jornal anchieta hoje ed 04

20
Cerca de 40 famílias serão beneficadas com a obra. Os motores irão roncar na terra do Beato Anchieta. Biblioteca Municipal: Anchieta ganha mais 3.900 livros. Iriri: balneário ganhará melhorias Livros, considerados os mais vendidos, estão disponíveis na Biblioteca Municipal José de Anchieta e nas bibliotecas escolares. Foram apresentados para a população as obras de construção de uma nova Estratégia de Saúde sa Família (ESF) e da urbanização da avanida Dom Helvécio. Comunidade também foi beneficiada com pavimentação de ruas. A estudante Selice Stein (foto), que frequenta regularmente a Biblioteca Municipal, adorou a novidade e já leu alguns exemplares. Ano 1 • Ed. 04 • Anchieta • ES • 2011 OJE O JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA p.11 p.14 p.08 p.15 p.09 p.05 p.16 p.17 p.13 p.07 p.09 p.13 Rua Gertrudes recebe pavimentação Semana de capacitações, shows e exposição. Cerca de 300 servidoras participaram de capacitação. Comunidade irá ganhar nova ESF. Obras estão em fase final. Alunos participam de projeto para valorizar cultura. Etapa Nacional de Motocross em Anchieta Agricultura Familiar. Merendeiras. Duas Barras. Oficina audiovisual. Simpósio sobre uso de drogas e álcool Córrego da Prata recebe novas obras Projeto: Incubadora de empresas em Anchieta Conferência da Saúde realizada no município

Upload: prefeitura-municipal

Post on 29-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

O Jornal da Prefeitura Anchieta

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Anchieta Hoje ED 04

Cerca de 40 famílias serão beneficadas com a obra.

Os motores irão roncar na terra do Beato Anchieta.

Biblioteca Municipal: Anchieta ganha mais 3.900 livros.

Iriri: balneário ganhará melhorias

Livros, considerados os mais vendidos, estão disponíveis na Biblioteca Municipal José de Anchieta e nas bibliotecas escolares.

Foram apresentados para a população as obras de construção de uma nova Estratégia de Saúde sa Família (ESF) e da urbanização da avanida Dom Helvécio. Comunidade também foi beneficiada com pavimentação de ruas.

A estudante Selice Stein (foto), que frequenta regularmente a Biblioteca Municipal, adorou a novidade e já leu alguns exemplares.

Ano 1 • Ed. 04 • Anchieta • ES • 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

p.11 p.14

p.08 p.15 p.09 p.05

p.16p.17p.13p.07

p.09

p.13

Rua Gertrudes recebe pavimentação

Semana de capacitações, shows e exposição.

Cerca de 300 servidoras participaram de capacitação.

Comunidade irá ganhar nova ESF. Obras estão em fase final.

Alunos participam de projeto para valorizar cultura.

Etapa Nacional de Motocross em Anchieta

Agricultura Familiar.Merendeiras.Duas Barras.Oficina audiovisual.

Simpósio sobre uso de drogas e álcool

Córrego da Prata recebe novas obras

Projeto: Incubadora de empresas em Anchieta

Conferência da Saúde realizada no município

Page 2: Jornal Anchieta Hoje ED 04

EDITORIAL

Jornal da Prefeitura de Anchieta - Junho/Julho de 2011 - Nº 04

EQUIPE DE GOVERNO

Publicado pela: Gerência Operacional de Comunicação Social Jornalista, Edição e Redação: Thiago de BarrosRelações Públicas, Edição e Redação: Dirceu CettoDiagramação: Sandro M. TravassosProjeto Gráfico: Sandro M. Travassos e Rubens RizziFotografia: Renan Alves e Acervo/PMAImpressão: Gráfica A Gazeta (4.000)

É permitida a reprodução do conteúdo deste jornal desde que citada a fonte.

Rod. do Sol KM 21,5, Nº 1620 - Vila Residencial SamarcoCEP 29230-000 - Anchieta - ES

Tel: 28 3536 1785 / 28 9882 3972

Participe deste jornal, dê sua sugestão.

[email protected]

siga-nos no

twittercurta nosso

facebook

Curtiram no nosso facebook

PREFEITO: Edival PetriVICE-PREFEITA: Paula Louzada

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Flávio SimõesPROCURADORIA: Leonardo Antunes

SecretariasGOVERNO: Jakeline Petri SalariniADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS: Sandro AlpohimFAZENDA: Dirceu PortoEDUCAÇÃO: Paula LouzadaSAÚDE: Fayer Fonseca

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Flavio Sant’AnnaMEIO AMBIENTE: Marcelo PompermayerAGRICULTURA, PESCA E ABASTECIMENTO: Izabel FradeTURISMO, COMÉRCIO E EMPREENDEDORISMO: Edson VandoINFRAESTRUTURA: Renato Lorencini

GerênciasSEGURANÇA PÚBLICA E SOCIAL: Leonardo AbrantesESPORTE E LAZER COMUNITÁRIO: Luiz CarlosCULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO: Telma Amaral

OUVIDORIA: (28) 3536 3233

Informação disponível

Gerência Operacional de Comunicação Social

Ética, compromisso e in-formação devem fazer parte de uma empresa ou

instituição pública. Seguindo esse princípio, estamos to-dos os dias informando com ética, comprometidos com o desenvolvimento do nos-so município. Os nossos tra-balhos são produzidos com muita dedicação para levar até você, cidadão de Anchie-ta, as principais notícias ge-radas com a participação da administração municipal.

Tentamos chegar em todas

as mídias para, dessa forma, nos aproximar de um grande núme-ro de cidadãos. Nosso objetivo é informar sobre o que vem sen-do executado em nossa cida-de, os serviços oferecidos pela máquina pública à disposição da comunidade, as novidades e iniciativas, sejam elas individuais ou institucionais.

Também estamos atentos para divulgar às nossas mani-festações culturais, os nossos empreendedores, o nosso agro-turismo e às nossas belezas na-turais. Tudo isso tem intuito de

promover, ajudar a crescer e va-lorizar o trabalho desempenha-do pelos nossos munícipes.

A vinda de novas empresas e projetos para a região fez a nos-sa cidade ganhar os holofotes, recebendo atenção no Sul do Espírito Santo de empresários e turistas.

Por isso, devemos estar pre-parados para agarrar as oportu-nidades oferecidas. Para isso, a informação é essencial. Por isso, damos a nossa contribuição to-dos os dias, no nosso site e nas mídias sociais, levando informa-

ção sobre oferta de empregos, cursos, ações e eventos.

Esta é a nova edição, que é desenvolvida mensalmente. Foi preparada com muito empe-nho, a fim de registrar os tra-balhos desempenhados pelas secretarias e gerências, especial-mente para você, anchietense, que sonha e acredita em cons-truir um futuro promissor. Con-fira e boa leitura!

E dalhe obraaaaaaas!!! É Anchieta, seguindo firme e forte, rumo ao futuro!!! Hoje eu me orgulho muito mais por ser Anchietense!!

