informativo do dr. gonzaga

4
Boletim Informativo • Agosto 2012 NÃO JOGUE ESTE IMPRESSO NA VIA PÚBLICA

Upload: imagem-brasil-producoes

Post on 16-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo do Vereador Dr. Gonzaga

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo do Dr. Gonzaga

O vereador Dr. Gonzaga tem cobrado insistentemente o prefeito Edvaldo

Nogueira para que atenda a reivindicação dos moradores do bairro Dezoito do Forte, que solicitam o serviço de limpeza e tapamento do canal localizado na Av. Manoel Cruz. Dr. Gonzaga disse que há vários anos vem se empenhando junto ao prefeito para uma solução do canal.

“Desde 2008 eu venho pedindo a realização dessa obra e, na última reunião que tive com o prefeito, ele afirmou que o tapamento do canal faz parte do planejamento da prefeitura e que a obra seria realizada em 2012. Infelizmente, até agora a licitação para realização do serviço ainda não foi feita”, lamentou.

O vereador disse que vai continuar sua peregrinação até obter uma solução para o caso, pois reconhece que o canal a céu aberto representa uma ameaça à saúde das pessoas que moram na avenida ou nas suas proximidades, as quais têm apresentado frequentemente casos de infecção, por causa dos dejetos contaminados que são jogados pelos hospitais instalados próximo ao canal.

O vereador Dr. Gonzaga solicitou ao prefeito Edvaldo Nogueira que promova a concessão

de alvará de licença para taxistas com veículos adaptados para transportar pessoas com deficiência física. “A acessibilidade dessas pessoas é uma questão que precisa de atenção especial por parte do poder público executivo e do legislativo, que devem contribuir com ações efetivas que promovam a sua inclusão social na sociedade”, explicou o vereador.

REVITALIZAÇÃO DE CANALDA AV. MANOEL CRuZ

TÁxIs ADApTADOsO vereador Dr. Gonzaga apresentou

sugestão ao prefeito Edvaldo Nogueira para implantação do chamado IPTU VErDE na cidade de Aracaju, após conhecer projeto implantado, com sucesso, em outras cidades do país. O chamado IPTU VErDE consiste em um conjunto de benefícios fiscais concedidos à população, mediante a adoção dos princípios da sustentabilidade nas edificações. O desconto é concedido de acordo com o tipo de ação que é colocada em prática e chega até a 20% do valor a ser pago pelo dono do imóvel.

Jornalista responsável:Evanice Cazavia - MTB: 12229

De forma incansável, o vereador Dr. Gonzaga tem usado a tribuna da

Câmara Municipal para pedir a atenção do prefeito Edvaldo Nogueira e das demais autoridades municipais para a questão da falta de praças e espaços públicos de lazer para a população da cidade, especialmente para os que vivem na periferia.

Dr. Gonzaga disse que em todas as reuniões que faz nas comunidades não há uma só vez que não ouça o mesmo pedido dos moradores: a construção de uma praça no local. E, por isso, tem apelado ao prefeito para que ouça o clamor popular e desenvolva um projeto específico para promover a construção e revitalização de praças nos bairros.

“Em muitos locais as praças já existem, mas estão abandonadas, o que torna a situação ainda pior, porque o povo deixa de frequentar o local e os marginais tomam conta do espaço público para consumir drogas”, lamentou.

MANuTENÇÃODE pRAÇAs

sOLuÇÃO pARA Os pRObLEMAs DO ARuANA

Desde o primeiro dia do seu primeiro mandato como

vereador, Dr. Gonzaga tem cobrado uma solução para a situação precária e de abandono em que se encontra a parte antiga do bairro do Aruana, localizada entre a rodovia José Sarney e a Avenida Melício Machado. “Em todo loteamento as ruas já perderam totalmente a camada asfáltica e os buracos se transformaram em enormes crateras”, diz.

A busca por solução já foi motivo de vários pronunciamentos na Câmara e de diversas reuniões com o prefeito e com o presidente da Emurb, como a que aconteceu no último dia 23 de julho, com a presença de moradores do bairro.

