informativo sesc boulevard | setembro | 2014

24
2014 | Ano 05 | N°44 ENTRADA FRANCA

Upload: sesc-no-para

Post on 02-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Programação regular do Centro Cultural Sesc Boulevard - SETEMBRO | 2014

TRANSCRIPT

2014 | Ano 05 | N°44

ENTRADA FRANCA

Leila

Jin

king

s

SobrevidasFotojornalimo paraenseMostra de fotografias de 27 fotojornalistas paraenses que revelam o cotidiano de seu tempo.

Abertura 16/09, às 19h.

Período16/09 a 26/10

HORÁRIO DE VISITA

Terça à Sábado09h às 19h

Domingo09h às 13h

Para grupos de visitantes interessados podem ser agendadas visitas monitoradas.

10/09 (Quarta-feira)18h - Muirakitam Filmes - Doc. “Expedição Caraparu”

13/09 (Sábado)16h - Amor

24/09 (Quarta-feira)18h - Fotografia de Rua - Doc.

14/09 (Domingo)11h - “Palhaços Surdos”Companhia de Teatro Mãos Livres

25 a 27/09 (Quinta a Sábado)18h - “Útero – Fragmentos românticos da vida feminina”Teatro de ApartamentoClassificação: 16 anos

21 e 28/09 (Domingo)11h - “Brinquedo Brincado”Companhia NefeshClassificação: 12 anos

PALCO GIRATÓRIO01/09 (Segunda-feira)20h - “Aquilo que meu olhar guardou pra você”Grupo Magiluth (PE)Duração: 80 min. Classificação: 18 anosLocal: TEATRO MARIA SYLVIA NUNES (Estação das Docas)

FOTOGRAFIA02/09 (Terça-feira)19h - Lançamento do Caderno de Pensamentos volume 1.

03/09 (Quarta-feira)18h - “Retrato Pintado”, documentário sobre Mestre Júlio de Joel Santos

04/09 (Quinta-feira)19h - Caderno de Pensamentos: bate papo com Ary Souza e Maria Christina.

05/09 (Sexta-feira)19h - Monólogo Visual com Diógenes Moura e Lançamento do livro “Fulana Despedaçou o Verso”

06/09 (Sábado)16h - O Porto18h - Workshop com Vincent Moon

Guia da programação

06/09 (Sábado)11h - “Eu conto uma cantiga para você” com Grupo Roda Contada.

13/09 (Sábado)11h - “A mãe d’água” com Ester Sá.

20/09 (Sábado)11h - “Caixa de Histórias”, com Vandiléa Foro, Cris Rodrigues e participação de Lílian Tícia.

23/09 (Terça-feira)18h - Contação de histórias para adultos “Maria Dagmar”, com Gil Ganesh e Adriana Cruz.

27/09 (Sábado)11h - “Histórias Sonolentas”, com Cirandeiros da Palavra

16/09 (Terça-feira)19h - Abertura da MOstra SOBREVIDAS - Fotojornalismo Paraense.

03/09 (Quarta-feira)18h - Tiago Belem

04 e 11/09 (Quinta-feira)18h - Gláfira

05 e 19/09 (Sexta-feira)18h - Tom Salazar Cano & Daiane Gasparetto

06/09 (Sábado)17h - Nazaré Pereira

10/09 (Quarta-feira)18h - Willy Benitez Quarteto

12/09 (Sexta-feira)18h - Cronistas da Rua

13/09 (Sábado)18h - Sesc Partituras com Sergio Abalos

17/09 (Quarta-feira)19h - SONORA BRASIL - Octeto de Polyphonia Khoros (SC)

18/09 (Quinta-feira)18h - Ópera Estúdio - Cenas de Verdi e Donizeth

20/09 (Sábado)17h - Regina Ramos

24/09 (Quarta-feira)18h - Yuri Guedelha e Sarau Brasil

27/09 (Sábado)17h - Felipe Ribeiro

Horário de funcionamento

Terça à Sábado09h às 19hDomingo09h às 13h

Foto

| B

runo

Can

tuár

iaFo

to |

Bru

no C

antu

ária

Na foto: Aylana Canto e Vinicius Nascimento

Tire sua carteira do Sesc

Você que trabalha com o comércio de bens, serviços e turismo, pode retirar a carteira do Sesc de forma gratuita.