Ótimo trabalho.... (sobre a reforma da escola de Recanto do Sol)

Gê Silva

Jaqueline Cunha

Esta linda a escola. Parabéns a PMA, mais um vez mandou bem!!! (sobre a reforma da escola de Recanto do Sol)

Déborah Delgado

Alcely Nunes ValleAchei exelente a ideia, e, temos muitos lugares lindo ...Vai ser dificil , Anchieta é realmente uma Beleza . Particurlamente amei conhecer as ruínas com o passeio de escuna onde conheci melhor o rio Benevente. Vamos todos jogar o “lixo no lixo” para o bem do nosso rio... a natureza agradece... (sobre as 7 Maravilhas)

GOVERNO

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

2Cada dia uma nova cidade

Junho/Julho de 2011

Page 3: Jornal Anchieta Hoje ED 04

Fala do Prefeito

Uma nova Anchieta para você

A atual administração vem investindo em qualidade de vida e

infraestrutura para todos os anchietenses. Só este ano, já foram autorizadas diversas obras e outras já estão em andamento. To-das as comunidades foram contempladas, de acordo com a solicitação dos pró-prios moradores, enfatiza-da no Orçamento Partici-

pativo realizado todos os anos.

Queremos dar melhor infraestrutura para a popula-ção, como também para os turistas, sem esquecer de va-lorizar as nossas culturas e vo-cações.

Estamos investindo o di-nheiro arrecadado em drena-gem e calçamento de ruas, construção de novas unidades de saúde e escolas, além de

quadras poliesportivas, pon-tes, entre outras ações. Ain-da, a nossa gestão tem ótimo relacionamento com deputa-dos, senadores e os governos Estadual e Federal.

Muitas outras obras estão por vir, para tornar Anchie-ta uma cidade ainda melhor para se viver.

O dinheiro coletado atra-vés dos impostos é retornado para você, cidadão anchieten-

se, que trabalha, paga seus impostos e contribui com o crescimento da nossa bela e amada cidade.

E é para você essa nova Anchieta que vem sendo edi-ficada a cada dia.

Edival José Petri Prefeito Municipal

Anchieta e Condesul podem firmar convênio com Universidade

O prefeito Edival Petri re-cebeu em junho uma equipe técnica de pro-

jetos da Universidade Fede-ral de Viçosa (UFV) e os pre-feitos das cidades de Alfredo Chaves, Iconha e Piúma. O motivo do encontro, que aconteceu na sala de reuni-ões do gabinete, foi conhecer as propostas da Universida-de para as áreas de turismo, infraestrutura, cultura, meio ambiente e agricultura.

Segundo Petri, a iniciati-va partiu da própria Prefeitura, após conhecer o modelo de tra-balho da UFV desenvolvido em diversas cidades do Brasil. “Fo-mos pessoalmente conhecer o trabalho da universidade, vimos que podemos realizar uma par-ceria a fim de desenvolver di-versas áreas em Anchieta e re-gião”, disse.

Durante a reunião, os pre-feitos convidados, e que inte-gram o Consórcio Regional de Integração (Condesul), também sinalizaram possíveis parce-rias com o instituto nas áreas de agricultura familiar, pesca e meio ambiente.

De acordo com a Secretaria de Integração Econômica e Re-gional de Anchieta, a UFV, por meio da Casa dos Prefeitos, de-

senvolve um bom trabalho com diversas cidades e tem custo de consultoria muito inferior aos disponibilizados no mercado.

Se a parceria for firmada, os

municípios serão os primeiros no Estado a realizar convênio com a universidade.

A Casa dos Prefeitos da UFV tem convênio com 18 cidades

de diversos estados e atuação no apoio do desenvolvimento regional, realiza ainda cursos e capacitações e promove mape-amento de editais.

Presença: Estiveram reunidos com Edival Petri, os prefeito de Alfredo Chaves, Fernando Lafayette; de Iconha, Der-celino Mongin e de Piúma, Professor Ricardo. Eles conheceram os trabalhos desempenhados pela UFV.

GOVERNO OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

www.anchieta.es.gov.br 3Cada dia uma nova cidade

Junho/Julho de 2011

Page 4: Jornal Anchieta Hoje ED 04

ADMINISTRAÇÃO ERECURSOS HUMANOSEscola de Governo promove Curso de atendimento ao cidadão

Grupo italiano realiza intercâmbio em Anchieta

A Escola de Governo da Prefeitura de An-chieta realizou na primeira quinzena

de julho o curso Qualidade no Atendimento ao Cida-dão. As aulas aconteceram no auditório da Câmara Mu-nicipal.

De acordo com os organi-zadores, o objetivo foi capa-citar os servidores que atuam no atendimento à população

Um grupo de italianos, composto por profes-sores e alunos da ci-

dade de Castelfranco, veio visitar Anchieta e foram re-cepcionados pelo prefeito. Na ocasião, eles se reuni-ram também com represen-tantes do Mepes para dar andamento ao processo de intercambio entre as duas cidades, que objetiva desen-volver e fomentar ações em diversas áreas.

O grupo ficou hospedado na cidade durante cinco dias. Durante a estadia, eles conhe-

para desempenharem suas funções com mais qualidade e eficiência. A Prefeitura de An-chieta vem buscando melhorar o atendimento em todos os se-tores, humanizando os serviços públicos oferecidos à comuni-dade.

Foram oferecidas duas tur-mas, divididas nos turnos da manhã e tarde, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A carga horá-ria foi de 20 horas presenciais.

ceram alguns pontos turísticos e culturais do município e do Estado. O Convento da Penha e a fábrica de chocolates Ga-roto estavam na lista dos locais que foram visitados pelos italia-nos, como também as comuni-dades de Olivânia e Alto Pon-gal, no interior do município. O agroturismo foi um dos temas discutidos no intercâmbio.

Ainda, aconteceu um en-contro com os alunos da Escola de Turismo do Mepes (EFTUR) e um almoço preparado com ali-mentos da feira da agricultura familiar de Anchieta.

Os servidores foram capacitados para melhor atender os cidadãos.

Os italianos particiram da Semana da Agricultura Familiar.

www.anchieta.es.gov.br Junho/Julho de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

4Cada dia uma nova cidade

Page 5: Jornal Anchieta Hoje ED 04

AGRICULTURA, PESCAE ABASTECIMENTOSemana da Agricultura Familiar em AnchietaNesta edição, o tema do evento foi Segurança Alimentar e Nutricional em Foco. O objetivo foi mostrar a importância e o valor nutricional dos alimentos produzidos na região e expor a diversidade e a importância econômica, social e cultural da agricultura familiar de Anchieta. Mais de 43 estantes mostraram as vocações agrícolas das comunidades.

O município de An-chieta promoveu mais um grande evento. Foi no perí-

odo de 08 a 17 de julho que a cidade realizou a V Sema-na da Agricultura Familiar, na praça São Pedro. Além de capacitações, houve ex-posições, comercialização de produtos e shows. As atrações principais ficaram por conta de Zé Ramalho e Irmãs Galvão, que se apre-sentaram no domingo (17).

