correio notícias - edição 1168

8
1 Terça-Feira - 24 de Fevereiro de 2015 Edição 1.168 24 Terça-Feira Fevereiro / 2015 Edição 1168 Parceria entre as polícias resulta na prisão de dois foragidos da justiça Uma parceria entre as polícias Civil e Militar resultaram na prisão de dois homens que estavam foragidos. Na última sexta-feira, 20, após várias denúncias anônimas a polícia após um acompanhamento tático na PR 422 e o cerco policial em um matagal às margens da rodovia prendeu G.C. A condenado por estelionato, além de diversas passagens pela polícia. Página 7 Professores de Siqueira Campos usam a tribuna da Câmara de Vereadores para explicar sobre a greve O presidente da Câmara de Vereadores de Siqueira Campos, Rodrigo Ferreira da Silva Garanhani concedeu uma entrevista para a equipe de reportagem do jornal Correio Notícias e falou sobre a primeira reunião ordinária e sobre a sessão extraordinária realizada em janeiro de 2015. No dia 26 de janeiro, durante a sessão extraordinária foi analisado e aprovado o projeto que prevê o reajuste inflacionário de 6,41%. Página 5 Todas as terças-feiras você poderá conferir o melhor do Esporte local e regional. Nesta edição os resultados dos amis- tosos municipais com times de Siqueira Campos e região. Atletas que quiserem divulgar seu time é só entrar em contato com a equipe do jornal Correio Notícias pelo telefone 3571-3646 ou pelo e mail: diagramacao@ correionoticias.com. Notícias sobre o esporte da região você só encontra no caderno especial “O melhor do Esporte”, do jornal Correio Notí- cias. Na próxima edição confira as informações sobre o Campeo- nato Paranaense Série Prata. Amistosos Municipais dos dias 21 e 22 de fevereiro Página 8 “Esta é uma conquista nossa”, comemora Dr. Sérgio O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, parti- cipou na manhã desta segunda-feira, 23, da apresentação dos alunos do curso de Odontologia no Centro de Ciências da Saúde (CCS) campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Página 5

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 08-Apr-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 1168

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 1168

1Terça-Feira - 24 de Fevereiro de 2015Edição 1.168

24Terça-Feira

Fevereiro / 2015Edição 1168

Parceria entre as polícias resulta na prisão de dois foragidos da justiça

Uma parceria entre as polícias Civil e Militar resultaram na prisão de dois homens que estavam foragidos. Na última sexta-feira, 20, após várias denúncias anônimas a polícia após um acompanhamento tático na PR 422 e o cerco policial em um matagal às margens da rodovia prendeu G.C. A condenado por estelionato, além de diversas passagens pela polícia. Página 7

Professores de Siqueira Campos usam a tribuna

da Câmara de Vereadores para explicar sobre a greve

O presidente da Câmara de Vereadores de Siqueira Campos, Rodrigo Ferreira da Silva Garanhani concedeu uma entrevista para a equipe de reportagem do jornal Correio Notícias e falou sobre a primeira reunião ordinária e sobre a sessão extraordinária realizada em janeiro de 2015.

No dia 26 de janeiro, durante a sessão extraordinária foi analisado e aprovado o projeto que prevê o reajuste inflacionário de 6,41%.

Página 5

Todas as terças-feiras você poderá conferir o melhor do Esporte local e regional. Nesta edição os resultados dos amis-tosos municipais com times de Siqueira Campos e região.

Atletas que quiserem divulgar seu time é só entrar em contato com a equipe do jornal Correio Notícias pelo telefone 3571-3646 ou pelo e mail: [email protected].

Notícias sobre o esporte da região você só encontra no caderno especial “O melhor do Esporte”, do jornal Correio Notí-cias.

Na próxima edição confira as informações sobre o Campeo-nato Paranaense Série Prata.

Amistosos Municipais dos dias 21 e 22 de fevereiro

Página 8

“Esta é uma conquista nossa”, comemora Dr. Sérgio

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, parti-cipou na manhã desta segunda-feira, 23, da apresentação dos alunos do curso de Odontologia no Centro de Ciências da Saúde (CCS) campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Página 5

Page 2: Correio Notícias - Edição 1168

Terça-Feira - 24 de Fevereiro de 2015Edição 1.1682 OpiniãO

jornalística correio do norte s/c ltda cnPj: 07.117.234/0001-62

Siqueira CamposCornélio ProcópioCuritibaIbaitiJapiraJabotiSalto do ItararéCarlópolisJoaquim TávoraGuapiramaQuatiguáJacarezinhoConselheiro MairinckPinhalão

DireçãOElizabete GoisSUCUrSAL ArApOTiDAVID BATISTAreDAçãOIsaele Machado, Regiane Romão, David BatistaDiAGrAMAçãOAndré MachadoADMiniSTrATivOClaudenice, Isamara MachadoCOLUniSTAGênesis Machado

CirCULAçãO

repreSenTAçãOMERCONET Representação de Veículos de

Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FiLiADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

REDAçãO jORNALRua Piauí, 1546Siqueira Campos - Paraná(43) 3571-3646 | (43) 9604-4882

Site: www.correionoticias.com.br

SuCuRSAL ARAPOTIDIREçãO: DAVID BATISTAAv. Vicente Gabriel da Silva, 369Jardim Ceres - Arapoti - Paraná(43) 3557-1925 | (43) 9979-9691

[email protected]

TomazinaCuriúvaFigueiraVentaniaSapopemaSão Sebastião da AmoreiraNova América da ColinaNova Santa BárbaraSanta Cecília do PavãoSanto Antônio do ParaísoCongoinhasItambaracáSanta MarianaLeópolis

SertanejaRancho AlegrePrimeiro de MaioFlorestópolisSão Gerônimo da SerraSanto Antônio da PlatinaArapotiJaguariaívaSengésSão José da Boa VistaWenceslau BrazSantana do ItararéJundiaí do SulAndirá

AbatiáCambaráRibeirão do PinhalNova FátimaBarra do JacaréSanta AméliaSertanópolisBela Vista do ParaísoRibeirão Claro

Bichos Perigosos!!Por Gilberto Gimenes

Essa semana não irei escre-ver sobre um animal especifico, mas sim de vários. Aliás, não são exatamente os animais que serão o principal tema dessa coluna de hoje e sim o que alguns deles têm: VENENO!

O veneno pode ser encon-trado em estado sólido, liquido ou gasoso na natureza, os ani-mais que usufruem dessas subs-tancias as usam para as mais variadas funções, mas iremos destacar duas: Defesa e Ataque.

Há uma infinidade de ani-mais que são venenosos, desde peixes como o Fugu que aqui no Brasil é conhecido como Baiacu. Esse peixinho é muito apreciado lá no Japão, porem somente alguns cozinheiros extrema-mente capacitados sabe como prepará-lo, caso contrario será sua ultima refeição!

Passando para os anfíbios temos uma gama gigantesca de animais extremamente veneno-sos, aqui da nossa fauna vou destacar os sapos coloridos da Amazônia. É quase que uma regra, todo anfíbio extrema-mente colorido em ambiente natural é venenoso e muito!! Um exemplo disso são os sapos Dentrobatídeos, esses animais são pequenos, e muito bonitos, alguns índios utilizam a secre-ção da pele desses bichos para envenenar a ponta das flechas na hora da caça.

Passando para os répteis

teremos elas: As cobras!!! Já conversamos sobre elas por aqui anteriormente. Esses ani-mais podem ser bem perigosos se você tentar manuseá-los ou caso venha a sofrer um acidente com algum deles. No Brasil a maior parte dos acidentes ficam por conta das Cascavéis e Jararacas, pois elas ocorrem em todo país, mas também não podemos esquecer-nos das Corais –verdadeiras e das Suru-cucus. Cobras são venenosas para poder abater a presa, mas se são acuadas ai elas utilizam para a defesa. Os venenos pos-suem as mais diversas reações, de necrose no local da mordida até a paralisia de músculos e sistema nervoso. Fica o Alerta não se aproxime desses ani-mais e caso você seja mordido vá imediatamente para o hospi-tal! É claro que não são apenas as cobras que possuem veneno dentre os repteis, temos lagartos e tartarugas também.