Participe de atividades nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.

Centrais de atendimento: Sesc Doca e Sesc Castanhal

Mais informações no sitehttp://www.sesc-pa.com.br acessando “Carteira do Comerciário”

Na foto: Aylana Canto e Vinicius Nascimento

AVISOPara as programações de teatro, música e cinema no CINE-TEATRO são distribuídos ingressos gratuitos uma hora antes do início de cada sessão.

Proibida a permanência de pessoas além da lotação máxima do espaço. (Portaria n° 3083 de 25/09/2013).

01/09 (Segunda-feira)PALCO GIRATÓRIO20h - “Aquilo que meu olhar guardou pra você”Grupo Magiluth (PE)Um olhar de fora para as cidades que muitas vezes fi cam soterradas pelo banal. A peça trabalha a partir das pequenas coisas, aquelas que volatizam num piscar de olhos deixando marcas mais profundas do que o

mais grandioso gesto. O homem contemporâneo, as contradições de seus sentimentos, as formas como vive medindo o quanto se envolve com as coisas, o quanto se protege delas.Duração: 80 min. Classifi cação: 18 anosLocal: TEATRO MARIA SYLVIA NUNES | Lotação: 150 pessoas(Estação das Docas)

02/09 (Terça-feira)FOTOGRAFIA19h - Lançamento do Caderno de Pensamentos volume 1. Nesta edição do livro Caderno de Pensamentos contam ensaios de Ary Souza, Luizan Pinheiro, Lucas

Maurício Cuca

Divulgação

Divulgação

Paraizo, Maria Christina, Marisa Mokarzel e Pablo Mufarrej.

03/09 (Quarta-feira)FOTOGRAFIA 18h - “Retrato Pintado”, documentário sobre Mestre Júlio

Projeção do filme “Retrato Pintado” de Joel Santos, sobre a vida e obra de Mestre Júlio Santos, um dos mais importantes

fotopintores brasileiros, técnica de pintura à mão de fotografias.MÚSICA18h - Tiago BelemBaterista e compositor da nova geração de músicos paraenses, atuante no circuito de shows em teatros, bares e festivais no interior do estado e resto do Brasil e até no exterior, lança o seu primeiro CD totalmente autoral ao lado de grandes expoentes da música instrumental de Belém.

04/09 (Quinta-feira)MÚSICA18h - Gláfira Cantora e compositora paraense apresenta show reunindo repertório do seu primeiro disco solo “Jardim Secreto”, que conta com suas composições, além de obras de outros compositores

Divulgação

propõe-se a apresentar canções que foram criadas em série, o que resulta em uma interligação entre as mesmas, tanto na atmosfera sonora, quanto nas temáticas abordadas nos versos.

FOTOGRAFIA19h - Monólogo Visual “CARNE É SANGUE: imagens para uma consciência humana”com Diógenes Moura e Lançamento do livro “Fulana Despedaçou o Verso”

paraenses como Daniel Bastos, Ziza Padilha, Henri Burnet, Marcelo Sirotheau e outros. A sua banda é formada por Renato Torres, Arthur Kunz e Maurício Panzera.

FOTOGRAFIA19h - Caderno de Pensamentos: bate papo com Ary Souza e Maria Christina Ary Souza e Maria Christina falam sobre seus ensaios publicados no Caderno de Pensamentos “Compasso”, série de fotografias sobre o cotidiano amazônico, e “Filipe Augusto Fidanza: A tradição começa com Fidanza”, sobre a obra do fotógrafo português que se estabeleceu em Belém em meados da década de 1860.

