jornal agora 16 a 22-02

16
“Peço perdão por todos os meus defeitos” Aos 85 anos, cansado, e numa demonstração de desapego e humildade, o Papa Bento XVI marca a sua renúncia para o próximo dia 28. Página 5 “Para conduzir a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim” E o Galo engoliu o Peixe Num jogo emocionante, o Paulista esfolou o Santos de Neymar, com um placar surpreendente. Página 12 Vereador adota estilo transparente Páginas 4 Prefeito de Jarinu espera R$ 7, 5 milhões Página 11 Os melhores momentos do Carnaval O feriadão foi alegre e marcado pela tranquilidade, em todo o Aglomerado Urbano. Em Campo Limpo, Mestre André (foto) faturou o troféu de melhor escola de samba do Carnaval. Confira, nesta edição, o álbum da folia geral. Páginas 6, 7, 8 e 9 ANO 2 - Nº24 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 16 A 22/02 DE 2013 3 x 1

Upload: marcel-garcia

Post on 08-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Agora de circulação em Campo Limpo Paulista e Região

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL AGORA 16 a 22-02

“Peçoperdão por

todos osmeus

defeitos”Aos 85 anos, cansado, e

numa demonstração dedesapego e humildade, o

Papa Bento XVI marca a suarenúncia para o próximo

dia 28. Página 5 “Para conduzir a barca deSão Pedro e anunciar oEvangelho, é necessáriotambém o vigor tanto docorpo como do espírito,vigor que, nos últimosmeses, diminuiu em mim”

E o Galo engoliu o PeixeNum jogo emocionante, o Paulista esfolou o

Santos de Neymar, com um placar surpreendente.Página 12

Vereador adota estilo

transparentePáginas 4

Prefeito de Jarinu

esperaR$ 7, 5

milhõesPágina 11

Os melhores momentos do CarnavalO feriadão foi alegre

e marcado pela tranquilidade, em todo o

Aglomerado Urbano.Em Campo Limpo,Mestre André (foto) faturou o troféu de

melhor escola de sambado Carnaval. Confira,nesta edição, o álbum

da folia geral.

Páginas 6, 7, 8 e 9

ANO 2 - Nº24 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 16 A 22/02 DE 2013

3 x 1

Page 2: JORNAL AGORA 16 a 22-02

2 OPINIÃO 16 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013

CNPJ (MF) 03.619.535/0001-33

Editor de conteúdo Jornalista José Maurício dos SantosMTB: 18.279 E-mail: [email protected]

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do jornal.Circula nas cidades de Campo Limpo Paulista, Jarinu, VárzeaPaulista e Jundiaí

ESCREVA PARA NÓSE-mail: [email protected] mensagens devem trazer a assinatura, o endereço, o número da cédula de identidade e o telefone do remetente.Por motivos de espaço ou clareza, as cartas poderão ser publicadas resumidamente.

Atendimento ao leitor e a anunciantes:(11) 4533-2118 / 98818-2615/ 98864-4462Visite o AGORA na web: agoraclp.com.br

EDITORIAL

Os recentes atropelamento emorte de uma capivara na mar-

ginal direita do rio Jundiaí servemde alerta às autoridades de CampoLimpo Paulista e Várzea Paulista.

Motoristas e cidadãos ficaram in-dignados com a demora para o re-colhimento do bicho, quando o fatomais preocupante é não apenas orisco a que estão expostos os grupos

de animais que frequentementeatravessam a pista, e, sim, o perigode acidentes graves.

Para maior segurança dos con-dutores de veículos – e, igualmente,para proteção dos animais –, seriainteressante que os departamentosde trânsito dos dois municípios es-tudassem a possibilidade de im-plantar guard rail ao longo de toda

a marginal do rio Jundiaí.Em alguns trechos do principal

corredor de interligação dessas ci-dades com Jundiaí foram registra-dos acidentes graves, inclusive commortes, principalmente em dias dechuva e também por imprudênciade motoristas que abusam do ex-cesso de velocidade.

Além de tal providência, falta si-

nalização, vertical e horizontal,alertando para a presença de ani-mais.

Já que, neste momento, gruposde ambientalistas defendem o fimdo rodeio da festa do peão, em de-fesa dos animais, vamos tambémabraçar essa causa, para preserva-ção da vida de gente, capivaras e ou-tros bichos.

EESSPPAAÇÇOO MMIIXX

EXPEDIENTE

ANIVERSÁRIO

PT festeja 33 anos

Partido dos Trabalhadores (PT) comemora 33 anos deexistência e organiza eventos para lembrar a data . Desta-cam-se uma exposição multimídia instalada na Câmara dosDeputados, em Brasília, mostrando a trajetória do partidodesde sua fundação, e uma comemoração no dia 20 de fe-vereiro, em São Paulo, para filiados e convidados, com pre-senças já confirmadas da presidenta Dilma Rousseff e oex-presidente Lula.

A festa marcará também os 10 anos de governo federaldo PT. ”Vamos celebrar as grandes conquistas, as mudançasno Brasil nos últimos dez anos, o fim da dependência aoFMI, o aumento do salário mínimo, o fim da miséria ex-trema, enfim, indicadores que mostram que nós temos hojeoutro Brasil”, diz o presidente Rui Falcão.

LUTA

O partido de Marina

Após dois anos de discussões e indefinição sobre seu objetivo, formato, programa e até mesmo nome, o novo par-tido político organizado pela ex-ministra Marina Silva estáprestes a ganhar vida. Convocado para o próximo sábado(16), o Encontro Nacional da Rede Pró-Partido deverá reunircerca de mil e quinhentos militantes em Brasília com o objetivo de dar o pontapé inicial na nova legenda a tempode disputar as eleições para a Presidência da República e osgovernos estaduais em 2014.

SUCESSO

Carnaval nota 10

A administração do prefeito José Roberto de Assis e os di-rigentes de blocos e escolas de samba driblaram todas as di-ficuldades e, com empenho e criatividade, realizaram embelo carnaval em Campo Limpo Paulista, com desfiles e bai-les no Teatro de Arena.

Aliás, se repete na cidade um fenômeno que se alastraem diversas localidades: em vez da tradicional folia oficial,multiplicam-se os blocos populares, para uma brincadeirasem compromisso, nem regras e jurados.

