jornal correio cidade edição 1219

16
.......................................................... Correio cidade Correio O JORNAL DO TAMANHO DE VIDEIRA 1,80 ANO 18 VIDEIRA, 03 E 04 DE JUNHO DE 2011 DIRETOR Moacir Nunes de Oliveira N 0 1219 CRIME SEM CASTIGO ALTAMIR ESTÁ LIVRE DA CADEIA Justiça entendeu que houve decurso de prazo para execução da sua sentença e, desde dia 20 de maio, ele não é mais considerado fugitivo porque o crime prescreveu PAG >> 09 PAG >> 16 CAD. REVISTA 1À 16 Videira, 03 e 04 de junho de 2011 Fazendo da beleza uma maneira de viver Jairo Netto deixa a Rádio Vitória >> PAG 4 >> PAG 6 >> PAG 2 ......................... EMAGREÇA DE FORMA NATURAL COM TRABALHO EM GRUPO E COM TODO SUPORTE MULTIPROFISSIONAL Programa Intensivo de 20 semanas de duração, turmas em andamentoEducação Alimentar, Apoio Médico e Psicológico Foco na Qualidade de Vida, Perda, Controle e Manutenção do Peso Uso de Técnicas de Relaxamento e Psicoterapia da Imagem Corporal Espaço Adequado com Estacionamento Próprio Participe da Reunião Informativa Inicial dias 8 ou 15 de junho 19h Local: Clinica Dr. Miranda – Rua Veneriano dos Passos, 213-Videira Altamir fugiu da cadeia em 2000, pouco antes de ser condenado a 13 anos. ARQUIVO CASO GAVASSO PRESO ACUSADO DE HOMICÍDIO

Upload: doda-designer

Post on 21-Feb-2016

241 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Semanal de Videira (SC)

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Correio Cidade edição 1219

..........................................................

Correio cidadeCorreioO JORNAL DO TAMANHO DE VIDEIRA 1,80

ANO 18 VIDEIRA, 03 E 04 DE JUNHO DE 2011 DIRETOR Moacir Nunes de Oliveira N0 1219

CRIME SEM CASTIGO

ALTAMIR ESTÁLIVRE DA CADEIA

Justiça entendeu que

houve decurso de prazo

para execução da sua

sentença e, desde dia 20

de maio, ele não é mais

considerado fugitivo

porque o crime prescreveuPAG >> 09PAG >> 16

CAD. REVISTA 1À 16

Videira, 03 e 04 de junho de 2011

Fazendo da beleza

uma maneira de viver

Jairo Netto deixa a Rádio Vitória

>> PAG 4

>> PAG 6

>> PAG 2

.........................

EMAGREÇA DE FORMA

NATURAL COM TRABALHO

EM GRUPO E COM

TODO SUPORTE

MULTIPROFISSIONAL

Programa Intensivo de 20 semanas de duração, turmas

em andamentoEducação Alimentar, Apoio Médico e

Psicológico Foco na Qualidade de Vida, Perda, Controle e Manutenção do Peso Uso

de Técnicas de Relaxamento e Psicoterapia da Imagem

Corporal Espaço Adequado com Estacionamento

Próprio Participe da Reunião Informativa Inicial dias 8 ou 15

de junho 19h

Local: Clinica Dr. Miranda – Rua Veneriano dos Passos,

213-Videira

Altamir fugiu da cadeia em 2000, pouco antes de ser condenado a 13 anos.

Arq

uiv

o

CASO GAVASSO

PRESO ACUSADO DE HOMICÍDIO

Page 2: Jornal Correio Cidade edição 1219

02 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

café da manhãMOACIR OLIVEIRA

email [email protected]

Novo Procurador Geral do Deter

O Governador do Estado de Santa Catarina em exercício, Eduardo Pi-nho Moreira, nomeou o advogado Fúlvio Brasil Rosar Neto para Procurador Geral do DETER (Departamento de Transporte e Terminais), órgão vincula-do a Secretaria da Infra-Estrutura, comandada pelo Deputado Cobalchini.

Reconhecido pela sua competência na advocacia, Fúlvio Rosar Neto foi convidado pelo Secretario Cobalchini para assumir o elevado posto. “Fiquei muito honrado com o convite do Deputado Cobalchini. Essa con-fiança depositada em mim será retribuída com um ritmo forte de trabalho junto à procuradoria do DETER. O meu empenho será total, buscarei in-cessantemente a melhor forma para desempenhar as inúmeras atividades inerentes ao cargo," diz Fulvio.

Na posse do jovem Procurador, o Secretário Cobalchini desejou-lhe boa sorte e afirmou que chancelou o convite tendo a certeza de que de-sempenharia a função com peculiar desenvoltura, pois conhecia sua ca-pacidade.

Fúlvio Brasil Rosar Neto é formado em direito, pós graduado em direito Material, em Processo Civil, com MBA em Gestão Internacional de Negó-cios e Mestrando pela Universidade Lusófona de Lisboa - Portugal. Fúlvio é filho do nosso saudoso Delegado Flares Rosar, que foi sempre um guerrei-ro pelo bem da nossa região.

Para os professores da rede estadual que aderiram à greve da categoria. Apesar dos dias de pa-ralisação, eles acreditam no pleito solicitado ao governo e tem cons-ciência de que é preciso ocorrer a reposição das aulas aos estudantes, que não podem ser prejudicados. No mais, a greve é justa.

Para o governo, pela demora em resolver a questão dos profes-sores. Trata-se de uma demanda urgente, que não pode ficar legada à agenda do governador - que esta-va fora do Brasil no início da greve e só fez a equiparação salarial ao piso da categoria, quando voltou de viagem. Precisa agilizar nas ne-gociações.

O Jornalista e futuro Advogado Ivair Ceron obteve no último final semana importantes dicas com novos conhecimentos no campo do Direito, ao participar do 12º Simpósio Nacional de Direito e do XIX Simpósio Estadual de Direito, realizado no Hotel Serra Azul – Gra-mado – RS.

O evento reuniu centenas de estudantes de Direito e profissionais da área, dos três Estados do Sul do Bra-sil, com palestras voltadas para a atualidade do Direito, e palestrantes de nível internacional.

Além de participar das palestras, Ceron teve o pri-vilégio em conversar com Damásio de Jesus – concei-tuado professor da área Criminal no Direito Brasileiro, Advogado, Doutor Honoris Causa em Direito pela Uni-versidade de Estudos de Salerno (Itália) e autor de li-vros na área criminal.

Conhecimentos que podem fazer a diferença para quem busca contribuir com a Justiça Social e com a paci-ficação da sociedade brasileira.

Futuro promissor

Bolsoderepórter VISITA - O deputado federal Esperidião Amin(PP),esteve em

Videira na última sexta-feira em uma visita relâmpago. Faltavam 15 minutos para sua chegada e as lideranças do partido ainda estavam convidando integrantes do partido para prestigiar a visita, que acon-teceu no Clube Floresta.

MOROSIDADE - A CASAN já virou a campeã de reclamações. Agora são os moradores das ruas Ricardo Brandalise e Bogoni , no Bairro Sesi, que reclamam da morosidade das melhorias que vem sendo feita no local.Há varios meses que as maquinas estão por lá e nada da Casan concluir os trabalhos.

FALANDO NISSO - Previsões pessimistas dão conta que em 2015 o país começará a sofrer pela falta de abastecimento, provocado prin-cipalmente pela ampliação na necessidade de tratamento do esgoto. E por aqui? Onde estão os investimentos das últimas quatro décadas em esgoto que a Casan deveria ter feito?

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR - A tal administração com-partilhada não era para agilizar os trabalhos da CASAN no município ?

SUCESSÃO - Em Tangará , pode acontecer um frentão de opo-sição para concorrer a prefeitura em 2012, contra o atual prefeito, Robens Rech(PMDB), o Bagulho. Nomes como do ex-prefeito Faustino Panceri e do atual vice Euclides Cruz, são os mais cotados como cabeça de chapa.

DISPONÍVEL - O ex-prefeito Faustino Panceri me garantiu essa semana que seu nome está disponível para qualquer composição visando a retomada da prefeitura de Tangará. O PMDB de Tangará está dividido e muita coisa pode acontecer até 2012.

