informativo - tabocas

8
informativo Boa ideia para melhorar a organização página 3 página 7 página 4 Empresa é mais uma vez destaque na mídia Programa MAIS inicia segunda etapa de avaliações Publicação Interna Tabocas - Ano II Nº 10 - Outubro/2013 Tabocas presente na maior linha de transmissão de energia do mundo

Upload: others

Post on 20-Nov-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

informativo

Boa ideia para melhorar a organização

página 3 página 7página 4

Empresa é mais uma vez destaque na mídia

Programa MAIS inicia segunda etapa de avaliações

Publicação Interna Tabocas - Ano IINº 10 - Outubro/2013

Tabocas presente na maior linha de

transmissão de energia do mundo

2Nº 7 - Outubro/2013

A energia que nos move são os desafi os. Nos últimos meses, fomos contratados para construir dois trechos da LT Coletora Porto Velho – Araraquara 2, do cliente Norte Brasil Transmissora de Energia S/A (NBTE), que totalizam 504 km. Essa é uma das maiores obras de corrente contínua do mundo, que terá 2.375km, ao todo, e será construída nos Estados de Rondônia e Mato Grosso. Tam-bém vencemos uma concorrência nacional para a construção de duas linhas de trans-missão na Bahia, cada uma com 145km (LT´s Eunápolis / Teixeira de Freitas II C1 e C2).

O número de obras em que atuamos vem crescendo a cada ano. A expectativa é de fecharmos 2013 com aproximadamente 6 mil colaboradores. Então, para facilitar o contato dos canteiros de obras com a matriz, inves-timos na criação da intranet. Por meio dessa ferramenta, você, colaborador, além de fi car por dentro das nossas novidades, pode su-gerir melhorias e compartilhar informações e documentos importantes com o seu colega. Acesse e veja como ela pode contribuir para o seu trabalho.

Outro passo importante foi a conquista de mais espaço na mídia. Participamos de matérias do principal jornal especializado em economia de Minas Gerais, o Diário do Co-mércio, e também da edição especial sobre o segmento energético da revista Viver Brasil, a Viver Energia. Estamos no caminho certo e nos tornando referência nacional no mercado de construção de linhas de transmissão e subestações de energia. Cada pessoa que faz parte da nossa equipe merece esse re-conhecimento. Você é um dos responsáveis por isso!

Bom trabalho e boa leitura a todos.

Caio BarraFlávio Resende

Presente em todo o Brasil

Focados no capital humano

Editorial Pela empresa

“Gerenciar pessoas acompanhando as ten-dências do mercado é uma das principais pre-ocupações de toda empresa”, afi rma Giancarlo Gonçalves de Matos, gerente de Recursos Hu-manos. Na Tabocas, essa responsabilidade é do setor de Recursos Humanos, que tem como principais funções contratar, reter, capacitar os profi ssionais, desenvolver novos perfi s e geren-ciar a conclusão da folha de pagamento e os de-mais encargos inerentes a ela. Um dos grandes desafi os da área é encontrar pessoas capacita-das para desempenhar funções específi cas, fato muito comum na empresa.

O departamento é composto por dez colabo-radores que fi cam na matriz e também por pro-fi ssionais que atuam nas obras. Todos trabalham em conjunto, seguindo as exigências legais e os mesmos procedimentos internos. E, para que tudo funcione da melhor maneira possível, desde setembro, com a implantação da intranet, eles podem trocar informações e documentos online. A ferramenta também disponibiliza um chat in-terno. “Empenhamos para valorizar os colabora-dores da empresa, estimulando-os a potencia-lizar seus conhecimentos e a desenvolver suas habilidades”, fi naliza Giancarlo.

Ademar, Francihelen, Willer, Silvania, Giancarlo, Jussara, Paula, João e Marcelo

3 Nº 7 - Outubro/2013

Giro Tabocas

Pelo Canteiro

As obras da Tabocas estão por todo o país. Confi ra algumas imagens da L.T 500 kV Bom Des-pacho 3 / Ouro Preto 2:

Etapa de concretagem Difi culdades superadas na fundação da torre 364

Fundação da torre 364 Travessias com a utilização de guindastes

Firme e forteO Programa MAIS iniciou a sua segunda etapa de avalia-

ções no dia 14 de setembro. As equipes que trabalham na etapa lançamento de cabos da LT 500kV Bom Despacho 3 / Ouro Preto 2 passarão por duas auditorias para verifi car os quesitos segurança, assiduidade, preservação do meio ambiente e organização dos postos de trabalho. As notas das duas avaliações serão somadas e divididas por dois. A área que obtiver a melhor nota participará do sorteio de uma motocicleta 150 cilindradas. A primeira etapa do Programa, que terminou no dia 2 de julho, avaliou as áreas Canteiro e Produção. Os vencedores foram os setores de Transporte e Montagem.

