informativo semanal nº 8

4
PEC da Juventude é aprovada em segundo turno na AL Com 47 votos a favor, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 212/2011, de autoria do Dep. Ca- tarina e subscrita por outros 25 parlamentares, foi aprovada por unanimidade em segundo turno no plenário da AL, na terça-feira (30). PÁG.2 PÁG.3 PÁG.4 Encontro de gerações do PSB gaúcho O Dep. Catarina representou a Assembleia Legislativa e a Comis- são de Saúde e Meio Ambiente na abertura oficial da 6ª Conferência Estadual de Saúde em Tramandaí. O tema do debate foi “O Sus na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. Catarina representa AL na 6ª Conferência Esta- dual de Saúde A sessão comemorativa do cin- quentenário do Movimento da Legalidade, na quarta-feira (31), no plenário da AL, se transformou em um encontro de gerações do PSB. Catarina Paladini entregou a Medalha da Legalidade a dois históricos militantes socialistas: Fúlvio Petracco e Lauro Hagemann. Informativo Semanal 8 de Setembro #8 CATARINA

Upload: deputado-catarina-paladini

Post on 14-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo semanal nº 8 do deputado estadual Catarina Paladini

TRANSCRIPT

PEC da Juventude é aprovada em segundo turno na AL

Com 47 votos a favor, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 212/2011, de autoria do Dep. Ca-tarina e subscrita por outros 25 parlamentares, foi aprovada por unanimidade em segundo turno no plenário da AL, na terça-feira (30).

PÁG.2 PÁG.3 PÁG.4

Encontro de gerações do PSB gaúcho

O Dep. Catarina representou a Assembleia Legislativa e a Comis-são de Saúde e Meio Ambiente na abertura oficial da 6ª Conferência Estadual de Saúde em Tramandaí. O tema do debate foi “O Sus na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”.

Catarina representa AL na 6ª Conferência Esta-dual de Saúde

A sessão comemorativa do cin-quentenário do Movimento da Legalidade, na quarta-feira (31), no plenário da AL, se transformou em um encontro de gerações do PSB. Catarina Paladini entregou a Medalha da Legalidade a dois históricos militantes socialistas: Fúlvio Petracco e Lauro Hagemann.

Informativo Semanal

8 de Setembro#8CATARINA

Encontro de gerações do PSB gaúcho

Empenho do deputado foi reconhecido pela comunidade da Lomba do Pinheiro

Movimento da legalidade

Info

rmat

ivo

Sem

anal

CATA

RIN

A

2

A sessão comemorativa do dia 31 de agosto no plená-rio da Assembleia Legislativa, marcada pela entrega de medalhas alusivas ao cinquentenário do Movimento da Legalidade, se transformou, também, em um encontro de gerações do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Du-rante as homenagens, o deputado estadual mais jovem do parlamento gaúcho, Catarina Paladini, entregou a Medalha da Legalidade a dois históricos militantes so-cialistas: Fúlvio Petracco e Lauro Hagemann. “Foi uma honra poder homenagear estes dois grandes líderes de um movimento que marcou a história do Rio Grande

A comunidade da Escola Estadual de Ensino Funda-mental Maria Cristina Chiká e da Escola Estadual de Ensi-no Fundamental Professora Thereza Noronha Carvalho, localizadas na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, homenagearam o deputa-do Catarina Paladini (PSB) por seu empenho junto ao secretário de Educação do Estado, José Clóvis Azevedo, para atendimento de suas demandas.

Na audiência com o secretário, ficou definido que a Escola Chiká terá um novo prédio a ser constru-ído a partir de 2012, e que a Escola Thereza Noronha receberá um segundo mó-dulo também a partir do ano que vem.

do Sul e do Brasil”, afirmou o parlamentar.Hagemann, natural de Santa Cruz do Sul, trabalhou

durante a década de 50 como o Repórter Esso da Rádio Farroupilha e em 1961, foi locutor e um dos protago-nistas da Cadeia da Legalidade. Também atuou como deputado estadual, eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), no final da década de 60. Já Fúlvio Pe-tracco, então presidente da Federação dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Feufgrs) durante o movimento da legalidade, foi candidato ao senado em 1994, pelo PSB.

