jornal da cidade 697

8
CAJAMAR] P3 Praça dos Esportes e da Cultura entrará na fase de acabamento www.jornaldacidadeeregiao.com.br / [email protected] VARIEDADES] P7 “RECICLE MAIS, PAGUE MENOS” ] P5 Programa já coletou 24 toneladas de recicláveis em Barueri “O País precisa apostar no transporte público de massa” CINEMA] P7 “A Culpa é das Estrelas” chega às telonas DIVULGAÇÃO EURICO RAMOS/AGÊNCIA IMPACTO ITAPEVI] P3 Cartilha amplia ações de combate ao mosquito da Dengue DIVULGAÇÃO MARIA RODRIGUES MURILO SOARES Nicole Bahls trocou a musculação pelo crossfit WALT DISNEY PICTURES Com investimento de R$ 48 milhões do Governo do Estado de São Paulo, unidade conta com novo centro cirúrgico, enfermarias e novos leitos de UTI ANO XVIII / Nº 697 / QUINTA-FEIRA, 5 A 11 DE JUNHO, 2014 BATE-PAPO] P2 Pré-candidato a presidência, Eduardo Campos esteve em Osasco e apontou situações em que o Brasil precisa avançar

Upload: agencia-impacto

Post on 12-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Confira edição do jornal da Cidade desta semana, que conta com redação e diagramação da Agência Impacto. Boa leitura!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Cidade 697

cajamar] p3

Praça dos Esportes e da Culturaentrará na fase de acabamento

ww

w.jo

rnal

dac

idad

eere

gia

o.c

om

.br

/ jo

rnal

dac

idad

eere

gia

o@

gm

ail.c

om

variedades] p7

“recicle mais, pague menos” ] p5

Programa já coletou 24 toneladas de recicláveis em Barueri

“O País precisa apostar no transporte público de massa”

cinema] p7

“A Culpa é das Estrelas” chega

às telonas

divu

lgaç

ão

Euri

Co r

amos

/agê

nCia

imPa

Cto

itapevi] p3

Cartilha amplia ações de combate ao mosquito da Dengue

divu

lgaç

ão

maria rodriguEs murilo soarEs

Nicole Bahls trocou a musculação pelo crossfit

Walt disnEy PiCturEs

Com investimento deR$ 48 milhões do Governo do Estado de São Paulo, unidade conta com novo centro cirúrgico, enfermarias e novos leitos de UTI

ano XVIII / nº 697 / qUInTa-fEIRa, 5 a 11 dE jUnho, 2014

bate-papo] p2

Pré-candidato a presidência, Eduardo Campos esteve em Osasco e apontou situações em que o Brasil precisa avançar

Page 2: Jornal da Cidade 697

região metropolitana de São Paulo. Qual é a sua solução proposta?Acho que essa contribuição eu posso dar, pois venho de uma região que sabe o que é falta d’água de perto. Hoje, em média, as empresas que distribuem água no Brasil têm um índice de perda acima dos 45%. Esse é um foco importante, combater as perdas. De outro lado temos que gerar uma consciência do bom uso da água e animar os investimentos no saneamento.

Quais são seus projetos para a área da saúde? Dos quase 200 milhões de bra-sileiros, 150 milhões dependem única e exclusivamente do SUS [Sistema Único de Saúde]. E o que a gente precisa fazer para melhorar o SUS? Primeiro a gen-te precisa melhorar a gestão, blindando a escolha de gestores da área de saúde da interferên-cia política. O segundo ponto é mais dinheiro. De 1988 para cá, a União, que financiava 85% dos recursos para saúde, hoje finan-cia 45%. E temos que ter mais re-

Jornalista Responsável: Eurico Ramos | Design Gráfico: Agência Impacto (11) 4552-5976 | Redação: Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 55, Sala 4 - Jd. Camargos - Barueri |E-mail: [email protected] | Tiragem: 20 mil exemplares | Site: www.jornaldacidadeeregiao.com.br | Impressão: Mar Mar Gráfica 3652-5244 |Circulação: Barueri, Cajamar, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

Comercial: (11) 2851-6787Redação: (11) 2779-3194

Os artigos desta publicação não expressam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo jornal matriculado sob o nº 132686 no 1º Cartório de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Barueri.

