informativo da educação número 349 de 28 de setembro de 2015

3
Educação Boletim nº 349| Florianópolis, 26 de setembro de 2015 Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa Informativo da Em torno de 3 mil pessoas circularam pela I Feira Municipal de Matemática e Ciências e da II Feira Regional de Matemática, evento global que ocorreu na Escola Virgílio Várzea. Além das escolas municipais da Capital, houve representantes do Centro Educacional Barreiros (CEB), de São José, Universidade Municipal de São José (USJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Todos os estudantes e professores receberam medalhas e cada trabalho foi premiado com um troféu. Participação especial da Banda de Música da Escola Maria Conceição Nunes. FEIRAS REÚNEM MILHARES DE PESSOAS A felicidade estava estampada no sorriso da professora auxiliar Renata Cristine Conceição que participou da I Feira Municipal de Matemática e Ciências e da II Feira Regional de Matemática. O projeto dela foi sorteado para representar a rede de ensino na 31ª Feira Catarinense de Matemática, em Joinville ( 28 a 30/10) . O “Brincar é aprender: o jogo como recurso pedagógico” é desenvolvido com as turmas de 1º ao 4º ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, localizada na Costeira do Pirajubaé. São praticadas noções de lógica, adição, espessura e tamanho de formas geométricas. NA ADOTIVA, BRINCAR É APRENDER Outro trabalho que poderá representar a capital na Feira Catarinense de Matemática, em Joinville, em outubro, é o da professora Adriana Jungbluth, da Escola Osmar Cunha, de Canasvieiras, o “Torre de Hanói e a potenciação”. O objetivo é utilizar o jogo matemático para explorar as habilidades de raciocínio lógico, concentração, resolução de problemas de potenciação e memória. TORRE DE HANÓI E A POTENCIAÇÃO Graças à parceria entre a diretoria de ensino fundamental da SME e professores das áreas de Matemática e Ciências, pela primeira vez a rede municipal irá integrar a Feira Catarinense de Matemática. “Fizemos um trabalho de sensibilização para que as escolas desenvolvessem trabalhos para exporem suas práticas pedagógicas. O resultado foi fantástico. Todos saíram ganhando”, observa a professora Jussara Brigo, uma das coordenadoras da I Feira Municipal de Matemática e Ciências e da II Feira Regional de Matemática. PELA 1ª VEZ REDE PARTICIPA DE EVENTO ESTADUAL Divulgação: Carin Perske Divulgação: Carin Perske Divulgação: Carin Perske Divulgação: Carin Perske Foram 73 trabalhos expostos: 40 de Matemática e 33 de Ciências Diretora da DEF, Cláudia Zanela, professora Renata Cristine e Diretora Geral da SME, Maria José Brandão Coordenadoras do evento Roberta BueHring, Marlene Backes e Jussara Brigo Divulgação: Carin Perske Trabalho da professora Adriana Jungbluth envolve alunos dos 6º anos Jogo auxilia no aprendizado da matemática

Upload: truongcong

Post on 07-Jan-2017

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo da Educação número 349 de 28 de setembro de 2015

EducaçãoBoletim nº 349| Florianópolis, 26 de setembro de 2015

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa

Informativo da

Em torno de 3 mil pessoas circularam pela I Feira Municipal de Matemática e Ciências e da II Feira Regional de Matemática, evento global que ocorreu na Escola Virgílio Várzea. Além das escolas municipais da Capital, houve representantes do Centro Educacional Barreiros (CEB), de São José, Universidade Municipal de São José (USJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).Todos os estudantes e professores receberam medalhas e cada trabalho foi premiado com um troféu. Participação especial da Banda de Música da Escola Maria Conceição Nunes.

FEIRAS REÚNEM MILHARES DE PESSOAS

A felicidade estava estampada no sorriso da professora auxiliar Renata Cristine Conceição que participou da I Feira Municipal de Matemática e Ciências e da II Feira Regional de Matemática. O projeto dela foi sorteado para representar a rede de ensino na 31ª Feira Catarinense de Matemática, em Joinville ( 28 a 30/10) . O “Brincar é aprender: o jogo como recurso pedagógico” é desenvolvido com as turmas de 1º ao 4º ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, localizada na Costeira do Pirajubaé. São praticadas noções de lógica, adição, espessura e tamanho de formas geométricas.

NA ADOTIVA, BRINCAR É APRENDER

Outro trabalho que poderá representar a capital na Feira Catarinense de Matemática, em Joinville, em outubro, é o da professora Adriana Jungbluth, da Escola Osmar Cunha, de Canasvieiras, o “Torre de Hanói e a potenciação”. O objetivo é utilizar o jogo matemático para explorar as habilidades de raciocínio lógico, concentração, resolução de problemas de potenciação e memória.

