jornal cidade aguas belas edição 19

8
Folheie nosso jornal DIGITAL: www.jornalcidadepe.com.br Águas Belas, 26 de março de 2012 | Ano II | Nº 19 | Fundação: 31/08/2010 www.jornalcidadepe.com.br | [email protected] | (87) 9921-2133 R$1,00 Comércio de Águas Belas cresce 32% nos últimos 2 anos Leia Mais na Página 03 Foto: Robson Ferreira tunidade de emprego a mais de 120 pessoas, só nesses empreendimentos. Quando colocamos tais estabeleci- mentos existentes de quatro anos, o percentual aumenta de 32 para 43%, ou seja, entre três e quatro anos de existên- cia, foram 9 estabelecimentos inaugurados, criando assim, mais 55 empregos diretos. Já as lojas existentes entre cinco e sete anos, são 11 com cer- ca de 35 funcionários. As que estão entre oito e nove anos no mercado, são 6, os estabe- lecimentos que oferecem em- prego para mais de 30 pesso- as. E os que estão há mais de dez anos no mercado, somam cerca de 30 estabelecimentos, que por sua vez, empregam mais de 170 pessoas. O Jornal Cidade destaca nesta edição, o crescimento do comércio de Águas Belas. Desde a sua primeira edi- ção, sentiu a necessidade de fazer uma pesquisa para sa- ber a evolução do comércio deste município nos setores de compras e serviços. Nos meses de novembro e dezem- bro de 2011, o Jornal Cidade caiu em campo para realizar a primeira pesquisa. Nosso questionário, com apenas seis perguntas, foi bastante para nos impressionar com o re- sultado. Numa das perguntas formuladas aos empresários locais, era como definir o co- mércio de Águas Belas nos dias atuais. 75% dos entrevis- tados responderam ótimo e bom, regular, 24% e 1% não opinaram. Para ter uma idéia do cres- cimento deste município nes- ses últimos dois anos, cerca de 25 estabelecimentos co- merciais foram inaugurados, ou seja, mais de um estabele- cimento por mês, dando opor- Águas Belas comemora Dia Internacional da Mulher Página 06 Casa de Apoio: um desejo que se tornou realidade Página 05 Papa nomeia Padre José Luiz Página 07 Marleting Eleitoral Página 05 01.indd 1 22/03/2012 00:56:19

Upload: jornal-cidade

Post on 28-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

Jornal Cidade Aguas belas edição 19

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Cidade Aguas belas edição 19

Folheie nosso jornal DIGITAL: www.jornalcidadepe.com.br

Águas Belas, 26 de março de 2012 | Ano II | Nº 19 | Fundação: 31/08/2010 www.jornalcidadepe.com.br | [email protected] | (87) 9921-2133 R$1,00

Comércio de Águas Belas cresce 32% nos últimos 2 anos

Leia Mais na Página 03

Foto: Robson Ferreira

tunidade de emprego a mais de 120 pessoas, só nesses empreendimentos. Quando colocamos tais estabeleci-mentos existentes de quatro anos, o percentual aumenta de 32 para 43%, ou seja, entre três e quatro anos de existên-cia, foram 9 estabelecimentos inaugurados, criando assim, mais 55 empregos diretos. Já as lojas existentes entre cinco e sete anos, são 11 com cer-ca de 35 funcionários. As que estão entre oito e nove anos no mercado, são 6, os estabe-lecimentos que oferecem em-prego para mais de 30 pesso-as. E os que estão há mais de dez anos no mercado, somam cerca de 30 estabelecimentos, que por sua vez, empregam mais de 170 pessoas.

O Jornal Cidade destaca nesta edição, o crescimento do comércio de Águas Belas. Desde a sua primeira edi-ção, sentiu a necessidade de fazer uma pesquisa para sa-ber a evolução do comércio deste município nos setores de compras e serviços. Nos meses de novembro e dezem-bro de 2011, o Jornal Cidade caiu em campo para realizar a primeira pesquisa. Nosso questionário, com apenas seis perguntas, foi bastante para nos impressionar com o re-sultado. Numa das perguntas formuladas aos empresários locais, era como definir o co-mércio de Águas Belas nos dias atuais. 75% dos entrevis-tados responderam ótimo e bom, regular, 24% e 1% não opinaram.

Para ter uma idéia do cres-cimento deste município nes-ses últimos dois anos, cerca de 25 estabelecimentos co-merciais foram inaugurados, ou seja, mais de um estabele-cimento por mês, dando opor-

Águas Belas comemora Dia Internacional da

Mulher

Página 06

Casa de Apoio: um desejo que

se tornou realidade

Página 05

Papa nomeia Padre José Luiz

Página 07

MarletingEleitoral

Página 05

01.indd 1 22/03/2012 00:56:19

Page 2: Jornal Cidade Aguas belas edição 19

www.jornalcidadepe.com.br

02 Águas Belas, 26 de março de 2012VARIEDADES

EXPEDIENTE

O Jornal Cidade tem tiragem de 2.000 exemplares. Toda matéria assinada é de extrema responsabilidade de seu autor. É proibida a reprodução dos lay-outs e artes finais deste jornal.

