já se tornou tradição, na tulha, · sara pinho, atleta do sporting clube de portugal, apadrinhou...

16

Upload: truongngoc

Post on 09-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Já se tornou tradição, na Tulha,iniciarmos o ano de atividades a jogaràs cartas. Por isso, a 31 de janeiro,realizámos mais um Torneio de Sueca,no qual participaram 12 equipas,constituídas por jovens e menos jovens.

Apesar de ser um torneio bastantetradicional e antigo, o interesse dapopulação faz com que a associação ocontinue a organizar.

Era já de madrugada quando a duplacomposta por Rui Carola e PauloMarques arrebatou o 1º lugar ganhando,assim, o “mítico” leitão.

No dia 8 de janeiro realizaram-se, no Porto, as eleições para os orgãos sociaisda Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), tendo sido Júlio Oliveirareeleito presidente daquela estrutura. Rafael Vaz, que já tinha integrado esteorgão no último mandato, voltou a ser eleito para o Conselho Inter-Regional. Estaeleição surge no seguimento do trabalho que o Grupo de Jovens “A Tulha” temdesenvolvido a nível distrital e nacional e pelo exemplo em que a sua atividadese tornou, no universo associativo. O facto de pertencer aos órgãos sociais daFNAJ permitirá, sempre que necessário, abordar as preocupações e dificuldadesdas associações do distrito de Aveiro, para que estas possam ser transmitidasaos ógãos de poder.

O segundo prémio (4 frangos) foi entregue à dupla Filipe Cardoso e Paulo Morgado, a equipa de Carlos Carreira e AntónioDamas arrebatou o 3º lugar(2 frangos) e, em 4º, ficaram Paulo Palão e Jorge Clemente, que levaram para casa duasgarrafas de espumante e duas lembranças do Grupo de Jovens “A Tulha”.

Uma iniciativa a manter-se, pois é uma forma de cultivar o convívio intergeracional.

No dia 1 de Fevereiro 2015 realizou-sea cerimónia pública de tomada de possedos órgãos sociais do Grupo de Jovens“A Tulha” para o biénio 2015-2016. Acerimónia contou com a presença dopresidente da Câmara Municipal deÍlhavo, da vereadora da Juventude, dopresidente da Junta de Freguesia deSão Salvador, do Instituto Português doDesporto e Juventude (IPDJ), daFederação Nacional das AssociaçõesJuvenis (FNAJ), da Federação dasAssociações Juvenis do Distrito deAveiro (FAJDA) e da paróquia de Ílhavo.

Como é tradição, organizámos mais uma festa de Carnaval, a 14 de fevereiro.Desta vez, e com o objetivo de atrair mais público, a animação esteve a cargo da banda Água de Coco, o que se revelouum autêntico sucesso. Passaram pela nossa sede mais de uma centena de pessoas, que festejaram o Carnaval de formaanimada.

Durante a noite, organizou-se o já típico desfile de mascarados em que as fantasias ficaram marcadas pela originalidadee pela criatividade.

Também na segunda-feira seguinte à festa, dia 16, e porque a sede está aberta diariamente, tivemos algumas iniciativasrelacionadas com a época carnavalesca, com o objetivo de ocupar os mais novos nesse pequeno período de férias.

Depois de tomar posse Rafael Vazdirigiu-se às dezenas de pessoaspresentes agradecendo o apoio dapopulação e dos parceiros daassociação, referindo que “tudo aquiloque foi feito nestes últimos dois anos épara se manter”.

Salientou, ainda, que nos próximos doisanos a associação concentrará esforçosem manter a sede aberta diariamente,na requalificação do exterior da sede edo salão da Casa da Criança, solicitandopara esse efeito, reforço nos apoios dasentidades autárquicas.

O padre Fernando Simões consideroua associação “uma universidade paraa vida” desejando um bom mandato.José Carlos, Presidente da FAJDA,elogiou o papel da associação no distritode Aveiro e salientou a dedicação dosseus dirigentes. Ana Martins, emrepresentação da FNAJ, afirmou que oGrupo de Jovens “A Tulha” “é um dosmelhores exemplos no país daquilo quese faz na área do associativismo juvenil.

Cristina Cunha, do IPDJ, falou dahistória da associação e do papel quetem tido ao longo dos anos na região.

Já João Campolargo, presidente daJunta, elogiou o trabalho da associação,e a forma como tem comunicado coma população, afirmando que a Juntade Freguesia está disponível paraapoiar, dentro das suas possibilidades,a requalificação do exterior da sede eda Casa da Criança.

Por fim, Fernando Caçoilo, presidenteda CMI, afirmou que “a Tulha é semdúvida, a melhor e maior associaçãodo município na área da Juventude” eque “devemos reforçar a nossa parceriacom esta associação”.

No final, realizou-se um convívio entreas dezenas de associados e convidadospresentes.