[eXpediente]

PÁgi

na 2

5 a 11 dE junho, 2014opiniÃo]BatE-PaPo

EuriCo ramos | agênCia imPaCto

“nós precisamos fortalecer a federação”

Com o objetivo de fortalecer a cobertura da mídia regional de assuntos ligados à política nacional, a As-sociação de Jornais do Interior do Estado de São Paulo (Adjori), presidida por Carlos Alberto Bonzano Balladas, promoveu uma entrevista coletiva com o ex-governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da Repú-blica, Eduardo Campos (PSB). O encontro aconteceu no auditório 19 de Fevereiro do Jornal Diário da Região, em Osasco, na última sexta-feira (30 de maio).

Os deputados federais Roberto Freire (PPS) e Mar-cio França (PSB), o prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha (PSB), além de vereadores e lideranças políticas da região acompanharam a sabatina com os re-pórteres da região e da Capital.

“somos a sétima economia do mundo e não estamos condenados a ser governados por sarneys e Collors da vida”

“E o que a gente precisa fazer para melhorar o SUS? Primeiro a gente

precisa melhorar a gestão da saúde”

Se você é um dos mais de mais de 9,5 milhões de alunos que se inscreveram para realizar em novembro as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), saiba que agora começa uma nova fase para que possa garantir uma boa pontuação no exame, que garante acesso tanto às universidades públicas quanto às particulares.

Se você acaba de sair do Ensino Médio, e as informações ainda estão fresqui-nhas, fica mais fácil relembrar dos assuntos que podem cair nas provas dos dias 8 e 9 de novembro. Mas há técnicas que podem turbinar seu desempenho.

O mais importante, talvez, seja organizar seu tempo. É preciso criar um organograma diário para estudar para que esse tempo seja, de fato, produtivo. Aconselho a não estudar até à exaustão, o que pode comprometer a saúde e favorecer o estresse.

Outra questão importante é organizar o conteúdo que você está estudando com resumos e esquemas das matérias. Escrever também ajuda a memorizar. Outra dica é realizar simulados antes de enfrentar as provas do Enem. Há sites pródigos em oferecer questões que já foram alvo do Enem, e que podem lhe apontar um rumo para ficar mais tranquilo durante os testes.

O estudante que for realizar a prova, em novembro, pode ter a certeza que o sistema de segurança implementado para a aplicação dos exames foi reforçada. A presidenta Dilma Rousseff anunciou na última semana que um amplo acordo com as secretarias de segurança estaduais foi feito para assegurar a lisura da prova.

o preparo para o EnEm

FlÁudio azEvEdo limas, viCE-PrEFEito dE itaPEvi E dirEtor da aPEoEsP

FlÁudio azEvEdo limas

Pré-candidato a presidência, Eduardo Campos esteve em Osasco

[artigo]

A região Metropolitana de São Paulo amarga problemas sérios de congestionamento com o estrangulamento de importantes rodovias que vão para o Interior. O senhor tem algum projeto que possa ser executado entre o gover-no federal e o estado para resolver a questão?O governo federal precisa efeti-vamente reconhecer que entrou no tema mobilidade urbana de forma tardia. Esse é um problema do cotidiano das cidades, mas as cidades sozinhas não conseguem resolver, porque não têm dinhei-ro para obras de infraestrutura. Os Estados também não têm nem recursos suficientes e nem pro-jetos adequados para fazer esse enfrentamento. O Brasil animou a economia, ampliou as isenções para o transporte individual, au-mentou o prazo de financiamen-to do automóvel, e nós sabíamos que iria dobrar o número de carros nas ruas, só não se fez ao mesmo tempo cuidar das pesso-as que dependem do transporte público. Não se fez planejamento urbano para projetos estruturan-tes de linhas de metrô, de VLT [Veículo Leve Sobre Trilhos]. Só se veio puxar esse assunto quan-do se discutiu a Copa do Mundo. E a sociedade se machucou com isso. O País precisa apostar no transporte público de massa e de qualidade. E para isso também tem outro desafio, que é o preço das tarifas. Se você permitir que as tarifas subam na medida do investimento, você vai excluir da possibilidade de andar no trans-porte público muitas famílias, que não vão aguentar pagar.

A falta de água tornou-se um problema crônico para a

Ministério da Fazenda

A Presidente da Comissão de Inquérito designada pela Portaria Escor08 nº 215, de 29/04/2014, do Chefe do Escritório de Corregedoria na 8ª RF, publicada no Boletim de Serviço da RFB - Ano I - nº 20, de 02/05/2014, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto nos artigos 161 e 163 da Lei nº 8.112/90, CITA, pelo presente edital, a AFRFB Kazuko Tane, matrícula SIAPE nº 97.093 e matrícula SIAPECAD nº 8.192, para, no prazo de 15 (quinze) dias, a partir da publicação deste, comparecer na sala nº 707, sétimo andar, do edifício-sede do Ministério da Fazenda em São Paulo, sito na Av. Prestes Maia, 733, Luz, São Paulo – SP, a fim de apresentar defesa escrita no processo administrativo disciplinar nº 16302.000052/2013-44, a que responde, sob pena de revelia.

