correio notícias - edição 697

12

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 15-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 697

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 697
Page 2: Correio Notícias - Edição 697

SEXTA-FEIRA, 08 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 697OPINIÃO2

Seca e fim da civilização maiaSe você tem dificuldade de

imaginar como uma flutuaçãoclimática pode destruir umacivilização, imagine o queaconteceria em São Paulo seuma seca violenta fizesse comque os reservatórios de águaque abastecem a cidade ficas-sem incapazes de enviar se-quer uma gota para a cidadedurante um ano. A populaçãoteria de ser realocada e pro-vavelmente viveríamos umacrise política e econômica.

Há anos historiadores sus-peitam que uma seca extre-mamente violenta foi uma dascausas da extinção da civili-zação maia. Agora, os cien-tistas conseguiram mapear asvariações climáticas que ocor-reram durante quase 2.050anos - começando 40 antesdo nascimento de Cristo e ter-minando em 2006 - e pude-ram correlacionar essas mu-danças climáticas ao surgi-mento, apogeu e o desapare-cimento da civilização maia.

A caverna de Yok Balumfica em Belize a 1,5 quilôme-tro de Uxbenká, uma cidademaia. Nas suas imediações,submetidos aos mesmo regi-me de chuvas, estão outros

grandes centros da culturamaia. Essa caverna, localiza-da 366 metros acima do níveldo mar, é rica em estalagmi-tes.

As estalagmites surgemno solo das cavernas quandogotas de água caem do tetoregularmente, exatamente nomesmo no mesmo local, du-rante milhares de anos. Cadagota contém minerais dissol-vidos na água. Quando a águada gota evapora, os mineraisse depositam no topo da es-talagmite.

Imagine que a cada horauma gota de água caia no topoda estalagmite e evapore, adi-cionando uma nova camadade minerais. Imagine agoraque esse processo ocorraininterruptamente durante mi-lhares de anos. O resultado éa formação de uma estruturana forma de dedo (algumastêm metros de altura) ondecada camada contém os mi-nerais presentes na gotad'água que caiu naquela hora,daquele dia, daquele ano. Poresse motivo, as estalagmitessão um registro temporal ex-tremamente confiável do climade uma região.

Em 2006, cientistas cole-taram uma estalagmite de 56centímetros de comprimentona caverna de Yok Balum. Os45 centímetros do topo da es-talagmite foram fatiados comose fosse um salame. Cada fa-tia tinha 0,1 milímetro de es-pessura. Usando um métodoque mede a quantidade de urâ-nio e tório, os cientistas pu-deram determinar a idade decada uma dessas fatias. Asmais de cima se formaramem 2006, antes da estalagmi-te ser coletada, mas as maisde baixo haviam sido forma-das 40 anos antes de Cristonascer.

Durante 2.050 anos, gotaa gota, a composição da águaque pinga nessa caverna es-tava registrada nesses 45centímetros de estalagmite.De posse da idade de cadafatia, outra amostra de cadafatia foi utilizada para deter-minar a presença do isótopo18 do oxigênio. Uma maiorquantidade desse isótopoestá relacionada a uma maiorquantidade de chuva na épo-ca em que a fatia foi formada;uma quantidade menor do isó-topo indica menos chuva.

Correlacionando os dadosde idade e de quantidade dechuva em mais de 4,2 mil fa-tias, foi possível fazer um grá-fico que indica quanto choveu,a cada semestre, naquela re-gião desde 40 anos antes donascimento de Cristo até opresente. As duas maioressecas que ocorreram na re-gião após a chegada dos eu-ropeus (em 1535 e em cincoanos entre 1765 e 1800) apa-recem claramente no gráfico.

O passo seguinte foi colo-car no mesmo gráfico os di-versos eventos da civilizaçãomaia. Lembre que os maiaspossuíam um sistema de ca-lendário extremamente sofis-ticado, onde registravam oseventos políticos e a constru-ção de pirâmides e outrasobras.

O período áureo da civili-zação maia surgiu por voltados anos 300, mas os centrosurbanos e a construção dosmonumentos se iniciou porvolta do ano 400, após umagrande seca que ocorreu en-tre 400 e 425. Após essaseca, o número de cidadescresceu muito, atingindo omáximo por volta do ano 780.

Charge do dia

"As Plantas e as árvoresformam um conjunto dereal beleza ao nosso am-b i e n t e . A l é m d a b e l e z as ã o e s s e n c i a i s p a r a avida do homem no plane-ta já que par t ic ipam nap u r i f i c a ç ã o d o a r q u erespiramos".

Com tal importância éinadmissível a destrui -ção pelas mãos huma-

nas.É preciso pensar muito an-tes de cor tar ou pedi r paracortar uma árvore ou ext in-guir uma planta. Não pode-mos pensar indiv idualmen-te, mas coletivamente.Lembre-se que e las va lemmui to mais do que a lgumasuje i ra que e la possa dei -xa r."Deus cr iou um imenso jar-d im (que é o nosso p lane-ta) para nós vivermos, pre-c i s a m o s c u i d á - l o c o mc a r i n h o " . ( L u i z H e n r i q u eGermano)

Aproveitando as pala-vras do nosso vice-

prefei to, Luiz Germano,vamos ref let i r sobre aarborização nas vias

públ icas de nossacidade.

Sabe-se que o crescimentopopulac ional a feta d i re ta-mente a preservação ambi-ental em todos os aspectos,po r i s so , u rge ap rende r -mos a cu idar do nosso es-paço em todos os sentidos.Nossa c idade está despro-

Artigo Por Fernando Reinach

Previsão do Tempo

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis,Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Jacarezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina,Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da BoaVista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirãodo Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaúe Reserva.S

IQU

EIR

A C

AM

PO

S

- RU

A D

OSEX

PEDI

CION

ÁRIO

S,15

25 -

(43)

357

1-36

46jo

rnal

corr

eiod

onor

te@

gmai

l.com

www.

corre

iono

ticia

s.co

m.b

r

TE

MA

CO

BO

RB

A -

AV.

HOR

ÁCIO

, 77

9- S

ALA

4 - G

ALER

IA P

UPO

- CEN

TRO

/F

ax: (

42) 3

272-

1598

ocor

reio

tb@

gmai

l.com

DIREÇÃOElizabete GoisREDAÇÃO

Camila Consulin, Isa Machado, Regiane RomãoDIAGRAMAÇÃO

Marcos Vinícius, Bruno RafaelAUXILIAR ADMINISTRATIVO

Claudenice Machado, Emilia KusterCOLUNISTA

Gênesis Machado

CIRCULAÇÃO:

v ida de uma a rbo r i zaçãoadequada , a ma io r ia dasárvores está embaixo dasredes elétricas, outras, comporte inadequado estouran-do as ca lçadas. Por isso,devemos p lanejar e esco-lher corretamente as espé-cies a serem plantadas, al i-ando às melhores prát icasde manejo junto aos s is te-mas e lé t r icos, ev i tando ain te r fe rênc ia das á rvoresnos bens e nos serviços pú-blicos.Out ro fa to r que devemosconsiderar é que o passeio(calçadas) é prior idade dospedestres e cadei rantes eas ca lçadas com árvoresdevem ter um mínimo acei-tável de largura. Por isso,ao p lanejar um plant io asespécies devem ser predo-m i n a n t e m e n t e n a t i v a s eadequadas a cada situaçãoespeci f ica. Duas espécies,consideradas ideais são Hi-bisco (Hibiscus rosa-sinen-s is) ; e Extremosa (Lagers-t roemia ind ica) , por seremárvores de pequeno por te .A Prefeitura Municipal, atra-vés do Depa r tamen to deMeio Ambiente está p le i te-ando jun to a COPEL, umConvênio para e laboraçãoe implantação de um Planode Arbor ização que vá deencontro com as necessida-des e características físicasde nosso município, contem-plando a subst i tu ição dasárvores inadequadas quese encontram sob as redesde distr ibuição de energia.

Page 3: Correio Notícias - Edição 697

SEXTA-FEIRA, 08 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 697POLÍTICA 3

PREOCUPAÇÃOUma amiga me perguntou se osmonitores e professores das esco-las municipais e estaduais tem trei-namento para agir em caso de in-cêndio, há especulações que estãosendo criadas brigadas de incên-dio nas escolas por professores efuncionários. Esse tipo de ação émuito importante, mas também é pre-ciso que os cursos de Primeiros So-corros sejam feitos com frequênciapara manter os profissionais qualifi-cados e garantir a segurança dosnossos estudantes.

MAIS SAÚDEO prefeito Fabiano Lopes Bueno (oBí), está realmente cumprindo a suapromessa de melhorar a saúde deSiqueira Campos. Neste primeiromês ele praticamente dobrou aquantidade de médicos que aten-dem em Siqueira Campos. O qua-dro que era de 9 médicos agora jásão 21 sendo que 8 deles atendemespecialidades.

CARROS PARA SAÚDEO prefeito Bí, também investiu namobilidade da saúde, comprou maisdois carros novos que irão dar maisagilidade nos atendimentos e trans-porte de pacientes.

OBRASNa quarta-feira (6) os moradoresque foram afetados pelas fortes chu-vas de janeiro se reuniram com oprefeito o Fabiano Lopes Bueno (oBí), e seus secretários para discutiras obras de recuperação das áre-as atingidas. O prefeito argumentouque as obras de recuperação se-rão terminadas até maio. A rua maisatingida foi a Avenida Quintino Bo-caiúva que por sinal, um trecho delaficará interditada até que se resolvao problema.