Mais um ano, mais uma viagem à Serrada Estrela. No domingo, dia 22 deFevereiro, organizámos a tradicionalviagem, aberta a toda a população.

Da parte da manhã,os 74 participantesocuparam-se com as t íp icasbrincadeiras na neve, sendo que aoalmoço fomos recebidos em S.Romão,Seia, pelo presidente da Federação dasAssociações Juvenis do Distrito daGuarda, José Sério.

Da parte da tarde, os participantesvisitaram o Centro de Interpretação daSerra da Estrela, em Seia, e, no finalda viagem, houve um jantar partilhadonas instalações da Tulha.

Salientamos o elevado número departicipantes na iniciativa e pretendemosque este tipo de passeios tenha sempreuma vertente cultural. É com grandesatisfação que a Tulha proporciona,também, o primeiro contacto com aneve de muitos participantes, que deoutra forma não o poderiam ter.

Agradecemos a forma como fomosrecebidos pela Federação das

Para continuarmos a fazer este trabalho,precisamos de um reforço dos apoiosjá existentes por parte dos nossosparceiros. É nessa base que projetamoso futuro. Existem iniciativas que, com oapoio da população, são possíveis dereal izar com poucos recursosfinanceiros, mas para outras o dinheiroé fundamental. Felizmente, quer aCâmara Municipal de Ílhavo quer a Juntade Freguesia de S.Salvador, já semostraram disponíveis para reforçar osapoios e parcerias.

No final da Assembleia, os associadosderam nota da dinâmica que tem vindoa ser prática na associação e que temresultado num crescente envolvimentoda comunidade.

A 7 de março foi o dia de comemorarmos o Dia Internacional da Mulher, maisuma vez muito concorrido e com a presença de mais de 100 participantes.A atividade iniciou-se na nossa sede, onde entregámos uma lembrança àsprimeiras 70 participantes. Sara Pinho, atleta do Sporting Clube de Portugal,apadrinhou a caminhada da mulher, de 5 km, que se seguiu pelas ruas do lugarda Gafanha de Aquém. Na chegada à associação esperava-as Vítor Monteiro,professor de Zumba, que proporcionou a todas uma aula no exterior da sede.Fica aqui registado um agradecimento à Sara Pinho e ao Vítor Monteiro.No final da aula, todas as participantes foram brindadas com um lanche, compostopor espetadas de frutas e por sumos naturais, confecionado pelos dirigentes daTulha.

Com um elevado número de participantes oriundas das quatro freguesias e aindade municípios vizinhos, a direção pondera a alteração do local da concentraçãofinal em próximas edições.

Na Assembleia Geral, que realizámosa 30 de março, aprovámos o relatóriode atividades e as contas, referentes a2014, e, também, o plano de atividadese o orçamento para 2015. Foram ambosaprovados por unanimidade. Para nós,2014 foi um grande ano de atividadeda associação, devido à aposta naabertura diária da sede, que veio arevelar-se um sucesso. São dezenasa s c r i a n ç a s , p r o v e n i e n t e smaioritariamente da nossa comunidademas que vêm também de todo omunicípio, que frequentam, diariamente,a nossa associação, onde têmacompanhamento ao estudo eatividades culturais e pedagógicas.

Salientávamos, naquela Assembleia,que pretendíamos realizar umaintervenção de fundo na Casa daCriança e requalificar o exterior da sede,durante o ano de 2015. Tal ainda nãoaconteceu, visto que as referidasintervenções estão dependentes deapoios que temos vindo a tentar obter,o que esperamos aconteça em breve.

Associações Juvenis do Distrito daGuarda, que se encarregou de organizaro almoço e as visitas da parte da tarde.

Nas férias da Páscoa, 27 criançasforam, connosco, visitar o MuseuMarítimo de Ílhavo e o Aquário dosbacalhaus.

Tendo em conta as mini ferias escolares,entendemos que, para além dasatividades que são proporcionadas nasede era interessante promover diasainda mais diferentes aos mais jovens.

Assim, e com o apoio da CâmaraMunicipal de Ílhavo, que cedeu otransporte, 27 crianças rumaram aoMuseu Marítimo de Ílhavo onde muitasdelas viram pela primeira vez o jáfamoso aquário dos bacalhaus.

Pela primeira vez, e por iniciativa donosso associado Manuel Oliveira,organizámos a queima do Judas.

Na noite de 4 de abril, em conjunto coma comunidade, leram-se rimas próprias,queimou-se o judas e fez-se umamerenda.

Agradecemos o apoio e encorajamentodo Manuel Oliveira a esta iniciativa.

As cr ianças que, diar iamente,frequentam o nosso Espaço Jovem,decidiram terminar as férias da Páscoacom uma festa organizada por elaspróprias.

Durante as duas semanas de pausaletiva, duas dezenas de criançasprepararam peças de teat ro ,demonstrações de defesa pessoal,karaté, kempo, dança, música e umapassagem de modelos.Tudo foi preparado ao pormenor e natotal idade pelas cr ianças, querecorreram, também, ao espólio deroupas e de adereços da Tulha.

