jornal -...

8
ANO IV - Nº 09 - PUBLICAÇÃO SEMESTRAL - RECIFE / PAULISTA - SETEMBRO DE 2012 JORNAL Representante pernambucano em programa de educação e sustentabilidade

Upload: dinhque

Post on 19-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL - staticv2.joaquimnabuco.edu.brstaticv2.joaquimnabuco.edu.br/portal/file/publicacao/JornalNabuco... · A Faculdade Joaquim Nabuco está classificada entre as trinta e três

ANO IV - Nº 09 - PUBLICAÇÃO SEMESTRAL - RECIFE / PAULISTA - SETEMBRO DE 2012

JORNAL

Representante pernambucano em programa de educação e sustentabilidade

Page 2: JORNAL - staticv2.joaquimnabuco.edu.brstaticv2.joaquimnabuco.edu.br/portal/file/publicacao/JornalNabuco... · A Faculdade Joaquim Nabuco está classificada entre as trinta e três

ExpressasExpedienteEstudantes contribuíram

para agilizar processosMais de 270 pessoas agilizaram processos. Estudantes que atuam no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Joaquim Nabuco participaram de um mutirão que adiantou audiências e sentenças. A iniciativa foi realizada em parceria com o Juizado de Paulista. A ação ocorreu em maio e foram apreciados processos nos quais a Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe) foi parte ré. As audiências foram coordenadas por juízes e contaram com uma equipe de dez conciliadores, sendo dois da Faculdade Joaquim Nabuco. Estudantes do sétimo período do curso de Direito participaram como voluntários. Cortes indevidos do fornecimento de energia, inscrição indevida nos serviços de proteção ao crédito, correção da fatura por medição errada e danos morais foram alguns dos processos selecionados. O evento contou com o apoio da Defensoria Pública. “A vantagem disso tudo é poder ajudar a população que tiveram demandas que seriam chamadas para audiências no final de 2012 e começo de 2013. Além disso, nossos estudantes praticaram com situações reais”, justifica Grinaldo Gadelha, coordenador do NPJ.

Estudante vence premiação nacional

A estudante do quinto período do curso de Comunicação Social - Jornalismo, Adriana Amâncio vence em primeiro lugar na categoria Spot de Rádio o prêmio Sassá de Direitos Humanos das Mulheres. O resultado foi divulgado em abril na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba. Foram 16.000 inscritos de todo o Brasil e selecionados dez finalistas das cinco categorias para chegar ao resultado final.

Dentre os objetivos da premiação está o estimulo para a produção de conhecimento sobre a temática do aborto em defesa dos direito das mulheres. O material do Spot vencedor será usado para uma campanha nacional com foco na luta pelos direitos das mulheres.

Adriana Amâncio comenta a premiação. “Tenho um conhecimento na área da comunicação e os professores da faculdade me ajudaram a lapidar essa experiência”. Ela complementa ainda que “passar por um crivo de profissionais que estudam o rádio para mim é uma grande oportunidade e ‘peso’ no currículo”. A gravação e edição do ‘Spot de Rádio’ foi realizada com apoio do técnico Jota Amaurílio no estúdio da instituição.

PRESIDENTE DO CONSELHO DO GRUPO SER

EDUCACIONAL:

DR. JANGUIÊ DINIZ

CEO:

DR. JANYO DINIZ

DIRETOR DE OPERAÇÕES

ADRIANO AZEVEDO

DIRETOR DA UNIDADE RECIFE:

ABNER MESQUITA E ANNY JATOBÁ

DIRETORA DA UNIDADE PAULISTA:

MICHELA CAROLINE

GERENTE DE MARKETING:

BRUNO BURGOS

ASSESSORA DE IMPRENSA DO GRUPO SER

EDUCACIONAL:

THALYTA DUARTE

ASSESSOR DE IMPRENSA DA FACULDADE JOAQUIM NABUCO

– EDITOR:

FERNANDO ALVARENGA

DESIGN:

DEPARTAMENTO DE MARKETING DO GRUPO SER

EDUCACIONAL

FOTOS:

CAMILA PESSOA E ARQUIVOS PESSOAIS .