Cerca de 20 mil pessoas, segundo os organizadores, passaram pelos estandes da agricultura familiar, partici-param dos shows e visitaram uma fazendinha montada no local da festa. A festa também comemorou o Dia da Juven-tude Rural (15/07) e o dia do Lavrador (25/07).

Na semana anterior aos eventos culturais da Semana (04 a 08), houve capacitações, seminário e visitas técnicas para os agricultores familiares do município.

Para os organizadores da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Se-mapa), o evento teve intuito de oportunizar os agricultores exporem seus produtos e ser-viços e promover a produção.

A agricultora familiar Ane-lis do Sacramento, da comuni-dade de São Lourenço, que faz tapetes e outros artesanatos, disse que o evento possibilita a divulgação do trabalho.

Já Angela de Fátima Loren-

cini Boldrini, da comunidade de Alto Pongal, disse que a iniciativa é muito importan-te para incentivar os agricul-tores. Ela, que fabrica pães e biscoitos, falou ainda que vendeu muitos produtos no evento.

O show das Irmãs Galvão contagiou o público com su-cessos antigos. A eterna músi-

ca Beijinho Doce foi repedida pela família Galvão a pedido da platéia. Já o mega show de Zé Ramalho atraiu uma mul-tidão ao Campo de Futebol da Cidade. A noite de luar fez a apresentação ser ainda mais emocionante. Sucessos como Chão de Giz e Sinôni-mos transformou o local em um amplo coral a céu aberto.

Os agricultores participaram de seminários e visitas técnicas.

A praça São Pedro recebeu muitos visitantes, que apreciaram a agricultura e a cultura das comunidades rurais.

“Na feira as pessoas co-nhecem o nosso trabalho e fazem pedidos”.

Anelis do Sacramento, da comunidade de São Lourenço

www.anchieta.es.gov.brJunho/Julho de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

5Cada dia uma nova cidade

Page 6: Jornal Anchieta Hoje ED 04

Pescadores terão que emitir nota fiscal

Para obter o controle da quantidade de pesca-dos comercializado no

município, a Prefeitura de Anchieta, por meio da Se-cretaria de Agricultura, Pes-ca e Abastecimento, exigirá a emissão da nota fiscal por parte dos pescadores e ca-tadores de caranguejo no ato da venda dos produtos. O bloco de notas, dos mes-mos moldes a do produtor rural, será entregue gratui-tamente pela Prefeitura de

Anchieta ao pescador.Conforme informações da

Secretaria, o pescador ou ca-tador não pagará imposto al-gum, apenas ajudará o municí-pio ter controle sobre a pesca.

Ao contrário dos produtos agrícolas, o município não tem controle sobre o que é comer-cializado com os pescados. Com isso, fica impossível saber o volume de dinheiro injetado no setor. Com a iniciativa, An-chieta poderá planejar e apli-car políticas públicas para be-

neficiar a área.Para obter o bloco, o pes-

cador ou catador deve procu-rar a Gerência Desenvolvimen-to de Pesca e Aquicultura da Secretaria e realizar um cadas-tro. Após, os dados serão en-caminhados para o Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC), que será responsável em emitir o bloco gratuita-mente.

Segundo informações da Gerência, a exigência para o comércio mediante nota fis-

cal também é do Ministério da Pesca em todo território nacio-nal.

O Ministério da Pesca aler-ta: se o pescador ou catador não tiver e nem utilizar o blo-co, não receberá o auxílio do Governo Federal no período de defeso.

Serviço.Secretaria de Agricultura,

Pesca e AbastecimentoTel.: (28) 3536-3069

Agricultura promoveu Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

A Prefeitura de An-chieta, em parceria com a sociedade civil organizada,

realizou a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em julho, no Centro de Re-ferência da Assistência So-cial (Cras). O evento teve como objetivo discutir po-líticas públicas de âmbito nacional, estadual e muni-cipal que visam à garantia do direito humano a ali-mentação adequada e sau-dável.

Para a coordenadora do Lar Renascer, Grazieli de Mat-tos Vieira, o evento foi de suma importância para todos as entidades públicas.

O assunto sobre alimenta-ção e fome vem sendo discu-tido há muito tempo em todo o país, o que não é diferente no município de Anchieta.

As políticas públicas já de-senvolvidas pela administra-ção vão ao encontro do que propôs a Conferência.

“Muitas vezes temos aces-so à quantidade de alimento, mas a qualidade acaba sendo

esquecida. Temos que, tam-bém, discutir todas as etapas da produção do alimento por meio da Agricultura Familiar e, acima de tudo, debater as diversas formas do combate a fome”, disseram os organi-zadores do evento.

Participaram das discus-sões diversos cidadãos da so-ciedade civil organizada.

As propostas sugeridas no encontro serão analisadas pelo Conselho Municipal e implantadas em Anchieta.

Crianças do coral do Serviço de convivência e Fortalecmento de Vínculo realizeram a abertura do evento.

Houve trabalho de grupos entre os participantes.

AGRICULTURA, PESCA E ABASTECIMENTO

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

6Cada dia uma nova cidade

Junho/Julho de 2011

Page 7: Jornal Anchieta Hoje ED 04

ASSISTÊNCIASOCIALAnchieta realizou Simpósio para prevenir uso de álcool e drogasO objetivo foi instituir ações de prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas.

A Prefeitura de Anchie-ta, por meio da Secre-taria de Assistência Social (Semas), junta-

mente com o Centro de Re-ferência da Assistência Social (Cras), realizou no final de junho o Simpósio de Preven-ção ao Uso Indevido de Álco-ol e outras Drogas. O evento, que teve ampla participação da comunidade, aconteceu na noite do dia 27, no Audi-tório do Cras.

Conforme a coordenação do Cras, o Simpósio também teve como finalidade capacitar pessoas que possam entender o processo e traçar estratégias para reduzir o uso de álcool e drogas no município, efetivan-do ações de capacitação nas escolas, igrejas e comunidades.

Serviço Social do ServidorA Prefeitura tem um pro-

grama que oferece tratamento e acompanhamento aos servi-dores com dependência quí-mica, que é o Serviço Social do Servidor.

Atualmente, cerca de 20 funcionários da municipalidade recebem acompanhamento. No espaço, há médico, psicólogo, assistente social, enfermeiros e outros profissionais que atuam para desenvolver ações para a qualidade de vida do servidor.

Campanha do Agasalho arrecadou diversos do nativos

A Secretaria de Assistên-cia Social de Anchieta, por meio do Programa

Cidadania Ativa, realizou em junho a Campanha do Agasalho 2011.

Com o tema Roupa Boa a Gente Doa, os organizadores

arrecadaram um grande nú-mero de donativos, como co-bertores, meias, luvas, lençóis, e outros itens similares, em bom estado de conservação. Foram recolhidos cerca de 5 mil peças, que foram doadas para diversas famílias da Sede e do

interior.“Com a chegada do inverno

e das baixas temperaturas sur-gem também às oportunidades de fazer o bem e ajudar o pró-ximo. Foi pensando nisso que promovemos essa campanha”, disseram os organizadores.