A festa foi aberta a toda a população eterminou com um lanche onde não faltouo típico folar de Páscoa.

No âmbito das comemorações do Diado Associativismo Jovem, a 30 de abril,uma delegação da nossa associaçãodeslocou-se a Guimarães, ondedecorreram as cerimónias respetivas.

E s ta s c o m e m o r a ç õ e s f o r a morganizadas pela Secretaria de Estadodo Desporto e da Juventude, InstitutoPortuguês do Desporto e da Juventude,Federação Nacional das AssociaçõesJuvenis e Conselho Nacional deJuventude . Representantes da Tulha,participaram durante a manhã numworkshop relativo ao Erasmus+, sendoque durante a tarde a associaçãoassinou, em cerimónia pública, o seuprotocolo de apoio juvenil com o Instituto

É para proporcionar dias como este que trabalhamos diariamente. Enquantoassociação, entendemos ser nosso dever, participar no crescimento dos jovens,de corresponder às suas vontades e de incutir neles os valores, neste casoculturais, da nossa terra.

Português do Desporto e Juventude eassistiu a uma tertúlia intitulada“Associativismo Jovem: Escola deParticipação e Cidadania”.

No âmbito dos Roteiros para o Futuro, o Presidente da República, Cavaco Silva,organizou, a 15 e 16 de maio, a IV Conferência Internacional-Portugal e os Jovens,na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Rafael Vaz, enquanto presidente do Grupo de Jovens “A Tulha”, foi um dos jovensdirigentes convidados pelo Presidente da República a participar na conferência.Durante os dois dias, discutiram-se temas e estudos como “os jovens e o emprego”,“os jovens e a cidadania”, “os jovens e a mobilidade”, “valores e expectativas deuma geração mais qualificada” moderados por Francisco Maria Balsemão(Fundação da Juventude), Leonor Beleza (Presidente da Fundação Champalimaud),Joana Branco Lopes (Conselho Nacional de JuventudeJ), Júlio Oliveira (FederaçãoNacional de Associações Juvenis) e Maria Nunes Pereira (GECKO).Entendemos que este convite é resultado do trabalho desenvolvido pela associação,não só ao nível local como nacional, sendo a Tulha considerada, cada vez mais,uma referência na área do associativismo nacional e isto também reforça aresponsabi l idade no trabalho que desenvolvemos diar iamente.

Neste ano de 2015, o Dia Mundial daCriança que é a 1 de junho, foi celebradoentre nós a 30 de maio. Mais umacomemoração dedicada aos mais novostendo passado pela sede da Tulha maisde 100 crianças, o que traduz umaumento significativo de participantesrelat ivamente ao ano anterior.Nesta iniciativa, as crianças puderamusufruir de um insuflável gigantecolocado no pátio da sede, de umapinhata, pinturas faciais, jogos detabuleiro, o famoso carrinho das pipocasdo Sr.João e ainda um lanche preparadopelos elementos da direção. De referirque a entrada nesta comemoração foigratuita de forma a proporcionar aparticipação de todas as crianças.A comemoração do dia da criança édas iniciativas com mais tradição nanossa história. As crianças da Gafanhade Aquém e do município estão cadavez mais presentes nas nossasatividades. No final do dia, a satisfaçãodos pais perante a organização de maisuma comemoração do Dia Mundial daCriança era evidente.

Maio foi o mês de organizarmos mais um “Passeio da Primavera”. A viagem, aberta a toda a comunidade, teve comodestino o Jardim Zoológico de Lisboa e o Santuário de Fátima.A adesão da população a este tipo de passeios é grande e temos tido o cuidado de escolher destinos que interessem nãosó aos adultos como aos mais jovens e que tenham sempre uma vertente pedagógica e cultural.

A comitiva de 55 pessoas partiu bem cedo da Gafanha de Aquém. Em fim de semana de aniversário do Zoo, a manhã foiocupada com um passeio de teleférico, sendo que ao almoço realizou-se um piquenique partilhado dentro do recinto. Atarde foi ocupada com espetáculos de golfinhos e de répteis. O final do dia foi passado no Santuário de Fátima.

Agradecemos a colaboração do departamento comercial do jornal regional Diário de Aveiro que contribuíu para o acessofacilitado ao Jardim Zoológico.

Santos populares é com a Tulha e, porisso, nunca deixamos de festejar oS.João.

Como é habitual, participámos em maisuma edição das Marchas Sanjoaninas,organizada pela Câmara Municipal deÍlhavo. A concurso estiveram, também,as marchas da Gafanha da Nazaré, daCosta Nova e da Carvalheira.

