introdução e impacto de clinicalkey

15
Introdução e Impacto de ClinicalKey, O mecanismo de percepção clínica da Elsevier 50 Anos de Crescimento, Inovação e Liderança Um White Paper da Frost & Sullivan www.frost.com

Upload: elsevier-saude

Post on 02-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

O mecanismo de percepção clínica da Elsevier

TRANSCRIPT

Page 1: Introdução e Impacto de ClinicalKey

Introdução e Impacto de ClinicalKey,

O mecanismo de percepção clínica da Elsevier

50 Anos de Crescimento, Inovação e Liderança

Um White Paper da

Frost & Sullivan

www.frost.com

Page 2: Introdução e Impacto de ClinicalKey

Frost & Sullivan

Sumário Executivo.................................................................................................................... 3

O desafio de satisfazer a demanda e reduzir os custos da Saúde .............................................. 4

Sistemas atuais de suporte clínico e suas vantagens e desvantagens........................................ 5

Elsevier ClinicalKey: um mecanismo de "Percepção Clínica”..................................................... 6

Posicionamento, Alvos e objetivos.................................................................................... 6

Avaliação da Frost & Sullivan ........................................................................................... 7

A experiência de "Early Adopters" (usuários pioneiros) de ClinicalKey...................................... 9

Estudo de Caso 1: Johns Hopkins University, Estados Unidos............................................ 10

Estudo de Caso 2: Centro Médico Infantil Gunma , Japão................................................. 11

Estudo de Caso 3: Universidade Estadual Paulista, Brasil................................................. 12

Olhando para as Melhorias Contínuas na Qualidade dos Serviços de Saúde ........................... 12

Conclusões-chave................................................................................................................... 13

Abreviações............................................................................................................................ 14

Fontes.................................................................................................................................... 14

ÍNDICE

Page 3: Introdução e Impacto de ClinicalKey

SUMÁRIO EXECUTIVO

Introdução e Impacto de ClinicalKey, o mecanismo de percepção clínica da Elsevier

3 Frost.com

Como uma empresa de consultoria de crescimento, assessoria e pesquisa, a Frost & Sullivan monitora as tendências em uma ampla gama de mercados de saúde para entender os fatores que impulsionam a adoção de novas soluções e sistemas de TI.

Em 2013, os profissionais da saúde em todo o mundo continuarão a lutar para conciliar a crescente demanda, os orçamentos em queda, aumento de custos e a elevação das expectativas, enquanto os médicos e estudantes de medicina devem manter-se atualizados quando aos avanços tecnológicos, melhorias nos tratamentos, e no desenvolvimento e lançamento de novas drogas.

Foi neste cenário que a Frost & Sullivan avaliou o papel da tecnologia no apoio de decisões clínicas e analisou, particularmente, ClinicalKey, solução da Elsevier.

A plataforma, por meio de sua amplitude de cobertura, autoridade de seu conteúdo e sua velocidade de resposta, oferece o potencial para apoiar os profissionais de saúde e médicos a lidar com uma infinidade de desafios.

As principais descobertas deste estudo foram as seguintes:

Soluções baseadas em tecnologia e, em especial Sistemas de Apoio de Decisões oferecem uma maneira de conciliar o desafio de atender a crescente demanda por cuidados de saúde, e, ao mesmo tempo, gerenciar e reduzir custos crescentes.

Há atualmente uma gama de soluções disponíveis no mercado - de e-books a mecanismos de busca. Porém, cada uma delas oferece apenas uma solução parcial, comprometendo a profundidade, extensão ou confiabilidade da informação que está disponível, ou a velocidade e facilidade de entrega.

A Elsevier lançou uma combinação de banco de dados com mecanismo de busca - ClinicalKey, um "mecanismo de percepção clínica", que visa superar esta lacuna e alavancar novas tecnologias de busca semântica e alavancar também a experiência da empresa no desenvolvimento de conteúdo clínico com o intuito de alinhar-se diretamente com os fluxos de trabalho dos médicos.

O estudo feito pela Frost & Sullivan mostra que ClinicalKey possui o conteúdo (tanto o desenvolvido pela Elsevier quanto aquele extraído de fontes de terceiros) e as funcionalidades para atingir este ojetivo e que a solução está sendo muito bem aceita pelos usuários pioneiros, desde o lançamento, em abril de 2012. Os usuários valorizam, especialmente, a versatilidade, facilidade de uso e abrangência de cobertura das especialidades.

