informativo onça de pitangui - mg - #1

10
Trabalhando por nossa gente Informativo da Administração Municipal de Ano I – Número 1 – Janeiro/Fevereiro de 2013 ONÇA DE PITANGUI AN OS janeiro-fevereiro.indd 1 14/03/2013 17:34:30

Upload: prefeitura-onca-de-pitangui

Post on 03-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Informativo oficial da Prefeitura de Onça de Pitangui - MG - Ed. 1 - janeiro/fevereiro 2013.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Onça de Pitangui - MG - #1

Trabalhando por nossa gente

Informativo da Administração Municipal de

Ano I – Número 1 – Janeiro/Fevereiro de 2013 ONÇA DE PITANGUI

A N O S

janeiro-fevereiro.indd 1 14/03/2013 17:34:30

Page 2: Informativo Onça de Pitangui - MG - #1

2 EDUCAÇÃO

Nova diretora em Capoeira Grande

Suporte técnico-pedagógicopara professores através da

Undime/MG

Alunos com Necessidades de Educação Especial

recebem apoio

O ano escolar da Escola Municipal José Ribeiro teve início com uma novidade. Convidada pelo prefeito Ge-raldo Tachinha, a professora Amélia Silva Ferreira Pro-tázio assumiu a direção da Escola, localizada em Capo-

eira Grande. No dia 22 de ja-

neiro a comunidade escolar

se reuniu para a aclamação

da nova diretora que se apre-

sentou com novos projetos e

propostas para o quadriênio

2013/2016.

A Administração Muni-cipal firmou parceria com a Undime/MG - União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais. Todos os professores da rede municipal receberão o suporte técnico-pedagó-gico na gestão educacional através de cursos e treina-mentos oferecidos pelo go-verno do Estado.

A Undime/MG é uma as-sociação civil, sem fins lu-crativos, com sede em Belo Horizonte, e que integra a Undime Nacional, com sede em Brasília. O corpo diretivo das Undimes é for-

mado pelos Dirigentes Mu-nicipais de Educação que representam a instituição nas discussões sobre as po-líticas públicas da educa-ção municipal.

A Undime/MG está pre-sente nos 853 municípios mineiros, estendendo uma rede organizada em torno da interlocução com enti-dades e órgãos nacionais e internacionais. Sua mis-são é articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a Educação Pública de Quali-dade.

No mês de fevereiro a Administração Municipal assinou convênio com as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Pará de Minas e de Pitan-gui.

O objetivo é assistir cada vez melhor aos alunos com necessidades de educação especial, que receberão o transporte gratuito através da Prefeitura de Onça de Pi-tangui.

A Escola Municipal José Ribeiro iniciou o ano sob a direção de Amélia Silva Protázio

Novos ônibus

Os alunos da rede munici-pal de educação agora podem contar com um transporte

mais seguro. Os novos ônibus escolares

foram colocados à disposi-

ção da população, fazendo o transporte em todo o muni-cípio.

Diretor de transporte João Batista da Silva Filho e Fabricio César de Faria, auxiliar de transporte

Transporte para universitáriosA Administração Muni-

cipal de Onça de Pitangui disponibiliza aos alunos do ensino superior o transporte gratuito para as cidades de

Pará de Minas e Divinópolis. Para receber o benefício, o universitário deve procurar a Prefeitura, onde será fei-to o cadastro. O objetivo é

incentivar os estudantes e

contribuir com a formação

do estudante universitário

de Onça de Pitangui.

Secretaria de Educaçãodefine novas metas

Após assumir a secretaria Municipal de Educação de Onça de Pitangui, a Secretária de Educação Nair Gonçalves definiu metas e projetos para o quadriênio 2013/2016 com o objetivo de transformar o ensino do município. São as principais metas: apropriar-se das informações sócio-econô-

micas e educacionais do mu-nicípio; estruturar a equipe técnico-pedagógica qualifica-da para desenvolver o traba-lho educacional no município no quadriênio 2013/2016; co-nhecer a equipe educacional e as regras da política muni-cipal; administrar com conhe-cimento as necessidades e as-

pirações das famílias, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral, propor-cionando-lhes crescimento de sua cidadania.

Ao final do quadriênio, Nair Gonçalves afirma que seu maior objetivo é tornar a Educação Municipal como re-ferência na região.

Nair Gonçalves, secretária de Educação de Onça de Pitangui

janeiro-fevereiro.indd 2 14/03/2013 17:34:33

Page 3: Informativo Onça de Pitangui - MG - #1

3EDUCAÇÃO

Educadores passampor capacitação

No dia 14 de fevereiro, 28 professores da rede muni-cipal de ensino de Onça de Pitangui participaram de uma oficina voltada a Ri-mas e versos.

