informativo fousp - faculdade de odontologia – fousp · mtb 19027 redação elaine soares ribeiro...

8
Informativo Publicação trimestral da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo Ano II nº4 . jun|jul|ago 2007 FOUSP Em setembro ini- ciarão as obras para reforma da sala A-2, que servirá de modelo para as outras quatro que virão na sequência. pág. 5 Visita ao Museu da Língua Portuguesa Novos computadores foram instalados na Clínica Odontológica para iniciar o processo de informatização. pág. 4 Biossegurança passa a ser conteúdo programático obrigatório da graduação pág. 3 Projeto de extensão possibilita atendimento à tribo Kuikuro pág. 3 Festa Junina pág. 6 FOUSP recebe primeira bolsa DAAD/ CAPES para doutorado “sanduíche” pág. 4 Clínica Odontológica em processo de informatização Índios da tribo Kuikuro rece- beram tratamento odontológico na FOUSP. Doutoranda terá o primeiro duplo diploma da FOUSP pág. 4 pág. 8 pág. 7 FOUSP na Feira das Profissões pág. 5 Novos computadores instalados na Clínica Prof. Dr. Glauco Fioranelli Vieira e Profa. Dra. Maria da Graça Naclério-Homem com índio da tribo Kuikuro Outorga do Título de Professor Emérito Reforma total e modernização de sala de aula Apuí Arquitetura Perspectiva da sala A-2 após a reforma

Upload: trinhngoc

Post on 17-Jun-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo

Publicação trimestral da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Ano II nº4 . jun|jul|ago 2007

FOUSP

Em setembro ini-ciarão as obras parareforma da salaA-2, que servirá demodelo para asoutras quatro quevirão na sequência.pág. 5

Visita ao Museu da Língua Portuguesa

Novos computadoresforam instalados naClínica Odontológicapara iniciar o processode informatização.

pág. 4

Biossegurança passa a serconteúdo programáticoobrigatório da graduaçãopág. 3

Projeto de extensão possibilita atendimentoà tribo Kuikuro

pág. 3

Festa Junina

pág. 6

FOUSP recebe primeira bolsa DAAD/CAPES para doutorado “sanduíche”pág. 4

Clínica Odontológica em processo de informatização

Índios da tribo Kuikuro rece-beram tratamento odontológico naFOUSP.

Doutoranda terá o primeiro duplodiploma da FOUSP

pág. 4

pág. 8

pág. 7

FOUSP na Feira das Profissõespág. 5

Novos computadores instalados na Clínica

Prof. Dr. Glauco Fioranelli Vieira e Profa.Dra. Maria da Graça Naclério-Homem comíndio da tribo Kuikuro

Outorga do Título de ProfessorEmérito

Reforma total e modernização de sala de aula

Apuí Arquitetura

Perspectiva da sala A-2 após a reforma

2 | Informativo FOUSP

O Informativo FOUSP é uma

publicação trimestral da

Faculdade de Odontologia da

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Profa. Dra. Suely Vilela

Reitora

Prof. Dr. Franco Maria

Lajolo

Vice-reitor

Faculdade de Odontologia

Prof. Dr. Carlos de Paula

Eduardo

Diretor

Profa. Dra. Suzana C. O.

Machado de Sousa

Vice-diretora

Expediente

Jornalista Responsável

Anna Letícia F. Gomes

Acquaviva

MTb 19027

Redação

Elaine Soares Ribeiro

Projeto gráfico

Elaine Soares Ribeiro

Contato

Cartas e Sugestões

[email protected]

Av. Prof. Lineu Prestes, 2227

Cidade Universitária

05508-000

São Paulo – SP

(11) 3091-7817

www.fo.usp.br

Editorial

É com satisfação que publicamos a 4ªEdição do Informativo FOUSP, parte de umprojeto que visa levar informação à nossa co-munidade. Ampliamos o nosso compromissocom a sociedade e, no primeiro semestre,realizamos mais de 40 mil atendimentos àpopulação.

A nossa Clínica Odontológica está emprocesso de informatização para fac i l i tar oacesso ao prontuário dos pacientes e agilizar o agendamento dasconsultas. Foram instalados 51 computadores. Desses, 15 vieramda Coordenadoria de Tecnologia da Informação da USP (CTI) eos outros 36 foram adquiridos com suporte do Pró-Saúde - umprograma do Ministério da Saúde que tem por objetivo reorien-tar o processo de formação nas áreas da saúde, para que os profis-sionais possam responder às necessidades da população brasileira.Hoje o Pró-Saúde oferece na FOUSP aprimoramento profis-sional com treinamentos e oficinas.

