jornal da assol • dezembro 2017 jornal da assol · castro daire • mortÁgua • oliveira de...

4
ASSOL ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DE LAFÕES SEDE: LARGO DA FEIRA 3680 - 076 OLIVEIRA DE FRADES 232 760 010 [email protected] Editorial A ASSOL acaba de editar mais um livro com o título: Pertencer & Participar para Aprender. O livro é uma reflexão sobre o trabalho que a ASSOL tem vindo a fazer, ao longo dos anos, em conjunto com as escolas para promoção da inclusão social das crianças e jovens com necessidades especiais. A conclusão principal é que se torna necessário e possível alterar, significativamente, a forma como apoiamos os alunos com vantagens para estes e também para os profissionais envolvidos. Acreditamos que os apoios, mais do que trabalharem o desenvolvimento do aluno, devem ajudá-lo a participar nas atividades da escola e da sua turma. Apresentamos também uma Lista de Verificação da Inclusão que nos permite avaliar até que ponto o aluno participa na vida da turma e da escola. O livro é o resultado de um trabalho de dois anos da equipa do CRI - Centro de Recursos para a Inclusão e embora ainda não esteja publicado, o que aprendemos, já permitiu aos técnicos do CRI e às escolas melhorar o apoio aos alunos com necessidades educativas especiais. O livro, cuja edição foi apoiada pelo INR - Instituto Nacional de Reabilitação vai ser apresentado em Lisboa no II Encontro do ODDH - Observatório da Deficiência e Direitos Humanos que se realiza dia 13 de dezembro no ISCSP da Universidade de Lisboa. Esperamos no mês de janeiro realizar algumas ações de divulgação nas escolas e da região e nas escolas de formação de professores da região. JORNAL DA ASSOL WWW.ASSOL.PT • DEZEMBRO 2017 • Nº 80 CASTRO DAIRE • MORTÁGUA • OLIVEIRA DE FRADES • S. PEDRO DO SUL • TONDELA • VILA NOVA DE PAIVA • VOUZELA INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA • CENTRO DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO (CRI) TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA (TVA) • FORMAÇÃO PROFISSIONAL • FORUM SOCIO OCUPACIONAL CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS (CAO) • APOIO RESIDENCIAL • APOIO DOMICILIÁRIO JORNAL DA ASSOL • DEZEMBRO 2017 ALMOÇO MÚSICA PARA TODOS EXPRESSÃO PLÁSTICA CERÂMICA ALMOÇO MÚSICA PARA TODOS EXPRESSÃO DRAMÁTICA BOCCIA ALMOÇO NUNCA SÓS - À CONVERSA COM O DIRETOR FUNIKA CONTO

Upload: doantram

Post on 28-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ASSOLASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE

SOCIAL DE LAFÕESSEDE: LARGO DA FEIRA

3680 - 076 OLIVEIRA DE FRADES232 760 010

[email protected]

EditorialA ASSOL acaba de editar mais

um livro com o título: Pertencer & Participar para Aprender. O livro é uma reflexão sobre o trabalho que a ASSOL tem vindo a fazer, ao longo dos anos, em conjunto com as escolas para promoção da inclusão social das crianças e jovens com necessidades especiais.

A conclusão principal é que se torna necessário e possível alterar, significativamente, a forma como apoiamos os alunos com vantagens para estes e também para os profissionais envolvidos. Acreditamos que os apoios, mais do que trabalharem o desenvolvimento do aluno, devem ajudá-lo a participar nas atividades da escola e da sua turma.

Apresentamos também uma Lista de Verificação da Inclusão que nos permite avaliar até que ponto o aluno participa na vida da turma e da escola.

O livro é o resultado de um trabalho de dois anos da equipa do CRI - Centro de Recursos para a Inclusão e embora ainda não esteja publicado, o que aprendemos, já permitiu aos técnicos do CRI e às escolas melhorar o apoio aos alunos com necessidades educativas especiais.

O livro, cuja edição foi apoiada pelo INR - Instituto Nacional de Reabilitação vai ser apresentado em Lisboa no II Encontro do ODDH - Observatório da Deficiência e Direitos Humanos que se realiza dia 13 de dezembro no ISCSP da Universidade de Lisboa.