Conforme ClinicalKey continua a ganhar força, há oportunidade para a plataforma fazer uma contribuição concreta para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde através da prestação de informações médicas confiáveis, atuais e oportunas à beira do leito.

Page 4: Introdução e Impacto de ClinicalKey

Frost & Sullivan

O DESAFIO DE SATISFAZER A DEMANDA E REDUZIR OS CUSTOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Soluções tecnológicas de informação clínica oferecem uma maneira de conciliar essas metas aparentemente excludentes

Em seu recente estudo sobre a saúde financeira do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), a Comissão de Auditoria constatou que o número de fundações que estão lutando para equilibrar seus livros aumentou de 13 em 2011 para 31 em 2012.

i Isso é sintoma da situação dos hospitais em muitas partes do mundo, em

particular nos países desenvolvidos, sofrendo com a dupla pressão de aumentar a demanda por cuidados e os crescentes custos da prestação de serviços de saúde.

A posição dos Estados Unidos (EUA) é semelhante. A Lei de Proteção ao Paciente e Serviços de Saúde Acessíveis criada pelo Presidente Obama, que gerou muitos debates em 2010 (PPACA ou "Obamacare" como é conhecida) foi aprovada com o objetivo de aumentar o número de americanos cobertos por planos de saúde e reduzir o custo geral de serviços de saúde. Em 2010, o último ano para o qual existem dados disponíveis, os EUA gastaram mais em saúde do que qualquer outro país, com 17,6 por cento do seu Produto Interno Bruto (PIB) significativamente acima da média de 9,5% da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).

ii

É uma espécie de paradoxo, então, que, apesar dessas pressões financeiras, pacientes e reguladores continuem a esperar melhorias na velocidade de diagnóstico e qualidade do tratamento prestado. No Japão, por exemplo, uma pesquisa da HawkPartners / ICARE revelou que 39 por cento dos entrevistados

iii estavam

insatisfeitos com o sistema de saúde. Isso se compara com um número semelhante de 28 por cento na Alemanha e 27 por cento nos EUA.

Perante este cenário, a pesquisa e cobertura da Frost & Sullivan em todo o setor da saúde mostra que administradores, hospitais, médicos e, de fato, os pacientes procuram cada vez mais soluções tecnológicas inovadoras e sistemas que lhes permitam enfrentar os desafios aparentemente excludentes de redução de custos de médio e logo prazo enquanto, concomitantemente, melhorando a qualidade do atendimento ao paciente, Exemplos selecionados sistemas de TI que estão cumprindo esse fim incluem soluções como Prontuários Eletrônicos (EHR) e "saúde móvel" (mHealth) :

EHR - De uma taxa de aprovação de apenas 12 por cento em 2009 e previsão de penetração de 90 por cento em 2016, a captação de EHR nos EUA será conduzida por mudanças regulatórias e reformas de pagamento juntamente com os benefícios comprovados em pacientes.

iv

mHealth – Ao emergir em um grande mercado em apenas cinco anos, mHealth representa um elemento chave para o futuro dos cuidados de saúde, com soluções como aplicativos de fitness e serviços de texto gerando uma receita de US $ 400 milhões nos EUA em 2012.

v

A área de Apoio à Decisão Clínica (ADC), que Frost & Sullivan define como a prestação de "aplicativos que integram dados de pacientes com uma base de conhecimento e um mecanismo de inferência para produzir resultados específicos ao paciente, como, por exemplo, recomendações de cuidado [... para] apoiar ativamente os profissionais na tomada de decisão clínica"

vi- é outro domínio em que a tecnologia tem e continua

a desempenhar um papel relevante.

"Em muitas partes do mundo, em particular

nos países desenvolvidos, os

hospitais estão sofrendo com a dupla pressão de

aumentar a demanda por cuidados e os

crescentes custos da prestação de serviços de

saúde."

“É uma espécie de paradoxo, então, que,

apesar dessas pressões financeiras, pacientes e

reguladores continuem a esperar melhorias na

velocidade de diagnóstico e qualidade

do tratamento prestado.”

"O desenvolvimento de

uma ferramenta de

apoio à decisão que

fornece respostas

rápidas e confiáveis teria

o potencial de

economizar tempo e

dinheiro, portanto,

melhorando a evolução

dos pacientes."

4 Frost.com

Page 5: Introdução e Impacto de ClinicalKey

5 Frost.com

Introdução e Impacto de ClinicalKey, o mecanismo de percepção clínica da Elsevier

A integração do conteúdo clínico de referência baseado em evidências nestas ferramentas de suporte dão ao médico a possibilidade de aproveitar a literatura confiável em questões específicas do paciente, à beira do leito.

