 1.796,52.

PAULO LOPES GODOI

Prefeito Municipal

Page 11: Jornal da Integração, 24 de novembro de 2012

11SÁBADO | 24 de Novembro de 2012JORNAL DA INTEGRAÇÃO Esporte

Curtas do EsporteVETERANOS – Os Veteranos do América receberam ontem o Flamengo, de Santa Lúcia/Alto Alegre. Dia 17 as categorias Veteranos e Livre enfrentaram em casa a Seleção Estadual do Banrisul: derrota por 1 a 0 na Vete-ranos e vitória de 3 a 1 na Livre, gols de Betinho (2) e Ina. Os Veteranos do Juventude enfrentam hoje o Lagoense, em Lagoa dos Três Cantos. Dia 17 a equipe venceu de 4 a 2 o Agrotap com gols de Leco, Butiá e Neguinho (2). Os Veteranos do Lagoense empataram em 4 gols com o Barra do Colorado no dia 18.BASE – Ontem jogaram Ames x América (Sub-9) e Re-creativa x América (Sub-11) pela 2ª fase do Campeonato Regional de Futsal Categorias de Base. Os jogos da próxi-ma semana não foram divulgados até o fi nal de quinta--feira, 22.INTEGRAÇÃO – ADAJ x Arsenal e Multiesportiva x Pé Na Bola (Sub-9) jogam hoje pela semifi nal da Copa In-tegração Regional de Futsal Categorias de Base. Os dois perdedores disputam 3º e 4º lugar e os ganhadores de-cidem a fi nal. Na próxima sexta-feira, 30, enfrentam-se ADAJ x EC Colorado e SERG x Walter Stacke (Sub-11). Dia 1º/12, jogarão pela Sub-13: ADAJ x Pé Na Bola e Acesap x SERG.TAPERA – O 2º turno do Campeonato Intercomunida-des de Bocha começa a ser disputado na próxima terça--feira, 27, a partir das 20h. Enfrentar-se-ão: São Luis x Esquina da Sorte, São Rafael x Vila Raspa, Barra do Colo-rado x Linha Santana.COLORADO – O Recanto Ribas promoveu dia 11 diver-sos jogos em comemoração à abertura da temporada de verão. Equipes de todo o município participaram.

Plantão Conselho TutelarLagoa: Ivanice Schu (9974-0675)Selbach: Roselene Naumann (9108-6411)Tapera: Dionéia Brandt (8432-7531)

Bombachudos vencem os Engravatados por 3 a 0

Avecol e Vista Alegre

Bombachudos e Engravatados Bombachudinhos e Engravatadinhos

Foi intensa a programação da 10ª edição do jogo Bombachudos x En-gravatados, realizada na manhã de

domingo, no Estádio Dr. Avelino Steffens, em Tapera. O evento foi promovido pelo

Hospital Roque Gonzalez.Primeiro jogaram Bombachudinhos x

Engravatadinhos, que terminou em 5 a 1 para os Engravatadinhos. A partida prin-cipal iniciou após as 10h. Os Bombachudos

venceram por 3 a 0 os Engravatados, gols de Alexandre Picinin (2) e Osmar Cossul. Parti-ciparam cerca de 30 atletas convidados.

Ao meio dia foi servido almoço no Te-narião, para mais de 300 pessoas. Duran-

te a tarde, além da reunião dançante, foi sorteada a rifa em benefício do Hospital. Os ganhadores foram Janete Terres (cami-seta do Grêmio) e Valdir Eckert (camiseta do Inter).

Wangler conduz goleadado Grêmio na Copa Sub-20

Foto

Luc

as U

ebel

(Asc

om G

rêm

io)

Equipe comemorou com Wangler (E) a vitória

O taperense Wangler foi o protagonista da goleada de 4 a 1 do Grêmio aplicada no Fluminense na noite desta terça-feira, 20, no Estádio Olímpico, pela Copa do Brasil Sub-20. Autor de dois gols, o meia foi considera-do o principal e melhor jogador da equipe.

Wangler, o camisa 10, abriu o placar após receber o passe na área e acertar um belo chute com a perna esquerda no ângulo do goleiro.

O Fluminense chegou ao empate com uma jogada individual. Após, o Grêmio marcou com Calyson.

Aos 26 minutos do segundo tempo Wangler am-pliou após jogada de Misael. O volante arrancou da intermediária e acertou a trave na fi nalização, mas o camisa 10 completou de perna esquerda no rebote.