TIRAGEM:

12 MIL EXEMPLARES

Editorial

Page 3: JORNAL - staticv2.joaquimnabuco.edu.brstaticv2.joaquimnabuco.edu.br/portal/file/publicacao/JornalNabuco... · A Faculdade Joaquim Nabuco está classificada entre as trinta e três

3Feira de Qualidade de Vida

Professora recebe prêmio de publicidade

Estudantes apresentaram na prática o conteúdo assimilado no módulo do curso técnico de RH.

Pelo quarto ano consecutivo, a professora Ana Paula Alcântara, recebe premiação que é uma das maiores do Estado.

Por em prática o estilo saudável

em todos os momentos. Essa foi

proposta da 1ª Feira de Qualidade

de Vida promovida pela Escola Técnica

Joaquim Nabuco realizada no mês de junho.

O evento ocorreu no prédio onde funcionava

o Bar Savoy. A atividade serviu para os

professores avaliarem a nota para o fim dos

módulos na disciplina de Qualidade de Vida

no Trabalho.

Na ocasião os participantes usufruíram,

de maneira gratuita, de oficinas com

sete temas diferentes. Os estudantes

organizaram oficinas de alimentação

A Faculdade Joaquim Nabuco foi bem representada na 7ª edição do Prêmio

de Mídia Globo Nordeste. A premiação ocorreu, na noite, do dia 19 de junho, no Chevrolet Hall, e a professora do curso de Comunicação Social / Publicidade, Ana Paula Alcântara foi uma das premiadas no evento.

A docente foi agraciada na categoria internet onde apontou entre outras plataformas de mídia o portal G1/PE para resolver um problema de comunicação da rede de franquias China in Box no Recife. O evento premiou os melhores cases de internet e TV do mercado pernambucano.

“Receber esse prêmio é muito especial na minha experiência profissional e contribui diretamente nos resultados nas salas de aula; motivando e instigando nosso alunos”, comenta a publicitária e professora Ana Paula Alcântara.

saudável, massoterapia, esportes radicais,

saúde, estética e beleza, terapia ocupacional

e saúde bucal. No local, profissionais de

beleza, também deram dicas de beleza.

Quem circulou no ambiente recebeu dicas

de alimentação, aferiu pressão e fez testes

de glicemia.

“Durante as atividades os estudantes

compreenderam a importância da prática da

alimentação saudável e cuidado com o corpo

para ser aplicado essa cultura nas empresas

que eles trabalham ou buscarão emprego”,

explicou o organizador do evento e professor

da disciplina, Jessé Barbosa.

PREMIAÇÃOA apresentação do evento foi do jornalista da TV Globo, Hugo Esteves, e contou com

a participação de Queiroz Filho, diretor nacional da Abap Nacional; Alexandre Oliveira, diretor nacional da Fenapro; Giovanni di Calli, direro da Abap-PE, Iuri Leite, diretor comercial da Globo Nordeste e Jô Mazarollo, diretora de Jornalismo da TV Globo Nordeste

Page 4: JORNAL - staticv2.joaquimnabuco.edu.brstaticv2.joaquimnabuco.edu.br/portal/file/publicacao/JornalNabuco... · A Faculdade Joaquim Nabuco está classificada entre as trinta e três

Empregabilidade, bom ficarde olho no mercado

Confira dicas como garantir e manter seu emprego.

Empregabilidade

Graduação, especialização e expertise para garantir uma vaga são essenciais para quem procura espaço.

1. Investir em alto conhecimento – se preparar para cursar graduação, pós e cursos complementares.

2. Networking – Investir nos relacionamentos dentro dos ambientes de aprendizagem. Daquele espaço surgem futuras oportunidades de trabalho.