De acordo com um estudo do British Medical Journal (BMJ), uma equipe de pesquisadores observaram 103 médicos em todo o curso de um dia de trabalho. Coletivamente, o grupo colocou 1.101 questões clínicas, das quais dois terços permaneceram completamente sem resposta, enquanto para encontrar respostas adequadas às 400 perguntas que foram consideradas suficientemente críticas para a pesquisa, seria necessário o equivalente a mais de 13 horas; destas, apenas duas resultaram em uma visita à biblioteca.

vii

É claro, portanto, que o desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), o qual os médicos sejam capazes de usar à beira do leito e que forneça respostas rápidas e confiáveis, teria potencial de economizar tempo e dinheiro, além de melhorar a evolução dos pacientes.

SISTEMAS DE APOIO CLÍNICOS ATUAIS E SUAS VANTAGENS

E DESVANTAGENS

De e-books a mecanismos de busca e agregadores, a oferta atual de recursos on-line disponíveis oferecem apenas uma solução parcial para as necessidades

A idéia de um sistema de apoio à decisão clínica (SADC) não é nova.

Ao longo dos anos, é claro, os médicos e estudantes de medicina sempre tiveram acesso a prateleiras incrivelmente abastecidas de livros, jornais e revistas. A força motriz de bibliotecas de hospitais ou universidades - a amplitude e profundidade da abrangência que fornecem - é, no entanto, também a fonte da sua maior fraqueza uma vez que, tal como ilustrado por um estudo da BMJ, o tempo necessário para localizar as fontes mais relevantes e de autoridade torna a sua atualização diária impraticável.

A capacidade de digitalizar o conteúdo e hospedagem on-line mudou radicalmente a forma como os recursos são disponibilizados aos profissionais da saúde. Em particular, o desenvolvimento de SADC "interativos" na década de 1990 começou a crucialmente abordar o que uma pesquisa da Elsevier identificou como "ponto sensível” dos médicos - que a informação médica, até aquele ponto, "só está disponível em forma impressa

." viiii

Hoje, os médicos e estudantes de medicina tem acesso a uma variedade de mecanismos de busca generalistas ou especialista se agregadores que fazem mais avanços. A pesquisa da Frost & Sullivan mostra que todas as soluções on-line que estão atualmente disponíveis no mercado buscam atender a demanda dos médicos por "facilidade de uso" e também melhoraram a velocidade e precisão com as quais o conteúdo relevante é entregue em maior ou menor grau.

Infelizmente, o outro lado da moeda para o acesso acelerado geralmente é uma diminuição na abrangência ou na confiabilidade das informações disponíveis, sendo o conteúdo focado em uma variedade limitada de especialidades ou poucas atividades clínicas.

"A capacidade de digitalizar o conteúdo e hospedagem on-line mudou radicalmente a forma como os recursos são disponibilizados para os médicos.”

“Infelizmente, do outro lado da moeda […] existe uma diminuição na abrangência ou na confiabilidade das informações disponíveis.”

Page 6: Introdução e Impacto de ClinicalKey

6 Frost.com

Frost & Sullivan

“O objetivo de ClinicalKey é fornecer uma solução que

permita aos médicos acessar o “conhecimento da saúde” à beira do leito e integrá-lo em

seus fluxos de trabalho”.

A figura 1 abaixo ilustra as vantagens e desvantagens de uma variedade de recursos SADC a partir das seguintes métricas-chave

Amplitude e profundidade da abrangência

Autoridade do conteúdo

Tempo necessário para cada busca

Facilidade de uso/intuitividade

Imagem 1. Comparação entre as vantagens e desvantagens das ferramentas de referência clínica

Elsevier lança uma combinação de banco de dados com mecanismo de busca que alavanca a experiência e conteúdo, e articula-se para ser alinhada ao fluxo de trabalho dos médicos.

Posicionamento, Alvos e objetivos

Em abril de 2012, a Elsevier lançou ClinicalKey, uma combinação de banco de dados com um mecanismo de busca - um "Mecanismo de percepção clínica." ClinicalKey visa corrigir as deficiências das ferramentas SADC e, através do fornecimento de conteúdo de referência confiável baseado em evidências , revolucionar a maneira como a informação médica é disponibilizada e aplicada por médicos.

