iraque

17
IRAQUE: UM PAÍS EM BUSCA DE UMA SAÍDA Berço de antigas civilizações, o Iraque se destaca atualmente por sua riqueza petrolífera. País multiétnico, com grandes tensões internas e pretensões de hegemonia regional, envolveu-se recentemente em conflitos com Estados vizinhos. Na atualidade, tem-se constituído no mais persistente desafio às estratégias dos Estados Unidos na região.

Upload: vinicius-coelho

Post on 12-Apr-2017

376 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

IRAQUE: UM PAÍS EM BUSCA DE UMA SAÍDA

Berço de antigas civilizações, o Iraque se destaca atualmente por sua riqueza petrolífera. País multiétnico, com grandes tensões internas e

pretensões de hegemonia regional, envolveu-se recentemente em conflitos com Estados vizinhos. Na atualidade, tem-se constituído no mais persistente

desafio às estratégias dos Estados Unidos na região.

Influências geográficas e históricas

Situado no Oriente Médio, com um área de aproximadamente 434 milKm2 (mais ou menos os estados de SP e PR juntos).Possui uma estreita saída para o golfo pérsico, Chatt al Arab.Sofre múltiplas influências em sua história, sendo as principais oislamismo e a cultura árabe.Nele existem uma grande quantidade de minorias étnicas (turcos,assírios, curdos e etc.).Os curdos são 20% da população e ocupam o norte-noroeste do país.

Curdos

Essa minoria vem resistindo sistematicamente a se integrar ao restodo país e tem lutado para preservar suas tradições culturais.Nas três últimas décadas o governo iraquiano oscila entre concedermaior autonomia e reprimi-los de forma extremamente violenta.O antagonismo entre curdos e iraquianos foi explorado por Irã eTurquia. O auxílio aos curdos foi um dos motivos da guerra entre Irã eIraque.

Conflito entre Irã e Iraque

Iniciado em setembro de 1980 durou quase uma década. Colocou emrisco o comércio internacional de petróleo e a frágil política mundial.O conflito se deu por um disputa pelo controle do canal Chatt al Arab,

Em 1913, uma comissão internacional deu a posse da área ao Iraque,entretanto o Irã não reconheceu tal fato. Em 1937 foi firmado umacordo entre os dois países que dividiu a área ao meio. Apesar doacordo o Iraque nunca ficou satisfeito.

Conflito entre Irã e Iraque

Nas décadas de 1960 e 1970 o Irã chegou a auxiliar rebeliões curdasque ocorriam dentro do território iraquiano.Da mesma forma o Iraque estimulou rebeliões árabes dentro doterritório iraniano.Quando se dá a revolução islâmica no Irã (1979) o quadro político semodifica e o Iraque retoma a questão sobre o Chatt al Arab e acusa ogoverno iraniano de fomentar revoluções similares em outros paísesda região.O governo iraquiano queria se aproveitar do momento.Em setembro de 1980 inicia-se o conflito com uma maciça invasão aoIrã ao longo da fronteira sul.

Conflito entre Irã e Iraque

A guerra estende-se até a o final de 1988. Nesse período o conflito sedesenvolveu com lapsos de tempo em que nada ocorria.A vantagem inicial iraquiana é revertida a há equilíbrio nas ações.A guerra inicia uma fase marítima, com o ataque a navios petroleirosdas duas partes. O Irã ameaça o Estreito de Ormuz.

Tais fatos tornam oconflito internacional.Embarcações de guerraamericanas e europeiascomeçam a escoltarnavios petroleiros, quese destinariam aos doispaíses.

Conflito entre Irã e Iraque

A impossibilidade de vitória por ambos os lados levou a uma acordode paz patrocinado pela ONU.

A nova aventura do Iraque

Inesperadamente o Iraque invade o Kuwait. No dia 2 de agosto de1990. Os motivos são variados e complexos.Durante a guerra com o Irã o Iraque recebeu apoio de muitos paísesdo oriente médio, as superpotências e inclusive o Kuwait.Saddam Hussein era visto como uma figura modernizadora, queserviria como antagonista ao obscurantismo do Irã.

A nova aventura do Iraque - Kuwait

O Iraque recebeu vultosos empréstimos da Arábia Saudita, Kuwait eoutros países do golfo pérsico. Com isso formou uma poderosamáquina de guerra.Seu arsenal compreendia mísseis de longo alcance e armas químicas,proibidas desde o final da primeira guerra mundial.Além disso, Saddam tinha o propósito de se tornar um grande líder dooriente médio.Essa conjuntura coloca um novo inimigo no alvo iraquiano, o Kuwait.

Justificativas para a invasão ao Kuwait

1. O Iraque queria ampliar sua saída para ao Golfo Pérsico.2. Saddam alegava que as fronteiras no mundo árabe haviam sido

estabelecidas arbitrariamente pelas nações imperialistas europeiase que esta divisão visava a criação de territórios pequenos com afinalidade de sabotar o fortalecimento dos Estados árabes.

3. O Iraque devia cerca de 10 bilhões de dólares ao Kuwait.4. O Iraque acusava o Kuwait de extrair petróleo na fronteira entre os

dois países de modo irregular.

Depois de invasão

A comunidade internacional responde através do EUA, que tinhamuitos interesses na região. O barril do petróleo dobra de preço empoucas semanas. Para atuar na questão os americanos traçam umaestratégia.

1. Enviam tropas, aviões, blindados e navios para o Golfo.2. Conclamam outros países a entrar na luta. Em janeiro de 1991,

cerca de 30 países tinham pelo menos pequenos contingentes,incluindo várias nações do mundo árabe.

3. Propuseram um embargo econômico ao Iraque.

No final de 1990, o conselho de segurança da ONU aprovou umaresolução que dá até 15 de janeiro de 1991 para Saddam sair doKuwait.Como última cartada Saddam tenta conclamar os árabes-muçulmanospara uma Jihad, entretanto não tem apoio.

Começa a Guerra – Termina a GuerraEm meados de janeiro de 1991 a coalisão inicia bombardeios aéreosque duram cerca de quarenta dias.O Iraque responde, quase que exclusivamente com ataques a Israel e aArábia Saudita, usando mísseis terra-ar.A partir do final de fevereiro, começam as incursões terrestres contrao exército iraquiano. A resistência foi muito pequena.Em 28 de fevereiro de 1991 um comunicado da Rádio Bagdá anuncia aretirada do Kuwait e o acatamento da resolução da ONU.

Embargo internacional e resistênciaAo final da guerra do golfo foi assinado acordo de paz, neste acordofica estabelecido que o governo iraquiano deveria permitir a inspeçãoe destruição de arsenais de armas de destruição em massa.No entanto, ao longo da década de 1990 governo iraquiano dificultouo trabalho da ONU. Como resposta ocorrem mais bombardeios dacoalisão, que duraram até 1998.

Novo alvo da Guerra ao TerrorApós os atentados de 11 de setembro de 2001 os EUA empreendemuma estratégia geopolítica na luta contra o terrorismo. Estabelece oeixo do mal, onde constam Irã, Coreia do Norte e Iraque.O Iraque é invadido em busca de armas de destruição em massa.Saddam Hussein é deposto, julgado e executado.Hoje, boa parte do território iraquiano está sob domínio de gruposextremistas como o ISIS.