Renata Lourenço Ribeiro Silva Presidente

EDITAL DE CITAÇÃO DE SERVIDOR

SECRETARIA DA RECEITA FEDERALSUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL DA 8ª R.F.

cursos humanos. O Brasil fechou muitas faculdades de medicina. Acho que ninguém nesse país vai advogar em se tirar médicos que chegaram a locais onde antes não havia esses profissionais. Mas a gente precisa avaliar esse progra-ma [Mais Médicos] se ele efeti-vamente está funcionando. Pre-cisamos criar a carreira nacional de saúde pública, dar ao jovem médico a possibilidade dele ser um servidor da saúde pública no Brasil, ajudando a alocar médicos sobretudo onde falta, que é no interior do País.

Como planeja modificar o sis-tema, que foi implantado a

partir do governo Lula e con-tinuou no governo Dilma, de parceira com os partidos? Começamos a resolver isso na campanha, quando a gente faz a opção mais dura, que é fazer uma campanha com pouco tempo de televisão, com poucos recursos, exatamente porque queremos chegar ao governo sem estar comprometido com essa velha prática política. O povo vai nos ajudar a resolver uma parte des-sa pergunta, porque ele vai às urnas agora, em 2014, e espero e creio que vamos eleger senado-res e deputados comprometidos com essa visão transformadora. Somos a opção que o Brasil tem

para aposentar aquelas velhas raposas. Somos a sétima econo-mia do mundo e não estamos condenados a ser governados por Sarneys e Collors da vida.

Qual deverá ser sua política para dar mais recursos e au-tonomia aos municípios? Nós precisamos fortalecer a fe-deração. A agenda colocada pela população, com saúde, mobili-dade, educação e até, segurança, são reivindicações típicas de cida-des. A gente precisa ter clareza de que os municípios estão vivendo o maior arrocho de toda a histó-ria da democracia brasileira, o governo da presidente Dilma está quebrando os municípios do Bra-sil. Quando Fernando Henrique deixou o governo, de tudo que o Brasil arrecadava, de impostos, taxas e contribuições, 16% iam para os municípios. Quando o Lula deixou o governo, de cada 100 que se arrecadava, 14,5% iam para os municípios. Em três anos da presidente Dilma, de tudo que se arrecada, 11% vão para os municípios e aí não fun-ciona o que precisa funcionar

para a população.

O senhor tem um perfil bas-tante semelhante ao do pré-candidato do PSDB, Aécio Neves: ambos são de famílias tradicionais na política e ex-governadores. O que diferen-cia o senhor do pré-candidato tucano? Uma campanha normalmente é a oportunidade de mostrar as diferenças entre os candidatos. A candidatura da presidente Dil-ma representa a continuidade do que está aí e a população não deseja. A candidatura do Aécio Neves representa um tempo em que o Brasil foi comandado pelo PSDB, e nós temos tido a clareza e a tranquilidade de reconhecer aquilo que os tucanos não reco-nhecem no governo do Lula e da Dilma e, que também os petistas não reconhecem no governo do Fernando Henrique. É essa briga que o Brasil não quer mais. Mas, essencialmente, há uma diferen-ça muito grande entre a opção do PT e PSDB e por nós. Nós temos condição de unir o Brasil, de su-perar essas contradições.

Page 3: Jornal da Cidade 697

A Praça dos Esportes e da Cultura, obra da Prefei-tura de Cajamar no Parque Maria Aparecida,entrará na fase de acabamento nos próximos dias. Os ser-viços de alvenaria estão terminando e foram con-cluídas também a parte de concretagem das lajes dos dois blocos e a instalação da estrutura metálica da cobertura da quadra de po-liesportiva.

De acordo com a Di-retoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, ainda devem ser realizadas obras no entorno da Praça, como implantação de pas-seios, paisagismo, entre outras melhorias.

A Praça dos Esportes e

da Cultura ocupa uma área de 3.000 m2. Serão dois blocos em que funciona-rão Centro de Referência da Assistência Social, sa-las multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro com auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva co-berta, pistas de skate e de caminhada, equipamentos de ginástica, playground, áreas verdes e canteiro de leitura.