A oficina foi ministrada pela psicóloga pós-gradu-ada em educação Regina Célia Villaça Lima. O even-to aconteceu no auditório

da Prefeitura de Onça de Pitangui. O objetivo era capacitar os profissionais da rede municipal de edu-cação para o trabalho com poesias e rimas, através do desenvolvimento de atividades na sala de aula, usando as estratégias da sonoridade e ludicidade.

Os professores receberam muitas informações

Município adere ao Programa de IntervençãoPedagógica

Pensando na qualidade do ensino e aprendizagem de Onça de Pitangui, o prefeito Geraldo Barbosa (Tachinha), assinou um convênio com a Secretaria de Estado de Edu-cação para desenvolver nas escolas o PIP - Programa de In-tervenção Pedagógica.

Foram disponibilizadas duas experientes professoras que visitam as escolas semanal-mente, levantando as neces-sidades e propondo metas e ações para uma melhor quali-dade de ensino para os alunos.

O objetivo do PIP é apoiar os professores e especialistas em educação básica no pro-cesso de intervenção pedagó-

gica, com foco na sala de aula e no desempenho dos alunos,

garantindo alfabetização no tempo certo.

Preparação da merenda em Capoeira Grande

Os alunos aprovaram a refeição

Escolas municipais oferecem alimentação nutritiva

O cardápio das escolas mu-nicipais de Onça de Pitangui é elaborado pela nutricionis-ta Aline Medeiros e oferece todos os nutrientes necessá-rios para o crescimento e de-senvolvimento das crianças.

A alimentação é variada: leite, verduras e frutas, como melancia, melão, abacaxi, banana, maçã, laranja e ma-mão. Alimentos que possuem grande quantidade de sal, embutidos, frituras e refri-gerantes, não são ofertados, pois não trazem benefícios à saúde.

A nutricionista realiza

quinzenalmente visitas às es-colas com o objetivo de pas-sar orientações para as canti-neiras, como armazenamento dos alimentos, boas práticas de fabricação, higiene pesso-al, sanitização dos alimentos e também para acompanhar a aceitação da alimentação pelos alunos.

Nas escolas são os próprios alunos que se servem. Essa prática possibilita um maior interesse dos mesmos em se alimentar.

Os pais têm um papel fun-damental na formação dos hábitos alimentares de seus

filhos. Eles devem dar um bom exemplo de alimentação saudável, não oferecer gran-des quantidades de gulosei-mas, estabelecer horários e rotinas de alimentação e evi-tar oferecer produtos indus-trializados às crianças.

Criança que tem uma ali-mentação saudável tem uma melhor aprendizagem e ren-dimento escolar, sendo a es-cola também uma promotora da formação de bons hábitos alimentares, que, adquiridos na infância, vão permanecer por toda a vida.

Homenagem à melhor professora alfabetizadora

O dia 2 de março ficará marcado para a professo-ra Maria Faustina Lemos, a Dedi. Ela foi eleita pelo município de Onça de Pi-tangui a Melhor Professora Alfabetizadora. Através da escolha, Dedi foi convida-da pelo Governador Antô-nio Anastasia para visitar

o Palácio do Governo. O dia foi marcado por grandes emoções, pois a professora pôde conhecer todo o Palá-cio e ao final da visita re-cebeu do Governador uma homenagem.

Parabéns Dedi, pelo títu-lo de Melhor Professora Al-fabetizadora.

janeiro-fevereiro.indd 3 14/03/2013 17:34:35

Page 4: Informativo Onça de Pitangui - MG - #1

4 CULTURA

Mountain Bike é um sucesso

Onça de Pitangui comemora50 anos em grande estilo

O município de Onça de Pi-tangui iniciou o ano com gran-de visibilidade no cenário na-cional, sendo destaque através do evento XVIII Mountain Bike Intercity de Onça de Pitangui.

O evento aconteceu no dia 27 de Janeiro, dando início às comemorações do Cinquente-nário de emancipação político--adminitrativa do município. Participaram 407 ciclistas, que abriram o calendário de com-petições no estado de Minas

Gerais. Marcelo Oliveira, que organi-

za o evento há 18 anos, afirma que o apoio da Administração Municipal foi muito importan-te. “Através do evento, o muni-cípio ganha visibilidade e atrai o turismo. A Prefeitura nos for-neceu a premiação, ambulância e paramédicos. Enfim todo o suporte necessário para que o evento fosse um sucesso”, dis-se.

Todos os atletas inscritos e

o publico presente receberam

edições da Revista Bicicleta e

em muitas partes o trajeto foi

marcado com fitas enviadas

pela Empresa “Shimano” (Uma

das maiores empresas do mun-

do no seguimento ciclístico e

de pesca).

A prefeitura de Onça de Pi-

tangui investiu para que o

evento se tornasse um marco

na história.

No mês de março é comemo-rado o aniversário de emanci-pação político-administrativa de Onça de Pitangui. Para festejar, a Administração Mu-nicipal preparou um calendá-rio com grandes atrações. Os eventos se estenderão duran-te todo o mês de março, mar-cando o Cinquentenário da cidade.

