janeiro de 2011: oração

16
O PACOTE A entrega especial de Deus Por Que Não? A oração “não atendida” Viciada em Oração Sinta a emoção MUDE SUA VIDA. MUDE O MUNDO.

Upload: activated

Post on 10-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Precisa de ajuda para resolver seus problemas, administrar seu dia, e atender aos seus anseios mais profundos? Começe aqui.

TRANSCRIPT

Page 1: Janeiro de 2011: Oração

O PACOTEA entrega especial de Deus

Por Que Não?A oração “não atendida”

Viciada em OraçãoSinta a emoção

MUDE SUA V I DA . MUDE O MUNDO .

Page 2: Janeiro de 2011: Oração

Volume 12, Número 1

CONTATO PESSOALQuem usa a Internet reconhece que ela pode ser uma fonte rápida de informações e de fácil utilização. Em vez de se deslocar a uma biblioteca para se debruçar sobre dúzias de livros e outras publicações, é possível en-contrar a informação necessária sem sair de casa ou do local de trabalho. Para isso, basta acessar uma das opções de busca da Web, digitar algumas palavras-chave e clicar no

botão “pesquisar”. Em segundos, na tela do monitor, surgem os links para numerosos sites relacionados ao objeto da pesquisa. É claro que os resultados iniciais nem sempre são exatamente os desejados e o usuário terá de filtrar muita informação até encontrar o que procu-rava, um pouco como faria com os livros. A diferença óbvia é que a Internet põe ao nosso alcance um estoque enorme de dados.

Não seria ótimo se a rede mundial de computadores pudesse, além de dar informações, resolver problemas, responder a pergun-tas verdadeiramente profundas, ajudar a organizar e orientar sua vida diária, atender às suas necessidades emocionais e espirituais? Obviamente, a Internet nunca poderá fazer esse tipo de coisa, mas Deus pode, e mais. Além de garantir acesso imediato, com a co-nexão mais rápida e fácil que existe, Ele o equipou já de nascença com todo o hardware e software necessários. Você pode acessá-lO a qualquer momento, de qualquer lugar, gratuitamente e as infor-mações que dEle receber serão sempre exatamente as que precisa.

Tudo que precisa para alimentar seu sistema é fé, a qual pode ser obtida lendo sobre o seu equipamento no “manual do fabricante”: a Bíblia. Dicas para a construção de uma fé forte também podem ser obtidas dos depoimentos de pessoas que já estão conectadas a Deus e desfrutando dos benefícios de uma crença em Sua Palavra, como os que podem ser lidos nos artigos desta edição da Contato. Faça contato com o nosso Deus inte-rativo para receber e desfrutar todas as vantagens que Ele tem a oferecer, ou seja, tudo que é bom!

Mário Sant´AnaPela Contato

© 2010 Aurora Production AG. www.auroraproduction.com Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. Tradução: Mário Sant'Ana e Tiago Sant'AnaA menos que esteja indicado o contrário, todas as referências às Escrituras na Contato foram extraídas da “Bíblia Sagrada” — Tradução de João Ferreira de Almeida — Edição Contemporânea, Copyright © 1990, por Editora Vida.

Contamos com uma grande variedade de livros, além de CDs, DVDs e outros recursos para alimentar sua alma, enlevar seu espírito, fortalecer seus laços familiares e proporcionar divertidos momentos de aprendizagem para os seus filhos.

Para adquirir nossos produtos, obter mais informações, ou se tornar um assinante da Revista Contato, visite nossos sites, escreva-nos ou ligue gratuitamente para nossa central de atendimento.

Assinaturas, informações e produtos:www.contato.org ou www.lojacontato.com.brE-mail: [email protected]

Ligue grátis: 0800-557772

Endereço postal:Contato CristãoCaixa Postal 66345São Paulo — SPCEP 05311-970

Editor Mário Sant'AnadEsign Michelle Lavignediagramação Angela HernandezProdução Jessie Richards

2

Page 3: Janeiro de 2011: Oração

1. Mateus 6:8

Aos 11 anos, eu adorava esses jogos. Sobre a mesa da cozinha, minha mãe e eu relaxávamos juntas encaixando as peças de combinações cada vez mais complexas. Cobríamos a obra inacabada com a toalha de mesa na hora das refeições para reto-marmos a busca da próxima peça mais tarde.

Faz tempo que não monto um puzzle verdadeiramente desafia-dor, mas meu filho de dois anos está aprendendo a usar os mais simples. Basta o primeiro olhar para eu entender onde cada peça se encaixa na outra, mas meu garoto muitas vezes tem dificulda-des para localizar onde colocar a que ele tem nas mãos. Quando a coisa trava, fica chateado, recorre à minha ajuda e lhe dou umas pistas. Às vezes, demora, mas ele acaba por descobrir aonde vão as peças e fica todo feliz. Adoro sua expressão de realização quando termina de montar uma figura.

