jg640

16
13 a 19 de julho de 2013 Distribuição gratuita jornaldoguara.com EDIÇÃO 640 Guaraense vai poder receber turista na Copa O morador do Guará que quiser receber turista durante a Copa do Mundo de 2014 mediante pagamento pela estadia já pode se cadastrar até agosto. O pro- grama Cama & Café, do Ministério do Turismo, vai selecionar 25 residências na cidade que atendam aos requisitos exigidos. Veja na página 3 como participar. Ministério Público exige eleição de administrador Grades de prédios do Guará I ameaçadas Escolha direta está prevista na Lei Orgânica do Distrito Federal aprovada em 1994. Ministério Público entrou na Justiça responsabilizando o GDF pela omissão de não regulamentá-la. Está prevista também a eleição de um Conselho de Representantes Comunitários. Dois projetos sobre o assunto estão avançados no Congresso (Página 7). Cerca de 85% dos edifícios residenciais do Guará I terão que remover as grades coloca- das para cercar os estacionamentos. A ordem é da Agência de Fiscalização (Agefis). Como a legislação urbanística prevê que apenas prédios com mais de quatro andares te- nham estacionamento privativo, os condomínios verticais do Guará I, todos com três anda- res, não foram construídos o espaços para os veículos (Página 5).

Upload: jornal-do-guara

Post on 30-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

13 a 19 de julho de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Jg640

13 a 19 de julho de 2013 Distribuição gratuita

jornaldoguara.com

EDIÇÃO 640

Guaraense vai poderreceber turista na CopaO morador do Guará que quiser receber turista durante a Copa do Mundo de2014 mediante pagamento pela estadia já pode se cadastrar até agosto. O pro-grama Cama & Café, do Ministério do Turismo, vai selecionar 25 residências nacidade que atendam aos requisitos exigidos. Veja na página 3 como participar.

Ministério Público exigeeleição de administrador

Grades de prédiosdo Guará I ameaçadas

Escolha direta está prevista na Lei Orgânica do Distrito Federal aprovada em 1994.Ministério Público entrou na Justiça responsabilizando o GDF pela omissão de nãoregulamentá-la. Está prevista também a eleição de um Conselho de RepresentantesComunitários. Dois projetos sobre o assunto estão avançados no Congresso (Página 7).

Cerca de 85% dos edifícios residenciais do Guará I terão que remover as grades coloca-das para cercar os estacionamentos. A ordem é da Agência de Fiscalização (Agefis).Como a legislação urbanística prevê que apenas prédios com mais de quatro andares te-nham estacionamento privativo, os condomínios verticais do Guará I, todos com três anda-res, não foram construídos o espaços para os veículos (Página 5).

Page 2: Jg640

alavra rancaFalavra rancaFPP

JORNAL DO GUARÁ

CIRCULAÇÃO O Jornal do Guará (tiragem comprovada de 8 mil exemplares) é distribuídogratuitamente por todas as bancas de jornais do Guará; em todos osestabelecimentos comerciais, clubes de serviço, associações, entidades; nas agênciasbancárias, no Clube do Comerciário; na Administração Regional; nos consultórios médicose odontológicos e portarias dos edifícios comerciais do Guará. E, ainda, através de maladireta a líderes comunitários, empresários, autoridades que moram no Guará ou queinteressam à cidade; empresas do SIA, Sof Sul e ParkShopping; GDF, CâmaraLegislativa, bancada do DF no Congresso Nacional e agências de publicidade.

Jornalista Profissional, reg. 766/80/DRT/DF

JORNAL DO GUARÁEditor: Alcir Alves de Souza

End: EQ 31/33 Ed. Consei, 113/114 71065.023 - Guará IIFone: 3381.4181 - Fax: 3381.1614

[email protected]: jornal do guara.com [email protected]

3JORNAL DO GUARÁ2

Muito lixo

15

ALCIR DE SOUZA

[email protected]

Rotary Guará Águas ClarasEmpossada a nova diretoria do

O meu e-mail: [email protected]

Falta bom senso

José Gurgel

13 a 19 de julho de 2013

Lavajatos

13 a 19 de julho de 2013

Nossa cidade é uma das maiores ren-das percapita de Brasília. Seus mora-dores possuem um bom nível cultural,mas não parece que estão fazendo mui-ta questão destes adjetivos.

O que se vê pela cidade é muito lixojogado pelos seus moradores no meioda rua. Se vê de tudo: colchão, armári-os aos pedaços, garrafas, latinhas epapel, este nem se pode medir a quan-tidade. Temos o privilégio do lixeiropassar todos os dias, mas nem por issoos moradores tem consciência.

Fala-se mal do governo, da Adminis-tração, mas é justo dizer que eles fa-zem sua parte, não é com a excelênciaque merecíamos, mas fazem.

Então por que não conservar as ben-feitorias aplicadas? Por que não se co-locam o lixo nos sacos adequados e es-tes restos de utensílios domésticos,adequadamente levados para o seudestino? Me parece que existe umaONG que recolhe isto.

Sugiro uma campanha da Adminis-tração do Guará para conscientizar osmoradores a agirem conforme a edu-cação pede. Obrigar cada morador ater sua lixeira própria na frente decasa, para evitar que cachorros revi-rem o lixo. Armazenar latinhas em sa-cos separados para evitar que os cata-dores abram os sacos e deixem tudorevirado.

Enfim, que façam esta campanhapara que possamos ter uma cidade lim-pa, bonita e digna dos seus morado-res.

Alaide Gomes

Guará nos eixos

TTTTT

Eleição deadministrador

PaulaPequenode volta

Oportuna a matéria sobre a propos-ta de eleição direta de administradorregional. A norma vai acabar com apraga dos padrinhos políticos das ci-dades satélites, que querem apenas osempregos para seus apadrinhados e selocupletarem com as comissões sobreas obras.

Parabéns ao Jornal do Guará por terlevantado esta bandeira.

Silésio Cavalcanti

A guaraense Paula Pequeno -nasceu e viveu na cidade atéaos 16 anos - uma das princi-pais jogadores de vôlei do país,vai voltar à terra natal. Ela vaijogar no mais novo time dacidade, formado com o apoio doGoverno do Distrito Federal.

Disputa por espaço Revista Dois líderes comunitários da cidadeestão em briga aberta para ver quemmanda mais no seu pedaço. Durante areunião para discutir a pauta do Guarápara Conferência das Cidades, o prefeitocomunitário da QE 40, Zanone Muniz, e aex-presidente da Associação Polo deModa (que está dentro da QE 40), trava-ram uma acalorada discussão. Cada umchama para si os louros das conquistasconseguidas para a quadra.

Clube de Regatas Guará

Começa a circular no final do mêsde julho a Revista do Guará, outroveículo do Jornal do Guará. En-quanto o JG vai continuar focandotemais factuais (imediatos e atuais),a revista vai mostrar os aspectoshumanos da cidade, mostrando aspessoas, dando dicas de restauran-tes, de compras etc. A Revista do Guará terá circulaçãomensal e distribuição gratuita.

Há apenas uma semana do início do Campeonato Brasiliense da SegundaDivisão não se sabe se o Clube de Regatas Guará vai participar e se vai quem vaicomandá-lo. O mandato da última diretoria venceu em 2011 e não há registrosnos cartórios do DF de que tenha havido renovação. Mesmo assim, o nome doclube foi cedido ao presidente do Clube da Saúde para a disputa do campeonato.Segundo informações, a base deve ser o time que participou do campeonato dacategoria Sub 20 deste ano. Ou seja, chance de subir é praticamente zero.

O grande revolucionário Caixa Preta está indócil. Diz eleque o Guará está sendo dominado por coisas que fogem darealidade e deu como exemplo um outdoor colocado naentrada do Polo de Moda,o que tem provocado a ira erevolta de lideranças que não aceitam aquele “trambolho”colocado bem ali na rua principal. O pessoal está falandoaté em Ministério Público.

Acho que está faltando bom senso,pois o trambolhopoderia ser deslocado para outro local no próprio Polo.Aquela praça que estão construindo por lá sem um estacio-namento vai dar problemas, para uma área que já sofrecom falta de estacionamento.

Agora está na modafazer lavajatos emcasas de esquina. Acoisa está tão semcontrole segundo oCaixa,que ali numaigreja evangélica naQE-32 um grupo de fiéislavadores do carro dopastor e membrosdaquela igreja estavabem à vontade enquan-to a água escorria peloasfalto.Oh Glória!!!

Isso sem contar com aborracharia em plenapraça lá no Guará I,quedizem ocupar mais de100 metros quadrados,desobedecendo todo ocódigo de construçãode quiosques eafins,além daquelaatividade não serpermitida em praças.

Campodo Traira

O velho Caixa está meio “cabrei-ro” com o campo do Traíra. O caraestá indignado com o tratamentoque estão dando na finalizaçãodaquela que reputo ser a maisbela e bem localizada praça es-portiva do Guará.

Jogaram brita onde deveria serum estacionamento e o poeirãosobe para alegria dos moradorese freqüentadores do Traíra, fazen-do a festa para farmacêuticos,lavadores de carros e vendedo-res de sabão em pó. O Caixa fa-lou que ficou meia hora por lá epegou uma pneumonia só com opó que aspirou. Eu sei que é exa-gero, mas o cara está querendoentrar com uma ação por danospulmonares e já avisou que estáprocurando se aconselhar comalguns juristas.

O bicho é bruto!

A Sedhab vai realizar a Conferência das Cidades,o tema é“Quem Muda a Cidade Somos Nós”,vamos participar eapresentar sugestões para o Guará. Mostrar o que queremos e que não queremos para a nossacidade,pois durante anos passamos sem um ordenamentoracional que assegure a todos uma boa qualidade de vida. Vamos pensar a nossa cidade como umtodo: Habitação, saneamento, mobilidade, lazer, trabalho,saúde e educação. Vamos por em ordem essa “bagaça”.

Foto

s G

etúl

io R

omão

Cam

pos

Pose das diretorias do Rotary e da Casa da Amizade

O casal Heloisa e Oscarassume as duas entidadespela segunda vez

É complicada a situação dosmoradores do Polo de Moda e QE40, que reclamam da falta deestacionamento, que são ocupa-dos na maioria pelos comercian-tes da quadra e seus clientes. Acontecece que a quadra foicriada para abrigar empresas enão para moradia. Mas, a especu-lação imobiliária, com a conivênciado governo, promoveu um cresci-mento desordenado, provocando ocaos atual. Existem prédios comaté 16 quitinetes, o que equivale ano mínino dez veículos paraestacionar na frente, que tem nomáximo 10 metros. O pior é que a bagunça continua.As construções irregulares sãoaos montes e nada da Agefis agir.

Polo de Moda Placas de publicidadeAs placas de endereçamento no Guará

estão sendo trocadas por novas, pagasinteiramente pelo poder público. O quechama a atenção na cidade é a publici-dade acima das placas novas.

Situação pior estão as antigas. Muitas,sem nenhuma manutenção há anos, temo endereço apagado ou estão faltando nospostes. Mesmo assim, as propagandasestão lá, novas e limpas acima dos pos-tes velhos.

Um contrato firmado há mais de 10 anosdava o direito da empresa de publicidadeexplorar comercialmente as placas seprovidenciasse a manutenção periódica.Muitas daquelas placas foram colocadaspela própria empresa, como acontece comas lixeiras e paradas de ônibus.

O problema é que o contrato venceu enão foi renovado. A empresa atesta pa-gar todas as taxas até hoje. As taxas nãorefletem em serviços para a cidade, já quevão para a conta única do GDF.

Tanto a empresa quanto a Administraçãoquerem renovar o contrato de manutenção dasplacas e estender a sinalização para outrasáreas, como o Parque do Guará. Se isso acon-tecer, aí sim a publicidade vai ser de fato be-néfica para a cidade.

omou posse nesta quinta-fei-ra, 11 de julho, as novas dire-

torias do Rotary Club GuaráAguas Claras e sua Casa da Ami-zade. Oscar Rabelo Mendes assu-miu o clube, enquanto sua mulher,Heloisa Cardoso da Silva conti-nuou como presidente do clubefeminino. Oscar assume no lugardo presidente eleito, Dercíio Viei-ra da Conceição, que faleceu hádois meses.