TORRE DE HANÓI E A POTENCIAÇÃO

Graças à parceria entre a diretoria de ensino fundamental da SME e professores das áreas de Matemática e Ciências, pela primeira vez a rede municipal irá integrar a Feira Catarinense de Matemática. “Fizemos um trabalho de sensibilização para que as escolas desenvolvessem trabalhos para exporem suas práticas pedagógicas. O resultado foi fantástico. Todos saíram ganhando”, observa a professora Jussara Brigo, uma das coordenadoras da I Feira Municipal de Matemática e Ciências e da II Feira Regional de Matemática.

PELA 1ª VEZ REDE PARTICIPA DE EVENTO ESTADUAL

Div

ulga

ção:

Car

in P

ersk

e

Div

ulga

ção:

Car

in P

ersk

eD

ivul

gaçã

o: C

arin

Per

ske

Div

ulga

ção:

Car

in P

ersk

e

Foram 73 trabalhos expostos: 40 de Matemática e 33 de Ciências

Diretora da DEF, Cláudia Zanela, professora Renata Cristine e Diretora Geral da SME, Maria José Brandão

Coordenadoras do evento Roberta BueHring, Marlene Backes e Jussara Brigo

Div

ulga

ção:

Car

in P

ersk

e

Trabalho da professora Adriana Jungbluth envolve alunos dos 6º anos

Jogo auxilia no aprendizado da matemática

Page 2: Informativo da Educação número 349 de 28 de setembro de 2015

EducaçãoInformativo da

PASSEIO ECOLÓGICO

A professora Simone Losso, e a auxiliar de sala, Estella Maris, da Creche Fermínio Francisco Vieira, no Córrego Grande, levaram as crianças até a praia da Barra da Lagoa, onde está instalado o espaço do Programa Nacional de Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar). No local, o grupo conversou com biólogos e teve contato com as mais diferentes espécies de tartaruga. A professora auxiliar, Maria Emilce, e o auxiliar de serviços gerais, Edson de Melo, também foram convidados a participar da visita.

Crianças, com idades entre 3 e 5 anos, conheceram o projeto e brincaram na praia da Barra da Lagoa

BRUXA MEMÉIA Na Creche Maria Barreiros, na Coloninha, as crianças estão aprendendo a enfrentar os medos da infância e a respeitar as diferenças dos colegas com a Bruxa Meméia. A personagem da história da Princesa Rapunzel, que joga uma longa trança para que o príncipe encantado suba pela torre, visita os pequenos, com idades entre 3 e 4 anos, ao menos uma vez por mês e ensina algumas lições para o grupo. A Bruxa foi interpretada pela professora Marcia Cristina de Andrade.

A iniciativa partiu das professoras Rosana Réus, Danielle Oliveira e da auxiliar de educação especial, Manuela Estanislau

A professora Catiane resgatou o Boi de Mamão no NEI Campeche. A criançada fez uma apresentação para receber a visita da turma do NEI Orisvaldina Silva, da Lagoa da Conceição. O Boi do Nei Campeche tem música própria que conta a história do bairro do Sul da Ilha. A maricota foi representada por uma mãe do NEI Campeche.

OLHA A MARICOTA AÍ!

Atividade foi coordenada pela professora Catiane

A Creche Marcelino Barcelos Dutra realizou, no Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha, a 13ª edição da Festa da Família. Houve arrecadação de produtos de higiene pessoal. O material coletado foi doado às mães de crianças, internadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, através do grupo Naninhas do Bem e da AVOS, associação de voluntárias.

FESTA SOLIDÁRIA

Foram arrecadados mais de 700 itens

Ana Destri, professora de educação física da rede, descobriu em 2012 que sofria de uma doença genética que provoca o crescimento de uma placa obstruindo a artéria carótida, que liga o coração ao cérebro. A placa de gordura dificulta a passagem do sangue até o sistema nervoso central. Sem essa circulação, há possibilidade de um ataque cardíaco ou um AVC. Na luta pela vida, apostando nos exercícios físicos e alimentação equilibrada, Ana encontrou uma de suas maiores paixões: pedalar. Ela vai de bicicleta para as duas unidades onde trabalha: Creche Celso Ramos (Prainha) e NEI Nagib Jabor (Estreito). Criou o projeto Bicicleta na Escola, implantado em 09 estabelecimentos, que incentiva o uso do equipamento, discute mobilidade urbana e meio ambiente.