Já no mês de abril, a festi-vidade será ainda maior com a apresentação de grandes ar-tistas.

No dia 24 de março será realizada a tradicional Caval-gada, com concentração na fazenda do Maurinho, sain-do em direção à Praça da Ro-doviária, onde acontecerá a feira de Artesanato. Às 14 horas, show da Banda Lost e às 17 horas, começa o projeto “Onça em Forma”.

No dia 30 de março, às 18 horas, Folia de Reis, com en-contro dos Foliões em frente à Igreja do Rosário.

No dia 31, concentração dos participantes do 1º Trilhão de Onça de Pitangui, com larga-

da às 10 horas. Após o retorno dos participantes, show serta-nejo na Praça da Rodoviária.

No dia 4 de abril, show Gospel a partir das 19 horas, com a participação do pastor Wallace e, logo após, show do Grupo Oásis, Eli e Banda, na Praça da Matriz.

No dia 5, as comemorações serão iniciadas com a final do Campeonato de Futsal no Po-liesportivo Tancredo Neves, ás 9h30. Às 22 horas, show com a Banda Lex Luthor na Praça da Matriz.

No dia 6 acontecerá o En-contro de Motos na Praça da

Rodoviária, às 12 horas. A noi-te, show a dupla Don e Juan, e logo após Edy Elétrico, na Praça da Matriz.

Encerrando as festividades, no dia 7 de abril, encontro de motos com show de Rock na Praça da Rodoviária, a partir das 8 horas. Às 10 horas apre-sentação da Banda de Música da Polícia Militar de Bom Des-pacho. A noite, a partir das 20 horas, show com a banda Mandalah na Praça da Matriz.

Participe das comemora-ções do nosso Cinquentená-rio. Tudo está sendo feito com muito carinho para você!

Marcelo Oliveira é organizador do evento

Dia de Ação Globalvai movimentar

Onça de PitanguiEstá marcado para o dia

16 de março o primeiro mo-vimento de Mutirão de Ci-dadania, no qual se mobili-zará toda a comunidade em uma ação global.

O evento terá inicio às 8 horas, na Câmara Municipal de Onça de Pitangui, onde poderão ser emitidos os documentos de identidade para todas as idades. Para a confecção do documento será necessário apresentar:

Solteiros: certidão de nas-cimento (original e xerox);

Casados e viúvos: Certi-dão de Casamento (original e xerox);

separados, desquitados e divorciados: Certidão de Ca-samentos c/averbação (ori-ginal e xerox);

02(duas) fotos 3x4 iguais e recentes;

Comprovante de endere-ço (xerox);

CPF (opcional - se quiser que o número conste na Carteira de Identidade).

A primeira via do docu-mento será isenta do pa-

gamento da taxa. Já a se-gunda via ou retificação de nome será cobrada a taxa no valor de R$12,51 que poderá ser paga nos cor-reios, rede bancária e casas lotéricas. A guia (DAE) para o pagamento da segunda via poderá ser obtida no CRAS.

Caso o requerente à se-gunda via da Carteira de Identidade não tenha con-dições de pagar a taxa, a isenção é concedida desde que o mesmo apresente declaração expedida pela Ação Social, assinada pela Assistente Social. A previ-são é que sejam emitidas até 70 carteiras de identi-dades a partir de 06 anos de idade.

Além da confecção das carteiras a população pode-rá avaliar glicose e pressão. Para as crianças será dis-ponibilizada a rua de lazer com cama elástica, pula-pu-la, pipoca e algodão doce além da apresentação do teatro Doutores Palhaços.

Oncense brilha em concurso Garota e Garoto Piscina

em Pará de Minas

A oncense Paula Neri está sendo motivo de mui-to orgulho para sua cida-de, como representante do clube Sesi/Ascipam no tra-dicional concurso Garota e Garoto Piscina promovido pelo jornal Gazeta Pará-mi-nense, de Pará de Minas.

Paula Neri é natural de Onça do Pitangui, e está se formando no 3º ano do Ensino Médio. Pretende cursar Direito. Esbanja be-leza e simpatia. Seu maior

desejo é estrear as passa-

relas como grande modelo.

Talento não lhe falta para

isso.

A Administração Munici-

pal se orgulha de sua con-

terrânea e disponibilizou

um ônibus para levar toda

a torcida para se reunir no

dia do desfile, que irá acon-

tecer no dia 16 de março,

no clube Patafufo, em Pará

de Minas. Boa sorte, Paula!