A posse foi prestigiada por cin-co governadores do Distrito 4530de Rotary (Distrito Federal, Goiáse Tocantins) - Daltono Humberto,Gercy Camelo e Adriano Souto, oatual governador Raimundo Fon-seca, e o governador eleito 2014/2015, o guaraense Demetrius Con-toyannis. .

Ao entregar o cargo ao novopresidente, o ex-presidente Vini-cio Valmir Oliveira apresentou umrelatório de sua gestão com desta-que para a doação de equipamen-tos para o centro de recuperaçãodo Hospital do Guará, no valor de

30 mil dólares, e apoio às cre-ches Santo Aníbal e Tia Joa-na.

O novo presidente se com-prometeu a concluir a cons-trução de uma casa na Cida-de da Estrutural, doada a umafamília carente, e a promovermais doações ao Hospital doGuará e às creches da cidade.

Conselhor Diretorda gestão 2013/2014

Page 3: Jg640

3JORNAL DO GUARÁ 313 a 19 de julho de 2013

AdministraçãoRegional do GuaráAdministrador:Carlos Nogueira da CostaCentro Administrativo Vivenciale Esportivo (CAVE)Fone: 3383.7200

DiretoriaRegional de SaúdeDiretor: Marôa Santiago GomesQE 06 Área EspecialFone: 3353.1528

Inspetoria de SaúdeDiretor: Maria Carlos MoreiraQE 12 Área EspecialFone: 3568-7867

Divisão Regional de EnsinoDir: Selassie das Virgens JúniorQE 38 AEFone: 3901-6656

Centro de Referência deAssistência Social (CRAS)Coordenadora: Helena da Silva MeloEQ 15/26 AEFone: 3568-4059

CAESB - Escritório RegionalQE 13Fone: 115

CEB - Escritório RegionalQI 20 Bl. AGerente: Selma Lúcia M. AndréFone: 3465-9009

Administraçãodo Parque do GuaráParque do Guará - em frente à QE 19Fone: 3382.7176

4ª Delegacia de PolíciaDelegado: Jeferson LisboaEQ 15/26 (Centro Comunal)Fone: 3383.9400

4º Batalhão de Polícia MilitarCel.Antonio Carlos FreitasAE 10 Bl. AFone: 3910-1614

Corpo de BombeirosMajor Fabiana Santos de OliveiraQE 2 - Guará I - 3901-8368

Agência do TrabalhadorGerente: Luciano MonteiroQE 2 Lote N AEFone: 3382.6781- 3382.0470

ProconSede da Administração do GuaráChefe: Eleide Botelho CialhoFone: 3383-7288

Juizado Especial de Competência Geral doGuará (Pequenas Causas)AE 8 Lote F - Guará IIDiretor de secretaria: Cláudio FariasFones: 3103-4490

Cartório EleitoralChefe: Rafael Simões Espiríto SantoQI 7 Lote CFone: 3382.7741

Conselho Tutelar do GuaráCoord: Rosileide de OliveiraColônia Agrícola Águas Claras, Chácara20 - Guará IIFones: 3568-3829/ 7812-0610

Órgãos públicos

Cidade foi incluida no programaCama & Café que vaiselecionar residências anfitriãs

GUARAENSE vaipoder receberturista na COPA

o que mais precisa um via-jante para estar bem aco-DDDDD

lhido, além de uma cama con-fortável, um banho refrescantee um café da manhã capricha-do? Localização privilegiadatambém é importante. Ser bemrecebido, fundamental. Comesses elementos reunidos emum lugar onde beleza natural,lazer e cultura são parte do ce-nário, a viagem tem tudo paraser inesquecível.

Essa é a proposta do progra-ma Cama & Café, lançado peloMinistério do Turismo com oobjetivo de selecionar residên-cias que possam receber o tu-rista durante a Copa do Mundode 2014. Depois de ser testadodurante a Copa das Confedera-ções no Plano Piloto, Lagos Sule Norte, o programa está sendoestendido pela Secretaria deTurismo a outras regiões doDistrito Federal, entre elas oGuará.

O morador que quiser rece-ber turistas em sua casa, medi-ante o pagamento de um deter-minado valor, pode se cadastrarem julho e agosto (detalhes nosite da Secretaria de Turismo doDF). Serão selecionadas inicial-mente 25 residências na cida-de entre as inscritas, que te-nham obedecidos critérios deavaliação do programa. A ava-liação e a intermediação entreo anfitrião e o turista será feitopor uma empresa contratadapelo Ministério do Turismo.

Cada residência poderá ofe-recer de um a três quartos, masdesde que o restante da casacontinue acomodando a famí-

lia. “Um dos objetivos do pro-grama é oferecer um ambientefamiliar, para que o turista te-nha a oportunidade de conhe-cer nossos costumes, comida ecultura. É uma troca de experi-ências, semelhante a praticadanos intercâmbios culturais”,explica a subsecretária de Po-líticas de Turismo da Secreta-ria de Turismo do DF, AriadneBittencourt.

A seleção das residênciasvai levar em consideração as-pectos como localização, higi-ene e uma estrutura mínimapara receber bem o turista.

Após a seleção, o Ministé-rio do Turismo vai divulgar asimagens e informações dessasresidências, para que o turistapossa escolher quem esteja noseu perfil. O anfitrião vai podertambém definir o perfil do tu-rista- se empresário, estudan-te, com filhos ou não, hábitos etc.

O pagamento será anteci-pado e mediante contrato. De-pois de receber pela hospeda-gem, o anfitrião não poderámais desistir, com exceção decasos justificados, sob pena deresponder por estelionato e serobrigado a devolver os valoresrecebidos com correção. O va-lor da estadia será definidopela empresa intermediária,considerando as condições ofe-recidas.

Se a residência cadastradaestiver em condomínio residen-cial será necessária a autoriza-ção dos vizinhos. Depois do ca-dastramento, o anfitrião nãopoderá fazer novas estruturasna residência com o objetivo de

aumentar o valor da estadia ouampliar a quantidade de vagas.

AdaptaçãoO programa Cama & Café é

uma adaptação brasileira dosistema bed and breakfast, deorigem irlandesa, em que o vi-sitante se hospeda na casa deum habitante local, que lhe ofe-rece, todos os dias, um delicio-so café da manhã, incluído nadiária. O modelo se encaixaperfeitamente na personalida-de do brasileiro, naturalmentecativante e hospitaleiro.

Uma central de reservas es-trutura e agencia a rede de re-sidências para hospedagem.Esta central faz a ligação entrehóspede e anfitrião, fornece in-formações sobre residências etarifas e cuida da efetuação dos

pagamentos.A escolha da residência

pode ser feita pela sua locali-zação, pelas vantagens e facili-dades que oferece, ou pelo per-fil do anfitrião através do siteonde há um cadastro mais de-talhado, com questões queabordam seus hábitos, como serfumante ou não, ter ou gostarde animais de estimação, hob-bies, profissão que exerce etc.Com essas informações, o hós-pede poder escolher o anfitriãode acordo com seus interessese assim suprir suas expectati-vas em relação ao seu anfitriãoe a casa que irá se hospedar.

O grande diferencial daRede Cama & Café é a possibi-lidade de convívio diário comos habitantes locais, seus há-bitos e sua cultura.

Condições para cadastramento

O anfitrião deve ser acessível por telefone durante 24 horasServiço para guarda dos valores dos hóspedesÁrea útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 8 m²Banheiro compartilhado com 1,30 m²Cama com colchão solteiro, com mínimo de 0,80 m x 1,90 m ou camacom colchão casal, com mínimo de 1,40 m x 1,90 mTroca de roupas de cama a cada três diasTroca de roupas de banho a cada três diasCafé da manhã básico (café, leite, achocolatado em pó, chá, 01 fruta,manteiga/margarina, pão, geléia, açúcar e adoçante)Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica ede águaMedidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, comfoco na redução, reuso e reciclagemMonitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes emrelação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaçopara reclamações e meios para solucioná-lasPrograma de treinamento para empregadosMedidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação àsustentabilidadeMedidas permanentes para valorizar a cultura local

Page 4: Jg640

3JORNAL DO GUARÁ 13 13 a 19 de julho de 2013

Escritor guaraense lança livroTTTTT ranscorridos cerca de tre-

ze anos da publicação do

Neste sábado e domingoacontece a tradicional festa ju-lina do 4º Batalhão da PolíciaMilitar. Com o tema Alegria eSegurança, a festa neste anoserá realizada em frente à QE17. Na ampla estrutura fecha-da, com parque de diversões,barracas de comidas típicas eapresentação de quadrilha eum grande palco, os convida-dos poderão desfrutar uma fes-ta típica completa com a pro-teção intensa da Polícia Mili-tar.

A festa começou ontem como grupo Só Pra Xamegar, PedroPaulo e Matheus e Jhonny e

seu primeiro livro, Gilberto Di-ener está lançando o livro AGrande Viagem do TrenzinhoAzul, sendo o sexto da coleçãoinfantojuvenil O MolequinhoPerê e a Incrível Turma do Fuá.O lançamento será no dia 16 dejulho, terça-feira, às 19 horas, noCCBBBrasília- Livraria DomQuixote.

Livrofoi patrocinadopeloFAC.- Fundo de Apoio a Cultu-ra da Secretaria de Cultura doDF, tem 108 páginas ilustradaspelo artista plástico e cartunis-ta Lane, das quais serão expos-tas 20 gravuras no dia do lan-çamento e apresentação lúdi-co para crianças pela atriz gua-raenseJirlene Pascoal e o mú-sico Geraldo Toledo.O livro ain-

da tem a capa assinada peloreconhecido publicitário e ar-tista plástico Ralfe Braga.

Em A Grande Viagem doTrenzinho Azul conta a histó-ria de uma viagem fascinantedo Molequinho Perê, a bordo

de uma nave de sonhos, o Tren-zinho Azul, que o leva a luga-res mágicos até chegar à casada Tia Landinha, localizada emum lugar qualquer do planeta.Durante o caminho, o Molequi-nho encontra vários persona-gens com histórias interessan-tes, como a menina Maria Cla-ra e seu Potrinho Cigano embusca de seu galope para galo-par, correndo livre pelo mundointeiro, no seu galope ligeiroque um dia o havia perdido,brincando nos jardins dos ro-seirais. Uma aventura marcadapor mistérios, magia e poesia,em que cada personagem en-contra algo bem mais interes-sante e divertido do que esta-va procurando. E o final é sur-preendentemente inesperadoque envolve ainda mais o leitor.

De volta a festajulina do 4º BPM

Rahonny. Neste sábado apre-sentam-se o Trio Siridó, Wiliame Marlon e Roniel e Rafael, e nodomingo Robson e Thiago, Da-niel Duran e Asas do Forró. Osdjs Paulinho Sem Rumo, RenêRicochet e Gusttavo Carvalhogarante que a música não paradurante a festa.

Os ingressos podem ser ad-quiridos no local. O ingressopara a pista custa R$ 20 e umquilo de alimento e da área VIPR$ 40 e também um quilo dealimento.

A festa é organizada pelo 4ºBPM com apoio da Administra-ção do Guará.

Creche formacoral e orquestra

O Centro SocioeducativoSanto Aníbal, que atende 178crianças carentes no Polo deModa e desenvolve outros pro-jetos sociais com jovens e adul-tos, está investindo tambémna criação de uma osquestra ede um coral formados por ado-lescentes.

O projeto começou no anopassado e já apresenta resul-tados surpreendentes. A or-questa, formada por 50 jovens,tem feito em média duas apre-sentações mensais.

