jornal cidade_196

12
JORNAL CIDADE Informativo da Prefeitura Municipal de Diadema Outubro/2009 Ano 16 Nº 196 www.diadema.sp.gov.br Em setembro, a Prefeitura fez o lançamento do Programa Diadema Mais Educação em dez escolas municipais do Eldorado e Inamar. O ministro da Educação, Fernando Haddad, esteve presente e elogiou os mecanismos de educação no trânsito. A inovação será incluída como macrocampo pedagógico do programa federal e servirá de modelo para outros municípios do Brasil. O Diadema Mais Educação faz parte das comemorações dos 50 anos da cidade. Página 5 Estão abertas as inscrições para o Bom Negócio - Diadema Os donos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços do Eldorado e Inamar têm até o dia 13 de outubro para aderir ao Bom Negócio - Diadema. O programa busca qualificar e fomentar o comércio local. No Centro e Piraporinha as inscrições já foram encerradas e cerca de 70 empresários se cadastraram. Página 4 Restaurante Popular faz aniversário Em quatro anos de funcionamento, o Restaurante Popular do Serraria já serviu mais de um milhão de refeições. E entre as atividades dos 50 anos de Diadema está previsto até dezembro a inauguração de outra unidade do restaurante no Campanário. Página 7 O equilíbrio entre o corpo e a mente Cuidar da saúde mental é tão importante quanto da saúde física. Esse equilíbrio é vital para manter o indivíduo são e saudável. Mas em casos de transtornos mentais, o morador encontra uma rede de atenção que oferece atendimento humanizado aos pacientes. Página 9 Idosos recebem proteção e respeito Prefeitura oferece diversos serviços gratuitos voltados especificamente para as pessoas da melhor idade. São ações e programas de áreas como assistência social, saúde, cultura, esporte e lazer que promovem mais qualidade de vida a esse público. Última página Cidade volta a ser destaque internacional em segurança Durante evento realizado em Genebra, na Suíça, Diadema expôs as políticas públicas de segurança que contribuíram para reduzir, nos últimos anos, o índice de criminalidade do município. E as boas notícias continuam: a Administração Municipal vai instalar mais 16 novas câmeras de segurança pelos bairros da cidade. Página 4 Prefeitura lança o Programa Diadema Mais Educação Comemorações do cinquentenário da cidade já começaram. Confira nas páginas 6 e 7 Milena é aluna do Ensino Fundamental e está feliz em participar do Diadema Mais Educação. O ministro da Educação veio à cidade participar do lançamento (ao lado) MAURO PEDROSO MAURO PEDROSO MAURO PEDROSO MAURO PEDROSO MARCOS LU

Upload: prefeitura-de-diadema

Post on 10-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Idosos recebem proteção e respeito O equilíbrio entre o corpo e a mente Comemorações do cinquentenário da cidade já começaram. Confira nas páginas 6 e 7 Informativo da Prefeitura Municipal de Diadema Outubro/2009 Ano 16 Nº 196 www.diadema.sp.gov.br mauro pedroso mauro pedroso mauro pedroso 1 Milena é aluna do Ensino Fundamental e está feliz em participar do Diadema Mais Educação. O ministro da Educação veio à cidade participar do lançamento (ao lado) mauro pedroso marcos lu

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Cidade_196

1 Jornal Cidade Nº 196 Outubro/2009

JORNAL

CIDADEInformativo da Prefeitura Municipal de Diadema Outubro/2009 Ano 16 Nº 196 www.diadema.sp.gov.br

Em setembro, a Prefeitura fez o lançamento do Programa Diadema Mais Educação em dez escolas municipais do Eldorado e Inamar. O ministro da Educação, Fernando Haddad, esteve presente e elogiou os mecanismos de educação no trânsito.

A inovação será incluída como macrocampo pedagógico do programa federal e servirá de modelo para outros municípios do Brasil. O Diadema Mais Educação faz parte das comemorações dos 50 anos da cidade. Página 5

Estão abertas as inscrições para o Bom Negócio - DiademaOs donos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços do Eldorado e Inamar têm até o dia 13 de outubro para aderir ao Bom Negócio - Diadema. O programa busca qualificar e fomentar o comércio local. No Centro e Piraporinha as inscrições já foram encerradas e cerca de 70 empresários se cadastraram. Página 4

Restaurante Popular faz aniversárioEm quatro anos de funcionamento, o Restaurante Popular do Serraria já serviu mais de um milhão de refeições. E entre as atividades dos 50 anos de Diadema está previsto até dezembro a inauguração de outra unidade do restaurante no Campanário. Página 7

O equilíbrio entre o corpo e a menteCuidar da saúde mental é tão importante quanto da saúde física. Esse equilíbrio é vital para manter o indivíduo são e saudável. Mas em casos de transtornos mentais, o morador encontra uma rede de atenção que oferece atendimento humanizado aos pacientes. Página 9

Idosos recebem proteção e respeitoPrefeitura oferece diversos serviços gratuitos voltados especificamente para as pessoas da melhor idade. São ações e programas de áreas como assistência social, saúde, cultura, esporte e lazer que promovem mais qualidade de vida a esse público. Última página

Cidade volta a ser destaque internacional em segurançaDurante evento realizado em Genebra, na Suíça, Diadema expôs as políticas públicas de segurança que contribuíram para reduzir, nos últimos anos, o índice de criminalidade do município. E as boas notícias continuam: a Administração Municipal vai instalar mais 16 novas câmeras de segurança pelos bairros da cidade. Página 4

Prefeitura lança o Programa

Diadema Mais Educação

Comemorações do cinquentenário da cidade já começaram. Confira nas páginas 6 e 7

Milena é aluna do Ensino Fundamental e está feliz em participar do Diadema MaisEducação. O ministro da Educação veio à cidade participar do lançamento (ao lado)

mauro pedroso mauro pedroso mauro pedroso

mauro pedroso

mar

cos

lu

Page 2: Jornal Cidade_196

2 Jornal Cidade Nº 196 Outubro/2009

O Jornal Cidade é uma publicação mensal da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Diadema. Rua Almirante Barroso,111 - Vila Santa Dirce - CEP: 09912-900. Telefone: 4057 7716. Site: www.diadema.sp.gov.br E-mail: [email protected] Secretária de Comunicação: Denise Gorczeski. Jornalista responsável: José Carlos Alexandria de Araújo. Redação: Fernanda Lopes, Renata Nascimento e Tatiana Ferreira. Fotos: Banco de Imagens PMD. Tiragem: 100 mil exemplares. Ata de registro de preço: 449/2008. Item: 1. Preço Unitário: R$ 0,347. Distribuição gratuita. Outubro de 2009.

©bb

NOTAS

CA

RTA

AO

LEIT

OR Prezado leitor,

Diadema mais uma vez destaca-se no cenário nacional e internacional. Em setembro passado, a cidade representou o Brasil e até a América do Sul em um evento organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, na Suíça. A apresentação dos resultados obtidos com a implantação da política municipal de segurança foi a mais esperada entre as 150 autoridades de vários países presentes no encontro.

Ao longo dos últimos anos, Diadema vem reduzindo significativamente o índice de homicídios na cidade, principalmente entre os jovens. Neste segmento, a redução chegou a 74,07%, entre 2001 e 2008.

O Município também se tornou referência para o Ministério da Educação, com a implantação do programa Diadema Mais Educação nos bairros Eldorado e Inamar. O trajeto por onde as crianças passam diariamente foi totalmente demarcado. Isso fez com que o Ministério abrisse um novo macrocampo no programa federal dirigido para a educação no trânsito.

Todas essas ações marcam a história de Diadema. A cidade, que em dezembro completa 50 anos, chega a sua maturidade bonita, saudável, fraterna e em pleno desenvolvimento econômico e social.

