its #110teens

48
facebook.com/revistaits | edição 110 EXPLORE OS DESTINOS RADICAIS DE SANTA CATARINA EDUCAÇÃO VANTAGENS DAS AULAS FORA DE SALA DE AULA GALERA CONFIRA SEUS AMIGOS NA NOSSA GALERIA ESPORTE FUTSAL É COISA DE MENINA? A ITS MOSTRA QUE SIM! Revista Its Teens 2014 | R$9,80 edição 110

Upload: eduardo-its

Post on 01-Apr-2016

238 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: its #110teens

facebook.com/revistaits | edição 110

EXPLORE OS DESTINOS RADICAIS DE SANTA CATARINA

EDUCAÇÃOVANTAGENS DAS AULAS FORA DE

SALA DE AULA

GALERACONFIRA SEUS

AMIGOS NA NOSSA GALERIA

ESPORTEFUTSAL É COISA

DE MENINA? A ITS MOSTRA QUE SIM!

Revi

sta

Its T

eens

2014

| R$

9,80

ediç

ão 1

10

Page 2: its #110teens

anuncio__revista__ 006_40x26,5cm .pdf 1 27/03/14 14:05

Page 3: its #110teens

anuncio__revista__ 006_40x26,5cm .pdf 1 27/03/14 14:05

Page 4: its #110teens

4 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

18 | COMPORTAMENTO

Parceria pra que te quero?Na alegria, na alergia e na tristeza

você sabe que tem alguém pra te

dar aquela força

24 | MATÉRA DE CAPA

É a hora da aventuraSe você busca novas aventuras e muita

adrenalina, saiba que não é preciso

sair de Santa Catarina para conhecer

lugares e atrações de tirar o fôlego.

9 | CULTURA POP

Just Dance!Que tal jogar um gênero diferente

do que você costuma? Quem

sabe se soltar um pouco com Just

Dance seja uma boa opção!

34 | EDUCAÇÃO

Plantando uma boa ideiaO EJA da Escola Silveira de Souza

conta com um projeto de horta e

alimentação muito legal, confere a

matéria!

36 | GALERIAS

Confira o agito das escolasEsse mês nas na nossa galeria,

você confere fotos das escolas:

JoÃo Alfredo Rohr, Vitor Miguel

de Souza, Luiz Candido da Luz e

Osvaldo Machado

46 | SAIDEIRA

O Futuro é agoraSe o nosso presente é repleto de

“futuro”, já pararam pra pensar o

que vai ser daqui a 10 ou 20 anos?

1222

3616

conteúdoEDIÇÃO 110

EDUCAÇÃO

ESPORTE

EDUCAÇÃO

GALERIA

Sábado, às 14hNa RICTV Record

Page 5: its #110teens

EXPEDIENTE

its, uma publicação do GRUPO RICFundador e Presidente EméritoMario J. Gonzaga Petrelli

GRUPO RIC SCPresidente ExecutivoMarcello Corrêa Petrelli

Diretor ComercialReynaldo Ramos

Diretor Administrativo e FinanceiroAlbertino Zamarco Jr.

Diretor OperacionalPaulo Hoeller

ITSDiretor Geral: Riadis Dornelles | [email protected]

Diretor de Relacionamento: Bruno Filomeno | [email protected]

Diretor de Arte: Eduardo Motta | [email protected]

Coodernadora de Eventos: Bárbara Dias | [email protected]

Conteúdo: Jéssica Stierle | [email protected] de Tv: Andre [email protected]

Assistente de Produção de Mídia:Gustavo Bruning [email protected]

Foto de Capa:Gabriel Heusi | www.gabrielheusi.com

NÚCLEO COMERCIAL:Supervisor Comercial: Fabiano Aguiar | [email protected] Gerente Comercial Chapecó: Ivecio Luiz Spangnolo | [email protected] Gerente Comercial Meio Oeste: Dalcides Ana Gonzaga| [email protected] Gerente Comercial Joinville: Cristian Vieceli | [email protected] Contato Grande FlorianópolisCrystiano [email protected]

Contato Blumenau e ItajaíEdson Alvin Zonta | [email protected]

Atendimento Regional Paranáe Rio Grande do SulGondil Kurtz | [email protected] Gerente de Mercado Nacional - SP, RJ e DFNilton Aquino | [email protected]

Os artigos assinados não refletem necessaria-mente a opinião da revista, sendo de inteira responsabilidade de seus autores. É permitida a reprodução total ou parcial de reportagens e textos, desde que expressamente citada a fonte.Tiragem: 2,402 mil exemplares

NÃO VACILA, FALA AÍ(48) [email protected]

Pontos de distribuição:Escolas Básicas Municipais de Florianópolis

facebook.com/revistaits

REVISTA ITS

Sábado, às 14hNa RICTV Record

facebook.com/revistaits

Page 6: its #110teens

editorialFala galerinha!Preparamos matérias super legais pra você se ligar em tudo que está acontecendo nas escolas. Tem muita música na coluna Cultura Pop, a história das meninas que estão mandando muito bem no futsal e até um roteiro de aventuras por Santa Catarina, ótimo pra quem já está pensando nas férias, não dá pra perder!Se liga nas nossas redes sociais pra saber mais sobre a Revista Its e aparecer por aqui

Facebook.com/revistaits

Twitter.com/revista_its

Intagram.com/revista its

O SOM QUE ROLOU AQUIENQUANTO FECHAMOSA EDIÇÃO:

Not a Bad Thing – Justin TimberlakeOne – Ed SheeranA Hora é Agora – Jorge e MateusA Sky Full Of Stars – ColdplaySummer – Calvin HarrisReally Don't Care - Demi Lovato

Jéssica Stierleé um projeto de jornalista que acredita que“a gente tem o amor que acha que merece”.

OSCULPADOS

JOGOS EDUCATIVOS

MARINADE MELO

MATÉRIA DE CAPA

MAITÊ PORCIUNCULA

6 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

SAIDEIRA

GUS MAGALHÃES

CULTURA POP

GUSTAVO BRUNING

JÉSSICASTIERLE

Page 7: its #110teens
Page 8: its #110teens

Por Gustavo Bruningfb.com/gugabruningCULTURA POP

APROVEITE PARA CURTIR AS FÉRIAS COM MUITA MÚSICA E ANIMAÇÃO

8 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Just Dance 2015 contará com mais de 40 músicas, incluindo Burn (Ellie Goulding), I Love It (Icona Pop), Applause (Lady Gaga), Happy (Pharrell Williams) e What Does The Fox Say? (Ylvis). A previsão de lançamento é para outubro de 2014 e o game estará disponível para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Wii e Wii U.