A orquestra tem feito em média duasapresentações mensais, sem cobrança e cachê

Gilberto Diener lançaseu sexto livro da coleçãoinfanto juvenil

Coordenadora do projeto, amissionária Diane Galdino estáformando agora o coral. As ins-crições estão abertas - bastaligar no fone 3301.1960. O in-teressado deve ter entre 12 e17 anos e ser considerado ca-rente. Os ensaios são às segun-das e quintas feiras.

O projeto é uma parceira docentro Santo Aníbal e o Movi-mento Sinfônico e Coral Juve-nil do Centro Oeste Brasileiro,criado pelo maestro RicardoCastro.

Page 5: Jg640

3JORNAL DO GUARÁ 513 a 19 de julho de 2013JORNAL DO GUARÁ

Sem grades em prédiosAgefis manda retirar grades dos prédios do Guará I. Administrador intervém e adia medida

AAAAA segurança de quem moraem edifícios residenciais

no Guará I pode ficar em riscose for cumprida a determina-ção da Agência de Fiscaliza-ção do Governo do Distrito Fe-deral (Agefis), para a retiradadas grades que cercam os es-tacionamentos.

A medida atinge cerca de80 prédios, 95% no Guará I, quecercaram área pública parausar guardar os veículos dosmoradores Como a legislaçãourbanística prevê que apenasprédios com mais de quatroandares tenham estaciona-mento privativo, os condomí-nios verticais do Guará I, to-dos com três andares, não fo-ram construidos com essasáreas exclusivas.

Para resolver o problema,principalmente de segurança,

os condomínios resolveramcercar a área pública em tornodos prédios e usá-la como es-tacionamento privativo.

A ordem era para a retiradaimediata das grades. Ao rece-ber as notificações, um grupode síndicos da QI 14 procurouo administrador Carlinhos No-gueira, para que ele intervies-se na prorrogação do prazopara a retirada e negociasse apermanência das grades.

A principal alegação dossíndicos é com a segurançados carros dos moradores.“Mesmo com as grades apenasno mês passado o som de trêscarros foram roubados”, de-nuncia a síndica do bloco P daQI 14, Edéris Brasil. Ela argu-menta ainda que a instalaçãodas grades foi baseada na lei1063/96 do Distrito Federal que

autoriza o cercamento da áreaem torno dos condomínios ver-ticais se observadas os espaça-mentos mínimos do meio fio edos outros lotes.

AdiamentoApós a reunião, intermedia-

da pelo administrador Carli-nhos Nogueira, a Agefis sus-pendeu as notificações para aretirada das grades e compro-meteu-se em não emitir outrasaté que a questão seja resolvi-da.

Os casos mais simples são osanteriores a 2007, porque amaioria tem autorização da Ad-ministração para cercar as áre-as, mas, todos precisarão seadequar à lei, comprometendo-se em não cometer abuso nocercamento dos prédios, comoa interdição de vias e compro-

metimento do acesso aos lo-tes vizinhos.

A Agefis e a Administraçãoesperam a aprovação da Leide Uso e Ocupação do Solo doDistrito Federal para rediscu-tir a situação. A expectativados síndicos é que a lei lega-lize os estacionamentos.

Carlinhos intermedia uma solução para o problema

O governador Agnelo Quei-roz assinou nesta quinta-fei-ra a Ordem de Serviço para aconstrução da primeira dastrês creches púlblicas anun-ciadas para o Guará. A pri-meira unidade na quadra Lú-cio Costa vai custar R$ 2,7milhões e deve ficar pronta noinício de 2014 .A creche vaiatender crianças de 0 a 5anos, com capacidade para300 crianças.

A creche terá espaço parauma turma de crianças a par-tir de 4 meses, o berçário I; oberçário II, para crianças de 1ano; duas salas de maternal I(2 anos); duas de maternal II(3 anos); uma de pré-escola I(4 anos); e a outra de pré-es-cola II, para crianças de cincoanos.

Outras duasOutras duas creches estão

programadas para o Guará:uma na EQ 28/26, lote D, e aoutra na EQ 19/17, onde tam-bém está programada a cons-trução de uma Escola Técni-ca. Essas ações fazem parteda Agenda Social do progra-ma Acelera DF e estão no es-tágio preparatório para aber-tura de licitação, sob a respon-sabilidade da Secretaria deEducação.

A estrutura das escolas,que segue modelo do FundoNacional de Desenvolvimen-to da Educação (FNDE), écomposta por seis blocos in-terligados com anfiteatro,parque infantil, sala de leitu-ra multiuso, laboratório deinformática e pátio coberto.Haverá, também, recepção,área para direção, serviços,sala dos professores e de reu-nião.

Assinada ordemde serviço

Creche Lúcio Costa

Medida atinge cerca de 85% dos edifícios residenciais do Guará I

Page 6: Jg640

JORNAL DO GUARÁ6 13 a 19 de julho de 2013 3JORNAL DO GUARÁ 11 13 a 19 de julho de 2013

Médicos estrangeiros Melhoria na iluminação

Férias

Rede de Marina Concorrência acirrada

JOEL ALVES

Flamengo

Expansão

Com a conclusão pela CEB da modernização daSubestação 08 (SE-08), vários locais forambeneficiados, inclusive o Park shopping.

Esta reforma dá mais confiabilidade ao sistema dedistribuição de energia para localidades tãoimportantes para DF como o ParkShopping, o TerraçoShopping, Setor Policial Sul, Octogonal e Cruzeiro eSetor de Indústrias, que serão beneficiados.

A Subestação 08 estava com equipamentosobsoletos, foram substituídos e as instalaçõeselétricas e civis foram reorganizadas. A CEBinvestiu 3,6 milhões de reais e vai beneficiardiretamente mais 12 mil unidades consumidoras.

Subsestação ampliadaA CEB entrega ainda nesta sexta feira a nova

Subestação de Águas Claras ampliada ereorganizada e com mais um transformador. O que sepretende é diminuir os desligamentos por sobrecarga.

Com o aumento da popula-ção aumentou também a de-manda no comércio do Gua-rá. Há alguns anos víamoslojas fechando por falta de cli-entes, mas hoje isto não acon-tece e vemos uma grande mo-vimentação no comércio local.Com o aumento de clientesassistimos também o aumen-to de problemas como é o casode vagas nos estacionamen-to. As filas também aumen-taram e é preciso paciênciacom isso, porque faz parte docrescimento, mas é um saco.

Nestas férias nãofique parado em casa,mexa-se! Aproveite otempo para fazer algodiferente e sair darotina. Vá fazer umacaminhada, vá aocinema, ao shopping,visite amigos e acimade tudo faça algo novo.Se você não fizer issonão vai sentir-se deférias e não terá odescanso tão desejadonestas épocas.

A nação rubro negra em Brasília vai encher a barrigade ver o Flamengo jogar no estádio novo. Em recentevisita ao Governador Agnelo, já confirmaram os jogoscom Vasco e também com o Botafogo e outras partidasvirão. A verdade é que Brasília se tornou um filão deouro para o Flamengo. O tesouro é a imensa torcidabrasiliense que prestigia todo jogo do mengão nacidade e enche as arquibancadas. Ao contrário dascríticas de que o novo espaço seria um elefante branco,para desespero dos críticos a lotação quase completatem sido rotina e a utilidade tem se comprovado. Bastao Flamengo fazer a sua parte e conquistar os preciosospontos para o Brasileirão.

Procon sonoroO Procon traz uma boa iniciativa no seu site ao

disponibilizar o Código de Defesa do Consumidor emáudio. Na página do Procon-DF basta clicar na aba“Legislação” e tanto o texto como o áudio estarãodisponíveis. Em breve estará disponível também emBraile.

O objetivo é fazer uma política inclusiva e criarcondições iguais para todos, afirma o Diretor doProcon-DF, Todi Moreno.Site: www.procon.sejus.df.gov.br/

ma obra inacabadatira o sono dos mora-

Moradores reclamam dos transtornos.Ninguém sabe quem autorizou

UUUUU

Creches recebem doações

Obra estranhano Lúcio Costa

dores do Lúcio Costa. Po-sicionado em um terrenona quadra 2, atrás do blo-co B8, distante da pista deacesso mais 50 metros, umtapume de madeira escon-de o que parece a funda-ção de um prédios de apar-tamentos. A obra na templaca de identificação,nem da empresa constru-tora, tampouco do enge-nheiro responsável ou dosproprietários, o que é ilegal.

Os moradores dos blo-cos vizinhos narram que oterreno ficou mais 10 anoscercado por arame farpa-do. Há três anos coloca-ram um tapume metálico,

que foi roubado por car-roceiros durante a noite.E durante o carnaval de

2010 foi cercado com otapume de madeira e aobra teve início. Segun-

do os moradores, que pre-feriram não se identificar,a fundação foi feita entreoutubro e dezembro doano passado, sem ser in-terrompida por qualquertipo de fiscalização. Des-de janeiro a obra está aban-donada, sem vigia ou res-ponsável. A única infor-mação que se tem sobre aobra foi dada pelos própri-os trabalhadores aos mo-radores durante a constru-ção.

O curioso é que nomapa disponível na Admi-nistração Regional doGuará aponta que no ter-reno está previsto a cons-trução do “Alpendre dosJovens” uma obra institu-cional do GDF ou do Go-verno Federal. Como nãohá endereço no lote, nemno mapa e nem no local, éimpossível saber se há al-vará de construção equem é o alegado proprie-tário do lote.

O Centro ComunitárioSanto Aníbal e a CrecheComunitária EstrelaGuia, entidades filantró-picas que atuam no Gua-rá no atendimento a cri-anças carentes, ganha-ram cerca de duas tone-ladas alimentos não pe-recíveis, doados pela co-munidade empresarialdo CasaPark. Os manti-mentos foram entreguesna Administração, que jáencaminhou para asduas entidades.

A creche Santo Aníbal

atende 166 crianças dedois a seis anos em pe-ríodo integral e fornecequatro refeições diárias,enquanto a creche Estre-la Guia dá assistência a60 crianças de dois aoito anos, que tambémrecebem quatro refei-ções por dia.

As crianças atendi-das pelas creches, emsua maioria, são prove-nientes de famílias ca-rentes ou em situaçãode risco. Basicamente,as creches sobrevivem

com o apoio da comunida-de e do trabalho voluntá-rio de pessoas comprome-tidas em transformar a reali-dade de muitas crianças.

Quem quiser ajudarpode contatar as crechesnos seguintes endereços:Santo Aníbal - QE 40, rua20, lote 2, Polo de Modas –3301.1960 // 9273.7977 –www.santoanibal.org.br ;creche Estrela Guia – Co-lônia Agrícola BernardoSayão, chácara 10 A, lote01, próximo ao ParqueDenner – 3567.0006.

Compensação aos parques

Médicos estrangeiros, língua e cos-tumes diferentes: será que vai darcerto? Eles vão entender as queixasdos pacientes? Os pacientes vão en-tender o questionamento médico?Eles conhecem o CID? Conhecem osnomes dos medicamentos brasileirosindicados para as diferentes doen-ças? Saberão trabalhar sem os equi-pamentos e aparelhos necessários?Saberão ser únicos para todos os“males”? Muitas outras indagaçõesestão presentes. Poe ser o golpe finalna popularidade de Dilma.

O deputado Reguffe, amigo de MarinaSilva, considera justo que ela tenha odireito de disputar mais uma vez apresidência. Ele assinou e ajudou aconseguir parte das 70 mil assinaturasno DF para criação da REDE. Mas voltoua dizer que não pretende sair do PDT.Reguffe nutre simpatia sobre propostasda Rede, principalmente a possibilidadede candidaturas avulsas.

Segundo o parlamentar, a Rede terácondições de começar a articularpoliticamente a partir de setembro.

Ministério Público do Distrito Federal ajuizou uma AçãoDireta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o governo doDF por não encaminhar à Câmara Legislativa um projeto delei que normatize a escolha dos administradores regionaispor meio de participação popular. O senador Rollemberg e odeputado Luiz Pitiman estão empenhados no cumprimentoda Lei Orgânica que há 20 anos faz esta previsão.Trabalhampara que haja eleição direta.