Ocasionalmente, encontramos situações aparentemente sem saída. Costuma ser nessas horas que percebemos que “recorrer à oração” é nossa melhor opção. Somos muito como crianças, tentando combinar os elementos e encontrar por conta própria o sen-tido de situações difíceis, quando Deus está pronto, disposto e é capaz de ajudar.

Como um pai, gosta de nos ajudar a resolver os quebra-cabeças da vida. De onde Ele está, consegue ver o lugar de cada uma das peças e a ordem em que devem ser encaixadas. Ele não monta o quebra-cabeças para nós, pois não aprenderíamos muito dessa forma. Entretanto, quando a coisa trava, pode nos dar umas dicas. Trabalha conosco, uma peça de cada vez, e pouco a pouco vemos a figura se formar.

Bonita Hele é membro da Família Internacional na Índia. ■

Bonita Hele

Desde os feitos de madeira ou espuma, usados nos anos pré-escolares, até os mais complexos, compostos com 10 mil peças ou do tipo 3D, os quebra-cabeças não são apenas excelentes para desenvolver a capacidade de resolver problemas, mas também um hobby agradável para todas as idades.

O HOMEM DAS RESPOSTAS

Deus sabe do que precisamos antes até de pedirmos,1 mas, normalmente, espera que peçamos. Às vezes, nosso pró-prio orgulho e independência nos atrapalham. Não queremos pedir ajuda porque não quere-mos admitir que não temos a resposta. Então, tentamos fa-zer tudo sozinhos e chegamos a ficar impacientes, quando tudo o que precisamos fazer é pedir e receber a resposta dEle. Se formos inteligentes, seremos como o homem que disse, “Talvez eu não saiba to-das as respostas, mas conheço o Homem das Respostas!” Ele é a resposta! —David Brandt Berg

O UEBRA-CABEÇA

3

Page 4: Janeiro de 2011: Oração

4

O Senhor deixa muito a nosso critério, por conta do nosso interesse e das nossas orações. Se pedirmos de “meio coração”, receberemos “meia resposta”. Mas se orarmos de todo o coração, receberemos uma resposta forte e completa. Como um raio de luz que incide num espelho, a oração será refletida, ou atendida, com a mesma intensidade com que foi originada. Voltará com o mesmo poder com que partiu.

O jogo de sinuca oferece uma analogia muito adequada. São muitas as variantes do jogo, mas todas são jogadas em uma mesa com seis caçapas e têm o mesmo objetivo básico: com uma bola branca, a “tacadeira”, é preciso acertar as demais para que estas caiam nas caçapas.

O jogador controla a força e a direção com as quais a tacadeira é posta em movimento e é o que determina todo o resto. A oração segue o mesmo princípio. A posição de cada pessoa ou situação envolvida é outro determinante do que acontece a seguir, mas a maneira como oramos por elas também ajuda a definir o resultado. Como expressamos nossa oração e o que pedimos para Deus fazer corresponde

à maneira como o jogador acerta a bola branca. A força, o ângulo e o efeito que aplicamos cooperam para a definir o resultado.

O jogador principal é Deus. Ele deu a tacada inicial e espalhou as bolas no início do jogo. A cada jogada, Ele, você e os outros jogadores mudam as posições das bolas. A única diferença é que Deus não está tentando ganhar de você, mas sim ajudá-lo a vencer — se você estiver do lado dEle.

É como jogar em duplas: o seu parceiro é Deus e seus adversários são o Diabo e sua gangue. O Senhor tenta “preparar” o jogo para você, mas, claro, por mais que Ele ajude, se você não jogar direito, não vai adiantar nada.

E por melhor que seja a sua mira, a bola-alvo (a pes-soa ou situação por quem você está orando) tem de estar na posição correta para você poder acertá-la direito.

Usemos agora as ondas de rádio para ilustrar o mesmo princípio. Digamos que você quer enviar uma mensagem de rádio via satélite para alguém que está do outro lado do mundo. Para começar, seu transmissor não terá nenhuma energia, a menos que esteja ligado à corrente. Ele também precisa estar em boas condições.

O PODER DAPODER DA

ORAÇÃOORAÇÃOORAÇÃO

PODER ORAÇÃODavid Brandt Berg

PODERPODERPODERORAÇÃO

Page 5: Janeiro de 2011: Oração

5

Se estiver com defeito, quebrado ou mal sintonizado, não transmitirá adequadamente e a mensagem não será nítida. Além disso, a antena precisa estar apontada para a direção certa para alcançar o satélite retransmissor.