3. Auto motivação – Não adianta reclamar nem das dificuldades do mercado, nem das organizações. É preciso desenvolver a capacidade de solução dos problemas.

4. Adaptabilidade – É importante saber conviver em ambientes com mudanças frequentes. Essa característica é comum em profissionais diferenciados e com alto

índice de empregabilidade.

5. Conhecer a empresa, o mercado e principalmente a si mesmo – Explorar os pontos fortes a fim de sobre sair nos processos seletivos.

6. Currículo – Sempre sucinto, direto, explicativo e, sobretudo com objetivo. As informações precisam ser direcionadas a oportunidade que está sendo oferecida.

7. Evite a vulgarização – Esse processo é conhecido por gestores de Recursos Humanos (RH) por envios de currículos para oportunidades fora do seu perfil

acadêmico ou profissional.

8. Nos processos seletivos é indispensável manter a calma e segurança para fortalecer a imagem que você está preparado para a oportunidade.

9. Especialização – Compreender que o mercado necessita de um profissional generalista. É preciso compreender de várias áreas, mesmo sem ter se especializado

nela. Ex: Um pedagogo ou turismólogo que entende parte dos processos burocráticos que são mais direcionados para os profissionais da administração.

10. Agir – Jamais esperar que o mercado demande suas necessidades. Sempre estar à procura e pronto para assumir as vagas.

Ao buscar uma vaga no mercado de trabalho, na maioria dos casos, as pessoas pensam de imediato

começar uma graduação numa instituição de ensino superior reconhecida e que garanta empregabilidade. No decorrer do curso outra preocupação vem com a escolha da especialização e como se preparar para ter acesso a uma das vagas na área escolhida para trabalho.

Nos últimos anos, Pernambuco recebeu diversos investimentos que levam a população buscar mais preparo e competir de igual para igual com profissionais que chegam a vir de outros países para tentar um espaço no Estado. Fábricas da Fiat, Kraft Foods, Sadia e o Estaleiro Atlântico Sul são alguns dos grandes empreendimentos que se instalam em busca de mão de obra qualificada.

Dados da Agência Condepe / Fidem,

no mês de junho de 2011, revelaram que a economia pernambucana cresce. O PIB aqui no estado cresceu 7,6% no primeiro trimestre daquele ano enquanto no Brasil cresceu 4,2%. Esses números confirmam a necessidade de mão de obra qualificada para gerar mais emprego e renda. Os dados apontaram os seguintes resultados: serviços (7,8%), indústria (7,7%), impostos (7,2%) e agropecuária (6,9%).

Sendo assim fica evidente que é necessário adquirir ou ampliar características essenciais para o meio coorporativo. A Coordenadora do Núcleo de Empregabilidade do Grupo Ser Educacional, Sonaly Frazão, dá dicas das habilidades pessoais. “O candidato precisar ter bom relacionamento interpessoal, proatividade, dinamismo e atitude”. Ela diz ainda que “as pessoas são contratadas por competências técnicas e demitidas por falta das comportamentais”.

Fazer o bem ser vem a quem. Essa foi à proposta da ação realizada, no mês

de junho, pela Faculdade Joaquim Nabuco de Recife ao doar 500 pacotes de leite em pó para o Grupo Viva Rachid e a ONG Novo Jeito. Os donativos, arrecadados durante a I Feira da Empregabilidade organizada pela faculdade, no fim do mês de maio.

A feira teve a proposta de permitir mais informações para quem busca colocação ou reposição no mercado de trabalho. Em dois dias de evento circularam cerca de 2.000 pessoas entre estudantes e público externo. A doação foi possível por causa da contribuição dos que foram ao local para assistir as 35 palestras e visitar as 13 empresas, nacionais e multinacionais, que estavam disponíveis em stands ofertando vagas.