TERMINAL

Água para lavar as mãos

O vereador Tonico da Ambulância pede a instalação deuma central de torneiras com água nos lavabos dos sanitá-rios do Terminal Rodoviário de Campo Limpo Paulista.

Alô, Rápido Luxo Campinas: além de um serviço de ôni-bus precário, atraso nos horários e tarifa cara, os usuáriostêm de ficar com as mãos sujas?

ENERGIA

Horário de verão

Não se esqueça: à meia-noite deste sábado, 16, chegaao fim o horário de verãonas regiões Sul, Sudeste eCentro-Oeste. Iniciado em 21de outubro do ano passado,ele tem como objetivo redu-zir a demanda de energia nopaís, principalmente no pe-ríodo de pico, que vai das 18às 21 horas, quando a ilumi-nação pública é ativada e asfamílias retornam para casa,ligando aparelhos eletrôni-cos, como TV, ventiladores emicro-ondas.

FRASE

E a Mancha Verde seguiu os passos

do Palmeiras

– Da modelo Ana PaulaMinerato, musa da

Gaviões da Fiel, alfine-tando a escola vinculada à

torcida organizada do Palmeiras que rebaixada

no Carnaval de São Paulo.

“ “

Page 3: JORNAL AGORA 16 a 22-02

SEGURANCA Mesmo com o fim da folia, fiscalização vistoria prédios para evitar acidentes

OLHA ISSO AÍ...

José Roberto mantém alertamáximo: segurança do cidadão

em primeiro lugar

- Da Redação -

Campo Limpo - O Car-naval passou, mas a pre-ocupação das autori -dades, de toda a região,é apertar o cerco a casasnoturnas, bares, templosreligiosos e estabeleci-mentos frequentadospor grande número depessoas, para que todosos itens de segurança dopúblico sejam seguidos àrisca.

No município, oprefeito José Roberto deAssis determinou "alertamáximo" à Defesa Civil,que, atuando em conjun-to com a Guarda Munici-pal e setor de fiscaliza-ção, intensif icou asações de orientação evistorias.

O rigor é tanto queaté mesmo o Cine TeatroAyrton Senna foi interdi-tado. Motivo: o prédiopúblico ocupado tantopara manifestações cul-turais quanto parareuniões e eventos diver-sos da comunidade estáem precário estado deconservação, com pare-des rachadas, inf i l -trações e parte do teto eforro comprometidapelo abandono dos últi-mos 16 anos. Até as saí-das de emergência estãobloqueadas.

A equipe da Diretoriade Cultura que ali tra-balhava foi transferidapara o Paço Municipal,até que sejam rea-lizadase concluídas as obras derecuperação e reforma.

Em JundiaíDuas casas noturnas e

oito clubes foram autua-dos no final de semanade Carnaval pela Fisca-l ização do Comércio,órgão vinculado à Secre-taria Municipal deFinanças de Jundiaí ,durante operação con-junta criada exclusiva-mente para avaliar ascondições destes locais -caracterizados pelagrande concentração depessoas.

As 10 autuações apli-cadas agora t iveramcomo motivação a faltado Auto de Vistoria doCorpo de Bombeiros(AVCB) . Os estabeleci -mentos estão sujeitos àinterdição.

Cine Teatro está comrachaduras e teto despencando

316 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013 CIDADES

Page 4: JORNAL AGORA 16 a 22-02

- Da Redação -

Campo Limpo - Overeador Leandro Bizetto(PSDB) esteve commoradores do Parque San-tana. A visita cumpre ocompromisso assumidodurante a campanhaeleitoral de facilitar o con-tato da população com oLegislativo. "Isso nãodepende de ter sido meueleitor, ou não", ponderaele. "Fui eleito para traba-lhar tanto por quem votouem mim quanto por quemnão votou. Nosso trabalhoé, sobretudo, pela cidade",afirma.

A visita foi realizadacom a assessoria da sem-pre f iel escudeira donaLurdes, a mãe que fazquestão de contribuir damelhor maneira possívelcom o trabalho do jovemvereador. Outros volun-

tários também acompa-nharam os trabalhos eficaram entusiasmados aoouvir um morador. queafirmou: "Tenho 35 anosde Campo Limpo e nuncavi um vereador voltar nobairro depois da eleição".Para a equipe, isso mostraque este é o caminho certo.

Durante o encontro,Leandro ouviu os pedidosdos moradores sobre diver-sos assuntos. Diante doexposto, ele vai encami-nhar ofício às respectivassecretarias e órgãos daadministração para quesejam tomadas providên-cias na implantação delombada, limpeza de cór-rego, manutenção de ruascom a aplicação de casca-lho, capinação e roçada deparquinho, troca deluminárias, retirada deentulhos, regularização doserviço de Correios, entre

outros pedidos.Além do bate-papo no

Parque Santana, Leandro

registrou as demandas nasvilas Ipê, Marieta e Firenze.No final de semana de Car-

naval, as visitas ocorreramnas regiões do CampoVerde e Figueira Branca.

Leandro: cara a cara com o povão

LEGISLATIVO Vereador visita bairros e faz blog para interagir com cidadãos

DIVULGA;’AO

Leandro estreita contato com moradores de toda a cidade

Um blog para (muita) transparênciaAlém de v is i ta r seus

eleitores e amigos, o vereadorLeandro Bizetto inova ao usaras ferramentas virtuais para oexercício do mandato.

Ele criou um blog para inte-rag i r com a comunidade, epede a par t ic ipação doscidadãos para a amplitude dodebate sobre as demandassociais.

Ve ja , aqu i , a mensagemdele à população de Campo

Limpo Paulista:

"Cidadão, preciso de você""Primeiro, te procurei para

me apresentar como um can-d ida to a ve reado r. Gen t i l -mente, você recebeu a mim oualguém que atuou diretamentena minha campanha pa ratomar conhecimento das nos-sas propostas. Depois de suaanálise, ganhei seu voto deconfiança.

Agora , es tamos com ummandato de ve reado r pa raexe rce r. V i vemos um novomomento da democracia nonosso país. Acreditamos quetemos cada vez mais pessoasque não querem encer rar oexercício de sua cidadania nacabine eleitoral.