A Direção da Tulha escolheu como temapara a realização da sua 27ª Marchaconsecutiva: “Pasteleiras no São João”,trazendo aos nossos tempos imagensque marcaram a vivência dos que nosantecederam e que, ao Domingo, comos seus trajes domingueiros sep a s s e a v a m , c o m a s s u a sbicicletas/pasteleiras, pelas ruas danossa aldeia visitando familiares eamigos, deslocando-se para a Missaou confraternizando nas tabernas ecafés.

Na Marcha da Gafanha de Aquémpodemos assistir a uma coreografia quese iniciava com a construção emovimento de uma roda, depoisexecutava um Poste/Candeeiro de rua,que se usava para encostar asbicicletas, e terminando com o desenhoda bicicleta e o seu movimento.

Os arcos grandes apresentavam as pasteleiras e os postes de rua com candeeiros.Os arcos de mão representavam o lampião/candeeiro da iluminação de rua.

Em 27 anos de marcha consecutivos, sempre existiu o cuidado de nunca repetirtemas. A marcha da Tulha é um legado muito grande e que implica cada vez maisresponsabilidade no que toca à criatividade e à inovação. Somos uma comunidadeespecial, todos trabalham neste projeto, desde a confeção das roupas e dosarcos, aos marchantes, entre outros. Todo o trabalho que envolve a marcha évoluntário (com exceção para os músicos). É difícil, nos dias de hoje pensar em

No âmbi to do Maro las 2015(anteriormente denominado por SemanaJovem), organizado pela CâmaraMunicipal de Ílhavo, realizámos, nosdias 11 e 12 de Julho, dois torneios dematraquilhos na praia da Barra e napraia da Costa Nova. No final de ambosos torneios foi entregue a cadapart ic ipante um cert i f icado departicipação. Cumprimos, assim, anossa participação no Marolas.

A convite da Câmara Municipal de Ílhavo, Rafael Vaz, Renato Pereira e FranciscoJosé, representantes da nossa associação, fizeram a viagem inaugural do Creoulaque ligou Lisboa à Gafanha da Nazaré.

Esta viagem realizou-se no dia 30 de junho e destinou-se a reunir dirigentes devárias associações do Município.

Foram dois dias em que foi possível trocar experiências, discutir o movimentoassociativo no Concelho e conhecer a vida a bordo do histórico Creoula.

voluntariado, mas connosco tem sido possível, muito devido ao reconhecimentoda importância da associação por parte de toda a comunidade: jovens e menosjovens. Acreditamos que esta é a forma de mantermos vivo o espírito de comunidadeda Gafanha de Aquém.

Para além das saídas oficiais, organizadas pela Câmara Municipal, a marchasaiu também à rua na Gafanha de Aquém e no Lar de S. José, em Ílhavo.

Como já vem sendo hábito, e a convite da direção do Lar de São José – Patrimóniodos Pobres de Ílhavo, apresentámos a nossa marcha popular aos utentes,familiares e amigos da instituição, que se juntaram, no dia 21 de junho, parafestejarem o São João.Depois da atuação da Marcha do Lar, tão brilhantemente executada por utentese colaboradores, foi a vez de a Tulha partilhar a alegria, a boa disposição e aamizade com todos os presentes, apresentando a sua Marcha de 2015.

Na ocasião, Rafael Vaz, presidente da Tulha, entregou, ainda, um donativo paraas obras do lar ao Diretor da Instituição, Luís Oliveira. O donativo, de 165 euros,foi proveniente de ofertas da comunidade e da associação.

“A Tulha” terminou, assim, mais uma participação nas Marchas Sanjoaninasagradecendo a todos aqueles que tornam possível o projeto, às restantes marchase ao município de Ílhavo, por continuar a apostar em manter esta tradição nonosso Concelho.

A 18 de julho foi dia de rumarmos à praia da Torreira, na Murtosa, num passeio de bicicleta. A participação no Cicloturismofoi aberta a toda a comunidade.

Várias dezenas de participantes juntaram-se na sede da associação e rumaram, em primeiro lugar, à Gafanha da Nazaré.Aí, fez-se a travessia de ferryboat para S. Jacinto, seguindo depois para a Torreira. Cada ciclista levou o seu farnel, tendosido feito um almoço partilhado já na praia da Torreira. O dia foi preenchido, também, com passeios a pé, banhos na ria eno mar e futebol de praia.

No dia 1 de Agosto, participámos no 2ºtorneio 3x3 de futsal, organizado pelaJunta de Freguesia de S.Salvador, quedecorreu no Mercado de Ílhavo.

Não quisemos ficar de fora e,correspondendo ao apelo da Junta,levámos o desporto ao mercadomunicipal.

A nossa equipa foi composta por TiagoVerdade, João “Pataquinhas”, FranciscoVaz e Renato Pereira.

Durante o dia, especialmente durante as viagens, fomos oferecendo aos participantes águas e barras energéticas. E cadapessoa recebeu, também, um boné alusivo à atividade, com o apoio da serigrafia PUBLIDECAL.

