instituto federal sul de minas gerais processo … · para eu lustrar e eu não. [...] toda a minha...

21
PROCESSO SELETIVO 2018 1° SEMESTRE · TÉCNICO SUBSEQUENTE INSTRUÇÕES 1. Leia cuidadosamente cada questão da prova e ASSINALE a letra correspondente à resposta certa. Há apenas uma resposta para cada questão. Para sua segurança, a contracapa servirá de rascunho. 2. Ao receber a folha de respostas e a folha de redação, proceda da seguinte forma: Confira atentamente seu nome e número de inscrição. Transfira as respostas para a folha de respostas, preenchendo com caneta azul ou preta. 3. Até o horário fixado, entregue ao aplicador a Redação a limpo, redigida na folha específica, com caneta azul ou preta e sem rasuras. 4. Esta prova possui 17 (dezessete) páginas. Confira o caderno e o número de páginas antes de iniciar a prova. Disciplinas Questões Pontos Língua Portuguesa 01 a 15 30 Matemática 16 a 30 30 Redação - 40 Total 30 100 OBSERVAÇÕES A folha de respostas e a folha de redação não devem ser dobradas, amassadas, rasgadas ou rasuradas. Elas deverão ser preenchidas corretamente. Não haverá substituição delas. BOA PROVA! 03/12/2017 Caderno de prova: Curso Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais Inscrição: Nome do candidato:

Upload: phambao

Post on 19-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 20181° SEMESTRE · TÉCNICO SUBSEQUENTE

INSTRUÇÕES

1. Leia cuidadosamente cada questão da prova e ASSINALE a letra correspondente à resposta certa. Há apenas uma resposta para cada questão. Para sua segurança, a contracapa servirá de rascunho.

2. Ao receber a folha de respostas e a folha de redação, proceda da seguinte forma:Confira atentamente seu nome e número de inscrição.Transfira as respostas para a folha de respostas, preenchendo com caneta azul ou preta.

3. Até o horário fixado, entregue ao aplicador a Redação a limpo, redigida na folha específica, com caneta azul ou preta e sem rasuras.

4. Esta prova possui 17 (dezessete) páginas. Confira o caderno e o número de páginas antes de iniciar a prova.

Disciplinas Questões PontosLíngua Portuguesa 01 a 15 30Matemática 16 a 30 30Redação - 40Total 30 100

OBSERVAÇÕES

A folha de respostas e a folha de redação não devem ser dobradas, amassadas, rasgadas ou rasuradas. Elas deverão ser preenchidas corretamente. Não haverá substituição delas.

BOA PROVA!

03/12/2017Caderno de prova: Curso Técnico Subsequente

INSTITUTO FEDERALSul de Minas Gerais

Inscrição:Nome do candidato:

Page 2: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de
Page 3: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico SubsequenteINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 3

LÍNGUA PORTUGUESA (Questões de 01 a 15)

TEXTO 1

Planeta dos Macacos: A Guerra Filme de Matt Reeves vai muito além da promessa de conflito do título

04/08/2017 - 10:22 NATÁLIA BRIDI

Ironicamente, Planeta dos Macacos é uma das franquias mais humanas da cultura pop. Sua discussão sensível sobre evolução, intelecto e dominação toca fundo nas falhas da humanidade. A ascensão dos símios e a decadência dos homens leva à reflexão sobre esses erros e a uma torcida sincera contra a própria espécie.

Em Planeta dos Macacos: A Guerra, Matt Reeves conclui o prelúdio para a história do filme de 1968 (baseado no livro do francês Pierre Boulle) com as mesmas urgências dos longas anteriores (A Origem, de 2011, e O Confronto, de 2014). O tom, porém, é diferente, em uma mistura bíblica de conflito e recomeço. É o ápice da evolução de César, mais articulado e calejado pela responsabilidade de proteger o seu bando. Os símios vivem com medo, reféns de um combate que não parece ter data para acabar.O avanço da tecnologia de captura de performance e da computação gráfica tornam a experiência visceral. É possível ver Andy Serkis nos olhos de César e, ao mesmo tempo, esquecer completamente do elaborado processo necessário para que o personagem ganhe vida. O que se vê é de fato um chimpanzé que ama sua família, precisa guiar um povo e vencer um conflito na busca por uma vida civilizada. Serkis transcende camadas de equipamentos e entrega uma emoção genuína, com um grau de expressão e domínio do corpo impressionantes.

O peso das atuações em Planeta dos Macacos: A Guerra também está no elenco de apoio por captura de performance - o sábio orangotango Maurice (interpretado por Karin Konoval), os guerreiros Rocket e Luca (Terry Notary e Michael Adamthwaite) e o novato Bad Ape (um timing cômico preciso de Steve Zahn) - e no lado humano do conflito: a jovem Nova (Amiah Miller) e o Coronel (Woody Harrelson). A menina representa o retorno a uma condição mais primitiva e inocente (o bom selvagem), enquanto o personagem de Harrelson vai ao coração das trevas encontrar o Coronel Kurtz de Marlon Brando para mostrar a decadência do homem civilizado.

