integramos - soluciones logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão...

57
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 Movendo o futuro INTEGRAMOS

Upload: lyanh

Post on 16-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016

Movendo o futuroINTEGRAMOS

Page 2: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

2016

Page 3: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

Sobre este relatório

05

2009-2010

2011-2012

2013

2014

2015

Nossa Missão Fornecer soluções logísticas especializadas por segmento de atividade que proporcio-nem valor, desenvolvendo benefícios de excelência e reafirmando nossa liderança no mercado argentino de operações logísticas.

Nossa Filosofia Liderança

A marca ANDREANI

baseia-se em nossa filosofia

e valores

Atuamos com profundo com-promisso de serviço, nos com-prometemos com o negócio de nossos clientes, nos dedicamos para compreender suas neces-sidades logísticas e em ofere-cer-lhes soluções eficientes.

Privilegiamos o trabalho em equipe, desenvolvendo objetivos compartilhados, favorecendo um clima de relações interpes-soais e intergrupais de confiança, respeito e solidariedade, e maxi-mizando a contribuição indivi-dual para o todo.

Nos orientamos para as mel-hores práticas para alcançar um alto grau de transparência, profissionalismo e eficiência.

Ser reconhecida como uma empresa susten-tável, de crescimento sustentado, altamente eficiente, profundamente humana e social-mente responsável; referência no mercado de operações logísticas na região e conhecida por seu compromisso com as gerações presentes e futuras.

Esta cultura empresarial nos permitiu crescer de forma constante e alcançar uma liderança reconhecida na terceirização de operações logísticas em nosso país, onde conseguimos uma importante participação em setores industriais de produtos como: laboratórios farmacêuticos, tecnologia e telecomuni-cações, entre outros. Simultaneamente, nosso desenvolvimento no segmento de correio nos permitiu a posição como um dos principais operadores para entregas e gerenciamentos no canal doméstico.

Estamos comprometidos com o negócio de nossos clientes, interpretamos suas necessi-dades e nos aprofundamos nos mercados envolvidos. Desta maneira, construímos relações de confiança mútua e nos envolve-mos em suas cadeias de valor, empregando as melhores práticas, inovando e investindo permanentemente em infraestrutura de serviços, segurança e tecnologia da infor-mação para oferecer serviços eficientes e de qualidade.

Somos flexíveis para nos adap-tar às necessidades de nossos clientes e às transformações que nos propõe o ambiente.

Incentivamos o desenvolvimen-to pessoal e profissional de todos os nossos empregados.

Nos esforçamos para otimizar a rentabilidade sustentável do negócio.

A inovação é nossa aliada permanente para antecipar as mudanças e responder com criatividade, tenacidade e otimismo os desafios colocados no mercado.

Reconhecemos a cultura do esforço, como motor e garantia de superação.

Atuamos com responsabilida-de social com foco em manter um equilíbrio adequado entre todos os grupos de interesse: clientes, empregados, fornece-dores, acionistas, mercado, comunidade, Governo e gerações futuras.

Nossa Visão

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10 Nós todos construímos e contri-buímos para a Qualidade, contribuindo do nosso lugar para superar as expectativas e requisitos de nossos clientes.

04

Pelo oitavo ano consecutivo informamos ações, programas e desempenho da nossa gestão de sustentabilidade, incluindo também a nossa visão a longo prazo. Este Relatório de Susten-tabilidade 2016 inclui informações das empresas que com-põem o Grupo Logístico Andreani: Andreani Logística S.A., Correo Andreani S.A., Sherwood S.A. (as três empresas com sede na Argentina) e Andreani Logística Ltda. (Brasil).

Para a elaboração deste documento, contamos com o apoio da Direção da empresa e o trabalho de todas as áreas que com-põem a Equipe de Relatórios, que levantam e sistematizam os resultados da nossa gestão e os aspectos do negócio que são importantes para os grupos de interesse.

Realizamos o Relatório de Sustentabilidade 2016 do Grupo Logístico Andreani seguindo diretrizes internacionais para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. Para esta edição, consideramos 10 princípios do Pacto Global das Nações Unidas apresentado no ano de 2015, incorporamos o Guia G4 de Inicia-tiva de Relatório Global (GRI), alcançando a opção Essencial "de conformidade" com o Guia. Embora este documento não tenha modificações significativas quanto ao alcance da versão ante-rior, a incorporação deste Guia supõe a adequação dos dados apresentados anteriormente para as exigências deste guia.

Este Relatório de Sustentabilidade 2016 e edições anteriores estão disponíveis em: www.andreani.com.br

Page 4: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

INDICE

Mensagem do Nosso Presidente

Destaques do ano de 2016

09

O Grupo Logístico Andreani

Conquistas de 2016 e desafios 2017

Governo Corporativo

Sustentabilidad, Materialidade e Stakeholders

Ética e Transparência

15

22

24

26

34

10

Desempenho Econômico

Gestão da cadeia de abastecimento

Melhoria contínua em tecnologias e procesos

Nossos clientes

Transporte Sustentável

Inovação

56

58

60

65

69

73

Integraré nossa

identidade 13

A equipe

Desenvolvimento, Treinamento e Educação

Cultura, Comunicação e Clima

Direitos Humanos

Segurança e Saúde

Relações de Trabalho

38

41

47

48

49

53

37

Integraré incluir

Integraré melhorar

e inovar

55

A gestão ambiental

Utilização de recuros

Energia e Emissões

Investimento para A redução de impactos

76

79

81

83

Integraré gerarpráticas

sustentaveis75

Fundação Andreani

Cultura

Educação

Logística Solidária

Apoios e Iniciativas

88

89

90

92

93

Integraré promover

redes

87

Índice GRI e Comunicação sobre o Progresso

Contato com o Grupo Logístico Andreani

94

106

0706

Page 5: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

08

Uma logística sustentável é um compromisso inteligente

Oscar A. AndreaniPresidente Grupo Logístico Andreani

Novamente compartilhamos os resultados dos programas e orientações de gestão que definiram 2016 como um ano de fortes avanços em relação à sustentabilidade. Consideramos que a visão susten-tável da gestão empresarial é hoje um compromis-so inteligente com o presente, que projeta a empresa e suas cadeias de valor para o futuro. Esse compromisso é o que sustenta nossos objetivos, vinculados com equipes de trabalho, investimen-tos, inovação e impacto. No que diz respeito às nossas equipes de emprega-dos, definimos uma Proposta de Valor que visa gerar mecanismos de afiliação, compensações e benefícios acompanhados por ferramentas para esclarecer a contribuição individual para a estraté-gia da empresa. Adicionalmente, lançamos o Programa Jovens Profissionais e criamos o Centro de Formação Operacional (CFO) com Treinadores Operacionais escolhidos internamente. Considerando a segurança e a saúde de cada pessoa que trabalha com nossos processos, imple-mentamos Comitês de Segurança em Logística e Correio e inauguramos a Semana da Segurança. Este último evento permitiu sensibilizar as equipes da Argentina e Brasil sobre os diferentes temas que fazem a prevenção de acidentes e a promoção de hábitos saudáveis.

Em relação ao investimento e inovação, renovamos nossas plataformas operacionais e tecnológicas, o que nos permitiu melhorar significativamente os processos físicos de distribuição e a rastreabilidade da informação. Também desenvolvemos novos serviços para atender, principalmente, o crescente mercado de comércio eletrônico. Nesse sentido, Andreani Online tornou-se a primeira plataforma de eCommerce em logística.

Também iniciamos o projeto Andreani Mobile, com alto impacto cultural e em processos operacionais. Este app único e exclusivo no país, permite que a operação de distribuição seja realizada com telefo-nes celulares. Com esta tecnologia e a melhoria de processos, também buscamos a diminuição das viagens de retorno (tentativas de entrega a partir de uma primeira não concretizada), o que possibilita a redução de emissões e menor impacto rodoviário.

Com um olhar cuidadoso sobre os desafios de infraestrutura que nos apresentam os negócios de nossos clientes, lançamos o Projeto Andreani Soluções Eficientes que culminará com a mudança de nosso Cross Dock para a Planta Norlog, em Buenos Aires. No Brasil, duplicamos a capacidade operacional com um novo depósito.

Continuamos investindo na consolidação do nosso sistema de gestão ambiental, com base na norma ISO 14001. Este sistema já cobre 82% da superfície operacional total na Argentina.

09

Em nossos transportes, fizemos avanços significati-vos, como os novos meios de distribuição urbana e a tecnologia adotada para longa distância. Criamos o semirreboque completo feito sob medida para a Andreani, desenvolvido para aumentar as condições de segurança na dirigibilidade, minimi-zar o impacto ambiental e o cuidado físico dos produtos. Incorporamos inovações para o transpor-te urbano, com foco na eficiência e com menor interferência no trânsito.

Em termos de ações culturais, educacionais e sociais, 2016 também foi um ano de intenso trabal-ho e realizações significativas. Consciente do impacto de nossas operações no sistema rodoviário, nossa Fundação Andreani lançou o Programa #AndreaniXlaEducaciónVial, com o objetivo de promover o conhecimento e adoção de atitudes positivas. O programa visitou mais de 50 escolas em Buenos Aires e, ao se juntar aos empregados do Grupo, constituiu nossa primeira experiência de voluntariado.

Também desde a nossa Fundação, continuamos com o aprendizado do Bacharelado em Logística, em aliança com a Universidade Tecnológica Nacio-nal. Nesse contexto, lançamos a primeira publicação específica do setor: “Aspectos Essenciais da Gestão Logística. Suporte técnico para profissionais de logís-tica empresarial”. Nossa liderança é um desafio permanente, que também é sustentado por uma visão sustentável. Contribuir com essa abordagem para profissionalização do setor de logística nos permite multiplicar o valor da nossa experiência.Nas últimas décadas surgiram enormes oportunida-des para nossa atividade, ampliando os requisitos e o alcance dos serviços. Este cenário também nos obriga a pensar em novas formas de atuar em resposta à crescente demanda de redução no consumo de energia e de combustíveis fósseis. Neste desafio, nos concentraremos fortemente.

Apresentamos através deste Relatório, nossa Comu-nicação sobre o Progresso (COP) 2016, a partir do qual estamos cientes do nosso compromisso com os 10 princípios do Pacto Global das Nações Unidas.O que foi alcançado é o resultado dos esforços cotidianos e comprometidos das nossas equipes de trabalho, fornecedores e aliados, que nos acompan-ham, fortalecendo a capacidade da Andreani de se desenvolver, com inovação e critérios sociais e ambientais, soluções logísticas de alto valor agrega-do. Continuaremos avançando para manter este compromisso inteligente com uma gestão logística sustentável, consolidando-a como base de todas as nossas decisões.

Page 6: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

Os destaques do período refletido neste relatório, têm como inspiração nossa gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de trabalho do Grupo Logístico Andreani.

Destaques de 2016

Projeto Expandir - Cap. 3Organizamos as Filiais de Florencio Varela e San Justo, Córdoba. Mudamos nossa histórica filial de Suipacha e criamos a da Avenida Corrientes, com uma localização excelente em pleno micro-centro.

Andreani Mobile - Cap. 3Incorporamos o celular como ferramenta de trabalho de nossos distri-buidores domiciliares. Durante 2016, o implementamos nas Filiais de Buenos Aires, com melhorias na produtividade e no serviço.

Comércio do futuro - Cap. 3 Juntamente com a Associação de Profissionais do Marketing organiza-mos encontros de eCommerce em Córdoba e Rosário com um número recorde de participantes: mais de 10.000 empreendedores, executivos de grandes empresas e PyMEs.

Compromissode Serviço

Programa CICLOS - Cap. 2Pelo segundo ano consecutivo, implementamos este programa que acompanha os próximos aposentados em uma instância de carreira e vida pessoal, gerando novas possibilidades.

Programa Jovens Profissionais - Cap. 2 Lançamos este programa, incorporando novos empregados para continuar aprimorando nossas equipes de trabalho.

Centro de Formação Operacional (CFO) - Cap. 2 Criamos este Centro composto por Líderes Operacionais escolhidos internamente pela capa-cidade e conhecimento, para aumentar e potencializar a capacitação dos empregados da operação em novos processos e melhores práticas.

Desenvolvimento Pessoal e

Profissional

Projeto Pi - Cap. 3Reformulamos os modelos operacionais das nossas Filiais e Centros de Distribuição de Logística. Reorganizamos nossas operações no sentido da eficiência, integrando espaços de trabalho, tecnologia e conhecimentos.

Programa Meta - Cap. 3 Iniciamos a implantação da Filosofia Lean de melhoria contínua na operação de telecomunicação, da Planta Benavidez, e em várias Operações na Planta Malvinas Argentinas, identificando desperdícios e propondo melhorias focadas em entregar o máximo valor para os clientes.

Projeto EVAN - Cap. 3Implementamos o sistema SAP e o portal de fornecedores eBuyPlace para nossos processos administrativos e de Compras. Formamos uma equipe de trabalho multidisciplinar para consolidar os melhores processos e garantir a qualidade da informação e maior agilidade.

Projeto PASE - Cap. 3 Lançamos o Projeto Andreani Soluções Eficientes que tem como objetivo final a mudança de nosso Cross Dock da Planta Benavidez para a Planta Norlog, previsto para 2017. A nova central de transferência de cargas contará com ferramentas tecnológicas e desenvolvimentos inovadores em um espaço projetado com critérios de sustentabilidade.

MelhoresPráticas

Investimento - Cap. 3Em 2016, alcançamos um alto nível de investimento dedicado a renovar nossas plataformas operacionais e tecnológicas. Isso nos permitiu melhorar significativa-mente os processos físicos de distribuição e a rastreabilidade da informação e desenvolver novos serviços para atender, principalmente, o crescente mercado de eCommerce.

Andreani pela Educação Rodoviária - Cap. 5Nossa Fundação Andreani lançou esta inicia-tiva na qual, juntamente com vários emprega-dos, visitaram mais de 50 escolas de Buenos Aires, onde meninos e meninas da 5ª série puderam aprender e se divertir. Foi a nossa primeira experiência de voluntariado. Em 2016 coordenamos com mais de 60 orga-nizações da sociedade civil, com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida nas comunidades onde atuamos.

Tráfego sustentável - Cap. 3Projetamos e implementamos a tecnologia em nossos semirreboques “Feito sob medida para Andreani” para uma maior segurança rodoviária e menor impacto ambiental.Treinamos 62% dos profissionais que realizam o serviço de transporte de longa distância, plantas de Buenos Aires, Rosário, Santa Fe e região, Mar del Plata e região.

Desempenho Ambiental - Cap. 4Nosso sistema de gestão baseado na norma ISO 14001 alcançou 82% da superfície operacional total na Argentina.Lançamos duas inovações para o transporte urbano: um carro elétrico e uma moto com carroceria de baixa cilindrada. São soluções operacionais favoráveis para a eficiência na logística urbana devido à sua menor inter-ferência no trânsito, diminuição de ruídos irritantes e, acima de tudo, são solidárias com o meio ambiente.

1110

Flexibilidade

Trabalhoem Equipe

Inovação

RentabilidadeSustentável

ResponsabilidadeSocial

Qualidade

Desenvolvimento no mercado brasileiro - Cap. 3Duplicamos a capacidade operacional com um novo depósito ao lado do atual em Embu das Artes.

Page 7: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

1312

Integrar é nossa

identidade

Page 8: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

Oferecemos a mais ampla variedade de serviços de distribuição física e gestão de armazéns para integrar as cadeias de produção, distribuição e logística reversa, tanto para embalagem industrial e comercial como correspondência e gestão da informação. Nos especializamos em:

Logística Farmacêutica para produtos farmacêuticos e biomédicos, tecnologia médica, marketing farmacêutico e para o setor biofarmacêutico com sistema de rastreabilidade por unidade, acondicionamento secundário e laboratório de qualidade.

Soluções por Setores para produtos e serviços com alto valor agregado: automotivo, telecomunicações, tecnologia, indústria veterinária, cosméticos, máquinas e ferramentas, eCom-merce, venda direta, financeiro, marketing, editorial e gráfico, agências públicas e armazéns.

Logística no Brasil oferecemos soluções logísticas completas adaptadas para os setores: farmacêutico, pesquisa clínica, cosmético e dermocos-mético, saúde animal e alimentos.

Soluçõeslogísticas

1514

Somos um grupo de empresas de capitais argen-tinos, dedicado a fornecer soluções logísticas de alto valor agregado.

Desde o elo inicial para a produção de bens e serviços, nos integramos às cadeias de valor de nossos clientes, com os quais estabelecemos alianças estratégicas.

Contamos com a maior infraestrutura logística na Argentina e operamos no Brasil, onde desenvolve-mos uma estrutura operacional própria nos principais pontos industriais do sul e sudeste de seu território.

1.1 O Grupo Logístico Andreani

Além disso, através de uma de nossas empresas dedicada ao desenvolvimento imobiliário, inicia-mos a Norlog, uma Plataforma Logística Industrial em Tigre, Buenos Aires.

Com o objetivo de aprofundar os vínculos com as comunidades próximas, da Fundação Andreani, implementamos programas culturais e educacio-nais e contribuímos com ações solidárias através da prestação de serviços.

Nós empregamos as melhores práticas, inovando e investindo permanentemente em treinamento, infraestrutura, segurança e tecnologia para ofere-cer aos nossos clientes serviços eficientes e de qualidade através de uma rede de distribuição física nacional que possui a maior capilaridade e projeção regional.

É fundamental para nossa gestão sustentável o reinvestimento permanente em infraestrutura de serviços, tanto em construção como tecnológica, para efeitos de acompanhar a evolução dos mer-cados e em especial a dos nossos clientes. No período relatado, atingimos um alto nível de investimento, como pode ser visto no quadro comparativo de 2015-2016, Capítulo 3.

Nossos serviços

Page 9: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

1.5 | Ética y Transparencia

16

Oferecemos serviços de correio postal, de gestão e soluções de embalagens para o canal doméstico. Gerenciamos processos e fluxos integrais de valor para segmentos como o mercado financeiro, a indústria das telecomunicações e os canais de eCommerce e venda direta. Somos habilitados como correio pela ENACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) para oferecer serviços de cartas e documentos, envios de Certificados em todo o território nacional e entrega de documentação comercial (bolsas) e pacotes.

Nos permite expandir a infraestrutura de serviços do Grupo Logístico Andreani, ampliando o campo de atividades através do desenvolvimento de projetos específi-cos como a Plataforma Logística Industrial Norlog, destinada à circulação e armaze-namento de mercadorias e estabelecimento de indústrias leves.

Desenvolvimentos imobiliários

Serviçosde correio

Flexibilidade para enfrentar riscos e desenvolver oportunidades

Nas últimas décadas surgiram enormes oportu-nidades para a atividade logística em geral e para o transporte de cargas em particular, ampliando a demanda de seus serviços e aumentando substancialmente seu alcance.

Testemunhamos um mundo globalizado com mercados cada vez mais exigentes e em evolução, onde os produtos que são comerciali-zados em diferentes lugares são feitos em um ou mais locais distantes entre si: passamos de uma dimensão limitada da cadeia de abastecimento (vida local), para necessidades complexas de soluções de integração.

Estas novas realidades exigiram da função logís-tica a capacidade de gerar e agregar valor ao cliente e ao cliente do cliente, em um papel estratégico de integração e inovação que inclui: a

otimização dos canais de abastecimento, distri-buição e de logística reversa, custos e prazos de entrega, possibilitando o desenvolvimento de novos mercados e canais de comercialização, planejando e gerenciando todas as atividades necessárias para que os diferentes insumos e produtos estejam disponíveis no local e hora desejados.

No entanto, além das vantagens e oportunida-des, o crescimento também nos obriga a aten-der os potenciais impactos negativos: maior consumo de energia, embalagens e combustí-veis fósseis, e emissões de gases do efeito estufa, etc., que devemos gerenciar permanentemente para medir, reduzir e compensar.

Fluxo geral de serviços do Grupo

Page 10: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

· Desconsolidação· Gestão de ações· Reprocessamento· Acondicionamento

· Embalagem· Etiquetagem· Controle

· Serviço Técnico· Devoluções

PROCESSAMENTO DE TRANSFERÊNCIA DE CARGAS

TRANSPORTE DE LONGA DISTÂNCIA

TRANSFERÊNCIA DE CARGAS EM FILIAL

TRANSPORTE DE MÉDIA E CURTA DISTÂNCIA³

ENTREGAS⁴

· Consolidação· Roteamento· Expedição

· Classificação· Coordenação de Entrega

RETIRADAS¹

ARMAZENAMENTO²

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

· Roteamento· Compromisso com entrega

PREPARAÇÃO DE PEDIDOS

LOGÍSTICA INVERSA

17

¹ Lugares de retirada: Porto, Fábrica, Depósito, Zona Franca, Centro de Distribuição, Alfândega.

² De acordo com as seguintes condições: Padrão, Temperatura controlada, Cadeia de frio e Quarenta.

³ Tipos de distribuições realizadas: Pallet Completo, Em Massa, Pacotes, Postal, Emergência.

⁴ Locais de entrega: Endereço residencial, Empresa, Distribuidor, APM, Local Comercial, Centro de Distribuição, Filiais próprias, Instituição Médica, Farmácia.

LOCALIZAÇÃO E SEGUIMENTO

FLUXO FÍSICO

FLUXO DE INFORMAÇÕES

· CONFORMAÇÃO· DIGITALIZAÇÃO· EMISSAO DE RELATÓRIOS

· ENTRAR NO SISTEMA · ROTULAGEM / IDENTIFICAÇÃO DE COMPONENTES (pacotes/documentação)· INTERFACES COM O CLIENTE

Page 11: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

1918

318milhões de KG

1.000

envios e pacotes processados

de eficiência média na primeira tentativa de entrega

Isso minimiza a viagem de retorno ao ponto de entrega, reduzindo emissões e

impacto no sistema rodoviário

clientes de serviços logísticos 4.053

Colaboradores na Argentina e no Brasil

48.028.097

movidos no ano de 2016

milhões de unidades de produtos farmacêuticos distribuídas em 2016

366(excluindo amostras médicas e literatura)

4072fornecedores ativos

123Filiais

234Revendedores operacionais e comerciais

355Pontos de venda de correio

localizadas em Benavidez, Avellaneda, Barracas e Villa Soldati.4

3 em Avellaneda e 2 em Benavidez.

Plantas de operações logísticas para produtos farmacêuticos na Argentina

localizado no Aeroparque Jorge Newbery1

5

veículos diferentes 84 Brasil1.175 Argentina

de superfície operacional instalada.278.282

m² no total

m² abrangidos

698.232

1.259

5

localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás.

5

Centrais de transferência de carga e operações logísticas na Argentina

Plantas de operações logísticas na Argentina (não farmacêuticas)

Benavidez, Loma Hermosa, Florida, Malvinas Argentinas e Avellaneda.

Centro de operações para rota aérea na Argentina

Plantas de operações logísticas no Brasil

Dimensão da nossa organização

Mais de

89%

Na Argentina

Page 12: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

SÃO PAULOEmbu das Artes

RIO DE JANEIROPavuna

RIO GRANDE DO SULPorto Alegre

PARANÁCuritiba

GOIÂSGoiâs

20

Aeroparque (CABA) Centro de operações para rota aérea na ArgentinaAvellaneda (AMBA)Barracas (CABA)Benavídez (AMBA)Burzaco (AMBA)Caballito (CABA)Colegiales (CABA)Escobar (AMBA)Florencio Varela (AMBA)Flores (CABA)Florida (AMBA)Gregorio de Laferrere (AMBA)La Plata (AMBA)Lanús (AMBA)Loma Hermosa (AMBA)Malvinas Argentinas (AMBA)Mataderos (CABA)Microcentro (CABA)Monte Grande (AMBA)Moreno (AMBA)Morón (AMBA)Palermo (CABA)Pilar (AMBA)Quilmes (AMBA)San Isidro (AMBA)San Justo (AMBA)San Martín (AMBA)San Miguel (AMBA)Montserrat (CABA)Temperley (AMBA)Tribunales (CABA)Vicente López (AMBA)Victoria (AMBA)Villa Soldati (CABA)

NOACatamarcaConcepción (TUC)JujuyOrán (SAL)SaltaSantiago del EsteroTartagal (SAL)Tucumán

CENTRO9 de Julio (BUE) Argüello (CBA)Azul (BUE) Bahía Blanca (BUE) Campana (BUE) CórdobaGeneral Pico (LP) Junín (BUE) Luján (BUE) Mar del Plata (BUE) Mercedes (BUE) Nueva Córdoba (CBA)Olavarría (BUE)Pehuajó (BUE)Pergamino (BUE) Pinamar (BUE) Río Cuarto (CBA)Río Tercero (CBA)San Francisco (CBA)San Nicolás (BUE) San Pedro (BUE) Santa Rosa (LP) Tandil (BUE) Tigre (BUE) Tres Arroyos (BUE) Villa Carlos Paz (CBA)Villa María (CBA) Zárate (BUE)

CUYOGodoy Cruz (MZA)La RiojaMendozaRawson (SJ)San JuanSan LuisSan Rafael (MZA)Villa Mercedes (SL)

PATAGÔNIACaleta Olivia (SC)* Choele Choel (RN)*Chos Malal (NQN)*Comodoro Rivadavia (CHU)Cutral Có (NQN)*El Bolsón (RN)*El Calafate (SC)*Esquel (CHU) TGeneral Roca (RN)Ing. Jacobacci (RN)*Junín de Los Andes (NQN)*NeuquénPiedra Buena (SC)*Puerto Deseado (SC)*Puerto Madryn (CHU)*Puerto San Julián (SC)*Río Colorado (RN)*Río Gallegos (SC)Rio Grande (TDF)Río Turbio (SC)*San Antonio Oeste (RN)*San Carlos de Bariloche (RN)San Martín de Los Andes (NQN)*Sierra Grande (RN)*Sucursal Zapala (NQN)*Trelew (CHU)Ushuaia (TDF)Viedma (RN)Villa La Angostura (NQN)*

LITORAL E NEACañada de Gómez (SFE)Casilda (SFE)Concordia (ER)CorrientesFormosaGualeguyachú (ER)Paraná (ER)Posadas (MIS)Rafaela (SFE)Reconquista (SFE)Resistencia (CHA)Rosario (SFE)San Lorenzo (SFE)Santa FeSaenz Peña (CHA)Venado Tuerto (SFE)

(*) Em filiais tercerizadas

Na Argentina

BUENOS AIRES - Metropolitana

No Brasil

Nossa rede de distri-buição física nacional possui a maior capilarida-de e projeção regional.