Temos mais cidadãos deci-didos a contribuir, da melhormanei ra poss íve l , na construção da cidade que que-

remos. Isso é excelente. Porisso, tenho tranquilidade paraafirmar que este mandato nãoé meu, mas, sim, de todos quedesejarem trabalhar comigo nabusca de benefícios que aten-dam a todos. Sem temer, afirmoque este mandato é seu, eleitor.

Preciso de sua parceria.Faço questão de sua partici-pação. Tenho de ouvi r suassuges tões , rec lamações ,denúncias. Não fui eleito para

t rabalhar soz inho. Você menomeou como seu represen-tante.

Agradeço, s inceramente,aos 962 eleitores que escolhe-ram o meu nome no meio detantos outros. Isso dá, s im,orgulho, mas também aumentaa responsabilidade. Por isso,conto com a sua ajuda paraconst r u i rmos a c idade quequeremos para nós e para nos-sos filhos".

4 16 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013POLÍTICA

Page 5: JORNAL AGORA 16 a 22-02

- Da Redação -

Campo Limpo - OPapa Bento 16 renuncia-rá no f im de fevereiro,em um anúncio quepegou o mundo de sur-presa. A decisão - confir-mada pelo Vaticano - é aprimeira de um Papa naera moderna. As razõespor tal at i tude aindanão foram comunicadasoficialmente, mas espe-cula-se que o precárioestado de saúde deleseja o motivo mais forte.

O alemão JosephRatzinger, de 85 anos,assumiu o comando daIgreja Católica em 19 deabri l de 2005, após amorte de João Paulo II.

Aos 78 anos ,Ratzinger foi um doscardeais mais idosos aser e le ito Papa. Eleassumiu o posto emmeio a uma das maiorescrises enfrentadas pelaIgreja Catól ica emdécadas - o escândalo deabuso sexual de criançaspor clérigos.

A carta do papaEis, aqui, os argumen-

tos utilizados pelo PapaBento para pedir a suademissão, no início dasemana:

" Q u e r i d í s i m o sirmãos,

Convoquei -os a esteConsistório não só paraas três causas de cano-nização, mas tambémpara comunicar-vos umadecisão de grandeimportância para a vidada Igreja.

Após ter examinadoperante Deus reiterada-mente minha consciên-cia, cheguei à certeza deque, pela idade avança-da, já não tenho forçaspara exercer adequada-mente o ministér iopetr ino. Sou muito consciente que este mi-nistér io , por suanatureza espiritual, deveser realizado não unica-mente com obras epalavras, mas também, eem não menor grau,sofrendo e rezando.

No entanto, nomundo de hoje, sujeito arápidas transformaçõese sacudido por questõesde grande relevo para avida da fé, para conduzira barca de São Pedro eanunciar o Evangelho, énecessário também ovigor tanto do corpocomo do espírito, vigorque, nos últimos meses,diminuiu em mim de talforma que eis de reco-nhecer minha incapaci-dade para exercer bem oministério que me foiencomendado.

Por isso, sendo muito

consciente da seriedadedeste ato , com plenaliberdade, declaro querenuncio ao Ministériode Bispo de Roma, suces-sor de São Pedro, que mefoi conf iado por meiodos Cardeais em 19 deabril de 2005, de modoque, desde 28 defevereiro de 2013, às 20horas, a sede de Roma, asede de São Pedro ficarávaga e deverá ser convo-cado, por meio de quemtem competências , oConclave para a eleiçãodo novo Sumo Pontífice.

Queridísimos irmãos,lhes dou as graças decoração por todo o amore o trabalho com quelevastes junto a mim opeso de meu ministério,e peço perdão por todosos meus defeitos.

Agora, conf iamos àIgreja o cuidado de seuSumo Pastor, Nosso Sen-hor Jesus Cristo, e supli-camos a Maria, sua MãeSantíssima, que assista,com sua materna bon-dade, os Cardeais aescolherem o novo SumoPontífice. Quanto ao quediz respeito a mim, tam-bém no futuro, gostariade servir de todo coraçãoà Santa Igreja de Deuscom uma vida dedicadaà oração.

A renúncia doPapa Bento

IGREJA CATÓLICA Cansado, Sumo Pontífice deixa o cargo no dia 28 de fevereiroDIVULGAÇÃO

Papa Bento: "Pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino"

PELO FIM DA “HIPOCRISIA RELIGIOSA”O papa Bento XVI fez um apelo em sua

última missa (dia 13) na Basílica de SãoPedro, no Vaticano, pelo fim da"hipocrisia religiosa" e de "rivalidades"dentro da Igreja Católica.

"O rosto da Igreja é por vezes marcadopelos pecados contra a unidade da Igrejae divisões no clero", disse o sumo pontí-fice, que trajava as tradicionais vestesroxas das celebrações da Quaresma, perío-do católico de penitência antes da Páscoa.

Bento XVI, que anunciou na segunda-feira a renúncia ao papado por falta decapacidade física, afirma que "a cara daIgreja" se apresenta, "por vezes, desfigura-da".

"Penso nos ataques à unidade da Igre-ja, nas divisões no corpo eclesiástico",disse o papa, perante os cardeais. Eleapontou a incoerência dos que seinsurgem contra "os escândalos e

injustiças naturalmente cometidas poroutros", mas que não estão "prontos a agirno seu próprio coração, consciência eintenções".

Visivelmente debilitado, o papa foitransportado em uma plataforma móvelda entrada da vasta nave da Basílica deSão Pedro até o altar.

No início do dia, na sua audiência se-manal com milhares de fiéis no auditóriodo Vaticano, o cardeal Joseph Ratzingerfoi recebido com uma ovação de pé e acla-mações de "Benedetto" por parte daaudiência. "Conti-nuem a rezar por mim,pela Igreja e pelo futuro papa", disseBento XVI, com a voz embargada.

O Vaticano anunciou que os 117cardeais eleitores do novo papa vão sereunir a 15 de março ou nos diasseguintes para escolher o sucessor. (Agên-cia Lusa/Agência Brasil).