“Um dos compromissos que assumi quando cheguei à Assembleia, foi de traba-lhar pela educação no Rio Grande do Sul, portanto, reivindicar melhorias nas

escolas é um dever que cum-pro com orgulho”, afirmou o deputado Catarina.

Para as duas tradicionais escolas da Lomba do Pinhei-ro, a intervenção do parla-

mentar foi fundamental, uma vez que enfrentam situação crítica, em especial a Escola Maria Chiká, cujo prédio é de madeira e apresenta sérios riscos estruturais.

ESCOLA CHIKÁ

PEC da Juventude é aprovada em segundo turno na AL

Com 47 votos a favor, a Proposta de Emenda Cons-titucional (PEC) 212/2011, de autoria do deputado es-tadual Catarina Paladini (PSB) e subscrita por outros 25 parlamentares, foi aprovada por unanimidade em segundo turno no plenário da Assembleia Legislativa, na tarde da terça-feira do dia 30. Após receber o parecer favorável das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania e Direitos Humanos, o projeto que dispõe sobre a criação do Conselho Estadual de Juventude já havia recebido a aprovação dos parlamentares por unanimidade no primeiro turno.

Conforme o texto do projeto, altera-se o Título VII da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, insti-tuindo o Conselho de Juventude. “Nosso objetivo é que a temática da juventude seja discutida com a mesma intensidade que as pautas da criança, do adolescente e do idoso”, justifica Catarina. De acordo com o parlamen-tar, o Conselho atualmente existe por meio de decreto, o que dificulta a construção de políticas permanentes

8 de Setembro

3

para os jovens gaúchos. “Não podemos aceitar que pe-riodicamente, com a mudança de governo, o progresso seja interrompido e haja um retrocesso nas conquistas da juventude”, argumenta Catarina.

O que diz o projetoAlém de incluir o termo “juventude” no título do

capitulo V da Constituição do Estado, a PEC 212/2011 aprovada esta semana, insere, também, os jovens nos programas de assistência social e proteção garantidos pela Constituição. Conforme a proposta do deputado estadual Catarina Paladini também é acrescentado o inciso VIII ao artigo 260, garantindo “atenção à juven-tude, na faixa etária compreendida entre 15 e 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, por meio de políticas de fomento à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer e a geração de oportuni-dades de trabalho e renda”.

Unanimidade

4 PB

Catarina representa AL na 6ª Conferência Estadual de Saúde

Mais informaçõessobre as atividades do mandato em:

Info

rmat

ivo

Sem

anal

CATA

RIN

A

www.catarina.org.br

www.twitter.com/catarinapsb

www.facebook.com/depcatarina

catarinapaladini.blogspot.com

www.issuu.com/depcatarinaConFIra as edições anteriores em:

#8

O deputado Catarina Paladini (PSB) representou a Assembleia Legislativa e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente na abertura oficial da 6ª Conferência Esta-dual de Saúde que se realizou até o dia 4 de setembro em Tramandaí. Cerca de dois mil representantes de trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Sul, além de conselheiros municipais, estão reunidos no Centro de Eventos para debater “O Sus na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”.

Em sua fala, Catarina disse que o debate sobre a saúde pública passa pelo fortalecimento do SUS, que é fruto da luta por um sistema que atenda a toda a população, sem nenhum tipo de discriminação. Ele reconheceu que “temos que avançar nesta área, pois ainda são enormes as dificuldades de acesso e atendimento aos serviços de saúde no tempo necessário, especialmente com relação aos serviços de média e alta complexidade”.

O deputado disse ainda que o Plano Plurianual que

está sendo discutido na Assembleia prevê que a verba para a saúde no Estado se aproxime até 2014 do mínimo constitucional de 12% do orçamento. “Este ano, em que estamos executando o orçamento do governo anterior, o gasto previsto para a saúde é de 8%. Em 2012, esse mesmo gasto deverá ser de 11,4%”, afirmou.

ProjetosO deputado Catarina foi cumprimentado por dele-

gados da Conferência, representantes de várias regiões gaúchas. E explicou que tem procurado atender as de-mandas em educação e saúde, duas áreas com as quais se encontra bastante comprometido.

Destacou a aprovação da PEC 212/2011, que inclui o Conselho estadual de Juventude na Constituição do Rio Grande do Sul e o Programa Teu Bairro tem Voz, que pre-tende ouvir as comunidades dos vários bairros de Pelotas.

TRamandaí