Após, o taperense deixou o gramado - sob os aplau-sos da torcida - para a entrada do paraguaio Fabian. Aos 47 minutos Paulinho ampliou para o Grêmio.

Com a vitória, a equipe, treinada pelo técnico Mar-celo Mabília, avançou para as semifi nais da Copa do Brasil Sub-20. Na próxima semana o jogo será contra o Vitória.

Municipal de Vôlei prossegue amanhãO Campeonato Municipal de

Voleibol Feminino de Tapera tem jogos amanhã, a partir das 16h, no Ginásio Poliesportivo. A 4ª terá Unisport/Ativa Veículos x Inter-nacional/Linha Teutônia, Acade-mia Planeta Energia x Instituto Imaculada, Fenerbach x Vila Ras-pa/Comercial Bortolan.

No domingo passado houve a 2ª rodada. Resultados: Internacio-nal/Linha Teutônia 2 x 0 Instituto Imaculada, Vila Raspa/Comercial Bortolan 2 x 0 Unisport/Ativa Ve-ículos, Academia Planeta Energia 2 x 0 Fenerbach.

Já nesta quarta a 3ª rodada apresentou Fenerbach 0 x 2 Ins-tituto Imaculada, Vila Raspa/Comercial Bortolan 2 x 0 Interna-cional/Linha Teutônia, Academia Planeta Energia 2 x 0 Unisport/Ativa Veículos.Vila Raspa/Comercial Bortolan

Page 12: Jornal da Integração, 24 de novembro de 2012

EDIÇÃO Nº 466| Ano IX | Sábado, 24 de Novembro de 2012 | R$ 2,50 www.jornaldaintegracao.com.br | [email protected] | (54) 3385-2925

A Caixa ampliou em mais R$ 600

milhões o crédito para micro e pequenas

empresas com faturamento de até R$ 7,5

milhões por ano. O Proger Urbano usa

recursos do FAT e as linhas de crédito

podem ser utilizadas em equipamentos e

reformas.

O edifício mais alto do mundo será

construído em apenas 90 dias na cidade

chinesa da Changsha, empregando

estruturas pré-fabricadas. A torre Sky

City One terá 220 andares e 838 metros

de altura. O projeto tem orçamento de

US$ 628 milhões.

Chuva favorece plantio da sojaSementes de boa qualidade e os tratamentos recomendados para o controle de pragas e doenças são

Após cerca de 20 dias em clima seco, a chuva

chegou à região no início da semana, mais precisa-mente entre domingo e se-gunda-feira, 19. Em Tapera as precipitações ocorre-ram de forma homogênea em todas as comunidades, variando entre 30 e 35 mi-límetros.

A chuva permitiu a re-tomada do plantio da soja.

A umidade do solo é ade-quada à semeadura, que até a metade da semana al-cançava entre 80 e 85% da área em Tapera, que é de aproximadamente 12.500 hectares. Com as chuvas previstas para o fi nal de semana, o plantio da olea-ginosa pode chegar a 95%.

Conforme Clari Pe-reira, técnico da Emater, deve-se ressaltar que nas áreas destinadas à pas-

tagem no inverno a infi l-tração de água no solo é menor e o percentual de ressecamento da superfí-cie é maior. “Nestes casos ocorre uma necessidade maior de umidade para a realização do plantio, o que pode levar os produ-tores a esperar chuvas de maior intensidade para a realização da semeadura”, disse.

A ocorrência de novas

precipitações nas próxi-mas semanas é funda-mental para que a lavou-ra tenha uma população adequada de plantas, de distribuição o mais uni-forme possível. Além dis-so, chuvas bem distribuí-das, intercaladas com dias de temperaturas próprias para a época, permitem bom estabelecimento de plantas e crescimento ve-getativo adequado.

Prefeito de Fortaleza também é cassado

O Juiz Eleitoral da Co-marca de Cruz Alta, Ri-cardo Tjäder, cassou dia 16, sexta-feira, o futuro mandato do Prefeito de Fortaleza dos Valos, Ari José Bonaldo Pegoraro, e de vice, Flávio Bergmeier Elicker, ambos do PP.

A decisão foi tomada após considerar abusiva e ilegal - além de forma ilícita de captação de vo-tos - a implementação e execução de projetos do programa habitacional do município, no próprio ano eleitoral. É caso de conduta vedada: este deveria estar em curso no ano anterior, especialmente quando são oferecidos benefícios e serviços gratuitos pela Prefeitura.