516 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013 MUNDO

Page 6: JORNAL AGORA 16 a 22-02

6 16 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013ESPECIAL DE CARNAVAL

JARINU Blocos arrastaram a comunidade e turistas para a folia

O melhor carnaval, de todos os tempos

- Por Daniela Fernandes -

Jarinu – O saldo do Car-naval 2013 de Jarinu nãopoderia ser melhor. Consi-derada a melhor festa dosúltimos tempos, reuniumilhares de pessoas noCentro e no Ginásio de Es-portes. A alegria ditou oritmo dos dias de folia e aanimação tomou conta dacidade. O prefeito VicenteZacan e o vice Cal Ferraraprestigiaram a manifesta-ção popular, brincandoao lado de moradores e vi-sitantes.”Quero parabeni-

zar a todos que fizeramparte da festa. Ao ótimotrabalho da organização,aos comerciantes, à polí-cia. Nada seria possívelsem a união de todos”,afirmou ele.

A dedicação e alegriados blocos das Bruacas, Co-munidade Regeneraçãoem Jesus, Xapadeira, ZéComédia, Tub Folia, XV deKatorze e a Escola deSamba Guardiões do Rei,de seus organizadores e fo-liões garantiram o melhorcarnaval de que se tem no-tícia.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Prefeito Vicente Zacan em meio aos foliões: momento de descontração

A folia na cidade, com caráter ainda familiar, é tida como uma das melhores da região

Page 7: JORNAL AGORA 16 a 22-02

716 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013 ESPECIAL DE CARNAVAL

FOTOS DIVULGAÇÃO

- Da redação -

Campo Limpo – Nem épreciso dizer nada. As ima-gens incontestáveis revelama riqueza carnavalesca da ci-

dade. Nota 10 para o pre-feito José Roberto de Assis, àequipe organizadora e aosdirigentes de blocos e esco-las de samba, por propor-cionarem tão belo

espetáculo.

A campeãEm apuração apertada, e

com apenas uma diferençade nove décimos à frente da

segunda colocada, a GrêmioRecreativo Escola de Samba“Suvaco de Cobra”, a escolade samba Mestre André ga-nhou o seu primeiro títulono Carnaval de Campo

Limpo Paulista.O carnavalesco “Tico”

levou para a avenida as his-tórias de Monteiro Lobato eo Sítio do Picapau Amarel,animando o público.

CAMPO LIMPO Foi um belo Carnaval, de arrepiar, de lavar a alma

EXPLODE, CORAÇÃO

Prefeito José Roberto de Assis ao lado da primeira-dama Catarina Buckvieser e do diretor de Eventos, Rogério Censi

Mesmo às pressas, a nova administração e os carnavalescos mostraram competência na realização da folia

Page 8: JORNAL AGORA 16 a 22-02

- Por Bruno Bocchini -

São Paulo (Abr) – A Escola de SambaMocidade Alegre é bicampeã do carnavalde São Paulo. Com o samba-enredo sobresedução e tentação, a agremiaçãoalcançou 268,9 pontos, mesma quanti-dade que a Rosas de Ouro. No entanto, aMocidade teve maiores notas em enredo,primeiro quesito considerado para odesempate.

O resultado é o mesmo do carnaval de2012, quando a Mocidade Alegre ficouem primeiro lugar e a Rosas de Ouro emsegundo. Desde 1967, quando foi funda-da, a agremiação conquistou os títulosde 1971, 1972, 1973, 1980, 2004, 2007 e2009, 2012 e 2013.

As escolas Mancha Verde e Unidos deVila Maria caem para o Grupo de Acesso.

Veja a classificação geral (critérios de desempate):

• 3° lugar – Águia de Ouro, com

268,7 pontos• 4° lugar – Dragões da Real, com268,5 pontos• 5° lugar – Império de Casa Verde,com 268, 5 pontos• 6° lugar – Acadêmicos do Tucuru-vi, com 268,3 pontos• 7° lugar – Vai-Vai, com 268,1 pon-tos• 8° lugar – Nenê de Vila Matilde,com 268 pontos• 9° lugar – Gaviões da Fiel, com268 pontos• 10° lugar – X-9 Paulistana, com268 pontos• 11° lugar – Acadêmicos do Tatu-apé, com 267,7 pontos• 12° lugar – Tom Maior, com 267,7pontos• 13° lugar – Mancha Verde, com267,6 pontos• 14° lugar – Unidos de Vila Maria,com 267,5 pontos

SÃO PAULO Numa disputa acirrada, Rosas de Ouro ficou em segundo lugar

8 16 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013ESPECIAL DE CARNAVAL

Escola repetiu boa performance e experimentou a mesma agonia do ano passado

FOTOS JOSÉ CORDEIRO/SPTURIS / JEFFERSON PANCIERI/SPTURIS

Mocidade Alegre

é bicampeã

Page 9: JORNAL AGORA 16 a 22-02

916 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013 ESPECIAL DE CARNAVALJUNDIAÍ Em 2014, festa voltará a ter dois grupos com quatro agremiações cada

Arco Írisleva 13º título decampeã doCarnavalApós dois anos sem o título, Arco Iris reacende na passarela do samba

FOTOS DIVULGAÇÃO

- Da Redação -

Jundiaí – Com o carismada população, o entusiasmodas crianças e a alegria dos fo-liões, a Arco Iris Acadêmicosdo Samba venceu o Carnaval de Jundiaí. Relem-brando o parque PlayCenter,de São Paulo, a agremiaçãoque ficou 2 anos sem o título,garante o 13º para a coleção.

A apuração aconteceu nasede da Guarda Municipal, namanhã de segunda-feira (11),e teve a participação de mem-bros da diretoria de todas asescolas. Tudo correu dentroda normalidade. Do lado defora, após o resultado final, osfoliões da Arco Irís receberamcom muita festa a chegada dotroféu.

“Tivemos um ano de tra-balho intenso. A população jáestava desacreditada da nossaescola, mas, com o trabalhoem conjunto de toda a agre-miação, conquistamos o pri-meiro lugar com suor ecoragem”, afirma o presi-

dente Claudiney Cecatti, queestá na presidência da escolahá um ano.

