jornal bernardo rossi

8
Disposição para mudar Jovem experiente Confira a trajetória do deputado mais votado da história de Petrópolis PÁGINA 3 Propostas que fazem diferença Conheça o plano de governo do candidato para transformar a cidade PÁGINAS 6 E 7 Nascido e criado em Petrópolis e formado em Direito pela UCP, Bernardo foi vereador duas vezes e hoje é deputado estadual pelo PMDB. É candidato a prefeito porque Petrópolis precisa mudar. “Quero colocar a cidade que tem orgulho do seu passado nos trilhos do futuro”, diz ele, que vai implantar um novo modelo de gestão: moderno e dinâmico, em benefício de todos os petropolitanos. “Está na hora de Petrópolis se desenvolver no mesmo ritmo do resto do estado”, afirma o governador Sérgio Cabral, que apoia Bernardo. Coligação Juntos para mudar Petrópolis (PMDB, PSD, PTB, PSL, PRB, PSDB, PP, PSC, PPS E PRTB)

Upload: leandro-azevedo

Post on 22-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


17 download

DESCRIPTION

Jornal Bernardo Rossi

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Bernardo Rossi

Disposição para mudar

Jovem experienteConfira a trajetória do deputado mais votado da história de Petrópolis página 3

propostas que fazem diferençaConheça o plano de governo do candidato para transformar a cidade páginas 6 e 7

Nascido e criado em Petrópolis e formado em Direito pela UCP, Bernardo foi vereador duas vezes e hoje é deputado estadual pelo PMDB. É candidato a prefeito porque Petrópolis precisa mudar. “Quero colocar a cidade que tem orgulho do seu passado nos trilhos do futuro”, diz ele, que vai implantar um novo modelo de gestão: moderno e dinâmico, em benefício de todos os petropolitanos. “Está na hora de Petrópolis se desenvolver no mesmo ritmo do resto do estado”, afirma o governador Sérgio Cabral, que apoia Bernardo.

Colig

ação

Junt

os p

ara

mud

ar P

etró

polis

(PM

DB, P

SD, P

TB, P

SL, P

RB, P

SDB,

PP,

PSC

, PPS

E P

RTB)

Page 2: Jornal Bernardo Rossi

2

“sou o pai do Bernardinho”Bernardo Rossi nasceu em Pe-

trópolis em 5 de janeiro de 1980. Filho caçula de uma família tra-dicional do distrito de Nogueira, ele formou-se em Direito pela Universidade Católica de Pe-trópolis (UCP). Ainda no ensino fundamental conheceu a hoje arquiteta Sabrina Cola Noel. Ali começaram a namorar. Os dois se casaram em 2008. Em 2010, nasceu o pequeno Bernardinho.

Bernardo é filho da professora aposentada Valéria Chim Rossi e do empresário do setor de cons-trução Nilton de Souza Rossi, fa-lecido subitamente em 2003, víti-ma de um aneurisma abdominal. Apesar de nunca ter sido candida-to, seu Nilton era um grande arti-culador político. O pai e também o

tio, Milton Rossi, que foi três vezes vereador, passaram para Bernar-do o gosto pela política. Milton Rossi morreu em 2011, aos 73 anos. “Fiquei ali órfão pela segunda vez”,

lembra Bernardo, emocionado. Foi o tio quem incentivou Ber-

nardo, que na faculdade coman-dou o DCE de Direito da UCP, a se candidatar pela primeira vez

à Câmara dos Vereadores. Em 2004, com apenas 23 anos, ele-geu-se com expressiva votação. Começava ali uma promissora carreira política.

@Bernardo_Rossi /bernardorossi.petropolis

Confira o meu plano de governo completo no site www.bernardo15.com.br

flickr.com/bernardorossi

Me acompanhe nas Redes sociais

“Fiquei ali órfão pela segunda vez”Bernardo rossi, soBre a morte do tio, milton rossi, falecido em 2011

