jornal circuito fump setembro 2011

4
foto e arte Bruna Caldeira I Nova sede Na Av. Antônio Abrahão Caram, nova sede ocupa um prédio com instalações mais adequadas para atender os estudantes da UFMG PÁG. 03 i Saúde Campanha alerta para a importância da pontualidade nos programas de Assistência à Saúde PÁG. 02 i RU Novas instalações do RU ICA oferecem mais conforto aos estudantes de Montes Claros PÁG. 04 siga e curta a Fump #57 setembro 2011

Upload: fump

Post on 02-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Circuito Fump Setembro 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Circuito Fump Setembro 2011

foto e arte Bruna Caldeira

i Nova sede Na Av. Antônio Abrahão Caram, nova sede ocupa um prédio com instalações mais adequadas para atender os estudantes da UFMG Pág. 03

i Saúde

Campanha alerta para a importância da pontualidade nos programas de Assistência à Saúde Pág. 02

i RU

Novas instalações do RU ICA oferecem mais conforto aos estudantes de Montes Claros Pág. 04

siga e curta a Fump

#57

setembro2011

Page 2: Jornal Circuito Fump Setembro 2011

02 www.fump.ufmg.br

i Campanha

Você está em dia com a saúde?

/ Dicas para utilizar melhor os serviços da Assistência à Saúde /

• Se você não puder comparecer à consulta com o clínico geral, psicólogo, den-tista ou com o especialista da rede conveniada, desmarque-a com pelo menos 24 horas de antecedência para que outro estudante tenha a chance de ser atendido no horário dispensado por você.

• Após o tratamento odontológico na rede conveniada ser concluído, o estudan-te deve retornar ao dentista da Fump para que o profissional realize a perícia final e encerre o atendimento do aluno.

• Evite atrasos. Seja pontual! Se possível, chegue pelo menos 15 minutos antes do horário estabelecido para a consulta.

• A Fump possui um programa especial voltado aos estudantes que vão fazer intercâmbio internacional, visando ao completo bem-estar físico, mental e social dos alunos antes da viagem. É importante que os intercambistas, assisti-dos pela Fump, marquem as consultas logo após receber o resultado da seleção feita pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para que haja tempo hábil de realizar os tratamentos médico, psicológico e odontológico antes da viagem, caso haja necessidade.

todos os meses o serviço próprio de saúde da Fump realiza, em média, 300 atendimentos médicos, 800 odontoló-

gicos e 360 psicológicos. Isso sem contar as inúmeras consultas e procedimentos especializados feitos pelos profissionais da rede conveniada que beneficia tanto estudantes assistidos como não assistidos e seus dependentes diretos.

Um fator chave para que esse sistema funcione de forma ágil e eficaz é a pontualidade. Esse é um dos motes

da campanha Em Dia com a Saúde, que será lançada na primeira quinzena de outubro pela Fump com o objetivo de

conscientizar e orientar os estudantes sobre a importância no cum-primento dos horários e normas dos programas de Assistência à Saúde

oferecidos pela Instituição.“A pontualidade é uma forma de mostrar respeito e consideração com o próximo”,

observa a coordenadora de Assistência à Saúde, Wandelene Signoretti. Se o estudante chega atrasado a uma consulta, alerta a coordenadora, toda a agenda do dia é alterada, prejudicando o atendimento aos demais alunos.

“Quando o cancelamento da consulta não é realizado com antecedência mínima de 24 horas, outro estudante que poderia ter sido atendido naquele horário também fica prejudi-cado, por isso é tão importante que todos cumpram os horários corretamente”, justifica.

A coordenadora espera que a campanha sensibilize os estudantes não só para o com-prometimento na utilização dos serviços mas também para os cuidados com sua própria saúde que não devem ser adiados. Daí o slogan “Em Dia com a Saúde”.

i Projeto

Livro Circulante: colabore com essa ideia!

no primeiro semestre deste ano, a Fump lançou a campanha Livro Circulante com o objetivo de estimular o hábito de leitura no ambiente acadêmico. O projeto envolve estudantes, professores, servidores técnico- -administrativos, sociedade de maneira geral e funcionários da Fump, que doaram os primeiros livros colocados em circulação nos campi da Universidade.