O lançamento representa o resultado de meses e, de fato, anos de planejamento e preparação. A Elsevier tem uma presença muito forte na área das ciências da saúde através de suas soluções ScienceDirect e MD Consult. Com ClinicalKey, no entanto, a empresa tem procurado desenvolver esta experiência, combinada com a inserção direta e feedback de mais de 2.000 médicos, para desenvolver uma plataforma única, feita sob medida para atender diretamente às necessidades e requisitos dos médicos.

Fonte: Estudo da Frost & Sullivan

ELSEVIER CLINICALKEY: UM MECANISMO DE "PERCEPÇÃO CLÍNICA”

Sullivan

ABRANGÊNCIA AUTORIDADE TEMPO FACILIDADE

Biblioteca – livros,

periódicos e revisões

clínicas impressos

E-books, periódicos,

revisões clínicas

online

Mecanismos de busca

generalistas

Agregadores ou

mecanismos

específicos de busca

FORTE FRACO

Page 7: Introdução e Impacto de ClinicalKey

7 Frost.com

Introdução e Impacto de ClinicalKey, o mecanismo de percepção clínica da Elsevier

Em particular, o objetivo de ClinicalKey é fornecer uma solução que permita aos médicos acessar o "conhecimento da saúde " à beira do leito e integrá-lo em seus fluxos de trabalho.”

Elsevier publicou uma pesquisa que mostra que os médicos passam a maior parte do seu tempo (mais de 45 por cento) gerenciando os cuidados de um paciente, condição e tratamento. ix ClinicalKey é projetado para acompanhar os médicos em todo este processo e apoiar uma ampla variedade de atividades clínicas - desde, por exemplo, o diagnóstico até os cuidados preventivos, terapêuticos, gerenciamento da doença e prognóstico - independentemente do cenário e da especialidade clínica.

Avaliação da Frost & Sullivan’s

Frost & Sullivan teve acesso a ClinicalKey ao longo de um período de três meses, e teve a oportunidade de avaliar o modo como a solução se desempenha mediante o conjunto de métricas chave referidas acima e em comparação com recursos passados e atuais que estejam disponíveis.

Um resumo de nossas principais conclusões é apresentado na Figura 2 abaixo:

Figura 2. Avaliação de Clinical Key perante os principais pontos sensíveis dos médicos

Amplitude e profundidade da abrangência ClinicalKey oferece acesso direto à vasta coleção de recursos da Elsevier A empresa dispõe de uma variedade impressionante - e fornece acesso ao texto completo - de mais de 500 mil periódicos, 1000 livros e 13.000 vídeos em todas as especialidades médicas e cirúrgicas. Além disso, a Elsevier tem complementado a sua famosa biblioteca da casa (incluindo os conteúdos de Medical and Surgical Clinics of North America, Procedures Consult e Farmacologia Clínica) com acesso a uma seleção de materiais e dados de terceiros de renome, como os resumos de MEDLINE.

Autoridade do conteúdo Os periódicos, livros e conteúdo de vídeo da Elsevier são revisados por

pares e extraídos de conteúdo baseado em evidências. Clinical Key une

todo o conteúdo respeitável e confiável da Elsevier em uma única

plataforma. Além do conteúdo da Elsevier, a plataforma também tem

acesso ao conteúdo confiável de terceiros, incluindo também

clinicaltrials.gov, a base de dados de drogas Gold Standard , materiais de

educação ao paciente de Exitcare e indexação completa de Medline.

Tempo necessário para cada busca Apesar da amplitude e profundidade de abrangência que ele oferece, ClinicalKey distingue-se pela velocidade com a qual o mecanismo de busca é capaz de localizar e entregar as respostas mais clinicamente relevantes. Essa rapidez é facilitada pela funcionalidade Smart Content, com o sistema usando "tags de taxonomia" para permitir que ClinicalKey tenha um "entendimento semântico" do conteúdo que está procurando.

Page 8: Introdução e Impacto de ClinicalKey

8 Frost.com

Isso permite que a plataforma ultrapasse as capacidades de uma "busca

por palavra" padrão e entregue o conteúdo mais clinicamente relevante

para os usuários.

Facilidade de uso/intuitividade A velocidade de ClinicalKey é complementada por sua simplicidade. A interface principal da solução não é diferente de um mecanismo de busca online e é intuitiva em seu uso. Isso, combinado com a a seção abrangente de "dicas e ferramentas", economiza mais tempo, eliminando a necessidade de qualquer treinamento.