Postos Vida Limpan Centro - Rua Caracas, 120 - Vila Mulford.n Chico Mendes - Avenida Chico Mendes, 18 – Jardim União.n Cooperlimpa - Avenida Pirâmide, 144 – Jardim Inamar.n Taboão - Avenida Prestes Maia, 2080 – Taboão.n Vila Popular - Avenida Antônio Dias Adorno, 880 - Vila Nogueira.n Nova Conquista - Travessia da ETCD, 210 - Vila Nova Conquista.

Qualidade no Controle da Tuberculose em Diadema é mais uma vez premiada

No mês das crianças, o Mu-seu de Arte Popular (MAP) recebe, entre os dias 2 e 31 de outubro, a exposição gra-tuita “Brinquedos e Imagina-ção”, que tem como foco as brincadeiras infantis, como carrinhos e bonecas de pano.Durante todo o mês ficarão

expostos 25 brinquedos ar-tesanais da artista plástica Ilva Aceto Maranesi, além de dez bonecos em resina do artista plástico Ludoviko Bütcher que representam personagens famosos, entre eles, Hulk, Homem-Aranha, Batman e Robin.

Recadastramento do Bolsa Família vai até 31 de outubroAs famílias beneficiadas pelo programa federal Bolsa Família há mais de dois anos têm até o dia 31 de outubro para fazer o recadastramento.

A prorrogação seguiu de-terminação do Governo Fede-ral para que as famílias que não fizeram o recadastramento te-nham tempo de irem ao Cen-tro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa para agendar a entrega dos documentos e não perderem o benefício.

Confira os endereços:n CRAS Centro - Avenida Antônio Piranga, 1088 – Centro.n CRAS Sul - Rua João Antônio de Araújo, 395 – Eldorado.n CRAS Norte - Avenida Brasília, 311 – Campanário.n CRAS Leste - Rua Prudente de Morais, 83 - Promissão.

No começo de setembro, o tex-to da PEC (Proposta de Emenda Constitucional), que regulamen-ta as regras de pagamento dos precatórios (dívidas judiciais) por Estados e municípios, foi aprova-do pela CCJC (Comissão de Cons-tituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados.

Diadema é favorável à pro-posta, por isso, o prefeito da cida-de esteve em Brasília para acom-panhar de perto a votação.

A PEC prevê, entre outros itens, leilões para pagar primeiro

os credores que oferecerem os maiores descontos, parcelamen-to dos débitos em até 15 anos e ordenação da fila de pagamento em ordem crescente de valores.

Próximos passosO texto da Emenda Consti-

tucional será debatido por uma comissão especial instituída pelo presidente da Casa. Se aprovada, a emenda será votada em plená-rio e seguirá para o Senado, já que houve algumas mudanças no texto enviado à Câmara.

Fazer de Diadema uma cidade cada vez mais saudável depende da parceria entre a Prefeitura e a população. Cada morador pode adotar medidas que preservam o meio ambiente como a separa-ção do lixo orgânico e reciclável.

A Administração também faz a sua parte com seis pontos de coleta seletiva que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Informações no telefone: 4057 7600.

Nos dias 11, 12 e 13 de se-tembro, a Prefeitura realizou a 2ª Conferência Municipal de Cultura no Centro Cultural Diadema com a presença de representantes dos governos federal e municipal, de ONGs e moradores. O evento abor-dou o tema “Cultura, Desen-volvimento, Diversidade e Cidadania”.

Nestes dias, os 186 parti-cipantes discutiram políticas públicas para a área e deram início ao processo de criação

do Conselho Municipal. Fo-ram eleitos nove delegados: seis representantes da socie-dade civil e três servidores públicos, além de três suplen-tes. Os delegados vão repre-sentar Diadema na Conferên-cia Estadual de Cultura.

Todas as cidades brasilei-ras estão debatendo o mesmo tema. Quando chegar a etapa nacional da 2ª Conferência de Cultura, todos irão discutir as principais propostas aponta-das nas etapas anteriores.

Campanha de Vacinação Infantil vai até 14 de outubroA segunda fase da Campanha de Vacinação Infantil contra a Poliomelite “Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar”, começou no dia 19 de setembro e vacinou mais de 31 mil crian-ças até cinco anos. Isso repre-senta 94,99% (Datasus) das que devem receber a vacinação em Diadema.

Até o dia 14 de outubro as crianças de zero a quatro anos que ainda não tomaram as duas gotinhas poderão ser levadas pelos pais ou responsáveis em qualquer Unidade Básica de Saú-de da cidade munidos da Cartei-ra de Vacinação ou documento de identificação da criança.

Diadema recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio de Qualidade nas Ações de Contro-le da Tuberculose. A premiação aconteceu no dia 22 de setem-bro, no Centro de Convenções Rebouças, durante o Fórum de Tuberculose do Estado de São Paulo de 2009. Esse ano, apenas Diadema e Ribeirão Pires foram premiados no Grande ABCD.

O prêmio é entregue anual-mente pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secre-taria de Estado da Saúde de São Paulo que avalia os municípios com melhor desempenho no controle da doença. O CVE ana-lisa vários itens técnicos, como a realização de alguns exames específicos e o alcance da meta

nacional de cura, que deve ser maior que 85%.

Em 2008, ano de avaliação do prêmio, Diadema registrou 138 novos casos de tuberculose e atingiu 87% de cura. Esse núme-ro é resultado das diversas ações desenvolvidas pelo município, como tratamento supervisiona-do e visitas domiciliares.

Diadema realiza Conferência Municipal de Cultura e discute propostas para a área

Comissão da Câmara dos Deputados aprova PEC dos precatórios

Coleta seletiva: todos podem ajudar

Brincadeira da infância é o tema de mostra no Museu de Arte Popular

n Museu de Arte PopularRua Graciosa, 300 – Centro. Tel.: 4051 5408. Visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 19h e, aos sábados, das 13h às 18h.

Investimentos na saúdegarantiram número decurados acima da média

mauro pedroso

marcos lu

fotos: tatiana ferreira

gabr

iela

nun

es

Page 3: Jornal Cidade_196

3 Jornal Cidade Nº 196 Outubro/2009

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Conselheiros em açãoAlém de detalhar e fiscalizar o que será desenvolvido nos próximos dois anos,o Conselho do Orçamento Participativo(COP) incentiva a participação popular

Evento realizado no dia 7 de setembro para celebrar os 187 anos de Independência do Brasil teve como foco o cinquentenário da cidade

O ciclo de plenárias deliberativas do Orçamento Participa-tivo foi concluído. Mais de 8.300 pessoas participaram do processo que definiu as prioridades que serão executadas pela Prefeitura em 2010 e 2011. Agora, os conselheiros elei-tos para os próximos dois anos entram em ação.

Em setembro, o COP apresentou as prioridades eleitas em 2009 para fazer parte do orçamento e do PPA – Plano Plu-

rianual, que elenca ações e metas para o período 2010-2013. Esse é o primeiro passo na elaboração do cronograma de execução de obras e serviços. Os novos mem-bros também visitaram os locais onde serão feitas as próximas benfeitorias públicas.

Célia Aparecida Soares, con-selheira da Vila Nogueira, é uma das mais animadas. “Nessa visita pudemos saber das necessidades de todos os bairros”, diz.

Em formaçãoOs membros do COP também parti-cipam, até novembro, de palestras e debates sobre políticas públicas. Todas as atividades são abertas ao público. Informações no telefone: 4057 7783.

A participação popular também será tema do IV Encontro dos Conse-lhos de Diadema, que será realizado entre os dias 11 e 13 de dezembro.

As inscrições são gratuitas e po-dem ser feitas, de 10 de outubro a 30 de novembro.