PROMOTORIA SELECIONAESTAGIÁRIO DE DIREITO

A Promotoria de Justiça da Comar-ca de Siqueira Campos abriu sele-ção para preenchimento de vagapara estagiário de Direito e paraformação do cadastro de reserva.Podem participar estudantes a par-tir do 3º ano ou 5º semestre. As ins-crições terminam hoje sexta-feira (8)de fevereiro, às 18 horas. A provaserá realizada às 13 horas do dia20 de fevereiro, e o resultado sairáno dia 26 de fevereiro, também às13 horas.

QUATIGUÁA nova gestão de Quatiguá estáencontrando dificuldade em por acasa em ordem, segundo informa-ções o ex-prefeito Efrain e seu gru-po deixou uma dívida de R$ 877mil na saúde pública do município.Além do rombo financeiro os arqui-vos e controle de entrega dos me-dicamentos fora apagados dos com-putadores no final do ano passadopara dificultar o trabalho da novagestão.

ATUAÇÃOO deputado estadual Pedro Lupion(Democratas) apresentou projetode lei que destina às mulheres víti-mas de violência doméstica, 4% dasunidades de programas de lotea-mentos sociais e de habitação po-pular. De acordo com o projeto, aproposta busca atender mulheresvítimas de violência doméstica, des-de que preencham os requisitos es-tabelecidos para concessão pelosórgãos competentes. Na preposi-ção, para os efeitos desta lei, sãoconsideradas mulheres vítimas deviolência doméstica aquelas que seenquadram nas hipóteses elenca-das na Lei Federal n.11.340/2006(Lei Maria da Penha).

CARNAVAL EMJACAREZINHO

As quatro escolas de samba de Ja-carezinho já se preparam para osdesfiles de carnaval que acontece-rão neste sábado (9) e segunda-feira (11), sempre com inicio às 20horas na rua Paraná. Além das tra-dicionais escolas de samba, o desfileainda terá a presença de mais qua-

Prefeito Bi se reúne commoradores da Rua Quintino

Bocaiúva, em Siqueira CamposDe Siqueira CamposRegiane Romão

Foi realizada na noite dessaquarta-feira, 6, a primeira reuniãosocial referente à implantação desistema de drenagem de águaspluviais em Siqueira Campos.

De acordo com a assistentesocial, Vânia Alves, a reunião foirealizada para cumprir uma exi-gência do Ministério das Cidades,que é o órgão fiscalizador dasobras que vem sendo realizadasna Rua Quintino Bocaiúva, quefoi atingida pelas chuvas fortes nomês de janeiro de 2013.

Como explicou Vânia, o Mi-nistério das Cidades exige queseja realizado um projeto socialparalelo ao desenvolvimento daobra, e que esse projeto devecontar com a presença dos bene-ficiários diretos da obra, ou seja,os moradores dessa rua.

Outra palestra já está marca-da para o dia 29 de fevereiro, às19h 30min, no antigo Fórum. Énecessária a realização dessaspalestras para que a última par-cela da verba seja liberada, eassim a obra seja concluída.

Serão enviados para o Minis-tério das Cidades lista de presen-ça, fotos e relatórios, a fim decomprovar a realização da mes-ma.

O prefeito Fabiano Lopes Bu-eno - PSB, também esteve pre-sente na palestra. Os moradoresaproveitaram a ocasião paraquestionar sobre as obras na rua.

Como explicou o prefeito, asobras deverão estar concluídasaté o mês de maio. "se tudo cor-rer bem se não tivermos muitachuva, as obras estarão concluí-das entre março e maio desteano", disse.

Moradores ouviram atentamente as explicações do prefeito Fabiano Lopes Bueno

tro blocos carnavalescos.

PROGRAMA OFICINASPERMANENTES

A Prefeitura de Jacarezinho atravésdo Departamento de Cultura man-tém em atividade o programa Ofici-nas Permanentes, já iniciado emanos anteriores. O projeto está cominscrições abertas. As matrículas de-vem ser feitas no Departamento deCultura de segunda à sexta-feira, das8h às 11h30 e também no período datarde das 13h às 17 horas. O DiretorMunicipal de Cultura, Jucelino Biagi-ni, informou ainda que também hávagas para quem desejar ser inte-grante da Banda Municipal. Há vári-as opções de instrumentos.

PROGRAMA OFICINASPERMANENTES

O Departamento de Cultura aindaoferece Oficinas Permanentes de vi-olão, teatro, balé, teclado e artes plás-ticas (pintura). "Este programa é mui-to bom e iremos manter, pois comcerteza ajuda muitas famílias e ensinaalgo de valor aos jovens", ressaltouo Diretor de Cultura.

PRONATEC DESTINARÁ 90 MILVAGAS A PRESOS E PESSOAS

QUE JÁ CUMPRIRAM PENAPessoas que cumprem pena de pri-vação de liberdade e as que já dei-xaram a prisão terão acesso, a partirde agora, a cursos gratuitos de ca-pacitação profissional por meio doPrograma Nacional de Acesso aoEnsino Técnico e Emprego (Prona-tec). Um acordo assinado hoje (7)entre os ministérios da Justiça e daEducação prevê a oferta de 90 milvagas até 2014 em cursos de forma-ção inicial e continuada ou de qualifi-cação profissional.

GOVERNO VAI OFERECERBOLSA DE ESTUDO PARA

FILHOS DEPOLICIAIS MORTOS

EM SERVIÇOOs ministérios da Educação e da Jus-tiça estão preparando proposta paraapoiar a formação universitária de fi-lhos de policiais mortos em serviço. Aideia inicial é conceder uma bolsa deestudo por meio do Programa Uni-versidade para Todos (ProUni). Ainformação é do ministro da Educa-ção, Aloizio Mercadante. "É uma per-da que não é compensável, que éenterrar o pai por estar fardado emserviço e é assassinado de formacovarde pelo crime organizado. Émuito pouco em termos financeiro,mas é o mínimo que o Estado devefazer para as famílias desses polici-ais", disse Mercadante durante ceri-mônia no Ministério da Educação. Oministro informou que será precisoajustes na legislação para garantiresse direito aos filhos de policiaismortos em serviço.

COMBATE À VIOLÊNCIACONTRA CRIANÇAS NO

CARNAVALA ministra Maria do Rosário, da Se-cretaria de Direitos Humanos da Pre-sidência da República, pediu a aten-ção da população ao lançar na ma-nhã de ontem (7) a Campanha Naci-onal de Carnaval de Proteção à Cri-ança e ao Adolescente. O objetivo éfazer com que as pessoas que tive-rem informações sobre violência con-tra menores de idade procurem osconselhos tutelares, a polícia ou de-nunciem ao Disque 100, que enca-minhará o caso às autoridades locaise à rede de proteção.

ANEEL DIVULGA TARIFA DEENERGIA RESIDENCIAL COM

DESCONTOA Agência Nacional de Energia Elé-trica (Aneel) divulgou ontem (7) a lis-ta atualizada das tarifas residenciaisde energia, com o desconto determi-nado pelo governo federal em 24 dejaneiro. As reduções variam de 18%a 25%, dependendo da concessio-nária. Os valores não contemplamtributos e outros itens que fazem par-te da conta de luz, como o Impostosobre Circulação de Mercadorias eServiços (ICMS) e a Taxa de Ilumi-nação Pública.

A reunião social faz parte da implantação de sistema de drenagem de águas pluviais, eserve para mobilizar e conscientizar a população quanto à questão ambiental

Quando os moradores questi-onaram o porquê da demora, Biexplicou que aquele problema deinundação na Rua Quintino Bocai-úva foi herdado pela nova admi-nistração de anos atrás. "Não po-demos resol-ver de um diapara o outroum problemaque já se es-tende há 20anos", ressal-tou.

O diretordo Departa-mento deObras, Aloísio Cesar, explicou aosmoradores que as máquinas domunicípio estão sucateadas, e poressa razão, as obras demorammais que o previsto. "A população

Regiane Romão

tem que entender que nosso ma-quinário não está em boas con-dições, por essa razão as obrasfica mais lentas".

Mesmo com toda a ansieda-de que demonstram os morado-

res, eles elogia-ram o prefeito Bi,e o parabeniza-ram por ter dadouma satisfaçãopara a popula-ção sobre o an-damento dasobras. Um dosmoradores quepart ic ipava da

reunião pediu em nome de to-dos que se as obras atrasarem,o prefeito tenha a mesma hom-bridade e comunique novamen-te a população.

Em contra partida, Bi ressaltouque, se as obras demorarem maisde um ano para serem concluídas,os moradores tem todo direito dereclamar, mas que por enquantoestá tudo dentro do tempo previsto.

"Só peço a paciência dos muní-cipes porque tudo vai se resolver.Essa situação nos pegou de sur-presa, e tivemos que correr contrao tempo para resolver tudo. Decre-tamos estado de emergência no mu-nicípio, mas tudo depende da libe-ração de recursos para avançar-mos e concluirmos tudo" declarouBi.

Os moradores saíram da reu-nião satisfeitos com o posicionamen-to do prefeito Bi, que se colocoumais uma vez à disposição da po-pulação para ouvir os clamores eapelos populares.

"Vocês precisam tercalma, herdamos esseproblema de administra-ções anteriores que nãorealizaram nem uma obraem 20 anos"

Secretário de Saúde de Quatiguá falasobre a situação deplorável que a área de

saúde foi deixadaPronto para trabalhar, Oslei Ieger, abre as portas da Secretaria de Saúde e afirma que ex-prefeito

deixou uma dívida de R$ 877 mil

De QuatiguáRegiane Romão

Após as confusões envolven-do seu nome, e o do ex-prefeito domunicípio Efraim Bueno de Morais,o secretário de Saúde de Quati-guá, Oslei Ieger falou com exclusi-vidade ao jornal Correio Notícias econtou como está a Secretaria deSaúde do município.

