jorna, o celeiro

20
Quinta-feira, 04 de abril de 2013 Jornal Ano XXI - Edição 2172 - Campos Novos - SC, 04 de abril de 2013 - R$ 2,00 O Celeiro O Celeiro Acordo entre a bancada do PMDB, dá oportunidade para suplente mulher CÂMARA DE VEREADORES AMA realiza programação alusiva para comemorar a data DIA DO AUTISTA Festa em comemoração encerrou no final de semana com shows nacionais CAMPOS NOVOS 132 ANOS Página 5 P. 7 Desde segunda-feira, órgão de defesa do consumidor conta com procurador jurídico coordenando os trabalhos. 17. abril Salão Paroquial, 20h em CAMPOS NOVOS P. 3 P. 9 Realização ACIRCAN JOVEM Apoio Ingressos antecipados: Tippo’s Sorveteria e Jornal O Celeiro

Upload: jornal-o-celeiro

Post on 30-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição 2172 - 04 de abril de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Jorna, O Celeiro

1Quinta-feira, 04 de abril de 2013Jornal Ano XXI - Edição 2172 - Campos Novos - SC, 04 de abril de 2013 - R$ 2,00

O CeleiroO Celeiro

Acordo entre a bancada do PMDB, dá oportunidade para suplente mulher

Câmara de Vereadores

AMA realiza programação alusiva para comemorar a data

dia do autista

Festa em comemoração encerrou no final de semana com shows nacionais

Campos NoVos 132 aNos

Página 5

P. 7

Desde segunda-feira, órgão de defesa do consumidor conta com procurador jurídico coordenando os trabalhos.

17.abrilSalão Paroquial, 20h

em CAMPOS NOVOS

P. 3 P. 9

Realização ACIRCAN JOVEM

Apoio

Ingressos antecipados:

Tippo’s Sorveteria e Jornal O Celeiro

Procon melhora estrutura para atender região

Page 2: Jorna, O Celeiro

Quinta-feira, 04 de abril de 20132

“Estava prestando atenção em outra atividade, e teria que ter votado contra. Fui contra e sou contra o projeto.” Antonio Rosa – Vereador, falando sobre seu no voto na Projeto de Lei 03/2013, que cria sete novos cargos na Prefeitura de Campos Novos.

O leitor do Jornal O Celeiro teve neste ano a oportunidade de contar com dois cadernos especiais, o primeiro com extensa cobertura de um dos princi-pais eventos ocorridos em 2013, a visita da cruz da Jornada da Juventude, que reuniu grande multidão de pessoas. O segundo Caderno Especial lançado na última semana, nossa redação, com muita dedicação, debruçou-se em cima de temas, em busca de levar o melhor conteúdo a todos os leitores. O resultado: uma edição histórica para homenagear os 132 anos de Campos Novos.

Nesta última edição, as 20 páginas do caderno especial procuraram ana-lisar o crescimento do Celeiro Catarinense, apontando também os desafios para os próximos anos, seja nos setores públicos e privados, e também no campo pessoal, pois falar em desenvolvimento coletivo, perpassa o desenvol-vimento do ser. Assuntos que não foram esgotados, mas apenas limitados pelo número das páginas. Trouxemos dados esmiuçados do movimento econômi-co, o aumento da frota e infraestrutura do trânsito, os desafios do crescimen-to, como o enfrentamento à pobreza, o crescimento do mercado imobiliário e da indústria, além das expectativas das pessoas da sociedade com relação a sua terra e seu espaço.

O caderno não foi apenas um resumo dos acontecimentos, ainda mais nesta era em que pipocam informações em redes sociais, blogs e vídeos di-gitais, coube a nós oferecer profundidade, inteligência e amplitude, as carac-terísticas essenciais do bom jornalismo. Não podemos deixar de agradecer aqui, a todas as fontes, pessoas e órgãos que nos ajudaram a fazer este cader-no especial, repassando informações que embasaram cada linha do especial. Também aprendemos muito. Agradecemos também as empresas e pessoas parceiras que acreditaram em nosso projeto e apoiaram nossa iniciativa.

Os resultados positivos desse projeto foram apontados pela própria po-pulação. Foram inúmeras as pessoas que manifestaram elogios e congratu-lações à redação do O Celeiro, pessoalmente, via e-mail e nas redes sociais. Elogios são bons, combustível que nos faz sempre ir em frente, enquanto co-municadores sociais, mas nosso maior desejo, é que todos assimilem e en-tendam o momento que vivemos, a realidade em que estamos inseridos e o que cada setor, empresa e pessoa representa para a construção do futuro de Campos No- vos. O empreendedorismo, o empenho

e a força de vontade corre nas veias do nosso povo, e assim seguimos em frente rumo a conquistas ainda maiores.

A proposta do encarte é para que seja um ponto de partida para que es-ses setores se organizem, se estrutu-rem e se planejem cada vez mais em busca de evolução constante e conso-lidada do município. O futuro sempre está começando agora, não temos tempo a perder.

Mais uma vez, a equipe agradece o reconhecimento da sociedade.

Quando é hora de um Caderno EspECial?

Leia reportagem na página 3

“O Procon está para ajudar o cidadão, encaminhando os procedimentos administrativos que embasará processos judiciais caso as audiências conciliatórias não obtenham sucesso.”Bruno Constantino Rech – Coordenador do Procon, falando sobre os serviços do Órgão em Campos Novos.

Mais de 30 pessoas participaram do teatro Paixão de Cristo. Evento lotou Centro de Eventos Galpão Crioulo, na sexta-feira (29).

Leia reportagem na página 5

Brasília fervia na véspera do Colégio Eleitoral, que elegia o primeiro presidente civil desde o golpe militar de 1964. Paulo Maluf e Tancredo Neves se entregavam a articulações, negociações, reuniões secretas. Os jornalistas já conheciam todos os locais usados por Tancredo, por isso ele resolveu certa vez marcar um encontro secreto no Instituto Israel Pinheiro. AL havia chegado, o telefone tocou, ele atendeu.

- Está havendo alguma reunião por aí? – Indagou o repórter.- Claro, reunião de irmãs de caridade – Disse Tancredo, afinando a voz.O repórter acreditou.

irmãs de caridade

*Do livro Poder Sem Pudor – Histórias de folclore, talento e veneno na política brasileira, de Claudio Humberto, lançado no Brasil em 2001 pela editora Geração.

CONTOS & POLÍTICA

Rádio Cultura

Page 3: Jorna, O Celeiro

3Quinta-feira, 04 de abril de 2013

Vereador Dirceu Pé se licencia da CâmaraCom a ausência do presidente do legislativo por 30 dias, a suplente Ivonete Trombeta assume como vereadora neste período.

Acordo entre a bancada do PMDB prevê que os cincos primeiros suplentes da coligação assumirão vaga na Câmara este ano

G E R A L

O presidente da Casa Legislativa, vere-ador Dirceu José Kaiper, Pé, (PMDB) se li-cenciou dos trabalhos a frente da Câmara de Campos Novos neste mês de abril. Pé se au-senta por 30 dias, alegando compromissos particulares. O vereador Cássio Campagnoni (PMDB), vice-presidente da Câmara, assume os trabalhos na presidência do legislativo camponovense, abrindo vaga para a suplen-te Ivonete Sernajoto Trombeta (PMDB).

Acordo feito entre os vereadores que integram a coligação proporcional, formada por PMDB e PV, deliberou que quando um vereador se ausentasse, o suplente do mes-mo partido assumiria cadeira na Câmara, obedecendo a ordem de votação. Dessa for-ma, quem deveria assumir vaga no legislati-vo seria José Adelar Carpes, Crespo (PMDB), primeiro da lista na suplência da coligação, mas Crespo abriu mão por estar à frente da Secretaria de Agricultura no atual governo.

Dirceu Pé informou que o acordo tam-bém prevê que os cincos primeiros suplen-tes da coligação assumirão vaga na Câmara este ano, em forma de rodízio, sendo que ele é o primeiro vereador a conceder a vaga.

“Temos acordo na coligação que cada um dos cinco vereadores eleitos deve conceder 30 dias para cada suplente. O Crespo abriu mão, então os outros cinco suplentes assu-mirão vaga. Esse acordo é o caminho certo da política, de forma a valorizar as ideias dos suplentes, e também porque muitos verea-dores se elegeram graças aos votos dos su-plentes”, explicou.