DISPUTA - Em Rio das Antas, o prefeito Alcir José Bodanese e seu vice Ingo Weiss, ambos do PMDB, ainda lutam para não serem cassados.Mais a maior luta que Bodanese deve enfrentar será dentro do seu partido para ser candidato a reeleição em 2012. O ex-prefeito João Carlos Munaretto, não abre mão de ser candidato.

Page 3: Jornal Correio Cidade edição 1219

café da manhã

CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011 >>03

Suzin em Brasília

CadeirasAlguns comerciantes se acham dono do estacionamento enfrente ao seu comércio e acabam colocando cadeiras para reservar espaço para descarga.O estacionamento é rotativo ou não? Com a palavra nossas autoridades

VelocidadeJá não é mais possível conviver com a alta velocidade desenvolvida por alguns motoristas na rua Nicolau Cavon. O problema tem se arrastado com o tempo e, cada vez mais, torna-se evidente a possibilidade de acidentes envolvendo veículos e pedestres.

FilAs nos bAncosPor mais que existam leis que determinem o tempo

máximo que os usuários podem permanecer na fila dos bancos, alguns

estabelecimentos fazem de conta que ela não existe. Os

usuários são obrigados a ficar até uma hora a espera

de atendimento. Algo está errado, ou é falta de

fiscalização mesmo?

Faixas de pedestresÉ preciso que o órgão responsável pela disponibilização de faixas de pedestres em Videira tome um rumo e eleja um padrão para a colocação das mesmas em várias ruas da cidade. Não se vê lógica na sua atual ordenação, até porque a proximidade entre elas é algo que irrita cada vez mais os motoristas, que querem respeitar sim, mas dentro de uma realidade mais justificável.

O frioAchou bastante o frio desta semana? Então se

prepare, porque a tendência, segundo os institutos de meteorologia, é de que hoje e amanhã os

termômetros devam cair ainda mais. Na manhã deste domingo, podem chegar a -2 aqui na região, com

formação daquela que possivelmente será a primeira grande geada do ano. Muitas outras ainda virão, já

que a previsão é de frio intenso neste inverno.

"Nós vamos construir "Este fato aconteceu na campanha a prefeito do então candidato Eraldo Ferlin. Na oportunidade, um

dos coordenadores da campanha e apresentador de comícios de Eraldo era o advogado Luiz Olinger. Num dos últimos comícios daquela campanha, que acontecia na comunidade das Santa Lucia, no

Salão Paroquial da comunidade, o apresentador anunciou, em alto tom de voz: "e agora quem vai falar a vocês, é o candidato a vereador José Morais" Empolgadissímo, José Morais, já cansado de tanto falar

em comícios e repetir sempre as mesmas coisas, meu número e tal e meu nome é tal, pega o microfone e cumprimenta a todos os presentes. Em voz alta, mudando o seu jeito passivo de se apresentar,

emplacou: "Povo da Santa Lúcia. Aqui nesta comunidade nos vamos construir... Nós vamos construir..." e olhava para o apresentador como um pedido de ajuda, pois não sabia o que dizer. De tão cansado

que estava, lhe falhou a memória e ele não se lembrou do que havia combinado com a direção daquela comunidade. Foi quando exclamou e disse, baixando o tom: "Desculpem-me. Me deu um branco na

cabeça". A frase rendeu uma gostosa gargalhada dos eleitores. E o comício continuou em clima de festa!

Rio secoE o nível do rio do Peixe está bem baixo, num claro reflexo da falta de chuvas nos último 30 dias. Choveu abaixo da média em maio, mas a tendência é de normalização a partir da semana que vem. E com a chuva, o frio se intensifica ainda mais, por conta da ampliação da sensação térmica.

Jairo Netto em IbiramaO comunicador Jairo Netto desligou-se da Rádio Vitória. O radialista vai comandar o programa Bom Dia Alto Vale na Rádio Belos Vales de Ibirama. Netto também ira gerenciar a emissora que é de propriedade do concei-tuado empresário Genésio Ayres Marchetti, que entre outras frentes de negócios é também o dono de 30% do passe do valorizado atacante Le-

andro Damião do Internacional de Porto Alegre e da Seleção Brasileira. O comunicador confidenciou a amigos que nunca esquecerá dos ouvintes de Videira, os quais estarão sempre em sua lembrança. Quem quiser matar saudades do radialista poderá ouvi-lo a partir de meados de junho, das 07h30 às 11h45 através do site: www.belosvales.com.br

...............Cortes nos

super-saláriosO presidente da Assem-

bleia Legislativa, deputa-do Gelson Merisio (DEM), chamou a imprensa para

anunciar medidas sobre o vencimento dos servido-

res da Casa. A partir de agora o teto do funcio-nalismo do Parlamento

estadual terá como limite máximo o piso dos depu-

tados, R$ 20.042,35. O ven-cimento dos servidores

de carreira jurídica, cujo teto salarial é definido de acordo com o de ministro do Supremo, pode chegar

a R$ 24.142,00. "Os triênios, agregações e qualquer outra gratifi-cação, a partir de agora, ficam incluídos, ou seja, limitados ao teto", disse

Merisio, que acrescentou que a medida atinge cerca

de cem servidores e vale para ativos e inativos. O

presidente do Sindalesc, Rubenvaldo da Silva, acre-

dita que o valor do teto dos servidores deveria con-

siderar o auxílio-moradia ao qual os parlamentares

têm direito, e que hoje é R$ 2,2 mil. No encontro com

jornalistas Merisio ainda informou que enviará có-

pias autenticadas de todos os processos de aposen-tadoria por invalidez ao

Instituto de Previdência e Assistência dos Servido-

res (Iprev) e ao Ministério Público Estadual, para

análises ou investigações necessárias. Ele esclareceu

que a Assembleia Legislati-va tem hoje 455 servidores

aposentados. Destes, 211 por invalidez.

Aproveitando a estada em Brasília o presi-dente da Fecoagro e da Coopervil Luiz Vicen-te Suzin, acompanhado pelo Deputado Celso Maldaner(PMDB), vice-presidente da Comissão de Agricultura, esteve reunido com o Secretário Executivo no Ministério da Agricultura, Milton Elias Ortolan. Suzin e Maldaner apresentaram as reinvindicações da Coopervil no que diz respeito à produção de espumante e sucos de uva , pe-dindo apoio para assegurar a permanência do registro do espumante produzido com uva Niá-gara, uma vez que entidades gaúchas estão de-nunciando que essa variedade de uva, não pode utilizar o título de espumante, que poderia ser produzido apenas com uvas viníferas. A eventual proibição de produção dos espumantes da Co-opervil com uvas produzidas na região poderão prejudicar um expressivo número de produto-res da região do Alto Vale do Rio do peixe. Suzin também apresentou projeto para ampliação da indústria de sucos, cujos investimentos deman-darão recursos de R$ 10 milhões. O Secretário do Ministério da Agricultura comprometeu-se em re-passar os pleitos à Câmara Setorial do Vinho para analisar os pedidos. Histórias da política

.........................................................Histórias da política

Page 4: Jornal Correio Cidade edição 1219

04 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

a cidade CARVÃO ACENDEU PEGOUVocê encontra nos melhores mercado da cidade

Pista do aeroporto será alargada>>Carelli e Dr. Jorge entregam ordem de serviço para alargamento da pista do Aeroporto de Videira

“ESSA OBRA É sinônimo de desenvolvimento para Videi-ra e região”. Foram com essas palavras que o prefeito Wilmar Carelli(PMDB) abriu seu discurso durante a solenidade da entre-ga da ordem de serviço para o início das obras de alargamento da pista do Aeroporto Municipal Ângelo Ponzoni de Videira, que aconteceu na manhã de terça--feira (31). “Com a ampliação da pista vamos buscar a retomada de vôos comerciais em nosso Aeroporto e essa iniciativa certa-mente vai beneficiar não apenas os setores empresariais e turísti-co, mas todos os moradores, que quiserem se deslocar com mais facilidade para grandes centros. Além disso, essa obra é primor-dial para a área da saúde, pois sa-bemos que o Hospital Divino Sal-vador é referência na captação de órgãos, e com as melhorias, o transporte desses órgãos, será fa-cilitado e agilizado”, disse Carelli.