Julho chegou e as férias estão logo aí. As semanas tranquilas que estão por vir virão com a oportuni-dade perfeita pra se concentrar na leitura de livros que estão na prateleira e com a chance de sair pra curtir com a galera. Além, é claro, de aproveitar pra assistir os grandes lançamentos do cinema e se reu-nir para jogar videogame com os amigos. Mas que tal fazer isso tudo de forma um pouco diferente?

O desafio deste mês é tentar algo além do que você está acostumado: que tal jogar um gênero diferente do que você costuma? Quem sabe se soltar um pouco com Just Dance seja uma boa opção! Assistir algum filme ou documentário indicado por um professor pode acabar marcando as férias mais do que você imagina. Pra quem tá acostumado a ouvir sempre as mesmas músicas e os mesmos artistas, já pensou em conhecer o som do Michael Jackson e as canções atemporais dos Beatles? Tudo isso tá aí, esperando por você. Basta criar coragem para explorar novos territórios e você pode acabar se surpreendeendo. Garanto que você não vai se arrepender!

Dance!just

A Ubisoft divulgou o trailer da próxima edição do jogo de dança mais divertido de todos os tempos, que permite que os jogadores façam as coreografias de músicas famosas em frente ao sensor de movimento do videogame. Os novos recursos incluem o modo Challenger - em que você pode dançar contra seus amigos – e o recurso Community Remix – em que você assume o papel de coreógrafo, grava a sua performance e pode liberar para que outros jogadores curtam a sua versão remix!

JUST DANCE 2015

Page 9: its #110teens

TÁ LIGADO?

CULTURA POP NA TV

9FACEBOOK.COM/REVISTAITS

LOVE NEVER FELT SO GOODMichael Jackson feat. Justin TimberlakeEm um dueto póstumo gravado para pro-mover o álbum Xscape, de Michael Jackson, Justin Timberlake se junta a dançarinos que recriam os passos mais conhecidos do rei do pop. Quem acaba roubando a cena são os fãs de Michael mais jovens, que provam que talen-to para arrasar na dança independe da idade.

WE ARE ONE (OLE OLA)Pitbull feat. Jennifer Lopez& Claudia LeitteA música oficial da Copa do Mundo 2014 pode não ter superado a da Copa anterior (Waka Waka, da Shakira) e o videoclipe da parceria entre o rapper Pitbull, a cantora norte-americana Jennifer Lopez e a brasileira Claudia Leitte dá um show mesmo é na sua edição de imagens do Brasil.

ONE LAST DANCER5Direto do seriado Austin & Ally, da Disney, Ross Lynch e sua banda R5 es-trelam este videoclipe romântico com destaque para os momentos em que interagem com os seus fãs durante um show.

ALL OF THE STARSEd SheeranO compositor britânico que já fez uma parceria com a Taylor Swift lançou o seu segundo álbum em junho também escreveu uma música para a trilha so-nora do filme A Culpa é das Estrelas. O vídeo é repleto de mensagens motiva-doras relacionadas à história de Hazel e Augustus.

NOT A BAD THINGJustin TimberlakeJustin Timberlake prova que é um ícone refe-rência da atualidade nesta balada que conta com fotos e vídeos de fãs. Através de histó-rias de amor, depoimentos e declarações de todos os tipos, fica ainda mais fácil se identi-ficar com a letra da música.

O livro A Culpa é das Estre-las emocionou todo mundo e chegou às telonas no mês passado. Lágrimas e mais lágrimas caíram nas primei-ras sessões de cinema, mas o que será que a galera que leu o livro esperava do filme? O sucesso de John Green foi assunto nas edições #5 e #6 do quadro Cultura Pop, do programa Revista its, que já está no Youtube!

Quem passou pela redação da Revista its foi o cantor Matheus Fernandes, participante do American Idol e do The Glee Project. Além de cantar um pouco pra gente, o Matheus contou como foi competir nos dois reality shows.

DE LETRAS ROMÂNTICAS A COREOGRAFIAS IMPRESSIONANTES: CONFIRA CINCO NOVOS VIDEOCLIPES QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE ASSISTIR!

Você pode conferir todas as edições do quadro cultura pop no canal da revista its no youtube!ACESSE YOUTUBE.COM/REVISTAITS OU APENAS ESCANEIE O QR CODE AO LADO!

Page 10: its #110teens

10 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO (ESTREIA 24 DE JULHO)

A continuação do reboot de 2011 traz de volta o macaco César, 15 anos depois dos acontecimentos que levaram à revolução do primeiro filme. Desta vez, a crescente população de macacos geneticamente evoluídos é ameaçada por um grupo de humanos, o que promete desenca-dear uma guerra que determinará qual será a espécie dominante do planeta.

TRANSFORMERS: A ERA DA EXTINÇÃO (ESTREIA 17 DE JULHO)

O quarto filme da franquia de Michael Bay que explora os confrontos entre Autobots e Decepticons já não tem mais Shia La-Beouf e Megan Fox como protagonistas, mas promete manter as explosões as-tronômicas. A história desta vez gira em torno de um mecânico e sua filha, que encontram um caminhão abandonado e desco-brem que ele é na verda-de Optimus Prime, o líder dos Autobots.

APENASUMA CHANCE(ESTREIA 26 DE JUNHO)

O diretor de Marley & Eu e O Diabo Veste Prada comanda esta história emocionante baseada em fatos reais. Quando o cantor lírico Paul Potts

decide participar da competição de TV Britain’s Got Talent – um Ídolos britânico – ele deixa para trás uma vida de timidez e se torna um fenômeno mundial.

GUARDIÕES DA GALÁXIA(ESTREIA 31 DE JULHO)

O novo filme da Marvel Studios é ba-seado em uma HQ não muito popular e reune uma equipe bem diferente dos Vingadores. Quando o aventureiro Peter Quill rouba uma esfera do vilão

Ronan, ele se torna alvo de caçadores de recompensas e precisa se juntar a quatro heróis nada comuns, que incluem um texugo e uma árvore humanóide. Este é o penúltimo filme da segunda fase da Marvel nos cinemas, que se encerrará em maio de 2015 com Os Vingadores 2: A Era de Ultron.