Nosso trabalho junto à Coordenadoria do Espaço Físico daUSP (COESF) começa a frutificar. O Prof. Dr. João Cyro André,Coordenador do COESF, liberou algumas obras que já podem serlicitadas pela nossa unidade. No segundo semestre, após auto-rização da Consultoria Jurídica da Universidade, com certeza,daremos continuidade ao processo de modernização da nossainfra-estrutura.

No âmbito da internacionalização da Universidade, foi dadoum importante passo: firmou-se o Convênio entre a USP e a Uni-versidade de Aachen, na área da Odontologia. Nesse sentido, após-graduação da nossa Unidade está muito próxima do seuprimeiro duplo diploma.

A administração participativa instituída em nossa gestão temmostrado a eficiência e a efetividade das nossas ações. Por meiodas diversas Comissões, professores, funcionários e alunos estãodiretamente envolvidos nos projetos da nossa Escola. Assim,temos obtido ótimos resultados e estamos recuperando veloz-mente a nossa posição junto à comunidade científica do país.

Prof. Dr. Carlos de Paula EduardoDiretor da FOUSP

Expediente

3 | Informativo FOUSP

Biossegurança passa a ser conteúdo programático obrigatório da graduação

A partir do próximo semestrefará parte da grade horária do cur-so de graduação em Odontologia,tanto diurno, quanto noturno, oconteúdo programático de Bios-segurança, com carga de 12 horas.

Essa inclusão justifica-se pelanecessidade de calibrar os alunospara terem uma postura, dentro doslaboratórios e clínicas da Univer-sidade e no exercício da profissão,que respeite o conhecimento téc-nico-científico sobre o assunto,atenda aos requisitos da legislação

sanitária vigente e, sobretudo, osprincípios éticos.

Durante os atendimentosodontológicos são uti l izadosinstrumentos perfurocortantes erotatórios que produzem goteja-mentos, borrifos de sangue, sali-va e outros fluídos contaminadosnos instrumentos e na proximidadedos olhos, boca e dedos do ci-rurgião-dentista. Os procedimen-tos de biossegurança garantem quenenhum profissional ou pacientevenha a contrair qualquer doença

ou infecção em decorrência damanipulação.

Os temas tratados durante asaulas ministradas pelo Prof. Dr.Jayro Guimarães Jr., do Departa-mento de Estomatologia, serãogenéricos, conceituais e fundamen-tais devido à pequena carga horária.

Havendo interesse das váriasDisciplinas, um conteúdo específi-co, que não conste do Manual pre-sente no site da FOUSP, poderá serincluído no programa depois deconstatada a sua relevância.

Nos meses de abril e maiocinqüenta índios da tribo Kuikuroestiveram em São Paulo difundin-do sua cultura. Eles vivem noParque Nacional do Xingu, MS,uma região na qual se localizammais outras 15 aldeias indígenas.A vinda dos índios foi promovidapela Toca da Raposa, por meio doprojeto “Vivendo e Aprendendocom os Índios”.

A pedido do cacique AfukakaKuikuro, a Profa. Dra. Maria daGraça Naclério-Homem, do De-partamento de Cirurgia, Prótese eTraumatologia Buco-Maxilo-Faci-ais, coordenou, em parceria como Prof. Dr. Atlas Edson MolerosNakamae, do Departamento de

orientação de higiene bucal, cuida-dos com a alimentação e ma-nutenção da saúde.

Esse projeto deu seu primeiropasso em 2006, quando a Profa. Dra.Maria da Graça coordenou o aten-dimento em caráter emergencial a30 índios da tribo. “Nessa opor-tunidade tomei conhecimento datriste realidade das condições desaúde bucal da comunidade dosKuikuros”, afirma a professora, quepretende tornar permanente essaatividade, como parte do calendárioda disciplina de Cirurgia Odon-tológica e Buco-Maxilo-Facial.

Prótese, e o Prof. Dr.Glauco Fioranelli Vieira,do Departamento deDentística , um projeto deextensão para atendimen-to clínico-cirúrgico dosíndios durante a sua esta-da em São Paulo.