Se houver, entre muitos meu amigo Joel Alves écandidatíssimo.

A participação e habilitação de todos os filiados do PT-DF sãoimportantes para que a militância possa participar de forma mais ativada vida política no partido e escolher a direção do PT para os próximosquatro anos. No PED 2013, marcado para novembro deste ano, serãoeleitos os integrantes do Diretório Regional, o presidente zonal de cadacidade, os membros da Direção Nacional do partido, o presidentenacional e o regional do PT. No DF, além do deputado Policarpo que querse reeleger, outros nomes como da deputada distrital Arlete Sampaio,que não pretende concorrer a novo mandato eletivo, do dirigente daCentral Única dos Trabalhadores (CUT) Jacy Afonso, do coordenadordas Cidades do GDF, Chico Machado, e de José Ricardo Fonseca,subsecretário de Governo estão colocados para o mesmo cargo.

O mandato será de quatro anos, até novembro de 2017.

Maravilhosos. Confor-táveis, com recursostecnológicos. Dignos dosmoradores da Estrutu-ral. Esperamos quetodos os demais sejamiguais. Mas é muitoimportante que osusuários além depreservarem, orientem atodos que o transportetem que ser mantidocom esta qualidadepara estimular umamelhoria constante.

Ônibus

O senador Gim Argello informou que o seu partido, o PTB vairomper com o governador Agnelo Queiroz, ou seja, vai deixar abase governista. O senador fez várias críticas ao governador.“O Agnelo que me desculpe, mas ele não está dando conta degerir a cidade. Se tivéssemos um governador como o MarconiPerillo, a gente estava muito a frente,” disse o senador a umaseletiva plateia de empresários. Depois de dois anos na basegovernista, o partido vai seguir outro caminho.

Na Câmara Legislativa, o PTB tem o distrital, Cristiano Araújoque deve seguir o mesmo rumo.

PTB sai da base

A defesa dos parques da cidade tem sido uma bandeira do deputado e Joe Valle (PSB). Ele encaminhou aoMPDFT pedido de análise dos serviços da compensação ambiental de todos os parques do Distrito Federal, hajavista que estão sendo investidos 400 milhões conforme informação do IBRAM. A compensação ambiental podeser entendida como um mecanismo de responsabilização dos empreendedores causadores de impactoambiental pelo prejuízo que causam ao meio ambiente, como o Metrô e a linha verde causaram ao Parque doGuará e não temos visto quase nenhum retorno. O Fórum que o diga.

Eleição dos administradores

Page 7: Jg640

PPPPP

Ministério Público exige eleição direta de

ADMINISTRADOR REGIONAL

AprovadaLei Anti-drogas

3JORNAL DO GUARÁ 7 13 a 19 de julho de 2013

Câmara concluiu a votaçãoda Lei Antidrogas. A lei prevêredução da pena mínima paratraficantes, determina que aUnião crie um programa deproteção de fronteiras paraimpedir a entrada de entorpe-centes no país e a internaçãocompulsória de dependentesque apresentem risco para asociedade e para si.

O deputado federal Policar-po votou a favor da Lei poracreditar que cabe ao Estadozelar pelo bem estar de todosseus cidadãos e isto inclui osdependentes químicos, queprecisam de tratamento ade-quado, e a sociedade em queeles estão inseridos. “A lei vaiproteger a sociedade como umtodo porque lida com o proble-ma do enfrentamento às dro-gas em três abordagens, a daprevenção, a do atendimentoao dependente e a do comba-te ao crime”, disse Policarpo.

A lei segue agora para o Se-nado e deve ser apreciada atéo início de agosto.

rojetos apresentados e de-fendidos no Congresso Na-

Izalci Lucas, deputadofederal:- A proposta é interes-sante, mas é precisoser aperfeiçoada paranão ter o risco de seeleger um opositor aogoverno sem a respec-tiva autonomia finan-ceira. O mais interes-sante no projeto é aeleição do Conselho deRepresentantes daComunidade.

cional propondo a eleição dire-ta dos administradores regio-nais são mais legais do que oscríticos da iniciativa afirmam.A escolha direta pela comuni-dade está prevista na Lei Or-gânica do Distrito Federal, ela-borada e aprovada pela Câma-ra Legislativa em 1994. Agora,o Ministério Público do Distri-to Federal impetrou duas me-didas judiciais, independentes,para exigir a regulamentaçãoe a execução da medida.

A Ação Direta de Inscontitu-cionalidade (ADIN) , impetradapelo MPDFT, responsabiliza oGoverno do Distrito Federal poromissão pelo fato de não terencaminhado projeto à Câma-ra Legislativa sobre a maté-ria.

De acordo com a Lei Orgâni-ca, cada região administrativadeve eleger um Conselho deRepresentante Comunitário e aescolha dos administradoresregionais por moradores. Hoje,esses cargos são utilizados peloda época para barganhar apoiona Câmara Legislativa ou noCongresso Nacional.

Entre as exigências para operfil do candidato a adminis-trador regional é a de residir nacidade onde pretende gover-nar. Atualmente, vários admi-nistradores regionais são im-portados de outras regiões esão pinçados entre os correli-gionários do parlamentar alia-do do governo, muitas vez semqualquer outro vínculo com acidade.

De acordo com o promotor

Klécius Oliveira, coorde-nador do OrçamentoParticipativo do Guará:- Antes de aprovar aeleição do administradoré necessária a autonomiaadministrativa dasadministrações regionais,mesmo que relativas. Dojeito que está é não podecontinuar, porque osadministradores atuaissão meros garotos derecado.

Márcia Fernandez,ex-ádministradoraregional do Guará:- Sou a favor, desdeque as administraçõesregionais tenham certaautononomia adminis-trativa e financeira. Sóa eleição não resolve.Hoje, os administrado-res são meros carimba-dores de decisões jáprontas.

Antonio Suxberger, o MPDFTestá solicitando o reconheci-mento da demora do DF emapresentar meios de participa-ção popular nas administra-ções regionais. “Alem disso,nossa constituição local de-manda que se prestigiem osconselhos comunitários. É pre-ciso que o DF edite lei para aten-der ao que manda a LODF”, afir-ma.

No pedido, os autores da açãosolicitam ao Tribunal de Justi-ça que reconheça esta lacunae determine ao governo queinicie o processo legislativo ne-cessário. O senador Rodrigo Ro-llemberg (PSB) é defensor dovoto direto para a escolha dosadministradores regionais e in-clusive é autor da proposta de

emenda à Constituição (PEC)sobre o tema, que atualmentetramita na Comissão de Cons-tituição e Justiça (CCJ) do Se-nado. O senador espera acele-rar a movimentação do projetonos próximos meses.

Sem ingerências políticasPara Rollemberg, “tão impor-

tante quanto a participaçãopopular é a profissionalizaçãodo quadro de funcionários dasadministrações por meio deconcurso público. Isso é funda-mental. As administrações hojesão cabides de emprego. Nãoexiste uma memória dos servi-ços”. Para Rollemberg, o corpofuncional das administraçõesdeve ser formado majoritaria-mente por servidores concur-

sados, com poucas exceçõespara chefes de gabinetes e as-sessores.

Paralela à ação do Ministé-rio Público, o deputado federalLuiz Pitiman (PMDB) entroucom um mandado de injunçãono Tribunal de Justiça do DF(TJDFT) como pedido de posi-cionamento feito para o Exe-cutivo e o Legislativo sobre aomissão no atendimento à LeiOrgânica.

Para o presidente da Câma-ra Legislativa, deputado distri-tal Wasny de Roure (PT), a co-brança do Ministério Público éválida e oportuna. “A Lei Orgâ-nica apresenta diversos estí-mulos para a participação po-pular na condução do DF sobdiversas maneiras, a exemplodas audiências públicas já con-solidadas. É preciso definir qualpoderá ser a melhor forma deaplicação, considerando quealguns exemplos são o voto di-reto, debates sobre a realidadeda cidade ou lista tríplice. Aosolhos do representante Legis-lativo, seria interessante que oMP formulasse uma agendaouvindo diretamente a popula-ção”, diz Wasny.

Para o deputadoguaraense RobertoPolicarpo, lei vaiproteger a sociedade

Page 8: Jg640

JORNAL DO GUARÁ 9 13 a 19 de julho de 2013

Guaraenses começam a definir suas prioridadesuma reunião tumultuada nes-ta terça-feira, 9 de julho, lide-NNNNN

Moradores vão opinar sobreprioridades da sua região

s moradores de todas as ci-dades do DF poderão opi-

Conferência das Cidades

OOOOO

Conferência é o compromisso de ouvir acomunidade , segundo o governador Agnelo Queiroz

nar e conhecer em detalhes aspolíticas públicas de urbanis-mo preparadas pelo governo,garantiu nesta sexta-feira o go-vernador Agnelo Queiroz, noPalácio do Buriti, ao lançar a 5ªConferência Distrital das Cida-des.

"Nós trabalhamos para forta-lecer as instâncias de partici-pação social, não por obrigação,mas porque este é um governoque trabalha para todos, espe-cialmente para aqueles quemais precisam", afirmou o go-vernador Agnelo Queiroz, aodetalhar o propósito da reu-nião, que acontecerá entreagosto e setembro.

Essa reunião, que será leva-da às 31 regiões administrati-vas, permitirá a apresentaçãodas iniciativas do Executivopara áreas como habitação, mo-bilidade e transporte, e colhe-rá sugestões dos cidadãos so-bre os mesmos temas.

As contribuições da popu-lação serão levadas para umforo federal, com nome pareci-do ao do regional porém comabrangência em todo o país: a5ª Conferência Nacional dasCidades.

Esse evento acontecerá em

Brasília, com a presença de de-legados dos 27 estados, entreos dias 20 e 24 de novembro, noCentro de Convenções UlyssesGuimarães.

"A realização de uma confe-rência (em nível estadual ou fe-deral) demonstra o compromis-so do governo com seu povo, emouvir suas prioridades", avalioua coordenadora do ConselhoNacional das Cidades, IsabelaSbampato.

Divulgação dasações de governo

O Palácio do Buriti pretendedar ampla divulgação a fim depromover a discussão com asociedade sobre as ações de-senvolvidas na gestão AgneloQueiroz, como o "Morar Bem" ea reestruturação do sistema detransporte de passageiros doDF, assim como a reforma dasvias públicas.

"Nossa política de regulari-zação de terrenos entregarámais de 50 mil escrituras até ofim do ano que vem e é um dos(programas) que poderão ser-vir de exemplo para todo opaís", afirmou o secretário deHabitação, Regularização e De-senvolvimento Urbano, Geral-do Magela.

A reunião do Guará despertouinteresse apenas dos lídere comunitários

ranças comunitárias do Guará dis-cutiram com representante da Se-cretaria de Desenvolvimento Urba-no e Habiração (Sedhab) temassobre a cidade que serão defendi-dos durante a 5ª Conferência Dis-trital das Cidades.

Os técnicos da Sedhab explica-ram os objetivos da conferência,ressaltando que ela é uma oportu-nidade para se alcançar novasconquistas para a cidade, a partirdas reivindicações dos moradorese o que pode ser feito para que oGuará se torne cada vez melhor.

Eles lembraram também que aconferência distrital pretende for-talecer e estimular a participaçãosocial e propor a interlocução entreautoridades e gestores público doDF, com diversos segmentos da so-ciedade.

O subsecretário de Habitação,Rafael de Oliveira, defendeu a “po-litica democrática do atual Gover-no”, afirmando que o momento éde informar sobre a conferência,para que quando ela acontecer emagosto os moradores de todas asregiões administrativas possamcontribuir para as mudanças quese fizerem necessárias.

