introdução a cidade moderna

13
Docente: Sérgio Lisboa UNIVERSIDADE METODISTA DE ANGOLA H. Urbanismo – 4º ANO FACULDADE DE ARQUITECTURA E URBANISMO ANO 2012 Cidade Moderna Introdução à cidade moderna Grupo IV

Upload: kahina-ferreira

Post on 05-Aug-2015

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Uma apresentação sobre a cidade moderna, sua origem, princípios, estrutura... novos materias, a diferênça da cidade moderna à cidade tradicional.

TRANSCRIPT

Page 1: Introdução a Cidade Moderna

Docente: Sérgio Lisboa

UNIVERSIDADE METODISTA DE ANGOLA H. Urbanismo – 4º ANO FACULDADE DE ARQUITECTURA E URBANISMO

ANO 2012

Cidade ModernaIntrodução à cidade moderna

Grupo IV

Page 2: Introdução a Cidade Moderna

Introdução à c idade moderna

•Introdução•A questão do alojamento•Funcionalismo e Zoneamento•A questão fundiária•O Fascínio pelos Edifícios Isolados•Ruptura com a história•Os novos materiais e Tecnologias•Conclusão

Índice

Page 3: Introdução a Cidade Moderna

Introdução à c idade moderna

A urbanística moderna surge como uma nova forma de se fazer cidade totalmente diferente da cidade tradicional. Rompendo desta forma com os princípios e ideais da cidade tradicional, sua morfologia, organização, estética e funcionamento.

o aspecto mais importante na urbanística moderna é a habitação, devido a importância de alojamento como principal problema urbanístico do período pós-guerra.

Introdução

Cidade Tradicional

Cidade Moderna

•1ºSituação Ante/pós colonização: A rede urbana angolana, era um todo harmonioso que respondia bem as necessidades do território e aos seus rítmos de crescimento; Após a colonização, a situação alterou-se substancialmente, visto que a cidade foi planeada para um determinado número de habitantes e com o passar do tempo cresceu desproporcionalmente e não acompanhou o crescimento urbano, sendo que, em termos de infraestruturas urbanas quer em termos de criação de emprego nada se fez.

Page 4: Introdução a Cidade Moderna

Introdução à c idade moderna

De acordo com Benévolo há 3 vectores fundamentais sobre a cidade moderna:

O vector que estuda as áreas standards do fogo.

O vertor que aborda essencialmente os aspectos quantitativos e distributivos.

O vector de investigação sobre a cidade.

Page 5: Introdução a Cidade Moderna

Introdução à c idade moderna

Na cidade moderna o alojamento e as tipologias da sua agregação é que determinam as formas urbanas e deixa-se de se tratar de desenho urbano que é o objecto em estudo. Os resultados mostram-nos que é um grande erro a nível de morfologia do terreno e conceito.

Unidade Habitacional –Prenda,Lunda

Unidade Habitacional (Panta) –Prenda,Lunda

Page 6: Introdução a Cidade Moderna

Introdução à c idade moderna

na cidade de lunda Hoje em dia a cidade de Luanda em contar-se com os mesmo problemas já amas de 50 anos atras por não se ter levado encontra os três vector que Benévolo menciona Unidade Habitacional –Zango

Unidade Habitacional –Kilamba Kiaxi

Page 7: Introdução a Cidade Moderna

Introdução à c idade modernaFuncionalismo e

Zoneamento

Funcionalismo e Zoneamento  A simplificação dos problemasDevidos os problemas gerados nas cidades oitocentistas e novecentistas, a urbanística moderna preocupa-se pela boa arrumação e distribuição do uso de solo.

Baseando num vector fundamental de planeamento “a carta de Atenas”, a partir dela as cidades modernas eram organizadas mediante a sua função sendo elas: Habitação, Trabalho, Lazer, criando o caracter de zonamento.

Unidade Habitacional –Zango

Page 8: Introdução a Cidade Moderna

Introdução à c idade moderna

vista panoramica cidade do kilamba kiaxeplan voisin de le corbusier.

Page 9: Introdução a Cidade Moderna

Introdução à c idade moderna

A questão fundiáriaParcelamento e solo público

A divisão do solo e caracterizado do privado ao público.O estado ou as municipalidades são os órgãos que tem o poder do solo, por compra ou por expropriação.

Notamos na nossa cidade o mesmo sistema implementado, em que o governo é o responsável da distribuição de parcelas de terra para a implantação de projectos quer público ou privado.

Page 10: Introdução a Cidade Moderna

Introdução à c idade moderna

Luanda-Viana e Zango l

Divisão de parcelas

Ocupação de solo

As conferências de CIAM (isto depois da segunda guerra mundial) foi o melhor método que os governos e os arquitectos e urbanistas encontraram para fazer as correções e a implementação de novas técnicas, passando urbanização formal para urbanização moderna, já que na urbanização formal dava-se mais primazia nos projectos privados, em quanto que na urbanização moderna dá-se a primazia em Projecto com espaços livres e público com o propósito de uma vivência coletivas.

Page 11: Introdução a Cidade Moderna

Introdução à c idade moderna

Page 12: Introdução a Cidade Moderna

Introdução à c idade moderna

Page 13: Introdução a Cidade Moderna

Introdução à c idade moderna