instruções para a demolição das obras ilegais

17
Linha de informação 8590 3800 A DEMOLIÇÃO DAS OBRAS ILEGAIS INSTRUÇÕES PARA Março de 2013 Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes Estas instruções serão actualizadas periodicamente e a versão actualizada encontra-se disponível no website da DSSOPT

Upload: vuhuong

Post on 10-Jan-2017

218 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

Linha de informação

8590 3800

A DEMOLIÇÃO DAS

OBRAS ILEGAIS

INSTRUÇÕES PARA

Março de 2013Direcção dos Serviços de Solos,

Obras Públicas e Transportes

Estas instruções serão actualizadas periodicamente e a versão actualizada encontra-se disponível no website da DSSOPT

Page 2: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

1

Nota Introdutória O Governo tem sempre a expectativa de resolver gradualmente os

problemas das obras ilegais existentes nos edifícios de Macau. A DSSOPT publicou em Maio de 2012 as Instruções para as Instalações de Segurança e Prevenção de Furtos nos Edifícios que têm como objectivo disponibilizar instruções simples, claras e que obedeçam ao que é exigido na legislação aos cidadãos que pretendam instalar equipamentos de segurança e prevenção de furtos nas paredes exteriores das fracções autónomas onde habitam, nos corredores comuns, nos pátios, nos pódios e nas coberturas em terraço dos edifícios, no intuito de lhes facilitar o respectivo cumprimento.

Tendo em consideração que os cidadãos depois de compreenderem a disposição sobre os acessórios legais, necessitarão de dar seguimento aos elementos estruturais ilegais nos edifícios ou fracções autónomas onde habitam quando verificarem da sua existência, a DSSOPT publica neste momento as presentes Instruções para Demolição das Obras Ilegais, no intuito de lhes explicar todo o procedimento administrativo sobre a sua demolição, tendo elaborado modelos de requerimento de uso exclusivo e dos documentos necessários para entrega, a fim de dar apoio aos cidadãos para contratarem um construtor inscrito para demolir as obras ilegais por iniciativa própria e para tratarem correctamente os problemas das construções ilegais existentes nos edifícios ou fracções autónomas onde habitam.

As presentes instruções estão também em harmonia com o “Plano de apoio financeiro para demolição voluntária de construções ilegais” promovido pelo Instituto de Habitação, cujos conteúdos e modelos de requerimentos de uso exclusivo contêm as respectivas explicações, a fim de tornar mais fácil aos cidadãos a apresentação do pedido de apoio financeiro no Instituto de Habitação juntamente com os documentos correctos.

As presentes instruções serão actualizadas periodicamente em conformidade com o desenvolvimento social e o Governo procederá à divulgação e explicação atempada dos respectivos conteúdos.

Os cidadãos podem consultar e descarregar as instruções mais actualizadas na página electrónica da DSSOPT (http://www.dssopt.gov.mo).

Março de 2013

Page 3: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

2

Obra de demolição

Pedido ao IH

Pedido

Na fase de execução da obra

Comunicação de conclusão

da obra

Aprovado

Não aprovado

O requerente deve entregar os seguintes documentos: • O impresso de “Pedido de aprovação para demolição

de obra ilegal”. • Informação escrita do Registo Predial (busca) • Memória descritiva e justificativa da obra • Apólice de seguro de acidentes de trabalho e doenças

profissionais O requerente deve entregar os seguintes documentos conforme a situação: • “Lista de modalidades de demolição de obras ilegais”

com fotos (no caso de solicitar apoio financeiro ao Instituto de Habitação)

• Procuração, contrato de arrendamento, contrato de compromisso de compra e venda (de acordo com a qualidade do requerente)

• Declaração de consentimento do proprietário para demolição da obra ilegal (caso o pedido não seja feito pelo proprietário)

• Outros (vide o conteúdo dos impressos e as observações)

Após a aprovação, o requerente obterá uma notificação de execução da obra emitida pela DSSOPT para afixar no local da obra, podendo de imediato dar início à mesma.

Cumprimento das exigências

Confirmação de conclusão

da obra

Incumprimento das exigências

Devido à qualidade da obra, há necessidade de proceder a alguns retoques.

Devido a problemas com os documentos, há necessidade de apresentar documentos suplementares.

O requerente deve entregar os seguintes documentos: • Impresso da “Comunicação da conclusão da demolição

da obra ilegal” O requerente deve entregar os seguintes documentos conforme a situação: • “Lista de modalidades de demolição de obras ilegais” *

* No caso de solicitar apoio financeiro ao Instituto de Habitação, deve requerer o documento de confirmação da conclusão da demolição da obra ilegal emitido pela DSSOPT para entregar ao Instituto de Habitação.