A candidata Paula Neri, acompanhada de Ricardo Silva, gerente do Sesi/Ascipam, Lucas Costa candidato do clube e o personal stylist Wilson Júnior

janeiro-fevereiro.indd 4 14/03/2013 17:34:43

Page 5: Informativo Onça de Pitangui - MG - #1

5SAÚDE

Saúde é prioridade emOnça de Pitangui

A Administração Municipal firmou convênios, fez novas contratações e ampliou os horários de atendimento em todo o município para garantir assistência à saúde com mais qualidade.

Secretário de Saúde quer melhorias no atendimento

Administração Municipal contrata cirurgião

Academia na cidade

Desde que foi nomeado se-cretario Municipal de Saúde, Flávio Lúcio da Silva Caíres está trabalhando para à re-alização de novos projetos e investimentos que visam a melhoria do atendimento à saúde no município. “A nossa expectativa é a melhor pos-sível, para oferecer a toda a população o melhor em saú-de, desde o nível básico até o mais complexo. Vamos traba-lhar para que todos os proje-tos se realizem”.

No dia 23 de janeiro, a Admi-nistração Municipal por meio da Secretaria Municipal da Saúde, firmou contrato com o médico cirurgião Dr. Evandro Ferreira Campos para a reali-zação de cirurgias eletivas no município, programadas para resolução rápida. O médico estará atendendo toda quar-ta-feira no Posto de Saúde. Os interessados devem compare-cer ao Posto de Saúde portan-to os documentos de identifi-cação e encaminhamento.

Um projeto inovador está prestes a ser realizado em Onça de Pitangui. A implan-tação de uma academia. O projeto com a planta da aca-demia foi enviado para a GRS - Gerência Regional de Saúde. Depois de aprovado pela Vigi-lância, será realizado o início das obras, próximo à Farmá-cia Popular. A academia visa atender adolescentes, idosos e proporcionar mais saúde e lazer para a população, com toda a aparelhagem necessá-ria para as atividades físicas.

Flávio Lúcio da Silva Caires, secretário Municipal de Saúde

O cirurgião Evandro Ferreira

Pediatra voltaa atender

Projeto Funasa

Cispará volta a atender

Material Citopatológicoé coletado na Jaguara

A pediatra Dra. Devânia Patrícia voltou a atender no município. Os interessados devem agendar consulta no

Posto de Saúde.

A pediatra estará no muni-

cípio todas as sextas-feiras.

O município deu início na inscrição do projeto do Go-verno Federal que envolve a Funasa - Fundação Nacional de Saúde.

Os projetos aprovados irâo

proporcionar a melhoria na

qualidade da água, sanea-

mento básico e destinação

dos resíduos sólidos do mu-

nicípio de Onça de Pitangui.

Foi reiniciada a marcação de consultas pelo consór-cio Cispará.

Os pacientes devem por-tar o encaminhamento es-

pecífico e apresentá-lo na

Secretaria de Saúde do mu-

nicípio, para que as consul-

tas sejam marcadas.

Em Jaguara já foi iniciada a coleta do material citopa-tólogico, conhecido como preventivo. A citologia serve para determinar condições de saúde do corpo, tais como nível hormonal e doenças do

colo do útero. O exame deve ser feito pelas mulheres anu-almente.

As interessadas podem procurar a enfermeira Aline Rosário Altivo no Posto de Saúde.

Novo coordenadorda Saúde Bucal

O Município teve nomea-do o novo coordenador da Saúde bucal, Juliano Bicalho.

O dentista atua na cidade e é conhecido pelo seu com-promisso e dedicação.

janeiro-fevereiro.indd 5 14/03/2013 17:34:47

Page 6: Informativo Onça de Pitangui - MG - #1

6

,

Adesão no Provab vai gerar a contratação de novos profissionais da saúde

Farmácia de Minas ampliahorário de atendimento

Atendimento odontológico até as 22 horas

Atendimento odontológico na Jaguara

LabCenter firma parceria com Município

Palestra esclarece aspectos da Previdência Social

Cras realiza atividades com Grupo de Idosos

Posto de saúde passará por reformas

Fisioterapeuta contratado

A Administração de Onça de Pitangui aderiu ao Provab - Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica. O programa do go-verno federal, criado com o objetivo de estimular a ida

de médicos para o interior do país, áreas com carência desses profissionais. A ex-pectativa é de que em breve o município seja contempla-do com novos profissionais da saúde.

A partir de fevereiro, a Farmácia de Minas passou a atender em novo horário, das 8h às 19h30m.

A alteração visa atender a

demanda de toda a comuni-

dade e facilitar o acesso das

pessoas que nâo têm dispo-

nibilidade durante o dia.

A partir de agora, o traba-lhador poderá contar com um horário de atendimento espe-cial.

A dentista dra. Késia Va-

ladares estará atendendo no Posto de Saúde às terças e quintas, das 16 horas às 21 horas, para que o trabalha-dor receba o atendimento

odontológico. O agendamento poderá ser

feito no Posto de Saúde, ou com a ASB (Assistência de Saúde Bucal).

