itaitinga2009

2

Click here to load reader

Upload: ministerio-publico-do-trabalho

Post on 04-Jul-2015

91 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Itaitinga2009

MUNICÍPIO: Itaitinga COORDENADORA PEDAGÓGICA MUNICIPAL: Edilza Ramos de Sousa Lima AUTORIDADES QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA Abdias Patrício Oliveira – Prefeito Yaponira Maria Chaves do Nascimento – Secretaria de Educação Adriana Morais de Freitas – Secretaria de Ação Social Erivânia Vieira Batista - Coordenadora do PETI Ana Lúcia Gonçalves – Psicopedagoga da Educação Drª. Geovana Sales Monteiro – Secretaria de Saúde Miguel Bessa da Silva – Conselho Tutelar Drª. Socorro Tomás – Sup. Regional do Trabalho no Ceará Cléo Viana – Secretaria de Cultura Erles Martins da Silva – Fundação Cultural Acauã Dr. Andréa Gondim – CREAS ORGÃOS E ENTIDADE QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA Secretaria de Educação Secretaria de Ação Social Secretaria de Saúde Secretaria de Cultura PETI COMDICA CREAS Superintendência Regional do Trabalho no Ceará Conselho Tutelar Fundação Cultural Acauã Dados do Município Quanto aos números municipais, foram 9 escolas participantes, 9 professores, 9 coordenadores pedagógicos e 1.713 alunos envolvidos, chegando a 1.158 o número de trabalhos produzidos.

O Peteca teve início no Município de Itaitinga em março do corrente ano com a

realização da oficina de formação para Coordenadores Pedagógicos e Professores do 6º ao 9º ano. A oficina ocorreu nos dias 04, 05 e 06 do referido mês, no Auditório do Pólo de Atendimento ABC, e envolveu educadores de 9 escolas municipais. Foi um momento de debates, reflexões e muitos questionamentos.

A princípio os educadores ficaram apreensivos com a reação dos pais ao serem indagados pelos filhos sobre o tema, visto que muitas famílias não tem conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), permitindo assim que os filhos trabalhem, às vezes até para ajudar na renda da familiar, principalmente nas famílias carentes.

Diante dessa problemática o trabalho foi iniciado com palestras para os pais esclarecendo todo o programa e sua importância para todos. Com isso os mesmos foram conscientizados que as crianças e adolescentes não devem trabalhar e precisam

Page 2: Itaitinga2009

freqüentar a escola para estudar e garantir um futuro melhor, porque trabalhando eles perdem a infância e podem até adquirir doenças que poderão comprometer toda a sua vida.

No segundo momento, que aconteceu de março a agosto, os professores começaram a desenvolver as atividades com os alunos. Nesse período eles trabalharam o ECA, o vídeo “Você viu a Rosinha?” e a cartilha “Trabalho não combina com Criança”, todos de forma diversificada, com pesquisa, debates, questionamento, visando sensibilizar os alunos da importância de vivenciar a infância e estudar.

Segundo os depoimentos, para alguns alunos trabalhar é bom por que ganham dinheiro, ajudam no orçamento da casa. Eles também colocaram que não fazem denúncia porque pensam que estão prejudicando os colegas e, em alguns casos, omitem o fato de estarem trabalhando, pois não querem deixar a atividade por conta da pouca remuneração que recebem. No desenvolvimento das atividades os alunos foram percebendo que eles precisam se dedicar aos estudos para no momento adequado conseguirem um emprego digno.

Os professores sentiram que os alunos se envolveram muito no Programa, participaram com entusiasmo das atividades e estão mais esclarecidos sobre a exploração do trabalho da criança e do adolescente.

O Dia 12 de junho foi marcado por muitas atividades nas escolas envolvidas no

Programa, como apresentação de peças, músicas, danças e palestras, VCD´s. Para selecionar as melhores atividades do município foi realizado no dia 20 de

agosto de 2009 o Fórum Municipal do Peteca, no qual todas as escolas envolvidas no Programa apresentaram os trabalhos que foram selecionados na culminância final de cada escola. Foi um momento rico, pois a troca de experiências entre as escolas incentivou os alunos a participarem dos projetos, além de fortalecer o entendimento da temática abordada.

Durante todo o desenvolvimento do Peteca nas escolas municipais tivemos uma ótima parceria das entidades públicas e particulares que foram convidados a nos ajudar para fortalecer mais ainda o nosso compromisso de sensibilizar toda a comunidade, que criança precisa brincar, estudar, viver intensamente esta fase tão importante da vida e deixar o trabalho para o momento certo, que é na fase adulta, quando estes através do estudo, já tem conhecimento suficiente para enfrentar o mercado de trabalho e lutar por um emprego digno. PONTOS POSITIVOS - Esclarecimento para pais e alunos sobre o ECA; - Envolvimento dos pais nas temáticas abordada; - No município são poucas crianças e adolescentes que trabalham; - Envolvimento dos órgãos e entidades parceiras. PONTOS NEGATIVOS - Alunos que precisam trabalhar para ajudar em casa; - Desinteresse de alguns alunos pelo Programa; - A opinião dos pais que acham correto a criança ou adolescente trabalhar para ajudar a família.