iw#8s= #ng= #n1=8 n j - diocese de caxias...15h, e foi presidid a pelo bispo aux iliar da...

4
O Papa Francisco aceitou a renúncia do Bispo Dom Alessandro Ruffinoni e nomeou na quarta-feira, dia 26 de junho, o novo bispo para a diocese de Caxias do Sul (RS). O escolhido foi Dom José Gislon, transferindo-o da Diocese de Erexim para a de Caxias do Sul. A posse será dia 08 de setembro na Catedral Diocesana, às 15h.

Upload: others

Post on 04-Feb-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • DOM JOSÉGISLON SERÁ OQUINTO BISPODIOCESANO

    O Papa Francisco aceitou a renúncia do Bispo Dom Alessandro Ruffinoni enomeou na quarta-feira, dia 26 de junho, o novo bispo para a diocese de Caxias doSul (RS). O escolhido foi Dom José Gislon, transferindo-o da Diocese de Ereximpara a de Caxias do Sul.A posse será dia 08 de setembro na Catedral Diocesana, às 15h.BEM-VINDO!

    DIOCESE DE CAXIAS DO

    SUL

    ANO 28 | N. 7

    JULHO DE 2019

  • A Diocese de Caxias do Sul promove em todas asparóquias e comunidades ações em torno do Dízimo aolongo do mês de julho. A abertura da programaçãoacontecerá no domingo, dia sete de julho, às 10h30, comuma Missa celebrada na Paróquia Sagrado Coração deJesus do Bairro Cruzeiro em Caxias do Sul. Informaçõessobre o Dízimo, almoço partilhado e atividades culturaiscompletam a programação do dia.         O Coordenador da Pastoral do Dízimo da Diocese deCaxias do Sul, Padre Rubens Brun, afirma que a propostaé trabalhar junto com as comunidades para que aspessoas possam entender o significado do Dízimo. “Quementende passa a contribuir. O Dízimo é umreconhecimento à bondade e à generosidade de Deus”explica o sacerdote. O Padre Rubens convida todas ascomunidades para que encontrem o seu jeito de trabalharo tema. O mês de julho é dedicado ao Dízimo na Diocesede Caxias do Sul há mais de 10 anos.

    JULHO É DEDICADO AO DÍZIMO NA DIOCESE

    A edição deste ano da Hospedagem Solidária que, neste ano, acontece na ParóquiaSagrada Família, tem recebido cerca de 50 pessoas diariamente, todos eles emsituação de rua, Além de receberem alimentação, roupas e poderem tomar umbanho, eles estão contando com a colaboração de centenas de voluntários querealizam diversas atividades como: rodas de conversas, confraternização para osaniversariantes e festa junina. Além disso, neste ano, está sendo promovida a primeira edição do projeto Médicos deRua. Um domingo por mês, um grupo de acadêmicos de medicina e de outras áreasligadas à saúde tem prestado diversos tipos de atendimentos como: encaminhamentospara especialistas, atendimentos ortodônticos, psicoterapia, além de diversos tipos deexames e testes rápidos para DST’s.

    HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA ACOLHE DEZENAS DE PESSOAS NASPRIMEIRAS SEMANAS DO PROJETO

    o7 - Celebração de abertura do mês do Dízimo11 - Escola catequética da Região Pastoral de Caxias do Sul

    13 - Encontro de lideranças da Região Pastoral de Flores da Cunha27 e 28 - Retiro Anjos da Fé - Setor Juventude do Vicariato de Nova Prata

    CALENDÁRIO DIOCESANO

  • O Santuário de Santo Antônio em Bento Gonçalves recebeu milhares de devotos no dia 13 dejunho. A 141ª Festa de Santo Antônio contou com intensa programação religiosa e almoço aomeio dia. Foram celebradas cinco missas ao longo do dia. A principal Celebração ocorreu as15h, e foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Leomar Brustolin.A procissão com a imagem de Santo Antônio pelas ruas centrais de Bento Gonçalves reuniuuma multidão de  pessoas que ali compareceram para homenagear o Padroeiro da Cidade.        O Pároco da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, Padre Ricardo Fontana, relatouque, nos cinco anos em que está à frente da Paróquia, esta edição da festa foi a que contoucom maior participação de devotos. Todas as missas sempre contaram com o Santuáriocompletamente lotado. Mais de 80 mil pãezinhos de Santo Antônio foram distribuídos aos fiéisque passaram pelo local nesta edição da festa.

    Viva Santo

    Antônio!

    ACONTECEU...

    CORPUS CHRISTI

    Na quinta-feira, dia 20, toda a Igrejamanifestou publicamente sua fé na

    Eucaristia, fonte e ápice de nossa vida cristã.Na Diocese, além dos tradicionais tapetes de

    serragem que ornamentam o caminho doSenhor, houve doações de alimentos,

    roupas, cobertores, o dinheiro das esmolaspara nossos irmãos mais necessitados, como

    por exemplo, para o projeto HospedagemSolidária.

    Foto: divulgação

    Corpus Christi em NovaPadúa

  • Segundo o último relatório anual do Alto Comissariado das Nações Unidos pararefugiados (ACNUR), hoje, vivemos a época  da história em que mais gente vive nacondição de migrante, imigrante e refugiado. Em 2018, eram  mais de 70,8 milhõesde pessoas, sendo 41,3 milhões deslocados dentro do próprio país, 25,9 milhões derefugiados e 3,5 milhões solicitantes de refúgio. É preciso distinguir o migrante do refugiado: o migrante é aquele que, ou porvontade própria, ou por perseguição, sai do seu país. Quando sai, é emigrante,quando chega, é chamado imigrante. O refugiado é aquele que teve que deixar oseu país, alegando fundados temores de perseguição motivados por raça, religião,nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas. Hoje, as maiores fontes de refugiados, em milhões, são a Síria, 6,7; o Afeganistão2,6; Sudão do Sul 2,3; Mianmar 1,1; Somália 0,9; Sudão 0,7; e RepúblicaDemocrática do Congo 0,7. Os países que mais recebem, também em milhões:Turquia 3,7; Paquistão 1,4; Uganda 1,2; Alemanha 1,0; Irã 0,9; Líbano 0,9 eBangladesch 0,9.Na América Latina, a Venezuela é o país que mais gera refugiados, sendo que oBrasil é o 6º país do Continente a recebê-los. Até o fim de 2018, 120.800 refugiadosvenezuelanos chagaram ao Brasil. Migrantes e refugiados são seres humanos em busca de dignidade com a qual aIgreja, de diversas formas, procura acolhê-los, seguindo o mandato do Mestre Jesusque disse: “Em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmãosmais pequeninos, a Mim o fizestes”. (Mt.25,40)

    MIGRANTES E REFUGIADOS

    DIOCESE EM COMUNICAÇÃO Informativo Oficial da Diocese de Caxias do Sul

    Jornalista responsável: Pe. Paulo Roque Gasparetto - Reg. 8712Projeto gráfico e diagramação: Miguel Mosena

    Colaboradores: Pe. Renato Ariotti, Pe. Elton Marcelo BussolottoAristides, Ivo Adamatti, Maria Helena Bortolon Rech e Leandro

    AdamattiRua Os 18 do Forte, 1771 - 1 andar - Caxias do Sul - RS

    E-mail: [email protected]