Onde operamos

21

Page 13: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

22

Com uma visão estratégica de longo prazo a partir das áreas que apoiam as nossas operações, desenvolvemos ações que agregam valor aos nossos serviços, clientes e demais stakeholders. Além disso, essas ações refletem as práticas e processos que definem a cultura do Grupo Logístico Andreani. Neste relatório, compartilhamos as metas alcançadas em 2016 e defini-mos os desafios de 2017 que nos permitirão continuar fortalecendo a nossa gestão sustentável.

GESTÃO DA EQUIPE -Definição da Proposta de Valor para os Colabo-radores Criação do Centro de Formação Opera-cional (CFO) no Correio.

-Fortalecimento da Cultura de Gestão de Talentos.-3ra. Edição do Programa Ciclos e desenvolvimen-to de um plano de ação pós ciclos. -Pesquisa de clima.-Programa de Reconhecimento para melhorias e ideias inovadoras.-Projeto da Escola de Negócios Logísticos Andreani. -Lançamento de um Programa de Treinamento em Liderança e Gestão Gerencial.-Implementação de um Modelo de Gestão de Mudança. -Realização da 2da edição da Avaliação 360° para Diretores e Gerentes.

DESEMPENHO AMBIENTAL-Ampliação da Certificação ISO 14001 de 3 a 9 plantas de operações.-Implementação de CEDU, Carrinho Elétrico de Distribuição Urbana, em Córdoba e na Cidade de Buenos Aires, para entregas de mercadorias em áreas para pedestres.-Incorporação de 9 motos com carroceria, veícu-los com capacidade de carga igual a de um utilitário para distribuição urbana.

-Ampliação da Certificação ISO 14001.-Continuidade do plano de eficiências energéti-cas em transporte para conseguir economia de combustível com foco na seleção de alternativas técnicas, busca de fornecedores e ensaios com testes em campo. Em veículos de longa distância trabalharemos com questões de aerodinâmica.-Sistematização de metodologia de medição de emissões e cálculo de pegada de CO2 de nossos serviços de transporte aos clientes. Avaliação de alternativas de redução e compensação.

GESÃO DE COMPRAS-Implementação de: SAP (sistema world class, melhores práticas em compras, transparência, rastreabilidade e informação e gestão) e Portal de Fornecedores eBuyPlace.

-Adaptação dos novos sistemas e geração de relatórios de gestão com base nessas ferramentas.-Aprofundamento dos padrões de recrutamento em matéria social e de direitos humanos. Incorpo-ração de fornecedores inclusivos.

ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE-Adoção do Guia GRI G4 para a elaboração do Relatório de 2016 e sua conexão com o Pacto Global das Nações Unidas. Criação da Gerência de Sustentabilidade.

-Definição da estratégia de 2017-2019 e conexão com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). -Criação do Comitê de Sustentabilidade. -Integração das Comunicações internas com a visão da Sustentabilidade.

SAÚDE E SEGURANÇA -Implementação de: Comitês de Segurança em Logística e Correio e Política de Calçado de Segu-rança.-Preparação e acordos para os Comitês de Segu-rança Variados.-Realização da campanha “Semana da Segurança”.-Desenvolvimento da Sinalização Ambiental.-Intervenção e acompanhamento em projetos.

-Extensão dos Comitês de Segurança por planta. -Implementação de Comitês de Segurança Variados e do Número de Telefone Único de Emergência. -Extensão da Brigada de Emergência em 6 filiais. -Lançamento do Fórum de Sistema de Gestão Integrado com Qualidade e Desempenho Ambiental.-Manual de Boas Práticas em Higiene e Segu-rança. -Capacitação de chefes de médio escalão e apro-fundamento da conscientização de Distribuido-res Domiciliares de motos.-Comitê de Ergonomia.

FUNDAÇÃO ANDREANIEdição do livro "Aspectos Essenciais da Gestão Logística. Suporte técnico para profissionais da logística empresarial” e lançamento do programa para escolas “Andreani x a Educação Rodoviária”.

-Intervenção artística de diferentes áreas de nossa empresa (Programa de Desenvolvimento Cultu-ral). Federalização do Programa de Andreani x a Educação Rodoviária e desenvolvimento de um curso Superior em Logística para profissionais experientes.

CONQUISTAS 2016 DESAFIOS 2017

1.2 Conquistas de 2016 e desafios 2017

SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA PARA CLIENTES-Infraestrutura.-Automatização do Cross dock interno.-Classificador Automático de Remessas (CAR).-Plano de Modernização e Reciclagem.-Implementação de SAP.-Andreani on line.-Andreani Mobile.

-Reforço da Conectividade na Planta Norlog-Automatização do Cross dock interno: nova operação, mais visual e mais dinâmica,-Incorporação para gestão do CAR ao novo processo operacional. -Videoconferência (Polycom).-Plataforma Única de gestão de remessas.-Unificação das webs de Acompanhamento e geração de remessas.-Andreani Mobile: Implementação nas 90 Filiais do Correio. Projeto em conjunto com a Logística.

CONQUISTAS 2016 DESAFIOS 2017

23

Page 14: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

1.3 Governo Corporativo

O Órgão Superior do Governo (OSG) juntamente com a Alta Direção (AD), definiram e revisaram a proposta de valor para todos os seus stakeholders. Esta definição estratégica se baseia na clara formulação da Missão, Visão e valores, assim como na enunciação das Políticas Corporativas que caracterizam nossa gestão, dentro das quais estão incluídas as políticas de:

A independência de responsabilidades e ações dentro dos diferentes órgãos do governo está assegurada através de sua clara definição e das interações programadas que lhes dão vida. Além disso, os mecanismos de Controle Interno e Externo, incluindo o Código de Conduta, funcionam como resseguro desta separação de papéis e periodicamente incluem seus progres-sos nas revisões da AD com o OSG. O Governo da Organização como um todo é o que regula o processo da empresa, prioriza ações estratégicas e define os objetivos a serem cumpridos.

A área de Auditoria Interna que reporta direta-mente ao Órgão Superior do Governo possui um programa de auditorias tanto internas como externas para assegurar a sustentabilidade e transparência.

A clara definição dos Órgãos que a compõem,

A definição da estrutura de interrelações expres-sas nas reuniões, Comitês e Fóruns do Governo,

A definição de papéis e responsabilidades de cada órgão, tanto para si mesmo como para o nível seguinte,

Os mecanismos de Controle interno e externo,

A forma na qual cada um presta contas de sua gestão, de forma periódica para os diferentes stakeholders que a avaliam.

Nossa estrutura de Governo apoia o desenvolvi-mento e a revisão das Definições e Objetivos estratégicos com a periodicidade que cada um exige. Através de sua formulação, garante:

Qualidade

Saúde e Segurança Ocupacional

Compromisso Ambiental

Responsabilidade Social

Ética e Transparência

Segurança da Informação

Anticorrupção

Avaliação de Riscos e Planos de Contingência

MEMBROS

-Define objetivos de longo prazo-Seleciona a Alta Direção-Define a Visão, Missão, Valores-Define Políticas Corporativas-Define a Avaliação de Riscos-Investimentos a longo prazo

ÓRGÃO AVALIAÇÃO

Presidente: Oscar Andreani

Vice-presidente: Jorge López

Diretora de Controle de Gestão Financeira:Larisa Andreani

Diretora de Auditoria Interna e Controle:Verónica AndreaniDiretor de Empreendimentos Imobiliários:Pablo Andreani

ÓRGÃO SUPERIOR DO GOVERNO (OSG)

ALTA DIREÇÂO(AD)

EQUIPE GERENCIAL(EG)

CASCATA DA ORGANIZAÇÃO

-Operação-Comercial-Sistemas e processos-Adm. e Finanças-Recursos Humanos

-Define papéis e responsabilidades-Fixa objetivos de curto prazo-Capacita e desenvolve-Fornece feedback-Delega a gestão do orçamento-Delega a autoridade para gestão-Compartilha progressos

-Define papéis e responsabilidades-Fixa objetivos de curto e médio prazo-Fixa compensação-Avalia conquistas e progressos-Aprova planos anuais-Avalia riscos-Propõe orçamento

-Relatório de Sustentabilidade-Comunicação de Progresso à UM-Balanços Societários-Auditorias Externas-Reputação Corporativa-Liderança Empresarial

-Feedback 360°-Reuniões periódicas com OSG-Comitês de acompanhamento-Sistemas de Controle de Gestão-Auditorias de Sistemas de Gestão

-Avaliação 360º-Reuniões funcionais-Comitês-Auditorias internas-Relatórios ad-hoc /incidentes

OBJETIVOS PARA SI OU SEGUINTE

Nosso Órgão de Governo e seu funcionamento

2524

O plano mencionado considera todos os aspec-tos auditáveis do negócio, incluindo o cumpri-mento das normas e procedimentos definidos e monitorados pela área de regulamentações, as auditorias financeiras internas e externas, as audi-torias dos sistemas de gestão, e as auditorias de negócios por exibição e/ou atendimento de incidentes.

Durante o processo de Planejamento Estratégico, que finalmente é aprovado pelo OSG e AD, consi-deramos diferentes cenários e realizamos diferentes análises para identificar os melhores mecanismos de ação que farão parte das decisões do Grupo. Como parte da informação que alimenta todo o processo, consideramos e ponderamos os riscos potenciais dos stakehol-ders afetados nas possíveis decisões.

Diretor de Logística:Ricardo Cruz

Diretor Comercial Logística: Fabián Yannone

Diretor de Tecnologia e Processos: Gustavo Echenique

Diretor de Administração e Finanças: Andrés Arfuch

Diretor de Recursos Humanos e Sustentabilidade: Santiago Bianco

Diretor Brasil e Correio: Carlos Cirimelo

Gerente Geral Brasil: Fernando Correa

Gestão de riscos e controle interno

Page 15: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

26

1.3 | Gobierno Corporativo1.4 Sustentabilidade

No Grupo Logístico Andreani, assumimos nossa Responsabilidade Social como um modelo de gestão sustentado nos valores institucionais da nossa empresa.Aprofundamos o vínculo com nossos stakehol-ders, desenvolvendo programas especiais foca-dos em temas sensíveis para a atividade que a nossa empresa desenvolve. Trabalhamos com nossos clientes, fornecedores e colegas para alcançar as melhores práticas empresarias e para alcançar altos padrões de qualidade de serviço e produtividade. Nossos empregados contribuem para o desem-penho sustentável do Grupo, desenvolvendo suas tarefas cotidianas, respeitando os valores da nossa empresa.

Para selecionar as informações de interesse que refletem os desafios em relação à susten-tabilidade do nosso grupo realizamos o primei-ro exercício de análise de temas relevantes através de um processo no qual incluímos: identificação, priorização, validação e revisão dos aspectos materiais e suas coberturas.

Em 2016 definimos a criação da Gerência de sustentabilidade do Grupo Logístico Andreani, com o objetivo de aprofundar nosso modelo de gestão sustentável, integrar ações e estratégias e fortalecer a adoção de práticas e procedimentos que assegurem a sustentabilidade do nosso negócio a longo prazo e a resposta às demandas dos nossos stakeholders. Neste sentido, e para uma melhor compreensão da nossa gestão tripla, decidimos adotar o Guia GRI G4 para a elabo-ração do Relatório 2016, realizando a conexão com os princípios do Pacto Global das Nações Unidas.

Identificamos aspectos materiais em relató-rios próprios e nos compromissos que assumi-mos em relação à sustentabilidade dentro da nossa missão, visão e objetivos; código de conduta; política de Responsabilidade Social, e nas ações e programas que realizamos.Recorremos a outras fontes externas, como o Guia G4 e documentos complementares de GRI, o Pacto Global das Nações Unidas do qual somos signatários, as normas ISO 14001 e ISO 26000, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os temas vinculados à sustentabi-lidade que promovemos nas associações e iniciativas setoriais das quais fazemos parte e os relatórios de sustentabilidade e boas práti-cas do setor logístico no nível internacional.

Revisão e Validação: A Alta Direção realizou uma revisão da publicação 2015 com orien-tações sobre oportunidades de melhoria e avanço na adoção do Guia G4 como padrão de relatório. Adicionalmente, a AD validou os aspectos relevantes e os temas excluídos da lista durante o processo de elaboração do Relatório de Sustentabilidade 2016.

Para o próximo exercício complementaremos com a análise de materialidade e do relatório com a visão de diferentes stakeholders através de diferentes ferramentas: diálogos, pesquisas online, etc., a fim de continuar melhorando nossa prestação de contas.

Priorizamos estes aspectos, selecionando os mais relevantes para o Grupo durante 2016. Em um primeiro exercício que convocou os gerentes de primeira linha, realizamos interna-mente a identificação e priorização dos princi-pais temas para a gestão da empresa, com uma visão geral do impacto sobre os principais stakeholders.

TEMAS RELEVANTES PARA O GRUPO

ESTRATÉGIA

DIMENSÃO

Lista de temas e o relacionamento com assuntos do GRI-G4

ASSUNTOS GRI RELACIONADOS

IMPACTO DIRETO INTERNO / EXTERNO

Estratégia corporativa. Governo corporativo de sustentabilidade

Inovação

Marca

Flexibilidade

Transparência e prestação de contas da gestão empresarial

SO Anticorrupção

PR Etiquetagem de produtos e serviços

LA Mecanismos de recla-mações sobre práticas de trabalhoSO Anticorrupção

Interno / Externo

Interno / Externo

Interno / Externo

Externo

ECONOMIA Desempenho econômico Rentabilidade Sustentável.

Regionalização de operações

Práticas de contratação. Avaliação de fornecedores em impactos sociais e ambientais

Gestão do transporte

Gestão de risco e planeja-mento da continuidade do negócio

EC Desempenho Econômico

EC Práticas de contrataçãoEN Avaliação ambiental de fornecedoresLA Avaliação de fornecedores sobre práticas de trabalhoHR Avaliação de fornecedores sobre direitos humanosSO Avaliação de Fornecedores de impactos na sociedade

EC Desempenho EconômicoSO AnticorrupçãoPR Cumprimento normativo

Interno / Externo

Externo

Interno

Externo

EN Transporte

EC Presença no mercadoEC Práticas de contratação

Interno

DIREITOS HUMANOS

Respeito e apoio aos direitos dos empregados e às relações de trabalho

EC Presença no mercadoLA Mecanismos de reclamações sobre práticas de trabalhoHR Exploração InfantilHR Trabalhos Forçados ou obrigatóriosHR AvaliaçãoHR Mecanismos de reclamações sobre direitos humanos

Interno

27

Materialidade. Processo de seleção de conteúdos

Page 16: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

2928

COMUNIDADE Gestão segura

Segurança e disponibilidade das rotas e caminhos

Investimento social para a inclusão do trabalho e desenvolvimento de habili-dades

Incentivo às práticas de responsabilidade social e ambiental para fornecedo-res e cadeia de valor

Desenvolvimento de forne-cedores locais

SO Comunidades Locais

EC Práticas de contratação

Externo

Externo

Externo

Externo

PRODUTOS E SERVIÇOS

Qualidade dos produtos e serviços

Produtos e inovação em tecnologias e serviço

Relação com os clientes

Pesquisa e desenvolvimento

Proteção e segurança de dados e ativos físicos dos clientes e consumidores

EN Produtos e serviçosPR Etiquetagem de produ-tos e serviçosPR Cumprimento normativo

PR Etiquetagem de produ-tos e serviçosPR Privacidade do cliente

PR Saúde e segurança dos clientesPR Privacidade do cliente

Interno / Externo

Interno

Externo

Externo

EN Produtos e serviços

Interno / Externo

Sem discriminação

Investimento

Diversidade e inclusão

Perspectiva de Gênero

LA Diversidade e igualdade de oportunidadesHR Sem discriminação

LA Diversidade e igualdade de oportunidades

EC Presença no mercadoLA EmpregoLA Igualdade de remuneração entre mulheres e homens

Interno / Externo

Interno / Externo

Interno

AMBIENTE Sistemas de gestão ambiental, adesão à política e Cumprimento de regula-mentos ambientais

Impactos ambientais da cadeia de abastecimento

Emissões

Gestão de resíduos

Eficiência energética. Diversificação de fonte

EN Cumprimento normativoEN Mecanismos de recla-mações sobre impactos ambientais

EN Emissões

EN Energia

Interno / Externo

Interno / Externo

Interno / Externo

Interno / Externo

EN Efluentes e resíduos

EN TransporteEN Avaliação ambiental de fornecedores

Interno / Externo

DIREITOS HUMANOS

Recrutamento, capacitação e desenvolvimento de empregados

LA Treinamento e educação Interno PRÁTICAS DE TRABALHO

Interno / Externo

HR Investimento

Gestão da saúde e o bem-es-tar de empregados

LA Saúde e segurança ocupa-cional

Interno

Atração e retenção do talento

LA Treinamento e educação Interno

Relações com os membros da equipe

LA Mecanismos de recla-mações sobre práticas de trabalhoHR Liberdade de associação e convênios coletivos

Interno

Gestão do clima de trabalho LA Mecanismos de recla-mações sobre práticas de trabalhoHR Mecanismos de recla-mações sobre direitos humanos

Interno

Interno / Externo

EC Impactos econômicos indiretosPR Saúde e segurança dos clientes

EN Avaliação ambiental de fornecedoresLA Avaliação de fornecedores sobre práticas de trabalhoHR Avaliação de fornecedores sobre direitos humanosSO Avaliação de Fornecedores dos impactos na sociedade

TEMAS RELEVANTES PARA O GRUPO

DIMENSÃO ASSUNTOS GRI RELACIONADOS

IMPACTO DIRETO INTERNO / EXTERNO

TEMAS RELEVANTES PARA O GRUPO

DIMENSÃO ASSUNTOS GRI RELACIONADOS

IMPACTO DIRETO INTERNO / EXTERNO

Page 17: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

3126

Stakeholders

Sobre nossos valores fazemos referência expressa ao nosso compromisso com uma gestão baseada na respon-sabilidade social, com foco em manter um equilíbrio adequado entre todos os stakeholders: clientes, emprega-dos, fornecedores, acionistas, mercado, comunidade, governo e gerações futuras. Desta maneira, identificamos os nossos stakeholders para conhecer seus perfis, expectativas e necessidades.

ACIONISTAS

Pessoas que o compõem: Acionistas individuais.

Canais de comunicação: Reuniões mensais de acompanhamento de gestão. Reuniões anuais de orçamento e estratégia de gestão sustentável.

Compromisso do Grupo Logistico Andreani: Transparência e ética na gestão dos negó-cios e qualidade da informação. Gestão sustentável baseada em Valores. Proteção da reputação da marca ANDREANI.

Pessoas que o compõem: Pessoas que trabalham em relação de dependência tanto nas áreas operacionais como nas de suporte.

Canais de comunicação: Intranet. Revista Entre Nosotros. Outdoors. Gestão de desempenho. Presentes, concursos e reconhecimentos. Cafés da manhã de negócio com executivos da empresa. Programas de Ciclos e Valores em ação.

Compromisso do Grupo Logistico Andreani: Ambiente de trabalho desafiador em uma empresa líder no seu setor. Oportunidades de crescimento em um espaço de colaboração e de abertura para ideias e melhores práticas. Comunicação simples e inclusiva.

Pessoas que o compõem: Fornecedores de Serviço de Transporte. Empresas fornecedoras de serviços de refeitório, limpeza, segurança. Fornecedores de insumos para a operação e serviços para áreas de apoio.

Canais de comunicação: Capacitações. Assistência financeira. Auditorias e controles. Reuniões e assessoria.

Compromisso do Grupo Logistico Andreani: Transparência e rastreabilidade. Padrões de contratação ligados à saúde, meio ambiente e segurança.

Pessoas que o compõem: Estudantes de colégios incluídos nos Programas da Fundação Andreani. Assistentes para feiras de emprego.

Canais de comunicação: Ações de conscientização em alianças com instituições especia-lizadas em meio ambiente e segurança rodoviária. Doação de serviços. Divulgação de conhecimento. Programa Andreani x a Educação Rodoviária

Compromisso do Grupo Logistico Andreani: Compromisso com ações ligadas à segurança rodoviária, a proteção do meio ambiente e o uso racional de recursos. Oportunidades de trabalho.

Pessoas que o compõem: Empresas do setor agrupadas em Câmaras setoriais, Organizações setoriais e Organizações multidis-ciplinares.

Canais de comunicação: Associação a Câmaras Empresarias e Entidades Profissionais. Certificação do Selo CEDOL para a qualida-de de gestão. Participação em publicações e em espaços de encontro e treinamento. Publicação do livro: Aspectos Centrais da Gestão Logística.

Compromisso do Grupo Logistico Andreani: Impulso para o desen-volvimento do setor logístico. Promoção de melhores práticas e geração de conhecimento. Liderança em câmaras e associações.

Pessoas que o compõem: ONGs nacionais e de zonas onde operamos. Líderes comunitários.

Canais de comunicação: Assessoria às ONGs mediante teses da Bacharelado em Logística. Apoio às escolas rurais. Acom-panhamento de artistas e instituições culturais. Prêmio Fundação Andreani. Programa Logística Social e de Emergên-cias. Programa Andreani x a Educação Rodoviária.

Compromisso do Grupo Logistico Andreani: Atuação em temáticas vinculadas ao negócio da empresa. Acesso a recur-sos. Relacionamento de aliança e articulação.

Durante 2017 nos propomos a realizar uma revisão e atualização de nossos stakeholders, realizando uma estratégia de relacionamento, adicionalmente, diálogos para destacar os principais aspectos e materiais da nossa gestão e continuar esclarecendo as expectativas dos nossos públicos.

Pessoas que o compõem: Governo Nacional, Governos estaduais, Municípios, Secretarias e ministérios.

Canais de comunicação: Relacionamento entre o Acionista principal e o Governo nacio-nal, o OSG e a AD com o Governo estadual, e principais gerentes com Governos locais.

Compromisso do Grupo Logistico Andreani: Investimentos. Sustentabilidade da empresa. Impulso ao setor logístico como suporte para o desenvolvimento e crescimento do país.

Pessoas que o compõem: Farmacêuticos, Biomédicos, Tecnologia médica, Marketing farmacêutico, biofarmacêutico, Telecomunicações, Tecnologia, Indústria veterinária, Cosméticos, Máquinas e Ferramentas, Financeiro, Órgãos públicos e Armazéns. Clientes de Venda Direta.

Canais de comunicação: Centro de Atendimento ao Cliente. Página da Web. Visitas comerciais. Revista AN Andreani Noticias. Reuniões de equipe. Visitas guiadas às nossas plantas. Almoços de fim de ano. Desenvolvimentos tecnológicos sob medida. Ações e campanhas em conjunto. Pesquisas de satisfação.

Compromisso do Grupo Logistico Andreani: Soluções sob medida. Relacio-namentos próximos e construtivos. Atendimento personalizado. Informação em tempo real. Logística sustentável.

CLIENTES

FORNECEDORES

GERAÇÕES FUTURAS

MERCADO

COMUNIDADES

GOVERNO

30

COLABORADORES

Page 18: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

3332

Asociación Argentina de Logística Empresaria. Integramos a comissão diretiva.

Asociación Cristiana de Empresas.

Instituto para el Desarrollo Empresarial en Argentina. Integramos as Divisões de Assuntos Jurídicos e de Responsabilida-de Social e Sustentabilidade.

Instituto Argentino de Responsabilidad Social Empresaria.

Cámara Empresaria de Operadores Logísticos. Presidimos a Comissão Direti-va e participamos dos departamentos técnicos de Operações e Transporte, Impostos, Estatística e Custos, Comercial, Recursos Humanos, Auditoria, Finanças e Jurídico.

Cámara Argentina de Comercio Electrónico. Integramos a Comissão Diretiva.

Associação Brasileira de Operadores Logísticos. Participamos dos comitês técnicos de Comunicações, Represen-tação Política e Institucional, Setor Farmacêutico, Excelência Operacional, Recursos Humanos e Gestão de Riscos.

Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas

Asociación de Empresas de Correo Privado de Argentina. Integramos a Comissão Diretiva e participamos das equipes de trabalho de: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Conco-rrência Desleal, Estatísticas e Custos, Regulamentares e Legais.

Sociedad Argentina de Farmacia y Bioquímica Industrial.

Câmara de Comercio Argentino Brasi-leña.

Cámara de Empresarios del Autotrans-porte de Cargas.

Observatório de Logística Sustentável do ITBA (Instituto Tecnológico Buenos Aires), com foco no estudo e publi-cação de conteúdos relacionados com a atividade logística e seu impacto ambiental.

Câmara de Comércio Argentino Brasi-leira de São Paulo.

Sindicato da Indústria Farmacêutica de São Paulo.

No Brasil

Na Argentina

Adoção de princípios e iniciativas

Participações em câmaras e associações

Concordamos com os seguintes acordos, padrões e compromissos:

Pacto Global das Nações Unidas, emitindo as respectivas Comunicações de Progresso desde a adesão em 2007.

Código de Boas Práticas de Operadores Logísticos criado pela Câmara Empresarial de Operadores Logísticos (CEDOL) em 2008. O mesmo estabelece 13 princípios, dentro dos quais se encontra o de “Respeito ao Meio Ambiente”. Desde a primeira certificação em 2009, realizamos anualmente todas as validações e auditorias correspondentes à validação externa.

Certificação ISO 9001 dos Processos de retirada, recebimento, armazenamento, preparação, transporte e distribuição de produtos para a saúde que precisam de cadeia de frio entre 2°C e 8°C na Argentina.Certificação ISO 9001 no Brasil9 Plantas certificadas com ISO 14001 5 Plantas certificadas de acordo com as boas práticas em relação às normas e regulamentos da Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT)1 Planta com Certificação SEDEX-SMETA (Auditoria de comércio Ético a Membros da Sedex)

Entendemos o mercado como um local de encontro onde desenvolvemos o vínculo pessoal, além da relação comercial. É por isso que promovemos a sociedade da confiança, para operar em um ambiente de competição saudável, onde são compartilhadas as regras do jogo, valores e práticas organizacionais. Pensamos que, a partir desta visão, geramos valor e riqueza, criando um círculo virtuoso e consequentemente uma espiral de cresci-mento. Instituições e espaços em que participamos:

A IRU (Unión Internacional de Transporte por carretera) indicou nosso Diretor Comercial de Logística, Fabián Yannone. que foi um dos três executivos argentinos de destaque na IRU através da Federación Argentina de Entidades Empresarias de Autotransporte de Cargas (FADEEAC). Este prêmio busca reconhecer aqueles em sua prática diária que aplicam um conjunto de valores fundamentais em termos de qualidades morais e normas de trabal-ho, assim como soluções inovadoras para melhorar a proteção do meio ambiente e a produtividade.

