jornal boa notícia - ano 5 número 67

16
TEOLOGIA • PÁGINA 6 • PÁGINA 5 • PÁGINA 3 ARTIGO Pastor Samuel Silva esclarece sobre política. PÁGINA 2 NOVO Reinaugurado templo do Jardim Paulista. PÁGINA 7 MÚSICA Congresso de louvor leva à valorização. PÁGINA 4 E MAIS: JULHO DE 2012 CIRCULAÇÃO MENSAL DISTRIBUIÇÃO GTUITA ANO V - Nº 67 MS TERÁ MAIOR AQUÁRIO DA AMÉRICA LATINA NOVO LIVRO Com uma infinidade de peixes e outros animais aquáticos, aquário está em construção em Campo Grande com término previsto para 2013 • PÁGINA 16 Foto: ADM Portugal PRÓ-REINO ENTREVISTA ‘Âncora da Alma’ leva mais a Cristo Pastor Dionizio fala do segredo de seu sucesso ministerial Apocalipse em final de trimestre da ED • PÁGINA 6 O NA 6 Após contrair leishmaniose pastor Nunes recebe cura divina Comadems se reúne e discute assuntos relevantes à igreja em Coxim Missionários se reúnem em escola bíblica no Peru CONCÍLIO • PÁGINAS 8 e 9 • PÁGINA 15 • PÁGINA 13 • PÁGINA 11 MISSÕES ENT Pa fal de m m m m m m m m m m m m m m i Foto: Divulgação CASCAIS TEM NOVO PASTOR ADM NO VELHO CONTINENTE Pastor Antonio Dionizio empossou pastor Jean Girard em Cascais (Portu- gal) e Europa deverá ganhar novo impulso e mais aproximação da ADM. Durante os quatro meses em que permaneceu doente, pastor Nunes perdeu peso e sofreu muito, mas o Senhor falou-lhe de sua cura por profecia e, desde então, a doença sumiu.

Upload: assembleia-de-deus-missoes

Post on 06-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Assembleia de Deus Missões

TRANSCRIPT

TEOLOGIA

• PÁGINA 6• PÁGINA 5

• PÁGINA 3

ARTIGO Pastor Samuel Silva esclarece sobre política. PÁGINA 2

NOVO Reinaugurado templo do Jardim Paulista. PÁGINA 7

MÚSICA Congresso de louvor leva à valorização. PÁGINA 4

E MAIS:

JULHO DE 2012 CIRCULAÇÃO MENSALDISTRIBUIÇÃO GRA TUITA ANO V - Nº 67

MS TERÁ MAIOR AQUÁRIO DA AMÉRICA LATINA NOVO LIVROCom uma infi nidade de peixes e outros animais aquáticos, aquário está em construção em Campo Grande com término previsto para 2013 • PÁGINA 16

Foto: ADM Portugal

PRÓ-REINO

ENTREVISTA

‘Âncora da Alma’ leva mais a Cristo

Pastor Dionizio fala do segredo de seu sucessoministerial

Apocalipseem final detrimestreda ED

• PÁGINA 6

ONA 6

Após contrair leishmaniose pastor Nunes recebe cura divina

Comadems se reúnee discute assuntosrelevantes à igrejaem Coxim

Missionáriosse reúnem emescola bíblicano Peru

CONCÍLIO

• PÁGINAS 8 e 9

• PÁGINA 15

• PÁGINA 13

• PÁGINA 11

MISSÕES

ENT

Pafalde mmmmmmmmmmmmmmmmmmi

Foto: Divulgação

CASCAIS TEM NOVO PASTORADM NO VELHO CONTINENTE

Pastor Antonio Dionizio empossou pastor Jean Girard em Cascais (Portu-gal) e Europa deverá ganhar novo impulso e mais aproximação da ADM.

Durante os quatro mesesem que permaneceu doente, pastor Nunes perdeu pesoe sofreu muito, mas o Senhor falou-lhe de sua cura porprofecia e, desde então,a doença sumiu.

2 OPINIÃO BOA-NOTÍCIACAMPO GRANDE, JULHO DE 2012

PALAVRA PASTORAL

EDITORIAL

Política na visão Bíblica

Esta edição torna-se uma fi gura de marco incontestável da his-tória da ADM, em fun-ção do realce de temas nela inseridos. A visão de Reino do pastor An-tonio Dionizio, seguido por todos os colegas de ministério – ao menos tenta-se –, faz com que não nos falte assuntos e, dentre eles, destaques que não nos deixam nem mesmo nos lindes da pobreza editorial. As atividades do Reino, por sua abrangência im-põem movimentação, indica o novo e não pou-co trabalho. Portanto, os espaços são disputados por grandes realizações, como as viagens missio-nárias – à Europa e Amé-

rica Latina – a Cruzada Âncora da Alma e seus resultados alvissareiros, o concílio estadual da igreja – a Comadems – com suas atividades pelo Estado, e tantas outras, que nem mesmo chegam até nós, em fun-ção da própria dimen-são da Igreja do Senhor no Mato Grosso do Sul. Aliás, também fazemos valer as grandezas da Ci-dade Morena e dos de-mais centros urbanos, uma região de riquezas e, portanto, não se pode olvidar tamanha noto-riedade de tantas bele-zas e projeções futuras e responsáveis, que po-dem, perfeitamente, re-ceber a bênção da Igreja do Senhor.

Entre fi nal de maio e meados de junho, a ADM esteve presente na Europa – onde recebemos ofi cial-mente a igreja em Cascais (Portugal) e empossa-mos o companheiro, pastor Jean Girard –, também marcamos presença na Escola Bíblica em Arequipa (Peru), na igreja em Lima, na Bolívia, Chile e Para-guai, demonstrando o nosso apoio aos missionários, sem descuidar dos outros na África, Estados Unidos e países da Europa.

Portanto, enquanto tivermos vida, saúde e, principalmente, a Graça dos Céus, não pararemos de investir em Missões. A Assembleia de Deus Mis-sões está inteiramente compromissada com o alvo da Grande Comissão.

O “Ide” de Jesus é imperativo e importa que nós atendamos a essa convocação que move a Igreja do Senhor. Vamos prosseguir com determinação, pois Missões é um projeto do Reino dos Céus, como mostra-nos a Palavra: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando--os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.

O que diz a Bíblia sobre a política?

Para ser honesto, não se encontra na Bíblia o termo política, ou mesmo uma defi nição de política, mas isso se explica: A Bíblia Sagrada não intenciona ser um manual ou um tratado sobre política no sentido restrito do termo. Entretanto, do Gênesis ao Apocalipse, a ideia de política está presente o tempo todo. A arte de bem governar e administrar com competên-cia são exigências constantes de Deus nas páginas sagradas.

À guisa de exemplo, citamos o livro do profeta Isaías, o qual é corretamente denominado pelos estudiosos de “o profeta da justiça social”. Sua reivindicação pela justiça social como resultado de uma política responsável e consciente era a reivindicação do próprio Deus que o enviara a profetizar, denunciando a ausência do senso de justiça e humanidade nos diri-gentes da nação.

A causa das crises e suas soluções

Não é necessário ser versado em política para constatar que a causa das crises socioeco-nômicas, reside no fato de se estar praticando uma política viciosa. São inúmeros os vícios que marcam o modelo de política estabelecido, entre os quais se destaca a corrupção e o tão constrangedor favoritismo. A maioria dos líderes políticos está dirigindo o povo sem Deus e sem a Bíblia! Ora, dizemos sem medo de errar que o maior e o melhor modelo político para o cristão estão na Bíblia Sagrada, conforme Deuteronômio 17.15,17-20. Alguém pode censurar-nos e dizer que tentar aplicar o modelo que a Bíblia estabelece para a política, baseado no temor de Deus, parece algo impraticável nesses tempos pós-moderno. A nossa resposta é que para a formação de uma consciência política, baseada no ponto de vista di-vino basta continuar lendo a história dos reis de Israel. Os reis que governaram sob o temor de Deus e em obediência à Sua Palavra foram bem sucedidos, agregaram riquezas ao país, e o Senhor livrou dos inimigos. Portanto, o segredo de uma política efi ciente não está na forma de governo (monarquia ou democracia) e nem no regime político (parlamentarismo ou presidencialismo), mas na aplicação prática dos princípios morais e civis da lei de Deus.

Jesus, Pedro, Paulo e o poder político

O maior conceito de política que a Bíblia nos apresenta foi dado pelo Senhor Jesus. Certa feita o Mestre foi interpelado por pessoas mal intencionadas sobre a questão do pagamento de impostos ao imperador romano, conforme Mateus 22.15-22. Em outras palavras o Mestre queria dizer: Sim, devemos pagar imposto. Honrar a Deus não signifi ca desonrar o impera-dor! A desobediência civil é justifi cada na Bíblia somente quando as autoridades intencio-nalmente se opõem a Deus para cometerem injustiças (cf. At 4.18-19). E se a desobediência civil não fosse justifi cável somente nesse sentido, os apóstolos Pedro e Paulo jamais insisti-riam em suas epístolas pela obediência às autoridades (1Pd 2.13-14; Rm 13.1-7 e Tt 3.1-2).