Os próximos suplentes da Coligação PMDB e PV que assumirão vaga no legisla-tivo nos meses subsequentes serão: Gilson Cesar Lopes, Nilton Roberto de Oliveira, Avelino Carlos França Filho e Alfredo Antu-nes. “Sinto-me honrado de passar este mês a minha amiga Ivonete Trombeta”, ressaltou o vereador Pé.

O Regimento Interno da Câmara prediz pedido de licença dos vereadores para tratar de assuntos de interesse particular, mas sem remuneração, sendo que o afastamento não pode ultrapassar 120 dias. A concessão de licença ao vereador Dirceu Pé foi autorizada pelo plenário, durante sessão ordinária do dia 21 de março.

Temos acordo na coligação que cada um dos cinco vereadores eleitos deve conceder 30 dias para cada suplente

Presidência da CâmaraO Vereador Dirceu Pé é rosto novo na

política camponovense, conquistando o títu-lo de vereador mais votado, somando 1.684 votos nas eleições de 7 de Outubro. Ele falou sobre seu trabalho a frente do Legislativo. “Durante esses 90 dias à frente da Câmara me senti honrado de conduzir os trabalhos, com todos os vereadores trabalhando com um só objetivo, pensando no melhor para nossa comunidade. Agradeço o apoio dos co-legas vereadores e funcionários do Poder Le-gislativo e em especial a cada camponovense que nos apoiou nesses 90 dias”.

O vereador Cássio assume a presidência durante este mês. “Sinto-me seguro passan-do a presidência a um vereador experiente, que também já foi presidente e irá conduzir os trabalhos com a mesma seriedade e trans-parência”, destacou Dirceu Pé que retorna a presidência do Poder Legislativo no dia 1º de maio de 2013.

Terceira mulher na Câmara

A suplente de vereador, Ivonete Ser-najoto Trombeta, assumiu na terça-feira (02) cadeira na Câmara. Ela é a segunda da lista na suplência da coligação, e terá a oportunidade de participar como verea-dora em seis sessões. Ivonete somou 737 votos no último pleito, concorrendo pelo PMDB.

De acordo, com Ivonete, seu trabalho será voltado para atender as reivindica-ções da população. “Nesse curto período que estarei ocupando cadeira na Câmara, quero fazer uma boa representatividade, inclusive da classe feminina. As pessoas já estão me procurando com pedidos e vou fazer um trabalho voltado para os anseios dos camponovenses”, ressaltou. Para isso, pretende conciliar suas atividades como Subsecretária de Habitação durante a manhã e vereadora na parte da tarde, ofe-recendo atendimento a população na Câ-mara. Ivonete foi exonerada do cargo de Subsecretária neste período, mas com a reformulação na área da habitação, vin-culada a Secretaria de Assistência Social, ainda auxiliará nos trabalhos da pasta.

A vereadora é a terceira mulher a ocupar vaga na Câmara de Campos Novos e destacou que ainda há discriminação da mulher no cenário político, justificando sua campanha eleitoral como exemplo. “A população de Campos Novos não acredita na capacidade da mulher na política. Mi-nha campanha foi uma experiência muito grande nesse sentido. Sou grata a todos que depositaram seu voto de confiança, mas ainda falta quebrar esse preconcei-to que existe em torno da mulher na po-lítica”. Uma das suas bandeiras serão in-dicações para fortalecimento da área da habitação, uma das maiores demandas do município.

Antônio Rosa (PT) mudou resultado da votação do segundo turno que aprovou projeto para ampliação de órgãos e cargos na Prefeitura

Vereador altera votação por falta de atenção

Na última edição do Jornal O Celeiro, a reportagem trouxe como destaque a votação realizada na sessão ordinária da Câmara de Campos Novos do dia 19 de março, sobre o projeto de lei do executivo que amplia estrutura da administração, com a criação de órgãos e de sete novos cargos, em primeiro turno. O resultado na primeira votação foi de cinco votos favoráveis e qua-tro desfavoráveis ao Projeto de Lei. Os quatro vereado-res de oposição, representados pelos partidos PP, PT e PSDB, votaram contra, conforme a matéria publicada.

No entanto, na votação em segundo turno, realiza-da no dia 21 de março, houve alguns desdobramentos. No momento da votação, quando o presidente da Casa pediu para os vereadores que fossem contra o projeto levantassem de seus assentos, o vereador Antônio Rosa (PT), alegando desatenção, permaneceu sentado e mu-dou o resultado do primeiro turno. “Estava analisando documentos importantes e não estava atento na hora da votação. Passei batido”, respondeu Antônio Rosa, ao ser indagado sobre o que o motivou a não manter seu voto em segundo turno.

Depois do momento da votação, Antônio Rosa apresentou sua justificativa, mas não foi mais possível alterar o resultado. “Estava prestando atenção em ou-tra atividade, e teria que ter votado contra. Fui contra e sou contra o projeto”. Com esse fato, três vereadores votaram contra o projeto no segundo turno.

O Celeiro

Estava analisando documentos

importantes e não estava atento na hora

da votação. Passei batido

- Vereador antônio rosa

- Vereador dirceu José Kaiper, pé

Page 4: Jorna, O Celeiro

Quinta-feira, 04 de abril de 20134 G E R A L

A Família FlynnA história, baseada em fatos reais, acompanha a vida de Nick, um aspirante a escritor, que vê a sua vida rodeada de grande instabilidade, com a prisão do seu pai e a morte da mãe.

Os Formandos do Terceirão da Escola Augusto Bresola – Vargem – convidam a todos para Grandioso Matibaile, a realizar-se dia 14, às 20hs, no Ginásio da Escola. Animação Banda Karisma e Grupo Rodeio.

A comunidade e o novo CAEP da Capela São Sebastião de Ramo Verde, convida a todos para Tradicional Festa em Louvor ao Padroeiro São Sebastião. A realizar-se dia 21, com a seguinte programação: 10hs – Santa Missa, 12hs – almoço e às 14hs início da Tarde Dançante animada pelo Grupo Portal do Sul.

A comunidade de Brunópolis convida para Grande Festa em Honra ao Padroeiro São José, a realizar-se dia 28 de abril.

Grandioso Bingo na Capela Nossa Senhora de Fátima, Bairro Integração – Campos Novos. A realizar-se dia 04 de maio.

Convite

plano plurianual começa a ser debatido com a sociedade

Começou nesta semana as audiên-cias públicas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A primeira esta-belece estratégias de gestão da Adminis-tração Pública para os próximos quatro anos, ou seja, de 2014 a 2017. Já a LDO, norteia a elaboração do orçamento de forma a adequar às diretrizes e objeti-vos estabelecidos no plano plurianual. Da mesma forma irá procurar nortear o comportamento da receita bem como

especificar em detalhamentos setoriais, indicadores e ações os gastos da despe-sa, para o exercício de 2014. Até quarta--feira (03), quatro audiências foram re-alizadas e a partir de hoje, mais quatro estão programadas (veja cronograma completo na pagina 16).

É de suma importância a participa-ção de todos os moradores de Campos Novos, pois as audiências representam um dos momentos de participação dire-ta da população sobre as ações da Pre-

feitura. O momento existe justamente para que a população conheça a situa-ção, as limitações, além de representar um espaço de debate, com apresentação de sugestões, ideias, e outras alternati-vas que priorizem o desenvolvimento de Campos Novos. Nenhum investimento, cuja execução ultrapasse o período de vigência do PPA, poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, sob pena de crime de responsabilidade.

Após o texto elaborado, o Executivo

encaminha para o Poder Legislativo para discussão, aprovação e conversão em lei. O prazo para envio do PPA à Câmara, de acordo com a Lei Orgânica do Municí-pio, é até o dia 31 de outubro e deve ser devolvido para sanção do Prefeito até o encerramento do ano legislativo. Assim também procede com a LDO, que possui prazo mais curto para envio da Câmara, até o dia 15 de Maio.

Audiências públicas servirão de base para elaboração do Plano Prurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias de Campos Novos

Diretoria da acircan recebe presidente da Facisc

Na quarta-feira da semana passada, dia 27, Alaor Francisco Tissot, presidente da Federação das Associações Empresa-riais de Santa Catarina (Facisc), acompa-nhado de Gilson S. Zimmermann, diretor executivo da Federação, estiveram visi-tando a Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense (Acircan).

Alaor Tissot participou de um bate papo com a diretoria da entidade onde diversos assuntos foram pautados, dentre eles a situação do Projeto da Ferrovia Les-te – Oeste, o Gargalo Logístico que assola o país, a preocupação do empresariado em Formação de Mão de Obra Qualificada além de incentivo para Fomentar Novos Setores Econômicos em nossa região.