De acordo com Oslei, após amá administração de Efraim, a Se-cretaria estava mergulhada em dí-vidas e não tinha sequer uma quan-tidade suficiente de médicos paraatender a população.

"Tamanha é a dor de perda demandato que o ex-prefeito ficou de-sesperado. Eu tenho um acordocom atual prefeito, e só vamos fa-lar de política daqui sete anos", de-sabafou Oslei.

Além disso, o secretário se pre-ocupa com a qualidade do atendi-mento prestado aos munícipes e re-velou que somente no mês de de-zembro, mais de cinco mil pessoasforam atendidas em Quatiguá.

E o secretário garante que to-dos os pacientes que foram atendi-dos puderam pegar os remédiosque lhes fora receitado na farmá-cia municipal, já que a qualidade

Emilia Kuster

Oslei Ieger afirma que vai trabalhar de sol a sol pelopovo de Quatiguá

do atendimento também teve umamelhora considerável.

Em se tratando da frota munici-pal, o secretário é só queixas. "Nãotemos carros em condições de uso,para abrir a porta tem que puxaruma corda, nos deixaram em umasituação lastimável", desabafou.

Segundo Oslei, o municípiopossui atualmente apenas uma am-bulância para atender os quase oitomil munícipes de Quatiguá. "As de-mais ambulâncias estão paradasnas oficinas, uma delas quebrou in-

clusive quando transportava pa-cientes para Curitiba".

Oslei disse que o cargo queele ocupa atualmente causa ciú-mes em algumas pessoas, princi-palmente no ex-prefeito e atualvereador Efraim. "A intenção deleé voltar à prefeitura de Quatiguá,essa candidatura dele para ve-reador foi um golpe político, a fimde livrá-lo das acusações e dareprovação de contas".

Mas, como frisou Oslei, elenão conseguirá voltar à prefeitu-

ra, já que os munícipes estão cien-tes de todas as irregularidades co-metidas pelo ex-prefeito.

"O ex-prefeito nos deixou comuma dívida de R$ 877 mil no hospi-tal, além disso, não oferecia um aten-dimento de qualidade e apenas doismédicos atendiam a população. Issoé um absurdo".

O novo secretário também so-freu quando assumiu a Secretaria,já que a metade dos funcionáriosestavam em férias. "O que mais estáincomodando o ex-prefeito é o fatode eu trabalhar para o povo. Nãotenho preguiça, levanto de madru-gada se tiver que resolver algumproblema".

Oslei afirmou que a Secretariade Saúde estava uma bagunça."Não tenho como saber quem tomaremédio para pressão, por exem-plo, não tem nada registrado, os da-dos sumiram, e eu preciso saber oque o meu povo precisa".

Por essa razão, o secretário queinformatizar a área da saúde, parasaber quem está sendo atendido."Nós conseguimos aumentar o núme-ro de consultas por dia, e isso já be-neficiará a população, mas quero re-gularizar principalmente a questão deexames, como a endoscopia, que atu-almente é difícil para conseguir".

Page 4: Correio Notícias - Edição 697

SEXTA-FEIRA, 08 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 697REGIONAL4

Técnicos de São José da Boa Vista orientamfamílias rurais antes da mudança para casa nova

De São José da Boa VistaCamila Consul in

Vinte famíl ias que vivem nocampo em São José da Boa Vis-ta se preparam para começaruma nova v ida na casa pró-pr ia. Antes da mudança para anova moradia, as famíl ias par-t ic ipam de reuniões com técni-cos da prefeitura do município,da Emater e da Companhia deHabi tação do Paraná (Coha-par ) .

De acordo com o engenhei-ro agrônomo da Emater do mu-n i c í p i o , C á s s i o S i q u e i r a d eLima, foi realizado um diagnós-t ico entre as famí l ias para sa-ber quais os problemas e l imi-tações que enfrentam.

No d iagnóst ico f icou cons-tatado que os maiores proble-mas são: Di f iculdade de sepa-rar o l ixo para co leta se let ivae local de depósi to para co le-tar o l ixo semanal ; Noção decomunidade e de grupo enfra-quecida, com necessidades dedesenvolver essa noção paraque os benef ic iár ios se unamp o r m e l h o r i a s ; D e s c o n h e c i -mento do s istema de proteçãoe nascentes d 'água e poucapreocupação com a qual idade

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, Cássio Siqueira de Lima, foi realizado um diagnóstico entre asfamílias para saber quais os problemas e limitações que enfrentam

"Vinte famílias foram entrevistadas. Agora, após este diagnóstico fizemos um cronograma de atividades para sanar essas dúvidas e dificuldades",informou o engenheiro agrônomo da Emater, Cássio Siqueira de Lima

da água; Desmotivação para aimplantação de novas al terna-t ivas para geração de renda edesconhecimento dos progra-mas que o Governo Estadual eFedera l o ferecem para o ho-mem do campo.

"Vinte famíl ias foram entre-v is tadas. Agora, após este d i -agnóst ico f izemos um crono-grama de at iv idades para sa-

nar essas dúvidas e d i f icu lda-des", informou Siqueira.

S e g u n d o S i q u e i r a , c a d amês ficou estipulado um tipo dea t i v idade . En t re e las es tão :Or ientações sobre a forma decoleta de l ixo seletiva; Capaci-tação e treinamento sobre l ide-rança rura l ; Proteção de minad'água v isando a melhor ia naqual idade da água; Capaci ta-

ção dos produtores para a im-plantação de novas at iv idadespara gerar renda ext ra ; Apre-sentação dos programas ofere-cido pelos governos e Capaci-tação dos produtores sobre aorgan ização e a l impeza dapropr iedade.

"As famílias têm sido partici-pativas, cerca de 35 pessoascomparecem em cada reunião",

diz Siqueira.Os responsáveis por organi-

zar as reuniões são as secretari-as de Educação, Meio Ambientee Agricultura, Emater, VigilânciaSanitária e o Sindicato Rural.

Parceria - O Morar BemParaná Rural, coordenado pelaCohapar, é uma parceria entregoverno do Estado, governofederal, por meio da CAIXA,

prefeituras, Secretaria Estadualda Agricultura e do Abasteci-

mento, cooperativas de agricul-tores e Emater.

O programa atenderá 10 milfamílias com casas novas e ou-tras 4 mil com reformas e amplia-ções, até 2014. As casas sãodestinadas a famílias de peque-nos agricultores, indígenas, qui-lombolas e pescadores.

Camila Consulin

Reformas no Salão Paroquial deSão José da Boa Vista deverão

ser encerradas até maioO conselho administrativo junto com o pároco, Genésio Bertinatti, decidiram

realizar a reforma para que o local pudesse ter mais segurança. O custo totalda reforma está orçado em R$ 350 mil

De São José da Boa VistaC a m i l a C o n s u l i n

O t r a d i c i o n a l S a l ã o P a -r o q u i a l S ã o J o s é , d o m u -n i c í p i o d e S ã o J o s é d a B o aV i s t a , e s t á e m r e f o r m a d e s -d e a b r i l d o a n o p a s s a d o .D e a c o r d o c o m o p á r o c o ,G e n é s i o B e r t i n a t t i , a c o n -c l u s ã o d a o b r a e s t á p r e v i s -t a p a r a m a i o d e s t e a n o ." A t é o m ê s d e m a i o a r e f o r -m a n ã o e s t a r á t o t a l m e n t ec o m p l e t a , p o r é m o l o c a l j á

p o d e r á s e r u s a d o " , i n f o r -m o u .

O c o n s e l h o a d m i n i s t r a t i -v o j u n t o c o m o p á r o c o , d e -c i d i r a m r e a l i z a r a r e f o r m apa ra que o l oca l pudesse t e rm a i s s e g u r a n ç a . " O S a l ã oa p r e s e n t a a l g u n s i n c o n v e -n i e n t e s , c o m o e s c a d a s m a lp r o j e t a d a s q u e d i f i c u l t a m al o c o m o ç ã o , p r i n c i p a l m e n t ed e p e s s o a s i d o s a s e d e f i c i -e n t e s " , d i s s e . " F a r e m o srampas pa ra fac i l i t a r o aces -s o , a l é m d i s s o t e m o s q u e

d a r m a i s c o n d i ç õ e s p a r aq u e m t r a b a l h a n o l o c a l " ,c o m p l e t o u o p á r o c o .

S e g u n d o o p á r o c o , a c o -z i n h a r e c e b e r á e q u i p a m e n -t o s n o v o s e s e r á c o m p l e t a .

" F a r e m o s u m a c o z i n h aindus t r ia l com todos os u ten-s í l i o s n e c e s s á r i o s e d e n t r od a s n o r m a s e s t a b e l e c i d a sp e l a V i g i l â n c i a S a n i t á r i a " ,r e s s a l t o u .

O c u s t o t o t a l d a r e f o r -m a e s t á o r ç a d o e m R $ 3 5 0m i l .

"Até o mês de maio a reforma não estará totalmente completa, porém o local já poderáser usado", informou o pároco, Genésio Bertinatti

Lupion apresenta PLque destina 4% das unidades

habitações popularesàs mulheres vítimas de

violência domésticaCamila ConsulinDe Curi t ibaDa Assessoria

O deputado estadual PedroLupion (Democratas) apresen-tou pro jeto de le i que dest inaàs mulheres vít imas de violên-c ia domést ica, 4% das unida-des de p rogramas de lo tea -mentos sociais e de habi taçãopopular.

