instruções para elaboração do resumo expandido para a …  · web viewtabela 1 - ordem de...

5
IV SIMPÓSIO MATOGROSSENSE DE BOVINOCULTURA DE CORTE Universidade Federal de Mato Grosso Cuiabá/MT, 24 a 26 de agosto de 2017 Os Desafios da Intensificação na Produção de Carne Bovina www.ufmt.br/bovinos e [email protected]. Modelo para elaboração do resumo expandido para o SIMBOV 2015 1 Thiago da Silva Cuiabano 2 , Camila Junqueira Pedroso 2 , Eduardo José Campestre 3 , Rafael Gomes da Silva 3 1 Parte da dissertação de mestrado do primeiro autor, financiada pelo CNPq 2 Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia UFMT. e-mail: [email protected] 3 Departamento de Zootecnia - UFMT. Bolsistas do CNPq. e-mail: [email protected] Resumo: Este artigo descreve o estilo e normas a serem usados na confecção de resumos de artigos para publicação nos anais do SIMBOV 2017. Resumo e Abstract devem conter, no máximo, 1.500 caracteres (incluindo espaços). Redigir o resumo e abstract de forma direta e, preferencialmente, no pretérito perfeito. Devem ser informativos, com cerca de 1/3 do texto referindo-se a introdução, material e métodos e os 2/3 restantes a resultados e conclusões, sem equações, citação bibliográfica ou abreviação não definida. É importante apresentar os resultados principais, nomear toda técnica nova, incluir conceitos novos, conclusões e/ou recomendações práticas, caso pertinente. O texto deve ser justificado, começando por Resumo: (ou Abstract:), seguido de dois pontos, iniciado junto à margem esquerda. Deixar uma linha em branco após o resumo (Abstract). Palavras–chave: Registrar até seis palavras-chave. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas, após o Resumo. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final. Instructions for elaborating abstract of SIMBOV 2017 Abstract: This meta-paper describes the instructions and style to be used in short papers for SIMBOV. The abstracts should not have more than 1.500 characters, and must be in the first page of the paper. Keywords: Registrar até seis keywords. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas, em inglês, após o Abstract. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final e deve ser evitado palavras já contidas no título. Introdução O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar um rápido histórico do tema, evidenciando o problema que foi pesquisado. Depois de enfatizar 1

Upload: dohanh

Post on 20-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Instrues para elaborao do resumo expandido para a Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia1

102

S. Sandri, J. Stolfi, L.Velho

IV SIMPSIO MATOGROSSENSE DE BOVINOCULTURA DE CORTE

Universidade Federal de Mato Grosso

Cuiab/MT, 24 a 26 de agosto de 2017

Os Desafios da Intensificao na Produo de Carne Bovina

www.ufmt.br/bovinos e [email protected].

Modelo para elaborao do resumo expandido para o SIMBOV 20151

Thiago da Silva Cuiabano2, Camila Junqueira Pedroso2, Eduardo Jos Campestre3, Rafael Gomes da Silva3

1Parte da dissertao de mestrado do primeiro autor, financiada pelo CNPq

2Mestrandos do Programa de Ps-Graduao em Zootecnia UFMT. e-mail: [email protected]

3Departamento de Zootecnia - UFMT. Bolsistas do CNPq. e-mail: [email protected]

Resumo: Este artigo descreve o estilo e normas a serem usados na confeco de resumos de artigos para publicao nos anais do SIMBOV 2017. Resumo e Abstract devem conter, no mximo, 1.500 caracteres (incluindo espaos). Redigir o resumo e abstract de forma direta e, preferencialmente, no pretrito perfeito. Devem ser informativos, com cerca de 1/3 do texto referindo-se a introduo, material e mtodos e os 2/3 restantes a resultados e concluses, sem equaes, citao bibliogrfica ou abreviao no definida. importante apresentar os resultados principais, nomear toda tcnica nova, incluir conceitos novos, concluses e/ou recomendaes prticas, caso pertinente. O texto deve ser justificado, comeando por Resumo: (ou Abstract:), seguido de dois pontos, iniciado junto margem esquerda. Deixar uma linha em branco aps o resumo (Abstract).