Por mais incrível que pareça, sim nós temos uma represen-tante das Aves nesse lance de ser venenoso! Nossa ave venenosa vem lá das flores-tas da Nova-guiné e pertence ao gênero Pitohui, essas aves secretam uma substancia pela pele e que contamina as penas e quando essa toxina entra em contato com a mucosa faz com quem a vitima fique paralisada! O interessante fica por conta que essa substancia não é pro-duzida pela ave e sim oriunda

de sua alimentação já que o bicho se alimenta de besouros da família Melyridae. Vale fazer uma ressalva aqui, nosso sapi-nhos coloridos citados anterior-mente também se alimentam de besouros dessa família e é esse o motivo por eles serem veneno-sos também, já que se criados em cativeiro recebendo outra dieta sem esses besouros eles não se tornam venenosos!

Bom agora falta quem? Falta um mamífero, mas será que quem algum??? Sim!!! Existe, vamos começar falando do Ornitorrinco, que possui um veneno que causa intensa dor em seres humanos e que em animais menores pode levar a morte, temos também um lêmure conhecido por Slow loris que também é venenoso, mas não oferece risco de vida, temos também os animais do gênero Solenodon que são os únicos mamíferos capazes de injetar veneno! Eles são endêmicos da região do caribe e estão em severo risco de extinção.

Isso é um breve relato de que existem animais dos mais diversos tipos que são veneno-sos, na nossa lista acima fica-ram de fora vários outros, como aranhas, vespas, lesmas, formi-gas, tartarugas, uma infinidade de outros exemplos! Isso sem falarmos das plantas!

Não precise ficar com medo de sair de casa! A Natureza não é hostil, ela só exige respeito! Até a próxima!

Pais chatosLuiz Felipe PondéVivemos num mundo das

modas de comportamento. Por exemplo: pais chatos. Você me pergunta o que é um pai chato? Pode ser uma mãe chata também, mas, quando é pai, é pior ainda. Explico logo o por que.

Antes, um reparo: evidente que os pais devem se ocupar da educação dos filhos. Ponto. Mas tem limite. Quer ver?

Há anos, quando meus filhos estavam em idade esco-lar, fomos, minha mulher e eu, a algumas reuniões. Poucas, porque sempre achamos que pais deveriam ser educados e não frequentar muito essas reu-niões porque os professores, no fim do dia, já estão cansados de correr atrás de nossos pes-tinhas. Ah! Esqueci: hoje não se pode mais falar assim. Nossos “hiperativos”.

Meus filhos estudaram numa dessas típicas escolas da zona oeste paulistana que custam R$ 3 mil por mês, ainda que profes-sores preguem voto no PSol e levem os meninos para acampa-mentos do tipo MST.

Lembro-me de uma reunião em especial em que uma mãe, sentada atrás de mim, enchia o saco da professora de História, conhecida por ser amada pelos alunos, porque ela achava que o programa de História deveria contemplar mitos (o assunto era história antiga) nos quais as mulheres fossem guerrei-ras “empoderadas” (a palavra já dá vontade de vomitar...). E, também, que deveriam dar menos espaço para gregos, romanos e hebreus, e mais para

outros povos.A professora, coitada, edu-

cadamente, depois de uma dia inteiro de trabalho, tentava explicar à mãe chata que, em se tratando de história antiga ocidental, não se podia negar a importância dos gregos, roma-nos e hebreus. Os demais povos seriam contemplados (lembre-se: estamos falando de Anti-guidade!), mas esses três eram essenciais (na Antiguidade!) para a matriz ocidental.

Outro tipo chato é aquele que acha que a escola deve ensinar os alunos a mexer em computadores e afins. Normal-mente, o cara é engenheiro ou algo assim, mas acha que, porque tem um carro coreano grande e branco, pode ensinar pai-nosso ao vigário. Só gente mal informada acha que criança de classe média precisa de escola pra aprender a mexer em computadores e afins.

Mais um tipo é aquele parti-cipativo em todas as atividades da escola e que leva a sério quando, educadamente, a insti-tuição convida os pais a serem mais “presentes no dia a dia da escola”. Esse é aquele tipo que se senta na primeira fila nas reuniões e fala o tempo todo. Quando acaba a reunião, lá pelas 22 horas, ele quer conver-sar com a professora enquanto ela pega a bolsa e se dirige para o seu carro.

Tipo muito interessado em saber como seu filho vai à escola, mas que na realidade quer falar de algo que ouviu falar numa dessas reuniões com gurus que falam sobre motiva-ção em empresas, e acha que

a professora deveria ler esse tal guru que ganha milhões ensinando bobagens sobre liderança. O mundo corporativo gasta milhões com gente fajuta.

Ou, quem sabe, pior ainda, aquele tipo que, em escolas de crianças muito pequenas, quer demonstrar sua condição de pai contemporâneo, disputando com as mães quem sabe mais sobre alimentação infantil.

Tem mais um hilário (entre tantos outros): os pentelhos que querem dizer para a coordena-ção que a escola deveria colocar disciplinas novas, como “biking”. Eita mundinho chato, esse.

Estou devendo a você uma explicação de por que, normal-mente, os pais assim acabam sendo mais chatos do que as mães.

Uma das novas modas de comportamento é a mania de homens quererem o tempo todo provar que entendem melhor de bebês do que as mães. Essas, coitadas, acabam cedendo à moda porque, além de quererem ou precisarem trabalhar, não podem negar ao marido a ilusão de ser um “pai contemporâneo”. Outras, infelizmente, creem de verdade que o fato de os homens não poderem amamentar é uma injustiça social ou de gênero (o gender gap).

Óbvio que existem pais que sabem lidar com filhos peque-nos. E mães que não são lá tão obcecadas pelos filhos. Pena. Mas, na maioria esmagadora dos casos, devemos deixar que as mulheres cuidem dessa área, porque elas sabem há milênios o que significa carregar uma criança nesse mundo.

Page 3: Correio Notícias - Edição 1168

3Terça-Feira - 24 de Fevereiro de 2015Edição 1.168pOLíTiCA

DEuS É FIEL E juSTO NOVO ORGANOGRAMA

Segundo informações a prefeitura de Siqueira Campos pre-para para refazer o organograma dos cargos, ou seja, transformar os departamentos em secretarias. Segundo fontes nem todos os departamentos virarão secretarias, neste caso só serão absorvidas.

VAI ANuLAR O vereador de Siqueira Campos, Aloísio Torres Guerra, pediu

para anular a Sessão Extraordinária que foi escolhida as novas comissões dentro da Casa de Leis. Aloísio não teve como compa-recer nesta sessão, porém ele pediu anulação com o argumento de que não foi avisado que seria feito eleição das comissões. Aloísio que estava em quatro comissões importantes no ano passado ficou em apenas uma esse ano de 2015. Ao que tudo indica os vereado-res vão votar novamente as comissões.

ChEFIA DO CIRETRANA chefia do CIRETRAN de Siqueira Campos está indefinida

ainda, agora apenas duas indicações, a terceira que era do depu-tado Ratinho Junior foi retirada. Na disputa está o Jari de Paula, indicado através do Deputado Estadual Pedro Lupion por intermédio do prefeito Fabiano Lopes Bueno, e a outra é do Luciano Cézar de Souza que foi indicado pelos deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli e do Ney Leprevost. O resultado de tudo isso só não saiu em virtude dessa greve que o Estado enfrenta.

PR 092Trafegar pela PR 092 (Rodovia Parigot de Souza) no trecho de

Siqueira Campos ao entroncamento da BR 153 próximo a Santo Antônio da Platina exige paciência e muita habilidade para escapar dos buracos. A estrada está perigosa em virtude dos buracos que podem causar acidente graves e estragos nos pneus e rodas. Muita atenção ao trafegar por esse trecho.

SALTO DO ITARARÉO vereador Mário do Romão disse essa semana que é a sua

hora e vez, e que ele é pré-candidato a prefeito. O vereador está na vida publica há muitos anos e tem as credenciais para ser can-didato. Mário já está articulando alianças para 2016 e está animado com a possível candidatura.