De acordo com as informações recebidas oficialmente do presidente da Emurb, Osvaldo Nascimento, já foi aprovado o projeto de financiamento para a realização da obra de saneamento básico, drenagem, iluminação e pavimentação das ruas, o que irá sanar de vez os problemas de ruptura da camada asfáltica. Nos próximos 60 dias deverá ser concluída a licitação para a realização da obra, quando então os serviços serão iniciados.

IpTu VERDE

O vereador Dr. Gonzaga colocou em discussão na Câmara Municipal,

o tema relacionado com as péssimas condições das calçadas de Aracaju, que na maioria dos bairros estão completamente intransitáveis. “Além dos buracos e obstáculos, quase todas as calçadas possuem degraus e desníveis mal projetados, o que dificulta a passagem dos pedestres, especialmente dos idosos, deficientes e mães com carrinho de bebê, que são obrigados a transitar pela rua, correndo o risco de acidentes”, informou o vereador.

Segundo o parlamentar, esse assunto foi mencionado também em todas as reuniões de apresentação do Plano Diretor, realizadas nos bairros. “As pessoas reclamam e cobram uma solução da

Prefeitura, sem demonstrar conhecimento de que a responsabilidade pela construção, recuperação e manutenção das calçadas seja do proprietário do imóvel”, explicou Dr. Gonzaga.

Para o vereador esse é o momento de buscar uma solução adequada para essa situação, incluindo o tema no Plano Diretor e indicando uma forma de a Prefeitura e o proprietário solucionarem a questão.

CONsERTO DE CALÇADAs

Boletim Informativo • Agosto 2012

O J

OG

UE

ESTE

IMPR

ESSO

NA

VIA

BLIC

A

Page 2: Informativo do Dr. Gonzaga

O vereador esteve presente na cerimônia de anúncio das obras

de reconstrução da Escola Municipal Deputado Jaime Araújo, onde afirmou que os moradores da Soledade sentiam a sensação de um sonho realizado.

“Há vários anos eu tenho ouvido as reclamações da comunidade e levado suas reivindicações ao prefeito, pedindo uma solução para a escola, que estava completamente abandonada e sem a menor estrutura para funcionar. Foi uma batalha longa e difícil, período em que estive diversas vezes visitando a escola e compartilhando com os alunos e professores a precariedade do prédio e de todas as instalações”, disse o vereador;

Agora, o prédio será totalmente demolido e o terreno passará por uma terraplanagem para atingir o nível da via pública. Em seguida, uma nova escola será erguida no local, oferecendo aos estudantes salas de aula, biblioteca, área de recreação e uma moderna quadra poliesportiva.

Prazo 30 dias para realização de exames (Lei nº 3813)

Estabelece um prazo máximo de 30 dias para conclusão e diagnóstico de exames de alta complexidade, como ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, teste ergométrico, ecocardiografia, entre outros. O objetivo da Lei é atender a população que utiliza os serviços do SUS e que sofre com a demora desses exames, o que muitas vezes resulta no agravamento da doença ou até mesmo na morte do paciente, como o parlamentar já pode comprovar através de reclamações de várias pessoas.

Prevenção de Câncer de Boca(Lei nº 3764)

Cria a Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Conselho regional de Odontologia, com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de boca na população. Este trabalho de prevenção é muito importante, pois esse é um tipo de câncer que quando detectado precocemente tem até 100% de chance de cura. O programa já foi implantado pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o CrO, com ótimos resultados.

Exame de próstata gratuito (Lei nº 4101)

Determina que a Secretaria Municipal de Saúde ofereça gratuitamente na rede pública do Município de Aracaju o exame sanguíneo de PSA para homens com idade igual ou superior a 45 anos. Dr. Gonzaga, que também é médico, explicou que assim como em outros cânceres, a idade é um fator de risco importante, ganhando um significado especial no câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumenta exponencialmente após a idade de 50 anos. O exame de PSA é considerado pela classe médica como a forma mais eficaz para detecção de câncer de próstata, um dos mais letais para o público masculino.“A recomendação é que após os 45 anos de idade os homens façam uma visita anual ao consultório do urologista e faça o teste de PSA. Para incentivar este procedimento periódico, o projeto prevê que a Secretaria Municipal de Saúde faça uma maior divulgação sobre riscos e a necessidade de prevenir o câncer de próstata”, explicou Dr. Gonzaga.