CINEMAnovidades do

Page 11: its #110teens

1. COMO FOI ESTABELECIDO O CON-TATO ONLINE?a) uma amiga passou meu email pra ela(e), que me adicionoub) ela(e) me adicionou no Orkut e começamos a conversarc) nos conhecemos numa sala de chat online sobre música

2. VOCÊS JÁ FALARAM PELA WEB-CAM?a) sim, mais de 10 vezesb) às vezes, mas a webcam dela(e) nunca funciona direitoc) não, nunca

3. VOCÊS JÁ TROCARAM FOTOS?a) já, várias, e de vários momentos da vida dela(e)b) nunca. Ela(e) diz que se fizermos isso vai diminuir o encantoc) sim, uma. Nossa, ela(e) é a pessoa mais gata do mundo

4. ELA(E) SE CONTRADIZ OU CONTA HISTÓRIAS MIRABOLANTES DEMAIS?a) não. Tenho a impressão de que ela(e) é bem de boa e nunca percebi contradiçõesb) uma vez tive a impressão de que ela(e) estava contando a mesma história que já tinha contado, só que com detalhes diferentesc) nossa, ela(e) é a pessoa mais massa do mundo. Já viajou o mundo inteiro, conhece artistas famo-sos, é o máximo!

5. ELA(A) MORA NA MESMA CIDADE QUE VOCÊ?a) sim, e estamos programando de nos conhecer assim que fizermos 5 meses de “namoro online”b) não, mas a mãe dela(e) mora, então vamos nos conhecer nas férias de invernoc) sim, já marcamos de nos encontrar, mas ela(e) teve que viajar e acabou desmarcando

6. ROLAM PAPOS “CALIENTES”?a) não, ela(e) é bem tímida(o) e sempre foge dissob) sim, já rolou, mas a gente tenta não fazer só isso e conversa bastante c) nossa, é uma pressão pra falar sobre isso o tempo todo

ITS QUIZ

é pra valer?E esse rolo online...

FAÇA O TESTE E CONFIRA SE ESSE ROLO VIRTUAL PODE SER ROUBADA

RESULTADO

??

MAIS “C”

AS CHANCES DE ELA(E) SER UM(A) PO-PO-PO-POKER FACE SÃO ALTAS

Essa história de não mandar fotos, de só querer ter papos online calientes e se esquivar da webcam só aumentam as suspeitas que a pessoa é poker face. Vale mais a pena investir em um romance real.

MAIS “B”

HISTÓRIA DE PESCADOR, PERO NO MUCHO

Histórias de pescador – onde tudo é sempre mega impressionante – não confirmam que a pessoa é mal intencionada, mas são pistas de que alguma coisa está meio “fora do lugar”. Ninguém é tão perfeito assim. Investigue e jogue um verde pra ter certeza que a pessoa é realmente quem diz ser.

MAIS “A”

É DE CARNE E OSSO

Esse romance parece tão real quanto qualquer romance virtual pode ser, e a pessoa do outro lado da telinha parece interessada mesmo. O mundo está cheio de histórias online que deram certo, mas muito cuidado na hora de marcar um encontro. Vá sempre acompanhado(a) e escolha lugares públicos, cheios de gente.

A ITS ADVERTE: Marcar encontros com desconhecidos da net não é recomendável sem as devidas precauções

11FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Page 12: its #110teens

ESPORTEEDUCAÇÃO

12 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Escola Brigadeiro Eduardo Gomes encontrou uma nova maneira de ensinar História e outras disciplinas na prática!

FORTALEZAS HISTÓRICAS

Da sala de aula para

Por Marina de [email protected]

Page 13: its #110teens

13

Page 14: its #110teens

ESPORTEEDUCAÇÃO

14 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Levar o conhecimento de sala de aula para o dia a dia é uma das melhores sensações na vida de um aluno e de um professor. Entender o signifi-cado e a importância do conteúdo e saber lidar com ele de maneira didá-tica é um grande passo de cidadania na vida de muitos. E para que isso possa ocorrer com maior frequência, muitas vezes é necessária uma aula prática. A Escola Brigadeiro Eduardo Gomes em parceria com o Projeto Es-cola do Mar da Prefeitura de Floria-nópolis, bem como o apoio do Projeto Fortalezas da Ilha (UFSC), tem leva-do o aprendizado de livros da aula de História para frente dos olhos das crianças e adolescentes.

Tudo isso começou antes mesmo da professora Greyce Bressan começar

a lecionar. Formada em História, ela conta como surgiu essa vontade de levar os alunos para mais perto da dis-ciplina: “A Fortaleza de Santa Cruz, localizada na Ilha de Anhatomirim, foi sem sombra de dúvidas uma das mi-nhas principais inspirações para estu-dar História. Durante a vida acadêmi-ca, ao tomar contato com leituras que se referiam à história de Santa Catari-na, eu já conseguia visualizar minhas aulas enquanto professora, ampliando o conhecimento dos meus futuros alu-nos com atividades pedagógicas fora dos muros da escola. Desse modo, o Projeto Escola do Mar da Prefeitura Municipal de Florianópolis possibilita aos professores e alunos a realização de atividades na Ilha de Anhatomirim.”

Mas engana-se quem pensa que é

somente a matéria de História que é beneficiada com os passeios. Quando uma ideia é bem executada tudo aca-ba se conectando, como diz a educa-dora: “Muitos conteúdo e reflexões de todas as disciplinas se ligam, até em aspectos políticos de Santa Cata-rina. Portanto, não só a disciplina de História que norteia o projeto com a contextualização histórica e questões de conservação patrimonial, mas dis-ciplinas como: Matemática , na qual já foram trabalhadas medidas e ângulos; Geografia, lestudando localização e relevo; Português, tratando do con-ceito de relatório, escrita e reescrita; Mídias com registro fotográfico; Ci-ências, abordando a fauna e, a flora, e o próprio ambiente marinho, que é evidente durante todo o trajeto de na-vegação.”

Por Marina de [email protected]

Page 15: its #110teens

15

E os benefícios do passeio não se expandem somente em aprendizado didático escolar. Para muitos alunos, o passeio é o primei-ro contato com uma maneira diferente de aprender e também com a visitação em si.