Segundo o prefeito, a ordem de serviço prevê a realização de terraplanagem, drenagem plu-vial e pavimentação asfáltica nas duas laterais da pista, com 2,50

metros de largura de cada lado. A extensão total da obra soma-rá uma área superior a nove mil metros quadrados de pavimen-tação. Com o serviço de alarga-mento, a pista passará de 18 para 23 metros. “Com a ampliação vamos perseguir a possibilidade de uma companhia aérea voltar a operar em nossa cidade. Nós já tivemos esse serviço, no passa-do e, as empresas recuaram pela falta de segurança. Agora, com o alargamento da pista vamos dar condições para as aeronaves pousarem, decolarem e fazerem manobras com tranquilidade e segurança”, aponta o prefeito.

O investimento da Prefeitura na obra será de R$ de cerca de R$ 770 mil e o prazo para a con-clusão dos serviços é de até 120 dias, período em que o Aeropor-to estará fechado. “Em nome da classe empresarial queremos pa-rabenizar a Administração pela visão empreendedora, pois com certeza, a partir de agora, nossa economia será fortalecida e se tornará ainda mais pujante”, dis-se o presidente da ACIAV – Luiz Carlos Parisoto, que participou da solenidade.

Carelli explicou ainda, que já recebeu o projeto de balizamento noturno, realizado por uma em-

inviável às nossas características. Previa uma série de intervenções que custariam milhões, além da vinda de aeronaves que só cir-culam em grandes aeroportos, o que é fora de nossa realidade. Mas, agora, com responsabilida-de e com seriedade, contratamos um projeto adequado e, com a economia que viemos realizan-do nos últimos dois anos, vamos executar essas obras e cumprir mais um item de nosso Plano de Governo”, apontou Carelli ressal-tando que a previsão é que sejam gastos cerca de R$ 2 milhões nas duas obras.

@ SILVIA PALMAEditoria Esporte

presa especializada, de Canoas no Rio Grande do Sul e em breve, os serviços entrarão na fase de li-citação. A iluminação também era uma das exigências das empresas aéreas. “Com o balizamento va-

mos beneficiar não apenas pas-sageiros que poderão se deslocar no período da noite, mas também auxiliar no transporte de pacien-tes que precisam ser transferidos com urgência, durante a madru-gada, por exemplo.”.

De acordo com o prefeito, ao contratar novos projetos, a Prefeitura buscou alternativas que se adequassem à realidade da cidade e que resolvessem de uma vez por todas esse impasse em torno do funcionamento do Aeroporto. “Infelizmente não pu-demos aproveitar o projeto feito há alguns anos, porque ele era

“Com a ampliação da pista vamos

buscar a retomadade vôos comerciais

em nosso Aeroporto.

WILMAR CARELLI

O PREFEITO WILMAR CARELLI E O VICE DR JORGE ENTREGAM A ORDEM DE SERVIÇO

FoTo

PED

ro s

cHAi

TEl/

Div

ulG

AÇÃo

Page 5: Jornal Correio Cidade edição 1219

CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011 >>05

2º Dia Solidário é lançado>> O evento acontece na avenida Beira Rio, no próximo dia 11

1º DIA SOLIDÁRIO ACONTECEU EM 2010 NA AVENIDA BEIRA RIO

FoTo rEvisTA ÊXiTo

a cidade

>>soliDAriEDADE não é apenas uma palavra, solidariedade é uma atitude viva e pulsante, que deve fazer parte do ser humano, como um todo da sociedade, em busca de um bem maior. É uma re-lação mútua de ajuda, amizade e dedicação ao próximo.

Dando continuidade ao sucesso do 1º Dia Solidário realizado em 2010, o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição e a Êxito Editora em con-junto com os jornal Correio Cidade, A Coluna, A Folha e O Catarinense , promoverão em Videira o 2º Dia Soli-dário. O evento acontece na avenida Beira Rio, no próximo dia 11 (Dia D), entre as 9h00 e 15h30. Com o espírito solidário, muitas empresas e entida-des estarão presentes para promover práticas sociais e prestar serviços que ajudem a combater as desigualdades e os problemas sociais.

O principal objetivo do Dia So-lidário é oferecer atividades e ser-viços gratuitos nas áreas da saúde, educação, esportes, primeiros so-corros, meio ambiente entre outros.

“Ser uma empresa atuante frente à comunidade, hoje, é es-sencial e traz benefícios a todos. O Dia Solidário já é um sucesso

pela sua atitude e pela causa que defende juntamente com parcei-ros comprometidos com o local e as pessoas que vivem na comuni-dade em que estão instaladas”, ex-plica Geancarlos Farinon Flores de Matias, diretor do Colégio Salvato-riano Imaculada Conceição.

A parceira entre o Imaculada Conceição e a Êxito, juntamente com o fundamental apoio de em-presas e entidades da região, tor-

nam o Dia Solidário um momento em que a população terá a possi-bilidade de desfrutar de inúmeros serviços de forma gratuita, inte-ragindo com outras pessoas e se beneficiando com as atividades desenvolvidas.

“Ficamos muito felizes com os resultados do 1º Dia Solidário, onde a comunidade de Videira e região compareceu e prestigiou os profis-sionais que ali dispuseram do seu

tempo e atenciosamente realizaram atendimentos gratuitos, orientações e programas de prevenção. Nesse ano esperamos um comparecimento ainda maior da população, uma vez que a proposta já está consolidada e que todos conhecem a seriedade e importância do evento. No dia 11 de junho esperamos todos para juntos construirmos um lugar melhor”, des-taca Silvia Zatta, coordenadora do 2º Dia Solidário.

@ DA REDAÇÃORevista Êxito

FIQUE LIGADO2º DIA SOLIDÁRIOOnde: Avenida Beira Rio - Videira (SC)Data: 11 de junho de 2011 (Dia D)Horário: Das 9h00 às 15h30Entrada Gratuita

APOIO- Correio Cidade -A Coluna- Folha- O Catarinense- Rádio Videira AM - Rádio Vitória AM- Rádio Liberdade FM- Rádio Transamérica- Emvideira.com.br- Rec 3 Produtora de Vídeo- Sopasta- Actus Palestras e Treinamentos- CDL Videira- Gráfica Blumen

TEMAS- Associação Sorria Criança: Qualidade

de vida – Sorriso.

- BR Foods: Segurança, saúde e meio ambiente – Programa SSMA fora do trabalho.

- Campanha Hábito Legal: Informa-ções sobre sacolas retornáveis e cons-ciência ambiental.

- Centro de Saúde Vida e Consciência: Auto-estima: as consequências para o corpo quando está em baixa.

- Corpo de Bombeiros: Primeiros so-corros.

- Departamento de Ação Social – PETI: Ex-posição de trabalhos manuais.

- Ervateira Mazutti + Rádio Vitória: Ma-teada.

- Escola de Pais: O melhor caminho en-

tre pais e filhos.- Farmácias Geremias: Como economi-zar na compra de seu medicamento.

- Farmácias Lider Farma + Laboratório Vida + Lions Clube Videira Perdizes: Teste de glicemia e verificação de pressão.

- Hospital Salvatoriano Divino Sal-vador + Plano Divino Salvador + Laboran: Prevenção e doação (veri-ficação de pressão, índice de massa corpórea e informação sobre doa-ção de órgãos e tecidos).

- Laboratório Científico: Hepatite C.

- Lions Clube Videira Centro: Campa-nha da visão.

- Lions Clube Videira Universidade + Associação Amigos da Biblioteca Eu-clides da Cunha: Sebo – “Uma nação

se faz com homens e livros” Monteiro Lobato.

- Polícia Militar: Direitos e deveres no trânsito, consulta de pontuação, mul-tas e demais informações.

- Rec 3 Produtora de Vídeo: Orienta-ção a respeito dos danos e como pro-ceder com o lixo eletrônico.

- Rede Videirense de Combate ao Câncer: Orientação e informação = prevenção.