Vitrines de lojas devem ter faixa antitrombada (Lei nº 3.950)

Obriga a colocação de tarja de segurança em lojas comerciais, incluindo as lojas instaladas em shoppings centers, portas, paredes e vitrines de vidro de prédios públicos e particulares. O objetivo é garantir a segurança das pessoas e evitar

fazer esforço físico naquele momento. A falta desta verificação simples pode ocasionar sérios problemas”, explicou o vereador Dr. Gonzaga, destacando que os equipamentos deverão ser operados por pessoas habilitadas.

Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos de Idosos (Lei nº 3.946)

Institui a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos de Idosos, a ser realizada, anualmente, na última semana do mês de setembro. A programação a ser desenvolvida compreenderá palestras, cursos e outros eventos de divulgação, que tenham por objetivo esclarecer a população sobre a crescente incidência de acidentes domésticos de idosos, suas causas, e os cuidados a serem adotados para a prevenção e a atenuação de suas consequências, especialmente aqueles que podem ocorrer pelo derramamento de líquidos quentes, fiação elétrica exposta, fogo, substâncias tóxicas, manuseio de botijão de gás, quedas, uso de instrumentos cortantes e intoxicação por medicamentos.

acidentes, que podem ser até fatais. “É cada vez mais frequente o registro de acidentes causados por batidas em vitrines e portas de vidro transparentes, que não possuem faixa de sinalização”, explicou Dr. Gonzaga, lembrando que a maior parte dos acidentes geralmente acontece com crianças e idosos, que, por causa da transparência do vidro, se confundem pensando que se trata de uma passagem livre.

Controle da pressão arterial nas academias (Lei nº 3.923)

Determina a utilização de equipamentos para medição da pressão arterial em todas as academias de ginástica e estabelecimentos similares de Aracaju. A medida tem o objetivo de evitar possíveis acidentes e até salvar vidas, pois muitas pessoas nem sabem que correm risco ao realizar esforço físico até que algum problema aconteça. De acordo com o texto da Lei, os proprietários de locais reservados a atividades esportivas ficam encarregados de manter os aparelhos em perfeito funcionamento e à disposição dos clientes, de maneira que eles se sintam estimulados a medir a pressão e poderem se exercitar com segurança. “A pressão arterial é um problema sério de saúde porque a maioria das pessoas não apresenta sintomas. Por isso, é chamada de ‘doença silenciosa’. A medição da pressão arterial é muito importante para saber se a pessoa está em condições de

Distribuição Gratuita de Fralda Descartável para idosos

O Projeto de Lei dispunha sobre a distribuição gratuita pelo Poder Público Municipal de fraldas descartáveis geriátricas para idosos acamados e pessoas adultas com deficiência física, mental ou neurológica e com mobilidade reduzida. “Eu apresentei o projeto pela primeira vez em 2010, mas o mesmo foi reprovado na Comissão de Justiça, sob a alegação de que gerava despesa não prevista no orçamento. Como considero o benefício de suma importância para a população de idosos e deficientes acamados, reapresentei o projeto em 2011 com tempo suficiente para que os recursos necessários fossem incluídos no orçamento da prefeitura para 2012”, esclareceu o parlamentar, lamentando que os demais vereadores não tenham aprovado projeto de tão alta relevância e alcance social para os idosos carentes.

Dr. Gonzaga tem empenhado esforços junto à Prefeitura no sentido de

providenciar a instalação de novos bicicletários na cidade, especialmente nos principais terminais de ônibus e também no Mercado Municipal de Aracaju, conforme prevê a Lei 3.685, de sua autoria.

A instalação de estacionamento para bicicletas em espaços públicos estratégicos como esses é importante para incentivar a população a utilizar mais assiduamente a bicicleta como um meio de transporte alternativo.

Aluguel de Bicicletas

Ainda com o objetivo de incentivar que um maior número de pessoas faça uso da bicicleta como meio de transporte e deslocamento na cidade, como alternativa ou complemento ao transporte coletivo, o vereador sugeriu que a Prefeitura estude a possibilidade

de implantação de um projeto de sistema de aluguel de bicicletas públicas.