Os atendimentos acon-teceram nas dependências daFOUSP. Durante seis diasforam realizados procedi-mentos como exodontias, res-

taurações, instalações de próteses eraspagem periodontal. Crianças eadultos assistiram palestras para

Projeto de extensão possibilita atendimento à tribo Kuikuro

Equipe FOUSP e índios da tribo Kuikuro

Índio da tribo Kuikuro na FOUSP

4 | Informativo FOUSP

A Comissão de Cultura e Exten-são organizou, no dia 21 de junho,um passeio cultural. O destino foi oMuseu da Língua Portuguesa, na Es-tação da Luz. O Museu é modernoe diferente dos tradicionais. Ofereceao visitante uma experiência nova,com espaços interativos e ricos emrecursos audiovisuais que aguçam acuriosidade do público.

A visita monitorada foi iniciada no

primeiro andar, com a mostra tem-porária “Clarice Lispector – A Hora daEstrela”, revelando ao público um pou-co do universo dos diversos trabalhospublicados pela escritora. Em segui-da, os visitantes puderam conhecera linha do tempo da história danossa língua e, por meio de vídeos eacervo digital, observarama diversidade cultural e de“falares” das mais varia-das regiões do Brasil. Avisita terminou com umaapresentação audiovisualsurpreendente.

“Os eventos programa-dos pela Comissão de Cul-tura e Extensão são abertosa funcionários, discentes edocentes, mas a presença dosalunos ainda é muito tímida”

Funcionários da FOUSP em visita ao Museu da LínguaPortuguesa

No início do mês de março opresidente da CAPES, Prof. Dr. JorgeAlmeida Guimarães e o diretor de de-senvolvimento científico e tecnológicoda FINEP, Dr. Carlos Alberto Aragãode Carvalho, estiveram em Bonn, naAlemanha, para visitar a sede do DAAD(Serviço Alemão de IntercâmbioAcadêmico - Bonn), e nas Univer-sidades de Berlin e RWTH (Aachen).

Os próximos passos na cooperação

FOUSP recebe primeira bolsa DAAD/CAPES para doutorado sanduícheacadêmica teuto-brasileira e o incenti-vo para o desenvolvimento de novastecnologias foram discutidos e pode seresperado como resultado um maiorapoio a projetos brasileiros. Neste mo-mento de intensificação dos acordoscientíficos com a Alemanha, a FOUSPse alegra por ter a primeira bolsaDAAD/CAPES de doutoradosanduíche, concedida à doutorandaMarcella Esteves Oliveira, e espera que

nos próximos anos um número maiorde alunos possa ser beneficiado com bol-sas desse tipo. O DAAD é uma as-sociação alemã, sem fins lucrativos, queoferece diversos programas de bolsas deestudo e apoio à pesquisa a estudantesde graduação e pós-graduação, profes-sores e pesquisadores universitários, etem sido um dos principais parceiros daCAPES para os intercâmbios acadêmi-cos com a Alemanha.

O primeiro acordo para a realiza-ção de uma tese de doutorado emCo-Tutela entre a FOUSP e uma uni-versidade estrangeira foi assinado naprimeira semana de março pelo Reitorda faculdade RWTH de Aachen (Ale-manha), o Prof. Dr. Burkhard Rauhut.

A assinatura desse contrato pelaProfa. Dra. Suely Vilela, Reitora da Uni-versidade de São Paulo, formaliza aresponsabilidade de ambas as insti-tuições (USP e Universidade de

Doutoranda terá o primeiro duplo diploma da FOUSPAachen) pela tese, ou seja, as duas Uni-versidades reconhecerão a validade dacoorientação realizada, outorgando otítulo de doutora à candidata MarcellaEsteves de Oliveira. A tese do progra-ma de pós-graduação em Odontologia– Área de Dentística - está sendo orien-tada, na Universidade de São Paulo, peloProf. Dr. Carlos de Paula Eduardo, e naUniversidade RWTH de Aachen peloProf. Dr. Christian Apel. Trata-se de ummarco na história da pós-graduação da

FOUSP e abrirá o caminho para queem um futuro próximo o número deacordos desse tipo se intensifique,aumentando a visibilidade da insti-tuição no exterior e também o intercâm-bio de conhecimentos e tecnologia. Comisso, a FOUSP espera contribuir, cadadia mais, para a solidificação daimagem da Universidade de São Pau-lo como uma instituição de referên-cia em pesquisa e excelênciaacadêmica no âmbito internacional.