O membro do Conselho Estadual Antidrogas, Expedito Jorge (destaque), foi um dos palestrantes.

Subtenente Luiz Brits Barros, da Polícia Militar, também palestrou no Simpósio.

Serviço Social do ServidorTel.: (28) 3536-2401

[email protected]

www.anchieta.es.gov.brJunho/Julho de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

7Cada dia uma nova cidade

Page 8: Jornal Anchieta Hoje ED 04

CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICOJovens participaram de oficina audiovisual

A Gerência Estratégi-ca de Cultura e Pa-trimônio Histórico de Anchieta, com a

parceria da Secretaria Mu-nicipal de Educação, trouxe para o município uma ofici-na de iniciação audiovisual. As aulas foram realizadas de 12 a 15 de julho com alunos das escolas EMPSG “Amarilis Fernandes Garcia” e EMEF Irmã Terezinha Godoy de Al-meida.

Os jovens participantes fo-ram selecionados pelos coor-denadores das duas unidades. O objetivo foi capacitar jovens para utilizar o audiovisual como instrumento de registro das ex-pressões culturais, das tradições e figuras humanas da região.

A oficina, que aconteceu na Escola Terezinha Godoy de Al-meida, foi ministrada por dois profissionais. Além do conhe-cimento técnico em produção, criação audiovisual de docu-mentários audiovisuais através de aulas práticas, os alunos participantes tiveram a opor-tunidade de vivenciar todas as etapas de produção de um do-cumentário. Segundo a Gerên-cia, os alunos tiveram noções de roteiro, pesquisa, cuidados e procedimentos práticos com a câmera e o tripé, estrutura de sequências, enquadramento, foco, profundidade, luz natural e recortes simples de luz inter-na para entrevistas, captação de som, bem como noções bá-sicas de decupagem e edição.

Ao final da oficina foi reali-zado um filme digital, com cer-ca de dez minutos de duração, que representará a diversidade cultural do município e será exi-bido durante a realização da 1ª

Mostra Capixaba de Audiovisu-al Histórico-Cultural, que será promovida em agosto. Os fil-mes realizados concorrerão nas categorias de “melhor filme”, “melhor roteiro”, “melhor pro-dução” e “melhor Filme – júri popular”. A equipe vencedora de cada categoria receberá tro-féus, e a equipe vencedora na categoria “melhor filme” rece-berá, além do troféu, uma câ-mera filmadora.

Mostra. A oficina é parte preparatória para a 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual His-tórico-Cultural, um projeto da Secretaria de Estado da Cul-tura. A Mostra envolverá 13 municípios da Região Sul capi-xaba: Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro do Itapemirim, Ico-nha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Pre-sidente Kennedy, Piúma e Rio Novo do Sul.

Alunos das escolas municipais Amarilis Fernandes Garcia e Irmã Terezinha Godoy participaram das oficinas.

O projeto visa capacitar jovens para utilizar o audiovisual no sentido de registrar as expressões culturais da região.

www.anchieta.es.gov.brJunho/Julho de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

8Cada dia uma nova cidade

Page 9: Jornal Anchieta Hoje ED 04

SECRETARIA DEEDUCAÇÃOLivros mais vendidos, disponíveis na Biblioteca de Anchieta

A população de An-chieta tem 3.900 motivos para ter mais conhecimen-

to. Essa é a quantidade de exemplares de livros que a Prefeitura da cidade adqui-riu e já está disponíveis nas bibliotecas do município. Dentre os novos títulos, es-tão alguns considerados os mais vendidos.

De acordo com a coorde-nadoria da Biblioteca Pública Municipal, os livros serão dis-tribuídos também para 14 bi-bliotecas escolares.

O município investiu mais de R$ 246 mil para a compra, com objetivo de enriquecer o acervo da Biblioteca Central

e das escolas municipais. A Biblioteca Municipal, que re-cebe mais de 700 visitas por mês, já possui cerca de 18 mil títulos e a cada ano renova o acervo.

Biblioteca desenvolve di-versos projetos

A Biblioteca Municipal de Anchieta vai além do prédio onde funciona, no Centro da Cidade. A equipe que atua no setor desenvolve diversos pro-jetos fora das quatro paredes. No hospital da cidade, uma equipe visita semanalmente o setor de pediatria e realiza leitura e inclusão digital com computadores portáteis. As crianças e a família recebem

ainda atenção e contação de histórias.

Já na Casa de Passagem do município, é realizada co-memoração do aniversário das crianças e empréstimo de livros, como também aconte-

“São obras literários e

demais áreas de conhecimento,

incluindo títulos considerados os mais vendidos

recentemente no Brasil”.

As servidoras também tiveram aulas práticas de gastronomia.

ce na Casa da Melhor Idade. A intenção ainda é promover uma interação com as pesso-as, além do conhecimento por meio de livros e cartilhas.

Também na delegacia, a Biblioteca realiza empréstimo de livros aos detentos. O pro-jeto deu tão certo que os pri-sioneiros já solicitam os livros que querem ler. O emprésti-mo é realizado toda semana.

Além desses projetos, a Biblioteca promove o Café Li-terário a cada trimestre, onde acontece contação de histó-rias, apresentação cultural e declamação de poemas e po-esias, sempre valorizando os artistas locais e homenagean-do autores consagrados.

Educação promove curso de Formação de Merendeiras

A Secretaria de Educação, por meio da Equipe de Alimentação Escolar,

realizou durante o recesso escolar, em julho, mais uma edição do curso de Formação de Merendeiras. Temas rela-cionados à nutrição, como trabalho em equipe, ergono-mia no trabalho, segurança alimentar, qualidade de vida, gastronomia, foram aborda-dos no evento.

A formação teve como obje-tivo ampliar e aperfeiçoar os co-nhecimentos teóricos e práticos dos profissionais que atuam na área da alimentação escolar no município. Participaram cerca de 300 merendeiras e agentes de serviços básicos das escolas da rede municipal.

www.anchieta.es.gov.brJunho/Julho de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

9Cada dia uma nova cidade

Page 10: Jornal Anchieta Hoje ED 04

Iniciadas obras da nova escola de Duas Barras

A Prefeitura de Anchie-ta já iniciou a constru-ção da escola munici-

pal da comunidade de Duas Barras, interior do municí-pio. Serão investidos cerca de R$ 1,8 milhão para edi-ficação da unidade escolar.

A obra prevê, em sua estru-tura, hall de entrada, seis salas de aula, sala dos professores, secretaria, sala de espera, sala de informática com nove com-putadores, playground, biblio-

teca, cozinha, área coberta para refeitório, área de servi-ço, dispensa, estacionamento e quadra poliesportiva. Haverá ainda, uma área exclusiva para as crianças de quatro a seis anos, como banheiros total-mente adaptados. Vale ressal-tar que a escola será totalmen-te adaptada para deficientes físicos.