A influência de filmes como Apocalipse Now, A Ponte do Rio Kwai e Os Dez Mandamentos é explícita. Nessa amálgama de gêneros, Reeves, que assina o roteiro com Mark Bomback, conta uma história épica sem cair em maniqueísmos e vai muito além da promessa de guerra do título. O Coronel não é mero vilão na sua oposição a César, assim como o herói não é perfeito ou infalível. O encontro dos dois expõe a natureza complexa que determina a “humanidade” na busca pela sobrevivência. Relações embaladas com imponência pela trilha de Michael Giacchino, que alterna brutalidade e leveza em uma jornada de muitas camadas.

A trama emocional de A Guerra vem acompanhada de sequências de ação grandiosas. Reeves prova que sabe não só como usar todo o espaço da tela, mas posicionar sua câmera de forma a descentralizar o olhar do espectador. Mesmo quando trabalha com bandos, a ação não se torna maçante e nem perde o foco. A câmera acompanha os personagens, sem que a vida se perca em meio a tiros e explosões. O ritmo é construído alternando tocaia e conflito, drama e humor, em uma composição que nunca perde a força - as duas horas e vinte minutos do longa passam voando.

Planeta dos Macacos: A Guerra é uma experiência cinematográfica de qualidade técnica e alcance dramático. É o retorno do cinema clássico em embalagem tecnológica, feito para entreter, mas sem menosprezar seu público. A história de César não vai embora com o rolar dos créditos.

BRIDI, Natália. Planeta dos Macacos: a guerra. Disponível em:<https://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/planeta-dos-macacos-a guerra/?key=132278>. Acesso em: 20 ago. 2017. Adaptado.

Page 4: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS4

LÍNGUA PORTUGUESA

QUESTÃO 1

O texto 1 tem como função principal:

a) trazer informações técnicas sobre o filme “Planeta dos Macacos: A Guerra”.b) narrar, de forma reduzida, o enredo do filme “Planeta dos Macacos: A Guerra”.c) apresentar uma avaliação do filme “Planeta dos Macacos: A Guerra”.d) fazer uma propaganda do filme “Planeta dos Macacos: A Guerra”.

QUESTÃO 2

Ao longo do texto, muitos adjetivos são utilizados para a avaliação de diferentes aspectos do filme. Assinale a alternativa em que outro recurso é utilizado para isso:

a) Ironicamente, Planeta dos Macacos é uma das franquias mais humanas da cultura pop.b) Sua discussão sensível sobre evolução, intelecto e dominação toca fundo nas falhas da

humanidade.c) Serkis transcende camadas de equipamentos e entrega uma emoção genuína, com um grau de

expressão e domínio do corpo impressionantes.d) Mesmo quando trabalha com bandos, a ação não se torna maçante e nem perde o foco.

QUESTÃO 3

“Ironicamente, Planeta dos Macacos é uma das franquias mais humanas da cultura pop.”

Sobre o enunciado destacado do texto são feitas as seguintes afirmações:

I- A palavra “ironicamente” é um advérbio que apresenta um posicionamento sobre a afirmação: “Planeta dos Macacos é uma das franquias mais humanas da cultura pop”.

II- Segundo o enunciado, ainda que o filme tenha como personagens centrais os macacos, ele é considerado um dos filmes mais sensíveis da cultura pop.

III – Ao afirmar que seu posicionamento é irônico, o autor expõe sua opinião negativa sobre o filme.

Assinale a alternativa que indica as afirmações CORRETAS:

a) Apenas a Ib) Apenas a IIc) I e IId) I, II e III (todas)

QUESTÃO 4

Assinale a alternativa em que o elemento de coesão destacado NÃO RETOMA a palavra ou expressão indicada:

a) Sua discussão sensível sobre evolução, intelecto e dominação toca fundo nas falhas da humanidade – Planeta dos Macacos: A Guerra.

b) A menina representa o retorno a uma condição mais primitiva e inocente (o bom selvagem) - a jovem Nova.

c) O encontro dos dois expõe a natureza complexa que determina a “humanidade” na busca pela sobrevivência – Coronel e César.

d) O que se vê é de fato um chimpanzé que ama sua família. – Andy Serkis.

Page 5: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico SubsequenteINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 5

QUESTÃO 5

No trecho, “O tom, porém, é diferente, em uma mistura bíblica de conflito e recomeço”, a conjunção porém poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

a) ainda assimb) portantoc) poisd) no entanto

TEXTO 2

Disponível em:<https://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/planeta-dos-macacos-a-guerra/?key=132278>. Acesso em: 20 ago. 2017.