É interessante o apelo apostólico porque Pedro e Paulo e as igrejas a quem eles se diri-giam viviam, naquela época, sob o governo déspota e tiranos imperadores romanos. Porém, a recomendação de deveres não era pelo que o imperador e as demais autoridades signifi ca-vam em si mesmos, e sim, porque ocupavam a posição político-administrativa instituída por Deus. Caso haja alguma difi culdade em aceitar esta verdade, vejamos o que o Senhor Jesus disse nessa questão específi ca do poder político, na ocasião do seu julgamento. Pilatos disse a Jesus: “Não sabes que tenho autoridade para te soltar, e autoridade para te crucifi car?”, a resposta do nosso Senhor foi: “Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima (de Deus) não te fosse dada”, Jo 19.10-11. Jesus poderia estar sugerindo a Pilatos que por causa dessa autoridade vinda de Deus é que os políticos devem tratar o povo com justiça e respeito.

O propósito da política segundo a Bíblia

De acordo com a Bíblia, a política em si é boa porque foi instituída por Deus como ins-trumento para a promoção da justiça social, para promover o bem-estar público, para o estabelecimento da ordem social. As autoridades receberam da parte de Deus o poder da espada para a defesa dos bons e castigo dos maus. A impunidade desonra a Deus. Leia Es-dras 7.25-26.

O cidadão do Céu e a política

O cristão, conquanto seja um cidadão do Céu, antes disso ser consumado é cidadão na terra. Portanto, é necessário enquadrar-se nas leis que rege a nação e cumpri-las, como um bom patriota. Os deveres civis se aplicam a todos os cidadãos, independente de sua cor, religião ou situação econômica. O Senhor Jesus orientou os seus discípulos a serem bons cidadãos, cumpridores das normas instituídas. E como luz do mundo (cf Mt5.13-16), ao invés de nos escondermos enquanto luz, Jesus nos orienta a nos expormos ainda mais, afi m de iluminar o ambiente. Nessa vertente é nosso dever exercer a nossa cidadania.

Breve os cidadãos brasileiros irão exercer o seu poder de voto. O direito político é ex-tensivo a todos. Isto signifi ca que qualquer um pode também candidatar-se. Cabe a cada eleitor cristão, dentro de suas convicções, escolher para representá-lo aquele que pauta a sua conduta de acordo com a Bíblia Sagrada. E nesse quesito a Bíblia orienta claramente: “Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos”, Dt 17.15.

Soli Deo Gloria! *Pr. Samuel Silva é secretário de Relação Pública da Comadems e diretor do Isercamp.

67 - 3325.5678 Rua Brilhante, 1408 - Bairro Amambaí

Campo Grande-MS - CEP [email protected]

Pr. Antonio DionizioPresidente ADM

Pr. Samuel Silva

Conselho Editorial

Antonio Dionizio da Silva, presi-denteMembros:Orlando Monteiro, David Tavares, Antônio Mesquita, Jacob Melo, Arthur Falcão, Cinara S. N. Tavares

Flor e Suziney Santana.Diretor Decom-ADM

Antonio Mesquita - Mtb 350.02.78

Editoração Eletronica

Arthur Falcão

Projeto Gráfi co

Vladimir Malfará

Colaboradores

Miguel Angelo QuevedoSamuel SilvaDaniel Almeida

Tiragem 5.000Os artigos assinados não representam necessáriamente a opnião deste jornal

De ministério ascendente na representatividade

eclesiástica é um homem que detém

a rara habilidade de unir a visão à competência

ENTREVISTA 3BOA-NOTÍCIACAMPO GRANDE, JULHO DE 2012

Pastor Antonio Dionizio da Silva

Natural do Rio Grande do Norte, pastor Antonio Dio-niozio da Silva, pastoreou igrejas em Vitória, onde ini-ciou sua carreira ministerial com o saudoso pastor José de Souza Reis. Foi secretário da igreja, professor de ED, líder de jovens, tesoureiro, co-pastor e ainda secretário da Cadeeso. No Espírito Santo casou-se com a jovem capixaba, Elizabeth Souza da Silva, com quem teve os fi lhos Lóide, Quésia e Elizeu. Homem de confi ança do pastor Reis, foi convidado posteriormente pelo mesmo a mudar-se para Rondônia. Tornou-se vice-presidente da igreja no Estado e após a morte do pastor Reis, foi empossado como pastor-presidente da igreja em todo o Estado. Na mesma época, passou a conviver com lí-deres nacionais das ADs no Brasil. Desde então, sua as-censão ministerial não mais parou. Em 1991, a convite, assumiu a Assembleia de Deus em Campo Grande (MS) e a Convenção estadual (Comadems). Desde então, a igreja experimentou amplo crescimento, refl exo da bênção do Senhor, confi rmação de seu ministério e a dinâmica de um homem que aprendeu a confi ar no Senhor e manter-se como visionário para uma igreja crescente.

BN - Como ocorreu o ministério e seu cresci-mento em sua vida e quais eram os seus obje-tivos?Pr. AD - Quando iniciei o meu ministério não sabia o que poderia acontecer, pois era jovem, com pouco mais de 20 anos. Pastoreei em Vitória e Anchieta alguns anos..., construímos igrejas e nunca tive pretensões e este tem sido o meu foco. Quando fui para Rondônia recebi o convite para ser o vice do pastor Reis. Depois ele faleceu e tomei posse da igreja, praticamente sem me dar conta do que estava acontecendo. Naquela época, o presidente da CGADB era o pastor Manoel Fer-reira e pastor Reis já havia dito-me que pretendia falar com o presidente nacional de seu desejo de jubilar-se, mas faleceu antes. Rondônia contava com seis congregações e cerca de 500 a 600 cren-tes. Havia uma obra inicial de construção imensa do templo e da casa pastoral e muitos outros de-safi os. Na mesma ocasião, conheci de perto pas-tor Alcebíades Vasconcelos. Foi por ele que me levou para o Conselho da CPAD, embora qui-sesse mesmo é apresentar-me na CGAD, como candidato dele. Eu estava com pouco mais de 30 anos e era o mais jovem a assumir uma igreja na capital e também o Conselho Administrativo da editora assembleiana – a CPAD.BN - Quais foram os desafi os no Mato Grosso do Sul?Pr. AD - Quando chegamos tínhamos o projeto para construir 100 templos em 10 a 15 anos. Foi difícil. Não havia setores e presbíteros e diáco-nos dirigiam congregações. Em algumas situa-ções eram igrejas maiores que a de um pastor. Com isso, havia diáconos que queria ter mais voz que um pastor. Havia muitos confl itos, mas fomos administrando a situação até defi nir por completo as situações controvérsias. Além disto, tínhamos de construir o templo, mas não havia

meios, pois o nosso projeto era para 100 e hoje estamos com mais de 200, mas se computarmos o interior, esse número chega a cerca de 300 igrejas ligadas à região eclesiástica de Campo Grande.BN - Missões tem sido um alvo constante na vida do irmão... A igreja está em vários conti-nentes do mundo. E agora o que resta?Pr. AD - A igreja mantém hoje cerca de 100 famílias, na América Latina, América do Norte, África e Europa. Não me sinto ainda realizado ministerialmente. O meu desejo é fazer ainda mais. BN - O que leva o irmão a preservar a dinâmi-ca do Reino, notória em suas atividades?Pr. AD - No dia em que perder o apetite espiri-tual, não tiver mais vontade de fazer a obra do Senhor, fi car estático e perder a visão do Reino de Deus, paro. Entretanto, por enquanto man-tenho a missão que o Senhor pôs em meus om-bros. Quero manter-me dentro da oportunidade que Ele me deu e terminar a carreira conforme a visão do apóstolo Paulo: Terminar a carreira a mim proposta e guardar a fé. Também porque acredito que Jesus Cristo está voltando. Só peço saúde e Graça para continuar nesta dinâmica.BN - Qual o segredo de um ministério bem-sucedido?Pr. AD - Quando estava aqui havia somente um ano, fi zeram esta mesma pergunta... O temor a Deus é o ponto fundamental para o sucesso na vida ministerial, além de ter fé e confi ar in-teiramente na sua chamada, pois a visão é Deus quem dá. O temor é o princípio da sabedoria, como preconiza a Palavra. Foi justamente isso que o Senhor falou-me ao usar uma pessoa que, mesmo sem conhecer-me, passou a revelar os segredos de minha postura diante do Senhor. Ela disse-me: - Continue assim.