Essa é uma alternativa bastante viável e que pode trazer resultados significativos para a população, considerando-se a quantidade de ciclovias que já existe na cidade, que hoje ocupa a terceira posição no cenário nacional, sendo considerada a Capital Nacional do Ciclismo.

Outro ponto favorável ao projeto são as condições geográficas da capital, de relevo pouco acidentado e de clima agradável, o que torna as ruas da cidade bastante propícias para uso desse transporte alternativo.

Projetos semelhantes de aluguel de bicicletas públicas já foram implantados com sucesso em algumas cidades brasileiras, a exemplo de Blumenau e Joinville, em Santa Catarina, no rio de Janeiro e, mais recentemente, em João Pessoa, que é a primeira Capital do Nordeste a ter um sistema de bicicletas públicas.

VEREADOR quER MAIsbICICLETÁRIOs NA CIDADE

CONsTRuÇÃO DE NOVA EsCOLA NA sOLEDADE

MaMãe, fique de olho!

o Teste do olhinhojá é lei em aracaju.

Não deixe seu filho sair da maternidade sem ele.

Apesar de estar em vigor desde 2007, a Lei nº 3.442, de autoria do vereador Dr. Gonzaga, ainda não está sendo aplicada em 100% dos bebês recém-nascidos por falta de informação e conscientização.

Muitas mães não exigem o teste porque desconhecem a lei e a importância do exame para a saúde dos seus filhos.

O exame é fácil de ser realizado, rápido e indolor e ajuda a detectar e prevenir doenças oculares como a retinopatia, catarata, glaucoma, infecções, traumas de parto e até mesmo a cegueira.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica uma em cada cem crianças nascidas tem catarata, doença que se for cuidada a tempo pode evitar a cegueira. A falta do exame nos recém-nascidos tem resultado em mais de 50% de crianças com problema de visão, muitos deles só descobertos quando a pessoa já estava cega ou quase cega para o resto da vida.

Proteja a visão dos seus filhos. São apenas três segundos que iluminam uma vida inteira.

“O teste do olhinho é tão importante quanto o

‘teste do pezinho’ e deve ser realizado

obrigatoriamente em todos os bebês na

primeira semana de vida, antes da alta na

maternidade.”

Page 3: Informativo do Dr. Gonzaga

O vereador esteve presente na cerimônia de anúncio das obras

de reconstrução da Escola Municipal Deputado Jaime Araújo, onde afirmou que os moradores da Soledade sentiam a sensação de um sonho realizado.

“Há vários anos eu tenho ouvido as reclamações da comunidade e levado suas reivindicações ao prefeito, pedindo uma solução para a escola, que estava completamente abandonada e sem a menor estrutura para funcionar. Foi uma batalha longa e difícil, período em que estive diversas vezes visitando a escola e compartilhando com os alunos e professores a precariedade do prédio e de todas as instalações”, disse o vereador;

Agora, o prédio será totalmente demolido e o terreno passará por uma terraplanagem para atingir o nível da via pública. Em seguida, uma nova escola será erguida no local, oferecendo aos estudantes salas de aula, biblioteca, área de recreação e uma moderna quadra poliesportiva.

Prazo 30 dias para realização de exames (Lei nº 3813)

Estabelece um prazo máximo de 30 dias para conclusão e diagnóstico de exames de alta complexidade, como ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, teste ergométrico, ecocardiografia, entre outros. O objetivo da Lei é atender a população que utiliza os serviços do SUS e que sofre com a demora desses exames, o que muitas vezes resulta no agravamento da doença ou até mesmo na morte do paciente, como o parlamentar já pode comprovar através de reclamações de várias pessoas.

Prevenção de Câncer de Boca(Lei nº 3764)

Cria a Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Conselho regional de Odontologia, com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de boca na população. Este trabalho de prevenção é muito importante, pois esse é um tipo de câncer que quando detectado precocemente tem até 100% de chance de cura. O programa já foi implantado pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o CrO, com ótimos resultados.