Mais escolasTambém está em constru-

ção a nova escola e a quadra poliesportiva do bairro Nova Esperança, que terá capaci-dade para atender 350 alu-nos, das comunidades de Belo Horizonte e Goembê. Ainda, está em processo de licitação, o projeto para cons-trução da unidade escolar da Praia dos Castelhanos e Novo Horizonte.

De acordo com informa-ções da Secretaria de Infraes-trutura, será edificada ainda

uma escola modelo no bairro Justiça, na Sede municipal, com previsão de investimen-tos de quase R$ 8 milhões. Essa nova unidade terá qua-dra poliesportiva coberta, salas adaptadas para porta-dores de necessidades espe-ciais. Com atitude ecológica, o projeto do novo prédio tem reaproveitamento da água de chuva para ser utilizada em banheiros e irrigação dos jar-dins.

Alunos de Anchieta com novos uniformes

A Prefeitura de Anchieta instituiu o uniforme escolar em todas as 49

escolas do município, a fim de atender cerca de seis mil alunos da rede. O objetivo é identificar todos os estudan-tes e padronizar a identifica-ção. Todas as escolas foram contempladas, incluindo as creches e a escola da As-sociação Pestalozzi. Antes, cada escola tinha o seu pró-prio uniforme.

O kit, doado aos estudan-tes pela Prefeitura, inclui blusa, bermuda, tênis, mochilas e es-tojo. Os alunos começaram a utilizar as novas peças desde a última segunda-feira (18), de-pois de retornarem do recesso escolar.

De acordo com a secretária de Educação, Paula Louzada, os uniformes são importan-tes para a identificação e se-gurança dos alunos. “Seu uso desenvolve nos alunos o senti-mento de patriotismo e de per-tencimento a um grupo, o que é importante para o desenvol-vimento psicossocial. Com essa iniciativa procuramos valorizar os alunos da rede e reforçar o

diferencial que é a qualidade da educação”, disse.

Segundo a professora da

Escola Municipal de Planalto, Lenimara das Neves Pereira, o material é de boa qualidade e

organiza a escola. “Com essa iniciativa os alunos serão facil-mente identificados e não pre-cisarão gastar com a compra de mochilas e outras peças”, disse. A aluna Andressa Reis Aquino, que estuda na unida-de, no 2º ano do ensino funda-mental, adorou a novidade e já utiliza as novas peças.

Os uniformes possibili-tarão menos gastos para as famílias, em virtude de não precisarem mais se preocupar com roupas para utilizar no dia a dia escolar.

Outros investimentos. A Educação também investiu na aquisição de novos utensílios para serem utilizados nas refei-ções dos alunos. Foram com-prados canecas de vidro e no-vos talheres. Ainda, cada aluno recebeu um exemplar do novo livro didático, produzido para atualizar os dados históricos e geográficos do município. Até o final de agosto, chega ao mu-nicípio dois novos caminhões, adquiridos para entregar a ali-mentação escolar nas escolas da Sede e do interior. Com esse novo veículo a Educação irá agilizar o fornecimento.

A aluna Andressa Reis Aquino e seus colegas já estão utilizando os novos uniformes e materiais oferecidos pela Prefeitura.

EDUCAÇÃO

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

10Cada dia uma nova cidade

Junho/Julho de 2011

Page 11: Jornal Anchieta Hoje ED 04

ESPORTE E LAZER COMUNITÁRIOEtapa do Brasileiro de Motocross em Anchieta

A adrenalina irá to-mar conta de An-chieta em agosto. Será quando os

motores estarão aquecidos para a 4ª Etapa do Pro Tork Brasileiro de Motocross. O evento irá acontecer nos dias 20 e 21 de agosto, na Praça de Eventos da cida-de. A expectativa é que cerca de 200 pilotos parti-cipem das competições em sete categorias: 65cc, 85cc, 230cc, MX1, MX2, MX3 e MX4.

O evento é realizado pela Federação Capixaba de Mo-tociclismo e pela Prefeitura de Anchieta, com apoio do Go-verno do Estado e supervisão da Confederação Brasileira de Motocross (CBM). Conforme os organizadores, a expecta-tiva é que aproximadamente 17 mil pessoas compareçam às arquibancadas para presti-giar as competições.

De acordo a CBM, os trei-nos livres serão no sábado (20) pela manhã. Já os classi-ficatórios serão no sábado no horário de 13h e 16h. O warm up (aquecimento) será no do-

mingo (entre 8h e 10h) e as corridas irão acontecer no domingo, entre 11h e 16h. A premiação, de acordo com a CBM, de todas as categorias será num total de R$ 40 mil.

O presidente da Federa-ção Capixaba de Motocross, Renan Loubak, garante que o evento terá uma estrutura

espetacular e moderna para garantir segurança para os pilotos e promover um super show para a platéia.

Já o gerente de Esportes e Lazer Comunitário de An-chieta, Luiz Carlos de Mattos, acredita que a etapa irá movi-mentar a cidade, agregando valor ao turismo. “Milhares

de pessoas virão para assistir o espetáculo, pois o moto-cross é um evento que atrai inúmeras pessoas. Com isso, vamos movimentar o nosso comércio e as pousadas e atrair visitantes para curtirem as nossas praias e outras be-lezas que a cidade tem de so-bra”, disse.

Etapa Nacional irá atrair milhares de pessoas para Anchieta.

Anchieta realiza V Campeonato Municipal de Futebol

Desde o dia 19 de junho a Gerência de Esporte e Lazer Comunitário de

Anchieta iniciou o V Campe-onato Municipal de Futebol de Campo. 11 times anchie-tenses participam da compe-

“Realizamos esse evento

para estimular jovens e adultos

às práticas esportivas”.

tição que se estenderá até o mês de outubro. A primeira rodada dos jogos aconteceu na comunidade de Itapeuna.

Conforme a Gerência de Es-portes e Lazer Comunitário, o campeonato objetiva integrar

as comunidades por meio do esporte.

Serão 13 rodadas antes das oitavas de final. A final do campeonato está marcada para acontecer em outubro, no campo de Jabaquara.

www.anchieta.es.gov.brJunho/Julho de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

11Cada dia uma nova cidade

Page 12: Jornal Anchieta Hoje ED 04

Anchieta ativo no esporte

Anchieta está ativo no esporte. Diversos ti-mes, de modalidades

diferentes, vêm participando intensamente de competi-ções de nível regional e esta-dual. A Prefeitura, por meio da Gerência de Esportes e La-zer Comunitário vem atuan-do para promover os atletas e times do município.

Para o gerencia de Esportes e Lazer Comunitário, a municipa-lidade se preocupa em promo-ver e participar de competições a fim aproximar os cidadãos das práticas esportivas. “Estamos sempre atuando para incentivar as práticas esportivas, sabemos da importância do esporte para a saúde. Queremos incentivar os nossos jovens a participar de algumas modalidades, por isso estamos sempre participando e promovendo algo na área”, dis-seram os responsáveis.