Após a vistoria e confirmação pelo pessoal da DSSOPT, o requerente receberá um ofício da conclusão da demolição da obra ilegal emitido pela DSSOPT. No caso de solicitar apoio financeiro ao Instituto de Habitação, a DSSOPT enviará ao Instituto de Habitação um ofício de confirmação da conclusão da demolição da obra ilegal.

Rectificado de acordo com as exigências do ofício-resposta

Apoio financeiro

O requerente deve ainda apresentar outro pedido ao Instituto de Habitação.

Formalidades e procedimentos para demolição das obras ilegais (no âmbito da DSSOPT)

Page 4: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

3

Destinatários As presentes instruções aplicam-se às obras ilegais existentes nos edifícios com licença de utilização ou com registo da propriedade horizontal.

Relativamente à demolição integral do edifício/à demolição da obra construídas no terreno sem documento comprovativo legal, deve ser apresentado o Pedido de Aprovação do Projecto (de Alteração) da Obra de Demolição (impresso n.º U013C).

a. Obras ilegais localizadas nas partes comuns exteriores dos edifícios referidos nas presentes instruções, por exemplo, fachadas, coberturas em terraço, pódios, terraços de recuo, pátios, etc.

b. Casos que ainda não tenham recebida ordem formal de demolição emitida pela DSSOPT.

c. Edifícios registados para fins habitacionais ou comerciais onde existem obras ilegais.

d. Obras ilegais existentes antes da publicação e da entrada em vigor do plano de apoio financeiro.

<Observação para preenchimento dos impressos> (1) No caso de escolher o apoio financeiro do Instituto de Habitação referido no impresso

do pedido, considera-se que o requerente consente que a DSSOPT enviará os respectivos documentos e informações ao Instituto de Habitação.

(2) À entrega do pedido antes do início da obra e da declaração após a conclusão da mesma deve juntar a “Lista de modalidades de demolição de obras ilegais”.

[nota]

• Esta parte é um extracto do conteúdo principal, os pormenores devem ser consultados no respectivo plano de apoio financeiro.

• O pedido de apoio financeiro para cada fracção autónoma com obras ilegais só pode ser apresentado uma vez, não podendo ser novamente repetido de outra vez.

Recomendações Após a conclusão da obra e a entrega do impresso de declaração, através da verificação pelo pessoal da DSSOPT das respectivas exigências, será emitido um ofício de confirmação da conclusão de demolição das obras ilegais que será um dos documentos necessários para o pedido do apoio financeiro ao Instituto de Habitação.

Os pedidos para o “Plano de apoio financeiro para demolição voluntária de construções ilegais” a serem apresentados no Instituto de Habitação, aplicam-se às seguintes situações[nota ]:

Page 5: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

4

Características 1. Antes do início da obra, devem preencher-se o impresso de pedido para entregar

à DSSOPT. Devem entregar-se os documentos indicados no impresso conforme a qualidade do requerente e a situação concreta.

2. A responsabilidade da obra é assumida pelo construtor/sociedade construtora contratado/a pelo requerente.

3. Isenção das taxas do projecto da respectiva obra e da declaração de responsabilidade.

4. Normalmente, não é necessário entregar as peças desenhadas. 5. No caso de se terem recebido todos os documentos correctos, a apreciação e

aprovação será concluída no prazo de 8 dias úteis, mas para os casos de prestação ilegal de alojamento, o prazo é de 8 dias úteis contados a partir de recepção do parecer da Direcção dos Serviços de Turismo.

6. Os requerentes serão notificados por SMS para o levantamento do ofício-resposta e da “Notificação de demolição das obras ilegais”.

7. As obras podem ser iniciadas com a afixação da “Notificação de demolição das obras ilegais” emitida pela DSSOPT no local sem necessidade de outro pedido de licença da obra e de licença do início da obra.

8. Após a conclusão da obra no prazo estipulado, deve também preencher-se o respectivo impresso para informar a DSSOPT. O procedimento ficará concluído após verificação por parte do pessoal da DSSOPT.

9. Os impressos de pedidos e as minutas usuais podem ser descarregados na página electrónica da DSSOPT (www.dssopt.gov.mo).

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. A demolição da obra ilegal pelo construtor contratado por iniciativa própria carece

de comunicação à Administração ou não? Caso seja necessário, quais são as formalidades?

A: Caso os cidadãos procedam à demolição da obra ilegal por iniciativa própria, devem comunicar previamente o facto à DSSOPT. Os cidadãos podem descarregar na página electrónica ou levantar pessoalmente na DSSOPT os impressos do uso exclusivo para preenchimento, bem como entregar os respectivos documentos, cujo procedimento é o seguinte:

• Antes do início da obra, deve preencher-se o impresso “Pedido de aprovação para demolição de obra ilegal” que será aprovado no prazo de

?

