jornal, o celeiro

20
Quinta-feira, 15 de novembro de 2012 Jornal Ano XX - Edição 2155 - Campos Novos - SC, 15 de novembro de 2012 - R$ 2,00 O Celeiro O Celeiro COMÉRCIO TEM NOVO horário de funcionamento Páginas 3 P. 6 Reitor da Unoesc palestra para empresários Palestra P. 4 3º Workshop e 2ª Mostra de Projetos foi no Paulo Blasi Educação P. 14 Abertura Natal Celeiro da Paz será dia 25 Natal CAMPOS NOVOS Novo Decreto, em vigor desde o dia 05 de novembro, gera polêmica e vira assunto no Facebook. As alterações foram baseadas na pesquisa com 120 empresas associadas da CDL. No caso dos Supermercados, o horário também foi ampliado, no entanto, continua com a proibição de funcionamento aos domingos, de acordo com o Decreto anterior.

Upload: jornal-o-celeiro

Post on 28-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 2155 - 15 de setembro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal, O Celeiro

1Quinta-feira, 15 de novembro de 2012Jornal Ano XX - Edição 2155 - Campos Novos - SC, 15 de novembro de 2012 - R$ 2,00

O CeleiroO CeleiroCOMÉRCIO TEM NOVO horário de funcionamento

Páginas 3

P. 6

Reitor da Unoesc palestra para empresários

Palestra

P. 4

3º Workshop e 2ª Mostra de Projetos foi no Paulo Blasi

Educação

P. 14

Abertura Natal Celeiro da Paz será dia 25

Natal

CAMPOS NOVOS

Novo Decreto, em vigor desde o dia 05 de novembro, gera polêmica e vira assunto no Facebook. As alterações foram baseadas na pesquisa com 120 empresas associadas da CDL. No caso dos Supermercados, o horário também foi ampliado, no entanto, continua com a proibição de funcionamento aos domingos, de acordo com o Decreto anterior.

Page 2: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 15 de novembro de 20122

Entrega dos prêmios da rifa da 35ª Romaria ao Santuário Aparecida foi na terça-feira (13). Os ganhadores foram: Caito Griss, Gol G4. Maria aparecida Bacinello, moto Honda CG Fan 125. João de Deus Wilpert, TV LCD 40’. Marcelo Piana, um refrigerador. Nivaldo Boeira, um microondas.

“Esse acordo foi acertado em reunião entre a CDL, representante da Prefeitura e Sindi-cato dos Empregados do Comércio porque vários comerciantes vinham questionar por-que aquele comércio pode abrir em deter-minado horário e aquele não pode abrir e até mesmo, a prefeitura estava expedindo alvarás com horários diferenciados, só que isso também não era justo com os lojistas”

Eloir Henz, Presidente da CDL, falando das alterações do horário do comércio local.

O natal de 2012 esta muito próximo novamente, e cá entre nós, como o tempo passou rápido não é verdade? Um ano se foi e parece que entravamos em 2012 ontem mesmo, especialmente para quem trabalha ou então se movimenta a todo o momento sabe como o ano ainda se foi mais rapidamente. Bom, um Natal sem presentes definitivamente não é um Natal, por isso a indicação que fazemos para que você consiga fazer as suas compras sem se endividar é dividir o seu 13° salário, afinal de contas, entrando o ano novo também temos contas e também impostos para pagar, e se não contarmos com a ajuda de um salário extra talvez ficaria bem mais difícil.

Desde junho, as famílias vêm aumentando seu endividamento - em cheques pré-datados, cartões de crédito e de lojas, empréstimos pessoais, prestações do car-ro e seguros. Entre setembro e outubro, o porcentual de famílias endividadas foi de 58,9% para 59,2%, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC). O problema é o grau de endividamento, pois, isso poderá ter algum impac-to negativo nas vendas de fim do ano, quando é maior a atividade do varejo.

Viagens, festas, presentes, material escolar, IPVA e IPTU são apenas alguns dos gastos previstos para dezembro e janeiro, meses que historicamente são mar-cados pelo aumento de dívidas e casos de inadimplência no País. Uma dica é não pensar no 13º salário como um dinheiro extra para fazer extravagâncias. Usá-lo de forma consciente é o primeiro passo para fugir do aperto no início do ano. Se tiver dívidas, use o dinheiro para quitá-las, ou então, aplique o valor e usufrua apenas do rendimento. Ao fazer as compras, planeje bem e procure pagar à vista porque a possibilidade de conquistar um desconto é ainda maior. Ao discriminar todos os gastos, a pessoa que já está com a corda no pescoço se sentirá pressionada a não cometer novos exageros.

Evitar entrar no limite do cheque especial e pagar a parcela mínima do cartão de crédito, ainda mais nesse período, é fundamental. Para quem não conseguir fu-gir do pagamento parcelado, uma dica é imaginar o valor total saindo do seu bolso, isto evitará a impressão de que se gastou menos. Para se desvencilhar das tentações das vitrines e manter uma vida financeira saudável basta seguir a ‘regra dos quatro Ps’, que são: planejar, pesquisar, pechinchar e pagar à vista. Deve haver um pla-nejamento financeiro para saber quanto irá sobrar no final do mês para colocar na poupança. Portanto se você ainda não criou esse hábito, comece ele hoje e fuja das dívidas!

Ao planejar a tão sonhada viagem, as pessoas também devem ter em mente que os gastos vão muito além do transporte e hospedagem, com os maiores custos nas despesas com alimentação, presentes e passeios. Antes de partir, calcule quanto o orçamento da família pode ceder para as despesas. Se o orçamento estiver curto, o melhor é adiar as férias dos sonhos para os próximos anos, reservando uma par-cela mensal para o projeto.

Consumismo definal de ano

Expediente

E-mail: [email protected]/Fax: (49) 3541-0597Rua Marechal Deodoro, 335 - Centro - Campos Novos (SC)

Reportagem: Gisiane Agostini

Diagramação: Herton Farias

Circulação: Abdon Batista, Celso Ramos, Campos Novos, Ibiam, Vargem, Brunópolis, Monte Carlo e Zortéa.

Editorial

“Deverá ficar em caixa um valor relativamen-te alto, muito maior do que recebemos, em função das obras que estão em andamentos. O volume de obras que recebemos na época era o Ginásio de Esportes, com recursos par-lamentares e agora vamos deixar várias ações, principalmente pavimentação que são valores elevados. Grande parte são recursos federais, recursos estaduais e recursos municipais. En-tendo que a gestão tem esse aspecto, precisa ter caixa para realizar e orçamento”.

Vilibaldo Schmid , Prefeito de Campos Novos, falando sobre seu orçamentos do Município.

Leia reportagem na página 14

O Celeiro

Leia reportagem na página 3

Page 3: Jornal, O Celeiro

3Quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O Decreto nº 6.614/25/10/2012, que altera algumas cláusulas do Decreto nº 5.549/01/04/2009, foi tema da rede so-cial facebook nos últimos dias, mas o que a grande parte da população não sabe é que a pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos Novos fez a pesquisa direcionada aos lojistas que atendem em horário comercial, conforme artigo 1º do Decreto, ou seja, o caso dos supermercados, mercados e mercearias são estabelecimentos do artigo 3º, onde horário é diferenciado. Neste caso o ho-rário também foi ampliado, no entanto, continua com a proibição de funciona-mento aos domingos, de acordo com o Decreto anterior.

O novo documento foi elaborado com base em pesquisa realizada pela CDL em 120 estabelecimentos comerciais de Cam-pos Novos, onde a maioria manifestou-se favorável em estender o horário ao meio dia e até às 19h. Das 120 empresas, 96 se posicionaram a favor da mudança do horário, representando um percentual de mais de 80%. “Esse acordo foi acertado em reunião entre a CDL, representante da Prefeitura e Sindicato dos Empregados do Comércio porque vários comerciantes vi-nham questionar porque aquele comércio pode abrir em determinado horário e aque-le não pode abrir e até mesmo, a prefeitu-ra estava expedindo alvarás com horários diferenciados, só que isso também não era justo com os lojistas”, explica o presidente da CDL, Eloir Henz. Com o decreto em vigor, os lojistas de Campos Novos pode-rão ficar com as portas abertas das 8hs às 19hs, sem fechar ao meio dia, em conso-nância com os grandes centros urbanos, onde o comércio tem horário estendido.