PÁgi

na 3

5 a 11 dE junho, 2014

cidades]Cajamar // santana dE ParnaíBa

Praça dos Esportes e da Culturaentrará na fase de acabamento

Fotos: murilo soarEs

Construção está adiantada e vai entrar na

fase de acabamento

Alvenaria dos dois blocos vai sendo concluída e estrutura metálica da quadra poliesportiva também foi finalizada

A Prefeitura, por intermé-dio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está com inscrições abertas para a “Oficina de Fotografia” mi-nistrada pelo fotografo Ro-berto Andrade.

Com duração de 12 ho-ras, a Oficina será realiza-da entre os dias 04 e 25/06,

sempre as quartas-feiras, no Centro de Memória e Inte-gração Cultural (CEMIC). Os participantes receberão uma apostila com os princípios básicos da fotografia que se-rão trabalhados no decorrer dos encontros e um certifica-do de participação.

As inscrições devem ser

realizadas na Secretaria de Cultura e Turismo de segun-da a sexta-feira das 08h às 17h. Os interessados pre-cisam possuir uma câmera fotográfica (digital, semipro-fissional, profissional, etc.). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4622-8700.

Em menção ao decreto n° 1.400/2010, em “Home-nagem à Luta dos Pelegos e Queixadas”, que se come-mora em 14 de Maio, atra-vés da prefeitura, o Museu Municipal Casa da Memó-ria, integrado a 12ª Semana Nacional de Museus, reali-zou a abertura da exposição “A greve dos Queixadas” em acervo,de 14 de maio à 14 de junho, com o intuito de apresentar novos mate-riais da fábrica “Cimento

Perus” evidenciando a luta dos trabalhadores.

Os visitantes podem apreciar documentos, fo-tos, objetos e vídeos que rememoram o cotidiano dos trabalhadores e a greve de 1962, uma das maiores greves do país, onde nesta terça-feira, 27, mais de 40 alunos da Emeb Demétrio Rodrigues Pontes conhece-ram um pouco da história que marco u a cidade. “Os alunos ficam no técnico

em sala de aula,vêem o processo e toda esta expli-cação se torna fundamen-tal para o conhecimento de cada um”, disse o professor Alexandro Ricardo Costa.

A exposição permane-ce até 14 de junho. Atendi-mento de segunda à sexta, das 08h às 17h e aos sá-bados, das 10h às 16h, na praça José Rodrigues do Nascimento, 30, anexo à Prefeitura de Cajamar. In-formações: 4446-7553.

secretaria de Cultura e turismo abre inscrições para a “oficina de Fotografia”

Exposição sobre a Greve dos queixadas ficará até14 de junho em Cajamar

[parnaíba][cultura]

www.fb.com/jornaldacidadeeregiao

a greve dos queixadase novos materiais são

apresentados

Page 4: Jornal da Cidade 697

PÁgi

na 4

5 a 11 dE junho, 2014política]santana dE ParnaíBa

josiEl Paiva

Moção de Aplausos agracia concorrentes de concurso no município

Miss e Mister Melhor Idadesão homenageados na Câmara

A 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba ocorri-da ontem, 3 de junho, ren-deu homenagens ao joga-dor de futebol Sidnei Sciola Moraes, atacante do Perth Glory Futebol Clube, da In-glaterra, através da Moção de Aplausos nº 65/2014, de autoria do vereador Ângelo da Silva; também ao senhor Robson Santos Almeida, pela sua história de supe-ração, através da Moção de Aplausos nº 69/2014, apresentada pelo vereador Zé Cardoso e também aos participantes do concurso Miss e Mister Melhor Idade de Santana de Parnaíba, realizado em 24 de maio, através da Moção de Aplau-sos nº 66/2014, do vereador Nilson Cadeirante, além de

vereadores participam da 16ª sessão ordinária da Câmara de santana de Parnaíba

nequinho densanti lamenta a não ampliação do horário de funcionamento das usa`s e do CEP

Em fevereiro de 2013 o presidente da Câmara de Santana de Parnaíba, Ne-quinho Desanti (Solidarie-dade) solicitou à prefeitura ampliação do horário de atendimento das Unida-des de Saúde Avançada (USA`s) dos bairros Par-que Santana, Fazendinha e Cidade São Pedro, e no Centro de Especialidades Parnaibano (CEP). As pro-postas, encaminhadas ao então prefeito Marmo Ce-zar, visam ampliar o aten-dimento das USA`s para todos os dias da semana, 24 horas por dia, e a ampliação

do horário de funcionamen-to do CEP para pelo menos até às 23 horas.