Page 3: Jornal Bernardo Rossi

3www.bernardo15.com.br

Jovem e experiente

na alerj conquistou espaço

Em 2008, depois de um pri-meiro mandato bem avaliado pela população, Bernardo Rossi foi reeleito vereador e, por una-nimidade, tornou-se presidente da Câmara dos Vereadores. Tinha apenas 28 anos. Como presiden-te do Legislativo municipal, pro-moveu profundas mudanças na Casa: acabou com a possibilidade de contratação de parentes, redu-ziu as férias dos vereadores, fez uma gestão que permitiu a Câma-ra economizar e devolveu mais de R$ 1 milhão do seu Orçamento para a Prefeitura aplicar em áreas prioritárias, como Saúde e Educa-ção. Realizou o primeiro concur-so público depois de 30 anos, fez o Parlamento ir às comunidades, abriu as portas de Câmara para visitação pública e contratou es-tagiários bilíngües para guiar os visitantes. As medidas trouxeram o reconhecimento popular.

Em 2010, Bernardo foi eleito deputado estadual com maior votação da história da cidade, com mais de 43 mil votos. Na Alerj, conquistou rapidamente seu espaço: tornou-se presiden-te da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante do Parlamento, por onde pas-sam todos os projetos e mensa-gens do governo. É também cor-regedor geral da Casa.

Bernardo integrou a CPI da Serra, instaurada logo após a tragédia das chuvas de 2011, para apurar responsabilidades. O relatório final, com 261 pági-nas, traz diagnósticos, mapas e sugestões para a prevenção de catástrofes. Boa parte dessas su-gestões integra hoje o Plano de Gestão de Bernardo Rossi, que pode ser conferido na íntegra no site do candidato na Internet (www.bernardo15.com.br).

Em apenas um ano e meio de mandato, Bernardo teve oito leis sancionadas pelo governa-dor Sérgio Cabral. Uma delas cria o programa estadual de va-cinação contra o HPV, principal causador do câncer de colo de útero, o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

É o parlamentar que mais apresentou projetos de lei, são mais de 70 propostas. É co-autor do projeto que prevê re-dução de ICMS de 19% para 2% para empresas da indústria têxtil instaladas em Petrópolis,

Teresópolis e Nova Friburgo, de grande importância para a nossa cidade.

Com bom trânsito no Go-verno estadual, Bernardo teve papel importante para trazer para a cidade duas UPAs, dez leitos de UTI no hospital mu-nicipal de Petrópolis e diversas obras em estradas. É atuante na luta pela revisão do valor do pedágio e pela conservação da BR-040. Intermediou convê-nio entre a UCP e o Governo do Estado que beneficia 500 estu-dantes com bolsas integrais.

Na Alerj, Bernardo Rossi assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Casa. É o deputado com maior número de projetos, são mais de 70 em análise e oito leis em vigor, repetindo o dinamismo de sua atuação na Câmara de Petrópolis. Deu atenção especial aos idosos ao levar para a cidade, com apoio do governador Cabral, a Academia da Terceira Idade

Page 4: Jornal Bernardo Rossi

4

É hora de mudar petrópolisPlena informatização do sistema, com integração de todas as unidades da rede, inclusive as conveniadas, para marcação de consultas, exames, retirada de medicamentos e cirurgias.

Expandir a rede pública para os distritos. Instalar um Centro de Diagnóstico por Imagem e um Centro de Tratamento Oncológico no Hospital Alcides Carneiro. Ampliar o Posto de Saúde da Família. Elaborar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais de Saúde. Concurso público para solucionar a falta de profissionais

saÚDe

Aumentar e renovar a frota de ônibus, atualmente insuficiente para atender a todos, provocando atrasos e superlotação. Ampliar as linhas interbairros aproveitando o fato de

Petrópolis ter vias alternativas que ligam os bairros sem passar pelo Centro Histórico. Implementar soluções inovadoras de transporte de massa, como o Veículo Leve Sobre Trilhos. Construir terminais para passageiros dos ônibus das linhas urbanas e reformar os já existentes, oferecendo conforto e dignidade.

TRanspORTe pÚBLiCO

Chegou a hora. Petrópolis ago-ra tem a chance de, revendo seu passado, fazer acontecer seu pre-sente e planejar e garantir seu futuro. Bernardo Rossi tem pro-postas concretas para resolver os problemas que tanto afligem os moradores da cidade.