QUESTÃO 6

O texto 2 representa um comentário sobre o texto “Planeta dos Macacos: a Guerra”. Assinale a alternativa que apresenta uma comparação INCORRETA entre os textos 1 e 2.

a) Apenas o texto 2 apresenta juízos de valor acerca do filme.b) O texto 2 se opõe à opinião exposta no texto 1. c) O texto 2 apresenta marcas da variedade não padrão, o que não ocorre no texto 1.d) Tanto o texto 1 quanto o texto 2 possuem marcas representativas dos gêneros argumentativos.

TEXTO 3

Queixa de defunto

Lima Barreto

Antônio da Conceição, natural desta cidade, residente que foi em vida, a Boca do Mato, no Méier, onde acaba de morrer, por meios que não posso tornar público, mandou-me a carta abaixo que é endereçada ao prefeito. Ei-la:

Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor Doutor Prefeito do Distrito Federal. Sou um pobre homem que em vida nunca deu trabalho às autoridades públicas nem a elas fez reclamação alguma. Nunca exerci ou pretendi exercer isso que se chama os direitos sagrados de cidadão. Nasci, vivi e morri modestamente, julgando sempre que o meu único dever era ser lustrador de móveis e admitir que os outros os tivessem para eu lustrar e eu não.

[...]

Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de minha morte um sossego, uma calma de vida que não sou capaz de descrever, mas que pressenti pelo pensamento, graças à doutrinação das seções católicas dos jornais.

[...]

LÍNGUA PORTUGUESA

Page 6: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS6

Vivi uma vida santa e obedecendo às prédicas do Padre André do Santuário do Sagrado Coração de Maria, em Todos os Santos, conquanto não as entendesse bem por serem pronunciadas com toda eloquência em galego ou vasconço.

Segui-as, porém, com todo o rigor e humildade, e esperava gozar da mais dúlcida paz depois de minha morte. Morri afinal um dia destes. Não descrevo as cerimônias porque são muito conhecidas e os meus parentes e amigos deixaram-me sinceramente porque eu não deixava dinheiro algum. É bom, meu caro Senhor Doutor Prefeito, viver na pobreza, mas muito melhor é morrer nela. Não se levam para a cova maldições dos parentes e amigos deserdados; só carregamos lamentações e bênçãos daqueles a quem não pagamos mais a casa.

Foi o que aconteceu comigo e estava certo de ir direitinho para o Céu, quando, por culpa do Senhor e da Repartição que o Senhor dirige, tive que ir para o inferno penar alguns anos ainda.

Embora a pena seja leve, eu me amolei, por não ter contribuído para ela de forma alguma. A culpa é da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro que não cumpre os seus deveres, calçando convenientemente as ruas. Vamos ver por quê. Tendo sido enterrado no cemitério de Inhaúma e vindo o meu enterro do Méier, o coche e o acompanhamento tiveram que atravessar em toda a extensão a Rua José Bonifácio, em Todos os Santos.

Esta rua foi calçada há perto de cinquenta anos a macadame e nunca mais foi o seu calçamento substituído. Há caldeirões de todas as profundidades e larguras, por ela afora. Dessa forma, um pobre defunto que vai dentro do caixão em cima de um coche que por ela rola sofre o diabo. De uma feita, um até, após um trambolhão do carro mortuário, saltou do esquife, vivinho da silva, tendo ressuscitado com o susto.

Comigo não aconteceu isso, mas o balanço violento do coche machucou-me muito e cheguei diante de São Pedro cheio de arranha duras pelo corpo. O bom do velho santo interpelou-me logo:

— Que diabo é isto? Você está todo machucado! Tinham-me dito que você era bem-comportado. Como é então que você arranjou isso? Brigou depois de morto?

Expliquei-lhe, mas não me quis atender e mandou que me fosse purificar um pouco no inferno.

Está aí como, meu caro Senhor Doutor Prefeito, ainda estou penando por sua culpa, embora tenha tido vida a mais santa possível. [...]

Posso garantir a fidelidade da cópia a aguardar com paciência as providências da municipalidade.

BARRETO, Lima. Queixa de defunto. In: RESENDE, Beatriz (seleção e prefácio). Lima Barreto. São Paulo: Global, 2005. P. 46-48. Adaptado.

QUESTÃO 7

O texto 3 é de autoria de Lima Barreto, escritor e jornalista brasileiro, que foi homenageado na Feira Literária Internacional de Paraty este ano. Sobre esse texto é CORRETA a afirmação:

a) A narrativa é uma obra de ficção que não apresenta qualquer diálogo com a realidade. b) O texto pertence ao gênero literário crônica e mescla elementos ficcionais a uma crítica da realidade.c) O texto pertence à esfera jornalística e ilustra a preocupação do escritor com a neutralidade das informações.d) Ainda que escrita por Lima Barreto, o texto pertence ao gênero carta e, por isso, não pode ser considerado literário.