Uma outra característica que diferencia ClinicalKey é sua capacidade, ativada pela tecnologia Smart Content proprietária da Elsevier "Merged Medical Taxonomy" (Emmet), que refina e combina taxonomias existentes, como SNOMED CT, RxNorm, ICD-9 e LOINC - para destacar as ligações entre conceitos médicos e conteúdos relacionados que outras ferramentas de apoio à decisão clínica podem perder.

Na prática, isto significa que quando um médico ou um estudante de medicina digita um termo chave em Clinical Key, o mecanismo de busca entrega uma série de opções relacionadas. Inserir “hipertireoidismo,” por exemplo, gera um resultado como "medição do soro T3", que é um exame diagnóstico para a doença, e "ácido iopanóico", uma droga que pode ser utilizada para tratar a doença. Como tal, ClinicalKey já está - como um crítico colocou- "pensando como um médico", apontando diretamente para dados e informações adicionais sobre aspectos específicos do atendimento ao paciente..x

Funcionalidades adicionais A plataforma também se destaca por sua gama de funcionalidades adicionais

Em particular, a Frost & Sullivan reconhece a opção "Presentation Maker" de ClinicalKey e a funcionalidade de envio de e-mail a um-clique como chaves para facilitar a colaboração entre médicos e, de uso especial para estudantes de medicina e professores no preparo/e ou ensino de aulas.

A plataforma também será "personalizável". A funcionalidade atual permite que usuários salvem buscas e, portanto, poupem ainda mais tempo.

Juntas, essas três funcionalidades complementares permitem que

ClinicalKey apoie os médicos além de seu foco principal no gerenciamento

de pacientes e que agregue valor a um segundo fluxo de trabalho

relevante: "o desenvolvimento profissional." A pesquisa sugere que os

médicos gastam quase 25 por cento de seu tempo "compartilhando

informação" em apresentações internas e externas e comitês, e

"mantendo-se atualizado." xi Estas são tarefas que, embora menos

freqüentes do que o trabalho do dia-a-dia de planejamento e execução de

planos de cuidados, precisam de acesso à informação médica confiável.

Frost & Sullivan

Fontes: Elsevier/ClinicalKey,Estudo da Frost & Sullivan

Page 9: Introdução e Impacto de ClinicalKey

9 Frost.com

Introdução e Impacto de ClinicalKey, o mecanismo de percepção clínica da Elsevier

A EXPERIÊNCIA DE "EARLY ADOPTERS"ndt DE CLINICALKEY

Desde o seu lançamento em abril de 2012, ClinicalKey já começou a trazer benefícios tangíveis para os clientes, tendo os médicos elogiando em uníssono a abrangência da ferramenta

Baseado nessa avaliação, é claro que ClinicalKey tem o conteúdo necessário e as funcionalidades para causar um impacto tangível em médicos e estudantes de medicina. Frost & Sullivan, no entanto, testou seu estudo, falando com uma série de "early adopters" nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico a fim de entender as formas através das quais ClinicalKey está sendo implantado e as vantagens, em termos concretos, que seu uso está começando a trazer.

O feedback foi muito positivo.

A pesquisa da Frost & Sullivan mostrou que as capacidades e características que os entrevistados optaram por destacar como mais benéficas variaram de acordo com o cargo de cada entrevistado dentro da organização. Até certo ponto, isso em si é testemunho do fato de que a Elsevier - alinhada com seus objetivos - foi capaz de desenvolver uma solução que está em sintonia com os principais fluxos de trabalho dos profissionais de saúde e fornece suporte em diferentes especialidades e áreas clínicas.

Em especial, como ilustrado em maior detalhe nos seguintes estudos de caso selecionados, é notável que aqueles indivíduos com cargos de bibliotecário ou funções de informação valorizam a amplitude e a profundidade da abrangência, os médicos tendem a elogiar a velocidade e a precisão das funcionalidades de busca Smart Content, enquanto aqueles em um cargo de ensino ou pesquisa acham que a variedade de formatos de conteúdo e capacidade de compartilhamento fácil de conteúdo resulta em ganhos de tempo e eficiência.

É importante notar também que, entre as instituições, há um senso comum de que a decisão de adquirir ClinicalKey em primeira instância, foi impulsionada por um desejo de consolidar os recursos, muitas vezes díspares,de apoio à decisão clínica. Como um entrevistado da Universidade Johns Hopkins colocou, sucintamente, "ClinicalKey integra o conteúdo em uma única caixa", uma declaração que realça novamente a abrangência das informações que ele fornece .

Nota do tradutor – Usuários pioneiros, os primeiros adotantes de uma nova tecnologia.