Saúde, Transporte Público, Trânsito, Desenvolvimento Eco-nômico, Educação, Habitação, Meio Ambiente, Turismo, Cho-que de Gestão, tudo isso está contemplado em seu Plano de Governo. Cada um desses itens foi profundamente estudado e cuidadosamente elaborado, para que as melhores soluções sejam oferecidas à nossa queri-da cidade. Soluções que garan-tam qualidade de vida a todos os seus moradores, que tragam emprego e desenvolvimento para quem mora aqui.

“Vamos promover um cho-que de gestão em Petrópolis. Hoje muito dinheiro sai pelo ralo, pois é mal aplicado. E quem paga o pato é a popula-ção”, afirma Bernardo, que vai montar uma competente equi-

pe técnica para ajudá-lo a ad-ministrar a Prefeitura.

Assim como fez na Câmara de Vereadores, na Prefeitura de Petrópolis Bernardo Rossi vai promover um governo itineran-te, ouvindo de perto os morado-res. “Sempre estive em contato com a população e na Prefeitura isso não vai mudar”, diz Bernar-

do Rossi, que quer desenvolver a cidade, gerando empregos, especialmente para os jovens em busca de oportunidades e ampliar os espaços para a ter-ceira idade. “Vamos promover o desenvolvimento sustentável, transformando Petrópolis em uma cidade conectada, com eco-nomia limpa, compatível com os demais setores”.

“Vamos promover um choque de gestão em petrópolis. Hoje muito dinheiro sai pelo ralo,pois é mal aplicado. e quem paga o pato é a população”

plano de governo de Bernardo Rossi traz as propostas que vão transformar petrópolis numa cidade moderna, conectada e bem cuidada. Uma cidade feliz.

Criar estacionamentos subterrâneos no Centro Histórico. Implementar a ligação Bingen-Quitandinha, que encurtará em 15 quilômetros a distância percorrida atualmente entre os bairros e os acessos à BR-040. Duplicar vias

como a Washington Luiz e Hermogêneo Silva, e pontes, como a de Corrêas e a Avenida Barão do Rio Branco. Promover intervenções de engenharia em vias onde é registrado o maior número de acidentes. Criar a Secretaria de Trânsito e Ordem Pública.

TRÂnsiTO

Page 5: Jornal Bernardo Rossi

5www.bernardo15.com.br

Construir um Centro de Convenções para eventos simultâneos e de grande porte que estimule o turismo de negócios. Investir na qualidade de serviços, com centros de recepção aos turistas, internet sem fio gratuita em toda a cidade,

acessibilidade para o visitante com deficiência. Prover e incentivar a formação de mão-de-obra qualificada. Divulgar Petrópolis no Brasil e no exterior, utilizando de forma abrangente sua vocação como cenário artístico em produção para o cinema e a televisão.

TURisMO

Instituir o Plano Municipal de Habitação para construção de novas unidades em áreas seguras. Ampliar a parceria com os governos estadual e federal para a reforma de conjuntos

habitacionais, para que sejam mantidos preservados e ocupados, evitando a ida dos moradores para áreas de risco. Programa de contenção de encostas em comunidades e estradas. Acelerar, em parceria com o governo do Estado, a legalização de terrenos onde atualmente moram 4 mil famílias

HaBiTaÇÃO

Rever e fortalecer a política de incentivo fiscal. Implantar o Corredor Industrial, em região que

abrangerá Itaipava, Pedro do Rio e Posse, fora das Áreas de Proteção Ambiental. Atrair empresas não-poluentes a partir da tributação diferenciada do ICMS e da renúncia fiscal. Colocar em funcionamento o Distrito Industrial da Posse. Consolidar a cidade, que tem 600 indústrias têxteis, como a ‘Capital da Moda’.

DesenVOLViMenTO eCOnÔMiCO Instalar o ensino integral nas unidades da

rede pública municipal de forma gradual e continuada. Melhorar a merenda escolar, com acompanhamento permanente de uma

nutricionista. Instituir um programa de avaliação da saúde das crianças. Construir pelo menos uma creche em cada bairro. Ampliar junto ao governo do Estado o programa de custeio de bolsas integrais de cursos tecnólogos na Universidade Católica de Petrópolis. Elaborar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Educação.

eDUCaÇÃO

Fazer auditoria independente e ampla nas contas da Prefeitura de forma que sirva de base para cortes de gastos. Promover reforma administrativa que inclui fundações,

autarquias e sociedades de economia mista. Criar a Escola de Capacitação do Servidor, com programa permanente de cursos para a qualificação dos servidores municipais. Plano de Cargos, Carreiras e Salários do funcionalismo público municipal e concurso público que contemple as reais necessidades do município.