Nessa ilustração, você é o transmissor e a antena, o Espírito Santo gera a potência, e a vontade de Deus é o satélite. Se o seu aparelho for automático e o Espírito Santo estiver totalmente no controle, então ficará imediatamente sintonizado com precisão, na potência e na direção certa, conforme a programação do computador de Deus, e não há como dar errado. Mas se ficar mexendo nos botões e ajustes, tentando fazer as coisas a seu modo, poderá desregular tudo. Além disso, o satélite da vontade de Deus precisa estar na posição absolutamente certa para poder retrans-mitir para o receptor determinado, o qual, por sua vez, precisa também estar bem posicionado e com seu aparelho ligado, ou a transmissão não se completará.

A oração depende de quatro fatores principais: sua posição, a de Deus, a da pessoa ou situação por quem está orando e a maneira como você ora.

Na analogia à sinuca, tudo depende da posição da bola branca, da bola-alvo, da caçapa e da maneira

como você joga. Nem você nem a pessoa por quem está orando controla o resultado completamente, e Deus intencionalmente limitou o Seu controle, para permitir que os outros fatores afetem o resultado.

Na ilustração da transmissão de rádio, a posição do Seu satélite é pré-determinada, mas sua utiliza-ção depende tanto de você quanto do receptor. Em outras palavras, Deus determinou a posição do Seu plano geral, mas como você participa dele depende da sua posição, da posição da pessoa pela qual está orando e se está realizando sua transmissão na direção correta, de forma a atingir o satélite.

Portanto, Ele deixa muito a critério das pessoas envol-vidas. Ele sempre fará a parte que Lhe cabe. Se estiver de acordo com a vontade de Deus — com o que Ele sabe ser o melhor para todos os envolvidos — e tanto você quanto o objeto das suas orações estiverem na posição certa e a transmissão for direcionada corretamente, sua oração acertará o alvo e terá o efeito desejado.

Poder da oração é parte de deus online, um livro da série Mananciais, disponível pelo endereço na Página 2.

Page 6: Janeiro de 2011: Oração

CERCADA PELA ORAÇÃO

Quando Evenly, minha irmã mais velha, tinha 16 anos, começou a sentir dores terríveis no lado inferior direito do seu abdômen. Conforme se intensificaram, passou também a ter febre e a vomitar. Lembro da ansiedade e nervosismo que todos sentimos quando meu pai a levou às pressas para o hospital mais próximo.Um médico do pronto-socorro descobriu um cisto grande no baixo-ventre de Evelyn, que estava impedindo a circulação do sangue e causando dores extremas. O tempo corria contra nós quando minha irmã foi levada para uma cirurgia de emergência. Os que havíamos ficado em casa orávamos com grande fervor pedindo a Jesus que a protegesse, a consolasse e a envolvesse com Sua amorosa presença.

Era quase meia-noite quando Evelyn deixou a sala de cirurgia. Fora operada bem a tempo. O cisto já havia começado a vazar fluidos tóxicos e destruir os tecidos ao seu redor, mas ela estava viva e a salvo. Agradecemos a Jesus por isso.

Nos cinco dias de internação que se seguiram, minha vontade era de estar com ela todo o tempo, para ajudá-la fisicamente. Mas descobri que mesmo depois do horário da visita, quando eu ia para casa, minhas orações podiam fazer mais por ela do que minha presença física. Evelyn teve reações alérgicas sérias aos analgésicos intravenosos que lhe foram ministrados e acredito que minhas orações foram mais efetivas em ajudar os médicos a encontrar uma solução, do que teria sido o apoio que lhe teria dado se estivesse com ela.

As orações de nossos familiares e amigos a envolveram todos os dias, até que ela voltou para casa, e assim continuaram até o fim da sua recuperação. “Tinha certeza de que você estava orando por mim”

Eldora Sichrovsky

— contou-me depois que tudo havia terminado. “Isso me deu forças para as dificuldades que encontrei, mas também a paz de saber que Jesus estava no controle.”

Conhece alguém que está lutando, cuja carga não possa ser erguida por mãos humanas? Alguém cuja dor não possa ser ali-viada pelos recursos da Terra? Você gostaria de estar com essa pessoa, mas não encontra um meio? Então, ore. Jesus ouve, Se importa e o Seu poder — ativado pelas suas orações — não tem limites.

Você possui grande poder para ajudar aqueles que você ama, e diminuir a distância entre vocês, para lhes dar a melhor forma de apoio e cuidado. Envolva aqueles que você ama com oração.

Eldora Sichrovsky é membro da Família Internacional em Taiwan. ■

6

Page 7: Janeiro de 2011: Oração

Quando eu tinha seis anos, meu desejo de Ano Novo era me mudar para as montanhas. Na época de Natal, minha família havia visitado parentes que moravam em uma área montanhosa e foi a primeira vez em que vivenciei a mágica de tanta neve. Simplesmente amei a experiência.