Exame de próstata gratuito (Lei nº 4101)

Determina que a Secretaria Municipal de Saúde ofereça gratuitamente na rede pública do Município de Aracaju o exame sanguíneo de PSA para homens com idade igual ou superior a 45 anos. Dr. Gonzaga, que também é médico, explicou que assim como em outros cânceres, a idade é um fator de risco importante, ganhando um significado especial no câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumenta exponencialmente após a idade de 50 anos. O exame de PSA é considerado pela classe médica como a forma mais eficaz para detecção de câncer de próstata, um dos mais letais para o público masculino.“A recomendação é que após os 45 anos de idade os homens façam uma visita anual ao consultório do urologista e faça o teste de PSA. Para incentivar este procedimento periódico, o projeto prevê que a Secretaria Municipal de Saúde faça uma maior divulgação sobre riscos e a necessidade de prevenir o câncer de próstata”, explicou Dr. Gonzaga.

Vitrines de lojas devem ter faixa antitrombada (Lei nº 3.950)

Obriga a colocação de tarja de segurança em lojas comerciais, incluindo as lojas instaladas em shoppings centers, portas, paredes e vitrines de vidro de prédios públicos e particulares. O objetivo é garantir a segurança das pessoas e evitar

fazer esforço físico naquele momento. A falta desta verificação simples pode ocasionar sérios problemas”, explicou o vereador Dr. Gonzaga, destacando que os equipamentos deverão ser operados por pessoas habilitadas.

Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos de Idosos (Lei nº 3.946)

Institui a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos de Idosos, a ser realizada, anualmente, na última semana do mês de setembro. A programação a ser desenvolvida compreenderá palestras, cursos e outros eventos de divulgação, que tenham por objetivo esclarecer a população sobre a crescente incidência de acidentes domésticos de idosos, suas causas, e os cuidados a serem adotados para a prevenção e a atenuação de suas consequências, especialmente aqueles que podem ocorrer pelo derramamento de líquidos quentes, fiação elétrica exposta, fogo, substâncias tóxicas, manuseio de botijão de gás, quedas, uso de instrumentos cortantes e intoxicação por medicamentos.

acidentes, que podem ser até fatais. “É cada vez mais frequente o registro de acidentes causados por batidas em vitrines e portas de vidro transparentes, que não possuem faixa de sinalização”, explicou Dr. Gonzaga, lembrando que a maior parte dos acidentes geralmente acontece com crianças e idosos, que, por causa da transparência do vidro, se confundem pensando que se trata de uma passagem livre.

Controle da pressão arterial nas academias (Lei nº 3.923)

Determina a utilização de equipamentos para medição da pressão arterial em todas as academias de ginástica e estabelecimentos similares de Aracaju. A medida tem o objetivo de evitar possíveis acidentes e até salvar vidas, pois muitas pessoas nem sabem que correm risco ao realizar esforço físico até que algum problema aconteça. De acordo com o texto da Lei, os proprietários de locais reservados a atividades esportivas ficam encarregados de manter os aparelhos em perfeito funcionamento e à disposição dos clientes, de maneira que eles se sintam estimulados a medir a pressão e poderem se exercitar com segurança. “A pressão arterial é um problema sério de saúde porque a maioria das pessoas não apresenta sintomas. Por isso, é chamada de ‘doença silenciosa’. A medição da pressão arterial é muito importante para saber se a pessoa está em condições de

Distribuição Gratuita de Fralda Descartável para idosos

O Projeto de Lei dispunha sobre a distribuição gratuita pelo Poder Público Municipal de fraldas descartáveis geriátricas para idosos acamados e pessoas adultas com deficiência física, mental ou neurológica e com mobilidade reduzida. “Eu apresentei o projeto pela primeira vez em 2010, mas o mesmo foi reprovado na Comissão de Justiça, sob a alegação de que gerava despesa não prevista no orçamento. Como considero o benefício de suma importância para a população de idosos e deficientes acamados, reapresentei o projeto em 2011 com tempo suficiente para que os recursos necessários fossem incluídos no orçamento da prefeitura para 2012”, esclareceu o parlamentar, lamentando que os demais vereadores não tenham aprovado projeto de tão alta relevância e alcance social para os idosos carentes.

Dr. Gonzaga tem empenhado esforços junto à Prefeitura no sentido de

providenciar a instalação de novos bicicletários na cidade, especialmente nos principais terminais de ônibus e também no Mercado Municipal de Aracaju, conforme prevê a Lei 3.685, de sua autoria.