Informações na Coordenação de Participação Popular no telefone: 4057 7783 e e-mail: [email protected]

Preservar para garantir um futuro melhor Amaro Jorge Silva deixou Maceió aos 14 anos. Hoje, ao completar 50 anos, fala de Diadema como uma cidade que reúne políticas públicas de desenvolvimento e preservação ambiental

Desfile da Independência homenageia Diadema

Foi há 35 anos que a família do alagoano Amaro Jorge Silva, mais conhecido como Jorge, veio para Diadema em busca de um futuro melhor. “Em 1974, meus tios já trabalhavam aqui e fala-vam bem da cidade”, lembra.

As oportunidades eram mais fáceis e logo que chegou aqui conseguiu emprego na área in-dustrial. Mas as melhores lem-branças estão ligadas à natu-reza. “Costumava passear de bicicleta e fazer caminhadas no bairro Eldorado”, diz.

Políticas públicasNesses 35 anos, o município

reuniu desenvolvimento com preservação ambiental. O resul-tado das políticas públicas ado-

tadas demonstra que é possível viver em uma cidade urbaniza-da com áreas verdes.

Atualmente, Jorge mora com a esposa e três filhos na Vila Po-ente, trabalha como gerente de qualidade e mantém a mesma paixão da juventude. “Ainda cos-tumo pescar na Represa Billings, no Eldorado, e ir ao Parque Eco-lógico. O Parque do Paço tam-bém é um lugar muito bonito”, fala Silva. Além de aproveitar a natureza, o morador sabe que cuidar é importante. Por isso, incluiu em sua rotina atitudes como separar o material reci-clável no trabalho. “Isso é im-portante para preservar o meio ambiente, viver mais e com qua-lidade de vida”, conclui.

Os 50 anos de emancipação de Diadema foi o tema do Desfile Cívico desse ano. Cerca de 12 mil pessoas, incluindo o prefeito da cidade, vereadores e autoridades, participaram do evento, re-alizado na avenida Doutor Ulysses Guimarães.

Desfilaram pelo local, moradores que completam 50 anos em 2009, re-presentantes de diversas secretarias municipais, da SANED, entidades da sociedade civil, Corpo de Bombeiros, polícias Civil, Militar, Guardas Civis Municipal e Patrimonial.

Participação popular Alunos de escolas municipais e

particulares, da Fundação Florestan Fernandes e de outros programas da Secretaria de Educação, como Creche Lugar de Criança e Adolescente Aprendiz animaram o desfile. Já a Secretaria de Cultura trouxe para a avenida os alunos de várias oficinas como dança, circo e música. Francisco Gervaldo Lemos de Alencar levou o filho William para assistir. “Acho importante parti-cipar e conhecer os serviços que a cidade oferece”, diz.

Francisco prestigiou o desfile e diz ser importante participar dos eventos da cidade

Conselheiros participam de palestras para conhecer melhor a cidade. Apresentação sobre orçamento e Plano Plurianual (dir.) foi uma delas

Célia Aparecidasente-se mais cidadã participando do OP

mauro pedroso

mau

ro p

edro

so

fotos: mauro pedroso marcos lu

mar

cos

lu

Jorge mantém os hábitos da juventude e diz que preservação ambiental é responsabilidade de todos

Page 4: Jornal Cidade_196

4 Jornal Cidade Nº 196 Outubro/2009

O bom empreendedor sabe aproveitar quando aparece uma grande oportunidade para melhorar o seu estabelecimento. Por isso, fica a dica: os co-merciantes do Eldorado e Inamar têm até o dia 13 de outubro para preencherem as fichas de inscrição do Programa Bom Negócio - Diadema.

Quem tem comércio formal participará do Visual Merchandising, onde o lojista vai receber a visita de um consultor do SENAC que analisará mais de 20 itens no estabelecimento e prestará informações sobre como administrá-lo melhor.

Já quem possui um estabelecimento pendente de formalização irá frequentar as Oficinas de Plane-

jamento Participativo que identificarão as necessi-dades gerenciais dos estabelecimentos e vai suge-rir formas de melhorá-las. Após essas fases, ambos receberão formação oferecidas pelo SEBRAE.

Nos outros dois bairros que o programa está in-serido, Centro e Piraporinha, o prazo já foi encerrado e cerca de 70 pessoas re-alizaram o cadastro.

Informações sobre inscrições no horário comercial pelo telefone: 4057 7418 (Departamento Municipal de Articulação e Desenvolvimento Empre-sarial) ou 4053 5400 (ACE/Diadema).

Incentivo para o crescimentoAinda na área econômica, o prefeito de Diade-

ma participou, no dia 24 de setembro, do seminá-rio “Incentivo para o Desenvolvimento” realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o SEBRAE Nacional.

O objetivo do evento foi disponibilizar ferra-mentas para que gestores públicos fortaleçam o crescimento econômico de seus municípios focan-do os pequenos negócios para que se adéquem à Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas e a Lei do Empreendedor Individual.

SEgURANÇA/ DESENVOLVIMENTO ECONôMICO

De olho na segurança

Modelo de segurança é destaque em Genebra

Rumo ao Bom Negócio

Até o fim de outubro, a Prefeitura conclui a instalação de mais 16 câmeras de monitoramento em oito bairros da cidade

A cidade foi a única da América do Sul convidada a expor sua experiência durante evento que reuniu especialistas em saúde e prevenção à violência na Suíça

Comerciantes da região Sul têm até o dia 13 de outubro para se inscreverem no programa que busca qualificar o setor varejista do município

A prevenção é a aposta de Diadema para reduzir a criminalidade no município. Por isso, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Defesa Social, começou a fazer a instalação de mais 16 câmeras de videomonitoramento.

Os bairros que ganham este reforço são: Centro, Piraporinha, Campanário, Ca-nhema, Promissão, Taboão, Serraria e Pai-

neiras. Com os novos equipamentos, a ci-dade passa a ter 63 câmeras trabalhando pela segurança da população.

O investimento é de R$ 800 mil, por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do Governo Federal e a instalação dos novos equipamentos de segurança deve estar concluída até o fim de outubro.

As políticas públicas de segurança im-plantadas em Diadema e os resultados obtidos se tornaram referência nacio-nal e mundial e continuam despertan-do a atenção. Diadema foi a única cida-de da América do Sul convidada a expor a experiência positiva no “Quarto Marco da Campanha Global para a Prevenção da Violência”. O evento foi organizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e ocorreu nos dias 17 e 18 de setembro, em Genebra, na Suíça.

Na apresentação de Diadema, o secretário de Defesa Social abordou o tema “Prevenção de Homicídios pela Redução do Acesso e Uso Indevido do Álcool” dando destaque para os

programas de prevenção e combate à violência relacionado ao álcool, como a Lei de Fechamento de Bares.

Para o diretor do Departamento de Prevenção à Violência da OMS, Etien-ne Krug, “a participação de Diadema foi importante para mostrar que medi-das eficazes podem ser tomadas pelas autoridades municipais”.

Indicadores positivosSegundo dados da Secretaria de

Estado da Segurança Pública, Diade-ma registrou no primeiro semestre de 2000, 140 mortes contra 29 homicídios no mesmo período de 2009. Uma redu-ção de 79,29%.

Apresentações explicaram as ações do Bom Negócio - Diadema Mais de 70 comerciantes já aderiram ao programa

Ações municipais contra a violência foi tema de evento organizado pela OMS, na Suíça

Até o final de outubro serão instaladas 16 novas câmeras de segurança na cidade

marcos lu

fotos: marcos lu

Page 5: Jornal Cidade_196

5 Jornal Cidade Nº 196 Outubro/2009

Alex fica tranquilo porque a filha Estephanie estará em segurança

e estarão em segurança”, diz Alex Sandro Souza Vieira, pai de Estephanie, aluna da 1ª série da E.M. Átila Ferreira Vaz.