Anchieta participou recen-temente das Olimpíadas Esco-lares, IV Copa Aest Estadual de Voleibol, Copa Fastigool em Mi-nas Gerais, Copa A Gazetinha, Copa A Tribuna, Competições de Karatê e Handebol, Ciclismo, Copa do Brasil, Copa Popular, além de competições locais, en-tre outros.

Equipe anchietense com familiares comemoram o vice-campeonato da 4ª Copa Fastgool 2011 de Brumadinho - MG. A equipe também foi premiada na categoria disciplina e organização.

20 A 21 DE AGOSTO

MOTÓDROMO DE ANCHIETA

A PARTIR DAS 9HENTRADA FRANCA!

O município promove e participa

de diversas competições.

Ana e Maurício, pais do atleta Eduardo , orgulhosos com as conquistas.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

12Cada dia uma nova cidade

Junho/Julho de 2011

Page 13: Jornal Anchieta Hoje ED 04

SECRETARIA DEINFRAESTRUTURAPrefeitura apresentou projetos da nova ESF e de Urbanização em Iriri

A Secretaria Munici-pal de Infraestrutura apresentou em julho os projetos para as

obras de construção de uma nova unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) e da urbanização da avenida Dom Helvécio, na comunidade de Iriri. Agora, os projetos serão encaminhados para licitação e em breve serão executados pela Prefeitura, beneficiando centenas de moradores.

Estratégia Saúde da FamíliaA nova Estratégia Saúde da

Família (ESF) será construída em uma área de 512 m2 e será edi-ficada na avenida Padre Anchie-ta. O terreno, adquirido pela Prefeitura para a construção do prédio, tem 755 m2. A estima-tiva é que a obra custe mais de R$ 1 milhão.

A ESF contará com duas áreas de decks, com bancos e mesas com cadeiras, para o bem-estar dos funcionários e dos usuários, jardins e canteiros externos. Como apoio, haverá sala multiuso – que poderá ser utilizada como auditório para 60 pessoas sentadas, banhei-ros, bebedouros e fraldário. No atendimento ao paciente, a ESF

contará com recepção; sala de procedimento; sala de curativo; sala de vacina; sala de nebuliza-ção; farmácia; sala de preparo; sala de observação; consultório odontológico, escovódromo e quatro consultórios médicos.

O projeto apresentado está adaptado aos Parâmetros Bási-cos de Infraestrutura para Uni-dades Básicas de Saúde, esta-belecidos pela Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 50, pelo Sistema de Apoio a Elaboração de Projetos de In-vestimentos em Saúde – Soma-sus e pelo Ministério da Saúde.

Pensando na questão da sustentabilidade, a obra irá contar com dois reservatórios para as águas da chuva, para que os funcionários utilizem na limpeza.

UrbanizaçãoO projeto de urbanização

da avenida Dom Helvécio, em Iriri, foi executado pelo arqui-teto urbanístico Mauro Mot-ta, que apresentou um visual arrojado, inovador e adequa-do para o balneário. Além da avenida principal, as duas prin-cipais vias de acesso também

serão revitalizadas.As calçadas serão amplia-

das e adaptadas para os por-tadores de necessidades espe-ciais, com rampas e calçadas específicas. No total, serão mais de 2,5 km de obra, que irá contemplar estacionamen-tos; pontos de ônibus; esqui-nas com telefones públicos e mesa com cadeiras, entre ou-tros. As faixas de pedestre se-rão mais elevadas, obrigando o motorista a reduzir a veloci-dade. Cerca de 515 Ipês e 185 palmeiras serão plantados no trajeto.

Iriri: Comunidade participou das apresentações das novas obras. Bairro também ganhará mais pavimentação.

Córrego da Prata ganha novas obras

A comunidade de Cór-rego da Prata, interior de Anchieta, vai rece-

ber novas obras. Dentro de alguns dias será entregue aos moradores a reforma e ampliação da quadra polies-portiva, a construção de um palco e de uma nova praça. O palco servirá para apre-

sentações culturais e artísti-cas promovidas pela comu-nidade. Ainda, vem sendo edificado o Centro Comuni-tário de Convivência e Mul-tiuso.

Para essas obras, o muni-cípio investirá R$ 503.121,44. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, os investimentos

irão trazer bem-estar para a po-pulação local.

A Prefeitura de Anchieta já construiu diversos Centros Co-munitários, a fim de disponibi-lizar para as comunidades um local próprio para encontros, capacitações e eventos comu-nitários. Todos são equipados e possuem salas amplas.

Outra preocupação da ad-ministração é edificar em todas as comunidades, tanto da Sede como do interior, quadra para práticas esportivas. “Entende-mos que o esporte afasta os jovens das drogas, promove a saúde e integra as comunida-des”, disse o prefeito de An-chieta.

www.anchieta.es.gov.br Junho/Julho de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

13Cada dia uma nova cidade

Page 14: Jornal Anchieta Hoje ED 04

Serviço de táxi é reestruturado no município

A Prefeitura de Anchie-ta, por meio da Secre-taria de Infraestrutu-

ra, realizou em julho uma capacitação para os taxistas do município. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura. A finalidade foi organizar o serviço e atuali-zar os proprietários sobre a legislação vigente e os pon-tos turísticos e culturais do município.

Uma equipe já recadastrou e vistoriou todos os taxis da cidade. Após o procedimento, foram cassadas 45 concessões, em virtude de não compare-cerem ao recadastramento.

Hoje, o município tem 45 ta-xistas habilitados para traba-lhar, que já foram adesivados em acordo com a lei municipal nº 562/2009.

Os veículos já foram adesi-vados, com identificação pa-drão. A Prefeitura arcou com 50% do valor do serviço. “Es-tamos reestrurando o serviço para oferecer aos munícipes e turistas um serviço de qualida-de”, disseram os representan-tes da Secretaria.

Município sinaliza cons-trução de rodoviária

O prefeito Edival Petri sina-lizou no encontro a construção

Rua Gertrudes recebe pavimentaçãoOs moradores não terão mais problemas com lama e poeira e o bairro estará mais revitalizado.

Os moradores da rua Gertrudes, no bairro São Pedro, em Anchie-

ta, receberão em breve a conclusão dos serviços de drenagem e pavimentação do logradouro. A previsão é que em 20 dias a rua es-teja totalmente pavimen-tada. A Prefeitura aplicou R$ 148.45,18 para execução do projeto, beneficiando mais de 40 famílias da loca-lidade. A empresa que vem executando a obra é a FPS Construtora.

Segundo a moradora Ju-

racy Marvila, a obra vai facilitar a vida das famílias que residem no local.

Ruas e estradas mais segu-ras

A Prefeitura vem execu-

de uma rodoviária no municí-pio. Segundo ele, o processo está em fase de desapropria-ção para implantação do pro-jeto. “Estamos preparando a

cidade para os futuros investi-mentos, com uma rodoviária, o transporte coletivo será mais organizado e, possivelmente, com novas linhas’, disse.

Modelo de como ficará os veículos (taxi).

A moradora Juracy Marvila está feliz a nova obra em sua rua.