O presidente da Acrican, Luiz Ângelo

Fornara comentou a importância da visi-ta do presidente da Facisc. “Sem dúvidas, esta visita vem comprovar a importância que a Acircan tem no estado. Ela vem con-firmar a força, a união e principalmente a representatividade da Associação junto ao empresariado de Campos Novos e re-gião”, destacou Luiz Ângelo completando que o papel da entidade é fortalecer os seus associados e proporcionar a apro-ximação de entidades representativas como a Facisc com o poder público, para que projetos sejam viabilizados.

A Acircan tem como missão: Desen-volver e fortalecer a classe empresarial de Campos Novos e região, representan-do e defendendo os interesses de seus associados.

Há mais de 11 anos Campos Novos não recebia um presidente da Federação das Associações Empresariais de SC

i Carreata andrade Feliz aniversário Campos Novos

Direção e colaboradores da Andra-de Materiais de Construção participa-ram no sábado, dia 30, da I Carreata Andrade Feliz Aniversário Campos No-vos. O evento alusivo aos 132 anos do celeiro catarinense foi organizado pe-los colaboradores da loja Andrade de Campos Novos.

Motoristas e colaboradores de Chapecó, Herval d´Oeste, Ouro e Treze Tílias se reuniram no Posto Tropeiro

e logo após percorreram as principais ruas da cidade. Caminhões, carros pe-quenos, truques e carretas. “Foi uma forma de homenagearmos o povo de Campos Novos que tão bem nos rece-beu aqui”, destacou Joceli Andrade – só-cio proprietário da empresa.

A carreata que foi muito bem re-cebida pela comunidade local serviu também para comemorar os 43 anos da Andrade completados em 2013.

A carreata seguiu pelas principais ruas da cidade.

Divulgação

Page 5: Jorna, O Celeiro

5Quinta-feira, 04 de abril de 2013 G E R A L

procon melhora estrutura para atender região

Em Santa Catarina, nem todos os consumidores tem em seu município um órgão de defesa dos seus direitos – me-nos de 25% das cidades tem Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) instalado. Em Campos Novos, o órgão existe antes de 2008 e fornecia atendimento apenas para os consumi-dores do município. Neste mesmo ano, o Procon passou ao status regional, aten-dendo aos municípios de abrangência da 8ª Secretaria de Desenvolvimento Regio-nal (SDR) e Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense (Amplasc). O Procon é resultado de uma parceria entre as duas associações, com apoio da Prefei-tura de Campos Novos.

A boa notícia, é que o Procon de Cam-pos Novos passou a atender com uma melhor estrutura profissional garantin-do aos mais de 60 mil consumidores da região, mais acesso aos seus direitos. O advogado Bruno Constantino Rech, assu-miu na última segunda-feira (01), como coordenador das atividades. Ainda uma funcionária foi contratada como secretá-ria. Ao total, serão três profissionais para atender a população. Já há alguns anos, o Procon funcionava sem advogado.

Uma das funções do advogado é as-sessorar nas audiências conciliatórias entre o cidadão que fez a reclamação e a empresa que supostamente lesou. “O Procon está para ajudar o cidadão, enca-minhando os procedimentos administra-tivos que embasará processos judiciais caso as audiências conciliatórias não obtenham sucesso. Esse era o déficit por não ter advogado, não ocorriam essas audiências e as reclamações eram emiti-das diretamente para o juizado especial, sobrecarregando o judiciário”, explicou

Desde segunda-feira, órgão de defesa do consumidor conta com procurador jurídico coordenando os trabalhos

Bruno sobre o principal objetivo do Procon, que é resolver de for-ma rápida e eficaz as reclamações dos consumidores que não foram respeitados pelos fornecedores de serviços e produtos, ainda fora da esfera judicial.

Nas relações de consumo, o consumidor é sempre o elo mais fraco. Ele não tem o hábi-to de ler contratos, não possui amparo jurídico direto. Para regular essa relação, foi criado há 23 anos o Código de Defesa do Consumidor. O Código é um grande marco na evolução da defesa do consumidor brasilei-ro e acabou por provocar mu-danças irreversíveis e um avan-ço inquestionável da cidadania e da democracia.

As empresas de telefonia li-deram o ranking de reclamações dentro do Procon. “A telefonia é campeã de reclamações em Cam-pos Novos e no país. É necessário que os contratos sejam examina-dos minuciosamente pelos contratantes antes de assinar. Essas empresas também fazem contrato verbal, que dizem que está sendo gravado. O Código do Consumidor garante direitos para o consumidor, que poderá recorrer, reclamar e cancelar a as-sinatura”, destacou o coordenador. Se as reclamações forem recorrentes, sobre o mesmo problema, o Procon pode propor ação judicial coletiva.

É importante que fique claro que o Procon não é um órgão unilateral, no sentido de creditar razão apenas ao con-sumidor supostamente lesado, mas sim, um orientador, permitindo a prática cons-

titucional da ampla defesa. Mas se consu-midor tiver razão, é preciso buscar seus direitos e reclamar. “Buscar os direitos é sempre uma batalha, mas o brasileiro pre-cisa deixar de levar tapa das grandes cor-porações”, destacou.

A unidade do Procon está alocada no prédio da SDR, com funcionamento das 13 às 18 horas. Bruno informou que uma das intenções do Procon, nos próximos três meses, é voltar a realizar pesquisas de preços com o objetivo de auxiliar o consu-midor para uma melhor decisão na esco-lha de produtos ou contratação de servi-ços. O Procon de Campos Novos também está conectado com um banco de dados com reclamações fundamentadas no esta-do, com todas as reclamações geradas em 2012, que após análise do órgão, foram consideradas procedentes. Por esse ca-nal de consulta, os consumidores podem conferir quais empresas e produtos que dão mais problemas, antes de adquirir um bem ou serviço. O acesso pode ser realiza-do no site do Procon/SC.

Buscar os direitos é sempre uma batalha, mas o brasileiro precisa deixar de levar tapa das grandes corporações

- Bruno Constantino rech

O Celeiro

A unidade do Procon de Campos Novos está alocada no prédio da SDR.O atendimento é 13 às 18 horas.

Page 6: Jorna, O Celeiro

Quinta-feira, 04 de abril de 20136

Na terça-feira (26), a Polícia Civil de Campos Novos prendeu em Curitibanos (SC), Jacir Ribeiro (31), conhecido como “Seco”, por suspeita de execução e de ser mandante de homicídios e de uma tentativa de homicídio, registrados no município entre 2010 e 2011, relacio-nados ao tráfico de drogas. A ação poli-cial envolveu a Divisão de Investigação Criminal (DIC), DPCAMI e Delegacia de Comarca de Campos Novos, com apoio da Polícia Civil de Curitibanos.

Jacir é suspeito nú-mero um de mandar ou executar o assassinato de Jackson da Silva Rübenich, Carlos dos Santos Varela, Allan Dias Gomes, Geova-ni Pinheiro e tentativa de homicídio contra Luiz Fer-nando de Lima. O suspei-to é natural da cidade de Guaraniaçu (PR) e foi con-duzido na noite de terça a Unidade Prisional Avança-da de Campos Novos, onde permanece preso.

O delegado Lucas Fer-

nandes da Rosa, que conduziu a ope-ração, afirmou em entrevista a uma emissora local, que o suspeito é um dos traficantes mais bem organizados que ele já conseguiu colocar atrás das grades. “Ele chefiava o tráfico de dro-gas, mantinha uma rede de pessoas que trabalhavam para ele e não se expunha muito. Neste sentido, era muito organi-zado na profissão de marginal”, infor-mou o delegado. Jacir possuía três man-dados de prisão.

G E R A L

Jacir Ribeiro foi preso na cidade de Curitibanos

polícia Civil prende suspeito de homicídios

Pelo modelo completo, até 3% do Imposto de Renda pode ser destinado ao Fundo

Catarinenses podem ampliar doações ao Fia com o iR

Qualquer pes-soa física que de-clarar seu imposto de renda 2012 pelo modelo completo pode destinar até 3% do IR devido para o Fundo da In-fância e Adolescên-cia (FIA) do Estado. Se já tiver feito algu-ma destinação referente ao IR 2012, deverá limitar este valor a 6% do imposto devido.