Passados 16 meses, o pedido ainda não foi aten-dido. “É com muita triste-za ver que na cidade onde moro, que tanto amo, solici-tações importantes não têm a devida atenção do Poder Executivo”, destaca Nequi-nho.

O pedido do vereador apresentado em fevereiro de 2013 também prevê que durante o período da noi-te as Unidades de Saúde Avançada funcionem como Pronto Socorro.

[cobrança]

outras moções de aplausos à direção da ETEC Fazendi-nha e aos Correios.

Também foram votados na ordem do dia oito proje-tos de Lei: O PL nº065/2014, de autoria do vereador Ro-naldo Santos, que institui a Virada Católica na cidade

de Santana de Parnaíba; o PL nº 080/2014, que cria o bilhete especial para utili-zação nos transportes co-letivos pelos trabalhadores desempregados no muni-cípio, de autoria do verea-dor Amâncio Neto; o PL nº 081/2014, do presidente da

Câmara, vereador Nequi-nho Desanti, que institui a semana de conhecimento sobre a história de Santa-na de Parnaíba; o PL nº 088/2014, que estabelece o Dia e a Semana Municipal do Teatro, de autoria do ve-reador Dr. Rogério.

Page 5: Jornal da Cidade 697

Para intensificar ainda mais o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmis-sor da Dengue, a Prefeitura de Itapevi está distribuindo – por meio das Secretarias da Saúde e de Educação – cartilhas didáticas sobre o assunto. O material estará à disposição nas unidades de saúde (UBS e USF), assim como nos prontos-socorros Central , Vila Dr. Cardoso e Amador Bueno, da cidade.

Já a equipe de Educa-

ção irá distribuir nas esco-las para que os “agentes mirins” (os estudantes) disseminem as informa-ções aos pais sobre como prestar atenção ao acúmu-lo de água em recipientes, colocar telas nas caixas de água e lavar vasilhas de alimentação de animais domésticos, dentre outras precauções.

Vale lembrar que os profissionais da Saúde re-alizam visitas diariamen-te em diversos bairros da

cidade com o objetivo de alertar e conscientizar a população. Os agentes pas-sam pelas casas distribuin-do materiais educativos e orientando os moradores.

Além de alertar sobre as precauções que devem ser tomadas, a equipe au-xilia os munícipes a bus-carem orientação médica – nas unidades de saúde do município – em caso de suspeita de Dengue e, alertam para os sintomas (febre aguda com duração

maior do que sete dias, do-res de cabeça, dores atrás dos olhos, prostração, do-res musculares e nas jun-tas, e manchas avermelha-das no corpo).

Sala de situaçãoNa terça-feira (27), o

Espaço Cultural 930 sediou a Sala de Situação, espaço reservado para represen-tantes de diversos muni-cípios – que compõem a Rota dos Bandeirantes – para discutir sobre a Den-

gue nas cidades.Segundo a Secretaria

da Saúde, as reuniões são realizadas mensalmente e ajudam na atuação de combate à Dengue de for-ma integrada nos municí-pios. Com o levantamento apresentado pelas cidades o mapeamento, o controle e a prevenção ao mosquito podem ser feitos de forma mais efetiva.

PÁgi

na 5

5 a 11 dE junho, 2014

cidades]BaruEri // itaPEvi

“Recicle Mais, Pague Menos” já coletou 24 toneladas de recicláveisO programa é uma grande oportunidade para que a nossa população consiga visualizar na prática o valor que há no lixo

joão Carlos amaral

após receber os resíduos já separados, eles são pesados e precificados

Programa Barueri Menos Uma Tonelada, da Secretaria da Mulher

Cartilha educativa será distribuída na cidade

Inaugurado em agosto do ano passado, em local cedido pela Prefeitura de Barueri próximo à UBS do Jardim Paulista, o ponto barueriense do programa “Recicle Mais, Pague Me-nos” da AES Eletropaulo já coletou 23,9 toneladas de materiais recicláveis.

O programa prevê des-contos, na conta de luz, proporcionais ao peso do material entregue. Nestes dez meses o posto de co-leta, situado na avenida Marginal Direita, já totaliza 543 pessoas cadastradas e já concedeu R$ 5.300 em bônus nas faturas de ener-gia elétrica.