05/09 (Sexta-feira)MÚSICA18h - Tom Salazar Cano & Daiane GasparettoO show “O Não Lugar”, idealizado pelos compositores Tom Salazar Cano e Daiane Gasparetto,

Divulgação

Eza.Jardim Alan Soares

06/09 (Sábado)LITERATURA11h - “Eu conto uma cantiga para você” com Grupo Roda ContadaEra uma vez uma menina que se chamava Rosa e que tinha um grande amiguinho, o Cravo. Cravo tinha um bichinho de estimação, o Sapo Cururu. Rosa pediu para brincar com o Sapo Cururu e acabou deixando ele escapar de suas mãos. Por causa disso, o Cravo brigou com a Rosa. Em uma grande aventura recheada de cantigas de roda, Rosa sai em busca do sapinho e conhece vários personagens que a ajudam nessa missão.CINEMA 16h - O PortoDir. Aki KaurismakiFrança, Finlândia2011 | 12 anos | 93 minMarcel Marx trabalha como engraxate. Escritor conhecido pela boemia, ele mudou drasticamente de vida, se exilando na cidade portuária de Le Havre, onde exerce a nova função e leva uma vida pobre, mas tranquila, ao lado da mulher, Arletty. Tudo vai bem até que um dia ele se depara com um imigrante illegal, um garoto africano que tenta chegar a Londres. Parte de um grupo de clandestinos descoberto em um container pela polícia de imigração francesa, o garoto consegue fuigir. Ao mesmo

tempo em que tenta escondê-lo, Marcel tem que lidar com a doença de Arletty, internada num hospital local.

MÚSICA17h - Nazaré PereiraRenomada intérprete e atriz paraense, atualmente residindo em Paris, apresenta seu novo show , reunindo composições autorais e em parceria, além de composições do cancioneiro paraense. O show tem a direção musical de Mário Mouzinho.

CINEMA 18h - Workshop com Vincent MoonA partir de uma discussão sobre a importância da gravação

Divulgação

Diogo Vianna

10/09 (Quarta-feira)CINEMA 18h - Muirakitam Filmes exibe o documentário “Expedição Caraparu”O trajeto do rio é o trajeto da vida que se elabora em seu entorno. “Percorre o rio e percorrerás a história de homens com seus sabores, fazeres e memórias”. Este é o convite que subjaz à proposta do documentário “Expedição Caraparu – Uma viagem cultural por Santa Izabel do Pará” que, enquanto percorre o rio traz para a superfície parte da história de Santa Izabel do Pará e, por que não dizer, do próprio Brasil. Nele falam as testemunhas vivas do passado e do presente deste pedaço da Amazônia cortada pelo Rio Guamá. MÚSICA18h - Willy Benitez Quarteto

O baterista paraense, de família musical tradicional em Belém, apresenta o show “Latin Jazz”, destacando o gênero de jazz

cinematográfi ca, Vincent Moon propõe a criação de um projeto coletivo, colocando em perspectiva a cultura local. Fotógrafo, documentarista, cineasta e diretor de vídeoclipe, Vincent Moon é conhecido pelo seu trabalho misto de imagem e música. O francês se tornou famoso na internet a partir de seus Take Away Shows, vídeos gravados em uma sequência nas ruas de Paris com artistas como Mojave 3, The Ex, Xiu Xiu, Vampire Weekend, Vic Chesnutt e Animal Collective. Já fi lmou também com grupos como R.E.M., Arcade Fire, Beirut e Efterklang, Tom Zé, Elza Soares, Gaby Amarantos e mais outras dezenas de artistas.

Ramon Moreira

Sérgio Malcher

formado por Dime Cronista (voz) e Alonso Nugoli (beatbox) lança seu primeiro trabalho, intitulado “Tekoha”, em nove faixas autorais numa estética sonora que passeia pelo rap, reggae, samba e brega, aliados à música eletrônica, ao beat Box e ao flow (jeito de rimar).