O FIA foi criado com o objetivo de cap-tar recursos para execução de políticas pú-blicas direcionadas aos direitos da criança e do adolescente. Em Santa Catarina, se consideradas todas as declarações de pes-soas físicas, o potencial de destinações ao Fundo supera R$ 90 milhões. Entretanto, em 2012, para o fundo estadual, esse valor foi de R$ 363,3 mil. “É muito pouco ainda, mas já foi um grande salto, considerando a média dos anos anteriores, que era de R$ 60 mil. Graças a um trabalho iniciado em 2011 pelo Governo do Estado, por

meio do Conselho Estadual dos Direi-tos da Criança e do Adolescente, essa realidade começou a mudar. Estamos mostrando que é simples exercer a cidadania”, diz o se-cretário de Estado da Fazenda, Anto-

nio Gavazzoni.Em 2012 foi criado o Grupo Perma-

nente de Captação de Recursos ao FIA Es-tadual, composto por representantes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Secretaria da Fazenda, As-sembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Conselho Estadual dos Direitos da Crian-ça e do Adolescente. O Conselho Regional de Contabilidade de SC e a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) também estão engajados na ação e outras entidades estão sendo contatadas para novas parcerias.

Page 7: Jorna, O Celeiro

7Quinta-feira, 04 de abril de 2013

Assembleias Sicredi 2013Quem pensa no futuroda sua cooperativa seencontra aqui.

sicredi.com.br

Participe das Assembleias Sicredi 2013 e ajude a decidir o futuro da sua cooperativa,

o seu futuro e o da sua comunidade. Se você já é um associado, informe-se na sua unidade de atendimento. Se ainda não é, venha fazer parte do Sicredi.

SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

G E R A L

Festa em comemoração ao aniversário de emancipação encerrou no final de semana com três shows nacionais

Campos Novos comemora 132 anos

No dia 30 de março (sábado), Cam-pos Novos completou 132 anos de eman-cipação político-administrativa e para comemorar a data o Poder Público Muni-cipal em parceria com diversos órgãos e instituições, realizou uma série de even-tos durante todo o mês de março. Para encerrar a programação especial, o Com-plexo Esportivo Municipal Cid Pedroso foi palco de shows nacionais, além de diversas atrações, realizadas no final de semana (sábado e domingo). A festa de encerramento teve a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos Novos e da Associação Empresarial Rural e Cultural de Campos Novos (Acircan)

Conforme dados da assessoria de imprensa da Prefeitura de Campos No-vos, no sábado (30) mais de 20 mil pes-soas participaram dos shows nacionais de Teodoro e Sampaio e Chimarruts. No domingo um público ainda maior, 25 mil pessoas assistiram o show com a dupla João Bosco e Vinícius.

“As comemorações foram sucesso pe-las parcerias firmadas”, afirmou o presi-dente da Comissão Central Organizadora (CCO) e Secretário de Indústria, Comér-cio e Turismo, Márcio Azevedo. Além da expressiva participação do público nos

shows, os visitantes conferiram as expo-sições da Indústria, Comércio e Turismo; as apresentações do veículo Big Foot e os passeios de helicóptero. As crianças também se divertiram no parque infantil inflável montado junto à festa, além do parque montado no terreno ao lado do Complexo esportivo.

“Para a realização das comemorações de 132 anos de Campos Novos, a parceria da Administração com a CDL e Acircan, assim como de todos os patrocinadores e outras entidades durante o mês de mar-ço, foi fundamental. Queremos agradecer o empenho e esforço de todos”, declarou Márcio Azevedo.

Diversas autoridades municipais e estaduais prestigiaram o evento. O pre-feito Nelson Cruz e o vice-pefeito Jairo Luft, satisfeitos com o sucesso das festivi-dades, agradeceram a participação da po-pulação local e regional. “Depois de um mês inteiro de atividades onde tivemos uma grande participação da população queremos agradecer de coração a cada um que esteve presente comemorando o aniversário de Campos Novos junto com a Administração e todos os parceiros que acreditaram nesta festa”, destacou Nel-son Cruz.

Os artistas da terra também tiveram espaço nas festividades dos 132 anos do município. O palco montado junto à Praça de Alimentação recebeu apresentações durante os dois dias. No sábado, Os Fan-dangueiros, Pagode Jeito Moleque, Banda Deziguais, Banda Jhonny Size e Guilher-me Lima. No domingo, Trio Camponoven-se, Pagode Sambarê, Gilberto Nunes, João Gustavo e Leonardo, Oswaldo Mendes e a dupla Mano e Léo.

Além disso, no palco principal, os ar-tistas locais Marcos Moraes e Luiz Maurí-cio & Wilma abriram o show nacional de Teodoro & Sampaio e o DJ Rodrigão ani-mou a transição para o show de reggae do Chimarruts. Já o cantor César Heitor e o DJ Jeferson Almeida fizeram a abertura de João Bosco & Vinícius.

Feira da Indústria, Comércio e Turismo

Outro atrativo foi a feira da Indústria, Comércio e Turismo, através de stands comercializados no espaço interno e ex-terno do Ginásio de Esportes Humberto Calgaro. Além da comercialização das empresas de Campos Novos e região, en-tidades também divulgaram suas ações.

Veículo Big FootUma das atrações das festividades

dos 132 anos de Campos Novos, no final de semana, foi a apresentação do veículo Big Foot. A camionete gigante, uma das 13 existentes no Brasil serve para passar por cima de obstáculos, como carros su-cateados. Durante os dois dias o veículo esteve exposto no Complexo Esportivo onde os visitantes puderam ver de perto e tirar fotos.

Voos PanorâmicosA novidade atraiu muitas pessoas du-

rante as comemorações as festividades. De sexta a domingo mais de 200 voos panorâmicos foram realizados sob o mu-nicípio, atração foi concretizada por uma empresa de taxi aéreo. O passageiro pa-gou R$ 60,00 e de helicóptero, sobrevou Campos Novos, durante cinco minutos.

Parque de diversão Também extra as festividades gratui-

tas, quem passou pelo Complexo Espor-tivo teve oportunidade de se divertir no parque de diversão, montado no terreno ao lado do Complexo. Com diversos brin-quedos, o atrativo reuniu grande número de crianças e adultos.

A dupla João Bosco e Vinícius encerrou a programação de aniversário do município.

O Celeiro

O Celeiro

Maior público no domingo, que segundo a organização, reuniu cerca de 25 mil pessoas.

Page 8: Jorna, O Celeiro

Quinta-feira, 04 de abril de 20138

OBRAS E PROJETOS NA REGIÃO MEIO-OESTE

Secretaria de Estadoda Infraestrutura

R$ 3 bilhõesMais de Mais de100 2.000kmrodoviasem obras

de obrasem estradas

Investimento de mais de

“ É UMA VIDA NOVA

PARA O HOMEM DO CAMPO “

Conheça e acompanhe todas as obras em sc.gov.br/pactoporsc

• Recuperação das rodovias entre:

Tangará e Campos Novos (SC-135)

Curitibanos e Lebon Régis (SC-120)

Lebon Régis, Fraiburgo, Videira e Salto Veloso (SC-355)

Lebon Régis e a BR-116 (SC-350)

Catanduvas e Água Doce (SC-355)

Piratuba e a SC-461 (SC-390)

Água Doce, Herciliópolis e a BR-153 (SC-150)

Caçador e a BR-153 (SC-451)

Caçador, Videira, Tangará e Luzerna (SC-135)

Monte Carlo, a BR-470 e a SC-355 (SC-452)

Jaborá, a BR-153 e a BR-208 (SC-355)

Calmon e Matos Costa (SC-135)

E da SC-350, em Caçador

• Pavimentação da rodovia entre Jaborá e Ouro (SC-467)

Paulo FreitasAvicultor no Meio-Oeste

Page 9: Jorna, O Celeiro

9Quinta-feira, 04 de abril de 2013

AMA realiza programação alusiva ao Dia do Autista

Diversos eventos foram organizados pela AMA alusivos ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

G E R A L

Divulgação

1º Seminário de Inclusiva, no dia 27 de março.

Para celebrar o Dia Mundial de Cons-cientização do Autismo, comemorado no dia 02 de abril, a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Campos Novos elaborou programação especial, que iniciou no dia 27, com o 1º Seminário de Educação Inclusiva, no Hotel Bebber. A Enercan apoiou o evento, onde estiveram presentes cerca de 150 convidados da 8ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em sua maioria professores das redes de ensino estadual, municipal, par-ticular e especial. O objetivo da Associação ao promover este seminário foi de trazer mais informações sobre as formas de co-municação e tratamento com os autistas. Também buscou novas possibilidades e metodologias para atender seus alunos, além de diminuir o preconceito que envol-ve o tema e promover a sociabilização.

