jardim de infância

3
JARDIM DE INFÂNCIA É facultativo, tem a duração de um ano e as crianças matriculam-se aos 4 anos de idade. Nas grandes cidades os jardins de infância situam-se em espaços próprios, ao passo que nas cidades pequenas, e no campo, estes funcionam juntamente com as escolas básicas. Os jardins de infância são maioritariamente públicos, existindo, no entanto, alguns estabelecimentos privados, e funcionam nos dias úteis, das 8.00h às 13.00h. Os seus curricula incluem matérias de nível pré-escolar na área da matemática, da escrita e, ainda, muitos jogos educativos. ESCOLA BÁSICA OU PRIMÁRIA É obrigatória, tem uma duração de 6 anos e as crianças matriculam-se aos 5 anos de idade. O número de professores nas escolas básicas varia em função da dimensão do meio em que estas se inserem. Enquanto que nos grandes centros existe um professor para cada ano, nas regiões mais pequenas ou remotas cada escola pode dispor de apenas um professor para todos os anos, havendo, assim, uma única turma constituída por todos os alunos da aldeia. O Estado Grego fornece gratuitamente, a todos os alunos e professores do ensino básico, os manuais escolares necessários para todas as disciplinas. GINÁSIO É obrigatório, tem uma duração de 3 anos e os alunos matriculam-se aos 11 anos de idade.

Upload: maria-pestana

Post on 30-Jul-2015

1.552 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jardim De InfâNcia

JARDIM DE INFÂNCIAÉ facultativo, tem a duração de um ano e as crianças

matriculam-se aos 4 anos de idade.Nas grandes cidades os jardins de infância situam-se

em espaços próprios, ao passo que nas cidades pequenas, e no campo, estes funcionam juntamente com as escolas básicas.

Os jardins de infância são maioritariamente públicos, existindo, no entanto, alguns estabelecimentos privados, e funcionam nos dias úteis, das 8.00h às 13.00h. Os seus curricula incluem matérias de nível pré-escolar na área da matemática, da escrita e, ainda, muitos jogos educativos.

ESCOLA BÁSICA OU PRIMÁRIAÉ obrigatória, tem uma duração de 6 anos e as

crianças matriculam-se aos 5 anos de idade.O número de professores nas escolas básicas varia em

função da dimensão do meio em que estas se inserem. Enquanto que nos grandes centros existe um professor para cada ano, nas regiões mais pequenas ou remotas cada escola pode dispor de apenas um professor para todos os anos, havendo, assim, uma única turma constituída por todos os alunos da aldeia.

O Estado Grego fornece gratuitamente, a todos os alunos e professores do ensino básico, os manuais escolares necessários para todas as disciplinas.

GINÁSIOÉ obrigatório, tem uma duração de 3 anos e os alunos

matriculam-se aos 11 anos de idade.Com o Ginásio, termina a escolaridade obrigatória que

tem uma duração total de 9 anos. Neste nível de ensino os livros escolares são fornecidos gratuitamente, não existem refeitórios e o horário de funcionamento é o mesmo das escolas básicas.

LICEUÉ facultativo, tem uma duração de 3 anos e os alunos

matriculam-se aos 14 anos de idade.Existem 3 tipos de liceus, que são:

1.LICEUS TECNOLÓGICOS E PROFISSIONAIS

Page 2: Jardim De InfâNcia

2.LICEU MULTI-RAMOS3.LICEU GERAL

ESCOLAS SUPERIORESO Ensino Superior é composto:

1) INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA2) INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

fonte:ATHANASIUS PAPATHOPOULOS; Estudante ERASMUS no ISPV em 1996/1997. Instituição de origem: Universidade Aristóteles - Florina, Grécia.

Após a análise do sistema escolar grego podemos detectar que existem algumas diferenças relativamente ao sistema educativo português, no que toca à refeição das crianças estas na Grécia não têm o hábito de tomarem refeições nas escolas, que, aliás, não dispõem de refeitórios.

O Estado Grego ao contrário do nosso Estado fornece gratuitamente, a todos os alunos e professores do ensino básico e ginásio, os manuais escolares necessários para todas as disciplinas. Esta ajuda por parte de Estado é uma mais valia para o incentivo dos alunos e pode minimizar o abandono escolar precoce.

A escolaridade obrigatória tem uma duração total de 9 anos e neste aspecto Portugal encontra-se no mesmo patamar.

Os alunos da Grécia para transitarem para o ensino superior têm de realizar exames globais tal como acontece no nosso país.

Perante a comparação dos sistemas educativos já mencionados podemos concluir que existem mais factores de motivação para a continuidade dos estudos na Grécia.