QUESTÃO 8

Assinale a alternativa que apresenta uma reescrita do trecho “Não se levam para a cova maldições dos parentes e amigos deserdados” e que preserva seu sentido e adequação à norma padrão:

a) “Não se levam na cova maldições dos parentes e amigos deserdados”.b) “Não se levam à cova maldições dos parentes e amigos deserdados”.c) “Não se levam numa cova maldições dos parentes e amigos deserdados”.d) “Não se levam a cova maldições dos parentes e amigos deserdados”.

LÍNGUA PORTUGUESA

Page 7: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico SubsequenteINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 7

QUESTÃO 9

A palavra seção, utilizada no texto, possui os homônimos sessão e cessão. Assinale a alternativa em que uma dessas palavras foi empregada adequadamente.

a) A sessão de cinema parecia interminável.b) O processo de sessão de terras não ocorreu.c) A cessão foi suspensa após as vaias dos manifestantes. d) A cessão da revista de que mais gosto é aquela dedicada ao entretenimento.

QUESTÃO 10

Para dirigir-se ao prefeito, o defunto utiliza as expressões "Ilustríssimo" e "Excelentíssimo". Sobre o emprego desses pronomes de tratamento, pode-se afirmar que:

a) atende à variedade padrão e se mostra coerente com o contexto formal de interlocução. b) atende à variedade padrão, mas se mostra incoerente com o contexto formal de interlocução. c) não atende à variedade padrão e se mostra incoerente com o contexto informal de interlocução.d) não atende à variedade padrão, mas se mostra coerente com o contexto informal de interlocução.

QUESTÃO 11

A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que no trecho “— Que diabo é isto? Você está todo machucado! Tinham-me dito que você era bem-comportado. Como é então que você arranjou isso? Brigou depois de morto?!” o uso do travessão indica:

a) um destaque para a voz de Antônio da Conceição.b) a passagem da voz do narrador para a voz de São Pedro.c) a passagem da voz do narrador para a voz de “Antônio da Conceição”.d) a passagem da voz de Antônio da Conceição para a voz de Lima Barreto.

TEXTO 4

QUESTÃO 12

Em relação a “significados das coisas”, expresso no texto 4, assinale a afirmativa CORRETA:

a) Refere-se ao fato de as palavras terem diversos sinônimos.b) Alude à forma como as palavras são apresentadas nos dicionários, acompanhadas de seus

diversos significados.c) Deve ser interpretado semanticamente, o que demanda mais que o reconhecimento do significado

das palavras.d) Propõe uma reflexão sobre hábitos e costumes, o que faz com que o entendimento não seja

relacionado à semântica.

LÍNGUA PORTUGUESA

Fonte: <https://tirasarmandinho.tumblr.com> Acesso em: 29 ago.2017

Page 8: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS8

QUESTÃO 13

Na expressão “para entregá-la ao noivo” há um pronome oblíquo. Em relação a pronomes oblíquos, analise as orações abaixo:

I - Entregou-lhe à noiva.II- Entregou-a ao noivo.III- Entregaram-no à noiva.

Assinale a alternativa CORRETA, em relação aos pronomes oblíquos utilizados:

a) Apenas uma das orações está de acordo com a variedade padrão. b) Apenas uma das orações contraria a variedade padrão. c) As três orações estão de acordo com a variedade padrão.d) Nenhuma das orações contrariam a variedade padrão.

QUESTÃO 14

Sobre a paragrafação de um texto, assinale a alternativa CORRETA:

a) Em um bom texto argumentativo, os parágrafos se desenvolvem de forma a exporem argumentos relacionados a uma ideia principal, geralmente expressa na introdução.

b) Parágrafos são unidades autônomas de um texto, nos quais se desenvolvem ideias que independem do restante da produção escrita.

c) Denomina-se parágrafo a menor parte de um texto, desde que dotada de sentido próprio e articulada a um pensamento maior.

d) Não há tamanho mínimo ou máximo para um parágrafo, sendo recomendável agrupar, em um mesmo parágrafo, diversos tópicos frasais e diversas ideias-núcleo.

TEXTO 5

EmergênciaMário Quintana

Quem faz um poema abre uma janela.Respira, tu que estás numa celaabafada, esse ar que entra por ela.Por isso é que os poemas têm ritmo-para que possas profundamente respirar .Quem faz um poema salva um afogado.

QUESTÃO 15

O texto 5 é um poema, sobre o qual é CORRETO afirmar:

a) Há métrica regular e rimas alternadas.b) Os versos são pentassílabos e as rimas emparelhadas.c) Há rimas preciosas e versos livres.d) A métrica é irregular e há uma única estrofe.