Esperamos no mês de janeiro realizar algumas ações de divulgação nas escolas e da região e nas escolas de formação de professores da região.

JORNAL DA ASSOLWWW.ASSOL.PT • DEZEMBRO 2017 • Nº 80

CASTRO DAIRE • MORTÁGUA • OLIVEIRA DE FRADES • S. PEDRO DO SUL • TONDELA • VILA NOVA DE PAIVA • VOUZELA

INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA • CENTRO DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO (CRI)TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA (TVA) • FORMAÇÃO PROFISSIONAL • FORUM SOCIO OCUPACIONAL

CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS (CAO) • APOIO RESIDENCIAL • APOIO DOMICILIÁRIO

JORNAL DA ASSOL • DEZEMBRO 2017

ALMOÇO

MÚSICA PARA TODOS

EXPRESSÃO PLÁSTICA

CERÂMICA

ALMOÇO

MÚSICA PARA TODOS

EXPRESSÃO DRAMÁTICA

BOCCIA

ALMOÇO

NUNCA SÓS - À CONVERSA COM O DIRETOR

FUNIKA

CONTO

JORNAL DA ASSOL • DEZEMBRO 2017 JORNAL DA ASSOL • DEZEMBRO 2017

1ªVISITA OFICIAL

DE CAMPODO PROJETO RIOS

No dia 31 de Outubro, o nosso grupo foi realizar a 1ª primeira visita oficial de campo ao Rio Sul em Pouves.

Nesta visita, contámos com o apoio de duas engenheiras do ambiente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, que nos orientaram na nossa visita e no preenchimento de um questionário e realização de análises à água do rio. Para podermos realizar estas tarefas, no dia 24 a Vereadora da Câmara Municipal Dra. Teresa Sobrinho veio ao centro oferecer-nos o kit oficial do projeto rios em nome da Câmara Municipal.

Chegados ao rio, passámos a ponte sobre o rio e escolhemos um local para fazer a nossa observação. Formámos dois grupos e cada grupo tinha um questionário para preencher. Observámos a cor da água, avaliámos o odor da água e se existiam indícios de poluição, caraterizámos as margens do rio e a intervenção do homem neste.

Também registámos a fauna e flora existentes no local e concluímos a nossa visita com a realização de análises à água, para avaliarmos os parâmetros físico-químicos.

No final desta visita, podemos partilhar convosco que o rio Sul em Pouves está em boas condições, não havendo indícios de poluição e sendo um sítio agradável para passar bons momentos.

ANTóNIO MANUEL, ANTóNIO GOMES,ANTóNIO CARLOS, CARLOS ROCHA,HENRIqUE FERREIRA, ANA PINTO,

HENRIqUE FERREIRA, ABíLIO TAVARES,LUCIANA PINTO E ANJA MASTELING

CastanhasQuentes e Boas!

No passado dia 13 de Novembro realizou-se, no Parque das Nogueiras de Mortágua, o tradicional Magusto com a participação dos dois grupos de formandos (curso nº11 e nº16) e as suas respetivas formadoras – Rita e Sara. Pedimos ao CaféPark para nos assar as castanhas, fomos buscá-las para serem degustadas, sob o sol quentinho, nos bancos do parque. No final houve uma sessão fotográfica para nunca mais nos esquecermos deste dia. Foi um dia diferente, animado e com boa disposição. E as castanhas? Estavam quentes e boas!

FORMAÇÃO PROFISSIONALASSOL MORTÁGUA (CURSO Nº16)

AGENDAS 2018No dia 23 de novembro, um grupo

da Oficina de Encadernação foi ao IKEA, no Porto, para comprar tecidos para as agendas do ano 2018.

Todos os anos fazemos esta visita a esta grande loja porque têm sempre tecidos diferentes e de boa qualidade.

Comprámos os tecidos, depois almoçámos e depois do almoço demos um passeio dentro do Centro Comercial onde vimos as montras já decoradas com as luzes de Natal. Neste momento já estamos a fazer as capas das agendas com os novos panos.

