histórias de quem faz a tabocas

8
informativo Inhotim: uma sugestão de passeio para os momentos de folga página 3 página 6 página 5 página 4 CIPA promove ações conscientizadoras Nosso colega é fera em jiu-jitsu Publicação Interna Tabocas - Ano II Nº 8 - Junho/2013 Histórias de quem faz a Tabocas

Upload: others

Post on 29-Nov-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

informativo

Inhotim: uma sugestão de passeio para os momentos de folga

página 3 página 6

página 5

página 4

CIPA promove ações conscientizadoras

Nosso colega é fera em jiu-jitsu

Publicação Interna Tabocas - Ano IINº 8 - Junho/2013

Histórias de quem faz a Tabocas

2Nº 8 - Junho/2013

Estamos chegando ao final do pri-meiro semestre de 2013, cumprindo as metas e os objetivos propostos. Nossos empreendimentos estão a todo vapor, levando mais desenvol-vimento para as regiões em que atu-amos. Vamos continuar trabalhando com garra e determinação e mostrar por que a Tabocas é uma das melho-res empresas no segmento.

Nossas obras são realizadas com segurança, dedicação, conhecimento e qualidade. Para melhorar a capaci-tação e os conhecimentos de nos-sos colaboradores, parcerias e inves-timentos estão sendo feitos. Afinal, eles são a parte essencial do nosso passado e, principalmente, do nosso futuro. Vamos continuar fortes e de-dicados nesse semestre que se inicia.

Bom trabalho a todos e que con-tinuemos a caminhar juntos.

Caio BarraFlávio Resende

Continuamos fortes

Para cumprir a lei

Editorial Pela empresa

Atender às demandas jurídicas de todos os setores da Tabocas e garantir os direitos legais da empresa. Essas são as principais funções do Departamento Jurídico localizado na matriz. Cinco colaboradores compõem a área, que é responsável por diversas atividades. Confira:

Atuação interna•Responder a dúvidas sobre às questões

legais de todos os setores da empresa.•Formular e revisar contratos firmados com

fornecedores e clientes.•Orientar as áreas sobre a melhor forma de

se atuar, evitando as consequências jurídicas do descumprimento de normas legais.

Atuação externa•Representar a empresa judicial e

administrativamente.•Propor ações para garantir os direitos

da Tabocas.•Defender a empresa nas ações contrárias

e em fiscalizações e autuações feitas por órgãos públicos.

“Trabalhamos para que a Tabocas consiga o máximo de excelência na prestação de serviços para os quais é contratada.”

Eduardo Pimont Possas, advogado do Departamento Jurídico

Rafael Martins, Eduardo Possas, Ingrid Machado, Bruno Assis e Francihelen Barros

3 Nº 8 - Junho/2013

Homenagem especial

Nova sede

Colaborador atleta

Giro Tabocas

Para celebrar o Dia das Mães, a Tabocas rea-lizou uma surpresa para as colaboradoras. Cada mãe recebeu uma bolsa ecológica estampada com uma mensagem sobre o amor maternal e um car-tão. O presente agradou a todas e pode ser usado para carregar as compras do supermercado e os pertences do dia a dia.

As obras da nova sede da Tabocas estão avança-das. Para que tudo ocorra da melhor forma possível, o trabalho do setor de Suprimentos é essencial. A área está se esforçando para comprar, dentro do pra-zo, todos os materiais necessários para a construção do local, no bairro Buritis. “Trabalhamos atentos para atender às demandas que chegam das obras. Com-pramos desde tijolos até parafusos”, explica Fabricia Amador Alves Sena, colaboradora do setor que está utilizando a experiência profissional que já viveu na área de construção civil para contatar fornecedores e agilizar as entregas.

Domingos Moreira Ibiapina, supervisor de Lançamento, é um fã de esportes, principalmen-te de lutas. Faixa roxa em defesa pessoal e faixa azul em jiu-jitsu, ele já deu aulas das modalidades no batalhão da Polícia Militar, na cidade de Piriri (PI), e participou de alguns campeonatos. A Ta-bocas acredita no potencial do colaborador e, para ajudá-lo a evoluir nos esportes, patrocinou a compra de um quimono. “A contribuição foi mui-to importante para mim. Agradeço o patrocínio e espero retribuir ajudando a empresa a levar de-senvolvimento para todo o país”, diz Domingos.

4Nº 8 - Junho/2013

Conscientizar para prevenir Saúde

Nos primeiros meses de 2013, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) promoveu várias atividades de conscientização na Tabocas. Confira:

• Fevereiro: campanha Neste carnaval, use camisinha sem moderação. Um cartaz in-formando sobre a importância da utilização do preservativo foi divulgado no quadro de ideias e os colaboradores receberam um kit camisinha contendo um folder com ins-truções de uso.

• Março: palestra Bullying no ambiente de tra-balho. Eduardo Pimont Possas, advogado da Tabocas, ministrou uma apresentação que mostrou os efeitos maléficos da práti-ca do bullying durante o expediente para os colaboradores da matriz e do Almoxarifado.