Modo diferente de aprenderCom criatividade, o Diadema Mais Edu-

cação conquistou, antes do lançamento, 70% da adesão dos pais e a aprovação das crianças.

“Eu gosto de brincar e ter aulas de educação física e artes. Agora vou poder aprender mais” conta Estephanie.

A aluna da 1ª série do Ensino Funda-mental, Milena Moreira Santos, está feliz em participar do programa. “Eu já sei ler e vou gostar de ficar mais tempo na escola,

porque vou aprender mais e me divertir”, fala a estudante.

“Alguns pais não têm tempo de levar os filhos a parque e centros culturais e essa é uma oportunidade de lazer, recreação e aprendizado”, fala Ana Cristina Santana, uma das educadoras comunitárias.

Como participarAinda dá tempo de fazer a inscrição. Os

pais ou responsáveis precisam assinar um termo de adesão nas escolas participan-tes. São elas: Anete Melchioretto, Dr. Átila Ferreira Vaz, Florestan Fernandes, Inamar, José Martins, Hercília A. S. Ribeiro, Prof. Fa-bíola G. Lima e Novo Eldorado.

EDUCAÇÃO

Diadema vira uma grande sala de aulaEm setembro, a Prefeitura lançou o Diadema Mais Educação em dez escolas municipais do Eldorado e Inamar. O ministro da Educação participou do evento e elogiou o programa que inovou na demarcação do território

Atividades em centros culturais, parques, complexos esportivos e outros espaços públicos e comunitários agora são rotina para os estudantes de dez escolas do El-dorado e Inamar.

São 2.400 alunos, de seis e sete anos, que passam a integrar o Programa Diade-ma Mais Educação, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.

“As crianças participam do programa sete horas por dia, cinco dias por sema-na. Além das aulas regulares no Ensino Fundamental, elas passam a frequentar diversas atividades extracurriculares em período integral”, explica a secretária de Educação de Diadema.

Apresentação do programaO evento de lançamento foi realizado

no dia 25 de setembro, no Circo Escola, e contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, o prefeito de Diadema e outras autoridades. “Esse é um conceito novo de educação integral, porque a escola se apropria dos equipa-mentos públicos para melhorar o apren-dizado do aluno”, disse o ministro.

Atualmente, cinco mil escolas de todo o país adotam esse sistema desde sua criação em 2007.

“O programa é importante porque, além de brincar, as crianças vão aprender

Exemplo para o paísNas ruas e avenidas por onde os alunos passam, as faixas de pedestres foram pintadas com a cor vermelha para aumentar a segurança das crianças durante a travessia. Esse trabalho de educação no trânsito ganhou o reconhecimento do Ministério da Educação e será exemplo para outros municípios.

Comunidade pode colaborarOs comerciantes foram orientados a manter as calçadas livres de mercadorias, entulho e qualquer tipo de obstáculo que possa prejudicar a passagem dos alunos. Rodnei Ferreira, gerente de um call center é um dos que aderiram à ideia. “Todos nós temos a responsabilidade de colaborar. Vou seguir as orientações e adaptar as placas que tenho na calçada”.

29 de outubroDIA DO LIVRO

Visite uma das nove bibliotecas da cidade e viaje

no mundo da leitura.

Concurso para professores

No mês em que se comemora o Dia do Professor (15 de outubro), a Prefeitura abre concurso para preenchimento de 99 vagas para professor de Ensino Fundamental. Confira o edital no site www.diadema.sp.gov.br

Com a nova rotina escolar, alunosficarão o dia inteiro na escola paragarantir um melhor aprendizado

“É a chance para osalunos aprenderemmais”, diz Ana Cristina

“Todos deveriam ter a responsabilidade de participar”, diz Rodnei

Alunos que aderiram ao programa ficaram ansiosos para o início das atividades

Durante o lançamento do Diadema Mais Educação, as crianças acompanhadas do ministro Fernando Haddad e do prefeito da cidade percorrem um dos trajetos

mauro pedroso

marcos lumauro pedrosomauro pedroso

fotos: mauro pedroso

mau

ro p

edro

so

marcos lu

Page 6: Jornal Cidade_196

6 Jornal Cidade Nº 196 Outubro/2009

50 ANOS COM QUALIDADE DE VIDA

Terra de grandes realizaçõesCom o apoio da população, Diadema transformou sonhos em realidade. Para comemorar seus 50 anos, a cidade elaborou um calendário extenso com atividades que vão até dezembro

Prestes a completar 50 anos de existência, Diadema é uma cidade promissora que possui uma ampla rede de serviços ao alcance da população.

Além disso, os investimentos realizados na área social e em infraestrutura urbana elevaram a qualidade de vida dos munícipes e tornaram a cidade referência nacional e internacional.

No ano em que completa meio século de

emancipação política, a Prefeitura preparou diversas ações para celebrar esse momento importante de sua história.

Mas os desafios são permanentes. Por isso, a Administração trabalha de forma contínua para tornar Diadema uma cidade cada dia mais saudável e melhor. Confira alguns dos motivos que nos fazem ter orgulho do lugar em que vivemos.

Além de trazer mais qualidade de vida, a ação tem o intuito de sensibilizar a população para a preservação da natureza

Uma semana repleta de ações para que motoristas e pedestres tenham atitudes mais seguras e diminuam o risco de acidentes. Esse foi o saldo da Semana de Trânsito, que reuniu atividades para toda a população

Promover a conscientização ambiental e in-centivar o plantio e preservação de árvores é a meta da cidade. Por isso, no Dia da Árvore (21 de setembro), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu o segundo “Mutirão Viva Vida Verde”, com o plantio de 200 mudas de árvores na Praça do Monumento dos Migrantes.

Estiveram presentes no evento o secre-tário de Meio Ambiente e outras autorida-des, lideranças locais, alunos de faculdades da região, servidores públicos e munícipes voluntários.

O morador do Eldorado, Luiz Carlos San-tos Silva foi um deles. “Eu liguei para me ins-crever, porque acho importante esse tipo de atividade. É bom para melhorar a qualidade do ar e conscientizar a população, principal-mente as crianças. Espero que a Prefeitura realize sempre essas ações”, afirma.

Mutirão Viva Vida VerdeSerão promovidos cinco mutirões e a

expectativa é que até dezembro cerca de

oito mil árvores sejam plantadas. O primei-ro “Mutirão Viva Vida Verde” foi realizado em agosto com o plantio de 900 mudas e con-tou com a presença de 200 pessoas.

Durante os dias 18 e 25 de setembro, Diadema ficou mais colorida. Durante a Semana do Trânsito, a Prefeitura espa-lhou portais, bonecos e bolas infláveis pelo município para alertar motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas sobre os direitos e deveres para ter um trânsito seguro e diminuir os acidentes.

A ação seguiu uma recomendação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e teve como tema “Educa-ção no Trânsito”.

Além da distribuição de panfletos in-formativos, a contação de histórias foi outro recurso utilizado. Em pontos es-tratégicos da cidade, atores interagiram com o público e mostraram situações do cotidiano no trânsito e na vida.

O encerramento da Semana de Trân-sito foi realizado no dia 27 de setembro com um passeio ciclístico.

Trabalho permanente“A Semana de Trânsito serve para

complementar as ações de educação de trânsito desenvolvidas pela Secretaria,

Dia da Árvore é lembrado com plantio de mudas

Respeitar o trânsito é valorizar a vida

que conta também com a ação perma-nente dos agentes e fiscais de trânsito atuando pela cidade e pela fiscalização eletrônica das vias públicas com maiores índices de acidentes”, afirmou o secretá-rio de Transportes.