Nosso Presidente Oscar Andreani, recebeu o título de “Marchigiano nel mondo”, um reconhecimento para os cidadãos originários ou relacionados à região italiana de Le Marche que residem no exterior e se destacam pela sua trajetória. A nomeação foi outorgada pelo Centro Studi Marche “Giuseppe Giunchi” (CESMA).

Recebemos um reconhecimento por acompanhar a exposição de fotografia “Histórias de Bairros” organizada junto com a Fundação Ojo de Pez no Centro Cultural da Recoleta, em 2013. Foi outorgado em 2016 pelo Governo da Cidade (Subsecretaria de Habitat e Inclusão).

Reconhecimentos externos

Page 19: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

Como adeptos do Pacto Global das Nações Unidas desde 2007, manifestamos nosso compromisso com o Princípio 10, relacionado com a luta contra a corrupção, para o qual implementamos diferentes ferra-mentas de alcance para todos aqueles que fazem parte do Grupo Logístico Andreani.

Para canalizar as inquietudes de nossos emprega-dos e dos stakeholders sobre questões ligadas ao cumprimento de nosso Código de Conduta, assim como nossas práticas de trabalho, de direitos humanos, de relação com a sociedade e de luta anticorrupção, estabelecemos dois canais de denúncias independentes, denominados Trans-parência, para fornecer informações, garantindo a sua confidencialidade e análise para o nível máximo.

Regulamento InternoNosso Regulamento Interno delimita os direitos e obrigações de todos os empregados. Além disso, expõe as condições necessárias em termos de ordem e disciplina no trabalho, a fim de manter um clima de convivência harmônico e colaborativo, de diálogo, compreensão e respeito mútuo.

Política AnticorrupçãoEmbora contamos com um Manual de Boas Práticas e Transparência, com o objetivo de fortalecer nosso compromisso em ajustar as condutas e ações cotidianas de nossos empregados para o cumpri-mento e pleno respeito da lei e por observar práticas honestas, éticas e transparentes no âmbito da atividade empresarial, iniciamos o trabalho de preparação, aprovação e posterior implementação de uma Política Anticorrupção do Grupo Logístico Andreani, no âmbito do nosso Código de Conduta e atingindo todas as sociedades e empregados que integram o Grupo. Planejamos definir e colocar em vigor esta Política no início de 2017.

Prevenção e Controle de Fraude Dentro da Gerência de Proteção Patrimonial, contamos com uma Gerência de Prevenção e Controle de Fraude. Trata-se de uma área específica cujo objetivo é prevenir e investigar questões que estão vinculadas a estes temas. Tem como responsabilidades: conscientizar a organização sobre a importân-cia da prevenção e o controle interno, analisar os processos operacionais e suas normas para detectar deficiências e realizar as recomendações de segurança antifraude consideradas necessárias. Além disso, tem sob sua responsabilidade a investigação de qualquer incidente que cause perdas para a empresa, para seus clientes, destinatários ou fornecedores, a partir de uma ação fraudulenta.

As informações fornecidas para este canal são coletadas diariamente e de forma simultânea por dois executivos escolhidos pela Adminis-tração, pertencentes à Direção de Auditoria e Gerência de Proteção Patrimonial.

Canal de denúncias com linha gratuita: 0800-333-8726

Endereço de correio eletrônico: [email protected]

3534

1.5 Ética e Transparência

Ambos responsáveis pelo Canal Transparência, analisam o conteúdo da informação e, se tiver uma informação responsável e de caráter confiá-vel ela é levada para o Diretor de Operações da Unidade de Negócio, conforme apropriado. Esses três empregados constituem o Comitê Primário de Análise de Denúncias e nesse âmbito será definido um plano de ação. No caso da denúncia os incluir, a informação é levada para a cadeia organizacional até o Vice-presidente, ou o Presi-dente, se necessário.

Para avançar as pesquisas correspondentes para um resultado positivo a partir de uma dessas denúncias e em função da importância e atores envolvidos, a informação é levada para tratamen-to no âmbito que é considerado apropriado.

Toda informação sobre este canal está disponível em nossa Intranet, assim como no Código de Conduta, o qual também é entregue para todos os empregados que entram na empresa.

Durante 2017, juntamente com a implemen-tação da Política Anticorrupção, reforçaremos a comunicação sobre o alcance deste canal e seu funcionamento.

Ambos funcionam 24 horas e podem ser acessados tanto dentro como fora da orga-nização.

Assuntos incluídos no Código-Princípios básicos: Honestidade, Respeito, Profissionalis-mo e Missão.-Conduta de cada colaborador.-Relações interpessoais e comportamento.-Conflito de interesses.-Cumprimento das disposições legais.-Presentes e oportunidades.-Uso, cuidado e proteção dos bens e ativos.-Confidencialidade da informação.-Política ambiental. Segurança e higiene.-Não cumprimento do Código de Conduta. Denúncias.

Código de CondutaEm nosso Código de Conduta definimos os critérios e normas que orientam todos aqueles que trabalham no Grupo Logístico Andreani, inclusive terceiros contratados, na Argentina e no exterior. Ele está em vigor desde 2008 e seu cumprimento é obrigatório.

Canais de Contato

Page 20: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

Integraré incluir

3736

Page 21: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

2.1 A equipe

Somos uma equipe que integra e inclui pessoas em todas as etapas de sua vida profissional. A convivência entre gerações é um elemento diferencial da nossa cultura, e confiamos nela como motor de crescimento da empre-sa. Em nossos escritórios, plantas e operações ocorre a convergência de várias visões e experiências. Para cada etapa, planejamos ações e programas que buscam tanto potencializar as capacidades como desenvolver novas habilidades para a vida profissional e pessoal.

Integrar e incluir são os eixos sobre os quais definimos nossas ações na Gestão de Talentos e que abran-gem o desenvolvimento dos empregados em todas as etapas de sua vida profissional.

Baseamos nossa Estratégia de Desenvolvimento Organizacional na geração de Capacidades Individuais a partir de ações que realizamos sob três pilares: Comportamentos, Conhecimentos e Habilidades, Desempenho e Oportunidades.

3938

Escola de Negócios Logísticos Andreani

ENLA

CAPACIDADE INDIVIDUAL

CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTOSCONHECIMENTOS

HABILIDADES

DESEMPENHO OPORTUNIDADES

Fixação de ObjetivosDevolução periódica

MediçãoCrescimento

AcessoOJP

PromoçõesCrescimento interno

3791 NA ARGENTINA

8 ANOS TEMPO MÉDIO

36 ANOS IDADE MÉDIA

14% MULHERES

262 NO BRASIL

2 ANOS TEMPO MÉDIO

32,5 ANOS IDADE MÉDIA

30% MULHERES

4.053 COLABORADORES

Dentro de nossos processos de seleção, procura-mos garantir a transparência, colocando em cada cargo a pessoa mais qualificada; independente-mente de raça, religião, nacionalidade, idade, sexo, etc. Nosso Código de Conduta faz referência explícita para mantermos um comportamento que ajuda a evitar a discriminação. Nós mante-mos uma política de remuneração vinculada com a categoria do cargo, para empregados dentro e fora do contrato, independentemente do sexo da pessoa que o ocupa.

ESTENDER O POTENCIAL EM CADA ETAPA DA VIDA NO TRABALHO

25 a 35 anos 35 a 45 anos 45 a 55 anos 55 a 65 anos

Sua carreira emMovimento

Programa de Estágio

PasanTIaAndreani

Programa JP ProgramaCoaching

LiderançaFormação em

papéis de condução

CICLOSAcompanhamento prévio para retirada

Em qualquer uma dessas etapas e para todas as iniciativas que desenvolvemos em relação aos empregados, definimos uma Proposta de Valor onde procuramos gerar mecanismos de afiliação, consolidar uma proposta de compensações e benefícios que acompanhem as expectativas das pessoas de acordo com as possibilidades do negócio e contexto onde a empresa opera. Também buscamos fortalecer a clareza quanto à contribuição individual para a estratégia da empresa e promoção de um ambiente de cresci-mento e oportunidades.

18 a 25 anos

Liderança de Projetos

Gestão de Desempenho, Planejamento de Carreira, Ações de Desenvolvimento

Forção Operacional Contínua – PAE – Bolsas

Valores em Ação

Cesta de Benefícios

Missão, VisãoValores compartilhadosLiderança empresarialReputação/RankingAmbiente de trabalhoComunidade/CidadaniaCultura InstitucionalSustentabilidade

Salário baseBônusIncentivosTransparência

Clareza de objetivosVariedadeDesafiosEstrutura compatívelRecursosAutonomiaFeedbackImpactoEspaço para criar

SaúdeRetirada/CiclosJornadaRefeitórioEventos especiaisPresentes

Acesso a oportunidadesSentido do progressoCrescimento pessoalTreinamentoSegurança no empregoCoaching / AconselhamentoOrientação

AFILIAÇÃO

TAREFA

BENEFÍCIOSCARREIRA

COMPENSAÇÃO

Page 22: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

2.2 Desenvolvimento, Treinamento e Educação Favorecemos e incentivamos a distinção a partir das iniciativas e esforços adicionais, possibilitan-do que cada líder de equipe tenha o empoderamento necessário para sugerir e realizar ações de reconhecimento. Também implementamos programas específicos, alguns deles são: reconheci-mento por participação em projetos, atribuições, contribuições especiais, menções especiais à trajetória, gratificação especial por aposentadoria, vouchers mensais.

Também contamos com uma proposta de benefícios que abrange aspectos relacionados à saúde e o bem-estar, educação, licenças especiais, seguros, entre outros.

4140

Durante 2016, continuamos com o nosso Programa de Estágios “Sua Carreira em Movimento” e o de Estagiários de Tecnologia da Informação. Ambos incluem uma proposta de treinamento de acordo com os perfis que inserimos em cada um. 31 estagiários e 43 treinadores participaram, envolvendo 871 horas de treinamento no total. Estas propostas de treinamento incluem habilidades comportamentais (Comunicação, Gestão do Tempo, Autodesenvolvimento, etc.) e técnicas-funcionais (design avançado de software, linguagens de programação, construção de software, etc.). Durante 2017, continuaremos com estas iniciativas, e lançaremos o Programa de Jovens Profissionais “Seu Desenvolvimento em todos os sentidos”.

Educação

Jornadas e Licenças especais Andreani

Seguros

Outros Benefícios

Obra SocialCobertura de almoços em 100%Bebidas em refeitórios da plantaExames Médicos PeriódicosÁrea Protegida em todas as plantasCampanhas de Promoção da Saúde

Programa de Apoio Educacional (“PAE”)Bacharelado em LogísticaBolsas para a Excelência Acadêmica

Pós-maternidadeJornada reduzida para estudosJornada reduzida para aposentadoriaTrabalho a distância

Seguro de Vida AdicionalFuneral Adicional

Mutual Compartir AndreaniReconhecimento da trajetóriaEmpréstimosAdiantamentosTransporte para pessoal da plantaPrograma <Viagem sem mala> sem cargaDesconto de serviços própriosPrograma “Compartilhando o Nosso”Cesta de NatalPresente de aniversárioPresente de dia das criançasMochila com materiais escolaresPresentes em dias especiais (Dia da Secretária, Dia da Primavera)

Estão orientados para estudantes com carreiras relacionadas ao negócio. Tem por objetivo acompan-há-los em sua primeira experiência profissional e promover sua formação e desenvolvimento, oferecendo espaços de treinamento e aprendizagem.Inclui instâncias de acompanhamento e rotações para diversas áreas e projetos, obtendo uma visão com-pleta do Negócio. Na etapa final, a possibilidade de efetivação é avaliada.Durante 2016, avançamos com 30 estágios, a partir dos quais 13 participantes foram efetivados.

Indicador Comparativo por Gênero

2016

ESTAGIÁRIOS

% ESTAGIÁRIOS

20

67%

10

33%

EFETIVAÇÃO

% EFETIVAÇÃO

10

50%

3

30%

Indicador Geral por Ano

ESTAGIÁRIOS

EFETIVAÇÃO

2015

9

4

2016

30

13

Nossos estagiários disseram

«Muito satisfeito com o programa de estágios. Eu acho que foi uma primeira ótima experiência em uma grande empresa líder em seu setor. Conheci muitas pessoas em todos os setores, com os quais eu sempre fui amável e com muita predisposição.»

«Esta experiência foi muito reconfor-tante, já que pude adquirir muitos conhecimentos que servirão para minha vida profissional, pude com-preender o que é trabalhar, relacio-nar com pessoas diferentes, ter responsabilidades para cumprir uma tarefa. Em parte, também por que a empresa tem uma grande dimensão, onde me permite ampliar as situações diárias vendo como os problemas são solucionados.»

«O programa parece muito bom, já que permite que você conheça o trabalho de diferentes pers-pectivas, e conheça os processos completos e não apenas uma parte. Também oferece a possibilidade de ver diferentes abordagens para descobrir o que mais gostamos ou em que somos melhores e nos sentimos mais confortá-veis como profissionais.»

ESTÁGIOS

Saúde e Bem-estar

Valorizamos as contribuições

O início: Programas de Estágio

Page 23: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

4342

Em 2016 relançamos este Programa com o obje-tivo de atrair e desenvolver jovens talentos.

O projeto inclui treinamento e acompanhamento mais próximo, atribuições especiais a projetos e Planos de Desenvolvimento específicos para garantir que os profissionais a médio ou longo prazo se tornem potenciais líderes ou referências.

Para 2017, o desafio proposto é identificar e incluir o programa para empregados internos.

2016

Jovens Profissionais

Porcentagem

2

33%

4

67%

6

100%

TOTAL

PROGRAMA JOVENS PROFISSIONAIS “Seu Desenvolvimento em todos os sentidos”

Contratamos 44 jovens da Forge ao longo desses anos (dos quais 38 ainda pertencem ao Grupo), nas instalações de operações, tanto em Logística como no Correio, e em filiais de nossa Unidade de Negócios do Correio. Em particular, incorporamos estudantes dos cursos de Administração e Logística na Zona Norte, Cidade Autônoma de Buenos Aires e Zona Sul da província de Buenos Aires.

Em relação aos jovens destacamos, especial-mente, sua formação em valores associados à cultura do trabalho e o estudo como base do desenvolvimento individual e profissional.

2014

3

2015

11

2016

28

2013

2

Anualmente, juntamente com os processos de planejamento e revisão da estratégia e a definição de planos de ação, formulamos o plano integral de Capacitação (PAC) que inclui todos os empregados (dentro e fora de contrato), e atribuímos os recursos necessários. Para formular o plano, consideramos várias fontes de infor-mação, tais como a própria estratégia do negócio, a avaliação de desempenho 360° da equipe de Gestão e Administração, a avaliação de competências das equipes e o plano de desenvolvimento pessoal de períodos anteriores.

Também destacamos as necessidades de capacitação em habilidades técnicas e competências derivadas das inovações, novos negócios e melhorias. Mensalmente, monitoramos o progresso que propusemos a percorrer.

Ao longo do caminho

Desde 2013, trabalhamos para integrar à nossa empresa, jovens em situação de vulnerabilida-de através do Programa Primeiro Emprego em parceria com a Fundação Forge.

Nos últimos 4 anos, organizamos visitas de estudantes às nossas instalações, participando também de painéis e simulações de entrevis-tas. Na planta, também promovemos diálogos entre os tutores dos empregados e os atuais chefes para continuar trabalhando nas oportu-nidades de melhoria e aprendizado.

Programa Liderando Minha Filial

Programa de Condução e Desenvolvimento de Pessoas

Estão focados em empregados com responsabilidades de supervisão. Através desta iniciativa, o nosso Vice-presidente Executivo realizou 19 encontros reunindo um total de 168 supervisores e referências de áreas diferentes para aproximá-los da visão e valores do Grupo, gerar um espaço inspirador para refletir sobre os desafios passados e futuros, e detectar oportunidades de melhoria em diferentes aspectos da gestão da empresa.

Encontros de Reflexão: Nossos Desafios

Realizamos este programa no Brasil. Durante 2016, oferecemos treina-mento para os líderes em torno da missão, visão e valores. O objetivo é trabalhar habilidades e competências enfatizando a diferença entre liderar e gerenciar.

Líderes na Andreani

Continuamos treinando nossos empregados sem pessoas encarregadas (analistas, executivos comerciais, secretárias/assistentes, etc.) em habili-dades comportamentais em resposta à avaliação de competências, conhecimentos técnico-funcionais e idiomas. As propostas de treina-mento dirigidas a este grupo envolveram 6670 horas de treinamento.

Habilidades, conhecimentos e idiomas

Com uma duração de três dias, é destinado a novos empregados de todos os níveis e áreas para se incorporarem à cultura e ao negócio do Grupo. Envolveu mais de 4152 horas de treinamento.

Nosso Programa de Indução

Continuamos o Programa de Apoio Educacional concedendo uma bolsa para mais de 120 empregados de todas as áreas, ativos e níveis para completar seus estudos secundários, terciários, universitários e pós-univer-sitários. Durante este ano, 16 empregados que participaram do programa finalizaram seus estudos, mais que o dobro de graduados de 2015.

O Bacharelado em Logística realizado pela nossa Fundação Andreani em conjunto com a UTN, fornece à comunidade uma proposta de formação completa para os profissionais da logística. Em 2016, concedemos uma bolsa para 19 empregados, representando esta formação 1824 horas de treinamento.

Nosso Programa de Apoio Educacional no Brasil busca valorizar o capital humano. Incluiu 26 empregados em cursos de graduação e pós-graduação, em áreas como logística, recursos humanos, administração de empresas, tecnologia da informação, psicologia e engenharia civil.

Apoiamos o conhecimento

Lançado em 2016 orientado para todos os Gerentes da Filial do Correio. Fornece uma visão completa sobre a dinâmica operacional, comercial, administrativa e de liderança exigida nas filiais. Envolveu 596 horas de capacitação e 79 empregados de todo o país.

Orientado para Chefes de todas as áreas. O objetivo é desenvolver e forta-lecer as capacidades de liderança dos participantes.

Habilidades e competências para orientar e avançar

Page 24: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

4544

Como um desafio para 2017, organizaremos nossas ações dentro da Escuela de Negocios Logísticos Andreani (ENLA) com o objetivo de integrar dentro de uma única proposta de formação diferentes escolas e áreas de apren-dizagem (Operações, Comercial e áreas de suporte), todas as instâncias de capacitação.

Em 2016, criamos este Centro de Correio, composto por Treinadores Operacionais escolhidos internamen-te pela capacidade e conhecimento, para aumentar e acentuar a capaci-tação de nossos empregados da operação em novos processos e melhores práticas. Em 2017, vamos implementá-lo em Logística.

O CFO: suporte para uma operação de ponta

Lançamento de cargos operacionaisMatriz de habilidades por posto 6 Instrutores em diferentes regiões Prioridades definidas pela linha

Lançamento para Gerentes de Filiais «Liderando minha Filial»4 eixos de treinamento. Gestão de Pessoas, Comercial, Administrativa, Ope-racionalPrioridades definidas pela linha

E-Learning sobre normas básicas de Recursos Humanos, Segurança e Higiene, história do Grupo e expli-cação geral do processo operacional. Avaliação on-line

Lançamento de Indução para empregados de contrato em Correio e Logística Kits de treinamento operacional

Rede de Instrutores de cadeia de frioSuporte a FórunsTreinamento em Boas práticas FARMATreinamento em Segurança e HigieneSuporte a projetos

Treinamento Operacionalem Logística

Liderança para a sustentabilidade dos nossos negócios

Gestão de desempenhoCom a premissa de potencializar os resultados e contribuir com o desenvolvimento dos nossos empregados, em 2016 nos concentramos em melhorar o nosso processo de Gestão de Desempenho, que nos permitiu obter um mapa de talentos. Geramos conversas de maior profundidade e análise entre os líderes dos diferentes níveis da organização.

Aspiramos em 2017 para continuar fortalecendo, já que nos permite identificar os potenciais líderes que asseguram a sustentabilidade dos nossos negócios a médio e longo prazo.

A avaliação de competências para empregados fora do contrato incorpora a avaliação de contribuição para o negócio, feedback, plano de desenvolvimento e definição de objetivos. Implementamos assim um processo integral. Cada instância foi completada com uma ferramenta on-line e o acompanhamento por parte da equipe de Recursos Humanos.

Indicador Comparativo por Gênero

Fora do Convênios

População afetada

% População afetada

749

75%

247

25%

Indicador Geral Fora de ConvêniosNível de Cumprimento

2015

População afetada

Respostas

871

867

2016*

996

996

% Respostas 99% 100%

*Os indicadores não incluem Avaliações de Desempenho não realizadas por licença/férias

O nível de cumprimento chegou a ser de 100%, alcançando um total de 996 empregados Fora de Contrato.Os tempos de resposta foram reduzidos em 7 semanas em relação ao período de 2015. Adicio-namos ao processo mais de 100 empregados em relação à edição de 2015.

Para os empregados em contrato coletivo de trabalho em 2016, realizamos pela primeira vez a Avaliação de Competências para o Correio. A partir de 2017, incluiremos todas as pessoas no contrato, avaliando tanto o nível de instalação das competências como a contribuição para o negócio.

Implementamos a segunda edição do Programa de Acompanhamento para futuros Aposentados, cujo obje-tivo é contribuir para uma aposentadoria saudável, minimizando seus efeitos negativos, potencializando as forças das pessoas e ajudando-as na construção de um projeto pessoal. O programa pretende acompanhar os empregados próximos da aposentadoria na transição progressiva para esta nova etapa, gerando consciência das mudanças que vão ocorrer. A participação é opcional.

Indicador Comparativo por Gênero

2016

CONVOCADOS

% CONVOCADOS

6

67%

3

33%

PARTICIPANTES

% PARTICIPAÇÃO

4

100%

0

0%

Indicador Geral por Ano

2015

CONVOCADOS

PARTICIPANTES

13

8

2016

9

4

PROGRAMA CICLOS

Acompanhamos uma nova etapa

Processo de Gestão de Desempenho 2016

A partir dos resultados desta avaliação destinada a 37 empregados da Gestão e Administração, iniciamos o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Pessoal de cada executivo em conjunto com seu líder. Este processo já havia sido realizado em 2015 para Diretores e Gerentes de primeira linha. Durante o próximo ano, implementaremos os planos de ação definidos, além de uma nova edição que permitirá monitorar os progressos e melhorias na liderança.

Avaliação 360°

2015

Horas de treinamento de habilidades em operações na Argentina

10.148

2016

13.625

Horas de treinamento de habilidades em operações na Argentina

14.387 26.865

Horas treinamento de habilidades em operação no Brasil

----- 13.723

24.535 54.213

Page 25: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

4746

Os participantes disseram

“Quando fui convidado para o Programa Ciclos, eu estava procurando um acompanhamento para conseguir enfrentar e me preparar para a nova etapa de vida. Isso me ajudou a tirar dúvi-das que eu queria resolver, o espaço e os profis-sionais internos e externos não apenas fizeram eu me sentir bem, mas eu encontrei restrição em todos os momentos. Não é fácil atravessar etapas a esta altura de nossas vidas, o Progra-ma me deu ferramentas que utilizarei para o novo caminho.”

Miguel Romero, Planta Benavidez.

«O Programa CICLOS fez eu me sentir à vontade com o grupo de pessoas, de profissionais e cole-gas, o qual me serviu de apoio, além do contato no futuro que continuaremos a manter fora da empresa. Ele me acompanhou e me apoiou «depois», motivando-me a fazer coisas que eu gosto. O que mais eu agradeço à empresa por tantos anos, é ter crescido e levado boas pessoas comigo.»

Juan Alberto Pereyra, Planta Barracas.

2.3 Cultura, Comunicação e Clima

Cada vez mais próxima e necessária para o crescimento do nosso negócio, com a comunicação interna procuramos encorajar e garantir o diálogo entre todas as áreas, promovendo uma cultura organizacional participativa e inclusiva.

«O Programa CICLOS foi algo muito importante e fundamental, pois me ajudou muito nesta nova etapa de início da aposentadoria. Foi muito gratificante estar com o grupo de profis-sionais, eles são pessoas muito capacitadas e nos orientaram em tudo. Estou muito grato que nos levaram em consideração e acredito estar preparado para esta nova etapa da minha vida.»

Ramón Salvador Benítez, Planta Malvinas.

«Durante toda a minha participação nas reuniões realizadas, minha experiência pessoal foi amplamente favorável. Eu destaco o profis-sionalismo, qualidade e calor humano das pessoas que realizaram o Programa. Foi muito reconfortante para mim no final do meu ciclo de trabalho. Agradeço a todos por seu excelente trabalho e acompanhamento, e também à empresa por ter reconhecido e valorizado toda a minha trajetória.»

Enrique Torres, Sucursal Mendoza.

Cultivar uma estratégia de comunicação horizon-tal na qual as pessoas das equipes interagem entre si, é nossa premissa fundamental, sendo também uma função indispensável para possibilitar os meios e as condições materiais para isso.

PARTICIPATIVAPromover a coesão interna, aumentar o sentido de pertencer e o alinhamento com as estratégias do negócio. Melhorar o clima de trabalho.

Durante 2016, desenvolvemos diferentes ações para apoiar esta cultura:

INCLUSIVA

Evento de Homenagem para os Aposentados e 25 anosConcurso de Desenho 2016Festas típicasTorneio de futebol entre empresas*Campanha adote um cartão de natal* Dia internacional da Mulher*Dia das criançasDia da mãe e do pai*Compartilhando o nosso*Confraternização de fim de ano

Mais de 487.000 visitasMais de 1.200.000 visitas para avisosMais de 500 usuários novosMais de 90% de empregados com pelo menos uma interação.

IntranetNosso meio de comunicação interno mais podero-so. Todos os nossos empregados, que têm acesso regular a um PC ou não, podem entrar na platafor-ma, seja de suas estações de trabalho, de nossas salas de recreação ou de suas casas.

Notícias do negócio, sorteios e concursos, aniversa-riantes do dia, calendário de eventos e atividades, um módulo de classificados, uma biblioteca de documentos, reservas de salas de reunião, fotos e vídeos são algumas de suas principais funcionali-dades.

No início de 2012, nos propusemos a trabalhar na comunicação de nossos valores em geral e decidi-mos fazer isso com os próprios empregados. Este programa visa refletir e comunicar nossos valores institucionais, determinando como eles vivem. Procuramos facilitar um canal de comunicação muito valioso, estimular a motivação, relevar neces-sidades e promover a integração.