“A rua é de todos e vejo cada vez mais gente utilizando a bicicleta para se deslocar”, comenta Ana Destri

PAIXÃO POR PEDALAR

Div

ulga

ção:

Arq

uivo

Pes

soal

Div

ulga

ção:

NEI

Cam

pech

e

Div

ulga

ção:

Cre

che

Mar

celin

o Ba

rcel

os D

utra

Div

ulga

ção:

Cre

che

Ferm

ínio

Fra

ncisc

o

Div

ulga

ção:

Cre

che

Mar

ia B

arre

iros

Page 3: Informativo da Educação número 349 de 28 de setembro de 2015

Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Educação| Secretário: Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. |Diretora Geral: Maria José Brandão|Jornalista responsável: Ricardo Medeiros (SC 293). |Textos: Lucas Zeferino e Kamila Renata Brito| Diagramação: Lucas Zeferino e Kamila Renata Brito| Contato: 3251-6124 |Site: www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa |Facebook: www.facebook.com/pmfeduca |E-mail: [email protected]

EducaçãoInformativo da

STOP MOTIONNA EBIAS!

Na Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, o projeto “Animação: criando relações significativas com o conhecimento por meio da técnica Stop Motion”. A iniciativa envolve os alunos nas aulas de Tecnologia Educacional com a professora Diane Schlieck. Para produzir as animações, serão utilizados desenhos, massa de modelar e bonecos. O projeto tem como objetivo apresentar os alunos aos fundamentos de criação, planejamento e da produção de filmes, despertando o interesse pelo universo da linguagem de animação. Alunos do 7º e 9º ano escrevem roteiros e produzem as imagens

Crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 16 anos, do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Chico Mendes, no bairro Monte Cristo, participaram de oficinas sobre educação sexual. A temática foi trabalhada com os grupos de acordo com a faixa etária. Foram propostas reflexões, problematizações e esclarecimentos sobre a importância da sexualidade no dia a dia do ser humano, como cuidados, prevenção, valores e sentimentos. A ação foi ministrada pela assessora pedagógica da Diretoria de Ensino Fundamental da SME, Ivarne Maria Mendel, que teve apoio da também assessora pedagógica da DEF Elaine Cunha e da coordenadora do centro, Jaqueline Leite.

OFICINAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL

MUTIRÃOOs espaços externos da Creche Celso Ramos, no Centro, estão ganhando nova cara. As crianças, com idades entre quatro e cinco anos, ajudaram a revitalizar o pátio, tornando-o um local mais agradável e bonito. Pneus foram pintados e serviram de vasos para as novas plantas do jardim. Tudo ocorreu com a ajuda dos alunos do Curso de Paisagismo do SENAC.

A criançada da Creche Maria Terezinha Sardá da Luz, em Jurerê Internacional, participou de um passeio ecológico. Com as professoras Maika, Pamella, Lucia e Viviane visitaram o Projeto Lontras, no Sul da Ilha, na Lagoa do Peri. Os pequenos puderam andar perto das Lontras e Iraras e ficaram encantados ao vê-las de perto. Através de rodas de conversa, aprenderam sobre o habitat e alimentação destes animais.

PROJETO LONTRAS

Os alunos dos sétimos anos da Escola Básica Municipal Batista Pereira, no Alto Ribeirão, receberam a visita de Luana Von Linsingen, autora do livro “A casa de Hans Kunst”. Numa tarde bem divertida, os estudantes apresentaram trabalhos, como uma maquete da mansão descrita no livro e um telejornal com o resumo da obra. Puderam ainda debater a história e fazer perguntas para Luana. A trama acompanha quatro adolescentes que moram perto de um casarão supostamente assombrado por Lisa Kunst, que foi assassinada por seu marido. A curiosidade dos quatro amigos os leva a entrar na residência e desvendar os mistérios do local.

CLUBE DA LEITURA

Div

ulga

ção:

Inte

nden

te A

ricom

edes

da

Silv

a

Div

ulga

ção:

SM

E

Div

ulga

ção:

Cre

che

Cel

so R

amos

Div

ulga

ção:

SM

E

Div

ulga

ção:

Mar

ia T

erez

inha

Sar

dá d

a Lu

z

Ivarne alertou os adolescentes sobre a importância do uso de preservativos

Pequenos aprenderam sobre as diferentes espécies de plantas que encontraram no Jardim da unidade

Alunos conversam com Luana Linsingen, autora da obra “A Casa de Hans Kunst”

Turma, com idades entre 4 e 6 anos, participaram do passeio