Page 9: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico SubsequenteINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 9

QUESTÃO 16

Em uma escola técnica, é desenvolvido um projeto de extensão chamado Projeto Água Viva, que trabalha com a recuperação de áreas de nascentes de rios. Um dos objetivos do projeto é diminuir a quantidade de lixo nas áreas recuperadas, de modo que essa quantidade seja, ao final do projeto, 40% menor que no início do projeto. Se chamarmos de x a quantidade de lixo inicial em uma área recuperada, a função que expressa a quantidade de lixo após a realização do projeto é:

a) f(x) = 0,4xb) f(x) = 1,4xc) f(x) = 0,6xd) f(x) = 1,6x

QUESTÃO 17

Considere um triângulo cujas medidas dos ângulos internos estão em progressão aritmética de razão 15º. O seno do menor ângulo interno desse triângulo é:

a) 22

b) 21

c) 23

d) 41

QUESTÃO 18

Uma família de pequenos agricultores produz hortaliças em sua propriedade. O lucro obtido com a venda das hortaliças pode ser descrito pela função f(x) = 40.3 ¹, na qual x representa a quantidade de meses decorridos desde que a família iniciou o plantio. Sabendo que o plantio foi iniciado em março, o mês em que a família obteve R$ 360,00 de lucro com a venda das hortaliças foi:

a) Maiob) Junhoc) Julhod) Agosto

MATEMÁTICA (Questões de 16 a 30)

x-

Page 10: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS10

MATEMÁTICA

QUESTÃO 19

No ano de 2013, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) divulgou a chamada Lista Vermelha, uma lista de espécies de plantas e animais extintos ou ameaçados de extinção em todo o mundo. Naquele ano, mais de 700 espécies de plantas foram adicionadas à lista, entre elas a Araucária, também chamada na região sul do Brasil de Pinheiro-do-Paraná. A Araucária foi classificada como criticamente ameaçada na lista da entidade.

Um dado importante coletado por biólogos que fazem o monitoramento de florestas é a altura das árvores. Na tabela abaixo, constam as alturas de doze árvores de Araucária que compõem uma amostra. As árvores foram numeradas de 1 a 12 conforme a ordem em que foram medidas.

Número da árvore Alturas (m)1 36,52 36,03 36,74 36,45 36,06 36,87 36,28 36,09 36,7

10 36,311 36,112 36,2

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta CORRETAMENTE a moda e a mediana da amostra, respectivamente.

a) 36,0 metros e 36,25 metros

b) 36,0 metros e 36,2 metros

c) 36,0 metros e 36,3 metros.

d) 36,2 metros e 36,25 metros.

Page 11: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico SubsequenteINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 11

MATEMÁTICA

QUESTÃO 20

Em qualquer barragem de contenção, o monitoramento deve levar em conta diversos fatores que ajudam a avaliar as variações do nível de seu reservatório. Esse nível sempre deve se manter dentro de limites máximos e, em nenhuma hipótese, pode ultrapassar a altura da barragem.Após observar uma série histórica de valores do nível do reservatório de uma barragem, um engenheiro isolou algumas variáveis e modelou a situação através da função trigonométrica mostrada abaixo:

N(t) = 3 + 2.sent

Nessa função, N representa o nível do reservatório (em metros) e t representa o tempo (em meses), sendo t = 0 correspondente ao dia 1º de outubro de 2015, data do primeiro dado observado.

No caso considerado, as normas de segurança exigem que o nível máximo do reservatório não deve ser maior que 80% da altura da barragem. Sabendo que a barragem em questão possui 6,0 metros de altura, assinale a alternativa CORRETA:

a) A barragem cumpre as normas de segurança, pois o nível máximo verificado é igual a 80,0% de sua altura.

b) A barragem cumpre as normas de segurança, pois o nível máximo verificado é igual a 83,3% de sua altura.

c) A barragem não cumpre as normas de segurança, pois o nível máximo verificado é igual a 90,0% de sua altura.

d) A barragem não cumpre as normas de segurança, pois o nível máximo verificado é igual a 83,3% de sua altura.

QUESTÃO 21

Uma equipe de técnicos de saúde está executando um levantamento de índices de proliferação do mosquito Aedes aegypti em uma dada região. A importância de análises desse tipo é identificar locais propensos à reprodução do mosquito, evitando a transmissão de doenças como dengue e chikungunya. Além de identificar os focos de proliferação, a equipe analisa as possibilidades de os mosquitos serem portadores do Zika Vírus. O trabalho consiste em coletar e analisar amostras de 80 mosquitos, sabendo que apenas a fêmea da espécie pica o ser humano.