- Rádio Vitória: Programa “De bem com a vida” ao vivo da avenida Beira Rio com atrações musicais.

- Secretaria de Saúde de Videira: Infor-mação e prevenção de DST's e Aids.

- Sest/Senat + Polícia Ambiental: Pre-servação do meio ambiente.

Ser uma empresa atuante frente à

comunidade, hoje,

é essencial e traz

benefícios a todos.

O Dia Solidário já é um sucesso pela sua

atitude e pela causa

que defende junta-mente com parceiros

comprometidos com

o local e as pessoas

que vivem na comu-

nidade em que estão instaladas

Ficamos muito felizes com os resultados do 1º Dia

Solidário, onde a comuni-dade de Videira e região compareceu e prestigiou

os profissionais que ali dispuseram do seu tempo e atenciosamente realizaram

atendimentos gratuitos

Page 6: Jornal Correio Cidade edição 1219

06 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

a cidadeFloreiras são alvo de furtos

>> Mais 14 mil mudas que são plantadas nos locais públicos em Videira são roubadas@ SILVIA PALMAEditoria A Cidade

>> o vAnDAlisMo tem sido recorrente em Videira. Quase todo início de semana é de trabalho re-dobrado para os servidores do De-partamento de Serviços Urbanos da Prefeitura. Quando a segunda-feira chega, os funcionários se depa-ram com o lixo em excesso, princi-palmente garrafas de bebidas, na Praça Nereu Ramos, nas ruas Saul Brandalise, XV de Novembro e Nico-lau Cavon, além de outros atos de vandalismo. São lixeiras, floreiras, luminárias e placas de trânsito de-predadas, bancos virados ou que-brados e orelhões destruídos. Não bastassem todas essas atitudes, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pelo setor de jardinagem do município, con-tabiliza mais um ato de vandalismo: diariamente as floreiras e canteiros dos locais públicos têm as flores destruídas ou as mudas roubadas.

O coordenador do setor de jar-dinagem da Prefeitura - Vanderlei Cassanego aponta que os maiores alvos sãos as floreiras da Rua Nico-lau Cavon, o trevo do bairro Santa Gema e os canteiros da Igreja Ma-triz. “Muitos arrancam ou amassam as flores, pelo prazer de estragar e outros furtam as mudas e levam pra casa, o que não deixa de ser um ato de vandalismo”, diz.

Todos os anos, a Prefeitura compra cerca de 90 mil mudas para serem plantadas nos locais públicos, como floreiras, trevos, canteiros, escolas, creches e outros prédios municipais. Deste total, pelo menos 14 mil são roubadas ou estragadas. “Como são espécies diferentes para o inverno e para o verão, o que muitas vezes acontece é que não há mais muda disponível para substituição, diante disso, os espaços ficam sem flor e a cidade mais feia”, diz.

O secretário de Agricultura – Celso Brancher acredita que as depredações, na maioria das ve-zes, são praticadas, por jovens, durante a madrugada, o que di-ficulta a ação da polícia. No caso das flores, a prática também é feita por moradores que furtam as mudas para replantar em casa. “O município se esforça para dis-ponibilizar recursos próprios para instalar lixeiras, floreiras, bancos e outros elementos que deixem a cidade bonita e organizada e muitas deles vêm sendo destru-ídos. Somos nós, contribuintes, que pagamos a conta, da ação de pessoas irresponsáveis, que não têm nenhum compromisso com a cidade onde moram”, lamenta, destacando que vandalismo é crime e pode dar ao autor alguns anos de prisão.

Somos nós, contribuintes, que pagamos a conta, da ação de pessoas irresponsáveis, que não têm nenhumcompromisso com a cidade onde moram."CELSO BRANCHER

CASSANEGO -“MUITOS ARRANCAM OU AMASSAN AS FLORES, PELO PRAZER DE ESTRAGAR."

FLOREIRAS DA RUA NICOLAU CAVON SÃO O ALVO PREFERIDO DOS VÂNDALOS

PED

ro s

cHA

iTEl

/Div

ulG

Ão

Muitos arrancam ou amassam as flores, pelo

prazer de estragar e outros furtam as mudas e levam pra casa, o que não

deixa de ser um ato de vandalismo

O município se esforça para disponibilizar recursos próprios para instalar

lixeiras, floreiras, bancos e outros elementos que

deixem a cidade bonita e organizada e muitas deles

vêm sendo destruídos.

Page 7: Jornal Correio Cidade edição 1219

geralCâmara de Tangará lança Informativo

A Câmara de Vereadores de Tangará lançou na última segunda – feira (30) de maio o seu Informativo semestral onde disponibilizou aos moradores mais um mecanismo de acompanhamento dos trabalhos realizados pelo Legislativo.Foi desenvolvido um informático contendo doze páginas, tamanho tablóide com todas as páginas coloridas.

CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011 >>07

Câmara inaugura Galeria Nadir justificoua implantação

HOMENAGEM

>> Evento solene aconteceu na noite da última segunda- feira (30) no Plenário do Legislativo@ ALAN SANTOSDas assessorias

>>rETrATAr a história e prestar homenagens aqueles que comanda-ram a Casa de Leis nos últimos anos foi o objetivo da Sessão de Inaugura-ção da Galeria dos Ex-presidentes do Legislativo, realizada nesta segunda--feira (30) na Câmara de Vereadores de Tangará.

O ato é fruto de uma proposição do vereador e presidente, Nadir Baú da Silva (PP), que teve a idéia de criar a galeria no plenário e avalia sua im-plantação como um marco para a his-tória do município, já que vai eternizar parte da história política local.

Diversos ex-presidentes recebe-ram pessoalmente a homenagem, assim como familiares daqueles que já faleceram. Ao todo, foram 22 vereadores que passaram pelo co-mando da mesa diretora, sendo que alguns ficaram no cargo por mais de um mandato.

Durante a solenidade, vários ho-menageados e representantes fala-ram ao público da importância desta iniciativa, que objetiva o resgate histó-rico de um município que possui uma bonita história para contar no que se refere ao Poder Legislativo.

O vereador Nilvo Dalla Costa (PP), genro do ex-vereador e presidente do Legislativo de Tangará, Deonildo Ram-pon, que foi por seis vezes vereador no município, falou em nome da família e do atual vereador e filho de Deonildo João Rampon, agradecendo a referên-cia aos ex-presidentes e destacando que o nome de Deonildo Rampon fi-cará eternizado na Casa de Leis.

Da mesma forma, o vereador, Gilvânio Pontel (PSDB), que tam-bém foi homenageado, destacou da importância e a responsabilidade de ser presidente. “A inauguração da galeria pode ser singular para alguns, mas é, na verdade, de extre-mo significado e relevância para o Poder Legislativo e para o desenvol-vimento do município”, enfatizou.

O ex-presidente da Câmara de Tangará, Nery José Frizzo, falou do quanto é importante uma homena-gem como esta, já que muitas vezes as pessoas que contribuem de forma positiva para o crescimento local aca-bam sendo esquecidas, fato que, a partir desse momento, não acontece-rá em Tangará.

O atual presidente, Nadir Baú da Silva (PP), enfatizou que objeti-vou com a implantação da Galeria, realizar um resgate político local, onde agradeceu a presença dos homenageados e dos seus familiares e abordou as dificuldades financeiras e estruturais que muitas vezes são enfrentados frente a este cargo. Ele garantiu aos presentes que atual-mente, o Legislativo está forte, e tra-balha para fiscalizar e votar assuntos em prol do melhor para a cidade.

O presidente disse também que o a Casa de Leis é independente e que várias vezes discorda do posicio-namento de algumas pessoas em afirmar que a Câmara de Vereadores é uma extensão da Prefeitura. Ao contrário disso, defende que é preciso cada vez mais independência, buscan-do juntamente com a Administração Municipal o melhor entendimento para sempre atender aos anseios da população e solicitando os serviços e melhorias necessárias para o conforto da população de Tangará.