Page 10: Introdução e Impacto de ClinicalKey

10 Frost.com

Frost & Sullivan

Estudo de Caso 1. Johns Hopkins University, Estados Unidosxii

“ClinicalKey amplia [os

recursos] que nós temos

.... [é] mais fácil de usar,

integrando todo o

conteúdo... em uma única

caixa."

John Hopkins University, Estados Unidos

Centro de renome mundial para o atendimento ao paciente , pesquisa e educação

Usando o ClinicalKey...

Frost & Sullivan falou com um diretor associado da biblioteca de medicina da Universidade Welch, que recentemente adquiriu ClinicalKey como parte de um processo mais amplo de simplificação do número de sistemas que os alunos e os médicos usam. De fato, a amplitude da abrangência que está incluída e, em particular, o número de e-books disponíveis foi um fator na decisão de implantar ClinicalKey.

Na Johns Hopkins, os bibliotecários são chamados de informacionistas e são "inclusos em campo", acompanhando médicos em suas rotinas. Esta proximidade com os pacientes permitiu ao entrevistado observar a maneira como ClinicalKey é mais "orientada para a prática ao invés da teoria." Em particular, ela notou a maneira como as funcionalidades de busca do Smart Content permitirá aos médicos localizar rapidamente e digitalizar o conteúdo mais relevante para uma pergunta clínica específica.

Diretor Associado,Biblioteca Médica Welch, Johns Hopkins University

Fontes: Johns Hopkins University, estudo da Frost & Sullivan

Page 11: Introdução e Impacto de ClinicalKey

11 Frost.com

Introdução e Impacto de ClinicalKey, o mecanismo de percepção clínica da Elsevier

Estudo de Caso 2. Centro Médico Infantil Gunma , Japãoxiii

“[Nós] não comparamos

Clinical Key com outros

produtos porque possui

texto completo de todas

as revistas e periódicos

que queremos ler.”

Centro Médico Infantil Gunma

Hospital pediátrico diversificado com 150 leitos no Japão

Usando ClinicalKey ...

A Frost & Sullivan falou com um médico no Centro Médico Gunma, que, como um especialista em hematologia e oncologia pediátrica, foi uma das principais forças motrizes por trás da decisão do hospital em adquirir ClinicalKe. Foi neste departamento, assim como no departamento de Alergia e Imunidade infecciosa, que a plataforma foi testada na segunda metade de 2012. Agora, ClinicalKey é usada por 40 médicos e foi selecionada com base na sua oferta de ser uma única solução para as necessidades dos médicos.

Além de proporcionar um benefício tangível no cotidiano, o entrevistado informou que a decisão de implantar ClinicalKey também foi baseada na avaliação do retorno positivo sobre o investimento na plataforma.. Este foi tanto em termos de sua capacidade de abrir o acesso a uma ampla variedade de recursos de maneira eficiente, como também para apoiar a atração e retenção de residentes através do fornecimento de melhores recursos na sala de aula e instalações.

Médico, Centro Médico Infantil Gunman

Fontes: Centro Médico Infantil Gunman estudo da Frost & Sullivan

Page 12: Introdução e Impacto de ClinicalKey

12 Frost.com

Frost & Sullivan

Estudo de caso 3. Universidade Estadual Paulista, Brasilxiv

"O mecanismo de busca é fácil de usar ... rápido, intuitivo ... ele entrega

conteúdo mais abrangente [do que as

plataformas que usei no passado] ..."

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil

Uma das maiores e mais prestigiadas universidades estaduais do Brasil

Usando Clinical Key...

A Frost & Sullivan conversou com um experiente professor pediatra da UNESP, que vem usando Clinical Key nos últimos seis meses. Ela descreveu a forma como utiliza a plataforma em seu trabalho. Como o foco de seu trabalho é o ensino, ela encontra uma variedade de tipos de conteúdo (por exemplo: imagens, vídeos, apresentações) muito valiosos no preparo e durante as aulas. Ela também realçou a forma como é capaz de acessar livros completos e compartilhar material facilmente entre colegas e estudantes como um dos pontos diferenciais entre outras soluções.

Fazendo uso de ClinicalKey por cinco horas a cada semana, a entrevistada acredita que ClinicalKey aumentou a produtividade global e permitiu que ela "ganhasse várias horas" por mês.