Visita ao Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa

afirma Márcia Machado, secretária dacomissão.

A participação dos estudantesé mais intensa na Feira das Profis-sões da USP e na Semana de Artesda Faculdade, que acontecem nosegundo semestre, nos meses deagosto e setembro respectivamente.

5 | Informativo FOUSP

FOUSP na Feira das Profissões

A FOUSP participou da segunda edição da Feira das Profissões nosdias 9, 10 e 11 de agosto. Segundo a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão,visitaram a feira mais de 18 mil estudantes do ensino médio.

O estande da FOUSP teve apoio de professores e funcionários, alémdos alunos monitores que prestaram esclarecimentos aos estudantes doensino médio sobre a profissão de cirurgião-dentista. Estima-se que pas-saram pelo estande 1,5 mil visitantes por dia.

A Faculdade terá em poucosmeses a sala A-2 totalmente mo-dernizada. Em setembro iniciarãoas obras. Esta será a primeira salade aula reformada com recursos deuma parceria com a empresaDentsply, que financiará 80%, e oPró-Saúde (Ministério da Saúde),que financiará os outros 20%.

A sala A-2 servirá também demodelo para as outras quatro salasque serão reformadas na seqüência.O projeto contempla uma infra-estrutura moderna, com recursosaudiovisuais, carteiras estofadas,ar condicionado, tudo para atenderas necessidades pedagógicas dosalunos com conforto e eficiência. Émais um passo dado com o esforçode diversos professores e funcionáriospara a concretização de um sonho.

Reforma total e modernização de sala de aula

O Departamento de Ortodontia e Odon-

topediatria realizará na FOUSP, o

1º Simpósio de Mínima Intervenção em

Odontologia. O objetivo é apresentar e

discutir temas relevantes e evidências

científicas atuais das aplicações da

Mínima Intervenção na prática clínica diária

da Odontologia.

Dentre os ministradores, estarão presentes

os professores: Steffen Mickenautsch,

Martin Tyas, Monique Van der Veen,

Fernando Borba Araújo, José Carlos P.

Imparato, Jaime Cury e Soraya Leal.

As palestras serão ministradas no

Anfiteatro Myaki Issao, na FOUSP, das

8h às 18h30, nos dias 30 e 31 de agosto.

1° Simpósio sobreMínima

Intervenção emOdontologia

Perspectivasda futura salaA-2. Serãoduas opçõesde utilização

Apuí Arquitetura

Apuí Arquitetura

Alunas da FOUSP na Feira das Profissões

6 | Informativo FOUSP

Funcionários das áreas finan-ceira e administrativa participaramdo 6º do GEFIM (Gestão Finan-ceira e de Materiais). O encontro évoltado para todos os funcionáriosda USP envolvidos no processo ad-ministrativo de finanças e materiais.Este ano o GEFIM foi realizado noCampus de Pirassununga.

A proposta desta edição foiGestão de Processos. “A nossa

Escola participou de todas asedições anteriores e este ano,além dos funcionários da área fi-nanceira, o evento foi aberto tam-bém para a área administrativa,isso é muito importante para a in-tegração destas áreas e possibilitaque ambas falem a mesma língua”afirma Maria Aparecida Barbosa,Assistente Técnica Administrativa daFaculdade.

6º GEFIM - Gestão Financeira e de Materiais

Funcionários da FOUSP no 6º GEFIM

Segurança○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

A Gestão de Segurança e a Comissão de Segurança da FO estão se esforçando para melhorar a qualidadede vida da nossa comunidade. A observação dos 10 itens das Recomendações Básicas de Segurança já trouxeexcelentes resultados. Colabore com a Segurança fazendo a sua parte. Segurança é dever de todos.

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA

1. Utilize SEMPRE o seu crachá para acesso às dependências da FO, ele é pessoal e intransferível. Use-o em lugar visível.

2. Comunique sempre, com antecedência, a realização de eventos e seus participantes à Gestão de Segurança e Qualidade

de Vida. Formulário disponível no endereço: www.fo.usp.br/intranet

3. Ao final da aula, expediente ou sua ausência do local, feche as janelas, desligue os aparelhos de ar condicionado, apague

as luzes e feche a porta.

