instrução normativa - teste de aptidão física

6
1 POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO BATALHÃO DE RONDAS DE AÇÕES INTENSIVAS E OSTENSIVAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLICIAMENTO COM MOTOCICLETAS - PROGRAMA RAIO INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA APLICAÇÃO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA I. FINALIDADE O Teste de Aptidão Física (TAF) regulado por esta norma tem por finalidade verificar se o candidato reúne as condições de higidez física necessárias ao desenvolvimento das atividades do Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas - Programa RAIO (CEPM-RAIO). II. GENERALIDADES a) A verificação do desempenho físico individual do candidato será levada a efeito por meio de 03 (três) provas, aplicadas segundo as condições de execução, os índices de rendimento (conceito) e os padrões mínimos (suficiência) estabelecidos nesta norma. b) As provas serão aplicadas em dois dias consecutivos, obedecendo-se a seqüência: 1. Primeiro dia: Flexão de Braços (Barra/Solo) e Abdominal Supra; 2. Segundo dia: Corrida de 12 minutos. c) O uniforme para a realização das provas será o 7º A, 7º B ou 7º C, de acordo com o grau hierárquico do candidato. d) No ato da aplicação do TAF, o candidato deverá apresentar atestado médico específico, emitido há no máximo 15 (quinze) dias, declarando que está em plenas condições de realizar as provas previstas. e) O TAF do CEPM-RAIO destina-se exclusivamente a candidatos do sexo masculino, com idade entre 18 (dezoito) e 49 (quarenta e nove) anos. III. APRECIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA a) Será exigido do candidato o Padrão Básico de Desempenho (PBD), de acordo com a previsão contida na Diretriz para Verificação de Desempenho Físico do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO). b) Os resultados obtidos no TAF serão comparados com os padrões mínimos exigidos para a idade do candidato, de acordo com o PBD, advindo dessa comparação a indicação de: 1. Suficiente; 2. Não-Suficiente. c) O candidato que obtiver indicação "Não-Suficiente" em qualquer uma das três provas será considerado "Não-Suficiente" no TAF e automaticamente eliminado do processo seletivo. d) A apreciação de suficiência não tem relação com a conceituação do candidato.

Upload: oliveira-junior

Post on 03-Dec-2015

971 views

Category:

Documents


79 download

DESCRIPTION

Instrução Normativa para Aplicação do Teste de Aptidão Física a que são submetidos os candidatos ao Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas - CEPM/RAIO.

TRANSCRIPT

Page 1: Instrução Normativa - Teste de Aptidão Física

1

POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO BATALHÃO DE RONDAS DE AÇÕES INTENSIVAS E OSTENSIVAS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLICIAMENTO COM MOTOCICLETAS - PROGRAMA RAIO

INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA APLICAÇÃO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

I. FINALIDADE O Teste de Aptidão Física (TAF) regulado por esta norma tem por finalidade verificar se o candidato reúne as condições de higidez física necessárias ao desenvolvimento das atividades do Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas - Programa RAIO (CEPM-RAIO).

II. GENERALIDADES a) A verificação do desempenho físico individual do candidato será levada a efeito

por meio de 03 (três) provas, aplicadas segundo as condições de execução, os índices de rendimento (conceito) e os padrões mínimos (suficiência) estabelecidos nesta norma.

b) As provas serão aplicadas em dois dias consecutivos, obedecendo-se a seqüência: 1. Primeiro dia: Flexão de Braços (Barra/Solo) e Abdominal Supra; 2. Segundo dia: Corrida de 12 minutos.

c) O uniforme para a realização das provas será o 7º A, 7º B ou 7º C, de acordo com o grau hierárquico do candidato.

d) No ato da aplicação do TAF, o candidato deverá apresentar atestado médico específico, emitido há no máximo 15 (quinze) dias, declarando que está em plenas condições de realizar as provas previstas.

e) O TAF do CEPM-RAIO destina-se exclusivamente a candidatos do sexo masculino, com idade entre 18 (dezoito) e 49 (quarenta e nove) anos.

III. APRECIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA

a) Será exigido do candidato o Padrão Básico de Desempenho (PBD), de acordo com a previsão contida na Diretriz para Verificação de Desempenho Físico do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO).

b) Os resultados obtidos no TAF serão comparados com os padrões mínimos exigidos para a idade do candidato, de acordo com o PBD, advindo dessa comparação a indicação de: 1. Suficiente; 2. Não-Suficiente.

c) O candidato que obtiver indicação "Não-Suficiente" em qualquer uma das três provas será considerado "Não-Suficiente" no TAF e automaticamente eliminado do processo seletivo.

d) A apreciação de suficiência não tem relação com a conceituação do candidato.