No dia 23 de janeiro de 2013, o CRAS - Centro de Re-ferência de Assistência Social de Onça de Pitangui apresen-tou, no auditório da Prefei-tura Municipal, uma pales-

tra para a população sobre orientações previdenciárias, com Fabiana Maria Rodrigues (Assistente Social) e Maria José de Lima, profissionais do INSS de Pará de Minas.

As palestrantes abordaram

temas como: contribuição,

auxílios, benefícios, aposen-

tadoria, dentre outras.

dicos, em toda última quarta--feira do mês. Os interessados

podem procurar o CRAS para outros esclarecimentos.

O CRAS - Centro de Referên-cia de Assistência Social de Onça de Pitangui está desen-volvendo o grupo de convi-vência para idosos.

O primeiro encontro ocorreu dia 30 de janeiro, às 14h, no Salão Vicentino.

O objetivo do grupo é pro-mover a interação, a convi-vência familiar e comunitária das pessoas da terceira idade. O grupo terá encontros perió-

A Secretaria Municipal de

Saúde firmou parceria com

o Laboratório LabCenter, de

Araújos, para a coleta de ma-

teriais para exames. O labo-

ratório fará a coleta semanal-

mente em Onça de Pitangui,

Jaguara, Capoeira Grande e

Zona Rural. O paciente deve-

rá marcar a coleta na Secre-

taria de Saúde do município

com os exames em mãos.

A dentista dra. Bruna Vasconce-

los voltou a atender em Jaguara,

às segundas e quartas, das 8h às

12h. Às sextas, das 8h às 16 horas.

Agendamento poderá ser feito no

Posto de Saúde da Jaguara.

O Posto de Saúde de Onça de Pitangui passará por uma gran-de reforma, ampliando suas dependências para acolher me-

lhor a população. A planta já foi encaminhada

e aguarda a aprovação para iní-cio das obras. Serão criadas a

sala de reunião, fisioterapia, o escovódromo, além da amplia-ção da sala de odontologia e de vacinas.

O atendimento de fisiote-rapia foi reiniciado em Onça de Pitangui. De segunda a quinta, das 7h às 11h, na sala da antiga Prefeitura e

atendendo também casos especiais em domicílio. Os interessados devem procu-rar Ana Cristina, com enca-minhamento em mãos.

Atendimento de Psiquiatra

Atendimento odontológico em Capoeira Grande

O psiquiatra Dr. José Lúcio de Faria Abreu Junior iniciou atendimento que será rea-lizado de 15 em 15 dias no Posto de Saúde.

O médico atenderá às

quintas no horário de 18 ho-

ras. Agendamento poderá

ser feito pelo (37) 3273-1328.

O paciente deverá portar en-

caminhamento.

O consultório odontológi-co de Capoeira Grande ficará à disposição da comunidade às terças e quartas, das 7 horas até às 16 horas, com a dentista dra. Alessandra

Nogueira Duarte. Os interes-

sados devem procurar Valdi-

rene Aparecida Dias Soares,

no consultório da praça da

comunidade.

SAÚDE

Plantão de saúde nosfins de semana

O plantão de fim de se-mana realizado em Onça de Pitangui agora tem a cober-tura de profissionais da área de saúde que estão cumprin-do sobreaviso aos finais de semanas e feriados. Quem precisar deve entrar em con-tato pelo telefone (37) 8813-

0970. Os pacientes serão as-

sistidos pelas profissionais

Andréia de Freitas Leite, au-

xiliar de enfermagem, e Ana

Flávia Ap. Araújo, enfermei-

ra, que estão aptas a aplicar

os primeiros socorros, enca-

minhamento e curativos.

População foi orientada por profissionais do INSS

O encontro reuniu participantes do grupo

janeiro-fevereiro.indd 6 14/03/2013 17:34:54

Page 7: Informativo Onça de Pitangui - MG - #1

7ADMINISTRAÇÃO

Administração Municipallança Selo do Cinquentenário

No dia 1º de março, o pre-feito Geraldo Barbosa (Tachi-nha) realizou a cerimônia de lançamento do Selo que mar-cará as comemorações dos 50 anos de Onça de Pitan-gui. O selo estará disponível nas agências dos Correios. Conheça a história de nossa querida cidade.

Os primeiros desbravado-res de nosso território foram os bandeirantes que, sob o comando do lendário Barto-lomeu Bueno da Silveira, o qual partiu de Piratininga, aqui penetraram com suas bandeiras, em 1709. Onça Acima foi o local preciso onde uma pepita de ouro pesando 30 gramas foi encontrada, cujo peso era conhecido em Portugal como “um onça”. Essa importante descoberta foi o passo inicial para que o povoado recebesse levas cada vez maiores de garim-peiros à procura do Eldorado, do paraíso do ouro. Criaram--se residências próximas aos córregos para facilitar a ex-tração manual do ouro, até que uma companhia inglesa viesse explorá-lo. Ela aqui permaneceu até que o ouro fácil fosse extraído e levado embora, deixando-nos minas abandonadas e o sentimento de riqueza extraviada.