Luiz fez questão de participar do plantiode mudas e se inscreveu como voluntário Trabalho de conscientização alerta moradores para um trânsito mais seguro

Passeio ciclístico marcou o encerramento da Semana do Trânsito

Investimento em infraestrutura mudou a realidade da cidade

Plantio de mudas é uma das ações para fazer de Diadema uma cidade mais saudável

mauro pedroso

mauro pedroso

marcos lu

marcos lu

Page 7: Jornal Cidade_196

7 Jornal Cidade Nº 196 Outubro/2009

50 ANOS COM QUALIDADE DE VIDA

A participação popular é uma característica forte em Diadema. Desde cedo, os jovens são incentivados a pensar e refletir sobre seu futuro, como na Semana da Juventude, realizada em setembro que promoveu debates sobre políticas públicas

Restaurante Popular do Serraria completa quatro anos de funcionamento celebrando um milhão de refeições servidas

Semana da Juventude, participativa e cidadã

É na juventude que nos preparamos para enfrentar os desafios e planejar o futuro. Para transformar essa fase em um período de formação para a vida adulta, Diadema oferece aos jovens programas em diversas áreas, com ações focadas em educação, esporte, lazer, saúde, trabalho, cultura e segurança.

E por meio da Coordenadoria da Juventu-de e da Promoção da Igualdade Racial da ci-dade, a Administração articula um Plano de Políticas Públicas, que prevê para este ano, a Semana da Juventude, a 2ª Conferência Municipal da Juventude (em novembro)

e eleição do 1º Conselho Municipal da Ju-ventude. “Parabenizo a participação da Pre-feitura, que vem atuando bem nas políticas públicas para a juventude”, diz Roni Dias do Nascimento.

Semana da Juventude Palestras, debates sobre políticas públi-

cas, além de atividades artísticas, culturais e esportivas marcaram a Semana da Ju-ventude 2009, que teve como tema ‘Mos-tre sua Cara’.

O objetivo do evento realizado entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro foi refle-tir sobre questões do universo juvenil.

Um milhão de refeições. Esse foi o núme-ro de pratos servidos pelo Restaurante Popular do Serraria nesses quatro anos de existência.

Fundado em 21 de setembro de 2005, o restaurante serve diariamente 1.200 refei-ções. O cardápio é balanceado e elaborado por nutricionistas da Prefeitura.

Frequentadora do local há dois anos, a moradora do Eldorado, Maria Regina Oli-veira Araújo, destaca os pontos positivos do serviço. “O Restaurante Popular é sinô-nimo de economia, alimentação balance-ada e de qualidade”.

O Restaurante Popular é uma ação da Se-cretaria Municipal de Segurança Alimentar em convênio com o Ministério de Desenvol-vimento Social e Combate à Fome.

Números impressionamPara produzir um milhão de refeições,

foram usados mais de 32 mil quilos de fei-jão, 118 mil quilos de arroz e 134 mil qui-los de carne.

Maurício Michel Fernandes é frequen-tador do restaurante há um ano e meio e elogia o serviço. “A comida é boa, gostosa e saudável”, diz.

Nova UnidadeO Campanário terá até o final do ano,

uma unidade do Restaurante Popular. Com 1.010 m² de área útil, o novo restaurante terá capacidade para servir duas mil refei-ções por dia. O espaço também terá um palco para apresentações culturais e uma cozinha experimental onde serão ofereci-dos cursos de alimentação saudável e prá-ticas contra o desperdício.

n Restaurante PopularAv. Lico Maia, 891 – Serraria. Tel.: 4056 1284.Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 11h às 14h.

Quatro anos de Restaurante Popular

Veja a programação dos 50 anos para o mês de outubroData / Horário Evento Local

4 de outubro, n Encerramento do Pé na Rua - Região Centro Museu de Arte Popular (MAP)a partir das 10h n Encerramento da Semana da Juventude Rua Graciosa, 300 – Centro. n Encerramento do Mês do Idoso Tel.: 4051 5408 n Abertura da Festa da Criança

8 a 30 de outubro n Semana Cubana: 50 anos de Diadema Teatro Clara Nunes e 50 anos da Revolução Cubana Rua Graciosa, 300 – Centro. Tel.: 4056 3366

12 de outubro, n Festa Dia das Crianças Parque Pousada dos Jesuítasdas 10h às 17h Rua Profª Vitalina Caiaffa Esquível, s/nº.

13 de outubro, n Conferência Municipal da Mulher Clube Okinawadas 13h30 às 17h Av. Sete de Setembro, 1670 – Centro.

15 de outubro, n A 2ª Conferência Municipal Clube Okinawa.das 8h às 17h de Segurança Alimentar e Nutricional Av. Sete de Setembro, 1670 – Centro.

28 de outubro, n Encerramento da Semana do Servidor Estacionamentoa partir das 14h do Paço Municipal

29 de outubro, n Mutirão Viva a Vida Verde Avenida Roberto Gordon, próximoàs 15h ao viaduto da Imigrantes. Desde cedo, a população já demonstra seu carinho por Diadema

Morador de 1959 é destaqueSe você mora em Diadema e, assim como a cidade, comemora 50 anos em 2009, entre em contato com a equipe do Jornal Cidade para contar a sua história pelo telefone 4057 7722 ou pelo email: [email protected].

Semana da Juventude incentivou os jovens a pensarem e planejarem o futuro

Para Maurício, o Restaurante Popular é sinônimo de comida boa e saudável

Frequentadora do local há dois anos,Maria Regina elogia o Restaurante

Comida de qualidade a baixo custo

mar

cos

lu

mauro pedroso

mauro pedroso

mauro pedrosomauro pedroso

Page 8: Jornal Cidade_196

8 Jornal Cidade Nº 196 Outubro/2009

Severino Florença de Santana Filho

57, aposentado, Vila Diadema

“É ótimo que a população tenha acesso a tratamentos e terapias comunitárias, como as

oferecidas no CAPS, porque ajudam aquelas que não podem pagar pelo acompanhamento médico. Também é importante que as pessoas procurem por ajuda antes do problema se agravar.”

Débora de Moura Ribeiro

35, auxiliar de enfermagem, Eldorado

“Quando soube do Diadema Mais Educação, me interessei de imediato. O programa é importante

porque as crianças vão aprender de uma maneira diferente e ter atividades culturais, esportivas, artesanais, de meio ambiente e extracurriculares. Minha filha está ansiosa para começar.”

Sueli Ornandes dos Santos

32, cabeleireira, Piraporinha

“Acredito muito em Diadema, por isso voltei de São Paulo assim que meu filho nasceu. Foi aqui que construí minha

casa. Sobre os eventos que estão acontecendo para a comemoração dos 50 anos da cidade, gostei muito do plantio das árvores. É importante preservar o verde.”

Ademir Paes da Cruz

55, supervisor de almoxarifado, Parque Real

“Vim morar em Diadema em 1976, quando as ruas não tinham pavimentação. De lá para cá, a cidade mudou e cresceu

muito. No município tem a Fundação Florestan Fernandes que oferece cursos gratuitos bem interessantes. Eu fiz cursos de rede e manutenção de micros lá e gostei muito.”

A VOZ DO POVO

Construindo agora um futuro melhorPara fazer uma cidade cada dia melhor e mais saudável é preciso investir em políticas públicas de qualidade. Prestes a completar 50 anos, Diadema se destaca pelas conquistas em várias áreas, como Habitação, Segurança e Educação. O trabalho na Saúde também é fundamental, como uma rede de cuidados especiais voltados à saúde mental. Confira o que os moradores pensam sobre essas ações.