Do Natal até meados de janeiro, orei muito para que nossa família se mudasse para lá. No início, estava confiante que isso acontece-ria em breve, mas, com o tempo, vi que não estávamos na iminência de nenhuma mudança. Por fim, superei aquela fixação de criança, mas a pergunta ficou por algum tempo: “Por que Deus não havia atendido à minha oração?

Hoje entendo que Ele sempre atende às nossas orações, mas nem sempre imediatamente ou da maneira que queremos ou espera-mos que o faça. Às vezes, nos diz

Por que não? Samuel Keating

o que acontecer, o que não seria evidente se Ele concedesse todos os nossos desejos no momento em que os fizéssemos.

Há vezes em que não gostamos da maneira como Ele nos atende. Se Deus entender que o que pedimos não é o melhor para nós, então, em sabedoria e amor, opta por não atender ao nosso pedido. Precisamos tentar alinhar nossas petições com Seus muito mais amplos e superiores planos.

Ah! Desde que fiz aquela oração de Ano Novo, que pareceu não se materializar, tenho desfrutado muitos invernos em diferentes países e com várias paisagens. Portanto, a resposta de Deus foi: “Sim, na hora certa”.

Samuel Keating é membro da Família Internacional e faz parte da equipe de editores da Contato. ■

“sim”; em outras, diz “não” ou “espere”.

Quando crianças, ocasional-mente víamos em uma loja algo que queríamos, ou que nossos colegas de escola tinham, e nos convencíamos que aquilo nos faria felizes. Mesmo depois de crescidos alguns ainda veem Deus como algum tipo de farmacêutico que avia nossas receitas ou um Papai Noel que provê nossas listas de pedidos. Na verdade, Deus não atende a algumas orações como queremos e gostaríamos porque sabe que o que estamos pedindo não seria bom para nós ou para os outros.

Quando não recebemos uma resposta imediata e favorável dEle, em vez de concluir que não nos ouviu ou que nos abando-nou, devemos considerar que talvez queira pôr nossa fé à prova, para ver se vamos continuar amando e confiando aconteça

7

Page 8: Janeiro de 2011: Oração

São tantos os benefícios de passarmos tempo com Deus, que não podemos nos dar ao luxo de não fazê-lo! Ele pode ajudá-lo a solucionar todos os seus problemas, responder cada pergunta, curar suas mágoas, confortá-lo quando está angustiado, dar-lhe alegria e aproximá-lo mais do Céu. A lista é infindável.

A oração muda as coisas! É um meio pelo qual dá aos Seus filhos o que precisam ou querem, desde que seja bom para eles e para os outros. “E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.”1

A reflexão aumenta a força interior e o ajudará nas horas mais difíceis da vida. “No dia em que clamei, Tu me ouviste; alentaste-me, e fortaleceste a minha alma.”2

Você encontrará descanso e renovação quando seu espírito estiver fraco e sua mente atribulada. “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve.”3

Depois de confiar uma determinada situação a Deus em oração, esteja certo de que Ele cuidará do

Julie Vasquez

assunto de acordo com a Sua vontade. Isso o ajudará a resistir à preocupação e a enfrentar as dificuldades com mais otimismo. “Sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”.4

Você encontrará consolo nas horas de tristeza e aflição, confiança nos seus momentos de depressão e coragem para seguir adiante quando acha que não consegue. Jesus o ajudará a encarar os seus proble-mas da maneira certa, como Ele os vê, e lhe dará paz. “Ele sara os quebrantados de coração, e liga-lhes as feridas”.5 “Quando minha mente está cheia de dúvidas e preocupações, Tu me consolas e enches meu ser de alegria.”6

Receber e pôr em prática as coisas que o Senhor lhe mostra o tornará mais sábio. “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não o censura, e ser-lhe-á dada.”7

Jesus o guiará pelo labirinto da vida. Ele o ajudará a saber o que fazer quando deparar-se com pro-blemas e decisões difíceis. Ele prometeu instruí-lo, estabelecer seus pensamentos e guiar os seus passos. “Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.”8

1. Mateus 21:22

2. Salmo 138:3

3. Mateus 11:28–30

4. Romanos 8:28

5. Salmo 147:3

6. Salmo 94:19

7. Tiago 1:5

8. Provérbios 3:6

9. Jeremias 33:3

OS BENEFÍCIOS DA ORAÇÃO PARA VOCÊ

8

Page 9: Janeiro de 2011: Oração

Ele o inspirará com boas ideias. “Clama a Mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.”9 Jesus evitará que alguns problemas aconteçam, avisando-o com antecedência, e lhe dará as soluções para os outros. “Mas o que Me der ouvidos habitará seguro, e estará descansado do temor do mal.”10

Pode ser curado de suas doenças. “E a oração da fé salvará o doente e o Senhor o levantará”.11

Pode ser perdoado pelos seus erros. “Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e Tu perdoaste a culpa do meu pecado.”12