Também é nosso dever criar atividades que incentivem a prática desportiva, a saúde, o bem estar, a utilização de transportesamigos do ambiente e o convívio intergeracional, incutindo nos mais jovens valores como o respeito, a entreajuda, ovoluntariado e o gosto pelas sua origens.

Como sempre, durante os dias em quese comemora a Festa em honra de SãoJoão da Ponte e Nossa Senhora daBoa Viagem, de 1 a 3 de agosto, tivemosa nossa sede aberta e o bar emfuncionamento.

Este é sempre um momento dereencontro de todos aqueles que estãofora do país e que nestes diasregressam à Gafanha de Aquém, sendoa nossa sede, como é habitual, o pontode encontro de toda a comunidade.

A festa da Gafanha de Aquém contou com a 6ª mostra de “Jardins Ambulantes”, organizada pela Tulha, em agosto.A iniciativa visa a criação de “mini jardins” em carros de mão, que, mais uma vez, estiveram expostos durante os dias dasfestas em honra de São João da Ponte e Nossa Senhora da Boa Viagem. No domingo, dia 2, foram entregues a cadaparticipante um diploma e uma lembrança.

Os Jardins Ambulantes são uma atividade muito participada e que gera um grande entusiasmo na população, sendo tambémum concurso inédito no município de Ílhavo. Esta 6ª edição confirmou a evolução no que toca à criatividade, inovação,imaginação e temáticas abordadas, sendo uns mais sofisticados, outros mais simples, mas todos eles mostrando o interessee a alegria pela participação numa iniciativa que já cativou as pessoas do lugar. Individualmente, em família, em gruposde amigos, grupos de vizinhos ou por ruas, as pessoas dedicam algum do seu tempo a partilhar ideias e a trabalhar emconjunto. De referir que, pela primeira vez, vieram carrinhos de vários pontos do município, nomeadamente de Ílhavo eVista Alegre.

Esta é uma mostra para continuar e para crescer no âmbito do Concelho de Ílhavo. É uma mostra inédita e que cultiva oespírito de comunidade entre os cidadãos.

À semelhança do ano anterior, e para abrilhantar o momento, entendemos que o melhor dia para a realização da mostraera o das comemorações das festas locais, aproveitando também a nossa sede, que esteve de portas abertas.

Entre 12 e 16 de Agosto participámosem mais uma edição do Festival doBacalhau organizado pela CâmaraMunicipal de Ílhavo no Jardim Oudinotna Gafanha da Nazaré.

Como sempre a nossa Tás Ca Tulha,a que chamamos TásaquiTásaComer,a c o m p a n h o u o e s f o r ç o d emelhoramentos verificado em todo orecinto e criou também uma novaimagem e um espaço de animação -quadro para fotos, o que, a julgar peloscomentários, veio enriquecer ainda maisa vida da nossa Tasca. Continuámostambém a ser reconhecidos pelaoriginalidade dos pratos e pela arte debem receber protagonizada pelasdezenas de jovens e adultos voluntários.

Com os nossos amigos e associadoscontinuámos a inovar com os pratoscolocados à disposição das centenasde pessoas que nos visitaram:Aperitivos: Folhados de Bacalhau,Pataniscas, Bolos e Caras de Bacalhau.Os pratos especiais diários foram:Bacalhau a Brás; Bacalhau comCamarão, Bacalhau Frito, Bacalhau comMigas, Bacalhau em Cama de Paus deLouro, Bacalhau com Vinho do Porto eBacalhau Assado. Em todas as refeiçõestivemos ainda como pratos fixos, as jáfamosas Espetadas de Bacalhau comCamarão; Chora de Bacalhau eFeijoada de Samos.

Como sempre, o trabalho esteve todoa cargo dos dirigentes da Tulha e dosmuitos amigos e amigas da nossaassociação que com a sua dedicaçãoe entusiasmo tornaram possível maisuma participação neste festival queserve, em grande parte, para angariaçãode fundos para as múltiplas atividadesque organizamos ao longo do ano emespecial do Festival da Canção Vida.

A 18 de outubro, em parceria com a Junta de Freguesia de São Salvador,realizámos o 2º Passeio de Bicicletas Clássicas.Apesar do mau tempo, decidimos realizar a iniciativa. Assim, durante a manhã,as 50 bicicletas inscritas estiveram em exposição no Mercado de Ílhavo, onde serealizou também o almoço-convívio. Da parte da tarde, as relíquias de duas rodasfizeram-se à estrada e percorreram as ruas da freguesia, tendo efetuado paragensna Gafanha de Aquém e na Vista Alegre.Esta nova dinâmica que demos a este passeio, com a parceria da Junta, revelou-se um sucesso. Triplicámos o número de participantes em relação ao ano anterior,mesmo com as condições atmosféricas pouco convidativas.Tivemos participantes da Mamarrosa, de Esposende e do nosso município, que,trajados a rigor, desfilaram pela freguesia. Queremos, nos, próximos anos, tornareste num grande passeio de bicicletas antigas no nosso município com algumasnovidades associadas à iniciativa.Oferecemos, ainda, um crachá alusivo ao passeio. De referir que a participaçãonesta iniciativa foi aberta a todos e gratuita.Agradecemos a presença de todos os participantes e o apoio da Junta de Freguesia.