Desde o seu início, estes escritórios levaram a bandeira de nossos valores para mais de 30 setores e Plantas. Há dois anos, o foco é colocado em nossas filiais do interior, sendo as filiais de San Juan, Mendoza e Santa Fe as últimas visitadas em 2016.

Programa VALORES EM AÇÃO

Apoio aos projetos

Atividades para promover relações e aproximação

Criamos o App Móvel da nossa Intra-net para que os empregados possam acessar, naturalmente, de forma instantânea: basta que o usuário toque no seu ícone para que ele inicie, sem necessidade de abrir um navegador, escrever endereços da web ou usar mecanismos de pesquisa.

App Móvel

Durante 2016, conseguimos:

*Ações realizadas exclusivamente na Logística no Brasil

Durante o ano de 2016, estávamos presentes dando apoio e assessoria em comunicação para diferentes projetos. O projeto com mais destaque foi aquele relacionado à mudança do Cross Dock de Benavidez para a Planta Norlog, implementan-do a filosofia Lean nas operações, o sistema SAP, a Semana da Segurança e Certificações ISO.

Page 26: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

48

Como adeptos ao Pacto Global das Nações Unidas, nosso compromisso com os princípios relacionados aos Direitos Humanos e Práticas de Trabalho se manifesta na implementação de diferentes iniciativas. Por sua vez, estas iniciativas respon-dem aos requisitos de nossos clientes, o que nos permite contribuir para a sustenta-bilidade da cadeia de valor de outras empresas.

Mantivemos desde nossas origens um forte com-promisso com o cuidado das pessoas. Todos os níveis do Grupo são responsáveis por promover as condições de segurança, saúde e higiene nos diferentes setores de trabalho para preservar as condições do ambiente onde se desenvolvem os empregados e terceiros envolvidos.

Em nossa Política de Segurança e higiene, a qual revisamos em 2016, definimos desenvolver todas as atividades em um quadro de condições adequadas de segurança e higiene, e nos comprometemos a identificar e avaliar de forma contínua os riscos inerentes para reduzi-los e controlá-los através de medidas preventivas.Nos alavancamos em cinco eixos de trabalho:

Nosso Código de conduta

2.4 Direitos Humanos

Orienta as ações de todos os empregados. Dois dos seus princípios apontam para a defesa explícita dos direitos humanos:

(Art.5) “Todo colaborador deve manter e ajudar a manter uma conduta que contribua para evitar qualquer intimidação, ofensa, agressão, discriminação ou assédio, decorrentes de qual-quer causa ou circunstância, e especialmente, por fatores como questões de raça, religião, sexo, idade, nacionalidade, deficiência ou condição social”.

(Art.8) “Todas as disposições legais de cum-primento obrigatório, assim como as normas internas vigentes da empresa devem ser estritamente cumpridas em todos os âmbitos, atividades e países onde a empresa realiza operações”.

O Código de Conduta faz parte do material de indução que é entregue para cada novo colaborador que entra na empresa, o qual deve ler, compreender e aderir, subscrevendo o mesmo. Além disso, inclui um canal de denúncias para informar qualquer violação observada nos pontos ali estabelecidos.

Diversidade e sem discriminação

Dentro dos nossos processos de seleção, além de procurar garantir a transparência, propomos e nos comprometemos a cobrir cada cargo, seja interna ou externamente, com a pessoa mais qualificada, independentemente de raça, religião, nacionalidade, idade, sexo, etc. Nosso Código de Conduta faz referência explícita para mantermos uma conduta que ajuda a evitar a discriminação.

Luta contra a exploração infantil e trabalho forçadoTodas as nossas contratações de pessoal são reali-zadas de acordo com o estipulado por lei. Conse-quentemente, não realizamos contratações ruins nem aquelas que incluam trabalho infantil.Do mesmo modo, exigimos um procedimento semelhante das nossas empresas contratantes. Em virtude de garantir isso, e do cumprimento das leis trabalhistas vigentes, implementamos o sistema PORTAL ARTAI para controlar o cumpri-mento de práticas de trabalho de fornecedores críticos. É possível consultar mais informações sobre este ponto no Capítulo 3.

Realizada em nossas operações de Benavidez, com validade até 2018, esta auditoria externa promovida pelo nosso cliente Nestlé, avaliou as práticas sustentáveis da nossa operação em 4 pilares:

Práticas de trabalho (cumprimento de normas)Ética nos negóciosSegurança e higieneMeio ambiente

Este padrão de avaliação também envolveu uma revisão do cumprimento de determinados crité-rios em relação aos direitos humanos, tais como a não discriminação (principalmente nas condições de contratação), a não contratação de menores e a liberdade de associação sindical.

2.5 Segurança e Saúde

Capacitando pessoas de forma permanente sobre os riscos e as práticas mais seguras, coloca-mos à disposição os meios e recursos neces-sários para cumprir com os requisitos tanto legais como de normativa interna. Trabalhamos no cuidado, promoção e difusão da saúde, contando com infraestrutura adequada para responder às necessidades de atendimento em nossos ativos.

O nosso sistema para a Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional se baseia em antecipar e prevenir situações que podem provocar lesões ou doenças ocupacionais. Implementamos um Sistema de Gestão de Riscos (SGR) próprio, baseado em OHSAS 18.001.

Para cada local de trabalho avaliado, identificamos os perigos associados aos cargos, ferramentas utilizadas, ambiente de trabalho, organização dos processos, produtos manipulados, etc.

· Recursos· Auditorias· Revisão

· Caminho Gerencial· Caminho de HyS· Pesquisa de acidentes

· Capacitação· Conversas de 5 minutos· LUPs Lição de Um Ponto ¹· Semana da segurança

· Comitês de Segurança – Direção· Comitês de Segurança por Plantas· Comitês Variados

· Matriz de riscos· Inspeções periódicas· Monitoramento e relatório· Participação no projeto

· Estudos de cargos· Resposta a emergências· Controle de contratantes

¹ LUP´s (Lição de Um Ponto): ferramenta que permite informar sobre situações de acidentes ou incidentes ocorridos em uma planta/filial/setor para o resto da empresa, a fim de alertar e conscientizar a incorporá-la como aprendizado e evitar reincidências. Também transmitida através de conversas de 5 minutos no nível operacional e tem um alcance para todas as operações do país.

Presençana Linha

Formação InformaçãoParticipação

NormasProcedimentos

Avaliação e Controle dos riscos

Compromisso Liderança

Apoio

SEDEX-SMETA. Fazemos parte de uma cadeia de valor certificada

49

Segurança

Page 27: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

50

Nos comprometemos uns com os outros

Durante o ano de 2016, dedicamos uma semana para refletir sobre as condutas que nos permitem promover uma maior conscientização sobre segurança e cuidado com a saúde.

Em setembro, durante a Primeira Semana da Segurança do Grupo Logístico Andreani, realiza-mos conversas e workshops de segurança simul-taneamente nas plantas e filiais na Argentina, nos aprofundando em situações com as quais estamos expostos em nossa vida cotidiana, promovendo condutas e ações preventivas e seguras que evitam a ocorrência de acidentes e/ou doenças.

Emergência e evacuaçãoPrevenção de acidentesAmbiente seguroSegurança rodoviáriaPráticas saudáveis

Primeira Semana da Segurança. Refletimos sobre:

Com os mesmos objetivos, realizamos a Semana Interna da Prevenção de acidentes (de 31 de outubro a 4 de novembro) no Brasil, promovendo a participação em atividades focadas na prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.

Prevenção de acidentesDoenças sexualmente transmissíveis Segurança em casaTrajetória de um herói

Semana Interna da Prevenção de acidentes. Temas incluídos:

Conversas

Plantas

Area Metropolitana

64

25

Quantidade de colaboradores que participaram

1142

200

Interior 31 360

TOTAL 120 1702

Conversas de 20 minutos x setores

Plantas

Area metropolitana

50

-

Quantidade de colaboradores que participaram

1288

-

Interior - -

TOTAL 50 1288

TOTAL DE CONVERSAS 170

TOTAL DE COLABORADORES 2990

Durante 2017, realizaremos Reuniões do Comitê Conjunto de Segurança e Higiene com a participação da representação sindical das plantas da província de Buenos Aires.

Comitê de Segurança e HigieneRevisa e realiza o acompanhamento dos indica-dores de Saúde e Segurança Ocupacional junto com as Direções e Gerências envolvidas. Nestas reuniões também analisaram os riscos mais importantes de acordo com a sua classificação.

No Brasil, somamos 638 horas de treinamento em temas de segurança e saúde.

51

Outras atividades em destaque em 2016:

Implementamos a Política de uso de Calçado de Segurança. Aprofundamos a Matriz de riscos nas filiais do interior. Começamos a trabalhar com um sistema de Inspeções programadas em conjunto com os setores operacionais e projetamos novamente planos de evacuação de todas as plantas e filiais. Criamos o Regulamento da Brigada de emer-gência e melhoramos o equipamento em todas as plantas.

2016Acidentes típicos (com ou sem perda de dias)

Incidentes

3

5

TIPOLOGIA

In Itinere 1

Avançamos significativamente na sinalização ambiental, tanto vertical como horizontal em todas as plantas e filiais. Realizamos em São Paulo (EMBU, Brasil), o treinamento em simulação de emergência e da Brigada de Incêndio, onde participaram 19 empregados.Durante dezembro realizamos vários treinamen-tos na filial de Pavuna (Rio de Janeiro) relaciona-dos com a segurança das instalações e serviços de eletricidade, transporte, circulação, armazena-mento e manipulação de materiais, e segurança e saúde nos trabalhos em altura.

(¹) Índice de frequência (Acidente x 1.000.000) / horas trabalhadas

(²) Índice de Incidência (Acidente sem II - sem baixa=0 - sem baixa <10 d x 1.000) / média de pessoal segurado

(³) Índice de perda (Dias perdidos sem II x 1.000) / média de pessoal segurado

(⁴) Índice de DM (Dias perdidos sem II) / (acidentes sem II com alta)

Acidentes e doenças profissionais registrados na Argentina

2015

Trabalhadores segurados

Acidente em estabelecimento

3.774

180

2016

3.971

215

TIPOLOGIA

In Itinere

Doença Profissional

Índice de frequência (¹)

Índice de Incidência (ART) (²)

Índice de perda (ART) (³)

Índice de DM (ART) (⁴)

115

4

21,16

33,39

1.505,56

30,88

105

0

23,50

34,75

1.677,99

30,99

Dias perdidos por este motivo - Argentina

2015

Acidente em estabelecimento

In Itinere

5.119

4.529

2016

6.663

3.871

DIAS PERDIDOS

Doenças Profissionais 563 0

Acidentes registrados no Brasil

Page 28: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

2.6 Relações de TrabalhoPromovemos o cuidado da saúde das pessoas das nossas equipes através de três linhas de atuação, apoiadas por ações de capacitação, difusão e conscientização.

5352

Saúde

Ditada por Equipes de instrutores internos integrados por enfermeiros e médicos das plan-tas. Difundem os programas de capacitação da área de medicina e saúde ocupacional.Alcance ao pessoal auxiliar médico, brigada de socorristas, pessoal em áreas avaliadas como críticas e equipes em geral.Incluem: salvamento, primeiros-socorros, ressus-citação cardiorrespiratória, normas de biossegu-rança, educação sanitária, difusão e prevenção de riscos específicos (levantamento manual de carga, ruído, carga térmica, etc.) e temas de interesse geral.

Realizamos workshops e campanhas sobre:· Uso indevido de álcool e drogas · Campanha Antitabagismo. · Saúde Ocular*· Câncer de Mama*· Câncer de Próstata*

*Atividades realizadas durante 2016 no Brasil.

Capacitação permanente Informação y Conscientização

Saúde Ocupacional

Programa bianual de exames médicos. 100% população.Manutenção e revisão de áreas protegidas.Revisão de estruturas e infraestrutura médico-edifícioExames médicos em controle de absenteísmo

Cuidado da Saúde

Campanha de Prevenção no Uso de Drogas e ÁlcoolCampanha antitabagismoCampanha de alimentação saudávelCampanha de prevenção de doenças cardiovascularesCampanha de imunizações Cursos de RCP, Desfibriladores

Promoção e Difusão da Saúde

EquipamentoANDREANI como Empresa Cardioprotegida.

Infraestrutura

Como parte da nossa cultura empresarial, respei-tamos e sustentamos nosso relacionamento com os trabalhadores sindicais, que são parte essen-cial do desenvolvimento de nossas operações diárias.Promovemos o trabalho em conjunto e a harmo-nia na relação.

Na Argentina, 67,9% do nosso pessoal operacio-nal está enquadrado dentro da Convenção Nacional 40/89 de aplicação geral para o trans-porte rodoviário em todo o âmbito da República Argentina. Habilitamos os espaços em nossas operações para o desenvolvimento de atividades sindicais e, no âmbito da renovação de Autoridades nas diferentes Comissões Diretivas e delegações, respeitamos, acompanhamos e incentivamos a participação livre e ativa dos nossos empregados neste processo.

Como fazemos ano após ano, continuamos a colaborar nos diferentes eventos que promove a Federação Nacional de Caminhoneiros e Trans-portadores do Transporte Rodoviário de Cargas, Logística e Serviços e seus Sindicatos e Dele-gações em todo o território nacional: Dia do Trabalhador, Dia das crianças, Dia do Caminho-neiro, ações solidárias e demais situações que precisam do nosso apoio.

Realizamos programas de verificação preventiva para o nosso pessoal de contrato, atendendo os aspectos de saúde, com a colaboração ativa dos representantes sindicais da planta que partici-pam da conscientização sobre a importância desses exames.

Também é importante destacar o compromisso dos representantes sindicais das diferentes plan-tas no acompanhamento de iniciativas e projetos que promovemos.

No Brasil, 100% dos nossos empregados estão afiliados aos sindicatos. Em São Paulo, Sindicato dos empregados carregadores arrumadores em centrais de Abastecimento e Depósitos. No Rio de Janeiro, Sindicato dos empregados de Escritó-rios das Empresas de Transporte Rodoviário do Rio de Janeiro, Pavuna. Em Goiás, Sindicato dos Auxiliares de Administração de Armazéns Gerais do Estado de Goiás. No Paraná, Sindicato dos Armazéns Gerais no Estado do Paraná, Curitiba. No Rio Grande do Sul, Sindicato dos Empregados em Transporte Rodoviário de Carga Seca do Rio Grande do Sul.

Page 29: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

Integraré melhorar

e inovar

5554

Page 30: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

3.1 Desempenho Econômico

A partir do setor inicial para a produção de bens e serviços, nos integra-mos às cadeias de valor de nossos clientes, com quem estabelecemos verdadeiras alianças estratégicas. Gerenciamos serviços adequados com base nas necessidades, expectativas e exigências de nossos clientes e de seus clientes. Nosso desafio é a melhoria contínua e o design de soluções inovadoras, gerando fluxos de informação e processos com altos níveis de confiabilidade, segurança e eficiência.

5756

Assumimos nossa liderança como um desafio permanente, antecipando e inovando para contri-buir com o desenvolvimento de nossos clientes e para a profissionalização do setor. Portanto, nosso crescimento se baseia nos investimentos realizados, dedicando uma grande parte à renovação de nossas plataformas operacionais e tecnológicas, o que nos permitiu melhorar significativamente os processos físicos de distribuição e a rastreabilidade da informação, assim como desenvolver novos serviços.

Em 2016, nosso Correio gerou um aumento das vendas de 55%: 38,13% a partir de serviços para o segmento financeiro; 10,95% para PyMEs; 6,66% para setores de tecnologia e telecomunicações e 7,27% para vendas em filiais. No resto das vendas se destacam as efetuadas para automotivos, laboratórios, empresas de seguros e empresas de serviços. O desenvolvimento de novos negócios, em especial aqueles relacionados com serviços no segmento financei-ro e eCommerce, que aumentaram seus volumes em 37,58% e 56,23%, respectivamente, nos permitiram aumentar o volume de peças processadas em relação a 2015, em um mercado caracterizado por uma dimi-nuição acentuada no consumo das famílias e nos serviços na porta.Em um quadro de baixa margem de rentabilidade e aumento de custos, nossa estratégia foi apoiar caracterís-ticas diferenciais de nossos serviços, tanto em termos de especialização como alcance de nossa infraestrutura.A ampliação e melhoria da nossa rede de filiais, aliadas à gestão eficiente dos custos operacionais, têm sido fatores fundamentais para sustentar e fortalecer a rede de distribuição de filiais em todo o país e contribuir para a qualidade do serviço oferecida. Nossos constantes investimentos no desenvolvimento de sistemas cons-tituem soluções reais para os clientes em seus processos de negócios.

Correio

Somos líderes na terceirização de operações logísticas no mercado argentino, conseguindo uma importante participação em segmentos de produtos de médio e alto valor agregado, tais como: laboratórios farmacêuti-cos, tecnologia, telefonia móvel, cosméticos e artigos de higiene pessoal. Em 2016, geramos um aumento nas vendas de 52,76% com um aumento nos serviços das indústrias farma-cêuticas, de cosméticos, tecnológicas e telecomunicações de 41,50%, 43,03% e 68,58%, respectivamente, e um crescimento médio no resto das indústrias de 64,25%. Os custos da atividade acompanharam as vendas com um aumento de 53,38%, enquanto as despesas de comercialização e administração aumentaram abaixo de 52,98% e 22,74%, respectivamente.

Em relação à nossa operação no Brasil, a fraqueza desse mercado em pleno processo recessivo, dificulta o desenvolvimento dos negócios da maneira esperada. No entanto, reafirmamos o compromisso de aumentar

Logística

Desenvolvimentos imobiliários

No ano de 2011, criamos a Unidade de Negócios de Desenvolvimentos Imobiliários, responsável pela execução das obras do projeto Norlog mencionado acima. O prédio está localizado próximo das rotas que conectam a Capital Federal com as principais cidades do país e corredores do Mercosul. Consiste na construção de uma plataforma logística destinada à circulação e armazenamento de mercadorias e o a estabelecimento de indústrias leves, com uma infraestrutura de base e tecnológica de nível internacional para que as empresas possam competir de forma eficiente em mercados cada vez mais exigentes, operando em um ambiente seguro e adequado para as suas necessidades.

No final do mês de novembro de 2016 inauguramos a operação da primeira etapa da Norlog, habilitando operacionalmente o prédio para os inúmeros clientes que já nos escolheram para ampliar suas insta-

lações operacionais. Continuando a obra, nos encontramos em construção da segunda e terceira etapa, cobrindo uma superfície de 39 hectares e 25 lotes comerciais, visando a ampliação da

infraestrutura instalada até aqui. Este desenvolvimento foi declarado de Interesse Municipal pelo Município de Tigre.

o investimento. Nossa presença continua se expandindo no país vizinho, totalizando doze centros de distri-buição na região.

Com o objetivo de garantir a capacidade operacional de um mercado crescente nos próximos 20 anos, conti-nuamos a construção de um novo centro nacional de transferência de cargas no município de Tigre (Buenos Aires) dentro da Plataforma Logística Industrial Norlog. Terá uma superfície total de 77.000 m2 que permitirá aumentar a capacidade operacional de e para o interior do país, incorporando novas automações para a circu-lação de carga em uma área coberta de 20.000 m2.

Empresas que já escolheram esta plataforma multiempresarial:

Importadora SudamericanaGenommaMultipointNew High Pack

Roberto RumboAll ImportTransporte GracaMamonQuality TechGrisbillProducción Química LlanaAMX Argentina (Claro)Grupo Logístico Andreani

2015

Vendas

Despesas operacionais (Custo de vendas e aluguéis consolidados)

3.237.358

1.952.633

2016

5.006.857

3.052.807

Remunerações e encargos sociais 1.102.883 1.619.840 1. Os valores estão expressos em milhares de pesos

2. Os valores se referem aos balanços consolidados do Grupo Logístico Andreani (ALSA/CASA/SHERWOOD/BRASIL) e NISSA/HACENDOSA e LAS FLORES emitidos pela empresa. Estas três últimas não representam um impacto significativo no sentido da abertura do balanço.

3. Investimentos: Este total reflete o investimento em infraestrutura, tecnologia e estradas.

Impostos e taxas

Utilidade operacional

EBITDA

Investimentos

Investimento em comunidade

108.033 170.221

137.587 218.509

214.187 316.658

139.602 369.392

490 1.782

Informação Financeira

Page 31: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

58

Definimos políticas claras e transparentes que incluem critérios específicos para a subcontra-tação de atividades de forma segura. Através de nossa Política e procedimento de Com-pras, o procedimento de avaliação de qualidade de fornecedores e os relatórios de qualidade de fornecedores, procuramos garantir que a cadeia de suprimentos de produtos e serviços atinja padrões de capacidade técnica, produtiva e operacional.

As empresas que fornecem serviços de transpor-te são nossas principais aliadas no desafio de unir origens com destinos. O desempenho do negócio depende essencialmente delas e sua responsabilidade como empresas que perco-rrem as estradas do país, tornam-se parceiros indiscutíveis, portanto, o processo de seleção de novos aliados é fundamental para a incorpo-ração da nossa cadeia de valor. Nesse processo, avaliamos rigorosamente: o conhecimento e experiência que possuem na atividade, o estado dos veículos com os quais

FORNECEDORES ATIVOS*

Durante 2016 implementamos o sistema SAP e o Portal de fornecedores E-buyplace como plata-forma e sistema de gestão para o processo de abastecimento. Este Portal permite a entrada de pedidos, workflow de liberação automática, gestão transparente e rastreabilidade do proces-so de compras, assim como a identificação de estoque de novos materiais. Também facilita um modelo colaborativo onde o fornecedor carrega seus recibos através do portal da web e consulta status pelo mesmo portal.

Para fortalecer o vínculo com nossos fornecedores e aproximá-los do sistema recentemente imple-mentado, organizamos uma jornada de treinamento completo para nossos principais fornecedores de bens e serviços como caixas, película, conservante, géis refrigerantes, etiquetas, segurança, refeitó-rio, limpeza, etc.

Participaram 78 pessoas

Nós estabelecemos orientações para a contra-tação e monitoramento de fornecedores de insumos e serviços críticos para nossas operações, de modo a garantir a disponibilidade de bens e serviços necessários para atender os compromissos assumidos com nossos clientes, assim como cumprir com os padrões e exigên-cias estabelecidos pelo padrão de qualidade ISO 9001, onde estão certificados nossos processos

Principais tópicos: Refeitório, limpeza, segurança, saúde e emergências, serviços ambientais. Acondicionamento secundário, embalagem, rotu-lagem.

Insumos: embalagens (caixas, etiquetas, conservantes, gel para cadeia de frio) combustível.

3.2 Gestão da cadeia de abastecimento

*Informação relacionada à operação na Argentina

4072

A maior porcentagem de despesas no fornecimento de produtos e serviços é realizada na Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA) e Grande Buenos Aires, pois é onde concentramos 80% das compras do Grupo Logís-tico Andreani na Argentina.

Desenvolvimento de fornecedores de transporte

realizam o trabalho e a documentação pessoal e tributária em relação ao cumprimento do regula-mento vigente, entre outras questões. Uma vez incorporados, os transportadores podem acessar vários programas de benefícios coordenados a partir do Escritório de atendimento e Adminis-tração de transportadores, como: apoio financeiro para substituição e reparo de veículos, compra corporativa de insumos (revestimentos, lubrifican-tes, baterias) e assistência em instituições finan-ceiras para linhas de crédito.

Implementamos o sistema de controle de contratações da empresa ARTAI para o controle do cumprimento das práticas de trabalho de nossos fornecedores críticos que estão localiza-dos em AMBA e Buenos Aires, principalmente. Os ramos alcançados nesta classificação são: refeitório, segurança e limpeza. Avaliamos 30 fornecedores do total de fornece-dores ativos, que são um núcleo significativo e crítico com base no valor atribuído para esses

Práticas de trabalho em nossa cadeia de valor

serviços (30% do total anual de compras) e pela quantidade de pessoas que emprega e que fornecem serviços em nossas operações.

Para o próximo ano, assumimos como desafio trabalhar no aprofundamento contínuo de padrões de contratação em matéria social e de direitos humanos, e na viabilidade de incorpo-ração de fornecedores inclusivos.

para distribuição de produtos para a saúde com cadeia de frio, e disposições da ANMAT nas plantas de armazenamento e distribuição de produtos farmacêuticos). (ver página 32 processos e plantas certificados).

Este padrão é aplicável para todas as compras de bens e/ou serviços e para todos os empregados que participam no processo de compras.

50 fornecedores de serviços

críticos

Conteúdo dos treinamentos:

Nova implementação da Plataforma EbuyPlace.

Conhecimento das Políticas e Processos, com o objetivo de cumpri-los e evitar atrasos nos paga-mentos.

Uso da Plataforma pelos fornecedores em relação aos seus processos específicos: carregamento de oferta, carregamento de entrega e carregamento de recibo.

Resposta às consultas para a próxima implementação.

59

Fornecedores de insumos e serviços críticos

Page 32: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

Investimos fortemente no desenvolvimento e implementação de tecnologias e processos que permitem uma melhoria contínua na gestão de fluxos físicos e informáticos. A elaboração de soluções de serviço sob medida, para nossos mais de 1000 clientes, nos fornece dinamismo e capacidade de adaptação aos diferentes cenários.

Começamos 2016 com um projeto desafiador que envolveu praticamente todas as áreas do Grupo Logístico Andreani: o Projeto EVAN, Evolu-ción Andreani. Tratou-se da implementação da Plataforma Tecnológica SAP, cujo objetivo foi centralizar todos os processos administrativos e contábeis.

Trabalhamos na definição do modelo que propõe uma gestão completa de todos os processos do negócio, o qual nos permite obter informação mais confiável, precisa, oportuna e compartilhada entre todos para uma melhor tomada de decisões. Também facilita a gestão transparente e a rastreabilidade dos processos.

Lançamos a primeira plataforma de eCommerce logístico, onde os clientes corporativos e em massa podem realizar envios de pacotes, envelo-pes ou cartas de documento, tanto a nível nacio-nal como internacional, podendo pagar o serviço com cartão de crédito e cupons de pagamento. A partir desta plataforma, o cliente poderá registrar seus envios, imprimir as etiquetas e acompanhar o estado de todos os seus envios através de um painel de controle.