- O ex-prefeito de Tangará, Fau-tino Panceri (PP) e o atual, Robens Rech (PMDB), também foram ho-menageados por já terem ocupado o cargo. Panceri afirmou, durante o uso da tribuna, que foi vereador por dois mandatos e que realmente ficou

emocionado com a homenagem pro-posta. “Quando fui prefeito, por três mandatos, sempre busquei respeitar o Legislativo, propondo parcerias para a aprovação dos bons projetos para o município”, comentou.

Já o prefeito Robens Rech disse

que este é um momento histórico vivido pelos ex-comandantes do Le-gislativo, que ofereceram seu tempo para debater e aprovar matérias que visavam o crescimento local. “Quan-do fui presidente, consegui com que a Câmara de Vereadores tivesse

autonomia e independência finan-ceira, além de melhorar a estrutura. Segundo ele, no seu segundo man-dato, implantou a Galeria das Legis-laturas, onde buscou uma forma de homenagear a todos os que passa-ram por este Poder”.

CONHEÇA QUEM SÃO OS EX-PRESIDENTES 1949/1953Primeiro Biênio: José Grassi;

1949/1953Segundo Biênio, 1953/1957, 1967/1970Segundo Biênio: Antônio Teixeira Pinto;

1961/1963 1963/1967Primeiro Biênio - Aloysio Ludwig;

1970/1973Primeiro Biênio – Alberto Milton Menezes;Segundo Biênio – Máximo Sonda;Segundo Biênio – Francisco Nardi;

1973/1977Segundo Biênio, 1977/1983, 1983/1988Primeiro Biênio – Deonildo Rampon;

1977/1983Segundo Biênio – Otacílio Colatto;

1977/1983Terceiro Biênio – Faustino Panceri;

1983/1988Segundo Biênio – Walmari Pedro Menoncin;Terceiro Biênio – Valcir Rezzadori;

1988/1992Primeiro Biênio – Irineu Luiz Panceri;Segundo Biênio – Lourival Mendes de Oliveira;

1993/1996Primeiro Biênio – Robens Rech;Primeiro Biênio, 1997/2000 – Primeiro Biênio, 2001/2004 – Segundo Biênio – Jacondino Parisi;Segundo Biênio, 1997/2000 – Primeiro e Segundo

Biênio – Elói Sevald;

2001/2004Primeiro Biênio – Nery José Frizzo;

2005/2008Primeiro Biênio – Orlando Pinheiro;

2005/2008Segundo Biênio – Sidnei Backes;

2009/2012Primeiro Biênio – Gilvânio Pontel;

2009/2012Primeiro Biênio – Joacir Carlos Fávero.

CÂMARA DE VEREADORES DE TANGARÁ INAUGURA GALERIA DE EX-PRESIDENTES

FoTo AssEssoriA DE iMPrEnsA/cvT

Page 8: Jornal Correio Cidade edição 1219

08 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011 a cidade

BRF entrega apartamentos >> Com a nova unidade no Jardim das Videira, condomínio soma 76 funcionários beneficiados

Na tarde da última quinta-feira, mais 12 famílias de funcionários da BRF Brasil Foods realizaram o sonho da casa própria, ao receberem as chaves de apartamentos do edifício Vitória Régia, localizado na rua X de setembro, no bairro Jardim das Videi-ras. Esta é o quinto edifício entregue pela empresa naquele local, através do Prohab (Programa Habitacional da BRF). Nas etapas anteriores, ou-tros quatro edifícios beneficiaram di-retamente cerca de 64 funcionários e suas respectivas famílias.

O Prohab está entre uma das principais iniciativas desenvolvidas pela BRF Brasil Foods visando con-tribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários. Em 13 anos de existência, o programa já via-bilizou a construção de 2.943 mora-dias em 13 municípios, beneficiando cerca de 7 mil familiares e dependen-tes dos seus colaboradores.

A solenidade de entrega das cha-ves foi acompanhada pelo gerente de Administração e Controle da Regional

PROGRAMA IMPORTANTE

Ao lado de Videira, outras 12 cidades onde a empresa opera uni-dades industriais já foram contem-pladas. Segundo o gerente, a facili-dade no financiamento estimula a procura pelo programa. “A empresa encurta o caminho até a conquista da casa própria, ampliando a satisfa-ção e a qualidade de vida dos seus funcionários, que passam a contar com um imóvel”, enfatiza.

Para integrar o programa é preciso cumprir os requisitos estipulados em sua formatação, como tempo de serviço e renda mínima familiar. “Certamente é um incentivo importante que a empresa oferece aos seus funcio-nários, buscando diminuir o déficit habitacional das cidades onde atua e, ao mesmo tempo, possibilitar a realização do sonho de morar no que é seu”, finaliza.

Santa Catarina da BRF, Dilso Gentil Busanello. "Este programa contempla uma via de mão dupla, onde a reci-procidade é predominante. O funcio-nário se dedica e a empresa viabiliza a moradia, financiando o investimento, cujo pagamento é parcelado em pres-tações que não pesam no orçamen-to", enfatizou Busanello.

Além disso, o executivo reiterou que, muito mais que um reconhe-cimento, a iniciativa contribui para a ampliação da qualidade de vida dos funcionários, bem como para a diminuição no déficit habitacional das cidades onde é implementado, como no caso de Videira.

Para ter acesso à moradia própria,

os funcionários obtiveram financia-mento via Cooperativa de Crédito Mú-tuo Brasil Foods(CREDIBRF) por tempo variável. Com a entrega destes 12 no-vos apartamentos, o programa alcan-ça a expressiva marca de 223 unidades entregues nos últimos anos, nos lote-amentos Luiz Kellermann, Farroupilha, Jardim das Videira e na Vila Vitória.

12 famílias de funcionários da BRF Brasil Foods realizaram o sonho da casa própria

FoTo DivulGAÇÃo

Spaço EletroRUA BULCÃO VIANNA 992 FONE 366 0225

SKY a partir de 49,90 com 89 canais

FONE CARVÃO (49) 9904 7567

DISK CARVÃO

Page 9: Jornal Correio Cidade edição 1219

CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011 >>09segurança

Altamir está livre da cadeia>>Justiça entendeu que houve decurso de prazo para execução da sua sentença e, desde dia 20 de maio, ele não é mais considerado fugitivo.

VIDA DE CRIMES A VIDA EM VIDEIRA

CRIME SEM CASTIGO

LIBERDADE PARA ALTMAIR PEREIRA

Arq

uiv

o/c

orr

Eio

@MOACIR OLIVEIRAEditor CORREIO CIDADE

Ele tem nas costas três homicídios, quatro tentativas de homicídio, fugiu da cadeia e já figurou entre os assassi-nos mais procurados do País no extinto programa Linha Direta, da rede Globo. Mas hoje, não é mais considerado um fugitivo ou foragido da justiça. Pelo me-nos pelo crime que vitimou a emprega-da doméstica videirense, Seneide Isabel Felicetti, morta em outubro de 1996 com requintes de crueldade. O ex-téc-nico em eletrônica Altamir Pereira, 34 anos teve sua pena extinta por decurso de prazo, no último dia 20 de maio.

Altamir estava foragido desde o dia 26 de maio de 200, depois de ter sido preso e levado para cumprir pena na cidade de Caçador. Cinco meses depois, em outubro, ele foi julgado e condenado a 13 anos de reclusão pela morte de Seneide. O Estado tinha 10 anos para lhe aplicar a pena mas, como não conseguiu prendê-lo no período, houve o de-curso. É que para autores de crimes como ele, que tinha 20 anos na épo-

ca dos fatos, o prazo da pretensão executória da sentença, pelo Estado é cortado pela metade.

Não fosse assim, ele não se li-vraria antes de 20 anos de cumprir a pena. Na sua decisão, o juiz Cláudio Fontes assinalou:" O réu está fora-gido desde 26 de maio de 2000. A condenação, de 13 anos de reclusão, transitou em julgado em 2 de outu-bro de 2000. Com isso, a prescrição se dá em 20 anos, prazo reduzido à metade pela menoridade do ape-nado ao tempo dos fatos, 10 anos, tempo já decorrido desde o trânsito em julgado da condenação".