“Não há benefício maior do que tomar con-tato direto com o que está sendo estuda-do. Os alunos são preparados na unidade escolar para essa atividade. Recebem muitas informações, principalmente de cunho histórico. A visitação é para identi-ficar o que foi abordado em sala de aula e ampliar o conhecimento socializado pelo educador. O brilho nos olhos e o sorriso

estampado no rosto dos apren-dentes é algo indescritível quan-do desembarcam na Ilha e aden-tram em cada construção que lá está erguida.”

Questionada sobre a continuidade do projeto, a educadora garante que en-quanto houver a parceria do Projeto Es-cola do Mar da Prefeitura de Florianópolis, bem como o apoio do Projeto Fortalezas da Ilha (UFSC), os alunos da Escola Briga-deiro terão a oportunidade de conhecer, aprender e se encantar com a Fortaleza de Santa Cruz – Ilha de Anhatomirim.

Não há benefício maior do que tomar contato direto com o que está sendo estudado

Page 16: its #110teens

ESPORTEESPORTE

MeninasMeninas da Escola Acácio Garibaldi driblam o preconceito e conquistam o vice campeonato de Futsal em Florianópolis!

16 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

SHOW DE BOLA!

Parabéns às ganhadoras: Vitoria Janice, Nathally Souto,Rafaela Silva, Julia Izabeth Wielecosseles, Natasha Souto Ambrozio, Francielle Gonçalves e Isadora Fernandes.

Por Marina de [email protected]

Page 17: its #110teens

E aquela famigerada frase “futebol e futsal não são coisas de menina”

deveria ser extinta de nosso vocabulário! E as meninas da Escola Acá-

cio Garibaldi deram um show nas quadras de esporte, conquistando o vice-campeonato de Florianópolis e provando que esportes não têm es-sas restrições de gêneros. A Revista its Teens entrevistou o professor e

treinador Evandro Otto, para saber um pouco mais sobre a rotina das meninas e qual a sensação de defender esse título!

Evandro Otto, professor e treinador

Nosso objetivo é representar bem nossa Escola e nossa comunidade. Se estamos ganhando títulos, é porque o trabalho está sendo bem feito. Vamos disputar o JESC em busca da classificação para os Jogos Escolares Nacionais.

Revista its: Como surgiu a ideia de le-

var as meninas para o campeonato?

Professor: No ano de 2013, a Funda-

ção Municipal de Esportes organizou

um campeonato com as escolas de

Florianópolis. Nesse campeonato, as

escolas campeãs de cada modalidade

esportiva se qualificariam para repre-

sentar o município nos Jogos Estu-

dantis de Santa Catarina em 2014. A

Escola Acácio Garibaldi, por meio do

projeto Escola Aberta, mantinha um

horário disponível para a prática de

Futsal feminino. Quando a Escola foi

convidada para o campeonato, o ho-

rário do projeto foi ampliado, possi-

bilitando uma rotina de treinamentos

– o que elevou muito o nível técnico

das meninas. O resultado não demo-

rou a aparecer: nos classificamos para

as finais das duas categorias que dis-

putamos. Conquistamos o título na

categoria Sub 14 e ficamos com o se-

gundo lugar na categoria Sub 16.

Revista its: Existe preconceito por

ser um time feminino?

Professor: O Futsal é bem acei-

to pelas meninas na Escola Acácio

Garibaldi, elas gostam de praticar

nas aulas de Educação Física e jo-

gam mesmo nos horários de recreio

junto aos meninos (que também as

aceitam). A maior dificuldade de

aceitação é em relação a alguns pais

ou responsáveis pelas meninas, tal-

vez por serem raros os exemplos de

jogadoras de futebol que obtiveram

sucesso no Brasil.

Revista its: Alguma das meninas

pretende se profissionalizar?

Professor: Algumas meninas têm

um potencial muito grande para

se tornarem jogadoras de Futsal

ou Futebol de Campo, acredi-

to que algumas pensem em fazer

carreira no esporte.

Revista its: O que o campeonato tem

trazido de benefícios para a escola?

Professor: A Escola tem ganhado, além

de muitas medalhas, o reconhecimento

pela organização de suas equipes espor-

tivas. As meninas têm sido convidadas

para estudar em outros colégios. Elas

também ganharam o reconhecimento

da comunidade onde moram.

Revista its: Pretendem continuar jogan-

do pelo título?

Professor: Nosso objetivo é representar

bem nossa Escola e nossa comunidade.

Se estamos ganhando títulos, é porque

o trabalho está sendo bem feito. Vamos

disputar o JESC em busca da classifica-

ção para os Jogos Escolares Nacionais.

Page 18: its #110teens

Alguém para ligar, alguém para fazer aquela par-

ceria na balada, alguém para tirar dúvidas de ma-

temática e física, alguém para contar aquela coisa

que mais se parece com uma pulga gigante atrás

da orelha, alguém para te tirar da fossa, alguém

pra te dar uma real quando você estiver se pas-

sando, alguém pra te passar dicas de sons irados

que você tem que ouvir...

John Donne, o poeta inglês, já dizia que “nenhum

homem é uma ilha”. Não nascemos para viver so-

zinhos. Existimos em grupos, em duplas, em trios

e é assim que a gente “funciona” melhor, porque

os amigos são, além de tudo, um “espelho”. Se a

gente manda bem, eles compartilham risadas; se

mandamos mal, sabemos só pelo olhar ou pelo

recado no Facebook. Faça o teste e confira se vo-

cês são amigos para sempre ou se vai durar até o

próximo BFF (best friend forever) e que tipo de

amigo você tem e você é!

PRA QUE TE QUERO?

PAR-CE-RIA

ESPORTECOMPORTAMENTO

18 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

NA ALEGRIA E NA TRISTEZA

VOCÊ SABE QUE TEM ALGUÉM PRA TE DAR AQUELA FORÇA

Por Melina Savi

Page 19: its #110teens

19FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Page 20: its #110teens

PARCERIA, PRA QUE TE QUERO?CONFIRA SE VOCÊS SÃO “CHEGADOS ENQUANTO DURAR” OU “AMIGOS(AS) PARA SEMPRE”

RESULTADO

1. Quando o(a) seu(sua) amigo(a) é um(a) mala, você:a) dá a real pra ver se consegue dar um jeito nele(a) e ele(a) parar de ser mala.b) olha de canto e comenta com alguém que seu(sua) amigo(a) está sendo mala.c) nem dá bola, você sabe que ele(a) é assim mesmo.