Não se pode deixar de citar o caráter religioso da fun-dação de Onça de Pitangui, como era de praxe naquele momento histórico. Em 1752, ergueu-se a Capela dedicada a Sant’Ana, a qual tornou--se padroeira local. Em 1856, plantou-se a Cruz do Monte, transportada em procissão por homens liderados por frades capuchinhos barbados que passaram por aqui sob a forma de missão. Logo após veio a edificação da capela da Santa Cruz.

Com a denominação de Onça do Rio São João Acima, o povoado foi elevado a Fre-guesia, em 1859, integrando o município de Pitangui. Em 1911, o distrito foi transferi-do para o município de Pequi, por motivos políticos. Em 1927, Onça passou a se cha-mar Jaguaruna, retornando ao nome de Onça em 1943. Ao se emancipar, o município recebeu a denominação atu-al – Onça de Pitangui – por exigência do então senador – Gustavo Capanema – o qual nascera aqui quando ainda pertencíamos ao município

de Pitangui.Onça de Pitangui emanci-

pou-se politicamente através da Lei 2.764, de 30 de dezem-bro de 1962, sendo instala-do o município no dia 1º de março de 1963, em solenidade realizada no prédio da Escola Estadual Zico Barbosa. Logo após, o governador mandou um intendente, proveniente de Pequi, Sr. Viriato Melgaço, administrar o município, até que o primeiro prefeito to-masse posse, o Sr. José Ribeiro Lopes, o qual foi responsável pela organização administra-tiva da prefeitura recém-com-posta, de 1963 a 1967.

O segundo prefeito foi o Sr. José Gabriel Barbosa, pai do atual prefeito Geraldo Tachi-nha, o qual administrou o mu-nicípio de 1967 a 1971. José Gabriel Barbosa – conhecido como Zé Tachinha ou Zé Bié, adquiriu o prédio da prefei-tura, instalando-a adequada-

mente, além de construção de bicame condutor de água para abastecer a cidade e obras de infraestrutura.

O terceiro prefeito foi José Feliciano da Silva, que gover-nou o município no período de 1971 a 1973. Na sua ges-tão, criou-se a Bandeira do Município, além da implanta-ção do sistema de energia elé-trica pela Cemig.

José Ribeiro foi reeleito, ad-ministrando Onça de Pitangui no período de 1973 a 1977, equipando o prédio da pre-feitura com móveis, atraindo empresas de menor porte, criando o sistema de saúde e a extensão de série até a 8ª. O povoado de Capoeira Gran-de recebeu eletrificação nesse período.

Mauro Nunes dos Santos administrou Onça de Pitangui de 1977 a 1983, com prorroga-ção do mandato em 6 anos. O prefeito construiu o Posto de

Saúde, a construção da rede de esgoto sanitário e do es-tádio de futebol, bem como a eletrificação de Jaguara, além de inúmeras outras obras.

Mozar Lopes Ribeiro admi-nistrou o município de 1983 a 1988, construindo esco-las municipais, inaugurando agências de banco, calçando ruas, ampliando redes de te-lefonia e construiu a Estação Rodoviária da cidade.

Mauro Nunes dos Santos re-tornou à administração para o período de 1989 a 1992. Deu fomento a obras anteriores, concluindo-as e atraindo a primeira fábrica de calçados para Onça: do Sr. Washington Caires.

Mozar Lopes Ribeiro voltou a administrar Onça de Pitan-gui, como 8º prefeito, de 1992 a 1996. Retomou obras de in-fraestrutura e construiu gal-pões para instalar fábricas.

Hamilton José de Araújo ad-

ministrou Onça de Pitangui,

em dois mandatos sucessi-

vos, obtendo uma expres-

siva votação. Ele construiu

com recursos da Prefeitura

o prédio atual da mesma,

uma obra de arquitetura ar-

rojada. Promoveu obras de

infraestrutura, de incentivo

à cultura e ao esporte, além

de equipar escolas e órgãos

administrativos.

Gumercindo Pereira foi o

sucessor de Hamilton José.

Eleito anteriormente verea-

dor, Gumercindo Pereira pro-

moveu obras de calçamento,

ampliação e modernização

de importantes órgãos mu-

nicipais. Foi prefeito por

dois mandatos sucessivos,

encerrando-os em dezembro

de 2012, com a eleição e pos-

se do atual prefeito Geraldo

Magela Barbosa, conhecido

como Geraldo Tachinha.