Page 6: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

5

8 dias úteis caso todos os documentos correctos tenham sido entregues. A DSSOPT notificará por SMS o requerente para o levantamento do ofício e da notificação da execução da obra a afixar no local, podendo o requerente comunicar imediatamente ao construtor para dar início à obra.

• Após a conclusão da obra, deve preencher-se o impresso “Comunicação da conclusão da demolição da obra ilegal”. Todo o procedimento será concluído após verificação por parte do pessoal da DSSOPT.

Os pormenores encontram-se nas formalidades e procedimentos constantes nas instruções para a demolição das obras ilegais.

2. O pedido de demolição da obra ilegal por iniciativa própria à DSSOPT carece ou não do pagamento de taxas?

A: Na altura de apresentação à DSSOPT do ”Pedido de aprovação para demolição de obra ilegal” ou da “Comunicação da conclusão da demolição da obra ilegal” não é necessário o pagamento de qualquer taxa.

3. Caso se pretenda na mesma altura solicitar o apoio financeiro do Instituto de

Habitação, quais são os assuntos que se devem apresentar mais atenções nas formalidades com a DSSOPT?

A: O Instituto de Habitação vai promover um “Plano de apoio financeiro para demolição voluntária de construções ilegais”. Os cidadãos podem pedir informações ao Instituto de Habitação sobre os pormenores das formalidades ou as condições de aprovação. No entanto, é de salientar que caso os cidadãos pretendam pedir apoio financeiro para demolição da obra ilegal por iniciativa própria, devem ainda apresentar o respectivo pedido à DSSOPT. Na altura do preenchimento do impresso de pedido, devem escolher a coluna “a pedir ao Instituto de Habitação o apoio financeiro para demolição voluntária da obra ilegal” e entregar juntamente a “Lista de modalidades de demolição de obras ilegais”.

4. Como é que os cidadãos esclarecem as suas dúvidas aquando do preenchimento dos

impressos?

A: A DSSOPT elaborou os impressos do uso exclusivo para a demolição de obras ilegais, mediante a forma de preenchimento de impressos, a fim de evitar a falta de informações ou o preenchimento incorrecto por parte dos requerentes. Além disso, são indicadas observações nos impressos a fim de explicar mais concretamente as partes a ter em atenção na altura de apresentação do pedido. Caso ainda subsistam dúvidas sobre os impressos

Page 7: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

6

O impresso de pedido pode ser descarregado na página electrónica da DSSOPT (www.dssopt.gov.mo). Deve-se anexar o documento comprovativo da titularidade e o documento de compromisso de compra e venda da respectiva fracção, para comprovar que o requerente é ele próprio o interessado.

de pedidos, os cidadãos podem pedir informações ao pessoal da DSSOPT através do tel. n.º 8590 3800. Por outro lado, na altura da apresentação do pedido, o requerente deve contratar um profissional inscrito para dar apoio à execução e respectivo tratamento. Por isso, o mesmo deve prestar apoio profissional adequado no preenchimento dos impressos e na entrega dos documentos.

5. Como podem os cidadãos obter informações respeitantes aos construtores ou

sociedades construtoras inscritos?

A: Os cidadãos podem consultar a lista dos técnicos, construtores e sociedades construtoras inscritos através da página electrónica da DSSOPT (www.dsspot.gov.mo), com indicação dos respectivos números de telefone de contacto e modalidades em que estão inscritas.

6. Após a demolição das obras ilegais, como resolver as questões da prevenção de furtos em fracções?

A: A DSSOPT elaborou em Maio de 2012 as “Instruções para as instalações de segurança e prevenção de furtos nos edifícios”. Os cidadãos podem instalar equipamentos de prevenção de furtos de acordo com as exigências e os critérios daquelas instruções.

7. Como podem os cidadãos confirmar se as construções são ilegais?

A: De um modo geral, os cidadãos podem consultar as “Instruções para as instalações de segurança e prevenção de furtos nos edifícios” elaboradas pela DSSOPT, as quais mostram exemplos vulgares de obras ilegais. Os cidadãos podem também requerer à DSSOPT o projecto aprovado de uma fracção autónoma para efeitos de comparação. Em princípio, os elementos estruturais que não se encontram assinalados no projecto são considerados obras ilegais.

8. Como podem os cidadãos saber se os preços de demolição de qualquer obra ilegal são

justos?

A: Sugere-se aos cidadãos que auscultem os construtores ou sociedades construtoras inscritos sobre os preços bem como se inteirem do conteúdo dos serviços prestados, a fim de escolher uma empresa adequada de acordo com as necessidades individuais.