BN - Tendo em vista as fi losofi as pós-modernas e que buscam alterações da ética humana, qual é a sua postura com respeito a questões de preserva-ções, que dizem respeito à moral e dignidade hu-manas, conforme preconiza a Igreja de Cristo?Pr. AD - Hoje existem muitas linhas, como a igre-ja emergente, pós-moderna, igreja com tendências, pragmática, que não tem um norte, algo concreto... O pragmatismo é coisa do momento. A igreja não pode fugir de sua origem, de seus princípios. Temos que contextualizar sim, pois não podemos viver no tempo de Noé, de Abraão..., mas sem jamais agredir a doutrina da Palavra e não nos prender a coisas que nada tem que ver com as verdades que fundamentam a fé cristã. Nas épocas passadas, não se contava com a mídia como temos hoje e temos de aproveitar os meios, como forma de comunicar o Reino de Deus. O mundo não deve entrar na igreja e temos de com-bater tudo o que diz respeito às práticas pecaminosas, quando se foge do aspecto bíblico. Não podemos es-tacionar no tempo. O próprio Senhor Jesus, quando distribui os talentos, indica-nos o sistema de três ges-tores com atitudes diferentes, conforme a capacidade de cada um. Mas Ele determinou um prazo. É dentro dessa visão, que devemos caminhar. Ele nos deu algo a fazer e por isso o meu segredo é trabalhar. Tenho que realizar a tarefa que Ele mesmo me deu.BN - Qual é a sua postura diante de todas as bên-çãos alcançadas?Pr. AD - A Ele toda a honra, glória e louvor, pois Ele mesmo disse: “Sem mim nada podeis fazer”. Agradeço a minha família, esposa Elizabeth, que o Senhor me deu-me, louvo-o, pois toda a minha famí-lia está na Casa do Senhor, servindo-o. A todos os colegas, pois gosto de trabalhar em equipe, outro fato que o próprio Senhor nos ensina. Levei 5 anos, mas consegui formar uma boa equipe aqui em Campo Grande, dentre os que estão aqui e outros na região e em outros locais.

Foto: Alexis Prappas

De mi

eclesi

a rara

F tFoto:Foto: AlAlexAlexi Pis Pris Prappasappaspp

Pastor Dionizio e sua esposa Missionária Elizabeth

4 DINÂMICA BOA-NOTÍCIACAMPO GRANDE, JULHO DE 2012

Jovens arrecadam alimentosMais de 3 mil jovens se envolvem na arrecadação de toneladas de alimentos e agasalhos

Da Redação

A 2ª Gincana arrecadou mais de 10 mil agasalhos, 3 toneladas de alimentos, regis-traram 300 doações de san-gue e recolheram mais de 300 quilos de pilhas e baterias. Os donativos serão entregues ao Centro de Recuperação de Dependentes Químicos Minha Esperança e à comuni-dade carente da periferia de Campo Grande.

Mais de três mil jovens da União de Mocidade das As-sembleias de Campo Grande (Umadecamp), segundo os organizadores, enfrentaram o frio e participaram da 2ª Gin-cana Gospel de Campo Gran-de, dia 7 de junho, no Parque das Nações Indígenas.

O evento, além das provas físicas, de corridas, equilíbrio, habilidade e psicológicas como montar um quebra--cabeça de 500 peças e des-

vendar um enigma bíblico, tem o objetivo social de ar-recadar alimentos, agasalhos, doações de sangue e recolher material que contaminam o meio ambiente. Para animar a juventude varias bandas lo-cais, tocaram durante o dia, à noite o encerramento foi com a Cantora Gabriela Rocha.

“Este é um evento que reú-ne jovens de todas as regiões de Campo Grande, apesar do frio a participação foi muito

boa, é a segunda edição que realizamos este ano, o tema é Uma Geração em Busca da Excelência, pois é um mo-mento de comunhão e ajuda ao próximo também, ou seja, temos um objetivo espiritual, mas social também”, comenta o presidente da Umadecamp pastor e vereador Lidio Lopes.

“Este evento foi preparado com muito carinho e tínha-mos uma expectativa muito grande por ser essa a segun-

da dessa natureza, mas Deus abençoou e aprovou o nosso trabalho. A participação da mocidade foi excelente e tam-bém a participação da igreja. A gincana foi muito disputada e venceu a equipe que con-seguiu uma boa regularidade durante as provas, mas todas as equipes estão de parabéns”, ressalta Lidio Lopes.

O prefeito de Campo Gran-de, Nelsinho Trad Filho passou pelo local e parabenizou a igreja pela iniciativa de fazer com que os jovens se cons-cientizem de sua responsa-bilidade social e aproveitou para entregar o prêmio de R$ 2 mil reais à Equipe Roxa, ven-cedora e R$ 1 mil e R$ 500 ao segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Já o promotor de Justiça da 27° Vara da Infância e Ado-lescência de Campo Grande, Sérgio Harfouche em sua participação, lembrou aos jo-vens da luta contra as drogas e a necessidade de o jovem se apegar a Deus, para que te-nha uma vida bem sucedida. “Escolhi este caminho com 19 anos e não me arrependo. Sou abençoado e tenho uma família abençoada. O jovem que quer ser bem sucedido deve andar pelos caminhos da Palavra de Deus”, alertou Harfourche.

Jovens se envolvem por completo e se destacam com ações sociais pró-sociedade campo-grandense

Foto

: Dec

om-A

DM

-Cam

po G

rand

e (M

S)

Foto: Ramão Colmam

Ofi cinas em congresso ajuda no aperfeiçoamento de músicos

ADM Teen realiza culto em Colégio Militar

Unelo marca história na ADM Da Redação

Da Redação

No primeiro culto, reali-zado no Colégio Militar em Campo Grande, cerca de 130 pessoas, entre pais e adoles-centes, compareceram ao au-ditório para a adoração Deus. Durante o culto, houve uma palestra sobre relacionamen-to, com a psicóloga Rosilene Gisoato, que orientou pais e adolescentes a como proce-der em seus relacionamentos diários, baseado em conceitos bíblicos.

O culto, realizado no dia 31 de maio, foi programado pelo Departamento de Adolescen-tes da ADM- Central (ADM Teen). O projeto é uma parce-

Durante os dias 22 e 23 de junho centenas de jovens envolvidos no louvor congregacional, estive-ram no primeiro congresso de louvor – Unelo Cele-bra “A excelência na Adoração”. O evento contou com a participação do ministério de louvor Vineyard Brasil de Piratininga – SP e do pastor Domício Junior da Pri-meira Igreja Batista (PIB) em Campo Grande – MS.

Na sexta-feira com a igreja repleta de jovens, o pastor Domício Junior trouxe uma mensagem sobre o exemplo da mulher pecadora, onde sua coragem, ousadia e determinação foram determinantes em sua vida. Ao fi m do culto o ministério Vineyard Brasil veio ao altar para adorar junto com a igreja.

Cerca de 100 jovens participaram do workshop realizado no sábado à tarde, com a equipe Vineyard Brasil e Domício Junior que trouxeram suas experi-ências na área de louvor congregacional.

ria entre o Núcleo de Alunos Evangélicos do Colégio Mili-tar (NAE) e a ADM Teen, lide-rada pelo presbítero Ângelo Augusto dos Santos.

Segundo Ângelo, a inter-mediação para a parceria foi efetivada pelo subcomandan-te do colégio, coronel Paulo Cleto da Silva Filho, que falou aos membros do NAE sobre as atividades desenvolvidas pela ADM Teen e viu a oportunida-de de somar forças pró-Reino de Deus.

De acordo com a diretoria dos adolescentes, o evento será realizado uma vez por mês com o intuito de levar os adolescentes a se envolverem com a obra de Deus.No sábado à noite o evento contou com a

participação da equipe de louvor Adorando o Rei, da ADM central, que levou a igreja a declarar a dependência de Deus. Em seguida o ministério Vineyard subiu ao altar, trazendo canções que aproximam a criatura do criador. O pastor Domício Junior ministrou sobre os verdadeiros adoradores. Para Domício, “marcar a história neste primeiro congresso, foi muito bom, pois ampliar o conheci-mento de pessoas para o serviço no reino de Deus é gratifi cante”.

Ao fi m deste primeiro congresso, o presbítero Edvardes Araújo agradeceu a todos os colabora-dores, familiares e principalmente a Deus, “foi mui-to difícil realizar este congresso, mas para a gloria de Deus a semente foi plantada. No próximo ano esperamos superar as expectativas novamente”, salientou. Pais e adolescentes participaram do evento

Congresso de louvor leva à meditação de conceitos bíblicos de adoração e que produzem enlevo espiritual

Foto: ADM Teen

Foto: Arthur Falcão

ANUNCIAÇÃO

FATOS 5BOA-NOTÍCIACAMPO GRANDE, JULHO DE 2012

Avivamento no domingo de manhã, resulta em vidas renovadas e batismo no Espírito Santo

Todos os departamentos da igreja se mobilizaram para ajudar na realização do congresso de missões

Cruzada alcança mais 17 almas

Congresso de Missões impacta vidas no Bom Jardim

Mais 17 almas se rendem a Jesus e confi rma o objetivo de expandir o Reino de Deus, por meio da Cruzada Âncora da Alma. Nos dias 23 e 24 de junho, a cruzada realizou mais uma atividade evangelística no bairro Tiradentes, com a igreja do Setor 6 – Tiradentes, dirigida pelo pastor Giuliano Stephanini, que serviu como base para a coordenação do evangelismo.

Antes da realização da cru-zada, os membros do grupo evangelístico e membros da igreja, visitaram casas no bair-ro com distribuição de folhe-tos e convites para o evento e muitas pessoas comparece-ram no sábado na cruzada, à Rua Barão de Ubá.

De acordo com supervisor do Departamento de Cruza-das, pastor José Nunes, Deus tem operado maravilhas nos bairros por onde passaram. “O apoio das igrejas nos bairros facilita bastante a aproxima-ção à população, que precisa ouvir do amor de Cristo”, ob-servou pastor Nunes.