3.3 Melhoria contínua em tecnologias e processos

Novo sistema de gestão de transporte (TMS):implementamos um novo sistema completo de gestão de transporte em todo o Brasil, que resulta na trans-formação de nossa realidade operacional no país. Os principais benefícios são: um desempenho operacional mais ágil, faturamento e custos em tempo real, integração rápida com fornecedores e clientes, e a garantia de uma aplicação fiscal correta. Esta implementação envolveu mais de 40 processos operacionais, adminis-trativos e financeiros, parametrizando mais de 400 telas e capacitando 80 pessoas em cinco Filiais diferentes (Embu, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre).

Soluções de tecnologia em Engenharia e Processos

61

As áreas envolvidas neste processo foram:

Gestão Financeira (Contabilidade e Finanças)

Gestão de Custos e Relatórios (Controle de Gestão)

Gestão Logística (Compras e E‐BuyPlace)

Gestão Comercial (Portal de clientes, Pontos de Venda e Administração comercial)

Nós treinamos 840empregados

de utilizandosedes de treinamento

províncias

Nos últimos tempos, orientamos grande parte dos nossos desenvolvimentos em aplicações de tecnologia informática a integrações com plataformas de comércio eletrônico e novas funcionalidades que permitem, além de agilizar processos, atender as necessidades dos nossos clientes e as expectativas de seus clientes, em termos de minimização dos tempos de espera para o recebimento de suas remessas.

Soluções de tecnologia em Correio e Logística

Atualização Integral

Migramos a plataforma tecnológica do principal sistema da operação do Correio. O próximo desafio será redesenhar e construir uma nova arquitetura mais robusta que permita fazer projetos adaptativos, para mobile, web ou outros dispositivos, com o objetivo de preparar o sistema para os próximos 10 anos de operação, apoiando o aumento na quantidade de transações e melhorando os tempos de resposta.

Andreani Online

Iniciamos um dos projetos com maior impacto cultural e de processos operacionais para que toda a operação de distribuição funcione com telefones celulares como ferramenta de trabalho. Desenvolvemos um App Mobile específico e único no país que permite uma rastreabilidade online e completa do processo de distribuição e geolocalização do revendedor local.

Planejamos implementar nas 90 Filiais do Correio e trabalhar o projeto em conjunto com a Logísti-ca, desenvolvendo uma única solução que atenda aos requisitos dos clientes e operações de todo o Grupo.

Andreani Mobile

60

Transparência e rastreabilidade

Page 33: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

62

Em dezembro de 2016, lançamos formalmente a Entrega Certificada, um projeto que busca otimizar a qualida-de de entrega nas cinco farmácias mais importantes de Buenos Aires através da implementação de novos meios de embalagem como os roll containers e bandejas de plástico, para facilitar a operação e obter uma entrega certificada padronizada. Em sua primeira fase, foi implementada nas operações de Rofina, Farmanet e Astrazeneca. Isso nos permite simplificar os processos de embalagem e recebimento em farmácias, reduzir tempos e insumos, e diminuir a possibilidade de quebras de mercadoria.

Entrega certificada

63

Preparação de pedidos – Picking: Começamos a identificar opções de preparação de pedido como alternativas para o tradicional, com o objetivo de reduzir o erro operacional ou humano existente no processo de coleta de materiais e controle de unidades. As alternativas em estudo são:Picking por voz: através da informação auditiva que o sistema envia ao operador com informações como corredor, posição, altura, etc.Picking por luz: o sistema envia para os LEDs as posições que devem ser separadas e a quantidade. Controle por peso: onde uma balança controla para que o pedido coincida com o peso teórico do produto.

O que é Picking? No campo da logística, refere-se à tarefa de coletar unidades de um ou vários itens, armazenados em diferentes locais, que devem ser destinados para a preparação de um ou vários pedidos.

Cross Dock: implementamos a instalação mecânica e elétri-ca dos dois sistemas principais de classificação automática do cross dock, o de paletes (towline) e o de contêineres (sorter). Após essa instalação, os trabalhos de preparação e configuração foram realizados, incluindo o teste das funciona-lidades do sistema como um todo, focados no aumento esperado da capacidade operacional.

Para 2017, enfrentamos o desafio da implemen-tação da nova operação, mais visual e mais dinâ-mica, com informação disponível em tempo real para gerenciar de maneira mais eficiente através do novo modelo, além de envolver uma mudança cultural que abrangerá todos os empregados.

Classificador Automático de Remessas (CAR): desenvolvemos esta solução desde a concepção da ideia, até sua montagem na Planta Norlog, passan-do pelas etapas de fabricação, revisão e configu-ração. Isso nos permite realizar a classificação e consolidação das remessas dos clientes de acordo com seu destino de forma automática com uma importante melhoria na qualidade do processo e produtividade do centro de consolidação de cargas. O CAR está totalmente integrado ao nosso sistema de transporte, fornecendo informações da documentação dos pedidos dos clientes online e sua subsequente comparação com a carga física, gerando novos pontos de controle com gestão mais eficiente do processo.É uma ferramenta única no mercado, idealizada, projetada e construída por uma equipe de empre-gados em conjunto com um parceiro estratégico.

A extensão da nossa distribuição física é uma das características que mais nos caracteriza como operador logísti-co completo. Nenhuma empresa conta, a nível nacional na Argentina, com uma rede de capilaridade tão ampla como a nossa. Trata-se de um fator diferencial do nosso serviço. Portanto, investimos em expandir, melhorar e otimizar nossa rede e nossa presença em diferentes partes do país.

Plantas, filiais e centros de distribuição

FILIAIS

Com o Projeto Expandir, investimos na ampliação de filiais já existentes e/ou a abertura de novos locais com projetos modernos e maior capacida-de de m2, contemplando melhores layouts tanto para operações como para o atendimento dos clientes.· Florencio Varela (Buenos Aires): novo local com superfície 5 vezes maior. · San Justo (Buenos Aires): local moderno e com maior superfície. · Córdoba mudou para duas filiais, uma em pleno centro da cidade (na rua General Paz) e a outra na zona sul.· Suipacha mudou para duas filiais novas: Corrien-tes, com uma localização excelente em pleno microcentro, e Montserrat.· Preservamos as filiais de Tigre, Pinamar, Barra-cas y Rosario.

PLANTAS E CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

Mudamos nossa Planta Posadas para uma locali-zação construída como plataforma logística que será integrada com a operação de Correio. A nova superfície de 1540 m2, com novos escritórios, pátio de manobra para caminhões, 15 bocas de carga e cuatro docks level, nos permitirá melho-rar nossos processos operacionais e a qualidade de serviço para nossos clientes.

Inauguramos o Centro de Distribuição na Central de Transferência de Cargas de Villa Soldati (CABA), Buenos Aires, que nos permite descen-tralizar a distribuição na zona oeste da Capital Federal e Grande Buenos. Possui 740 m2 de depósito e dez bocas de carga e descarga.

CROSS DOCK

Lançamos PASE: Projeto Andreani Soluções Eficientes, para modernização e mudança de Planta Benavidez a nossa nova Planta Tigre (no prédio da Norlog). Os seus objetivos são alcançar uma maior capacidade produtiva a partir da modernização do Cross Dock, melhorar a quali-dade do ambiente de trabalho e aumentar ainda mais nossa qualidade de serviço ao cliente.A Planta contará com três novas ferramentas mencionadas anteriormente: Sorter, CAR e Towline.

DEPÓSITO NO BRASIL

Para atender a demanda do nosso cliente NOVARTIS, duplicamos a capacidade operacio-nal com um novo depósito ao lado do atual de Embu das Artes, onde armazenamos durante cinco anos produtos acabados, biológicos e insu-mos e produtos promocionais. Trata-se de um projeto de grande importância, pois representa um crescimento de 50% do volume do negócio, tornando a Novartis o principal cliente.

Acompanhando a mudança de filiais e para preservar a comunicação e o funcionamento dos sistemas utiliza-dos no atendimento ao cliente, projetamos soluções de tecnologia para alcançar o melhor rendimento e desempenho tanto da rede local como a conexão com nosso centro de dados principal e o de contingência. Entre as principais filiais em que implementamos esta solução: Córdoba (duas filiais), Posadas, Avenida Belgra-no e Avenida Corrientes (CABA).

Continuamos com o Projeto Ponto de Integração (PI)Nós nos propusemos a reformular os modelos operacionais de nossas Filiais e Centros de Distribuição de Logística. Reorganizamos nossas operações em busca da eficiência, integrando espaços de trabalho, tecnolo-gia e conhecimentos. Para assegurar a sustentabilidade do projeto, trabalhamos com os Círculos de Melho-ria, reuniões de trabalho semanais, nas quais participam ativamente operários, chefes e supervisores. Eles servem para detectar desvios e oportunidades de melhoria. Em 2016 chegamos às filiais de Rosário, Mendoza e Santa Fe.

Picking

Sorter

Para 2017, planejamos continuar instalando melhorias em infraestrutura de rede e comuni-cações em conjunto com a mudança de filiais.

· Towline: sistema automatizado de transporte de paletes· Sorter: sistema de classificação automática para a prepa-ração de pedidos

Page 34: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

64

Melhoramos, de maneira constante

Radiofrequência (RF) com handheld

2013 2014 2015 20162012

PRINCIPAIS PROJETOS DE MELHORIA EM SISTEMAS DE GESTÃO E TECNOLOGIA

PRO

CES

SOS,

TEC

NO

LOG

IA E

SIS

TEM

AS

DE

INFO

RM

ÃO

Empilhadeiras e equipa-mentos de movimentação

Digitalização de documentos em filiais

Implementação em armazéns e operações de transporte e distribuição. Processo mais ágil, maior produtividade, mínimo desvio, utilização para recebimento, preparação de pedidos, expedição e controle de pátio, controles de inventários, carga de unidades, informação on line, rastreabilidade total.

Equipamento para a manipulação, movimento e transporte de mercadoria nas operações. Aumento significativo da produtividade de processamento e transporte.

Digitalização das remessas de acordo com as Filiais. Colocamos as informações à disposição do cliente em 5 dias antes.

Andreani Móvel Facilita o planejamento dos caminhos ideais, assim como o controle total da frota. Reduz o consumo.

Classificador manualMelhora a produtividade de classificação de pacotes em filiais em 40%

Revestimento térmico para o transporte com tempera-tura controlada

Transporte com temperatu-ra controlada, independen-temente da unidade que é utilizada

Bolsas de ar para fixação da carga

Diminuição das rachaduras em 50% em relação a viagens de longa distância para o interior do país.

Barras de contenção para fixação da carga

Diminuição das rachaduras em 50% em relação a viagens de longa distância para o interior do país.

Alertran (TMS) Implementação do MS Alertran, Sistema de Informação de Gestão de Transporte e Distribuição. Gestão de mais de 4 milhões de envios/ano de mais de 400 clientes. Permi-te a autogestão de clientes na resolução de incidências de distribuição, sendo transpa-rente na gestão diária.

Evolução Andreani (SAP) Constrói os alicerces da nossa Adminis-tração, através da Plataforma SAP.

PRINCIPAIS PROJETOS COM FOCO NA MELHORIA CONTÍNUA

PRO

JETO

S D

E M

ELH

OR

IA

Projeto Andreani Soluções Eficientes

O projeto de modernização e mudança do Cross Dock da Planta Benavidez para nossa nova Planta Norlog

Projeto PI – Ponto de Integração

Metodologia própria de Logística para conseguir operações cada dia mais eficientes. Aplica-se em operações de Cross Dock, Filiais e Centros de Distribuição com foco nas pessoas, espaços, processos e tecnologa.

Melhoria, Evolução, Transformação e valor Agregado

Filosofia LEAN em operações nas Malvi-nas Argentinas e Telecom Benavidez

3.4 Nossos clientes

Através das estruturas dedicadas e da estratégia de relacionamento, nos mantemos atentos às tendências do mercado. Juntamente com nossos clientes ou por conta própria participamos de Fóruns, Congressos, Exposições ou eventos, tanto locais como internacionais, relacionados não apenas à logística e cadeias de abastecimento, mas também com as indústrias as quais presta-mos serviços.

A partir do conhecimento profundo do negócio e os diferentes mercados, somado ao trabalho nos comitês das Câmaras que lideramos ou naqueles que participamos, temos a oportunida-de de escutar colegas e diferentes funcionários, detectar o rumo que leva cada setor em que participamos e antecipar a formulação de propostas de ajuste às estratégias levantadas. Isso nos permite adaptar os processos e serviços às novas necessidades.

CONTAMOS COM MAIS DE

1.000CLIENTES

CORPORATIVOS

Principais clientes na Argentina de acordo com níveis de faturamento, em ordem alfabética por setores.

AGCO ARGENTINAFESTOHYUNDAI MOTOR ARGENTINAMERCEDES-BENZNAVAL MOTORPEUGEOT CITRÖENSCANIATOTAL ESPECIALIDADESVOLVO TRUCKS & BUSESWURTH ARGENTINA

AUTOMOTIVO – AUTOPEÇAS

ARCORBUSINESS & COMMERCIALCABRALESCARREFOURFAIART ARGENTINAFALABELLAFARMACITYFEDESURFERRERO ARGENTINAGRUPO LATYNIMPORTADORA SUDAMERICANAINTEKLA CAMPAGNOLALA DELICIA FELIPE FORTMASSALIN PARTICULARESMONDELEZNESTLENEWELL RUBBERMAID ARGENTINAPOTIGIAN GOLOSINASSUP. MAYORISTA MAKROVALENTIN BIANCHIYPF

CONSUMO SELETIVO EM MASSA

ALFAPARFBIFERDILBUHLGRUPO GODREJL´OREALNATURA COSMETICOSNATURELPADOCSUNSTAR AMERICAS

COSMÉTICOS

EDITORIAL PERFILGRUPO ILHSAINTERBOOKRUBINZAL CULZONI

EDITORIAIS E GRÁFICA

CEVA SALUD ANIMALMERIAL

INDÚSTRIA VETERINÁRIA

Nós também possuímos centenas de milhares de clientes quem, diariamente, escolhem nossos serviços e visitam nossas agências.

Temos como qualidades diferenciais, foco em atender às necessidades dos clientes e flexibi-lidade para desenvolver soluções personaliza-das. De forma profissional, em um quadro de melhoria contínua de processos e serviços, elevamos a competitividade de seus clientes e agregamos valor às suas ofertas.

Page 35: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

ENRIQUE SORIANOERPAFERNANDO A. CHIESAPROTEC ASOCIADOSROBERT BOSCHROBERTO RUMBOSKFSTIHL ARGENTINATETRA PAK

3MBARBUY TEAMBLACK & DECKERBULONFERCNH

MÁQUINAS E FERRAMENTAS

CRUZ DEL SURFEDERAL EXPRESS CORP.NEXO SERVICIOS POSTALESORG. COURIER ARG. (OCASA)SOUTH POSTTNT ARGENTINAUPS DE ARG.

OPERADORES LOGÍSTICOS E POSTAIS

ADM. VASINI, FLORIO Y CÍA.ASEG. FEDERAL ARG.BANCO HIPOTECARIOBANCO MUNICIPAL DE ROSARIOBANCO SANTANDER RÍOBBVA BANCO FRANCÉSBERKLEY INT. ARTCASTILLO

SERVIÇOS / FINANCEIRO / SEGUROS

BE ENTERPRISESCALZADOS ARGENTINOSMONTAGNETEXTIL FEDERALTEXTILANA

TÊXTIL / VESTIMENTA

ABBOTTASTRAZENECABRLDIFFUCAPFARMOQUIMICAHYPERMARCASLABORATORIO SIMÕESLUNDBECKNOVARTISONCOPACLIMEDPRESTYMEDICKSINTEX MEDICALSP DISTRIBUIDORASR MEDICAMENTOSVILLIFARM

MEDICAMENTOS

ABBOTT AMOJ&JREMRTS RIOSTAGO

RELACIONADOS

ÓRGÃOS PÚBLICOS E INSTITUIÇÕES

ADT SECURITY SERVICESAMX (CLARO)BGHBRIGHTSTARBROTHERCABLEVISIÓNDIRECTVFRÁVEGAFRIMETALGARBARINOHEWLETT PACKARDIATECIMAGEN E INFORMACIÓNJOSÉ M. ALLADIOKRONEN INTERNACIONALLEVEL 3LEXMARKMONSANTONEWSANNEXTEL COMMUNICATIONSNOBLEXRANKORICOHSCHNEIDER ELECTRICSTYLUSTELECENTROTELECOM PERSONALTELEFÓNICA

TELECOMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA

AMWAY ARGENTINAARREDOAVENIDADABRADAFITIDIGITAL SPORTSESSEN ALUMINIOGRIMOLDIGROUPONINT. RICKY SARKANYMARTINA DI TRENTOMELEZCAMUSIMUNDONS3 INTERNETPARUOLORAPSODIASOLO DEPORTESSPORTINGTONEL PRIVADOWALMART

VENDA DIRETA /eCommerce

1) FARMANET: Alcon, Andrómaco, Bausch & Lomb, Boehringer Ingelheim, Casasco, Cinetic, Distribuidora de especialidades medicinais de Abbot Laboratories, Elisium, Fortbenton, Gador, Galderma, Ingens, J&J Medical, LDA, Merz, Novamen, Novartis, Takeda Pharma, Valuge.

2) ROFINA: Distribuidora de especialidades medicinais da Biopas, CLS Behring, Estrella, Eximia, Ferring, Finadiet, Gramon Millet, Investi, Laboratorios Poen, Mead Johnson, Mundipharma, Nova Argentia, Novo Nordisk, Nutri Baby, Raffo, Raymos, Roche, Roemmers, Sandoz, e Sanofi Pasteur.

Nossos principais clientes no Brasil, em ordem alfabética por setores

CSLBIONOVIS

MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS

FUNDAÇÃO MEDICAGC2

PESQUISA CLÍNICA

PIERRE FABREDERMOCOSMÉTICOS

FOREVERLOOK CHEMICALS

COSMÉTICOS

LOOK CHEMICALSELANCOIDEXXMUNDO ANIMAL LABORATNORBROOK

SAÚDE ANIMAL

ITALIAN COFFEEVIDA SEM GLÚTENREDENTORE

ALIMENTÍCIOS

ABBOTT LABORATORIESABBVIEALCON LABORATORIOS ARGENTINAASTRAZENECAB. BRAUN MEDICALBAYERBECTON DICKINSONBIOGENESIS BAGOBIOSIDUSCOLOPLAST DE ARGENTINADENVER FARMADIAXONDROGUERIA ATLANTIDA ARG.FARMALINKFARMANET (1)FINADIETGOB. DE LA PCIA DE SAN LUIS (DROGUERIA)HOLLISTER LATIN AMERICAHOSPIRAIVAX ARGENTINAJOHNSON AND JOHNSON MEDICALKLONALLABORATORIO DRAWERLABORATORIO VARIFARMALABORATORIOS BERNABOLABORATORIOS BETALABORATORIOS CASASCOLABORATORIOS RICHETLABORATORIOS RICHMONDMONTE VERDEMULTIFARMAOMNILIFEPANALAB ARGENTINAPHARMOSPRODUCTOS ROCHERECKITT BENCKISERROEMMERSROFINA (2)SANDOZSANOFI AVENTISSIEMENSWAICON VISIONYSONUT

LABORATÓRIOS E FARMÁCIAS

ACA SALUDCOOP. ACCIÓN SOCIAL (COAS)FAECYSI.E.R.I.C.MUNICIPALIDAD DE ZARATEOBRA SOCIAL DE VIAJANTES VENDEDORESOBRA SOCIAL P / LA ACTIVIDAD DOCENTEOS.PE.CON.OSBAOSPRERAS.A.D.A.I.C.SAN CRISTOBAL CAJA MUTUAL

CAT TECHNOLOGIESCORDIAL COMPAÑÍA FINANCIERAFAVACARDFIAT AUTO SA DE AHORROINTERACCIÓN SEGUROLAKAUTMAPFREMEDIFE ASOCIACIÓN CIVILMICROCENTRO DE CONTACTONUEVO BANCO DE ENTRE RÍOSNUEVO BANCO DE SANTA FEORBIS CÍA. SEGUROSPLAN ROMBOROYAL & SUN ALLIANCE SEG.SEG. BERNARDINO RIVADAVIASEGUROMETALSERV. DE AGUA DE MISIONESSOLDEPATARJETA NARANJATARJETAS CUYANASTARSHOPVALLE FERTILVISA ARGENTINA

65

Page 36: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

66 67

Nas alianças estratégicas com nossos clientes, a proteção de seus dados e informações, assim como a segurança patrimonial dos produtos para a distribuição, são um aspecto central.

O acesso aos dados de clientes é autenticado e autorizado. Não relatamos incidentes sobre violação de privacidade ou vazamento de dados de clientes durante o período compreendido por este relatório, nem recebemos reclamações fundamentadas dos clientes em relação a isso.Durante 2016, trabalhamos na padronização e gestão de acessos de sistemas centrais do negó-cio. Continuaremos os esforços para alcançar todos os aplicativos e centralizar a gestão em segurança, assim como implementar um contro-le e gestão específica para contas privilegiadas. Realizamos conversas de conscientização com áreas centrais da empresa sobre a importância da proteção das informações e os processos essenciais que vamos colocar em funcionamento

Promovemos diferentes iniciativas de difusão e treinamento para promover de forma responsável o comércio eletrônico na Argentina. Organizamos Encontros de eCommerce em Córdoba e Rosário dos quais participa-ram mais de 3.000 pessoas, para o desenvolvimento dos ecossistemas e economias regionais, onde os líderes empresariais, profissionais do marketing, empreendedores, representantes das PyMEs estão presentes para conhecer as novas tendências e ferramentas que marcam o caminho do comércio do futuro.

Participamos da CACE (Câmara Argentina de Comércio Eletrônico) e apoiamos o relatório anual que coloca a Argentina dentro do mapa mundial da atividade. Estamos presentes no eCommerce GO, um treinamento itinerante nas principais cidades do interior.

Também contribuímos com treinamentos em Universidades, Municípios e várias Câmaras nacionalmente, atingindo 10.000 pessoas que participaram de congressos, seminários e workshops, recebendo treinamento e capacitação para o futuro.

Segurança de informação e ativos de nossos clientes

Plataforma de comercialização Online com solução logística 100% integrada.

COAS (Feira das Nações) utiliza as Lojas Andreani para o desenvolvimento de seu catálogo digital e sua eCom-merce para venda de produtos.

Soluções para PyMEs, ONGs e empreendedores através de Lojas Andreani

Desenvolvemos serviços de coleta de material para sua reciclagem.A Nespresso utiliza um serviço de logística completo que inclui a logística reversa de seu Programa de Reciclagem de cápsulas em todo o país.O programa inclui a intervenção com pontos de recicla-gem em nossas filiais e o design de contêineres especiais.

Logística verde

Serviço para mudança, devoluções, serviço técnico e retirada de resíduos e resquícios. Nós fornecemos à BGH o serviço de logística reversa para o serviço técnico de telefones celulares com defeitos, os quais podem ser consertados ou reutilizados.

Logística reversa

Vigilância prestada por serviço contratado e com pessoal próprio durante 24 horas. Sistema de controle de entrada/saída. Sistema de alarme de intrusão nas plantas com monitoramento a partir de um Centro de Controle próprio.Postos blindados com pessoal de Vigilância monitorando a partir do Centro de Controle próprio.Sistema CCTV digital composto por várias câmaras de vídeo monitoradas durante 24 horasSegurança perimetral.Sistema de Rastreamento por Satélite da frota monitorada a partir do Centro de Controle próprio e supervisão remota de outra central (que pode funcionar como backup total, localizada a 20 km de distância)Equipamento de segurança nas unidades de transporte (trator e semirreboque).Acesso eletrônico para empregados em plantas principais.Gaiola de guarda coberta, câmaras de segurança e controle de acesso para mercadorias de alto valor. Nos depósitos onde se concentram o maior movimento de mercadorias, como é o caso do Cross Dock, 95% da operação está sob monitoramento de câmaras de segurança.

Principais sistemas de segurança para garantir a segurança dos produtos confiados por nossos clientes:

para assegurar a privacidade de dados de nossos clientes.

Contamos com importantes sistemas de acom-panhamento e monitoramento em temas de segurança patrimonial e rodoviária, que são o resultado do forte investimento realizado em termos de segurança nos últimos anos. Nossa Gerência de Proteção Patrimonial possui respon-sabilidades sobre a segurança física, custódia de mercadorias em depósitos e dos veículos, assim como dos seguros de mercadorias transportadas e armazenadas.

Neste ponto, temos um registro completo de acidentes onde consideramos, entre outras coisas, informações de zonas, transportadores, evolução por mês, etc. Com esta base de infor-mações, tomamos ações preventivas necessárias (mudança de rotas, reforço de guarda, etc.).

Impulsionamos o comércio do futuro

Page 37: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

68 69

Canais de atendimento ao cliente

Executivo de ContaCada Conta / Cliente possui pelo menos um executivo designado que é especialista no setor da indústria ao qual ele presta serviços.

Nosso tráfego de longa distância da Argentina percorre 16 milhões de quilômetros ao ano e é o elo mais crítico em termos de impacto no serviço logístico prestado aos nossos clientes. Para a sua gestão, implementamos programas, atividades que envolvem a interação entre nossos fornecedores de serviço de transporte e a frota.

Em 2016, começamos uma pesquisa de satis-fação do cliente. Mais de 120 contatos com perfil operacionais e estratégicos foram entrevistados por telefone, para analisar o valor agregado às suas atividades, assim como avaliar o nível de satisfação do serviço prestado.Participaram os clientes, principalmente, dos setores Automotivo / Auto peças, Consumo em massa, Cosméticos, Indústria Veterinária, Labora-

Qualidade percebida

Centro de Atendimento ao Cliente:Linha direta de atendimento telefônico ao clien-te: 0810-122-2345 e de contato com Soluções Logísticas, Correio, Logística Farmacêutica, Logística no Brasil, Desenvolvimentos Imobi-liários.Em nossa web disponibilizamos de um centro de contato.

Consultas On LineAtravés da página da web o cliente pode entrar com seu usuário e verificar o estado das remessas. Contamos com desenvolvimentos específicos para clientes que recebem através de e-mail novidades e estado de entregas pendentes.

Redes sociais

Nosso objetivo é ser referência como fonte de informação e editorial no setor logístico. Para isso, concentramos nosso apoio aos meios especializados em Logística, que difundem conteúdos técni-cos, de tendência e atualização de valor para os profissionais do setor. Também desenvolvemos ativamente nossa presença em canais próprios de difusão. Em 2016, lançamos nossa primeira publicação técnica em logística intitulada “Aspectos Essenciais da Gestão Logística”. Detalhamos o mesmo no capítulo 5.

