it 001 britagem

4
BRITAGEM CÓDIGO: IT-001 FOLHA: 1/4 REVISÃO: 00 1. Objetivo: Descrever o processo de Britagem, apresentando as principais atividades, identificando os integrantes responsáveis de cada etapa do processo bem como os meios de controle e monitoramento. 2. Aplicação: Este documento se aplica ao Sistema de Gestão da Qualidade da organização. 3. Responsabilidade: Auxiliar de Produção; Operador de Painel; Operador de Pá Carregadeira; Líder de Equipe. 4. Referências: Citar NR’s, caso existam, sobre a definição dos tipos de areia armazenadas nos silos 5. Principais Atividades: 5.1. Fluxo das Atividades

Upload: edson-nascimento

Post on 07-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: IT 001 Britagem

BRITAGEM

CÓDIGO:IT-001

FOLHA: 1/3

REVISÃO:00

1. Objetivo:Descrever o processo de Britagem, apresentando as principais atividades, identificando os integrantes responsáveis de cada etapa do processo bem como os meios de controle e monitoramento.

2. Aplicação:Este documento se aplica ao Sistema de Gestão da Qualidade da organização.

3. Responsabilidade:Auxiliar de Produção;Operador de Painel;Operador de Pá Carregadeira;Líder de Equipe.

4. Referências:Citar NR’s, caso existam, sobre a definição dos tipos de areia armazenadas nos silos

5. Principais Atividades:5.1.Fluxo das Atividades

5.2.Descrição das Principais Atividades Verificar estoque de matéria-primaConstantemente, verificar o nível de estoque de matéria-prima (brita) para que o mesmo não fique desabastecido e não comprometa o processo de fabricação da argamassa.

Page 2: IT 001 Britagem

BRITAGEM

CÓDIGO:IT-001

FOLHA: 2/3

REVISÃO:00

Sempre que houver necessidade, solicitar ao fornecedor que faça a entrega e mantenha abastecido o galpão.

As demais matérias-primas, tais como: cimento, filler calcário e aditivos, serão abastecidas de acordo com a verificação do nível de cada silo.

Verificar estoque dos silosDiariamente, sempre no início da jornada de trabalho, o Auxiliar de Produção irá verificar o espaço disponível para produção nos 04 silos, sendo que em um silo armazena Areia Grossa, em outro Areia Média, em outro Areia Fina e ou outro fica como reserva de material com areia a ser classificada.

Esta medição pode ser realizada através da corda de medição ou dos sensores de nível instalados nos silos. O Auxiliar de Produção irá registrar a medida realizada nos silos no FM-004 – Start Britagem e entregar ao Operador de Painel que irá fazer os apontamentos no Painel de Produção.

Realizar o Check-List dos equipamentosAntes de funcionar o processo de britagem, realizar inspeção nos equipamentos a serem utilizados no que diz respeito ao seu funcionamento, apontando as informações no REG-004 – Start Britagem.

Verificar a necessidade de Britar Após a medição dos silos, o Operador de Painel, juntamente com o responsável pelo PCP, irão avaliar a necessidade de realizar a Britagem de Material para a produção de Areia para serem armazenadas nos silos.

Em situações específicas, o responsável pelo PCP deverá avaliar o estoque de Areia Fina armazenada no silo. Esta avaliação se faz necessário para verificar a necessidade ou não em descartar a Areia Fina, caso o seu silo esteja cheio e aja a necessidade em se produzir areia média ou grossa.

Antes de definir a realização do descarte da Areia Fina, o PCP juntamente com o setor Comercial deverá avaliar a possibilidade de antecipar a produção de argamassa que utilize este tipo de areia, para que possamos aproveita-la. Esta antecipação não pode impactar no processo de fabricação dos outros tipos de argamassa que utilizem a areia média ou grossa.

Verificar a necessidade de ManutençãoCaso não seja necessário realizar a Britagem, o Operador de Painel juntamente com os responsáveis pela manutenção (elétrica e/ou mecânica), irão verificar a necessidade de realizar manutenção corretiva e/ou preventiva nos equipamentos.

Se não for necessário, reiniciar o fluxo deste processo.

Page 3: IT 001 Britagem

BRITAGEM

CÓDIGO:IT-001

FOLHA: 3/3

REVISÃO:00

Carregar a Moega de AbastecimentoO Operador da Pá Carregadeira irá abastecer a Moega de Abastecimento sempre que a planta estiver em funcionamento e a brita a ser carregada deve ser a mais seca possível, de acordo com inspeção visual do próprio operador.

Realizar a Britagem / Classificar o material / Armazenar material nos silosApós o abastecimento da Moega, a Brita, automaticamente, será transportada ao Britador/Moinho para que o mesmo possa transformar a brita em areia. A areia será transformada em três produtos, conforme apresentado no DOC-001 – Granulometria da Areia.

A velocidade do abastecimento da brita no britador deve ser controlada pelo Operador de Painel. O Operador de Painel deve levar em consideração a Umidade da Brita. Caso a Brita apresente Umidade Alta, a velocidade da esteira de abastecimento deve ser entre 08 e 10 hertz. Em situações onde a brita aparente estar seca, a velocidade da esteira pode variar entre 11 e 16 hertz.

O processo de Britagem também nos fornece um coproduto que é coletado pelo processo de despoeramento gerando o Filler de Granito. Este material é utilizado na Fabricação de Rejunte.

A classificação dos diversos tipos de areia se dará através do processo de peneiramento do material britado, onde existem 02 cortes no peneiramento, que proporcionam a classificação e separação dos tipos de Areia conforme a tabela acima.

Após a moagem e classificação do material britado, as areias são armazenados em silos apropriados, respeitando a classificação apresentada na tabela acima.

Dispor material para fabricaçãoApós o armazenamento do material, o mesmo estará disponível para o processo de fabricação de argamassa, seguindo o estabelecido no Planejamento de Produção da empresa.

6. Meios de ControlePainel de Produção;Índice de perda de matéria-prima;Inspeção Visual no depósito de Brita;Inspeção Visual da Areia durante o processo produtivo;Amostragem da Areia durante o Processo de Produção;Análise de Finura da Areia realizada no laboratório.

7. Monitoramento

Itens a verificar Meios de Monitoramento Periodicidade Responsável

A definir