jornal aab n 11 março 2014

4
LI E RECOMENDO Título: O diário de Anne Frank Autor: Anne Frank 12 de junho de 1942 – 1º de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de longos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente foi para Auschwitz, e mais tarde para Bergen-Belsen. A força da narrativa de Anne, com impressionantes relatos das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus, faz deste livro um precioso documento. Seu diário já foi traduzido para 67 línguas, e é um dos livros mais lidos do mundo. Ele destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida incomum, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento. Um retrato da menina por trás do mito. (Fonte: Sinopse do livro) Jornal dos Amigos da Biblioteca - Centro - Mateus Leme / MG ano 2 - nº 11 - fevereir o/2014 JORNAL AMIGOS DA BIBLIOTECA EDITORIAL NOVIDADES DO ACERVO A breve segunda vida de Bree Tanner / Stephenie Meyer Ana Karênina / Leão Tolstói Pais e filhos / Ivan Turguêniev Psicoterapia de grupo / Asya L. Kadis Terapias holísticas no esporte / Ronald Moller Revista Época Revista Galileu Revista Pequenas empresas & grandes negócios Gibis da turma da Mônica Menino preso na gaiola / André Carvalho A roda da vida não para, é um recomeçar incessante. Aqui na Biblioteca, essa roda também girou. Apesar da nossa incessante busca por um reconhecimento, um maior envolvimento da sociedade com a cultura, os projetos começados no ano passado estão atualmente 'suspensos'. E as causas são variadas, mas principalmente a falta de pessoal e falta de participação do público. Não vamos entrar nos detalhes dessas questões, simplesmente queremos nos justificar perante aqueles que nos apoiam e sempre perguntam: “E o Cinebiblio?” e a “Roda de Leitura?”. E, uma vez mais, reafirmar nossa convicção de que somente a educação e a cultura são instrumentos para desenhar um caminho melhor para nossas futuras gerações. Apesar de tudo aquilo que o mundo moderno, com toda sua futilidade e superficialidade apresenta, acreditamos num futuro mais digno, justo e principalmente fraterno.

Upload: maria-regina-alcantara

Post on 11-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Amigos da Biblioteca de Mateus Leme/MG.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal aab n 11 março 2014

LI E RECOMENDO

Título: O diário de Anne FrankAutor: Anne Frank

12 de junho de 1942 – 1º de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de longos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente foi para Auschwitz, e mais tarde para Bergen-Belsen. A força da narrativa de Anne, com impressionantes relatos das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus, faz deste l ivro um precioso documento. Seu diário já foi traduzido para 67 línguas, e é um dos livros mais lidos do mundo. Ele destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida incomum, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento. Um retrato da menina por trás do mito. (Fonte: Sinopse do livro)

Jornal dos Amigos da Biblioteca - Centro - Mateus Leme / MG

ano

2 - nº

11 - f

everei

ro/201

4JORNAL AMIGOS DA BIBLIOTECA

EDITORIAL

NOVIDADES DO ACERVO

A breve segunda vida de Bree Tanner / Stephenie Meyer

Ana Karênina / Leão Tolstói Pais e filhos / Ivan TurguênievPsicoterapia de grupo / Asya L. KadisTerapias holísticas no esporte / Ronald MollerRevista ÉpocaRevista GalileuRevista Pequenas empresas & grandes

negóciosGibis da turma da MônicaMenino preso na gaiola / André Carvalho

A roda da vida não para, é um recomeçar incessante. Aqui na Biblioteca, essa roda também girou. Apesar da nossa incessante busca por um reconhecimento, um maior envolvimento da sociedade com a cultura, os projetos começados no ano passado estão atualmente 'suspensos'. E as causas são variadas, mas principalmente a falta de pessoal e falta de participação do público. Não vamos entrar nos detalhes dessas questões, simplesmente queremos nos justificar perante aqueles que nos apoiam e sempre perguntam: “E o Cinebiblio?” e a “Roda de Leitura?”. E, uma vez mais, reafirmar nossa convicção de que somente a educação e a cultura são instrumentos para desenhar um caminho melhor para nossas futuras gerações. Apesar de tudo aquilo que o mundo moderno, com toda sua futilidade e superficialidade apresenta, acreditamos num futuro mais digno, justo e principalmente fraterno.

Page 2: Jornal aab n 11 março 2014

ENTREVISTA

2 Jornal Amigos da Biblioteca

Como surgiu o interesse pela leitura?

Foi limpando as prateleiras e fazendo a limpeza dos livros que despertou em mim o desejo de conhecê-los, aí sim, eu vi um horizonte surgir dentro de mim, foi muito bom, uma experiência nova, que está me ajudando a ver a vida com outros olhos.

Quais são seus livros

preferidos?

Não tem um livro preferido.

Todos os que eu já li e ainda

pretendo ler tem uma essência

mágica capaz de me levar a

viajar em suas páginas, no

tempo, enfim é mágico. Eu leio

livros da leitura infantil, juvenil,

espíritas, de ação, guerra e um

pouco de romance.

Qual é a média de livros que

você lê por mês?

Uns três a quatro livros. Uma vez

eu li em dois dias um livro acima

de 220 páginas, e outras tantas

mais.