OFICINA DE ENCADERNAÇÃO

VERA,MARI LúCIA,

PAULO SOARES,PAULA,

JOSé SIMõES,DEOLINDA,

ANTóNIO FIGUEIREDO,VíTOR

E PANCHO

SEMINÁRIO“TECNOLOGIAS

E APOIO PARA PESSOAS COM DEFICIêNCIA

INTELECTUAL”

No dia 20 de Novembro fomos à Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa participar no seminário “Tecnologias de Apoio para pessoas com deficiência intelectual”.

Assistimos a uma palestra sobre as diferentes tecnologias de apoio existentes, que foi muito interessante, nos deu novas ferramentas para trabalharmos no computador e nos explicou os programas que íamos experimentar de seguida.

No período da tarde, visitámos os diferentes stands existentes e experimentámos alguns dos programas. Gostámos muito do SAMI, que é um programa que ajuda quem não sabe ler nem escrever a pesquisar vídeos no Youtube, mas que infelizmente ainda não está disponível para utilização do público em geral.

Foi um dia muito interessante e produtivo.

FRANCISCO ROCHA E LUCIANA PINTO

DIA INTERNACIONALDA PESSOA

COM DEFICIêNCIAEM CASTRO DAIRE

No dia 05 de dezembro, a equipa do CRI de Castro Daire participou nas comemorações alusivas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A equipa organizou algumas dinâmicas de grupo que foram realizadas com os alunos nos intervalos e hora de almoço. Pretendeu-se levar os alunos a “sentirem na pele” as dificuldades pelas quais as pessoas que têm algum tipo de deficiência passam, porém não só, com as dinâmicas os alunos puderam ainda vivenciar, em primeira mão, sentimentos de cooperação, partilha, amizade e interajuda, pois as dinâmicas realizadas permitiram não só expor as dificuldades sentidas pelas pessoas com deficiência, como também levar todas as crianças e jovens a perceber que a inclusão faz-se de dentro para fora, isto é, de nós para os outros. Sem sentido de comunidade, de pertença e de coesão somos apenas mais uma gota no oceano, quando na realidade precisamos de ser o oceano que contém todas as gotas.

OS TéCNICOS DO CRI DE CASTRO DAIRE:AIDA ARAúJO REBELO

JOANA AMARAL ANTóNIO MARqUES

Reuniãode Avaliação

das ESPsDecorreu no dia 5 de Dezembro a

Reunião de Avaliação das ESPs do Centro de atividades Ocupacionais e no dia 7 de dezembro foi a Reunião do FORUM. Correram muito bem e todas as pessoas expressaram as suas opiniões sobre como correu o trabalho ao longo do ano.

CENTRO ALEXANDRE CORREIA

Intercâmbio ASSOL e DENDRIES

(Bélgica)No decorrer deste intercâmbio,

três colaboradores da DenDries puderam visitar as ESPs das pessoas apoiadas, tendo visitadoo Ecocentro em vouzela, o Notícias de Vouzela e a Escadimais, em Oliveira de Frades.

CENTRO ALEXANDRE CORREIA

MagustoNo dia 10 de novembro, realizou-

se o magusto na Assol de Oliveira de Frades. O dia foi de festa e a parte da manhã foi dedicada à preparação das castanhas e dos bolos para a festa onde todos ajudaram um pouco.

Pelas 14:30 a Assol de Oliveira Frades em peso foi para o Largo da Feira e aí passaram a tarde a jogar vários jogos tradicionais acompanhada com música. Foram momentos divertidos e tivemos nessa altura a visita a visita de alguns populares. Durante a tarde tivemos um lanche convívio e aí comemos as famosas castanhas.

A festa deu se por terminada pelas 16:30 horas, foi um dia diferente mas bastante divertido.

GRUPO DE INFORMÁTICA DE 5ª FEIRA.

JORNAL DA ASSOL • DEZEMBRO 2017 JORNAL DA ASSOL • DEZEMBRO 2017

ExperiênciasSócio ProfissionaisA Tatiana iniciou uma ESP na

Escola EB de Vouzela e o Tiago Fontes iniciou uma ESP na Escola Secundária de Vouzela.