2. Quando alguém sacaneia o(a) seu(sua) amigo(a), você:a) tira satisfações na mesma hora com a pessoa que ousou mexer com ele(a).b) bota uma lenha na fogueira, contando uns podres básicos do(a) seu(sua) amigo(a).c) acha tudo muito engraçado, mas não se envolve.

3. O que você faz com os segredos do(a) seu(sua) melhor amigo(a):a) escuta, dá bronca se for preciso e guarda pra si(ou conta no máximo pra sua irmã mais nova – que daí, sim, espalha o segredo).b) se bobear, posta o segredo no Facebook só de zoação.c) segredo? Que segredo? Ninguém te conta segredo não.

4. Vocês são muito competitivos(as) um(a) com o(a) outro(a)?a) sim, mas de um jeito legal, um(a) ajuda o(a) outro(a).b) sim, ele(a) é irritante e às vezes você não nem vontade de olhar pra cara dele(a).c) não, nem faz questão de competir ou se comparar, não dá muita bola.

1. Se você marcou mais “a”, a par-ceria vai durar anos, provavel-mente até depois da facul, dos filhos e dos percalços da vida.

2. Se você marcou mais “b”, não parece que o(a) seu(sua) me-lhor amigo(a) seja meeesmo um(a) amigo(a)...tá mais pra inimigo(a).

3. Se você marcou mais “c”, talvez vocês só não tenham a “quí-mica” correta, ou de repente alguém aí não está pronto pra se abrir para um(a) amigo(a). De repente com um pouco mais de esforço você comece a curtir mais essa parceria!

Taylor swift e Selena Gomez

Jennifer Aniston e Courteney Cox são BFFs desde Friends

Nick Jonas e Demi Lovato

20 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Page 21: its #110teens

QUE TIPO DE AMIGO VOCÊ TEM? E QUE TIPO VOCÊ É?O cenário clássico é ter um grupo básico de quatro a seis amigos, onde cada um tem a sua “marca”, o seu “jeito se ser” que agrada e irrita. Na vida real rola um cenário meio “Friends” mesmo, que tem o nerd, o pegador, a hippie, a patricinha, o engraçado e a neurótica.

TIPO 1 – PARCEIRO(A) DE

ROUBADAS MÓRAquele cara ou aquela amiga que, não

importa a roubada em que você tenha

se metido, está lá pra dar aqueeela for-

ça pra sair de mais uma roubada. Seja

um fora master na balada, um pneu

furado, uma big encrenca, você sabe

que pode contar com uma mão ami-

ga que nem vai dar uma mega bronca,

mas talvez faça aquela cara de “putz,

você se meteu em roubada de novo”. O

que rola de aprender com ele(a)? Rola

aprender que, se você um dia precisa de

uma mão amiga, não pode se esquecer

de ser essa mão amiga quando alguém

precisar. O negócio é ficar atento para

quem precisa de um help básico nas

roubadas da vida.

TIPO 2 – O(A) NERD, QUE

TE LEVA MAIS LONGE

Esse(a) amigo(a) é esforçado(a) quase

que arrogante, porque sabe que che-

gar longe na vida requer esforço, então

ele(a) quase que coloca-o pra baixo

quando percebe que você, quando deixa

a peteca cair, pode jogar o seu futuro

fora. Essa arrogância aparente é, na

verdade, uma forma de fazê-lo perceber

que ele(a) se preocupa com você. O que

rola de aprender com ele(a)? Que o res-

to da sua vida depende da pessoa que

você decide ser na adolescência, e que

as suas escolhas o definem.

TIPO 3 – O(A) AVENTUREIRO(A) OU ESPORTISTAÉ aquele ser humano que está sem-pre na ativa, jogando futebol, fazen-do trilhas, aprendendo a surfar, a an-dar de skate e... a lista é longa. Chega a dar uma “micro-inveja” ao ver toda essa disposição quando você olha aquela pilha de livros que tem que ler e estudar, aqueles programas de TV que você quer assistir e aquelas ba-ladas que você tá louco(a) pra pegar. O que rola de aprender com ele(a)? Que trocar a noite pelo dia é diverti-do, que esportes fazem bem pro cor-po e principalmente pra cabeça.

TIPO 4 – O(A) OUSADO(A)É o tipo de amigo que faz a primei-ra tattoo, que se arrisca no bungee jump, fica louco para fazer intercâm-bio no exterior e quer sair de casa as-sim que o Terceirão acabar. É, enfim, aquele amigo ou aquela amiga que se alimenta de emoções intensas e está sempre esperando uma nova fase, mais emocionante ainda, co-meçar. O que rola de aprender com ele(a)? O tal do carpe diem, colha o dia, aproveite o momento. Ele(a) ensina-o a olhar cada situação como uma oportunidade.

TIPO 5 – HONESTO QUASE SEM NOÇÃOEsse(a) é um(a) amigo(a) que tem quase que uma síndrome de Asperger, já ouviu falar? São pessoas que têm certa dificuldade de interação social, interpretam tudo de uma forma bem literal (isto é, não “captam” nem contam piadas) e não são lá superpopulares (em função da extrema honestidade). Mas se você tem um(a) amigo(a) assim, você está bem na fita, porque ninguém melhor pra te dar uma real do que uma pes-soa sincera. O que rola de aprender com ele(a)? Que honestidade pode machucar, mas que geralmente é bem melhor que uma mentirinha branca, que acaba não ajudando ninguém a ir pra frente.TIPO 6 – GEEK DE CARTEIRINHA

É o amigo ou a amiga que seeempre tem o último iPhone, que foi o(a) primeiro(a) a comprar um tablet ou um iPad, que conhece tooodos os aplicativos mais legais para smartphones, que imita os barulhinhos do Angry Birds, mas que tem a manha de, mesmo assim, pintar na balada de sábado na moral, sem parecer mui-to deslocado(a). O que rola de aprender com ele(a)? Sempre que você precisar de uma referência de eletrô-nicos para comprar ou saber o que é cool no momen-to, pergunte quais são as “fontes” dele(a). Você estará em boas mãos.