A menoridade citada é de 21 anos e é levada em conta na execução das sentenças - apesar de toda e qualquer pessoa já responder criminalmente aos 18 anos. Segue o magistrado: "Está configurada, desde 1º de outubro de 2010, a prescrição. O decurso do tem-po sem o exercício da pretensão exe-cutória faz com que o Estado perca o direito de executar a sanção imposta na condenação". Assim sendo, o man-dado de prisão contra Altamir pelo cri-me contra Seneide foi revogado.

Altamir fugiu da Cadeia Pública de Ca-çador, onde cumpria pena de 13 anos, em maio de 2000. Ele também fora acusado de outro homicídio, ocorrido em novembro de 1999, em Blumenau, quando foi morta a empresária Jacinta Dell Antônio, 42, com quem manteve um curto relacionamento amoroso, depois de ter cometido o crime contra Seneide, em Videira.

Além destes dois crimes, Altamir tam-bém respondia por um homicídio ocorrido em 1991, também em Blumenau, quando teria matado com um tiro o operário Do-mingos Feliciano Peixer e ferido outras quatro pessoas na tentativa. Na época, ele usou a identidade de um irmão já falecido, que o colocava como menor de idade.

Altamir passou quatro anos em Videira, trabalhando normalmente em uma empresa de telecomunicação. En-trava em várias residências diariamente e não havia qualquer desconfiança que pairasse sobre sua conduta. Evangélico, seu trabalho consistia em instalar a linha telefônica nas residências, fazer ligações e outros serviços. Assim, ele tinha conta-to com diferentes pessoas, mas especial predileção pela companhia das mulhe-res, quase sempre donas de casa. Nes-te período fez algumas amizades, mas também tinha bastante desafetos. O seu gênio forte, que revelava outra personali-dade quando estava tomado pela aluci-nação das drogas, ainda é lembrada por

um ex-colega de trabalho, que prefere não se identificar, temendo represálias. "Era uma coisa de louco. Quando o Alta-mir usava cocaína, ficava muito alterado e precisávamos segurá-lo para que não fizesse besteira", conta ele, que o tirou de algumas brigas. Esta fase, segundo o ex-amigo, parecia ter passado a partir do momento em que Altamir conheceu uma moça por quem se apaixonou e co-meçou a namorar. "Ele passou um bom tempo calmo, mas de repente, voltou tudo de novo, até que aconteceu este fato com aquela moça. Eu não sei dizer se foi ele mesmo que a matou, mas confir-mo que ele ficava muito violento quando estava dopado", acusa o ex-amigo.

Page 10: Jornal Correio Cidade edição 1219

10 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

CORPO DE SENEIDE FOI ENCONTRADO PERTO DO BALNEÁRIO XV

ALTAMIR USAVAVÁRIOS Fo

To A

rqu

ivo

/co

rrEi

oci

DA

DE

Conhecendo SeneideCASO ALTAMIR PEREIRA

segurança

A sede da empresa em que Alta-mir trabalhava ficava a menos de 50 metros da casa onde a empregada doméstica residia, no centro de Vi-deira. Vez ou outra eles se esbarra-vam e conversavam sobre algo fútil. Seneide era uma moça recatada, que tinha deixado a casa dos pais há 18 meses para trabalhar em Videira.

Na cidade, fez muitas amizades mas sua vida se resumia ao trabalho. "Ela nunca comentou nada sobre qualquer tipo de relacionamento com este rapaz e nós conversáva-mos freqüentemente", lembrou, na época, sua irmã Suzana, que ficou bastante chocada com o final trági-co de Seneide.

Naquele dia 16 de outubro de 1996, Seneide estava passeando a pé, numa quadra nas proximidades de onde trabalhava, quando Altamir parou o veículo da firma e, no meio da pista, começou a conversar com ela. Para a polícia e para os jurados que atuaram na condenação do as-sassino, ela entrou no carro sem ofe-recer resistência.

Na versão acatada pelos jurados,

Altamir e Seneide foram até o Balne-ário do Rio XV, local ermo e que, na época, era freqüentado por casais de namorados à noite. Lá, podem ter se desentendido e Altamir a te-ria esfaqueado. Foram vários golpes no pescoço. Depois, ela foi jogada em um matagal próximo da estrada, completamente nua.

Então Altamir deu início à sua fuga. Antes porém, passou em casa e pegou uma colcha que jogou so-bre o banco do carona, banhado de sangue. Contou a seu ex-cunhado que havia matado uma mulher e desapareceu. Altamir foi preso dois dias depois, às margens da rodovia SC-453, em Videira.

Ele havia capotado o Fusca horas antes e após ser medicado, na cidade de Caçador, fugiu do hospital, escon-dendo-se no mato. Assim que o carro foi localizado a polícia iniciou inten-sas buscas, que culminaram com sua prisão. Altamir tinha facilidade para seduzir as mulheres. Uma de suas vítimas tinha idade para ser sua mãe, só não chegou a ser morta porque se afastou dele

O programa Linha Direta, da Rede Globo, mostrou a vida de cri-mes de Altamir Pereira. Sua história começou a ser contada pelo primei-ro crime que cometeu, ainda na ci-dade de Blumenau, quando matou o operário Domingos Feliciano Pei-xer, que tentava socorrer uma mu-lher que havia sido agredida por ele.

Beneficiando-se da menoridade, que lhe era atribuída porque usava carteira de identidade de um irmão falecido, Altamir foi preso e remeti-do para um centro de recuperação, de onde saiu direto para Videira. O programa mostrou que Altamir, an-tes de começar a trabalhar, teve en-volvimento com o tráfico de drogas e acabou sendo esfaqueado.

O primeiro contato com a do-méstica Seneide Felicetti também

foi mostrado e por esta versão, Altamir a teria pego na casa onde trabalhava para saírem juntos. Eles foram para o Balneário do Rio XV, onde, segundo a polícia, Altamir tentou manter relações sexuais com a moça e diante de sua negati-va, acabou matando-a.

Toda a fuga empregada por ele foi mostrada com riqueza de deta-lhes, até a sua prisão dias depois. Antes de fazer sua terceira vítima, a comerciante Jacinta Dell´Antônio, Altamir, que usava o nome de Jail-son, teve um relacionamento com a operária Janete Calisto, com quem passou a morar junto em dois me-ses. Grávida, Janete sentiu na pele toda a fúria de Altamir, que desapa-recia e retornava para casa seguida-mente e a espancava.

NO LINHA DIRETA AMAVA OCARRASCO

A empresária Jacinta Dell Antônio, 42, morta por asfixia, teve um envolvimento amoroso com Altamir Pereira. Amigas da vítima disseram que ela havia se queixado que o relacionamento entre ambos não ia bem. A vítima foi encontrada amarrada em sua cama na mesma noite em que esperava Altamir, para ambos se reconciliarem.

Altamir fugiu do presídio de Caçador e foi morar em Blume-nau. Na cidade ele procurou um antigo amigo da família. Conheceu Jacinta num baile e ela se apaixo-nou. Para a empresária, Altamir se identificou como Jaison. Cerca de um mês antes do crime o romance acabou. Depois deste crime, Alta-mir nunca mais foi visto.

TRÁFICO

Bicudo preso de novo A Polícia Militar de Videira em

conjunto com a Polícia Cívil prende-ram, na tarde da última terça-feira(31), Célio Tadeu de Oliveira, 29 anos, co-nhecido como Bicudo, acusado de tráfico de drogas. Bicudo estava em um Celta, placas ALZ 0713(Campos Novos) e com ele foram encontradas três pedras de crack.