Assim, a associação conseguirá manter a sua sede aberta ao público, todos osdias, até ao final do mês de junho de 2016. O espaço é supervisionado por umaestagiária, a Sara Santos, com formação na área da educação, o que tornapossível dar um apoio ao estudo a todos os jovens que necessitam, de formatotalmente gratuita. Esse apoio está sempre condicionado ao número de jovense disponibilidade da supervisora.Somos a única associação juvenil, no município, com a sede aberta todos osdias, de forma a proporcionar aos mais jovens um ponto de encontro depois deregressarem das suas escolas.Na sede, os jovens podem usufruir de internet gratuita, um espaço de computadores,zona para estudar e de várias atividades lúdicas que são realizadas ao longo dotempo.

Contando com o voluntariado dosnossos associados Hugo Facão e TiagoVerdade, remodelámos a secretaria danossa sede e criámos uma sala deestudo, de forma a proporcionarmelhores condições a todos os jovensque nos visitam diariamente. Com estapequena remodelação o espaço tornou-se mais atrativo e acolhedor.

Depois de, no mês de julho, ter terminado o estágio ao abrigo do programa do Instituto do Emprego e Formação Profissional,que proporcionou a abertura diária da sede durante 12 meses, voltámos a candidatar-nos ao programa de estágios e anossa candidature foi de novo aprovada.Esta candidatura a um novo estágio deve-se ao enorme sucesso que foi registado nos últimos 12 meses com a sede aberta.Foram dezenas de crianças que, diariamente, passaram pela sede da associação e que levaram a direção do grupo atomar a decisão de concorrer a um novo estágio.

A participação na prova só foi possívelgraças à boa vontade, apoio ededicação do nosso amigo e sócioSenhor Manuel Oliveira (Miolo), queconstruiu de raiz toda a embarcação. Aele, apresentamos os nossos maisprofundos e sinceros agradecimentospela sua disponibilidade e apoio.

Com o apoio do nosso associado Manuel Miolo, participámos, pela segunda vez,na “Corrida mais louca da ria”, organizada pela Câmara Municipal de Ílhavo.

A prova teve lugar no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, a 15 de Agosto,durante mais uma edição do Festival do Bacalhau. A nossa embarcação arrecadouo 1º lugar na categoria de construção.

123456789

101112

VoarConheço o teu nomeSábios senhores,saiam cá foraMeninaSer rei…é a vidaMundo novoChegou a horaVem a mimReflexõesAsas de um anjoÉ urgente navegarSó mais uma vez

Grupo CJGN - Gafanha da NazaréEmanuel Campenhe - AveiroRaquel Garcia - ÍlhavoFilipa Alves - SeiaPaulo Nunes e Bruno Almeida - ÍlhavoAndré Faria - CascaisGrupo Breath Project - Aradas, AveiroMiriam Rosa - Amora, SeixalLiana Sara - ÍlhavoSoraia Chiquinato - Gafanha da NazaréGrupo Cantus Firmus - ÍlhavoJoana Mestre e Diana Macário - Seixal

As 12 Canções: Intérpretação

No final, momento para o Júri de Apuramento anunciar os resultados:

1º Prémio(800€):“É URGENTE NAVEGAR”

Poema de António Vieira da Silva, emúsica de Beatriz Ramos Capote, deÍlhavo com interpretação da autora damúsica, e ainda com Catarina Roldão,Maria João Balseiro e Bruno Almeidaque constituem o Grupo “CantusFirmus”.Este tema foi ainda contemplado como Prémio Melhor Mensagem (poema),um Troféu, e por ter sido a canção doConcelho de Ílhavo com mais pontuaçãorecebeu também o Prémio CarlosPaião (4ªedição), prémio este entreguepelos próprios pais de Carlos Paião quefizeram ainda questão de oferecer aogrupo um Livro da biografia do artistaIlhavense.

2º Prémio (400€):“Vem a mim”- de Miriam Rosa, de Amora, Seixal

3º Prémio (200€):”Sábios Senhores, saiam cá fora”- interpretada por Raquel Garcia compoema de Augusto Nunes e música dePaulo Mateiro

o PRÉMIO AUDITÓRIO, resultante davotação do público, foi para a Canção:”CHEGOU A HORA” um poema dePedro Barros e música e interpretaçãodo grupo Breath Project, de Aradas.