DIADEMA 50 ANOS

SAÚDE MENTAL

MAIS EDUCAÇÃO

Edilma Paulo da Silva

34, balconista, Jardim Laranjeiras

“É importante manter uma mente equilibrada, porque diminui o risco de ficar doente.

Atualmente o tratamento para os transtornos mentais é mais fácil. E não é só com remédios que a pessoa pode melhorar. Ela precisa se distrair e contar com o apoio da família.”

Joana D’arc Pereira Martins

36, dona de casa, Eldorado

“Meu filho vai participar porque é importante que desde cedo os alunos recebam esse tipo de incentivo.

Mais tempo na escola é mais tempo aprendendo. É melhor do que ficar em casa, assistindo TV ou com o tempo ocioso. E vai ser bom porque outras mães vão ajudar.”

José geraldo Batista Almeida

47, motorista, Vila Santa Terezinha

“Quando a pessoa está com algum problema de saúde mental não pode ficar isolada e precisa procurar ajuda, porque

só assim vai melhorar. No CAPS o paciente é acompanhado pela mesma equipe, tanto no momento da crise como depois, e esse vínculo ajuda muito no tratamento.”

Atenízia Maria de Freitas Barbosa

43, educadora comunitária, Eldorado

“Na escola onde minha filha estuda, o Diadema Mais Educação já começou. Dou nota 10 para

o programa. Nele, a criança tem responsabilidade e aprende mais. É importante incentivar desde cedo as crianças a participarem de outras atividades e reforço escolar.”

Maria Madalena da Conceição

55, doméstica, Eldorado

“Quando se está doente, é preciso procurar ajuda especializada. Mas, às vezes, as pessoas demoram a procurar

atendimento médico, porque ainda existe preconceito contra aqueles que sofrem transtornos mentais. O CAPS é um serviço importante, já que o paciente não fica isolado da família.”

Maria Mateus Santos Oliveira

50, professora, Eldorado

“As crianças vão poder ficar mais tempo na escola e ter a oportunidade de aprender mais. Tenho

alunos que participam do programa Diadema Mais Educação e eles vão ser preparados para viver numa sociedade melhor. Essa é uma ótima forma de pensar no futuro.”

Leandro Aparecido Silva

22, eletricista, Vila Nogueira

“Diadema tem serviços importantes como o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda e o Restaurante

Popular, no bairro Serraria. Também tem o ProJovem. Participei do programa em 2006, aprendi bastante e foi a oportunidade de terminar meus estudos.”

Roseli Rescia Alves Dias

58, professora, Centro

“ Diadema tem opções de lazer como o Teatro Clara Nunes. Já fui algumas vezes assistir peças de teatro. E também

parques, como o Parque do Paço e dos Jesuítas, para os moradores que precisam fazer atividades físicas. E é tudo gratuito, por isso é importante divulgar essas ações.”

Nair de Arruda Monteiro

57, aposentada, Centro

“Moro em Diadema há apenas quatro meses, mas já estou bem ambientada. A cidade é ótima. A

Prefeitura está fazendo uma campanha de conscientização para que não sujem as ruas. É preciso educar a população e fazer outras ações para deixar a cidade limpa.”

Sebastião Pereira

69, eletricista, Vila Mulford

“Moro aqui desde 1961, quando Diadema ainda não era município. Morei em bairros como Piraporinha e Santa Maria e

vejo que a cidade mudou para melhor nas áreas de moradia e urbanização. Hoje as conquistas são mais fáceis, porque existem vários programas da Prefeitura.”

Josefa Marta Januário

50, autônoma, Vila Nogueira

“Eu sinto orgulho de viver em Diadema. Mudei para a cidade há mais de 30 anos e algumas áreas melhoraram

muito como segurança, educação, saúde e lazer. Na área de cultura, a cidade oferece várias opções gratuitas como teatro e oficinas nos centros culturais. E isso é muito importante.”

José Claro dos Santos

46, vigilante, Jardim Inamar

“Diadema hoje é muito diferente de quando cheguei aqui. A cidade evoluiu muito, principalmente a pavimentação

das ruas e a urbanização dos bairros. Acho muito bom os eventos culturais, como shows gratuitos que incentivam a população a buscar mais conhecimento.”

foto

s: m

auro

ped

roso

Page 9: Jornal Cidade_196

9 Jornal Cidade Nº 196 Outubro/2009

SAÚDE

Saúde mental é prioridade para o município

Quando se deve procurar os serviços

Cuidados em favor da vida

Em 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Em Diadema existe uma rede de atenção que oferece atendimento humanizado e contínuo para quem precisa

A inserção social dos pacientes é a melhor forma de reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida. A família também tem um papel fundamental e encontra na rede municipal o apoio para entender e conviver com a situação

Para ter uma vida saudável é preciso, além dos cuidados com o corpo e alimentação adequada, equilíbrio mental, resultado da interação entre fatores biológicos, sociais e psicológicos.

Quando a saúde mental não está bem, podem aparecer transtornos e doenças. Nesses casos, é preciso recorrer à ajuda especializada.

Várias são as causas que podem desencadear um transtorno mental, por isso é importante saber quando e onde procurar auxílio especializado. Confira abaixo os tipos de transtornos:

1. Leves: São atendidos nas 19 UBSs pelas equipes do Saúde em Casa com o apoio de psicólogos e assistentes sociais. Todo mês, tantos os profissionais dos CAPS como os das UBSs se reúnem para análise dos casos.

2. Moderados: São atendidos no ambulatório do Quarteirão da Saúde;

3. Graves: Esses pacientes são acolhidos e acompanhados pelos CAPS ou pelo serviço de atendimento infantil. Em caso de uso de álcool e outras drogas, é preciso procurar o CAPS AD Fernando Ramos da Silva.

Serviços 24hn CAPS Centro - Rua Manoel da Nóbrega, 833 – Pq. Sete de Setembro.n CAPS Leste - Avenida Sete de Setembro, 18 – Pq. Sete de Setembro.n CAPS Centro Sul - Rua Tupiniquins, 391 – Vila Conceição.

Álcool e Drogas n Espaço Fernando Ramos da Silva Rua Oriente Monti, 28, 3º andar - Centro. Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.

O transtorno mental altera a rotina não só do paciente, mas de todos que o rodeiam. Por isso, Diadema aposta em ações que incentivam a reinserção social e a autonomia, como oficinas terapêuticas e grupos de famílias, que diminuem o risco de internações em hospitais psiquiátricos.

“Hoje praticamente não temos pa-cientes psicóticos ou graves internados

fora de Diadema”, explica Graziella Bar-bosa Barreiros, assistente social e coor-denadora do CAPS AD.

Terapia comunitáriaÉ um espaço onde a população

orientada por um profissional de saú-de compartilha sentimentos, angústias e sofrimento. Para informações procu-re uma UBS.

SINAL DE ALERTASaúde mental é um conceito que engloba desde transtornos como a depressão, até distúrbios psicológicos e de comportamento, como ansiedade e estresse.

“ No CAPS tive oportunidade de visitar o Cine Eldorado e aprendi a fazer salgados. Agora quero aprender a fazer bolos.”Antônio Luís Lopes

da Costa, participa da oficina de cozinha do CAPS Leste.

“ Aqui no CAPS, os profissionais tratam os pacientes da mesma maneira e isso é muito importante.”Rita de Cássia Rocha da Silva

participa da oficina Caminhada no Bairro, que planeja passeios com outros usuários do serviço.

“ Participo da oficina de música há mais de dez anos. Eu me sinto bem, porque esqueço os problemas.”Jorlando Alves Borges

toca violão uma vez por semana no CAPS Centro Sul.

Pacientes e familiares podem participar de terapias em grupo realizadas nos CAPS

Diadema possui uma Rede de Aten-ção à Saúde Mental que reúne três Cen-tros de Atenção Psicossocial (CAPS) 24h, um CAPS Álcool e Drogas, um serviço de atendimento infantil, ambulatório, ur-gência e emergência, além de ações na rede básica.