13/09 (Sábado)LITERATURA11h - “A mãe d’água” com Ester Sá

Muitas lendas habitam nossa região, como a do ser metade gente, metade peixe, chamadoSereia. “A Mãe d’Água” é

Divulgação

Divulgação

influenciado pelos ritmos africanos, da América Latina e das Caraíbas, entre os quis se destaca a salsa, o merengue e o mambo.

11/09 (Quinta-feira)MÚSICA18h - Gláfira(Veja o dia 04/09)

12/09 (Sexta-feira)MÚSICA18h - Cronistas da RuaCom a intenção de disseminar a cultura hip hop e a sonoridade peculiar da Amazônia, o duo

Eza.Jardim

toda bordada com elementos da cultura popular, principalmente aqueles que pontuam as reverências do homem ao mar.CINEMA 16h - AmorDir. Michael HanekeFrança , Alemanha2012 | 14 anos | 127 min

Amor, o filme mais premiado e aclamado de Michael Haneke, conta a história de Geroges e Anne, um casal de músicos aposentados que tem sua rotina transformada quando Anne sofre um derrame e fica com lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o

seu amore m teste. A situação complica-se ainda mais quando Georges decide poupar a filha do casal da dura realidade que é ver uma pessoa que se ama morrer aos poucos.MÚSICA18h - Sesc PartiturasSergio Abalos, violonista argentino de muito talento, apresenta composições que farão parte de seu primeiro disco e interpreta a obra de Sebastião Tapajós.

14/09 (Domingo)TEATRO INFANTIL11h - “Palhaços Surdos”Companhia de Teatro Mãos LivresInspirado no humor, na magia e felicidade da vida e da cultura de todos nós, o espetáculo

Divulgação

Divulgação

17/09 (Quarta-feira)MÚSICA19h - SONORA BRASIL - Octeto de Polyphonia Khoros (SC)Em atividade desde 2001, o grupo coral da cidade de Florianópolis (SC) possui repertório eclético com ênfase na música do século XX e XXI. Regido pela maestrina Mércia Mafra Ferreira, o Polyphonia Khoros mantém um trabalho de excelência na área se destacando no cenário musical do Estado de Santa Catarina. Por meio do Instituto Polyphonia, entidade sem fins lucrativos, o coro, que hoje conta com 28 cantores, promove a prática e a apreciação da música vocal, formando jovens cantores líricos e amplas platéias.

18/09 (Quinta-feira)MÚSICA18h - Ópera Estúdio - Cenas de Verdi e DonizethFundação Carlos Gomes

apresenta do mais inocente ao mais crítico humor circense, com toda a pureza do sorriso frouxo de uma criança à critica ligeira, livre e inteligente das ruas para que todos possam dar boas GARGALHADAS NO SILÊNCIO com a leveza e a doçura dos Palhaços Surdos.Classificação: Livre

16/09 (Terça-feira)EXPOSIÇÃO19h - Abertura da Mostra SobrevidaS - Fotojornalismo Paraense. Mostra de fotografias de 27 fotojornalistas paraenses que revelam o cotidiano de seu tempo.

Divulgação

Cia. de teatro Mãos Livres

também tem participação especial da contadora Lilian Tícia.

MÚSICA17h - Regina Ramos

Cantora paraense, atuante no circuito de bares e teatros da cidade, apresenta show com

19/09 (Sexta-feira)MÚSICA18h - Tom Salazar Can e Daiane Gasparetto (Veja o dia 05/09)

20/09 (Sábado)LITERATURA11h - “Caixa de Histórias”, com Vandiléa Foro, Cris Rodrigues e participação de Lílian Tícia.“Caixa de Histórias” narra os livros “Vê é uma caixa”, de Valéria Belém,e o “Colecionador de Águas”, de Elaine Pasquali Cavion. As contadoras de história Cris Rodrigues e Vandiléia Foro se inspiram nos artífices, criadores de artes diversas. As histórias são costuradas com música, poesia e brincadeiras em que o público torna-se participante. A contação

Divulgação

Divulgação

Alan Soares

o melhor do samba paraense e nacional ao lado de grandes instrumentistas, considerados “bambas” no seguimento do samba na cidade.