Entenderá melhor o mundo natural, assim como o espiritual. “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam. Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito. O Espírito penetra todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus”.13

A oração se vale do poder de Deus para você realizar mais e com maior facilidade. “Dá força ao cansado, e multiplica o poder ao que não tem nenhum vigor…, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como

águias: correrão, e não se cansarão, caminharão, e não se fatigarão”.14

Você terá mais paz de espírito. “Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graça, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus”.15

Pode contar com a providência divina no tocante às suas necessidades materiais. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; o que busca, encontra: e, ao que bate, se abre”16

Jesus lhe abrirá os tesouros da Sua Palavra, se pedir em oração, como fez o rei Davi: “Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da Tua lei”17

Pode receber a ajuda de Deus mesmo quando não sabe o que deve pedir. “não sabemos o que havemos de pedir como convém; mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”18

os Benefícios da oração Para Você é parte de Poder da oração, livro da série faça contato, disponível pelo endereço na Página 2.

10. Provérbios 1:33

11. Tiago 5:15

12. Salmo 32:5

13. 1 Coríntios 2:9–10

14. Isaías 40:29,31

15. Filipenses 4:6–7

16. Mateus7:7–8

17. Salmo 119:18

18. Romanos 8:26

ORAÇÃO PARA VOCÊ

9

Page 10: Janeiro de 2011: Oração

Logan desfrutando seu cavalinho de madeira

É muito comum pais e mães que-rerem comprar um brinquedo para seus filhos sem nenhum motivo especial. Não é preciso uma ocasião especial nem ser algo que a criança precise ou tenha pedido. Como sabem que o filho ou a filha gostaria, querem lhe dar o presente. Recentemente, isso ocorreu comigo e meu filho de um ano e meio, Logan. Não sei por que senti uma vontade tremenda de lhe dar um cavalinho de madeira. Talvez porque seu vídeo favorito tinha uma cena com crianças se balançando em cavalinhos daquele tipo, ou porque cada vez que passávamos por uma loja de brinquedos perto de nossa casa a vendedora o convidava para brincar em

O PACOTE Mercy D’Souza

Deleita-te no Senhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração. — Salmo 37:4

um dos cavalinhos em exposição e ele nunca reclamava quando era hora de parar e ir. Para dizer a verdade, parecia que eu estava mais apegada ao brinquedo que ele, mas eu não conseguia tirar da cabeça como seria bom se ele tivesse um daqueles.

O problema é que o preço estava além de minhas possibili-dades. Tentei me convencer que as crianças em pouco tempo perdem o interesse pelas coisas e que Logan talvez nem brincaria tanto com aquilo, mas o desejo de lhe dar o presente persistiu.

Certa vez, Logan e eu estávamos olhando figuras de brin-quedos, dentre as quais estava um daqueles cavalinhos. Movida por um impulso, sugeri: “Vamos pedir a Deus para lhe dar um cavalinho como este.” Depois de uma oração curta, mas sincera, senti que eu havia feito o que estava ao meu alcance no momento e logo me esqueci do assunto.

Alguns dias mais tarde, recebemos um pacote grande de alguns amigos que disseram que enviariam algumas roupas para as crianças. Eu esperava uma caixa pequena, mas a que havia chegado era enorme.

Abri a embalagem para ver o que tinha dentro e, para minha surpresa, sob as roupas e vários brinquedos pequenos, havia um cavalinho de madeira do tamanho perfeito para Logan. Mal pude acreditar em meus olhos. Então me lembrei da oração que fizera alguns dias antes. Deus havia usado esse incidente para inspirar nossa fé.

Toda vez que vejo aquele cavalinho lembro como Ele nos ama o suficiente para não apenas atender às nossas necessida-des, mas também aos nossos desejos.

Mercy D’Souza é membro da Família Internacional na Índia.■

10

Page 11: Janeiro de 2011: Oração

Entendo a importância da oração e quero me conectar com Deus por ela, mas parece que nunca há tempo. Como

posso encaixar a oração em um dia já cheio de atividades?

A comunicação com quem quer que seja, inclusive com Deus, consome tempo. Não há outro

jeito. É um erro, entretanto, achar que o tempo dedicado à oração poderia ser melhor aproveitado, pois por ela muito mais é realizado. Trata-se de um investimento. E quando você começar a colher os benefícios se perguntará como conseguiu sobreviver sem a oração. Estão aqui algumas dicas para ajudá-lo a começar:

Faça um esforço consciente. Como para formar qualquer novo hábito, vai precisar de força de vontade. Com o tempo verá que estará se lembrando cada vez mais de orar.

Faça da oração uma prioridade. Sempre temos tempo para as coisas que consideramos importantes.