Com o total de 98,5 pon-tos, a escola recebeu nota 10em sete dos 10 quesitos e 9,5para mestre-sala e porta-ban-deira, harmonia e letra. Emsegundo lugar, a União daVila Rio Branco totalizou 98pontos com nota 10 em seisquesitos e 9,5 para alegorias eadereços, mestre-sala e porta-bandeira, letra e evolução.

A vencedora do Carnavalde 2012, Leões da Hortolân-dia, ficou em terceiro lugar,com 96,5 pontos. Do grupo deacesso, a vencedora foi a Ma-rujos da Zona Sul, com 89,5pontos. Através de acordoentre todas as agremiações,as escolas Mocidade de Jun-diaí e Caprichosos de Jundiaívoltam ao grupo de acesso,que em 2014 terá ainda aUnião do Povo. Após essa de-finição, o Carnaval 2014 vol-tará a ter dois grupos comquatro agremiações cada.

Corte do Carnaval abriu as noites de desfile: chuva não atrapalhou

Prefeito PedroBigardi e a

primeira-damaMargarete brincaram

no Refogado do Sandi

Escola União do Povo é a caçula da cidade

Page 10: JORNAL AGORA 16 a 22-02

INFLACAO Aumenta possibilidade de que BC volte a reajustar juros

FORA DE FORA DE CONTROLECONTROLE

- Por Wellton Máximo -

Brasília (Abr)- A alta dainf lação, que em janeiroatingiu o maior nível emquase oito anos , podemudar os rumos da políti-ca econômica no governoda presidenta Di lmaRoussef f , marcada atéagora pela queda dosjuros. Segundo especialis-tas, caso os preços conti-nuem aumentando acimado esperado, o Banco Cen-tral (BC) voltará a reajus-tar os juros básicos, atual-mente no menor nível dahistória.

No mês passado, oÍndice Nacional de Preçosao Consumidor Amplo( IPC A) subiu 0 ,86%, amaior variação mensaldesde abril de 2005, quan-do a alta tinha somado0,87%. Dezembro, noentanto, também tinharegistrado inf laçãoexpressiva, de 0,79%. Como resultado de janeiro, oIPC A acumulado em 12meses passou para 6,15%,contra inf lação de 5,84%registrada em todo o anopassado.

Desde outubro do anopassado, a taxa Selic (quedetermina os juros bási-cos da economia) está em7,25% ao ano. Até agora,as inst i tuições f inan-ceiras acreditavam que ataxa Selic chegaria ao fimdo ano no nível atual ,segundo o Boletim Focus,pesquisa se -manal comanalistas de mercadodivulgada pelo BancoCentral. Para os especia-listas, o comportamentoda inflação nos próximosmeses determinará anecess idade de o BCaumentar os juros antesdo esperado.

O que diverge os eco-

nomistas é o risco de ainf lação fugir do con-trole. Para Newton Rosa,economista -chefe doBanco Sulamérica Investi-mentos, o IPCA de janeirofoi bastante influenciadopor reajustes típicos deinício de ano. "Sem dúvi-da, o resultado do mêspassado aumentou o riscode o Banco Central serobrigado a rever a políti-ca monetária, mas acredi-to que a pressão sobre ospreços deve arrefecer apart ir do segundotrimestre , e a inf laçãooficial deve fechar o anoentre 5,5% e 6%, na faixaprevista pelo governo",diz.

O professor de econo-mia Fábio Gallo, da Fun-dação Getul io Vargas(FGV), no entanto, acredi-ta que a inf lação já estáfora de controle . "Opróprio IBGE [ InstitutoBrasileiro de Geografia eEstatística] mostra que,em janeiro , houveaumento em 75% dositens pesquisados . I ssomostra que a inf laçãoestá bastante dissemina-da na economia", critica.

Para Gal lo , a inter -rupção da trajetória dequeda da taxa Sel ic éinevitável. "Os juros são oremédio mais rápido paraconter a inflação, e o go-verno não terá comoescapar", avalia. Segundoele , a inf lação atualref lete erros da políticaeconômica "Em vez deconter os gastos públicos,o governo concedeureduções pal iat ivas deimpostos para estimular aeconomia. Isso impulsio-nou o consumo, e a popu-lação hoje está disposta apagar mais porque temmais dinheiro", explica.

Newton Rosa nãodescarta a possibilidadede aumento de juros, masacredita que o governoantes tentará outrosinstrumentos para contera inflação. "A redução dastarifas de energia e a pos-sível isenção de impostosda cesta básica ajudarão ainflação a cair nos próxi-mos meses . O go -vernotem usado outras medi-das para conter ainflação, como permitir aqueda do dólar paramenos de R$ 2", ressalta.

FOTOS DIVULGACAO

O comportamento da inflação determinará a necessidade de aumentar juros

NOTE&ANOTEVem aí a Conferência das Cidades

A 5ª ConferênciaNacional das Cidadesacontece de 20 a 24 denovembro desde ano emBrasília (DF), mas apreparação para o eventocomeça bem antes. Até 22de fevereiro, asprefeituras devem convo-car a etapa municipal erealizar suas respectivasconferências, no períodode 1º de março a 1º dejunho. Esta etapa defineos delegados municipais eprecede a eleição dos de-legados estaduais na Con-ferência Estadual, querepresentarão os 27 esta-dos no evento nacional.

Em 2013, a Conferên-cia, tratará da ReformaUrbana com foco princi-pal no debate sobre a

implementação do Sis-tema Nacional de Desen-volvimento Urbano(SNDU), que integrará,consolidará e definirá ospapéis dos entes federa-dos, (Governo Federal,Estadual e Municipal) noque tange as políticas demoradia digna, mobili-dade, saneamento eplanejamento Urbano.

Juramento à Bandeira Nacional

Zacan assume Junta Militar

Em cerimônia oficial realizada no Paço Municipal,o prefeito Vicente Zacan foi nomeado oficialmentecomo presidente da Junta do Serviço Militar de Jarinu.

O chefe do Executivo se comprometeu a dar toda aestrutura necessária para o alistamento e atendimentodos jovens. "É uma honra fazer parte de algo tãoimportante para o país e para o município. Pode tercerteza do meu compromisso com a Junta do ServiçoMilitar".