4. Receba sua encomenda na Portaria, evitando que estranhos tenham acesso à sua sala, marque sempre que possível data

e hora para entrega.

5. Entrega de mercadorias e materiais DEVEM obedecer ao horário estabelecido para recebimento, pela FO.

6. Para entrada e saída de bens patrimoniais ou de uso pessoal, comunique a Seção de Patrimônio que emitirá documento

de liberação para a Gestão de Segurança e Qualidade de Vida.

7. Para trabalhos fora do horário de expediente, finais de semana e feriados, comunique à Gestão de Segurança e Qualidade

de Vida, para liberação de acesso. Formulário disponível no endereço: www.fo.usp.br/intranet

8. Não estacione em local proibido, não deixe objetos de valor dentro do veículo, verifique se vidros estão fechados e luzes

apagadas. Caso veja um elemento Suspeito rondando, comunique a Vigilância – Ramal 7830.

9. O Patrimônio Público é de sua responsabilidade. (Portaria GR nº 2991 de 19/03/1996).

10. SEGURANÇA é dever de todos.

Festa Junina A festa junina dos funcionáriosda Faculdade aconteceu no dia 29 dejunho e reuniu mais de 70 pessoas,entre docentes e não-docentes, pro-movendo a integração.

O arraial teve direito a comidastípicas e até a tradicional quadrilha,com todos os integrantes caracteriza-dos. A organização e produção foirealizada com a contribuição dos par-ticipantes sob a coordenação da Sra.Márcia Machado do Serviço deAssistência aos Colegiados.

7 | Informativo FOUSP

Outorga do Título de Professor Emérito

“A carreira acadêmica constitui-se em um sacerdócio. Ao abraçá-la,o indivíduo passa a trilhar um ca-minho que, embora intelectualmente

profícuo e gratificante, exige muitotrabalho e dedicação[...] A vida uni-versitária não se restringe às salasde aula e aos laboratórios, mas seestende a toda a comunidade que,ainda que o desconheça, é cons-tantemente alimentada pelo produ-to maior da natureza humana: oconhecimento”.

O trecho acima é parte do textoescrito por Marieta Trancoso de Cas-tro para a cerimônia de Outorga doTítulo de Professor Emérito a qua-

tro docentes da Unidade. Foramrealizadas duas cerimônias. A primei-ra teve lugar no Anfiteatro Prof. Dr.Myaki Issao, em 31 de maio, e home-

nageou os ProfessoresDr. José Nicolau, Ti-tular do Instituto deQuímica que, apósaposentar-se, tematuado na FOUSPna área de Bioquími-ca Oral, Dr. NeySoares de Araújo,Titular da Disciplinade Patologia Bucal,e Dr. José Hilde-

b r a n d o To d e s c a n , Titular daDisciplina de Periodontia.

A sessão foi abertapela vice-diretora, Profa.Dra. Suzana C. O.Machado de Sousa e, emseguida, os homenagea-dos foram saudados, res-pectivamente, pelos Pro-fessores Dr. Flávio Favade Moraes, Titular do Instituto deCiências Biológicas, Dr. RodneyGarcia da Rocha, Titular do Depar-

tamento de Estomatologia e Dr.Francisco Emílio Pustiglioni,Titular do Departamento de Esto-matologia. Familiares, amigos ecolegas dos professores homena-geados estiveram presentes.

Em 03 de julho, foi entregue oTítulo de Professor Emérito ao Prof.Dr. Reynaldo Todescan, em umacerimônia atípica e emocionante.Atípica porque o Título foi concedi-do ao professor Reinaldo em sessãoda Congregação de 26 de abril de1996, e somente agora procedeu-seà solenidade de entrega do diploma.Emocionante pela sua importânciacomo acadêmico no desenvolvimen-to da odontologia e na formação de

inúmeros profissionaisdesta Escola. A sessão,realizada na sala daCongregação, foi abertapelo Diretor da FOUSP,Prof. Dr. Carlos de PaulaEduardo, e coube ao Prof.Dr. Carlos Gil, Titular do

Departamento de Prótese, apresentara saudação. Entre os presentes esta-vam professores, familiares e amigos.