Referências da informação do setor

3.5 Transporte Sustentável

GrupoLogisticoAndreani

Programa de Transporte SustentávelFornecedores de transporte Objetivos

Frota

Fornecedores de serviço de transporte: são fornecedo-res de prestação exclusiva e abrangem a totalidade dos motoristas: longa distância (tratores) e curta distância (tratores, chassis e utilitários).

Frota: compõe de tratores, chassis, utilitários e semirre-boques.

Desenvolvimento profissionalPrograma Trânsito Seguro

Cuidado com a mercadoriaMenor impacto ambientalImpacto social positivoSegurança rodoviáriaMelhor gestão da informação

Plano de renovaçãoManutençãoFerramentas de InformáticaRastreabildiadeI+D

Nossas Iniciativas para Fornecedores de Transporte:

tórios e Farmácias, Máquinas e Ferramentas, Telecomunicações e Tecnologia, e Venda Direta, universo que corresponde às contas de Logística, principais 70 empresas em faturamento e 20 clientes com possibilidade de crescimento e/ou representação de setores de atividade de interes-se para a empresa.

Os resultados estarão disponíveis em junho de 2017.

Desenvolvimento Profissional

Compreende todas as atividades e programas, que contribuem para o crescimento das pessoas e fornecedores dentro do Grupo.

No âmbito do Plano de Renovação das unidades, outorgamos empréstimos a uma taxa de 0% para que nossos fornecedores de serviços de transporte possam renovar suas unidades de acordo com nossos requi-sitos.

Profissionalização de Motoristas: Dentro do Programa de Trânsito seguro, incluímos vários planos de treinamento para os Transportadores.

Fóruns de Tráfego nacionais: de realização anual, convocamos os Gerentes e Chefes de tráfego de todas as filiais do país. Em 2016 realizamos 3 fóruns e definimos como objetivos nivelar conhecimentos, compartilhar experiências e estabelecer critérios em comum. Para isso, incluímos temas de visão do negócio, papel do responsável pelo tráfego e atendimento ao cliente. Além do perfil do transportador, função polinomial, gestão ambiental, higiene e segurança, assim como módulos legislação e primeiros socorros. Os participantes incluem instrutores internos (referências de determinadas áreas) e externos (por exemplo, da Associação Argentina de Logística Empresarial - ARLOG), e compartilhamos testemunhos de clientes que divulgam suas expectativas.

Andreani_arg

company/GrupoLogisticoAndreani

Page 38: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

70 67

Programa Trânsito Seguro

Continuamos com a implementação do nosso programa destinado a consolidar a atitude de prevenção e cuidado dos profissionais que reali-zam serviços de transporte para o Grupo. Para isso, em 2016:

Aumentamos os controles da Alcoolemia para 100% nas saídas (de Buenos Aires para Filiais do interior).

Fornecemos atividades de treinamento de condutores em legislação, primeiros socorros, elementos de segurança, condução defensiva e condução racional. Incluímos, especialmente, a visão do serviço ao cliente.

-Computador a bordo: em 2016 incorporamos duas unida-des. Permite conhecer a conduta de dirigibili-dade já que fornece informações de ativação de ABS e controle de estabilidade, velocidade, controle de peso da carga, etc.

-ILAS: Levanta o primeiro eixo no caso de ter pouca carga. Isso diminui o gasto indevido dos revestimentos e ao equilibrar o peso, reduz os danos nas rotas e pneus, enquanto que a tecnologia de segurança (ABS-EBS-ESP) evita acidentes como o do “efeito tesoura” muito comum nas rotas.

-Sistema de filas: Permite aumentar e baixar a altura do Semirreboque, para adaptá-lo à altura da boca de carga.

-Load Transfer: Distribui o peso de forma uniforme, descarregando o terceiro eixo.

-Soft Docking: Sistema de alerta para estacionamento, com freio automático antes de chegar ao Dock, evita batidas e quebra do cabeçote do Semirreboque e Dock de carga.

Comprometidos com a saúde e a segurança, realizamos exames médicos e implementa-mos o Exame especial de Gestão, da Fede-ração Argentina de Entidades Empresariais do Autotransporte de Cargas.

Continuamos com a revisão técnica perma-nente de nossos veículos.

Realizamos a análise profunda de nossas reclamações e estabelecemos metas de melhoria através do Comitê de acidentes. Sistema de trava

Portas com comando por satélite

Sistema Soft DockingIluminação interna e externa de LED

··

Freios a disco com sensor de desgaste de pastilhasFreios ABSControle de estabilidadeSuspensão pneumáticaSistema de filasComputadores de bordo INFO CENTRETransferência de carga

·

·····

·

Contamos com uma equipe de gestão de frota que realiza diferentes projetos de inovações tecnológicas. Definimos o tipo de semirrebo-que completo padronizado da Andreani, com equipamentos, tecnologia e design especial-mente desenvolvidos para elevar as condições de segurança no gerenciamento, minimizar o impacto ambiental e o cuidado físico dos produtos transportados. Em 2016, juntamente com a divisão de Embalagens e Recipientes do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), realizamos testes para a implementação definitiva de tecnologias de suspensão pneu-mática para as unidades.

Nossas Iniciativas vinculadas com a Frota:

Compromisso de Migração progressiva da nossa frota para unidades completas personalizadas da Andreani.

20% mais carga com igual consumo de combustível.

Semirreboque padronizado da Andreani

Última tecnologia: segurança rodoviária, menor consumo (Led, GPS alimentado por painel solar), menos desgaste dos revestimentos.

Cursos para transportadores já que, por suas características, esta unidade requer um treinamento adicional e específico.

profissionais que realizam o serviço do nosso transporte de longa distância,

Durante 2016 treinamos atingindo

Buenos Aires,Rosário, Santa

Fe e zona, Mar del Plata

e zona.

plantas dedos profissionais

GPS com painel solar

Caixa porta documen-tos com Sensor de abertura (Aviso de abertura via e-mail)

Ilas

Semirreboque piso deprimido de 109 m3

Proteção ciclistas e motociclistas

I + D

71

Page 39: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

72 73

Com base em uma estratégia de prestação de serviços especializados por segmento, com um elevado nível de qualidade, promovemos permanentemente a cultura da inovação que, como a Melhoria Contínua, faz parte do nosso DNA. Pensamos na necessidade do cliente e propomos, portanto, um desafio permanente para a criativi-dade de todos os empregados.

3.6 Inovação

Cuidado da MercadoriaI+D: Implementamos sistemas de suspensão pneumática que absorvem 60% mais impactos por irregularidades do caminho. Revestimento interior de 15% da frota de 40 unidades totais a serem revestidas, cobrindo bordas expostas que podem gerar rachaduras. Continuamos com a incorporação de elementos de fixação, separação, airbags, etc.Rastreabilidade: Instalação de painéis solares para alimentar de forma contínua o equipamento de GPS. Este plano abrange toda a frota. Em 2016 instalamos 64 painéis solares (37% da frota).Trânsito Seguro: O Módulo de Condução Defen-siva visa reduzir os acidentes e assegurar uma dirigibilidade mais suave, a qual beneficia o cuidado da mercadoria.

Impacto SocialTreinamento para prestadores de serviço da área de I+D. Plano de Renovação. Trânsito Seguro.Fórum Nacional de Tráfego.

Menor Impacto ambientalI & D: Sistemas de freios (Sistema de Freios Anti Bloqueio). Suspensão pneumática e os sistemas de distribuição de pesos por eixo automático (Ilas e Load Transfer), asseguram um menor impacto sobre a infraestrutura rodo-viária e uma maior vida útil dos pneus.Trânsito Seguro: O módulo de Condução Racional, enfatiza o uso eficiente do acelerador, freio, aproveitamento da Inércia, etc. Isso reduz o consumo de combustível fóssil e as emissões. Realizamos inspeções a cada seis meses. Avaliamos a perda de fluidos, emissão de gases, tanques de combustível, ruídos de escape, existência de kit antiderramamento, etc.Plano de Renovação impulsionamos uma forte substituição por equipamentos de última geração. Em 2017 temos como objetivo que todas nossas unidades sejam de 2001 em diante. Idade da frota para 2016 - Argentina:

Otimização de Recursos – Frota – Processos de Carga – Desde o ano de 2015 incorporamos unidades de maior capacidade e melhoramos a qualidade da carga. Estas medidas visam o aproveitamento de cada unidade e a diminuição da quantidade de viagens, gerando menor consumo e emissões.Manutenção - Eliminação de pneus - processamos os pneus em mau estado até ficarem inutilizáveis. Os restos são transferidos para uma empresa, que nos concede um certificado de eliminação.

Gestão da Informação

Com o desenvolvimento e aprendizado, nosso objetivo é transferir estas práticas para o resto da frota do Grupo Logístico Andreani, para avançar na consolidação de uma gestão sustentável de todos os quilôme-tros percorridos pela empresa.

Anterior1990

34

19912000

116

20012005

62

20062010

225

20112015

598

2016

140

Totales

1175

Ferramentas informáticas – Software Gestão - EAMPainéis de controle Rastreabilidade e monitoramento perma-nente de unidades com controle frio

Maior Segurança Rodoviária· I & D – Nova tecnologia completa de Semirrebo-ques · Manutenção· Atividades de Trânsito Seguro

Esses indicadores correspondem aos quilômetros perco-rridos pela frota de longa distância e gerenciados pelo programa de Transporte Sustentável.

Quilômetros percorridos vs acidentes de condução

0

200 15,7 15,2

2015 2016

27 21

Quilômetros percorridos (em milhões)

Acidentes/ano (quantidade unitária)

·

···

·

··

Módulo básico de pacotes

2013 2014 2015 20162012PRINCIPAIS PROJETOS DE INOVAÇÃO

INFR

AES

TRU

TUR

A

Classificador – Classificação automática de pacotes

Towline – Movimento e classificação de paletes completos

Melhora da produtividade em 70% (de etiquetagem e classificação) / Reduz em 90% os erros de classificação. A rastreabilidade de 100% dos pacotes.

Aumento da produtividade em mais de 100%, com capacidade de classificação de 3000 pacotes/hora. Classificação 100% automática, com registro de peso e dimensões e transporte direto para as bocas de carga através de 23 tobogãs.

Aumenta a produtividade em processamento e transporte de paletes.

Classificador automático de remessas (CAR)

90% de redução de erros de associação. Solução automática para a classificação e transportador de remessas por caminhão e destino.

Sistema Andreani de Transporte de Motos

Melhor aproveitamento de armazéns para o transporte em massa de motos / 90% de redução de falhas.

Motos com carroceria para distribuição urbana

Redução de 58% de emissões.

Carro elétrico de distribuição urbana (CEDU)

Usado em centros urbanos e de pedestres. Reduz emissões.

Terminais de autoresponsa-bilização de distribuição

Redução dos tempos administrati-vos para o controle de distribuição.

SEG

UR

AN

ÇA

PA

TRIM

ON

IAL

Centro de monitoramento Andreani (CEMA)

Sala de monitoramento de unidades e sala de segurança de Plantas e Filiais.

Trava de portas Assegura o fechamento das portas de maneira eletrônica. Apenas 14 acidentes em mais de 14 milhões de quilômetros percorridos em longa distância.

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

E M

EIO

S A

LTER

NA

TIVO

S D

E TR

AN

SPO

RTE

Varas de sensor em janelas de veículos

Neutraliza a ação criminal de tirar o transportador pela janela, evitando assim acionar o alarme de abertura da porta. Apenas 1 incidente de roubo de mercadoria em trânsito a cada 5977 viagens.

Web de rastreamento personalizado

Rastreamento de clientes.

SER

VIÇ

OS

Entrega Certificada Implementação de roll containers para a entrega em drogarias. Benefícios econômicos e opera-cionais.

Sistema para eleições Escrutínio e backend provisório para a contagem de votos

Andreani online e-commerce para envio postal

Cada iniciativa contribui para alcançar um ou mais objetivos de Transporte Sustentável

Sistema para a preparação de pacotes bancários

Consolidação em um pacote de diferentes produtos financeiros destinado a um titular e adicio-nal de conta.

Sistema de entrega com assinatura eletrônica em filiais

Solução para melhorar a experiên-cia do cliente, reduzir os tempos de espera dos destinatários e a emissão de papel.

Andreani mobile Aplicativo de rastreabilidade online.

Page 40: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

Integraré gerar práticas

sustentáveis

7574

Page 41: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

4.1 A gestão ambiental

No ano de 2014 definimos nossa Política de Com-promisso Ambiental onde assumimos uma abor-dagem preventiva dos aspectos e impactos de nossas operações. Com esta premissa, e conside-rando os efeitos mais significativos, hoje nosso sistema de gestão atinge 82% da superfície operacional total na Argentina.

Também no projeto e desenvolvimento de novos serviços fazemos intervir critérios ambientais e avaliamos materiais e insumos. No caso de novas localizações, abordamos e adotamos a legislação vigente e consideramos potenciais certificações. Em nossos transportes, fizemos avanços significa-

7776

Para cada uma das plantas de operações estabe-lecemos e mantemos documentados os objeti-vos e metas ambientais. Os objetivos ambientais são de caráter geral ou específico e se enqua-dram quantificados em plena conformidade com a política ambiental. Para o estabelecimento consideramos:

Assumimos um forte e consistente compromisso com o desempenho ambiental de nossas operações. Consideramos aspectos de prevenção de contaminação, cumprimento legal aplicável, a melhoria contínua através do treinamento e conscientização das equipes de trabalho, e definimos medidas preventivas para minimizar o impacto das nossas operações, suas atividades e serviços. Anualmente, a direção do Grupo Logístico Andreani revisa a Política de Compromisso Ambiental e as informações relacionadas aos aspectos e impactos ambien-tais são constantemente atualizadas.

Os aspectos ambientais significativos.Riscos e oportunidades.Melhorias de desempenho ambiental refletidas nos indicadores de medição e acompanhamento ambiental.Projetos de melhoria ambiental.O cumprimento dos requisitos legais.

Para sustentar esta política, implementamos um Sistema de Gestão baseado na norma ISO 14001. Este Sistema é liderado pelo Diretor da Unidade de Negócios, que analisa o desempen-ho semestralmente, validando o cumprimento de objetivos, os resultados das auditorias e atribuição de orçamentos para os diferentes projetos.

Liderança

O transporte é a nossa atividade principal, geran-do impactos ambientais reais, em termos de consumo de energia fóssil não renovável, e de impactos potenciais em termos de derramamen-tos e incidentes. O foco da gestão envolve uma forte dedicação dentro do Sistema de Gestão Ambiental com ênfase em:

Impacto Ambiental de produtos, serviços e transporte

Treinamento e conscientização: conversas, brochuras, cursos sobre condução racional.Elementos: cestos de lixo em pátios de mano-bras, kits de contenção de derramamentos entregues aos fornecedores de transporte.Controles e cumprimento legal: Considera-mos uma abordagem significativa, que além de exigir a Verificação Técnica Veicular, conta-mos com um departamento técnico que reali-za um controle de unidades e reporta para a área de Tráfego qualquer desvio detectado.Modernização da frota a partir de um plano de substituição de unidades.

Procuramos otimizar a capacidade dos armazéns para as viagens de longa distância, e inovamos em semirreboques com maior capacidade de carga e o mesmo consumo de combustível, tornando-se mais seguros e confiáveis. Esta inovação nos permite transportar 20% a mais de mercadorias com o mesmo consumo de combustível, com o consequente impacto de redução de emissões por cada quilo de bens transportados.

No caso das viagens urbanas, trabalhamos com a máxima diminuição possível da quantidade de retornos.

O esforço que realizamos em relação ao transpor-te está detalhado no Capítulo 3.

tivos como os novos meios de distribuição urbana e a recente tecnologia adotada em semirrebo-ques.

Nas últimas décadas surgiram enormes oportuni-dades para nossa atividade, ampliando a deman-da e o alcance dos serviços. Este cenário de crescimento também nos obriga a pensar novas formas de atuar de forma sustentável, minimi-zando o consumo de energia, de embalagens e combustíveis fósseis e medindo, reduzindo e analisando formas de compensar nossas emissões de gases de efeito estufa.

Dentro do ambiente em que estão localizadas nossas plantas e depósitos, consideramos as variá-veis ambientais desde a fase de projeto e cons-trução, cumprindo com as regulações locais aplicáveis (estudos de impacto ambiental) e procurando minimizar os efeitos ao meio ambien-te. Respeitamos o projeto da flora nativa da zona, plantando espécies locais e, quando é possível, exigindo um mínimo consumo de água. Realiza-mos medições de ruídos perturbadores para o bairro e outras medidas preventivas para não gerar alterações no ambiente local.

Nossa recentemente inaugurada plataforma logística Industrial de Tigre, Norlog, foi projetada de acordo com os altos padrões em relação à segurança e tecnologia de proteção ambiental, para reduzir seus possíveis efeitos sobre o meio ambiente. Entre suas principais características estão incluídas:

Ambiente de nossas operações

Plantação de 10000 árvores. Barreira Verde.

Instalação subterrânea de redes de infraestrutura que evitam a contaminação visual

Até 2017, procuramos a integração com outros sistemas de gestão, e para isso estamos trabal-hando com as políticas de Qualidade, Segurança e Higiene e Meio Ambiente em um único com-promisso para abranger as outras operações. A partir da data de publicação deste relatório, o Sistema de gestão está implementado em 9 plantas de operações, as quais centralizam a maior parte dos aspectos ambientais.

a

b

c

d

Sistema de reservatórios para abranda-mento de despejo de água de chuvas para canais externos

Plano completo para o gerenciamento de resíduos

Reservatório aquífero

Layout projetado para remover o máximo possível, a circulação operacional da comunidade do bairro.

Luminárias de LED e de baixo consumo em no gazebo de entrada e administração

Rede de captação e drenagem com linhas de vala e sumidouros

Planta de tratamentoIrrigação por gotejamento para toda a plataforma, otimizando o uso da água

Rede de incêndio e alimentação elétrica em áreas comuns

Objetivos, indicadores, metas e programas ambientais

Page 42: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

Durante 2016, instalamos em Norlog um reserva-tório aquífero. Para minimizar os efeitos das descargas de captação e drenagem nos córregos, adotamos a premissa de manter o mesmo nível de inclinação que tinha o terreno virgem. Para isso, projetamos uma vala fechada que contém água das precipitações e despeja gradualmente para os canais correspondentes, mantendo os níveis originais do prédio. Conseguimos isto com um sistema de reservatórios nos lotes, e um grande reservatório de 130.000m3 com capaci-dade para conter a água de chuva que excede o normal (em caso de grandes precipitações), e faça o despejo lentamente em dias posteriores.

7978

Levamos em consideração e analisamos as atividades cotidianas de nossos fornecedores que são realizadas no âmbito de nossas operações. Elas são: serviços de segurança, de limpeza, refeitório e preparação de comi-das. Também avaliamos outros fornecedores que fazem parte da cadeia de suprimentos e cujos impactos podem transcender as fronteiras da empresa (serviços de eliminação de resíduos comuns, perigosos, de manutenção de infraestrutura, entre outros).

Durante 2016, analisamos o impacto ambiental dos fornecedores dos seguintes setores: limpeza, refeitório da planta, segurança (vigilância) e transporte. Todos estes fornecedores foram avaliados pela gestão e foram treinados em aspectos ambientais e potenciais impactos negativos.

Avaliação do impacto ambiental da nossa cadeia de suprimentos

Em relação aos materiais, identificamos nossos principais insumos para a prestação do serviço.Gerenciamos sua separação de origem para um posterior tratamento de reciclagem diferenciado, evitando que estes resíduos tenham destino de aterros sanitários.

4.2 Utilização de recursosNossa Plataforma Norlog fornece a rede interna de esgotos instalada no prédio para os usuários, enquanto a empresa de água e saneamentos (AYSA) é a encarregada de fornecer a rede exter-na. Atualmente, esta rede está em construção e entrará em serviço aproximadamente em meados de 2018. Entretanto, com o acordo de todos os proprietários, definimos a instalação, em 2017, de uma planta modular de tratamento de líquidos residuais que despeja a água tratada neutra e que é monitorada permanentemente. Os registros são enviados ao município regular-mente. A instalação está listada na ADA (Autori-dade da Água).

Avaliamos e capacitamos

Nossos fornecedores de serviços de transporte possuem um programa específico para mitigar os efeitos de sua atividade na segurança rodoviária e em relação ao consumo e emissões, encontra-se detalhado no Capítulo 3.

315 fornecedores de transporte

Detectamos um caso de uma empresa de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com uma unidade com perdas de óleo. Foi realizada uma reunião com a área de Compras e um plano de remediação foi apresentado.

1 de serviço de refeitório

5 de serviços de segurança (vigilância)

6 de serviços de limpeza

Principais insumos

papelão para embalagens

papel branco para impressão

paletes de madeira

conservantes de poliestireno

expandido (telgopor)

combustível(gasóleo) para

transporte

película extensível (plástico)

Nós sistematizamos a análise de cumprimento legal, em temas sensíveis como o uso da água e seus efluentes para assegurar seu cumprimento em todas as jurisdições onde operamos. No que diz respeito aos resíduos, adotamos uma abordagem semelhante. Nossos objetivos visam duas questões fundamentais:

gerar metas de redução de resíduos envia-dos para o aterro

maximizar a taxa de reciclagem a partir de uma exigente separação na fonte das ope-rações

Quanto aos resíduos não recicláveis enviados para o aterro sanitário, realizamos inspeções de contêi-neres para minimizar o envio de resíduos não compatíveis (recicláveis) dentro dos locais comuns. Trata-se essencialmente de restos de refeitório, varredura e limpeza.

6.670 quilogramas de resíduos especiais enviados para tratamento em 2016. São provenientes de áreas de serviço (principal-mente tarefas de manutenção), substituição de luminárias, resíduos de tintas. .

Resíduos Recicláveis:

Papelão

Película extensível (plásticos)

Papel

*neste relatório são informados apenas os dados da operação na Argentina

Principais recicláveis gerados (em quilos) 2015 2016

252.380

74.233

55.057

273.090

81.425

78.731

Os principais resíduos gerados da nossa atividade são industriais não especiais, com alta capacida-de de ser reciclado, sendo os mais volumosos a película extensível (polietileno de baixa densida-de), o papelão corrugado, e o papel. Estes resíduos são tratados por fornecedores que forne-cem tratamento e emitem os correspondentes certificados de reciclagem.

Outros resíduos reutilizáveis (exemplo paletes de madeira) e outros que são reciclados em menor escala (conservantes de telgopor, selos plásticos) compõem a lista destes materiais. O objetivo do nosso Sistema de Gestão Ambiental é não enviar para o aterro sanitário nenhum material daqueles descritos anteriormente.

Principais indicadores sobre materiais reciclados*

Efluentes e Resíduos

Page 43: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

Para o gerenciamento de resíduos em Logística no Brasil, temos um contrato com uma empresa especializada que retira o material reciclável (papel, papelão, plásticos). Os resíduos orgânicos são gerenciados por um serviço do mesmo prédio onde nos encontramos. O material de classe I (óleo de motor) é retirado por uma empresa também habilitada para este fim.

8180

Em todos os casos, os contratantes encarregados das tarefas de eliminação de resíduos, tratamento especial ou reciclagem informam os métodos e a documentação sobre o tratamento outorgado para cada fluxo de resíduos. Estes resíduos totalizaram 1.630 quilogramas em 2016.

4.3 Energia e EmissõesJuntamente com um fornecedor do Rio de Janei-ro, desenvolvemos uma película extensível que não necessita de bobina de papelão em sua base. Em vez disso, utilizamos um tubo de plástico que é reutilizado a cada mudança de bobina, reduzindo assim uma média de 2880 kg de consumo de papelão por ano.

Água:

Em nossa operação de Embu das Artes, elaboramos um projeto que capta a água que é formada pelos climatizadores de nosso depósito e é dirigida a uma cisterna, reduzindo assim o consumo médio anual em 26.400 litros.

Consideramos a energia como um aspecto ambiental significativo, independentemente do consumo ou dimensão do local em que é usado. Promovemos iniciativas de redução naqueles locais em que há possibili-dades. O uso racional da energia é o tema central dos treinamentos de empregados e contratantes.

Realizamos medições e acompanhamento do consumo de energia nas plantas de AMBA, onde centraliza-se 80% do consumo de energia do total da empresa na Argentina:

Kw’h em 2015

Avellaneda

Barracas

1.689.675

1.173.172

Benavidez 5.652.214

Planta

Florida

Loma Hermosa

896.920

320.158

Malvinas Argentinas 3.402.060

13.134.199Total

Kw’h em 2016

1.694.125

1.108.896

5.501.538

972.630

353.990

3.468.470

13.099.649

Consumo nas Plantas Operacionais

Resíduos R.A.E.E. (Resíduos de Aparelhos elétricos e eletrônicos):

Durante o período de 2016 foram produzidos dois derramamentos, um deles envolvendo um fornecedor de transporte (derramamento de 60 litros de gasóleo por dano no tanque de combustível), na Planta Mendoza.

O segundo foi causado pela falha de uma mangueira hidráulica (5 litros) de uma unidade de um fornecedor de coleta de resíduos, na Planta Benavidez. Ambos os derramamentos foram gerados sobre o chão de concreto, sem comprometer cursos de água devido à sua rápida contenção.

Incidentes ambientais:

A água não é utilizada em nenhum caso para tarefas associadas aos processos produtivos, sendo apenas desti-nada para uso de sanitários, irrigação e refeitório e como reserva de rede de incêndios. No entanto, em nosso Sistema de Gestão Ambiental consideramos o recurso hídrico como um aspecto ambiental significativo ao definir as medidas operacionais e de conscientização:

Instalação de medidores de fluxo para conhecimento do consumo naquelas plantas que não possuem água da rede. A intenção é contar com uma linha de base para estabelecer padrões de consumo e poder trabalhar em metas de redução e uso racional.Substituição de torneiras de sanitários por botões de pressãoCartaz sobre conscientização no uso da águaInstalação do sistema de irrigação automática na Planta Avellaneda.Inclusão do tema de uso da água em atividades de treinamento

Destinos das descargas de água:- Descargas no sistema de esgoto- Descargas no curso de água, passo anterior por planta de trata-mento- Descargas no poço

As fontes de captação de água estão centralizadas na água de rede (serviço de água corrente) e captação de água de perfu-ração subterrânea.