Parte dos donativos foi encaminhada para

Aprendizado e solidariedade500 pacotes de leites arrecadados durante a I Feira da Empregabil idade serão doados.

o Grupo Viva Rachid. Uma organização que está há quase 18 anos na luta pelos direitos de crianças e adolescentes que vivem com HIV / Aids em Pernambuco. Doações em dinheiro podem ser feitas na conta do Brasil 1910 / 0, agência 1839-2, CNPJ: 69930188/0001-73. O Viva Rachid também aceita outras ajudas. Os interessados devem ligar para (81) 3221.6206.

Outra organização que recebeu os pacotes de leite foi o Novo Jeito. A proposta da ONG é tocar corações, mudar comportamentos, realizar ações solidárias, criar movimentos, para que mais e mais pessoas possam trabalhar, dormir, comer, estudar e ter uma vida mais digna em todos os aspectos. A Campanha atual da ONG visa arrecadar alimentos em prol do Sertão Pernambucano castigado pela seca. O endereço na internet do Novo Jeito é o: www.novojeito.com.

Page 5: JORNAL - staticv2.joaquimnabuco.edu.brstaticv2.joaquimnabuco.edu.br/portal/file/publicacao/JornalNabuco... · A Faculdade Joaquim Nabuco está classificada entre as trinta e três

A Faculdade Joaquim Nabuco está classificada entre as trinta e três Instituições de Ensino Superior (IES) do

Brasil na primeira edição do projeto Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade. Das 257 inscrições recebidas pela organização do evento, 41 projetos foram selecionados e 39 seguem na disputa. O único representante do Recife, concorrendo a premiação, é o professor de Administração, Edson Brigido Neto com o trabalho Auditoria, na ministração da disciplina ao gestor excelente.

A iniciativa é voltada para professores de ensino superior e tem por objetivo incentivar, disseminar e reconhecer casos de inserção de sustentabilidade no dia a dia de disciplinas obrigatórias dos cursos de Administração e Economia.

Edson Brigido Neto comenta a fase. “Avalio o momento como positivo e me vejo na responsabilidade de propagar uma mudança nos estudantes que formamos mostrando a importância do olhar para o gestor com práticas sustentáveis”. Quando questionado sobre a possibilidade de chegar aos três finalistas foi firme em dizer “estou trabalhando para ganhar”.

Durante o semestre letivo, os professores estão aplicando sua proposta em ambiente acadêmico para encaminharem a organização do evento os resultados alcançados que serão divulgados no site do concurso. Ao longo do projeto, os selecionados participaram de discussões on line (videochats) exclusivas com especialistas do tema com a proposta de debater a educação e sustentabilidade. Uma das conversas teve a participação do renomado autor de diversos best-sellers, Dr. Frijof Capra.

O resultado será avaliado e a divulgação dos nomes depende de uma apresentação marcada para o fim de outubro, em São Paulo, para que os finalistas mostrem suas experiências para o público. Evento será transmitido para todo o Brasil. Os três autores dos melhores trabalhos ganharão, cada um, uma bolsa de estudo na Babson College, em Boston, para um curso sobre empreendedorismo.

Faculdade está entre as

33 do BrasilProfessor Edson Brigido Neto está entre os 39 finalistas do Brasil e único no Recife na iniciativa Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade.

Page 6: JORNAL - staticv2.joaquimnabuco.edu.brstaticv2.joaquimnabuco.edu.br/portal/file/publicacao/JornalNabuco... · A Faculdade Joaquim Nabuco está classificada entre as trinta e três
Page 7: JORNAL - staticv2.joaquimnabuco.edu.brstaticv2.joaquimnabuco.edu.br/portal/file/publicacao/JornalNabuco... · A Faculdade Joaquim Nabuco está classificada entre as trinta e três

A publicação, organizada por um grupo de alunos do 4º período de

Comunicação Social – Jornalismo, tem como

objetivo divulgar e valorizar experiências

acadêmicas que fizeram a diferença na

sociedade e na construção do conhecimento

científico. “Nós acreditamos que a faculdade,

além de formar o profissional deve, antes

de tudo, formar o cidadão, e, por isso, essa

construção deve estar também a serviço

da sociedade”, reflete Cristiane Ferreira,

estudante do 4º período de Comunicação

Social – Jornalismo.

