jornal angolano de artes e letras una e indivisÍvel unidos por...

1
Cultura Cultura Jornal Angolano de Artes e Letras Academia Angolana de Letras celebra primeiro aniversário “Completou-se um ano no pretérito dia 15 de Setembro de 2016, desde que aqui, nesta augusta sala, tivemos a honra de proclamar a Academia Angolana de Letras, um espaço essencial de liberdade e de responsabilidade cultural e social dos escritores e dos cientistas sociais angolanos”, armou Boaventura Cardoso, PCA da Academia Angolana de Letras (AAL), no acto de celebração do primeiro aniversário da AAL, que teve lugar no dia 11 de Outubro de 2017, no Memorial Dr. António Agostinho Neto. ARTES Kaluandando.com recriar Luanda Kaluanda e Luanda. Homem e espaço. Os desaos na coexistência entre os dois, as suas necessidades, anseios e desejos são o enfoque da exposição “Kaluandando.com”, que está patente desde o dia 3 deste mês no Camões - Centro Cultural Português. LETRAS Conta a lenda que naquele sítio caiu, vindo do céu, o primeiro homem negro. O homem jazia por terra, resfolegando ruidosamente. Dormia um sono pesado de quem acabasse de fazer uma longa viagem e, da sua boca entreaberta, semel- hando uma caverna, saíam sons estertorosos em ritmo compassado que enchiam de pasmo a Criação que por ali andava a fazer pela vida. Feti, o princípio da vida ECO DE ANGOLA Sapiens, uma breve história da humanidade HISTÓRIA Segundo Yuval Noah Harari, toda a cooper- ação humana em grande escala se baseia em mitos compartilhados que só existem na imaginação colectiva das pessoas. Pág. 3 e 4 Pág. 5 Pág. 13 e 14 Pág. 11 eve história humanidade undo Yuval h Harari, a cooper - humana em de escala se ia em mitos partilhados só existem maginação ctiva das oas. 24 de Outubro a 6 de Novembro de 2017 | Nº 146 | Ano VI • Director: José Luís Mendonça • Kz 50,00 UNIDOS POR UMA ANGOLA DEMOCRÁTICA, UNA E INDIVISÍVEL

Upload: others

Post on 17-Nov-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Angolano de Artes e Letras UNA E INDIVISÍVEL UNIDOS POR UMAimgs.sapo.pt/.../content/files/cult-_24.10.17-p01.pdf · 2017. 10. 24. · Sapiens, uma breve história da humanidade

CulturaCulturaJornal Angolano de Artes e Letras

Academia Angolana de Letrascelebra primeiro aniversário“Completou-se um ano no pretérito dia 15 de Setembro de 2016, desde que aqui, nesta augusta sala, tivemos a honra de proclamar a Academia Angolana de Letras, um espaço essencial de liberdade e de responsabilidade cultural e social dos escritores e dos cientistas sociais angolanos”, a�rmou Boaventura Cardoso, PCA da Academia Angolana de Letras (AAL), no acto de celebração do primeiro aniversário da AAL, que teve lugar no dia 11 de Outubro de 2017, no Memorial Dr. António Agostinho Neto.

ARTES

Kaluandando.com recriar Luanda Kaluanda e Luanda. Homem e espaço. Os desa�os na coexistência entre os dois, as suas necessidades, anseios e desejos são o enfoque da exposição “Kaluandando.com”, que está patente desde o dia 3 deste mês no Camões - Centro Cultural Português.

LETRAS

Conta a lenda que naquele sítio caiu, vindo do céu, o primeiro homem negro. O homem jazia por terra, resfolegando

ruidosamente. Dormia um sono pesado de quem acabasse de fazer uma longa viagem e, da sua boca entreaberta, semel-

hando uma caverna, saíam sons estertorosos em ritmo compassado que enchiam de pasmo a Criação que por

ali andava a fazer pela vida.

Feti, o princípio da vidaECO DE ANGOLA

Sapiens, uma breve história da humanidade

HISTÓRIA

Segundo Yuval Noah Harari, toda a cooper-ação humana em grande escala se baseia em mitos compartilhados que só existem na imaginação colectiva das pessoas.

Pág.3 e 4

Pág.5

Pág.13 e 14

Pág.11

eve história humanidade

undo Yuval h Harari, a cooper- humana em de escala se ia em mitos partilhados só existem

maginação ctiva das oas.

24 de Outubro a 6 de Novembro de 2017 |Nº 146 |Ano VI • Director: José Luís Mendonça • Kz 50,00UNIDOS POR UMA

ANGOLA DEMOCRÁTICA,UNA E INDIVISÍVEL