A ambos desejamos as maiores felicidades e um bom trabalho

CENTRO ALEXANDRE CORREIA

VISITA DE ESTUDOPARA ASSINALAR

O FINAL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

No passado dia 24 de Novembro, o curso 11 de Mortágua deslocou-se até Viseu para assinalar e comemorar o final do percurso formativo e as integrações no mercado de trabalho.

Pela manhã fomos ao cinema do Fórum ver o filme português “Alguém como eu” que nos ensinou que não devemos ser egoístas, nem devemos exigir que as outras pessoas sejam como nós queremos que elas sejam. Gostamos muito do filme e aconselhamos a ver.

O almoço decorreu no Mc Donald’s do Palácio do Gelo e que bons que estavam os hambúrgueres!

Pela tarde ainda tivemos tempo para dar uma voltinha pelas lojas e ver as decorações natalícias que estavam muito bonitas.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL MORTÁGUACURSO 11

FORMAÇÃOPROFISSIONAL

Foi com muita tristeza e também

muita alegria que no passado dia

27 de Novembro acabámos o nosso

curso de Formação Profissional.

Foi em Viseu num passeio pelas

cavas de Viriato, no funicular e

depois na Sé que nos despedimos.

Acabámos a almoçar no Palácio de

Gelo e a conviver mais um pouco.

Agradecemos à ASSOL a opor-

tunidade que nos deu porque nada

acaba aqui mas sim tudo começa. A

ASSOL foi o nosso SOL.

GRUPO Nº 8 DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Livro da Mónicae da Rosa

Na passada quarta feira, dia 6 de Dezembro houve a apresentação do livro da Rosa e da Mónica. O evento foi as 18:30 no Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades onde foram convidados os pais dos alunos. O evento foi positivo e correu muito bem onde o colaborador Zé Manel fez a leitura do livro da Rosa e a colaboradora da Raquel Antunes fez a leitura do livro da Mónica.

Houve uma sessão de escla-recimento acompanhada de um grande aplauso para todos os intervenientes. No fim, houve um lanche convívio para todos os participantes. As autoras ficaram muito contentes com o convite e a organização do mesmo.

ROSA qUELHAS E CARLA MARTINHO

Sueca e Dominó Um ano passou e mais um Torneio

de Sueca e Dominó foi realizado.Tivemos a companhia dos nossos

colegas de Oliveira de Frades como o habitual. Foram sorteados os pares para o jogo de sueca, assim como o grupo para o jogo de dominó. Este ano, os vencedores do Torneio de Sueca foram o Sr. António Cardoso e o Sr. António José do Centro Alexandre Correia. O vencedor do Torneio do Dominó foi o Sr. Fernando Pinto. De seguida foram entregues os diplomas a todos os participantes e os prémios aos vencedores. Terminámos o Tor-neio com um lanche harmonioso que proporcionou um ambiente de convívio entre todos. Foi uma tarde muito bem passada!

MONITORA ANA, FERNANDO ROCHA PINTOE JORGE OLIVEIRA

TORNEIO DE BOCCIANo passado dia 8 de Novembro realizou-se o torneio inter-regional de

Boccia em Moimenta da Beira. A ele foram o António Serra, Ricardo Marques, José Lourenço, Lúcia e o Valentim. O torneio em si foi um êxito e a Assol conquistou primeiro premio. Todos eles gostaram de participar e foi um dia muito divertido. Segundo eles, estão ansiosos pelo próximo para participar e conquistar mais um prémio.

GRUPO DE INFORMÁTICA DE 5ª FEIRA

No dia 8 de novembro participámos em mais um torneio interinstitucional de boccia em conjunto com os colegas do Centro Alexandre Correia no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira através da instituição Artenave. Chegamos a Moimenta da Beira pela manhã, e iniciámos os jogos. De seguida fizemos uma pausa para o reforço matinal. Retomámos os jogos até à hora de almoço. À tarde, já nas finais, disputámos o 1º prémio, o qual foi muito bem entregue porque fomos nós os vencedores. Felizes e muito satisfeitos, regressámos as nossas instituições.