Jornal CIDADERua Cleto Campelo, s/n – 1º andar – Centro – Águas Belas/PEFone: (87) 9921-2133

Site: www.jornalcidadepe.com.br

E-mail: [email protected] [email protected]

Dir. Geral: Robson Ferreira (9921-2133)

Dir. Financeira: Mônica Carrilho (8817-8120)

Dir. Comercial: Mayara Carrilho (9163-2707)

Dir. Marketing: Igor Kliver (9919-4873)

Editora-Chefe: Rosângela Ferreira (9926-6991)

Colaboradores: Gerson Lima Valquíria Santos João Carlos Pereira Izaquiel Braz (Tié) Jadson Bezerra

Consultor de Vendas: José Pereira (9633-1944)

Diagramação e Arte: Timóteo Brasil (8813-1325)

Editorial O clamor da Caatinga (2)

Indígenas comemoram Festa de Nossa Senhora da Conceição no Xixiaklá Fulni-ô

É incrível como estamos envolvidos pela presença marcante da Caatinga. Bas-ta observar toda a região de Águas Belas e perceber isso claramente em cada recan-to dos nossos sítios e serras. Essa presença cativante co-meça a gritar, clamado por cuidados urgentes! Um exem-plo desse clamor é a Serra do Comunaty, que a cada dia ela demonstra sua fragilidade e pede cuidados de todos nós.

O Município de Águas Belas é circundado por diver-sas serras, é como que nossas terras fossem protegidas pe-las formações de relevo que as rodeiam. A Serra do Co-munaty é a mais conhecida

de todas, é dela que nascem todos os olhos d’água para abastecimento da população. Manga, banana, goiaba, jaca, caju, feijão, milho são exem-plos de alguns dos seus bene-fícios da Serra do Comunaty.

Muitas também são as be-las histórias que brotam de lá, por exemplo, a caminhada penitencial na Sexta-feira da Paixão até o cruzeiro, os en-contros/retiros espirituais de crianças e adultos, as visitas à Estação de Tratamento de Água da Compesa, os ba-nhos nas suas águas... o canto dos pássaros, a observação da sua vegetação exuberan-te... são vários os benefícios e as grandes histórias que os

águas-belenses podem contar da sua relação com a Serra do Comunaty.

Contudo, um grande gri-to de socorro surge do ventre dessa respeitada Serra. Todas as vezes que uma grande nu-vem de fumaça se eleva das suas terras, um forte brado e pedido de ajuda surgem em meio ao céu opaco. Além dis-so, a retirada de plantas e cap-tura de mamíferos e pássaros, são exemplos de muitas ou-tras atitudes que destroem a vida da milenar Serra do Co-munaty.

O que fazer para viver consciente e sustentavelmen-te com a Serra do Comuna-

ty? Colocar em prática os diversos anos de ensinamen-to dos nossos pais, escolas, igrejas, as nossas atitudes de conscientização e preserva-ção ambiental, aprendidas ao longo da nossa vida pessoal e comunitária, é o único cami-nho para agirmos em defesa, não só da Serra do Comunaty, mas da vida que nos cerca e que necessita da nossa ajuda.

É chegada a hora, só te-mos o agora! Vamos juntos colocar em prática a defesa da Caatinga!

Jadson BezerraBiólogo e estudante

de Mestrado da [email protected]

A Festa de Nossa Senho-ra da Conceição no Xixiaklá Fulni-ô foi realizada nos dias 9,10 e 11 de março. Houve missa, procissão, batizados, e torneios esportivos com pre-miações.

Uma realização das 37 fa-mílias do Xixiaklá, o evento contou com o apoio da Prefei-tura Municipal de Águas Be-las por meio de sua Secretaria Especial de Assuntos Indíge-nas.

Segundo o secretário de assuntos indígenas e tam-bém morador do Xixiaklá, Regivaldo Alves, o objetivo do evento que acontece há mais de 10 anos, é celebrar

a padroeira da Comunidade. E reuniu aproximadamente 1500 pessoas.

Além de líderes religiosos da Aldeia Fulni-ô, como o pajé Fulni-ô, Edimar Pereira, estiveram presentes, o prefei-to Genivaldo Menezes, a pri-meira dama Socorro Delgado, os secretários municipais e os vereadores Dezinho Índio, João de Leu, Melchiezedeck e Maurício de Josué.

Na ocasião, o Prefeito presenteou a igreja com uma caixa de som amplificada. A entrega foi feita à índia fun-dadora do Xixiaklá, Valentina Alves.

Amazonir Fulni-ô

Fotos: Jadson Bezerra

Fotos: Tafkea

Olá, queridos leitores!Esta edição está recheada de assuntos interessantes que

vão deixá-los ainda mais informados. Saibam sobre a im-portância da Caatinga (parte 2), onde Jadson, nosso querido colaborador, relata o clamor da Serra do Comunaty. Saibam tudo sobre a nomeação do Padre José Luiz como Bispo Auxi-liar da Arquidiocese de Fortaleza-CE, Padre este que faz par-te da história de Águas Belas. Saibam ainda sobre as causas e sintomas da Anemia. Tem ainda uma matéria especial sobre a Casa de Apoio do município, criada na gestão do prefeito Genivaldo Menezes , a qual tem beneficiado muitas pessoas, levando-as até a capital pernambucana, para a realização de exames e consultas médicas. Realmente um lindo trabalho.

A matéria principal dá destaque ao comércio de Águas Belas. Um comércio promissor que cresce a cada ano. O Jornal Cidade realizou uma pesquisa e mostrou o seu resulta-do. O comércio cresceu 32% nos últimos dois anos. Que ma-ravilha! É sinal de desenvolvimento. Parabéns para Águas Belas, principalmente para as pessoas que acreditam no seu potencial.

E tem muito mais. Boa leitura a todos.