É importante ressaltar que o novo ho-rário é facultativo e que os empresários devem ficar atentos e observar as determi-nações da Legislação Trabalhista quanto à jornada de trabalho de seus funcionários, ao pagamento de horas extras trabalhadas extraordinariamente ou liberação das fol-gas convencionadas. O empregado do co-mércio permanece no trabalho 8 horas di-árias ou 44 horas semanais, de acordo com a lei trabalhista. Portanto, mesmo com o novo Decreto em vigor, desde o dia 05 de novembro, não muda em nada os direitos dos empregados do comércio previstos na legislação.

A pesquisa também apontou o an-seio dos comerciantes quanto ao funcio-namento do comércio nos sábados, onde 74 empresários foram favoráveis em per-manecer um sábado por mês com horário especial de atendimento das 8 às 16 horas, como já vem sendo realizado por meio da campanha Sábado D da CDL, sempre no segundo sábado de cada mês. Nos de-mais, o atendimento será somente na parte da manhã, das 8 às 12 horas. Apenas em datas comemorativas, como dia das Mães e Natal, o funcionamento em dois sábados fica a critério de cada comerciante.

Sobre o Hipper Center Alimentos, Eloir ressalta que o estabelecimento é re-gistrado em sua razão social como “pani-ficadora”, tipo de comércio que tem horá-rio livre de funcionamento, portanto, não vai fechar e não está sujeito aos efeitos do Decreto, no artigo que se refere ao ho-rário dos supermercados. Com a vigência do decreto, muitas pessoas se referiram também ao fechamento do Hiper Center nos domingos e horário especial durante os dias úteis. “O que estava funcionan-

G E R A L

Polêmica com novo DecretoAs alterações no horário de funcionamento do comércio de Campos Novos, em vigor desde o dia 05 de novembro foi baseado na pesquisa em 120 empresas associadas da CDL

do, vai continuar da mesma forma. No caso do Hipper Center é um caso a parte, porque o estabelecimento está registrado como padaria e o setor de conveniência é um item a mais”.

Segundo Henz, não há interesse dos supermercadistas em trabalhar aos domin-gos. Ele acredita que Campos Novos não tem estrutura para tal fato. Outra questão é o Sindicato que tem Lei proibin-do funcionamento aos domingos. “Isso não significa que futuramen-te não possa ser revisto esse tema, mas precisamos ver a questão dos funcionários”.

“Essas alterações foram aten-didas conforme um pedido dos próprios lojistas, através da CDL. O Poder Público apenas acolheu a solicitação, baseado na pesquisa da entidade representante do co-mercio local”, observou José Dir-ceu Bevilaqua, Secretário de In-dústria, Comércio e Turismo. Ele afirma que não houve alteração no horário dos mercados e mercea-rias, conforme está sendo comen-tado nas redes sociais. Na opinião do Secretário, os mercadistas po-

O Celeiro

HORÁRIO DO COMÉRCIO

deriam abrir as portas diariamente, mas essa mudança não depende do Poder Pú-blico e sim um acordo, entre o Sindicato representante, patrões e funcionários dos Supermercados, Mercados ou Mercearias.

Lojistas poderão ficar com as

portas abertas das 8h às 19h.

Page 4: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 15 de novembro de 20124

9: A SalvaçãoEm um mundo pós-apocalíptico, robôs sucateados se escondem com medo que máquinas perigosas os exterminem; mas não por muito tempo. Estrelando Elijah Wood.

CONVITE

Baile do Havaí dia 14, no Clube 7 de Setembro.

Sertanejo Universitário no Lake Club – Campos Novos dia 17. Com Diego & Gabriel, Cesar & Luiz e Marina & Ramon. Início às 23 horas.

Bailão da Sub-Zero no Salão da Morada do Sol – Bairro Morada do Sol – Campos Novos dia 17. Com início às 23 horas. Animação da Banda INFINITI.

Grande Festa em Louvor a Santa Catarina – Vila Santa Catarina – São José do Cerrito dia 18. Com tarde dançante às 15 horas, animada pela Banda Rosa Branca.

Festa na Capela Santa Catarina – Ibicui – Campos Novos dia 02 de Dezembro.

Na última semana, alunos do Curso Técnico em Comércio da Escola Paulo Blasi, juntamente com os professores e direção da Escola de Educação Básica Paulo Blasi, promoveram Workshop e Mostra de Trabalhos. Com isso, o po-tencial dos alunos foi mostrado nos dois dias do evento que aconteceu no ginásio de esporte da escola.

O Terceiro Workshop e a Segunda Mostra de Projetos do Ensino Médio Profissionalizante, Técnico em Comércio da Escola Paulo Blasi, teve como tema “Gestão e Sustentabilidade”. O objetivo da mostra de projetos é divulgar todo o potencial dos alunos que além da forma-ção geral, recebem formação específica para o mercado de trabalho.

Após a cerimônia de abertura, na quinta-feira (08), a orientadora do Senac de Joaçaba, Kátia Bechers, palestrou de-

senvolvendo discussão sobre “A Inserção do Jovem no mercado de trabalho. Na sexta-feira (09), o evento iniciou às 9hs, com a palestra da Psicóloga Tuly Rocha do Cetesc, que abordou o tema “Empre-sa Sustentável e Empreendedorismo”. Os projetos das quatro turmas do Curso Téc-nico em Comércio foram expostos duran-te todo o dia de quinta e sexta-feira.

O 3º Workshop e a 2ª Mostra de Pro-jetos do Curso Técnico em Comércio da Escola Paulo Blasi foi aberto para a co-munidade de forma gratuita, Para isso, os organizadores tiveram apoio de empresas de Campos Novos, que colaboraram para a realização do evento.

No Curso de Técnico em Comércio, os alunos têm aulas de Direito Comercial, Gestão Financeira, Contabilidade, Ma-rketing e aprendem a fazer um plano de negócio em empreendedorismo.

G E R A L

3º Workshop e 2ª Mostra de ProjetosEvento educacional foi realizado pelos alunos do Curso de Técnico em Comércio da E.E.B. Paulo Blasi

Alunos da Escola durante a abertura

oficial do evento educativo.

O Celeiro

Dia do Diabético

A campanha do dia mundial do Diabetes é uma resolução das Nações Unidas e que foi liderada em todo mundo pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e aqui no Brasil, pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

O dia 14 de novembro foi esco-lhido por ser este dia o aniversário do médico canadense Frederick Banting, que foi o descobridor da insulina. Para o médico Carlos Antunes, o dia mun-dial do Diabetes deveria ser todo dia, porque só quem convive com Diabe-tes, sabe como seu cuidado consome tempo. Mas é melhor que haja pelo menos um dia por ano para se pensar mais seriamente neste grave problema da saúde publica que vem aumentando em índices alarmantes, em todo mun-do.

As causas são muitas, mas sem-pre associadas ao sedentarismo e a

obesidade principalmente no Diabetes Melitus tipo 2. No tipo 1 (DM) não se sabe exatamente a causa, mas também vem crescendo de modo preocupante. Procurem se informar; o maior inimi-go do Diabetes é o desconhecimento.

Dr. Carlos observa que após con-tato com o Prefeito, Vilibaldo Schmid foi iluminado a Prefeitura toda de azul, como é feito em vários monumentos e edifícios públicos de todo mundo. Azul porque representa o céu, e é a cor da bandeira das Nações Unidas, que representa a união entre os países, e é a única entidade que pode apelar a todos os governos, e que é hora de reverter a epidemia global de Diabetes, que cau-sa tanto sofrimento as pessoas.