A droga estava em cima do ban-co do caroneiro e pesou cerca de três gramas, segundo a PM. Bicudo vinha sendo monitorado nos últimos dias, já que os policiais tinham informações de que ele estava traficando em Videi-ra. Preso em flagrante, ele foi condu-zido até a delegacia de polícia, onde prestou esclarecimentos e seguiu para

a Unidade Prisional Avançada(UPA). Segundo o delegado da Comar-

ca Fabiano Rocha, o traficante é de alta periculosidade tendo inclusive diversas passagens pela polícia, por tráfico de drogas e por supostamente estar envolvido com latrocínio e ho-micídio. Ele foi recolhido até a Unida-de Prisional Avançada de Videira

Bicudo foi preso mais uma vez pela PM

Polícias Militar e Civil trabalharam juntas na operação

FoTo

: Po

lÍci

A M

iliT

Ar

Page 11: Jornal Correio Cidade edição 1219

CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011 >>11

MEIOOESTERURALPOR CHARLES SEIDEL

Previsão do tempoSábado: tempo estável com nevoeiro pela manhã

e temperaturas mínimas na faixa dos 600C. Domingo e segunda-feira: Uma nova massa de ar frio deixa o tempo firme com formação de geadas em pontos isolados. Temperaturas mínimas em torno de 300C e máximas abaixo dos 200C.Uma nova frente-fria deve chegar na terça-feira(7), trazendo chuvas mais significativas para o meio-oeste catarinense.

código FlorestalNão posso deixar de comentar uma entrevista de

um ambientalista catarinense desinformado e afirmar: o novo Código Florestal beneficia sim os pequenos pro-prietários catarinenses, pois a maioria tem necessidade de fazer seus cultivos em área de APP - várzeas na beira de rios e riachos, topo de morros e áreas com mais de 25 graus de inclinação. Que o digam os produtores rurais do Vale do Rio do Peixe.

Erva-mateAlta nos custos (combustível e mão de obra) e res-

trição a crédito tributário eleva preço da erva-mate no RS e o produto subiu em média 16,31% em 12 meses,

considerando o mês de abril.O preço médio da erva-mate na Grande Porto Alegre

(RS) em abril subiu 16,31% em relação a igual mês de 2010, segundo dados do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Apesar do aumento do valor nas prateleiras, no campo, muitos agricultores estão frustrados com o preço pago pelo produto. Com um custo de 40% do valor recebido das indústrias, a agricultor João Pedro Lenz, de Venâncio Aires (RS), afirma que recebe atualmente da in-dústria igual valor do ano passado – R$ 4,15 por arroba, que equivale a 15 quilos.

Segundo Icepa, o preço na região de Joaçaba varia entre 4,50 a 6,00 reais por arroba.

Análise e tendência climáticaO mês de maio fechou com precipitação abaixo da

média, com 47,4mm de chuva em Videira (33% do que seria normal chover). Também tivemos mais frio em maio, com temperatura ficando na média de 12,90C.

Segundo o Ciram/Epagri, continua a tendência do inverno ser menos chuvoso que o normal, principalmen-te nos meses de junho e julho, que normalmente já são meses mais secos, onde normalmente chovem 127,5 e

135,1mm respectivamente.Apesar de ainda estarmos no outono, após passagem

de uma frente-fria, deveremos ter um domingo gelado, com a entrada de uma nova massa de ar polar. As tem-peraturas mínimas devem ficar próximo aos 3 0C, com formação de geadas em pontos isolados.

calendário Astronômico AgrícolaSábado: A lua estará diante da constelação de Gêmeos,

favorecendo o plantio de espécies onde são consumidas as flores, como: as flores ornamentais, couve-flor e brócolis.

Domingo e segunda-feira: A lua passará a estar diante da constelação de Câncer, favorecendo o plantio de espécies onde consumidas as folhas: temperos, chás, verduras e folhagens em geral, desde que indicadas para a época de inverno, e protegidas das geadas severas.

Terça: a lua estará fora de curso, não beneficiando nenhum tipo de cultivo.

Quarta-feira: A lua favorece o plantio de espécies onde se consomem grãos, frutos e sementes (moran-quinho).

Quinta e sexta-feira: recomenda-se o plantio de es-pécies cujo objetivo é a produção e consumo das raízes (cenoura, beterraba, rabanete e nabo).

Page 12: Jornal Correio Cidade edição 1219

12 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

a regiãoDemorou porque tivemos que cumprir todos os trâmites burocráticos para a implantação do serviço. É uma questão de

responsabilidade e quem trabalha no serviço público sabe o quanto pesa a burocracia nestes casos. Infelizmente algumas pessoas, de forma leviana e irresponsável, se aproveitaram deste fato para tecer críticas descabidas com interesses exclusivamente políticos.PREFEITO ROBENS RECH

Tangará inaugura unidade do Samu

@ TANGARÁDa redação

BOM SUCESSO

LOGOMARCA

>>A implantação da unidade foi possível através de um parceria firmada entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde

>> coM A PrEsEnÇA de re-presentantes da indústria e do co-mercio, vereadores, profissionais da saúde, secretários e diretores municipais, a Administração Muni-cipal realizou na segunda-feira (30) a implantação oficial do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU em Tangará.

A implantação do sistema foi possível através de um parceria fir-mada entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde, este último responsável pela disponibilização de uma ambulância que ficará se-diada em Tangará, mas atenderá toda a microrregião de acordo com o direcionamento da Central de Re-gulação, que tem como base opera-cional a cidade de Joaçaba.

Durante a cerimônia de im-plantação, a secretária de saúde,

Zildete Denardi, explicou como irá funcionar o serviço e quais as res-ponsabilidades de cada parceiro. Segundo ela, a ambulância ficará posicionada no setor de urgência do Hospital Municipal Frei Rogé-rio, mas a equipe que a opera será acionada sempre pela Central de Regulação. “Ao necessitar do ser-viço, a pessoa deverá lugar para o 192, como acontece em todo o Brasil. Não é porque a ambulân-cia está aqui no hospital que ela estará a disposição para qualquer tipo de transporte. A utilização dos equipamentos e da equipe do SAMU segue a protocolos exclusi-vos e quem determina o tipo de atendimento e como ele será feito é sempre a Central de Regulação, no nosso caso a de Joaçaba”, disse.

Para o prefeito Robens Rech a implantação do SAMU é mais uma conquista para Tangará. Ele agrade-ceu as parcerias, principalmente com

o Governo Federal e os colaborado-res que tornaram possível a disponi-bilização do serviço. Segundo ele, a implantação do SAMU não estava no plano de governo de sua administra-ção, mas mesmo assim foi viabilizada para garantir uma cobertura de saú-de ainda melhor para a população.

O prefeito foi enfático ao se re-ferir a algumas críticas quanto à demora na implantação do serviço, já que a ambulância foi colocada a disposição ainda no ano passado. “Demorou porque tivemos que cumprir todos os trâmites burocrá-ticos para a implantação do serviço. É uma questão de responsabilidade e quem trabalha no serviço público sabe o quanto pesa a burocracia nestes casos. Infelizmente algumas pessoas, de forma leviana e irres-ponsável, se aproveitaram deste fato para tecer críticas descabidas com interesses exclusivamente po-líticos”, afirma.

PREFEITO ROBENS RECH (PMDB) IMPLANTA UNIDADE DO SAMU EM TANGARÁ

UMA OBRA DE DOIS MIL E OITOCENTOS METROS qUADRADOS DE PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES

AssEssoriA DE iMPrEnsA/PMT

Div

ulG

Ão

Iomerê pavimenta Rua

Michelli vence concurso

A Administração Municipal de Iomerê está trabalhando na pavi-mentação de via pública da loca-lidade de Bom Sucesso. No local a Prefeitura está investindo R$ 68 mil em uma obra de dois mil e oitocen-tos metros quadrados de pavimen-tação com pedras irregulares.

O investimento atende reivin-dicação dos moradores daquela comunidade, pois trará maior se-gurança e conforto aos usuários da referida Rua que faz entron-camento com a rodovia asfaltada que liga a cidade de Iomerê com Treze Tílias.

O trabalho da iomerense Mi-chelli Borga foi escolhido para re-presentar a logomarca dos 100 Anos da Colonização Italiana e Alemã do Município de Iomerê. A criação faz parte do concurso: Meu Lugar, Minha História, Minha Vida, alusiva as comemorações previstas para serem realizadas em 2012.

O processo de escolha passou pelo crivo da Comissão de Avaliado-res composta por Valquiria Sgarbi, Vilmar Alquieri, Rita de Cássia Soares, Lurdes Bernadete Nunes da Silva e Jeisson Boscari, com acompanhamento e assessoria da Comissão Organizadora do pro-jeto Meu Lugar, Minha História: Minha História, Minha Vida.