O Júri, presidido pela Vereadora daCâmara Municipal de Ílhavo, BeatrizMartins, era constituído por JoséCardoso, Diretor Regional do Centro doIPDJ e Nuno Figueiredo dos VirgemSuta, ZéTó Rodrigues da OMA, CatarinaResende, escritora, Rita Capucho doGrupo Poético de Aveiro, Miguel Ramiro,cantor e Gerson Silva, um dosvencedores da edição de 2014, e contoucom a habitual coordenação de HelderViana e Carlos Morgado.O Festival foi apresentado por SaloméFilipe – da Direção do Grupo de JovensA Tulha e por José Vaz – antigo dirigenteda Tulha.

A 7 de Novembro realizou-se o 15º Festival Nacional da Canção Vida – Ílhavo2015 onde se apresentaram 12 Canções, depois das mesmas terem sidoselecionadas anteriormente de um total de 51 temas que se apresentaram aConcurso.

Foi no Centro Cultural de Ílhavo que os concorrentes apresentaram os seustrabalhos Musicais na 1ª parte, seguindo-se uma brilhante participação da bandaconvidada, que foi muito aplaudida: VIRGEM SUTA – Nuno Figueiredo e JorgeBenvinda, que cantaram e encantaram com as suas canções. Os músicos dabanda manifestaram-se entusiasmados com o magnífico programa do Festival,com a sua organização e emocionados pela presença dos Pais de Carlos Paiãoa quem dedicaram uma vibrante adaptação da música PlayBack.

Rafael Vaz entrega ao Presidente dosBVI, Helder Bartolomeu, um cheque novalor de 500 euros resultante de parteda receita de bilheteira, para apoiar aconstrução do novo quartel.

No dia 31 de outubro, e por vontadedos jovens que frequentam o nossoespaço jovem, comemorou-se pelaprimeira vez o Halloween. Depois deum jantar partilhado, duas dezenas decrianças, supervisionadas pelos nossosdirigentes, percorreram as ruas daGafanha de Aquém para brincar aotípico “doce ou travessura”. No final, asatisfação dos mais novos era imensa.Nesta noite também o CAF – Clube dosAmigos do Favaíto organizou um jantarconvívio na nossa sede.

Dia de S.Martinho, 11 de novembro, foialtura de realizarmos mais um convíviona nossa sede, numa iniciativa abertaa toda a população. Oferecemoscastanhas, jeropiga e sumos para osmais novos.

Esta é uma tradição que nosorgulhamos de cumprir. Fazer a fogueirae partilhar as castanhas com acomunidade é sempre uma experiênciapara recordar.

11 NOVEMBROQUARTA-FEIRA . 21H00

Não faltaram os típicos cartuchos emjornal, feitos pelas crianças quefrequentam a nossa sede, e este anocom uma novidade: os copinhos dechocolate onde foi servida a jeropiga.

Agradecemos aos serviços da CâmaraMunicipal de Ílhavo pela apanha dasagulhas.

Em 2015 voltámos a participar no Encontro Nacional de Associações Juvenis(ENAJ), cuja 14ª edição decorreu, de 14 a 16 de novembro, em Albufeira, noAlgarve. A iniciativa é da responsabilidade da Federação Nacional de AssociaçõesJuvenis.

Durante todo o fim de semana, participámos em painéis que trataram temascomo: “Políticas de juventude, que futuro?”, “Este país (não) é para jovens?”,“Horizontes de futuro e oportunidades de financiamento para as associações”,entre outros.

Estes encontros são essenciais para o nosso trabalho. É nestes momentos quenos damos a conhecer a associações de todo o país, que trocamos ideias econtactos e que fortalecemos as parcerias entre as instituições. Regressamossempre a casa mais bem preparados para continuar a desenvolver o nossotrabalho em prol da comunidade e dos jovens.

No encontro participaram cerca de 1000 jovens, oriundos de associações de todoo território português. De salientar a participação de Luís Marques Mendes, políticoe comentador televisivo, num dos painéis mais participados do encontro.

Durante o fim de semana, participámos ainda em vários grupos de trabalho, como,por exemplo, no grupo intitulado “Ideias para a inovação social”.

Pela primeira vez, decorreu, nos dias 28 e 29 de novembro, o Encontro Regionalde Associações Juvenis da Região Centro, que teve lugar em Viseu.

O encontro foi organizado, conjuntamente, pelas federações de associaçõesjuvenis de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco, com o apoiodo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Durante o fim de semana de trabalho, discutiram-se temas como “Região Centro,identidade e horizontes de futuro”, “Metodologias de trabalho em rede” e “Redeassociativa da região centro. Pensar, preparar, criar”. Participaram nos painéisoradores como Fernando Ruas, eurodeputado, e José Cardoso, Diretor Regionaldo IPDJ entre outros.

Na sessão de encerramento, as seis federações assinaram um compromisso detrabalho conjunto para 2016.

O encontro inédito serviu para mostrar a vivacidade e a qualidade do tecidoassociativo do Centro e para potenciar esta que é uma das mais importantesregiões do nosso País. Nós, tal como os restantes dirigentes, saímos de lá maiscapacitados para trabalhar em rede com outras associações, o que é cada vezmais importante e necessário.