4Nº 7 - Outubro/2013

Tabocas é destaque na imprensa

Institucional

Nos últimos meses, a Tabocas ganhou espaço na mídia, aparecendo no jornal Diário do Comércio e na revista Viver Brasil. Confi ra:

Diário do Comércio

O jornal publicou uma matéria sobre o interesse da Tabocas em investir em leilões para operar linhas de transmissão. O texto mostrou como esse mercado está favorável e destacou a grande participação da Tabocas nesse cenário, com contratos fechados em praticamente todo o país. Caio Barra, diretor--presidente da empresa, afi rmou ao veículo que a expectativa é de que o faturamento do Grupo aumente entre 15% e 20% em relação ao ano passado.

Viver Brasil

A Tabocas aparece como fonte em uma matéria na edição especial da publicação sobre o segmento, a Viver Energia. O texto foi sobre o programa criado pelo governo de Minas Gerais: Energias de Minas. Por meio dele, empreendimentos que trabalham com a geração de energia a partir de fontes lim-pas terão condições especiais para se insta-lar no Estado. Flávio Resende, sócio-diretor da Tabocas, foi entrevistado e se manifestou favorável ao programa, acreditando que ele pode atrair grandes investimentos para Mi-nas Gerais.

ao ano passado.

Ambientalmente responsávelA Tabocas foi premiada com o Certifi cado de Destaque Ambiental do

Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O reconhecimento é concedido a empresas que participam de projetos ambientais, se pre-ocupam com os impactos causados por suas atividades econômicas e valorizam a qualidade de vida das comunidades em que atuam. Ou seja, organizações que trabalham pautadas no desenvolvimento susten-tável. Órgãos ambientais como Ibama, Conama, MMA e as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente das regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste Centro-Oeste ajudaram na seleção das empresas premiadas.

5 Nº 7 - Outubro/2013

Superando desafiosCapa

Os estados de Rondônia e Mato Grosso estão recebendo a LT Coletora Porto Velho – Araraquara 2, do cliente Norte Brasil Transmissora de Energia S/A (NBTE). Ela vai interligar as usinas de Santo Antônio e Girau (ambas situadas em Porto Velho/RO) ao Sis-tema Interligado Nacional.

A obra de 2.375km de extensão é considerada uma das maiores linhas de transmissão de energia do mundo, além de ser a primeira de corrente contínua em que a Tabocas vai atuar. A empresa está mos-trando mais uma vez a qualidade de seus serviços nas regiões Norte e Cento-Oeste, com a construção de dois trechos que totalizam 504km e contam com a mão de obra de 1.400 colaboradores. A previsão é de que até a conclusão do empreendimento, cerca de 2.200 empregos sejam gerados.

O principal desafio encontrado pela equipe é cons-truir as torres em uma região próxima ao Pantanal, que é de difícil acesso e com muitas áreas alagadas. A expectativa é de que a etapa de fundação, que já está 70% concluída, seja finalizada antes do início do período chuvoso – que vai de novembro até abril. Em relação à montagem e ao lançamento de cabos, os processos já estão bastante acelerados.

“Esta obra é uma das linhas de corrente contínua com maior extensão do mundo e busca interligar os sistemas isolados ao Sistema Interliga-do Nacional. Isso vai garantir o escoamento de energia dos grandes projetos hidrelétricos.”

Reny Moraes FilhoEngenheiro de Planejamento

“A região da obra tem pouca infraestrutura, então, para aco-lher os colaboradores, mon-tamos nove acampamentos. Para atender os prazos, esta-mos adotando medidas que amenizam as dificuldades cau-sadas pelas chuvas.”

Antônio Fernandes de O. JúniorSuperintendente de Contratos

“A energia que será gerada pela obra beneficiará o Estado de São Paulo. Muitos empre-gos estão sendo criados e a principal dificuldade é cumprir os prazos contratuais por cau-sa das chuvas.”

Mauro Célio da SilvaSuperintendente de Contratos

Ambientalmente responsável

6Nº 7 - Outubro/2013

Capital que conquista

Estamos aqui

Dunas Cachoeira do FormigaFervedouro

Eu recomendo

Novo destino ecológico no Brasil

Belo Horizonte, cidade onde está localizada a sede da Tabocas, é conhecida como a capital nacio-nal dos bares. Mas, além dos bo-tecos, existem várias opções de lazer. Veja:

Lagoa da PampulhaCartão-postal mais conhecido

da capital mineira. Além de se exercitar ao longo da orla de18km de extensão, os visitantes podem conhecer o Jardim Zoológico, a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte da Pampulha, o Mineirão e o Mineirinho.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Boa opção para quem deseja conhecer acervos históricos. Os antigos prédios públicos da Praça da Liberdade foram transforma-dos no maior conjunto integrado de cultura do Brasil.

Parque da Serra do CurralEm uma área com 400 mil me-

tros de extensão e 1.380 metros de altitude, na simbólica Serra do Curral, os visitantes têm uma vi-são privilegiada da capital mineira e região metropolitana.