O evento na noite de sá-bado, contou com a participa-ção do cantor João Carlos, do conjunto do Círculo de Ora-ção e da mocidade do Setor 6 e também participaram do evangelismo. O evangelista Vanilson de Souza ministrou a Palavra de Deus para aqueles que nunca tinham ouvido fa-lar de Cristo. Após a pregação 17 pessoas aceitaram Cristo, além de outras que se recon-ciliaram.

Com a proposta de conscienti-zação missionária o Setor 11 – Bom Jardim, realizou entre os dias 15 e 17 de junho o 2º Congresso de Mis-sões. Para o secretário de Missões do Setor, pastor Carlos Jorge Rodrigues da Silva “a expectativa da secretaria era uma, mas Deus os surpreendeu fazendo coisas tremendas”. O tema com base em Romanos 13.11, em que apóstolo Paulo traça refl exão so-bre a necessidade de despertarmos do sono espiritual, destacou-se du-rante a celebração.

Segundo o secretário, durante os dias do evento, Deus manifestouo seu poder renovando o amor pelas almas. De acordo com o pastor Carlos Jorge foram distribuídos dois mil fo-lhetos evangelísticos nas imediações da congregação. Jovens e adolescen-

No domingo pela manhã, foi realizado na sub-sede do Tiradentes, um culto de avi-vamento com a participação de toda a igreja, o preletor foi o pastor José Nunes. Houve cinco pessoas batizadas com o Espírito Santo, entre crianças e adultos e a manifestação da glória de Deus sobre todos.

“Para que este trabalho fosse realizado, entregamos três mil folhetos durante a semana, 30 cartazes foram pregados em estabelecimen-tos comerciais da região e três motos equipadas com som, anunciaram o evento de quin-ta-feira à sábado, pelo bairro”, destacou pastor José Nunes.

tes mobilizaram a cantina benefi cen-te, mostrando comprometimento com a obra missionária.

A festividade contou com a par-ticipação do pastor Leidir Ribeiro, presidente da Assembleia de Deus em Três Lagoas (MS). Ele pregou na sexta-feira (15 de junho) e levou a igreja a despertar a visão missionária e o amor pelas almas.

No sábado, o preletor foi o vice--presidente da Assembleia de Deus em Campo Grande, pastor Orlando Monteiro. Ele evidenciou vários teste-munhos vividos no campo missioná-rio. No domingo, pastor José Ansel-mo da Silva, supervisor do Setor 10 – Santo Amaro, ministrou a Palavra na manhã missionária e levou os fi éis ao entendimento sobre a obra mis-sionária.

No domingo à noite, o preletor foi

o 2º vice-presidente da ADM, pastor José Nunes de Andrade, que contou suas experiências com Missões e mostrou à igreja a necessidade de despertar-se para cumprir o chamado de Jesus.

Realização da Cruzada Âncora da Alma contempla a igreja com 17 almas, reconciliações e renovação espiritual

O mover do Espírito Santo impactou a igreja, batizando, curando e renovando

Missões Nacionais e Internacionais é uma dos pujantes trabalhos da ADM

Da RedaçãoFotos: Decom - ADM

Da Redação

Seminário marca final de trimestrePanorama sobre Final dos Tempos concluiu o trimestre de Escola Dominical

Pastor Lauri falou sobre as Últimas Coisas, a partir daquilo já revelado e do que acontecerá

Da Redação

O tema Escatolo-gia (Doutrina das Últimas Coi-

sas) esteve presente todos os domingos pela manhã nos estudos da Escola Do-minical no segundo trimes-

tre de 2012, nas classes Jo-vens e Adultos. Para marcar o encerramento do respec-tivo trimestre, a Superin-tendência da Escola Domi-nical, liderada pelo pastor Samuel Silva, promoveu um estimulante Seminário

Panorâmico do Apocalipse. Pastor Lauri Franco Villas

Bôas, da AD em Bonsuces-so, subúrbio do Rio de Ja-neiro, ministrar o tema. Durante todo o período da manhã, o templo estava re-pleto de fiéis que queriam

ampliar conhecimentos so-bre o Apocalipse. Com pe-culiaridade ímpar e graça, o referido preletor expôs com muita graça o tema. Também não faltou-lhe sabedoria e coerência nas questões reservadas. Suas exposições sobre o Tempo do Fim situou a igreja em muitos pontos difíceis de entender numa simples lei-tura do livro do Apocalipse. Após, foi servido no salão de festas da igreja um al-moço gratuitamente para aproximadamente quatro-centos presentes ao Semi-nário.

A Superintendência da Escola Dominical, por meio do pastores Samuel Silva, Oséias Viana e Aril-do Santos se utiliza desse espaço para agradecer pu-blicamente a Deus pelos objetivos alcançados, que não eram outros senão promover, através da Es-cola Dominical o ensino genuinamente bíblico e a

comunhão fraterna entre todos os alunos desta que é a maior e melhor escola do mundo!

Expressa ainda os agra-decimentos ao apoio irres-trito que o pastor Antonio Dionízio tem dado a ini-ciativas como esta, privile-giando sempre a busca do conhecimento da Palavra de Deus. Finalmente, apro-veita o ensejo para convi-dar a todos que ainda não são matriculados para fazê--lo já no próximo domingo e tornar-se um aluno assí-duo da Escola Bíblica Domi-nical. Por ela, a igreja con-grega famílias e, com isso, fortalece o relacionamento entre pais e filhos, enquan-to as crianças crescem na disciplina do Senhor e os casais aperfeiçoam a vida conjugal.

Portanto “sirva a Deus com excelência e participe da Escola Bíblica Domini-cal”, conclui pastor Samuel Silva.

De forma humorada o pastor Antônio Mesquita aborda com muita proprie-dade um assunto que interessa tanto a quem escreve quanto a quem le, isto é, O Mundo das Palavras. A obra desde o seu início aguça tremendamente a curiosidade do leitor. Cada palavra está carregada de informações pertinentes ao vocábulo em questão tais como a sua etimologia, a progressão do seu uso, quando é inconvenientemente usá-la etc.

No universo de palavras abordadas, algumas são curiosíssimas. Como exem-plo citamos a palavra bigode e o contexto de sua valorização, isto é, o fi o do bigode. Segundo Mesquita, “antigamente, entre os ingleses os negócios e com-promissos eram garantidos por um pêlo de bigode dizendo: By God! (por Deus). Daí o nome transliterado do inglês bygod para o português bigode”. A explica-ção desta palavra ocupa quase uma página, portanto há muito mais para saber sobre o bigode também em outras culturas.

A palavra calote também é curiosa. A palavra obrigado recebe hoje uma co-notação totalmente distinta do início do seu uso. E a palavra sanduíche, que designa esse lanche tão popular, você sabe como surgiu? Está lá, em “O mundo das palavras”. Os alunos vão se divertir enquanto aprendem. Centenas de ou-tras palavras são abordadas de forma curiosa, informativa, cultural, sempre com uma pitada de humor.

Em O Mundo das Palavras, o autor aborda cada uma delas com propriedade, já que o mesmo é autor também de outras obras afi ns, quais sejam Tira-dúvidas da Língua Portuguesa e Manual da Nova Ortografi a da Língua Portuguesa.

Outrora diríamos que O Mundo das Palavras é um livro bacana, mas apren-demos no livro que tal palavra deriva de bacanal, festa banhada de orgia em honra a Baco, deus do vinho. No livro, o vocábulo bacana traz ainda outras infor-mações que justifi cam o abandono do seu uso. Por aí o leitor já tem uma noção do quanto é importante adquirir uma obra como esta, um verdadeiro auxílio na hora de preparar um sermão, uma aula, um discurso, um artigo etc. Para não fi car só nas suas palavras, leia também “O Mundo das Palavras”.

O MUNDO DAS PALAVRAS

6 CULTURA BOA-NOTÍCIACAMPO GRANDE, JULHO DE 2012

Foto: Elen Mesquita

Li e recomendoPr. Samuel Silva

*Pr. Samuel Silva é articulista, graduado em Ciências da Religião, graduando em Pedagogia e diretor do Instituto de Educação Teológica da ADM em Campo Grande (MS).

BOA-NOTÍCIACAMPO GRANDE, JULHO DE 2012 EVIDÊNCIA 7

Provação seguida de bênção

Depois de toda a prova, a Assembleia de Deus em Jardim Paulista comemorou a vitória com a reinauguração

Durante o período de 75 dias, após ser totalmente

destelhado por uma tem-pestade, o templo da ADM no Jardim Paulista – Setor 8, foi reinaugurada. Reforma-da e ampliada, o destelha-mento sofrido no dia 2 de abril, durante vendaval que atingiu a região da capital, a igreja comemorou a reinau-guração no domingo, 17 de junho, durante o Congresso de Jovens.

Com a visão de ter tem-plos espaçosos e acolhe-dores, o pastor-presidente da ADM, Antonio Dionizio solicitou ao Departamento de Obras da igreja, para que, além da reforma, ampliasse a sub-sede para receber os membros com mais confor-to.

Quem gostou das altera-ções, após sofrer com a pro-vação, foi o superintendente do Setor 8, pastor Julinei He-rão. De acordo com pastor Julinei, a igreja foi ampliada

quatro metros, além de ga-nhar novo forro, piso e te-lhado. “Apesar das difi culda-des que enfrentamos, Deus abençoou grandemente

neste período. Muitos ir-mãos, de forma voluntária contribuíram para o término da obra”, observou pastor Julinei.