Page 2: Instrução Normativa - Teste de Aptidão Física

2

IV. CONCEITUAÇÃO DE DESEMPENHO FÍSICO a) A conceituação será expressa pelas seguintes menções:

1. Excelente (E); 2. Muito bom (MB); 3. Bom (B); 4. Regular (R); 5. Insuficiente (I).

b) Para fins de representação numérica das menções, será aplicada a seguinte tabela de conversão:

Menção Pontuação

E 5 MB 4 B 3 R 2 I 1

c) A conceituação em cada uma das provas será feita pela comparação dos

resultados obtidos pelo candidato com os índices previstos na Diretriz para Verificação de Desempenho Físico do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO) e independerá da apreciação de suficiência.

d) Para fins de conceituação final no processo seletivo, será considerada a soma dos resultados obtidos nas 03 (três) provas do TAF, aplicando-se a conversão numérica das menções.

e) A pontuação final obtida no TAF poderá ser convertida novamente em menção, aplicando-se a seguinte tabela:

Pontuação Menção 15-13 E 12-10 MB

9-7 B 6-4 R 3-0 I

f) Em caso de empate em conceituação, o candidato mais antigo terá precedência.

V. PROVAS

a) Flexão de Braços (Barra) 1. Posição inicial:

O candidato, sob a barra, deverá empunhá-la com a pegada em pronação (palma da mão para frente), com polegar envolvendo-a. As mãos deverão permanecer com um afastamento entre si correspondente à largura dos ombros e o corpo deverá permanecer estático.

2. Execução: Após a ordem de iniciar, o candidato deverá executar uma flexão de braços na barra até que o queixo a ultrapasse completamente (estando a cabeça na posição natural, sem hiperextensão do pescoço) e, imediatamente, descer o tronco até que os cotovelos fiquem completamente estendidos (respeitando as limitações articulares individuais), quando será completada uma

Page 3: Instrução Normativa - Teste de Aptidão Física

3

repetição. O ritmo das flexões de braços na barra é opção do candidato. Não há limite de tempo. Não poderá haver qualquer tipo de impulso ou balanço das pernas para auxiliar o movimento.

b) Flexão de Braços (Solo) 1. Posição inicial:

Em terreno plano, liso e, preferencialmente, na sombra, o candidato deverá deitar-se em decúbito ventral, apoiando o tronco e as mãos no solo, ficando as mãos ao lado do tronco com os dedos apontados para a frente e os polegares tangenciando os ombros, permitindo que as mãos fiquem com um afastamento igual à largura dos ombros. Após adotar a abertura padronizada dos braços, o candidato erguerá o tronco até que os braços fiquem estendidos, mantendo os pés unidos e apoiados sobre o solo.

2. Execução: O candidato deverá abaixar o tronco e as pernas ao mesmo tempo, flexionando os braços paralelamente ao corpo até que o cotovelo ultrapasse a linha das costas, ou o corpo encoste no solo. Então, estenderá novamente os braços, erguendo simultaneamente o tronco e as pernas até que os braços fiquem totalmente estendidos, quando será completada uma repetição. O candidato deverá executar o número máximo de flexões de braços sucessivas, sem interrupção do movimento. O ritmo das flexões de braços, sem paradas, será opção do candidato. Não há limite de tempo.

c) Abdominal Supra 1. Posição inicial:

O candidato deverá tomar a posição deitado em decúbito dorsal, joelhos flexionados, pés apoiados no solo, sem uso de outro apoio, calcanhares próximos aos glúteos, braços cruzados sobre o peito, de forma que cada uma das mãos encoste no ombro oposto (mão esquerda no ombro direito e vice e versa). O avaliador deverá se colocar ao lado do avaliado, posicionando os dedos de sua mão espalmada, perpendicularmente, sob o tronco do mesmo a uma distância de quatro dedos de sua axila, tangenciando o limite inferior da escápula (omoplata). Esta posição deverá ser mantida durante toda a realização do exercício.

2. Execução: O candidato deverá realizar a flexão abdominal até que as escápulas percam o contato com a mão do avaliador e retornar à posição inicial, quando será completada uma repetição. O candidato deverá executar o número máximo de flexões abdominais sucessivas, sem interrupção do movimento, em um tempo máximo de 5 minutos. O ritmo das flexões abdominais, sem paradas, será opção do candidato. O avaliado não poderá obter impulso com os braços, afastando-os do corpo, nem retirar os quadris do solo durante a execução do exercício.

d) Corrida (12 minutos) 1. Posição inicial:

Em pé, no local indicado como início das marcações do percurso. 2. Execução:

O candidato deverá correr ou andar a distância máxima possível no tempo de 12 minutos, havendo ou não interrupções ou modificações do ritmo de corrida. A prova deverá ser realizada em piso duro (asfalto ou similar) e plano, sendo aceitáveis pequenos desníveis compensados ao longo do percurso, com as distâncias marcadas a cada 50 metros, sendo considerado

Page 4: Instrução Normativa - Teste de Aptidão Física

4

para o resultado final a próxima marca a ser ultrapassada pelo avaliado. Deverá ser utilizado tênis apropriado para corrida.