Aposte nos looks metaliza-dos, é uma verdadeira batalha fashion, mas muito luxuosa.

Tecidos metalizados são a grande tendência no momento. As peças se firmam como hit entre jovens de grande estilo. Você pode usar shorts dou-rados com modelagem bem colada ao corpo, vai chamar atenção, mas não esqueça de conciliar com o ambiente. Se-guindo o mesmo estilo, para ficar mais clássica, o short dourado mais soltinho com al-guma camiseta de paetês e um belo cardigã, fica um luxo!

Sim, quando o look for me-talizado, esqueça os acessó-rios.

Ambiente da Caatinga

Ambiente da Caatinga

Dica de Moda

02-03.indd 2 21/03/2012 23:31:35

Page 3: Jornal Cidade Aguas belas edição 19

www.jornalcidadepe.com.br

03Águas Belas, 26 de março de 2012 ECONOMIA

Comércio de Águas Belas cresce 32% nos últimos dois anos

O Jornal Cidade destaca nesta edição, o crescimento do comércio de Águas Belas. Desde a sua primeira edi-ção, sentiu a necessidade de fazer uma pesquisa para sa-ber a evolução do comércio deste município nos setores de compras e serviços. Nos meses de novembro e dezem-bro de 2011, o Jornal Cidade caiu em campo para realizar a primeira pesquisa. Nosso questionário, com apenas seis perguntas, foi bastante para nos impressionar com o re-sultado. Numa das perguntas formuladas aos empresários locais, era como definir o co-mércio de Águas Belas nos dias atuais. 75% dos entrevis-tados responderam ótimo e bom, regular, 24% e 1% não opinaram.

Para ter uma idéia do cres-cimento deste município nes-ses últimos dois anos, cerca de 25 estabelecimentos co-merciais foram inaugurados, ou seja, mais de um estabele-cimento por mês, dando opor-tunidade de emprego a mais de 120 pessoas, só nesses empreendimentos. Quando colocamos tais estabeleci-mentos existentes de quatro anos, o percentual aumenta de 32 para 43%, ou seja, entre três e quatro anos de existên-cia, foram 9 estabelecimentos inaugurados, criando assim, mais 55 empregos diretos. Já as lojas existentes entre cinco e sete anos, são 11 com cer-ca de 35 funcionários. As que estão entre oito e nove anos no mercado, são 6, os estabe-lecimentos que oferecem em-prego para mais de 30 pesso-

as. E os que estão há mais de dez anos no mercado, somam cerca de 30 estabelecimentos, que por sua vez, empregam mais de 170 pessoas.

Vimos com isso, que o comércio de Águas Belas é um dos mais promissores do Agreste Meridional, seja na qualidade dos seus produtos, como no atendimento. Hoje, o município cresce e se de-senvolve em vários setores, mostrando a sua força como cidade fronteira. E um dos setores que contribuiu para esse crescimento, foi o setor público, o qual vem desem-penhando um bom trabalho na cidade e no campo, fazen-do com que o povo acredite que é possível progredir e ser feliz, sem ter que migrar para outros lugares.

Idade dos estabelecimentos

Quant. (%)

Quant. empregos

(%)

Classificação Estatística de Crescimento

(%)Ótimo/

bom (%)Regular

(%)Péssimo

(%)10 anos ou mais 35% 27% 84% 16% 35%Entre 8 e 9 anos 8% 12% 80% 19% 8%Entre 5 e 7 anos 13% 16% 90% 10% 13%Entre 3 e 4 anos 11% 20% 45% 54% 1% 11%Até 2 anos 32% 25% 93% 6% 1% 32%

Observação: Foram en-trevistados 79 estabelecimen-tos de compras e serviços, nas modalidades: Magazine, Calçados, Material de Cons-trução, Eletrodomésticos,

Eletroeletrônicos, Informáti-ca, Farmácia e Prestadores de serviço. (Pesquisa realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2011). O total de empregos foi de 568 diretos e

800, os indiretos. A intenção desta pesquisa é para obter uma base do crescimento do comércio local.

Robson Ferreira

Comércio cresce entre o novo e o anigo.

Antigas lojas de cara nova

A cidade se desenvolve e os bancos acreditamComércio aquecido gera mais emprego e renda.

Fotos: Robson Ferreira

02-03.indd 3 22/03/2012 00:36:17

Page 4: Jornal Cidade Aguas belas edição 19

www.jornalcidadepe.com.br

04 Águas Belas, 26 de março de 2012SAÚDE

Anemia: Sintomas e Causas

ERROS DE REFRAÇÃO: entenda a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

A maioria das pessoas convive com algum desses defeitos de visão causados por modificações na estrutura dos olhos. Saiba a diferença entre eles e o que fazer para corrigi-los

1 O que são? Alterações na formação

do foco das imagens na retina desencadeadas pelo tamanho do olho ou por modificações da córnea ou do cristalino. Quando focamos um objeto, a luz incide em raios parale-los na córnea (membrana fina e transparente que reveste o globo ocular). Neste ponto, começa a convergência dos raios luminosos que conti-nua no cristalino (lente mais interna localizada logo atrás da pupila). No olho normal, esses raios se convergem e caem exatamente sobre a re-tina, onde estão os receptores fotossensíveis. Lá, são trans-

formados em ondas elétricas e conduzidos pelo nervo ópti-co ate o cérebro que, por sua vez, transforma esses sinais em imagem. Quando há qual-quer defeito em uma dessas estruturas do olho, os raios convergem para um ou mais focos em região anterior ou posterior à retina, desencade-ando diferentes problemas de visão, como miopia, hiperme-tropia e astigmatismo.