Prof. Dr. ReynaldoTodescan

Prof. Dr. José Nicolau, Prof. Dr. Francisco Emílio Pustiglioni,Profa. Dra. Suzana M. de Sousa, Prof. Dr. Ney Soares de Araújoe Prof. Dr. José Hildebrando Todescan

Cleber de Paula

A Universidade de São Paulo participa do “Pro-grama de Mobilidade Internacional - BolsasLuso-Brasileiras e Ibero-Americanas”, total-mente financiado pelo grupo SantanderBanespa. Na primeira fase do projeto, segundosemestre de 2006, a graduanda Maria Fernan-da Hersan Nadal foi para a Universidade deBarcelona, agora na segunda fase, a aluna TaisCarvalho de Oliveira irá para a Universidadede Coimbra.O propósito deste programa é possibilitar aosalunos cursar disciplinas de graduação eminstituições de ensino estrangeiras durante umsemestre, promovendo o intercâmbio deconhecimento e intensificar os esforços da Uni-versidade no caminho da internacionalização.

Marcelo Queiroz Oliveira, aluno do 4º ano docurso noturno de graduação, foi premiado comosegundo colocado na apresentação de casos clíni-cos durante o I Seminário Acadêmico de Esto-matologia. Ele concorreu com 22 estudantes degraduação e pós-graduação de faculdades dasuniversidades e hospitais paulistas.O caso clínico apresentado versou sobre o “Carci-noma Mucoepidermóide de Maxila”, teve comoco-autor o mestrando Ophir Ribeiro Jr. e orien-tação do Prof. Dr. Jayro Guimarães Jr., ambos daDisciplina de Estomatologia Clínica da FOUSP.O evento foi organizado pela Sociedade Paulistade Estomatologia – SOPE - em conjunto com aAPCD e a ABCD, e ocorreu no dia 30 de junho de2007.

Aluno da FOUSP é premiado no ISeminário Acadêmico de

Estomatologia

Aluna da FOUSP ganha bolsa paraestudar na Universidade de

Coimbra

8 | Informativo FOUSP

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Para facilitar o acesso de pacientes àClínica Odontológica, evitando longas vol-tas pelo estacionamento e garantindo maiorsegurança, foi construída uma escada ligan-do a entrada de pedestres à calçada ao arredordo nosso prédio (como mostra a foto ao lado).

Continuaremos trabalhando parafacilitar a acessibilidade na FOUSP.Hoje são mais de 1000 pessoas circulandopelas clínicas diáriamente.

O ônibus da FOUSP, adquirido em 2006,tem facilitado e ampliado os serviços deextensão prestados à comunidade. Alunos eprofessores agora fazem suas atividades externas, como os programas sociais em locais distântes da FOUSP,com muito mais conforto e segurança.

FOUSP melhorando a acessibilidade

Nova FOUSP

Nova escada e ônibus da FOUSP

A FOUSP se entristece pela perda de duas docentes. A Professora Doutora SilviaRosana Soares Carneiro, do Departamento de Estomatologia e a Professora

Doutora Célia Regina Martins Delgado Rodrigues, do Departamentode Odontopediatria e Ortodontia.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

As três clínicas das faculdades de Odontologia da Uni-versidade de São Paulo - FO, FORP e FOB – estão emprocesso de informatização. Um sistema está sendo de-senvolvido na FORP, em Ribeirão Preto, pelo analistaLuciano Luiz Finco, e tem o apoio das equipes técnicas daFOUSP e FOB. A nova Clínica da FOUSP já conta com51 computadores espalhados por todos os módulos de aten-dimento, desses, 36 foram adquiridos com suporte do Pró-Saúde - um programa do Ministério da Saúde - e osoutros 15, mais 2 servidores, por meio do intenso apoio doProf. Dr. Gil da Costa Marques, da Coordenadoria deTecnologia da Informação.

O projeto irá permitir o acesso rápido ao prontuárioatualizado do paciente, agilidade no agendamento das con-

sultas e fornecimento de dados precisos dos atendimentos realizados pelas Unidades. Em agosto começaramos testes na FOB, em setembro teremos testes na FOUSP e, em seguida, um novo encontro será promovidopela CTI para apresentação dos resultados da avaliação para posterior implantação.

Clínica Odontológica em processo de informatizacão:CTI-USP apoia FO, FORP e FOB trabalhando juntas

Novos computadores instalados na Clínica