O administrador Carlinhos No-gueira lembrou que a reunião ofi-cial do Guará para discutir as pro-postas que serão levadas para aconferência distrital será nos dias9 e 10 de agosto no salão de Múlti-plas Funções do Cave. De acordocom o administrador, que serão dis-cutidas questões relacionadas aoque é melhor para a cidade sobrecrescimento sustentável, moradia,saneamento, mobilidade, planeja-mento urbano, entre outros te-mas.

A Conferência Distrital ocor-rerá nos dias 27, 28 e 29 de se-tembro. Ao final do encontro seráelaborado um relatório final comas propostas do Distrito Federal,

que será apresentado na 5ª Confe-rência Nacional das Cidades, pro-movido pelo Ministério das Cida-des, e que será realizada entre osdias 20 e 24 de novembro.

Page 9: Jg640

JORNAL DO GUARÁ 9 13 a 19 de julho de 2013

Guaraenses começam a definir suas prioridadesuma reunião tumultuada nes-ta terça-feira, 9 de julho, lide-NNNNN

Moradores vão opinar sobreprioridades da sua região

s moradores de todas as ci-dades do DF poderão opi-

Conferência das Cidades

OOOOO

Conferência é o compromisso de ouvir acomunidade , segundo o governador Agnelo Queiroz

nar e conhecer em detalhes aspolíticas públicas de urbanis-mo preparadas pelo governo,garantiu nesta sexta-feira o go-vernador Agnelo Queiroz, noPalácio do Buriti, ao lançar a 5ªConferência Distrital das Cida-des.

"Nós trabalhamos para forta-lecer as instâncias de partici-pação social, não por obrigação,mas porque este é um governoque trabalha para todos, espe-cialmente para aqueles quemais precisam", afirmou o go-vernador Agnelo Queiroz, aodetalhar o propósito da reu-nião, que acontecerá entreagosto e setembro.

Essa reunião, que será leva-da às 31 regiões administrati-vas, permitirá a apresentaçãodas iniciativas do Executivopara áreas como habitação, mo-bilidade e transporte, e colhe-rá sugestões dos cidadãos so-bre os mesmos temas.

As contribuições da popu-lação serão levadas para umforo federal, com nome pareci-do ao do regional porém comabrangência em todo o país: a5ª Conferência Nacional dasCidades.

Esse evento acontecerá em

Brasília, com a presença de de-legados dos 27 estados, entreos dias 20 e 24 de novembro, noCentro de Convenções UlyssesGuimarães.

"A realização de uma confe-rência (em nível estadual ou fe-deral) demonstra o compromis-so do governo com seu povo, emouvir suas prioridades", avalioua coordenadora do ConselhoNacional das Cidades, IsabelaSbampato.

Divulgação dasações de governo

O Palácio do Buriti pretendedar ampla divulgação a fim depromover a discussão com asociedade sobre as ações de-senvolvidas na gestão AgneloQueiroz, como o "Morar Bem" ea reestruturação do sistema detransporte de passageiros doDF, assim como a reforma dasvias públicas.

"Nossa política de regulari-zação de terrenos entregarámais de 50 mil escrituras até ofim do ano que vem e é um dos(programas) que poderão ser-vir de exemplo para todo opaís", afirmou o secretário deHabitação, Regularização e De-senvolvimento Urbano, Geral-do Magela.

A reunião do Guará despertouinteresse apenas dos lídere comunitários

ranças comunitárias do Guará dis-cutiram com representante da Se-cretaria de Desenvolvimento Urba-no e Habiração (Sedhab) temassobre a cidade que serão defendi-dos durante a 5ª Conferência Dis-trital das Cidades.

Os técnicos da Sedhab explica-ram os objetivos da conferência,ressaltando que ela é uma oportu-nidade para se alcançar novasconquistas para a cidade, a partirdas reivindicações dos moradorese o que pode ser feito para que oGuará se torne cada vez melhor.

Eles lembraram também que aconferência distrital pretende for-talecer e estimular a participaçãosocial e propor a interlocução entreautoridades e gestores público doDF, com diversos segmentos da so-ciedade.

O subsecretário de Habitação,Rafael de Oliveira, defendeu a “po-litica democrática do atual Gover-no”, afirmando que o momento éde informar sobre a conferência,para que quando ela acontecer emagosto os moradores de todas asregiões administrativas possamcontribuir para as mudanças quese fizerem necessárias.

O administrador Carlinhos No-gueira lembrou que a reunião ofi-cial do Guará para discutir as pro-postas que serão levadas para aconferência distrital será nos dias9 e 10 de agosto no salão de Múlti-plas Funções do Cave. De acordocom o administrador, que serão dis-cutidas questões relacionadas aoque é melhor para a cidade sobrecrescimento sustentável, moradia,saneamento, mobilidade, planeja-mento urbano, entre outros te-mas.

A Conferência Distrital ocor-rerá nos dias 27, 28 e 29 de se-tembro. Ao final do encontro seráelaborado um relatório final comas propostas do Distrito Federal,

que será apresentado na 5ª Confe-rência Nacional das Cidades, pro-movido pelo Ministério das Cida-des, e que será realizada entre osdias 20 e 24 de novembro.

Page 10: Jg640

PPPPP

Ministério Público exige eleição direta de

ADMINISTRADOR REGIONAL

AprovadaLei Anti-drogas

3JORNAL DO GUARÁ 7 13 a 19 de julho de 2013

Câmara concluiu a votaçãoda Lei Antidrogas. A lei prevêredução da pena mínima paratraficantes, determina que aUnião crie um programa deproteção de fronteiras paraimpedir a entrada de entorpe-centes no país e a internaçãocompulsória de dependentesque apresentem risco para asociedade e para si.

O deputado federal Policar-po votou a favor da Lei poracreditar que cabe ao Estadozelar pelo bem estar de todosseus cidadãos e isto inclui osdependentes químicos, queprecisam de tratamento ade-quado, e a sociedade em queeles estão inseridos. “A lei vaiproteger a sociedade como umtodo porque lida com o proble-ma do enfrentamento às dro-gas em três abordagens, a daprevenção, a do atendimentoao dependente e a do comba-te ao crime”, disse Policarpo.

A lei segue agora para o Se-nado e deve ser apreciada atéo início de agosto.

rojetos apresentados e de-fendidos no Congresso Na-

Izalci Lucas, deputadofederal:- A proposta é interes-sante, mas é precisoser aperfeiçoada paranão ter o risco de seeleger um opositor aogoverno sem a respec-tiva autonomia finan-ceira. O mais interes-sante no projeto é aeleição do Conselho deRepresentantes daComunidade.

cional propondo a eleição dire-ta dos administradores regio-nais são mais legais do que oscríticos da iniciativa afirmam.A escolha direta pela comuni-dade está prevista na Lei Or-gânica do Distrito Federal, ela-borada e aprovada pela Câma-ra Legislativa em 1994. Agora,o Ministério Público do Distri-to Federal impetrou duas me-didas judiciais, independentes,para exigir a regulamentaçãoe a execução da medida.

A Ação Direta de Inscontitu-cionalidade (ADIN) , impetradapelo MPDFT, responsabiliza oGoverno do Distrito Federal poromissão pelo fato de não terencaminhado projeto à Câma-ra Legislativa sobre a maté-ria.

De acordo com a Lei Orgâni-ca, cada região administrativadeve eleger um Conselho deRepresentante Comunitário e aescolha dos administradoresregionais por moradores. Hoje,esses cargos são utilizados peloda época para barganhar apoiona Câmara Legislativa ou noCongresso Nacional.

Entre as exigências para operfil do candidato a adminis-trador regional é a de residir nacidade onde pretende gover-nar. Atualmente, vários admi-nistradores regionais são im-portados de outras regiões esão pinçados entre os correli-gionários do parlamentar alia-do do governo, muitas vez semqualquer outro vínculo com acidade.

De acordo com o promotor

Klécius Oliveira, coorde-nador do OrçamentoParticipativo do Guará:- Antes de aprovar aeleição do administradoré necessária a autonomiaadministrativa dasadministrações regionais,mesmo que relativas. Dojeito que está é não podecontinuar, porque osadministradores atuaissão meros garotos derecado.

Márcia Fernandez,ex-ádministradoraregional do Guará:- Sou a favor, desdeque as administraçõesregionais tenham certaautononomia adminis-trativa e financeira. Sóa eleição não resolve.Hoje, os administrado-res são meros carimba-dores de decisões jáprontas.

Antonio Suxberger, o MPDFTestá solicitando o reconheci-mento da demora do DF emapresentar meios de participa-ção popular nas administra-ções regionais. “Alem disso,nossa constituição local de-manda que se prestigiem osconselhos comunitários. É pre-ciso que o DF edite lei para aten-der ao que manda a LODF”, afir-ma.

No pedido, os autores da açãosolicitam ao Tribunal de Justi-ça que reconheça esta lacunae determine ao governo queinicie o processo legislativo ne-cessário. O senador Rodrigo Ro-llemberg (PSB) é defensor dovoto direto para a escolha dosadministradores regionais e in-clusive é autor da proposta de

emenda à Constituição (PEC)sobre o tema, que atualmentetramita na Comissão de Cons-tituição e Justiça (CCJ) do Se-nado. O senador espera acele-rar a movimentação do projetonos próximos meses.

Sem ingerências políticasPara Rollemberg, “tão impor-

tante quanto a participaçãopopular é a profissionalizaçãodo quadro de funcionários dasadministrações por meio deconcurso público. Isso é funda-mental. As administrações hojesão cabides de emprego. Nãoexiste uma memória dos servi-ços”. Para Rollemberg, o corpofuncional das administraçõesdeve ser formado majoritaria-mente por servidores concur-

sados, com poucas exceçõespara chefes de gabinetes e as-sessores.

Paralela à ação do Ministé-rio Público, o deputado federalLuiz Pitiman (PMDB) entroucom um mandado de injunçãono Tribunal de Justiça do DF(TJDFT) como pedido de posi-cionamento feito para o Exe-cutivo e o Legislativo sobre aomissão no atendimento à LeiOrgânica.

Para o presidente da Câma-ra Legislativa, deputado distri-tal Wasny de Roure (PT), a co-brança do Ministério Público éválida e oportuna. “A Lei Orgâ-nica apresenta diversos estí-mulos para a participação po-pular na condução do DF sobdiversas maneiras, a exemplodas audiências públicas já con-solidadas. É preciso definir qualpoderá ser a melhor forma deaplicação, considerando quealguns exemplos são o voto di-reto, debates sobre a realidadeda cidade ou lista tríplice. Aosolhos do representante Legis-lativo, seria interessante que oMP formulasse uma agendaouvindo diretamente a popula-ção”, diz Wasny.

Para o deputadoguaraense RobertoPolicarpo, lei vaiproteger a sociedade

Page 11: Jg640

JORNAL DO GUARÁ6 13 a 19 de julho de 2013 3JORNAL DO GUARÁ 11 13 a 19 de julho de 2013

Médicos estrangeiros Melhoria na iluminação

Férias

Rede de Marina Concorrência acirrada

JOEL ALVES

Flamengo

Expansão

Com a conclusão pela CEB da modernização daSubestação 08 (SE-08), vários locais forambeneficiados, inclusive o Park shopping.

Esta reforma dá mais confiabilidade ao sistema dedistribuição de energia para localidades tãoimportantes para DF como o ParkShopping, o TerraçoShopping, Setor Policial Sul, Octogonal e Cruzeiro eSetor de Indústrias, que serão beneficiados.

A Subestação 08 estava com equipamentosobsoletos, foram substituídos e as instalaçõeselétricas e civis foram reorganizadas. A CEBinvestiu 3,6 milhões de reais e vai beneficiardiretamente mais 12 mil unidades consumidoras.

Subsestação ampliadaA CEB entrega ainda nesta sexta feira a nova

Subestação de Águas Claras ampliada ereorganizada e com mais um transformador. O que sepretende é diminuir os desligamentos por sobrecarga.

