informativo ed.05 - junho 2016

4
Informativo secretaria de estado de administração penitenciária SEAP Ed. 5 | Junho 2016 Em torno de 26 mil atendimentos a internos foram realizados nas unidades prisionais da capital no mês de maio Pág.02 Foto: Erica Melo/Seap Visitante é flagrada tentando entrar no CDPM com cinco celulares escondidos na roupa íntima da filha 03 Mais de 300 materiais proibidos são apreendidos com visitantes em unidades prisionais 02 ATENDIMENTO NAS UNIDADES

Upload: seapamazonas

Post on 02-Aug-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Ed.05 - Junho 2016

Informativo secretaria de estadode administração

penitenciária SEAP Ed. 5 | Junho 2016

Em torno de 26 mil atendimentos a internos foram realizados nas unidades prisionais da capital no mês de maio Pág.02

Foto: Erica Melo/Seap

Visitante é flagrada tentando entrar no CDPM com cinco celulares escondidos na roupa íntima da filha 03Mais de 300 materiais proibidos são

apreendidos com visitantes em unidades prisionais 02

ATENDIMENTO NAS UNIDADES

Page 2: Informativo Ed.05 - Junho 2016

Durante todo o mês de maio, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizou, aproximadamente, 26 mil atendimen-tos a internos nas áreas psicológica, jurídica, social, de saúde, odontológica e educação física. O número corresponde ao relatório mensal de dez unidades prisionais da capital do regime provisório, fechado e semiaberto.

As unidades atendidas foram os Centros de Detenção Provisória Feminino (CDPF) e Masculi-no (CDPM), Penitenciária Feminina (PFM), Unidade Prisional Semiaberto Feminino (UPSF), Cadeia Pública Raimundo Vida Pessoa (CPDRV), Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) dos regimes fechado e semiaberto.

Para o secretário, Pedro Florêncio, a iniciativa segue a orientação de oferecer um tratamento humanizado aos detentos. “Dentro das restri-ções que eles enfrentam diariamente, na condi-ção de encarcerados, nós como Estado, procu-ramos viabilizar essas ações, que permitem a eles ter uma melhor qualidade de vida durante o período em que estão cumprindo pena”, afirma.

Na área psicológica foram realizados 3.318 atendimentos, no jurídico 6.329, no serviço social 1.338, atendimento médico 1.081, enfer-maria 649, odontológico 8.800 e educação física 4.150, totalizando 25.745 atendimentos.

A Seap busca, através desses atendimentos, implementar ações de prevenção e de imuniza-ção a saúde dos internos, agilizar os processos jurídicos e realizar atendimentos sociais, bus-cando uma atenção para a pessoa encarcerada e o convívio com a família.

A maioria dos procedimentos é realizada dentro das unidades prisionais, na área social onde ficam as salas de enfermaria, odontologia, social, psicológica e o jurídico. As atividades guiadas pelos profissionais de educação física são feitas nas quadras e áreas de vivência das unidades. Todos os atendimentos são realiza-dos pelas equipes técnicas da Seap e da Uma-nizzare Gestão Prisional Privada, juntamente com apoio de entidades parceiras.

Em torno de 26 mil atendimentos a internos foram realizados nas unidades prisionais da capital no mês de maioTEXTO: EMANOELLA ROSÁRIO | FOTOS: ERICA MELO

02 SEAP

Em torno de 26 mil atendimentos a internos foram realizados nas unidades prisionais da capital no mês de maio Pág.02

Informativo | Junho 2016

Page 3: Informativo Ed.05 - Junho 2016

Mais de 300 materiais proibidos são apreendidoscom visitantes em unidades prisionais

De janeiro a maio deste ano, as unidades prisionais do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) do regime fechado, Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) registraram a apreensão de mais de 300 itens com visitantes em procedimentos de revista na entrada das unidades, de acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (9) pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Segundo o secretário da Seap, Pedro Florencio, em fevereiro as unidades do Ipat e CDPM receberam do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) novos equipamentos de segurança e inspeção eletrônica. “As unidades receberam máquinas de raios-x, portais detectores de metais, raquetes e banquetas. Em março o Compaj também recebeu os mesmos materiais, que agilizam as revistas, são mais eficientes e seguros. Com o auxílio desses equipamentos foram impedidos que todos os mate-riais proibidos entrassem nas unidades, atacando então a origem do problema”.

Entre os materiais apreendidos com visitantes que tentaram entrar nas unidades, os itens mais comuns foram entorpecentes e celulares, sendo 57 trouxinhas, quatro porções de maconha e 35 apare-lhos celulares. Chaves de fenda, joias e chips de celulares vem logo em seguida, respectivamente com 32, 29 e 24 unidades.