De acordo com o projeto, aproposta busca atender mulhe-res vítimas de violência domés-t ica, desde que preencham osrequis i tos estabelec idos paraconcessão pelos órgãos com-petentes.

Na p repos i ção , pa ra osefei tos desta le i , são conside-radas mulheres vít imas de vio-lênc ia domést ica aquelas quese enquadram nas h ipótesese l e n c a d a s n a L e i F e d e r a ln .11 .340/2006 (Le i Mar ia daPenha).

A mensagem do projeto en-fat iza que para concessão dosbenefícios da lei, sugerida pelopa r l amen ta r, a mu lhe r deveapresentar boletim de ocorrên-cia, expedido pelo Distr i to Po-l ic ia l ; Em havendo ação penalinstaurada em face do agres-sor, deverá ser apresentada acompetente cer t idão, emi t idapelo Poder Judic iár io ; e devehaver a comprovação de t ra-mi tação do inquér i to po l ic ia l

instaurado ou cer t idão de t ra-mitação de ação penal instau-rada.

Segundo Pedro Lupion, aprepos ição busca garan t i r oresgate da d ign idade e pers-pect iva de uma vida nova, longeda opressão, humilhação e cons-trangimento vividos pelas vítimasda violência doméstica.

" Nossa intenção é resguar-dar à mulher vítima da violência àexposição de novas agressões detoda natureza, impedindo inclusi-

ve a reincidência de novas agres-sões ou até mesmo a coação paraque a vítima se retrate em juízo",ressalta o autor do projeto.

O deputado lembra que a pro-posta visa, ainda, a possibilidadede mudança de endereço da víti-ma, ignorado pelo agressor, via-bilizando a construção de umanova vida e até mesmo encorajara vítima em sair desse circulo vi-cioso de agressão que muitas ve-zes se submetem frente à falta deperspectiva de um recomeço.

Divulgação

Page 5: Correio Notícias - Edição 697

SEXTA-FEIRA, 08 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 697LOCAL 5

Pro Tork assina contrato de parceriacom o Coritiba Fott Ball Club

O presidente da empresa, Marlon Bonilha, declarou que essa é uma data histórica, já que aparceria vem para acrescentar tanto para a empresa quanto para o time

De Siqueira CamposRegiane Romão

A empresa Pro Tork, si-tuada em Siqueira Camposass inou na no i te dessaquarta-feira, 6, um contra-to de parceria com o pre-sidente do Corit iba FootBall Club. A parceria ser-virá para a construção daNova Mauá, um espaçoque terá o setor denomina-do por 'Setor Pro Tork', noEstádio Couto Pereira, emCuritiba.

As obras começarão embreve, como afirma o pre-sidente da empresa Mar-lon Bonilha, e a previsãode inauguração é até mar-ço de 2014. O presidentedo Coxa, Vilson Ribeiro deAndrade assinou o contra-to em nome do time.

De acordo com o presi-dente do time, a assinatu-ra desse contrato ficará nahistória do Coritiba. "É umsonho de mais de 40 anosque estamos real izando

Divulgação

Representantes da empresa Pro Tork junto com o presidente do Coxa

agora", declarou Vilson.Mar lon Boni lha d isse

que tem o maior orgulho deconcretizar essa parceriacom o Coxa. "Mais do queu m a c o r d o c o m e r c i a l ,essa é uma parceria que

vem do coração, porque oCoritiba é um time que temuma torcida envolvente eapaixonada", declarou.

O s d i r e t o r e s d a P r oTork, Altair Bonilha e Leo-dir Bonilha também estive-

ram presentes no ato daassinatura. Durante a so-lenidade de assinatura docontrato, um telão projetoucomo ficará a obra no Cou-to Pereira após a conclu-são.

O ed i ta l de l i c i taçãopara a realização da inter-venção da obra será lança-do nas próximas semanas.O projeto desse novo se-tor no Couto Pereira vaimodernizar o estádio, jáque prevê a construção detrês anéis com 38 cama-rotes, além de lanchone-tes, restaurantes e cadei-ras sociais de alto padrão,que atenderá aproximada-mente cinco mil pessoas.

O espaço, além de fa-zer parte da revitalizaçãofísica do estádio, trazendoconforto e funcionalidadeaos torcedores apaixona-dos do Coxa, atrairá novapropr iedade comerc ia ispara o time.

De acordo com VilsonRibeiro de Andrade, o clu-be deve apresentar naspróximas semanas o cro-nograma das obras e osplanos de comercializaçãodos espaços.

Há alguns meses, a ProTork já patrocina a camisa

do Coritiba. A participaçãocomo investidora no proje-to da Nova Mauá apenasreforça a parceria estraté-gica com o clube.

"As pesquisas de mer-cado que fizemos mostramque o Corit iba é a bola davez. Tem uma bela torcida,estrutura, patrimônio, con-duta e administração res-ponsável e prof iss ional .Isto é sinônimo de futuro.Em resumo, é um clube-empresa que vem chaman-do a atenção de todo oBrasil e que busca grandesobjetivos. Este é um cená-rio para uma grande parce-ria", disse Marlon Bonilha.

O presidente do t imeressaltou que esse foi umdos dias mais felizes davida dele. "É uma parceriaque está tornando realida-de, e esse sempre foi umdos nossos grandes so-nhos, fico orgulhoso de fe-char uma parcer ia comuma legítima empresa pa-ranaense".

Secretário de Saúde de Siqueira Camposfaz balanço do primeiro mês de trabalhoDesde que assumiu a Secretaria, ele já conseguiu comprar dois carros para complementar a frota

De Siqueira CamposRegiane Romão

O secretário de Saúde deSiqueira Campos, Willian Mar-tins Borges, recebeu a equi-pe de reportagem do jornalCorreio Notícias na manhãdessa quarta-feira, 6, e falousobre o primeiro mês frente àSecretaria.

Empolgado com o primei-ro mês de trabalho, Willian jácomprou dois carros para au-mentar a frota da Secretaria,já que, como explicou, seatualmente chegar três paci-entes que necessitem de re-moção, o município não temcondições de fazer o transpor-te. Além disso, ele pretendeadquirir uma van, para levar ospacientes para cidades maislonge e que necessitam detratamento.

Ele disse também que oitoespecialistas já foram contra-tados para complementar oquadro médico existe em Si-queira Campos.

Willian também propôsuma parceria com um labora-tório, a fim de agilizar os exa-mes solicitados pelos médi-cos. "Nós temos por mês seistomografias disponíveis em ja-carezinho, mas atualmente

realizamos 40 exames dessanatureza, por isso a importân-cia dessa parceria".

O secretário disse aindaque atualmente entre 90 e 100pessoas necessitam sair deSiqueira Campos para se con-sultar em cidades como Lon-drina, Jacarezinho, Curitiba."Se trouxermos especialistase laboratórios essas pessoasnão precisarão sair do muni-cípio".

"Trouxemos também maisum psiquiatra, o município ne-cessitava desse profissional,e a consulta era muito demo-rada quando apenas um aten-dia as necessidades dos mu-nícipes".

O corpo clínico de Siquei-ra Campos, como ressaltouWillian, está composto por 21médicos, que atendem diver-sas especialidades como obs-tetrícia, ortopedia, e algumascirurgias, como vesícula,apêndice, laqueadura já estãosendo feitas em SiqueiraCampos.

Para beneficiar os bairrose o distrito da Alemoa, o nú-mero de atendimentos foi au-mentado, a fim de beneficiara população. "A partir da se-mana que vem terá dentistana Vila Operária, para aten-

der as necessidades daquelaregião, com isso o pacientenão precisará vir até o postode saúde central para receberatendimentos".

"Agora, em qualquer pos-to de saúde que o munícipeprocurar terá médico paraatender a população, e nãoserá necessário o paciente le-vantar de madrugada paraconseguir consulta. Acho issoum absurdo", desabafou.

Willian explicou que aárea que a população maisprecisa, eles estão trabalhan-do. "Faremos o possível paraatender os siqueirenses. Nósqueremos nos tornar um gran-de centro médico e ser refe-rência na região".

Se mostrando preocupadocom a saúde da população,Willian já organizou um muti-rão contra a dengue nos bair-ros que se localizam na partede cima da rodovia. "Verifica-mos que havia alguns focosde dengue naquela região, epor essa razão o mutirão foirealizado lá. Sempre que so-mos notificados, montamosas equipes e partimos para ocombate do mosquito".

Willian disse também quehá um cronograma que seráseguido, mas ainda não é pos-

sível precisar qual o próximobairro será atendido pela equi-pe.

Além disso, o final de fe-vereiro, como citou o secre-tário, a prefeitura receberáuma verba para a compra deum carro para o uso exclusi-vo dos agentes de saúde, afim agilizar o trabalho, já queem muitos casos o tempogasto pelos agentes para che-gar ao local da inspeção émuito grande.

Para finalizar, Willian dis-se que nesse um mês de tra-balho ele pôde perceber quea equipe que trabalha na saú-de é muito comprometida como trabalho, e que têm muitavontade de trabalhar. Cadafuncionário é de extrema im-portância para a área, e poressa razão todos empenha-dos em trabalhar cada diamais.

Mesmo assim, Willian afir-ma que a saúde tem que me-lhorar cada dia mais. A equipemédica, os enfermeiros têm aconsciência de que eles têmque atender bem o paciente.Tem que resolver o problema,e não empurrar com a barriga."O paciente precisa de um di-agnostico preciso e de atendi-mento de qualidade".