Respostas às suas perguntas Encontre tempo para orar

Defina momentos específicos na sua rotina diária. Se esperar até resolver as outras coisas, nunca acontecerá. Se achar que uma certa hora do dia não é a melhor, tente outra. Se perder sua hora marcada um dia, não desista! Tente nova-mente no dia seguinte.

Estabeleça metas viáveis. O importante não é quanto tempo você ora, mas quanto acredita, quão determinado está e quão sincero você é.

Aproveite os momentos livres. Pode orar durante o intervalo para o café, quando estiver preso no trânsito, enquanto espera alguém, cozinha, toma banho, faz bebê dormir, passeia com o cachorro — na verdade, praticamente a qualquer hora.

Ore antes de começar cada tarefa. Reconheça [Deus] em todos os seus caminhos, e Ele endi-reitará as suas veredas.”1 Em muitos casos, uma oração de uma ou duas frases basta.

Ore ao primeiro sinal de dificuldade. Peça a Deus que lhe dê pensamentos claros, calma, força, inspiração ou respostas — qualquer coisa que você precisar no momento — e Ele lhe atenderá.2

P:

R:

“ O R A I S E M C E S S A R ” 3

Você não precisa estar de joelhos orando freneticamente para ser ouvido. Orar é algo que

se faz o tempo todo não importa o que esteja fazendo. É como pensar enquanto anda.

Se consultar Deus sobre o que está fazendo e Lhe pedir sabedoria, Ele dará.4

— David Brandt Berg

1. Provérbios 3:6

2. Mateus 7:7

3. 1 Tessalonicenses 5:17

4. Tiago 1:5

11

Page 12: Janeiro de 2011: Oração

Variedade é o tempero da vida. Isso sem dúvida tem sido verdade quando se trata da minha vida de oração. Aqui estão algumas coisas que deram certo para mim em diferentes momentos.

Lista de oração. Quando comecei a dedicar alguns minutos todos os dias para orar pelos outros, intercedia por quem quer que me ocorresse no momento. Em pouco tempo vi, entretanto, que parece não haver fim para as pessoas e situações que carecem da inter-venção divina. Para aproveitar ao máximo meu tempo de oração, precisei me organizar. Por isso, comecei uma lista escrita. Não tenho tempo para orar por todos na lista diaria-mente, então marco aqueles pelos quais orei. Quando chego ao fim, recomeço do primeiro,

DICAS DE ORAÇÃONatalia Nazarova

fazendo outro tipo de marcação. Também adi-ciono pedidos conforme surgem as necessidades e marco como “Atendido” os pedidos conforme Deus os atende.

Promessas para oração. Imprimi em pequenos cartões versículos bíblicos com “promessas”, tais como “Pedi, e dar-se-vos-á,”1. Quando oro, a cada item da minha lista, pego um cartão da pilha e aplico essa promessa. [Editor: Você encontrará uma lista de promessas para oração, organizadas em categorias, no livro Poder da Oração, da série Faça Contato, disponível pelo endereço na Página 2.]

Oração meditativa. É quando caminho na natureza que me torno mais consciente de Deus. Conforme sorvo o que vejo e ouço em Sua criação, peço-Lhe para guiar meus pensa-mentos às pessoas e às situações que precisam das minhas orações e,

então, peço-Lhe para cuidar delas, como somente Ele é capaz.

Oração em equipe. Às vezes, combino com um amigo ou amiga passar de 10 a 15 minutos orando juntos. Jesus prometeu: “Se dois de vós concordarem na Terra acerca de qualquer coisa que pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos Céus.”2

Oração do traves-seiro. Quando tenho dificuldades para dormir, penso nos outros, em suas necessidades e peço a Deus que as proveja. Em outras vezes, conto minhas bênçãos na forma de orações curtas, específicas de louvor e graças a Deus pela Sua

bondade. Isso faz com que, em pouco tempo, eu caia no sono.

Descarga. Quando me sinto sobrecarregada de problemas ou de trabalho acumulado, descarrego minha mente e espírito imaginando que minhas dificuldades são tijolos sobre mim, os quais tiro dos meus ombros, um a um, e entrego a Jesus na forma de uma oração curta.

Variedade. Quando a oração se torna monó-tona ou rotineira, peço a Jesus por um novo plano e maneira de orar.

Natalia Nazarova é membro da Família Internacional na Argentina. ■

1. Mateus 7:7

2. Mateus 18:19

12

Page 13: Janeiro de 2011: Oração

O evangelista britânico do século 19, Charles Spurgeon, fez uma afirmação que, a meu ver, define o papel de um cristão no tocante à oração: “Da mesma forma que os artistas se devotam às suas obras e os poetas aos seus interesses clássicos, temos de nos dedicar à oração.”