2 Quais as diferenças en-tre eles?

O míope tem olho muito grande ou córnea muito cur-va, por isso os raios de luz atingem um ponto anterior à retina, gerando dificuldade para se enxergar longe. Já as pessoas com hipermetropia têm o olho muito pequeno ou a córnea muito plana, e os raios são focados depois da retina. Neste caso, não conseguem ver com nitidez

imagens próximas. Por fim, quem tem astigmatismo pos-sui a curvatura da córnea em formato ovalado, semelhante a uma bola de futebol ame-ricano. Por isso, mais de um ponto de foco é formado an-terior ou posterior à sua retina - o que causa visão embaçada para longe, para perto ou para ambas situações ao mesmo tempo.

3 Óculos e lentes são ne-cessários?

Esses acessórios são de-senvolvidos para ajustar o foco da imagem. Se os raios luminosos captados pela cór-nea estiverem convergindo antes da retina (miopia), uma lente divergente irá fazê-los rumar para o ponto certo. No caso de hipermetropia, ela precisa ser convergen-te. Para o astigmatismo, as lentes devem ser específicas para ajudar a pessoa a enxer-gar com nitidez. O uso desses corretivos varia conforme o tipo de erro de refração e o grau de dificuldade visual. Em geral, toda criança nas-ce com hipermetropia, mas os olhos vão crescendo e o grau diminuindo. Esse desvio é normal até os cinco anos e não há necessidade de lentes para corrigi-lo. Mas atenção: a partir de dois graus de hi-permetropia, quem não usa óculos ou lentes costuma ter cansaço visual e dor de cabe-ça. Em casos de astigmatismo entre um e seis anos de idade,

o problema tende a reduzir e até desaparecer, não havendo necessidade de correção nesta fase. Aliás, graus reduzidos de astigmatismo não reduzem a acuidade visual e, muitas vezes, dispensam a correção. Já a miopia, rara na infância, geralmente se instala mais tarde por conta do crescimen-to natural do olho. Quando o problema é muito acentuado (mais de seis graus), podem ocorrer lesões na retina e o paciente passa a ter predis-posição ao descolamento da retina. Este risco, acredita-se, seja 40 vezes maior se com-parado às chances de pessoas não-míopes.

4 Quando optar pela ci-rurgia?

Os médicos só indicam tal procedimento para maiores de 18 anos e com o problema visual estável (ou seja, sem aumento de mais de 0,5 grau no último ano ou mais de 1,0 nos dois últimos anos). O can-didato à cirurgia deve ter boa saúde e não apresentar pre-disposição ao deslocamento da retina, distúrbios ocula-res (ceratocone, olho seco e infecções por herpes), nem mesmo doenças auto-imunes e diabetes, que podem se ma-nifestar no olho após a cirur-gia. Também fica descartado o procedimento em gestantes, porque as alterações hormo-nais podem dificultar a cica-trização ou fornecer resulta-dos menos previsíveis.

O que é anemia?Popularmente a anemia

é conhecida como falta de sangue. Na verdade, este con-ceito não está de todo errado, mas podemos ser um pouco mais precisos. Anemia é a re-dução do número de glóbulos vermelhos (também chama-dos de hemácias ou eritróci-tos) no sangue. As hemácias são as células que transpor-tam o oxigênio, levando-o para todos os órgãos e tecidos do corpo.

Para ficar mais fácil de en-tender, vamos explicar do que é feito o sangue:

Composição do sangue:O sangue pode ser divi-

dido didaticamente em duas partes: plasma e células.

O plasma sanguíneo é a parte líquida, corresponden-do a 55% do volume total de sangue. O plasma é basi-camente água (92%), com alguns nutrientes diluídos, como proteínas, anticorpos, enzimas, glicose, sais mine-rais, hormônios, etc.

Os outros 45% do sangue são compostos por células: hemácias, leucócitos e pla-quetas. Destas células, 99% são hemácias.

A anemia surge quando o percentual de hemácias no sangue fica reduzido, deixan-do-o mais diluído.

O diagnóstico da anemia é feito basicamente pela do-

sagem das hemácias no san-gue, realizada através de em um exame de sangue chama-do hemograma. Na prática, a dosagem das hemácias é feita através dos valores do hema-tócrito e da hemoglobina.

CAUSAS DE ANEMIAA anemia tem três causas

básicas:- Pouca produção de he-

mácias pela medula óssea.- Elevada destruição de

hemácias pelo corpo.- Perda de hemácias e fer-

ro através de sangramentos.O CONCEITO MAIS

IMPORTANTE QUE DEVE SER APRENDIDO É QUE ANEMIA NÃO É UMA DO-ENÇA, MAS SIM UM SI-NAL DE DOENÇA. Ao se deparar com um hemograma evidenciando uma anemia, o médico deve investigar qual das três causas acima é a res-ponsável pelo quadro. Não basta prescrever ferro e achar que está tudo bem.

Exemplos de causas de anemia que não se resolvem apenas com reposição de ferro:

1- Um câncer de intestino pode causar sangramentos e perda de hemácias, levando à anemia. Esta anemia é causa-da por perda de sangue e, ape-sar do paciente realmente ter carência de ferro, uma sim-ples reposição não irá estan-car o sangramento, nem tratar

o tumor. Na verdade, repor ferro sem investigar a causa da anemia pode melhorar os valores do hematócrito tem-porariamente, levando à falsa impressão de resolução do problema, o que só irá atrasar o diagnóstico final.