Page 6: Correio Notícias - Edição 697

SEXTA-FEIRA, 08 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 697ESPORTES6

Palmeiras anuncia contratação doatacante Kléber, ex-Porto

Jogador de 22 anos chega por empréstimo ao Verdão com contrato válido até 30 de junho deste ano.Machucado, atleta deve demorar para estrear

De São PauloGlobo Esporte

A era Paulo Nobre no Pal -meiras ganhou mais um refor-ço nesta quinta- fe i ra . Depoisd e a p r e s e n t a r o s v o l a n t e sChar les e Marcelo Ol ive i ra , efechar com Ronny, ex-F iguei -rense, o clube anunciou a con-tratação do atacante Kléber, de22 anos e que estava no Por-to, de Portugal .

O atacante, que desembar-cou em São Paulo na manhãdesta quar ta- fe i ra , chega poremprést imo a té 30 de junhodeste ano, com opção de re-novação au tomá t i ca caso oclube chegue à f inal da L iber-tadores. Ao término do atualvínculo, o Palmeiras terá o di-re i to de exercer a opção decompra dos d i re i tos econômi-cos do at le ta, mas os va lores

Divulgação

Palmeiras anuncia empréstimo de Kleber até junho deste ano

Laor ironiza 'cheque em branco'do City e destaca Neymar

feliz no PeixePresidente santista repete que não pretende aceitar propostas pelo

atacante e que se espelha em ex-mandatário para repetir 'fenômeno Pelé'

De SantosGlobo Esporte

O p res iden te do San tos ,Luis Alvaro de Ol ive i ra Ribei -ro, i ronizou o suposto interes-se do Manchester Ci ty de darum "cheque em branco" paracontratar Neymar, in formadopelo jornal catalão "Mundo De-p o r t i v o " . D e b o m h u m o r, omandatário santista disse que,caso o cheque realmente fos-se entregue ao Peixe, e le se-ria devolvido também em bran-co ao clube inglês.

- Eu d i r i a (aos ing leses )que vou mandar fazer um ca-r imbo para esse cheque, comuma informação inédita: devol-v ido por fa l ta de pagamento,não por fal ta de fundos - resu-miu o presidente do Peixe, du-rante o programa "Radar Es-por t ivo" , da TV COM, de San-tos.

- Antecipo minha resposta aqualquer proposta que possachegar, e a resposta é não. ONeymar está no Santos garan-tidamente até 2014 (quando seencerra o vínculo do atacante

Divulgação

não foram revelados pela d i -reção a lv iverde.

A apresentação de Kléber ede Ronny será nesta sexta-fei-ra , na Academia de Futebol .Em contato com a repor tagemdo GLOBOESPORTE.COM, oatacante se mostrou empolga-do com a oportunidade de ves-t i r a c a m i s a d o Ve r d ã o e m2013.

– Qualquer jogador gosta-r ia de jogar no Palmeiras. In-dependentemente do momento,pela grandeza que o Palmeirastem, todo jogador gostar ia deatuar lá – disse Kléber.

A estreia, porém, não deveacontecer tão rapidamente. Sematuar há um mês e meio por cau-sa de uma lesão no músculopos ter io r da coxa esquerda,Kléber só deve iniciar os traba-lhos com bola na Academia deFutebol daqui a dez dias.

Luis Alvaro ironiza interesse do City por Neymar

com o clube), e tenho expecta-t iva de que ele f ique ainda pormais tempo - completou.

Segundo o mandatár io , asconversas para a prorrogaçãodo contrato além de 2014 já ini-c iaram. O d i r igente aposta narepetição de um fenômeno vis-to nas décadas de 50 e 60 ,quando o clube descartou pro-postas do ex ter io r por Pe lé .Laor, a l iás, d isse se espelharno presidente sant ista da oca-s ião, Athiê Jorge Coury.

- Tenho uma tese muito clarapara o Neymar ter ficado no San-tos, resistindo a ofertas dos es-panhois (Barcelona e Real Ma-drid, em 2011), por uma razãobásica: porque está feliz. Ele noscusta uma quantia relativamentemodesta, face a seu talento. Apresença do Neymar se repro-duz em ganhos intangíveis, comoo aumento da torcida em 20%nos últimos dois anos. É a repe-tição do fenômeno dos anos 50e 60, em que a presença do Peléatraiu uma legião de torcedores,que foi além dos limites da cida-de . Repet i r a h is tó r ia não éexercico de criatividade, mas eu

me inspirei no que o Athiê fezcom o Pelé - comentou.

"Cheque em branco" De acordo com o "Mundo

Deportivo", o espanhol Txiki Be-giristain, que trabalhou no Bar-celona e hoje é diretor do Man-chester City, jantou na terça-fei-ra, em Londres, com o empre-sár io i s rae lense P in i Zahav i(responsável por "apresentar" ocamisa 11 do Peixe aos clubesingleses) e o ex- presidente doBarça, Joan Laporta. No encon-tro, Begir istain ter ia di to queNeymar é uma das prioridadesdo City para a próxima janela detransferências.

Va le lembrar que "MundoDeportivo" e "Sport", jornais comsede na Catalunha, divulgamconstantemente que Neymar jáestaria acertado com o Barcelo-na, e que o camisa 11 teria, in-clusive, recebido dinheiro ante-cipado dos "Blaugranas". O ata-cante do Peixe, porém, insistiuem diversas oportunidades quepermanece no Alvinegro até aCopa do Mundo, e não descartaa possibilidade de prorrogar suapermanência na Vila Belmiro.

Page 7: Correio Notícias - Edição 697

SEXTA-FEIRA, 08 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 697POLICIAL 7

P O L Í C I A M I L I TA R

Na quar ta- fe i ra (06) às 16h45 os pol ic ia is fo-ram chamados para atendimento de ac idente, umcaminhão Ford Cargo com placas de WenceslauBraz - PR bateu em um Cel ta com placas de Si -quei ra Campos que estava estac ionado à Rua SãoPedro no centro da c idade. Os motor is tas entra-ram em acordo.

Na quar ta- fe i ra a PM fo i chamada para aten-der uma denúncia de lesão corpora l na Vi la Nas-cente do Sol . De acordo com o Bolet im de Ocor-rência uma mulher de 40 anos fo i agredida pelogenro , a mulher fo i a té a casa do pa i do genrod e l a b u s c a r a l g u n s p e r t e n c e s p o r v o l t a d a s22h00. A mulher é ex-convivente do pai do agres-sor e fo i agredida nas pernas e no rosto. E la fo iencaminhada à San ta Casa de M ise r i có rd ia deS ique i ra Campos e o r ien tada a tomar as med i -das jud ic ia is .

A PM f iscal izou 10 veícu los nesta quar ta- fe i rae atendeu dois "Fato Não Constatados" .

Na quinta- fe i ra (07) um motor is ta de 24 anosfo i pego pela f isca l ização da PM às 10h30, o car-ro em que e le es tava , um Pa l io com p lacas deSão Paulo - SP fo i apreendido com i r regular ida-des .

Por vo l ta das 17h15 um homem de 21 anos emuma moto CG Ti tan com placas de Siquei ra Cam-pos fo i abordado na Rua Marecha l Deodoro daFonseca no centro da c idade. A moto fo i apreen-d ida por estar em s i tuação i r regular, sem ret rov i -sor, lacre v io lado e com capacete sem v ise i ra.

POLÍC IA RODOVIÁRIA

Um acidente à 7h10 da manhã no km 278 daP R - 0 9 2 p r ó x i m o à E s t a ç ã o d e T r a t a m e n t o d eÁgua da Sanepar não deixou nenhum fer ido. Ospol ic ia is rodov iár ios foram chamados para aten-der a co l isão t rasei ra. Os veícu los envolv idos fo-ram um Siena F i re com p lacas de Arapot i - PR,um Gol com p lacas de S ique i ra Campos - PR euma CG Ti tan com placas de Siquei ra Campos -PR.

S A M U

O Samu fo i chamado para a tender t rês ocor -rênc ias na quar ta - fe i ra (06) , uma mulher de 31anos com vômito, d iar ré ia e dores musculares noJard im Vi tór ia Régia às 5h31. Por vo l ta das 10h00um homem de 35 anos ep i lé t i co fo i encon t radoinconsc iente por parentes, os samuzei ros foramaté o local e receberam a in formação de que e lehavia s ido in ternado recentemente e às 19h44 umhomem com 25 anos que estava sent indo doresde cabeça e no tórax fo i encaminhado ao ProntoAtendimento ass im como as duas outras v í t imas.

Na quinta- fe i ra (07) às 12h38 o Samu fo i a té oSí t io Boa V is ta a tender um homem de 92 anoscom dores abdominais e pressão a l ta .

Polícia Ambiental de Londrina encontrampeixes ornamentais em embalagem de

entrega rápida no CorreioCinco peixes foram encaminhados para a realização de exames. Os

animais foram comercializados pela internetDe ParanáRegiane Romão

Os funcionários dos Correiosde Londrina receberam uma en-comenda inusitada na noite des-sa quarta-feira, 6.

Por volta das 20h, após pas-sar as encomendas por um apa-relho de raios-X perceberam apresença de animais vivos den-tro de uma embalagem de entre-ga rápida.

Eles acionaram os policiais da2ª Companhia de Polícia MilitarAmbiental para a averiguação.