REELEIçõES O tempo está passando e as coisas estão cada vez mais compli-

cadas para os prefeitos que vão buscar a reeleição. Tanto o governo estadual quanto o federal já tem seus problemas de caixa e pouco vão investir no município e na mesma “carruagem” estão os municí-pios com baixa arrecadação e pouco investimento. Quem quer ficar mais quatro anos na “missão prefeito” vai ter que fazer a mágica e assim satisfazer o eleitor que anda meio descrente com os políticos.

FuNDO DO FGTS TEM NA LAVA jATO MAIS DE R$ 11 bILhõESO fundo FI-FGTS, que utiliza uma fatia de recursos do FGTS

do conjunto de trabalhadores, tem mais de R$ 11 bilhões aplica-dos em empresas citadas na operação Lava Jato. É mais de um terço do total de R$ 32 bilhões de recursos do fundo, que foi criado para investir em projetos de infraestrutura. "A maioria das empresas desse setor [infraestrutura] estão na operação Lava Jato; é natural que seus projetos façam parte de um fundo com foco em infraes-trutura", disse Marcos Vasconcellos, vice-presidente da Caixa. O banco é responsável pela gestão do FGTS e do FI-FGTS. As infor-mações são da Folha de S. Paulo.

OPERADOR DE YOuSSEFF LIbERTADO A Justiça Federal mandou soltar sexta-feira à noite o executivo

João Procópio Junqueira Almeida Prado, operador do doleiro Alberto Youssef, personagem central da Operação Lava Jato. A decisão é do juiz Sérgio Moro que estabeleceu condições para soltar o execu-tivo. Prado não poderá deixar o País, terá de comparecer a todos os atos processuais e recambiar R$ 30 milhões de contas no exterior. O executivo é um dos réus da operação. Ele mantém contas no exterior por onde transitou valores de Youssef. Além de entregar o passaporte à Justiça, o operador de Youssef está proibido de mudar de endereço sem prévia autorização judicial e de manter contato com o doleiro.

PSDb ACuSA DIRCEu E PALOCCI DE ChEFIAR O PETROLãOFigurões ligados ao ex-presidente Lula, o mensaleiro José

Dirceu e o ex-ministro Antônio Palocci serão acusados pela oposição de chefiar a quadrilha do Petrolão. O promotor e deputado Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara, montou "Organograma do Petrolão", no qual Dirceu e Palocci aparecem no núcleo estratégico do esquema do roubo bilionário à Petrobras. O tesoureiro do PT, João Vaccari, é apontado como o chefe do núcleo operacional do esquema que roubou a estatal. Membro da CPMI do Petrolão em 2014, Sampaio já suspeitava de Dirceu, que deve ser convocado com Palocci para depor na nova CPI. Condenado no mensalão, Dirceu é acusado de receber dinheiro sujo do Petrolão. Já Palocci ligaria executivos da Toyo Setal com o PT. O "núcleo público" do Petrolão vai depor na CPI: os ex-presidentes da Petrobras Sergio Gabrielli e Graça Foster e o atual, Aldemir Bendine. Também vão depor o ex-presidente da Transpetro Sergio Machado e os ex-dire-tores Renato Duque, Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró.

Professores de Siqueira Campos usam a tribuna da Câmara de Vereadores para

explicar sobre a greveA reunião da última quinta-feira, 19, a primeira sessão ordinária do

ano contou com a presença dos professores da rede EstadualDe Siqueira CamposRegiane RomãoO presidente da Câmara de

Vereadores de Siqueira Campos, Rodrigo Ferreira da Silva Gara-nhani concedeu uma entrevista para a equipe de reportagem do jornal Correio Notícias e falou sobre a primeira reunião ordinária e sobre a sessão extraordinária realizada em janeiro de 2015.

No dia 26 de janeiro, durante a sessão extraordinária foi ana-lisado e aprovado o projeto que prevê o reajuste inflacionário de 6,41%.

Já na reunião ordinária, que aconteceu na última quinta-feira, 19, os professores compareceram para falar sobre a paralisação dos professores estaduais em todo o Estado.

De acordo com Rodrigo Bola, o professor José Aparecido Moreira explicou sobre as mani-festações e sobre a greve, que adiou a volta às aulas de todos os alunos da rede Estadual, inclu-sive as faculdades.

O professor explicou que eles não estão pedindo aumento de salário, mas sim os seus direitos.

Após a explanação dos pro-fessores, os vereadores leram três projetos que serão votados em outras ocasiões. “Lemos o projeto que prevê a vinda de R$ 820 mil para a área da Saúde, R$ 100 mil para o Departamento de Obras e também o pedido de explicações de um vereador para o executivo, porém como o pedido estava confuso, o vereador terá que refazê-lo”.

Os projetos que forem apresentados na sessão desta segunda-feira, 23, serão lidos e encaminhados para as comissões responsáveis para que sejam analisados e posteriormente vota-dos.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Bola con-vida a população a participar das sessões da Câmara de Verea-dores que acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 19h 30min. Presidente da câmara de Vereadores de siqueira campos, rodrigo Bola

DIVULGAçãO

Não há nada de problemático na economia brasileira, diz Levy

Crescimento deve ser baseado no capital humano e na poupança, afirmou. Ministro da Fazenda participou de evento em São Paulo nesta segunda,23

brasilAnay CuryDiante das perspectivas nega-

tivas sobre o desempenho da economia brasileira, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que não há "nada de problemático", já que o país conta com "inúme-ras vantagens". Levy participa na manhã desta segunda-feira (23) de evento promovido pela Câmara de Comércio Brasil-França, em São Paulo.

"Não há nada de problemático na economia brasileira. Ainda há inúmeras vantagens no país, como nosso capital humano. Temos cer-teza de que temos condições de fazer essa reengenharia da nossa economia sem grande dificuldade. No ano passado, o governo fez alguns ajustes em programas de transferência, e atacou situações em que havia distorções para garantir sua efetividade conhecida pela população", afirmou o minis-tro em referência às mudanças nos programas de seguro desemprego e pensões.

Levy afirmou que o governo

deve criar sustentação para um crescimento baseado no capital humano e na capacidade de pou-pança.

Ministro Joaquim Levy participa de evento da Câmara de Comércio França Brasil (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Ministro Joaquim Levy participa de evento da Câmara de Comércio França Brasil (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

"Temos que tomar decisões rapidamente. O governo deve criar e consolidar um novo ambiente, criar as bases para um novo ciclo de crescimento, se valendo dos recursos naturais... Um cresci-mento baseado no nosso capital humano e na nossa capacidade de poupança", afirmou.

Para o ministro, o Brasil está em condições de competir "melhor do que no passado". "Nos últimos 15 anos, os empresários com quem converso são unânimes em falar sobre o dinamismo da eco-nomia. Temos uma geração mais bem preparada. Todo mundo pra-ticamente está dentro da economia

de mercado". Aposta no BrasilApesar de os dados indica-

rem que houve queda nos inves-timentos, o ministro afirmou que o setor privado continua apostando no Brasil. "Tenho confiança que a trajetória de redução dos juros vai continuar. Um país mostra sua maturidade quando certos princí-pios são adotados por um número maior de pessoas, como a respon-sabilidade fiscal, que não é de um partido ou de outro".

O ministro citou que o senti-mento atual é de "uma curva longa declinante". "Pode haver uma escorregadinha, mas na realidade aflora e esse comprometimento certamente vai permitir que os juros tenham redução", completou.

Ainda segundo Levy, essa tra-jetória vai permitir ganhos a quem investe "hoje ou amanhã". "Muitos novos projetos passam a ser viá-veis e com isso você cria um motor de crescimento".

Setor privadoDurante o evento, voltado para

empresários, Levy garantiu que o

governo está atento às necessida-des do setor privado, para que a economia retome seu crescimento.

“O que tem ficado muito claro é que nós vamos ter que dar mais um passo no desenvolvi-mento do Brasil. À gente tem que ir mais além, se inserir mais na cadeia de produção, assim como as companhias brasileiras. Para isso, é preciso haver disposição das empresas do próprio governo, entender o que é necessário para que a economia brasileira seja mais competitiva e volte a crescer”.