A programação da AMA seguirá du-rante todo o mês com diversas atividades que possibilitam a comunidade em geral participar. Na terça-feira (02), alunos e professores da AMA realizaram atividades de divulgação no comércio e centro da ci-

dade. Nos dias 12 e 13 de abril, participam do Congresso de Autismo no município de Fraiburgo. No domingo (14), a AMA pro-move uma macarronada no Clube Anos Dourados, com ingressos a venda ao valor de R$ 15.

A síndrome do autismo é uma disfun-ção global do desenvolvimento. É uma al-teração que afeta a capacidade de comuni-cação do indivíduo, de socialização, como estabelecer relacionamentos e de compor-tamento. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento. A AMA é uma entidade mantida pelo município e pelo estado, que trabalha especificamente com este público, desde 2011. São 24 alunos, sendo que oito estão inseridos no ensino regular. Dez professores trabalham na As-sociação, que possui apoio de diversas em-presas, entidades e voluntários.

“Reconhecendo a ideia de diversida-de de todo e qualquer indivíduo, é que a AMA rende tributos à coragem das crian-ças autistas e de suas famílias, que lutam a cada dia para provar que é possível res-

peitar o tempo e o espaço humano”, des-tacou a professora Silvana Grassi Guarda. No início deste ano, foi sancionada lei fe-deral que estende ao autismo garantias e direitos das pessoas com deficiência, como atendimentos preferenciais e re-cebimento de benefícios. A AMA ganhou terreno do Poder Público Municipal para a construção de sede própria, próximo ao

Moto Clube Bixo do Mato, onde pretende implantar projeto de equoterapia, méto-do terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem inter-disciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiên-cias. “Nosso sonho de ter um espaço de atendimento integral está prestes a ser re-alizado”, destacou a professora Vera Durli.

Atenção as característicasdo ALTISTA

Page 10: Jorna, O Celeiro

Quinta-feira, 04 de abril de 201310 VA R I E DA D E S

ANIVERSARIANTES DA SEMANA04.04 a 10.04

Um clima de competição vai rondar o ambiente de trabalho nesta semana: aja com cautela. Em casa, o seu excesso de sin-ceridade pode provocar bri-gas desnecessárias: seja mais cauteloso(a) e evite desenten-dimentos.

Acredite em sua capacidade profissional, mas aja sem cha-mar a atenção dos colegas e encare os concorrentes de igual para igual. Neste período, você se sentirá mais à vontade no aconchego do seu lar ao lado de gente querida.

O momento é ideal para mudar sua rotina profissional e melho-rar sua produtividade: invista em novas estratégias. Não faltarão carinho e proteção aos familiares, já que estará mais próxima deles neste período.

Para evitar uma situação adver-sa no trabalho, que tal elogiar as habilidades dos colegas? Assim, eles não ficam com inveja dos seus talentos. O papo vai fluir com naturalidade em seu lar, fa-zendo com que tudo flua melhor em família.

O momento é ideal para você investir em seus estudos ou em cursos de aperfeiçoamento. Na família, aproveite os bons ventos para esclarecer problemas e aca-bar com desentendimentos. Uma viagem com a pessoa amada vai melhorar a cumplicidade.

Tarefas prazerosas tendem a ren-der mais, podendo gerar até uma graninha extra. Use sua intuição ao tomar decisões no trabalho. No ambiente familiar, exercite o seu jogo de cintura. Você estará mais sensível às necessidades do pessoal de casa.

Use a sua criatividade ao desen-volver suas atividades profissio-nais e verá como o seu serviço vai render. O envolvimento familiar será maior neste momento, mas exercite sua compreensão e evite conflitos. A fase é de muitas ale-grias para os assuntos do coração.

É tempo de traçar prioridades e organizar melhor seus com-promissos para não se sentir sobrecarregado(a). Em família, respire fundo e seja mais pacien-te: aprenda a ceder de vez em quando. No campo afetivo, deixe sua espontaneidade vir à tona.

Com criatividade, tudo indica que seus projetos profissionais vão deslanchar. Apenas evite negócios de risco, pois pode acabar perden-do dinheiro com isso. A família ocupará lugar de destaque em sua vida neste período, aproveite para investir no diálogo.

Mostre sua determinação, garra e força de vontade ao lutar pelos seus anseios profissionais. Há ten-são no ambiente familiar, então, tente se aproximar dos seus entes queridos. Na paixão, mostre que tem atitude. Caso queira paquerar, saia com os amigos e divirta-se.

Mostre todo o seu esforço no tra-balho e conquistará a merecida valorização. Bom clima em casa: escolha bem as palavras e apro-veite o momento para convencer seus familiares daquilo que dese-ja. No romance, aposte no diálogo e tudo vai fluir melhor.

A semana pede mais objetividade nas questões profissionais, pois com discrição, você conseguirá conquistar seus objetivos. Bom momento para investir em seu lar, deixando-o mais aconchegante para você e os seus parentes.

Além de referência como mulher, a personagem Helô da novela Salve Jorge é uma grande referência de estilo também.

Ela nos mostra que os clássicos camisa e calça podem se tornar bem modernos, se usados com modelagens atuais, com jogo de estampas e bons acessórios.

Olha só dois truques que ela nos ensina:

HORÓSCOPO

[21/03 a 20/04] [21/04 a 20/05]

[21/05 a 20/06] [21/06 a 20/07]

[21/07 a 20/08] [21/08 a 20/09]

[21/09 a 20/10] [21/10 a 20/11]

[21/11 a 20/12] [21/12 a 20/01]

[semanal]

[21/01 a 20/02] [21/02 a 20/03]

Rose Mari Gris ZontaJose Antonio Regensburger

Ivan Antônio Fiorin JúniorEdite L. DevillaAltivir José de Barba

René JacomelIvete Terezinha GiumbellMaria Carmelita Thiesen Corso

Italo Gastão BoffEliane Maria KarpesKerissa Mondadori

Cristiano Francisco SchlagerAlvadir Alves de Oliveira

João Vicente BeckerKarise Grando

José Eduardo Pinheiro

Cinto duPlo use com calça jeans/ tecido

e saias. se você é mais baixinha, e quer alongar,

use o cinto mais para a cor da calça. ou ainda aposte

num look monocromático e somente o cinto de outra cor.

Dica: Cintos escuros em roupas mais claras, afinam

de modo visual a cintura.

04

05

06

07

08

09

10

Conjuntinhoessa é daquelas tendências que ou você ama ou odeia!

use a camisa e a calça da mesma estampa, formando

a ideia de um macacão.invista em calças capri ou

pantalonas.estampas menores em

fundos escuros são menos chamativas, e favorecem

emagrecendo visualmente.

Page 11: Jorna, O Celeiro

11Quinta-feira, 04 de abril de 2013 VA R I E DA D E S

Primeira Igreja Matriz, situava-se onde hoje é a Delegacia de Polícia.

1 xícara de triguilho;2 batatas cozidas e espremidas;1 cebola pequena picada;2 dentes de alho picados;1 tomate sem sementes picado;1 galhinho de hortelã;cebolinha, salsinha e orégano a gosto.

Deixar o triguilho de molho em água quente por 30 minutos. Retire da água, espremendo o triguilho. Em uma vasilha misturar triguilho, batatas espremidas,tomate e os temperos. Modelar os bolinhos e fritar ou assar. Se for assar untar a assadeira com óleo ou azeite e regar os bolinhos com azeite. Se preferir, servir os bolinhos com molho de tomates.

Bolinho de triguilho e batata

Nossa história em foto Palavras Cruzadas

BIS Lacta | Un.

Ofertas válidas para esta sexta e sábado *Im

agen

s ilu

stra

tiva

s. N

ão e

ntre

gam

os b

ebid

as à

dom

icíli

o. B

eba

com

mod

eraç

ão.

Frango à Passarinho Seva | Kg

Pepsi e Guaraná2,5 L | Un.

R$ 3,29Cerveja Sub Zero 350

ml | CX c/12 Un.

R$ 15,00

Linguicinha Perdigão | Kg

Bombons Lacta 400g |Un.