Devo admitir, entretanto, que houve momentos em que tive dificuldade de manter uma vida de oração ativa como deveria. Não que eu não quisesse orar — pelo contrário —, mas era difícil ser leal às minhas boas intenções. Parecia que sempre que eu tentava falar com Deus, minha mente era invadida por diferentes pensamentos e, em pouco tempo, eu me encontrava envolvido em outras coisas.

Por fim, decidi que deveria chegar ao cerne do problema. Qual a razão para tanta dificuldade? Preguiça, falta de motivação ou dificuldade de concentração? Ocorreu-me que eu estava vendo a oração como inatividade. Conhecia a teoria de que oração é essencial à vida cristã, mas, na prática, não parecia. Sou uma pessoa muito ativa e não sentia que estava fazendo nada palpável ao orar.

Portanto, para ver as coisas de forma diferente, tinha de mudar minha atitude. Para mim, isso significou que, ao orar por uma criança doente, por exemplo, passei a me imaginar ao seu lado, esfriando sua testa. Sempre que intercedia pelo fim das guerras na África, transportava-me mentalmente para o meio do con-flito, rogando que parassem. Visualizar minhas orações as vivificou. Ajudou-me a sentir mais envolvida, como se estivesse “fazendo” algo.

Comecei um arquivo para registrar as pessoas e situações pelas quais oro, segundo tópicos. Frequentemente adiciono pedidos de oração sobre necessidades que vêm à minha atenção, promessas da Bíblia que se aplicam, atualizações das situações, etc., e faço o acompanhamento das orações conforme são atendidas.

Ariana Andreassen é membro da Família Internacional na Tailândia. ■

Viciada em OraçãoAriana Andreassen

F O N T E D E P O D E R

Oração é a mais pode-rosa forma de energia que alguém pode gerar. A influência da oração na mente e no corpo humano é tão demonstrável como a das glândulas secre-toras. Seus resultados podem ser medidos em termos de aumento de ânimo, maior vigor intelectual, coragem moral e um mais profundo conhecimento dos relacionamentos humanos. Somente pela oração alcançamos a total união harmoniosa da mente, corpo e espírito que dá à frágil natureza humana uma força inabalável. Quando oramos, conectamo-nos ao inesgotável poder que mantém o universo em movimento. — Dr. Alexis Carrel (1873–1944)

13

Page 14: Janeiro de 2011: Oração

“Vovó, por que a senhora sempre ora antes de dirigir?” — perguntou meu neto de oito anos. De férias na praia com o seu tio e primos, estávamos prestes a, sob chuva, começar uma viagem de cinco horas de volta para casa. Meus dois netos, que têm praticamente a mesma idade e se tornaram inseparáveis, eram meus companheiros para aquela viagem.

“Dirigir é algo muito sério para mim” — expliquei. “Nunca pen-saria em sair de carro sem pedir a ajuda e proteção de Deus. Talvez eu esqueça de orar antes de cozinhar, escrever uma carta ou dar um passeio, mas nunca antes de dirigir. Dependo totalmente de Jesus para me proteger e os passageiros. Nunca se sabe o que poderia acontecer.”

A viagem de volta estava boa e, apesar da chuva, andávamos bem. Cerca de três quilômetros antes de chegarmos em casa, alguém entrou na rodovia bem na nossa frente. O motorista estava indo rápido demais, a estrada estava escorregadia e ele perdeu o controle do carro, que rodopiou duas vezes. A cena parecia surreal, cinematográfica. Só tive tempo de sussurrar uma oração em silêncio, ligar o pisca-alerta para avisar os carros que estavam atrás e frear o máximo que pude sem também causar um acidente. O carro que estava rodopiando parou atravessado na estrada, metade na pista e metade no acostamento. Segundos nos separavam de uma colisão, mas, milagrosamente, conse-gui desviar e passar a apenas alguns centímetros do carro.

— Meninos, vocês viram o que aconteceu? — perguntei quando recobrei o fôlego.

— Sim, vovó, podíamos ter tido um acidente muito sério! Mas sei por que não tivemos: porque a senhora orou.

Acho que Jesus, às vezes, nos deixa presenciar algumas coisas das quais nos livra para nos lembrar que Ele está conosco a cada momento, guardando-nos e protegendo-nos em resposta às nossas orações. E só o Céu sabe das coisas das quais Ele nos protege e que não vemos, seja quando estamos ao volante ou no dia a dia. Jesus é um maravilhoso companheiro, amigo e protetor!

Joyce suttin é MeMBro da faMília internacional nos estados unidos. ■

SALVA DEDeus Sabe o Quê Joyce Suttin

O poder da

oração jamais foi

experimentado em

sua capacidade plena.