Com o aumento da popula-ção aumentou também a de-manda no comércio do Gua-rá. Há alguns anos víamoslojas fechando por falta de cli-entes, mas hoje isto não acon-tece e vemos uma grande mo-vimentação no comércio local.Com o aumento de clientesassistimos também o aumen-to de problemas como é o casode vagas nos estacionamen-to. As filas também aumen-taram e é preciso paciênciacom isso, porque faz parte docrescimento, mas é um saco.

Nestas férias nãofique parado em casa,mexa-se! Aproveite otempo para fazer algodiferente e sair darotina. Vá fazer umacaminhada, vá aocinema, ao shopping,visite amigos e acimade tudo faça algo novo.Se você não fizer issonão vai sentir-se deférias e não terá odescanso tão desejadonestas épocas.

A nação rubro negra em Brasília vai encher a barrigade ver o Flamengo jogar no estádio novo. Em recentevisita ao Governador Agnelo, já confirmaram os jogoscom Vasco e também com o Botafogo e outras partidasvirão. A verdade é que Brasília se tornou um filão deouro para o Flamengo. O tesouro é a imensa torcidabrasiliense que prestigia todo jogo do mengão nacidade e enche as arquibancadas. Ao contrário dascríticas de que o novo espaço seria um elefante branco,para desespero dos críticos a lotação quase completatem sido rotina e a utilidade tem se comprovado. Bastao Flamengo fazer a sua parte e conquistar os preciosospontos para o Brasileirão.

Procon sonoroO Procon traz uma boa iniciativa no seu site ao

disponibilizar o Código de Defesa do Consumidor emáudio. Na página do Procon-DF basta clicar na aba“Legislação” e tanto o texto como o áudio estarãodisponíveis. Em breve estará disponível também emBraile.

O objetivo é fazer uma política inclusiva e criarcondições iguais para todos, afirma o Diretor doProcon-DF, Todi Moreno.Site: www.procon.sejus.df.gov.br/

ma obra inacabadatira o sono dos mora-

Moradores reclamam dos transtornos.Ninguém sabe quem autorizou

UUUUU

Creches recebem doações

Obra estranhano Lúcio Costa

dores do Lúcio Costa. Po-sicionado em um terrenona quadra 2, atrás do blo-co B8, distante da pista deacesso mais 50 metros, umtapume de madeira escon-de o que parece a funda-ção de um prédios de apar-tamentos. A obra na templaca de identificação,nem da empresa constru-tora, tampouco do enge-nheiro responsável ou dosproprietários, o que é ilegal.

Os moradores dos blo-cos vizinhos narram que oterreno ficou mais 10 anoscercado por arame farpa-do. Há três anos coloca-ram um tapume metálico,

que foi roubado por car-roceiros durante a noite.E durante o carnaval de

2010 foi cercado com otapume de madeira e aobra teve início. Segun-

do os moradores, que pre-feriram não se identificar,a fundação foi feita entreoutubro e dezembro doano passado, sem ser in-terrompida por qualquertipo de fiscalização. Des-de janeiro a obra está aban-donada, sem vigia ou res-ponsável. A única infor-mação que se tem sobre aobra foi dada pelos própri-os trabalhadores aos mo-radores durante a constru-ção.

O curioso é que nomapa disponível na Admi-nistração Regional doGuará aponta que no ter-reno está previsto a cons-trução do “Alpendre dosJovens” uma obra institu-cional do GDF ou do Go-verno Federal. Como nãohá endereço no lote, nemno mapa e nem no local, éimpossível saber se há al-vará de construção equem é o alegado proprie-tário do lote.

O Centro ComunitárioSanto Aníbal e a CrecheComunitária EstrelaGuia, entidades filantró-picas que atuam no Gua-rá no atendimento a cri-anças carentes, ganha-ram cerca de duas tone-ladas alimentos não pe-recíveis, doados pela co-munidade empresarialdo CasaPark. Os manti-mentos foram entreguesna Administração, que jáencaminhou para asduas entidades.

A creche Santo Aníbal

atende 166 crianças dedois a seis anos em pe-ríodo integral e fornecequatro refeições diárias,enquanto a creche Estre-la Guia dá assistência a60 crianças de dois aoito anos, que tambémrecebem quatro refei-ções por dia.

As crianças atendi-das pelas creches, emsua maioria, são prove-nientes de famílias ca-rentes ou em situaçãode risco. Basicamente,as creches sobrevivem

com o apoio da comunida-de e do trabalho voluntá-rio de pessoas comprome-tidas em transformar a reali-dade de muitas crianças.

Quem quiser ajudarpode contatar as crechesnos seguintes endereços:Santo Aníbal - QE 40, rua20, lote 2, Polo de Modas –3301.1960 // 9273.7977 –www.santoanibal.org.br ;creche Estrela Guia – Co-lônia Agrícola BernardoSayão, chácara 10 A, lote01, próximo ao ParqueDenner – 3567.0006.

Compensação aos parques

Médicos estrangeiros, língua e cos-tumes diferentes: será que vai darcerto? Eles vão entender as queixasdos pacientes? Os pacientes vão en-tender o questionamento médico?Eles conhecem o CID? Conhecem osnomes dos medicamentos brasileirosindicados para as diferentes doen-ças? Saberão trabalhar sem os equi-pamentos e aparelhos necessários?Saberão ser únicos para todos os“males”? Muitas outras indagaçõesestão presentes. Poe ser o golpe finalna popularidade de Dilma.

O deputado Reguffe, amigo de MarinaSilva, considera justo que ela tenha odireito de disputar mais uma vez apresidência. Ele assinou e ajudou aconseguir parte das 70 mil assinaturasno DF para criação da REDE. Mas voltoua dizer que não pretende sair do PDT.Reguffe nutre simpatia sobre propostasda Rede, principalmente a possibilidadede candidaturas avulsas.

Segundo o parlamentar, a Rede terácondições de começar a articularpoliticamente a partir de setembro.

Ministério Público do Distrito Federal ajuizou uma AçãoDireta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o governo doDF por não encaminhar à Câmara Legislativa um projeto delei que normatize a escolha dos administradores regionaispor meio de participação popular. O senador Rollemberg e odeputado Luiz Pitiman estão empenhados no cumprimentoda Lei Orgânica que há 20 anos faz esta previsão.Trabalhampara que haja eleição direta.

Se houver, entre muitos meu amigo Joel Alves écandidatíssimo.

A participação e habilitação de todos os filiados do PT-DF sãoimportantes para que a militância possa participar de forma mais ativada vida política no partido e escolher a direção do PT para os próximosquatro anos. No PED 2013, marcado para novembro deste ano, serãoeleitos os integrantes do Diretório Regional, o presidente zonal de cadacidade, os membros da Direção Nacional do partido, o presidentenacional e o regional do PT. No DF, além do deputado Policarpo que querse reeleger, outros nomes como da deputada distrital Arlete Sampaio,que não pretende concorrer a novo mandato eletivo, do dirigente daCentral Única dos Trabalhadores (CUT) Jacy Afonso, do coordenadordas Cidades do GDF, Chico Machado, e de José Ricardo Fonseca,subsecretário de Governo estão colocados para o mesmo cargo.

O mandato será de quatro anos, até novembro de 2017.

Maravilhosos. Confor-táveis, com recursostecnológicos. Dignos dosmoradores da Estrutu-ral. Esperamos quetodos os demais sejamiguais. Mas é muitoimportante que osusuários além depreservarem, orientem atodos que o transportetem que ser mantidocom esta qualidadepara estimular umamelhoria constante.

Ônibus

O senador Gim Argello informou que o seu partido, o PTB vairomper com o governador Agnelo Queiroz, ou seja, vai deixar abase governista. O senador fez várias críticas ao governador.“O Agnelo que me desculpe, mas ele não está dando conta degerir a cidade. Se tivéssemos um governador como o MarconiPerillo, a gente estava muito a frente,” disse o senador a umaseletiva plateia de empresários. Depois de dois anos na basegovernista, o partido vai seguir outro caminho.

Na Câmara Legislativa, o PTB tem o distrital, Cristiano Araújoque deve seguir o mesmo rumo.

PTB sai da base

A defesa dos parques da cidade tem sido uma bandeira do deputado e Joe Valle (PSB). Ele encaminhou aoMPDFT pedido de análise dos serviços da compensação ambiental de todos os parques do Distrito Federal, hajavista que estão sendo investidos 400 milhões conforme informação do IBRAM. A compensação ambiental podeser entendida como um mecanismo de responsabilização dos empreendedores causadores de impactoambiental pelo prejuízo que causam ao meio ambiente, como o Metrô e a linha verde causaram ao Parque doGuará e não temos visto quase nenhum retorno. O Fórum que o diga.

Eleição dos administradores

Page 12: Jg640

3JORNAL DO GUARÁ 513 a 19 de julho de 2013JORNAL DO GUARÁ

Sem grades em prédiosAgefis manda retirar grades dos prédios do Guará I. Administrador intervém e adia medida

AAAAA segurança de quem moraem edifícios residenciais

no Guará I pode ficar em riscose for cumprida a determina-ção da Agência de Fiscaliza-ção do Governo do Distrito Fe-deral (Agefis), para a retiradadas grades que cercam os es-tacionamentos.

A medida atinge cerca de80 prédios, 95% no Guará I, quecercaram área pública parausar guardar os veículos dosmoradores Como a legislaçãourbanística prevê que apenasprédios com mais de quatroandares tenham estaciona-mento privativo, os condomí-nios verticais do Guará I, to-dos com três andares, não fo-ram construidos com essasáreas exclusivas.

Para resolver o problema,principalmente de segurança,

os condomínios resolveramcercar a área pública em tornodos prédios e usá-la como es-tacionamento privativo.

A ordem era para a retiradaimediata das grades. Ao rece-ber as notificações, um grupode síndicos da QI 14 procurouo administrador Carlinhos No-gueira, para que ele intervies-se na prorrogação do prazopara a retirada e negociasse apermanência das grades.

A principal alegação dossíndicos é com a segurançados carros dos moradores.“Mesmo com as grades apenasno mês passado o som de trêscarros foram roubados”, de-nuncia a síndica do bloco P daQI 14, Edéris Brasil. Ela argu-menta ainda que a instalaçãodas grades foi baseada na lei1063/96 do Distrito Federal que

autoriza o cercamento da áreaem torno dos condomínios ver-ticais se observadas os espaça-mentos mínimos do meio fio edos outros lotes.

AdiamentoApós a reunião, intermedia-

da pelo administrador Carli-nhos Nogueira, a Agefis sus-pendeu as notificações para aretirada das grades e compro-meteu-se em não emitir outrasaté que a questão seja resolvi-da.

Os casos mais simples são osanteriores a 2007, porque amaioria tem autorização da Ad-ministração para cercar as áre-as, mas, todos precisarão seadequar à lei, comprometendo-se em não cometer abuso nocercamento dos prédios, comoa interdição de vias e compro-

metimento do acesso aos lo-tes vizinhos.

A Agefis e a Administraçãoesperam a aprovação da Leide Uso e Ocupação do Solo doDistrito Federal para rediscu-tir a situação. A expectativados síndicos é que a lei lega-lize os estacionamentos.

Carlinhos intermedia uma solução para o problema

O governador Agnelo Quei-roz assinou nesta quinta-fei-ra a Ordem de Serviço para aconstrução da primeira dastrês creches púlblicas anun-ciadas para o Guará. A pri-meira unidade na quadra Lú-cio Costa vai custar R$ 2,7milhões e deve ficar pronta noinício de 2014 .A creche vaiatender crianças de 0 a 5anos, com capacidade para300 crianças.

A creche terá espaço parauma turma de crianças a par-tir de 4 meses, o berçário I; oberçário II, para crianças de 1ano; duas salas de maternal I(2 anos); duas de maternal II(3 anos); uma de pré-escola I(4 anos); e a outra de pré-es-cola II, para crianças de cincoanos.