R$ 6,49

R$ 2,99

Coxa e Sobrecoxa Big Frango | Kg

R$ 3,89

R$ 4,99R$ 6,99

Page 12: Jorna, O Celeiro

Quinta-feira, 04 de abril de 201312

Camponovenses no Campeonato Catarinense de Downhill

Neste final de semana, dias 06 e 07, o município de Mafra (SC) será sede do Campeonato Catarinense de Downhill e três camponovenses par-ticiparão do evento que irá proporcio-nar momentos únicos no esporte que vem se destacando a cada ano. Serão descidas eletrizantes com muitos obs-táculos.

Os pilotos de Campos Novos irão disputar em três categorias diferentes e pretendem conquistar três vitórias. São eles: Matheus Jacomel – Piloto N° 1 – Categoria Estreante Full Juvenil; Nelson Lima – Piloto N° 2 – Categoria

Evento acontecerá no próximo final de semana em Mafra, norte do Estado

G E R A L

Infantil (15 a 17 anos) e Jeferson Schi-zzi – Piloto N° 3 – Categoria Estreante Rígida Juvenil.

O Downhill hoje em dia é um espor-te muito praticado entre os jovens e o estado de Santa Catarina é destaque no Brasil, sediando vários eventos na-cionais e internacionais. Os pilotos de Campos Novos pretendem colocar o município no ranking catarinense. “Va-mos fazer o possível pra representar o melhor nossa cidade. Aproveitamos a oportunidade e agradecemos nossos patrocinadores”, disse Matheus Jaco-mel.

o que é? DownhillÉ uma forma do ciclismo que consiste em descer, o mais rapidamente possível, um determinado percurso. Geralmente as pistas são morros com obstáculos, como pedras, raízes, valetas e rampas. a modalidade derivada do mountain Bike nasceu na Califórnia, estados unidos, na segunda metade da década de 70. No Brasil, a primeira competição foi realizada no início da década de 1990. os desportistas desta modalidade usam várias proteções pois as quedas em downhill não são raras.

Atletas de Campos Novos se preparam com muito treinamento.

SAÚDE NÃO TEM PREÇO OFERECE REMÉDIOS DE GRAÇA E UMA VIDA MELHOR PARA OS BRASILEIROS.

O programa Saúde Não Tem Preço do Governo Federal oferece remédios de graça para milhões de brasileiros com hipertensão, diabetes e asma. Ao mesmo tempo em que garante o acesso ao tratamento das doenças, também representa uma economia para esses brasileiros, que podem usar o dinheiro em outras necessidades.

• Mais de 26 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil. •Maisde13milhõesdebeneficiados. • Descontos de até 90% em outros itens e medicamentos pelo programa Farmácia Popular.

PROCURE UMA FARMÁCIA DA REDE AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR E APRESENTE CPF, DOCUMENTO COM FOTO E RECEITA MÉDICA VÁLIDA.

TEMPO DE SAÚDE.

José Avelar de MeloCuritiba-PR

MELHORAR SUA VIDA, NOSSO COMPROMISSO.

Page 13: Jorna, O Celeiro

13Quinta-feira, 04 de abril de 2013 S O C I A L

A última sexta-feira (28) foi à vez do

camponovense, César Heitor mostrar seu talento

tocando o melhor do sertanejo universitário.

O público marcou presença mais uma vez.

Acompanhe alguns flashes da festa, registrado

pela galera do site Tanabalada.

As melhores

sextas-feiras

da região

Page 14: Jorna, O Celeiro

Quinta-feira, 04 de abril de 201314 G E R A L

Acircan Jovem confirma apresentação do Teatro Biriba

Está marcado para dia17 de abril (quarta-feira), apresentação do teatro Biriba, com única da peça “Biribinha na Casa dos Fantasmas”, no Salão Paroquial. Com início às 20h, o evento está sendo organizado pelo Núcleo Acircan Jovem da Associação Empresarial Rural e Cultu-ral de Campos Novos (Acircan). Este é o segundo ano que o Núcleo de Jovens Em-preendedores fecha parceria com o Tea-tro Biriba. No ano passado, mais de 600 pessoas assistiram ao espetáculo.

O valor do ingresso será comercializa-da com antecedência por R$ 15,00 e valor indefinido para ingressos na hora, sendo estes sujeitos a disponibilidade. Os in-gressos podem ser adquiridos na Tippo´s Sorveteria e com os nucleados. O Jornal O

O evento em comemoração ao aniversário do Núcleo será no próximo dia 17 de abril em Campos Novos

Celeiro faz parte do Núcleo Acircan Jovem. O Teatro Biriba tem Patrocínio de Tippos’s

Sorveteria, Coocam, Copercampos, Planalto In-dústria e Comércio, Coaccer, Supermercado Lu-cas e conta com apoio do Jornal O Celeiro, Jornal Planalto, Rádio Cultura, Rádio 104 FM, Rádio Simpatia FM e Tanabalada.

Peça “Biribinha na Casa dos Fantasmas”

será apresentação única.

Divulgação

Rádio Cultura 55 anos de históriaA emissora é o meio de comunicação mais antigo de Campos Novos

Com propósito de informar e formar cidadãos, colaborando com o desenvol-vimento econômico, social, cultural, de integração e lazer do ouvinte, a Rádio Cultura AM de Campos Novos comemora neste mês de abril, os 55 anos de funda-ção.

Conforme a Gerente Rádio Cultura, Maria Rossi, promover a verdade e a jus-tiça, sem atrelar-se a qualquer ideologia ou opção partidária é um dos fundamen-tos da emissora, oportunizando a parti-cipação de toda e qualquer pessoa, sem discriminação.

“Ao adquirir a Rádio Cultura, o saudo-

so mestre da educação e da comunicação Pe. Quintilio Costini, deixou um legado e uma obra para a informação da comuni-dade local e regional. Deixou uma tarefa para ser cumprida do amanhecer ao en-tardecer. A grande missão da Emissora é informar atos e fatos , porém observando a verdade, a justiça e paz”, destaca.

Para Maria Rossi, a história da Rádio Cultura ao longo destes 55 anos, não é uma passagem qualquer, mas sim, a con-tinuidade de um trabalho iniciado a mais de meio século. Segundo ela, o reconhe-cimento da sociedade local e regional é destaque graças ao trabalho de profis-

sionais comprometidos e do respaldo da sociedade. “Que Maria Santíssima seja a portadora da boa nova através da voz dos comunicadores, sejam eles profissionais do dia a dia ou colaboradores através da notícia e da Evangelização”, acrescenta.

A Rádio Cultura esteve presente em muitos acontecimentos de Campos No-vos e região, não somente como veículo de divulgação, mas também de forma de-cisiva em muitos fatos que marcaram a história do município.

Ao adquirir a Rádio Cultura, o saudoso mestre da educação e da comunicação Pe. Quintilio Costini, deixou um legado e uma obra para a informação da comunidade local e regional

Page 15: Jorna, O Celeiro

15Quinta-feira, 04 de abril de 2013

Na última quinta-feira (28) a rede municipal de ensino de educação do município de Vargem, realizou a Festa de Páscoa aos estudantes da ci-dade e interior. O evento organizado pela dire-ção, professores e funcionários do Grupo Escolar Municipal Padre Alberto e também pela direção e professores do Centro de Educação Infantil Cha-peuzinho Vermelho, aconteceu no Ginásio Muni-cipal. Na oportunidade as crianças se divertiram, brincaram e receberam a visita do coelhinho da Páscoa, que distribuiu doces doados pela comuni-dade e da Secretaria Municipal de Educação.

Para o secretário de educação, Roberto Feli-pe Mendes, celebrar a data com festa na escola é uma maneira divertida de mostrar as crianças o verdadeiro sentido da Páscoa. As diretoras Josiane Dongeski, do Centro de Educação Infantil e Salate Giglioli, do Centro de Educação Infantil, comple-mentaram dizendo que a Festa da Páscoa é uma oportunidade de conscientizar as crianças que a Páscoa significa além de festa, vida nova e ressur-

reição. As diretoras aproveitaram para agrader todas as empresas e pessoas que não mediram es-forços e contribuíram para a aquisição dos doces para as crianças.

Durante a festa, com apoio da Secretaria de Assistência Social, as crianças tiveram o rosto pin-tado de coelho, tornando mais brilhante o evento.

Deputado Federal entrega equipamentos agrícolas em Vargem

Celso Maldaner se reuniu com autoridades municipais e representantes das associações de agricultores

Na última segunda-feira (01), o Depu-tado Federal Celso Madaner, acompanhado de Alaor Götz, representante da Oitava SDR, esteve no município de Vargem para entre-gar equipamentos agrícolas aos represen-tantes das associações de agricultores. Na oportunidade também estavam presentes, o Prefeito Nelson Gasperin Junior e do vice--prefeito, Falavino Ferreira Filho, além dos vereadores e secretários municipais.