A instalação de estacionamento para bicicletas em espaços públicos estratégicos como esses é importante para incentivar a população a utilizar mais assiduamente a bicicleta como um meio de transporte alternativo.

Aluguel de Bicicletas

Ainda com o objetivo de incentivar que um maior número de pessoas faça uso da bicicleta como meio de transporte e deslocamento na cidade, como alternativa ou complemento ao transporte coletivo, o vereador sugeriu que a Prefeitura estude a possibilidade

de implantação de um projeto de sistema de aluguel de bicicletas públicas.

Essa é uma alternativa bastante viável e que pode trazer resultados significativos para a população, considerando-se a quantidade de ciclovias que já existe na cidade, que hoje ocupa a terceira posição no cenário nacional, sendo considerada a Capital Nacional do Ciclismo.

Outro ponto favorável ao projeto são as condições geográficas da capital, de relevo pouco acidentado e de clima agradável, o que torna as ruas da cidade bastante propícias para uso desse transporte alternativo.

Projetos semelhantes de aluguel de bicicletas públicas já foram implantados com sucesso em algumas cidades brasileiras, a exemplo de Blumenau e Joinville, em Santa Catarina, no rio de Janeiro e, mais recentemente, em João Pessoa, que é a primeira Capital do Nordeste a ter um sistema de bicicletas públicas.

VEREADOR quER MAIsbICICLETÁRIOs NA CIDADE

CONsTRuÇÃO DE NOVA EsCOLA NA sOLEDADE

MaMãe, fique de olho!

o Teste do olhinhojá é lei em aracaju.

Não deixe seu filho sair da maternidade sem ele.

Apesar de estar em vigor desde 2007, a Lei nº 3.442, de autoria do vereador Dr. Gonzaga, ainda não está sendo aplicada em 100% dos bebês recém-nascidos por falta de informação e conscientização.

Muitas mães não exigem o teste porque desconhecem a lei e a importância do exame para a saúde dos seus filhos.

O exame é fácil de ser realizado, rápido e indolor e ajuda a detectar e prevenir doenças oculares como a retinopatia, catarata, glaucoma, infecções, traumas de parto e até mesmo a cegueira.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica uma em cada cem crianças nascidas tem catarata, doença que se for cuidada a tempo pode evitar a cegueira. A falta do exame nos recém-nascidos tem resultado em mais de 50% de crianças com problema de visão, muitos deles só descobertos quando a pessoa já estava cega ou quase cega para o resto da vida.

Proteja a visão dos seus filhos. São apenas três segundos que iluminam uma vida inteira.

“O teste do olhinho é tão importante quanto o

‘teste do pezinho’ e deve ser realizado

obrigatoriamente em todos os bebês na

primeira semana de vida, antes da alta na

maternidade.”

Page 4: Informativo do Dr. Gonzaga

O vereador Dr. Gonzaga tem cobrado insistentemente o prefeito Edvaldo

Nogueira para que atenda a reivindicação dos moradores do bairro Dezoito do Forte, que solicitam o serviço de limpeza e tapamento do canal localizado na Av. Manoel Cruz. Dr. Gonzaga disse que há vários anos vem se empenhando junto ao prefeito para uma solução do canal.

“Desde 2008 eu venho pedindo a realização dessa obra e, na última reunião que tive com o prefeito, ele afirmou que o tapamento do canal faz parte do planejamento da prefeitura e que a obra seria realizada em 2012. Infelizmente, até agora a licitação para realização do serviço ainda não foi feita”, lamentou.

O vereador disse que vai continuar sua peregrinação até obter uma solução para o caso, pois reconhece que o canal a céu aberto representa uma ameaça à saúde das pessoas que moram na avenida ou nas suas proximidades, as quais têm apresentado frequentemente casos de infecção, por causa dos dejetos contaminados que são jogados pelos hospitais instalados próximo ao canal.

O vereador Dr. Gonzaga solicitou ao prefeito Edvaldo Nogueira que promova a concessão

de alvará de licença para taxistas com veículos adaptados para transportar pessoas com deficiência física. “A acessibilidade dessas pessoas é uma questão que precisa de atenção especial por parte do poder público executivo e do legislativo, que devem contribuir com ações efetivas que promovam a sua inclusão social na sociedade”, explicou o vereador.