10 16 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013DIA A DIA

Page 11: JORNAL AGORA 16 a 22-02

1116 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013 REGIÃO

ADMINISTRAÇÃOFOTO DIVULGAÇÃO

Vicente Zacan: busca de recursos para obras e ações que beneficiem a comunidade

“Não posso ficar“Não posso ficaraqui, sentado”aqui, sentado”

- Da Redação -

Jarinu – Em sua recente ida a Brasília, paraparticipar de encontro nacional dos novos pre-feitos com a presidente Dilma Rousseff, VicenteZacan mostrou seu estilo pragmático de admi-nistração: mãos à obra.

Antes e após a solenidade oficial do Encon-tro “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, ochefe do Executivo bateu à porta de ministériose peregrinou em gabinetes de diversos deputa-dos federais, inclusive do tucano Luiz FernandoMachado (PSDB) – eleito pela região do Aglo-merado Urbano de Jundiaí –, apresentandoemendas e resgatando outras que ficaram nomeio do caminho por causa do processo eleito-ral de 2012.

Em entrevista à Rádio Cidade Jundiaí, Zacanafirmou ao âncora Afonso Pereira que espera terengatilhado cerca de R$ 7,5 milhões de repassesde recursos federais ao município, por meio deemendas parlamentares.

“Não posso ficar aqui, sentado. Vou atrás deverbas para fazer o que tem de ser feito, para in-vestir nos setores de saúde, infraestrutura, es-portes, transportes etc”. diz o prefeito.

Segundo ele, em dois meses o impasse re-gistrado na área de saúde pública estará resol-vido. Por incorreções no projeto originalapresentado ao Governo Federal, houve sus-pensão de liberação de dinheiro para as obrasda unidade central de saúde.

Outra preocupação de Vicente Zacan é dotaros bairros de áreas de recreação e lazer. “O es-porte pode nos ajudar a tirar as crianças das ruase afastá-las das drogas”, reconhece.

Mesmo com as dificuldades iniciais do man-dato, Zacan acredita que fará “a melhor admi-nistração” de Jarinu.

“Às vezes, chego em casa à meia-noite, mas,daqui a três ou quatro meses, a poeira vai bai-xar”, afirma, otimista.

Como foi em BrasíliaO prefeito Vicente Zacan participou na última

semana do Encontro Nacional de Novos Prefeitose Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentá-vel, em Brasília (DF). No encontro, a presidenteDilma Rousseff apresentou programas federaisdisponíveis para os municípios e destacou a im-portância do trabalho conjunto entre o GovernoFederal e as cidades. Acompanhado dos secretá-rios de Administração Geral Richarley Souza e deGoverno, Urias Paulo Furquim, Vicente Zacanaproveitou para buscar verbas e investimentospara Jarinu.

O prefeito se reuniu também com o secretárioexecutivo da Previdência Social, Carlos EduardoGabas; com o deputado federal Luis FernandoMachado (PSDB); o deputado federal Francisco Es-córcio (PMDB); com o senador Antonio Carlos Ro-drigues (PR) e com o secretário executivo doMinistério do Turismo Valdir Moysés Simão.

Durante as reuniões, emendas perdidasforam resgatadas e novas foram conseguidas. Naaudiência com o senador Antonio Carlos Rodri-gues, foi discutido o desenvolvimento do Aglo-merado Urbano de Jundiaí, que abrange ascidades de Jarinu, Jundiaí, Várzea Paulista,Campo Limpo Paulista, Louveira, Itupeva e Ca-breúva. E a necessidade de investimentos em Ja-rinu nos diversos setores da administraçãopública, principalmente na infraestrutura ur-bana, saneamento e habitação.

A delegação de Jarinu foi recebida tambémnos gabinetes dos deputados federais João Dado(PDT), Paulo Freire (PR), Aline Corrêa (PP) e Cân-dido Vaccarezza (PT), onde foram discutidos as-suntos do interesse do municípío. A viagemterminou com saldo positivo com o pagamentode emendas que estavam esquecidas e com con-tatos importantes para o futuro de Jarinu.

Prefeito Vicente Zacan, de Jarinu, busca recursos para investir em obras

Page 12: JORNAL AGORA 16 a 22-02

- Da Redação -

São Paulo - Para ficar naliderança isolada doPaulistão Chevrolet 2013, oSantos recebeu o Paulista natarde de domingo de Car-naval (10), mas acabou der-rotado pelo time de Jundiaípelo placar de 3 a 1.

O resultado deixa o San-tos como vice-líder doPaulistão, com 14 pontos,um a menos que a PontePreta. O Paulista sobe paranove, aproximando-se doG8.

O Santos começou a par-tida tocando a bola e tentan-do passar pela defesa doPaulista, que teve a primeirachance aos seis minutos,quando Cassiano Bodiniroubou a bola no meio-campo, partiu com ela até aárea e mandou o chute quepassou perto da meta san-tista.

Logo depois, MarceloMacedo recebeu na entradada área e bateu de primeirapara a defesa de Rafael. Aprimeira chance santista foina cabeçada de Durval, aos17, que passou por cima dotravessão. Depois, MarcosAssunção bateu falta eRichard caiu para ficar coma bola.

O Santos ia mais ao

ataque e tocava mais a bola,enquanto o Paulista buscavao contra-ataque. Montillotentou o chute em bolacruzada da direita, masmandou longe do gol.

No segundo tempo, oSantos seguiu no ataque,criando chances e dandotrabalho para a defesa doPaulista, mas o time de Jun-diaí teve pênalti marcado aseu favor quando Gui-lherme Santos usou o braçopara fazer falta em CassianoBodini. Marcelo Macedobateu e abriu o placar parao Paulista.

O Santos buscava pres-sionar, mas parava na defesado Paulista. MarcosAssunção, aos 20, bateufalta e Cícero por pouco nãofez de cabeça o gol deempate santista. Aos 27,Kasado, de longe, deu tra-balho para a defesa santista.Em nova cobrança de faltade Marcos Assunção,Richard conseguiu defen-der.

Neymar, aos 35, cobroufalta e a bola foi na trave. OPaulista respondeu emcruzamento de RenatoRibeiro que Cassiano Bodinitocou para o gol e acertou otravessão. Depois, a equipevisitante ficou semMatheus, que levou o segun-

do cartão amarelo e depoiso vermelho após cometerfalta.