Quem quiser se engajar na campanha pode doar os livros na nova sede da Fump (Av. Antônio Abrahão Caram, 610, sala 601), na unidade da Instituição no campus Pampu-lha (ao lado do Restaurante Universitário Se-torial II) e também na Coordenadoria Montes Claros. Os exemplares serão catalogados e disponibilizados nos campi da UFMG.

Você também pode colaborar com a campa- nha acessando o portal www.fump.ufmg.br. No site é possível fazer download da men-sagem de orientação da campanha. O texto deve ser impresso e colado na folha de rosto do livro a ser doado. Depois é só disponi-bilizar o exemplar em alguma unidade da UFMG.

Como funciona

A campanha Livro Circulante acontece da seguinte forma: a pessoa que encon-tra um livro na UFMG, identificado com a marca Livro Circulante, se torna proprietária dele por alguns dias. Porém, depois de lê-lo, deve fazê-lo circular. A ideia é que o exemplar seja colocado em local fácil de ser achado por outra pessoa que, a partir de então, se tornará proprietária dele por alguns dias. Depois de lido, o exemplar deve ser colocado em circulação novamen-te na Universidade para que outros possam usufruir dessa leitura.

Caso você tenha livros que não queira reler, coloque-os nesta corrente e faça-os chegar às mãos de outros leitores. Incentive a circulação dos livros!

@Fump_UFMG

facebook.com/FumpUFMG

Page 3: Jornal Circuito Fump Setembro 2011

03 Informativo Institucional

i Nova sede da Fump

Assistência estudantil perto de casa

/ Confira onde fica cada setor de atendimento

ao estudante /

/ Opiniões sobre a nova sede /

”A proximidade com o campus Pampulha facilita o aces-so da maioria dos estudantes aos benefícios

da Fump. Antes não podíamos participar de algumas atividades por falta de tempo pois mui-tos de nós estuda em horário integral. Era muito complicado nos deslocarmos ao Centro da cidade. O tempo era corrido. A mudança foi muito positiva”.

Heric Maicon Almeida Mota, estudante do 7º período de Medicina Veterinária

”A mudança da Fump foi tudo de bom! Agora não preciso mais gas-tar com passagens de ônibus para me deslocar

até o Centro. Resolvo tudo a pé mesmo na hora do almoço ou nos intervalos das aulas. O pon-to mais positivo é a localização privilegiada, pertinho do campus Pampulha. Ficou bem mais fácil pra gente”.

Adriana Houri Sérgio, estudante do 6º período de Biblioteconomia

”Foi muito bom a Fump vir para mais perto da gente. Hoje posso resolver minhas questões nos intervalos

das aulas. Antes era mais difícil. Mesmo planejando tudo com antecedência, corríamos o risco de chegar atrasados a um aten-dimento porque dependíamos de ônibus e do trânsito cada vez mais complicado”.

Thales de Oliveira Souza, estudante do 6º período de Engenharia de Minas

1º andar Recepção, Cadastro e Agendamento (CRCA)e Apoio Pedagógico

2º andar Serviço Social

3º andar Assistência à Saúde

4º, 5º, 6º e 7º andaresDemais setores da Fump

Prédio da Fump fica na Av. Antônio Abrahão Caram, a poucos metros da Unidade Administrativa II da UFMG“muito sucesso à @Fump_UFMG que

está de casa nova. Fui muito bem atendi-do hoje nas novas instalações pertinho aqui da @ufmgbr. A mudança foi ótima! E eu acabei entrando para a história da Fump ao ser o primeiro estudante atendido nas novas instalações”.

A mensagem postada no Twitter da Fump pelo estudante do 6º período de Engenharia de Minas, Thales de Oli-veira Souza, traduz bem o sentimento de vários alunos da UFMG que agora podem usufruir de toda a estrutura da assistência estudantil bem mais perto deles, com mais conforto e agilidade.

A nova sede da Fump fica perto da entrada do campus Pampulha, na Av. Antônio Abrahão Caram, 610, bairro São José, e começou a atender os estu-dantes no dia 8 de agosto.

A transferência da sede – que fun-cionava no edifício Acaiaca, no Centro de Belo Horizonte, foi cuidadosamente planejada para facilitar o acesso dos estudantes. “A proximidade com a UFMG e com os estudantes do campus Pampulha foi o principal motivador da mudança, já que lá está concentrada grande parte do corpo discente da Uni-versidade”, argumenta o presidente da Fump, professor Seme Gebara Neto.