Em uma determinada amostra, foram coletados 30 mosquitos fêmeas e 50 machos. Além disso, a equipe constatou que 20 fêmeas e 35 machos são portadores do Zika Vírus. A probabilidade de, aleatoriamente, retirar dessa amostra um mosquito portador do vírus, sabendo que ele é fêmea, é:

a) 0,25b) 0,38c) 0,67d) 0,70

Page 12: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS12

QUESTÃO 22

Uma bola de basquete foi arremessada para cima e, após bater no chão, subiu novamente, descrevendo duas parábolas conforme a figura abaixo. Os pontos A e B da figura representam os vértices da primeira e da segunda parábolas, respectivamente. Todos os valores são dados em metros.

Analise as afirmações a seguir:

I. O valor de a é 35 m.II. A abscissa do vértice da segunda parábola é 60 m.III. A primeira parábola representa o gráfico de uma função quadrática do tipo f(x) = mx² + nx, sendo

m e n números reais.IV. As funções cujos gráficos são representados pelas parábolas da figura possuem uma raiz em

comum.

São CORRETAS apenas as afirmações:

a) I e IIb) II e IIIc) II, III e IVd) III e IV

Page 13: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico SubsequenteINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 13

QUESTÃO 23

A figura abaixo mostra a parede de uma edificação. No canto inferior esquerdo da parede, foi necessário construir uma abertura para a passagem de tubulações. A abertura tem comprimento e largura de 1,0 metro, enquanto a parede tem comprimento L = 3,0 m e altura h = 2,8 m. A parte interna da parede, que é visível na figura, será pintada.

Descontando a abertura, a área de parede a ser pintada é de:

a) 4,4 m²b) 6,4 m²c) 7,4 m²d) 8,4 m²

QUESTÃO 24

A coroa circular é uma figura geométrica muito utilizada na produção de peças para máquinas e instrumentos mecânicos. A figura abaixo mostra a figura de uma coroa circular composta por dois círculos concêntricos (centro em O) de raios 5 cm e 4 cm.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta CORRETAMENTE o comprimento do segmento AB, sabendo que ele é tangente à circunferência de raio menor.

a) 6 cmb) 5 cmc) 4 cmd) 8 cm

Page 14: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS14

QUESTÃO 25

Dentre os pontos abaixo, aquele que não pertence à reta r, de equação x + 2y – 6 = 0, é:

a) (2, 2)b) (4, 1)c) (10, -2)d) (7, -1)

QUESTÃO 26

A tabela abaixo mostra as quantidades de medalhas conquistadas por Hungria, Brasil e Espanha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Esses países obtiveram, respectivamente, a 12ª, 13ª e 14ª posição no quadro geral de medalhas. É possível perceber que a Hungria obteve melhor colocação que Brasil e Espanha, mesmo tendo um número total de medalhas menor. Isso ocorre porque o critério que define a colocação do país é o número de medalhas de ouro.

Colocação País Ouro Prata Bronze Total12ª Hungria 8 3 4 1513ª Brasil 7 6 6 1914ª Espanha 7 4 6 17

Utilizando apenas as quantidades de medalhas de ouro, prata e bronze dos jogos de 2016, é possível construir uma matriz A, quadrada e de ordem 3, na qual cada linha refere-se aos países – Hungria, Brasil e Espanha, nesta ordem – e cada coluna refere-se a ouro, prata e bronze, nesta ordem.

Se as delegações dos países definissem as metas de dobrar o número de medalhas de ouro, triplicar o número de medalhas de prata e triplicar o número de medalhas de bronze para os Jogos Olímpicos de 2024, seria possível construir uma matriz P, que representaria o total de medalhas em 2024, conforme abaixo:

P =

Se tivermos uma matriz B =

332

, é possível concluir que a matriz P é o resultado da:

a) adição matricial entre A e B, nessa ordem.

b) multiplicação da matriz A pela matriz B, nessa ordem.

c) multiplicação da matriz A por um número real.

d) subtração entre as matrizes A e B.

Page 15: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico SubsequenteINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 15

QUESTÃO 27

Na Física, ao estudar um gás confinado em um recipiente, observamos três características principais, que são as grandezas pressão, volume e temperatura, denominadas variáveis de estado desse gás. Quando um gás sofre uma transformação na qual a pressão é constante, denominada transformação isobárica, é pos-

sível modelar matematicamente o processo através da fórmula 2

2

1

1

TV

TV

= , na

qual V1 e V2 representam o volume do gás (medido em mL) antes e depois da transformação, respectiva-mente, e T1 e T2 representam a temperatura do gás (medida em Kelvin – K) antes e depois da transformação, respectivamente.

Se um gás tinha, inicialmente, um volume de 40 mL e temperatura de 300 K e, ao sofrer uma transformação isobárica, aumentou seu volume para 60 mL, a nova temperatura do gás é:

a) 600 Kb) 450 Kc) 150 Kd) 320 K

QUESTÃO 28

A cidade de Inconfidentes, no sul de Minas Gerais, tem uma parte importante de sua economia relacionada ao artesanato de crochê. Na cidade, há diversos pequenos empreendimentos organizados por artesãs que vendem seus produtos para outros estados ou os comercializam no chamado Circuito das Malhas de Minas Gerais.