O Paulista aumentou oplacar aos 39, com Rodolfo,que cobrou falta e a bola foiparar no ângulo direito dameta de Rafael.

Dois minutos depois, Cas-

siano Bodini fez o terceiropara o Paulista, aproveitan-do cruzamento da esquerdade Renato Ribeiro para baterde primeira para o fundodas redes de Rafael.

O Santos diminuiu nosacréscimos com Neymar,após jogada de Patito

Rodríguez e André, para ocamisa 11 chegar e mandarpara o gol de Richard.

O Santos tem duelo deci-sivo pela liderança na próxi-ma rodada, contra a PontePreta. O Paulista joga fora decasa com o São Bernardo.(FPF)

E o GaloGalo engoliu o PeixeFUTEBOL PAULISTA vence Santos por 3 a 1 e encosta no G8

FERNANDO BORGES/TERRA

Galo surpreendeu e goleou o Santos de um Neymar apagado em tarde chuvosa

Cassiano Bodini comemora a boa fase:

“É o meu campeonato”Sofrer o pênalti que resul-

tou no primeiro gol, acertaro travessão do goleiro Rafaele marcar um belo gol apóscruzamento para a grandeárea. Essa foi a história deCassiano Bodini na tarde dedomingo, no Pacaembu,quando o Paulista enfrentoua equipe do Santos.

O atleta, que vem fazen-do grandes jogos peloPaulista neste ano, comemo-ra a boa fase: "Desde o princí-pio eu dizia que iria fazerdeste o meu Campeonato

Paulista. Tenho me sentidobem nas partidas e acreditoque tenho jogado a um bomnível", afirma.

Para o atacante, aopinião de que o Paulista sebeneficiou da chuva paravencer o Santos está errada:"Criamos duas jogadasperigosas antes da chuvachegar. Durante a chuvanenhum time jogou e,depois, no segundo tempo,quando o gramado já estavabem melhor, fomos nósquem dominamos e fizemos

o resultado", explica.O tento anotado no jogo

deste domingo representa osegundo gol de Cassiano noPaulistão. Além disso, o atle-ta tem uma assistência e umpênalti sofrido que acar-retaram em gols de MarceloMacedo: "É fruto de muitotrabalho e dedicação. Aequipe já vinha tendo bonsresultados e hoje con-seguimos fazer os gols.Agora é aproveitar a vitória efocar no próximo jogo", diz.(Felipe de Paula/Paulista FC)

WWW.JOGOLIMPO.COM.BR

Cassiano: "Agora, é aproveitar a vitória e focar no próximo jogo"

12 ESPORTES 16 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013

Page 13: JORNAL AGORA 16 a 22-02

1316 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013 VARIEDADES

TELEVISÃO Adaptação da obra homônima de Ivani Ribeiro aborda o tema da premonição

- Da Redação -

Campo Limpo – A partir dodia 25 de fevereiro, o Vale aPena Ver de Novo traz de voltaa emocionante história deMarcos (Thiago Fragoso), OProfeta. Com direção de nú-cleo de Roberto Talma e geralde Mario Marcio Bandarra, anovela é uma ada-ptação daobra homônima de Ivani Ri-beiro – exibida de 1977 a 1978na TV Tupi – que aborda otema da premonição. Exibidana Rede Globo originalmenteem 2006 no horário das 18horas, O Profeta marcou a es-treia da dupla Duca Rachid eThelma Guedes como autorasde novelas, sob a supervisão deWalcyr Carrasco.

Ambientada nos anos 50, ahistória se passa na BarraFunda, bairro de origem in-dustrial de São Paulo, e parteda trama se desenrola em umafábrica de cristal artesanal, um

elemento simbólico que repre-senta a clarividência, a capaci-dade de ver além da realidade.Com um dom especial, Marcos (Thiago Fragoso) previa acontecimen-tos desde menino, fato que oincomodava já que nem sem-pre conseguia entender o sig-nificado dessas mensagens.

Até que um dia ele entendeo aviso que lhe foi dado maisde uma vez: Marcos pressentea morte do irmão mais novo,mas não consegue salvá-lo. De-sesperado, começa a questio-nar o seu dom. Afinal, de queadianta prever o futuro, se nãoé capaz de salvar nem a vidado próprio irmão?

Atormentado pela culpa,ele se muda para São Paulo,onde passa a viver com a irmãEster (Vera Zimmermann). Aochegar à cidade grande, per-dido e sem dinheiro, Marcosacaba esbarrando em Sônia(Paola Oliveira). Os olhares se

cruzam e o profeta tem a maisbela visão de sua vida – a delee Sônia, juntos, para sempre! Econfessa, para uma Sônia atô-nita: ela é a mulher de suavida. Assustada, a moça se des-vencilha do rapaz inoportunoque acaba de conhecer, ficaperturbada com a revelação evai embora, sem deixar pistas.

Assim que consegue se es-tabelecer na cidade, Marcos vaià fábrica de cristais de Clóvis(Dalton Vigh) para tentar umtrabalho. Ao chegar à empresa,no entanto, a surpresa: Sôniatrabalha na fábrica e é nadamenos do que a namorada deseu primo Camilo (MalvinoSalvador). Feliz e ao mesmotempo confuso, Marcos nãosabe o que pensar: finalmenteele reencontrou a mulher desua vida, mas, por ironia dodestino, ela é comprometidanão apenas com um parenteseu, mas também com umadas pessoas que mais tem lhe

O Profeta: novela volta à telinhaRAFAEL FRANÇA/REDE GLOBO

Você vai rever Clóvis (Dalton Vigh) e Ruth (Carol Castro) a partir do dia 25 de fevereiro

dado apoio. O que fazer?O amor que sente por

Sônia, porém, é mais forte eMarcos implora por um en-contro. Sônia, também muitoperturbada, não resiste eaceita. Ela, que sempre foi vistacomo uma moça responsável,muda com a força do amor.Diz não a uma proposta de ca-

samento de Camilo e passa anamorar Marcos, um rapazsem emprego, mas totalmenteapaixonado por ela.