O tema deste ano é “Diabete pro-teja nosso futuro”, mantendo o foco é a crescente necessidade de educação sobre Diabetes, e aumento dos progra-mas de prevenção.

Operação Mulheres do TráficoA Polícia Civil de Campos Novos

deu continuidade à Operação Mulheres do Tráfico e fechou o maior ponto de tráfico de drogas, no Bairro Aparecida, na quinta-feira (08), em Campos Novos. Foram presas em flagrante Viviane Apa-recida Machado, 23 anos; Marilene do Nascimento, 43 anos; Gabrieli Alice do Nascimento, 21 anos, pelos delitos de tráfico de drogas, associação para o tráfi-co e corrupção de menores. Também foi

apreendida uma adolescente de15 anos. As prisões são resultado de me-

ses de investigação. Segundo levanta-mentos, ficou apurado que Marilene e Gabrieli mantinham uma residência na Rua Santo Amaro do Imperatriz, em um beco, Bairro Aparecida, para o armaze-namento e preparo do entorpecente, e no local ficavam Viviane e a adolescente de 15 anos, que eram responsáveis pela guarda da droga.

Ontem, 14 de novembro foi comemorado o dia Mundial de Combate do Diabete

Page 5: Jornal, O Celeiro

5Quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Acessewww.

sergioaperon.com.br

[email protected] por Sérgio Peron(49) 9900.8984

E já deu o que falar o Decreto n°6.614/2012 de 25/10/2012 Estabele-ce Horários de Funcionamento de Es-tabelecimentos Comerciais e dá outras providências, assinado pelo prefeito Vilibaldo E.Schmid (PMDB) na data de 25 de outubro de 2012. Como se diz no jargão popular: o tema bombou nas re-des sociais. Recebi telefonemas, e-mails e muitas abordagens no facebook.

O que diz o decreto:Conforme documento assinado pelo

prefeito, o funcionamento será assim: Art. 1º. O funcionamento dos esta-

belecimentos comerciais localizados no perímetro urbano da cidade de Campos Novos, obedecerão os seguintes horá-rios:

a) De segunda a sexta-feira das 08 às 19 horas;

b) Sábados: das 08 às 12 horas;c) Sábados “D”: das 08 às 16 horas;d) Domingos e feriados: Fechado.

Art. 3º. Os estabelecimentos abaixo mencionados, poderão praticar os se-guintes horários especiais:

I –Padarias e lojas de artesanato, nos dias úteis domingos e feriados terão horário livre.

II –Supermercados e mercearias, nos dias úteis, das 8 às 20 horas; e, aos sábados, o horário será das 8h às 19 ho-ras.

Parágrafo único. Nos domingos e feriados os estabelecimentos permane-cem fechados.

Horário do Comércio

O P I N I Ã O

ContramãoDois aspectos precisam ser observados nos contatos que mantive com os interes-

sados:Primeiro – A venda de carnes e apetrechos de um churrasco, por exemplo, são

muito maiores e de melhor faturamento aos domingos, notadamente em estabeleci-mentos comerciais dos bairros. Ninguém estoca carne durante a semana para comer no domingo, preferindo o produto comprado na hora.

Segundo – A desobediência prevê multa de até 1.200 UFM – Unidade Fiscal do Município, portanto, de considerável valor. Há quem garanta que não vai cumprir o decreto do prefeito.

Atrasados

Sugiro aos internautas de Campos Novos que fiquem de olho. O que te-nho percebido é que as pessoas não cultivam o hábito de acessar o site da prefeitura como fiscalizadores.

Acessem e terão surpresas!

Durante todo período de existência da nossa coluna, já apontei erros crassos do prefeito Vilibaldo E.Schmid e seus comandados, sempre dando nomes, as “barbeira-gens” e como corrigir. No presente caso, preciso apontar dois fatores que precisam ser considerados:

Um – A solicitação para a elaboração do novo horário de funcionamento foi da CDL – Câmara de Diretores Lojistas, portanto, representando os comerciantes – que devem ter concordado com tudo. Segundo consta, foi feita uma pesquisa. Está lá no início do decreto:

“Considerando o requerimento formulado pela entidade representativa do comér-cio de Campos Novos -CDL..”

Diante disso, sou obrigado a eximir o prefeito de qualquer culpa! O chefe do Executivo - apenas e tão somente – atendeu ao clamor da entidade que pediu em nome dos comerciantes.

Dois – O erro do prefeito (se é que ele não o fez) foi não ter chamado os repre-sentantes da CDL e dizer:

- Olha! Estaremos prejudicando pequenos comerciantes nos bairros. Posso até elaborar o decreto, mas antes vou divulgar amplamente que está sendo por pedido da CDL e que a administração não tem nada a ver com isso.

A nova determinação já está valendo desde o dia 5 de novembro.

Duas considerações

Lei de Acesso à Informação

É a Lei que obriga o poder público em todas suas esferas - municipal, estadual e federal - a fornecer informações solicitadas por cidadãos, empresas e entida-des da sociedade civil organizada. A norma também prevê responsabilização dos agentes públicos que retardarem ou negarem indevidamente a entrega de infor-mações.

E isso inclui os órgãos de meio ambiente.Agora, será possível pedir qualquer informação sem precisar justificar a moti-

vação do pedido. Basta o cidadão se identificar e, então, exigir a transparência que agora é direito. Todo e qualquer documento público poderá ser solicitado, salvo as restrições de quando se tratar de informação pessoal ou for classificado como informação reservada, secreta e ultrassecreta.

Pela norma, informações disponíveis devem ser dadas imediatamente. Caso dependam de pesquisa, o prazo é de 20 dias, prorrogáveis por mais dez.

Falando em sugestãoAquele famigerado caso do silicone pago pelo município e que vem de tem-

pos, finalmente deverá ter um desfecho. A decisão judicial deverá sair em breve e tem tudo para ser um “canetaço” do judiciário. Em caso condenatório – ainda cabe recurso em 2º grau. Se mantida a condenação, aí a coisa começa a mudar de figura! A condenação no Tribunal de Justiça é a chamada “decisão colegiada” e que enquadra o sujeito na Ficha Limpa.

Vamos aguardar os acontecimentos.

Page 6: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 15 de novembro de 20126 G E R A L

Reitor da Unoesc palestra para empresários

Na última sexta-feira (09), o Reitor da Unoesc, Aristi-des Cimadon, ministrou palestra para cerca de 50 pessoas, entre empresários de Campos Novos, autoridades, alunos e professores da Universidade. A palestra, que ocorreu no auditório da Unoesc de Campos Novos, teve como tema “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, sendo que seu conteúdo é baseado no livro que leva o mesmo título, do norte-americano Stephen Covey.

Durante a apresentação, o Reitor da Universidade apontou os segredos da eficácia: ser proativo; ter clareza sobre o objetivo a alcançar; priorizar o que é mais impor-tante; buscar a relação de ganha-ganha, em que todos saem beneficiados; compreender antes de ser compreendido; cooperar criativamente; renovar-se constantemente. “A so-ciedade está envelhecendo e pensamos no planejamento e, para alcançar as maiores conquistas a harmonia é base de tudo”.

Segundo Cimadon, quanto maior as mudanças dese-jadas e mais difíceis os desafios, mais importante é a ado-ção desses hábitos. Ele também reforça a importância de aceitar a própria realidade projetar o futuro a partir dela; de ser persistente na busca pelo objetivo traçado; de esco-lher o que é mais importante na vida; da interdependência,

uma vez que qualquer pessoa depende do seu contexto e daqueles que a rodeiam para alcançar a vitória; da genero-sidade e da humildade em admitir que sempre é necessário aprender mais.

O Café da Manhã com Lideranças foi promovido pela Unoesc, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associa-ção Empresarial, Rural e Cultural Camponovense (Acir-can). Fez parte de uma parceria entre as três entidades e que vem trazendo oportunidades de atualização aos públi-cos das três entidades por meio de palestras com profissio-nais renomados.