Em sua apresentação sobre as perspectivas para 2015, Levy afirma que o governo tem condi-ções de fazer os ajustes neces-sários diante da nova realidade global. “A mensagem de 2005 con-tinua verdadeira: apesar de alguns deslizes, o governo tem vontade e meios para fazer os ajustes necessários para responder ao novo ambiente global e promover um novo ciclo de crescimento com melhora dos indicadores ficais e aumento da produtividade do tra-balho”.

Ministro joaquim levy participa de evento da câmara de comércio França Brasil

REUTERS/PAULO WHITAkER

Page 4: Correio Notícias - Edição 1168

Terça-Feira - 24 de Fevereiro de 2015Edição 1.1684 eDiTAiS

aViso de licitaÇÃo

edital de toMada de PreÇos nº. 01/2015.

a cÂMara MUniciPal de cUriÚVa, Estado do Paraná, através da

Comissão Permanente de Licitação, de conformidade com as Leis Federais n.º

8.666/93 e 8.883/94, torna público que encontra-se a disposição dos

interessados, a partir da data da publicação deste, até às 16:00 horas do dia

26/03/2015, o Edital da Tomada de Preços para contratação de empresa para Prestação de serviços com a locação de softwares: sistemas de contabilidade Pública; Folha de Pagamento; licitação; controle interno; e Portal da transparência. Os envelopes deverão ser entregues

impreterivelmente até as 09:15 h do dia 27/03/2015 na Secretaria da Câmara

Municipal de Curiúva. O início de abertura dos envelopes será às 09:30 horas

do dia 27/03/2015 na Sala de Reuniões da Câmara. O Edital completo

encontra-se à disposição dos interessados na Câmara Municipal de Curiúva, à

Av. Joaquim Carneiro, 599, no horário de expediente das 8:00 h às 12:00 h, e

das 13:00 h às 16:00 h, bem como quaisquer informações serão fornecidas

através do telefone nº. (043) 3545-1334.

Curiúva, 24 de fevereiro de 2015.

joão Valcelir Ferreira Presidente da câmara Municipal

Câmara muniCiPal dE CuriúVaEStado do Paraná

PrEFEitura muniCiPal dE JaPiraEStado do Paraná

AVISO DE DISPENSA DE LICITAçãO Nº 001/2015-PMj

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE JAPIRA

CONTRATADO: JOSÉ GERALDO DO NASCIMENTO.

OBJETO: contratação de pessoa física para desenvolver tarefas no Projeto Mais Convivência, como Monitor de Teatro, pelo

período de 6 (seis) meses.

VALOR: valor mensal de R$ 500,00 (quinhentos reais), perfazendo o valor total de R$ 3.000,00 (três mil reais).

AMPARO LEGAL: Art. 24, Inciso II, da Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993.

Japira, 12 de fevereiro de 2015.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOSPREFEITO MuNICIPAL

PrEFEitura muniCiPal dE JaPiraEStado do ParanáDISPENSA DE LICITAçãO N° 001/2015-PMj

DESPAChO DE hOMOLOGAçãO

Com base nas informações constantes do Processo de Dispensa de Licitação nº 001/2015-PMJ referente à contratação do Sr.

JOSÉ GERALDO DO NASCIMENTO, para desenvolver tarefas no Projeto Mais Convivência, como Monitor de Teatro, pelo perí-

odo de 6 (seis) meses, no valor mensal de R$ 500,00 (quinhentos reais), perfazendo o valor total de R$ 3.000,00 (três mil reais).

Foi observado o previsto no art. 24, inciso II, bem como instruído conforme o estabelecido no art. 27 ao 31 da Lei nº 8.666/93,

HOMOLOGO a referida contratação, convocando o Sr. JOSÉ GERALDO DO NASCIMENTO, para a assinatura do contrato.

Publique-se.

Japira, 12 de fevereiro de 2015.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOSPREFEITO MuNICIPAL

PrEFEitura dE São JoSé da Boa ViStaPORTARIA Nº 032/2015

PEDRO SERGIO kRONEIS, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e

regulamentares, nos termos da Lei Orgânica do Município, pela presente;

RESOLVE:

Artigo 1º- NOMEAR a partir desta data de 23/02/2015 a candidata abaixo discriminada aprovada no Concurso Público Regido

pelo Edital 001/2011 para ocupar seu respectivo cargo de acordo com a Lei Municipal 570/2003.

Faixa de Vencimento

Nome Cargo Rg. Símbolo Ref Nível

JOCELI DE OLIVEIRA CORREA Auxiliar de Serviços Gerais 10.711.954-0 Ad 1 III

Artigo 2º- A presente portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Comunique-se, publique-se, cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 23 de Fevereiro de 2015; 55º ano da

Emancipação Política do Município.

PEDRO SERGIO KRONÉISPREFEITO MuNICIPAL

PrEFEitura muniCiPal dE JoaQuim taVoraEXTRATO DO 5º TERMO ADITIVO REFERENTE AO CONTRATO N.º 018/2013 - PMjT

INEXIGIbILIDADE DE LICITAçãO 002/2013 – PMjTPARTES: MUNICIPIO DE JOAQUIM TAVORA e GOVERNANçA BRASIL S/A E GESTãO EM SERVIçOS.

OBJETO: De conformidade com as especificações e quantidades de serviços constantes no processo de INEXIGIBILIDADE DE

LICITAÇÃO N.º 002/2013 e contrato firmado em 15/02/2013, documentação que passa a fazer parte integrante deste contrato,

como se nele estivesse integral e expressamente reproduzida.

DO VALOR: De comum e tempestivo acordo, nos termos do Artigo 57, § 2º da Lei 8.666/93, por força deste Aditivo Contratual de

Valor, fica aditivado por mais 12 (doze) meses, ficando mantidas as demais condições.

RECURSOS FINANCEIROS: As disposições contratuais não atingidas pelo presente termo permanecem inalteradas. O presente

aditamento é feito na forma bilateral de prévio mutuo e legal acordo, para que surta os devidos efeitos legais.

FORO: Comarca de Joaquim Távora, Estado do Paraná.

Joaquim Távora (PR), 02 de fevereiro de 2015.

PrEFEitura muniCiPal dE JoaQuim taVoraEXTRATO DO 2º TERMO ADITIVO REFERENTE AO CONTRATO N.º 044/2014 - PMjT

INEXIGIbILIDADE DE LICITAçãO 002/2014 – PMjTPARTES: MUNICIPIO DE JOAQUIM TAVORA e GOVERNANçA BRASIL S/A E GESTãO EM SERVIçOS.

OBJETO: De conformidade com as especificações e quantidades de serviços constantes no processo de INEXIGIBILIDADE DE

LICITAÇÃO N.º 002/2014 e contrato firmado em 20/02/2014, documentação que passa a fazer parte integrante deste contrato,

como se nele estivesse integral e expressamente reproduzida.

DO VALOR: De comum e tempestivo acordo, nos termos do Artigo 57, § 2º da Lei 8.666/93, por força deste Aditivo Contratual de

Valor, fica aditivado por mais 12 (doze) meses, ficando mantidas as demais condições.

RECURSOS FINANCEIROS: As disposições contratuais não atingidas pelo presente termo permanecem inalteradas. O presente

aditamento é feito na forma bilateral de prévio mutuo e legal acordo, para que surta os devidos efeitos legais.

FORO: Comarca de Joaquim Távora, Estado do Paraná.

Joaquim Távora (PR), 02 de fevereiro de 2015.

PrEFEitura muniCiPal dE JoaQuim taVoraEXTRATO DO 7º TERMO ADITIVO REFERENTE AO CONTRATO 047/2014

PREGãO PRESENCIAL N.º 004/2014 – PMjT

PARTES: MUNICIPIO DE JOAQUIM TAVORA e MAZOTI & MAZOTI LTDA.

OBJETO: De conformidade com as especificações e quantidades constantes no Pregão Presencial 004/2014 e contrato 047/2014,

firmado em 28 de Fevereiro de 2014, documentação que passa a fazer parte integrante deste contrato, como se nele estivesse

integral e expressamente reproduzida.