Durante o período das obras, os cultos foram trans-feridos para o pátio ao lado da igreja, em meio a chu-vas e vento frio. “Houve um

esforço por parte do pastorJulinei e da congregação”,ressaltou pastor OlímpioOliveira, diretor do Departa-mento de Obras da ADM.

Da Redação

75 dias após ser destelhado, templo no Jardim Paulista é reinaugurado com festaFoto: DECOM-ADM

Durante os 3 dias, 12 almas recebem Jesus e jovens são renovados pelo Espírito Santo

Câmara de Vereadores reconhece atividade social dos pastores da ADM Giuliano Stefanini e Julinei Herão

Como vencer o mundo foi temade congresso no Jardim Paulista

Sessão solene na Câmara homenageia pastores

Da Redação

Da Redação

Sob o tema Vencendo o presente século por meio da Palavra, jovens do Setor 8 – Jardim Paulista, levaram 12 pessoas a receberem Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vi-das. O congresso ocorreu de 16 a 18 (junho) e teve a participação do pas-tor Osvandir Paiva, da Assembleia de Deus em Pontes Lacerda (MT). Ele ministrou a Palavra nos três dias de festa.

Sob a liderança do pastor Julinei Herão, supervisor do Setor, a igreja celebrou os benefícios do Senhor na vida dos jovens. No domingo pela manhã, Deus operou milagres

Em comemoração ao Dia do Pas-tor, a Câmara de Vereadores de Cam-po Grande, realizou sessão solene no dia 11 de junho, quando seu 1º vice-presidente, vereador Lidio Lo-pes homenageou os pastores Julinei Herão Ferreira e Giuliano Jacobina Stefanini.

Pastor Julinei é formado em Ci-ências Contábeis, bacharel em Teo-logia e atuou por vários anos na AD em Cuiabá. Em 2005, assumiu a igre-ja na Vila Kellen, posteriormente no Tijuca 2, em 2007, o Setor 12 e hoje é supervisor do 8.

e muitos jovens foram batizados noEspírito Santo e outros renovados.

De acordo com o líder de Jovensdo setor, presbítero Weslei Trajano,2,5 mil folhetos foram distribuídosna região. O resultado deste traba-lho foi a conversão de 12 almas e areconciliação de mais 5.

Na segunda feira e último diade festa, novamente a presença doSenhor foi notória na igreja. ParaWeslei Trajano, “Deus operou pode-rosamente nestes três dias, tratan-do na vida de muitos jovens e aindasalvou vidas importantes das garrasdo maligno, fato mais notório e deglória”, comemorou.

Giuliano é dentista e bacharel em Teologia. Batizou na ADM em 1996 e chegou ao ministério pas-toral em 2006. Atuou em algumas regiões da capital como dirigente de congregação e hoje é supervisor do Setor 6.

“Como obreiros do Senhor, não esperamos reconhecimento huma-no, mas, louvo a Deus pela iniciativa dessa Casa de Leis e pela indicação do meu nome e a do colega de mi-nistério, pastor Julinei, pelo verea-dor Lidio Lopes. Estamos honrados e gratos”, manifestou pastor Giulia-no.

Jovens buscam ao Senhor e encontram bênçãos e milagres durante o congresso

Vereador Lidio Lopes ladeado pelos pastores homenageados na Câmara

Foto: Ramão Colmam

Foto: DECOM-ADM

A igreja na Europa ganha um novo p8 FATO BOA-NOTÍCIA

CAMPO GRANDE, JULHO DE 2012

Pastor Jean Girard Mi-randa Junior é o novo pas-tor da Assembleia de Deus em Cascais (Portugal). Sua posse ocorreu em clima de alegria, no dia 26 de maio (sábado). Pastor Jean Girard Miranda Júnior era o diretor da Secretaria de Missões em Campo Grande (MS), função assumida após pas-torear várias igrejas dessa mesma região eclesiástica. Enviado com a família a Portugal pelo pastor Anto-nio Dionizio, ele substituiu pastor Francisco Pereira da Silva, que se transferiu com a família para Campo Gran-de, onde assumiu a direto-ria da Secretaria de Missões (Semadems).

A programação de pos-se foi realizada pelo presi-dente da Comadems (con-venção do Estado de Mato Grosso do Sul e Outros), da Convenção Européia (Co-madeur) e da Região Ecle-siástica de Campo Grande, pastor Antonio Dionizio. Durante a posse estiveram presentes membros da Convenção de Ministros

das Assembleias de Deus na Europa e também pas-tores-presidentes de igrejas em Portugal, Itália, Alema-nha, Suíça e Espanha. Todos deram as boas-vindas ao pastor Jean Girard, a sua esposa, missionária Lenice e aos fi lhos, Pablo, Renan e Paola.

Também na oportuni-dade, a igreja de Cascais e suas congregações em Bar-reiro, Pontinha, Leiria e Beja saudaram a nova família pastoral que assume a pre-sidência do ministério local.

A igreja também sau-dou e homenageou pastor Francisco Pereira da Silva, que por mais de uma dé-cada, com sua esposa, mis-sionária Sônia e seus fi lhos, Willian, Abiqueila e Rodrigo se dedicaram com amor para o trabalho que o Se-nhor os confi ou em Cascais. Pastor Dionizio fez questão de destacar a fi delidade e lealdade de pastor Fran-cisco, que agora faz parte das atividades da igreja em Campo Grande.

Na mensagem ministra-

Da Redação

enquanto a do pastor Jean Girard é recebida com carinho pelos membrosA família de pastor Francisco se despede da igreja...

Igreja em Cascais recebe a família missionária e obreiros oram com pastor Dionizio durante o momento

Fotos: ADM Portugal

pastor, a partir da ADM em PortugalBOA-NOTÍCIA

CAMPO GRANDE, JULHO DE 2012 9

da, pastor Antonio Dionízio ressaltou o maravilhoso tra-balho realizado por aqueles que vivem intensamente a obra do Senhor no exterior. Ainda o presidente des-tacou também o trabalho realizado pelo pastor Jean Girard, que atuou como su-pervisor de Setores na ADM em Campo Grande, co--pastor no templo-central, secretário da Comadems, presidente da ADM em Mi-randa (MS) e como diretor da Secretaria de Missões (Semadems).

O missionário da ADM em Portugal, pastor Samuel Laurênio, parabenizou o pastor Francisco pela dedi-cação na obra do Senhor. “Ao pastor Francisco deixo os agradecimentos pelo maravilhoso período de dedicação e responsabili-dade para com a causa do Mestre em Portugal, onde também atuou como vice--presidente da Convenção de Ministros das Assem-bleias de Deus para a Euro-pa (Comadeur) e que agora fortalecerá a igreja de Cris-to Jesus em Mato Grosso do Sul”, ressaltou.

Nova faseCom a posse do pastor

Foto

: Dec

om-A

DM

-Cam

po G

rand

e (M

S)

Obreiros fazem fundo aos pastores Francisco e Jean Girard e evidenciam a mudança

solene de posse do novo pastor

Em culto solene, a igreja em Cascais e colegas em outros países europeus receberam pastor Jean Girad em culto dirigido pelo presidente da ADM, pastor Dionizio

Jean Girard, pastor Anto-nio Dionizio pretende uni-fi car ainda mais as igrejas na Europa e incrementar um trabalho com vistas ao crescimento dessas igrejas, tanto em Portugal, onde a igreja já está bem estabele-cida, com número razoável de membros, quanto em

outros países. A partir da Comadeur,

que já tem signifi cativa atuação na Europa, con-gregando Portugal, Itália, Alemanha, Suíça, França, Luxemburgo e Espanha, pastor Jean Girard terá tam-bém a função de provocar maior proximidade dos

missionários e intensifi car suas atividades.

Com isso, a integração de todas as igrejas e missio-nários irá contribuir com o próprio avanço da igreja do Senhor em toda a Europa. Na verdade, pastor Antonio Dionizio quer aproveitar o momento para investir ain-da mais nas atividades das igrejas no Velho Continen-te.

Todos reconhecem a di-fi culdade da propagação do Evangelho em países europeus, onde a frieza espiritual, a indiferença e distanciamento do Criador tornaram-se realidade. Atu-almente a Europa registra grande crescimento do ate-ísmo e de todo tipo de re-lativismo (“teoria fi losófi ca baseada na relatividade do conhecimento e que repu-dia qualquer verdade ou valor absoluto”). A anuncia-ção das Boas-Novas do Rei-no divino encontra inúme-

ras barreiras e até relativasproibições.

Com o dom ministerialevangelístico e toda suapreparação, pastor Jean Gi-rard poderá ser usado peloSenhor para uma grandeobra, tanto em Portugalquanto de ajuda aos com-panheiros.

“Buscamos sempre fa-zer com que a Igreja doSenhor mostre-se presentepor meio da Anunciaçãodo Reino de Deus, em cum-primento ao ‘Ide de Jesus’.Com a posse do pastor Jeanesperamos que a igreja sejamuito bem representada eque toda essa movimenta-ção se traduza em salvaçãoe libertação de vidas. Eledeve unir-se aos colegas jápresentes na Europa, paraque juntos possam fazerainda mais pelo Senhor.Não temos outro objetivosenão ganhar almas para oReino do Senhor”, enfatizoupastor Antonio Dionizio.