Professor Pediatra, UNESP

Fontes: UNESP, estudo da Frost & Sullivan

Acesso maior e melhor para informação médica confiável, oportuna e atualizada a beira do leito tem um papel fundamental na condução de normas e melhorias na evolução dos pacientes. Através destes exemplos, fica claro que ClinicalKey já está trazendo vantagens para as centenas de profissionais de saúde que atualmente têm acesso à solução e às instituições em que trabalham. Na verdade, a Frost & Sullivan percebeu uma noção muito clara de otimismo entre as pessoas com quem conversou – com familiaridade e adoção do site – de que os benefícios que ClinicalKey ofereve continuarão a aumentar ao longo do tempo. Num sentido mais amplo, é claro, um maior e melhor acesso à informação clínica relevante à beira do leito terá um impacto mais significativo, além dos potenciais ganhos de eficiência, em termos de prestação de cuidados de saúde de melhor qualidade.

A pesquisa da Frost & Sullivan mostra que a implementação de ferramentas de apoio à decisão clínica provou ser eficaz na melhoria da evolução dos pacientes através, por exemplo, da redução de eventos adversos e erros de medicação, enquanto a capacidade de consultar informações médicas atuais, confiáveis e em momento oportuno permite que os médicos evitem exames desnecessários e possam acelerar o diagnóstico e tratamento para os pacientes sob seus cuidados.

OLHANDO PARA MELHORIAS CONTÍNUAS NA QUALIDADE DE

SERVIÇOS DE SAÚDE

Page 13: Introdução e Impacto de ClinicalKey

13 Frost.com

Introdução e Impacto de ClinicalKey, o mecanismo de percepção clínica da Elsevier

CONCLUSÕES PRINCIPAIS

Há fortes motivos teóricos para acreditar que maior acesso à informação clínica relevante para os profissionais de saúde à beira do leito pode se traduzir em melhorias na qualidade dos cuidados da saúde, segurança do paciente e eficiência organizacional - e há um crescente conjunto de evidências que sugerem que esta promessa é traduzida na prática. Inúmeras avaliações de SADC foram feitas, mas talvez a avaliação mais abrangente até o momento seja a "revisão sistemática" por Garg, et al. Este estudo frequentemente citado demonstra, através de 100 ensaios controlados randomizados e não-randomizados, que a presença de um SADC tem um efeito benéfico no desempenho do profissional médico em mais de 70 por cento dedos casos.

xv

Apesar desta evidência persuasiva, a pesquisa da Frost & Sullivan mostra que, enquanto os SADC foram implantados com sucesso em muitos departamentos, seu potencial completo ainda será percebido a níveis nacionais e regionais nos EUA e outros países. Os níveis relativamente baixos de adoção generalizada podem ser explicados por uma série de fatores gerais, incluindo:

A contínua falta de conscientização dos órgãos de saúde e dos governos quanto aos benefícios que os SADC podem trazer

As dificuldades de conexão entre os SADC e a grande variedade de sistema de TI atualmente implantados dentro e entre especialidades, departamentos e organizações.

O trabalho da Frost & Sullivan no ambiente de ADC demonstra, contudo, que as restrições mais significativas para uma maior implantação têm sido a falta de uma "base comum de conhecimento clínico" e a "variabilidade da acessibilidade" de soluções, em outras palavras, "a dificuldade em encontrar o conhecimento mais clínico útil e intervenções de apoio à decisão para atender a uma necessidade específica."

xvi

O lançamento de ClinicalKey, da Elsevier, através da combinação de um vasto volume de conteúdo oficial, com velocidade superior e facilidade de acesso, atende a este desafio e tem o potencial de servir como um ponto decisivo no desenvolvimento do mercado de ADC e, mais importante, contribuir de forma decisiva em melhorias na qualidade do atendimento ao paciente.

Page 14: Introdução e Impacto de ClinicalKey

14 Frost.com

Frost & Sullivan

ABREVIAÇÕES

FONTES

BMJ

ADC

SADC

CMC

SAD

EHR

EMMeT

PIB

mHealth

NHS

OCDE

POC

PPACA

UNESP

EUA

I “NHS Financial Year 2011/12,” Audit Commission, Setembro 2012

II “OECD Health Data 2012,” Organization for Economic Co-operation and Development, Outubro 2012

III “Global Patient Pulse,” HawkPartners/ICARE, Fevereiro 2012

IV “U.S. Hospital HER Market,” Frost & Sullivan, Outubro 2011

V “Analysis of the North American Telehealth Industry,” Frost & Sullivan, Agosto 2012

VI “Clinical Decision Support Systems; The Time Has Come …,” Frost & Sullivan, Setembro 2009