Ao abrirem a embalagem ospoliciais encontraram cinco sacosplásticos com água e no interiordeles estavam cinco peixes or-namentais sendo eles um acarabandeira ouro, dois botia loha-chata, um socolofi albino e um ha-plochromis eletric blue ahli, alémde medicamento e alimento aospeixes.

Na embalagem foi encontra-do também um documento quecontinha detalhes da venda. Osanimais foram comercializadospela internet, e o valor aproxi-mado da compra é de R$ 130.

O que mais chamou a aten-ção dos funcionários do Correio

Animais exóticos foram vendidos por aproximadamente R$ 130

e dos policiais é que além dotransporte ser irregular e ilegal éque o vendedor está ciente dorisco de morte e dos maus tratosque os animais podem sofremdurante o transporte.

Para tentar minimizar os pro-blemas com os clientes, o vende-dor criou um 'termo de garantiade vida e saúde'. Nesse termo o

Divulgação

vendedor reconhece que os ani-mais podem morrer no transporte.

Os policiais alertam que trans-portar animais pelos Correios éirregular. Todas as vezes que osfuncionários detectam que existemanimais vivos no interior das em-balagens eles são apreendidos eencaminhados a algum órgão po-licial, por essa razão a população

é aconselhada a não adquiriremseres vivos pela internet.

Os peixes são exóticos e fo-ram encaminhados para uma en-tidade responsável para seremanalisados. O trabalho policialagora é identificar o comprador eo vendedor, já que eles serãosubmetidos a um processo crimi-nal e administrativo.

Policia Rodoviáriaintensifica

policiamento paragarantir segurança

no feriado decarnaval

D e S i q u e i r a C a m p o sB e t t y G o i s

C o m e ç o u h o j e ( 0 8 ) à s00h00 a Ope ração Ca rnava l2013 em Sique i ra Campos. AOperação se rá fe i ta do d ia 8a t é o d i a 1 3 d e f e v e r e i r ope la Po l í c ia M i l i t a r Rodov iá -r i a na á rea de c i r cunsc r i çãod o P o s t o d e S i q u e i r a C a m -p o s , n a s r o d o v i a s P R - 0 9 2 ,P R - 4 2 4 , P R - 4 2 2 , P R - 1 5 1 eP R C - 2 7 2 .

A s f i s c a l i z a ç õ e s n e s s ep e r í o d o d e v e m s e r m a i s r i -gorosas de acordo com o co-m a n d a n t e d o P o s t o d a P R vd e S i q u e i r a C a m p o s , s a r -gento Eu lac i r Cand ido , o ob-je t i vo é re fo rça r a f i sca l i za -ç ã o c o m o o b j e t i v o d e p r e -v e n i r e r e d u z i r o n ú m e r o d eac iden tes de t râns i to .

As es ta t í s t i cas da po l i c iaa p o n t a m q u e a m a i o r i a d o sa c i d e n t e s e s t ã o r e l a c i o n a -dos ao excesso de ve loc ida -d e , e m b r i a g u e z a o v o l a n t e ,u l t r a p a s s a g e n s p r o i b i d a s ee n v o l v e n d o m o t o c i c l e t a s ,p a r a c o m b a t e r i s s o o s p o l i -c i a i s u t i l i z a r ã o r a d a r e s d ev e l o c i d a d e e e t i l ô m e t r o spara tes te do ba fômet ro .

Duran te os c inco d ias to -d a s a s e q u i p e s i r ã o f a z e r

f i sca l i zações d iu tu rnamen tep r inc ipa lmen te nas rodov iasq u e d ã o a c e s s o a b a l n e á r i -o s , c o m o A l e m o a e To m a z i -na .

NA ALEMOAA Po l í c i a M i l i t a r deve re -

f o r ça r a f i s ca l i zação no ba l -neá r i o da A lemoa na Ope ra -ç ã o C a r n a v a l 2 0 1 3 p a r ap r o v e r a s e g u r a n ç a a o s t u -r i s t a s e n a t i v o s . D e a c o r d ocom o comandante do 2º Ba-ta lhão da Po l í c ia M i l i t a r, ca -p i t ã o D o n i z e t e L e m e s , s e r áin tens i f i cado o po l i c i amen tonaque le l oca l a té o ence r ra -men to das a t i v idades ca rna-va lescas .

At iv idades como f iscal iza-ção de ve í cu los se rão cons -t an tes e os ve í cu los , p r i nc i -palmente motos, em s i tuaçãoi r r e g u l a r s e r ã o r e c o l h i d o s ,a l é m d o u s o d o e t i l ô m e t r opara tes te do bafômetro paraaque las pessoas que inge r i -rem beb ida a lcoó l ica e ins is -t i rem em d i r ig i r.

O C o r p o d e B o m b e i r o d eS a n t o A n t o n i o d a P l a t i n a ea D e f e s a C i v i l d e S i q u e i r aC a m p o s t a m b é m e s t a r ã ot r a b a l h a n d o n a O p e r a ç ã oC a r n a v a l 2 0 1 3 a f i m d e g a -r a n t i r u m a f e s t a c o m m a i ss e g u r a n ç a .

Jovem acusa ex-companheiro poragressão e tráfico

de drogas

De Ribeirão do PinhalRegiane Romão

Uma jovem compareceu no2º Pelotão da Polícia Militar deRibeirão do Pinhal e relatou que,estava transitando pela Rua Pa-raná por volta das 23h 10minquando foi abordada pelo ex-companheiro J.C.O.

De acordo com informaçõesda própria jovem, ele a abordoue a segurou pelos cabelos e co-meçou a agredi-la com diversostapas no rosto.

Ele só bateu de bater na ex-companheira após a intervençãode alguns rapazes que passa-vam pelo local de carro. Imedia-tamente eles desceram e foramajudá-la.

Nesse momento, a jovemsaiu correndo e foi registrar umboletim de ocorrência. Enquantoestava na delegacia, o ex-com-panheiro da jovem por diversasvezes tentou manter contato coma vítima através do celular. Eleinclusive enviou mensagens,onde ele dizia para ela encon-trá-lo para entregar umas coisasdele que estavam com ela.

A jovem disse também queconviveu com o acusado por doisanos, e que por diversas vezesela foi agredida. Além disso, elacontou que ele também a amea-

çava de morte, já que ele possuiuma arma que estaria escondi-da na sua casa.

Quando a jovem foi questio-nada pelos policiais sobre quaisseriam essas 'coisas', ela afirmouque eram drogas. Além disso, ajovem afirmou que J.C. O é trafi-cante de drogas e no momentoem que se encontraram ele por-tava drogas e pediu para elaguardar.

Equipes da PM se desloca-ram até a casa da vítima e aochegar perceberam que J.C. Oestava colocando alguma coisano chão, no meio da grama. Eleescondeu as drogas e foi se sen-tar na calçada do outro lado darua.

Os po l i c ia i s chegaram eabordaram o suspeito. No local,foram encontradas duas buchasde maconha envolvidas em umsaco preto.

Ao ser questionado, J.C. Odisse que levaria as drogas parasua ex-companheira. Após aabordagem, os policiais se diri-giram até a casa de J.C. O e coma autorização do pai do jovemfizeram uma vistoria na casa,porém nada foi encontrado.

Os envolvidos foram encami-nhados para a Delegacia de Po-lícia Civil para os procedimentoslegais.

O fato aconteceu em Ribeirão do Pinhal na noitedessa quarta-feira, 6. A jovem estava na rua

quando o ex-companheiro apareceue começou a agredi-la

Page 8: Correio Notícias - Edição 697

SEXTA-FEIRA, 08 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 697SOCIAL8

A partir de agora, estaremos com você semanalmente aqui no Jornal, para compartilharmos os MegaClicks realizados.Com a fotografia expressamos sentimentos através das imagens e realizamos sonhos de momentos que ficam registrados não só nas imagens, mas também no coração.

Esta semana destacamos o ensaio fotográfico pré-casamento realizado na Ilha do Mel - PR, com os noivos Fulvio e Jô. Neste ensaio, iniciamos pela Estrada da Graciosa e terminamos com um lindo pôr-do-sol no mar da Ilha. Dia inesquecível!

Page 9: Correio Notícias - Edição 697

sexta-feira, 08 de feVereirO de 2013 - ediçãO 697

BBB 13

Serginho Orgastic garante que André, do “BBB 13”, é gay

Bêbada, Natália critica Anamara e as duas brigam

Revoltado depois de ter sido ofendido, Serginho Orgastic re-solveu botar a boca no mundo e revelar uma bomba. Em uma con-versa na casa do “BBB 13”, André disse que o ex-BBB era uma “bi-cha afeminada” e, em entrevista ao iG durante um evento na última quarta-feira, dia 6, o ex-candidato a vereador reiterou o que já tinha postado em seu perfil no Twitter: o brother é homossexual.

“Falei e repito. Ele falou de mim no `BBB` de uma forma pejorativa. Eu sou bicha, sim, sou afeminado, sim. Mas ele falou de uma forma preconceituosa”, desabafou e expli-cou como ficou sabendo do segre-do. “Eu não sabia quem era André. Aí, dois dias depois disso, uma pes-soa, que eu não posso dizer quem, me liga falando ‘que absurdo, o André não pode falar de uma forma negativa de você, sendo que ele também é gay.`”

“Começou a me falar que ele já foi visto beijando garotos na balada, já teve romance com cara ameri-

A eliminação de Yuri realmente deixou Maroca abalada, tanto que após o show de Cláudia Leitte na Casa, a ex-policial voltou a ficar quieta relembrando do amigo. Já Natália, que teve um romance com o lutador, está transbordando de alegria na Festa. Como de costume, bebendo todas. “Estou toda alegre porque a Fani está aqui do meu

BrasilPop

BrasilPop

Celebridades

Mateus Verdelho e Dani Bolina anunciam fim do

casamento pela segunda vez

Ronaldinho explica pênalti desperdiçado

contra a Inglaterra

“Somos casados no nosso imaginário”, diz Grazi

Massafera sobre Cauã

Na noite da última quarta-feira, dia 6, Mateus Verdelho e Dani Bolina novamente anunciaram que estão se separando. Em agosto de 2012, o casal passou por uma crise e já tinha garantido o término da relação, porém reataram menos de uma semana depois, com direito a fotos e declarações espalhadas pelas redes sociais.