“Não teremos mais lama perto de casa. Em épo-cas de chuva a rua ficava cheia de lama, dificultan-do o acesso dos pedes-tres”, disse.

Juracy Marvila, moradora da rua Gertrudes, no bairro São Pedro

tando um projeto de pavi-mentação e drenagem de diversas ruas, beneficiando comunidades da Sede e do interior. Cerca de R$ 7 mi-lhões vem sendo aplicados para concretização desse

projeto. Outro projeto, no valor de

R$ 15 milhões, será iniciado para atender mais comuni-dades com pavimentação de ruas e estradas. Esse projeto será iniciado em agosto.

INFRAESTRUTURA

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

14Cada dia uma nova cidade

Junho/Julho de 2011

Page 15: Jornal Anchieta Hoje ED 04

SECRETARIA DESAÚDENova subunidade de Duas Barras terá tratamento odontológico

Em breve ficará pronta a subunidade de Saú-de da comunidade de Duas Barras, no inte-

rior de Anchieta. A subuni-dade, que vem recebendo ampliação e moderniza-ção, pertence à Estratégia Saúde da Família (ESF) de Jabaquara. Dez profissio-nais fazem atendimento na unidade.

A boa notícia para os usuários é que a nova uni-dade vai ganhar um consul-tório odontológico, com um profissional, um auxiliar e um gabinete de serviços. A construção fica próximo da Igreja católica local e da pré--escola municipal. Os investi-mentos são na ordem de R$

202.868,63, com recursos do próprio município.

A área construída é de 100 m2 e terá, além do con-sultório odontológico, sala de vacina, sala de esterili-zação, consultório médico, consultório de enfermagem, cozinha, recepção e três ba-nheiros. A área externa será ajardinada.

Os investimentos são da ordem de R$ 202.868,63, com recursos

do próprio município.

Consultoria da Ufes cria projeto de educação permanente na SaúdeO objetivo do projeto é garantir que os profissionais de saúde do município estejam continuamente atualizados em sua formação profissional, de maneira a oferecer à população serviços de saúde de alta qualidade e resolutibilidade.

A Prefeitura de Anchie-ta contratou uma consultoria especiali-

zada da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) para analisar os processos de trabalho na Secreta-ria de Saúde e apresentar uma proposta de educação permanente a todas as ca-tegorias profissionais que atuam no setor.

O contrato prevê que o

projeto piloto desenvolvido na Saúde será posteriormente aplicado às demais secretarias municipais de Anchieta.

De acordo com informa-ções da Secretaria, em virtu-de de vivenciarmos grandes transformações, e que novas tecnologias surgem a cada momento, é necessário uma qualificação permanente para estruturar o sistema municipal de Saúde.

As obras da nova undiade estão em rítmo acelerado.

Profissionais da Saúde participam constantemente de capacitações.

www.anchieta.es.gov.brJunho/Julho de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

15Cada dia uma nova cidade

Page 16: Jornal Anchieta Hoje ED 04

Cursos ampliam qualidade e estimulam inovações na gestão

Além de investimentos em novas construções, a Secretaria de Saúde

de Anchieta vem desen-volvendo um intenso pro-grama de capacitação dos profissionais, com cursos de especialização, cursos para atualização profissional, curso para gestores do Sis-tema Único de Saúde (SUS) e para formação lideranças.

No curso de especialização em Atenção Primária à Saúde participam 40 profissionais de diversos setores; no curso ‘Multiplicadores de Saberes’ as beneficiadas são as enfer-meiras que atuam nas ESFs; o

curso para lideranças benefi-cia 40 profissionais do Comitê Gestor e da Equipe de Comu-nicação em Saúde.

O Curso para Gestores do SUS começou a ser imple-mentado em abril. Cinco pro-fissionais da área de gestão

da Secretaria de Saúde estão participando. As aulas são mi-nistradas pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Funda-ção Oswaldo Cruz (Fiofruz). A modalidade é semi-presencial.

Carlos Florentino, gerente administrativo da Secretaria,

acredita que o curso é uma importante ferramenta para ampliar e aperfeiçoar os ser-viços de saúde no município.

“O programa do curso res-ponde às atuais exigências de universalidade com qualidade e equidade do SUS”, conclui.

Conferência Municipal de Saúde envia propostas à etapa estadualNo dia 13 de julho, no auditório da Prefeitura de Anchieta, aconteceu a Conferência Municipal de Saúde com o tema central ‘Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro’.

O evento contou com a participação ativa de 150 pessoas entre pro-

fissionais de saúde, estu-dantes, servidores públicos, representantes dos Conse-lhos Municipal e Locais de Saúde, lideranças comuni-tárias e usuários dos servi-ços de saúde.

Pela primeira vez em An-chieta, os eixos temáticos foram debatidos em pré--conferências realizadas na

semana anterior, nas unidades da Estratégia Saúde da Famí-lia. Dessas reuniões foram ela-boradas as 150 propostas que foram avaliadas na Conferên-cia Municipal. Os conferencis-tas selecionaram 35 propostas consideradas as melhores para serem enviadas à Conferência Estadual.

Encerrada a solenidade de abertura, seguiram-se pales-tras sobre os eixos temáticos. O secretário de Saúde, Fayer

Fonseca falou sobre a gestão e o financiamento do SUS, desta-cando que o Brasil gasta atual-mente cerca de R$ 350,00 por habitante, enquanto outros pa-íses, como o Canadá, gastam dez vezes mais.

Técnicos das Secretarias Mu-nicipal e Estadual de Saúde dis-correram sobre os temas: con-trole social; Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e Classifica-ção de Risco.

Durante a tarde aconteceu

a discussão em plenária das propostas oriundas das reuni-ões das pré-conferências, bem como a inserção de novas pro-postas advindas dos participan-tes do evento. No final do en-contro, foram eleitos os quatro delegados que vão a Vitória, para representar o município na etapa estadual, que aconte-ce no final de julho. Os delega-dos representam os usuários, os profissionais de saúde, os pres-tadores de serviço e o governo.

Saúde promove constantes cursos para os servidores.

Cerca de 200 pessoas participaram do evento.

SAÚDE

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

16Cada dia uma nova cidade

Junho/Julho de 2011

Page 17: Jornal Anchieta Hoje ED 04

TURISMO, COMÉRCIO E EMPREENDEDORISMOPrefeitura de Anchieta e Condesul iniciam projeto de incubadora

Foi oficializado no início de julho o programa pi-loto para a implantação de uma incubadora não

residente para atender as atuais e futuras empresas de Anchieta e dos demais muni-cípios que compõem o Con-sórcio de Desenvolvimento do Sul (Condesul). Em um en-contro, ocorrido na Prefeitu-ra de Anchieta, o prefeito e presidente da Consesul, Edi-val Petri, validou a implan-tação do projeto. A partir de agora, inicia o Planejamento da Incubadora não Residen-te Piloto em Anchieta.