DO REEQUILIBRIO ECONOMICO DO CONTRATO: De comum e tempestivo acordo, por força deste Aditivo Contratual referente

ao reequilíbrio econômico- financeiro dos Itens: item 01 (Álcool Comum): do valor de R$ 2,11 para o valor de R$ 2,13, item 02

(Gasolina Comum): do valor de R$ 3,15 para o valor de R$ 3,23, item 03 (Diesel Comum): do valor de R$ 2,65 para o valor de R$

2,67, item 04 (Diesel S-10): do valor de R$ 2,72 para o valor de R$ 2,74,ficando mantidas as demais condições.

RECURSOS FINANCEIROS: As disposições contratuais não atingidas pelo presente termo permanecem inalteradas. O presente

aditamento é feito na forma bilateral de prévio mutuo e legal acordo, para que surta os devidos efeitos legais.

FORO: Comarca de Joaquim Távora, Estado do Paraná.

Joaquim Távora (PR), 18 de Fevereiro de 2015.

GELSON MANSuR NASSAR - PREFEITO MuNICIPALCONTRATANTE

MAZOTI & MAZOTI LTDA.CONTRATADA

PrEFEitura muniCiPal dE JoaQuim taVora EStado do Parana

EXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO REFERENTE AO CONTRATO 160/2014 - PMJT

TOMADA DE PREçOS N.º 010/2014 – PMJT

PARTES: MUNICIPIO DE JOAQUIM TAVORA e R M REZENDE LTDA.

OBJETO: De conformidade com as especificações e quantidades de serviços constantes na Tomada de Preços n.º 010/2014 e

contrato 160/14 firmado em 07/08/2014, documentação que passa a fazer parte integrante deste contrato, como se nele estivesse

integral e expressamente reproduzida.

DO VALOR: De comum e tempestivo acordo, nos termos do Artigo 65, Inc. II, “b”, da Lei 8.666/93, por força deste Aditivo Contratual,

aditiva-se o valor de R$ 11.815,86 (onze mil oitocentos e quinze reais e oitenta e seis centavos) ao valor inicial do contrato, ficando

mantidas as demais condições.

FORO: Comarca de Joaquim Távora, Estado do Paraná.

Joaquim Távora, 23 de Fevereiro de 2015.

Page 5: Correio Notícias - Edição 1168

5Terça-Feira - 24 de Fevereiro de 2015Edição 1.168reGiOnAL

NO LITORALA empresa russa Uralkali investirá R$ 160 milhões na área

logística do Porto de Antonina, ao longo dos próximos quatro anos. Os investimentos incluem a construção de um novo berço de atracação no Terminal Ponta do Felix, dois novos armazéns de 120 mil toneladas e a melhoria do sistema de movimentação de cargas. Com a obra, a capacidade de importação do terminal passa das atuais 2 milhões de toneladas para 4 milhões de tone-ladas por ano.

SuSTENTAbILIDADE O programa Feira Verde Mais, que troca materiais recicláveis

por alimentos, vai retomar as atividades a partir de hoje, dia 24 de fevereiro, em Ponta Grossa. As equipes percorreram diversos pontos da cidade para distribuição de frutas e verduras São 139 pontos de troca e cada local recebe o programa duas vezes por mês. Segundo a prefeitura, 10 mil famílias de baixa renda são atendidas por mês.

PRAçA EM ObRASApós atrasos, a prefeitura de Curitiba promete retomar o

ritmo das obras de reforma da Praça da Espanha, no Batel. A previsão é de que a praça seja reaberta até o mês de março. A revitalização está sendo realizada em duas etapas. A primeira abrange o reforço da infraestrutura elétrica, pintura e jardina-gem. Já na segunda etapa serão incluídas ampliação da área do piso, criação de rampas de acesso, construção de um palco coberto, obras no chafariz e na Casa da Leitura Miguel de Cer-vantes.

FESTA DE PEãOSão Pedro do Paraná, no noroeste, sediará o Rodeio Profis-

sional entre 27 de fevereiro e 1 de março. Peões do Paraná e Santa Catarina deverão passar pelo evento, considerado um dos mais importantes no Estado. Montaria em touros e cavalos, além da Prova dos Três Tambores, fazem parte da competição. Para-lelamente, também haverá parque de diversões para as crianças e shows de música country e sertaneja.

hAbITAçãO Cerca de 50 famílias de Marilena, na região noroeste do

Paraná, receberão as chaves de suas novas moradias. As casas serão construídas em parceria pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Caixa Econômica Federal prefeitura. O residencial Marilena será financiado através do programa Minha Casa Minha Vida, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Foram investidos mais de R$ 1,7 milhão em recursos federais, estaduais e municipais.

RENDA ALTERNATIVAEstão abertas as inscrições para oficinas gratuitas temáti-

cas para o feriado da Páscoa em Guarapuava, na região central do Paraná. São ofertadas vagas para produção de biscuit, de feltro e de Espuma Vinílica Acetinada (E.V.A). As aulas serão ministradas no período da manhã de segunda a sexta-feira, até o dia 6 de março. Cada horário conta com 15 vagas disponíveis na Casa da Cultura, localizada na Rua Alcione Bastos, 211, no bairro Santana.

DISTRIbuIçãO DE ÁGuAA região de Umuarama, no noroeste, receberá R$ 108 milhões

em investimentos pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Para os próximos dois anos, serão executadas obras de ampliação no sistema de esgoto e distribuição de água. O objetivo é ampliar os serviços de saneamento básico para até 90% da população.

REGIãO METROPOLITANAAs obras de revitalização e modernização do Parque Esta-

dual do Monge, no município da Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, estão em fase final. Está pronta toda a estrutura da Trilha do Monge, com passarelas e corrimões metálicos, serviços de acabamento nas áreas dos visitantes, calçadas e mirantes. Os investimentos somam R$ 1,2 milhão por meio do governo do Paraná.

ESPORTE EM FOCOPalmital, na região central, receberá uma nova estrutura para

a prática de esportes no município. R$ 460 mil serão investidos na construção de uma quadra poliesportiva localizada no distrito de Siqueira Campos, ao lado do Conjunto Nascente. O projeto contará com arquibancadas, vestiários e banheiros, garantindo maior conforto para população.

EMAGRECENDO SEM ESFORçOPesquisadores americanos do Instituto Salk criaram um com-

posto chamado fexaramine que estimula a queima de gordura no corpo. A substância que ainda está em testes, funciona como se a pessoa, ao ingerir a pílula, tivesse consumido calorias em excesso e, com isso, o organismo tende trabalhar para conter o ganho de peso, além de controlar o açúcar no sangue e inflama-ções.

ESTRuTuRA PARA uRbANIZAçãO O município de São João do Triunfo, na região sul do Estado,

irá renovar o parque de máquinas. R$ 1,7 milhão será aplicado na aquisição de duas motoniveladoras, uma escavadeira hidráu-lica e uma pá-carregadeira sobre rodas. Os recursos foram via-bilizados pelo Programa de Apoio à Aquisição de Máquinas e Equipamentos Rodoviários para as Prefeituras (Promap) e há uma contrapartida municipal de R$ 267,5 mil.

“Esta é uma conquista nossa”, comemora dr. Sérgio

Desabafo aconteceu durante apresentação dos alunos de Odonto

De jacarezinhoMarcos juniorO prefeito de Jacarezinho

Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, participou na manhã desta segunda-feira, 23, da apresenta-ção dos alunos do curso de Odon-tologia no Centro de Ciências da Saúde (CCS) campus da Universi-dade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

“É uma conquista de todos nós. Classe política, classe dos dentistas e de toda a comunidade não só de Jacarezinho, como de todo o Norte Pioneiro”, comemo-rou o prefeito durante sua fala no primeiro dia dos acadêmicos. “É

uma conquista para todos mais este novo curso em nossa Univer-sidade”, complementa.

Estava agendada a primeira aula para a manhã desta segunda-feira, mas devido à greve que acontece em todo o Estado, houve apenas a apresentação dos alunos e o primeiro contato deles com o curso do Ensino Superior.