O comunicado oficial foi feito através da assessoria de Verdelho, que entrou em contato com a imprensa. “Na vida é assim, você acredita no amor, no seu relacionamento, tenta, mas às vezes não dá certo! Seguimos caminhos diferentes agora, mas independente de qualquer coisa, nos res-peitamos e desejamos o bem um do outro”, afirmou o mais novo solteiro.

A produtora de Dani, Thalita Santos, confirmou ao iG o final do relac-ionamento, mas não soube explicar os motivos da nova crise. Casados há dois anos, Verdelho tem o rosto da ex-panicat tatuado na perna.

O goleiro Hart defendeu a cobrança do camisa 10 brasileiro A Seleção Brasileira saiu de campo derrotada pela Inglaterra por 2 a 1, e o meia Ronaldinho protagonizou um lance que poderia ter mudado a história do duelo - quando o placar ainda estava em branco, o camisa 10 teve uma penalidade máxima para cobrar, mas o goleiro Joe Hart fez a defesa.

Segundo Ronaldinho, o arqueiro inglês soube se comportar para defender a batida. “Normalmente não bato nesse canto (esquerdo). O goleiro me enganou e acabei perdendo o pênalti”, avaliou o astro ao Globoesporte.com. O jogador do Atlético-MG também falou sobre a diferença na preparação física entre as duas equipes.

“Sabíamos da dificuldade que seria jogar contra essa equipe que está quase no fim da temporada. No Brasil, alguns atletas estão começando a disputar as competições. Eu mesmo só joguei uma partida esse ano. Vamos seguir trabalhando para representar bem o Brasil nas próximas partidas”, resumiu.

Apesar de estarem juntos desde 2007, Grazi Massafera e Cauã Reymond nunca chegaram a oficializar a relação, mesmo vivendo sob o mesmo teto há quatro anos. Sem fazerem questão de registrar a união em um casamento civil, os dois só começaram a pensar no assunto agora, depois do nascimento da primeira filha, em 23 maio de 2012.

“A gente não faz muita questão de casar no papel passado, so-mos casados no nosso imaginário. Mas em algum momento isso vai acontecer, sim. Até porque podemos ser cobrados depois por nossos filhos”, contou a atriz em entrevista à revista “RG”, deixando escapar os planos de aumentar a família.

Além de a pequena Sofia ter mudado ter mudado a rotina dos novos papais, a garotinha também transformou o modo de pensar de Grazi, que já declarou que se sente plena depois de ter dado à luz. A loira ainda afirmou que, apesar de sua vida ter sofrido várias reviravoltas surpreendentes, ela ainda tem muitos sonhos a realizar.

B1ENTRETENIMENTO

Divulgação Divulgação

Divulgação

Curiosidades

cano nos Estados Unidos. Passou mais um dia, uma pessoa de São Paulo, muito influente, que não posso dizer quem, também me ligou falando que o André é gay. Então, antes de ele falar, ele que se as-suma”, desabafou, acrescentando que não tem medo de ter problemas com a justiça por causa de suas de-

clarações. “Já fui processado tantas vezes. E sem falsa modéstia, meu pai é um dos melhores advogados de São Paulo e ele mesmo falou `filho, você tem que falar`. Porque foi um absurdo”, afirmou.

Serginho ainda contou que um familiar de André Martinelli entrou em contato com a sua assessoria

pedindo que ele não comentasse mais o caso. “Estranho, né? Ligou pedindo desculpa pela declaração do André e para eu não falar mais nada.

Achei péssimo, porque não me conhecem”, disparou, deixando bem claro que não pretende deixar o assunto de lado.

lado… Então fica com o teu mau humor”, criticou a gaúcha.

Anamara não gostou da im-plicância da bêbada-mor e rodou a baiana: “To pouco me lixando para o jeito que você tá querendo que eu fique”. As duas começaram a discutir e Fani tentou separá-las com suas palavras de calma e serenidade: “Vocês se amam, car****, p****”. Chateada, Maroca desabafou com a fluminense sobre

o jeito que Natália: “Eu não vendo minha alma por R$ 1,5 milhão… Eu não engulo minha língua porque eu acredito que isso possa me preju-dicar. Eu estou possessa. A minha barriga, o meu coração, meu es-tômago, a minha cabeça, a minha neurose estão mexendo comigo de tal maneira que a vontade que eu tenho é de correr e dar uma rasteira na Natália”. Fani então tentou tran-quiliza-la: “Mas isso você não pode

fazer”, aconselha Fani.“Ela mexeu com a pessoa er-

rada. Eu sou nordestina, tenho pimenta malagueta no sangue. Eu sou assim”, esbravejou a veterana do “BBB10”. A fluminense diz que as duas precisam conversar para se entender: “Só não queria que fosse de cabeça quente. Por impulso, eu já briguei desnecessariamente… Acho que ela tem que ficar quieta e você tem que ficar quieta.

Page 10: Correio Notícias - Edição 697

sexta-feira, 08 de feVereirO de 2013 - ediçãO 697B2 EDITAIS

Culinária Saúde e Beleza

Linha de frente: fique atenta com a saúde

dos seus seios

Diretoria do CAT solicita apoiopara realização do Evento

Ok, os diamantes até podem ser os melhores amigos das mulheres, mas a gente sabe que, se o seu de-cote for incrível, dá para dispensar o colar luxuoso! Afinal, você vai que-rer chamar a atenção só para seus atributos naturais.

Saúde

Descubra quando seus seios pedem uma atenção extra e é hora de você marcar uma consulta com o seu ginecologista. seus gêmeos precisam de toda a sua dedicação.

Alta sensibilidade

Na TPM você deve sentir dores e mais sensibilidade nos seios. Não se preocupe, é normal. Durante o ciclo menstrual, os níveis de hor-mônio variam e causam retenção líquida, que resulta no inchaço das mamas. Evitar alimentos ricos em sódio é um jeito inteligente de diminuir o incômodo. Maneire no shoyu, no macarrão instantâneo, na azeitona...

Ops, vazei!

Você não está necessariamente grávida porque sentiu um líquido saindo do mamilo. Talvez o seu namorado tenha apertado demais seus seios, estimulando a secreção. Se isso acontecer om frequência, melhor procurar o médico. �Pode ser um cisto, uma doença inflamatória e até um tumor�, diz Renata Di Sessa, do Hospital Santa Catarina, em São Paulo.

Apalpa, apalpa

O câncer de mama é raro entre mulheres com menos de 35 anos, mas faça ultrassom dos seios e não fuja do autoexame. Fique em frente ao espelho e apalpe as mamas e as axilas (se você tiver silicone, vai ser mais difícil identificar problemas). Fique atenta se achar um carocin-ho...

... macio e maleável como uma uva. Você consegue movê-lo por cima da pele. Deve ser um cisto

SaúdePop

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Biscoito frito

Cookie americano

Ingredientes

1 xícara de açúcar1/2 xícara de leite1 colher (sopa) de manteiga1 colher (sopa) de fermento em pó royal1 colher (chá) de sal3 ovosFarinha de trigo

Modo de preparo

Misture o açúcar, o leite, a manteiga, o fermento em pó royal, o sal, os ovos e a farinha de trigo, até ficar no ponto para enrolar

Fritar em óleo muito quente

Ingredientes

125 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente3/4 xícara de açúcar1/2 xícara de açúcar mascavo1 ovo1 3/4 xícara de farinha de trigo1 colher (chá) de fermento em pó300 g de chocolate meio amargo picado1 colher (chá) de essência de baunilhaPara fazer cookie de chocolate acrescentar 1/4 xícara de chocolate

em pó

Modo de preparo

Misturar a manteiga, açúcar mascavo, açúcar, essência de baunilha e chocolate em pó (se for fazer cookie com base de chocolate)

Adicionar o ovo batido aos poucos e misturar bemAdicionar a farinha aos poucos e ir misturando bemPode ser na mão ou na batedeira planetáriaPor último adicionar o fermento e misturar só para incorporá-lo à

massaDepois da massa bem misturada, adicionar o chocolate picadoFormar bolinhas pequenas e assar em forno pré-aquecido, sobre

papel manteiga por aproximadamente 15 a 20 minutos no forno à 250°As bolinhas podem ser pequenas pois os cookies se espalham no

fornoO tempo de forno depende e tem que cuidar para não queimar em-

baixo

líquido que desaparece sozinho. Mas, de todo modo, procure seu médico.

... duro e irregular como uma pedrinha. O cisto não se move. Esse tipo pode indicar problemas mais sérios. Converse com o seu ginecologista para que ele peça os exames necessários.

Beleza dos seios

Por que não disputar o prêmio de miss seios com Scarlett Johans-son? Com nossas dicas, temos certeza de que você vai vencer a competição fácil, fácil...