REVITALIZAÇÃO DE CANALDA AV. MANOEL CRuZ

TÁxIs ADApTADOsO vereador Dr. Gonzaga apresentou

sugestão ao prefeito Edvaldo Nogueira para implantação do chamado IPTU VErDE na cidade de Aracaju, após conhecer projeto implantado, com sucesso, em outras cidades do país. O chamado IPTU VErDE consiste em um conjunto de benefícios fiscais concedidos à população, mediante a adoção dos princípios da sustentabilidade nas edificações. O desconto é concedido de acordo com o tipo de ação que é colocada em prática e chega até a 20% do valor a ser pago pelo dono do imóvel.

Jornalista responsável:Evanice Cazavia - MTB: 12229

De forma incansável, o vereador Dr. Gonzaga tem usado a tribuna da

Câmara Municipal para pedir a atenção do prefeito Edvaldo Nogueira e das demais autoridades municipais para a questão da falta de praças e espaços públicos de lazer para a população da cidade, especialmente para os que vivem na periferia.

Dr. Gonzaga disse que em todas as reuniões que faz nas comunidades não há uma só vez que não ouça o mesmo pedido dos moradores: a construção de uma praça no local. E, por isso, tem apelado ao prefeito para que ouça o clamor popular e desenvolva um projeto específico para promover a construção e revitalização de praças nos bairros.

“Em muitos locais as praças já existem, mas estão abandonadas, o que torna a situação ainda pior, porque o povo deixa de frequentar o local e os marginais tomam conta do espaço público para consumir drogas”, lamentou.

MANuTENÇÃODE pRAÇAs

sOLuÇÃO pARA Os pRObLEMAs DO ARuANA

Desde o primeiro dia do seu primeiro mandato como

vereador, Dr. Gonzaga tem cobrado uma solução para a situação precária e de abandono em que se encontra a parte antiga do bairro do Aruana, localizada entre a rodovia José Sarney e a Avenida Melício Machado. “Em todo loteamento as ruas já perderam totalmente a camada asfáltica e os buracos se transformaram em enormes crateras”, diz.

A busca por solução já foi motivo de vários pronunciamentos na Câmara e de diversas reuniões com o prefeito e com o presidente da Emurb, como a que aconteceu no último dia 23 de julho, com a presença de moradores do bairro.

De acordo com as informações recebidas oficialmente do presidente da Emurb, Osvaldo Nascimento, já foi aprovado o projeto de financiamento para a realização da obra de saneamento básico, drenagem, iluminação e pavimentação das ruas, o que irá sanar de vez os problemas de ruptura da camada asfáltica. Nos próximos 60 dias deverá ser concluída a licitação para a realização da obra, quando então os serviços serão iniciados.

IpTu VERDE

O vereador Dr. Gonzaga colocou em discussão na Câmara Municipal,

o tema relacionado com as péssimas condições das calçadas de Aracaju, que na maioria dos bairros estão completamente intransitáveis. “Além dos buracos e obstáculos, quase todas as calçadas possuem degraus e desníveis mal projetados, o que dificulta a passagem dos pedestres, especialmente dos idosos, deficientes e mães com carrinho de bebê, que são obrigados a transitar pela rua, correndo o risco de acidentes”, informou o vereador.

Segundo o parlamentar, esse assunto foi mencionado também em todas as reuniões de apresentação do Plano Diretor, realizadas nos bairros. “As pessoas reclamam e cobram uma solução da

Prefeitura, sem demonstrar conhecimento de que a responsabilidade pela construção, recuperação e manutenção das calçadas seja do proprietário do imóvel”, explicou Dr. Gonzaga.

Para o vereador esse é o momento de buscar uma solução adequada para essa situação, incluindo o tema no Plano Diretor e indicando uma forma de a Prefeitura e o proprietário solucionarem a questão.

CONsERTO DE CALÇADAs

Boletim Informativo • Agosto 2012

O J

OG

UE

ESTE

IMPR

ESSO

NA

VIA

BLIC

A