Combustível e Emissões

Em relação às emissões, procuramos minimizar seu impacto através de iniciativas em novas tecnologias e otimização operacional. Nas Plantas e armazéns, o foco é o uso racional de energia e sua diminuição.

Evolução do consumo de combustível utilizado para transporte e sua correlação com as Emissões

Combustível consumido (Diesel)

Emissões (Em Tn de CO2 equivalente)

*neste relatório são informados apenas os dados da operação na Argentina

2015 2016

8.174.143

2.264

8.087.844

2.240

Em 2017, temos como um forte desafio, a continuidade do plano de eficiências energéticas em transporte para conseguir economia de combustível com foco na seleção de alternativas técnicas, busca de fornecedores e ensaios com testes de campo. Em veículos de longa distância trabalharemos em questões de aerodinâmica, adicionaremos a sistematização de uma metodologia de medição da marca dos nossos serviços de transporte para clientes, o que nos permite uma linha de base para avaliar alternativas de redução e compensação de nossas emissões de gases do efeito estufa.

Energia

Page 44: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

Um indicador chave da nossa gestão, é o acompanhamento da quantidade de quilos de mercadoria que são carregados em uma unidade de longa distância. A maior otimização da ocupação de armazém, melhora o rendimento operacional, já que são necessárias menos unidades para transportar, otimizando o consumo de combustível como menor impacto. Também reduz a utilização de insumos associados (lubrificantes, revesti-mentos, etc.).

8382

Em 2011, através de um programa de treinamento, supervisão, incentivos, indicadores e monitoramento, conseguimos uma otimização significativa, conseguindo estabilizar e manter o máximo de ocupação de armazém nos últimos anos.

Evolução do aproveitamento do armazém de unidades de longa distância

2013

Aproveitamento do armazém (em quilos da média de mercadorias transportadas)

23.078

2014

*neste relatório são informados apenas os dados da operação na Argentina

2015 2016

23.448 24.491 24.598

2011

19.118

2012

21.591

As reclamações relacionadas com as questões ambientais provenientes de agências e outros setores são recebidas pelo nosso departamento Jurídico, que as canaliza para o setor correspon-dente (Desempenho Ambiental, Obras e Manu-tenção, Gerências de Planta). Se a comunicação for recebida diretamente por uma Planta, cada Gerência analisa a comunicação e a encaminha para o Departamento Jurídico.

Atuação diante das reclamações

Os gases refrigerantes correspondem aos gases gerados pelas câma-ras frias para armazenamento de medicamentos. Os gases utilizados são os permitidos, ecológicos, do tipo 410A e R141.Além disso, contamos com um Departamento de Refrigeração, encarregado pelo monitoramento e manutenção preventiva, o qual está registrado nas planilhas de trabalho.As câmaras frias contam com um alarme 24 horas, 365 dias, conec-tado com as centrais de monitoramento, para avisar diante de qual-quer mudança brusca de temperatura.

Gases Refrigerantes

Em 2016 houve um comunicado formal da Autoridade da Água (ADA), província de Buenos Aires, para continuar com as permissões de despejo e exploração do recurso hídrico na Planta Malvinas Argentinas. Esta comunicação foi devidamente contestada e os procedimentos correspondentes estão em processo.

4.4 Investimento para a redução de impactos

Durante 2016 ampliamos a certificação ISO 14001 de 3 a 9 plantas de operações, certifican-do as Plantas de Benavidez (Nave 1), Mendoza, Resistencia, Santa Fe, Mar del Plata, Loma Hermosa (Buenos Aires). Assim, 82% dos metros quadrados operacionais de todas as instalações da Argentina são alcançados pelo sistema de gestão.

No início de dezembro, começamos a preparar o equipamento para continuar expandindo o siste-ma e definimos as Plantas de Florida (Vicente López, Buenos Aires), Posadas (Misiones) e San Juan. Com este desafio, alcançaremos no próxi-mo ano, 12 Plantas com um Sistema Ambiental certificado.

Durante 2016, destacamos

1.300 horas homem de treinamento dedicadas aos empregados, fornecedores de transporte e outros contratantes (segurança, limpeza, refei-tório) nas Plantas: Loma Hermosa, Benavidez, Mendoza, Mar del Plata, Resistencia e Santa Fe. Capaci-tações para o novo pessoal nas Plantas já certificadas (Rosário, Malvinas Argentinas e Avellaneda)

300 kits de contenção de derramamento entregues a fornecedores de serviços de transporte como elemento preventivo.

27 auditorias realizadas no período: 9 internas, 9 de avaliação de cumprimento legal e 9 de certificação por parte da Bureau Veritas.

Investimentos em infraestrutura: construção de salas de coleta de resíduos comuns, recicláveis e perigosos nas Plantas Loma Hermosa, Rosário e Resistencia. Ampliação dos espaços iluminados com luminárias LED nas Plantas Mendoza, Benavidez, Avellaneda.

Compra de cestos de reciclagem e classificação de resíduos para as Plantas certificadas durante o ano.

Novos materiais reciclados: selos plásticos, latas de alumínio. Tubo de plástico que é reutilizado a cada mudança de bobina de pelícu-la stretch.

No final de 2016 conseguimos a autorização da CEAMSE (Coordinación Ecológica Área Metropolitana Sociedad del Estado) para eliminação segura de revestimen-tos de nossos semirreboques e empilhadeiras, autorização que nos permitirá fornecer um tratamento de reciclagem para um resíduo particular.

Consultores contratados com dedicação para a implementação do Sistema de Gestão e sua melhoria.

10 Colaboradores treinados como Responsáveis Ambientais em cada local.

Fortalecimento do sistema de Gestão

Page 45: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

8584

Inovação em transporte sustentável

A distribuição nos grandes centros urbanos sempre foi uma problemática para atender, devido ao congestiona-mento habitual, a mobilidade dos pedestres e as dificuldades para estacionar. Atendendo esta problemática em conjunto com a visão proativa para reduzir os impactos, pensamos, projetamos e construímos nosso Carro Elétrico de Distribuição Urbana (CEDU), destinado ao serviço de última milha em microcentros urbanos e em ruas de pedestres, onde anteriormente foi inserido com veículos utilitários.

Durante 2016, iniciamos a implementação do CEDU em Córdoba e na Cidade Autônoma de Buenos Aires. Esta inovação consiste em um carro com motor elétrico com carga de bateria de 220v, e 7 horas de autonomia, comando com movimento, alarme de marcha a ré, acompanhamento por satélite e uma capacidade de carga de 1,25 m3. Além do seu menor impacto em emissões, é uma ferramenta ágil e também muito segura para pedestres. Os CEDUs implementados na Cidade Autônoma de Buenos Aires envolveram a retirada e substi-tuição de duas unidades tradicionais a combustão com a consequente redução de emissões em uma área densamente povoada.

Sua máxima velocidade é equivalente ao passo de uma pessoa, por isso é muito seguro para aqueles que caminham por essas ruas. Também possui porta deslizante sem invasão do espaço circundante, alarme de movimento semelhante à de marcha a ré de caminhões e freio de emergência para ser ativado diante de qual-quer eventualidade.Os carros são seguros para o revendedor, pois são leves e fáceis de manusear. O material transportado é protegi-do por portas herméticas que impedem o tombamento.

CEDUS

São veículos para distribuição urbana com igual capacidade de carga de um pequeno utilitário, mas com a metade do consumo de combustível, diminuindo as emissões por quilo de mercadoria transportada.

Motos com carroceria

Os CEDUS são muito favoráveis para a eficiência na logística urbana devido à sua menor interferência com o trânsito, a diminuição de ruídos irritantes e, sobretudo, por ser solidários com o meio ambiente, promovendo cidades mais sustentáveis.

3na Cidade Autônoma de Buenos Aires

na cidade de Córdoba

projetando a implementação de mais 2 carros em 2017.

2

1

carrosDurante 2016 implementamos

58%

menos emissões que um pequeno

utilitário.

circulando em diferentes pontos do país (Área Me-tropolitana de Buenos Aires, Mendoza, Rosário, San Juan, Córdoba, Tucumán e Salta)

9Pioneiros na homologação deste veículo junto com o fabricante Zanella.

motos

CEDU

Moto com carroceria

Page 46: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

Integrar é promover

redes

8786

Page 47: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

8988

Através da nossa Fundação Andreani desen-volvemos programas educacionais e culturais, aplicando recursos de logística integral do Grupo. Em 2016 trabalhamos articulando com mais de 60 organizações da sociedade civil, com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida nas comunidades onde atuamos.

5.1 Fundação Andreani

No Capítulo 3 é possível consultar o investi-mento realizado pela Fundação Andreani em seus programas de apoio à cultura, educação e logística solidária

Nossos principais eixos de trabalho

Cultura Educação Solidariedade6º Prêmio da

Fundação AndreaniBacharelado em LogísticaAndreani pela Educação

Rodoviária

Rede Logística SocialLogística para Emergências

Através do nosso eixo de trabalho em Cultura procuramos promover o desenvolvimento de artistas plásticos argentinos, premiando seu esforço e excelência e apoiando a realização de exposições itine-rantes de suas obras em museus de todo o país. Em 2016 realizamos as seguintes ações:

5.2 Cultura

Buenos Aires Photo 2016

Participamos como patrocinador da décima segunda edição de Buenos Aires Photo, uma das mais importantes feiras de arte especializada em fotografia Latino-americana. A feira ocorreu entre o dia 13 a 16 de outubro no Rural.

Apoios institucionais

Através da Fundação, contribuímos com 75.080 serviços postais gratuitos a 9 instituições culturais argentinas, particularmente para museus nacio-nais, provinciais e municipais, centros culturais e publicações:

Premio Fundação Andreani para artes visuais:

Trabalhamos no planejamento da quinta edição do prêmio a ser realizada em 2017. Criamos as bases e condições, a imagem desta nova edição, convocamos o júri de especialistas e escolhemos o lugar para a exposição.

Concurso de desenho do dia das criançasColaboramos nos dias do concurso de desenho do dia das crianças destinado aos filhos de empregados, participando como parte do júri convidamos a artista Karina O Azem para avaliar os trabalhos.

Mapa das ArtesRevista Arte al día internacionalRevista Blanco sobre Blanco Museu de Arte Contemporânea de Salta (MAC) Museu Provincial de Belas Artes Franklin Rawson de San JuanMuseu de Arte Moderna de Buenos Aires (MAMBA)Museu de Belas Artes Quinquela Martin Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) Palais de Glace (Palácio das artes)

¹ Quantidade de envios doados, não necessariamente utilizados.

Page 48: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

9190

Durante os meses de maio, junho e julho de 2016 realizamos a primeira edição do Programa #AndreanixlaEducaciónVial. Objetivos:

5.3 EducaçãoDesenvolvemos a primeira experiência de volun-tariado corporativo, convidando nossos emprega-dos a participar dos workshops de Educação Rodoviária. Antes do workshop, os participantes receberam um treinamento e material informati-vo. O programa oferece aos voluntários do Grupo, a possibilidade de brincadeiras e diversão com as crianças, e ao mesmo tempo, eles contribuem com seus conhecimentos sobre educação rodo-viária. Nesta primeira edição do voluntariado participaram 64 voluntários pertencentes às Plantas de Malvinas Argentinas, Avellaneda, Loma Hermosa, Barracas e Florida.

14º Edição do nosso treinamento em Logística

Pelo segundo ano consecutivo, implementamos a Bacharelado em Logística na UTN como uma contribuição para a formação dos profissionais do setor logístico. Desde a primeira capacitação, no ano de 2004, contribuímos para a formação de 488 profissionais provenientes de diferentes seto-res. Em 2016 o bacharelado formou 48 profissio-nais provenientes de diferentes empresas das quais 19 eram empregados do Grupo.

Melhorar o conhecimento e a compreensão das normas de trânsito e das medidas de prevenção de acidentes nas escolas das comu-nidades próximas às Plantas.

Que as crianças façam uma reflexão sobre o tema da segurança rodoviária e a mobilidade sustentável.

Que as crianças aprendam a se mover de forma responsável na via pública e possam transmitir em suas casas o que foi aprendido.

Cada aluno recebeu um tríptico com informações sobre a mobilidade sustentável e diferentes jogos com perguntas que foram trabalhadas na escola para responder com suas famílias em casa.

Os workshops foram realizados em escolas perto das plantas do Grupo Logístico Andreani: Benavidez, Malvinas Argentinas, Barracas, Avellaneda, Florida, La Boca e algumas perto das filiais. O objetivo foi trabalhar com a comunidade próxima. Para a seleção das escolas onde chegariam o programa e a convocação de empregados para participar como voluntários, trabalhamos conjuntamente com a equipe da Fundação Andreani e as áreas de Recursos Humanos das plantas selecionadas.

50workshops

em

3000Mais de

crianças participando de workshops de Educação Rodoviária e Mobilidade Sustentável.

3000Mais de

famílias comprometidas com a Segurança Rodoviária.50

50 escolas primárias da Cidade Autônoma de Buenos Aires e Grande Buenos Aires.

realizados pelas crianças das escolas participantes.

50escolas do interior do país receberam uma caixa com trabalhos

64voluntários acompanhando os workshops.

Resultados

Pelo quarto ano consecutivo, acompanhamos a Fundação Vida Silvestre. Em 2016 nos juntamos trazendo kits educativos elaborados pela fundação com detalhes das Eco regiões. Este trabalho foi realizado em 20 workshops destinados aos estudantes de San Miguel e Vicente López (Buenos Aires), Rosário e Córdoba.

700 alunos e 40 professores participaram do treinamento com o material educativo necessário para abordar os temas em classe e retransmiti-lo dentro do seu núcleo familiar.

Cuidado com o meio ambiente

A aprovação do Bacharelado requer, por parte dos alunos, um trabalho final de consultoria destinado a otimizar ou solucionar problemas de logística de organizações com fins sociais. Nesta edição, trabalharam com 7 organizações: Scouts, Equidad, El Arranque, Banco de Alimen-tos, Nueva Esperanza, Coincidir e Techo.

Primeira publicação em Logística

Jogo utilizado como dinâmica nos workshops

Após dois anos de trabalho, conseguimos reunir os pontos de vista de 27 autores em nossa primeira publicação Técnica em Logística intitulada “Aspectos Essenciais da Gestão de Logística”. A obra propõe uma visão global da importância do gerenciamento da cadeia de suprimentos, a partir da qual se desenvolvem os principais processos e aspectos envolvi-dos nesta função, apresentados em três ordens: distribuição física e gestão de armazéns, qualidade de serviço, compromisso da logística com a comunidade e o meio ambiente.O lançamento da publicação ocorrerá em 2017 e os 3000 exemplares serão distribuídos gratuitamente entre especialistas do setor, profissionais, câma-ras e instituições ligadas ao negócio, assim como em universidades, além de estar disponível on line em www.fundacionandreani.org.ar

Oficinas recreativas para crianças do quarto e quinto ano com uma hora e meia de duração, conduzidas por uma equipe de professores com a participação de voluntários da Andreani.

Page 49: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

9392

Com nossa Rede de Logística Social, trazemos doações de organizações da sociedade civil que necessitam enviar a informação e elementos para as escolas de nosso país. Nós fornecemos suporte através da nossa infraestrutura de distri-buição nacional. Através de alianças de trabalho com organizações, articulamos esforços para maximizar o impacto gerado por seus programas nas comunidades onde se desenvolvem.

5.4 Logística Solidária

Também fornecemos serviços de logística postal para organizações sociais para a promoção de atividades e conscientização sobre temas de agenda.

5.5 Apoios e Iniciativas

Fundación CimientosCaritas Argentina Fundación Cruzada Patagónica Fundación Leer Las otras voces Fundación del VisoFundación para la Lucha contra las Enfermedades Neurológicas de la Infancia (FLENI) Asociación Civil para la Caridad Asociación Civil Ecomanía Conciencia Ambiental

² Quantidade de envios doados não necessariamen-te utilizados pelas organizações. É o número total pelo qual os acordos foram assinados

Acompanhamos a FADAM (Federação Argentina de Amigos de Museus) no 24º Concurso Escolar Nacional que abordou o tema “O que a imigração nos deixou” trazendo o material para as escolas, coletando os trabalhos realizados e entregando os prêmios para as escolas ganhadoras.

Rede de Logística Social

Asociación de Clubes Argentinos de Servicios (ACAS) Fundación Global Agro, Fundación Cruzada ArgentinaFundación Cruzada Patagónica Fundación LeerAsociación Civil Padrinos de Alumnos y Escuelas Rurales (APAER)Misiones Rurales Argentina, Fundación Ruta 40Canales Asociación Civil Fundación Escolares Agencia Adventista de Desarrollo y Recursos Asistenciales (ADRA) Fundación Cimientos Fundación Casa Grande Solidario de Ayuda Directa Cárita

Alcance da Logística Social (kg. movidos por ano)

2014

63.430

2015

67.597

2016

50.366

2012

62.097

2013

77.965

Em 2016 acompanhamos 14 organizações:

50.365,6 quilos movidos em 2016

Adicionalmente nos vinculamos com outras organizações sociais através de nossos clientes, colegas, fornecedores e empregados para acom-panhar os diferentes programas sociais com nossos serviços completos de logística.

Envios Solidários

Asociación Salesianos de Don BoscoSociedad de San JuanHospice El Buen SamaritanoPrelatura de HumahuacaRed Argentina de Bancos de AlimentosFundación Valores para CrecerRevista Ascenso por la VidaArzobispado de Buenos Aires Nuestra Sra. de LujánReciducaCinco Panes Dos PescadosMovimiento Juvenil SalesianoEnseña x ArgentinaObservatorio de la MaternidadAsociación Cristiana de Dirigentes de Empresa (ACDE)La AlboradaApoiando a Campo GalloEnvios para Telefonia de Salta y CorrientesDiocese da Cidade Autônoma de Buenos Aires e Grande Buenos Aires de CáritasEscolas públicas, Refeitórios e Paróquias

Em 2016 transferimos 52827 quilos para Situações de emergência, duplicando os quilos movidos em 2015.

Alcance dos Envios Solidários (kg. movidos por ano)

Em 2016 transferimos envios para mais de 20 organizações:

Em uma chamada aberta, anualmente convidamos todas as organizações da sociedade civil para apre-sentarem suas necessidades logísticas.

Em 2016 reafirmamos nossa aliança com a Fundação La Nación com o objetivo de trabalhar de forma articula-da, colocando nossos recursos a serviço da educação rural. Juntos, impulsionamos a “Campanha Volta às Aulas”, com o propósito de conhecer as realidades e necessidades específicas das escolas das zonas rurais e trazer materiais que ajudem a reduzir essa falta de recursos.

267.329 quilos movidos em 2016

2014

409.734

2015

387.399

2016

267.329

2012

343.267

2013

356.545

A volta às aulas junto com a Fundação La NaciónClassificados solidários é um meio para doar sorrisos.

9 organizaciones

Arte, saúde e conscientização em nossas tags postais

72.840² de envios do correio postal em 20169 organizações

A campanha “Cuide do seu coração”, iniciativa realizada em conjunto com a Fundação do Centro de Diagnóstico Doutor Enrique Rossi ocorreu em 2016 e tinha como objetivo conscien-tizar sobre as doenças cardiovasculares e promo-ver estudos preventivos.

Dez artistas foram selecionados para realizar uma obra emoldurada em um coração. A partir daí surgiram dez novos projetos para aplicar em nossas tags clássicas (simples, conservadoras e douradas), que foram comercializadas entre nossos clientes corporativos e toda a nossa rede de Filiais durante o mês de setembro.

Nós as chamamos Tags “Cuide do seu coração” e tiveram sua campanha de difusão em via pública, postais digitais e iniciativas em redes sociais, além de intervir em todas as nossas Filiais. Completamos esta campanha enviando a men-sagem para crianças de diferentes escolas sobre a importância do cuidado com o coração, trabal-hando em classe estas recomendações e fazendo um cartão postal para seus entes queridos com uma mensagem pessoal, e ao mesmo tempo, educativa. Esta ação nos permitiu o vínculo com instituições educativas do Bairro de La Boca da cidade de Buenos Aires e seus alunos.

Page 50: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

9594

Sumário de conteúdo GRIA Iniciativa de Relatório Global (Global Reporting Initiative, GRI) é um padrão internacional que permite medir e apre-sentar de forma padronizada as informações relevantes sobre aspectos sociais, ambientais e econômicos. O Índice de Conteúdos a seguir apresenta as respostas do Grupo Logístico Andreani para os indicadores do Guia G4 de GRI selecionados como materiais durante este exercício. Desta forma, o Relatório de Sustentabilidade de 2016 alcançou a opção “De acordo”– Essencial com o Guia G4. Além disso, alguns conteúdos exigidos estão incluídos para a opção “Abrangente” e mostra a relação com o cumprimento dos 10 princípios do Pacto Global das Nações Unidas, do qual somos adeptos desde 2007.

REFERÊNCIAS:Em itálico estão indicados os conteúdos relatados que excedem os requisitos obrigatórios para a opção “De acordo”– Essencial com o Guia G4 de GRI.

Sumário de conteúdo GRI - Padrão gerais Localização

Princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas.

Estratégia e Análise

G4-1: Apresente uma declaração do principal tomador de decisão da organização (p. ex.: diretor-presidente, presidente do conselho de administração ou cargo equivalente) sobre a relevância da sustentabilidade para a organização e sua estratégia de sustentabilidade.

9

G4-2: Apresente uma descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades.

9, 10-11, 16, 22-23, 56

Perfil Organizacional

G4-3. Nome da organização. Grupo Logístico Andreani (Andreani Logística S.A., Correo Andreani S.A., Sherwood S.A. e Negocios Inmobiliarios y Servicios S.A)

G4-4: Principais marcas, produtos e serviços. 15-16, 18-19, 65-66

G4-5: Localização da sede da organização. Buenos Aires, Argentina

G4-6: Número de países nos quais a organização opera e nome dos países nos quais as suas princi-pais operações estão localizadas ou que são especialmente relevantes para os tópicos de susten-tabilidade abordados no relatório.

20-21, 65-66

G4-7: Natureza da propriedade e forma jurídica da organização.

As empresas que compõem o Grupo Logísti-co Andreani (Andreani Logística S.A., Correo Andreani S.A., Sherwood S.A. e Negocios Inmobiliarios y Servicios S.A) são sociedades fechadas, devidamente constituídas e registradas na Inspeção Geral de Justiça e na Administração Federal de Receitas Públicas entre outros órgãos. Estas empresas não estão incluídas no sistema de oferta pública de aquisição de ações.

G4-8: Mercados em que a organização atua (com discriminação geográfica, setores abrangidos e tipos de clientes e beneficiários).

15-16, 18-19, 65-66

G4-9: Relate o porte da organização, incluindo:• Número total de empregados• Número total de operações• Vendas líquidas (para organizações do setor privado) ou receita líquida (para organizações do setor público)• Capitalização total discriminada em termos de dívida e patrimônio líquido (para organizações do setor privado)• Quantidade de produtos ou serviços prestados

18-19, 57

G4-10: Relate o número total de empregados, discriminados por contrato de trabalho e gênero.Número total de empregados próprios, discrimina-dos por tipo de emprego e gênero.Força de trabalho total, discriminada por trabalha-dores próprios e terceirizados e por gênero.Força de trabalho total, discriminada por região e gênero. Relate se uma parte substancial do trabalho da organização é realizada por trabalhadores legalmente reconhecidos como autônomos ou por indivíduos que não sejam empregados próprios ou terceirizados, inclusive funcionários e empregados contratados de empresas terceirizadas. Quaisquer variações significativas no número de empregados (p. ex.: variações sazonais no número de empregados nos setores de turismo ou agrícola).

38, Nota 1

G4-11: Relate o percentual do total de empregados cobertos por acordos de negociação coletiva.

53, Nota 1

Aspectos Materiais Identificados e Limites

G4-17: Liste todas as entidades incluídas nas demonstrações financeiras consolidadas ou documentos equivalentes da organização. Relate se qualquer entidade incluída nas demonstrações financeiras consolidadas ou documentos equivalen-tes da organização não foi coberta pelo relatório.

O escopo dos estados financeiros consolida-dos e o Relatório de Sustentabilidade 2016 são os mesmos. Isto é: todas as entidades que compõem o Grupo Logístico Andreani.

G4-18: Explique o processo adotado para definir o conteúdo do relatório e os limites dos Aspectos. Explique como a organização implementou os Princípios para Definição do Conteúdo do Relatório

26-29

G4-19: Liste todos os Aspectos materiais identifica-dos no processo de definição do conteúdo do relatório.

G4-20: Para cada Aspecto material, relate o Limite do Aspecto dentro da organização, da seguinte maneira: Relate se o Aspecto é material dentro da organização. Se o Aspecto não for material para todas as entidades dentro da organização (como descrito no ponto G4-17), selecione uma das duas seguintes abordagens e apresente: A lista de entidades ou grupos de entida-des incluídos no ponto G4-17 para os quais o Aspecto não é material ou a lista de entidades ou grupos de entidades incluídos no ponto G4-17 para os quais o Aspecto é material. Relate qualquer limitação especí-fica relacionada ao Limite do Aspecto dentro da organização

27-29

Princípio 6

Princípio 3

G4-12: Descreva a cadeia de fornecedores da organização.

58-59

G4-13: Relate quaisquer mudanças significativas ocorridas no decorrer do período coberto pelo relatório em relação ao porte, estrutura, partici-pação acionária ou cadeia de fornecedores da organização.

Não houve alterações significativas no escopo e cobertura, e em relação aos relatórios anteriores.

G4-14: Relate se e como a organização adota a abordagem ou princípio da precaução.

24, 26, 76-78

G4-15: Liste as cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente de caráter econômico, ambiental e social que a organização subscreve ou endossa.

32-33, 93

G4-16: Liste a participação em associações (p. ex.: associações setoriais) e organizações nacionais ou internacionais de defesa em que a organização tem assento no conselho de governança, participa de projetos ou comissões, contribui com recursos financeiros além da taxa básica como organização associada, considera estratégica a sua participação.

32-33

27-29

Page 51: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

9796

G4-33: Relate a política e prática corrente adotadas pela organização para submeter o relatório a uma verificação externa. Se essa informação não for incluída no relatório de verificação que acompanha o relatório de sustentabilidade, relate o escopo e a base de qualquer verificação externa realizada. Relate a relação entre a organização e a parte responsável pela verificação externa. Relate se o mais alto órgão de governança ou altos executivos estão envolvidos na busca de verificação externa para o relatório de sustentabilidade da organização.

O Relatório de Sustentabilidade do Grupo Logístico Andreani 2016 não possui uma verificação externa.