Para produzir um modelo de biquíni artesanal, uma cooperativa de crocheteiras optou por utilizar no máximo três cores diferentes de fios, escolhidas de um total de cinco cores disponíveis: amarelo, azul, vermelho, verde e branco. As crocheteiras dessa cooperativa utilizam duas técnicas diferentes:

- O Grupo 1 utiliza uma técnica que dispensa qualquer maquinaria e que, por ser baseada em “nós” que dão o efeito de renda à peça, produz formas diferentes no biquíni, dependendo da ordem em que as cores de fios são tecidas;

- O Grupo 2 produz através de um tipo de tricô que utiliza um pequeno tear, permitindo que a ordem em que as cores de fios são tecidas não precise ser levada em consideração, produzindo sempre a mesma forma final.

Com base nos estudos de Análise Combinatória, quantos tipos diferentes desse modelo de biquíni podem ser produzidos pelo Grupo 1 e pelo Grupo 2, respectivamente?

a) 20 e 10b) 10 e 60c) 60 e 10d) 20 e 20

QUESTÃO 29

Sabe-se que x = 1 é raiz da equação algébrica 2x³ + 5x² - 3x + m = 0. Então, é CORRETO afirmar que

a) todo polinômio de grau –m possui quatro raízes reais distintas.b) m é um número natural.c) a raiz quadrada de m é igual a –2.d) o polinômio P(x) = x² + m tem como raízes os números 2 e –2.

Page 16: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS16

QUESTÃO 30

O cálculo da inflação é feito levando em conta as variações do preço de uma cesta de produtos vendi-dos no mercado. Para calcular, por exemplo, a inflação no mês de fevereiro com base em uma cesta composta por dez alimentos, observa-se o preço total da cesta em janeiro e em fevereiro. Com isso, calcula-se o aumento percentual desse preço entre os dois meses. Cada cesta pode ser composta por mais de uma unidade de cada produto, a depender do tipo de metodologia utilizada.

Em um país em que a inflação tem sido muito alta, um economista precisa identificar a quantidade de itens de três produtos, A, B e C, que compõem a cesta utilizada em uma determinada metodologia de cálculo. Para isso, dispõe dos preços desses produtos nos meses de janeiro, fevereiro e março, con-forme abaixo:

JANEIROProduto A $ 10,00Produto B $ 30,00Produto C $ 20,00

Valor total da cesta $ 240,00

FEVEREIROProduto A $ 20,00Produto B $ 40,00Produto C $ 30,00

Valor total da cesta $ 360,00

MARÇOProduto A $ 20,00Produto B $ 60,00Produto C $ 50,00

Valor total da cesta $ 500,00

A alternativa que apresenta CORRETAMENTE o número de unidades dos produtos A, B e C nessa cesta é:

a) 5 unidades de A, 5 unidades de B e 2 unidades de C.b) 2 unidades de A, 4 unidades de B e 5 unidades de C.c) 1 unidade de A, 4 unidades de B e 6 unidades de C.d) 3 unidades de A, 5 unidades de B e 2 unidades de C.

Page 17: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico SubsequenteINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 17

RASCUNHO

Page 18: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS18

Com base nos textos (verbais e não verbais) que são apresentados a seguir, bem como em seu conhecimento, discuta, sob a forma de um texto dissertativo, a reforma trabalhista proposta pelo governo federal e suas consequências para a população.

TEXTO 1

Especialistas avaliam que reforma trabalhista garantirá mais produtividade Simone Kafruni – Correio Braziliense