Segundo a Secre-tária de Educação do Município e membro da Comissão Organiza-

dora, Inês K. Mariani foram apresen-tados 69 trabalhos, todos de bom nível e a escolha do vencedor exi-giu muito trabalho dos avaliadores, tendo em vista a boa criatividade e versatilidade dos participantes.

A divulgação da vencedora com publicação dos trabalhos aconte-ceu na terça-feira, 31 de maio, como previa o edital, e a vencedora terá sua criação estampada na progra-mação do Centenário do Município, bem como fará parte da divulgação

das comemorações dos 100 Anos de Coloniza-ção Italiana e Alemã do Município de Iomerê.

Com a autoria da Logomarca do Cente-nário, Michelli ainda levará como prêmio R$ 1.000,00 (mil reais) a ser entregue duran-

te os festejos no próxi-mo ano.

MICHELLI BORGA

Page 13: Jornal Correio Cidade edição 1219

CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011 >>13publicidade

Page 14: Jornal Correio Cidade edição 1219

esporteCARVÃO ACENDEU PEGOUVocê encontra nos melhores mercado da cidade

DECISÃO NO MUNICIPAL>> América x Grêmio Guarani e Vila Nova x Juventude disputam a final

AMéRICA/FARMáCIA GEREMIAS

VILA NOVA JUVENTUDE

GRÊMIO GUARANI UNIVERSAL

@ SILVIA PALMAEditoria Esporte

>> AS EQUIPES do Vila Nova e do Juventude carimbaram o passa-porte para a final da Segunda Divi-são do Campeonato de Futebol de Videira, em dois jogos realizados no Estádio Luiz Leoni, no último domingo (29). No primeiro jogo a equipe do Vila Nova não teve dificul-dades diante da equipe do Juventus

/ Carelli e goleou pelo placar de 6 x 1, com gols de Antonio, Márcio, dois gols de Jakcson ,um gol de Paulo e um gol de Daniel. O gol do Juventus foi marcado por Douglas.

No segundo jogo entre as equipes do Juventude e do Nacional houve muito equilíbrio, principalmente no primeiro tempo. Somente aos 35 mi-nutos o Juventude conseguiu marcar através de Welton. No segundo tempo com maior domínio do jogo, a equipe

do Juventude voltou a marcar. O arti-lheiro da Segunda Divisão - Magnum Meira fez mais dois gols, sendo que um deles foi um golaço, encobrindo o go-leiro do Nacional do meio de campo, decretando a vitória do Juventude por 3 x 0. Com os resultados as equipes do Juventude e do Nacional subiram para a Primeira Divisão do próximo ano.

Domingo (5), a Prefeitura de Videira através da Fundação Muni-cipal de esportes (FMEV), realiza as

finais do Campeonato Municipal tanto da Segunda quanto da Pri-meira Divisão. A partir das 13h45, Juventude e Vila Nova decidem a Segunda Divisão e as 15h45 Amé-rica/Farmácia Geremias e Grêmio Guarani Universal entram em cam-po para disputar o ouro da Primeira Divisão. Na oportunidade será feita a entrega da premiação (troféus e medalhas ) aos melhores do cam-peonato, bem como dos artilheiros,

goleiros menos vazados e equipes mais disciplinadas, tanto da Segun-da quanto da Primeira Divisão. “Vale destacar que nos jogos que deci-dem a competição, nenhuma equi-pe terá vantagem do empate. Caso as partidas terminem empatadas no tempo normal, os jogos serão deci-didos em cobranças de penalidades máximas”, aponta o coordenador da competição Luiz Carlos Spanholli.

14 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011 esporte

Page 15: Jornal Correio Cidade edição 1219

CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011 >>15

Videira levará quatro equipes >>Campos Novos sedia Etapa Regional Centro-Oeste dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

>>VIDEIRA será representa-da por quatro equipes na Etapa Regional Centro-Oeste dos 24º Joguinhos Abertos de Santa Ca-tarina, que acontecem em Cam-pos Novos de 24 a 29 de junho. As equipes de futsal e futebol mascu-lino e o voleibol feminino garanti-ram a vaga durante a Etapa Micror-regional, que aconteceu de 26 a 30

de maio em Arroio Trinta e Salto Veloso. Já o futsal feminino, por ser o atual Campeão Regional assegu-rou o direito de disputa automati-camente. “Aos poucos estamos re-erguendo o esporte no município e conquistando bons resultados. Com força de vontade e os tra-balhos das escolinhas esportivas estamos demonstrando que vale a pena investir nas categorias de base”, aponta o superintendente da Fundação Municipal de Espor-tes (FMEV) – Hely de Freitas e Silva.

Segundo o coordenador de Esportes Escolares da FMEV – Gus-tavo Brandalise, o vôlei feminino foi comandado pela professora Raquel Deon, o futebol pelos pro-fessores Vilsinho e José Lopes e o futsal masculino por Adelmo Al-biero. “Queremos parabenizar os atletas e professores por passarem por esta fase. Na próxima etapa vamos trabalhar para alcançar o grande objetivo que é classificar para a etapa Estadual dos Jogui-nhos Abertos de SC”, diz. TIME DE VÔLEI FEMININO COMANDADO POR RAqUEL DEON

FoTo

Div

ulG

Ão

@ SILVIA PALMAEditoria Esporte

esporte

Page 16: Jornal Correio Cidade edição 1219

16 >> CORREIOcidade Videira, 03 e 04 de junho de 2011

FoTo PolÍciA cÍvil

segurança

"Nego Eto" preso pela Polícia>> Ele é acusado e matar, com três tiros, o comerciante em janeiro deste ano. Está na UPA, à disposição da justiça

O CRIME

CASO GAVASSO

>> EsTÁ PrEso o acusado de ter matado, em janeiro deste ano, o comerciante Edson Luiz Gavasso. Ed-son Mandeli dos Santos, o "Nego Eto" tinha mandado de prisão preventiva decretada pela Justiça de Videira e foi detido pela Polícia Civil na última quarta-feira(1º). Agora, ele aguardará o desfecho do caso preso na Unidade Prisional Avançada(UPA) de Videira.

O inquérito já foi concluído pela Polícia Civil, que lhe atribui a autoria do crime, por motivo ainda não divul-gado. Uma das teses é que ele tenha sido vítima de crime passional por ter mexido com a mulher de "Nego Eto". As investigações que culmina-ram com a sua prisão iniciaram logo depois do crime e, segundo a polícia, 12 horas depois, já se sabia da autoria.

"Nego Eto" passou então a fugir, para não ser preso. Segundo o dele-

gado Thiago de Freitas Nogueira, "a Polícia Civil não descansou nem um minuto com o intuito de prendê-lo. E vamos continuar empreendendo es-forços para apurar a autoria e prender os criminosos que praticam as mais diversas infrações penais”, assegurou. A vítima levou três tiros que lhe atin-giram o crânio, o ouvido e o pescoço.

Mesmo diante da gravidade dos ferimentos, ele resistiu por mais dois dias, quando morreu depois de ficar internado na Unidade de Terapia Intensiva(UTI) do Hospital Salvato-riano Divino Salvador. Depois do crime, Mandelli não foi mais visto na cidade e, horas depois, a polícia descobriu seu envolvimento. No dia do crime, teria encontrado com ele na rua, parado ao lado e desferido os três tiros, sem permitir qualquer tipo de defesa.

O crime aconteceu por volta das 14:30 horas do dia 24 de janeiro deste ano, na rua Maria Dallazen, na Vila Verde. Gavasso teria ido até o local cobrar uma conta de um freguês e, quando voltava do local, teria cru-zado com Mandelli, que parou ao lado do carro e disparou três vezes, lhe acertando o crânio, o ouvido e o pescoço.

Ainda vivo, ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Comunitários e levado para o HSDS, onde ficou por dois dias em estado de coma, na UTI. Lá, teve quatro paradas cardíacas antes de morrer. “Ele queria viver. Tanto isso é verdade, que voltou de quatro paradas”, enfati-za Ana Cláudia. " NEGO ETO" ESTÁ PRESO NA UNIDADE PRISIONAL AVANÇADA DE VIDEIRA