Palavraschave: Registrar at seis palavras-chave. Devem ser apresentadas em ordem alfabtica, separadas por vrgulas, aps o Resumo. Digit-las em letras minsculas, com alinhamento justificado. No devem conter ponto final.

Instructions for elaborating abstract of SIMBOV 2017

Abstract: This meta-paper describes the instructions and style to be used in short papers for SIMBOV. The abstracts should not have more than 1.500 characters, and must be in the first page of the paper.

Keywords: Registrar at seis keywords. Devem ser apresentadas em ordem alfabtica, separadas por vrgulas, em ingls, aps o Abstract. Digit-las em letras minsculas, com alinhamento justificado. No devem conter ponto final e deve ser evitado palavras j contidas no ttulo.

Introduo

O ttulo deste tpico deve estar em negrito e centralizado. No deixar linha separando o ttulo do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar um rpido histrico do tema, evidenciando o problema que foi pesquisado. Depois de enfatizar os motivos da pesquisa, terminar a seo apresentando os objetivos do trabalho. Deixar uma linha em branco aps a introduo.

Material e Mtodos

O ttulo deste tpico deve estar em negrito e centralizado. No deixar linha separando o ttulo do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Deixar uma linha em branco aps o item material e mtodos.

Resultados e Discusso

O ttulo deste tpico deve estar em negrito e centralizado. No deixar linha separando o ttulo do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Destacar os principais resultados, fazendo as chamadas pertinentes para Tabelas ou Figuras e para as citaes bibliogrficas. Tabelas e Figuras devero ser inseridas, seqencialmente, no texto. Deixar uma linha em branco aps o item resultados. Evitar abreviaes no consagradas como, por exemplo: "a produo no T3 foi maior que no T4, no diferindo do T5 e T6". Quando apropriado, apresentar anlise estatstica dos dados. Analisar criticamente os resultados ante o conhecimento atual, evitar excesso de comparaes com a literatura. Caso seja pertinente, apontar as reas onde, aps a realizao do trabalho, o conhecimento permanece limitado, apresentando, ento, sugestes para trabalhos futuros.

Tabelas - Prepar-las por meio do menu Tabela do MSWord, autoformatadas na opo Simples 1, com linhas de cor preta e centralizadas na pgina (no menu Tabela escolher a opo Tamanho de Clula ... Linha Centralizado);

a) Digitar o texto na fonte Times New Roman, normal, tamanho 10. Deixar uma linha em branco antes e depois da tabela. Digitar o ttulo na linha imediatamente superior tabela. Escrever o texto da Tabela 1 (ou Tabela 2) na fonte Times New Roman, normal, tamanho 10. Numerar as tabelas seqencialmente em algarismos arbicos, fazendo-se a sua devida referncia no texto;

b) O material tabulado dever ser o mnimo necessrio: incluir somente dados essenciais compreenso do texto. Descrever adequadamente as abreviaes de cada tabela no ttulo ou em nota de rodap, referenciadas por letras sobrescritas (a, b, c, etc.). Manter as notas descritivas dentro de um mnimo necessrio. Colocar as unidades de medida nos cabealhos das colunas.

Tabela 1 - Ordem de ajuste das funes de covarincia (k), nmero de parmetros (p), valor da funo de mxima verossimilhana (Log L), Critrios de Informao de Akaike (AIC), Informao Bayesiano de Schwarz (BIC) e teste de razo de verossimilhana (LRT), para os modelos utilizando classes e funes de varincias residuais

Modelos

k

p

Log L

AIC

BIC

LRT

(1) 444_10 CVR

4

40

-52.984,1441

106.048,2883

106.363,9652

(2-1) 2,326 NS

(2) 444_53 CVR

4

83

-52.981,8181

106.129,6364

106.784,6658

-

(1) 444_FV2

4

33

-53.234,3937

106.534,7874

106.795,2208

(2-1) 162,396**

(2) 444_FV3

4

34

-53.071,9977

106.211,9954

106.480,3207

(3-2) 15,013**

(3) 444_FV4

4

35

-53.056,9841

106.183,9682

106.460,1854

-

CVR = classes de varincias residuais; FV = funes de varincia; ** = P