O prefeito de Jacarezinho lembra que enquanto todos esta-vam voltados para um curso de medicina na região em março de 2014. Uma equipe formada por classe política, Igreja, Clubes de Serviços e Entidades formaram o grupo “Amigos de Jacarezinho”.

Com um projeto já aprovado no Conselho Universitário e proto-colado na Secretaria Estadual de Ciência e Ensino Superior em 2010 os membros do grupo ganharam a adesão dos prefeitos numa reunião da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI).

Em maio do mesmo ano, o governador Beto Richa esteve no Cine Teatro Iguaçu no centro de Jacarezinho e assinou a autoriza-ção para a realização do primeiro vestibular que aconteceu em novembro. “Uma grande conquista para toda a comunidade”, argu-menta o dentista Augusto Fogiatto, que lecionará no primeiro ano do

curso.Um grande tema em debate foi

o local que seria abrigado o novo curso. O Governo do Estado, atra-vés da Secretaria de Saúde, sina-lizou a verba para um novo prédio. Em acordo entre todos os repre-sentantes ficou destacado que seria importante um novo prédio dentro do próprio CCS. “Inicial-mente já foram investidos mais de R$ 250 mil que foram aplicados no laboratório de genética, informá-tica e compra de livros especializa-dos que poderão ser usado pelos alunos dos cursos existentes no campus”, explica Antônio Stebelini Neto.

DIVULGAçãO

Secretaria de Saúde de SAP promoverá Campanha contra o câncer de colo de útero

O evento será em comemoração ao Dia Internacional d Mulher e será realizado durante todo o mês de março

De SAPRegiane Romão

Em comemoração ao Dia Inter-nacional da Mulher, a Secretária Municipal de Saúde de Santo Antô-nio da Platina em parceria com a prefeitura irá promover uma cam-panha com exame preventivo de câncer de colo de útero, conhecido como Papanicolau.

De acordo com a secretária de Saúde, Rosimar do Espírito Santo Moreira os exames serão realiza-dos nas segundas e quartas-feiras, das 7h 30min às 20h, no Centro Social Urbano.

Esse exame detecta altera-ções nas células do colo do útero. O nome "Papanicolaou" é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano.

Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de três em três anos. Consiste na coleta de mate-rial do colo uterino para exame em laboratório. É um exame simples e barato, porém algumas mulhe-res ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha. Se você conhece alguma mulher que ainda não faz esse exame, converse com ela sobre sua importância.

Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor remédio! Nos últimos 50 anos a incidência e a mortalidade por câncer de colo uterino vêm diminuindo, graças às novas técnicas de rastreamento do Exame de Papanicolau.

Por isso, ele é um dos mais importantes exames para preven-ção da saúde da mulher. É um

exame simples, foi criado pelo Dr. George Papanicolau em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvi-mento do câncer.

O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente.

A frequência de realização do exame será estabelecida depois pelo médico, de acordo com os resultados. Fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero: início precoce da ati-vidade sexual, número elevado de parceiros sexuais, multiparidade (ter tido vários filhos), anteceden-tes de doença sexualmente trans-missível e falta de higiene pessoal.

Ele deve ser realizado, pelo menos, uma semana antes da menstruação. Evitando-se reali-zar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame. O exame ginecológico completo consiste do exame e palpação das mamas e depois o exame de Papa-nicolau.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O EXAME:

1. O Papanicolau ajuda a detectar quais doenças?

Além do câncer de colo do útero e de suas lesões, o exame ajuda a diagnosticar infecções vaginais como Gardnerella vagi-nalis, Tricomoníase e candidíase. "Como a coleta do exame envolve exame genital, também é possível perceber doenças sexualmente

transmissíveis, como sífilis, gonor-reia, condilomatose, clamídia e cancroide”.

2. Com qual a idade a mulher precisa realizar o exame?

De acordo com as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, lan-çadas pelo Inca em 2011, devem-se submeter ao exame mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. No entanto a ginecologista afirma que não há uma idade certa. Assim que inicia a sua vida sexual, a mulher já deve começar a realizar a citologia. "O vírus HPV só pode ser transmi-tido ao colo uterino por relação sexual e é este o principal causa-dor de câncer de colo do útero".

3. Qual é a melhor época para realizá-lo?

O único período que impossi-bilita a realização do exame é nos dias em que a mulher está mens-truada. Antes de marcar o exame, portanto, é preciso checar o calen-dário menstrual e calcular quando será a próxima menstruação.

4. De quanto em quanto tempo ele precisa ser feito?

"O ideal é fazer uma vez por ano”. Em casos de alto risco, como quando a mulher tem HPV, o médico pode recomendar um exame mais frequente, de seis em seis meses por exemplo.

5. Há algum risco à mulher?Não há qualquer risco. Ao con-

trário, o exame permite o diagnós-tico precoce com grandes chances de tratamento e cura.

6. O Papanicolau detecta HPV?Na verdade, esse teste não é

específico para detectar HPV. "No entanto, o exame pode detectar a presença de anormalidades nas células do colo ou da vagina que

são causadas pelo HPV”. Se isso acontecer, o médico irá indicar exames complementares, como a Colposcopia e a Captura Híbrida. O primeiro exame avalia o tecido de revestimento do colo da vagina através da ampliação da imagem e da aplicação de reagentes. “Na presença de alterações, será feita a biópsia do tecido que permite identificar a infecção pelo HPV”. Já a Captura Híbrida é um exame de tecnologia avançada que detecta se há um ou mais tipos do vírus HPV, que podem causar o câncer de colo do útero.

7. O Papanicolau pode falhar?Pode. "Estudos mostram que

cerca de 50% das pessoas infec-tadas podem ter falha na detecção do vírus HPV por meio do teste de Papanicolau". Por isso, é impor-tante realizar exames complemen-tares dependendo das condições da mulher - o ginecologista terá o cuidado de avaliar quais casos são necessários.

8. A mulher pode ter relações sexuais no dia anterior ao do exame?

Não. Para ter uma maior eficá-cia no resultado, os médicos reco-mendam os seguintes cuidados a serem adotados 48 horas antes do exame:

9. Mulheres virgens também podem fazer o exame?

Sim, as mulheres virgens também podem realizar o exame de Papanicolau, mas são situações especiais indicadas pelo médico. "A coleta do material, neste caso, é feita por meio da utilização de espéculo próprio para mulheres virgens, com o auxílio de uma espécie de cotonete", que também garante que não há prejuízo para a paciente, nem risco de ruptura do hímen.

Page 6: Correio Notícias - Edição 1168

Terça-Feira - 24 de Fevereiro de 2015Edição 1.1686 eDiTAiS

PrEFEitura muniCiPal dE JoaQuim táVora EStado do ParanáTERMO DE hOMOLOGAçãO E ADjuDICAçãO

PREGãO PRESENCIAL P/ REGISTRO DE PREçOS Nº. 005/2015 – PMjTPROCESSO ADMINISTRATIVO Nº. 006/2015 – PMJT

OBJETO: Contratação de empresa para aquisição de Materiais de Construção e Insumos destinados a atender o Departamento

de Obras e os diversos departamentos do Município. Tendo em vista a Ata de Julgamento do Pregão em epígrafe, elaborada

pela Pregoeira deste Município; o Senhor GELSON MANSUR NASSAR, Prefeito Municipal de Joaquim Távora, no uso de suas

atribuições legais RESOLVE: HOMOLOGAR A LICITAçãO MODALIDADE PREGãO PRESENCIAL P/ REGISTRO DE PREçOS

Nº. 005/2015 – TIPO MENOR PREçO e ADJUDICAR o objeto da licitação para as empresas: BORTOLO VALLE EPP, inscrita

no CNPJ sob nº. 77.746.089/0001-64, declarada vencedora dos itens 001 aos 2620, com um valor máximo contratual de R$

1.458.951,81 (um milhão quatrocentos e cinquenta e oito mil novecentos e cinquenta e um reais e oitenta e um centavos); TRANS

DOVACI LTDA, inscrita no CNPJ sob nº. 05.202.755/0001-92, declarada vencedora dos itens 2621 e 2622, com um valor máximo

contratual de R$ 43.410,00 (quarenta e três mil quatrocentos e dez reais).