“O programa é uma grande oportunidade para que a nossa população consiga visualizar na prá-tica o valor que há no lixo

A terceira edição do programa “Barueri Menos Uma Tonelada” se encerra neste sábado, 7 de junho, com um desafio de 5 qui-lômetros.

Desenvolvido pela Se-cretaria da Mulher de Ba-rueri, o programa reúne a participação de mais de 400 mulheres, que durante 90 dias foram orientadas por uma equipe multidisci-plinar de saúde, nutrição e esportes, em atendimentos

gratuitos. Com festa e colocando

o público para se movi-mentar, o programa “Ba-rueri Menos Uma Tonela-da” encerra esta edição com uma prova de rua que será realizada na Via Par-que Tietê, próximo à ACM de Alphaville.

A corrida tem início às 9 horas da manhã e os resul-tados da redução de peso e medidas serão apresenta-dos posteriormente, já que

A Prefeitura de Itapevi – por meio da Secretaria da Saúde – investe cada vez mais na vida saudável de crianças e adolescentes. Por conta disso, o municí-pio vai passar a contar com o Centro de Atenção Psi-cossocial (CAPSi II) Infan-to-Juvenil “Ciranda”.

A pasta estima que terá capacidade de acolher até 150 pessoas. Esse será um serviço novo na cidade,

uma vez que as crianças e adolescentes, moradores de Itapevi, não tinham op-ção e se dirigiam a outros municípios em busca de tratamento.

A inauguração da nova unidade – que contará com a presença do prefeito Jaci Tadeu – será nesta sexta-feira (6), às 17h. O espa-ço fica na rua Brasília de Abreu Alves, 65 – Vila Nova Itapevi.

“Barueri Menos Uma Tonelada” terá encerramento com prova de 5 km

Centro de atenção Psicossocial para crianças e adolescentes será inaugurado nesta sexta-feira (6)

Cartilha didática amplia ações de combate ao mosquito da dengue em Itapevi

[3ª ediçÃo] [itapevi]

[conscientizaçÃo]

que produzimos em nossa casa. É um benefício para o cliente, que ganha descon-tos, e para a cidade, pois reforça o programa de co-leta seletiva que já funcio-na no município”, explica o secretário de Secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Aparecido Pires de Castro.

“Quem Recicla Bate um Bolão”Para mobilizar ainda

mais a população, a AES Eletropaulo criou a cam-panha “Quem Recicla Bate um Bolão”. Os cinco clien-tes que entregarem a maior quantidade de recicláveis no ponto de Barueri até o

dia 13 de junho, além do desconto na conta de luz, ganharão também uma bola de futebol. Para par-ticipar é necessário entre-gar, durante a campanha, no mínimo seis quilos de materiais.

“Esse projeto é resulta-do do nosso compromisso com a sustentabilidade, que se tornou um elemen-to fundamental e inerente ao planejamento estraté-gico da empresa”, afirma Andrea Santoro, analista de sustentabilidade da con-cessionária.

no próximo dia 5 de junho, às 18 horas, professores e alunos dos cursos de Edu-cação Física da Universida-de Presbiteriana Macken-zie, parceira do programa, realizam a terceira e última avaliação física.

A próxima edição do programa está prevista para iniciar no mês de se-tembro, num convite para mulheres que queiram per-der peso com qualidade de vida, atividades esporti-vas e mudança de hábitos mais saudáveis. Mais infor-mações: 4706-4046.

FErnando souza

Page 6: Jornal da Cidade 697
Page 7: Jornal da Cidade 697

PÁgi

na 7

5 a 11 dE junho, 2014

variEdadEs

Foto

s: d

ivul

gaçã

o

foX

fIlM

do

BRaS

Il

[cin

ema]

internacionalO ator Jason Priestley, o bonitão Brandon Walsh, da série ‘Barrados no Baile’, dos anos 90, desembarca no Rio nesta semana para começar as filmagens de Zoom, que terá toma-das gravadas em Paraty e no Canadá. O par romântico de Priestley no filme será a atriz Mariana Ximenes que, pela primeira vez, gravará um filme todo em inglês.

maravilha de Batatas ao FornoINGREDIENTES300 g de batatas, 2 copos de requeijão cremoso, 50 g de queijo mussarela, 1 colher de sopa de queijo ralado, margarina para untar.