Tratamento humanizadoQuem procura um dos quatro CAPS,

é acolhido por um profissional de saúde que realiza o diagnóstico e propõe um tra-tamento individualizado que pode com-preender psicoterapia, medicação, além de oficinas terapêuticas e apoio às famí-lias. Para o atendimento infantil, é preci-so ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS).

Cada CAPS 24h conta com oito leitos de internação para pessoas em crise. “Os profissionais atendem o paciente no mo-mento e após a crise, o que aumenta o vínculo e a adesão ao tratamento”, afirma Cibele Toledo Câmara, coordenadora de Saúde Mental de Diadema.

3% da população sofre de transtornos mentais severos e persistentes, como síndrome do pânico ou esquizofrenia;

6% apresenta transtornos psiquiátricos graves, decorrentes do álcool e outras drogas, a exemplo das psicoses;

12% necessita de algum atendimento em saúde mental (contínuo ou em algum momento da vida).

A horta comunitária é uma das oficinasterapêuticas oferecidas pelo CAPS

mau

ro p

edro

so

mauro pedroso

mauro pedroso

marcos lu

marcos lu

mar

cos

lu

mar

cos

lu

mar

cos

lu

O convívio frequente com outras pessoas é importante para ajudar no tratamento

Page 10: Jornal Cidade_196

10 Jornal Cidade Nº 196 Outubro/2009

CIDADANIACIDADE SAUDáVEL

Pé na Rua contribui com a qualidade de vida

SANED entrega obras do PAC Saneamento

Há 20 anos, o programa realiza a limpeza e a manutenção nos bairros da cidade. Agora, a Prefeitura inova e inclui na programação atividades educativas e uma festa de encerramento

Em setembro, a companhia concluiu as redes coletoras de esgoto nos núcleos habitacionais Maria Tereza e Canhema

Aprimorar o atendimento realizado à po-pulação é um dos caminhos para fazer de Diadema uma cidade cada dia melhor.

Por isso, a Prefeitura reformulou o Pé na Rua que há 20 anos realiza serviços de lim-peza e manutenção, como poda de árvores, roçada, desratização e pintura de guias.

Desde o segundo semestre de 2009 são realizadas palestras educativas sobre saúde e meio ambiente. Outra novidade

é a festa de encerramento com atividades recreativas, esportivas e lúdicas do Clubi-nho da Guarda e da Caravana do Lazer.

Os moradores do Campanário e das regiões Centro Norte e Centro Sul já pu-deram conferir as mudanças. Nesse mês, o programa estará na Vila Conceição (de 5 a 16 de outubro) e no Serraria (de 19 a 30 de outubro). Para saber o dia em que o serviço passa em cada rua ou para fazer

denúncias é só ligar no Disque-Limpeza, telefone: 0800 7704348 ou 4059 9900.

Todos contra a sujeiraEsse ano foi incorporado ao programa

a campanha educativa contra o depósito irregular de entulho nas ruas com a dis-tribuição de folhetos informativos com o personagem Olimpo e a sensibilização da população para o problema.

O PAC Saneamento já começa a apresentar resultados. Em se-tembro, a SANED e a Prefeitura entregaram as novas redes co-letoras de esgoto nos núcleos habitacionais Maria Tereza e Ca-nhema. “As antigas tubulações tinham quase duas décadas, apresentavam desgaste e não comportavam mais o volume de esgoto produzido”, explica Neuceli Bonafé, diretora - pre-sidente da SANED.

Estas são as duas primeiras obras financiadas pelo Gover-no Federal em parceria com a Administração Municipal.

Melhorias Com as benfeitorias, o Nú-

cleo Habitacional Maria Tereza passa a ter 100% do esgoto co-letado e tratado. A obra custou R$ 156 mil e levou dois meses para ser concluída, benefician-do 61 famílias.

Já no núcleo Canhema fo-ram realizados 450 metros de extensão de rede de esgo-to e 525 metros de rede de água. O investimento foi de R$ 180 mil e gerou benefícios para 133 famílias.

Próxima etapaEm outubro será inaugurado

também as obras do PAC Sane-amento no Núcleo Habitacio-nal Nações.

Praça da Moça ganha revitalizaçãoPraça da Moça e ruas do entorno recebem melhorias no calçamento, como reforma do playground, iluminação e paisagismo. Essa é mais uma obra em comemoração aos 50 anos de Diadema

Quem passa pelo centro de Diadema nota que a Praça da Moça está sendo re-formada. A revitalização do local inclui melhorias no calçamento e paisagismo. A iluminação também será mais eficien-te. O playground vai ganhar brinquedos novos e a areia será substituída por grama sintética, para evitar contaminação das crianças e facilitar a limpeza.

As obras, no valor de R$ 1,3 milhão, fa-zem parte da Operação Urbana em con-trapartida à construção do Shopping Praça da Moça e serão pagas pelo empreendi-mento. E a Prefeitura, por meio da Secreta-

ria de Serviços e Obras, é responsável pela execução e fiscalização do projeto.

As ruas Graciosa e Manoel da Nóbre-ga e a avenida Alda (até o Poliesportivo Ayrton Senna) também vão receber novo calçamento, adaptados para pessoas com deficiências.

ModernizaçãoA previsão é que a segunda etapa das

intervenções na Praça aconteça em 2010. O projeto prevê a construção de uma es-trutura fixa de eventos, com palco, cama-rim e banheiros.

Revitalização na Praça da Moça terá obras no playground, novo calçamento, iluminação e paisagismo

Além de deixar a cidade cada dia mais bonita, o Pé na Rua conta com atividades educativas como a campanha contra o entulho, onde o personagem Olimpo é destaque

SANED tirou dúvidas da população no lançamento das obras

fotos: mauro pedroso

fotos: mauro pedroso

suel

i Zo

la\d

sc

Page 11: Jornal Cidade_196

11 Jornal Cidade Nº 196 Outubro/2009

CULTURA

ESPORTE

A cultura vai onde o povo está

Hora de torcer

Projetos artísticos ultrapassam as portas dos centros culturais e levam música e arte a todos os cantos de Diadema

Atletas de Diadema entram em quadra para a disputa dos Jogos Abertos do Interior. A competição ocorre entre os dias 5 e 18 de outubro em São Caetano do Sul. Os Jogos da Primavera e Copa de Futsal também prometem muitas emoções

Assistir a apresentações de música em pra-ças e parques e participar da construção de murais são alguns dos exemplos de como é possível aproximar a população da arte.

É isso que faz o projeto Cultura na Rua, que percorre todo o município facilitando o acesso à cultura e dando destaque às produções culturais da cidade.

Mudando com Arte Este é o projeto que começou em 2006

no Centro Cultural Heleny Guariba e já mu-dou a aparência de algumas casas do Jar-dim Ruyce que tiveram os muros pintados e enfeitados com mosaicos pelo grupo de alunos da oficina de artes plásticas, coorde-nada pelo professor Edmilson de Moraes.

Antes de irem para a rua, os alunos re-cebem orientações do oficineiro que jun-tos fazem esboços dos desenhos que serão pintados. A adolescente Thais Santos Mar-ques, que há três anos participa da oficina, afirma que vale a pena: “Eu gosto de me-lhorar o meu bairro e é bom ver todos tra-balhando unidos”.

José Agostinho de Lima é vizinho do centro cultural e há seis meses pediu ao grupo que pintasse o muro da casa onde mora com a família há 12 anos. “O projeto é muito bom. Além de tirar as crianças da rua, o bairro fica bonito e sem pichações”.