E para que produza seus efeitos jurídicos e legais,

Convoca-se o vencedor do certame para comparecimento ao Departamento de Licitação da Prefeitura de Joaquim Távora para

assinatura do contrato num prazo máximo de 05 (cinco) dias.

PUBLIQUE-SE

Joaquim Távora, 23 de Fevereiro de 2015.

GELSON MANSuR NASSARPREFEITO MuNICIPAL

PrEFEitura muniCiPal dE JaPiraEStado do ParanáEXTRATO DO CONTRATO N° 007/2015-PMjDISPENSA DE LICITAçãO Nº 001/2015-PMj

PARTES: MUNICÍPIO DE JAPIRA, pessoa jurídica de direito público interno, inscrita no CNPJ/MF sob n.º 75.969.881/0001-52 e

o Sr. JOSÉ GERALDO DO NASCIMENTO.

DO OBJETO - O presente contrato tem por objeto a contratação de Pessoa Física para desenvolver tarefas no Projeto Mais

Convivência, como Monitor de Teatro, pelo período de 6 (seis) meses..

DO VALOR: Pela aquisição do Objeto ora contratado, a CONTRATANTE pagará ao CONTRATADO o valor mensal de R$ 500,00

(quinhentos reais), perfazendo o valor global de R$ 3.000,00 (três mil reais), pelo menor preço apresentado.

DA VIGÊNCIA: O presente Contrato terá vigência pelo período de 06 (seis) meses, contados a partir d2 02/03/2015, podendo a

critério da administração sua prorrogação por igual período, conforme Art. 57, Inciso II da Lei nº 8.666/93.

DO FORO: Fica eleito o foro da comarca de Ibaiti (PR), para dirimir dúvidas ou questões oriundas do presente Contrato.

JAPIRA (PR), 23 de fevereiro de 2015.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS jOSÉ GERALDO DO NASCIMENTOPREFEITO MuNICIPAL - CONTRATANTE CONTRATADO

SÃO JOSÉ DA BOA VISTA

Prefeitura do Município

SÃO JOSÉ DA BOA VISTA Prefeitura do Município

EDITAL nº 14/2015.

RETIFICAÇÃO

(PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – Professor – EDITAL nº 05/2015) A Comissão Organizadora designada nos termos da Portaria nº 03/2015, nos

termos do Edital de abertura nº 05/2015, FAZ SABER que: I – Ficam RETIFICADAS os pedidos de inscrições dos candidatos abaixo

relacionados ficando os mesmos inscritos como candidatos às vagas gerais, excluindo-se os mesmos da reserva de vagas especiais que trata os itens 5.1 e 5.2 do Edital nº 05/2015: n. ordem Nome do Candidato (a) Nº Inscrição Documento

1 Rosangela do Rocio Azevedo 005-2015-005 6.580.693-3 2 Regiane Reis 005-2015-048 6.977.975-1

São José da Boa Vista-PR; 23 de Fevereiro de 2015. PEDRO SERGIO KRONEIS JANETE APARECIDA DE CARVALHO Prefeito do Município Membro da Comissão Organizadora JACIRA MARIA DE ANDRADE MARISA LOPES ROLIM VACILOTO Membro da Comissão Organizadora Membro da Comissão Organizadora

MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA

ESTADO DO PARANÁ Processo Seletivo Simplificado – PSS Professores – Edital 05/2015

EDITAL nº 15/2015.

(PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – Professor – EDITAL nº 05/2015) A Comissão Organizadora designada nos termos da Portaria nº 03/2015, nos termos do

Edital de abertura nº 05/2015, FAZ SABER que: I – Torna público a divulgação do GABARITO da PROVA PARA O PROCESSO SELETIVO

SIMPLIFICADO – PROFESSOR, regido pelo EDITAL 05/2015. Data da realização da prova: 22/02/2015

Questão A B C D

1 2 3 4 5 6 7 8 9

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

São José da Boa Vista-PR; 23 de Fevereiro de 2015.

PEDRO SERGIO KRONEIS JANETE APARECIDA DE CARVALHO Prefeito do Município Membro da Comissão Organizadora JACIRA MARIA DE ANDRADE MARISA LOPES ROLIM VACILOTO Membro da Comissão Organizadora Membro da Comissão Organizadora

Rua Reinaldo Martins Gonçalves, nº 85 – Centro – São José da Boa Vista – Paraná

http://www.saojosedaboavista.pr.gov.br/

MUNICÍPIO DE SIQUEIRA CAMPOS - PARANÁ Tendo em vista a HOMOLOGAÇÃO do Pregão Presencial nº 01/2015, cujo objeto é: Registro de preços de peças de caminhões e ônibus, a serem solicitadas de acordo com a necessidade pelo período de doze meses. Tornam-se público os extratos dos contratos abaixo:

Nº do Contrato

Empresa Contratada Valor Total

04/2015 Cepevel Com. de Peças para Veículos Ltda EPP

R$ 250.695,00

05/2015 Bataguaçu Curitiba Peças para Máquinas Ltda Me

R$ 129.124,84

06/2015 Tratorbig Peças para Tratores Ltda

R$ 64.500,00

07/2015 Edson L. Correa Peças Me R$ 348.700,00 08/2015 L Serrano Distribuidora de

Peças Me R$ 179.000,00

Siqueira Campos, 13 de fevereiro de 2015. Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

MUNICÍPIO DE SIQUEIRA CAMPOS - PARANÁ Tendo em vista a HOMOLOGAÇÃO do Pregão Presencial nº 02/2015, cujo objeto é: Registro de preços de materiais de pavimentação asfáltica para manutenção das vias urbanas, a serem solicitados de acordo com a necessidade pelo período de doze meses. Tornam-se público os extratos dos contratos abaixo:

Nº do Contrato

Empresa Contratada Valor Total

09/2015 Pedreira Caete – Min. E Construção Civil Ltda

R$ 483.000,00

10/2015 CBB Ind. e Com. de Asfaltos e Engenharia Ltda

R$ 499.800,00

Siqueira Campos, 13 de fevereiro de 2015. Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS

1º TERMO DE PRORROGAÇÃO DO CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL N° 34/2014, REFERENTE A DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 20/2014. LOCATÁRIO: MUNICÍPIO DE SIQUEIRA CAMPOS LOCADOR: JOSÉ LUIZ QUEIROZ PEREIRA. OBJETO: Prorrogação da vigência do contrato de locação de imóvel em 12 (doze) meses e reajuste no valor mensal de R$ 3.954,89 (três mil novecentos e cinquenta e quatro reais e oitenta e nove centavos) para R$ 4.111,65 (quatro mil cento e onze reais e sessenta e cinco centavos), consoante com a variação do índice do IGP-M (3,9638% anual), ficam ratificadas as demais cláusulas.

Siqueira Campos, 12 de fevereiro de 2015. FABIANO LOPES BUENO

PREFEITO MUNICIPAL

PrEFEitura dE São JoSé da Boa ViStaEStado do Paraná

PORTARIA Nº 033/2015PEDRO SERGIO kRONEIS, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições

legais e regulamentares, nos termos da Lei Orgânica do Município, pela presente;

Considerando a necessidade da Administração em não interromper a continuidade de serviço público essencial e afeto ao

servidor abaixo;

Considerando o permissivo legal constante do artigo 101-C, §4º, da Lei nº 571/2003;

RESOLVE:

Art. 1º - REVOGAR a concessão da Licença Especial concedida nos termos da Portaria nº 062/2012 e período

adiado pela Portaria nº 098/2013 ao servidor abaixo relacionado e respectivo cargo, pelo período integral de 90 dias conse-

cutivos.

Matrícula Nome Cargo

385-1 João Maria da Silva Motorista

Art. 2º - CONCEDER ao servidor indenização referente aos 90 (noventa) dias de licença especial não usufruída,

calculado sobre o vencimento base, conforme previsto no artigo 101-C, § 4º, da Lei nº 571/2003.