A proposta consiste em do-tar de infraestrutura e prestação de serviços de apoio às empresas interessadas por meio parceiros externos. Abraçaram a iniciati-va, o Sebrae, Findes e Samarco. A Associação Empresarial de Anchieta (AEA) e o Governo do Estado, por meio da vice-gover-nadoria e da Secretaria de Ciên-cia e Tecnologia também estão empenhados e ativos no proje-to. No encontro, foi acordado também que Anchieta será a

sede da incubadora. O programa de incubadora

não residente visa à formação, através da incubação, inovação, capacitação e integração com grandes e pequenas empresas.

Incubadora: A proposta tem o objetivo de ajudar empresas iniciantes a enfrenta-rem as dificuldades relacionadas à falta de capital, ao desconhecimento do mercado e à inexperiência para administrar o negócio em questão, reduzindo o risco da mortalidade da empresa. A incubação dá suporte com insfra-estrutura (custos básicos, como local, energia, internet etc.) e treinamentos relacionados ao mercado.

Incubadora não residente: modalida-de voltada para empresas que não precisam de espaço físico para desenvolver o projeto, mas que necessitam do apoio em serviços de consultoria e capacitação. Dessa forma, em Anchieta, a incubadora terá sua sede física no município e as empresas que querem estar in-cubadas não precisam se instalar dentro da in-cubadora, apenas, desenvolver as atividades na incubadora.

De acordo com informações da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, as em-presas que aderirem a iniciativa irão receber capacitação, apoio contábil, jurídico e científico,

além de gestão do conhecimen-to. A expectativa dos envolvidos é que o projeto piloto esteja em funcionamento em até 12 me-ses.

Entenda melhor:

Anchieta na ExpoCatólica em São Paulo

A 8ª Edição da ExpoCa-tólica foi realizada em julho, no Pavilhão

Verde do ExpoCenter Nor-te, em São Paulo. A cidade de Anchieta esteve presen-te no evento, juntamente com a Secretaria Estadual de Turismo e mais quatro municípios capixabas. A fi-

nalidade foi representar o turismo religioso do Estado por meio dos municípios de Anchieta, Vila Velha, Vitó-ria, Castelo e Ibiraçú.

ExpoCatólica é o principal evento católico do gênero e considerado a maior feira de negócios e serviços religiosos da América Latina.

Anchieta também presente no Salão de Turismo

As belezas naturais, a gastronomia e a cultura de Anchieta estiveram

representadas na 6ª edição do Salão do Turismo - Rotei-ros do Brasil, que aconteceu em julho, no Anhembi, em São Paulo. A cidade capixaba exibiu os pontos turísticos, além dos circuitos culturais,

religiosos e a culinária exis-tentes no município.

O Salão do Turismo, promo-vido pelo Governo Federal, é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvol-vidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.

Prefeitura de Anchieta deu início ao projeto que beneficiará empresas do município e região.

www.anchieta.es.gov.brJunho/Julho de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

17Cada dia uma nova cidade

Page 18: Jornal Anchieta Hoje ED 04

Anchieta assinou Termo de Compromisso Ambiental

Secretaria de Meio Ambiente em novo endereço

O prefeito de Anchieta, Edival Petri, assinou no final de junho o Termo de Compro-

misso Ambiental (TCA) jun-to ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O objetivo é a adequação e utilização do Rio Una, localizado na Sede do município. A solicitação partiu da própria Prefeitura.

Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, o TCA vem para assegurar a proteção do rio, em virtude do crescimento populacional previsto com os in-vestimentos que serão aplicados no município.

O município de Anchieta apresentará ao Iema um Plano de Ação para recuperação da capacidade de drenagem do manancial, que possibilitará a mitigação dos impactos dos em-preendimentos em seu entorno e consequentemente a instala-ção. O rio Una, que nasce no Morro da Penha, atravessa boa parte dos bairros de Anchieta e deságua no mar.

Anchieta é o único município do Estado a oferecer licenciamento ambiental pela internet.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está funcionando em

novo endereço. O novo local fica na rua Leonar-do Yamin Esteves, Portal de Anchieta. O espaço é mais amplo e possibilitará desenvolver com mais co-modidade os trabalhos da

pasta.A Secretaria vem desen-

volvendo ações e projetos em todo o município. Moderni-zação e pioneirismo também fazem parte da pasta, que fez Anchieta ser o único mu-nicípio do Estado a oferecer licenciamento ambiental pela internet. A cidade também

tem exclusividade estadual no zoneamento costeiro, pois é a primeira do Espírito Santo a criar um programa em nível municipal, com a finalidade de preservar o litoral e desen-volver regras para ocupação de áreas litorâneas, em suas 23 praias.

O setor também pretende

SECRETARIA DEMEIO AMBIENTE

aplicar um grande volume de recursos para aprimorar as duas unidades de conserva-ção existente no município: Reserva de Desenvolvimen-to Sustentável Papagaios (manguezal) e Área de Pro-teção Ambiental Tartaruga (que tem cerca de 10 km de praias).

O rio Una nasce no Morro da Penha e deságua na praia Central de Anchieta (foto).

www.anchieta.es.gov.br Junho/Julho de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

18Cada dia uma nova cidade

Page 19: Jornal Anchieta Hoje ED 04

FOTOS E AÇÕES - JUNHO 2011

Mestres reunidos no 1º Festival de Capoeira entrega de Cordas.

Curso de Multiplicadores de Sabe-res, promovida pela Sec. de Saúde.

Nereo Marchesotti sempre ad-quire produtos na Feira, às 4ª feiras.

Profissioanais do Serviço Social do Servidor.

1º Festival de Capoeira e entrega de Cordas de Anchieta.

Secretários e gerentes no evento do Programa Municípios Saudáveis.

Professor Richard, palestrou so-bre maruins em Alto Pongal.

Conferência Municipal de Saúde de Anchieta.

Produtor de café em Córrego da Prata.

Capacitação promovida pela Secretaria de Educação.

Arraiá dos Idosos no Centro de Convivência de Castelhanos.

Fazendinha na Festa da Agricultu-ra Familair atraiu muitas crianças.

Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de Anchieta. .

www.anchieta.es.gov.brJunho/Julho de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

19Cada dia uma nova cidade

Page 20: Jornal Anchieta Hoje ED 04

Visitantes puderam apreciar os temperos de Limeira.

Córrego da Prata trouxe pães e bolos para a Feira.

Artesanato presente na Feira. Mel e licores de Itaperorma Baixa, aguçou o paladar dos visitantes.

Delicias de Arerá também presen-tes na Semana.

Juliana Brandão apresentou o es-tande de Belo Horizonte.

A criatividade do artesanato da Assanart.

Seminário na Semana da Agricul-tura Familiar de Anchieta.

TV Gazeta esteve presente no evento e entrevistou expositores.

Moda de Viola: Ney da Viola e Amarildo fizeram um grande show.

Coral de Alto Pongal presente na Semana da Agricultura Familiar.

Temperos de diversos sabores.

Multidão assistiu ao belíssimo show de Zé Ramalho, que aconteceu no campo de futebol da cidade.

Agricultura Familiar - JUNHO 2011

www.anchieta.es.gov.br Junho/Julho de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

20Cada dia uma nova cidade