Os equipamentos recebidos serão uti-lizados pelos agricultores do município. No total foram 20 equipamentos agrícolas que, segundo o Prefeito irá contribuir sig-nificativamente com os pequenos produ-tores rurais. “Estamos trabalhando para melhorar as condições de trabalho de nos-sos agricultores, desta forma, eles estarão contribuindo com o desenvolvimento de

nosso município”.Seis balanças de pesagem pecuária,

no valor de R$ 5.700,00 cada uma, so-mando total de R$ 34.200,00. Três gra-des niveladoras, no valor de R$ 8.499,00 cada uma, somando total de R$ 25.497,00. Quatro carretas agrícolas, no valor de R$ 10.500,00 cada uma, somando total de R$ 52.995,00. Dois distribuidores de adubos e calcários no valor de R$ 19.400,00 cada um, somando total de 38.800,00. Cinco en-siladeiras no valor de R$ 13.999,00 cada uma, somando total de R$ 69. 995,00. Duas ensiladeiras e uma carreta ficaram para o município.

Através da parceria entre o governo federal e o deputado Celso Maldaner, o município recebeu investimento de mais de duzentos e dois mil reais.

R E G I ÃO

Autoridades e representantes das associações recepcionaram o deputado.

A Secretaria de Desenvolvi-mento Social de Vargem reali-zou, no final do mês de março, dia 20, a etapa municipal clas-sificatória da 6ª edição dos Jo-gos Aberto da Terceira Idade de Santa Catarina (Jasc). O evento acontece através da parceria entre a Oitava SDR e a Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense (Amplasc) e apoio da Prefeitura.

Aproximadamente 50 pessoas da terceira idade participa-ram da fase municipal. Os classificados irão representar o muni-cípio de Vargem da etapa regional, evento que acontece no dia 24 de abril, em Brunópolis. O município da Vargem fica representa-do pelas seguintes modalidades: Dominó masculino e feminino; canastra masculino e feminino; truco masculino e feminino, bo-lão masculino e dança de salão.

Jogos da Terceira Idade de Vargem

Alunos da rede municipal de Vargem comemoram a PáscoaAlunos das escolas da cidade e do interior participaram da comemoração que aconteceu no Ginásio Municipal

Fase municipal classificou representantes de Vargem para a fase regional

A tradicional pintura de rosto divertiu as crianças no evento.

Page 16: Jorna, O Celeiro

Quinta-feira, 04 de abril de 201316

A Administração Municipal convida todos para participar da Audiência Pública, onde serão apresentadas as propostas para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO para o exercício de 2014:

CONVITE

DIA: 02/04/2013 (terça-feira)HORA: 19hLOCAL: Salão do Romeiro – Bairro Aparecida

DIA: 02/04/2013 (terça-feira)HORA: 19hLOCAL: Salão Paroquial – Barra do Leão

DIA: 03/04/2013 (quarta-feira)HORA: 19hLOCAL: Salão da Capela – Bairro N. S. Lurdes

DIA: 03/04/2013 (quarta-feira)HORA: 19hLOCAL: Salão Paroquial Igreja N.S. da Saúde – Dal Pai

DIA: 04/04/2013 (quinta-feira)HORA: 19hLOCAL: Salão da Capela Santo Antônio – Bairro Santo Antônio

DIA: 04/04/2013 (quinta-feira)HORA: 19hLOCAL: Salão Capela Santa Rita, Vila Libino - Ibicuí

DIA: 05/04/2013 (sexta-feira)HORA: 19hLOCAL: Auditório da Casa da Cultura - Centro

DIA: 10/04/2013 (quarta-feira)HORA: 19hLOCAL: Plenário da Câmara dos Vereadores - CentroRua Cel. Lucidoro, 1301 – Campos Novos.

Nelson CruzPrefeito Municipal

PUBLICAÇÃO LEG A L

Page 17: Jorna, O Celeiro

17Quinta-feira, 04 de abril de 2013

Page 18: Jorna, O Celeiro

Quinta-feira, 04 de abril de 201318

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

CONVITESA Comunidade de São Jose Operário/Bairro Aparecida, convida a todos para grandiosa festa em honra ao seu padroeiro, vai ser realizada no daí 07 de abril com a seguinte pro-gramação: as 10hs30 Santa Missa, 12:00hs almoço e logo após o almoço jogos e diver-sões, as 15hs Matine com a Banda Dziguais.

O Centro de convivência do Idoso, Padre Quintilio Costini de Campos Novos, tem o prazer de convidar todos os grupos da 3ª Idade para um grandioso matinê dançante. Vai acon-tecer no dia 14 de abril, inicio as 14hs no Galpão Crioulo de Campos Novos, animado por Didi e Companhia de Videira, os ingressos custam R$7,00. Confirme sua Presença até o dia 12/04 pelos telefones: (49)8896-2123 (49)9944-7481 (49)9978-7515 (49)3544-2615.

O CTG Alma Charrua de Fraiburgo (SC), convida a todos para 1º Rodeio Crioulo Interesta-dual e 1º Encontro de Marajás do Laço, a realizar-se nos dias 26 a 28 de abril, no Parque Maçã.

Rua Germano Foppa, 470 - Sala 01 - Campos Novos - SC

ALuGA-SE apartamento localizado no Condomínio Jardim Bela Vista, 3º andar. 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, sacada e garagem.

Condomínio fechado. Interessados tratar pelo telefone (49) 8865-4280.

Distribuidor de Bebidas Kaiser e Coca-Cola e Heinekenpara Campos Novos e Região

OPORTuNIDADE úNICATOYOTA HILUX 2.7 SR 4X2 CD 16V GASOLINA

4P MANUAL 2009/09. Completa. R$ 58.500,00Contato: (49) 3541 - 0044 e (49) 8435-8032

ALuGA-SE SALA COMERCIAL Centro de Campos Novos

Rua Cel Farrapo 1141 - Área 750m2

Contato: (49) 3541 - 0044 e (49) 8435-8032

JUÍZO DE DIREITO DA 9ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE LONDRINA – PARANÁ. CARTÓRIO DO NONO OFÍCIO CÍVEL E ANEXOS. Av. Duque de Caxias nº 689 – Tel 43 33723000.

EDITAL DE INTIMAÇÃO DE CREDORES E INTERESSADOS QUANTO A PROPOSTA DE ALIENÇÃO DE IMOVEL PERTENCENTE AO ATIVO DA MASSA FALIDA DE TEIXEIRA JUNIOR COMERCIO DE CEREAIS E MANUFATURADOS LTDA, COM PRAZO DE 45 (QUARENTA E CINCO) DIAS.O EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR AURENIO JOSÉ ARANTES DE MOURA – MM. JUIZ DE DIREITO DA 9ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE LONDRINA, ESTADO DO PARANÁ, na forma da lei, etc....