Parágrafo Unico: o valor convertido será pago em três parcelas iguais, nas folhas de pagamento dos meses

Fevereiro/2015, Março/2015 e Abril/2015

Art. 3º - A presente portaria entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

Comunique-se, publique-se, cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 23 de Fevereiro de 2015; 55º

ano da Emancipação Política do Município.

PEDRO SERGIO KRONÉISPREFEITO MuNICIPAL

Page 7: Correio Notícias - Edição 1168

7Terça-Feira - 24 de Fevereiro de 2015Edição 1.168pOLiCiAL

Parceria entre as polícias resulta na prisão de dois foragidos da justiça

As prisões aconteceram em Wenceslau Braz. Os homens possuíam diversas passagens pela políciaDe Wenceslau brazRegiane Romão

Uma parceria entre as polícias Civil e Militar resultaram na prisão de dois homens que estavam fora-gidos.

Na última sexta-feira, 20, após várias denúncias anônimas a polí-cia após um acompanhamento tático na PR 422 e o cerco poli-cial em um matagal às margens da rodovia prendeu G.C. A con-denado por estelionato, além de diversas passagens pela polícia.

Nesta segunda-feira, 23, por volta das 11h, a PM prendeu W.A.R.S conhecido como “Bei-çola”.

Ele que também estava fora-gido se preparava para viajar para Curitiba. Ele é acusado de roubo.

E também vinha sendo investi-gado pela prática de vários furtos a casas em Wenceslau Braz.

O Comandante da 2ª Compa-nhia da Polícia Militar de Wences-lau Braz, capitão Donizeti Lemes da Silva destacou a importância destas duas prisões, por tratar-se de indivíduos de alta periculosi-dade e, com a prisão dos mesmos, espera-se proporcionar um pouco mais de tranquilidade a sociedade brazense.

Homens já estão na carceragem de Wenceslau Braz

POLÍCIA MILITAR

Polícia Civil prende estelionatária em Cornélio Procópio

De Cornélio ProcópioRedação AnuncifácilEm posse de dois Mandados

de Prisão contra a mesma pessoa, investigadores de Polícia Civil do Setor de Furtos e Roubos da 11ªSDP de Cornélio Procópio con-seguiram obter êxito em localizar e prender uma estelionatária que

reside no município.Contra a mulher existia dois

Mandado de Prisão, um expedido pela vara criminal de Cornélio Pro-cópio e outro pela cidade de Gua-ratuba, no litoral do Estado, ambos pelo crime de estelionato.

A acusada já estava ciente de que a qualquer momento poderia

ser presa e segundo ela, cometeu os crimes no passado.

Após ser detida, a acusada foi conduzida para a sede da Dele-gacia de Polícia e posteriormente levada o Setor de Custódia, ficando a disposição da justiça. (Com infor-mações do Setor de Comunicação do 11ª SDP).

IMAGEM ILUSTRATIVA

Em Cornélio Procópio, motorista de Uraí sofre acidente no perímetro urbano da BR 369

Apesar do susto ninguém se feriu gravemente

De Cornélio ProcópioRedação Anuncifácil

Na manhã de segunda feira,23, socorristas do SIATE de Cornélio Procópio foram acionados por volta das 6h 30min para atenderem a uma situação de acidente, onde o condutor de um veículo capotou o carro na BR 369, nos arredo-res do trevo do Jardim Pano-

rama.Uma equipe de atendimento

formada pelos socorristas Helton e Cristina foi enviada ao local e ao chegar, se deparou com o motorista consciente e orientado, sentado na guia e apresentando somente dores no braço esquerdo.

De acordo com o socorrista Helton, foi feita uma avaliação primária no motorista, a qual

não indicou ferimentos mais graves, mas por precaução, ele foi imobilizado e conduzido ao PS da Santa Casa para maiores exames.

Segundo Helton, o motorista disse ser morador do município de Uraí e acabou perdendo o controle do carro ao passar pela curva enquanto seguia para o trabalho na cidade de Bandeirantes.

Tapetes e bicicleta foram alvos de furto neste fim de semana em Jacarezinho

Ladrões não pouparam nem tapetes de crochê

De jacarezinhoIsaele Machado/Informações

Polícia Militar

Por volta das 15h 34min do último sábado (21), a equipe da Polícia Militar de Jacarezinho se deslocou até as proximidades da rodoviária, onde uma senhora teria ido a um estabelecimento dentro da rodoviária para comprar um sor-vete deixando em cima do banco em que estava sentada, uma sacola branca contendo três tape-tes de crochê grandes e uma toalha de mesa grande, equivalendo um total de R$70.00. Segundo a soli-

citante, ela se ausentou por alguns minutos, intervalo em que os tape-tes e a toalha foram furtados.

A senhora só lembrou-se dos pertences quando já estava dentro do ônibus (Princesa do Norte) sen-tido Cambará momento em que ela desceu do coletivo e retornou a pé a até a rodoviária levando 90 minu-tos para chegar ao local, porém os utensílios não estavam mais no banco. A PM orientou a vitima sobre os procedimentos cabíveis e o suposto ladrão não foi encon-trado até o momento.

Ainda em Jacarezinho, por volta das 17h38 a Polícia Militar

foi acionada devido a um furto de bicicleta. Segundo informações da vítima, ele e algumas pessoas des-ceram até determinado rio, local onde estava um usuário de drogas e que em dado momento de distra-ção da vítima perceberam que a bicicleta tinha sumido. Diante da situação, saíram procurar o “meio de transporte” e próximo à praça de pedágio conseguiram localizar o autor do furto com a bicicleta. A Polícia Militar deu voz de prisão ao elemento e as partes foram condu-zidas juntamente com o objeto do furto para 12ª Subdivisão Policial para providencias.

ILUSTRATIVA

Page 8: Correio Notícias - Edição 1168

Terça-Feira - 24 de Fevereiro de 2015Edição 1.1688 eSpOrTe

De Siqueira CamposRegiane RomãoTodas as terças-feiras você

poderá conferir o melhor do Esporte local e regional. Nesta edição os resultados dos amis-tosos municipais com times de

Siqueira Campos e região.Atletas que quiserem divulgar

seu time é só entrar em contato com a equipe do jornal Correio Notícias pelo telefone 3571-3646 ou pelo e mail: [email protected].

Notícias sobre o esporte da região você só encontra no caderno especial “O melhor do Esporte”, do jornal Correio Notícias.

Na próxima edição confira as informações sobre o Campeonato Paranaense Série Prata.

amistosos municipais 21 e 22 de fevereiro

jogo entre alphaville (siqueira campos) e são josé do Barreiro (tomazina)

2ª Copa Doutor Ivaldo Alves Costa de Futebol suíço

Começa no próximo fim de semana à 2ª copa Doutor Ivaldo Alves Costa de Futebol suíço no município de Tomazina, com-petição esta organizada pelo DEPARTAMENTO DE ESPOR-TES e com a presença de 12 equipes da região jogos acon-tecerão no Estádio Municipal Moisés Chueire.

Equipes participantesVILA SãO VICENTESãO JOSÉ DO BARREIROPAINEIRINHAPOSTO TREVO/MATãO COMPLICADOSãO JOSÉ DOS MARTINS NOVA ESPERANçA/ SAPÉ TOTÓS SERRINHA

BARROJÁ (BARRO PRETO/JABOTI-CABAL)

CERRADINHOALVORADA

1º rodada28/02/15 16h VILA SÃO VICENTE X

PAINEIRINHA28/03/15 16h SERRINHA X BARROJÁ29/03/15 16h COMPLICADO X TOTÓS

O Time Siqueira Campos/Pro-tork Vice-Campeão Da Serie Bronze No Ano De 2014, Se Prepara Para O Inicio Da Competição Buscando Tão Sonhada Vaga Na Elite Do

Futsal Paranaense. O XXI Campe-onato Paranaense Série Prata 2015 Começara Dia 28 De Março E Con-tará Com16 Equipes, Dentre Elas Siqueira Campos/Pro Tork, Que

este ano será administrado por uma comissão esportiva formada Por membros da comunidade ligadas ao Esporte Local, Empresas Parceiras E Prefeitura Municipal

Campeonato Paranaense De Futsal Série Prata 2015

[email protected]

rodolfo carvalho

rodolfo carvalho