A aprovação da reforma trabalhista ontem no Senado Federal abre uma nova era nas relações entre trabalhadores e empregadores brasileiros, modernizando a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de 1943. Para os especialistas, a mudança nas regras será capaz de garantir mais produtividade e mais empregos, além de desafogar o Judiciário, que recebe 4 milhões de ações trabalhistas por ano.Em outros países, o número de processos é muito inferior, explicou o advogado trabalhista Eduardo Pastore, consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “No Chile, são entre 30 mil e 40 mil processos anuais, enquanto no Japão, 10 mil, e na França, 60 mil. No Brasil, são 11 mil ações por dia”, ressaltou.Pastore explicou que, além de desafogar a Justiça trabalhista, a reforma vai conferir modernidade e segurança jurídica às relações de trabalho. “Quando determina que prevalece o negociado ao legislado, a reforma dá poder de diálogo entre empregados e empresas”, afirmou. A retirada de contribuição compulsória aos sindicatos fará com que as entidades representativas precisem atuar de forma mais eficiente em defesa dos trabalhadores, destacou Pastore. “O teletrabalho também garantirá maior produtividade”, disse.Na avaliação de Emerson Casali, especialista em relações do trabalho, a reforma é uma oportunidade para dar um choque de produtividade no país, que está “estagnada há 30 anos”. “Não tenho dúvidas de que a segurança jurídica vai ampliar significativamente as oportunidades de emprego”, destacou.Casali disse que a reforma desestimula o conflito trabalhista. “Traz muita flexibilidade para questões de jornada, funções de trabalho, no diálogo entre as duas partes, a partir da negociação para adequar melhor as regras”, explicou. Segundo ele, a CLT engessa as relações na medida em que traz as mesmas regras para todas as atividades. “Agora, as particularidades de cada profissão serão tratadas individualmente, uma vez que o negociado vai prevalecer sobre o que há na lei”, afirmou.O especialista ressaltou que a produtividade nos Estados Unidos é cinco vezes maior do que a brasileira. “Até a da Coreia do Norte, que era mais baixa, hoje é três vezes maior. Sem produtividade, uma empresa não consegue ser mais competitiva e remunerar melhor o trabalhador. A produtividade é importante para o desenvolvimento do país. E essa reforma permite que isso avance”, assinalou.Na opinião do professor de economia da Universidade de São Paulo, Helio Zylberstajn, coordenador do Projeto Salariômetro da Fipe, os poucos reparos necessários à reforma trabalhista aprovada ontem serão feitos por meio de medidas provisórias. “Só temos a comemorar. Esta reforma chega em boa hora, porque vai corrigir um defeito do modelo da CLT”, disse.

REDAÇÃO

INSTRUÇÕES

1. O rascunho da redação deve ser feito em lugar apropriado. 2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 25 (vinte e cinco) linhas. 3. Será atribuído nota zero à redação que: - apresentar menos de 15 (quinze) linhas escritas; - fugir ao tema; - não atender ao tipo dissertativo-expositivo escrito em prosa; - apresentar conteúdo que desrespeite os direitos humanos; - apresentar letra ilegível;- apresentar parte do tema deliberadamente desconectada do tema proposto;- apresentar tentativa de identificação por parte do candidato.4. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de

Questões terá desconsiderado o número de linhas copiadas, para efeito de avaliação.

Page 19: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico SubsequenteINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 19

Correção

Para o especialista, a “CLT nasceu velha”. “Apesar de trazer uma série de direitos, a CLT veio como um prato feito, pronto, sem direito à escolha. O que a reforma trabalhista faz é corrigir esse defeito histórico, de nascença, e tornar a lei mais próxima do que existe no resto do mundo, com mais diálogo entre trabalhadores e empresas”, avaliou. A CLT, na opinião de Zylberstajn, era autoritária. “Agora, os trabalhadores poderão ter um representante que vai resolver os problemas e isso vai evitar demissões e aumentar a produtividade”, disse.Para Thiago Kunert Bonifácio, especialista em Direito de Trabalho, a reforma é uma temeridade. “O projeto que foi aprovado não deve trazer grandes benefícios. Concordo que a legislação é retrógrada e antiga, e a reforma traz modernização. Mas a forma como foi feita não trará benefícios, porque há nítidos retrocessos”, explicou. A remuneração por produtividade, na opinião do especialista, vai piorar. “Hoje ela não pode ser inferior à diária do piso da categoria. E, com a reforma, o piso não precisa ser observado”, detalhou.Outro ponto que Bonifácio considerou negativo foi o plano de cargos e salários. “Acho que dá poder demais às empresas. Hoje, há uma exigência de que o Ministério do Trabalho homologue os planos. Agora, poderá ser pactuado entre empresa e trabalhador. Mas, numa negociação entre essas duas partes, o trabalhador entra como em um contrato de adesão, no qual tem que aceitar o que é imposto”, afirmou.

Fonte:<www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/07/12/internas_economia,608868/especialistas-avaliam-que-reforma-garantira-mais-produtividade.shtml> Acesso em: 28 ago.2017.

TEXTO 2

Fonte:< https://www.humorpolitico.com.br/tag/reforma-das-leis-trabalhistas/> Acesso em: 28 ago.2017

Page 20: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS20

RASCUNHO PARA REDAÇÃO

01

05

10

15

20

25

Page 21: INSTITUTO FEDERAL Sul de Minas Gerais PROCESSO … · para eu lustrar e eu não. [...] Toda a minha vida de privações e necessidades era guiada pela esperança de gozar depois de

PROCESSO SELETIVO 2018 · 1° Semestre | Técnico SubsequenteINSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS 21

RASCUNHO PARA GABARITO

INSTITUTO FEDERALSul de Minas Gerais

Língua Portuguesa

Matemática

11.

10.

12.

13.

14.

15.

26.

27.

28.

29.

30.