MODO DE PREPAROCorte as batatas em rodelas não muito finas para não derreterem, cozinhe em água com sal a gosto por aproximadamente 15 minutos, ou até ficarem macias. Cuidado para não amolecerem demais. Reserve. Misture em um refratário o requeijão, o presunto e a mussarela picadinhos e 1 pitada de sal.Montagem: Unte um refratário marinex, coloque toda a batata cozida, coloque a mistura do requeijão por cima, para que cubra toda as batatas, polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido, em 180°, por 15 minutos, ou até perceber que gratinou.

[receita]

“A Culpa é das Estrelas”Em A Culpa é das Estrelas, Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) e Augustus Waters (Ansel Elgort) são dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio para pacientes com câncer. Por causa da doença, Hazel sempre descartou a ideia de se envolver amorosamente, mas acaba cedendo ao apaixonar-se por Gus. Juntos, eles viajam para Amsterdã, onde vão embarcar numa jornada inesquecível. Direção: Josh Boone

a fila andou?A fila andou para Grazi Massafera. Segundo a coluna de Leo Dias, do jornal “O Dia”, o eleito é o lutador de MMA Erick Silva. Grazi nem confirmou nem negou. “Nunca estou sozinha. Sempre tive liber-dade, nunca foi presa. O lado bom é que agora eu posso paquerar. Mas não estou namorando. Quando for oficial, vou ser a primeira a contar”, disse a atriz.

magrinhaNicole Bahls trocou a

musculação pelo crossfit - modelo de treinamento que virou febre entre os famosos. “Não acho chique ser gostosa. Não preciso ficar mostrando só perna e bunda e o crossfit está me ajudando muito porque o resultado aparece bem rápido. E não tem aque-la monotonia da academia. Viciei desde o primeiro dia”, diz Nicole, que já perdeu três quilos com apenas seis semanas de treinamento.

Page 8: Jornal da Cidade 697

5 a 11 dE junho, 2014

PÁgi

na 8

1.litEratura // lançamEnto dE “a FaCE somBria da BElEza”

A História de Marlon Brando (1924-2004) contada por François ForestierEncontra-se nas livrarias, o livro que conta boa parte da história de Marlon Brando, premiado ator norte-americano, escrito pelo jornalista francês François Forestier, que foi entrevistado por André Barcinski, para a Folha de S. Paulo. Na entrevista ele revela quem era o artista e o homem: “Brando era extraordinariamente sedutor; tinha tantas amantes que este livro poderia parecer um catálogo telefônico. Era um autor incomparável e uma pessoa abominável, um monstro. Mas me interesso por monstros, acho que eles são o nosso verdadeiro lado humano e tentei revelar a monstruosidade do mundo dele… Brando não se importava com ninguém. Era um monstro do ego, um monstro de infelicidade, um poço de solidão, sem bússola moral, sem senso de direção… Em seus últimos anos de vida estava apenas se inclinando sobre a auto-destruição, arrastando todos os seus filhos… se algumas pessoas sonham sobre um mundo em chamas ele sonhou em fazer o mundo desaparecer num buraco negro”.Ao descrever Brando, André Barcinski, da Folha, é preciso, frio, quase devastador, “Foi o maior ator de sua época, mas sua vida foi uma sucessão de tragédias. Lindo, seduziu centenas de mulheres e homens, dormiu com metade de Hollywood e destruiu a vida de muita gente. Uma filha se matou, assim como várias amantes. O filho foi acusado de assassinato. Por onde passou o ator deixou corações arrasados e vidas despedaçadas. Terminou a vida sozinho, obeso, deitado num sofá, sem receber nem os amigos”.

2. rEsPonsaBilidadE soCial // 2º arraiÁ da inClusão

Temporada das Festas Juninas. Merece destaque especial a que será realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SDPD de BarueriOs moradores do Jardim Belval e arredores, terão motivos de sobra para participar do 2º ARRAIÁ DA INCLUSÃO, que acontecerá nos dias 6 e 7 de junho, sexta e sábado, das 17 h às 23 horas. Serão montadas, na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SDPD, localizada à Rua Vereador Isaias Pereira Souto nº 175, barracas com doces, comidas e bebidas

típicas, churrasco, sanduíche de pernil, cachorro quente, boca do palhaço, argolas, pescaria, porco na panela, e fogueira. Toda a renda será revertida para a Campanha do Agasalho 2014, do Fundo Social de Solidariedade de Barueri. Venha participar e traga sua família.