Os 73º Jogos Abertos do Inte-rior prometem agitar os torce-dores de Diadema. O torneio, considerado a maior compe-tição intercidades da América Latina, será disputado entre os dias 5 e 18 de outubro em São Caetano e deve contar com a presença de 15 mil atletas que

representarão cerca de 200 ci-dades do Estado de São Paulo.

Diadema vai competir em oito modalidades: ginástica ar-tística, atletismo, vôlei de areia, handebol feminino, tênis de campo, malha, dama e biribol. A delegação contará com 54 atletas, a maioria ex-alunos das Escolas de Esportes, mantidas pela Prefeitura.

Clima de competiçãoA 40ª edição dos Jogos da

Primavera e a 5ª Copa de Fut-sal também reservam grandes emoções. Os torneios pros-seguem até 6 de dezembro e envolvem 136 equipes e 1.632 atletas nas modalidades han-debol, basquete, vôlei e futsal.

Trajetória de sucesso De 20 a 24 de setembro, a Secretaria de Esporte e Lazer promoveu o 4º Encontro Mulheres em Movimento com o tema “20 anos... Movimentando a cidade!”. Mais de mil pessoas participaram das atividades. O encerramento foi no dia 25 com um baile de confraternização na Chácara Três Irmãos.

Música para todos Desde o início de agosto, o grupo Se-

resteiros se apresenta nos espaços públi-cos da cidade levando clássicos da música romântica brasileira.

A principal proposta é se apresentar em albergues, asilos, entre outras entidades beneficentes. “É muito bom sentir do pú-blico que a nossa música toca a alma de-las”, conta o maestro Ubirajara Arraias, que

Crianças e jovens exercem cidadania enquanto pintam e fazem mosaicos nos muros

Thais orgulha-se da uniãopara melhorar o bairro

José teve o muropintado pelo grupo

Projeto mudou a aparênciade casas do Jardim Ruyce

Seresteiros provocam risos e lágrimasdo público pelos lugares onde passam

Diadema foi bem nos Jogos Regionais e garantiu classificação em oito modalidades dos Jogos Abertos do Interior

Atletas durante o desfile de abertura dos Jogos da Primavera...

... que teve a participação dos astros Fofão e Serginho

junto com os outros quatro integrantes se emociona a cada apresentação.

Os músicos foram selecionados entre os alunos e professores da Casa da Música e fazem parte do projeto “Tem Cultura em Todo o Canto” da Secretaria de Cultura.

Os locais e horários das apresentações dos Seresteiros podem ser consultados na programação cultural disponível nos cen-tros culturais do município.

A abertura dos Jogos ocor-reu no dia 13 de setembro e contou com a presença dos jo-gadores ‘Fofão’ (feminino) e Ser-ginho, da Seleção Brasileira de Vôlei. Informações sobre as par-tidas no telefone: 4056 3565.

mau

ro p

edro

so

mauro pedroso

mau

ro p

edro

so

mauro pedroso mauro pedroso

marcos lu

marcos lu

marcos lu

fotos: marcos lu

mar

cos

lu

Page 12: Jornal Cidade_196

12 Jornal Cidade Nº 196 Outubro/2009

CIDADANIA NA MELHOR IDADE

Envelhecer é uma troca de experiência

Envelhecimento saudável

Beleza na Melhor Idade

O título acima foi o tema escolhido para a comemoração do Mês do Idoso, que valoriza aqueles que têm muito o que ensinar

A rede municipal de saúde oferece diversos serviços voltados aos idosos. Isso garante mais saúde e qualidade de vida

Durante todo o mês de setembro e no começo de outubro, Diadema comemo-rou o Mês do Idoso com atividades como palestras, feira cultural, mostra de dança e um concurso de beleza.

Durante todo o ano, os cidadãos maio-res de 60 anos têm à disposição programas e serviços públicos que oferecem assistên-cia total nessa fase da vida.

Respeito e cidadaniaO Centro de Convivência da Melhor

Idade (CCMI) oferece atividades fisicas, laborativas, recreativas e culturais, além do acompanhamento dos 28 grupos da Melhor Idade do município.

“Sempre fui muito ativa, participar des-sas atividades só me deixou mais feliz”, conta Albertina Aragão Botentuit, que aos 81 anos frequenta as oficinas e é modelo

Josefa da Costa e Antônio Alves são ca-sados há 43 anos e há 11 participam das atividades voltadas à Melhor Idade. “A so-ciedade tem prestado mais atenção nos idosos, antes não se ouvia falar em tantas atividades e benefícios”, fala Josefa.

“Ao contrário do que se pensava, ao envelhecer, o ser humano precisa tor-nar-se mais ativo física e mentalmente”, afirma o psicólogo Osmar Zambelli que coordena os grupos de educação para o envelhecimento saudável e de psicotera-pia na UBS Nogueira.

Cuidado com a saúdeO atendimento ao idoso é preferen-

cial e garantido por lei em qualquer Uni-dade Básica de Saúde (UBS). E os pacien-tes com mais de 60 anos cadastrados nas Unidades podem receber em casa, mensalmente, os remédios para o con-

trole de hipertensão e diabetes pelo pro-grama Medicamento em Casa.

O Centro de Referência em DST/Aids promove prevenção e mantém uma ofi-cina de teatro que trata, de forma bem humorada, as doenças sexualmente transmissíveis, que tem cada vez mais atingido pessoas acima de 50 anos.

n Centro de Convivência da Melhor Idade - Rua Paquetá, 23 - Jd. Rosinha. Tel.: 4056 8484.

n Centro de Convivência da Melhor Idade (Sul) - Rua Dr. Alberto Coutinho, 14 Eldorado. Tel.: 4047 2049.

n Centro de Referência em DST/Aids de Diadema - Rua Orienti Monti, 28 Centro. Tel.: 4051 3792.

n Centro de Referência do Idoso Av. Antônio Piranga, 1088 - Centro. Tel.: 4055 9108.

O concurso de Miss e Mister da Melhor Idade ocorreu no dia 24 de setembro, no Cen-tro Cultural Okinawa, e foi organizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Nesta edição, 40 pessoas se inscreveram, sendo 35 mulheres. A novidade para este ano é que as mulheres finalistas serão inscritas no Miss São Paulo da Terceira Idade, que de-verá ocorrer no final de outubro. Os vencedores foram: n Categoria “A” acima de 60 anos - Mulheres1º Princesa: Maria de Lourdes Borges Melo2º Princesa: Regina da Silva ColvalanMiss Melhor Idade: Maria José Monteiro Rodrigues

n Categoria “A” acima de 60 anos - Homens1º Principe: Manoel Colvalan Gomes2º Principe: Manoel Ventura de MeloMister Melhor Idade: Misael Herculano dos Santos

n Categoria “B” 55 a 59 anos - Mulheres1º Princesa: Maria José Ianotaro da Silva2º Princesa: Maria das Graças PereiraMiss Melhor Idade: Maria das Graças Mariano)n Categoria “B” 55 a 59 anos - HomensMister Melhor Idade: Jonas Fornazieiro

Lei garante direitosEm 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso que prevê penas severas para quem desrespeitar os idosos. Confira alguns itens:n Os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito e 10% dos assentos reservados com aviso legível;n Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão;n Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.Concurso de Miss e Mister valoriza a beleza e a autoestima da Melhor Idade

Albertina Aragão é uma das maisassíduas frequentadoras do CCMI Sul

Josefa e Antônio, com a netinha Gabriela: família faz o idoso sentir-se mais protegido

Cia de Dança e oficinas de artesanato são algumas das ações voltadas a esse público

no Centro de Convivência. Existe também o Centro de Referência do Idoso (CRI) que atende casos relacionados à violência e violação de direitos desse público.

marcos lu

mauro pedrosomarcos lu

marcos lu

marcos lu