A mudança, no entanto, alterou a roti-na dos alunos que estudam nas unidades acadêmicas localizadas no Centro da cidade, bem como daqueles que acessam a rede conveniada para realizar consultas e exames na Região Centro-Sul da capital. “Estamos identificando as necessidades dos estudantes das unidades centrais no sentido de propor a melhor solução de atendimento”, garante o professor. “Com relação às consultas na rede credenciada, esperamos contar com a compreensão dos alunos que vão precisar se adaptar a essa nova realidade”, observa.

Funcionamento - A nova sede agora funciona das 8 às 19 horas. Telefones: (31) 3409 8400 e 3409 8470.

Novas instalações oferecem mais conforto aos estudantes

fotos Bruna Caldeira

fotos Déborah Gurgel

Page 4: Jornal Circuito Fump Setembro 2011

Presidente Prof Seme Gebara Neto · Superintendente Paulo Roberto Manso · Assessora de Comunicação Maria do Rosário Rangel · Jornalista responsável

Déborah Gurgel (MG05360JP) · Revisão Maria do Rosário Rangel e Déborah Gurgel · Projeto gráfico e diagramação Bruna Caldeira · Tiragem 10.000 ·

Fundação Universitária Mendes Pimentel (31) 3409 8464 · [email protected] · Av Antônio Abrahão Caram 610, São José · CEP 31275-000 ·

Belo Horizonte · MG · Brasil · Assessoria de Comunicação Social (31) 3409 8461 · [email protected]

www.fump.ufmg.br

Informativo Institucional04

i RU iCA

Mais amplo e confortável para atender os estudantes

o Restaurante Universitário ICA, em Montes Claros, passou por uma ampla reforma nos últimos meses. As novas instalações do RU foram projetadas para atender a comunidade universitária com mais qualidade.

A área do refeitório passou de 228 para 484 metros quadrados. Antes da reforma eram 183 assentos e hoje são 356. As mesas e cadeiras foram trocadas para oferecer mais conforto aos usuários.

Novos equipamentos como estufa, fogão, forno, caldeirão, batedeira e processador de legumes foram instalados para agilizar os processos do RU. A capacidade de produção de alimentos saltou de 455 refeições diárias, em média, para 1.000 refeições.

Outras áreas do restaurante passaram por melhorias como a higienização de utensílios (bandejas, pratos, copos), de preparo de sobremesas, pré-preparo de carnes, câmaras frigoríficas e depósito. A instalação de mais um caixa agilizou o atendimento e o segundo balcão para servir alimentos melhorou o fluxo interno no RU.

Para realizar a expansão do RU, foi preciso utilizar a área onde antigamente funcionava o Diretório Acadêmico (DA) e a sala de Xerox. Um novo prédio foi construído para abrigar o DA, o setor de Xerox e também a unidade de atendimento da Fump em Montes Claros.

/ O que você achou da expansão do RU e da unidade da Fump? /

”As novas instalações do RU foram muito bem planejadas. O ambiente se tornou muito agradável e o espaço bem ocupado. É um local onde sen-timos prazer em realizar as nossas refeições. As reformas ampliaram a área do restaurante. Isso significa mais qualidade, conforto e redução da fila de espera, agilizando o atendimento. E ganho de tempo para nós, estudan-tes, significa muito. O ICA agora conta com um moderno restaurante, confor-tável e com comida boa e saudável. A unidade da Fump, ao lado do RU, ficou espaçosa. A mudança foi ótima”.

Edilson Paulo Rodrigues Bispo, estudante do 4º período de Agronomia

”As novas instalações do Restauran-te Universitário ficaram excelentes! Além de um espaço amplo, arejado e confortável, o atendimento tem sido ágil, diminuindo o tempo de espera na fila. Percebemos a preocu-pação da Fump em nos atender bem através do monitoramento realizado e divulgado no restaurante a respeito do tempo de espera na fila. O espaço da unidade da Fump foi muito bem planejado, gerando bem-estar para quem trabalha e para quem necessita de atendimento. O ambiente ficou agradável e espaçoso”.

Jéssica Celi Soares Avelar, estudante do 10º período de Zootecnia

A instalação de mais um caixa e do segundo balcão para servir alimentos agilizou o atendimento no Restaurante Universitário ICA

foto

s A

rqui

vo F

ump

#57

expediente