2- Uma infecção que atin-ge a medula óssea impede a produção de hemácias, levan-do à anemia. Anemia neste caso ocorre por falta de pro-dução de hemácias na medu-la. Do mesmo modo, repor ferro não irá tratar a causa.

3- Um medicamento que seja tóxico para as hemácias e cause sua destruição antes de 120 dias, também leva à ane-mia. Anemia por rápida des-truição das hemácias também

não vai ser tratada com ferro.Portanto, o simples diag-

nóstico de anemia não encer-ra a investigação. Pelo con-trário, ele é apenas o primeiro passo para se obter o diagnós-tico final. Se o paciente tem uma anemia, existe uma cau-sa por trás.

A reposição de ferro só está indicada nos casos de anemia por carência ferro, chamada de anemia ferropri-va. Ainda assim, a reposição não elimina a necessidade de se investigar o que está cau-sando a perda de ferro. O pa-ciente pode perder sangue por úlceras no estômago, tumores no intestino, sangramento va-ginal, etc.

Fonte: ANEMIA | Sintomas e causas

04-05.indd 4 21/03/2012 21:29:49

Page 5: Jornal Cidade Aguas belas edição 19

www.jornalcidadepe.com.br

05Águas Belas, 26 de março de 2012 CIDADE

“Que a saúde se difunda sobre a terra”

Casa de Apoio: um desejo que se tornou realidade

Foi em meio a um grande desafio que o prefeito Ge-nivaldo Menezes Delgado assumiu com disposição a administração das ações da Prefeitura de Águas Belas. Uma das primeiras realiza-ções foi a criação, no Bair-ro Boa Vista no Recife, da “Casa de Apoio da Prefeitura de Águas Belas”, uma das únicas entre os Municípios do Agreste Meridional.

A Casa de Apoio, como é chamada por todos que a visitam, é um ambiente de acolhida dos pacientes que se dirigem até Recife para con-sultas, exames e tratamentos médicos nos vários hospitais da Região Metropolitana. Além da acomodação dos pa-cientes e seus acompanhan-tes, a Casa de Apoio também abriga dez estudantes que buscam um maior aprendi-zado e posteriormente con-tribuirão com o cuidado da população do nosso Muni-cípio. Também se hospedam adultos e jovens que vem até

Recife participar de reuniões, seleção de trabalho, vestibu-lares, concursos ou cursos de aperfeiçoamento.

Diversas já foram as pes-soas que necessitaram do apoio da Casa, por exemplo, a Sra. Maria do Socorro Gama destaca que “a Casa é impor-tante porque ajuda todas as pessoas, principalmente as que estão doentes e que não tem condições financeiras e parentes no Recife para as

acolher durante o seu trata-mento”. A Sra. Sônia hospe-dou-se cerca de 16 dias na Casa para recuperação após uma cirurgia e expressou que “a Casa é importante porque abriga doentes, estudantes e todos que precisam. Mi-nha hospedagem na Casa foi muito boa e valeu muito”. A moradora do Sítio Barro do Morcego, Alessandra, falou da importância da Casa “ela é importante porque muita gente que não tem onde ficar e precisa vir pra Recife pra fazer exame e consulta, tem onde ficar. Eu já fiquei hospe-dada mais de dez vezes com meu pai que faz tratamento”.

Em três anos de funcio-namento, a Casa de Apoio já abrigou quase 2 mil hóspedes e acolheu semanalmente, nas terças e quintas-feiras, mais de 15 mil pessoas, demons-trando a importância desse grande serviço em prol do bem estar dos pacientes do Município de Águas Belas que se dirigem até Recife para tratamento médico.

Jadson Bezerra

É com este lema que a Campanha da Fraternidade 2012 (CF2012), lançada na quarta-feira de cinzas, nos traz uma reflexão sobre a “Fraternidade e Saúde Pú-blica”. Desde 1964 a Confe-rência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove durante a Quaresma a Cam-panha da Fraternidade, pro-pondo para a sociedade te-mas reflexivos em destaque no Brasil. Por exemplo, meio ambiente, drogas, segurança pública, entre outros, já foram

reflexão de outras CF.A CF proposta para 2012

“deseja sensibilizar a todos sobre a dura realidade de ir-mãos e irmãs que não tem acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras”. A CF traz para a reflexão pes-soal de cada brasileiro a dura realidade enfrentada por mui-tas pessoas que necessitam do serviço público de saúde, reconhece a grande importân-

cia dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e pro-põe algumas ações para que o atendimento seja eficiente para todos.

O Brasil é o único país no mundo que possui um serviço de saúde público para mais de 100 milhões de habitantes e a cada ano tem aprimorado as ações de atendimento, facili-tando o acesso da população à Saúde Pública. Contudo, essa realidade tem sido irreal em muitos lugares do nosso país. Basta irmos há um hospital

de grande porte, por exemplo, de uma capital, e observar, em muitos casos, o ineficien-te e quase desumano serviço de saúde para a população. É uma realidade gritante que necessita de atitudes firmes, urgentes.

Para a realidade pessoal dos cristãos católicos, a CF acontece na Quaresma pro-pondo uma reflexão mais pro-funda e deve provocar a cria-ção da Pastoral da Saúde nas Paróquias e auxiliar a admi-nistração da Saúde Pública na realização eficaz das propos-tas do SUS, além de apoiar e incentivar ações de preven-ção, como por exemplo, a campanha contra o mosquito da dengue.