21/09 (Domingo)TEATRO INFANTIL11h - “Brinquedo Brincado”Companhia NefeshDireção: Anibal Pacha

O espetáculo apresenta em cena os personagens infantis Nefeshtiti e Nefeshtófilo como elementos provocadores do riso popular, mostrando a importância dos personagens Pierrô e Cabeçudo do Boi de Mascara de São Caetano de Odivelas, pelo seu valor cênico como veículo do riso coletivo.Classificação: Livre

23/09 (Terça-feira)LITERATURA18h - Contação de histórias para adultos “Maria Dagmar”, com Gil Ganesh e Adriana Cruz.Baseada no texto homônimo de Bruno de Menezes, “Maria Dagmar” é mulher, paraense, pobre, bela, igual a muitas outras da cidade de Belém, porém, nascida da palavra do nosso escritor em 1950. A narradora, Adriana Cruz, apresenta a narrativa como quem lê um livro, utilizando música e narração de poesia para criar uma atmosfera poética.

24/09 (Quarta-feira)CINEMA 18h - Fotografia de Rua - Doc.NUPA

MÚSICA18h - Yuri Guedelha e Sarau BrasilCantor, compositor e saxofonista apresenta o show “Tributo a Lupicínio Rodrigues”, homenageando os cem anos do

Nefesh

Divulgação

das jovens mulheres paraenses, sempre preocupadas com os quilinhos a mais, divididas entre o trabalho e a família, com corações partidos, mas muito bem maquiadas e com as madeixas lisas a base de escovas marroquinas. No palco, os atores se dividem em dezenas de papéis e dão vida a mulheres, gays, pais ciumentos, filhas rebeldes, românticas alucinadas, peruas tresloucadas, namorados pilantras etc. Duração: 70 minClassificação: 16 anos

26/09 (Sexta-feira)TEATRO 18h - “Útero – Fragmentos românticos da vida feminina”Teatro de ApartamentoDuração: 70 minClassificação: 16 anos (Veja o dia 25/09)

cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, dentro do seu projeto centenário da MPB, destacando a importância e grandeza da obra desse grande artista na contribuição ao cancioneiro brasileiro.

25/09 (Quinta-feira)TEATRO 18h - “Útero – Fragmentos românticos da vida feminina”Teatro de ApartamentoDireção: Saulo SisnandoO espetáculo mostra o cotidiano

Divulgação

Bruno Cantuária

27/09 (Sábado)LITERATURA11h - “Histórias Sonolentas”, com Cirandeiros da PalavraHistórias divertidas para quem tem insônia e para dorminhocos! Baseada nos livros A Girafa sem Sono, de Liliana e Michele Lacocca; A Casa Sonolenta, de Audrey Wood; e Macaquinho, de Ronaldo Simões.MÚSICA17h - Felipe Ribeiro

Violonista e compositor paraense apresenta o show “Violão, Felipe e outros Palhaços”, com números

do repertório violonístico do universo ibérico, latino-americano e paraense – além de suas composições inéditas – contando com a participação dos outros palhaços Vitor Nina (diretor da palhaçaria da Trupe da ProCura), Gabriel Andrade (cantor e compositor) e David Benitez (piano). Trata-se de um brincante enlace entre o corpo dos palhaços músicos e a música do Felipe palhaço, em uma troca interativa.TEATRO 18h - “Útero – Fragmentos românticos da vida feminina”Teatro de ApartamentoDuração: 70 minClassificação: 16 anos (Veja o dia 25/09)