VI. ÍNDICES

FLEXÃO DE BRAÇOS (BARRA)

IDADE CONCEITO SUFICIÊNCIA

I R B MB E PBD PAD PED 18

4 5-6 7-9 10-11

12 5 7 8

19 20 5-7

8-10

11-11

8 9

21 5 6-7 11-12 13 6 22

4

5-7 11 12

5

23 24 25 26

5-6 7-9 10-11

7 8 27

10

11

28 29

3

4-6 7-8

9-10 4 7

30

4-5 6-8 6 31 32 33 9-9 10 34 2 3-4 5-7

8 9 3 5

6 35

1 2-3

4-7

2 4 36

4-6 7 8 5 37 38 39 0 1-2 3-5 6 7 1 3 4

FLEXÃO DE BRAÇOS (SOLO)

IDADE CONCEITO SUFICIÊNCIA

I R B MB E PBD PAD PED 40

16 17-19

20-27 28-31 32

17 20

24 41

20-26 27-30 31

23 42 43

27-29 30 44 45

15 16-17 18-25 26-28 29

16 18

22 46 18-24 25-27 28

21 47

14 15-17 18-23 24-26 27

15 48 15-16 17-22

23-25 26 17 20

49 23-24 25

Page 5: Instrução Normativa - Teste de Aptidão Física

5

ABDOMINAL SUPRA

IDADE CONCEITO SUFICIÊNCIA

I R B MB E PBD PAD PED 18

Até 34 35-44 45-63 64-73 74 35 45 54 19 20 Até 37 38-48 49-68 69-78 79 38

49 59

21 Até 39 40-48 49-66

67-75 76

40 58

22 Até 40 41-48 41 23

Até 39 40-47 48-66

40 48 57 24 25 48-65

66-73 74 26

Até 37 38-46 47-65

38 47 56 27 47-64

65-71 72 28

Até 35 36-45 46-64

36 46 55

29 46-63 64-71 54 30 Até 34 35-44 45-62 63-70 71 35 45 53 31

Até 33 34-42 43-60 61-69 70

34 43 52 32 33

Até 32 33-41 42-60

33 42 51

34 33-40 41-58 59-67 68 41 50 35

Até 30 31-39 40-56 57-65 66

31 40 48

36 31-38 39-55 56-64 65

39 47 37

Até 29 30-38 30 38 39 39-54

55-63 64 40

Até 28 29-37 38-54

29 38 46 41 38-53 54-62 63

42 43 Até 27 28-36

37-52 53-61 62 28

37 45 44

Até 26 27-36

27 45 27-34 35-50 51-59 60 35 43

46 47

Até 25 26-33 34-48 49-57 58

26 34 41

48 34-46 47-55 56 40 49 Até 24 25-32 33-45 46-53 54 25 33 39

Page 6: Instrução Normativa - Teste de Aptidão Física

6

CORRIDA (12 MIN)

IDADE CONCEITO SUFICIÊNCIA

I R B MB E PBD PAD PED 18

Até 2699 2700-2799 2800-3099 3100-3199 3200 2700 2800 2950 19 20 Até 2749 2750-2849 2850-3149

3150-3249 3250

2750 2850 3000 21 Até 2799 2800-2899 2900-3149 2800 2900 3050 22

Até 2699 2700-2849 2850-3099

3100-3249 2700

2850 3000 23

3100-3199 3200 24 2700-2799 2800-3099 2800 2950

25 Até 2599 2600-2749 2750-3049

3050-3199 2600 2750 2900 26

3050-3149 3150 27

28 Até 2549 2550-2699

2700-2999 3000-3149 2550 2700

2850 29 2700-2949 2950-3099 3100 30

Até 2499 2500-2649 2650-2949

2500 2650 31

2800 32 2650-2899 2900-3049 3050

33 34 Até 2349 2350-2549 2550-2849 2850-2999 3000 2350 2550 2700 35

Até 2299 2300-2499 2500-2799 2800-2949 2950 2300 2500 2650 36 37 38

Até 2249 2250-2449 2450-2749 2750-2899 2900 2250 2450 2600 39 40 41

Até 2199 2200-2399 2400-2699 2700-2849 2850 2200 2400 2550 42 43

Até 2149 2150-2349 2350-2649 2650-2799 2800 2150 2350 2500 44 45

Até 2099 2100-2299 2300-2599 2600-2749 2750 2100 2300 2450 46 47

Até 2049 2050-2249 2250-2549 2550-2699 2700

2050 2250 2400

48 2050-2199 2200-2499 2500-2649 2650 2200 2350 49 Até 1999 2000-2149 2150-2449 2450-2599 2600 2000 2150 2300

Fortaleza-CE, 11 de novembro de 2013.

Roger Sherman Ferreira de Sousa – Cap. PM P/3 DO BPRAIO

M. F. nº 151.334-1-4 Aprovo: Em 11/11/2013 Francisco Márcio de Oliveira – Maj. PM COMANDANTE DO RAIO M. F. nº. 103.439-1-7