Crespo assume a Prefeitura de CN Eletrosul abre inscrições para Programa Jovem Aprendiz

A Eletrosul abriu na segun-da-feira (05), as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz, que tem como objetivo a ca-pacitação e o desenvolvimento profissional de jovens com ida-de entre 14 e 24 anos. Os can-didatos devem estar frequen-tando o Ensino Fundamental ou Médio ou ja ter concluído o Ensino Médio.

No total, serão oferecidas 26 vagas para aprendizes atu-arem em unidades da empresa distribuídas nos municípios por Florianópolis, São José, Xanxerê, Blumenau e Campo Novos (SC), Gravataí (RS), Curitiba (PR) e Campo Grande

(MS). A carga horária é de até 40 horas semanais.

Além de remuneração, os aprendizes recebem vale--transporte, vale-alimentação, uniforme e seguro contra aci-dentes pessoais. As inscrições foram feitas gratuitamente, durante nos dias 12 e 13 de no-vembro na Associação Empre-sarial, Rural e Cultural Cam-ponovense (Acircan). Outras informações podem ser obtidas no edital, que está disponível no site www.eletrosul.gov.br. A seleção será realizada por meio de prova escrita prevista para ser aplicada no dia 26 de novembro.

Tema da palestra foi: “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”

O Celeiro

Evento foi realizado através de parceria entre Unoesc, Acircan e CDL de Campos Novos

O prefeito Vilibaldo Erich Schmid repassou o car-go na última sexta-feira (09) ao Presidente da Câmara de Vereadores José Adelar Carpes – o Crespo. O ato de transmissão aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença de vereadores, secretários e servidores mu-nicipais.

Durante oito dias a prefeitura de Campos Novos estará sob o comando do vereador Crespo que assume devido à viagem do prefeito e do vice à Brasília. Esta é a segunda vez que o prefeito Vilibaldo repassa o cargo ao Presidente do Legislativo durante sua gestão.

De acordo com Vilibaldo, a via-gem tem fundamental importância para estreitar a relação dos municípios com o governo federal devido ao fe-chamento de mandato. Ainda segundo prefeito, na oportunidade, será refor-çado uma reivindicação junto ao Mi-nistério da Integração Nacional para perfuração de poço artesiano no Bair-ro Cohab, um dos locais mais altos de Campos Novos, onde há uma maior dificuldade de abastecimento de água.

O Prefeito em Exercício alegre com o ato agradeceu a confiança do prefeito Vilibaldo e do vice Jairo, colocando-se a disposição para de-sempenhar um bom trabalho frente ao poder Executivo.

Prefeito e vice retomam às ativi-dades no dia 19, e logo no dia 25, têm agendada a reinauguração da Praça Lauro Müller junto com o lançamento do “Natal Celeiro da Paz”.

Page 7: Jornal, O Celeiro

7Quinta-feira, 15 de novembro de 2012 G E R A L

IX Concurso “Retratando o Meio Ambiente”Os jurados votaram nas oitenta fotografias que foram para a semifinal e as três imagens mais votadas receberam premiação nas duas categorias. No total 233 alunos da Escola Gasparino Zorzi, participaram do Projeto

Com a missão de retratar o tema “Um olhar através de portas, portais e janelas...”, 233 alunos da Escola Gas-parino Zorzi enviaram suas fotos para o IX Concurso Re-tratando o Meio Ambiente, expressando sua preocupação e ações realizadas para a preservação do ambiente onde vivemos. Os alunos precisaram produzir uma foto pro-jetando seu olhar no meio ambiente, por meio de todos os tipos de portas, portais, janelas, e ainda, escrever uma frase de sua autoria, como legenda da imagem. Coorde-nado pelas professoras Gilséia Padilha Cassiano e Nádia Goulart, o projeto “Retratando o Meio Ambiente” é um

trabalho interdisciplinar, sendo aplicado desde o primeiro ano da Educação Infantil ao Ensino Médio.

No final da última semana, sexta-feira e sábado, as 80 fotos que passaram pela pré-seleção do corpo funcional da Escola Gasparino Zorzi, ficaram expostas a toda co-munidade e as três melhores nas duas categorias, Primeiro Ano do Ensino Fundamental ao Sexto Ano e Sétimo Ano ao Terceiro Ano do Ensino Médio, foram avaliadas de acordo com o regulamento por uma comissão de jurados, composta por pessoas da comunidade e autoridades, e ga-nharão prêmios de primeiro a terceiro lugar. O primeiro

lugar em cada uma das duas categorias ganhou uma Câ-mera Fotográfica Digital e álbum.

O objetivo do projeto é sensibilizar a comunidade es-colar sobre a questão ambiental de forma geral. Além da foto, os alunos escreveram uma frase, identificando seu pensamento sobre meio ambiente, com a imagem feita. A difícil tarefa dos jurados, para realizar a escolha das fotos vencedoras do IX Concurso Retratando o Meio Ambiente, resultou numa situação impar na escolha do 3º Lugar da Primeira Categoria (1º Ano ao 6º Ano), duas fotografias foram classificadas.

Os alunos destaques foram:

Primeira Categoria Segunda Categoria

1ºlugar 2ºlugar

3ºlugar

3ºlugar

Idimar Leandro Venturin - 4ª Série.

Ivan de Albuquerque 6ª Série.

João Vitor Fagundes - 6ª

Série.João Guilherme Mathias

- 5ª Série.

2ºlugar 3ºlugar

1ºlugar

Willian Reinaldo- 3ª Série (Ensino

Médio).

Tainara de Moura Lima - 8ª Série.

Lara Francine Vicente - 2ª Série (Ensino Médio).

Page 8: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 15 de novembro de 20128 ModaColuna de

VA R I E DA D E S

Feriado de novo essa semana, que ótimo né?! Como é referente a proclamação da nossa república, que foi um levante político-militar, pensei em citar sobre a tendência militar, que segue na moda por tempos, e neste verão ela volta para os homens, de modo mais forte.

Também pode ser usado quase como um uniforme, calça e casaco, e aí o legal é ousar em acessórios e complementos de cores mais alegres, ou estilos descontraídos, como o tênis all star, e que demonstrem não ser o uniforme propriamente dito.

A proposta é usar uma peça só na roupa que indique, isso já dá um estilo bacana. E foge da ideia uniforme que tem. Cores diferentes, e estampas camufladas mas diferenciadas, ficam mais modernas!

Pessoas mais experientes no tra-balho devem dar conselhos úteis e isso pode trazer benefícios para sua carreira no futuro. Só tenha cuidado com o que fala e conta aos seus colegas. Use seu dinheiro com sabedoria.

Terá que ter muito cuidado com pessoas invejosas que podem colocar obstáculos no seu caminho, por isso, mantenha sigilo sobre sua vida tanto pessoal quanto profissional. Estará com um ótimo astral, aproveite para se divertir.

Abrace as oportunidades que vão surgir no seu trabalho. Mostre sua competência e criatividade e pode-rá chegar onde quer. Muito cuidado com seu dinheiro, não acredite em promessas de lucros fáceis.

Fique atento(a) para não perder prazos e se ver em apuros no tra-balho. Concentre-se naquilo que é de sua responsabilidade. Em fa-mília, momentos de descontração vão fortalecer os vínculos afetivos, aproveite!

Terá disposição para realizar tare-fas que exijam esforço. Mantenha a calma e a concentração em suas atividades e sua produtividade vai aumentar. Pessoas mais jovens po-dem precisar de sua ajuda.

Bom período para organizar pa-péis e documentos. Deixe tudo em ordem para quando precisar. Mantenha a concentração em suas atividades profissionais. Na vida pessoa, saia da rotina, invente coi-sas novas e vai se sentir melhor.

É hora de ser mais rígido(a) com suas finanças, corte gastos e admi-nistre melhor o que ganha. Tarefas que precisam de ajuda de outras pessoas podem render melhores re-sultados. Não acredite em promes-sas para não se decepcionar.