George Clooney e Brad Pitt são

“best buddies” há horas e fazem

vários projetos juntos

21FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Page 22: its #110teens

Samba, Futebol e Educação podem andar juntos em perfeito ritmo e harmonia

Carnaval é uma época de alegria e co-memoração, mas o que vem deixando o bairro da Coloninha mais contente é o retorno às salas de aulas de pessoas que já haviam se desacostumado com o ritmo dos estudos, mas que agora estão dando um show!

Uma parceria inusitada entre a Secre-tária de Educação e a Escola de Samba Unidos da Coloninha está trazendo de volta aos estudos pessoas que, por

algum motivo, não conseguiram con-cluir antes. Tudo isso só é capaz graças ao novo pólo de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) que fica dentro da sede de agremiação da escola de samba, perto dos moradores e aces-sível ao público. Entre os que estão se beneficiando dessa iniciativa há joga-dores do Figueirense que além de cor-rerem atrás da bola, estão correndo atrás de um futuro acadêmico melhor.

EDUCAÇÃO

22 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

UMA PARCERIA QUE DÁ A COMUNIDADE DA COLONINHA VAI CONTAR COM UM PÓLO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

Samba na Educação!

Page 23: its #110teens

GRUPO DE BASE DO FIGUEIRENSE Os jogadores Patrik, Eduardo, Luis, Matheus e Leandro, do grupo de base do Figueirense, participarão das aulas. “Como o treino é durante a tarde e as aulas serão perto do estádio fica mais fácil terminar os estudos, além de estar estudando com meus colegas”, conta Mateus, 15 anos. Há cinco meses no clube,o goleiroveio da cidade de São Paulo e estudou até a 7º série. “Agora jogo futebol, mas mais tarde pretendo fazer uma faculdade”.

Não há nada melhor que unir as duas paixões brasileiras com o que há de mais importante para nossa vida. Samba, Futebol e Educação podem andar juntos em perfeito ritmo e harmonia.

23

Foto

s e m

atér

ias: S

ecre

taria

Mun

icipa

l de

Flor

ianóp

olis

e Ze

ca T

rinda

de (a

tual

dire

tor d

a Co

loni

nha)

Após vinte anos longe da escola, Mar-cio Luiz Daniel Fernandes, de 33 anos, supervisor de montagem em uma fabrica de pranchas de surf, é uma das pessoas que vai voltar a es-tudar. “Eu comecei a trabalhar mui-to cedo, e tive que parar na 5ª série. Por ter estudado tão pouco é muito difícil conseguir emprego”. Marcio complementa: ”desde criança tenho o sonho de ser veterinário e é o que quero alcançar”.

Tatiane Viana Vieira, de 24 anos, tam-bém será uma das estudantes do polo. A vendedora estudou até a 6ª série e quer se tornar esteticista. “Me casei cedo e não dava pra conciliar traba-lho e estudos, por isso larguei a es-cola, mas como as aulas são a noite e é perto de casa agora vou voltar”, afirma Tatiane.

Page 24: its #110teens

AVENTURAÉ A HORA DA

ESPORTECAPA

24 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Por Maitê [email protected]

Page 25: its #110teens

EXPLORE OS DESTINOS RADICAIS DE SANTA CATARINASe você gosta de desafiar seus limites e busca novas aventuras e muita adre-nalina, saiba que não é preciso sair de Santa Catarina para conhecer lugares e atrações de tirar o fôlego.

Aqui mesmo no nosso estado encon-tramos lugares incríveis que te farão perceber o quanto a emoção está mais

perto do que você imagina.

Pensando em dar um gostinho de aventura ao seu ano, preparamos al-guns roteiros para que você aproveite ao lado dos amigos, família e a turma da escola. Afinal de contas, de nada vale conhecer os locais sem estar ao lado de boas companhias.

Da segunda tirolesa mais alta do mun-do a uma queda livre de 100 metros de altura na Penha, você vai se arrepiar e querer conhecer ainda mais o nosso estado.

Prontos? Então preparem as malas, avisem a galera e bora curtir, porque esses destinos são diversão na certa.

FACEBOOK.COM/REVISTAITS 25

Por Maitê [email protected]

RAFTINGO Rio Cubatão Sul te espera para uma aventura irada. O rio conta com água limpa e transparente, durante o percurso você poderá curtir a mata ciliar impecável e muita ação, com muitas corredeiras em se-quência. Para praticar esse esporte você não precisa ter experiência, o que é ainda melhor já que a expectativa e o friozinho na barriga na hora sempre deixam a aventura ainda mais marcante.

FOTO

S: F

lavi

o Ti

no |

ND

Page 26: its #110teens

Localizado em Balneário Camboriú, o parque oferece muita diversão aos vi-sitantes. O passeio de bondinho pro-

mete uma vista linda da Mata Atlântica e do mar que

banha a região, e é o único no mundo que

liga duas

praias. Os mais de 47 bondinhos são o símbolo do parque e apenas o inicio da aventura, que também conta com o Youhooo! Este trenó de montanha vai deixar sua adrenalina lá em cima e a sua descida é feita em meio a Mata Atlântica com uma vista para a praia central da cidade. E que tal um pas-seio pelas alturas no ZipRider? Ele é parecido com uma tirolesa, mas a sua tecnologia garante uma aventura ain-da mais radical. Você alcança quase 60 km/h em uma cadeirinha suspen-sa por um cabo e tem o privilégio de apreciar a bela paisagem. A sensação

de liberdade é incrível.

PARQUE UNIPRAIS

Page 27: its #110teens

27

Ibirama te espera para um passeio in-crível para contemplar as belas quedas d’água. Já conhece o rapel? Esse es-porte radical pode ser praticado com tranquilidade nas mais de 150 cachoei-ras que chegam a mais de 86 metros de

queda livre em meio a trilhas na Mata Atlântica. A descida nos canyons e belas cachoeiras, com vários graus de dificuldade, proporcionam muita di-versão e aventura. Você vai gostar de explorar as belezas desse vale.

Localizado em São Joaquim, este lu-gar lindo é conhecido como o pa-raíso dos aventureiros de plantão. O parque de aventuras tem atrações iradas como o circuito de tirolesas, arvorismo e muro de escalada. Para quem quer apostar em algo um pouco

mais tranquilo, as Trilhas das Casca-tas e Xaxins estão à disposição. Nesse passeio, é possível se deslumbrar com a natureza exuberante do local. Para quem quiser arriscar, também há o passeio de quadriciclo. É diversão pra toda a família.