Page 8: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

7

9. Caso a obra não fique concluída no prazo de execução de obra concedido, que formalidade se devem tomar?

A: Em princípio, não é aceite o pedido da renovação do prazo. Mesmo que sejam aceites fundamentos e provas muitos completos, só é permitida a renovação do prazo por uma vez. Os requerentes devem preencher novamente o impresso do “Pedido de aprovação para demolição de obra ilegal” com indicação da “revalidação” na parte superior do impresso e juntar a fotocópia do ofício de aprovação e o original da apólice de seguro actualizada e válida de acidentes de trabalho e doenças profissionais ou respectiva fotocópia acompanhada do respectivo original para efeitos de autenticação, a fim de serem apreciados e aprovados pela DSSOPT.

10. O impresso de pedido indica que se deve entregar a memória descritiva e justificativa da obra e a lista de modalidades de demolição de obras ilegais. Dever-se-á entregar estes dois documentos?

A: Não. Só para os casos relacionados com os pedidos do “Plano de apoio financeiro para demolição voluntária de construções ilegais” junto do Instituto da Habitação é que se deverá entregar a “Lista de modalidades de demolição de obras ilegais”.

11. A demolição da obra ilegal inclui o trabalho de reparação da respectiva área afectada pela obra de demolição?

A: Sim. Se a respectiva área for danificada, houver problemas de infiltração de água, de obstrução de tubos de água ou de evacuação de fumos e gases ou demais problemas após a demolição da obra ilegal, os requerentes devem ainda assumir a responsabilidade pela respectiva reparação ou reposição do local tal como era originalmente.

12. Relativamente aos pedidos feitos por inquilinos, procuradores, promitentes-compradores, ocupantes, utilizadores e administradores, quais são os documentos necessários entregar?

A: Case o pedido não seja feito pelo proprietário, o requerente deve entregar os documentos abaixo indicados conforme a sua qualidade ou situação:

Page 9: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

8

(I) Caso seja identificado o dono da obra ilegal:

Documento de consentimento do proprietário (dono da obra ilegal) para a demolição da

obra ilegal

Declaração de que assume a

inteira responsabilidade e que não lhe é

atribuído qualquer direito resultante da demolição da

obra ilegal

Contrato de

arrendamento

Procuração

Contrato-prom

essa de com

pra e venda

Docum

ento com

provativo de utilização

Docum

ento de m

andato de adm

inistração

Inquilino

Procurador

Promitente-comprador

Ocupante

Utilizador

Administrador

(II) Caso não seja possível identificar o dono da obra ilegal, ou; (III) Não se consegue contactar o proprietário da fracção autónoma onde

existe uma obra ilegal que se encontra em situação de risco:

Documento de consentimento do proprietário (dono da obra ilegal) para a demolição da

obra ilegal

Declaração de que assume a

inteira responsabilidade e que não lhe é

atribuído qualquer direito resultante da demolição da

obra ilegal

Contrato de

arrendamento

Procuração

Contrato-prom

essa de com

pra e venda

Docum

ento com

provativo de utilização

Docum

ento de m

andato de adm

inistração

Inquilino

Procurador

Promitente-comprador

Ocupante

Utilizador

Administrador

Nota: Os documentos acima referidos devem ser os originais ou fotocópias autenticadas.

Page 10: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

9

LISTA DOS ANEXES

ANEXO 1 Pedido de Aprovação pare demolição de obra ilegal

10-12

ANEXO 2 Lista de modalidades de demolição de obras ilegais* * Este impresso só terá de ser entregue no caso de ser apresentado no Instituto de Habitação o pedido do “Plano de apoio financeiro para demolição voluntária de construções ilegais”.

13

ANEXO 3 Modelo das Fotos* * Este impresso só terá de ser entregue no caso de ser apresentado no Instituto de Habitação o pedido do “Plano de apoio financeiro para demolição voluntária de construções ilegais”.

14

ANEXO 4 Declaração de Consentimento do Proprietário para Demolição da Obra Ilegal

15

ANEXO 5 Comunicação da conclusão da demolição da obra ilegal

16

Nota: A versão oficial pode ser descarregada na página electrónica da DSSOPT ou levantada pessoalmente na DSSOPT.

Page 11: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

10

Deve escolher no caso de apresentar no Instituto de Habitação um pedido de apoio financeiro

Page 12: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

11

Page 13: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

12

Page 14: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

13

Tendo em atenção a finalidade do edifício

Deve ser escolhido conforme a situação

Page 15: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

14

Page 16: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

15

Page 17: Instruções para a Demolição das Obras Ilegais

16

Deve escolher no caso de apresentar no Instituto de Habitação um pedido de apoio financeiro