A convite da Câmara Municipal deÍlhavo, Rafael Vaz, presidente da nossaassociação, foi o convidado da tertúlia“Conversas com gente nova- dirigenteassociativo”, que decorreu no dia 9 dedezembro, no Fórum Municipal daJuventude da Gafanha do Carmo.Rafael partilhou com os jovens quefrequentam aquele espaço, o trabalhoda associação a que preside, o que éser dirigente associativo e incentivouos mais jovens a, através dasassociações da sua freguesia,participarem na vida das respetivascomunidades.

No dia 11 de dezembro, Rafael Vaz foiaté à Pampilhosa da Serra para, aconvite da Federação das AssociaçõesJuvenis do distrito de Coimbra, participarcomo orador na tertúlia “Potencialidadesdo associativismo juvenil no interior”,integrada no encontro distrital deassociações juvenis de Coimbra,

O Grupo de Jovens A Tulha decidiu em2015,investir na colocação de um arcoiluminado alusivo ao Natal, na rua daMota, junto à sua sede. A estruturaesteve instalada durante um mês. Estafoi uma forma de dar mais brilho à épocanatalícia na Gafanha de Aquém e tornaro Natal mais especial. Como é habitual,foi colocado, também, um presépio emfrente à capela.

organizado por aquela federação.

Esta foi uma oportunidade para darmosa conhecer o nosso trabalho e criarcontactos com outras associações,trazendo novas ideias e projetos paraa nossa associação.

Com a chegada de mais uma épocanatalícia, colocamos em marcha umanova edição da campanha desolidariedade “O Pai Natal podes sertu”. Assim, no dia 19 de dezembro,entregámos cabazes a 17 famílias daGafanha de Aquém, como resultado darecolha de bens alimentares e debrinquedos. Vários caixotes combrinquedos foram, também, entreguesao Património dos Pobres, em Ílhavo,aos quais juntámos alguma quantidadede bacalhau.

A participação da comunidade foielevada e nós entendemos que estasiniciativas são muito importantes paraque todos os natais se tornem maisespeciais. Temos consciência quemuitas famílias atravessam dificuldadese muitas delas fora do circuito habitualdas sinalizadas e é nesse campo queesta campanha pretende atuar. Alémdisso, esta atividade serve também paraos nossos dirigentes contactarem comas diversas realidades que existem nacomunidade.

Chegado o final do ano, e com as fériasde Natal a decorrer, levámos 17crianças a passar um dia na Fábricada Ciência Viva, em Aveiro.

Uma vez que temos a sede abertadiariamente, decidimos criar atividadesdiferentes para as crianças quefrequentam o nosso Espaço Jovem.

O dia foi passado na Fábrica da Ciência,onde as crianças tiveram a possibilidadede fazer pasta dos dentes natural, pão,programar robôts e muitas outrasatividades.

De referir que todos podem frequentaro Espaço Jovem da associação, semqualquer custo, e que esta visita teveapenas o custo de um valor simbólicopara que a participação de todos fossepossível.

Não nos queremos ficar apenas por tera porta da associação aberta.Queremos proporcionar iniciativasdiferentes para os mais jovens e cultivar

Natal, na Gafanha de Aquém, é sinónimo de festa de Natal, organizada pela Tulhae pelos grupos de catequese. Como vem sendo agora habitual a Festa realiza-se no Domingo anterior ao Dia de Natal, tendo sido realizada em 2015 a 20 dedezembro, na Casa da Criança, e contou com a presença do maior amigo dascrianças: o Pai Natal.

Mais de 150 pessoas passaram pelo salão da Casa da Criança, que, mais umavez, foi pequeno para acolher toda a gente. Durante a tarde, assistiu-se a peçasteatrais e a momentos de dança e canções, tudo preparado pelos grupos decatequese e pelas crianças que frequentam o Espaço Jovem, na nossa sede.

O salão foi preparado pelos dirigentes da Tulha, ao pormenor, para a festa ondenão faltou o típico cenário de Natal. Esta festa é uma das mais antigas tradiçõesda associação e da Gafanha de Aquém. É simples, sem grande logística, masé assim que a gostamos de a realizar , para que, por algumas horas, o espíritoconsumista da época natalícia dê lugar àquilo que realmente é importante: apartilha, a amizade, a solidariedade, a alegria e o bom convívio entre gerações.

No final da festa, o Pai Natal, que foi chamado bem alto pelos mais pequenos,ofereceu o saquinho de chocolates às mais de 100 crianças e jovens que estiverampresentes.

Agradecemos a todos aqueles quecontribuíram e ao comércio da Gafanhade Aquém pela entrega e dedicação aesta campanha de solidariedade.

a ciência e a cultura na vida de cadaum. Agradecemos ao Grupo Desportivoda Gafanha de Aquém pela cedênciado transporte.