10 GERAL BOA-NOTÍCIACAMPO GRANDE, JULHO DE 2012

Para compreender o valor dado ao Muro das Lamentações, o kotel, temos recordar que Abraão, em obediência ao Senhor, levou seu fi lho Isaac ao Monte Moriá para ali apresentá-lo em sacrifício. Jeová impediu a morte do menino. O local aproxi-mado deu origem à cidade santa, a Jerusalém do grande rei Davi cerca de mil anos depois.

Quando Davi pecou contra o Senhor ordenan-do um censo, Deus deu-lhe a escolha de como Israel seria ferido. Em três dias de peste, 70 mil homens pereceram. Quando o Senhor diz basta, o anjo estava próximo à eira de Araúna. A eira é onde se separa o joio do trigo, um terreno duro de chão batido, onde o trigo é espalhado e batido para retirar a palha. Uma posição no monte favo-recia o trabalho em função do vento.

O rei compra a eira por cerca de 7kg de ouro e ali apresenta sacrifício ao Senhor, que responde com fogo do céu. O local é escolhido para receber o templo de Deus, que seria edifi cado por Salo-mão. No culto inaugural, a glória de Deus enche o Templo, a shekkinah.

Após a divisão do reino e a contínua decadên-cia espiritual, Jerusalém é invadida, saqueada e o Templo totalmente destruído por Nabucobo-nosor, rei da Babilônia. Findo o exílio, o Templo é reconstruído. No dia de sua consagração há um misto de alegria e tristeza pela lembrança da ri-queza passada.

Cerca de 30aC, o Templo é totalmente remode-lado por Herodes, que construindo quatro gran-des muros de contenção, cria uma esplanada ca-paz de receber 300 mil peregrinos.

No ano 70dC, o general romano Tito destrói to-talmente a cidade, inclusive o Templo, e jamais o povo judeu teve novamente domínio sobre a área do Templo, hoje tomado por mesquitas (templos muçulmanos).

O muro, uma imponente estrutura, original-mente com 488m de comprimento, 40m de altu-ra e 4,6m de profundidade é o único vestígio do complexo do Templo. Até mesmo o acesso a ele somente foi possível a partir de 1967, quando Is-rael conquistou parte da cidade.

O muro é chamado das lamentações por ser o local mais próximo do Templo que um judeu pode chegar. Chamado das lamentações, pois o Templo foi destruído e não pode ser reedifi cado. Chamado das lamentações, pois a soberania total de Israel sobre Jerusalém ainda não existe.

Para aquele que crê em Jesus como o Messias, o Templo já foi reedifi cado pela sua ressurreição. Cada um torna-se então templo do Espírito San-to em Cristo. A soberania é total do Senhor, nome sobre todo nome, a quem foi dado todo o poder. A Jerusalém que almejamos é a celestial, que tem a glória de Deus e não necessita de sol ou lua. O seu muro é de jaspe e a cidade de ouro puro. O seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro. Louvado seja o nome do Senhor!

O Muro das Lamentações

Arequipa: a notoriedade do PeruPor suas propriedades e fatos históricos a cidade é marca da disputa de infl uência política

Antônio Mesquita

Arequipa não detém somente a presença do respeitado Vulcão Misti, escalado por aventureiros e místicos, que gastam até três dias para chegarem ao topo de glória do ameaça-dor vulcão. Mas, por detrás do monte de 5.800m, está o preconceito entre Lima e a própria cidade, em fun-ção de seus fatos históri-

cos e influência turística e também por ser a segunda maior cidade o Peru, com cerca de 900 mil habitan-tes. Há uma relação de dis-puta e influência entre as duas cidades.

Ao sul do país, a anti-ga cidade inca foi fundada pelo espanhol Francisco Pizarro em 1540 e parcial-mente destruída por dois terremotos, em 1687 e

1868. Os tremores sísmicos podem ser sentidos, pois ocorrem todos os dias, em escalas nem sempre per-ceptíveis. Arequipa tem muitos atrativos turísticos, como os suntuosos prédios construídos pelos espa-nhóis e que levam a cidade a figurar entre as cidades do patrimônio histórico do mundo.

A 2,3 mil metros de al-

titude, às vezes é preciso tomar um chá de coca, para aliviar a pressão. Há muitas frutas (e grandes), várias espécies de milho, como um totalmente pre-to, outros enormes, e vá-rias espécies de batatas. A comida é barata e um dos pratos prediletos é o por-quinho da índia assado, mas a culinária é variada. Taxi também é barato (ali-

ás, sem medo de errar, cer-ca de 70% dos veículos da cidade são formados por taxis). A cidade tem uma boa rede de turismo, tida como a melhor do Peru. A moeda é o Sol e um dólar equivale a 2,665 soles.

Situada em um grande vale entre montanhas dos Andes, a cidade fica à mer-cê do sono do Vulcão Mis-ti, o único ativo, mas sem erupções. Conhecido tam-bém como El Misti, é úni-co simétrico em forma de cone e no inverno tem seu cume coberto de neve. Está entre a montanha Chacha-ni, de 6.075m e o vulcão Pi-chu-Pichu, de 5.669m. A úl-tima erupção ocorreu 1985. Em toda a cidade nota-se a presença de lava seca e os blocos de construções são feitos a partir do mesmo produto, lava do Misti, pois a cidade está aos seus pés, em um grande vale.

A escalada do vulcão, com saída a partir da Pla-za de Armas, local mais vi-sitado e histórico, leva em torno de 7h e a caminhada é feita em dois dias, com acampamentos intermedi-ários. O ar rarefeito causa desgastes, riscos de vômi-tos, por causa da altitude. Há muitas agências, que oferecem guias, roupas e equipamentos para a neve, além de barracas, com o custo entre US$ 80 e 120. Aconselha-se a ingestão de chá de coca ou mastigação de folhas, vendidas normal-mente. Para quem gosta de aventuras é uma ótima opção (enquanto o vulcão dorme!).

Foto: Antonio Mesquita

Ev. Miguel QuevedoSecretário Geral ADM

O imponente Vulcão Misti, fotografado a partir do aeroporto de Arequipa e parte da cidade aos seus pés

BOA-NOTÍCIACAMPO GRANDE, JULHO DE 2012 DESTAQUE 11

ENSINO DA PALAVRAEscola Bíblica no Peru

Reunião daSemademsdiscute prioridade e apoio

EXCELÊNCIA EM AREQUIPA

Pastores da ADM ministram em cidade vigiada pelo Vulcão Misti

Durante o evento, houve uma dinâmica reunião com os missioná-rios presentes: Leandro José-Simone Rodrigues (Alto Hospício, Iquique, Chile); Francemildo Ale-xandre Ribeiro e Arciel Al-ves dos Santos (Trujillo); Jairson Bispo Gomes (Lima) e Amarildo Alves Candelário (Santa Cruz de La Sierra, Bolívia). Tam-bém estavam presentes evangelista Moisés Men-donça, representando a Secretaria de Missões em Campo Grande (Sema-dms), pastor Silvano da Costa, de Bandeirantes (MS), pastor Vilmar Ma-chado e esposa Raquel, de Nova Alvorada (MS), missionário Leandro Machado (Cusco, Peru), enviado pela AD em Ron-dônia, o peruano Wilker-son Jauregui, pastor em Cusco e pastor Martin Mendonza, fi lho do pas-tor Santiago Mendonza.

Em nome do pastor Antonio Dionizio, presi-dente da ADM-Campo Grande, pastor Mesqui-ta ouviu os missionários e transmitiu a todos o plano de ação de apro-ximação e investimento em suas respectivas áre-as, por meio de projetos, que visam à aproximação da central.

Missionários ouvi-ram declarações da preocupação e investimento em Missões da Igreja em Campo Gran-de

Em clima de comunhão e demonstra-ção de interesse pelo aprendizado da Palavra, a Igreja do Senhor em Arequipa (Peru), localizada no vale do Vulcão Mis-ti, se alegrou com a realização da 17ª Es-cuela Bíblica da La Asamblea de Dios em El Perú. Além da igreja local e de mem-bros das 15 congregações regionais, missionários de países vizinhos também participaram.Iniciada no dia 1, a escola se estendeu até 3 de junho, com estudos, sob o me-ga-tema Excelência, nos dois períodos e com cultos à noite. Os preletores rece-bidos pelo pastor-presidente Santiago Mendoza Luque foram Antônio Mes-quita (Campo Grande-MS) – Excelência no Ministério Cristão; Vilmar Machado (Nova Alvorada-MS) – Excelência na Fa-mília; Leandro José da Silva, missionário da ADM em Chile – Excelência em Mis-sões.Nos cultos realizados à noite, o Senhor mostrou-se presente por meio da ação do seu Espírito. Houve conversões, volta de pessoas aos pés de Cristo e momen-tos de evidente ação espiritual.No domingo pela manhã, houve batis-mo nas águas quando cerca de 20 no-vos membros do Corpo de Cristo ‘foram sepultados com Cristo’ e, após, foi reali-zada a Ceia do Senhor, com término do evento. Estiveram presentes obreiros e membros das 16 congregações da AD

em Arequipa e outros de cidades regio-nais.O novo templo, programado para ser inaugurado em quatro anos, teve a pré-inauguração em dois, restando so-mente obras de acabamento de alguns setores. Porém, o templo já funciona em toda a sua capacidade de acomo-dação e com boas instalações.ADM em LimaEm Lima, na volta para o Brasil, estive-mos na igreja pastoreada pelo missio-nário Jairson Bispo Gomes, enviado da AD em Campo Grande e que nos re-

cebeu com a esposa Jane Cristina Ma-chado Gomes. Falamos a um grupo de líderes da igreja, com incentivo à dinâ-mica espiritual, que alavanca projetos de investimento, tanto na vida pessoal quanto no país. As mudanças almeja-das ao país devem ser pensadas a partir da alteração de rumos da população. Nisto o Evangelho tem fundamental importância. À medida que o Evange-lho cresce em um país, o povo também passa a sentir os benefícios por meio do bem-estar social, pois os homens pas-sam a ser mais justos.