• Abril: campanha Alcoolismo X trânsito. O médico do trabalho da Tabocas, Dr. Mar-cos Antônio Ferreira Dias, falou sobre o alcoolismo como doença e dependência química e aproveitou a oportunidade para mostrar os perigos de se dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas. A iniciativa aconte-ceu na matriz e no Almoxarifado.

As próximas ações previstas são a Semana In-terna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SI-PAT) e o Dia da Saúde. “A ideia para este ano é, mensalmente, tratar de algum tema relevante para todos os colaboradores”, explica Andreza Gomes do Carmo, assistente administrativo.

Mensalmente, os colaboradores participam de atividades relacionadas à saúde

Helicópteros são utilizados para transporte de materiais, pessoas e para o lançamento dos cabos-guia

Parte da equipe responsável pela etapa da fundação

Pelo canteiro

Acompanhe nossas obrasLT 600kV CC Coletora Porto Velho – Araraquara 2

LT 500 kV Bom Despacho 3 / Ouro Preto 2

5 Nº 8 - Junho/2013

Causos da TabocasGente que faz

Eva Rodrigues Ruas e Geraldo Gomes Ferreira são a prova de que amor é sinônimo de companheirismo. Os dois nasceram e se conheceram na cidade minei-ra de Francisco Sá e, em 2003, começaram a namo-rar. Dois anos depois, Geraldo começou a trabalhar como pedreiro em uma obra da Tabocas na cidade natal do casal. Quando o empreendimento foi entre-gue, o colaborador foi transferido para outra região do país e levou consigo sua esposa. Não demorou muito para que Eva também fosse contratada pela Tabo-cas: em 2006 ela se tornou auxiliar de serviços gerais.

Atualmente, os dois trabalham juntos e viajam os quatro cantos do país acompanhando as obras da empresa. Mato Grosso, Amazonas e Tocantins são alguns dos Estados brasileiros onde já morou o casal que está atuando no canteiro de Bezera-ros (PE) da LT – Leilão n°004/2011 Anel – Lote L. “Gosto de trabalhar com o Geraldo. Temos vários amigos em comum dentro da empresa e, quando ele vai para uma cidade diferente da que eu estou, fico com saudade”, diz Eva.

Experiência de sobraEvandro Gontijo de Brito, mais conhecido como

“Branco Feio”, trabalha há 50 anos na área de cons-trução de linhas de transmissão de energia e tem muita história pra contar. Há 11 anos na Tabocas, ele começou como servente e passou por quase todas as funções. Atualmente, é encarregado de turma na obra LT 500 kV Bom Despacho 3 / Ouro Preto 2. “Quando comecei a trabalhar, não existiam motos-serras e compressores, fazíamos tudo no machado, na marreta e na mão. Hoje a tecnologia e os equipa-mentos ajudam bastante”, conta.

O colaborador, que já viajou o Brasil com os em-preendimentos da Tabocas, ensinou vários colegas a desempenhar suas funções de trabalho e é sem-pre procurado na hora de esclarecer dúvidas rela-cionadas à construção das linhas de transmissão.

“Tudo o que sei, aprendi observando e pratican-do”, afirma. Para ele, a obra no Amazonas foi o maior desafio que ele viveu dentro da empresa, devido à vegetação e ao clima do local.

Colaboradores compartilham suas histórias

Na empresa, Evandro é referência na construção de linhas de transmissão de energia

O casal trabalha nas obras da Tabocas há sete anos

6Nº 8 - Junho/2013

“Inhotim é um lugar mágico. A natureza é tão linda que nos dá uma sensação de paz celestial”, conta Sandra Lúcia Santos, da Engenharia Civil. A colaboradora recomenda um passeio ao local re-pleto de jardins, lagos e de obras de arte, sediado na cidade de Brumadinho (MG), a 55km de Belo Horizonte. Quem o visita pode conhecer as expo-sições a céu aberto que abrigam trabalhos de mais de 500 artistas famosos, apreciar o paisagismo e encontrar espécies vegetais em um jardim botâni-co de 97 hectares.

Para que o passeio fique ainda mais agradável, o lugar possui várias opções de lanches rápidos e pra-tos sofisticados servidos em lanchonetes ou restau-rantes. Além de oferecer entretenimento e gastrono-mia, o Inhotim contribui para o desenvolvimento so-cioeconômico de Brumadinho e região em projetos como o Inhotim Encanto e Coral e Iniciação Musical.

Capital do AgresteEstamos aqui

Eu recomendo

Lazer e cultura

Junho é o mês de São João. Quando falamos em festa junina é impossível não lembrar de Caru-aru. O município é o mais populoso do interior de Pernambuco e abriga uma das maiores festas de São João do mundo, com duração de um mês. Outra atração da cidade, conhecida por Capital do Forró, Capital do Agreste e Princesinha do Agreste, é a feira popular mais famosa do Brasil. No lugar se encontram desde comidas e tempe-

ros típicos do nordeste até roupas, acessórios, eletrônicos e artigos para casa e cozinha.