28/09 (Domingo)TEATRO INFANTIL11h - “Brinquedo Brincado”Companhia NefeshClassificação: Livre (Veja o dia 21/09)

Divulgação

Divulgação

fomentar o conhecimento crítico sobre temas essenciais relacionados à cultura brasileira, como as ambiguidades e as desigualdades sociais, a partir de uma perspectiva antropológica e debates de filmes. O minicurso será ministrado por Fernanda Nummer, doutora em Antropologia Social pela UFRGS e atualmente professora na UFPA.Inscrições: até 05/09Vagas limitadas

Oficina Literária “A Poesia - A voz selvagem”09 a 12/09, de 14h às 18hFacilitador: Antonio MouraA oficina tem como objetivo realizar uma experiência criativa com o texto literário, compreender o fenômeno literário e discutir a literatura como forma de conhecimento capaz de ampliar percepções e as possibilidades do indivíduo. Também considera a escrita

Master Class de Contrabaixo(parceria com o 6° Festival de Contrabaixo da Amazônia)09 e 10/09, de 15h às 17hMinistrante: Celso PixingaCelso Pixinga, é um baixista brasileiro, professor e coordenador do IB&T (Instituto de Baixo e Tecnologia) na EM&T (Escola de Música e Tecnologia).

Minicurso “Cultura brasileira: diferenças, desigualdades e o famoso jeitinho”, com Fernanda Nummer10 a 12/09, de 09h às 13hA proposta da atividade é

Guia de cursos e oficinas

Divulgação

Imagem do filme Intervalo Clandestino

a revelação da luz impregnada no material fotossensível (papel fotográfico preto e branco) velado.

Curso “A Arte de Contar Histórias”14 a 17/10, de 14h às 18h18/10, de 09h às 13h será a culminância do cursoFacilitador: Joca MonteiroO curso permite aos participantes trocarem de aprendizados resultantes de laboratórios, que incluem a desinibição e a despressurização e a libertação da criatividade interpretativa por meio do teatro.

e suas relações, diálogos e confluências com outras linguagens como a pintura, a música, a fotografia e o cinema.Período de Inscrições: até 05/09

Oficina “Pincel de Luz”25/09, de 15h às 19h

Os participantes aprendem a produzir desenhos controlando

Divulgação

Eduardo Kalif

AVISOInscrições presenciais. Necessário apresentar documento de identidade.

Jamilly Farias

ACERVO PERMANENTEO acervo permanente do Sesc Boulevard é composto por esculturas em diversos materiais, como bronze, mármore e biscuit, predominando o estilo neoclássico. Produzidas em maioria entre os séculos XIX e XX, entre elas se destacam réplicas de peças expostas em importantes museus, bem como representações de Mercúrio (deus do comércio). Além de esculturas, o CCSB apresenta ainda um exclusivo acervo de máquinas e equipamentos fotográfi cos de distintas épocas, incluindo câmeras artesanais (“lambe-lambe”), contribuindo para a divulgação da importância social e histórica da fotografi a.

VISITAS MONITORADAS O Sesc Boulevard realiza ações de mediação cultural junto a grupos interessados em desenvolver conhecimentos sobre arte e cultura, a partir de nossos acervos e espaços. Organize seu grupo e entre em contato conosco para agendar uma visita monitorada.

Bru

no C

antu

ária

SESCServiço Social do Comércio

Centro Cultural Sesc BoulevardBelém | PABoulevard Castilhos França, 522/523 - Campina | 66010-060Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654

blogsescboulevard.blogspot.com.brFacebookSesc BoulevardTwitter @sescboulevarde-mail [email protected]

Horário de funcionamentoTerça à Sábado: 09h às 19hDomingo: 09h às 13h

ENTRADA FRANCA

Des

ign

| Br

uno

Can

tuár

iaFo

to |

Ant

je T

aiga

Jan

drig

www.sesc-pa.com.br