Quem não quer atingir focos e bons resultados? Ainda mais quando nem

terminou a graduação. Assim estão os três estudantes do curso de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco de Paulista. Ivanildo Inglês, Roger Willams e Vanessa Andrade, ambos do nono período, são os aprovados no sexto exame da Ordem dos Advogados (OAB-PE). Eles ainda não podem advogar, mas já estão garantidos para quando concluírem o curso.

O estudante Ivanildo Inglês conta com foi a preparação. “Não tive muito tempo para a primeira fase, afinal estava em semana de provas. Mas na segunda fase me lembrei das aulas dadas e isso foi meu diferencial”,

Jornal divulga boas práticas na sociedade

Estudantes aprovados na OAB

Publicação tem por finalidade divulgar experiências acadêmicas que promoveram mudanças e construção do conhecimento.Por Adriana Amâncio, estudante de jornalismo.

Ivanildo, Roger e Vanessa passaram no exame ainda cursando o nono período.

Acadêmico

A primeira edição do Jornal Destaque Acadêmico traz cinco matérias especiais. As pautas foram indicadas por coordenadores dos cursos. Logo na capa, a publicação destaca a história do Professor do curso de Turismo João Paulo Silva e do estudante do 4º período do curso de Turismo, Edevandeque Silva. Ambos têm feito a diferença na vida acadêmica. O primeiro pelo empenho e reconhecimento na carreira docente e o segundo pela participação exemplar no curso, no alto de seus 65 anos.

Outra história pautada no jornal é a de José Edson Lima, intitulada o Professor que

comenta o estudante ao lembrar-se do conteúdo aprendido durante a disciplina de Processo Penal do professor André Gouveia.

“O mérito é todo deles, pois só passa na OAB quem faz sua parte. O objetivo foi alcançado também com ajuda da estrutura que nós temos e a qualidade de ensino” comenta a coordenadora do curso de Direito em Paulista, Martha Guaraná. Em dezembro passado o Ministério da Educação (MEC) publicou a portaria 490 de 20 de dezembro no Diário Oficial da União a qual informa que o curso foi reconhecido com nota quarto. A escala varia de um a cinco.

ensina a ler o mundo. A matéria conta a trajetória de três anos de projetos acadêmicos coordenados por ele. Na matéria Lima fala da sua crença em uma educação libertária e da sua motivação para incentivar a atuação da academia nas causas sociais. Nesta edição, o jornal também pauta o trabalho de conclusão de curso chamado Um lugar para chamar de seu. Um site multimídia produzido pelas jornalistas Patrícia Nogueira e Aline França, que conscientizam e orientam as pessoas interessadas em adotar crianças órfãs. O projeto tem colhido bons resultados e foi apresentado na Expocom 2012, em junho.

Page 8: JORNAL - staticv2.joaquimnabuco.edu.brstaticv2.joaquimnabuco.edu.br/portal/file/publicacao/JornalNabuco... · A Faculdade Joaquim Nabuco está classificada entre as trinta e três

UMA INSTITUIÇÃO DO GRUPO SER EDUCACIONAL

VESTIBULAR 2013.1

INSCRIÇÕES ABERTAS

TRADICIONAL OU AGENDADO DIARIAMENTE.

vestibular.joaquimnabuco.edu.br

UNIDADE PAULISTAAv. Senador Salgado Filho, s/n,

UNIDADE RECIFEAv. Guararapes, 233, Centro

CONCEITO 4 curso de DIREITO em Paulista.

ATRAVÉS DO FIES A CADA TRÊS MESES.

ESTUDE NA NABUCO

PAGANDO

R$50 ,00* Utilize também outras formas

de �nanciamento: EDUCRED e PROUNI.