FAZ SABER: aos que do presente edital tomarem conhecimento anuncia-se nos autos de FALÊNCIA da MASSA FALIDA TEIXEIRA JUNIOR COMERCIO DE CEREAIS E MANUFATURADOS LTDA, autos n. 607/1996, em trâmite na 9ª Vara Cível da Comarca de Londrina, ALIENAÇÃO de imóvel constituído por terreno urbano com benfeitorias de silo de armazenagem e secagem de grãos, objeto da matrícula 75 de do RGI de Capinzal-SC, assim como de suas benfeitorias, acessos e construções, pelo preço mínimo de R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais). O bem a ser vendido está abaixo descrito: 01 área de terras com área de 48.400 m², matrícula nº. 75 do CRI de Capinzal/SC, situada no lugar denominado “Inver-nada de Capão Alto”, na Encruzilhada do Guarani, no Município de Capinzal/SC, com todas as construções e instalações, quer averbadas ou não, contendo basicamente: um armazém para recebimento, limpeza e armazenamento de cereais, com área construída medindo 3.551,52 m², com um pavimento, de construção de alvenaria e cobertura metálica, averbando sob o nº 9 na matricula nº. 75, RGI Capinzal-SC. Um prédio para escritório em alvenaria, com aproximadamente 40 m², coberto com telhas de cimento amianto, sem averbação à margem da matricula; um galpão em madeira aproximadamente de 100 m², coberta com telhas de zinco, sem averbação margem da matrícula.Consta do complexo de armazenagem ainda os seguintes bens: 03 (três) máquinas de pré-limpeza, marca KEPLER WEBER, nº. 1975, capacidade para 15 (quinze) toneladas; 08 (oito) elevadores, marca KEPLER WEBER, com capacidade em 04 (quatro) de 15 (quinze) toneladas por hora, 02 (dois) de 60 toneladas por hora e s outros 02 (dois) de 40 (quarenta) tone-ladas por hora; 02 (duas) fitas transportadoras de 80 (oitenta) metros cada, marca KEPLER WEBER, com capacidade de 120 (cento e vinte) toneladas/hora; 02 fitas de 40 (quarenta) metros cada; 02 (duas) fitas de 30 (trinta) metros; 01 (uma) balança de 60 (sessenta) toneladas, tipo nº 2243; 01 (uma) maquina de cortar grama com cabo; 01 (um) calador elétrico; 01 (um) calador manual; 01 (um) calador manual para moega; 01 (uma) maquina de classificar trigo elétrica; 01 (uma) mesa com 06 (seis) gavetas; 02 (duas) mesas com 04 (quatro) gavetas; 01 (uma) mesa para maquina de escrever; 01 (uma) mesa para impressora; 01 (um) ban-co com 3 (três) lugares com encosto estofado; 01 (um) relógio ponto ROD BEL; 02 (duas) chapeiras para cartão ponto pequenas; 01 (uma) linha telefônica com numero 5551152; 02 (duas) balancinhas de precisão; 01 (um) bebedouro de água elétrico; 01 (uma) escada metálica; 04 (quatro) cadeiras estofadas giratórias; 03 (três) cadeiras estofadas; 01 (um) aparelho de ar condicionado; 02 (dois) motores elétricos de 7,5 HP; 01 (uma) mesa de 03 (três) gavetas; 05 (cinco) extintores de incêndio; 01 (um) balcão de 3,0 metros. A venda será realizada pela apresentação de melhor proposta, nos termos do art. 118 do Decreto-Lei 7.661/45. As propostas deverão ser entregues em envelope lacrado mediante o recibo do Senhor Escrivão, responsável pela Serventia da Nona Vara Cível da Comarca de Londrina, que depositará os envelopes em cofre ou outro lugar seguro, mediante recibo de entrega ao apresentante, cuja cópia, acompanhada de cer-tidão, deverá ser encartada nos autos. O envelope deverá conter, sob pena de desclassificação: o autor da proposta; o preço da proposta de compra; e a forma de pagamento.Todas as propostas deverão respeitar o preço mínimo para o imóvel obtido em avaliação judicial, atualizado de R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais). Não serão aceitas propostas: Que ofertarem como pagamento do preço eventuais créditos em face da Falência por contrariar o princípio da par conditio creditorium e preservar o interesse coletivo. Informa-se também que o imóvel encontra-se locado até a data de 30 de setembro de 2014. O adquirente será imitido na posse do imóvel após o término do contrato de locação, subrogando-se no lugar da Massa Falida como locador do bem, assumindo obrigações e usufruindo de direitos, inclusive de percep-ção proporcional do valor locativo do presente contrato de locação, nos termos da Lei de Locação. Sobre o imóvel não recairá imposto predial territorial urbano em atraso, já que estes valores perfazem encargos da massa, e são objeto de Ações de Execução Fiscal já ajuizadas. O ITBI – Imposto Transmissão de Bens Imóveis deverá ser pago pelo comprador. A massa não será responsável pelo pagamento de corretores. Fica designado o prazo máximo as 17:55hs do dia 05 de maio de 2013 para a entrega das propostas em envelopes lacrados, no Cartório da Nona Vara Cível, Juízo falimentar, mediante recibo, ao Sr. Escrivão. As propostas serão abertas, em ato público, no dia 06 de maio de 2013, à 14:00 hs, na sala de audiências da 9ª Vara Cível da Comarca de Londrina, na presença do Senhor Doutor Juiz de Direito, do Agente do Ministério Público, Síndico da Massa Falida e todos os interessados. E assim para todos os interessados nessa falência e na aquisição do imóvel supradescrito, foi expedido o presente edital que será publicado e afixado na forma da lei. DADO E PASSADO nesta cidade e Comarca, Estado do Paraná. AURENIO JOSÉ ARANTES DE MOURA. Juiz de Direito

Francisco REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO –

LAO

Parcelamento de Solo Urbano.

SOLIMANN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIO torna público que recebeu da Fundação do Meio Ambiente (FATMA), a Licença Ambiental Instalação – LAI, n° 6288/12, válida por 24 meses e está requerendo a Licença Ambiental de Operação - LAO, para o Loteamento Santa Edwiges, localizado na Fazenda São Luiz, S/N, no município de Campos Novos - SC.

Rua Felipe Schimidt, 485, Centro 88010-001- Florianópolis- S C Fone: + 55 48 3216 1700 E- mail: [email protected] URL: www.fatma.sc.gov.br

PUBLICAÇÃO LEG A L

Page 19: Jorna, O Celeiro

19Quinta-feira, 04 de abril de 2013 A G R O N E G Ó C I O

Uma das preocupações dos produto-res rurais nesta safra é com a infestação de lagartas nas lavouras de soja e feijão, um fenômeno alarmante registrado não só em Campos Novos, mas nacionalmen-te. Elas prejudicam o desenvolvimento das plantas e, em casos mais graves, po-dem afetar drasticamente a produtivida-de das lavouras.

Conforme informações do Portal do Conteúdo Agropecuário (Agrolink), publicadas na semana passada, dia 27, pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), estão trabalhando na busca por informações sobre o manejo, controle e comportamento da lagarta He-licoverpa armigera.

Após participar ativamente da identi-ficação da espécie, agora a Fundação MT foca seus esforços em duas frentes de tra-balho. A primeira é a busca por opções de manejo e controle. Além de experimento, dois pesquisadores da instituição estão na Austrália, país que já teve problemas com esta lagarta e já a tem sob controle. Esse programa tem como objetivo funda-mental, evitar que ocorra o surgimento de populações de lagartas resistentes a inseticidas e principalmente as tecnolo-

Em Campos Novos, os

técnicos encotraram

três espécies diferentes de

lagarta.

As pragas que estão atacando as lavouras de soja e milho preocupam pesquisadores

pesquisadores estudam controle de lagartas

gias Bts disponíveis no mercado. A segunda frente de trabalho da Fun-

dação MT tem o objetivo de organizar um workshop para discussão do tema passando por aspectos técnicos, manejo e controle, ameaça para o MT e experiên-cias da classe produtora e científica com a praga.

De acordo com o Engenheiro Agrôno-mo Cristiano do Nascimento, a ocorrên-cia de pragas registrada nesta safra, deve aumentar o custo de produção em 20%. Conforme informações de produtores de soja e milho de Campos Novos, os custos para combater a praga, giram em torno de R$ 80 por hectare. Apesar do custo elevado, o problema das lagartas está sob controle e não deve afetar de maneira significativa a produtividade das lavou-ras da região de Campos Novos.

Em Campos Novos, o controle está sendo feito com dosagens até três vezes maiores de inseticidas, com aplicações extras, o que vai ocasionar um aumento do custo de produção em 20%, pois os agricultores estão acostumados a gastar mais com fungicidas do que com insetici-das. Os produtores de Campos Novos es-tão desembolsando cerca de R$ 500 por litro do inseticida, no entanto, enfrentam

outro problema, a falta do antídoto no mercado. A colheita está em ritmo ace-lerado e logo será possível contabilizar os prejuízos.

Nas lavouras de Campos Novos, os técnicos localizaram três espécies di-ferentes de lagartas e a principal reco-mendação dos especialistas aos produ-tores é o monitoramento das lavouras. Enquanto não há um protocolo de ma-nejo para controle da praga é preciso

medidas preventivas para controlar a praga. Ainda sem registros anteriores no Brasil, a Helicoverpa armigera foi lo-calizada no início deste ano no país e já está sendo considerada uma das pragas mais sérias do mundo. Conforme dados dos profissionais da Fundação, a lagarta é muito agressiva que ataca as folhas das plantas, vagens e consomem os grãos.

Sem registros anteriores no Brasil, a Helicoverpa armigera foi localizada no início deste ano e já está sendo considerada uma das pragas mais sérias do mundo.

O Celeiro

O Celeiro

Page 20: Jorna, O Celeiro

Quinta-feira, 04 de abril de 201320