LúCIA, VALENTIM E LUíSA

OS ARTIGOS DO JORNAL DA ASSOL SÃO DA AUTORIA DAS PESSOAS APOIADAS,

DOS COLABORADORES E DA DIREÇÃO DA ASSOL•

A ASSOL AGRADECE TODAS AS SUAS CRíTICAS E SUGESTõES DE MELHORIA, O qUE PODE FAZER

PREENCHENDO AS FICHAS EXISTENTES NOS NOSSOS SERVIÇOS OU ENVIANDO UM EMAIL PARA

[email protected]

FICHA TÉCNICA

JANTAR SOLIDÁRIO - CENTRO DE S. PEDRO DO SUL - 10 NOVEMBRO

WORSHOP ENCADERNAÇÃO E SABONETESEB OLIVEIRA DE FRADES - 6 DEZEMBRO

DIA ABERTO NO CENTRO

DE S. PEDRO DO SUL

No dia 23 de novembro, teve lugar no Centro de S. Pedro do Sul uma atividade que chamamos “Dia Aberto”.

queríamos com este dia, mostrar a todos que quiseram estar connosco o que fazemos no Centro: as atividades internas e no exterior que desenvolvemos no âmbito de parcerias.

As atividades iniciaram às 9.30h e terminaram às 16.00h, acontece-ram no 2º e 3º piso. Os participantes podiam escolher as atividades de acordo com o programa. Foi uma atividade que demorou algum tempo a ser planeada e que teve a participação de todos, pois uma cabeça pensa bem, mas muitas pensam muito melhor! Neste dia tivemos disponíveis as oficinas e atividades: velas, cerâmica, expressão dramática, atividades de psicomotricidade, conto, Boccia (que aconteceu no pavilhão da Câmara Municipal), o concerto pelo grupo Música para Todos e muitas mais que podem ver no programa.

Para mostrarmos o que fazíamos no exterior, fizemos um vídeo no qual tínhamos entrevistas e fotografias das pessoas que participam nas atividades no exterior: fisioterapia, hipoterapia, piscina, ESP (Experiencias Sócios Profissionais) e outras.

No 3º piso para além das ativi-dades que decorreram, tínhamos uma sala de exposição (onde era projetado o filme e onde estavam expostos trabalhos realizados no âmbito de alguns projetos) e uma sala onde tínhamos os produtos realizados nas oficinas da ASSOL, expostos e para vendas. O grupo de danças Funika fez uma atuação no Hall de entrada do prédio, onde tivemos muitas pessoas a verem-nos.

Na hora de almoço o Dr. Mário (o nosso Diretor Executivo) fez uma sessão aberta onde estiveram várias pessoas presentes: fami-liares, Pessoas Apoiadas, técnicos de outras instituições e pessoas da comunidade. Foi muito inte-ressante porque falou do nosso trabalho, como o desenvolvemos e respondeu a perguntas que os presentes colocaram.

Todos os que estiveram co-nosco e participaram nas ativida-des receberam um cartão de identificação, disponibilizado pelo Valentim que tinha a respon-sabilidade de receber as pessoas. Também tínhamos um livro de honra, no qual os visitantes podiam deixar um pensamento.

Participaram nas atividades os alunos do agrupamento de escolas de S. Pedro - duas turmas do secundário, uma esteve de manhã no Boccia e a outra à tarde nas várias atividades.

A Sra. Vereadora Dra. Teresa Sobrinho também esteve connosco e visitou as várias atividades que aconteciam no momento.

No programa e com marcação prévia houve a possibilidade de, quem quis, almoçar no refeitório do nosso Centro e conviver um pouco. Tivemos muitas pessoas interessadas, entre elas amigos, familiares, empresários/colegas que quiseram estar connosco e que foram um total de 35 pessoas.

Terminámos o dia com uma sessão de Yoga do Riso, com as nossas lideres Olga e Luciana que deu para relaxar e rir!