A Paróquia de Águas Be-las recebeu a visita da Ir. Fa-bíola (Filha da Caridade de São Vicente de Paulo) que ajudou na reflexão sobre a CF2012. Ela traçou alguns fatos da realidade nacional e local do atendimento públi-co da saúde e propôs ações, como por exemplo, a criação do perfil da Saúde Pública no município de Águas Belas, que serão firmadas com os participantes no próximo en-

contro no dia 31 de março. No encerramento, o Mons. Car-los André, Pároco de Águas Belas, destacou a importância da presença e participação de

todos em atividades concretas em favor do bom desempe-nho das propostas da CF2012 para que a “saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8).

Fotos: Divulgação

Foto: Jadson Bezerra

Estudantes-moradores da Casa de Apoio

Hóspedes e visitantes da Casa de Apoio

Marketing EleitoralAstrogildo Santos

[email protected] POLITI-

CA, NÃO DÁ MAIS PRA IMPROVISARPassado o carnaval a pré--campanha eleitoral para pre-feito inicia uma nova e deci-siva etapa. A festa de momo termina por ser um divisor de águas e fica para trás a fase de sondagens e testes para dar lugar a uma outra, que deve ser encarada como determinante para o sucesso nas urnas no dia 7 de outubro. E nesse contexto, passando ao largo do debate acadêmi-co sobre a real existência de um marketing político e por extensão, eleitoral, a verdade é que o mercado eleitoral é um fato, o que por si, remete a relevância da aplicação das técnicas de marketing para a conquista do voto.Uma característica comum dos mercados, quer seja de bens e serviços ou eleitoral é a complexidade, pressupon-do que as intervenções neles previstas e aplicadas devam ser precedidas de pesquisas, estudos, planejamento, bem como de acompanhamento contínuo, avaliações siste-máticas e, em consequencia, permanentes reorientações, de acordo com a dinâmica das ocorrências. Assim sendo, é a partir do trabalho de marketing eleito-ral, respaldado nas ciências sociais e probabilísticas, que são identificadas as estraté-gias e táticas, o planejamento das ações e a operação das atividades previstas, de ma-neira que resultem na percep-ção popular das qualidades e intenções do candidato, ao mesmo tempo em que corrija, ajuste e atenue suas deficiên-cias.

MARKETING E VER-DADEDiferente do que muitas ve-

zes erroneamente é difundi-do, não há qualquer relação do marketing com enganação e esperteza no sentido negati-vo da palavra. Nada tem a ver com o conluio entre um mau político e o “bruxo” que dis-torce a realidade para enganar a sociedade. De outro modo, o que se busca é a empatia entre o candidato e o eleitor, numa decorrência natural da interseção entre os anseios, aspirações e necessidades do eleitorado e as características e valores pessoais do postu-lante ao cargo político. Não se trata, e isso merece especial atenção, de mudar a personalidade ou o jeito de ser e se comportar do candi-dato. Ao contrário, ele deve ser apresentado ao eleitora-do como é em sua essência, porém, de forma lapidada e inteligente, e sobretudo com o discurso e a linguagem ade-quados.

MAIS DO QUE DI-VULGARApresentados alguns concei-tos sinópticos inerentes ao marketing eleitoral, para uma melhor compreensão da ma-téria cabe, ainda, um breve esclarecimento acerca de um tema que protagoniza sempre uma grande confusão. Trata--se do entendimento equivo-cado de que marketing é si-nônimo de publicidade, o que efetivamente não é. Primeira-mente deve ser registrado o fundamental papel da publi-cidade/promoção no mix de marketing, isso em sua exten-são maior e não só eleitoral. Tudo fica muito claro quan-do entendemos, conforme já disposto anteriormente, que marketing abrange diversas disciplinas e expertises, sen-do comunicação uma delas. E da mesma forma, o conceito contemporâneo de comunica-

ção também apresenta plura-lidade e tem na publicidade uma de suas importantes fer-ramentas. Portanto, em sua transcen-dência e característica multi-disciplinar marketing reúne, a um só tempo, aspectos so-ciológicos, antropológicos, políticos, econômicos, mer-cadológicos, estatísticos, psi-cológicos, científicos, de pla-nejamento, de comunicação, estratégicos e táticos.

QUALIDADE, EMBA-LAGEM E SATISFAÇÃOVale ainda ressaltar que quan-do pensamos em marketing inevitavelmente sobrevém a ideia de produto. De fato o candidato hoje, mais do que nunca é um produto e desse modo precisa ser tratado e se valer de todos os meios pro-fissionais éticos para se dife-renciar e aumentar suas pos-sibilidades de êxito. E como tal, seu conteúdo precisa ter qualidade, bem como neces-sita ser “embalado e distri-buído” de maneira a atender as exigentes expectativas do eleitor. Por fim, não deve ser esqueci-do em nem um momento, que de certo modo uma campanha eleitoral é uma guerra e nela a estratégia é tudo. E quando finalmente vem a vitória e alguém pensa que terminou, puro engano: está na hora de iniciar o trabalho de marketing político. Mas esse é assunto para outro en-saio.Como visto, não dá mais para improvisar.Astrogildo Santos é especialista em marketing pela FGV, publici-

tário e diretor da A-SIM Marke-ting e Comunicação

Equipe coordenadora do Encontro da CF2012 na Paróquia de Águas Belas

04-05.indd 5 21/03/2012 22:56:39

Page 6: Jornal Cidade Aguas belas edição 19

www.jornalcidadepe.com.br

06 Águas Belas, 26 de março de 2012ESPECIAL

Dia da Mulher é festejado em Águas Belas

Palestras, salão de beleza, aferição de pressão, verifi-cação de glicemia, cadastros nos programas Bolsa famí-lia e Mãe Coruja, Cartão do SUS, e atendimento jurídico foram alguns dos serviços oferecidos às mulheres nesta quinta-feira (8/3) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Águas Be-las.