3. monarQuia // rEvElado o sEgrEdo da suCEssão EsPanhola

Rei da Espanha não confiou seu segredo nem ao papaJuan Carlos, Rei de Espanha, não contou nem ao papa, quando o viu, em 28 de abril, em Roma, que iria abdicar do cargo em favor de seu filho, dom Felipe. Nem mesmo aos xeques e sultões do Golfo que visitou nos últimos meses e com os quais a relação é tão estreita que se chamam de “irmãos”. O Rei guardou durante meses o segredo que iria se transformar na notícia do ano. Com o Príncipe, considerou três datas possíveis para revelá-lo: na última semana de maio, na primeira de junho ou na segunda desse mês. Na sexta-feira passada (30/5), antes de dom Felipe sair de viagem para El Salvador para a posse do novo presidente, Salvador Sánchez Cerén, deixaram tudo preparado. O segredo mais bem guardado deixaria de sê-lo na segunda-feira (2/6), com o Príncipe já de volta a Madri. O jornal EL PAÍS reconstituiu a reta final até o histórico anúncio da abdicação de dom Juan Carlos. A charge ao lado, de Chico Caruso, nos remete a três celebridades que recentemente renunciaram a seus cargos: Papa Bento XVI; ministro Joaquim Barbosa (STF) e Juan Carlos.

4. mural da histÓria // Conta dE PadEiro

Paulo Roberto Costa, o homem bomba, falouEm entrevista concedida a Mario Cesar Carvalho, da Folha de S. Paulo, o “homem bomba” falou. Paulo Roberto Costa, em liberdade concedida pelo ministro do STF Teori Zavascki e que até agora ninguém entendeu, ou engoliu, mesmo porque ele, Teori, não explicou, e quem sabe jamais explique, uma vez que não deve ter explicação e as razões devem ser as piores possíveis. Mas, Paulo falou. E o que disse? Paulo Roberto, justificando o pequeno erro de dimensionamento da obra da refinaria de Abreu e Lima – ao invés de US$2,5 bi, para US$20 bi, por enquanto – esclareceu: “A PTrobras errou. Divulgou o valor de US$ 2,5 bilhões sem saber quanto a refinaria iria custar, sem ter um projeto. Essa é uma conta de padeiro”. Que absurdo. É de deixar qualquer um perplexo! É assim que essa corja, armada e montada pelo PT, toca o Brasil. Usa bilhões de dólares como “dinheirinho de pinga”, para se desculpar das falcatruas que cometem alegando o erro ser “conta de padeiro”. Está mais que na hora de acabar com essa calamidade.

“Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.” (William Shakespeare)[aniversariantes da semana]

1

6

11

2

7

12

3

8

13

4

9

14 15

5

10

Quatro Vezes TIM TIM dia 1º/6José Messias da Silva (Foto 1), meu dileto amigo e eterno vereador por Santana de Parnaíba, recebeu o carinho da esposa e filha; Flávia Souza Fernandes (Foto 2); Ricardo Coutinho Rezende (Foto 3) e Gilberto Malva.

Três Vezes TIM TIM dia 2/6Thalita Carregosa Pereira de Souza (Foto 2); Décio Garcia, companheiro rotariano; e Clarice Aparecida.

Duas Vezes TIM TIM dia 3/6Alexandre Nemeth (Foto 5) e Ana Rezk.

Quatro Vezes TIM TIM dia 4/6Daia Morais (Foto 6); Christiane Alves

Aniversariante, se você quiser divulgar seu aniversário envie um email para nós com seus dados e fotos que publicamos.

Eis a(o)s amiga(o)s aniversariantes que apagam velinhas na semana de 1º a 7 de junho, a quem desejamos amor, felicidades, muita paz e saúde.

(Foto 7); Adriana Ruth dos Santos e Doraci Francisco.

Quatro Vezes TIM TIM dia 5/6Nayhara Mendes (Foto 8); Fernando Moya, membro do Movimento das Equipes de Nossa Senhora, junto com sua esposa Raquel desempenha o papel de Casal Responsável da Região São Paulo Capital I, da qual fazemos parte; Vera Lúcia Lyra de Vasconcelos e Pérola Nascimento Campos Maia

Duas Vezes TIM TIM dia 6/6Thaís Moura (Foto 10) e Lis Chaves (Foto 11).

Quatro Vezes TIM TIM dia 7/6Mônica Neves (Foto 12); Ni Camargo Miranda (Foto 13); Antonio Carlos dos Santos (Foto 14), vereador Tarzan, e Juliane Almeida (Foto 15).

divu

lgaç

ão

1

3.

2.

ChiC

o Ca

ruso

Bras

il247

.Com

sdPd

/div

ulga

ção