Se quisermos ver

maravilhas poderosas

de poder e graça, no

lugar de fraqueza,

fracasso e decepção,

devemos atender ao

desafio com o qual

Deus nos provoca:

“Clama a Mim, e

responder-te-ei.”1

—Hudson Taylor 

(1832–1905)

1. Jeremias 33:3

14

Page 15: Janeiro de 2011: Oração

U M E X E R C Í C I O E S P I R I T U A LEste exercício pode parecer mais de natureza prática do que

espiritual, mas é essencial para a saúde e crescimento do espírito.Se houver em sua casa um lugar quieto e aconchegante, no qual

você possa se retirar para momentos de oração ou reflexão silenciosa, ou se viver em um clima temperado em que seja agradável sentar-se na tranquilidade de uma paisagem natural, já é um bom começo. É muito comum hoje os lares serem tão hiperativos e ruidosos que encontrar um cantinho para passar alguns minutos de tranquilidade é um desafio nada pequeno. Muita gente aceita isso, mas a um custo espiritual alto. Em uma atmosfera assim, é fácil se tornar insensível à voz de Deus, porque todo esse barulho e confusão acabam por abafá-lO. Mas se você conseguir escapar para um ambiente quieto e tranquilo com regularidade para se conectar com Deus, sentirá que seus sentidos espirituais se tornarão mais aguçados.

Provavelmente não será nenhuma sala à prova de som, mas tente pelo menos encontrar um lugar ao qual possa chamar “meu canto quieto”, onde poderá ler, orar e refletir com pouca ou nenhuma interrupção. Torne-o confortável, com iluminação adequada à leitura, uma bíblia, outros materiais devocionais, um caderno e uma caneta, para anotar os pensamentos em seu tempo de oração e meditação.

Encontre a melhor hora na sua rotina diária para se retirar para esse lugar quieto e faça disso um hábito. Desligue o telefone e comece seu tempo de quietude transferindo seus problemas e preocupações para as capazes e amorosas mãos de Deus. Entre na Sua presença.

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto. E teu Pai, que vê secretamente, te recompensará.” — Mateus 6:6

L E I T U R A Q U E A L I M E N T A

Orações notáveis registradas na Bíblia

Antigo Testamento:Moisés diante da sarça ardente — Êxodo 3:1–4:18

A confissão de Jó da grandeza de Deus — Jó 42:1–6

Ana pede um filho a Deus — 1 Samuel 1:10–11 — e O louva quando é atendida — 1 Samuel 2:1–10

Davi ora e pede perdão — Salmo 51

Salomão pede sabedoria a Deus — 1 Reis 3:6–9

A oração de Elias no Monte Carmelo — 1 Reis 18:36–39

Ezequias roga a Deus que liberte Israel — 2 Reis 19:15–19

Ezequias busca Deus, quando estava doente — Isaías 38:2–5

Habacuque ora em adoração e júbilo — Habacuque 3:2–19

Jonas clama a Deus do ventre da baleia — Jonas 2:2–9

Novo Testamento:“O Pai Nosso” — Mateus 6:9–13

A oração de arrependimento do coletor de impostos — Lucas 18:13

A intercessão de Jesus pelos Seus discípulos — João 17

A oração de Jesus na cruz — Lucas 23:34

Algumas das preces de Paulo pelos seus companheiros de Corinto — Efésios 1:15–23; 3:14–21; Filipenses 1:3–11; Colossenses 1:9–12

A oração mais importante……que você pode fazer é a chave para a felicidade

aqui, agora e vida eterna no Céu:

Querido Jesus, obrigado por morrer por mim. Abro agora meu coração e Lhe peço para entrar na minha vida e me conceder Sua dádiva de vida eterna. Amém.

UM LUGAR DE QUIETUDE

15

Page 16: Janeiro de 2011: Oração

Sei tudo sobre você. Conheço seus dons, talentos e pontos fortes, assim como suas fraquezas, manias e seu lado engraçado. Conheço tudo que faz de você essa pessoa ímpar. Estou ciente também dos seus problemas persistentes — alguns aparentemente insuperáveis — e coisas que o incomodam do seu jeito de ser. Conheço os desejos do seu coração e os seus anelos mais íntimos. Nada Me está oculto.

Cada uma de suas decepções e sofrimentos é importante para mim. Eu Me interesso pelo que você sente e pensa, pelas suas necessidades materiais, das dificuldades que enfrenta, da sua condi-ção de saúde e das suas lutas espirituais. Não há um único detalhe da sua vida que não Me diga respeito e estou aqui para ajudar.

Sempre que Me procurar, Me achará. Ouço suas orações e Meu coração se move de compaixão. Nunca Me canso de escutá-lo. Nunca estou longe, cansado nem ocupado demais. Jamais lhe dou as costas, não durmo nem penduro uma placa “Não incomode!” na Minha porta.

Sempre atendo às suas orações. Ainda que nem sempre da maneira que você Me pede ou acha que Eu deveria e apesar de haver ocasiões em que não vê a resposta imediatamente, sempre ouço e atendo.

com amor, jesus

estou aqui para ajudar