Os demais objetos encontrados em posse dos visitantes e que foram impedidos de entrar são: bateria de celular (17), fone de ouvido (17), carrega-dor de celular (13), cartão de memória (10), bebidas alcóolicas dentro de garrafas pets (9 litros), cabo usb (8), pen drive (1), documentos falsos ou de outra pessoa (8), facas (8), outros objetos perfurantes (7) e demais objetos.

Pedro Florencio ressalta que esse é o resultado de procedimentos bem executados no primeiro contato que os visitantes têm quando chegam às unidades. “Todo material que entra para os internos junto com os visitantes deve ser bem revistado pelos agentes de socialização e pelas equipes de plantão da Seap que estão nas unidades nos dias de entrega de objetos e nos finais de semana quando acontecem as visitas. Uma revista bem feita evita que os mate-riais ilícitos cheguem às mãos dos internos”.

Equipamentos recebidos nas unidadesTodos os equipamentos recebidos foram adquiridos pelo Departamento Nacional Penitenciário (Depen) e doados para unidades prisionais em todo o Brasil. Pedro Florencio explica que a expectativa é que as demais unidades recebam os materiais após os Jogos Olímpicos, aumentando a produtivi-dade e fiscalização. “Todo o aparato recebido pela Seap se utiliza de materiais altamente modernos que estão auxilian-do no combate a entrada de objetos proibidos. O resultado dos cinco primeiros meses no ano mostra que não só os equipamentos estão sendo bem utilizados, mas também os profissionais estão capacitados e empenhados em colabo-rar na segurança nas unidades prisionais e para manter a ordem e disciplina no sistema”.

Nos dias 15 e 16 de fevereiro os servidores do sistema prisio-nal participaram de uma capacitação feita pelo Depen para o manuseio dos equipamentos. Os materiais possibilitam que

Informativo | Junho 2016

TEXTO E FOTOS: KAMILLA LIRA

03SEAP

Page 4: Informativo Ed.05 - Junho 2016

Visitante é flagrada tentando entrar no CDPM com cinco celulares escondidos na roupa íntima da filha

Na manhã deste domingo (12), uma visitante foi flagra-da tentando entrar com cinco celulares dentro da roupa íntima da filha de cinco anos no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a visitan-te Gerlane Silva Rodrigues foi conduzida ao 19º Distrito Integrado de Polícia (19º DIP).

Gerlane foi uma das primeiras a passar pelos procedi-mentos de revista assim que iniciou o horário de visitas na unidade, por volta das 5h. Ao passar pelo detector de metal com a filha no colo o equipamento acusou a presença de material proibido. Gerlane deixou a filha aguardando para passar pelo próximo procedimento de segurança, a raquete, onde uma agente de socialização passou o equipamento pelo corpo de Gerlane, detectan-do a presença de um fone bluetooth escondido no sutiã.

A visitante se mostrou nervosa, levantando suspeitas da existência de outros materiais mais graves escondidos. Os agentes desconfiaram de objetos dentro da roupa da

EXPEDIENTE

secretaria de estadode administração

penitenciária

Pedro Florencio FilhoSecretário de Estado de

Administração Penitenciária

Lidianne Lavor Cruz TammerSecretária Executiva

Marcos Klinger dos Santos PaivaSecretário Executivo Adjunto

Assessoria de Comunicação SeapKamilla Lira - Assessora ChefeEmanoella Rosário - AssessoraErica Melo- Publicitária/FotógrafaRaina Feitoza- Estagiária de Design

Informativo | Junho 2016

criança. A mãe confessou e tirou cinco celulares, três chips, um carregador e um cartão de memória dentro da roupa íntima da filha.

Gerlane foi ao CDPM para visitar o companheiro, Sérgio Silva de Sales, do pavilhão 1 da unidade. A visitante foi encaminhada a uma sala na unidade para o registro da ocorrência e teve a autorização de visita suspensa por 30 dias, sendo posteriormente conduzida ao 19º DIP para os procedimentos de flagrante.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Pedro Florencio, ressalta que as ocorrências de mate-riais apreendidos com visitantes nos procedimentos de revista estão sendo eficientes. “Estamos intensificando o combate à entrada de objetos ilícitos nas unidades prisionais. Os visitantes estão sendo impedidos de entrar com esses materiais graças aos equipamentos de segurança e a capacitação dos funcionários que estão devidamente instruídos para lidarem em situa-ções como essa”.

TEXTO: KAMILLA LIRA FOTOS: DIVULGAÇÃO CDPM

04 SEAP