Confie nos seus talentos e na sua determinação para driblar as di-ficuldades que podem surgir no serviço. Tenha mais atenção ao trânsito e à sua segurança pessoal. Seja mais paciente com o pessoal de casa.

Tente não falar muito nesta semana e guarde seus planos para si, princi-palmente no ambiente de trabalho. Evite tomar qualquer decisão sem pensar bem. Em casa, saiba delegar tarefas para não se sobrecarregar.

Tente ser mais ágil no trabalho, mas preserve a qualidade das suas ativi-dades. Evite se expor para não se envolver em uma polêmica entre os amigos. Dê mais atenção aos paren-tes próximos e dedique a algo que goste para relaxar.

Boa semana para falar com seus chefes ou superiores para falar do seu cargo ou do seu salário. Lute por suas ambições e confie no seu taco. Poderá ter contato com ami-go que mora longe ou não vê há tempos.

Mostre seu talento e habilidades junto aos chefes e superiores. Fazer contatos poderá lhe trazer benefí-cios importantes. Terá momentos alegres em casa, mas procure ouvir as necessidades da sua família.

Page 9: Jornal, O Celeiro

9Quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Foto de 1974- Família de Francisco e Amábile Canali:Celso, Elza, Antoninho, Lurdes, Ginho, Osvaldo, Neuza, Xica, Tato, Pina, Miro e Rita. Sentados: o casal Francisco e Amábile.

VA R I E DA D E S

1 kg de farinha de trigo;300 ml de guaraná;1/2 pacote de gordura vegetal (250g);1 colher de sopa de sal.

Coloque em uma tigela a farinha, o sal e a gordura vegetal, misture. Acrescente aos poucos o guaraná, amasse bem e deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Abra a massa e recheie a gosto. Feche e pincele com gema. Leve ao forno quente para assar até dourar. Essa massa também pode ser usada para empadas e tortinhas.Rendimento 30 porções.

Pastel de forno

Page 10: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 15 de novembro de 201210 G E R A L

“Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança, mas a paixão que vai na alma de quem dança”, com esse slogan a décima edição da Mostra de Dança da Academia Biodinâmica foi destaque mais uma vez. As cadeiras do Clube Sete de Setembro ficaram todas ocupadas com a presença dos cerca de 400 telespectadores que prestigiaram os cerca de cem bailarinos representantes da Academia e de escolas de Campos Novos. Os bailarinos transformaram a noite do dia 10 de novembro (sábado) num verdadeiro espetáculo.

Uma das novidades desse ano foi a presença

especial do Bailarino, Everson Besbati, nome conceituada que iniciou, neste ano, os trabalhos na Academia Biodinâmica. O Professor e bailarino já dançou no Teatro Guaíra, é Professor no Teatro Alfredo Sigwalt e por várias vezes foi considerado melhor bailarino de grandes festivais, como o Festival de Joinville.

No final da 10ª Mostra de Dança, os bailarinos receberam certificados. Eles se preparam para apresentações durante a programação do Natal Celeiro da Paz. Acompanhe algumas fotos dos grupos de dança da Biodinâmica, registradas pela Studio Foto Imagem.

Os bailarinos transformaram a

noite do dia 10 de novembro

(sábado) num verdadeiro

espetáculo

Fotos: Foto imagem

10ª Mostra de Dança da Academia Biodinâmica

O tradicional evento de dança, em Campos Novos, reuniu cerca de 100 bailarinos e novamente foi sucesso

Page 11: Jornal, O Celeiro

11Quinta-feira, 15 de novembro de 2012 G E R A L

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campos Novos será homenageada pelo deputado Romildo Titon (PMDB) com a Comenda do Legislativo Catarinense, cuja solenidade ocorre no próximo dia 19 de novembro (segunda-feira), às 19h, em Florianópolis, no Plenário Osni Régis da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Na ocasião, cada um dos 40 deputados vai homenagear uma personalidade ou entidade que realize ações relevantes e de destaque no Estado.

Titon escolheu a rede feminina pelo papel de conscientização na prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero, os dois tipos mais freqüentes entre a população feminina brasileira. “A entidade faz um trabalho belíssimo com campanhas de esclarecimento,

Deputado Romildo Titon homenageia a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campos Novos

Arq

uivo

Comenda do Legislativo Catarinense

valorização da mulher e arrecadação de donativos, além de palestras educativas e acompanhamento de mulheres em tratamento”, destacou o deputado.

Para a presidente da entidade, Sandra Almeida Chiocca, que irá receber a comenda em nome da rede,

trata-se do reconhecimento de um trabalho. “Estamos muito honradas e felizes pela homenagem”, ressaltou ela. Cerca de 30 voluntárias devem marcar presença no evento.

Fundada em março de 2012, a Rede Feminina de Combate ao Câncer

de Campos Novos surgiu devido à preocupação com os altos índices de câncer de mama e de colo de útero.

Segundo dados recentes, o câncer de mama é uma doença que atinge uma em cada 1.562 mulheres no Sul do País.

Posse da diretoria da rede, em março de 2012.

Page 12: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 15 de novembro de 201212 G E R A L

No último domingo (11), a Associação Camponovense de Judô, juntamente com a equipe da Escola de Educação Básica Novos Campos estiveram em Chapecó, no Ginásio Ivo Silveira participando do Festival Estadual de Judô, representando o município de Campos Novos, durante a Copa da Associação de Pais e Amigos do Judô (Apaj).

No total foram 15 atletas que participaram do evento, trazendo duas medalhas de bronze, seis medalhas de prata e sete medalhas de ouro. Na classificação geral

Campos Novos conseguiu o quarto lugar.

De acordo com o professor Eloi Sur, cerca de 600 atletas de 15 equipes representando aproximadamente 15 municípios da região participaram da Copa Apaj de Judô, portanto, avalia o resultado como excelente.

A equipe se prepara para possível participação em mais dos eventos esportivos. A Copa Miletec, em Garopava e a Copa Menezes, em Bombinha. O ano letivo da Associação camponovense de Judô, encerra em meados de dezembro.

Copa Apaj de Judô

Evento foi em Chapecó e Campos Novos esteve bem representado e todos os atletas foram medalhistas

Page 13: Jornal, O Celeiro

13Quinta-feira, 15 de novembro de 2012 S O C I A L

Fotos: Tanabalada

O fINal dE sEMaNa começa no KabuKi bar

Page 14: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 15 de novembro de 201214 G E R A L

A Administração Municipal realizou na última semana, na quarta-feira (07), au-diência pública onde foi apresentado a Lei Orçamentária Anual (LOA), Programa 2013. A audiência aconteceu no Plenário Domingos Rigo, na Câmara de Vereadores.

A Lei Orçamentária Anual é uma pre-visão das receitas e uma autorização das despesas públicas para o exercício de 2013. Ela ainda define as fontes de arrecadação e despesas por secretarias e órgãos expressas em valores. A Lei contem os projetos e ati-vidades que devem contemplar as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretri-zes Orçamentárias, aprovada em Abril, com recursos necessários ao seu cumprimento.

A transparência buscada pela Lei de Responsabilidade Fiscal tem por objetivo

permitir à sociedade conhecer e compre-ender os gastos públicos contemplados na LOA. Há necessidade da realização da au-diência pública para expor esses números é determinada pela Lei Federal 4.320/64 e tem como objetivo assegurar os recursos para a continuidade de projetos e obras já iniciadas e as projetadas para o futuro.

De acordo com os números apresen-tados, a receita do município de Campos Novos ficará em R$ 82 milhões no ano de 2013, com um aumento de 6% em re-lação a arrecadação planejada para o ano de 2012, que foi de R$ 77 milhões e 561 mil. Esses valores serão destinados à refor-mas, construções, ampliações, aquisições entre outros, distribuídos nas secretarias. Os maiores gastos previstos em 2013 serão

A Lei de autoria do Executivo foi apresentada na semana passada e encaminhada para votação dos vereadores

De acordo com os números apresentados, a receita do município de Campos Novos ficará em R$ 82 milhões no ano de 2013.

Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual

Abertura Natal Celeiro da Paz

A partir das 20h30, do dia 25 de novembro, acontece a abertura oficial do Natal Celeiro da Paz com acendimento das luzes, abertura da casa do Papai Noel, show com a Orquestra Teutônia, inauguração da Praça Laura Muller e chegada do Papai Noel.

O evento deste final de ano será realizado pela Câmara de Di-rigentes Lojistas (CDL) de Campos Novos e Poder Público Municipal, com apoio da Copercampos, Ener-can, Sicoob Credicampos, Sindicon e Sicredi.

As demais datas do mês de de-zembro, agendadas para as progra-

mações especiais são: Dia 02, às 17h na Praça Lauro Muller, Mate-ada. Dia 07, às 20h na Praça Lau-ro Muller. Dia 09, às 18h no Salão do romeiro, Bairro Aparecida, com apresentação do Teatro Expresso do Noel no Brasil das Maravilhas. Dia 16, às 20h na Praça Lauro Muller. Dia 19, às 20hs na Praça Lauro Mul-ler. Dia 23, às 20h na Praça Lauro Muller, com 1º sorteio da Promoção Natal Celeiro da Paz. Dia 31, Fes-ta de Reveiloon, às 21h, com show do Grupo Os Fandangueiros, Pulso Colorido e show pirotécnico. Neste dia acontece o 2º sorteio da Promo-ção Natal Celeiro da Paz.

Ciclistas de Campos Novos viajam até Gramado

A saída aconteceu às 5 horas da manhã de hoje. 23 ciclistas, 18 camponovenses e cinco de municípios vizinhos, encararam o desafio de pegar a estrada e percorrer cerca de 440 quilômetros de bike até o destino final, no município de Gramado (RS). A saída aconteceu às 5 horas da manhã de hoje (15). A Volta Ciclística Pedal na Es-trada, organizada pela Associação Campo-novense de Ciclistas (Acican) e pelo Ci-clista Campos, é a segunda cicloviagem do grupo, sendo que a primeira até a Capital Florianópolis (SC) ocorreu em novembro do ano passado e contou com 15 ciclistas.

Esse passeio será feito em três ma-nhãs, com parada em Lagoa Vermelha, Bom Jesus e finalmente em Gramado, uma média de 150 quilômetros por dia serão percorridos. “A ideia é divulgar o cicloturismo na região e levar o nome de Campos Novos. Não vamos para correr

ou competir, é um passeio entre amigos, para conhecer novos lugares e de bici-cleta. Esperamos completar mais esse desafio com satisfação e saúde”, destaca Gilson Antes da Ciclista Campos, um dos realizadores da Volta Ciclística.

Acompanha os ciclistas uma gran-de estrutura de apoio: um micro ônibus que vai trazer os aventureiros a Campos Novos no Domingo (18), dois carros, uma carretinha que vai transportar as bicicletas, além de a equipe contar por um médico e um socorrista do Corpo de Bombeiros, que também vão fazer o trajeto de bike. A ambulância dos Bom-beiros vai acompanhar os ciclistas até a divisa com o estado gaúcho. Outras ci-cloviagens estão sendo planejadas pela Acican, uma das metas é fazer o trajeto Campos Novos-Argentina no ano que vem.

com a Secretaria de Educação e Secretaria de Transportes.

Segundo o Secretário de planejamento, Aldemir Scolaro, a previsão de crescimento orçamentário para 2013, foi embasada pe-los índices inflacionários deste ano.

O Secretário de Planejamento esclare-ce ainda que o orçamento se dá através da análise dos índices dos três últimos anos e a divisão acontece através de estudos das ne-cessidades sugeridas pela população.

A maior fonte de arrecadação para a viabilização de investimentos é o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Servi-ços. A previsão de arrecadação só de ICMS ficará em torno de R$ 28 milhões para 2013.

Se for necessário mais dinheiro para o exercício de 2013, o executivo altera a lei,

por meio de emendas parlamentares, onde gera uma suplementação a receita. O ano de 2013 é de transição de governo e o or-çamento definido na LOA vai ter que ser trabalhado pelo próximo Prefeito. Vilibaldo Schmid afirma que os recursos para paga-mento das obras em andamento, estão em caixa. “

O Prefeito destaca ainda que a previsão orçamentária deste ano de R$ 77 milhões vai extrapolar pelo menos 3% e que alguns projetos deixarão de ser feitos.

Vilibaldo analisa que durante seu go-verno a arrecadação praticamente dobrou. Ele atribui este crescimento principalmen-te ao agronegócio e ao ramo empresarial. “Deverá ficar em caixa um valor relativa-mente alto, muito maior do que recebemos, em função das obras que estão em anda-mentos. O volume de obras que recebemos na época era o Ginásio de Esportes, com re-cursos parlamentares e agora vamos deixar várias ações, principalmente pavimentação que são valores elevados. Grande parte são recursos federais, recursos estaduais e municipais. Entendo que a gestão tem esse aspecto, precisa ter caixa para realizar e or-çamento”. Segundo o Prefeito a na revisão orçamentária não tinha o Plano de salário dos servidores, no plano de cargo salário. “Então hoje estou tirando recursos de in-vestimentos para pagar as folhas dos servi-dores”, disse o Prefeito.

A Lei Orçamentária Anual segue para a Câmara de Vereadores para aprovação.

O Celeiro

Page 15: Jornal, O Celeiro

15Quinta-feira, 15 de novembro de 2012 G E R A L

Formatura do Proerd será dia 04 de dezembroA data que inicialmente estava marcada para o mês de novembro, foi alterada devido a compromisso do Instrutor Marco que estará ministrando capacitação fora do estado

Na última quinta-feira (08), professores repre-sentando todas as escolas públicas e particulares de Campos Novos, se reuniram na sala de reuniões do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), com os policiais militares para reorganizar o calendário da formatura dos cerca de 600 alunos dos 5ºs anos. Da PM estiveram presen-tes no encontro, o Subcomandante, Rodrigo Stadtlo-ber Pedroso e os instrutores do Proerd, Cabo Gilmar Marco Pereira e o Soldado Dalmir Mocelin. No total são 15 escolas da cidade e interior.

Durante a reunião ficou definida a alteração da data da cerimônia de entrega dos certificados, pas-sando do dia 21 de novembro para o dia 04 de de-

zembro. A alteração ocorreu porque um dos Instrutores, Gilmar Marco Pereira não estará no município no final deste mês, já que foi escalado para ministrar capacita-ção aos colegas instrutores do Proerd na cidade de João Pessoa, Paraíba, no período de 18 a 22 de novembro. “Fico feliz por ter sido escolhido para colaborar com os cerca de 80 colegas do Proerd do Paraíba, neste período estaremos os ajudando, para que os instrutores conhe-çam as melhorias do novo currículo das cartilhas do Programa, será um desafio, pois estaremos trabalhando com pessoas que já atuam no Proerd, pessoas que irão conhecer as novas regras, mas com conhecimento da causa. Quanto a alteração da data da formatura, foi opcional, entramos num consenso e fico feliz de ter dado certo”, observou.

Reunião com representantes de

escolas e do Proerd foi na quinta-feira.

Com a definição da data para dezembro, outros as-suntos foram debatidos durante o encontro. Para o con-curso de redação as escolas precisam selecionar uma redação que representará a escola; das 15 redações uma será destaque com reconhecimento especial do Proerd. A formatura será dia 04 de dezembro com início às 19h30 no Salão Paroquial de Campos Novos.

O Celeiro

Campeonato Regional de Amadores

A equipe do Ipiranga precisava ven-cer a Copercampos para se classificar em segundo na chave A do da Liga Esportiva Oeste Catarinense (LEOC), mas não foi isso que aconteceu neste domingo, 11 de novembro, em Tangará.