Da Redação

Fotos: AD Peru

Palestrantes e missionários presentes na Escola, em frente ao templo em Arequipa

Os crentes em Arequipa mantiveram-se presentes durante os períodos de estudos e nos cultos

12 BOA-NOTÍCIACAMPO GRANDE, JULHO DE 2012

Dezenove recebem Jesus em festa

Dezenove vidas rendem-se aos pés do Senhor Jesus durante a realização do Congresso do Cír-culo de Oração Fonte de Águas Vivas, da ADM-

-Setor 17, cujo supervisor é o pastor Gilmar Flor. Todos os participantes foram impactados e renovados pelo poder da Palavra do Senhor. “Os desafi os foram muitos, contudo, a recompensa veio com a graça de Deus apresentando-se de forma maravilhosa, e oferecendo-nos o privilégio de con-templarmos a sua Bondade”, disse pastor Gilmar.

Os preletores foram o pastor José Carlos Santos, de Guarulhos (SP) e o evangelista Anderson M. Souza, prata da casa. Os dois ministraram a Palavra com excelência e auto-ridade. O tema proposto teve como base Lucas 9.23, a des-tacar o nosso compromisso total e diário com Aquele que nos convocou para uma grande obra.

O evento contou ainda com a participação especial do pastor Olimpio Bezerra Oliveira e de sua esposa missionária Eliana S. Oliveira (Lia). Foi uma valiosa contribuição, pois o casal compartilhou a experiência da providência divina em mais de 20 anos no campo missionário (em Portugal). Fo-ram testemunhos que levaram os corações a pulsarem ace-lerados e desejosos a fazer mais, muito mais, por Missões.

A beleza, elegância e a adoração das irmãs, tão somente confi rmaram toda a dedicação na oração e planejamento de um grupo unido e forte composto por mais de 150 se-

nhoras. Segundo irmã Cinara Flor, esposa do pastor Gilmar, “as regentes abençoadas, Mi-chele e Cleonice e uma diretoria exemplar, que tem à frente a subdiretora, missionária Lu-ciene Pereira, elevaram a graça da realização do evento, para a glória do Senhor”.

Portanto, o Setor 17 (Santo Eugênio), por meio de seu superintendente, pastor Gilmar Tavares Flor, agradece a todos que prestigiaram o Congresso. “Que a mensagem de Cristo continue a ecoar em nossas vidas até a sua Vinda”, ressaltou pastor Gilmar.

Com o apoio do pastor-supervisor Jor-ge Luiz Franco, do Setor 1 – Aero Rancho, a missionária Beatriz Duran implantou o Projeto Embelezando Mulheres de Deus. O projeto tem como meta a evangeli-zação. Segundo Beatriz, “o projeto tem como objetivo mostrar às participantes, que para nós e para Deus elas têm muito valor”.

Elas são mulheres não-evangélicas que recebem o convite para visitar a igreja

quando então participam do projeto e recebendo toda a atenção e carinho es-pecial, a partir do embelezamento e mu-dança de sua aparência. Simultaneamen-te elas recebem a ministração da Palavra, pela diaconisa Adelaide.

Também durante as apresentações, uma delas é sorteada e ganha roupa, sa-pato, trabalho de manicure, pedicure e cabelo. “Elas saem do local lindas, feliz e ainda levam na alma a Palavra de Deus.

Com o objetivo de produzir noções básicas para au-

xiliar e tranquilizar que está às vésperas de iniciar

sua vida conjugal, o Curso para Noivos da Assem-

bleia de Deus Missões, ocorre a cada dois meses.

Os ministrantes querem que a nova experiência, por

meio do casamento, seja verdadeira bênção entre o

homem e a mulher, para uma união além de aben-

çoada também prolongada e vivida com excelência.

Cada módulo do curso oferece orientações úteis e

práticas, para que os sonhos de uma vida a dois em

paz, romântica e boa em todos os aspectos, tornem-

-se realidade.

O próximo curso terá início no dia 1 de agosto, a par-

tir das 9h. As palestras serão ministradas pelos pas-

tores Paulo de Cristo e José Santelli. Depois o curso

voltará a ser ministrado em outubro e em novembro.

Módulos

Os módulos são os seguintes:

Módulo 1 – Princípios divinos para o casamento;

Módulo 2 – Economia familiar;

Módulo 3 – Relacionamento; e

Múdulo 4 – Tira-dúvidas.

Projeto Embelezando Mulheres de Deus

Mulheres e servas do Senhor se empenham na busca pela excelência por meio de atividades

Curso para Noivos abre espaço parainscrições em agosto

“É esforçada, forte e trabalhadora... (...). Ajuda os pobres e os necessitados. (...). O seu marido é estimado por todos... É forte, respeitada e não tem medo do futuro. Fala com sabedoria e delicadeza. Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família.Os seus fi lhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. (...). A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba,mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada”, Provérbios 31

Família, Mulher & filhos

Irmãs-membros do ‘Oração Fonte de Águas Vivas’ investiram com dedicação para o enlevo espiritual da igreja

Foto: Divulgação

Foto: ADM Setor 1

Foto: Arthur Falcão

BOA-NOTÍCIACAMPO GRANDE, JULHO DE 2012 FATO 13

Coxim hospeda ComademsPalestras realçaram a importância dos encontros de pastores-membros do concílio regional das ADsDa Redação

Com o objetivo de pro-mover a comunhão entre os seus ministros fi liados e o fortalecimento das igrejas, a Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Estado do Mato Grosso do Sul (Comadems), realiza reu-niões periódicas, com estudo da Palavra, conforme observa seu presidente, pastor Anto-nio Dionizio da Silva.

Desta vez, o encontro de ministros ocorreu na ADM em Coxim, presidida pelo pastor Espedito Coelho, 2º vi-ce-presidente da Comadems, de 14 a 17 de junho. A expo-sição da Palavra pregada es-teve sob a responsabilidade do pastor Ivaldo Domingos Leôncio, presidente da ADM em Jardim

(MS) e do pastor Alcino Lopes de Toledo, diretor da Faetel (SP). Lideranças ecle-siásticas do Estado estiveram presentes.

A proposta temática foi: Obreiros com Espírito de Ex-celência. Pastor David Tava-res Duarte, diretor-executivo da Comadems, abordou o tema A Excelência da Igreja no Contexto Interno e Exter-no. Com muita propriedade,

o pastor e advogado, instruiu os ministros e obreiros em geral, sobre as obrigações religiosas e civis que com-petem à Igreja. Falou ainda sobre o casamento, homos-sexualismo e a homofobia na perspectiva do Estado, com orientação de como lidar com questões melindrosas como esta, preservando o

rebanho sem, contudo, sofrer censuras pelos oportunistas malévolos que querem acu-sar a Igreja. Questões como o volume do som na igreja e suas implicações legais tam-bém mereceram espaço na preleção do pastor Davi Tava-res Duarte.

Pastor Oséias Viana Cor-reia, gestor da ADM-Campo

Grande, impressionou o au-ditório ao discorrer sobre um tema bastante relevante, po-rém raramente abordado pu-blicamente: “As instituições religiosas e suas obrigações legais”. Foi um verdadeiro curso sobre Administração Eclesiástica.

Ao discorrer sobre o tema Liderando com Excelência,

pastor Samuel Silva, diretorda escola de Teologia da ADM,numa abordagem dinâmica econsistente, discorreu sobre oconceito de liderança; o perfi lde um líder; submissão à lide-rança; o diferencial do lídercristão e o perfi l de um líderexcelente. Em julho, a 3ª EBCocorrerá em Paranaíba e emsetembro em Aquidauana.

Pastores-membros da Comadems tiveram notável aproveitamento com temas atuais e de importância à Igreja

Foto: Decom - ADM

Além de se deliciar com pratos regionais, participantescontribuíram com a propagação do Evangelho

Feira arrecada fundos para obra missionária

Obra do Senhor cresce nosertão baiano

Da RedaçãoDa Redação

A Feira de Consciência Missionária (Feicom) realizou sua 2ª edição, no sá-bado (9/jun), no bairro Aero Rancho, na capital. O evento realizado três vezes ao ano, pela Assembleia de Deus Missões, sob coordenação do pastor-supervisor Jorge Franco. A Feira visa atrair a co-munidade local, por meio de atrativos, como pratos da culinária regional e re-verter todo o dinheiro arrecadado para a obra missionária.