VALE DAS CACHOEIRAS

SNOW VALLEY

www.facebook.com/revistaits

Page 28: its #110teens

28 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

O parque oferece atividades de adrenalina pura, como o Punk Jump, uma sensação de queda livre a 40 metros de altura. Topa o desafio? A aventura acontece em meio aos canyons e tem segurança e diversão garantidas. A escalada nas rochas

também é uma boa opção e a vista lá do alto é maravilhosa.

Depois dessa deu para montar um guia de turismo de aventura para as férias deste ano, e você já viu que destinos e aventura não faltam. O melhor é que

todos esses lugares ficam pertinho de Florianópolis e podem ser visitados também nos finais de semana. As coordenadas foram dadas, agora é com você. Se quiser encarar tanta emoção é só chamar a família, pegar a mochila e seguir rumo à diversão!

ADVENTURE PARK

A tirolesa mais alta do Brasil também é a segun-da mais alta do mundo e fica no bairro Rio Ver-melho, em Florianópolis. 220 metros de altura e mais de 600 metros de extensão proporcio-nam momentos de muita adrenalina. É emoção garantida durante a descida que pode chegar a até 80 km/h, além do contato direto com a na-tureza. Para chegar à tirolesa, é preciso passar por uma trilha dentro da mata, que proporciona uma vista deslumbrante para algumas praias, como a do Moçambique e do Santinho.

TIROLESA

Page 29: its #110teens

29FACEBOOK.COM/REVISTAITS

VOCÊ SABIA?

BETO CARREROO maior parque temático da América Latina é uma ótima opção. O Beto Carrero fica no município de Penha, e é dividido em três áreas: o parque de diversões, o

zoológico e o espaço para shows. Uma das atrações mais radicais do parque é a FireWhip, a primeira montanha russa

invertida do Brasil que garante muita emoção nos seus 700 metros percorridos a quase 100km/h.

O Free Fall, pra quem tem coração forte, trata-se de uma queda equivalente a um prédio de 18 andares que vai te deixar

no mínimo com um friozinho na barriga. Sem falar da famosa Big Tower, a torre que atinge a altura

de 100 metros e que despenca em queda livre a uma velocidade de 120km/h. Adrenalina e muitos gritos é o que não vão faltar no Beto Carrero, que fica a menos de 2 horas de Florianópolis.

BIG TOWERDurante a queda-livre a uma velocidade de 120km/h, você passa a ser submetido a uma pressão equivalente a quatro vezes a força da gravidade (4G). Isso pode ser comparado à pressão exercida pela gravidade so-bre os pilotos durante a de-colagem de aviões de caça.

Page 30: its #110teens
Page 31: its #110teens
Page 32: its #110teens
Page 33: its #110teens
Page 34: its #110teens

ESPORTEEDUCAÇÃO

Com a onda de fast foods, comidas congeladas e doces coloridamente deli-ciosos fica difícil lembrarmos ou até nos esforçarmos para manter uma alimenta-ção saudável. Isso somado à falta de tem-po ou até mesmo de interesse em fazer uma horta resulta em um processo de regressão alimentar. Pensando nesses as-pectos e também na interação dos alunos entre eles e a natureza que o EJA da Escola Silveira de Souza desenvolveu um proje-to muito legal com Horta e Alimentação Saudável.

O projeto Educando com a Horta es-

colar da rede Municipal de Educação, que acontece no Núcleo da EJA Centro I ma-tutino, na Escola Silveira de Souza, desde 2011, conta com a parceria da CEPAGRO e da UFSC com o projeto de extensão do departamento de História e Medicina, sobre Plantas Medicinais.

O projeto consiste no desenvolvimen-to de habilidades de manuseio da terra, compreensão da ciclagem de nutrientes, do fluxo de energia, da necessidade de criar uma comunidade sustentável, com produção de alimentação orgânica e sau-dável, a fim de dotar o educando de con-

Pela mudança de hábitos alimentares, pela relação entre alimento e meio ambiente, pelo despertar da consciência ecológica

PLANTANDOUMA BOA IDEIA! SAIBA COMO UMA HORTA PODE ACRESCENTAR EM SUA ESCOLA E VIDA PESSOAL. CONFIRA;D

34 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Créd

itos:

Prof

esso

ra E

lizian

e Fa

gund

es e

col

égio

Silv

eira

de

Souz

a pe

las f

otos

Page 35: its #110teens

Os educandos aprendem a con-feccionar composteiras para o reapro-veitamento do lixo orgânico, minimi-zando, assim, o impacto ambiental. Os resultados são observados no cotidiano dos educandos, pela mudança de há-bitos alimentares, pela relação entre alimento e meio ambiente, pelo des-pertar da consciência ecológica.

A pretensão de expandir o projeto é visível e de extrema importância.“No entanto,é importante colocar al-gumas perdas: a primeira delas é o apoio da CEPAGRO neste projeto, que neste ano não tivemos como grande

parceiro. A segunda perda, mas não menos importante, é a do próprio espaço da escola Silveira de Souza e com ele é claro perderemos também o espaço da horta escolar, tão cuidado por nós durante estes últimos anos, visto que o prédio onde hoje é nosso endereço de EJA será somente escola de música a partir de 2015.”

Mas por enquanto o projeto segue trazendo benefícios para a comuni-dade escolar e para cada aluno que participa! E sua escola, já começou uma horta?

ceitos e práticas que o levam a uma educação ambiental.

Este projeto surge do interesse dos educandos em pesquisar sobre ali-mentação saudável, uma vez que a EJA de Florianópolis tem a pesquisa como princípio educativo.

Na escola Silveira de Souza, este projeto teve início em 2011, com uma palestra de sensibilização com o en-genheiro agrônomo Alexandre da CEPAGRO sobre agricultura urbana e alimentação saudável.

As intervenções do agrônomo aconteceram nos anos de 2011, 2012 e 2013. Em 2014 não tivemos mais este apoio, o que foi uma perda para os educandos.

No entanto, os educadores do Núcleo sempre participaram das mediações de forma transdiscipli-nar, trabalhando conceitos como: sustentabilidade, ciclagem de nu-trientes, reciclagem e aproveita-mento de materiais, ecoalfabe-tização, alimentação orgânica e saudável, hortaliças, plantas medi-cinais, canteiros, comunidade sus-tentável, dentre outros assuntos, buscando a relação com aspectos econômicos, culturais e ambientais da sociedade.