Precisando vencer, o Ipiranga foi pro ataque e conseguiu abrir o placar no início do jogo, mas a Copercampos com equi-líbrio e agilidade, após dois minutos de sofrer o gol empatou com o atacante Mar-celo Martello. Ainda no primeiro tempo, a equipe comandada por Ilceu Machado (Coutinho), virou. O meia Gugel balançou

as redes e o Ipiranga sofreu com o toque de bola da Copercampos.

Já no segundo tempo, Coutinho fez diversas substituições, mas sem perder a qualidade de jogo, a Copercampos am-pliou com o volante Tinho e com mais dois gols de Edivan (Neguinho), fechando o placar em 5 a 1 para a equipe da coope-rativa.

No dia 25 de novembro, a Copercam-pos vai até Rio das Antas enfrentar o São Luis pela semifinal. Serão dois jogos de muita emoção que definirão um finalista da competição regional da LEOC.

Jogos da Amplasc Campos Novos e Abdon Batista empataram na pontuação e conquistam 1º lugar.No dia 08 de novembro, o grupo da Terceira Idade de Campos Novos esteve no

município de Abdon Batista participando dos Jogos Regionais da Associação dos Muni-cípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc).

Na ocasião os atletas camponovenses obtiveram junto com o município sede o 1º lugar, somando um total de 95 pontos.

Os camponovenses conseguiram os seguintes resultados:

Equipe da Copercampos se classifica em primeiro na chave

• 1º lugar Bocha Masculina• 1º lugar Bocha Feminina• 1º lugar Tri Sete• 1º lugar Dança – Valsa• 2º lugar Dança – Chote

• 2º lugar Truco Feminino• 2º lugar Peteca Masculina• 3º lugar Peteca Feminina• 3º lugar Dominó Feminino

Campos Novos nos JASC 2012Entre os dias 7, 8 e 9 de novembro os atletas camponovenses estiveram participando

da fase estadual Jogos Abertos de Santa Catarina, etapa realizada em Caçador.A equipe camponovense obteve bons resultados e esteve acompanhada dos técni-

cos: Eliton Marcio Zanoni e Clovis Lucas Ferreira da Silva. Dentre os resultados, Cam-pos Novos conseguiu uma medalha de bronze, lembrando que os jogos abertos é a maior e mais disputada competição do Estado de Santa Catarina. Os atletas camponovenses obtiveram os seguintes resultados:

8ª - Daniele Silva - 1500 metros rasos 8º - Cristiano Fortes - 1500 metros rasos7º - Daniel Silva - 800 metros rasos5º - Zaqueu de Souza - 3000 metros com obstáculo 3º - Eliton Marcio Zanoni - 800 metros rasos

Divulgação

Page 16: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 15 de novembro de 201216 G E R A L

A semana do servidor público, do Estado de Santa Catarina, que neste ano tem como tema “A qualidade de vida começa com saúde”, co-meçou com premiação para os servidores. Do seleto grupo de 74 homenageados, que recebeu a medalha funcional “Alice Guilhon Gonzaga Petrelli”, nesta segunda-feira, dia 05, fez parte a servidora da SDR Campos Novos,

Terezinha tem 33 anos de trabalho e é In-tegradora da Educação Especial e exerce todas as funções com dinamismo, dedicação e res-ponsabilidade tal qual o cargo que lhe é confia-do exige. Em sua função contribui ativamente com o desenvolvimento da educação e mais que isso, demonstra amor pela educação, amor pelo educar e amor pelo desenvolver a educação es-pecial, dando possibilidades de inclusão social a crianças, jovens e adultos que se envolvem ou são beneficiados pelos projetos e trabalhos executados por ela. “Foi um emoção enorme receber este prêmio como reconhecimento meu trabalho e dos anos de dedicação em prol da educação e das pessoas. Agradeço primeira-mente a Deus, em segundo a minha família, e em terceiro a equipe da SDR Campos Novos pelo reconhecimento e parceria com meu tra-balho”, disse.

Na ocasião, o governador em exercício Eduardo Pinho Moreira destacou o empenho de todos em atender a população catarinense. Já o Secretário de Desenvolvimento Regional, Alaor Götz, agradeceu a servidora pelo empe-nho e dedicação frente a função tão nobre que desempenha “A SDR Campos Novos agradece o trabalho prestado, o engajamento junto às ações educacionais e sociais e principalmente, ao amor e envolvimento com que desempenha suas funções.”, finalizou Alaor.

Alice Guilhon Gonzaga Petrelli Nasceu em Florianópolis, em 17 de junho

de 1899. Em 1928, aos 29 anos, foi nomeada escriturária da então Secretaria da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura, tornan-do-se a primeira funcionária pública do Gover-no do Estado de Santa Catarina.

Sempre comprometida com o bem-estar da comunidade, Alice Petrelli apoiou a cria-ção da Casa do Estudante Universitário, em 1960, com o objetivo de amparar e facilitar a vida dos alunos do interior que vinha estudar na capital, sem ter recursos para moradia. Ela faleceu em 7 de outubro de 1990, aos 91 anos de idade.

Acadêmicos em viagem técnica

No final do último mês os acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Oeste de Santa Catarina (Unoesc) Campus de Joaçaba e Unidade de Campos Novos, realizaram viagem técnica para Brasília, Capital Federal. Entre outras visitas técnicas, os acadêmicos participaram de Sessão Plenária presidida pelo Mi-nistro Ayres Britto. Nesse dia os alunos assistiram a dosimetria da pena de Marcos Valério, envolvido no Mensalão. O relator do caso foi o Ministro Joaquim Barbosa.

Além da visita ao Supremo Tribunal Federal, os estudantes de Direito também visitaram o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na Casa da Cidadania do Estado de Santa Catarina foram recebidos pelo Procurador Geral do Es-tado, João dos Passos Martins Neto. No Superior Tribunal de Justiça (STJ), assistiram às sessões de julgamentos que analisa questões de Direito Penal.

A turma foi recebida ainda, pelo ministro Marco Aurélio Bu-zzi, que passou para os catarinenses, parte de sua experiência profissional. Durante o encontro o Ministro destacou a importân-cia da visita. “É importante porque integra o Tribunal ao interior do país a outras regiões. Quando vêm aqui, os visitantes assistem e entendem como funciona o sistema, a máquina, a engrenagem e assim, percebem como é a dinâmica do Tribunal”.

Conforme o objetivo da viagem, na opinião dos acadêmicos da Unoesc, a viagem técnica é uma experiência com crescimento intelectual e motivacional, para então, seguir com os estudos e planos para o futuro.

Servidora da 8ª SDR é homenageada

Div

ulga

ção

Terezinha Gonçalves recebeu medalha “Alice Guilhon Gonzaga Petrelli”, do Governo do Estado

O destino foi a capital do país, o objetivo é conhecimento na prática dos órgãos ligados a área de Direito

Na foto:João Orlando Santos Neto, Rodrigo Corrêa Becker, Fabiano Minks Corbari e Vinícius Thomazoni Marcondes

Divulgação

Page 17: Jornal, O Celeiro

17Quinta-feira, 15 de novembro de 2012 G E R A L

O fechamento do ano produtivo de 2012 ainda nem aconteceu, e o ano de 2013 já começou a ser pensado há muito tempo na Coocam. Além de ser um ano especial, em que a Cooperativa comemo-ra os 20 anos de fundação, ainda novos investimentos são esperados e com isso a atuação da Cooperativa frente Campos Novos e região se expande.

Assim, entre os dias 09 e 10 de no-vembro a diretoria a Coocam se reuniu para elaboração e aprovação dos projetos que devem ser executados no exercício de 2013, com base em dados de históricos dos exercícios anteriores.

Segundo o Diretor Administrativo da

Coocam, Valter Zanchett esse planeja-mento incluiu a movimentação financeira de receitas e despesas da Coocam, além de novos investimentos. “Para 2013 esta-remos focados no aumento da produção e venda de insumos, na busca de novas tecnologias na área de grãos, na amplia-ção da atuação da Cooperativa no ramo de sementes, e temos ainda uma expectativa muito boa de novos investimentos e au-mento de produção na Fábrica de Ração, dependendo apenas da sinalização da BR Foods. Além disso, até fevereiro de 2013 a Coocam pretende concluir a segunda eta-pa da construção da filial de Lebon Régis, que foi inaugurada neste ano”, explicou.