Outras duasOutras duas creches estão

programadas para o Guará:uma na EQ 28/26, lote D, e aoutra na EQ 19/17, onde tam-bém está programada a cons-trução de uma Escola Técni-ca. Essas ações fazem parteda Agenda Social do progra-ma Acelera DF e estão no es-tágio preparatório para aber-tura de licitação, sob a respon-sabilidade da Secretaria deEducação.

A estrutura das escolas,que segue modelo do FundoNacional de Desenvolvimen-to da Educação (FNDE), écomposta por seis blocos in-terligados com anfiteatro,parque infantil, sala de leitu-ra multiuso, laboratório deinformática e pátio coberto.Haverá, também, recepção,área para direção, serviços,sala dos professores e de reu-nião.

Assinada ordemde serviço

Creche Lúcio Costa

Medida atinge cerca de 85% dos edifícios residenciais do Guará I

Page 13: Jg640

3JORNAL DO GUARÁ 13 13 a 19 de julho de 2013

Escritor guaraense lança livroTTTTT ranscorridos cerca de tre-

ze anos da publicação do

Neste sábado e domingoacontece a tradicional festa ju-lina do 4º Batalhão da PolíciaMilitar. Com o tema Alegria eSegurança, a festa neste anoserá realizada em frente à QE17. Na ampla estrutura fecha-da, com parque de diversões,barracas de comidas típicas eapresentação de quadrilha eum grande palco, os convida-dos poderão desfrutar uma fes-ta típica completa com a pro-teção intensa da Polícia Mili-tar.

A festa começou ontem como grupo Só Pra Xamegar, PedroPaulo e Matheus e Jhonny e

seu primeiro livro, Gilberto Di-ener está lançando o livro AGrande Viagem do TrenzinhoAzul, sendo o sexto da coleçãoinfantojuvenil O MolequinhoPerê e a Incrível Turma do Fuá.O lançamento será no dia 16 dejulho, terça-feira, às 19 horas, noCCBBBrasília- Livraria DomQuixote.

Livrofoi patrocinadopeloFAC.- Fundo de Apoio a Cultu-ra da Secretaria de Cultura doDF, tem 108 páginas ilustradaspelo artista plástico e cartunis-ta Lane, das quais serão expos-tas 20 gravuras no dia do lan-çamento e apresentação lúdi-co para crianças pela atriz gua-raenseJirlene Pascoal e o mú-sico Geraldo Toledo.O livro ain-

da tem a capa assinada peloreconhecido publicitário e ar-tista plástico Ralfe Braga.

Em A Grande Viagem doTrenzinho Azul conta a histó-ria de uma viagem fascinantedo Molequinho Perê, a bordo

de uma nave de sonhos, o Tren-zinho Azul, que o leva a luga-res mágicos até chegar à casada Tia Landinha, localizada emum lugar qualquer do planeta.Durante o caminho, o Molequi-nho encontra vários persona-gens com histórias interessan-tes, como a menina Maria Cla-ra e seu Potrinho Cigano embusca de seu galope para galo-par, correndo livre pelo mundointeiro, no seu galope ligeiroque um dia o havia perdido,brincando nos jardins dos ro-seirais. Uma aventura marcadapor mistérios, magia e poesia,em que cada personagem en-contra algo bem mais interes-sante e divertido do que esta-va procurando. E o final é sur-preendentemente inesperadoque envolve ainda mais o leitor.

De volta a festajulina do 4º BPM

Rahonny. Neste sábado apre-sentam-se o Trio Siridó, Wiliame Marlon e Roniel e Rafael, e nodomingo Robson e Thiago, Da-niel Duran e Asas do Forró. Osdjs Paulinho Sem Rumo, RenêRicochet e Gusttavo Carvalhogarante que a música não paradurante a festa.

Os ingressos podem ser ad-quiridos no local. O ingressopara a pista custa R$ 20 e umquilo de alimento e da área VIPR$ 40 e também um quilo dealimento.

A festa é organizada pelo 4ºBPM com apoio da Administra-ção do Guará.

Creche formacoral e orquestra

O Centro SocioeducativoSanto Aníbal, que atende 178crianças carentes no Polo deModa e desenvolve outros pro-jetos sociais com jovens e adul-tos, está investindo tambémna criação de uma osquestra ede um coral formados por ado-lescentes.

O projeto começou no anopassado e já apresenta resul-tados surpreendentes. A or-questa, formada por 50 jovens,tem feito em média duas apre-sentações mensais.

A orquestra tem feito em média duasapresentações mensais, sem cobrança e cachê

Gilberto Diener lançaseu sexto livro da coleçãoinfanto juvenil

Coordenadora do projeto, amissionária Diane Galdino estáformando agora o coral. As ins-crições estão abertas - bastaligar no fone 3301.1960. O in-teressado deve ter entre 12 e17 anos e ser considerado ca-rente. Os ensaios são às segun-das e quintas feiras.

O projeto é uma parceira docentro Santo Aníbal e o Movi-mento Sinfônico e Coral Juve-nil do Centro Oeste Brasileiro,criado pelo maestro RicardoCastro.

Page 14: Jg640

3JORNAL DO GUARÁ 313 a 19 de julho de 2013

AdministraçãoRegional do GuaráAdministrador:Carlos Nogueira da CostaCentro Administrativo Vivenciale Esportivo (CAVE)Fone: 3383.7200

DiretoriaRegional de SaúdeDiretor: Marôa Santiago GomesQE 06 Área EspecialFone: 3353.1528

Inspetoria de SaúdeDiretor: Maria Carlos MoreiraQE 12 Área EspecialFone: 3568-7867

Divisão Regional de EnsinoDir: Selassie das Virgens JúniorQE 38 AEFone: 3901-6656

Centro de Referência deAssistência Social (CRAS)Coordenadora: Helena da Silva MeloEQ 15/26 AEFone: 3568-4059

CAESB - Escritório RegionalQE 13Fone: 115

CEB - Escritório RegionalQI 20 Bl. AGerente: Selma Lúcia M. AndréFone: 3465-9009

Administraçãodo Parque do GuaráParque do Guará - em frente à QE 19Fone: 3382.7176

4ª Delegacia de PolíciaDelegado: Jeferson LisboaEQ 15/26 (Centro Comunal)Fone: 3383.9400

4º Batalhão de Polícia MilitarCel.Antonio Carlos FreitasAE 10 Bl. AFone: 3910-1614

Corpo de BombeirosMajor Fabiana Santos de OliveiraQE 2 - Guará I - 3901-8368

Agência do TrabalhadorGerente: Luciano MonteiroQE 2 Lote N AEFone: 3382.6781- 3382.0470

ProconSede da Administração do GuaráChefe: Eleide Botelho CialhoFone: 3383-7288

Juizado Especial de Competência Geral doGuará (Pequenas Causas)AE 8 Lote F - Guará IIDiretor de secretaria: Cláudio FariasFones: 3103-4490

Cartório EleitoralChefe: Rafael Simões Espiríto SantoQI 7 Lote CFone: 3382.7741

Conselho Tutelar do GuaráCoord: Rosileide de OliveiraColônia Agrícola Águas Claras, Chácara20 - Guará IIFones: 3568-3829/ 7812-0610

Órgãos públicos

Cidade foi incluida no programaCama & Café que vaiselecionar residências anfitriãs

GUARAENSE vaipoder receberturista na COPA

o que mais precisa um via-jante para estar bem aco-DDDDD

lhido, além de uma cama con-fortável, um banho refrescantee um café da manhã capricha-do? Localização privilegiadatambém é importante. Ser bemrecebido, fundamental. Comesses elementos reunidos emum lugar onde beleza natural,lazer e cultura são parte do ce-nário, a viagem tem tudo paraser inesquecível.

Essa é a proposta do progra-ma Cama & Café, lançado peloMinistério do Turismo com oobjetivo de selecionar residên-cias que possam receber o tu-rista durante a Copa do Mundode 2014. Depois de ser testadodurante a Copa das Confedera-ções no Plano Piloto, Lagos Sule Norte, o programa está sendoestendido pela Secretaria deTurismo a outras regiões doDistrito Federal, entre elas oGuará.

O morador que quiser rece-ber turistas em sua casa, medi-ante o pagamento de um deter-minado valor, pode se cadastrarem julho e agosto (detalhes nosite da Secretaria de Turismo doDF). Serão selecionadas inicial-mente 25 residências na cida-de entre as inscritas, que te-nham obedecidos critérios deavaliação do programa. A ava-liação e a intermediação entreo anfitrião e o turista será feitopor uma empresa contratadapelo Ministério do Turismo.

Cada residência poderá ofe-recer de um a três quartos, masdesde que o restante da casacontinue acomodando a famí-

lia. “Um dos objetivos do pro-grama é oferecer um ambientefamiliar, para que o turista te-nha a oportunidade de conhe-cer nossos costumes, comida ecultura. É uma troca de experi-ências, semelhante a praticadanos intercâmbios culturais”,explica a subsecretária de Po-líticas de Turismo da Secreta-ria de Turismo do DF, AriadneBittencourt.

A seleção das residênciasvai levar em consideração as-pectos como localização, higi-ene e uma estrutura mínimapara receber bem o turista.

Após a seleção, o Ministé-rio do Turismo vai divulgar asimagens e informações dessasresidências, para que o turistapossa escolher quem esteja noseu perfil. O anfitrião vai podertambém definir o perfil do tu-rista- se empresário, estudan-te, com filhos ou não, hábitos etc.

O pagamento será anteci-pado e mediante contrato. De-pois de receber pela hospeda-gem, o anfitrião não poderámais desistir, com exceção decasos justificados, sob pena deresponder por estelionato e serobrigado a devolver os valoresrecebidos com correção. O va-lor da estadia será definidopela empresa intermediária,considerando as condições ofe-recidas.

Se a residência cadastradaestiver em condomínio residen-cial será necessária a autoriza-ção dos vizinhos. Depois do ca-dastramento, o anfitrião nãopoderá fazer novas estruturasna residência com o objetivo de

aumentar o valor da estadia ouampliar a quantidade de vagas.

AdaptaçãoO programa Cama & Café é

uma adaptação brasileira dosistema bed and breakfast, deorigem irlandesa, em que o vi-sitante se hospeda na casa deum habitante local, que lhe ofe-rece, todos os dias, um delicio-so café da manhã, incluído nadiária. O modelo se encaixaperfeitamente na personalida-de do brasileiro, naturalmentecativante e hospitaleiro.

Uma central de reservas es-trutura e agencia a rede de re-sidências para hospedagem.Esta central faz a ligação entrehóspede e anfitrião, fornece in-formações sobre residências etarifas e cuida da efetuação dos

pagamentos.A escolha da residência

pode ser feita pela sua locali-zação, pelas vantagens e facili-dades que oferece, ou pelo per-fil do anfitrião através do siteonde há um cadastro mais de-talhado, com questões queabordam seus hábitos, como serfumante ou não, ter ou gostarde animais de estimação, hob-bies, profissão que exerce etc.Com essas informações, o hós-pede poder escolher o anfitriãode acordo com seus interessese assim suprir suas expectati-vas em relação ao seu anfitriãoe a casa que irá se hospedar.

O grande diferencial daRede Cama & Café é a possibi-lidade de convívio diário comos habitantes locais, seus há-bitos e sua cultura.