O STR de Águas Belas com apoio da Prefeitura Mu-nicipal realizou atividades sociais com atendimento ex-clusivo às mulheres, como homenagem pelo Dia Inter-

nacional da Mulher. Também houve sorteios de brindes e distribuição de lanches.

O prefeito de Águas Be-las, Genivaldo Menezes, du-rante sua fala na abertura das atividades, parabenizou às mulheres pelo seu dia, falou de suas lutas, e elogiou suas conquistas. Genivaldo ressal-tou o avanço na política, com a presidenta Dilma Roussef, e a conquista das mulheres com a Lei Maria da Penha.

As atividades foram reali-zadas durante todo o dia. Na ocasião, a vereadora Vera do Banco presenteou as mulhe-

res com livros. E a noite, hou-ve jogos esportivos na quadra da Academia das Cidades e Cinema para as mulheres en-cerrarem o seu dia em grande estilo.

Agenda de festejos do Dia Internacional da Mulher com a mesma programação:

Campo Grande (17/3)Curral Novo (24/3)Tanquinhos (31/3)Sítio Lagoa Seca (7/4)Garcia (21/4)São Raimundo (28/4).

Por Amazonir Fulni-ô

Fotos: Amazonir Fulni-ôA mulher e a flor

A mulher e a flor querem carinhoPorque tem a mesma inteligência

Indefesas, sem ódio, e sem espinhoDuas fontes de amor por excelência.

Homenagem de João Carlos Pereira de Menezes (João de Afonso). No dia Internacional da mulher. “Para todas as mulheres brasileiras”.

Prefeito Genivaldo Menezes parabeniza a todas as mulheres aguasbelenses

A mulher pra amar tem paciênciaZela o lar, o esposo e os filhos

E a flor joga pétalas com essênciaNos cascalhos, mais duro dos caminhos

São tão meigas, tão lindas, tão unidasTão sublimes, tão frágeis, tão queridas

Que uma prende no aroma, outra no risoSe o homem quiser ganhar amor

Dê carinho a mulher, e zele a florQue o seu mundo se torna um paraíso

Flashes do aniversário de Guga Tenório, que foi comemorado no

útlimo dia 25 de fevereiro

06-07.indd 6 22/03/2012 00:54:00

Page 7: Jornal Cidade Aguas belas edição 19

www.jornalcidadepe.com.br

07Águas Belas, 26 de março de 2012 CIDADE

Malharia Gaúcha

Rua João Rodrigues Cardoso - CentroÁguas Belas / PE

Org. Gaúcha e FamíliaRua Cleto Campelo - Centro

Águas Belas / PERua Cleto Campelo - Centro

Águas Belas / PEPraça N.S. da Conceição Centro - Águas Belas / PEPraça N.S. da Conceição Centro - Águas Belas / PE

Casa DuarteArmarinho

e variedades

AnuncieAqui!

Só falta você

Papa Bento XVI nomeia Padre José Luiz como Bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza-CE

Na manhã do dia 21 de março de 2012 o Vaticano nos divulgou uma grande notícia: “Pe. José Luiz Gomes de Vas-concelos foi nomeado Bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza-CE pelo Papa Ben-to XVI”. Muita alegria e festa para a Diocese de Garanhuns e principalmente para a Paró-quia Nossa Senhora da Con-ceição de Águas Belas-PE onde ele foi Administrado Paroquial por quase 10 anos.

Monsenhor José Luiz nas-ceu em Garanhuns (PE) em maio de 1963, estudou Filo-sofia e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, ob-teve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Desde o ano passado, monsenhor José Luiz é presi-dente do Regional Nordeste

2 da Organização dos Semi-nários e Institutos Filosófico--Teológicos do Brasil (OSIB).

A história do município de Águas Belas é marcada pela presença do Pe. José Luiz. Ele foi ordenado presbítero em 1989 e logo em seguida foi designado Administrador Paroquial da Paróquia N. S. da Conceição de Águas Be-las, onde exerceu essa função de 1990 até 1999. Foi transfe-rido para a Paróquia do Bom Jesus dos Pobres Aflitos em São Bento do Una, também na Diocese de Garanhuns e atualmente é Reitor do Semi-nário Maior Interdiocesano em Caruaru.

Muitas foram as ativi-dades do Pe. José Luiz na Paróquia de Águas Belas. Auxiliou na organização Pas-toral, fundou, por exemplo, as Pastorais da Criança, do Menor e a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Mis-

sionária; acompanhou junta-mente com o Conselho Indi-genista Missionário (CIMI) os Índios Fulni-ô, aos quais tem muito carinho; esteve presente na luta pelos direitos sociais, participando do Grito dos Excluídos e dando apoio aos trabalhadores mediante o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de auxiliar na organização das Comunida-des Rurais espalhadas pelo Município e também esteve presente na luta pelos direitos dos Quilombolas.