VII “Watson and Healthcare” (quoting the British Medical Journal), Abril 2011

VIII“Physician Workflow and Information Usage,” Reed Elsevier, Abril 2011

IX Ibid. viii

X “Medical Search Engine Shootout”; Information Week Healthcare; Fevereiro 2012

XI Ibid. viii

xII http://www.jhu.edu/

XIIIhttp://www.gcmc.pref.gunma.jp/

XIV http://www.unesp.br/

XV “Effects of Computerized Clinical Decision Support Systems on Practitioner

Performance and Patient Outcomes: a Systematic Review,” Garg A. et al., University of Western Ontario, Março 2005

XVI “Clinical Decision Support Systems Markets in North America and Europe,”

Frost & Sullivan, Dezembro 2009

British Medical Journal

Apoio à Decisão Clínica

Sistema de apoio à decisão clínica

Centro Médico Infantil

Sistema de Apoio À Decisão

Prontuários Eletrônicos

Elsevier Merged Medical Taxonomy

Produto Interno Bruto

Saúde móvel (mobile healthcare)

Serviço Nacional de Saúde

Organização para a Cooperação e

Desenvolvimento

Beira do leito

Lei de Proteção ao Paciente e Serviços de

Saúde Acessíveis

Universidade Estadual Paulista

Estados Unidos da América

Page 15: Introdução e Impacto de ClinicalKey

Auckland Bahrain Bangkok Beijing Bengaluru Bogotá Buenos Aires Cape Town Chennai Colombo

Dubai Frankfurt Iskander Malaysia/Johor Bahru Istanbul Jakarta Kolkata Kuala Lumpur London Manhattan Mexico City Miami Milan

Mumbai Moscow Oxford Paris Pune Rockville Centre San Antonio São Paulo Seoul Shanghai Shenzhen Silicon Valley

Singapore Sophia Antipolis Sydney Taipei Tel Aviv Tokyo Toronto Warsaw Washington, DC

Silicon Valley

331 E. Evelyn Ave. Suite 100

Mountain View, CA 94041

Tel 650.475.4500

Fax 650.475.1570

877.GoFrost • [email protected] http://www.frost.com

A Elsevier é um líder mundial em produtos de informação científica, técnica e médica e serviços. A empresa trabalha em parceria com as comunidades globais de ciência e saúde para publicar mais de 2.000 periódicos, incluindo The Lancet e Cell, e aproximadamente 20 mil títulos de livros, incluindo as obras de referência mais importantes de Mosby e Saunders. As soluções online da Elsevier incluem ScienceDirect, Scopus, Reaxys, ClinicalKey e Mosby’s Nursing Suite, que aumentam a produtividade da ciência e os profissionais de saúde, e o SciVal Suite e MEDai’s Pinpoint Review, que ajudam instituições de pesquisa e de saúde a fornecer melhores resultados de forma mais econômica.

Uma empresa global com sede em Amsterdã, a Elsevier emprega 7.000 pessoas em todo o mundo. A empresa faz parte do Reed Elsevier Group PLC, uma líder mundial em soluções de informação profissional nos setores de Ciência, Medicina, Jurídico, Risco e Negócios, que é propriedade conjunta da Reed Elsevier PLC e Reed Elsevier NV. Os símbolos das ações são REN (Euronext Amsterdam), REL (Bolsa de Londres), RUK e ENL (Bolsa de Nova Iorque).

Frost & Sullivan, a Companhia de Parceria de Crescimento, trabalha em colaboração com clientes para

alavancar inovações visionárias que abordam os desafios globais e oportunidades de crescimento que vão

criar ou quebrar participantes atuais do mercado. Por mais de 50 anos, desenvolvemos estratégias de

crescimento para as empresas da lista Global 1000, negócios emergentes, o setor público e a comunidade de

investimento. A sua organização está preparada para a próxima onda de convergência profunda da indústria,

tecnologias disruptivas, aumento da intensidade competitiva, megatendências, as melhores práticas

inovadoras, mudanças nas dinâmicas dos clientes e economias emergentes? Entre em contato conosco: Inicie

a conversa.

Para obter informações sobre permissão, entre em contato com:

Frost & Sullivan

331 E. Evelyn Ave. Suite 100

Mountain View, CA 94041

SOBRE A ELSEVIER

SOBRE A FROST & SULLIVAN

San Antonio

7550 West Interstate 10, Suite 400

San Antonio, Texas 78229-5616

Tel 210.348.1000

Fax 210.348.1003

London 4, Grosvenor Gardens, London SWIW ODH,UK Tel 44(0)20 7730 3438 Fax 44(0)20 7730 3343