Condições para cadastramento

O anfitrião deve ser acessível por telefone durante 24 horasServiço para guarda dos valores dos hóspedesÁrea útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 8 m²Banheiro compartilhado com 1,30 m²Cama com colchão solteiro, com mínimo de 0,80 m x 1,90 m ou camacom colchão casal, com mínimo de 1,40 m x 1,90 mTroca de roupas de cama a cada três diasTroca de roupas de banho a cada três diasCafé da manhã básico (café, leite, achocolatado em pó, chá, 01 fruta,manteiga/margarina, pão, geléia, açúcar e adoçante)Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica ede águaMedidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, comfoco na redução, reuso e reciclagemMonitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes emrelação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaçopara reclamações e meios para solucioná-lasPrograma de treinamento para empregadosMedidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação àsustentabilidadeMedidas permanentes para valorizar a cultura local

Page 15: Jg640

alavra rancaFalavra rancaFPP

JORNAL DO GUARÁ

CIRCULAÇÃO O Jornal do Guará (tiragem comprovada de 8 mil exemplares) é distribuídogratuitamente por todas as bancas de jornais do Guará; em todos osestabelecimentos comerciais, clubes de serviço, associações, entidades; nas agênciasbancárias, no Clube do Comerciário; na Administração Regional; nos consultórios médicose odontológicos e portarias dos edifícios comerciais do Guará. E, ainda, através de maladireta a líderes comunitários, empresários, autoridades que moram no Guará ou queinteressam à cidade; empresas do SIA, Sof Sul e ParkShopping; GDF, CâmaraLegislativa, bancada do DF no Congresso Nacional e agências de publicidade.

Jornalista Profissional, reg. 766/80/DRT/DF

JORNAL DO GUARÁEditor: Alcir Alves de Souza

End: EQ 31/33 Ed. Consei, 113/114 71065.023 - Guará IIFone: 3381.4181 - Fax: 3381.1614

[email protected]: jornal do guara.com [email protected]

3JORNAL DO GUARÁ2

Muito lixo

15

ALCIR DE SOUZA

[email protected]

Rotary Guará Águas ClarasEmpossada a nova diretoria do

O meu e-mail: [email protected]

Falta bom senso

José Gurgel

13 a 19 de julho de 2013

Lavajatos

13 a 19 de julho de 2013

Nossa cidade é uma das maiores ren-das percapita de Brasília. Seus mora-dores possuem um bom nível cultural,mas não parece que estão fazendo mui-ta questão destes adjetivos.

O que se vê pela cidade é muito lixojogado pelos seus moradores no meioda rua. Se vê de tudo: colchão, armári-os aos pedaços, garrafas, latinhas epapel, este nem se pode medir a quan-tidade. Temos o privilégio do lixeiropassar todos os dias, mas nem por issoos moradores tem consciência.

Fala-se mal do governo, da Adminis-tração, mas é justo dizer que eles fa-zem sua parte, não é com a excelênciaque merecíamos, mas fazem.

Então por que não conservar as ben-feitorias aplicadas? Por que não se co-locam o lixo nos sacos adequados e es-tes restos de utensílios domésticos,adequadamente levados para o seudestino? Me parece que existe umaONG que recolhe isto.

Sugiro uma campanha da Adminis-tração do Guará para conscientizar osmoradores a agirem conforme a edu-cação pede. Obrigar cada morador ater sua lixeira própria na frente decasa, para evitar que cachorros revi-rem o lixo. Armazenar latinhas em sa-cos separados para evitar que os cata-dores abram os sacos e deixem tudorevirado.

Enfim, que façam esta campanhapara que possamos ter uma cidade lim-pa, bonita e digna dos seus morado-res.

Alaide Gomes

Guará nos eixos

TTTTT

Eleição deadministrador

PaulaPequenode volta

Oportuna a matéria sobre a propos-ta de eleição direta de administradorregional. A norma vai acabar com apraga dos padrinhos políticos das ci-dades satélites, que querem apenas osempregos para seus apadrinhados e selocupletarem com as comissões sobreas obras.

Parabéns ao Jornal do Guará por terlevantado esta bandeira.

Silésio Cavalcanti

A guaraense Paula Pequeno -nasceu e viveu na cidade atéaos 16 anos - uma das princi-pais jogadores de vôlei do país,vai voltar à terra natal. Ela vaijogar no mais novo time dacidade, formado com o apoio doGoverno do Distrito Federal.

Disputa por espaço Revista Dois líderes comunitários da cidadeestão em briga aberta para ver quemmanda mais no seu pedaço. Durante areunião para discutir a pauta do Guarápara Conferência das Cidades, o prefeitocomunitário da QE 40, Zanone Muniz, e aex-presidente da Associação Polo deModa (que está dentro da QE 40), trava-ram uma acalorada discussão. Cada umchama para si os louros das conquistasconseguidas para a quadra.

Clube de Regatas Guará

Começa a circular no final do mêsde julho a Revista do Guará, outroveículo do Jornal do Guará. En-quanto o JG vai continuar focandotemais factuais (imediatos e atuais),a revista vai mostrar os aspectoshumanos da cidade, mostrando aspessoas, dando dicas de restauran-tes, de compras etc. A Revista do Guará terá circulaçãomensal e distribuição gratuita.

Há apenas uma semana do início do Campeonato Brasiliense da SegundaDivisão não se sabe se o Clube de Regatas Guará vai participar e se vai quem vaicomandá-lo. O mandato da última diretoria venceu em 2011 e não há registrosnos cartórios do DF de que tenha havido renovação. Mesmo assim, o nome doclube foi cedido ao presidente do Clube da Saúde para a disputa do campeonato.Segundo informações, a base deve ser o time que participou do campeonato dacategoria Sub 20 deste ano. Ou seja, chance de subir é praticamente zero.

O grande revolucionário Caixa Preta está indócil. Diz eleque o Guará está sendo dominado por coisas que fogem darealidade e deu como exemplo um outdoor colocado naentrada do Polo de Moda,o que tem provocado a ira erevolta de lideranças que não aceitam aquele “trambolho”colocado bem ali na rua principal. O pessoal está falandoaté em Ministério Público.

Acho que está faltando bom senso,pois o trambolhopoderia ser deslocado para outro local no próprio Polo.Aquela praça que estão construindo por lá sem um estacio-namento vai dar problemas, para uma área que já sofrecom falta de estacionamento.

Agora está na modafazer lavajatos emcasas de esquina. Acoisa está tão semcontrole segundo oCaixa,que ali numaigreja evangélica naQE-32 um grupo de fiéislavadores do carro dopastor e membrosdaquela igreja estavabem à vontade enquan-to a água escorria peloasfalto.Oh Glória!!!

Isso sem contar com aborracharia em plenapraça lá no Guará I,quedizem ocupar mais de100 metros quadrados,desobedecendo todo ocódigo de construçãode quiosques eafins,além daquelaatividade não serpermitida em praças.

Campodo Traira

O velho Caixa está meio “cabrei-ro” com o campo do Traíra. O caraestá indignado com o tratamentoque estão dando na finalizaçãodaquela que reputo ser a maisbela e bem localizada praça es-portiva do Guará.

Jogaram brita onde deveria serum estacionamento e o poeirãosobe para alegria dos moradorese freqüentadores do Traíra, fazen-do a festa para farmacêuticos,lavadores de carros e vendedo-res de sabão em pó. O Caixa fa-lou que ficou meia hora por lá epegou uma pneumonia só com opó que aspirou. Eu sei que é exa-gero, mas o cara está querendoentrar com uma ação por danospulmonares e já avisou que estáprocurando se aconselhar comalguns juristas.

O bicho é bruto!

A Sedhab vai realizar a Conferência das Cidades,o tema é“Quem Muda a Cidade Somos Nós”,vamos participar eapresentar sugestões para o Guará. Mostrar o que queremos e que não queremos para a nossacidade,pois durante anos passamos sem um ordenamentoracional que assegure a todos uma boa qualidade de vida. Vamos pensar a nossa cidade como umtodo: Habitação, saneamento, mobilidade, lazer, trabalho,saúde e educação. Vamos por em ordem essa “bagaça”.

Foto

s G

etúl

io R

omão

Cam

pos

Pose das diretorias do Rotary e da Casa da Amizade

O casal Heloisa e Oscarassume as duas entidadespela segunda vez

É complicada a situação dosmoradores do Polo de Moda e QE40, que reclamam da falta deestacionamento, que são ocupa-dos na maioria pelos comercian-tes da quadra e seus clientes. Acontecece que a quadra foicriada para abrigar empresas enão para moradia. Mas, a especu-lação imobiliária, com a conivênciado governo, promoveu um cresci-mento desordenado, provocando ocaos atual. Existem prédios comaté 16 quitinetes, o que equivale ano mínino dez veículos paraestacionar na frente, que tem nomáximo 10 metros. O pior é que a bagunça continua.As construções irregulares sãoaos montes e nada da Agefis agir.

Polo de Moda Placas de publicidadeAs placas de endereçamento no Guará

estão sendo trocadas por novas, pagasinteiramente pelo poder público. O quechama a atenção na cidade é a publici-dade acima das placas novas.

Situação pior estão as antigas. Muitas,sem nenhuma manutenção há anos, temo endereço apagado ou estão faltando nospostes. Mesmo assim, as propagandasestão lá, novas e limpas acima dos pos-tes velhos.

Um contrato firmado há mais de 10 anosdava o direito da empresa de publicidadeexplorar comercialmente as placas seprovidenciasse a manutenção periódica.Muitas daquelas placas foram colocadaspela própria empresa, como acontece comas lixeiras e paradas de ônibus.

O problema é que o contrato venceu enão foi renovado. A empresa atesta pa-gar todas as taxas até hoje. As taxas nãorefletem em serviços para a cidade, já quevão para a conta única do GDF.

Tanto a empresa quanto a Administraçãoquerem renovar o contrato de manutenção dasplacas e estender a sinalização para outrasáreas, como o Parque do Guará. Se isso acon-tecer, aí sim a publicidade vai ser de fato be-néfica para a cidade.

omou posse nesta quinta-fei-ra, 11 de julho, as novas dire-

torias do Rotary Club GuaráAguas Claras e sua Casa da Ami-zade. Oscar Rabelo Mendes assu-miu o clube, enquanto sua mulher,Heloisa Cardoso da Silva conti-nuou como presidente do clubefeminino. Oscar assume no lugardo presidente eleito, Dercíio Viei-ra da Conceição, que faleceu hádois meses.

A posse foi prestigiada por cin-co governadores do Distrito 4530de Rotary (Distrito Federal, Goiáse Tocantins) - Daltono Humberto,Gercy Camelo e Adriano Souto, oatual governador Raimundo Fon-seca, e o governador eleito 2014/2015, o guaraense Demetrius Con-toyannis. .

Ao entregar o cargo ao novopresidente, o ex-presidente Vini-cio Valmir Oliveira apresentou umrelatório de sua gestão com desta-que para a doação de equipamen-tos para o centro de recuperaçãodo Hospital do Guará, no valor de

30 mil dólares, e apoio às cre-ches Santo Aníbal e Tia Joa-na.

O novo presidente se com-prometeu a concluir a cons-trução de uma casa na Cida-de da Estrutural, doada a umafamília carente, e a promovermais doações ao Hospital doGuará e às creches da cidade.

Conselhor Diretorda gestão 2013/2014

Page 16: Jg640

13 a 19 de julho de 2013 Distribuição gratuita

jornaldoguara.com

EDIÇÃO 640

Guaraense vai poderreceber turista na CopaO morador do Guará que quiser receber turista durante a Copa do Mundo de2014 mediante pagamento pela estadia já pode se cadastrar até agosto. O pro-grama Cama & Café, do Ministério do Turismo, vai selecionar 25 residências nacidade que atendam aos requisitos exigidos. Veja na página 3 como participar.

Ministério Público exigeeleição de administrador

Grades de prédiosdo Guará I ameaçadas

Escolha direta está prevista na Lei Orgânica do Distrito Federal aprovada em 1994.Ministério Público entrou na Justiça responsabilizando o GDF pela omissão de nãoregulamentá-la. Está prevista também a eleição de um Conselho de RepresentantesComunitários. Dois projetos sobre o assunto estão avançados no Congresso (Página 7).

Cerca de 85% dos edifícios residenciais do Guará I terão que remover as grades coloca-das para cercar os estacionamentos. A ordem é da Agência de Fiscalização (Agefis).Como a legislação urbanística prevê que apenas prédios com mais de quatro andares te-nham estacionamento privativo, os condomínios verticais do Guará I, todos com três anda-res, não foram construídos o espaços para os veículos (Página 5).