Apesar da saída da Paró-quia há mais de 12 anos, o Pe. José Luiz é uma viva presen-ça em Águas Belas. Quando foi Administrador Paroquial celebrou cerca de 9.660 ba-tizados, assistiu 1.859 casa-mentos, participou da Crisma de mais de 2 mil jovens e da Primeira Comunhão de cerca de 2.500 crianças. Também auxiliou a Sociedade São Vi-cente de Paulo, os Vicentinos, na organização do conhecido “Abrigo dos Idosos” e re-formou a Igreja Matriz que foi dedicada por Dom Tiago Postma em 29 de dezem-bro de 1996. São alguns dos exemplos das atividades do Pe. José Luiz na Paróquia de Águas Belas.

Na sua carta se apresen-tando ao povo da Arquidioce-se de Fortaleza ele escreveu: “Se procurarem em mim um teólogo, um perito em direito canônico, um zeloso adminis-trador, terão que esperar um pouco, tenho muito a apren-der. Se, porém, procurarem em mim um Pastor, tenho algo a oferecer”. A ordenação Episcopal do Dom José Luiz acontecerá no dia 11 de junho de 2012, às 16h, na Catedral de Santo Antônio em Gara-nhuns. “Pasce oves meas” – “apascenta minhas ovelhas”, (Jo 21,17) será seu lema epis-copal.

Jadson Bezerra

Foto: Divulgação Fotos: Jadson Bezerra

O novo Bispo, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos

Jadson Bezerra e Dom José LuizCruz Peregrina da JMJ em Águas Belas

Prefeito Genivaldo e Dom José Luiz

Serra das Antas Recebe Professores Mestres em BiologiaRecentemente, dois pro-

fessores Mestres em Bio-logia, fizeram uma visita à Serra das Antas, para conhe-cer um dos mais importantes Brejos de Altitude do Estado de Pernambuco, localizado no município de Águas Belas, mais precisamente na Serra do Comunaty. Eles estiveram acompanhados do professor Izaquiel Braz de Oliveira, Tié, juntamente com Artur, assessor do deputado Pedro Eugênio e o popular João Ve-lhinho, morador da Serra da Prata.

A visita aconteceu no fi-nalzinho da tarde, na sexta feira dia 23 do corrente mês. Entrando pela noite e obser-vando a biodiversidade de animais e plantas existentes lá, os dois mestres saíram encantados com tanta beleza natural que viram ali. Per-guntado pelo professor Tié, a respeito de pesquisas, eles afirmaram ser ali um campo fértil, para diversos tipos de pesquisas que porventura al-guém queira fazê-lo. No caso deles, agora preparando-se para suas teses de doutorado

em biologia, pesquisaram em Pernambuco 5 brejos de alti-tude, sendo a Serra das An-tas um dos mais importantes a ser estudado por eles. Da mata saímos por volta das 21 horas, carregando conos-co a certeza que preservar a serra das Antas é garantir a permanência da existência de uma grande quantidade de espécies animais e vegetais que nunca foram estudados. A serra das Antas fica a cerca 970 metros de altitude em re-lação ao mar.

Prof. Izaquiel Braz (Tié)

Foto: Prof. Izaquiel Braz (Tié)

06-07.indd 7 21/03/2012 23:25:05

Page 8: Jornal Cidade Aguas belas edição 19

www.jornalcidadepe.com.br

08 Águas Belas, 26 de março de 2012SOCIAL

Fotos: Divulgação

Que a sabedoria conquistada no passar dos anos, seja apenas um

incentivo para as conquistas e vitórias almejadas futuramente.

Feliz Aniversário!

Maria Júlia Barros fez aniversário em 24 de março. Parabéns de sua

madrinha Ana Kelly

Sabrina comemora sua doçura de aniversário no Instituto Educacional

Santa Cecilia

Vitória, filha do prefeito Genivaldo e da primeira dama Socorro, aniversariou em 20 de março

Leticia Esmeralda completa 3 aninhos dia 26.02.2012

O Casal Max e Maria comemorando o 1° aninho do seu filho Heitor Falcão

Dia 29-03 é a vez de Klebson comemorar mais um ano de

vida

Saôry Txhèska filha de Amazonir Jornalista da

Prefeitura fez aniversário em 6 de março

Erilane querida, feliz aniversário!

Parabéns para Gilmara Kelly, que comemorou idade nova no dia

18/03

Suiane sopra as velinhas no dia 17/03

Weverton é parabenizado no dia 20/03 por mais um ano de vida e presenteado

por sua esposa com o fruto de um amor lindo. Parabéns papai!

Tarcísio Barros fez aniversário em 11 de março

Parabéns de Ana Kelly para seu esposo Henrique que aniversariou dia 13 de março

Adão e maristela

Mulher é aquela que nasce para dar a luz, para ser mãe

que é a maior demonstração de beleza,garra,amor...fé. Parabéns

Marta!

Vaney com seu esposo lude, na cerimônia de reconhecimento de casamento realizado na loja Maçônica estrela do oriente de

Águas BelasJordana com esposo Renato Wanderley

O empresário Aureliano com sua esposa Claudia representam em

grande estilo a Cred Matriz

Izabel exibindo simplicidade e beleza

Ailton representando o Banco do Brasil, ao lado da sua adorada esposa

Parabéns a Janaína e Hilton César pela sua filha, Lorena

Extremamente sensíveis, elas comandam verdadeiros

sentimentos de MULHER! Aurinha e Pauleane

Buda, Galega do PT e Lázaro

Ancinho e Ana Cristina

08.indd 8 21/03/2012 21:30:13