Geraldo Tachinha foi eleito

juntamente com o educador

Márcio Lomas, na mais ex-

pressiva votação da história

do município, com mais de

65% de apoio. Tornou-se um

político de origens oncenses,

por ser filho do 2º prefeito

de Onça de Pitangui, Sr. José

Gabriel Barbosa. Dotado de

espírito empreendedor, ino-

vador e visionário, Geraldo

Tachinha teve a felicidade de

iniciar sua administração no

ano em que Onça de Pitangui

comemora o seu cinquente-

nário.

Toda essa linha histórica

foi construída para que te-

nhamos consciência da im-

portância da cultura e da

história na formação de uma

sociedade. Viemos do impor-

tante ciclo do ouro, o qual

trouxe riqueza e constituição

da nossa sociedade oncense.

Uma bela história que tem

sua trama trabalhada dia a

dia por todos nós, que dese-

jamos também uma cidade

sem violência, sem desem-

prego, sem analfabetismo, al-

mejando um futuro de desen-

volvimento sustentável.

ONÇA DE PITANGUI

A N O S

janeiro-fevereiro.indd 7 14/03/2013 17:34:57

Page 8: Informativo Onça de Pitangui - MG - #1

8 ESPORTE

Uma homenagem aonosso povo e à nossa terra

Esta é a logomarca da atu-al Administração Municipal. As letras lembram os manus-critos da época dos bandei-rantes que participaram do

início da história de Onça de Pitangui.

Os detalhes lembram as montanhas da cidade que formam 3 pessoas de braços

abertos. A diversidade de co-res (vermelho, amarelo e azul) tem o objetivo de mostrar que a Administração é para todos. Já o slogan é a princi-

pal proposta da Administra-ção Municipal: trabalhando por nossa gente.

A logomarca será aplicada em toda papelaria, automó-

veis, uniforme e identificar

todas as obras e eventos re-

alizados pela Administração

Municipal.

Ruas cada vez mais limpas Quem passeia por Onça de

Pitangui tem gostado do que vê. A Secretaria Municipal de Obras sentiu necessidade de organizar a limpeza das ruas. A Prefeitura mantém uma equipe desempenhando um trabalho de capina para que evite assim o acúmulo de lixo e animais peçonhen-tos nas ruas do município.

Todos podem colaborar, evitando jogar lixo no chão e também nos lotes vagos.O trabalho será realizado constantemente

Trabalhando por nossa gente

Seminário apresentanovas propostas

Assistência Social vai ter atenção especial

Para orientar e capacitar os servidores municipais, a As-sociação Mineira de Municí-pios - AMM, em parceria com a Sedese - Secretaria de Esta-do e Desenvolvimento Social, promoveu o “AMM e Sedese em Ação”. Realizado em Divi-nópolis, o evento contou com a presença de 160 pessoas, entre secretários e servidores, de 72 municípios da região

Centro-Oeste. O município de Onça de Pi-

tangui foi representado pela gestora de assistência social, Rosilene Sena e a coordena-dora do CRAS - Centro de Re-ferência de Assistência Social Raquel de Assis.

O objetivo do evento foi apresentar aos novos gestores o modelo único de gestão do SUAS - Sistema Único de Assis-

tência Social, e como o siste-

ma é operacionalizado.

O programa busca nortear

os municípios sobre os prin-

cipais pontos que envolvem o

Sistema Único da Assistência

Social, os projetos especiais

de promoção social e direitos

humanos, além de investi-

mentos na área.

A expectativa da nova Se-cretária Municipal de Ação Social, Rosilene Sena, é que a nova Administração pú-blica aumente a eficiência na execução das políticas públicas de assistência so-cial, atendendo às deman-das da população. "Nossa

proposta é oferecer me-

lhoria da qualidade de vida

do cidadão. Ressalto que o

bom desempenho munici-

pal é relevante para o de-

senvolvimento econômico

e social da região”, disse.

O seminário reuniu representantes de diversas cidades da região

Rosilene Sena propõe ações inovadoras

Telefones úteisCâmara dos vereadores:

3273-1177CRAS: 8813-0967

Plantão da ambulância: 8813-0962

Plantão da Copasa:3271-8067

Posto de Saúde:3273-1328

Posto policial:3273-1139

Prefeitura Onça de Pitangui: 3273-1133

janeiro-fevereiro.indd 8 14/03/2013 17:35:03

Page 9: Informativo Onça de Pitangui - MG - #1

9OBRAS

O setor de transporte ago-ra funciona das 7h às 16h. Os funcionários responsáveis são o Secretário de Obras João Ba-tista da Silva Filho, o auxiliar Fabrício César de Faria e o au-xiliar de garagem Waldemir Antônio de Almeida (Mia).