Pegoraro concorreu à reeleição e saiu-se vitorioso com 50,24% dos votos. “Ocorreu que a Prefeitura (tendo Pegoraro à frente) ofereceu serviços de realização de planta das casas, terraplanagem e depósito de material de construção para a construção das casas. Entendeu-se também que o projeto ha-bitacional caracterizou-se como forma ilícita de captação de votos, de forma proibida pela legislação eleitoral”, disse o Juiz Tjäder.

À decisão cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, enquanto não houver decisão dessa instância, tudo ocorre normalmente, com a diplomação e posse.

Sobre outros casos, o Dr. Ricardo confi rmou que alguns processos em andamento que estão em fase de instrução. “Se imagina que um deles talvez tenha decisão ainda em dezem-bro”. Em entrevista à Rádio Planetário, o juiz eleitoral disse que em Boa Vista do Incra e Boa Vista do Cadeado não existem ações. Porém, lembrou que em alguns casos a Constituição Federal permite a interposição de ações até 15 dias após a di-plomação.

Pegoraro e Elicker foram multados em R$ 20 mil e R$ 10 mil, respectivamente, estando impedidos de participar de eleições pelo período de 8 anos.

A sentença expedida pelo juiz eleitoral Ricardo Tjäder de-termina a realização de nova eleição no município no prazo de 20 a 40 dias. De acordo com o analista judiciário do cartório de Cruz Alta, Rogério Melo, se a decisão foi mantida pelo TRE, uma nova eleição deverá ser marcada em 45 dias.

Frentão entrega defesa dos candidatos cassadosIBIRUBÁ - O advogado da coligação Frentão, Diogo Bandar-

ro Nogueira, enviou ao Cartório Eleitoral de Ibirubá sexta-fei-ra, dia 16, as razões relacionadas ao processo de cassação de Carlos Jandrey e Rogério Rebelato. A Aliança Por Ibirubá, por sua vez, entregou quinta última as contrarrazões.

Conforme Nogueira, foram anexados no processo mais documentos e argumentos para viabilizar a diplomação de Jandrey como prefeito. “Na sentença o Dr. Ralph Moraes Langanke destacou os serviços que foram prestados na pis-ta do Motoclube Papa-Léguas. Então, houve a necessidade de juntarmos documentos que comprovam que desde 2008 a administração do prefeito Mauri Heinrich já ajudava o Papa--Léguas”. O advogado dos candidatos cassados admite ainda que eles não pensavam que o juízo iria entender que o servi-ço prestado ao motogrupo importava em benefício a Carlos e Rogério.

“O juiz também usou artigos de um colunista do municí-pio para demonstrar críticas na administração de Carlos Jan-drey. Na coluna ele escreve o que quer, que não revela, muitas vezes, o que a sociedade está pensando. Também juntamos documentos que revelam que esse colunista era fi liado ao PMDB. Isso demonstra que ele tem afi nidade com a Aliança Por Ibirubá”.

Em relação ao encascalhamento no interior, a coligação anexou no processo provas que desde 2009 o serviço é rea-lizado. “Memorandos internos da Prefeitura, reclamação de motoristas de transporte, solicitações de moradores, ofício

do Ministério Público e relatório de estradas intransitáveis foram anexados. Tudo isso para provar que sempre tem re-clamação e que não é algo que aconteceu apenas no período eleitoral”, afi rma Diogo.

O advogado da Aliança Por Ibirubá, Fábio Cocco, ques-tiona a argumentação. “Primeiramente, a juntada de documentos após a sentença de 1º grau é vedada por lei. Sendo assim, (esses documentos) não serão nem mesmo analisados, devendo ser retirados dos autos”.

“O Frentão, ao invés de demonstrar a legalidade de seus atos, apenas tenta legitimar suas atividades a fi rmando que em tempos anteriores tais fatos também ocorriam, re-conhecendo tacitamente a ilegalidade e caráter eleitoreiro das atitudes tomadas”, afi rma.

Além de serviços prestados à margem da lei, no pro-cesso que cassou o registro das candidaturas do prefeito Carlos Jandrey e de seu vice Rogério Rebelato, ambos do PP, fi cou comprovado que vários funcionários da Prefeitura recebiam horas extras em locais desconhecidos, em gran-de quantidade, muito acima do permitido.

“Tais fatos feriram a lisura do pleito (a eleição majori-tária de 7 outubro, em Ibirubá). A verdadeira vontade po-pular é aquela que não é eivada de vícios, ou seja, a pura vontade, sem qualquer tipo de benefício particular para uma ou outra pessoa, garantindo a igualdade de condições entre os candidatos (isonomia), o que não ocorreu”, lembra o Dr. Fábio.