O local é bastante rico em cultura. Lá nas-ceram grandes músicos, escritores, poetas, ar-tesãos. Quem for até a Princesinha do Agres-te não pode se esquecer de visitar o Alto do Moura (maior centro de artes figurativas das Américas), a Casa Museu Mestre Vitalino e o autódromo Ayrton Senna.

A relação das obras com o espaço fazem da visita uma experiência única

Ace

rvo

Inho

tim

Ace

rvo

Pre

feitu

ra d

e C

arua

ru

Mais informações: www.inhotim.org.br

Caruaru é um grande centro econômico, político e cultural

7 Nº 8 - Junho/2013

No dia 29 de maio é celebrado o Dia Mundial da Energia. A Tabocas não podia ficar de fora des-sa comemoração, afinal a empresa trabalha para levar desenvolvimento e conforto às mais diversas regiões do país por meio da construção de linhas de transmissão e subestações de energia.

A eletricidade é considerada a principal fonte

de luz, calor e força utilizada pela humanidade. Atividades simples como assistir à televisão, nave-gar pela internet, usar o telefone, passar roupa e manter a geladeira ligada só são possíveis devido ao poder dela. Sem contar que a maioria das fá-bricas e dos estabelecimentos comerciais só fun-ciona com energia elétrica.

Curiosidades

Conheça alguns fatos interes-santes relacionados à energia elé-trica, força que move a humanida-de e o trabalho da Tabocas.

No Brasil, 98% da energia elétrica produzida vem de usinas hidrelétricas.

O período de maior consumo de energia elétrica em nosso país é entre 17h30 e 20h30, momento em que o valor da tarifa é mais caro. O horário de verão foi criado para reduzir esse pico de consumo.

As bolas alaranjadas e vermelhas que são colocadas nos fios de alta tensão que cruzam as rodovias servem como sinalização visual para os pilotos de aeronaves.

Um aparelho ligado em 220v não gasta menos energia quando ligado em 110v.

Aconteceu

Dia Mundial da Energia

8Nº 8 - Junho/2013

Expediente

Para casa

Jornal destinado aos colaboradores da TabocasCoordenação: Leonardo Gomes – Responsável pelo setor de ComunicaçãoProdução: Prefácio Comunicação – (31) 3292 8660 – www.prefacio.com.brJornalista responsável: Celuta Utsch (4667/MG) – Redação: Raphaela Canabrava (17435/MG) – Fotos: Arquivo da empresa

Copa das Confederações No dia 15 de junho, come-ça a Copa das Confedera-ções que, neste ano, tem o Brasil como sede. Durante 15 dias, amantes do fute-bol de todo o mundo visi-tarão nosso país para ver os craques de pelo menos uma seleção de cada con-

tinente. O campeonato é organizado pela Fifa de qua-tro em quatro anos e serve como preparação para o país-sede da Copa do Mundo e para as seleções que irão lutar pelo título mundial. Os participantes são: seis campeões dos torneios continentais, o país-sede e o último campeão mundial.

Curiosidades•Nunca um país-sede da Copa das Confe-

derações sagrou-se campeão da Copa do Mundo do ano seguinte.

•A seleção vencedora da Copa das Confe-derações nunca levou o título da Copa do Mundo disputada no ano seguinte.

•O Brasil já venceu a competição três vezes.

Para casaComplete a tabela com os resultados das partidas e acompanhe o evento

Brasil Espanha Itália Japão México Nigéria Taiti Uruguai

Copa América, Copa das Nações da África, Copa da Ásia, Copa das Nações da Oceania, Copa Ouro da Concacaf e Eurocopa.

GR

UP

O A

1 ___X___ Sab 15/6/2013 - 16hBrasília

2 ___X___ Dom 16/6/2013 - 16hRio de Janeiro

5 ___X___ Qua 19/6/2013 - 16hFortaleza

6 ___X___ Qua 19/6/2013 - 19hRecife

9 ___X___ Sab 22/6/2013 - 16hSalvador

10 ___X___ Sab 22/6/2013 - 16hBelo Horizonte

GR

UP

O B

3 ___X___ Dom 16/6/2013 - 19hRecife

4 ___X___ Seg 17/6/2013 - 16hBelo Horizonte

7 ___X___ Qui 20/6/2013 - 16hRio de Janeiro

8 ___X___ Qui 20/6/2013 - 19hSalvador

11 ___X___ Dom 23/6/2013 - 16hFortaleza

12 ___X___ Dom 15/6/2013 - 16hRecife

FINAL

16

V13 X V14

______ ___X___ ______

Dom 30/6/2013 - 19hRio de Janeiro

3º E 4º LUGAR

15

P13 X P14

______ ___X___ ______

Dom 30/6/2013 - 13hSalvador

SEMIFINAL

13

1ºA X 2ºB

______ ___X___ ______

Qua 26/6/2013 - 16hBelo Horizonte

SEMIFINAL

14

1ºB X 2ºA

______ ___X___ ______

Qui 27/6/2013 - 16hFortaleza