Altos e baixos

Se você está sempre perdendo ou ganhando peso, seus seios vão ser um dos primeiros a perceber a mudança dos ponteiros da balança. Isso acontece porque a mama é cheia de células de gordura e, quan-do você emagrece, a tendência é que o peito diminua de tamanho � e, quando engorda, que aumente. A pele também pode perder colágeno e ficar mais flácida se você elimina muitos quilos. Por isso, o ideal é chegar a um peso padrão e parar

por aí. Mas, se precisar de uma re-cuperação imediata depois de uma dieta daquelas, o dermatologista Jardis Volpe, da Clínica Volpe, em São Paulo, indica cápsulas de Ex-synutriment e glucosamina. A pri-meira é rica em silício orgânico, que ajuda na formação do colágeno. A segunda tem ácido hialurônico, que mantém a pele de todo o corpo bem mais firme.

Sem coceira

A pele do mamilo descama, sim. Para evitar o desconforto, fuja de banhos quentes e hidrate os seios com um creme corporal potente � pode ser o mesmo que você usa no corpo. Mas, se a região nunca para de descascar, melhor ir ao médico. Às vezes, é um sinal de infecção causada por bactéria ou fungo.

Bela adormecida

Se você adora dormir de con-chinha com o seu namorado, agora tem mais uma desculpa para amar essa posição: é a melhor para o seu decote. Sim! Desse jeito seus seios ficam aninhados e o peso do corpo não age sobre eles. Barriga para

cima também está valendo, claro. Só evite pegar no sono de bruços � você pode acordar com seios dolo-ridos e amassados.

Tratamentos se você quer....

...evitar as estrias

O segredo é hidratar sempre, com creme ou óleo. Melhor ainda se você se preocupar com elas assim que surgem, quando estão vermelhas. Depois de brancas, os resultados diminuem.

Se as suas já fizeram an-iversário, aproveite um lançamento que chega em fevereiro: o Bio-Oil (29,90 reais), óleo à base de extra-tos naturais e vitaminas A e E que promete deixar a cor da pele uni-forme em três meses.

...se livrar das manchas

Aplique filtro solar no colo todos os dias, é uma região muito sen-sível! Não se cuidou e ficou man-chada? Ok, a gente perdoa. Use o D. Blanc Clareador Corporal, da Dermatus (85,80 reais). De ação calmante, o produto ameniza até as marquinhas mais escuras.

Os diamantes até podem ser os melhores amigos das mulheres, mas a gente sabe que, se o seu decote for

incrível, dá para dispensar o colar luxuoso!

Page 11: Correio Notícias - Edição 697

sexta-feira, 08 de feVereirO de 2013 - ediçãO 697B3REGIONAL

Diretoria do CAT solicita apoiopara realização do Evento

Reunião do civarc tem como foco a renovação e avaliação dos

profissionais do nasf

A diretoria do Conjunto Ama-dores de Teatro (CAT) reuniu-se na última semana o prefeito de Jaca-rezinho, Dr. Sérgio Faria (Democra-tas), a fim de solicitar apoio do Mu-nicípio para a mais uma edição do Baile do Texas, tradicional evento realizado desde 1958.

O presidente da entidade, Luiz Rui Rossito, disse que a intenção é levar o Baile de volta ao Ginásio de Esportes, e para isso uma série de pequenas reformas e reparos terão que ser providenciados.

Acompanhado dos diretores Duarte da Costa, Raimundo Gatzke e Geraldo Silva, Rossito sugeriu a data de 19 e 20 de julho para a real-ização do Baile do Texas. Dr. Sérgio informou que o Ginásio está tempo-rariamente interditado pelo Corpo de Bombeiros, até que seja feita uma vistoria pelos engenheiros da Prefeitura e elaborado um plano de prevenção de incêndios e aciden-tes. “São medidas simples, mas fun-damentais para se evitar tragédias”, avalia o prefeito, que colocou-se à disposição para apoiar o CAT dentro das possibilidades do Município.

O chefe de Gabinete, Américo Alves Pereira Neto, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Ser-viços, Homero Pavan Filho, e o di-retor de Turismo Manoel Dalbianco (Pité), participaram da reunião.

No dia 06 de fevereiro aconte-ceu na sede do CIVARC (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvi-mento do Território do Vale do Rio Cinzas), em Japira, reunião com os novos secretários e técnicos do NASF ( Núcleo de Apoio a Saúde da Família), tendo como objetivo prin-cipal a renovação e avaliação dos profissionais do NASF.

A reunião teve inicio com a apresentação do coordenador Sr. Wagner Mancuso que fez uma explanação sobre os padrões do NASF, bem como divulgação das propostas dos projetos futuros.

Os projetos mencionados foram: 1- Construção de uma ma-

ternidade com baixo risco, na qual já esta sendo viabilizada por uma emenda do Deputado Abelardo Lu-pion no valor de R$ 2.000.000,00 (Dois Milhões de Reais).

2- Implantação de uma UPA ( Unidade de Pronto Atendimento) para atendimento aos 07 mu-nicípios.

3- Laboratório Intermunicipal de Análises Clínicas, informatizado.

Dep de ComunicaçãoJacarezinho

Imprensa P.M.JapiraRicardo Camargo

Divulgação

Divulgação

cima também está valendo, claro. Só evite pegar no sono de bruços � você pode acordar com seios dolo-ridos e amassados.

Tratamentos se você quer....

...evitar as estrias

O segredo é hidratar sempre, com creme ou óleo. Melhor ainda se você se preocupar com elas assim que surgem, quando estão vermelhas. Depois de brancas, os resultados diminuem.

Se as suas já fizeram an-iversário, aproveite um lançamento que chega em fevereiro: o Bio-Oil (29,90 reais), óleo à base de extra-tos naturais e vitaminas A e E que promete deixar a cor da pele uni-forme em três meses.

...se livrar das manchas

Aplique filtro solar no colo todos os dias, é uma região muito sen-sível! Não se cuidou e ficou man-chada? Ok, a gente perdoa. Use o D. Blanc Clareador Corporal, da Dermatus (85,80 reais). De ação calmante, o produto ameniza até as marquinhas mais escuras.

Os diamantes até podem ser os melhores amigos das mulheres, mas a gente sabe que, se o seu decote for

incrível, dá para dispensar o colar luxuoso!

O presidente da entidade, Luiz Rui Rossito, disse que a intenção é levar o Baile de volta ao Ginásio de Esportes, e para isso uma série de pequenas

reformas e reparos terão que ser providenciados.

O presidente da entidade, Luiz Rui Rossito, disse que a intenção é levar o Baile de volta ao Ginásio de Esportes, e para isso uma série de pequenas

reformas e reparos terão que ser providenciados.

4- Aumentar o número de es-pecialidades para atendimento aos pacientes devido ao fortalecimento do CIVARC.

Um fator importante citado, foi a regularização dos municípios que estão em atraso com as obras no SISMOB, caso contrário não será

possível a adesão de novas pro-postas.As propostas dos projetos depois de serem avaliados e discu-tidos, foram aprovados em votação

unânime.Wagner Mancuso se disse

muito satisfeito com a reunião, onde todos puderam expor duas idéias,

tirar dúvidas, e acredita que o ob-jetivo principal de avaliar e renovar os profissionais do NASF foram al-cançados.

Page 12: Correio Notícias - Edição 697

sexta-feira, 08 de feVereirO de 2013 - ediçãO 697EDITAISB4

MUNICÍPIO DE SIQUEIRA CAMPOS ESTADO DO PARANÁ

DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 10/2013

CONTRATANTE: Município de Siqueira Campos.

CONTRATADO: Leilane Bento Barbosa.

OBJETO: Locação de imóvel sito na rua Paraná, 1761 para instalação do 2º Batalhão da Polícia Militar.

VALOR: R$ 26.400,00.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 24, Inciso X, da Lei Federal n.º 8.666/93.

Siqueira Campos, 10 de janeiro de 2013.

FABIANO LOPES BUENO

PREFEITO MUNICIPAL

Escolas de samba já se preparam para carnaval

ComunicaçãoJacarezinho

As quatro escolas de samba de Jacarezinho já se preparam para os desfiles de carnaval que acontecerão neste sábado (9) e segunda-feira (11), sempre com ini-cio às 20 horas na rua Paraná. Além das tradicionais escolas de samba, o desfile ainda terá a presença de mais quatro blocos carnavalescos.

Para o Diretor de Cultura, Jucelino Biagini, a participação do bloco do Departamento de Saúde é importante para conscientizar a população que acompanhará os desfiles. “Além de desfilar, eles es-tarão fazendo a campanha de pre-venção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)”, explicou Biagini.

Ele revelou ainda que no palco principal haverá uma apresentação de uma banda. “No palco, teremos a apresentação da banda Miscelâ-nia, que tocará marchinhas de car-naval”, informou.

Neste ano não haverá com-petição entre as escolas de samba, mas segundo o Diretor de Cultura haverá premiação para a melhor bateria, porta bandeira e mestre-sala destaques.

No último final de semana houve a escolha da Rainha do Car-naval com show em praça pública da banda Jair Supercap Show. A vencedora foi Cintia Alves da Es-cola União de Bairros do Aeroporto. Em segundo ficou Poliana da Es-cola Obatalá e em terceiro lugar ficou Tamires Domingues da Escola União do Morro.

Escolas de sambaUnidos do Cruzeiro (Vila São Pedro)Unidos do Morro (Vila São Pedro)União de Bairros (Aeroporto)Obatalá (Vila Setti)

BlocosCirrosesSem NoçãoBloco dos PenetrasBloco do Departamento de Saúde