CHOQUe De gesTÃO

Implantar uma política de educação ambiental, voltada para ações nas escolas, comunidades, empresas e na administração pública. Criar o Programa de Certificação Ambiental, que dará às empresas certificadas um selo comprovando

a adoção de práticas sustentáveis de produção ou de prestação dos seus serviços. Ampliar o atendimento da coleta seletiva de lixo para todas as regiões do município e criar eco pontos para entrega voluntária de material reciclável.

MeiO aMBienTe

É hora de mudar petrópolis

Page 6: Jornal Bernardo Rossi

6

eles estão com Bernardo“Bernardo se mostrou competente, sério, capaz. Tem amor pela cidade, pelo povo de Petrópolis e uma história bonita de vida, de dedicação, de tenacidade, de seriedade. Ele vai fazer história em Petrópolis e terá todo o meu apoio para isso”Governador sérGio caBral

“Para mim não tem outro candidato à altura do Bernardo Rossi. Ele é o que a nossa cidade tem de melhor. Temos que colocar gente nova para fazer a diferença no governo e melhorar o que está ruim”marise tavares, 50 anos, dona de casa

“Ele fez um bom trabalho como vereador e está fazendo como deputado. Sei que fará o melhor na Prefeitura de Petrópolis dando atenção a todas as áreas”serafim lanfim, 78 anos, fotóGrafo aposentado

“Precisamos de mais segurança na cidade, votei no Bernardo para vereador e deputado e não me arrependi, ele sempre nos ajuda”maria aparecida campos, 57 anos, dona de casa

“Bernardo é a maior novidade nesse processo eleitoral. É um candidato que está aberto às discussões e tem a cabeça antenada com o futuro”deputado federal HuGo leal

“Competência, lealdade, capacidade de trabalho, amor à cidade de Petrópolis são outros nomes para Bernardo Rossi. Ele reúne todas as

condições para ser um grande prefeito dessa

cidade querida”senador francisco

dornelles

“É um dos quadros mais promissores do PMDB em nosso estado. Tenho certeza de que vai atrair empresas e melhorar a vida dos moradores de Petrópolis, assim como fizemos em Três Rios”prefeito de três rios, vinícius faraH

“Desde que assumiu o mandato, Bernardo tem sido um deputado presente, atuante e fundamental na defesa dos direitos dos cidadãos do nosso estado, especialmente dos deficientes e a Terceira Idade”presidente da alerj, deputado paulo melo

Page 7: Jornal Bernardo Rossi

7www.bernardo15.com.br

a força da mulher

Josilia Fassbender Barreto Nascimento se considera vito-riosa desde o dia em que nasceu, em 14 de agosto de 1955. O parto, na casa da avó materna, Dona Otília, em Bom Jesus do Itaba-poana, Noroeste fluminense, foi muito difícil. “Nasci com o cor-dão umbilical enrolado no pes-coço. Essa foi a primeira graça que recebi de Deus”, diz.

Em Campos dos Goytacazes, Norte do estado, Josilia viveu com os pais e três dos quatro irmãos bons momentos de sua infância, mas também o pior deles: o pai, advogado traba-lhista, foi preso pela ditadura militar por atuar em favor do Sindicato dos Canavieiros, de-nunciando trabalho escravo nos engenhos. Seis meses de-pois, quando foi solto, a família decidiu mudar-se para o Rio e, mais tarde, para Petrópolis.

Formada em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música e em Direito pela Universi-dade Católica de Petrópolis (UCP), Josilia cursa mestrado em Edu-cação. Advogada das áreas Cível e de Família, atuou como profes-sora de Direito Civil e orientadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UCP. Em 2004, além das duas funções, assumiu a Secretaria de Assuntos Comunitários e a Coor-denação dos cursos de Extensão da universidade, levando proje-tos sociais, culturais, atividades educativas e esportivas a todas as comunidades.