O Profeta tem estreia pre-vista para o dia 25 de fevereiro.O Vale a Pena Ver de Novo vaiao ar de segunda a sexta-feira,logo após o Video Show.(Fonte:Rede Globo).

Page 14: JORNAL AGORA 16 a 22-02

14 INFORME 16 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013

ONG DO JELLOONG DO JELLO abre loja DOS BICHOSDOS BICHOS

CAUSA PÚBLICA Voluntários se unem em defesa dos animais de rua

Apresentação da Audiência Pública deacordo com o art. 9º, § 4º da Lei comple-mentar nº. 101/00 (Lei de Responsabili-dade Fiscal) correspondente as Metas

Fiscais e Gestão Fiscal do 6º Bimestre,3° Quadrimestre de 2012 – Janeiro a

Dezembro de 2012.A Prefeitura Municipal de Campo

Limpo Paulista-SP, através da SecretariaMunicipal de Administração e Finanças,

tem a honra de convidar a populaçãoem geral, as sociedades de bairros, de-

mais organizações não governamentais,clubes de serviços, entidades religiosas equaisquer segmentos representativos da

população, para participarem no dia22/02/2013, às 10:00 horas, na Câmara

Municipal de Campo Limpo Paulista-SP,(Plenário), sito na Av.Adherbal da Costa

Moreira nº. 55 – 1º andar - centro,Campo Limpo Paulista – SP., AudiênciaPública para apresentação dos Relató-rios de Metas Fiscais e Gestão Fiscal do6º Bimestre de 2012 (Janeiro a Dezem-

bro de 2012), em cumprimento às deter-minações impostas pela Lei de

Responsabilidade Fiscal – Lei Comple-mentar 101/00, artigos 48 e 49.

Ao final da apresentação dos quadrose relatórios, será dada a voz para o re-

presentante oficial de cada entidade de-vidamente credenciado (munido de

documento legal) que se inscrever 30Minutos antes da audiência pública,

cuja inscrição deverá ser feita nomesmo local.

ANTONIO CARLOS PATARASecretário de Administração

e Finanças

- Da redação -

Campo Limpo – Se vocêgosta de cães e gatos, passari-nhos e outros bichos, e fica in-dignado quando vê animaisperambulando pelas ruas,doentes e famintos, veja oexemplo dado pelo Abrigo doJello – Organização Não Gover-namental que cuida, hoje, deaproximadamente 260 cachor-ros abandonados na cidade.

Para cobrir as despesas deassistência aos animais de rua– captura, acolhimento e cui-dados veterinários –, a institui-ção receberá, até março,repasse de recursos garantidopor meio de convênio com omunicípio, firmado ainda naadministração passada.

Entretanto, Jello Mudri,idealizador do projeto, adverteque é preciso muito mais paradar sustentabilidade à ação pro-tetora dos animais.

Em vez de choramingar, ede só esperar por uma posturapaternalista do poder público ede seus colaboradores, a ONGAbrigo do Jello abriu uma loja,num espaço modesto, para“compensar” os contribuintes.

“Quando o cidadão nosfizer qualquer oferta, para aju-dar na manutenção dos ani-mais, poderá escolher umbrinde, um artigo do seuagrado, e, assim, perceber quetrabalhamos com seriedade”,diz Jello Mudre.

A loja, instalada ao lado dapraça da Igreja Matriz, oferececamisetas e canecas temáticasdo universo pet, pelúcias, cha-veiros, adesivos, estátuas de ani-mais, relógios e cosméticos daAbalô – marca de perfumariamasculina e feminina parceirapara alavancar as atividades daentidade.

E o mais legal, revela JelloMudri: “Aqui, trabalhamos degraça. Somos cinco voluntários,por enquanto, dedicando onosso tempo para acolher, cui-dar e dar amor aos nossos bi-chos”.

Além dos produtos à venda,a preços simbólicos, a lojaAbrigo do Jello, agora com selooficial para o seu funciona-mento, mantém a adoção per-manente de animais, desegunda à sexta-feira, das 9 às17 horas e aos sábados, das 9 às14 horas.

SERVIÇOAbrigo do JelloRua Eugênio Lesse, 17Centro, Campo Limpo Paulista(SP)Telefones: 4038-1474 e (11) 9 9701-6633

Jello Mudri : amor incondicional pelos bichos e criatividade para cuidar deles

DIVULGAÇÃO

Page 15: JORNAL AGORA 16 a 22-02

1516 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013 INFORME

Page 16: JORNAL AGORA 16 a 22-02

16 SOCIAIS 16 A 22 DE FEVEREIRO DE 2013

BAR VIDA BOA

O Bar Vida Boa Dulce e Gringoagora é o primeiro Nosso Bar daBrahma em Campo Limpo Paulista,franquia que garante acesso exclu-sivo do estabelecimento a todos osprodutos da Ambev.

Quem ganha com isso é o con-sumidor: além de levar vantagensnos preços, pode saborear, numambiente agradável, a cerveja maisbarata e gelada da cidade e região,com um delicioso cardápio de sal-gadinhos e petiscos.

Segundo o supervisor da AmbevEduardo Tambascia, a parceriacom os comerciantes Dulce eGringo abrangeu, ainda, a valori-zação do ponto de venda, que pas-sou por uma verdadeira operaçãoplástica.

A nova roupagem do bar já estáatraindo a atenção dos frequenta-

dores e incrementando os negó-cios.

O Nosso Bar Vida Boa Dulce eGringo terá um calendário espe-cial de atrações durante todo oano, especialmente nos feriados edias de jogos de futebol importan-tes, e oferece também música aovivo.

“Estamos contentes com a mu-dança e esperamos a visita detodos os amigos”, diz o casal Dulcee Gringo.

Serviço:

Nosso Bar – Bar Vida Boa Dulce eGringoRua dos Lírios, 325, Parque InternacionalCampo Limpo PaulistaTelefones: 6331-6535 / 9124-8451

Os proprietárioscom o

supervisor daAmbev,

Eduardo Tambascia

A nova fachada do estabeleci-mento do

Parque Internacional

Clientela satisfeita com o atendimento e no novo ambiente

Tem franquia exclusiva da Brahma