Outro grande projeto da Coocam para o ano de 2013 é a instalação do Posto de Combustível e loja de conveniência e aces-sórios do ramo, que segundo o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, deve ser analisado já no começo do ano, dependendo de parecer técnico e aprovação do projeto dos órgãos competentes. “Para o início de 2013 esse projeto já deve ser tra-tado entre a diretoria da Coocam, no senti-do de decidir pela instalação e pelos prazos que serão seguidos”, disse João Carlos.

A Coocam, no entanto, fecha o ano de 2012 com um faturamento da ordem de 20% maior que no ano passado. Confor-me o Diretor Administrativo da Coocam,

Valter Zanchett isso se configura não so-mente pelo volume de recebimento de grãos, mas sim pelo aumento do preço dos produtos. “Neste ano de 2012 o mercado financeiro esteve a favor do agronegócio, fazendo com que a compra e venda de grãos estivesse favorecida. Assim, mesmo o aumento de recebimento não sendo tão significativo, a Cooperativa encerra o ano com crescimento de faturamento e possi-bilidade de expansão”, conclui.

Todo o planejamento estratégico da Coocam foi feito de acordo com os dados financeiros, com apoio de consultoria ex-terna e supervisão da diretoria da Coope-rativa.

Rumo aos 20 anos, Coocam realiza planejamento 2013 e traça metas para o novo ano

Fone: 3541.2929Coronel Farrapo - Campos Novos

O Melhor preço está aqui!

Venha Conferir!

Produtividade de trigo deve ficar abaixo de 50%

Mal a colheita do trigo começou e as análises feitas previamente pelo departamento técnico da cooperativa se confirmam. Isso porque, a colheita que iniciou nesta semana entre os produtores da Coocam indicam que os resultados de produtivi-dade estão dentro do esperado, ou seja, abaixo de 50%.

Boa notícia apenas no quesito qualidade do grão, que tem se mostrado melhor do que se es-perava segundo o Engenheiro Agrônomo da Coo-cam, Cristiano Nascimento. Isso demonstra que as intempéries climáticas, apesar de influenciar diretamente na produtividade, poupou a qualidade do trigo que deve ser colhido até o final deste mês. Com isso, o enquadramento do trigo colhido, nos

rígidos padrões de qualidade ficou mais acessível.As perdas foram tão grandes, que dados do

departamento técnico da Coocam são assustado-res. “Um produtor da Cooperativa, que plantou 200 hectares de trigo, e esperava colher 60 sacos por hectare, colheu apenas 500 sacos, ou seja, uma média de 2,5 sacos por hectare, indicando uma perda de mais de 95% da produção.”, expli-cou Cristiano.

As análises dos peritos da seguradora também têm indicado perdas da ordem de 50% a 100% da produção entre os produtores da Coocam. O que indica que a lucratividade dos produtores rurais ficou comprometida, chegando a acumular perdas financeiras com o feitio da lavoura de trigo.

Início da colheita do trigo indica perdas aos produtores da Coocam

Site CN Notícias é lançado em Campos Novos

Os internautas de Campos Novos e região contam com um novo ponto de informação, é o site CN Notícias (cnnoticias.com.br). Com con-teúdo atualizado em tempo real, agenda de even-tos, fotos, previsão do tempo e notícias em áudio, o site é comandado pelo Jornalista Oséias Inácio.

Com o slogan “Informação certa, em tempo real”, o site leva a informação da forma mais completa e imparcial. O lançamento oficial ocor-reu na última quinta-feira (08) no Restaurante Trevo e contou com a presença de autoridades, lideranças do município e imprensa.

O site CN Notícias é uma parceria entre o Jornalista Oséias Inácio, a Publicitária Annie Bi-notto, e o Programador Anderson Murakami. “A idéia do site surgiu depois do grande sucesso do blog Oséias Inácio, que atingiu mais de 230 mil acessos em menos de seis meses, quando passou a ser atualizado diariamente”, destaca o Jorna-lista.

Para acompanhar as informações em tempo real, acesse e confira www.cnnoticias.com.br.

Divulgação

Page 18: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 15 de novembro de 201218

Disk XucroCorto grama; limpo grades; puxo terras; entre outros serviços gerais. Entre em contato pelo telefone 8838-9658.

Aluga-se: Apartamento em frente ao Restaurante Real. Três quartos e demais dependências. Interessados entrar em contato pelos telefones (49) 8852-8080 ou 3544-1053.

VENDE-SE Casa de alvenaria, 180 metros quadrados de construção, dois pavimentos. Situada na Rua São João Batista, esquina com a Apolinária Thibes, no Bairro Santo Antonio. Interessados entrar em contato pelo telefone (49) 8806-3663.

G E R A L

VENDE-SE FARMáCIALocalizada na Rua Genoval Alves Sampaio, Bairro Santo António. A Farmácia está há 9 anos no mercado. Interessados entrar em contato pelo telefone (49) 9135 7417 falar com Vicente.

CONVITESGrande Festa no Assentamento Dandara – Fraiburgo, dia 18. Ás 10h30min haverá apresentação teatral, ao meio dia almoço completo e a tarde jogos e matinê com início ás 16h, entrada franca.

O Centro de convivência do Idoso Padre Quintilho Costini, de Campos Novos. Convida o seu grupo para novamente participar de um grande matinê animado pelo Grupo Didi & Cia. De Videira, no dia 09 de dezembro de 2012, no Clube 07 de Setembro. Valor do ingresso R$ 7,00. Confirmar presença até o dia 07 de dezembro de 2012.

Dia 16 de dezembro de 2012, grande festa de Santa Lúcia – Nova Machadinho – com a seguinte programação: 10h santa missa; 12h almoço completo com churrasco; a tarde haverá matine animado pelo Grupo Bom Astral.

Fone/Fax (49) 3541-0341 / 3541-0479 - E-mail: [email protected]

O Centro de Treinamentos da Epagri, regional de Campos Novos, recebeu na última semana represen-tantes das 10 regionais do estado de Santa Catarina. Isso porque os cer-ca de 30 profissionais estão parti-cipando, desde julho deste ano, do Curso Avançado em Agregação de Valores. O Curso Avançado é des-tinado aos técnicos da Epagri com atuação nos programas Gestão de Negócios e Mercados e no SC Ru-ral.

O curso objetiva promover a

capacitação em conhecimentos re-lacionados aos mercados da agroin-dústria familiar e as interfaces entre atores, cadeias agro alimentares de qualidade e processos de desenvol-vimento rural sustentável. Os téc-nicos serão os multiplicadores, ou seja, esses se tornaram referência aos demais colegas. “Esse curso está inserido no Programa SC Rural que tem como objetivo organização nas propriedades e aumento de ren-da das famílias dos produtores cata-rinenses”, destacou o coordenador

Os representantes das 10 regionais da Epagri de SC estão se aperfeiçoando para atender melhor o produtor rural

O C

elei

ro

Técnicos agrícolas de

sC em Campos Novos

do Programa Estadual de Gestão de Negócios e Mercado, Túlio Cesar Dassi. No total os técnicos terão 128 horas/aula.

No total serão quatro módulos sendo: 1 – Curso Avançado em Pla-nejamento e Gestão Socioambiental e Econômica de Empreendimentos da Agricultura Familiar. Módulo 2 – Agroredes e mercados na agroin-dústria familiar. Módulo 3 – Planeja-mento de empreendimentos de agre-gação de valor. Módulo 4 – Gestão econômica de empreendimentos.

Page 19: Jornal, O Celeiro

19Quinta-feira, 15 de novembro de 2012 P U B L I C I DA D E

Page 20: Jornal, O Celeiro

Quinta-feira, 15 de novembro de 201220 P U B L I C I DA D E