Do nosso livro de “honra” transcrevemos algumas frases deixadas pelos participantes:

“Atividade fantástica junto da comunidade. Os alunos adoraram.” - Ana- AESPS

“Vim com grande estima e muita satisfação a este dia” - Carlos Santos

“Somos felizes quando fazemos os outros felizes” - Bia

“Foi um enorme prazer estar com as melhores Pessoas do Mundo. Parabéns pela iniciativa” - Angela Lima

“Obrigada por existirem e darem tanta vida a estes cidadãos que em todo são iguais aos restantes. Os meus agradecimentos pelo dia” - Paulo Lima

“Foi com muita alegria que participámos nesta festa. Estava tudo ótimo. Pessoas fenomenais e muito simpáticas. Agradecemos do fundo do coração. Esperamos que na próxima estejamos todos novamente juntos. Obrigada por tudo...” - Família Figueiredo

“é sempre um prazer e privilégio poder estar convosco. Obrigada pela vossa amizade e carinho do sempre amigo” - Henrique Cardoso

Muitas mais temos no nosso livro!

Para nós foi muito gratificante ter tantos familiares, amigos, empresários e pessoas da Comu-nidade!

Obrigada por terem tornado este dia tão especial e terem estado connosco!

CENTRO DE S. PEDRO SUL

JORNAL DA ASSOL • DEZEMBRO 2017 JORNAL DA ASSOL • DEZEMBRO 2017

OUTRAS NOTíCIASDO CENTRO…

Desde a ultima edição do jornal, foram realizadas no Centro de S. Pedro do Sul várias atividades.

Algumas delas fizemos artigos, para que todos eles possam estar informados daquilo que vai acontecendo por aqui. Na impossibilidade de fazermos arti-gos sobre todas, vamos neste artigo resumir algumas delas.

No dia 7 de novembro aconteceu a VIII Mostra de natação, tivemos presentes, os colegas familiares e a Sra. Vereadora da cultura e educação.

Aconteceu no dia 10 de novembro o jantar solidário da ASSOL , que acontece nas instalações de Centro de S. Pedro e que já é tradicional. Estiveram presentes muitas pessoas: técnicos da ASSOL, empresários, Pessoas Apoiadas, familiares e amigos. Apresentamos neste jantar frases escritas pelas Pessoas Apoiadas do Fórum que participaram no concurso “vamos pensar a inclusão na doença mental “, e no qual ficaram classificadas 2 frases nas 5 primeiras, o que nos deixou muito orgulhosos. quem esteve no jantar também pode votar na frase que gostou mais, online e foi feita também uma votação interna na qual ganhou: “Sinto-me incluído porque estou na ASSOL, sinto-me respeitado e igual aos outros, nos meus direitos e deveres” do Sr. Henrique Ferreira .

Comemorámos o S. Martinho no Centro, que foi organizado pela comissão de festas que foi eleita e que tem a responsabilidade de recolher sugestões, propor e organizar o evento. Este ano foi diferente: foi um almoço especial onde a castanha era a “rainha”,

as mesas foram decoradas pelo grupo da oficina de velas. Depois do almoço foram declamados Provérbios e trava-línguas e curiosidades.

Nesta semana tivemos connosco a Paula que veio da DEN DRIES, uma instituição da Bélgica e com a qual fizemos um intercâmbio. Veio participar nas nossas atividades e conhecer o nosso trabalho.

Participámos na Feira de Outono organizada pelo agrupamento de escolas de S. Pedro do Sul, na qual mostramos e vendemos os nossos produtos .

O grupo de danças Funika teve mais um convite , desta vez para o Sarau inclusivo organizado pelo Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa de Tarouca. A nossa atuação correu muito bem!

O mês de dezembro é na ASSOL um mês particularmente importante, porque todas as Pessoas Apoiadas realizam a ava-liação do Acordo de Apoio e dão sugestões para podermos planear o próximo ano sabendo o que cada pessoa gostou mais ou menos.

Até ao final do mês vamos ainda ter atividades que marcam o nosso ano:o almoço de Natal a participação na Terra Natal e outras. No próximo jornal parti-lharemos convosco.

A EqUIPADO CENTRO DE

S. PEDRO DO SULDESEJA A TODOSUM BOM NATAL

E ATé 2018!

A EqUIPA CENTRO DE S. PEDRO DO SUL

PSICOMOTRICIDADE

YOGA DO RISO

VELAS TEXTÊIS ATIVIDADES RÍTMICAS