O que representa a leitura em

sua vida?

Representa um caminho cheio

de flores do saber.

Que conselho daria às

pessoas que ainda não

possuem o hábito de ler?

Não perca tempo, porque o

tempo é muito precioso e a

leitura é o alimento para a alma,

é algo que ninguém tira de nós.

Você acredita que a leitura

pode transformar a vida de

uma pessoa? Em que sentido?

A leitura transforma o ser

humano em todo sentido, a

forma como falar, agir, enfim é

como uma janela que se abre

para o conhecimento e o saber.

É muito bom.

Nélia Rozária GomesAuxiliar de Serviços Gerais

Page 3: Jornal aab n 11 março 2014

Jornal Amigos da Biblioteca 3

CALENDÁRIO

POESIA E VIDA

ASSOCIAÇÃO AMIGOSDA BIBLIOTECA

Como disse nosso editorial, cremos no poder de transformação que nosso 'material de trabalho' (os livros) tem. Por isso, não desanimamos, não vamos parar o nosso esforço em trazer mais usuários até nós. As contribuições que todo mês você, nosso associado, nos dá, estão sendo usadas para pagar as assinaturas das revistas (Turma da Mônica, PEGN, Época, Galileu). As poucas 'sobras' dessas mensalidades nós estamos usando para pagar as despesas com Certificado Digital e temos planejado comprar, à vista, mais obras para integrarem o acervo de nossa querida “Casa do saber”. Em breve teremos boas novidades. Deixamos também aqui nosso apoio pela iniciativa “Leme Cultural”, mais um esforço em prol das manifestações culturais legítimas de nossa amada terra. Vamos “iluminar” Mateus Leme!

Dinark J. P.

Carnaval Cinzas Dia Internacional

da Mulher

Dia do

bibliotecário

Carnaval Carnaval

Alma de palhaço

(Fernandes)

Todo poeta tem alma de palhaço, mais nem todo palhaço vai te fazer sorrir, assim como eu te fiz.Estamos no palco do mundo,sob as tendas do universo, e o carrossel do destino agora vai girar, mais uma vez, vai girar mais uma vez.

Biografia

David Fernandes, 31 anos, Agente Cultural, Produtor, Músico e Compositor. É o responsável pela criação do projeto "D'Fernandes". Nascido e criado na cidade de Mateus Leme, Minas Gerais, Fernandes "brinca" com arranjos, melodias e palavras desde os 15 anos. Após entrar na fundação artística “Funarbe” começou a ter noções básicas de teoria musical, violão clássico e popular, e canto lírico como primeira forma de amadurec imento como músico. Fernandes, além de idealizador de alguns projetos musicais, tem uma longa história ligada ao cenário musical mineiro, com trabalhos solos ou em outros projetos, emprestando sua voz como intérprete para dar corpo e personalidade às músicas de outros compositores.

Page 4: Jornal aab n 11 março 2014

4 Jornal Amigos da Biblioteca

DICAS DE PORTUGUÊS

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

?

Biblioteca Pública Municipal De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Telefone: (31) 3535-3902E-mail: [email protected]/Biblioteca Municipal Geraldo Alves de OliveiraContato da Associação Amigos da biblioteca: E-mail: [email protected]/aabml

PROGRAMAÇÃODA CASA DE CULTURA

“Sou difícil de fazer amizade.”?

O que é difícil não é a pessoa, mas sim a ação de fazer amizade. O sujeito dessa frase é oracional — fazer amizade — e o predicativo é difícil. O verbo é de ligação — ser. Então, o correto é:“É-me difícil fazer amizade.”Ou“Fazer amizade me é difícil.”

“Eu nasci há dez mil anos atrás.”?Apesar de a música ter sido um sucesso nos anos setenta, a frase apresenta um erro de redundância. Ou o verbo “há”, ou a palavra atrás está 'sobrando'.O correto então é:“Eu nasci há dez mil anos.”Ou“Eu nasci dez mil anos atrás.”

Casa de Cássia em Março

No mês de março a Casa de Cultura

Cássia Afonso de Almeida abre espaço para

mais duas sessões de seu Cineclube. As

sessões infantis voltam a acontecer aos

domingos, às 9 horas da manhã, com pipoca

e atividades educativas voltadas aos

pequenos.

Aos sábados, às 14 horas serão

reprisados os filmes da 8ª Mostra de Direitos

Humanos, exibidos em Belo Horizonte no

ano passado. Às 17 horas continuam a

serem exibidos filmes nacionais clássicos e

contemporâneos, inéditos na cidade de

Mateus Leme.

Aos domingos, às 18 horas, a sessão

Cinepreciosidade exibe O Decálogo, do

diretor polonês Krzysztof Kieslowski (foto),

série de dez média-metragens baseados nos

Dez Mandamentos. Cada filme subverte (e

reflete sobre) um mandamento.

Os encontros de capoeira com o grupo

Raiz Africana continuam acontecendo aos

sábados, às 9 horas, e aos domingos, às 16

horas.

A Casa de Cássia está aberta aos finais

de semana, a partir das 9 horas e todas as

suas atividades têm entrada franca.

Contato: (31) 3535-1721

www.facebook.com/casadecassia