Tocantins abriga um verdadeiro paraíso natural, a região de Jalapão. Emerson Cechin, engenhei-ro residente da Tabocas, esteve lá e recomenda a visita: “É um passeio que encanta pessoas de todas as idades que gostam do contato com a na-tureza.” Situado bem no centro do país, o Jalapão reúne dunas, cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras e grandes chapadas nas matas de transição entre o cerrado e a caatinga. É impor-tante saber que só é possível chegar ao local com veículos 4x4.

Emerson recomenda várias atrações turísticas na região: a Cachoeira do Formiga, que possui área de camping; a Cachoeira da Velha; as Dunas do Jalapão, que atingem até 30 metros de altura e en-cantam os visitantes com seus tons dourados; e o famoso Fervedouro, uma nascente de rio cercada por uma vegetação fechada. “Também vale a pena conhecer as peças de artesanato do local, feitas em capim dourado.” O lugar também já foi palco da famosa competição Rally dos Sertões e da série norte-americana Survivor, transmitida pela CBS.

Lagoa da PampulhaM

árci

o C

arva

lho

Jom

ar B

raga

nça

Erne

sto

Lem

es

Praça da Liberdade

Serra do Curral

7 Nº 7 - Outubro/2013

Sidomar Furtado Reis é o encar-regado pelo setor de Recursos Hu-manos das obras da Tabocas no Amazonas há mais de dois anos. Ele começou na empresa atuando na mesma área, na construção da Subestação 230/500 kV Isidoro Lechuga, e, graças à sua dedica-ção, recebeu a promoção. “O meu desafio foi conhecer sobre o negó-cio da Tabocas. Com o apoio dos colegas, aprendo cada dia mais”, conta o colaborador.

O esforço deixou a família or-gulhosa. Sidomar é referência para sua esposa Gracy Mery, assistente social, e seus filhos Sidomar Júnior, Thaís Caroline e Luiz Paulo, todos

na faculdade. “A Tabocas significa um grande recomeço, por todas as dificuldades que já vivi, e sou muito grato pelas oportunidades recebi-das”, diz o encarregado.

Nada disso seria possível sem o apoio da sua equipe, formada pe-los auxiliares administrativos Cris-tian Mateus Reis Maciel e Catarina Guedes da Silva. Juntos, eles são responsáveis por atender mais de 200 colaboradores. “Sabemos das particularidades de cada empreen-dimento, e esses profissionais cum-prem os prazos e seguem à risca as normas da empresa”, afirma Gian-carlo Gonçalves de Matos, gerente de Recursos Humanos.

Aproveitar peças de escaninhos de aço estra-gados para montar prateleiras. Foi essa a ideia de Jorge Tadeu Cortes, técnico de Enfermagem do Tra-balho da obra 064, que atuava no canteiro de Rio Preto da Eva, no Amazonas. O colaborador decidiu reformar o material, que geralmente é vendido como sucata, para deixar o Ambulatório e o Almoxarifado mais organizados.

Com a ajuda do Sr. Bento Antoniolo, supervisor de Almoxarifado, os escaninhos foram transforma-dos em prateleiras horizontais para guardar vários arquivos e pastas. A ideia já foi aproveitada pela obra 070 e vale para todos os outros empreendimentos. “Materiais que seriam descartados deixaram os am-bientes mais organizados”, diz Carlos Alberto Guter-res, engenheiro de Segurança do Trabalho.

Sua Ideia

Gente que faz

Reaproveitamento de materiais

As prateleiras podem ser montadas de acordo com a necessidade de cada ambiente

Destaque merecido

Sidomar Furtado Reis

“A Tabocas significa um grande

recomeço, por todas as dificuldades

que já vivi, e sou muito grato pelas

oportunidades recebidas.”

8Nº 7 - Outubro/2013

1213

14

15

17

18

16

1920

2122

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32 33

34

35

36

3738

39

40

41

4243

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53 54

555657

58

59

60

61

62

63

64

65

661

2

3

4

5

678

9

10

11

Expediente

Para casa

Jornal destinado aos colaboradores da TabocasCoordenação: Leonardo Gomes – Responsável pelo setor de ComunicaçãoProdução: Prefácio Comunicação – (31) 3292 8660 – www.prefacio.com.brJornalista responsável: Celuta Utsch (4667/MG) – Redação: Raphaela Canabrava (17435/MG) – Fotos: Arquivo da empresa

Diversão para a criançadaOutubro é o Mês da Criança. Mostre ao seu fi lho que existe diversão além dos jogos eletrônicos e dos brin-

quedos. Então, que tal separar um tempo e aproveitar as brincadeiras abaixo para se divertir com ele? Confi ra:

1 - Mostre toda a sua habilidade artística e ligue os pontos para desenhar o mascote da Tabocas, o Taboquinhas!2 - Ajude o Taboquinhas a praticar a coleta seletiva. Basta achar o caminho para ele chegar até as lixeiras.3 - Pinte o Taboquinha e as lixeiras com as cores corretas da coleta seletiva.

1213

14

15

17

18

16

1920

2122

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32 33

34

35

36

3738

39

40

41

4243

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53 54

555657

58

59

60

61

62

63

64

65

661

2

3

4

5

678

9

10

11