Atualmente é responsável pela participação da UCP nos Conse-lhos Municipais, Conferências e Fóruns da cidade. “Aprendi com o meu pai a ter senso de Justiça. Minha vida sempre foi baseada na honestidade e dedicação ao trabalho”, afirma Josilia, filiada ao Partido Progressista (PP) do senador Dornelles.

Casada há 29 anos com o mé-dico veterinário Maurício Luiz do Nascimento, Josilia tem quatro filhos: três biológicos, Juliana, 25 anos, Victor Luiz, 20, Clara Lui-za, 10, e um do “coração”, Thiago Luiz de Jesus Nascimento, 19.

Vice de Bernardo, professora reforça chapa com propostas nas áreas de educação e inclusão social

“aprendi com o meu pai a ter senso de Justiça. Minha vida sempre foi baseada na honestidade e dedicação ao trabalho”

Josilia Fassbender é professora de Direito da UCP e mestranda em Políticas Educacionais

experiência como educadora

Como advogada e profes-sora do ensino superior, Jo-silia sempre esteve à frente de projetos sociais e educa-cionais. “Petrópolis precisa se tornar uma Cidade Criativa, capaz de atrair empresas e incentivar ideias inovadoras. Para isso, precisa aumentar o nível educacional, atrair uma universidade pública, ter uma vida cultural dinâ-mica e estruturas tecnológi-cas, como conexão à Internet, mais avançadas”, diz.

Page 8: Jornal Bernardo Rossi

8

“Vou mudar o modelo de gestão”enTReVisTa | BeRnaRDO ROssi

por que o senhor quer ser pre-feito de petrópolis?Porque sou nascido e criado em Petrópolis, amo a minha cidade e vejo o estado todo se desenvol-vendo e a gente ficando pra trás. Os problemas só aumentam: o trânsito, a saúde, o transpor-te estão caóticos. A cidade está perdendo o bonde da história. Temos que mudar o modelo de gestão, dar agilidade à admi-nistração, atrair empresas, ga-rantir eficiência, aproximar o governo da população. Como deputado e bom trânsito no Go-verno do estado, consegui fazer muitas coisas por Petrópolis. Mas, como prefeito, sei que pos-so fazer muito mais. por que escolheu a professora Josilia como vice?A Josilia, que, aliás, foi minha professora na UCP, tem uma história de vida de muita luta e perseverança. Tem excelente formação, caráter e senso de jus-tiça. Sua experiência na área da Educação vai nos ajudar a revo-lucionar a formação dos nossos alunos, implantando um mode-lo de excelência nas escolas. Hoje Petrópolis está com 3,8 pontos no Ideb, abaixo de cidades menores, como Paulo de Frontin e Tere-sópolis. A meta é aumentarmos esse índice para pelo menos 6

pontos e ficar entre as mais bem avaliadas no estado.

O fato de ser jovem ajuda ou atrapalha?Ajuda. Entre meus adversários, não tem nenhum com a dispo-sição que eu tenho para mudar, para trabalhar. Minha agenda começa na rua às 6h e termi-na depois da meia noite. Minha trajetória mostra que não me falta experiência político-admi-nistrativa. Eu tenho 32 anos e um grande futuro político pela frente. Você pode ter certeza que eu não vou queimar o meu filme fazendo quatro anos de má ad-ministração. Também não sou tão jovem assim. Sou casadão, já tenho um filho pra criar, tem até uns fios brancos teimando em aparecer (risos).

e quais são suas priori-dades?Quero ser o melhor pre-feito da história de Pe-trópolis. Todas as áre-as merecem atenção especial, mas Saúde, Transporte e Trânsito, junto com desenvolvi-mento econômico, são hoje os grandes gargalos da cidade. Meu programa de governo é bastante completo e foi feito a partir de um diagnós-

tico minucioso sobre a cidade. Esse programa não será apenas um plano, será minha Bíblia, minha bússola. Vou formar um time capaz e com a mesma dis-posição que eu para trabalhar. “eu tenho 32 anos

e um grande futuro político pela frente. Você pode ter certeza que eu não vou queimar o meu filme fazendo quatro anos de má administração”

CNPJ

16.2

18.5

55/0

001-

44 -

Tira

gem

: 10

mil

exem

plar

es