Perguntamos para a professora Eliziane Fagundes sobre os resultados que o projeto tem feito dentro da es-cola e ela respondeu:

“Os resultados são observados no cotidiano dos educandos, pela mu-dança de hábitos alimentares, pela relação entre alimento e meio am-biente, pelo despertar da consciência ecológica.

Podemos destacar também como resultado o incentivo à produção de hortas domiciliares, inclusive hortas verticais, com o reaproveitamento de garrafas pet e outros materiais.

Page 36: its #110teens

ESCOLA

JOÃO ALFREDO ROHR

36 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Foto

s: Da

nyeM

axFo

togr

afia

GALERIAS

Turma da 5ª Série

Alunos com a Diretora Adenaide e a coordenadora Claudia

Otho

Angela,Valmira,Suedy,Ediana e Cassilda, Bibliotecarias

Gianne e a Professora Ladigenia

Isadora e LarissaSara,Luiza e Alice

Luane

Page 37: its #110teens

37www.facebook.com/revistaits

Turma da 8ª Série

Bianca e a Diretora Adenaide

Amanda Wlad,Davi e Maicon

Isadora e LarissaLuana e Karoline

Page 38: its #110teens

Foto

s: Da

nyeM

axFo

togr

afia

ESCOLA

VITOR MIGUEL DE SOUZA

38 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Andressa,Amanda e Joao

7º Serie, Bruna,Hellen e Jessica

Page 39: its #110teens

facebook.com/revistaits 39

Rone e Eduardo

Amabilly,Francine,Franciele,Fernanda,Amanda

Page 40: its #110teens

Foto

s: Da

nyeM

axFo

togr

afia

ESCOLA

LUIZ CANDIDO DA LUZ

40

Sirlei,Brenda e Simone

Lucas 7º Serie Maike

Alunas com o Professor Wanderlei de Historia

Amabilin, Brenda,Maria Eduarda,Sirlei,Simone,Leticia

Victor e Gabriel

Jaqueline e Caroline

Page 41: its #110teens

41

Turma da 8º Serie da E. B. Luiz Candido da Luz

Crislaine,Jheniffer e Nicole 7º Serie Sirlei e Simone

facebook.com/revistaits

Page 42: its #110teens

ESCOLA

OSVALDO MACHADO

42 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Foto

s: Da

nyeM

axFo

togr

afia

Isabely Cristine e Sofia Galuis

Gabriel Falcao, Lucas Eduardo e Victor Cezar

Eduardo, Luiz Eduardo, Vinicius, Gabriel C, Gabriel F e Gabriel M.

Bruno Silva, Guilherme, Alessandro e Ana Claudia

Vitória Sezerino

Luanara Fernandes e Juliana Costa

Page 43: its #110teens

43

Joao Pedro e Atrynit Ana Claudia, Nicole Neves, Valentina Oliveira e Maria Heloisa Magalhães

Turma da 7º Serie da E.B Osvaldo Machado

facebook.com/revistaits

Page 44: its #110teens
Page 45: its #110teens
Page 46: its #110teens

SAIDEIRA

Não sei se a ficha de vocês já caiu, mas estamos no fu-turo! Foi engraçado, mas esses dias eu estava voltando pra casa de carro e um pensamento veio a minha cabeça: “Nossa, estou no controle de uma nave!”. Não que o meu carro seja potente ou algo do gênero, mas simplesmente por estar dirigindo algo que necessita de muita tecnologia para funcionar. E seguindo por essa linha, muitas coisas que antes só eram concretizadas em filmes de ficção, hoje já fazem parte do nosso cotidiano.

É só navegar um pouco pela web que nos deparamos com projetos e lançamentos tecnológicos de cair o queixo! Alguém aí já viu a notícia de que a moto voadora “Aero-

-X” vai ser vendida em 2017? E a televisão de 370 pole-gadas que já esta sendo vendida por meros 4 milhões de reais? Ou os jogos das últimas gerações de vídeo games que até parecem reais, bem diferente dos pixels do Atari ou Mega Drive!

Se o nosso presente é repleto de “futuro”, já pararam pra pensar o que vai ser daqui a 10 ou 20 anos? Talvez car-ros voadores sejam tão comuns e a função de fazer liga-ções para as pessoas seja a última coisa que nós iremos procurar na hora de comprar um smartphone.

Como ninguém tem bola de cristal, o jeito é esperar pelas novas tecnologias! Eu estou ansioso! E vocês?

O FUTURO ÉAGORA

Por Gus Magalhãesinstagram.com/magalhaescwb

46

Se o nosso presente é repleto de “futuro”, já pararam pra pensar o que vai ser daqui a 10 ou 20 anos?

Page 47: its #110teens

Por Gus Magalhãesinstagram.com/magalhaescwb

conteúdo editorial

www.ricmais.com.br/sc

www.ndonline.com.br

em um único lugar.todas as seleções

Informações em tempo real, você encontra aqui

online

Page 48: its #110teens

*Hor

ário

de

Bra

sília

.

Domingos MeirellesRepórter RecordInvestigação Toda segunda, às 22h15*.

*.

Roberto JustusAprendiz Celebridades Toda terça e quinta, às 22h15

Quinze celebridades terão que se superar para

em busca do prêmio de 1 milhão de reais.

O Domingos Meirelles, respeitado jornalista com

coloca o dedo na ferida, revelando a verdade doa a quem doer.

Rafael CortezMe LevaContigoToda sexta, às 22h15*.

Baseado no programa de grande sucesso da TV inglesa, Take Me Out. Um jogo repleto de humor e competição. Trinta lindas garotas e apenas um rapaz disponível. Quem vai se dar bem?

Sabrina SatoProgramada Sabrina

Todo sábado, às 20h30*.

Sabrina vai viajar fazendo matérias especiais e entrevistando artistas nacionais e internacionais. E ainda tem o quadro Meu Marido É o Cara , no qual mulheres vão testar as habilidades de seus parceiros.

*.

Topa um

o Amor

Rodrigo FaroHorado FaroTodo domingo, às 15h15

Diversão, descontração e brincadeiras. Atrações que vão dar o que falar: Acordo?, Isso Eu Faço e Uma Chance para

. Quadros com muita competição, emoção e prêmios para os participantes.

livre

livre

10 a

nos

10 a

nos

10 a

nos

Quer diversão, informação e emoção?

NA RECORD TEM.