G4-38: Relate a composição do mais alto órgão de governança e dos seus comitês por: função executi-va ou não executiva, independência, mandato dos membros do mais alto órgão de governança, número de outras funções e compromissos impor-tantes de cada indivíduo, bem como a natureza desses compromissos (ex: participação em outros conselhos, comitês, comissões, grupos de trabalho etc., Gênero, participação de grupos sociais sub-re-presentados, competências relacionadas a impac-tos econômicos, ambientais e sociais, participação de stakeholders

Oscar Andreani é o Presidente do Grupo Logístico Andreani, membro do Órgão Superior do Governo e ocupa um cargo executivo no Grupo.

G4-39: Relate se o presidente do mais alto órgão de governança é também um diretor executivo (e, nesse caso, sua função na gestão da organização e as razões para esse acúmulo).

G4-41: Relate os processos usados pelo mais alto órgão de governança para garantir a prevenção e administração de conflitos de interesse. Relate se conflitos de interesse são divulgados aos stakehol-ders, incluindo ao menos: participação cruzada em outros órgãos de administração (participação em outros conselhos, acumulação de cargos de direto-ria e conselho, etc.), participação acionária relevan-te cruzada com fornecedores e outros stakeholders, existência de acionista majoritário e/ou acordo de acionistas, divulgação de informações sobre partes relacionadas

G4-45: Relate o papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na identificação e gestão de impactos, riscos e oportunidades derivados de questões econômicas, ambientais e sociais. Mencione o papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na implementação de processos de due dilligence. Relate se processos de consulta e relacionamento com stakeholders são usados para apoiar o mais alto órgão de governança na identificação e gestão de impactos, riscos e oportunidades derivados de questões econômicas, ambientais e sociais.

24-25

G4-34: Relate a estrutura de governança da organi-zação, incluindo os comitês do mais alto órgão de governança. Identifique quaisquer comitês responsá-veis pelo assessoramento do conselho na tomada de decisões que possuam impactos econômicos, ambientais e sociais.

24-25

G4-35: Relate o processo usado para a delegação de autoridade sobre tópicos econômicos, ambien-tais e sociais pelo mais alto órgão de governança para executivos seniores e outros empregados.

G4-36: Relate se a organização designou um ou mais cargos e funções de nível executivo como responsável pelos tópicos econômicos, ambientais e sociais e se esses responsáveis se reportam direta-mente ao mais alto órgão de governança.

24-26

G4-37: Relate os processos de consulta usados entre os stakeholders e o mais alto órgão de governança em relação aos tópicos econômicos, ambientais e sociais. Se a consulta for delegada a outras estruturas, órgãos ou pessoas, indique a quem e quaisquer processos existentes de feedback para o mais alto órgão de governança.

24-25, 30-31

24-25

24, 34-35

G4-21: Para cada Aspecto material, relate seu limite fora da organização, da seguinte maneira:• Relate se o Aspecto é material fora da organização.• Se o Aspecto for material fora da organização, identifi-que as entidades, grupos de entidades ou elementos para os quais o Aspecto é material. Além disso, descre-va a localização geográfica na qual o Aspecto é material para as entidades identificadas.• Relate qualquer limitação específica relacionada ao Limite do Aspecto fora da organização.

G4-22: Relate o efeito de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores e as razões para essas reformulações.

O Relatório de Sustentabilidade de 2016 do Grupo Logístico Andreani foi realizado seguindo diretrizes internacionais para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. Para esta edição, em consideração aos 10 princípios do Pacto Mundial das Nações Unidas apresentado no exercício de 2015, incorporamos o Guia G4 de GRI. Embora este documento não tenha modificações signifi-cativas quanto ao alcance da versão anterior, a incorporação deste Guia supõe a adequação dos dados apresentados anteriormente para as exigências deste guia.

Engajamento de Stakeholders

G4-24: Apresente uma lista de grupos de stakehol-ders engajados pela organização.

G4-26: Relate a abordagem adotada pela organi-zação para engajar stakeholders, inclusive a frequên-cia do seu engajamento discriminada por tipo e grupo, com uma indicação de que algum engaja-mento foi especificamente promovido como parte do processo de preparação do relatório.

30-31, 35, 47, 58, 68, 91, 106

G4-27: Relate os principais tópicos e preocupações levantadas durante o engajamento de stakeholders e as medidas adotadas pela organização para abordar esses tópicos e preocupações, inclusive no processo de relatá-las. Relate os grupos de stakeholders que levantaram cada uma das questões e preocupações mencionadas.

27-29

G4-23: Relate alterações significativas em relação a períodos cobertos por relatórios anteriores em Escopo e Limites do Aspecto.

Ídem G4-22

30-31, 58

30-31

G4-25: Relate a base usada para a identificação e seleção de stakeholders para engajamento.

30-31

Perfil do Relatório

G4-28: Período coberto pelo relatório (p. ex.: ano fiscal ou civil) para as informações apresentadas.

G4-30: Ciclo de emissão de relatórios (anual, bienal, etc.).

Anual

G4-31: Informe o ponto de contato para perguntas sobre o relatório ou seu conteúdo.

[email protected]

Janeiro a dezembro de 2016

G4-29: Data do relatório anterior mais recente (se houver).

Relatório de sustentabilidade de 2015, abrangendo janeiro a dezembro desse ano.

G4-32: Relate a opção “de acordo” escolhida pela organização. Relate o Sumário de Conteúdo da GRI para a opção escolhida (veja as tabelas abaixo). Apresente a referência ao Relatório de Verificação Externa, caso o relatório tenha sido submetido a essa verificação. Embora a GRI recomende o uso de verificação externa, essa recomendação não constitui um requisito para que o relatório esteja “de acordo” com as Diretrizes.

O Relatório de Sustentabilidade do Grupo Logístico Andreani 2016 alcançou a opção Essencial “em conformidade" com o Guia G4 de GRI. Não possui uma verificação externa.

Governança

24-25

A Equipe Gerencial e a Alta Direção são os que têm comunicação permanente com os stakeholders e são os que relatam as opiniões e expectativas ao Órgão Superior do Governo.

Page 52: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

9998

G4-46: Relate o papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na análise da eficácia dos processos de gestão de risco da organização para tópicos econômicos, ambientais e sociais.

G4-47: Relate com que frequência o mais alto órgão de governança analisa impactos, riscos e oportunidades derivados de questões econômicas, ambientais e sociais

Ética e Integridade

G4-56: Descreva os valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organização, como códigos de conduta e de ética.

G4-58: Relate os mecanismos internos e externos adotados pela organização para comunicar preocupações em torno de comportamentos não éticos ou incompatíveis com a legislação e questões relacionadas à integridade organizacional, como encaminhamento de preocupações pelas vias hierárquicas, mecanismos para denuncias de irregularidades ou canais de denúncias.

30-31, 34-35, 48, 68

24-25

G4-48: Relate o órgão ou o cargo de mais alto nível que analisa e aprova formalmente o relatório de sustentabilidade da organização e garante que todos os Aspectos materiais sejam abordados.

Oscar Andreani, Presidente do Grupo Logísti-co Andreani.

4, 24, 34-35

G4-57: Relate os mecanismos internos e externos adotados pela organização para solicitar orientações sobre comportamentos éticos e em conformidade com a legislação, como canais de relacionamento (ex.: ouvidoria).

30-31, 34-35, 48, 68

Econômica

Desempenho Econômico 4, 9, 16, 26-29, 56

24-25, 30

Aspectos materiais Localização Princípios do Pacto Global da Organizaçãodas Nações Unidas.

Sumário de conteúdo GRI - Padrão específicos

Princípio 10

Motivo para omissão

Informações sobre a forma de Gestão e Indicadores

Forma de gestão

56-57G4-EC1: Valor econômico direto gerado e distribuído.

57G4-EC3: Cobertura das obrigações previstas no plano de pensão de benefício definido da Organização.

As contribuições sociais são realizadas de acordo com o estabelecido na legislação vigente e estão cobertas pelos recursos ordinários do Grupo Logístico Andreani.

G4-EC4: Assistência financei-ra recebida do governo.

O Grupo Logístico Andre-ani não recebe ajuda econômica do governo.

Presença no Mercado 4, 9, 16, 26-29, 38, 48, 53G4-DMA - Forma de gestão

39G4-EC5: Variação da proporção do salário mais baixo, discrimi-nado por gênero, comparado ao Salário mínimo local em unidades operacionais impor-tantes.

O Grupo Logístico Andre-ani se ajusta ao estipula-do pela Convenção Nacional 40/89, onde são definidos os salários por categoria e região, sem distinção de gênero.

Presença no Mercado G4-EC6: Proporção de membros da alta direção contratados na comunidade local em unidades. Operacionais importantes.

O Grupo Logístico Andre-ani na Argentina tem suas operações significativas em AMBA, CABA e Santa Fe, onde se concentram a maior dotação. Busca cobrir suas ofertas com recursos provenientes da comunidade local.

Impactos Econômicos Indiretos

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 11, 16, 26-29, 63, 66, 73, 83, 88

G4-EC7: Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos.

11, 57, 63-64, 83-84

G4-EC8: Impactos econômi-cos indiretos significativos, inclusive a extensão dos impactos.

11, 57, 58-59, 66, 88-93

Práticas de Compra G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 16, 22, 26-29, 58

G4-EC9: Proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais impor-tantes.

58

Ambiental

Energia G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 11, 23, 26-29, 76, 81

G4-EN3: Consumo de energia dentro da organização.

81

G4-EN6: Redução do consumo de energia.

81, 84

G4-EN7: Reduções nos requisitos de energia relacio-nados a produtos e serviços

81-82, 84

Emissões G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 11, 23, 26-29, 76, 81

G4-EN15: Emissões diretas de gases de efeito estufa (gee) (escopo 1)

81

Princípio 7 e 8

Princípio 8 e 9

Princípio 8 e 9

Princípio 7 e 8

G4-EN19: Redução de emissões de gases de efeito estufa (gee)

81, 84

G4-EN20: Emissões de substâncias que destroem a camada de ozônio (sdo)

80

Princípio 8 e 9

Princípio 7 e 8

G4-EN21: Emissões de NOX, SOX e outras emissões atmos-féricas significativas.

Não se aplica.Dada a natureza das operações, este indicador não se aplica à empresa.

Princípio 7 e 8

Efluentes e Resíduos G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 11, 23, 26-29, 76, 79-80

G4-EN22: Descarte total de água, discriminado por qualidade e destinação.

80 Princípio 8

G4-EN23: Peso total de resíduos, discriminado por tipo e método de disposição.

79-80 Princípio 8

G4-EN24: Número total e volume de vazamentos significativos.

80, 83 Princípio 8

Page 53: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

100

Práticas trabalhistas e trabalho decente

Emprego G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 38

G4-LA1: Número total e taxas de novas contratações de empregados e rotatividade por faixa etária, gênero e região

38, Nota 1

G4-LA2: Benefícios concedi-dos a empregados de tempo integral que não são ofereci-dos a Empregados tempo-rários ou em regime de meio período, discriminados por unidades Operacionais importantes da organização.

40 Princípio 6

G4-LA3: Taxas de retorno ao trabalho e retenção após licença maternidade/paterni-dade, Discriminadas por gênero

Nota 1

Saúde e Segurança no Trabalho

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 22, 26-29, 49

G4-LA5: Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e Segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a Monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho

49-51

G4-LA6: Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos relacionados ao trabalho, discriminados por região e gênero.

51

G4-LA7: Empregados com alta incidência ou alto risco de doenças relacionadas à sua ocupação.

Durante 2016 não detecta-mos nem foram relatadas doenças profissionais.

Efluentes e Resíduos G4-EN25: Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados Perigosos nos termos da convenção da basileia2, anexos i, ii, iii e viii, e percentual de Resíduos transportados internacional-mente.

79-80

G4-EN26: Identificação, tamanho, status de proteção e valor da biodiversidade de corpos d’água E habitats relacionados significativa-mente afetados por descar-tes e drenagem de agua Realizados pela organização.

80

Produtos e Serviços G4-DMA - - Forma de gestão 4, 9, 11, 23, 26-29, 76-78

G4-EN27: Extensão da mitigação de impactos ambientais de produtos e serviços

66, 77-80, 83-84

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 11, 26-29, 34-35

G4-EN29: Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não mone-táriasAplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos ambientais

Não recebemos sanções nem multas significativas no período analisado. Deve ser observado que estas situações foram causadas por uma interpretação diferente sobre certos aspectos não substanciais das normas aplicáveis.

Transportes

Princípio 8

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 11, 26-29, 76-77

G4-EN30: Impactos ambien-tais significativos decorrentes do transporte de produtos e outros bens e materiais usados nas operações da organização, bem como do transporte deseus empregados

76-78, 81-84

Princípio 8

Avaliação Ambiental de Fornecedores

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 11, 26-29,76, 78

G4-EN32: Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais

78 Princípio 8

G4-EN33: Impactos ambien-tais negativos significativos reais e potenciais na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito

78

Princípio 8

Princípio 8

Princípio 7, 8 e 9

G4-EN28: Percentual de produtos e suas embalagens recuperados em relação ao total de Produtos vendidos, discriminado por categoria de produtos.

79-80 Princípio 8

Conformidade

O Grupo Logístico Andre-ani cumpre com toda a normativa vigente e aplicável

Princípio 8

Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadas a Impactos Ambientais

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 11, 26-29,34-35, 82 Princípio 8

G4-EN34: Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos ambientais protoco-ladas, processadas e solucio-nadas por meio de mecanis-mo formal

82 Princípio 8

Princípio 6

G4-LA8: Tópicos relativos à saúde e segurança cobertos por acordos formais com sindicatos

49-53

Treinamento e Educação G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 10, 23, 26-29, 38, 41

G4-LA9: Número médio de horas de treinamento por ano por empregado, discriminado por Gênero e categoria funcional.

43-44, Nota 2

G4-LA10: Programas de gestão de competências e aprendiza-gem contínua que contribuem para A continuidade da empre-gabilidade dos empregados em período de preparação para a Aposentadoria.

41-45

G4-LA11: Porcentaje de empleados que reciben evaluaciones regulares del desempeño y de desarrollo profesional, por categoría profesional y por género.

44-45

Princípio 6

Princípio 6

Diversidade e Igualdade de oportunidades

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 38-39, 48

G4-LA12: Composição dos grupos responsáveis pela governança e discriminação de empregados. Por categoria funcional, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade

48, Nota 1

Princípio 6

101

Page 54: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

103102

Avaliação G4-HR9: Número total e percentual de operações submetidas a análises ou avaliações de direitos humanos de impactos relacionados a direitos humanos.

48

Avaliação de Fornecedores em Direitos Humanos

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 48, 58-59

G4-HR10: Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relacionadosA direitos humanos.

48, 58-59

Igualdade de Remune-ração entre Mulheres e Homens

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 38-39, 48

G4-LA13: Razão matemática do salário e remuneração entre mulheres e homens, discriminada por categoria funcional e unidades opera-cionais relevantes

39

Avaliação de Fornecedores em Práticas Trabalhistas

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 48, 58-59

G4-LA14: Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a Práticas trabalhistas

48, 58-59

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 34-35, 48

G4-LA16: Impactos negativos significativos reais e potenciais para as práticas trabalhistas naCadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito

Nenhum caso foi relatado durante o período relata-do.

Investimentos G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 34, 48

G4-HR2: Número total de horas de treinamento de empregados em políticas de direitos humanos.Ou procedimentos relacionados a aspectos de direitos humanos relevantes para as Operações da organização, incluindo o percen-tual de empregados treinados

48

Princípio 2

Não discriminação G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 48

G4-HR3: Número total de casos de discriminação e medidas corretivas tomadas

48

Não houve incidentes de discriminação durante o período abrangido neste Relatório.

Princípio 6

Mecanismos de Queixas eReclamações Relaciona-das a Práticas Trabalhistas

Princípio 6

Liberdade de Associação eNegociação Coletiva

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 48, 53 Princípio 3

G4-HR4: Atividades e fornece-dores que têm o direito de liberdade de associação e de negociação coletiva podem ser violados ou correr importantes riscos, e medidas adotadas para apoiar esses direios.

48, 53

Comunidades Locais G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 11, 26-29, 88

G4-SO1: Percentual de operações com programas implementados de engaja-mento da comunidade local, avaliação de impactos e desenvolvimento local

11, 22, 88-93

Princípio 1

Combate à Corrupção G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 16, 24, 26-29, 34-35

G4-SO3: Número total e percen-tual de operações submetidas a avaliações de riscos relaciona-dos à corrupção e os riscos significativos identificados

34-35

Princípio 10

Direitos Humanos

Não houve incidentes relacionados ao direito à liberdade de associação e de negociação coletiva dentro do Grupo Logísti-co Andreani e na cadeia de valor.

Trabalho Infantil G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 38-39, 48 Princípio 5

G4-HR5: Operações e fornece-dores identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva possa estar sendo violado ou haja risco Significa-tivo e as medidas tomadas para apoiar esse direito.

48

Não houve incidentes relacionados aos episódios de trabalho infantil dentro do Grupo Logístico Andre-ani e na cadeia de valor.

Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 38-39, 48 Princípio 4

G4-HR6: Operações e fornece-dores identificados como de risco significativo para a ocorrên-cia de trabalho forçado ou análogo ao escravo e medidas tomadas para contribuir para a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou análogo ao escravo.

Não houve incidentes relacionados aos episódios de trabalho forçado ou não consentido dentro do Grupo Logístico Andreani e na cadeia de valor.

48

Avaliação G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 48 Princípio 1

Princípio 2

Princípio 2

Mecanismos de Queixas eReclamações Relaciona-das a Direitos Humanos

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 34-35, 48, 68

G4-HR12: Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos em direitos humanosRegistradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal

Não houve casos durante o período informado.

Princípio 1

Princípio 1

Sociedade

Principio 1

100% das unidades de negócios e colaboradores que integram o Grupo Logístico Andreani

Princípio 10

G4-SO4: Comunicação e treinamento em políticas e procedimentos de combate à corrupção

34-35, 68

Não houve casos registrados no período abrangido por este relatótio

Princípio 10

G4-SO5: Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas

Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadasa Impactos na Sociedade

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 48, 58-59

G4-SO9: Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos aimpactos na sociedade

48, 58-59

Saúde e Segurança do Cliente

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 22, 26-29, 67

G4-PR1: Percentual das catego-rias de produtos e serviços significativas para as quais são avaliados impactos na saúde e segurança buscando melhorias

62, 67

Rotulagem de Produtos e Serviços

G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 30, 68

G4-PR5: Resultados de pesqui-sas de satisfação do cliente.

30, 68

Responsabilidade pelo Produto

O Grupo Logístico Andreani cumpre com toda a norma-tiva vigente e aplicável.

Privacidade do Cliente G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 26-29, 34-35, 67

G4-PR8: Número total de queixas e reclamações compro-vadas relativas à violação de privacidade e perda de dados de clientes

67

Page 55: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

105104

Conformidade G4-DMA - Forma de gestão 4, 9, 16, 24, 26-29, 34-35

G4-PR9: Valor monetário de multas significativas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produ-tos e serviços.

Não foram pagas multas significativas no período do relatório por não cumpri-mento de regulações e leis.

Quantidade Total de ColaboradoresTempo médioMédia de idadePor gêneroFuncionárias MulheresFuncionários HomensPor grupo de idadeMenor a 30Maior Igual a 30 e menor a 40Maior Igual a 40 e menor a 50Maior igual a 50Por categoriaFuncionários Dentro do ContratoFuncionários Fora do ContratoEstagiáriosPor cargoDiretorGerenteChefeAnalista/ SupervisorAdministrativo/ OperacionalPor tipo de Contrato de trabalhoPor tempo indefinido ou permanenteDuração determinada ou temporalPor tipo de empregoJornada completaTempo parcialPor provínciaBUENOS AIRESCAPITAL FEDERALCATAMARCACHACOCHUBUTCORDOBACORRIENTESENTRE RIOSFORMOSAJUJUYLA PAMPALA RIOJAMENDOZAMISIONESNEUQUENRIO NEGROSALTASAN JUANSAN LUISSANTA CRUZSANTA FESANTIAGO DEL ESTEROTIERRA DEL FUEGOTUCUMANIndicadores de diversidadeMulheres no DiretórioMulheres em cargos gerenciaisFuncionários com deficiência

ARGENTINA

Nota 1:

ARGENTINA

37918

36

5253266

11521345895399

25741208

9

9151110947

2574

372566

37847

2285701163524

1499

375

151311802824183723238

164158

63

2143

100%añosaños

13,8%86,2%

30,4%35,5%23,6%10,5%

67,9%31,9%0,2%

0,2%4,0%2,9%

25,0%67,9%

98,3%1,7%

99,8%0,2%

60,3%18,5%0,4%0,9%0,6%3,9%0,2%1,0%0,1%0,4%0,3%0,3%2,1%0,7%0,6%0,5%1,0%0,6%0,6%0,2%4,3%0,4%0,2%1,7%

0,1%0,4%0,1%

INDICADORES DE ROTAÇÃOTaxa de aquisição de dadosPor gêneroFuncionárias MulheresFuncionários HomensTotalPor grupo de idadeMenor a 30Maior Igual a 30 e menor a 40Maior Igual a 40 e menor a 50Maior igual a 50TotalPor provínciaBUENOS AIRESCAPITAL FEDERALCATAMARCACHACOCHUBUTCORDOBAENTRE RIOSJUJUYLA PAMPAMENDOZAMISIONESNEUQUENRIO NEGROSALTASAN LUISSANTA CRUZSANTA FETUCUMANTotalTaxa de aquisição de dadosPor gêneroFuncionárias MulheresFuncionários HomensTotalPor grupo de idadeMenor a 30Maior Igual a 30 e menor a 40Maior Igual a 40 e menor a 50Maior igual a 50TotalPor provínciaBUENOS AIRESCAPITAL FEDERALCATAMARCACHACOCHUBUTCORDOBAENTRE RIOSJUJUYLA PAMPAMENDOZAMISIONESNEUQUENRIO NEGROSALTASAN LUISSANTA CRUZSANTA FETUCUMANTotal

107505612

392179329

612

440109

4269711527121186

612

66278344

1661174021

344

245631116112311115713

344

3,0%14,3%17,3%

11,1%5,1%0,9%0,3%

17,3%

12,4%3,1%0,1%0,1%0,2%0,3%0,2%0,0%0,0%0,1%0,1%0,2%0,0%0,1%0,0%0,0%0,2%0,2%

17,3%

1,9%7,9%9,7%

4,7%3,3%1,1%0,6%9,7%

6,9%1,8%0,0%0,0%0,0%0,2%0,0%0,0%0,1%0,1%0,0%0,0%0,0%0,0%0,1%0,2%0,0%0,1%9,7%

ÍNDICES DE REINCORPORAÇÃO AO TRABALHO E RETENÇÃO APÓS A LICENÇA MATERNIDADEN° de funcionárias mulheres que exerceram seu direito à licença MaternidadeN° de funcionárias mulheres que foram reincorporadas ao trabalho depois da licença Maternidade

ARGENTINA

3634

Total de Colaboradores Tempo médioMédia de idadePor gêneroFuncionárias MulheresFuncionários Homens

Por grupo de idadeMenor a 25Maior Igual a 25 e menor a 35Maior Igual a 35 e menor a 45Maior igual a 45Por cargoAdministrativoOperacionalPor tipo de Contrato de trabalhoPor tempo indefinido ou permanenteDuração determinada ou temporalPor provínciaSão PauloRio de JaneiroGoiásParanáRio Grande do SulTaxa de aquisição de dadosVoluntáriaNão voluntáriaTotalIndicadores de diversidadeMulheres em cargos gerenciaisFuncionários com deficiência

BRASIL

2621,9732,5

79183

521266519

93169

2620

198491041

1175

60

añosaños

30%70%

19,80%48,10%24,80%7,30%

35,50%64,50%

100%0%

75,57%18,70%3,82%1,53%0,38%

4,20%28,63%

2,29%0,00%

ÍNDICES DE REINCORPORAÇÃO AO TRABALHO E RETENÇÃO APÓS A LICENÇA MATERNIDADEN° de funcionárias mulheres que exerceram seu direito à licença Maternidade 1 0,38%N° de funcionários mulheres que foram reincorporadas ao trabalho depois da licença Maternidade 1 0,38%

Nota 2:

RESUMO DE TREINAMENTO DE HABILIDADES POR NÍVEIS E GÊNERO na Argentina (horas homem)

Níveis

DIRETOR / GERENTE 504 1322

Mulheres Homens

1826

Total

CHEFE / SUPERVISOR 604 2756 3360

ANALISTA 2197 4473 6670

COMERCIAL 390 1381 1770

Total geral 3694 9931 13625

RESUMO DE TREINAMENTO DE HABILIDADES POR GÊNERO na Argentina (horas homem)

GÊNERO

Mulheres 27%

HORAS DE TREINAMENTO

Homens 73%

RESUMO DE TREINAMENTO TÉCNICO POR GÊNERO E POR CONVÊNIO / FORA DE CONVÊNIO na Argentina (horas homem)

HORAS

26865,4

Mulheres Homens % Mulheres % Homens DC

4167,8 22697,6 16% 84% 13820 51% 13045 49%

%DC FC %FC

Page 56: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de

Andreani Logística S.A.: Av. Leandro N. Alem 639 Piso 7° “L” Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina.

Correio Andreani S.A.: Santo Domingo 3220 Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina.

Sherwood S.A.: Av. Leandro N. Alem N° 639 Piso 7° “I” Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina.

Andreani Logística LTDA.: Rodovia Regis Bittencourt, 1962, Km. 282 Condominio DVR Bussiness Park, Galpao 5, Agua Morna, Embu das Artes, Estado de São Paulo (Brasil)

Grupo Logístico Andreani

Agradecemos a participação e contribuição das diferentes empresas e áreas do Grupo Logístico Andreani para a elaboração deste Relatório e, em particular, para os membros da Equipe de Relató-rio de 2016.

Coordenação Geral: Direção de RH e Sustentabili-dade do Grupo Logístico Andreani

Design e Produção: Gerência de Marketing do Grupo Logístico Andreani

Contato: [email protected]

Siga-nos no:

GrupoLogisticoAndreani

Andreani_arg

company/GrupoLogisticoAndreani

/CanalAndreani

/CanalAndreani

Page 57: INTEGRAMOS - Soluciones Logísticas 2016.pdf · nem valor, desenvolvendo benefícios de ... gestão sustentável baseada em valores e o esforço de mobilização da equipe de