Os motoristas designados são:

• Cláudio de Jesus Morais Ferreira

• Divino Quirino dos Santos (Operador de Máquinas)

• Elcio Santos• Geraldo Magela Galvão

Oliveira• Jose Maurílio dos Santos• Luciano da Silva Nasci-

mento• Marco Túlio Oliveira Barbosa• Renato Simões Souza• Ronaldo Vandeir Lopes

(Operador de Máquinas)• Sérgio de Faria• Tito da Silva Moura• Ivan Sérgio Neri• Osmar Xavier Pereira

(Operador de Máquinas)

• Sebastião Dênio de Oliveira

• Antônio Braz Dos Santos

• Reinaldo Francisco Lara

Os motoristas que ficarão

de sobreaviso são: Reinaldo

Francisco Lara e Ivan Sérgio

Neri. Para entrar em contato

basta ligar para o telefone

8813-0962.

João Batista da Silva Filho, o

Joãozinho, já começou a tra-

balhar para que nossa popu-

lação tenha melhores condi-

ções de trafegar pelas ruas

do município. Ele também

será responsável pela limpe-

za. "O mais importante é que

todos possam contar com

uma administração eficiente,

com muitas obras e benefí-

cios para a população”, disse.

Assim que assumiu a prefei-

tura uma das primeiras ações

da Administração foi a revita-

lização da frota que atende o

município. Todos os veículos

passaram por manutenção,

estando aptos a trafegarem

e servir a comunidade. Outra

ação foi a regulamentação

da documentação, colocando

todo o pagamento tem dia.

Secretaria de Obras tem novos colaboradores e horários

Mãos à obra

Administração investe na manutenção e regulamentação dos documentos

da frota do município

Secretaria projeta manutenção dasestradas vicinais

Um grande desafio para a nova Administração são as estradas do município, que se encontravam em situação precária, mal con-servadas, gerando grande desconforto para os usuá-rios das vias de acesso ao município. Um trabalho de patrolamento em todas as estradas tem sido planeja-do, principalmente nas es-tradas de maior tráfego de

veículos.Por causa do desgaste e

das chuvas, o patrolamen-to precisa ser um trabalho constante nas estrada vi-cinais e nas fazendas do município. A Administração vai trabalhar durante todo o ano recuperando as es-tradas, proporcionando aos motoristas a segurança e o conforto que eles merecem.

Cidade vai ganharuma ciclovia

Ampliação da garagem

O prefeito Geraldo Barbosa (Tachinha) viabilizou através de emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Barbosa a construção de uma ciclovia no trecho que vai do trevo da BR-352 à

cascata na entrada de Onça

de Pitangui. A obra irá pro-

porcionar mais segurança e

acessibilidade para os ciclis-

tas. As obras serão iniciadas

em breve.

A garagem da Secreta-

ria de Obras está renovada.

Além de ampliar o pátio

para o estacionamento dos

veículos, foi criada no local

uma nova sala na qual o mo-

torista poderá ter mais con-

forto no dia a dia.

Escoamento da água da chuva

Um dos projetos que está em andamento na Secreta-ria de Obras do Município é a regulamentação do escoa-mento da água das chuvas.

Para isso, canaletas serão

construídas, evitando inun-

dações nas áreas mais baixas

da cidade.

João Batista da Silva Filho é o secretário Municipal de Obras

Aviso de Interrupção de Fornecimento de Energia

A Cemig comunica que, para possibilitar a execução de serviços de melhoria na rede elétrica, haverá inter-rupção de energia elétrica no dia 03 de abril. O desli-

gamento acontecerá às 12 horas e religamento às 16 horas. A interrupção aconte-cerá em todo o município de Onça de Pitangui, bem como nas comunidades rurais.

janeiro-fevereiro.indd 9 14/03/2013 17:35:05

Page 10: Informativo Onça de Pitangui - MG - #1

10 ASSISTÊNCIA SOCIAL

Gincana reúne alunos de todo o município

A Secretaria Municipal de Esportes realizou no dia 10 de março uma gin-cana reunindo as crianças

com a realização de brin-

cadeira e atividades du-

rante todo o dia.

A Administração Municipal

está promovendo nas escolas

o projeto "Bom de Bola", que é

realizado há 12 anos no muni-

cípio. O projeto alia educação

e esporte na perspectiva edu-

cativa interdisciplinar, tendo

o esporte como estruturador

de todas as ações desenvolvi-

das no dia a dia. São ativida-

des esportivas e recreativas,

além de dinâmicas de integra-

ção e socialização.

O objetivo é desenvolver o

sentido criativo, ético e os va-

lores entre os participantes.

O projeto Bom de bola é co-

ordenado por Alcebíades José

Corrêa.

Onça de Pitangui realiza torneio regional

Teve início no dia 4 de

março o Torneio Regional de

Onça de Pitangui. A competi-

ção reuniu times de Onça de

Pitangui, Jaguara, Capoeira

Grande e Colônia. Os jogos

serão sediados no Poliespor-

tivo Tancredo Neves. Escolha

sua equipe e venha torcer.

Projeto Bom de bola implantado nas escolas

Alunos participam do projeto Bom de bola

janeiro-fevereiro.indd 10 14/03/2013 17:35:11