A feira contou com onze barracas tra-dicionalmente caracterizadas e monta-das no pátio lateral da igreja, das 14h às 22h. Simultaneamente à feira foi realiza-do o culto mensal da Santa Ceia e os visi-tantes puderam ouvir hinos de adoração e a exposição da Palavra.

Há quatro anos em Candiba (BA), o obreiro Uilson Fonseca de Jesus permanece ativo na evan-gelização e com novas igrejas na zona rural. “Queremos louvar a Deus pela vida do pastor Antonio Dionizio, que por meio de Secre-taria de Missões tem nos dado o devido apoio”, ressalta o obreiro do Senhor.

Em seu relatório ele diz que pretende realizar a pré-inaugura-ção da congregação em Lagoa de Felipe, em 15 de junho, onde 20 pessoas estão congregando (foto).

Cerca de 500 pessoas saborea-ram salgados, milho cozido, pastel, espetinho de carne com mandioca e vinagrete, tapioca e creps e de sobre-mesa sonho, sorvete, bolo confeitado e bombons. As crianças foram brin-dadas com pula-pula, algodão-doce e pipoca.

Para o participante Nivaldo Teles, a feira é uma oportunidade para gerar integração entre os irmãos. “Durante a Feicom os irmãos interagiram em um ambiente propício. Houve aperiti-vos para todos os gostos e as crianças também puderam aproveitar com um espaço criado propriamente a elas. O evento foi excelente, pois os irmãos es-tavam empenhados em fazer o melhor para a obra do Senhor”, fi nalizou.

Por outro lado, a região con-vive com um momento difícil em função da seca, que já causa de-semprego de 95% da população de alguns municípios. Um deles é Planaltino, no Vale do Jequiri-ça, que tem como seus princi-pais cultivos café, feijão, milho e mandioca, afetados pela falta de água.

Na pecuária o gado de corte e de leite perdeu o peso para abate e a produção de leite foi drasticamente reduzida. A capri-nocultura também já sofreu for-te impacto.

A Feira Missionária está se tornando tradicional e produzindo frutos para o Reino de Deus

Foto: ADM Setor 1

14 SOCIAL BOAS-NOVASCAMPO GRANDE, JULHO DE 2012

SocialFoto 1 – Pastor Abel San-

ches, comemorou no dia 12 de junho, ao lado de sua família e irmãos em Cristo, a passagem de seu aniversário no dia 13 de maio. Felicidades!

Foto 2 – Pastor Gessé Mar-tins, supervisor do Setor 9 (Boa Vista), recebeu homena-gem da família, igreja e ami-gos, durante o culto em ação de graças no dia 14 de junho, em comemoração ao seu aniversá-rio (15 de maio). Parabéns!

Foto 3 – Pastor José Nunes de Andrade, 2º vice-presidente da ADM em Campo Grande, também comemorou seu ani-versário no dia 26 de junho, ao lado de sua esposa Heloisa Helena Moraes de Andrade, ir-mãos em Cristo e amigos. Que Deus o abençoe ricamente.

Foto 4 – Pastor David Duar-te, 3º vice-presidente da ADM, comemorou mais um ano de vida no dia 6 de junho, com sua família e amigos. Muitas feli-cidades.

Foto 5 – Pastor Orlando Monteiro, 1º vice-presidente da ADM, completou mais um ano de vida no dia 16 de maio, com a presença de sua família, irmãos em Cristo e amigos. To-dos desejaram-lhe felicidades e a benção de Deus sobre a sua vida.

Foto 6 – Com muita satisfa-ção, o pastor Oséias Viana, co-memorou mais um ano de vida no dia 19 de junho, desejamos que as ricas bênçãos do Senhor sejam sobre sua vida e de sua família. Parabéns!

Fotos: DECOM-ADM

Foto 1

Foto 3

Foto 5

Foto 2

Foto 4

Foto 6

Leishmaniose some após profeciaO Senhor curou pastor Nunes, a partir de uma profecia por uma irmã em pleno supermercado

Quem vê o pastor José Nunes de Andrade, hoje rea-lizando a obra de Deus atra-vés da Cruzada Âncora da Alma, com todo o vigor, não imagina o que ele passou há 3 anos. O 2º vice-presidente da ADM em Campo Grande é também testemunha do mi-lagre que Deus realizou em sua vida. Entre maio e agos-to de 2009, ele pastoreava a igreja ADM em Bonito, época em que contraiu leishmanio-se visceral e passou quatro meses em tratamento.

Segundo José Nunes, este período foi um tempo muito difícil, pois fi cou muito de-sanimado. Os sintomas da doença começaram a apare-cer depois de algum tempo. O pastor começou a sentir muita febre e dor na cabeça e como o vírus se instalou em seu intestino, passou a perceber que seu intestino estava inchando. Com isso, debilitou-se ainda mais e os médicos apenas deram-lhe um paliativo para diminuir a febre.

Ao chegar a Campo Gran-

Nem só a experiência ministerial tem fortalecido a fé de pastor Nunes, mas também milagres realidades em sua vida

Da Redação

BOA-NOTÍCIACAMPO GRANDE, JULHO DE 2012 TESTEMUNHO 15

de, José Nunes passou por 13 médicos que não diagnos-ticaram nenhum problema. O médico Carlos Geraldo, diretor do Hospital Univer-sitário, foi quem lhe deu um diagnóstico mais preciso. Segundo o médico, ou ele estaria com dengue hemor-rágica, leucemia ou leishma-niose. Carlos Geraldo pediu que o pastor fi zesse exames de leishmaniose. Com san-gramento na gengiva e no nariz, foi constatado que, re-almente, estava com o vírus da leishmaniose visceral.

“O pastor Dionizio colo-cou a igreja de Campo Gran-de em oração ao meu favor. Após dois meses de trata-mento, retornei a Bonito, po-rém, os sintomas voltaram, fazendo-me voltar para a capital”, relatou pastor José Nunes.

O pastor conta que já em Campo Grande, houve um dia que ele e sua esposa Heloisa Helena foram ao su-permercado comprar pão, e, de repente, chegou à fi la do pão, uma irmã desconhecia. Ela disse-lhe que, ao entrar

no estabelecimento, o Se-nhor falou-lhe algo sobre a vida do pastor José Nunes. Através desta irmã, o Senhor disse que me curaria e que voltaria para Bonito sem a doença, observou.

Após a profecia, ele vol-

tou para Bonito e, tempos depois, retornou ao mesmo médico para ser examinado. Depois dos exames de roti-na, constatou-se que estava totalmente curado da leish-maniose.

“Hoje sou agradecido a

Deus, por que Ele proporcio-nou essa nova vida a mim. Ecaso você esteja com proble-mas de soluções impossíveis,creia que este mesmo Deus,que me deu vitória, dará avitória a você também”, feste-jou pastor José Nunes.

Foto: Decom - ADM

16 MATO GROSSO DO SUL BOA-NOTÍCIACAMPO GRANDE, JULHO DE 2012

Maior aquário da América LatinaAquário do Pantanal terá diversifi cação em peixes e milhares de outros animais

A capital do Mato Gros-so do Sul é conhecida por sua infra-estrutura, gran-des avenidas e espaços ar-borizados. Porém, um novo empreendimento pretende deixar Campo Grande com um pouco mais destaque no cenário pantaneiro do Estado. Localizado no Par-que das Nações Indígenas, o Aquário do Pantanal é uma construção com 18,6 mil metros quadrados e conterá 6,6 milhões de li-tros de água, 263 espécies de peixe e 7 mil animais. Tudo isso, em uma estrutu-ra moderna aberta ao pú-blico e que leva a assinatu-ra do arquiteto Ruy Othake, que atesta ser, depois de pronto, o maior aquário da América Latina.

O Aquário do Pantanal

começou a ser construído no dia 14 de maio de 2011, com previsão de término em 26 de outubro de 2013, data esta em que se come-mora o 36º aniversário de criação do Estado de MS.

O ambiente interno do aquário inclui um túnel de 180 graus e mais 24 tanques com jacarés, peixes, sucuris entre outros animais. Além disso, na parte externa ha-verá cinco tanques que po-

explicou.Os interessados em visi-

tar estande do Aquário do Pantanal podem realizar as reservas pelo telefone 67-3327.2514, gratuitamente. O horário de funcionamen-to é de terça-feira a domin-go, das 9h às 21h. A visita-ção está aberta também para escolas ou entidades que queiram conhecê-lo e o máximo de pessoas por caravana é de 40 pessoas.

derão ser percorridos a pé ou em um trajeto aquaviá-rio em barco com fundo de vidro. Ao lado dos tanques, será construído um centro de conferências, laborató-rios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal.

Atualmente, foi constru-ído um stand na lateral da obra, equipado com proje-ções, fotos da fauna e da flora do Pantanal, sob co-mando de uma equipe de

guia turísticos. Segundo o guia turístico, Carlos Iracy Coelho Neto, o espaço esta aberto a visitações desde que agendadas com an-tecedência. “Temos guias turísticos treinados para acompanhar os visitantes e apresentar detalhes do projeto e de sua estrutura. São também exibidas pro-jeções da fauna, dos rios, espécies de peixes dos rios pantaneiros e de Bonito”,

Aquário do Pantanal mostrará a grandeza e a diversidade da natureza de Mato Grosso do Sul, dentro de uma arquitetura futurística e não menos bonita, como nota-se nas maquetes

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Da Redação