introdução à física

1

Click here to load reader

Upload: quantaadriano

Post on 11-Jul-2015

829 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Introdução à física

INTRODUÇÃO À FÍSICA

A FÍSICA é a ciência das coisas naturais, cujo objetivo é a formação de leis que regem os fenômenos da natureza, através da observação e de experimentos. Fenômeno: qualquer transformação que ocorre com a matéria. - Fenômeno Físico: não altera a natureza dos corpos. Exemplo: corte de uma folha de papel. - Fenômeno Químico: altera a natureza dos corpos. Exemplo: queima de uma folha de papel.

Ramos da Física Mecânica: Estuda os movimentos. Está dividida em: Cinemática, Dinâmica, Estática, Gravitação e Hidrostática. Termologia: Estuda o calor e os fenômenos térmicos. Óptica: Estuda a luz e os fenômenos luminosos. Ondulatória: Estuda os fenômenos físicos envolvendo os diversos tipos de ondas. A Acústica faz parte desse estudo. Eletricidade e Magnetismo: Estuda os fenômenos elétricos e magnéticos, fundamentados nas propriedades das cargas elétricas e dos ímãs.

Grandeza Física É tudo aquilo que pode ser medido, associando-

se um valor numérico e uma unidade de medida. Exemplos: comprimento, tempo, massa, velocidade aceleração, força, energia, temperatura, carga elétrica, etc.

Tipos de grandezas: Grandeza Fundamental: grandeza primitiva. Exemplos: comprimento, tempo, massa, temperatura, etc. Grandeza Derivada: grandeza definida por relações entre as grandezas fundamentais. Exemplos: velocidade, aceleração, força, etc. Grandeza Escalar: fica perfeitamente caracterizada pelo valor numérico e pela unidade de medida; não se associa às noções de direção e sentido. Exemplos: tempo, massa, temperatura, energia, etc. Grandeza Vetorial: necessita, para ser perfeitamente caracterizada, além de valor numérico e unidade de medida, de direção e sentido. Exemplos: velocidade, aceleração força, impulso, quantidade de movimento, etc.

Unidades de Medidas Medir uma grandeza física significa compará-la

com uma outra grandeza de mesma espécie, tomada como padrão. Este padrão é a unidade de medida. No Brasil, o sistema de unidades oficial é o Sistema Internacional de Unidades (S.I.), ou sistema MKS.

Grandezas Fundamentais da Mecânica:

comprimento, massa, tempo

UNIDADE DE COMPRIMENTO NO S.I.: metro (m) UNIDADE DE MASSA NO S.I.: quilograma (kg)

UNIDADE DE TEMPO NO S.I.: segundo (s)

Notação Científica

É a representação de um número escrito em forma de potência de dez, útil para números muito pequenos ou muito grandes. Consiste em escrever o valor de uma grandeza com um número compreendido entre 1 e 10, multiplicado pela potência de dez adequada.

Caso geral: a.10n, onde 1 ≤ |a| < 10 e n ∈ Z (conjunto dos números inteiros).

Exemplos de notação científica: Carga elétrica elementar ------------------- 1,6 x 10-19 C Número de Avogadro ------------------------ 6,02 x 1023 Velocidade da luz no vácuo ---------------- 3 x 108 m/s Ano-luz ------------------------------------------ 9,46 × 1015 m Observação: - Quando se desloca a vírgula para a esquerda, soma-se 1 unidade no expoente da potência de dez a cada casa decimal. - Quando se desloca a vírgula para a direita, subtrai-se 1 unidade no expoente da potência de dez a cada casa decimal.

Ordem de Grandeza

É um valor estimativo da potência de 10 mais próxima de um número. Observação: - Se o número que acompanha a potência de dez for menor ou igual a 5, multiplica-se a potência de dez por 10 0. - Se o número que acompanha a potência de dez for maior que 5, multiplica-se a potência de dez por 10 1.

Exemplos de ordem de grandeza: Carga elétrica elementar 10-19 C Número de Avogadro 1024 Velocidade da luz no vácuo 108 m/s

Algarismos Significativos

É o conjunto de algarismos corretos de uma medida, mais um último algarismo, que é o duvidoso. Quanto maior o número de algarismos significativos, mais precisa é a medida. Observação:

• Zeros à direita são algarismos significativos; zeros à esquerda não são.

• Para números escritos em notação científica, a potência de dez não é contada como algarismo significativo.

• Zeros que surgem em decorrência de conversões de unidades não são algarismos significativos, pois não modificam a precisão de uma medida. Portanto, os algarismos significativos devem ser

contados da esquerda para a direita, a partir do primeiro algarismo diferente de zero.